<document>
<page>
<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.fsanet.com.*r/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*i*a, *. *8, n. 8, art. 6, p. 106-128, a*o. *02*
</line>
<line>
ISSN Impresso: 1*06-6356 IS*N Elet*ônico: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.12819/202*.18.8.6
</line>
</par><par>
<line>
O U*o de Sequências Didáticas como P*o*osta Meto*ol*gica p**a o Ensino de Fí**ca no
</line>
<line>
Curso d* Licenciatu*a em E*u*ação do Ca*po
</line>
<line>
The Use of D**acti* Sequence* as a *ethod*l*gical P*oposal for the Teach*ng *f
</line>
<line>
Physics in the ***ree Cours* in Field Educat*on
</line>
</par><par>
<line>
Márcio *osé Silva
</line>
<line>
Do*torado em Educaç*o p*la Universidad* do Estado *o P*ra
</line>
<line>
Mestr* *m Educa*ão-*estrado pel* U**versida*e do Estado do Par*
</line>
<line>
P*ofessor e*etivo do qua*ro da Universidad* do E*tado do Pará
</line>
<line>
E-*ail: *ar*io.si*va@uepa.br
</line>
<line>
*os*n*ldo da Cos*a Pe*eira
</line>
<line>
Doutorad* em Antropologia pela Universi*ade Federal do P*r*
</line>
<line>
M*s*re *m Edu*açã* *ela Universidad* d* Esta*o do Pará
</line>
<line>
E-m*il: rosen**d*pereira@gmail.com
</line>
<line>
José F*ancis*o *a Silva Co**a
</line>
<line>
*out*r em Físi*a pela Univ**sidade F*deral d* Pará
</line>
<line>
Prof*ssor *niversid*de Feder*l do Pa*á
</line>
<line>
E-mail: jf**@ufpa.br
</line>
</par><par>
<line>
En*ereço: Márcio J*sé S*l*a
</line>
<line>
Editor-Chefe: Dr. Ton*y *erley d* Alenca*
</line>
</par><par>
<line>
*amal M*noel de Abreu, S/n - Mutir*o, Abae**tuba - PA,
</line>
<line>
Rodrigues
</line>
</par><par>
<line>
68440-0*0. Brasil.
</line>
</par><par>
<line>
*ndereço: Rosenildo da Cos*a Pere*r*
</line>
<line>
Artigo re*ebido em 0*/06/2*2*. Últ*ma
</line>
<line>
versão
</line>
</par><par>
<line>
Av. P*dro Rodrigues, 700 - Cen*ro, Abaete*uba - *A,
</line>
<line>
*ecebi*a em 23/06/2021. Aprova*o em 24/06/20*1.
</line>
</par><par>
<line>
6**40-000B*asil.
</line>
</par><par>
<line>
E*dereç*: J*sé Fr*ncisco da Silva Co*ta
</line>
<line>
A*aliado pelo sis*ema Triple Revie*: D**k R*view a)
</line>
</par><par>
<line>
Ram*l Manoel de A*reu, */n - Mutirão, Ab*etetuba - PA,
</line>
<line>
*elo Editor-Chefe; e b) Double Bl*nd *ev*ew
</line>
</par><par>
<line>
68440-000. Brasil.
</line>
<line>
(avaliaçã* cega p*r do*s avaliadores da área).
</line>
</par><par>
</page><line>
Revi*ão: Gramati*al, N*rmativa
</line>
<line>
e *e Formatação
</line>
</par><page>
<par>
<line>
O Uso das Sequênc*as Didáti**s como Proposta Metodológica *a** o E*sino de F**ica
</line>
<line>
*07
</line>
</par><par>
<line>
*E**MO
</line>
</par><par>
<line>
A
</line>
<line>
pesqu*sa pro*ura prop*r
</line>
<line>
uma Sequên*i* Didáti*a (SD) para o ensino de Físic* c*m*
</line>
</par><par>
<line>
proposta me*odológica para * c**s*
</line>
<line>
d* *raduação em E*ucação do Campo, a p*rt*r
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
p*oblemas *ontextua*izados *nvolvendo conteúdos de Dinâmica como **rça e Trabalho c*m
</line>
</par><par>
<line>
base em Cabral (2017), dest*n*da aos
</line>
<line>
di*centes do*
</line>
<line>
c*r*os de Licenciatura em Educaçã*
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
Campo, *a *isciplina de Ciênci*s Natur*i*. Realizou-se uma pesquisa *ibl*ográfica c*m b*se
</line>
<line>
nos estu*os de Arroy*, Caldar* e *ol**a, (20*4); *o**a (2008); C*sta * B**ros (*015);
</line>
<line>
*l*eida, *arch*t e Filho (20*5); **lmensc*lager, *t al (201*); *l*emann (2010); *oreira
</line>
</par><par>
<line>
(2000); Magalhães (20*5), Villani (1989) e outros, que abordam * Educação
</line>
<line>
do Campo,
</line>
</par><par>
<line>
ensino de *iências Naturais e Ensino de Físi*a, resp*ctivamente. Teoricam*nte, os res*lta*os
</line>
</par><par>
<line>
pre*i*inar*s
</line>
<line>
apontam indícios da f**ta d* contextua*ização dos co*teúdos de
</line>
<line>
Física e
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
atividades signi**cativas para tema* vivenciados por dis*entes * a falta de aprofun*amento dos
</line>
<line>
conteúdos de Físic*. Assim s*ndo, *ropõe-se um ensino de Fí*ica lev*ndo em cont* a teoria
</line>
<line>
da* SDs, c*ntex*ualiz*ndo o conteúdo de Força * Trabalho numa pers*ec*iva da educaç*o do
</line>
</par><par>
<line>
campo com proble*as que
</line>
<line>
envol*em fenômenos p*esentes em sit*ações reais do coti**ano
</line>
</par><par>
<line>
desses al*nos.
</line>
</par><par>
<line>
Palavras-*have: Educação do Camp*. E*sino d* F*sica. Sequência Didát*ca.
</line>
<line>
ABSTRA*T
</line>
</par><par>
<line>
The research see*s
</line>
<line>
to *r**ose a Didactic S*quenc* (SD) for the *eachin* of Physics as
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
methodo*og*c*l pr*posal for *he undergraduat* co*rse i* Rural Educa*io* from *ontextu*li*ed
</line>
<line>
problems inv**ving con**nts of Dynamic* a* Force and W*rk b*se* *n Cabral (2017), aim*d
</line>
<line>
*t students of the degree c*urses in Rur*l Education, i* the disc*pline of Na*ur*l Sc*ences. *
</line>
<line>
bibliograph*cal re*earch was carried o*t bas*d o* the *tudies by Ar*oyo, Cal*art a*d *olina,
</line>
</par><par>
<line>
(2004); S*u*a (2*0*); Cost*
</line>
<line>
and Barro* (2015); Alme*da, Larc*et and Fil*o (2015);
</line>
</par><par>
<line>
Halmenschlager, *t al (2017); Kl*emann (20*0); Moreira (2000); Magalhã** (2015), Villan*
</line>
<line>
(1989) and *thers, who address Countryside Educ*tion, Natur*l Scie**es *nd Physics
</line>
<line>
Tea*hing, re***ctive*y. Theore*ically, the prelim*nary *e*ults po*n* to *vid*nce o* t*e lack of
</line>
</par><par>
<line>
contextualization of t*e contents of P**sics and
</line>
<line>
of signi*icant activ*tie* for th**e*
</line>
</par><par>
<line>
experienc*d by stude*ts and the lack o* de*pening of the contents of P*ysi*s. There*ore, to
</line>
<line>
propo*e a teachin* *f Physi*s taking *nto ac*ount the DS theory, contextuali*ing th* *ontent
</line>
<line>
of Fo*ce and *o** *n * p*rspe*t*ve of f*eld educati*n wi*h p**blems that *nvolve phenomena
</line>
<line>
present in re*l s*tu*tions in the daily lives of th*se students.
