O Ensino Remoto Emergencial nos Cursos Presenciais: Uma Experiência das Instituições Privadas de Ensino Superior no Rio De Janeiro / Emergency Remote Education in Presential Courses: An Experience of Private Higher Education Institutions in Rio De Janeiro
Resumo
Resumo
A proposta deste estudo é de discutir como as Instituições de Ensino Superior privadas (IES) utilizaram o ensino remoto emergencial como solução à quarentena imposta pela pandemia proporcionada pela COVID-19. Esta foi a alternativa encontrada para evitar a interrupção do calendário acadêmico, com a continuidade de aulas ao vivo ministradas em diferentes plataformas de videoconferências. Para isto, foi realizada uma pesquisa qualitativa por meio de entrevistas realizadas com coordenadores de cursos presenciais no Estado do Rio de Janeiro. As informações coletadas foram organizadas com o auxílio do programa Atlas TI, que auxiliou posteriormente a análise de conteúdo. Os resultados apontam que a implementação foi exitosa em virtude do gerenciamento dos seus recursos intangíveis. Destacam-se: a resiliência do corpo docente, a padronização de processos, o uso de plataformas digitais, a aliança estratégica com empresas de tecnologia e a capacidade de negociação das IES com seu corpo discente.
Palavras-Chave: Gestão Universitária. Ensino Remoto Emergencial. Tomada de Decisão em IES.
ABSTRACT
The study proposal is to discuss how Private Higher Education Institutions (IES) used emergency remote teaching as a solution to the quarantine imposed by the pandemic provided by COVID-19. This was the alternative found to avoid interrupting the academic calendar, with the continuity of live classes taught on different videoconference platforms. For this, a qualitative research was carried out through an attribution carried out with coordinators of on-site courses in the State of Rio de Janeiro. The information collected was organized with the help of the Atlas TI program, which subsequently assisted in the content analysis. The results show that the implementation was successful due to the management of intangible resources. The highlights are: the resilience of the faculty, the standardization of processes, the use of digital platforms, a strategic alliance with technology companies and the ability of HEIs to negotiate with their students.
Keywords: University Management. Emergency Remote Learning. Decision Making in IES.
Referências
ABMES. Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior. Posicionamento ABMES sobre aulas remotas. Disponível em < https://abmes.org.br/noticias/detalhe/3700> Acesso em 10 mai. 2020
AWAD, F. M. A estruturação e a gestão do capital intelectual na. Universidade de Passo Fundo : uma análise a partir do modelo de navegador de Stewart. Dissertação de Mestrado. UNIJUI. Ijuí, 2010.
BARDIN, L. Análise de Conteúdo. 1a ed. São Paulo: Edições 70, 2016.
BARNEY, J. Firm resources and sustained competitive advantage. Journal of Management v.17, p. 99-120, 1991
BOZKURT, A; SHARMA R.C. Emergency remote teaching in a time of global crisis due to Coronavirus pandemic. Asian Journal of Distance Education. Vol.15 2020
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Censo da Educação Superior 2018: notas estatísticas. Brasília, 2019.
CAMACHO, A.C.L.F.; JOAQUIM, F.L.; MENEZES, H.F. de; SANT`ANNA, R.M. A tutoria na educação à distância em tempos de COVID-19: orientações relevantes. Research, Society and Development, v. 9, n.5. 2020.
FERREIRA, P. C. A. D. S.; NASCIMENTO, R. P.; SALVÁ, M. N. R. Professor: profissão de risco. Uma análise do impacto da gestão de IES Privadas sobre o trabalho docente . Sociedade, Contabilidade e Gestão, v. 9, n. 2, p. 152-171, 2014.
INEP. Sinopses Estatísticas da Educação Superior. 2018
KÜHL, M. R.; MAÇANEIRO, M. B.; CUNHA, J. C.; CUNHA, S. K. O valor das competências docentes no ensino da Administração. Revista de Administração, v. 48, n. 4, p. 783-799, 2013.
McCARTIN, L. Prioritizing Curriculum During Emergency Remote Teaching. Teaching, Learning & Assessment. CETL Video Library 37. University of Northern Colorado. 2020.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Portaria Normativa 343 de 17 de março de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus - COVID-19.
___________________________. Portaria Normativa 2117 de 6 de dezembro de 2019. sobre a oferta de carga horária na modalidade de Ensino a Distância - EaD em cursos de graduação presenciais ofertados por Instituições de Educação Superior - IES pertencentes ao Sistema Federal de Ensino.
NOGUEIRA, A. F. M.; OLIVEIRA, M. A. G. Mercantilização e relações de trabalho no ensino superior brasileiro . Revista Ciências Administrativas, v. 21, n. 2, p. 335-364, 2015.
SÁNCHEZ, M.P., ELENA, S.; CASTRILLO, R. Intellectual capital dynamics in universities: a reporting model, Journal of Intellectual Capital, Vol. 10 No. 2, pp. 307-324. 2009
SERGI, B.S., POPKOVA, E.G., BOGOVIZ, A.V., LITVINOVA, T.N., SERGI, B.S., POPKOVA, E.G., BOGOVIZ, A.V.; LITVINOVA, T.N., "Map of Competences for Representatives of Future Professions in Education", Understanding Industry 4.0: AI, the Internet of Things, and the Future of Work, Emerald Publishing Limited, pp. 85-91. 2019
UNESCO. COVID-19 Educational Disruption and Response. Disponível em https://en.unesco.org/covid19/educationresponse. Acesso em 10 mai. 2020.
VIENNA UNIVERSITY Wissensbilanz Vienna University 2015.
WAN, W.; HOSKISSON, R.; SHORT, J.; YIU, D.W. Resource-Based Theory and Corporate Diversification. Journal of Management n.37, v.5, p. 1335-68, 2011.
WERNERFELT, B. A Resource-Based View of the Firm. Strategic Management Journal, vol. 5, p.171–180. 1984.
ZHANG, L., ZHANG, X.; XI, Y. The sociality of resources: Understanding organizational competitive advantage from a social perspective. Asia Pac J Manag 34, 619–648. 2017.
SILVA, V. R.; MIRANDA, G. J.; PEREIRA, J. M. ENADE e Proposta Curricular do CFC: um Estudo em Cursos Brasileiros de Ciências Contábeis . Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade, v. 11, n. 3, p. 261-275, 2017
DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2021.18.7.1
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Atribuição (BY): Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Não Comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não-comerciais
Sem Derivações (ND): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar apenas cópias exatas da obra, não podendo criar derivações da mesma.
ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)