Projeto Político-Pedagógico (PPP) de uma Escola do Campo: Encontros e Desencontros da Educação de Jovens e Adultos (EJA) / Political-Pedagogical Project (PPP) of a Country School: Encounters and Mismatches of Youth and Adult Education (EJA)
Resumo
Este estudo analisa o Projeto Político-Pedagógico (PPP) de uma escola do campo, evidenciando encontros e desencontros entre as proposições teóricas e as práticas educativas desenvolvidas no âmbito da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Desenvolve-se um estudo de natureza qualitativ utilizando-se a Pesquisa Documental e a Observação Simples como técnicas de produção de dados. Os resultados apontam que dispor de um PPP é um expressivo passo para a materialização de práticas educativas problematizadoras na EJA, mas somente isso não garante o desenvolvimento das mesmas, fazendo-se necessário que educadores, educandos e gestores conheçam, discutam continuamente as proposições desse documento e desenvolvam práticas em sintonia com suas orientações. Conclui-se que é necessário pensar em um modelo de EJA flexível, que valorize os conhecimentos dos sujeitos e sua cultura. Para tanto, é preciso romper com a lógica da abordagem disciplinar, fragmentada e desenvolvida a partir do viés da pedagogia tradicional, fazendo-se mister a ampliação dos investimentos em formação teórica e metodológica, que contribua para a criação de um modelo específico de EJA, elaborado em diálogo com práticas significativas.
Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos. Projeto Político-Pedagógico. Prática Educativa.
ABSTRACT
This study analyzes the Political-Pedagogical Project (PPP) of a rural school, showing encounters and disagreements between theoretical propositions and educational practices developed in the context of Youth and Adult Education (EJA). A qualitative study is developed, using Documentary Research and Simple Observation as data production techniques. The results show that having a PPP is an expressive step towards the materialization of problematizing educational practices in EJA, but this alone does not guarantee their development, making it necessary for educators, students and managers to know and continuously discuss the propositions of this document and develop practices in line with their guidelines. It is concluded that it is necessary to think about a flexible EJA model that values the knowledge of the subjects and their culture. Therefore, it is necessary to break with the logic of the disciplinary approach, fragmented and developed from the bias of traditional pedagogy, making it necessary to expand investments in theoretical and methodological training, which contributes to the creation of a specific EJA model, elaborated in dialogue with significant practices.
Keywords: Youth and Adult Education. Political-Pedagogical Project. Educational Practice.
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DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2021.18.7.9
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