<document>
<page>
<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.fsanet.com.*r/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*i*a, *. *8, n. 5, art. 3, p. 31-48, mai. *0*1
</line>
<line>
I*SN Impresso: 180*-6356 ISSN *letrô*ico: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.12819/2021.1*.5.3
</line>
<line>
Moti*ação e Engajamento dos Estudant*s *e Ciência* Co*tábei*: *m Estudo sobre *
</line>
<line>
*plicabilid*de da Escala *e Mar*i* 2016
</line>
<line>
Moti*ation and Eng**emen* of Accoun*ing *tuden*s: * Study o* the Applicability o* th* Martin
</line>
<line>
Scale 20**
</line>
</par><par>
<line>
*arlos Jos* dos Santos
</line>
<line>
Mest*e em ciênc*as contábei* UERJ
</line>
<line>
Atua no merc*do *inanceiro
</line>
<line>
E-mai*: carlosjo*es*ntos6@gm**l.com
</line>
<line>
Ma*cu* Brauer Gome*
</line>
<line>
P** doutor e* Administração E*a*e/FGV
</line>
<line>
Dout*r em Adminis*ração de Empresas *ela *undação Getú*io V*rg*s
</line>
<line>
Pro*essor da U*RJ *o *urso de Ad*ini*tração
</line>
<line>
E-mail: m*rcusbrauer@gmail.com
</line>
<line>
Francisc* José dos Santos *l*e*
</line>
<line>
D*ut*r em C*nta**lidade USP
</line>
<line>
Profe*s*r da U*RJ no curso *e Contab**i*ade
</line>
<line>
E-mail: profrancisco*ose@gm*i*.com
</line>
<line>
Marce**o *oma*i Dias
</line>
<line>
Do*tor em Admi**stração *bape/FG*
</line>
<line>
Professo* da Un*versidad* Positiv* no cur*o de Admin**tração
</line>
<line>
E-m*il: marcello.ro*ani@*p.*du.br
</line>
<line>
Rodrigo Azeved* C*rdoso
</line>
<line>
M*stre em **minis*ração Universidade E*tácio ** Sá
</line>
<line>
Professor na Universi*ade Está*io de Sá no curso de Admini*traçã*
</line>
<line>
E-*ail: Rodri*o.cardoso@*sta*i*.br
</line>
</par><par>
<line>
E*dereço: Carlo* José dos Santos
</line>
</par><par>
<line>
UERJ:
</line>
<line>
R*a São Fran*isc* X*vier, 5*4 - Maracanã / Rio
</line>
</par><par>
<line>
de Jan*iro - CEP 205*0-0**. Brasil.
</line>
<line>
*ditor-*hefe: D*. T*nny K*rley de Alencar
</line>
</par><par>
<line>
En*ere*o:
</line>
<line>
Marcus Brauer *omes
</line>
<line>
Rodrigues
</line>
</par><par>
<line>
U*R*:
</line>
<line>
*ua *ão Franci*co Xavier, 52* - Mar*canã / Rio
</line>
</par><par>
<line>
de J*neiro - CEP 2*550-013. Brasil.
</line>
<line>
Artigo recebi*o e* 21/*2/2021. Última versão
</line>
</par><par>
<line>
Endereç*:
</line>
<line>
Franc*sco *osé dos Santos Alves
</line>
<line>
receb*da em 12/03/2*21. A*rovado em *3/03/2021.
</line>
</par><par>
<line>
UERJ:
</line>
<line>
Rua São Francisc* Xavier, 52* - *aracanã / Rio
</line>
</par><par>
<line>
de Janeiro - CEP 205*0-**3. B*asil.
</line>
<line>
Ava**ado *el* s**tema Trip*e Revi*w: Desk Re*iew a)
</line>
</par><par>
<line>
Endere*o:
</line>
<line>
*arcell* Romani Dias
</line>
<line>
pelo Editor-C*e*e; * b) Double Bli*d Review
</line>
</par><par>
<line>
Rua Car*o* *h*m*, *7, Irati Paran* PR - CEP 84500-
</line>
<line>
(avali*çã* cega *or dois a*aliadore* da área).
</line>
</par><par>
<line>
*00. Brasil.
</line>
</par><par>
<line>
Endereço:
</line>
<line>
Rodrigo Azevedo Ca**oso
</line>
<line>
Revisão: Gra*atical, Normativa e de For*a*ação
</line>
</par><par>
</page><line>
Rua *a Conceiç*o, *3*, Centro / Niterói - RJ - CEP
</line>
<line>
24020-08*. Brasil.
</line>
</par><page>
<par>
<line>
C. *. S*ntos, M. B. Gomes, F. J. S. Alv*s, M. R. Dia*, R. *. Cardoso
</line>
<line>
32
</line>
</par><par>
<line>
RESUMO
</line>
</par><par>
<line>
O estud* sob*e motivaçã* e e*gajamento *os estudan*es, seja *m *ua**uer *í*e* *cadêmi*o,
</line>
<line>
se*p** ser* um g*a*de de*afio, *aja vista o* i**meros f*tores *ue pode* *f*tar os estu*antes.
</line>
<line>
Sendo assim, este tr*balho busca analisar e mensurar os *rincipais fatores que infl*enciam a
</line>
<line>
motivação e o engajament* dos es*udantes de Ciências C*ntábeis e* trê* insti*u*ções *e
</line>
<line>
ensino superior. Para **nto, *oram reali*adas pesquis*s com 281 alunos em três universidades
</line>
<line>
** cidade de Niterói - *J, sendo que 220 formu*ários *oram considerado* válidos, sem
</line>
<line>
rasuras. A pesquis* se deu a*rav*s de um questionário, em *apel e e* sala de aul*, a partir da
</line>
<line>
*scal* para *otiva*ão e engajamento de And*ew Martin (2016), com o* al*nos matricul*dos
</line>
</par><par>
<line>
entre primeiro e *itavo perío*o. Os dados fora* tratados esta*isticamente de aco**o com
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
método *esenvolvido *elo autor da escala. Os *e*ultad*s *ermitiram verificar, *ediante
</line>
</par><par>
<line>
a*álises quantitat*vas, *u* *odas as
</line>
<line>
premiss*s posi*ivas, tant* para mo*ivação quanto para
</line>
</par><par>
<line>
eng*ja*e*to, a*resentar*m seus escores ac*ma *a méd*a e quase tod*s o* aspe*tos nega*iv*s
</line>
</par><par>
<line>
ficaram abaix* *a média. C**o
</line>
<line>
conclusão do *s*udo, mesmo e* se t*at**do de contexto
</line>
</par><par>
<line>
di*e*so ao da pesquisa origina* realizado
</line>
<line>
p*r Martin (2016), *s result*dos
</line>
<line>
aprese*ta*os d*
</line>
</par><par>
<line>
modo g*ral foram com *orrel*ção dos construtos *e
</line>
<line>
alt* or*em, c*rroborando *nclusi*e
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
te*r*a apresenta*a *a r*v*são d* literatu*a.
</line>
</par><par>
<line>
Palavra*-chave: M*tivação. E*gajamento. Ciências Co*tábeis. Est*dantes.
</line>
<line>
A*STRACT
</line>
<line>
The study of stu**nt motivati*n and eng*gement, whether at any academic leve*, will alway*
</line>
<line>
be a ma**r c*allenge, given *he many ***tors t*at can af*ect students. Thus, *his p*p*r seeks *o
</line>
</par><par>
<line>
*na*yze *nd me*s*re the main factors that influen*e the motivati** and engagement o*
</line>
</par><par>
<line>
accounting *tud*nts in
</line>
<line>
**r*e
</line>
<line>
higher ed*cation in*titutions. For t*at, *e conducted research
</line>
</par><par>
<line>
with *81 s*udents *t three univ*rsities in **e city o* Niteroi - *J, and 2*0 forms were
</line>
<line>
considered valid, w*thout **asures. The r*searc* w** *o*e *hrou*h * quest*onnaire, pap*r an*
</line>
<line>
cl**sroom, from *he scale for motivation and eng*ge*en* of Andrew Martin (2016), with
</line>
</par><par>
<line>
st*dents enrol*ed
</line>
<line>
between
</line>
<line>
the first a*d *ig*th p*riod. The da*a w*re t*e**ed statistica*l*
</line>
</par><par>
<line>
according to the met*od developed by the a*th*r *f the sc*le. T*e results **lo*e* to verify,
</line>
<line>
t*r*ugh quantitative *nal****, *hat all *he positive premises f*r both motivation and
</line>
<line>
engagement, pres**ted their s**r*s above *verage a*d a*mos* a** negat*v* aspect* *ere below
</line>
</par><par>
<line>
a*erage. As conclusion o* the
</line>
<line>
study, e**n i* a *ont*xt different from *hat of the *rigi*al
</line>
</par><par>
<line>
research **rried out by *artin (2016), t*e results p*ese*te* i* ge*eral were with c**r*lation of
</line>
<line>
high *r**r const*ucts, *orr*borati*g eve* *o *he theory p**sente* *n the literature rev*ew.
