Microletramentos Digitais e Autonomia: Análises de Percepções de Aprendizes de Língua Espanhola / Digital Microliteracies and Autonomy: Analysis of Perceptions of Spanish Learners.
Resumo
Considerando que as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) estão integradas ao desenvolvimento de nossas ações diárias, incluindo aquelas que pertencem ao ambiente escolar, fazem-se necessárias reflexões sobre as possibilidades de uso que elas oferecem dentro e fora da escola. Dessa forma, entendemos que o contexto escolar é um dos responsáveis em mostrar aos aprendizes, possibilidades para agir nos contextos virtuais. No ensino de língua, por exemplo, cabe a ele estimular novas práticas letradas por meio da percepção das TDICs como ferramentas que possibilitam o autoconhecimento e a autonomia da aprendizagem. Neste sentido, este trabalho se propõe a discutir brevemente sobre o papel do letramento digital para a aprendizagem autônoma de línguas estrangeiras, notadamente da língua espanhola. O texto apresenta, ainda, os resultados de uma pesquisa qualitativa que visou identificar o modo como um grupo de adolescentes vê e utiliza as TDICs para aprender espanhol de modo autônomo. Os participantes foram selecionados aleatoriamente dentre os alunos do ensino médio de uma escola pública federal brasileira. As análises “microletramento digital”, os aprendizes absorvem melhor as possibilidades que o ambiente virtual pode lhes oferecer com relação à aprendizagem autônoma da língua espanhola. Também foi possível verificar que os agentes pesquisados perceberam que as TDICs são agentes que propiciam a interação entre os povos de outras nacionalidades, fomentando dessa forma, a interculturalidade, mas que ao mesmo tempo os usuários necessitavam de maiores orientações sobre como utilizar tais ferramentas.
Palavras-chaves: TDICs. Percepção. Aprendizagem. Autonomia. língua espanhola.
ABSTRACT
Considering that Digital Information and Communication Technologies (DICTs) are integrated into the development of our daily actions, including those that belong to the school environment, it is necessary to reflect on the possibilities of use that they offer inside and outside schools. Thus, we understand that the school context is one of those responsible for showing learners the possibilities to act in virtual contexts. In language teaching, for example, it is up to it to encourage new literate practices through the perception of DICTs as tools that enable self-knowledge and autonomy in learning. In this sense, this paper proposes to briefly discuss the role of digital literacy for autonomous learning of foreign languages, notably the Spanish language. This text presents the results of a qualitative research that aimed to identify how a group of adolescents sees and uses TDICs to learn Spanish independently. Participants were randomly selected from high school students at a Brazilian federal public school. The “digital microliteracy” concept proposed in here seeks to afford the analyzes of how these apprentices perceive the possibilities that the virtual environment can offer them in relation to the autonomous learning of the Spanish language. It was possible to verify that the agents surveyed realized that the DICTs are agents that provide interaction between peoples of other nationalities, thus promoting interculturality, but at the same time needed more guidance on how to use them effectively.
Key-words: DICTs. Perception. Learning. Autonomy. Spanish.
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DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2021.18.03.11
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