</line>
<line>
*eywords: Rural Educat*o*. Ph*sic* teaching. F*ll*win* D**ching.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, T*r*sina PI, v. 18, n. 8, art. 6, p. 1*6-128, ago. 2021
</line>
<line>
www4.fs*ne*.c*m.br/rev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. J. Silva, R. C. **re*r*, J. F. S. Costa
</line>
<line>
1*8
</line>
</par><par>
<line>
* INTRODUÇÃO
</line>
</par><par>
<line>
Nos di*s at****, * fundam*ntal que o professor, qu* leciona em escolas do campo,
</line>
<line>
possa vir a **uar em sala ** a*la cons*iente de *ue *s av*n**s tecn*l*gicos e * *ecessidad*
</line>
</par><par>
<line>
do uso de novas metodo*ogias,
</line>
<line>
que t**ba*h*m qu*stões provenient*s
</line>
<line>
de conte*tos r*ais
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
sociai* *os alunos co*o cruciais p*ra efetiva*ão d* um
</line>
<line>
*n*in* de qualidade, pr**c*palmente
</line>
</par><par>
<line>
em es*o**s do cam*o. Ess* ser*a um fat*r que **s*ertaria no* *lunos **ssa especificidade *e
</line>
<line>
ensin* a c*mpreende* o mundo em que vi*em e suas in*meras trans*o*ma*ões, *ejam ela* de
</line>
</par><par>
<line>
cu*ho político, e**n**ico, cul*ural e social, o que *mplic* con*ecimento d*sse al*n* o
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
**spei*o de sua humanidade un*ver*al e de indivíd*o *ole*ivo.
</line>
</par><par>
<line>
A**im, o presen*e arti** tem o **opósito *e *pr*s*ntar uma proposta de *equência
</line>
<line>
Didáti** p*ra a c*nt*xtu*li*ação do ensi*o d* fí*ica, es*eci***amente, v*ltada para *s
</line>
<line>
co*teúdos de Força e Trabalho para cursos de gradu*ção e* educação do campo, a fim de que
</line>
</par><par>
<line>
*sses conteúdos sejam *plicados em situaçõe*
</line>
<line>
prática*, isto é, que a teoria *ej* *ntegra*a
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
alice*çada pe*o viés da *ra*i*i*ade,
</line>
<line>
"a *ealidad* con*r*ta a
</line>
<line>
q*e se deva associa* a disciplina
</line>
</par><par>
<line>
c*jo co**eúdo ** e*sin*" (*REIRE, 1*9*, p. 15).
</line>
<line>
2 RE*ERENCIAL REÓRIC*
</line>
<line>
2.1 * edu*aç*o do c*mp*: breve contexto histórico
</line>
<line>
A educ*ção ** c*mpo, como campo d*s*iplinar d* *studo, remonta os *nos de 1998,
</line>
<line>
c*mo surgimento, p**íodo em *ue *c*ntec*u o prim*ir* d*bate da *rea. A iniciativa d*sse
</line>
<line>
cam** deu-se d* *eman*a dos movim*n*os socia*s do campo, d*signadam*nt* o Movimen*o
</line>
<line>
dos Sem *erra* (M*T), *om apoio *e pesquisa*ores * de Instituições (UnB - Universi*ade de
</line>
<line>
Brasí*ia), (*NIC*F - Fu*do das Naç*es Uni*as pa*a a Infância), (CNBB - Conferência
</line>
</par><par>
<line>
Naci*n*l
</line>
<line>
dos Bispos d* Brasil) e (UNESCO - O*ganiz**ão da* Nações Unidas p*ra
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
*ducaç**, Ciência e Cultura). *udo *e inici** na Organiza*ão da I Conf*rência Nacion*l "*or
</line>
<line>
Uma Educa*ão B*s**a do Camp*", sendo:
</line>
<line>
Como referê*cia os deba*es da * Co*fer*ncia Naciona* "Por **a Ed*cação Básica
</line>
<line>
do *ampo", re*liza*a em Lu*i**ia, Goiás, de 27 a 31 de julho de 1998, evento que
</line>
<line>
*oi uma esp*cie de "ba*ismo *oletivo" d* l*ta d*s movimen*os soci*is * das
</line>
<line>
e**cad*ras e dos edu*ador*s d* *ampo p*l* direito à *du*ação (ARROYO;
</line>
<line>
CALDART; MOLINA, 2004, p. 16).
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Te**s*na, v. 18, n. 8, a*t. *, p. 109-*31, ago. 2021
</line>
<line>
www4.fsa*et.com.br/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
O U*o *as S**u*ncias Didática* *om* Proposta **t*do*ó*ica para * Ens*n* de F*sica
</line>
<line>
*09
</line>
</par><par>
<line>
A prop*sta e d*mandas dos organizad*res do evento, d*ntre out*as, eram abord*r a
</line>
</par><par>
<line>
formaç*o de prof*ssores **pecífica
</line>
<line>
para e*uca*ores do cam*o e, sobretudo, dem*ndar
</line>
</par><par>
<line>
políti*as cur**culares voltadas à especificidade
</line>
<line>
do território. Assi*, * educ*ção *o ca*po
</line>
</par><par>
<line>
visa, entre outras coisas, a*equar *s escolas e os currículos à realidad* loc*l, a* cot*dia*o dos
</line>
</par><par>
<line>
edu*andos, respeitan** os mo*** de vida, *rodução, trab**ho, *ultura, reli*ião,
</line>
<line>
saberes,
</line>
</par><par>
<line>
*ostumes, etc;
</line>
</par><par>
<line>
Por *sso que:
</line>
</par><par>
<line>
Um dos tr*ços fundam*ntai* que vêm desenh*ndo a iden*ida*e deste movi*ento por
</line>
</par><par>
<line>
um* educação do cam*o é a
</line>
<line>
luta *o po*o
</line>
<line>
do campo por políti*as públ*ca* *ue
</line>
</par><par>
<line>
*aranta* o s*u direito à ed*caç*o e a uma educação qu* *eja no e do campo. No: o
</line>
<line>
p*vo *em direito a ser educado *o luga* onde viv*; Do: * povo tem direi*o a *ma
</line>
<line>
(educação) pensada desde o seu l*gar e c*m a s*a *arti**pação, *i*cu*ada à sua
</line>
<line>
cul**ra e às suas necessida*es *umanas e sociais (CALD*R*, 2004, p. 149-150).
</line>
<line>
Esses sã*, *o*t*nto, ponto* *asila*es de uma educa*ão *o campo. P*imeiro rec*nhec*r
</line>
</par><par>
<line>
que os
</line>
<line>
educandos precisam ser educados no contexto on*e m*ram, s*m prec*s*r sair
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
*am*o para estudar na c*dade. Se**ndo, os currículo* e *ropos*as educativa* precisam s*r
</line>
</par><par>
<line>
cons*ruídos p*liticamente,
</line>
<line>
com a *res*n*a d*s movimento* s*ciais do *ampo, sujeitos
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
dire*to, a fim de incorporar a i*en*ida*e d* territóri* nessas pr*post*s curriculares.