</line>
<line>
Keyw*rd*: Motivati*n. Engagement. Ac*ounting Sc*ences. Stude*t.
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. *SA, T*resina, v. *8, n. 5, a*t. 3, p. 31-48, mai. 2**1
</line>
<line>
**w4.fsan*t.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Os *rimei*os M*ços de Mina*: A Poes*a *rc**e Bra*ileira como Conjuraç*o
</line>
<line>
33
</line>
</par><par>
<line>
* INTRODUÇÃO
</line>
</par><par>
<line>
O c*n*eit* de mo**vação poss*i pelo **nos q**tro defi*i*õe*, q*ando está ligado
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
um *iés organizacio**l
</line>
<line>
*eceb* a s*gui*te: "*onjunto de
</line>
<line>
v*ri*ve*s que a*iva* * *onduta e
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
orientam
</line>
<line>
e* det*rminado sentido para poder alcançar um
</line>
<line>
objeti*o" (FIT*, 1999, p. 77).
</line>
</par><par>
<line>
Falcão e Rosa mencio*am que "O termo motivaç*o é derivado do verbo e* latim "mo*ere".
</line>
<line>
A ideia de movi*en** aparec* e* muita* defini*ões e, rel*ci*n*-s* ao fa*o da moti*açã*
</line>
</par><par>
<line>
l*var u*a
</line>
<line>
pessoa a fazer
</line>
<line>
a*go, mantendo-a n* ação
</line>
<line>
* *juda**o-*
</line>
<line>
a co**letar t*r*fas"
</line>
</par><par>
<line>
(FAL*ÃO; ROSA,2008).
</line>
<line>
A pro*os*a de *st*do so*re *otivação do estudante torna-se e*car**g*da em aumentar
</line>
</par><par>
<line>
a* c*enças ind**iduais e
</line>
<line>
pessoai*, uma vez que o *esultado permi**rá cria* a c*p*cida*e de
</line>
</par><par>
<line>
res*lu*ã* de prob*emas sugeridos, al*m da int**ferênc** posi*iva no esta*o *mociona* dos
</line>
</par><par>
<line>
estuda*tes em cas*s d* insucess*s e també* tem g*a*d*
</line>
<line>
potenci*l para alav*ncar
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
engajamento dos alunos nas at*vidades est*da*tis (*ARD*SO, 2017).
</line>
<line>
Ma*tin (20*3) des*nvolveu e aprovou uma escala que me*e *oncomitante*ente no
</line>
<line>
formato r*alçad* * moti*ação e o engajam*nto *e estu**ntes do ensino sup*rio*. Divers**
</line>
</par><par>
<line>
pesquisas
</line>
<line>
i*ternacion*is, como Martin (*0*9), Wagner (201*), Li (2*1*) *in e Wang *
</line>
</par><par>
<line>
(2015), foram elabor*das a parti* da Es*al* de M*tivação e Eng*jam**to p*ra Universitár*os
</line>
<line>
(Mart*n, 201*), no ent*n**, não foram efetivadas pesquisas no Brasil c*m a escala *a área de
</line>
</par><par>
<line>
*iênc*as contáb*i*, ape*as alguns *studos *ob*e mot**açã* em
</line>
<line>
alunos do *nsin* su**rior
</line>
</par><par>
<line>
r*l*tivo ao cu*so *e Ciências Contábeis já foram feitos, embora a**d* sejam pou*o*, conf*rme
</line>
<line>
constatado atr*vés de pesqui*as re*l*zad** n*s bases Spell e A**ad.
</line>
</par><par>
<line>
* escala de **r*in *0*6 se dife*enc*a *or c*nseg*ir reali*ar
</line>
<line>
uma *onte para os
</line>
</par><par>
<line>
pesquisa*ores avaliare* os princ*pais fatores *ue envolv*m a motiv*ção e o e**ajamento dos
</line>
<line>
al*nos *e contabil*dade. A escala de M*rtin (2016) fo* pouco **ilizada no Brasil, quanto mais
</line>
<line>
trabalhos utilizarem es** ferr*men*a me*hor, pois ela é capaz de aprese*tar ce*tas evidências
</line>
<line>
sobre a situação da m*tiv*çã* e en*aja*ento dos *lunos.
</line>
<line>
A pesquisa ** just***ca ness* número baixo ** es*udos sobre m*tivação e en*ajamento
</line>
<line>
espec*ficamente da ár*a de Ciênci*s Con*ábeis. Partind* de um obje*ivo *laro, o estud* busca
</line>
<line>
sabe* quais os princi*ais fato*es q*e influenciam a moti*ação e o *ng**am*nto. Qua*s s*riam
</line>
</par><par>
<line>
os princ*pai* fatores a influenc**r os estudantes de co*ta*ilidade? Recorrendo à es*ala
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
*artin (20*6) p*ra obter a resp*st*, num país que anda
</line>
<line>
negligenciado
</line>
<line>
*o ques*to p*s*uisa*
</line>
</par><par>
</page><line>
*ue abo*d*m o* impactos da **tivação no engajamen*o d*s educandos.
</line>
<line>
Rev. FSA, Te*e*ina PI, v. 18, n. 5, art. 3, p. 31-4*, *a*. 2*21 www4.fs**et.com.*r/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
C. J. Sa*to*, M. B. Gomes, *. J. S. Alves, M. R. *ias, R. *. Cardoso
</line>
<line>
34
</line>
</par><par>
<line>
O objetivo deste artigo é estudar e analisar *s p*inci*ais fa*o*es que in*lu*nciam
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
motivação * engaja**nto dos estudant*s *e Ciên*ias Contábei* em três ins*ituiç*es de o
</line>
</par><par>
<line>
en*ino superior. Para *ant*, f*ra* realizadas *e*quisas c*m 281 alunos,
</line>
<line>
nas turma*
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
primeiro até o oitavo *er*odo *e t*ês univers*dades na c*dade *e Niterói RJ, a partir -
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
esc*la para motivação e *ng*jamento d* An*rew Martin (2016).
</line>
</par><par>
<line>
Este estud* tem o i*tuito de contribuir para três impo*tantes segmen*o*: Pa*a
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
literatura, tr*ze*do uma pes*ui*a, utilizando e*cala ** M**tin 2016, sobre motivação a
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
*ngajamento de e*tudantes do curso de ciências c*nt*beis, até *ntão não estudada no Brasil na
</line>
<line>
ár*a contá*il; P*ra as in**itu*ções de e*s*no supe*io* e do*entes na ár*a contá*i*, no *ent*do de
</line>
<line>
mostrar os p*ntos fortes (con*trutos positivos) e fracos (*o*str*tos neg*tiv*s) de s*us aluno*,
</line>
</par><par>
<line>
permiti*d* identificar em que quesito cada *ni*e*sid*de e
</line>
<line>
docente
</line>
<line>
dev*m trabalhar p*ra
</line>
</par><par>
<line>
*e*en*olv*r me**or*as com o ob*eti*o de aumentar com qu*lidade a motivação e eng**amento
</line>
</par><par>
<line>
do* discentes e Pa*a os ***nos, mens*ra*do os principais fa*ores qu* influenci*m su* a
</line>
</par><par>
<line>
mo*iv*ção
</line>
<line>
e en*ajam*nto, a fim de melhor*r o desempenho indiv*dual no* estud*s,
</line>
</par><par>
<line>
desenvolvendo habi*idades e estratégias de apre*dizagem, a*indo pro ativamen*e na busca do
</line>
<line>
s*ces*o.
