Teletrabalho: Docentes se Reinventando em Tempos de Pandemia / Teletraw: Teachers Reinventing Ourselves in Pandemic Times
Resumo
O significado de trabalho, como o esforço para resolver determinadas atividades com a união de diversos indivíduos, possibilita ao ser humano a concretização de sonhos e objetivos (DUTRA; KOLLER, 2014). Teletrabalho é uma modalidade de trabalho realizado de uma forma flexível, podendo ser executado dentro ou fora de uma empresa (RODRIGUES, 2011). O objetivo desse artigo é analisar a percepção dos docentes e da Instituição de Ensino Superior (IES) privada a respeito da experiência do teletrabalho no período da pandemia da Covid-19. A pesquisa se caracterizou de forma descritiva e qualitativa, seguida de entrevistas semiestruturadas, aplicadas a docentes e ao diretor acadêmico da IES.Com os resultados dessa pesquisa, é possível identificar como foi esse período de adaptação às aulas online, como os docentes se reorganizaram para atender às demandas dos alunos, quais as vantagens e desvantagens identificadas pelos docentes e como avaliaram essa experiência. Assim, demonstra-se a importância desse tema e a sua ligação com os docentes, estando diretamente ligada ao período de pandemia da Covid-19.
Palavras-chave: Trabalho. Teletrabalho. Pandemia Covid-19. Docentes.
ABSTRACT
The meaning of work is the effort to solve certain activities together with the union of several individuals, it allows the human being to achieve dreams and goals (DUTRA; KOLLER, 2014). Teleworking is a modality of work performed in a flexible way, which can be performed inside or outside a company (RODRIGUES, 2011). The purpose of this article is to analyze the perception of teachers and the private Higher Education Institution (HEI) regarding the experience of teleworking during the Covid-19 pandemic period. The research was characterized in a descriptive and qualitative manner followed by semi-structured interviews, where they were applied to teachers and the academic director of the IES. With the results of this research it is possible to identify how this period of adaptation to online classes was, how the teachers reorganized themselves to meet the students' demands, what are the advantages and disadvantages identified by the teachers and how they evaluated this experience. Thus, it demonstrates the importance of this theme and its connection with teachers, being directly linked during the Covid-19 pandemic period.
Keywords: Work. Teleworking. Covid-19 Pandemic. Teachers.
Referências
ARAÚJO, E. R.; BENTO, S. C. Teletrabalho e aprendizagem: contributos para uma problematização. Fundação Calouste Gulbenkian. Fundação para a ciência e tecnologia 2002.
BARBOSA, F. B. S. A regulamentação jurídica do teletrabalho. Horizonte Científico, vol. 4, n. 1, 2010.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
BARROSO, M. R. C. O teletrabalho em domicílio e a transformação social e jurídica da relação laboral.Rio de Janeiro: Cadernos de direito, 2014.
BORGES, L. O. Os atributos e a medida do significado do trabalho. Psicologia: teoria e pesquisa, v. 13, n. 2, p.211-220, 1997.
BORGES, L. O.; TAMAYO, A. A estrutura cognitiva do significado do trabalho. Rpot: Revista Psicologia Organizações e Trabalho, v. 1, n. 2, julho-dezembro 2001.
CARMO, P. S. A ideologia do trabalho. São Paulo: Moderna, 2001.
MINISTÉRIO DA SAÚDE. Coronavírus (COVID-19). 2020. Disponível em: Acesso em: 30 mai. 2020.
COSTA, I. de S. A. da. Poder/Saber e Subjetividade na Construção do Sentido do Teletrabalho. Tese (Doutorado em Administração). Rio de Janeiro, Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas, Fundação Getúlio Vargas, 2003.
CRUZ, M. T. S.; MORAES, I. M. M. Empreendedorismo e Resiliência: mapeamento das competências técnicas e comportamentais exigidas na atualidade. Pensamento & Realidade, São Paulo, v.28, n.2, abr-jun, 2013.