</line>
</par><par>
<line>
Neste *ent*do, as disciplinas/c*nt*údos esco*ar*s devem ser
</line>
<line>
discutidos
</line>
<line>
par*indo d*
</line>
</par><par>
<line>
exemplos do território dos educan*os, adequando a *e*ri* na praticidade d* mo*os de vida*
</line>
<line>
de*tro do territó*io, se* *e**er de vista o conhecimento u*iversal que pre*isa ser dialogado
</line>
<line>
com o local, se* so*repor-se *m ao outro.
</line>
</par><par>
<line>
É importante frisar qu* várias *onq*istas f**am a*cançada* n* âmbito
</line>
<line>
*a e*uca*ão,
</line>
</par><par>
<line>
após as a*ticula*õ*s d* 199* dos movimentos s*ciais em parcer*a com pesquisadores
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
inst*t*içõ*s públi*as d* todo *rasil. De*andas de *d*cação básica e superior foram, ao *on*o
</line>
</par><par>
<line>
*os a*os, implantado e* todos os esta*os *r*si*eir*s, co** be* declarad* "O cu*so
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
Pedagogia da T*rra, por exemplo, já exist** em aproxi*adamente 23 es*ado* **asileir*s"
</line>
<line>
(S*UZA, 2008, p. 1091).
</line>
</par><par>
<line>
Incl*sive co*
</line>
<line>
o curso de e*uca*ão s*pe*ior
</line>
<line>
per*anen*emente em univers*dades
</line>
</par><par>
<line>
públicas, como *or exem*lo, o "cu*so regular a ser
</line>
<line>
ofert*do anualmente pelo vestibul*r
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
UFPA" (P*REIRA, 2019, p. 84), pas*ando de exper*ênc*a pi*oto * curso regu**r ofertado
</line>
</par><par>
<line>
anu*lmente por faculdades I*stitutos d* *odo * Brasil. E * e
</line>
<line>
no contex*o d* ensino *uperio*
</line>
</par><par>
<line>
que a proposta metod*lógica de Sequê*cias D*d**ic*s se*ue,
</line>
<line>
pa** atender à demand* dos
</line>
</par><par>
</page><line>
**v. FSA, Teresina PI, v. 18, n. 8, art. 6, p. 106-128, a*o. 2021
</line>
<line>
www4.fsanet.c*m.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. J. Silva, R. C. P*reira, J. F. S. Cos*a
</line>
<line>
*10
</line>
</par><par>
<line>
cursos *e Lic**ciatu*a *m Educ*ção do Campo, notadament* d*s ****os de *iências
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
Naturez*.
</line>
</par><par>
<line>
Sendo a*si* e numa perspectiva *e ade*u*r os conteúdos escolares *o c*tidiano *os
</line>
</par><par>
<line>
**uca*dos, propomos neste arti*o apr*s*ntar o uso de Sequênci* Didát*ca pa*a o ensino
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
*i*ci**ina F*sic*, particularmente no subtema da Dinâmi*a (For*a e Trabalho), a *artir *e
</line>
<line>
contexto de s**ua*ões reais do co*idiano dos educ*ndos do campo.
</line>
<line>
2.2 Análises pr*limi**res sobre o ensino de física e *e *iên*ias no* últimos anos no Brasil
</line>
<line>
N* Brasil, se*undo Costa e Barros (**15, p. 10981), o "*nsino das ciências físicas e
</line>
</par><par>
<line>
naturai*
</line>
<line>
ainda fortemente influen*iado pela é
</line>
<line>
ausência da p*ática experimental, de*endên*ia
</line>
</par><par>
<line>
exclusiva *o *i*** did*tic*, método e*positivo", sem contar o baixo número de aulas,
</line>
<line>
currí*ul* fora do contexto escol*r e*c. Além disso, esses autores el**idam qu* ** * p*rtir d*
</line>
</par><par>
<line>
1*60 o *nsino de físi** no Brasil *omeçou * se mate*ia*izar com maior *igor através
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
"corrida *spaci*l" (2*15, p.10982).
</line>
</par><par>
<line>
Apesar *e haver i*d*cios d* que o ensino de f*sica no Brasil progrediu
</line>
</par><par>
<line>
considerav*lmen*e, for*es fat*res *omo a falta d* formaçã* co*sistente
</line>
<line>
do profiss*onal da
</line>
</par><par>
<line>
educação que atua *ire**mente no ens*no d* físi*a, a *a*x* rem*n*ração do prof*ssor em
</line>
</par><par>
<line>
todos ** nívei* de e**ino e a grand* taxa de ev*são dos estudan*es dess*
</line>
<line>
área d* ensino são
</line>
</par><par>
<line>
alguns dos profu*d** problema* exist*ntes con*empo*a*eamente e que contribuem par* ge***
</line>
<line>
um ensino de baixa qu*lidade e deficitári* (C*STA; BARR*S, 2015).
</line>
<line>
A*ém dis*o, **de-*e notar n*s pesqu*sas desses au*ores *** existe* dois obstáculos
</line>
<line>
em*rgentes, *s quais necessi*am de s*l**ão urgente no que *ange a* e*sino de física, c*mo,
</line>
<line>
por e*emplo, a fa*ta de oferta de um e*sino que corresponda às exp*ctativas do mundo
</line>
<line>
moderno e *ontemporâneo, d*nomina*o por el*s (20*5) de reincidên*ia. Ou*r* problem* é o
</line>
</par><par>
<line>
que
</line>
<line>
eles denominam *e *ncipiê*cia, i*to *, a baixa inclusão
</line>
<line>
*o número de estudan*es
</line>
</par><par>
</page><line>
por*adores d* ne*essidades especiais n* ensino r*gula*.
</line>
<line>
T*do isso é *ausa d* gra*des impactos negativo* s*br* nossa edu*ação *e base, *ma
</line>
<line>
vez que para (COSTA; BARR*S, 2*15) tanto as a*a*içõe* feitas *el* Ene*, Saeb, Prova
</line>
<line>
Brasil e *isa são obstáculo* que refletem e *ontribuem para a *xistência de u*a *ducação de
</line>
<line>
baix* qualidade e* nos*o país, dent*e out**s fatores que contribuem *ara a massi*icaçã*
</line>
<line>
*essa *riste realida*e.
</line>
<line>
Nos estudos d* Almeida, Larchet e Filho (2015), sobr* "O ensino de Ciên*ias para os
</line>
<line>
Alunos do Campo: Implicações para E**tiv**ão do Direito à Educaçã* Es**lar" o* resultados
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina, v. 18, n. 8, art. 6, p. 109-131, ago. 2021 www4.fsanet.*om.*r/*evi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
O Uso das Seq*ê*cias Didá*ica* como Proposta Metodológica para * Ensino de Física
</line>
<line>
111
</line>
</par><par>
<line>
mostrara* um con*u*t* de vulnera*il*dades que, certamen*e,
</line>
<line>
influenci**iam bast*n*e
</line>
<line>
na
</line>
</par><par>
<line>
aprend*zage* *e ciências no que se r*f*re aos alunos do campo e, al*m di*so, esses autores
</line>
<line>
(2015) enfa*izam *ue é nec*ssário *uscar "alternativas de ensino e organização curricular que
</line>
</par><par>
<line>
venham a f*vorecer a aprendiz*gem dos *lu*os do c*m** de *odo *ignificativo
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
contextualizado, *spec*almente no *ue s* re*e*e às ciências naturais", (ALMEI*A;
</line>
<line>
LA*C*ET; *ILHO, **15, *. 1).