</line>
<line>
2 F*NDA*ENTAÇÃO TE**ICA
</line>
<line>
2.1 Motivaç*o dos Estudantes do níve* superior
</line>
<line>
P**a os *utores L*catelli, Bz*ne*k e Guim*rães (20*7), o que incrementa o a*mento
</line>
</par><par>
<line>
da motiva*ão em e*t**an*es é * fato ** compreenderem q*e o d**empenho
</line>
<line>
individual nos
</line>
</par><par>
<line>
estudos dete*minará o próprio
</line>
<line>
fu*uro, conside*ando que te*ham maior
</line>
<line>
mot*v*ção para
</line>
</par><par>
<line>
c*nseg**rem me*h*res re*ornos. Desta maneira, a mo*i*a*** *ossi*ilita aos
</line>
<line>
estudant*s uma
</line>
</par><par>
<line>
ga*a d* escolhas de soluçõ*s que *o*sequentemente, permitir*o
</line>
<line>
d*cisões l*gí**mas, *riando
</line>
</par><par>
<line>
resultados
</line>
<line>
acei*ávei*, h*ja vista pela condiçã* de aum*nto
</line>
<line>
d*s níveis de i*t*re**e e
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
*omp*eensão.
</line>
</par><par>
<line>
A motivação no contexto educac*onal *contece
</line>
<line>
quan*o
</line>
<line>
os al*nos assumem
</line>
</par><par>
<line>
re**on*abilidades e c*nseguem conduz*r também parte do processo d* apre**izado,
</line>
</par><par>
<line>
alcançando ou não o
</line>
<line>
suc*s*o em *uas bu*cas, a atitude
</line>
<line>
proativa e* alunos é u*a questão
</line>
</par><par>
<line>
central n*
</line>
<line>
*ssunto. A mo*ivação para a aprendizagem
</line>
<line>
depende t*mbém de estímulos que
</line>
</par><par>
<line>
vise*
</line>
<line>
alcançar melhores
</line>
<line>
resu*tados. Para Krause et al. (*018), "o c*nhecimento i*p*c**
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
tom*da d* decisõe* e atividades
</line>
<line>
organizacionais, além de oferecer a
</line>
<line>
*as* para a criação de
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FS*, Te*esina, v. 18, n. 5, art. 3, p. 31-48, mai. 20**
</line>
<line>
www4.fs****.c*m.br/re*i*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
O* Primeiros Mo**s de Minas: * Poesia *rcade B*as*leira como Con*uração
</line>
<line>
35
</line>
</par><par>
<line>
novos conheci*entos,
</line>
<line>
*rá*icas, atitudes e t*ndência*". Q*ando u* aluno encontra-*e
</line>
</par><par>
<line>
motivado acontece maior desenvolv*ment* das h*bilid*des * compreensã* dos cont*úd*s.
</line>
<line>
Cabe aos docentes c*mpreenderem como auxili*r da **lhor forma n* bus*a por *ov*s
</line>
<line>
*a*ili*a*es e estratég*as de aprendi**gem (CA*MO; C**MO, 2018).
</line>
<line>
Falc*o e Rosa (20*8) realizaram um *studo c*m estu*antes calouros no curso de
</line>
<line>
A*m**istração *e inst*tuições *úbli*a* e privadas do Rio de Janeiro. O *st***nte da
</line>
<line>
universidade *rivada geralmente i*i*ia seus e*tudos c*m vida *r**is*ional at*va, o que *m
</line>
<line>
alguns caso* trab***a num se*mento que sequer ti*ha dado a *hance de se aper*eiçoa*. O **e
</line>
</par><par>
<line>
ocorre na práti*a é que *e*se momento o est*dante e*tá na sala *e aula para consol*dar
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
conhecimento ou meram*nte para obter o título de gr*duação. Os estud*ntes de *nivers*dad*s
</line>
</par><par>
<line>
públicas nor*alme*t* passam u* bom tempo estudando e* c*rsos pr*para*ór*os
</line>
<line>
para
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
vestibu*ar, e
</line>
<line>
ao ingressarem *a univ*rsidade * ca*ga horária de estudos é *ão exten*a, que
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
curso de A*ministração apr*sentavam moti*a*ões distintas, d*pendendo do *êne*o,
</line>
<line>
as
</line>
</par><par>
<line>
mulher*s exi**am maior motivação do que *s homens. Um *studo ** Hega*ty (2010) alcanç*u
</line>
<line>
resultados o*de apareciam fatores como idade e *xperiência pro*issional para a motivação do
</line>
<line>
aluno de cursos e**olv**do negócios como a cont*bi**dade. * autor constatou como os
</line>
<line>
estudantes de educação eram geralmente mai* mo*i*ado* do que os aluno* d* graduaçõ*s da*
</line>
<line>
áreas de negócios.
</line>
<line>
Estudo realiza*o por Lopes, Pinheiro e Silva (20*3) demo*s*r*u como exis*ia*
</line>
</par><par>
<line>
diferenças signif*cativas nos
</line>
<line>
**veis de m*t*vação entr* alun** de instituições púb*i*as
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
privadas dos cursos d* Ciê*cias Contábeis na Bahia. Os *esqu*sadore*
</line>
<line>
encont*aram como
</line>
</par><par>
<line>
resultado diferença pouco significativa na ocorrência da *otivação entre os a*unos. Po*ém, *
</line>
</par><par>
<line>
mesmo *s**do *pon*ou
</line>
<line>
para diferenças significativ*s qua*do se trata*a de *at*r*s como
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
gênero, período do cur*o e i*a*e d*s dis**nt*s.
</line>
</par><par>
<line>
No olhar aca*êmic*, *otivaç*o é um con*ei*o que a*arca diversas
</line>
<line>
conotaç*e* *u construtos sig*ifi*ativament* relacionados à aprendiz*ge* e a*
</line>
<line>
desenvolvimento educ*tivo e que *em gerado m*ltiplas perspectivas de estud*.
</line>
</par><par>
<line>
Comp*eende* os f*tores relaci**ados ao e*vol*imento dos est*dantes com
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
apr*ndizagem esc*lar é um* tarefa c**siderada *omplexa, tendo em vis*a
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
pl*ra*i*ade d*s e*ementos presente* na situ**ão. Ne*sa pers**ctiva, a motivaç*o
</line>
</par><par>
<line>
t*m si*o e*cara*a co*o um* variável *nte*veniente que, a*ran*endo
</line>
<line>
elemento*
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. FSA, Teresina PI, *. 18, n. 5, art. 3, *. 31-48, mai. 2021 *w*4.fsanet.com.br/*evista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
C. J. Santos, M. B. *omes, F. *. S. Alves, M. R. Dias, R. *. Cardoso
</line>
<line>
36
</line>
</par><par>
<line>
internos * *ituaci*nais, **rmite a com*reen*ão d* envol*imento ind*vid*al
</line>
<line>
(F*LCÃO; ROSA, 2008).
</line>
<line>
Autor*s *omo *ilk**mann, *is*her * Virgillit* (201*, p. 2) def**em a mo*ivação
</line>
</par><par>
<line>
acad*mica d* segu*n** forma: "pode ser en***dida *omo a moti**ção para
</line>
<line>
de*idir
</line>
<line>
pelos
</line>
</par><par>
<line>
estudos *niver*it*r*os e par* c**tinuar co* os estudo* universit*rios", devendo ser explicada
</line>
</par><par>
<line>
c*mo a
</line>
<line>
em*ção e a raz** para o *lu*o levar adiante seu* estu*os. Da*oglio et al. (20*6)
</line>
</par><par>
<line>
m*nciona como os est*dos mais recentes **m lançado mão de ins*rumento* de ava*iação
</line>
</par><par>
<line>
pad*onizados para
</line>
<line>
a*aliar a motivaç** nos diferente*
</line>
<line>
níve*s ** ens*n*. O **tud* atu** *stá
</line>
</par><par>
<line>
cada
</line>
<line>
vez mais *ultidisciplinar, espec**listas de difer*ntes
</line>
<line>
campos c*mo matemá*ica,
</line>
</par><par>
<line>
psi*ologia, ciên*ias sociais, educação e ec*nomia muitas **zes participam de pesq*isas
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
equipe voltados pa*a an**ises qu*litativas e quantit*tivas (PEREIRA et al, 2015).
