Projeto Político-Pedagógico (PPP) de uma Escola do Campo: Encontros e Desencontros da Educação de Jovens e Adultos (EJA) / Political-Pedagogical Project (PPP) of a Country School: Encounters and Mismatches of Youth and Adult Education (EJA)

Raimunda Alves Melo, Francisco Renato Lima, Edimilson Pereira de Araújo, Raimundo Nonato de Sousa

Resumo


Este estudo analisa o Projeto Político-Pedagógico (PPP) de uma escola do campo, evidenciando encontros e desencontros entre as proposições teóricas e as práticas educativas desenvolvidas no âmbito da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Desenvolve-se um estudo de natureza qualitativ utilizando-se a Pesquisa Documental e a Observação Simples como técnicas de produção de dados. Os resultados apontam que dispor de um PPP é um expressivo passo para a materialização de práticas educativas problematizadoras na EJA, mas somente isso não garante o desenvolvimento das mesmas, fazendo-se necessário que educadores, educandos e gestores conheçam, discutam continuamente as proposições desse documento e desenvolvam práticas em sintonia com suas orientações. Conclui-se que é necessário pensar em um modelo de EJA flexível, que valorize os conhecimentos dos sujeitos e sua cultura. Para tanto, é preciso romper com a lógica da abordagem disciplinar, fragmentada e desenvolvida a partir do viés da pedagogia tradicional, fazendo-se mister a ampliação dos investimentos em formação teórica e metodológica, que contribua para a criação de um modelo específico de EJA, elaborado em diálogo com práticas significativas.

 

Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos. Projeto Político-Pedagógico. Prática Educativa.

 

ABSTRACT

 

This study analyzes the Political-Pedagogical Project (PPP) of a rural school, showing encounters and disagreements between theoretical propositions and educational practices developed in the context of Youth and Adult Education (EJA). A qualitative study is developed, using Documentary Research and Simple Observation as data production techniques. The results show that having a PPP is an expressive step towards the materialization of problematizing educational practices in EJA, but this alone does not guarantee their development, making it necessary for educators, students and managers to know and continuously discuss the propositions of this document and develop practices in line with their guidelines. It is concluded that it is necessary to think about a flexible EJA model that values the knowledge of the subjects and their culture. Therefore, it is necessary to break with the logic of the disciplinary approach, fragmented and developed from the bias of traditional pedagogy, making it necessary to expand investments in theoretical and methodological training, which contributes to the creation of a specific EJA model, elaborated in dialogue with significant practices.

 

Keywords: Youth and Adult Education. Political-Pedagogical Project. Educational Practice.


Texto completo:

PDF RAR XML

Referências


ALMEIDA, A. de; CORSO, A. M. A Educação de Jovens e Adultos: aspectos históricos e sociais. CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO – EDUCERE, 13., 2015, Curitiba. Anais... Brasília: PUCPRESS, 2015. p. 01-17. Disponível em: < https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2015/22753_10167.pdf >. Acesso em: 14 fev. 2021.

ALMEIDA, P. J. de. Sobre políticas de governo e políticas de Estado: distinções necessárias. Instituto Millenium, Publicado em: 07/04/2016. Disponível em: < https://www.institutomillenium.org.br/artigos/sobre-politicas-de-governo-e-politicas-de-estado-distincoes-necessarias >. Acesso em: 14 fev. 2021.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Imprensa Oficial, 1988.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, DF: MEC, 20 dez. 1996.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Decreto Nº 5.154/2004 na Educação Profissional Técnica de nível médio e no Ensino Médio. Regulamenta o § 2º do art. 36 e os arts. 39 a 41 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e dá outras providências. Diário Oficial da União, 4 de fevereiro de 2004, Brasília, Seção 1, p. 21. Disponível em: < https://educacaoprofissional.seduc.ce.gov.br/images/decretos/Decreto_5154-2004.pdf >. Acesso em: 14/02/2021.

BRASIL. Lei n. 12.796, de 4 de abril de 2013: altera a Lei n. 9.394 de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para dispor sobre a formação dos profissionais da educação e dar outras providências. Brasília: Planalto Central, 2013.

BRASIL. Parecer n. 11 de 10 de maio de 2000. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação e Jovens e Adultos Brasília: MEC; CNE; CEB, 2000a. Disponível em:

http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/pceb011_00.pdf >. Acesso em: 14 fev. 2021.

BRASIL. Resolução n. 01 de 05 de julho de 2000. Estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação e Jovens e Adultos Brasília: MEC; CNE; CEB, 2000b. Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CEB012000.pdf >. Acesso em: 14 fev. 2021.