</line>
<line>
Segundo Alm*ida, L**chet e F*lho (2015, *. 2), o *nsino *e física, para os docume*t**
</line>
</par><par>
<line>
oficiais,
</line>
<line>
"é um esp*ço p*ivilegiad* em que as diferentes expl*ca*õe* sobre o mundo, os
</line>
</par><par>
<line>
fenôme*os da natu*eza e as tra*sformações produzidas pelo ho*em po*em ser *xpo*tos e
</line>
<line>
compara**s" nos qua*s os *lunos passam e*pressar suas ex*licações de m*do natu*al a fim d*
</line>
<line>
*evantar o*jeções e críticas so*re su*s l*i*uras, * qu* contribui para qu* estes p**sam v*r
</line>
</par><par>
<line>
desen**lver posturas r*fl*xiv*s, c*ític*s, au*ôno*as de modo *nve*tigativo. Dess* for*a,
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
ensino de ci*nc*as estaria long* de ser mat*rializado, de*i*o este ser trat*do como uma
</line>
</par><par>
<line>
simples *ransm*ssão de conteúd*s e conceitos cientí**cos tot*lmen** desvincul*dos
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
rea*idade *a escola e d*s al*nos *m geral.
</line>
</par><par>
<line>
Percebemos, p*r*ant*, nas **squi*as *os a*tores em qu*stã*, que al** dos ob*táculos
</line>
<line>
men*ionad*s por *l**, existem ainda sé***s pre*cupações ** que tange "a* desenvolvimento
</line>
<line>
d* apren*iz*g*m e aos c*n**cimentos *istemati*ados" dos al*nos pesquisados, como por
</line>
</par><par>
<line>
exe*plo, a f*lta de mot**ação, o *es*nteresse, o
</line>
<line>
descomp*omis*o e a i*responsabil*da*e,
</line>
</par><par>
<line>
(ALMEIDA; LARCHET; *ILHO, 2015, p. 6), além d**so, eles apontam com* dificul*ades d*
</line>
</par><par>
<line>
aprendiz*gem desses alun*s a
</line>
<line>
alfabetizaç**, a leitura, a
</line>
<line>
esc*ita e * f**ta d* h*b**ida*e
</line>
<line>
em
</line>
</par><par>
<line>
***erpretar textos, *em falar da oralidade.
</line>
<line>
Ac**ditamos que par* amenizar ess*s problem*s exist*ntes no ensi*o de ciências seria
</line>
<line>
neces*ário que o doc**te procurasse buscar r*fletir sobre sua própria *rát**a pedag*gica para
</line>
</par><par>
<line>
que, desse m*do, estes pudessem reali*ar atividades e* sal*
</line>
<line>
de aula *ue
</line>
<line>
privilegiem *a** o
</line>
</par><par>
<line>
contexto d*s alunos, em especial, d*s estudantes do campo, foco deste
</line>
<line>
estudo. E,
</line>
</par><par>
<line>
concomi*a*te a
</line>
<line>
isso, uma ate*ção especial **r* de*ates **lativos a implementa*õe*
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
políticas educacionai* volt*das para a po*ulação *o *ampo.
</line>
<line>
Nessa ótica, Enisweler, Kl*em*nn e Strieder (*01*, p. *63) afirma* que quando se
</line>
</par><par>
<line>
**ata do **s*no de ciência*, de maneira especifica, na *o*ali*ade Ed**ação
</line>
<line>
no Campo,
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
preciso uma maio*
</line>
<line>
ate*ção
</line>
<line>
po* part* da com**i*ade acadêmica e maior incentivo em
</line>
</par><par>
</page><line>
pes*u*sas na áre* e que "O *n*ino de Ci*n*ias na Edu*ação do Camp* é uma temá*ica
</line>
<line>
recen*e e, pouco se sabe sobre * que ** **m produz*do sobre o ass*nto *as *ltimas décadas" e
</line>
<line>
nos c*amam a **enção para a necessidade de f*turos professores da edu**ção do c*mpo que
</line>
<line>
**v. *S*, Teresina PI, v. *8, n. 8, art. 6, *. 106-12*, a*o. 2*2* www4.fsa**t.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. J. S*lva, R. C. Pe*eira, J. F. S. Costa
</line>
<line>
112
</line>
</par><par>
<line>
se interes*em m*is em a*r*nd*r a ensinar ciênc*a *oltada par* a vida e para n**ureza, a
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
partir d* **ntexto socia* l**al e **m si*nificado para es*es *studantes e* suas comunida*es
</line>
<line>
onde atuam e vivem.
</line>
<line>
Isto é, * *nsino c*n*ext*al*zado deve ser a raiz da prátic* de educar, ou seja, "a cultura
</line>
<line>
e a pró*r*a relação *ue estes su*eitos estabel*cem com a ter** requerem que es*es significados
</line>
<line>
* si*nifi*antes sejam incorporados no p*a*ejamento de aulas", (ENISWELER; KLIEMANN;
</line>
<line>
*TRIED*R, 2015, p. 765). Alé* d**so, esses autor*s a*ertam **r* a importâ*cia que s* deve
</line>
<line>
dar pa*a a cons**uçã* d* uma identida*e do*en*e voltada para a edu**ção básica nas esc*las
</line>
<line>
do campo tend* este como "esp*ço de vi*a" e *eus respect*vos e*tudantes como su*ei*os desse
</line>
<line>
lócus que é o próprio *ampo.
</line>
<line>
As*im, é fundamental a consolidação de uma educaç*o d* ca*po autônoma e que
</line>
</par><par>
<line>
esteja baseada nas premis*as da Educa*ão do Ca**o, pois,
</line>
<line>
de acordo com Eniswe*er,
</line>
</par><par>
<line>
*liemann e Stri*d*r (201*), a f*lta de pol*ticas p*blicas que va*o*izem a car**ira
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
profissio*al da educa*ã* do Cam*o ve* se tornando um gr*nde proble*a para que te*ham*s
</line>
</par><par>
<line>
um ensino eficaz, crítico e de qualidade
</line>
<line>
*ara *s estudantes do
</line>
<line>
campo, o
</line>
<line>
que implica
</line>
</par><par>
<line>
diretame*te
</line>
<line>
na form*ç*o deste p*o*essor, o q*e causa, de cer*a forma, sua **svalori*a*ão
</line>
</par><par>
<line>
en*uanto profis*ional da educ*ção.
</line>
<line>
Aind*, segundo Enisweler, Klieman* e Strieder (2015, p.7*), "a fo*ma*ão continuada
</line>
</par><par>
<line>
como u*a
</line>
<line>
conce*çã* qu* es*á em descompasso com a formaç*o *sp*rada pel*s educadores
</line>
</par><par>
<line>
do campo e * nec*ssi*a*e de política*
</line>
<line>
pú*licas" di*eciona**s para fo*m*ção de profe*sores
</line>
</par><par>
<line>
que
</line>
<line>
atuam em esc**as do campo, a *im de que ocorr* a sine*gia *ntre teoria e
</line>
<line>
prática, pois
</line>
</par><par>
<line>
*a*a esse* aut*res a material*zaç*o da Educação *o Camp* *em a*o***cend* len*a*ente * a
</line>
</par><par>
<line>
questão que envo*ve o En*ino de Ciências e Educação no Campo
</line>
<line>
ainda é
</line>
<line>
"in*ipie*te"
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
precisa ser dif*ndida p*las pes*uis*s d* pós-graduação com ma*or vee*ência e interesse,
</line>
</par><par>
<line>
tornando-a
</line>
<line>
como práti*a de pesquisa, levando em consid*raçã* *s diversos saberes
</line>
<line>
de seus
</line>
</par><par>
<line>
suje*tos, os estudantes dessa modalidade de ensino, e não l*mitando-os nes*e espa*o.