DENZIN, N. K.; LINCOLN, Y. S. Planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens. Porto Alegre: Artmed, 2006.
DUTRA, T. L.; KOLLER, S. H. O significado do trabalho na visão de jovens brasileiros: uma análise de palavras análogas e opostas ao termo “trabalho”. Revista Psicologia Organizações e Trabalho, v. 14, n. 4, p. 367-380, 2014.
DUTRA, T. L.; QUEIROZ, T. A.; KOLLER, S. H. Inserção laboral juvenil: contexto e opinião sobre definições de trabalho. Paidéia, v. 20, n. 46, 2010.
ESTADO DE MINAS. Pesquisa aponta que teletrabalho pode aumentar 30% após pandemia. Maio de 2020. Disponível em:
Acesso em: 01 jun.2020.
ESTRADA, M. M. P. Teletrabalho e Direito: o trabalho a distância e sua análise jurídica em face aos avanços tecnológicos. Curitiba: Juruá, 2014.
FILARDI, F.; CASTRO, R. M. P.; ZANINI, M. T. F. Vantagens e desvantagens do teletrabalho na administração pública: análise das experiências do Serpro e da Receita Federal. Caderno EBAPE BR, p. 43-44, 2020.
GAÚCHA ZH. Instituições de Ensino Superior migram para o ensino a distância devido ao coronavírus. 2020. Disponível em: . Acesso em: 25 mai. 2020.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
GROTBERG, E. H. Introdução: novas tendências em resiliência. In: MELILLO, A.; OJEDA, E. N. S. Resiliência: descobrindo as próprias fortalezas. Porto Alegre: Artmed Editora. 2005.
LIBANEO, J. C. Didática. São Paulo: Cortez, 2004.
MANZINI, E. J. Considerações sobre a elaboração de roteiro para entrevista semiestruturada. Colóquios sobre pesquisa em Educação Especial. Londrina: Eduel, 2003.
MARTINS, G. de A. Metodologia da investigação científica para ciências sociais aplicadas. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2009.
PÁDUA, E. M. M. Metodologia da pesquisa: abordagem teórico prática. Campinas: Papirus, 2004.
PINEL, M. F. L. Teletrabalhador. 2012. Disponível em: . Acesso em: 07 mai. 2020.
PRADANOV, C. C; FREITAS, E. C. Metodologia do Trabalho Científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.
RODRIGUES, A. C. B. Teletrabalho: a tecnologia transformando as relações de trabalho. 136 f. Dissertação (Mestrado em Direito do Trabalho e Seguridade Social) Universidade de São Paulo, São Paulo, 2011.
SACHUK, M. I.; ARAÚJO, R. R. Os sentidos do trabalho e suas implicações na formação dos indivíduos inseridos nas organizações contemporâneas. Revista de Gestão USP, v. 14, n. 1, p. 53-66, 2007.
SAKUDA, L. O. Teletrabalho: desafios e perspectivas. Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas) Programa de Pós-Graduação em Administração, Escola de Administração de Empresas de São Paulo, Fundação Getúlio Vargas. São Paulo, 2001.
SILVA, F. S. O Teletrabalho como novo meio de laborar e sua compatibilidade com o ordenamento jurídico. R. CEJ, Brasília, 2004.
SILVA, E. L.; MENEZES, E. M. Metodologia da pesquisa e elaboração de dissertação. 3 ed. Florianópolis: Laboratório de ensino a distância da UFSC, 2001.
SINPRO. Sinpro/RS alerta sobre a suspensão das aulas presenciais e implicações trabalhistas. 2020. Disponível em: Acesso em: 20 jun. 2020.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 8. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.
ZANELLA L. C. H. Metodologia de estudo e de pesquisa em administração. Florianópolis: Departamento de Ciências da Administração/ UFSC; Brasília CAPES UAB, 2009.
DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2021.18.03.7
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Atribuição (BY): Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Não Comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não-comerciais
Sem Derivações (ND): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar apenas cópias exatas da obra, não podendo criar derivações da mesma.
ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)