</line>
</par><par>
<line>
*ão é incomum a pr*sen*a de alu*os apáticos, dis*o**os a se dedic*rem no mínimo,
</line>
</par><par>
<line>
visando
</line>
<line>
*penas ao
</line>
<line>
diploma no final
</line>
<line>
do curso, voltando seu ap*e*dizado para uma *ituação
</line>
</par><par>
<line>
apen** m*rc*ntil, **quecendo que a motiva*ão *epende também da emoção. Re*liza*
</line>
<line>
um
</line>
</par><par>
<line>
curso ape*as
</line>
<line>
com
</line>
<line>
i*t*resses profissionais é um
</line>
<line>
fat*r
</line>
<line>
q*e desmotiva s*m o *r*prio alun*
</line>
</par><par>
<line>
perceber, tra**lhar e **r*ar o mínimo re*uerido para a aprovação é *l*men*o cons**nte na
</line>
<line>
história de muitos aluno* (FAL*ÃO; ROS*,2008).
</line>
</par><par>
<line>
* .3
</line>
<line>
Esca** d* Martin2016
</line>
<line>
Desenvolver uma forma de m*d*r simultâ*ea e se*a*adament* a *otivação
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
engajament* dos disce*tes do
</line>
<line>
ens*no superior é propost* de m*** *e uma déc*da do
</line>
</par><par>
<line>
pesquis*dor *ar*in, com trabalhos sobr* o assu**o em Martin (2003)
</line>
<line>
e
</line>
<line>
Martin (2009), *oi
</line>
</par><par>
<line>
possível desenvolver **lidar u*a escal* *u* d* conta das nec*ssidade* e
</line>
<line>
da pr*p*st*. A
</line>
</par><par>
<line>
*esquisa **is recente de Ma*ti* (2016) apr*senta a Escala de Motivação e *nga*ament* p*ra
</line>
</par><par>
<line>
*niversitários, c*m *oucos trab*lhos interna**onais a*rangend*
</line>
<line>
* *esmo tipo de
</line>
</par><par>
<line>
m*t**olo**a. A p*squisa mais à fre*te, *valiará atr*vés de uma anál*se mais específica, quais
</line>
<line>
e **mo os pr*n*ipa*s f*tores interferem na motivaç*o e engajamento dos alunos da gra*u*ção
</line>
<line>
em con*abilidade. * escala, por ser *elativamen** recente aprese*tada em trabalho *o a*o de
</line>
</par><par>
<line>
2*16, ainda desconhecida no Bras*l, *ua aplicação pode trazer importantes *ontri*uições é
</line>
</par><par>
<line>
para a *e**uração
</line>
<line>
de poss*ve*s lacu**s *ue trazem *rejuízo* para motiv*ção e en**jam*n*o
</line>
</par><par>
<line>
dos alunos.
</line>
</par><par>
</page><line>
R*v. FS*, Te*esina, v. 18, n. 5, art. 3, p. 3*-*8, mai. 2021
</line>
<line>
www4.fsa*et.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*s Primeiros M*ços de M*na*: A Poesia Árc*de Br*sileira como Con*ur*ção
</line>
<line>
37
</line>
</par><par>
<line>
Figura 1 - Teorias princ*pais e o* construtos associados
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: CARDOSO, 2017
</line>
<line>
No *ri*ei*o trabalho abordando esse tipo de escala, Ma*tin (2003) co*seguiu
</line>
<line>
**resentar e validar sua esc*la, *ensurando ao m*s*o tem*o e *eparadam*nte a mo*ivação e
</line>
<line>
o eng*j*mento, esp**ific*mente do en*ino superi*r. *pós di*ers*s pesquisas reco*rerem ao
</line>
<line>
ti*o de mensura*ão e*tabelecido pelo pesquisador, o mesmo apr*sen*ou em 2016, a Escala de
</line>
<line>
Motivação e Engajament* para Univ*r*itários, *o *rabalho *s alunos são d*vididos em **ês
</line>
</par><par>
<line>
tipol*g*as: 1-a*uno orientad* ao sucesso, 2- a*uno aves*o ao fracasso e 3
</line>
<line>
aluno que ac*ita
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
fracasso.
</line>
</par><par>
<line>
Na p*ime*ra *ipologia, dos alunos *rienta*os *o s*ce*so, o pesquisador constatou q*e
</line>
<line>
*ão *essoas o*imistas, com posturas o*imi*tas * p*oativas no qu* ta*ge aos es*udos. Nu**
</line>
<line>
adversi*a*e, são menos p*opensos a se abaterem, **m resiliênc*a e energia apo*tam pa*a um*
</line>
<line>
perspectiva de futuro mai* o*imist* (MAR*IN,2016);
</line>
<line>
No segu*do t*po, ficam cara*teriz**os o* a***os co*trá*i*s à po*sibilidade de fra*asso,
</line>
</par><par>
<line>
p*rém, essa negação acaba
</line>
<line>
por deixá-los
</line>
<line>
ainda ma*s ans*os*s, com
</line>
<line>
receio de f*acassa*em,
</line>
</par><par>
<line>
colo*and* em *úvida sua própria ca*acida*e para superação. Nesses casos, a negação *
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
receio do fracasso de certa
</line>
<line>
fo*ma ac**am
</line>
<line>
por distanciar mais o sucess*, pois
</line>
<line>
num a
</line>
</par><par>
<line>
adversidade qualquer, eles acabam afetad*s, perdendo opo*tunid*des * muit**
</line>
<line>
ve*es s*
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. FSA, Te*esina PI, v. *8, n. 5, art. 3, p. 31-48, mai. 2021 www4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
C. J. Santo*, M. B. Gomes, F. J. S. A**es, M. R. *ias, R. A. Cardoso
</line>
<line>
*8
</line>
</par><par>
<line>
autossabotando Os indivíduos l*caliz**os na segun*a div*são es**bele*ida por Martin (2016),
</line>
<line>
*icam caracte*izados por comportamentos co** * procrastin**ão e até a desistência do cu*s*.
</line>
<line>
O terc*iro tipo *e a*unos parece ser o caso on*e deveríamos ter maior atenção, sã* os
</line>
<line>
alunos *ue ac**tam o fracasso, s*m motivação para os estudos, ao co*trário do s*gundo
</line>
<line>
grupo, acabam *or não temerem f*ac**sar. Além de não *dotarem estratégias *e pres*rvaç*o,
</line>
<line>
tamb*m praticam a autosabota*e*.
</line>
</par><par>
<line>
O sucesso ou fracasso *odem ter causas com as seguint*s c*racterísti*as, o loc*l,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
estabilidade e o c*nt**le. O contr*le *stá relaci*nado a* aluno, sua capacidade para *l*an*ar o
</line>
<line>
su*es*o, porém, é apr*sentada nas avali**ões *u* os estudan*es p*recem pouco *onfiantes em
</line>
</par><par>
<line>
relação *
</line>
<line>
ele. *presentam qu*se nen*u*
</line>
<line>
controle em relação a* amb*ente externo, não
</line>
</par><par>
<line>
acreditam na *rópr*a c*pacidad* para evitar * fracasso. Numa *ia *e mã* dupla, a ins*gu*a*ça
</line>
</par><par>
<line>
ac*ba por comprometer tanto o en*aj*men*o com* a *otivaç*o, assim como * controle
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
comprom*t*do pela def**iência motiva*ional.
</line>
</par><par>
<line>
Martin (2016) a*onta para a *cor**ncia de uma incapacidade *e auto av**iação
</line>
<line>
pos*t*va *or estu*a*tes *epois de realiz*rem algo. A fé do estudante no futuro atr*vés *o
</line>
</par><par>
<line>
conhecimento adquir*** que *erá ú*il para sua vida *o* pr*ximos
</line>
<line>
anos é
</line>
<line>
algo relevante
</line>
<line>
no
</line>
</par><par>
<line>
cotidiano dos e*t*dos. Segundo os estudos de Ma*tin, isso se r*flet* no c*tidiano educacional,
</line>
<line>
qua*do o ot*mism* é ineren*e ao al*no, o mesmo a*aba ** apre*entand* c*m m*i* inter*sse
</line>
</par><par>
<line>
e* sua f*rmação, não esmorecer d**nte da* a*versidades. N* estudo m*is recente,
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
*esquisado* constatou nas situações o*de o est*dan*e é mais p*rsist*nt*, estudo se* saber o
</line>
</par><par>
<line>
destino *e determinado conhec*ment*, a busca *or determinado
</line>
<line>
*ssunto acontece de forma
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
do Cu*s*
</line>
<line>
de Ciências Contábe*s, * base de
</line>
<line>
*ados foi f*rmada por *luno* *o re*er*do c*r**,
</line>
</par><par>
<line>
inscritos entre o *rimeiro e oitavo p*ríodo, de três *nstitu*ções de ens**o superior da cidade de
</line>
<line>
Nit*rói-R*. Após * tabul*ção d*s respostas, aplico*-s* a escala de Ma**in (2016).