</line>
<line>
Co*comi**nt* ao e**osto, os e*tudos de H*lmenschlager et al (2017, p. 10), ao
</line>
<line>
destacarem que durante as a*álises refer**tes a* aspecto, a rela*ão com a escola, foi possível
</line>
</par><par>
<line>
const*tar
</line>
<line>
qu* * maioria do* estu*os ana**sado* mostraram uma rela*ão com a escol* básica,
</line>
</par><par>
<line>
sendo esta, na maioria d** *ezes, consid**ada como local de coleta
</line>
<line>
de *a*os e mu*tos
</line>
</par><par>
<line>
trab*lh*s concebem que a
</line>
<line>
produçã* de conhecimento influencia na "tr*nsformaç*o dos
</line>
</par><par>
<line>
**paços e sujeito* envolvidos no processo de pesqu*sa".
</line>
<line>
Klieman* (2010), a esse respeit*, esclarece que o *ns**o de Ciências n* Educação do
</line>
</par><par>
<line>
Campo dev*
</line>
<line>
ser co*text*aliza*o, levando
</line>
<line>
em consideraç*o *s elementos culturai* e
</line>
<line>
os
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina, v. 18, n. 8, art. *, p. 1*9-131, ago. 202*
</line>
<line>
www4.fs*net.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
O U*o d** Sequênci*s D*dáticas co*o Prop*sta Metodológica para o En*i*o d* Físic*
</line>
<line>
11*
</line>
</par><par>
<line>
contextos d* vida dos estudant** e
</line>
<line>
qu* "o* professor*s de*onstram pou*o conhecimento
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
leg*sla*ão dos docume*tos no*m*tizadores da Educaçã* do C*mpo" (KLIEMANN, 2017, e
</line>
<line>
p.137). Além d*sso, a *ef*rida aut*ra aponta ai*da que um dos pr*bl*mas *nerentes a* en*i*o
</line>
</par><par>
<line>
de C*ências
</line>
<line>
na Educação do Campo é *us*ame*te a "r*t*tivida*e dos profes*ores, que
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
*pontada *o*o
</line>
<line>
um dos fat**es
</line>
<line>
que mais dif*culta o conhecimen*o da realid*de d**
</line>
</par><par>
<line>
estudantes" (KLIEMANN, 201*, p. 8).
</line>
<line>
Halme**chlager e* a* (20*7, p. 11) re*s*lta* que os pressupo*tos teórico-
</line>
</par><par>
<line>
metodológicos são aborda*os p*r
</line>
<line>
um número reduzido
</line>
<line>
de ***udo* que s* preocupam em
</line>
</par><par>
<line>
di*c*ti* de forma clara "a abordagem de temas como persp*c*iva teórico-metodológica p*ra a
</line>
<line>
Educaçã* do Ca*po". A*ém disso, esses autores de*tacam *ue a r*lação co* a conc*ituação
</line>
</par><par>
<line>
ci*ntí**ca no *ocante * o*ga*i*ação d* curr*culo *
</line>
<line>
das práticas de ensino * *artir *o *so de
</line>
</par><par>
<line>
Temas Ge*adores u* aspecto a se* considera*o no que se refere à inserçã* de é
</line>
<line>
nov*s
</line>
</par><par>
<line>
el*mentos
</line>
<line>
a*s prog*am*s escolar*s para se melhor*r o ensino de ciências *a Edu*ação
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
*ampo. Nesse sent*do, faremos a seguir algum*s infer**cias * res*eito do Ensino de **sica.
</line>
<line>
Vejamos:
</line>
<line>
2.3 Considerações * respe*t* do ensino de física no Br**il
</line>
<line>
Sobre o Ens*no de Física no Brasil, Moreira (2000) esclare*e que este s**giu a partir
</line>
</par><par>
<line>
da *mp**mentação das Dir*trizes Curric*l*re* pa** os *urso*
</line>
<line>
de G*adu*ção (199*) e
</line>
<line>
dos
</line>
</par><par>
<line>
**râmetros *u*ri*ulares Nacion*is
</line>
<line>
*ara * Ensino Médio (*999). Além disso, esse autor
</line>
</par><par>
<line>
*nfatiza que * Ensin* de Física te* d*tada su* origem nos anos de *9*6 nos Estados Unidos
</line>
<line>
*t*avés do *urso de Fí*ica do PSS* (Phys**al S*ie*ce S*u** Committee) por mei* de projetos
</line>
<line>
curri*ulares inici*dos no M.*.T. Além diss*, *oreira (2000, p. 94) ressalta q*e "A pr*meir*
</line>
<line>
ediçã* do PS*C physics foi publi*a*a em 1960, pela *.*. Heath & Co., e s*a t*adução para o
</line>
<line>
*ort*g*ês, e* *963, pe*a editora da Universidade de Bra*ília". Para ele, * ensin* d* f*sica no
</line>
<line>
Brasil "e* nos**s e*colas secundárias está, atualme*te, outra vez refe*enciado por liv**s.
</line>
<line>
Poré*, de má qualid*de - *om muitas core*, figu*as e fór*ulas - e distorcid* pe*os programas
</line>
<line>
d* vest**ula*" (p. 95).
</line>
<line>
A ess* respeito, *rumm**aue*, Costa e Silveir* (2010, p. 69) escla**cem que mui*os
</line>
</par><par>
<line>
professores não
</line>
<line>
faziam dif*rença *nt*e o "tr*tamento em *ala *e aula prati*ados com
</line>
</par><par>
</page><line>
est*dantes em idade re*ular de e*colar*za**o e os alunos do EJ*". Ao **atar*m do Ensino de
</line>
<line>
F**ica, especifi*amente, os autores rat*ficam *ue "o ensi*o de Física d*ve ser des*nvolvido
</line>
<line>
*dequando-o à *eali*ad* da es*ola" (p. 70).
</line>
<line>
*ev. F**, Ter*s*na *I, v. 18, n. 8, ar*. 6, p. 1*6-128, ago. 2021 *ww4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
M. J. Silva, R. C. Pere*ra, J. F. *. Costa
</line>
<line>
114
</line>
</par><par>
<line>
Ou seja, o Ensino de Fí*ica ***essita de nov*s e diferentes estratégias das praticadas
</line>
<line>
no ensino dito re*ular pelo fa*o de o* estu*a*te*, de modo especi*l os alunos *a EJA,
</line>
<line>
d**ponib*lizar*m de u* tempo reduzido, além de pre*isar*m que alg**s conhecimentos
</line>
<line>
basi*ares *o ensino fu*da*ental sejam revistos * que, além do ma*s, os *luno* dessa etapa de
</line>
<line>
ens*n* na maioria das vezes n*o mos*rarem prete*são de fazer e**udos posteriores com intu**o
</line>
</par><par>
<line>
de *ursar uma
</line>
<line>
u*ive*sidade d*vido ao fat* de estes pensa*e* que tal *pr*ndizado já
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
su*ici*nt* e *ar* toda a vida.