BORTOLUZZI, J. S; SILVA, A. J. da. Projeto político-pedagógico: um estudo sobre desencontros entre teoria e prática. 2015. Disponível em: < http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/2311-6.pdf >. Acesso em: 14 fev. 2021.

CALDART, R. S. Elementos para a construção do projeto político e pedagógico da educação do campo. In: MOLINA, M. C.; AZEVEDO, de J. S. M. S. (Orgs.). Educação para a construção de um projeto de Educação do Campo. 5. ed. Brasília: UnB, 2005. p. 13-52.

CHIZZOTTI, A. Pesquisa qualitativa em Ciências Humanas e Sociais. Petrópolis: Vozes, 2006.

DEMO, P. Habilidades e competências no século XXI. Porto Alegre: Mediação, 2012.

DZIOBA, D. G; BARION, I. F. de O. A participação da comunidade na gestão democrática da escola. Cadernos PDE, Paraná, p. 01-15, 2016. Disponível em: < http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2016/2016_artigo_gestao_uel_dalcianagessidzioba.pdf >. Acesso em: 14 fev. 2021.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa de ensino. São Paulo: Paz e Terra, 2013.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 2014.

GADOTTI, M.; ROMÃO, J. E. Educação de Jovens e Adultos: teoria prática e proposta. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2006.

GANDIM, D. A prática do planejamento participativo. Petrópolis: Vozes, 2013.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2011.

HADDAD, S. Relatório preliminar de pesquisa: a situação da Educação de Jovens e Adultos no Brasil. São Paulo: Mimeo, 2006.

HADDAD, S; DI PIERRO, M. C. Escolarização de jovens e adultos. Revista Brasileira de Educação, São Paulo, n. 14, p. 108-130, mai./jun./jul./ago., 2000. Disponível em: < https://www.scielo.br/j/rbedu/a/YK8DJk85m4BrKJqzHTGm8zD/?lang=pt&format=pdf >. Acesso em: 14 fev. 2021.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Censo Brasileiro de 2010. Rio de Janeiro: IBGE, 2021.

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA (INEP). Censo Escolar 2014. Brasília: MEC, 2015.

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA (INEP). Resumo Técnico: Censo da Educação Básica 2018. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2019.

LIBÂNEO, José Carlos. Democratização da escola pública: a pedagogia crítico-social dos conteúdos. 21. ed. São Paulo: Loyola, 2006.

LÜCK, H. Dimensões da gestão escolar e suas competências. Curitiba: Positivo, 2009.

MARTINS, L. M. O papel da educação escolar na formação dos conceitos. In: MARSIGLIA, A. C. G (Org.). Infância e pedagogia histórico critica. São Paulo: Autores Associados, 2013. p. 43-58.

MELO, R. A. Licenciatura em Educação do Campo: formação de professores e prática educativa. 2018. 273 f. Tese (Doutorado em Educação) – Centro de Ciências da Educação. Universidade Federal do Piauí, Teresina, 2018.

MELO, R. A. Prática docente na escola do campo: diálogos sobre a articulação dos conhecimentos escolares aos saberes da cultura camponesa. 2014. 163f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Ciências da Educação. Universidade Federal do Piauí, Teresina, 2014.

MORAES, R.; GALIAZZI, M. C. Análise Textual Discursiva. 2. ed. Ijuí: Editora Unijuí, 2016.

PIMENTA, S. G.; LIMA, M. S. L. Estágio e docência. São Paulo: Cortez, 2012.

PINTO, Á. V. Sete lições sobre Educação de Jovens e Adultos. São Paulo: Cortez, 1994.

STRELHOW, T. B. Breve história sobre a Educação de Jovens e Adultos no Brasil. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n. 38, p. 49-59, jun., 2010. Disponível em: < http://www.histedbr.fe.unicamp.br/revista/edicoes/38/art05_38.pdf >. Acesso em: 14 fev. 2021.

UELMA. Unidade Escolar Lucas Meireles. Projeto Político-Pedagógico. Teresina, 2019.

VEIGA, I. P. A. Projeto Político-Pedagógico da escola: uma construção coletiva. Campinas: Papirus, 1995.




DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2021.18.7.9

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Ficheiro:Cc-by-nc-nd icon.svg

Atribuição (BY): Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Não Comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não-comerciais
Sem Derivações (ND): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar apenas cópias exatas da obra, não podendo criar derivações da mesma.

 


ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)