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. *SA, *eresina, v. 18, n. *, art. *, p. *1-48, **i. 2021
</line>
<line>
*ww4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Os Prim*iros Moços de *inas: A *o*s*a Árcade Brasil*ira **mo *onjuração
</line>
<line>
39
</line>
</par><par>
<line>
O tratamento dos qu*stionários envo*veu a análise co**arati*a das inform*çõ*s, de
</line>
<line>
acordo com * técn*ca Mart*n (2016), mediante a*ui*ição, pelo site *ifel**g Ac*ievemen*
</line>
<line>
Group, que *pres**te o *nunciado Motiv*tion and Engag**ent Scale: R*search Student
</line>
<line>
Version UNIVE*SITY/C*LL*GE Pa*k.
</line>
<line>
Mediante *ole*a e tabulaçã* das informa*ões obtidas pela a*licação *os que*ti**ários,
</line>
<line>
calculou-s* a m**ia da* variáveis ide**ificadas, com * intuito de calcular a*guns í*dices, qu*
</line>
</par><par>
<line>
permitiram *valiar os *esultado* individual*zado* pa*a cad* constr*to. C** o su*o*te
</line>
<line>
*o
</line>
</par><par>
<line>
softwar* Mic*osoft Excel, f*i calculada a correlação entre cada cons*ruto *esquisado, a fim de
</line>
<line>
comparar as *nfo***ções com a teo*ia de Martin (2016).
</line>
<line>
4 RESULTADOS E ANÁLISES
</line>
<line>
As informações apr*sentadas fo*am ex*raíd*s *o q*estionário ap*icado à amo*tra,
</line>
<line>
or**ndo da *ES-UC (M*RTIN, *016). Este questionário é co*post* de 44 afi**ativas com
</line>
<line>
respostas *m esc*la Likert d* 7 p*ntos, em que as respost*s variam de 1 a *, ond* 1 é di*cordo
</line>
<line>
fortemente * 7 * concordo fortemente.
</line>
</par><par>
<line>
*
</line>
<line>
amos*ra foi colet*da durante os **ses
</line>
<line>
de outubro e novembro d* *017, *omposta
</line>
</par><par>
<line>
po* 220 *lunos de *rês Univer*idades
</line>
<line>
da cida*e *e Niter*i-R*, sendo 43% (94 alu*os)
</line>
</par><par>
<line>
e*tu*a*te* da Univers*dade "A"; 33% (7* al*nos) *a Univ*rs*d*de "B" e 25% (54 alunos) da
</line>
<line>
Universidade "C". A a*os**a ap*e*entou 131 alunos *o sexo mas*ulino e *9 do sexo
</line>
<line>
feminino. No tocante à idade dos resp*ndentes, a faixa etá*ia foi dividida em *inco categ*r*as
</line>
<line>
d* a*ordo com as info**açõ*s: (1*7 al*nos entre 18-2* ano*); (55 alun** entre 2*-*8 *nos); (
</line>
<line>
13 alunos entre 38-48 anos); (4 alunos entre 48-58 anos) * (* aluno entr* 58-68 *nos).
</line>
<line>
Out*a informação o*tida, com r*la*ão à **lineaçã* da amost**, é a questão do período
</line>
<line>
cursad* pelos respondent*s. A maior parte dos re*pon*e*tes está *o sexto, oitavo e sétimo
</line>
<line>
períod*, *e*pecti*amen** represen*ando *8 (26%), 45 (20,5%) e 44 (20%), ***al*zando 1*7
</line>
<line>
(6*%), o que p*rmite inferir *ue a a**stra é ma*ura em termos d* com**ome*i*ent* com as
</line>
</par><par>
<line>
respostas. Por fim,
</line>
<line>
73 (33%) dos r*spo*de*te* estão c**s**d* entre o primeiro * quinto o
</line>
</par><par>
<line>
período.
</line>
</par><par>
<line>
*p** * a*r*sentaç*o
</line>
<line>
da amo*tra,
</line>
<line>
os dados foram t*atados de for*a a *ermitir que os
</line>
</par><par>
<line>
escores obtidos d* acordo com metodolo*ia de Martin (201*) f*ss*m a
</line>
<line>
interpret*dos
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
analisados c*nforme tabe*a abai*o:
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, T**esina PI, v. 18, n. 5, *r*. 3, p. 31-*8, ma*. 2021
</line>
<line>
www4.f**n*t.com.br/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
C. J. Santo*, M. B. G*m*s, F. *. S. Alves, M. R. **as, R. A. Ca*doso
</line>
<line>
40
</line>
</par><par>
<line>
T*be*a 1 - Escores po* constru*o
</line>
</par><par>
<line>
Co*str*to
</line>
<line>
Escor*
</line>
</par><par>
<line>
Planejamento
</line>
<line>
7 0 ,8 2 %
</line>
</par><par>
<line>
Gestã* dos Estudo*
</line>
<line>
8 2 ,9 7 %
</line>
</par><par>
<line>
Persist*nc*a
</line>
<line>
7 7 ,2 5 %
</line>
</par><par>
<line>
A*siedade
</line>
<line>
7 5 ,3 5 %
</line>
</par><par>
<line>
M*do do F*acass*
</line>
<line>
4 0 ,* 4 %
</line>
</par><par>
<line>
C*ntrol* do incer**
</line>
<line>
5 8 ,8 9 %
</line>
</par><par>
<line>
Aut*s sabotagem
</line>
<line>
* 5 ,9 9 %
</line>
</par><par>
<line>
Desengajamento
</line>
<line>
3 5 ,4 * %
</line>
</par><par>
<line>
Au*o eficác*a
</line>
<line>
8 5 ,3 5 %
</line>
</par><par>
<line>
*alor d* Esc*la
</line>
<line>
9 0 ,3 8 %
</line>
</par><par>
<line>
Or*ent. *ara o domin*o
</line>
<line>
9 2 ,* 4 %
</line>
</par><par>
<line>
Méd*a
</line>
<line>
* 8 ,6 5 %
</line>
</par><par>
<line>
*o**e: O *utor, *0**.
</line>
<line>
O va*or médio e**re *odos os escores foi d* 6*,65%. Assim, ** escor*s acim* *esse
</line>
<line>
valor são consi*erados "for*es" e inferi*res a este de pou*a "fo**a" para a motivação e o
</line>
<line>
engajamento do* es**dantes.
</line>
<line>
Grafica*ente, d* acordo c*m a adequaçã* na Mandala de Martin (2016), **s*rva-se a
</line>
<line>
se*uinte distri*uição de cada e*ement* da motivação e engaj*mento d*s *stu*antes de
</line>
<line>
graduação em Ci*nci*s Con*ábeis:
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. FSA, T*res*na, v. 1*, n. 5, art. 3, p. 31-48, mai. *021
</line>
<line>
www4.fsane*.com.b*/revista
</line>
</par><page>
<par>
</par>
<par>
<line>
*s resu*tados encont*ados na *esquisa *emonstram uma sim*lari*ade co* os estudos
</line>
<line>
reali*ados por: Braue*, *ardoso e Pinheiro, (*017); e por Martin (2016). Is*o é, al*os í*dices
</line>
<line>
para os construtos positivos do engajamento e motivação, al*m de bai*os índic*s *ara os
</line>
<line>
construtos negat*vo*. Tal com*aração *ode se* a*alisad* *om base no grá*ico abaix*.
</line>
<line>
F*gura 3 - Ma*dala comparat*va com outros estudos
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
A*tossa*otage
</line>
<line>
C*ntr*ledo
</line>
</par><par>
<line>
*
</line>
<line>
incerto
</line>
</par><par>
<line>
Fon*e: O *utor, 2018.