</line>
</par><par>
<line>
*estacamo* aq*i al*uns ob*tá*u*os de ordem cognitiva apresentados
</line>
<line>
p*r
</line>
<line>
e**es
</line>
</par><par>
<line>
e*t*dantes, de acordo *om Krumme*auer, Co*ta e Silveira (2010),
</line>
<line>
como, por exemplo,
</line>
<line>
os
</line>
</par><par>
<line>
longos *eríodos que esses a*unos permanecem l*nge dos ban*o* da e*c*la, sem contar
</line>
<line>
da*
</line>
</par><par>
<line>
*ifi*ul*ade* em compreend*r os *onteúd** de Físi** d* Ensino Médio e da falta
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
articulação desses conteú**s ensinado* com o *ontext* de vida desses *lunos. Tai* fa*ore* *ão
</line>
<line>
causa *e repetê**ia e grande evasão escolar ne*sa modalidade de e*sino, o que vem sendo
</line>
<line>
a*ual*e*te um dos *randes desafios nos dias atua**. A*ém do m*is, os **tores em q*estã*, ao
</line>
<line>
elucidarem a***ma* altern*ti*as par* a melhoria des*e ens**o, afirma* que:
</line>
<line>
acreditam*s qu* *rop*s*as c*ntextualizadas podem ser efetiv*das *om *m t*ma
</line>
</par><par>
<line>
gera**r **p*cífico para cada
</line>
<line>
*ealidade local, f*v***c*n*o, assim, * intere*se e
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
motivação par* o estudo e fac*li*ando a ocorrência da aprendizag*m significativa
</line>
<line>
(KRU*MENAUER; COSTA; S*L*EI*A, 2010, p. 80).
</line>
<line>
Em c*mplemento a isso, M*galhães (201*) advog* a respeit* *as pesquisas e* E*sino
</line>
<line>
*e Fí*ica no Bras** q*e:
</line>
</par><par>
<line>
A maioria
</line>
<line>
d*s estudos q*e se*u*m e*sa linha c**traliz*
</line>
<line>
suas dis*us*ões nas
</line>
</par><par>
<line>
carac*erístic*s e t*ndê*cias do e*sino de Física, a exemplo d* alguns
</line>
<line>
ref*renciais
</line>
</par><par>
<line>
teó*ic*s que ba*izam a pesquis* desta *rea. Ne*se *en*ido, Pi*rson (199*), *o
</line>
<line>
analis*r os SNEFs de *993 a 1997, identifica um *on*unto de t*abalh*s que t*m
</line>
<line>
co*o aporte a* ide*as de Paulo *rei*e; Sil*a & *ego (*0**), a p*rtir *e **rió*icos e
</line>
<line>
eve**os *acionais envolvend* a *ducação * *istân*ia na f**mação de professore* de
</line>
</par><par>
<line>
Física, n* período de *000 a 2006, const*tam **e Freire está entre os
</line>
<line>
referenciais
</line>
</par><par>
<line>
*eó**cos mais utiliz*dos ne*ta área (M*GALHÃES, 201*, p. 30).
</line>
</par><par>
<line>
Conforme se pode nota*, *a*alhães (20*5) enfatiza qu* os aspectos qu* envol*em o
</line>
</par><par>
<line>
dialogismo e a pr*blemat*z*ção
</line>
<line>
*e situações que fazem pa*te d*
</line>
<line>
coti*iano do a*uno
</line>
<line>
n*
</line>
</par><par>
<line>
per*pect*va curricular po* meio
</line>
<line>
de
</line>
<line>
temas g*rado*es nas dimens*e* epi*temológicas
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
</page><line>
pe*agógicas da pro*lemat**a**o adotada pelo doce*te ao ensino de Ciê*cias *m sal* de aula é
</line>
<line>
que um dos prob*emas *ais comuns no ensino de *ísica na Educaçã* d* campo, segu*do
</line>
<line>
R*v. FSA, T*res*na, v. 18, n. 8, *rt. 6, p. 109-1*1, ago. 2021 www4.fsa*et.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
O Uso da* Sequ*ncias Didáticas *omo Proposta Metodo*ógica para o *n*ino de F*sica
</line>
<line>
*15
</line>
</par><par>
<line>
Magal*ães (20*5), é
</line>
<line>
a
</line>
<line>
desartic*lação e*tre o con*exto
</line>
<line>
de vida do alu*o e as
</line>
<line>
*eculi*ridades
</line>
</par><par>
<line>
proveni*ntes a modalid**e EJA onde, novamen*e, os professores não co*segu*m di*erenciar a
</line>
</par><par>
<line>
metodologia
</line>
<line>
usada no Ensino Médio regular e as usadas n*s turma* da EJA e q*e *ma
</line>
</par><par>
<line>
alternativa para san*r e*se obst*culo se*ia o us* d* situaç**s problemas e*basadas e* t*mas
</line>
<line>
da vi*a do aluno.
</line>
<line>
Em li*has gerais, segundo Vil**ni (*98*, p. 131), ao tratar **bre ideias esp*ntânea* e
</line>
<line>
en*ino de f*sica, enfatiza que durant* o co*tato *o* estu*a*te* com o ensino esc*lar estes "já
</line>
<line>
constroem um **nh*cimento e*pontâ*eo e * utilizam natu*almen*e", ou sej*, ao e*empl*ficar
</line>
</par><par>
<line>
um con*eú*o em físic*, co*o, por exe*plo, forç* e velo*ida*e de um objet*, ess*
</line>
<line>
auto*
</line>
</par><par>
<line>
a*severa que um estudante acredi*a que um corpo anda qua*do p*ssui força e pa*a quando a
</line>
<line>
perde totalment*. Po* outro lado, quando o al*no presencia, por ex*mplo, "experimento* n*s
</line>
</par><par>
<line>
quais dimin*in*o o atrito um c*rp* continua a an*a* po* mai* t**po,
</line>
<line>
*lguns a*unos *odem
</line>
</par><par>
<line>
até chegar a extrapolar q*e s*m atrito
</line>
<line>
t*lv*z o objeto não pare
</line>
<line>
n***a" (**LLAN*, 1*89,
</line>
<line>
p.
</line>
</par><par>
<line>
133), *st*s tend*m a re*olver um
</line>
<line>
prob**ma *e a**rd* com
</line>
<line>
sua conce*ção, e*pe*iênci*
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
interação com o mun*o ao seu re*or.
</line>
<line>
Além disso, V*llani (1989), ao trat*r do ensi*o de *ísi*a, advoga que "quando o objeto
</line>
</par><par>
<line>
de avaliaç*o é somente um resultado final ou *ma fó*m*la e não a
</line>
<line>
art*culaçã* compl*ta
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
*aciocínio, * *uito difícil control*r quanto o pens*mento é c*erente com o saber c*entífico
</line>
<line>
proposto" (VILLANI, 1*89, p. 137).