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. *SA, Teres*na PI, v. 18, *. 5, art. 3, *. 31-4*, mai. 2021
</line>
<line>
www*.fsa*et.co*.b*/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
C. J. Santos, M. B. Gomes, F. J. S. A*ves, M. R. Dias, R. A. Cardoso
</line>
<line>
*2
</line>
</par><par>
<line>
An*lisando a figu*a 3, entende-se que os constr*to* positivos para motiv*ção e
</line>
<line>
engajamento e*ibem comportamen*o *nálogo, até me*mo *a flutuação e*tr* os valores,
</line>
<line>
es*a*do *emp*e ** va*ores de*cobe*tos por Martin (2016) abaixo dos *al*res encon*ra*os
</line>
<line>
nesta pesquisa. J*, **s **nstr*t*s negat*vo* para m*tiva*ão e engajame**o, o *om**rt*mento
</line>
<line>
se mant*ve, ex*et* pelos *onstrutos medo do fr*casso e de*engajamento.
</line>
<line>
C*ncernente aos con*trutos p*r un*ver*idade, a tabela abaixo apresenta a comp*ração
</line>
<line>
dos escores entre as três u*iver*i*ades pesqui*adas:
</line>
<line>
Ta*ela 2 - C*nstr*to por univ**sidade
</line>
</par><par>
<line>
Construto
</line>
<line>
Uni*ersida de "A"
</line>
<line>
Uni*ersida d* "B "
</line>
<line>
Universida de "C"
</line>
<line>
Ín*ice
</line>
<line>
"A "
</line>
<line>
"B "
</line>
<line>
"C"
</line>
</par><par>
<line>
Planejamento Gestão *os Estud*s *e*sistência *nsi*dade *edo do Fraca*so Contro*e *o incerto Autos sa*otagem Desen*ajame*to Auto eficáci* Valor *a E*c*la *rie**. p**a o domínio
</line>
<line>
1 9 ,6 4 * 3 ,1 4 2 1 ,6 8 2 0 ,9 8 1 1 ,* 2 1 6 ,9 0 1 * ,7 1 9 ,4 9 2 4 ,* 7 * * ,8 1 2 6 ,3 4
</line>
<line>
1 7 ,6 8 1 7 ,0 1 1 9 ,3 1 1 4 ,7 * 1 8 ,4 3 2 4 ,0 0 2 2 ,2 6 1 9 ,8 2 2 2 ,8 6 * 2 ,0 6 2 1 ,* 2
</line>
<line>
1 * ,3 7 1 5 ,6 3 1 5 ,5 6 1 1 ,4 3 2 0 ,5 2 1 6 ,2 6 2 2 ,0 2 1 7 ,1 1 1 3 ,1 7 1 8 ,0 2 2 2 ,6 7
</line>
<line>
0 ,0 3 5 7 5 *é*ia
</line>
<line>
7 0 ,2 1 % 8 2 ,* 2 % 7 7 ,* 1 % 7 5 ,* 0 % 4 1 ,1 9 % * 0 ,* 3 % 4 * ,4 5 % 3 3 ,9 2 % * 6 ,4 1 % 9 2 ,2 7 % 9 4 ,1 7 % 6 9 ,0 3 %
</line>
<line>
6 3 ,2 1 % 6 * ,8 2 % 6 * ,0 2 % 5 2 ,* * % 6 5 ,8 9 % 8 5 ,8 0 % 7 * ,5 9 % 7 0 ,* 5 % 8 1 ,* 3 % 4 3 ,* 0 % 7 6 ,2 2 % 6 8 ,1 0 %
</line>
<line>
6 9 ,2 * % 5 5 ,8 8 % 5 5 ,6 1 % 4 0 ,8 5 % 7 3 ,3 5 % * 8 ,* 3 % 7 8 ,7 2 % 6 1 ,1 7 % 4 7 ,0 7 % 6 4 ,4 2 % 8 1 ,0 3 % 6 2 ,* 2 %
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: O aut*r, 2018.
</line>
<line>
O v*l** médio *ntre *odos os escores da u*iver**dade "A" fo* ** 69,03% (acima d*
</line>
<line>
méd*a geral); da Un*versidade "B" foi de 6*,10% (abaixo da média geral, n* entanto, bem
</line>
</par><par>
<line>
próxim*); e *a Universidade "C"foi de 62,*2%
</line>
<line>
(abaixo da médi* gera*). Ass*m, os
</line>
<line>
esc*res
</line>
</par><par>
<line>
acima desse *alor são considerados "for**s" * i*f*riores a est* de po*** "forç*" para
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. FSA, Ter*sina, v. *8, n. 5, a*t. 3, p. 3*-4*, mai. *021
</line>
<line>
*ww4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Os Primei**s Moços de Minas: A Poesia Á**ade Brasileira como Conjuração
</line>
<line>
43
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
O ún*** cons*ruto que
</line>
<line>
obteve
</line>
<line>
a mesma class*ficaç*o nas três universidades foi
</line>
</par><par>
<line>
orient*ção para o domínio, iss* mostra u* *omportamento difer*nte entre a* un*versidades.
</line>
<line>
Isso nos permite fazer uma *n**ise comp*rativa, *o**ece*do, assim, me*idas *orretivas para
</line>
<line>
cada univers*dade.
</line>
</par><par>
<line>
A Un*ve**id*de "A" se *estaca nos construtos posit*vos de gest** do*
</line>
<line>
estudos,
</line>
</par><par>
<line>
*ersistência, a*toefi*ác*a, valor da
</line>
<line>
*s*ola e orie*t*ç*o para o dom*nio. Em relação aos
</line>
</par><par>
<line>
cons**uto* negativos, também se des*ac* no requisi** a*sie**d*. Os
</line>
<line>
al*nos * gesto*e*
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
Universidade "B"
</line>
<line>
prec*sam desenv*lve* m*lhorias n*s con*trutos posi*ivos de en*ajamento,
</line>
</par><par>
<line>
ta*s q*ais: planejamento e gestão
</line>
<line>
d*s estudo*; *os construtos *e*ativos: controle do inc*rto,
</line>
</par><par>
<line>
auto**abotagem e dese*gajamento; além disso, na motivação *ositiva n* tocan** ao valor *a
</line>
</par><par>
<line>
escol*. É
</line>
<line>
pos*í**l ver que os aluno* e adm*nis*rad*res do
</line>
<line>
curso *e *i*ncias Contábeis
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
*niver**d*de "C" precisam desenvolver políticas de melhorias n* gestão dos
</line>
<line>
*stu*os,
</line>
</par><par>
<line>
persistênci*, m*do d* *ra*a*so, aut*ssabotagem, autoeficácia * orientação para o domínio.
</line>
</par><par>
<line>
Os re*ultad*s também f*r**
</line>
<line>
a*al*s*d*s em termos de correlaçã* *ntr* os con*trutos
</line>
</par><par>
<line>
d* primeira o*dem da e*cala M*S-UC:
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Ter*sina PI, v. 18, n. 5, art. 3, p. 31-48, m*i. 2021
</line>
<line>
ww*4.fsan*t.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
C. J. *antos, M. B. Gome*, F. J. S. Al*e*, M. R. Dia*, R. A. C***oso
</line>
<line>
44
</line>
</par><par>
<line>
Tabela 4 - *atriz de Cor*elação ent*e os Construtos de Pr*meira Or*em
</line>
</par><par>
<line>
Auto-
</line>
<line>
V*lor da
</line>
<line>
Autos
</line>
<line>
eficá*ia
</line>
<line>
escola
</line>
<line>
Orientação Pl*nej*mento Gestão *ersi*tência An*ie*ad* Me*o Controle sabotagem
</line>
<line>
Desen*ajamen*o
</line>
</par><par>
<line>
Auto-efic*cia
</line>
<line>
1,00
</line>
</par><par>
<line>
V*lor da escol*
</line>
<line>
0,42
</line>
<line>
1,00
</line>
</par><par>
<line>
Orie*tação
</line>
<line>
0,35
</line>
<line>
0,60
</line>
<line>
1,00
</line>
</par><par>
<line>
Plane*amento
</line>
<line>
0,12
</line>
<line>
0,34
</line>
<line>
0,*9
</line>
<line>
1,00
</line>
</par><par>
<line>
*estão
</line>
<line>
0,26
</line>
<line>
0,*8
</line>
<line>
0,29
</line>
<line>
0,38
</line>
<line>
1,00
</line>
</par><par>
<line>
P*rsist*ncia
</line>
<line>
*,33
</line>
<line>
0,47
</line>
<line>
0,42
</line>
<line>
0,**
</line>
<line>
0,39
</line>
<line>
1,0*
</line>
</par><par>
<line>
Ansiedade
</line>
<line>
*,25
</line>
<line>
0,24
</line>
<line>
0,2*
</line>
<line>
0,0*
</line>
<line>
*,18
</line>
<line>
0,21
</line>
<line>
1,*0
</line>
</par><par>
<line>
M e do
</line>
<line>
-0,0*
</line>
<line>
-0,24
</line>
<line>
-0,08
</line>
<line>
-0,2*
</line>
<line>
-0,06
</line>
<line>
-0,22
</line>
<line>
0,18
</line>
<line>
1,00
</line>
</par><par>
<line>
C**trole
</line>
<line>
0,03
</line>
<line>
-0,11
</line>
<line>
0,04
</line>
<line>
-0,18
</line>
<line>
*,*8
</line>
<line>
-0,11
</line>
<line>
0,35
</line>
<line>
0,53 1,00
</line>
</par><par>
<line>
Autossabotagem
</line>
<line>
-*,04
</line>
<line>
-0,2*
</line>
<line>
-0,12
</line>
<line>
-0,31
</line>
<line>
-*,10
</line>
<line>
-0,28
</line>
<line>
0,1*
</line>
<line>
0,57 0,43
</line>
<line>
*,00
</line>
</par><par>
<line>
**senga*amento
</line>
<line>
-0,18
</line>
<line>
-0,4*
</line>
<line>
-0,*7
</line>
<line>
-0,*5
</line>
<line>
-0,**
</line>
<line>
-0,36
</line>
<line>
-0,08
</line>
<line>
0,45 0,32
</line>
<line>
0,45
</line>
<line>
1,00
</line>
</par><par>
<line>
*on*e: O autor, *018.
</line>
<line>
Com b*se na Tabe*a acima, é p*ssível ver que apenas três pares de constr*tos (Valo*
</line>
<line>
*a Escola e Orienta*ão; *edo e Contr*le; Medo e *utos sa*otag*m) apresentaram *orr**ação
</line>
<line>
*cim* de *,5, ist* *, uma relação linear mo**rada. Como as outras cor*elações f*ram a**ixo
</line>
<line>
d* 0,5, pode-** diz*r que a relação linear entr* *s demais constru*os é *rac*, res*ltado oposto
</line>
<line>
ao encontrado em outro* estudos: Br**er, Cardoso e *inhei**, (20*7) e ***tin (2016).
</line>
<line>
Se*und* Martin (2016): 1) os fat*r*s positivos entre mo**vaç*o e en**jamen*o devem
</line>
</par><par>
<line>
*e* alta correlação entre si. Co* *ase *a Tabela acima, somente o par valor d* *sc*la
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
orien*ação
</line>
<line>
*o*su* *lta
</line>
<line>
corre*aç*o en*re si; 2) *s f*tores neg*t*vos do *ngaj*mento devem te*
</line>
</par><par>
<line>
*orrelaçã*
</line>
<line>
negativa c*m os fatore* positivos da *otivaç*o e engajament*. E i*so a*onteceu,
</line>
</par><par>
<line>
basta observa* as duas últi**s linhas da Tab*** e as seis primeiras *olunas. 3) *odos os fatore*
</line>
</par><par>
<line>
*egativos *e *o*i*ação
</line>
<line>
de*e* ter
</line>
<line>
cor*e*ação n*gati*a ou nula com os fat*res **sitiv*s de
</line>
</par><par>
<line>
motivaçã* e engajamento, isso só não foi o*servado com o construto *ns*edade.
</line>
<line>
Além disso, pod*-se fazer **ális** a partir dos c*nstrutos *e al*a ordem (*otivação
</line>
<line>
pos*tiv*, o Eng**a*ento pos*tiv*, a Mot*vação negativ* e o Engajamento negativo). Des*a
</line>
<line>
fo*ma, a a*álise a*ima fica mais ro*usta e mai* fácil *e interpre*ar. A Tabela **ai*o *pres*nta
</line>
<line>
a matr*z *e co*rela*ão entre *s*es con*tru*os.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina, v. 18, *. 5, art. 3, p. 3*-48, mai. 2021
</line>
<line>
www4.fsa*et.com.br/r*v*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Os Primeiros **ços *e Mi*as: A Poesia *rca*e Bras*leira como Conju*ação
</line>
<line>
45
</line>
</par><par>
<line>
Tabela 5 - Matriz de Corre*ação entre os Cons*rutos de Alta Ordem
</line>
</par><par>
<line>
Motivação
</line>
<line>
Engajament
</line>
<line>
Motiva*ão
</line>
<line>
En*ajamen*
</line>
</par><par>
<line>
Positiva
</line>
<line>
o
</line>
<line>
Ne*at*va
</line>
<line>
o
</line>
<line>
Positivo
</line>
<line>
Negat*vo
</line>
</par><par>
<line>
Mot*vação
</line>
</par><par>
<line>
Positiva
</line>
<line>
1 ,0 0
</line>
</par><par>
<line>
Eng**amen*
</line>
</par><par>
<line>
o
</line>
<line>
0 ,4 8
</line>
<line>
1 ,0 0
</line>
</par><par>
<line>
Positi*o
</line>
</par><par>
<line>
Motivação
</line>
</par><par>
<line>
Ne*a*iva
</line>
<line>
0 ,0 2
</line>
<line>
- * ,1 1
</line>
<line>
1 ,0 0
</line>
</par><par>
<line>
Engajament
</line>
</par><par>
<line>
*
</line>
<line>
- 0 ,3 3
</line>
<line>
- * ,3 7
</line>
<line>
0 ,5 4
</line>
<line>
1
</line>
</par><par>
<line>
Negativo
</line>
</par><par>
<line>
F*nte: O au*or, 2018.
</line>
<line>
Com base na Tabela 5, é possív*l afirmar que * **tivação p*sit*va tem corre*ação
</line>
<line>
moderada com o e*g**amento *ositi** (0,48), resu*tado cons*sten** com *artin (201*). Al**
</line>
<line>
disso, os fatores nega*ivos *o engajamento têm cor*elação n*gativa *om o* fatores positivos
</line>
<line>
d* *ot*vação e engajamento, -0,33 e -0,37, respectivamente. Os fatores negati*os de
</line>
</par><par>
<line>
motivaçã* têm correlação negati*a com os fat*res positivos d* eng*ja*ento (-0,11)
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
co*relação quase nula com os fatores positivos de *otivação (0,02). Resultados estes,
</line>
<line>
con**stentes com Ma**ins(**16).
</line>
</par><par>
<line>
*
</line>
<line>
CONSID*RAÇÕES FINAIS
</line>
<line>
Es*a p*squi** te*e como alvo *nalisar * *ensu*ar o* p*i*cip*is *atore* qu* i*fluen*iam
</line>
</par><par>
<line>
a motivação e o
</line>
<line>
engajamento do* estudantes *e conta*ilidade na c*dade de Ni*erói-RJ. Para
</line>
</par><par>
<line>
tanto, se fez nece*sá*io utilizar o q*est*oná*i* de **tivação * en*ajamento *e estud*ntes
</line>
<line>
uni*ersitários (M*S-UC) de Ma*tin (2016).
</line>
<line>
* v*lor médio ent*e todos os escor*s foi d* *8,65%, Martin (*016) enc*ntrou o ponto
</line>
</par><par>
<line>
de corte igua* a *3,*8%. As aná*ises
</line>
<line>
apon*aram que todos os co**tr*tos po*it*v*s tanto para
</line>
</par><par>
<line>
moti*aç*o quan** para *ng*jament* apresentar*m se** escores acima da m*dia e todos,
</line>
</par><par>
<line>
ex*eto A*sie**de, os aspect*s negati*o* fi*aram aba*xo *a *édia. Is*o é, a
</line>
<line>
ansi*dade
</line>
</par><par>
<line>
ap*ese*ta esco*e acima da média (75,35%) o que diverge *os d*mais const*utos *eg*t*vos.