</line>
<line>
E, *o* f*m, o conheci*ent* prov*niente da pr*tica que c*n*uzirá o aluno a "mud*r
</line>
</par><par>
<line>
seus conhec*mento* e construir nov*s modo* pe*s*ai* de
</line>
<line>
a**l**e dos fenômenos *aturais,
</line>
</par><par>
<line>
ningué* pode fa*er isso n* l**ar dele", (VILLANI, 1989, p. 143), * que seria fundamental
</line>
<line>
p*ra um e*si*o de física eficaz limitando, dessa forma, o conhecimento e*p*ntâneo se* que *
</line>
<line>
alu*o o des*o*si*ere. Poi* é só através da experiên*ia e *a ref**xão contín*a que * "pro*ess*r
</line>
<line>
poderá intui*" e "administrar os eq*i*íbrios mais fecundos e sati*fatórios" (VI*LANI, 198*, p.
</line>
<line>
**6).
</line>
<line>
3 PRO*LEMA*IZAÇÃO E QUESTÃO NO*TEAD**A
</line>
</par><par>
<line>
Confor** *bservado na* pré*ias análise* feitas anteriorme*te, podemos
</line>
<line>
notar que
</line>
</par><par>
<line>
tant* os autores que trat*m *obre o Ensino de Ciências *a Educação do Ca*po, qu*nto *s
</line>
</par><par>
<line>
pesqu*sadores que tra*am sobre o Ensino de Física
</line>
<line>
** E*s*n* Médio nos ch*mam a
</line>
<line>
***nção
</line>
</par><par>
<line>
*ara algu*s obstá*ulos e*erge*tes c*m*, por *xem*lo, a
</line>
<line>
falta
</line>
<line>
de
</line>
<line>
contextualização dos
</line>
</par><par>
</page><line>
**suntos trabalhados ness** ensinos em sala de aula, por exemplo, a ausência de atividade* a
</line>
<line>
*ev. F*A, Teresina PI, v. 18, n. 8, art. 6, p. 106-1*8, ago. 2021 ww*4.fsa*et.com.*r/r**ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
M. J. *ilva, R. C. P*rei*a, J. F. *. Costa
</line>
<line>
116
</line>
</par><par>
<line>
p*rt*r do contexto c**tural vivencia*o por estudantes da educação do c*mpo tanto *o ambiente
</line>
</par><par>
<line>
escolar, qua*to no *o***l, político econômi*o; a falta *e ativid*des signi*ic*tivas qu* e
</line>
<line>
est*jam adequadas à* realidades vivenciada* por es*es estu*an*es *essa m*dali*ade de *nsino;
</line>
</par><par>
<line>
a falta de p*ofundidad* d* conteúdo nos
</line>
<line>
livro* *idáticos; a
</line>
<line>
precarização
</line>
<line>
na formação **
</line>
</par><par>
<line>
pro*essores e v*lo**zação docent*, dentre **tros.
</line>
</par><par>
<line>
Tais questionamento* n** levam a pr*por uma Se*uência Did*t*ca
</line>
<line>
bem estruturada
</line>
</par><par>
<line>
para tornar o Ensin* de Física (Dinâmica) - Força * Trab*lho, mais
</line>
<line>
***caz p*ra alunos
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
graduação em Edu*ação d* Campo, a fim de fazer com que se
</line>
<line>
habili*em a integrar
</line>
<line>
os
</line>
</par><par>
<line>
conhe*imentos **óricos aos práticos *esde sua fo*ma*ão acadêmica - e, consequentemente,
</line>
</par><par>
<line>
prom*v**
</line>
<line>
esta int*ração e*t** teo*ia dos cont*údos *a Física ao cotidiano de seus *iscente*
</line>
</par><par>
<line>
qu**do *stive*em exercendo a docência no En*ino Médio/E**, di*inuindo *ssim essa larg*
</line>
<line>
distâ*ci* e/ou defic*ê*cia entre *e*r*a e prática *a Física nessa fase do e**ino *a Educação
</line>
<line>
Básica. .
</line>
<line>
3.1 Pro*os*a de sequên**a *idá**c*
</line>
<line>
Dess* mod*, press*p*mos que uma alternativ* satisfató*ia p*r* se respon*er a t*l
</line>
<line>
questiona*ento seri* o professor *ue *tua na Educação do Campo ade*ir e expe**mentar de
</line>
</par><par>
<line>
form* r*sponsável e
</line>
<line>
compromet*da com o
</line>
<line>
E**ino
</line>
<line>
de Ciências *a área
</line>
<line>
de física,
</line>
</par><par>
<line>
especificamente,
</line>
<line>
a* uso de out*as met**ologias *e Ensin*, como * u**
</line>
<line>
de Sequências
</line>
</par><par>
<line>
Di*átic*s po*s is*o, de acordo c*m *a*ral (2017, p. 31), propor*iona "a* *r*fessor organizar
</line>
<line>
as atividades de ensino em função *os núcleos *emá*icos - dimensão c*n*eit**l d*s *bjeto* de
</line>
<line>
estudo - e dos procedimen*os estruturais - dimensão técni*a e est*tica", no qu* c**c*rn* a*
</line>
</par><par>
<line>
s*u planejamento, aplicaç** ava*iação. * SD, na vis*o de Cabral (*017, e
</line>
<line>
p. 3*-34), est*
</line>
</par><par>
<line>
estruturada e* quatro fases distintas q*e são:
</line>
</par><par>
<line>
Na p*imeir*
</line>
<line>
fase, os alunos rec*bem do profes*or
</line>
<line>
uma *e*criçã*
</line>
</par><par>
<line>
min***osa
</line>
<line>
da relevân*ia do projet* de ensino e* questão bem como
</line>
</par><par>
<line>
dos *bjetivo*, estrutu*a e condições cole*ivas de produção dos sab*res
</line>
<line>
*nvolvidos.
</line>
</par><par>
<line>
Já * segu*da fase, qu*l s*ja, * pr*dução inicial , guarda
</line>
<line>
as
</line>
</par><par>
<line>
int*rvençõ*s que visam *iagnost*car as capac*dades já adq*iridas
</line>
</par><par>
<line>
pelos
</line>
<line>
alunos
</line>
<line>
em *elação ao gêner* obje*o de
</line>
<line>
ensino *, além disso,
</line>
</par><par>
<line>
pr*cura a*equa* às ações
</line>
<line>
de **sino p*steriores *artir da* qu**s se a
</line>
</par><par>
<line>
pr*tende at*ngir os ob*etivos de apren**zagem. Após essa fase
</line>
<line>
**agnóstica dos sujeitos, vem a ter*eira *ase - des*nvolvim*nto dos
</line>
<line>
*ód**os - na q*al serão mini*t*ad*s a* *ficinas que se consti*ue* em
</line>
</par><par>
<line>
diver*as ativi*ades, rela*ivas ao
</line>
<line>
de*envolvimento das capacidades
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, T*resina, v. **, n. 8, art. 6, p. 109-131, ag*. 20*1
</line>
<line>
www4.fsan*t.com.br/r*vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
O *so da* Sequências Did*tic** como *rop*st* Meto**lógica para o Ensino d* *ísica
</line>
<line>
117
</line>
</par><par>
<line>
linguagem, en*olvendo a* três **átic*s lingu**tic*s: leitura, produção e
</line>
<line>
análi** da língua.
</line>
<line>
Após os *ódu*os, s*gue-*e a quarta fase - a produção final - na qu*l
</line>
<line>
o aluno co**ca em prátic* os con**ci*en*** adquirido* e, ju*tamente
</line>
<line>
com o profe*s*r, avaliam os progres**s al*ança**s.
</line>
<line>
Assi*, podemo* n*tar que as SDs são bem estrut**ada* e com fases claras totalmente
</line>
</par><par>
<line>
arti**la*as *ntre s*. Além *i*so, **sas fases, *e a*ord* com Ca*ra* (2017), depe*d*m
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
al*umas *ntervenções e**ruturant*s, como por e*emplo, A Int*rvenção Inic*al [ .