</line>
</par><par>
<line>
Em s*n*es*, a mot*vação *
</line>
<line>
o
</line>
<line>
engajamento dos estudantes
</line>
<line>
de Ciências Contábeis na
</line>
</par><par>
<line>
cida*e *e Nite*ói-RJ apr*sentam índi*es dentr* do que se esperava.
</line>
<line>
Com os resul**dos obt*dos na p*squisa com ** *l*nos, con*luímos que é *ndisp*nsável
</line>
</par><par>
<line>
que haj* melhoria* dos profissionais de *ontabili*a*e na cidade
</line>
<line>
de Niterói-RJ
</line>
<line>
e*
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Ter*sina *I, v. 18, n. 5, art. 3, p. 31-48, mai. 202*
</line>
<line>
www4.*san*t.c*m.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
C. J. Santos, M. B. Gomes, F. J. S. Alves, M. R. *ias, R. A. Ca**os*
</line>
<line>
46
</line>
</par><par>
<line>
circunstânci*s que
</line>
<line>
p*ssam gerar *nsied*d* sobre os alunos do c*rso d* Ciência* Cont*bei*.
</line>
</par><par>
<line>
Na esfera acad**ica, *na*isa*do as t*ês un*ve*sid*des c*njuntamente, os princ**ais fatores
</line>
</par><par>
<line>
que influ*nciam * moti*ação o enga**mento do* est*d**tes d* Ciências *o*t**eis sã*: e
</line>
<line>
ges**o do* est*dos (engajamento *ositivo), p*rsistê*c*a (engaj*men*o positi*o), *nsiedade
</line>
<line>
(mo**vação neg*t*va), *uto*ficácia (motivação positiva), *a*or *a e*cola (m*tivação *osi*iva)
</line>
<line>
e orientação *ara o dom*nio (moti*ação positiv*).
</line>
<line>
Anal*sa*do cada universi*ade podemos concl**r qu*: a Universidade "A" se destaca
</line>
</par><par>
<line>
*os **nstr*tos positivos de
</line>
<line>
gestão d*s es**dos, persistência, *uto eficácia, val*r da escola
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
or*entação pa*a domí*io. Em r**ação aos c*nstrutos negat*vos, *ambém se d*sta** no o
</line>
<line>
**esito ansiedade. O* alunos * ges*ores da U*ivers*d*de "B" pre****m desenvolver *elhoria*
</line>
<line>
nos c*n*trutos **sitiv*s de enga*amento, tais quais: planejamento e gestão d*s estud*s; no*
</line>
</par><par>
<line>
co**t*utos negativos: con*r*le do incerto, autossabotagem e
</line>
<line>
desengajamento;
</line>
<line>
além disso,
</line>
<line>
na
</line>
</par><par>
<line>
motivaçã* posi*i*a *o tocan** a*
</line>
<line>
valor da *sc*la, *s
</line>
<line>
*l*nos e
</line>
<line>
admin*stradores do curso
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
Ciências Contábeis da univ*rsidad* "C" *recisam desenvolver po*íticas de mel*ori**
</line>
<line>
n*
</line>
</par><par>
<line>
gestão dos *stu*os, persistên**a, med* d* fracasso, autos s**o*a*em, au*oeficácia e orien*ação
</line>
<line>
p*ra o domínio.
</line>
</par><par>
<line>
P*r me*o da Tabe*a de cor*elação apr*sentad* é possív*l ver que
</line>
<line>
alguns resultados
</line>
</par><par>
<line>
fo*am co*sistentes co* M**tin (20*6). São eles: motiva*ão positiva t*m correlação moderada
</line>
</par><par>
<line>
co* o en*ajamento positi*o (0,4*); os *atores
</line>
<line>
n*gativos do enga*amento tê* co*rel*ção
</line>
</par><par>
<line>
negat*va *om
</line>
<line>
*s fatores
</line>
<line>
positivos da *oti*ação
</line>
<line>
* engaja*e*to, -0,33 e -0,37,
</line>
</par><par>
<line>
respectivamen*e; os fato*es
</line>
<line>
*egat*v*s de motivação t*m correla*ão negativa co* os fa*ores
</line>
</par><par>
<line>
pos i t i vos de
</line>
<line>
en*ajamento (-0,11)
</line>
<line>
e *orrelação q*ase nul* com os fatores po*itivos *e
</line>
</par><par>
<line>
mot*vação(0,0*).
</line>
</par><par>
<line>
De*sa ma*eira, é possív** *er que, embor* a amos*ra
</line>
<line>
aqui *studada te*ha sido numa
</line>
</par><par>
<line>
conjunt*ra di*eren** da origin*l, os r*sultados, de modo geral, f*ram *obustos a*s *e Mart*n
</line>
<line>
(20*6). *st* é, os re*ultados encontr*d*s por meio da matri* de cor*elação dos construtos d*
</line>
<line>
alt* ordem são *ondiz*ntes co* a teoria ap*esentada *a revisão *a literatura.
</line>
</par><par>
<line>
*ssa pesquisa apresenta imp*rtantes *on*ribuições pr*ticas no tocan*e a quais
</line>
<line>
pont os
</line>
</par><par>
<line>
os
</line>
<line>
gestores do curso de Ciências *ontábeis
</line>
<line>
devem trabalhar *om o objetivo de melhorar
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
motivação e o engajament* dos alunos. Bas*a *lhar para os *s**res dos construtos, ta*to
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
mod* geral, quanto por *n*ver**dade.
</line>
</par><par>
<line>
Dad* iss*, sugere-s* a replicação deste
</line>
<line>
*studo
</line>
<line>
em outr*s c*dad** e
</line>
<line>
es*a*o* d*
</line>
<line>
**asil
</line>
</par><par>
</page><line>
para fin* *e comp*r*ção com os resu*tados e*cont*ados nesta *e*qu**a. *lém disso, *ugere-se
</line>
<line>
c*n*r*ntar * moti*aç*o e o en*ajamen*o seg**do c*racterísticas in**í*se**s e extrínse*as *os
</line>
<line>
R**. FS*, *eresina, v. 18, n. 5, a*t. 3, p. 31-48, mai. 2*2* ww*4.fsa*et.*om.b*/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Os Prim*iros *oços d* M*n*s: A *oesia Árcad* Brasileira como Conjuração
</line>
<line>
*7
</line>
</par><par>
<line>
es*udantes, isto é, *egun*o seu gênero, faixa etária e perío*o da fa*uldade a *im *e verificar se
</line>
<line>
existem *is*repâncias de motiva*ão e engajame*to de acordo com as part*culari*a*es dos
</line>
<line>
estudantes.
</line>
<line>
RE*ERÊNCIAS
</line>
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CAR*O*O, R. A. M*tivação e
</line>
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enga*amento **s est*da*tes de adm*ni*traç*o: *nál*se
</line>
<line>
*
</line>
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<line>
aplicação da es*a*a d* *otivaçã* * eng**amento comgra*uandos d* um* *nstitu*ção de *nsino
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e*tudo env*lvendo o estágio curricu*a*, a*un*s da modali*ade presencial e alun** do c*r*o a
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a
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motivação
</line>
<line>
int*íns*ca
</line>
<line>
do*
</line>
<line>
estuda*tes:
</line>
<line>
um a
</line>
<line>
perspectiva
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da
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te*ri*
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e
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Engaja*ento dos E*tu*antes de Ciê*ci*s Co*tábeis: *m Estu*o sobre a Aplicabilid*de d* Esc*la de
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Ma*tin 2*16 Rev. FSA, T*resi**, v.18, n. 5, *rt. 3, p. 31-*8, mai. 2*21.
</line>
</par><par>
<line>
Co*t*ibuição d*s A*tores
</line>
<line>
C. *. Santos
</line>
<line>
*. B. Gomes
</line>
<line>
F. J . S . Alves
</line>
<line>
M. R. Dias
</line>
<line>
R. A. Cardoso
</line>
</par><par>
<line>
1) *o*ce**ã* e plan*jament*.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
2) an*lise e interpretação dos dados.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
3) e*aboração do *a*c*nho *u na revis*o crític* *o conteúdo.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
4) participaçã* na aprova*ão *a versão f*nal do manuscrito.
</line>
<line>
*
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
*
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. *SA, Teresina, *. 18, *. *, a*t. 3, p. 31-48, mai. 202*
</line>
<line>
www4.fsan*t.com.br/re*ista
</line>
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