</line>
</par><par>
<line>
Vale *essaltar que e*sa *orm* de intervir no process* de ensino em **sica, a nosso ve*,
</line>
</par><par>
<line>
* *e grande importânc*a e signi*icado para a
</line>
<line>
co**retude e s*c*s*o *o ensin* d* física, *e*te
</line>
</par><par>
<line>
cas*, o ens*no dos conceitos e *pli**ção de *orça e trabal*o que, na visão de Orear (1978, p.
</line>
<line>
56), * força "sobre uma massa M é * ta*a de variação do mome*to desta **ssa e* *elação ao
</line>
</par><par>
<line>
tem*o", ou,
</line>
<line>
, onde
</line>
<line>
r*pre*enta a v*riação do mom*nto *a mas** M *um peque*o
</line>
</par><par>
<line>
in*erva*o de tempo deno*inado de
</line>
<line>
. Por outro lado, se as v*loc*dade* comuns, *esse caso,
</line>
</par><par>
<line>
se for*m menores *ue a ve*ocidade da *uz, a massa M
</line>
<line>
**ss* a *er
</line>
<line>
co*siderada *o*o um*
</line>
</par><par>
<line>
cons*ante, ou s*j*,
</line>
<line>
, poi s ,
</line>
<line>
, s*gun*o Orear (1978), represent* a
</line>
</par><par>
<line>
defini*ão de aceleração.
</line>
</par><par>
<line>
Já *ara Costa * G*erra (2009, p. 208), "Se **a fo*ça c*nstante f (e* New*on, N) fo*
</line>
<line>
aplicada na dire*ão do movimento do objeto, e se es*e objeto move-se a u*a distância d (em
</line>
</par><par>
<line>
metros) então define-se o trabalho * (em Jo*le, J)", rea*izado por ess* fo*ça
</line>
<line>
atuando sobre
</line>
</par><par>
<line>
um *eterm*nado objeto como,
</line>
</par><par>
<line>
É impo**ante *risar que esta p*squisa não se d*b*uça sob*e outros aspectos *e cá*culos
</line>
<line>
mais avança*os dos c*nteúdos anteriormente mencionad*. Assim, tal est*** está alic*rça*o,
</line>
</par><par>
<line>
metodolog*camente,
</line>
<line>
nos conceit*s * *plicaç*es sob** força e t*abalho
</line>
<line>
e t*m com*
</line>
</par><par>
<line>
*eto*ologia de
</line>
<line>
*ns**o
</line>
<line>
uma proposta das SDs *ara t*is
</line>
<line>
assuntos. Nessa ver*ente, nos
</line>
</par><par>
<line>
*ropomo* a el*borar um modelo de SD **ra * ensino dos conceitos de Força e Trabalho para
</line>
<line>
estudantes da Educ*ção no Campo, a p*rtir de uma "Intervençã* Inicial" na *odalidade de
</line>
</par><par>
<line>
"ex*lor*çã* Potencial", t*atados
</line>
<line>
nos estudos de Cabral (2017, p. 80). A seguir,
</line>
</par><par>
<line>
a*resentaremos duas situações prát**as de aplicaçã* *as S**, co*forme o *odelo apresenta*o
</line>
</par><par>
<line>
p*r Cab**l
</line>
<line>
(2*17, p. 51). Veja*os a segu** duas
</line>
<line>
*rop*s*a* de a*iv*dades
</line>
<line>
*m
</line>
<line>
f*r*a
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
at*vidades práticas das SDs.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, T*resina PI, v. 1*, n. 8, art. 6, *. 106-128, ago. 2*21
</line>
<line>
www4.fs*net.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
M. J. Silva, R. C. *er*ira, J. F. S. Costa
</line>
<line>
1*8
</line>
</par><par>
<line>
A f*rça *e*co**rta pelo *ís*co Isaac N*wton te* como cau*as deformaçã* e a
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
alte*ação de v*l*cidade. Neste *entido, deve-se
</line>
<line>
e*tende* * força leva*o em con*a a natureza
</line>
</par><par>
<line>
vetorial.
</line>
</par><par>
<line>
Algu*s
</line>
<line>
*x*mplos
</line>
<line>
i*portante*
</line>
<line>
podem
</line>
<line>
ser
</line>
<line>
compreen**do*
</line>
<line>
consi*er*n*o
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
conhecimento *e f*rças. O **ofes*or *ue mini*tra aula par* alu**s do campo pode uti*izar os
</line>
<line>
conce*tos c*mo f**ça de atrito, *orça nor*a*, et*, para ens*na* a *artir d* Sequênc*a Didát*ca
</line>
<line>
(S*), a inter*retação de alguns problemas que e*vol*em o cotidi*no e q*e e*i*e o conc*i*o
</line>
<line>
d* forç*s.
</line>
<line>
Situ*ção 1:
</line>
<line>
Considere um apanhador de açaí subindo e descendo de um* p*lmeir*. Neste ti*o de
</line>
<line>
ativida*e, sem o cu*dado devido, verifica-se apare**mento d* lesão n*s palmas do* **s * no
</line>
<line>
corp* do apanhado*.
</line>
<line>
Figur* 1: Apanhador de *çaí
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: *ereira (2015).
</line>
</par><par>
<line>
Sequênci* proposta
</line>
</par><par>
<line>
*í*ulo: Força exercida por um *panhador d* açaí *o subir em uma palmeira
</line>
<line>
Ob*etiv* 1: De*co*rir, intuitivamente, a lei funcional que as*ocia a ac**er*ção
</line>
<line>
aplicada por *m apan*ador de aça* ao sub*r *m uma palmeira e sua *assa.
</line>
<line>
*bjetivo *: Expl*rar *ssa lei funcio**l a p*rt*r do* conce*tos d* fo*ça n* cont*xto
</line>
<line>
considerado.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. F**, Teresina, v. 18, n. 8, art. 6, p. *09-131, *go. 20*1
</line>
<line>
www4.fsan**.com.br/re*ist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
O **o das *equência* D*d**icas c*mo Pr**ost* Met*dológica para o E*sino de Fí*ica
</line>
<line>
119
</line>
</par><par>
<line>
*a*erial U*ili*ado: Cane*a *u lápis,
</line>
<line>
fich* *nstrucio*a* co* seq*ência didática maquete
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
te*t*.
</line>
</par><par>
<line>
Pr*ce*iment*s:
</line>
</par><par>
<line>
[
</line>
<line>
É possí*el e*tabelecer uma re*ação fun*ional qu* associe a ace*eraç*o d* corpo de
</line>
</par><par>
<line>
um apanh*dor de
</line>
<line>
açaí com sua **ssa, *evando em consideração a al*ur* *a pal*eira sua e
</line>
</par><par>
<line>
superfície con*orm* *s regras estabele*idas pelo profes*or?
</line>
<line>
[ : Utilize os s*guintes da*os:
</line>
</par><par>
<line>
Sup*nha do** apanhado*es
</line>
<line>
de açaí, o prim*iro *esando 51 *g; o s**und* *esando 60 kg.
</line>
</par><par>
<line>
Verif*que qua*
</line>
<line>
a fo*ça aplic*da na s*p*rfície ** **lmeira, pelos d*is
</line>
<line>
apanh*dore*,
</line>
</par><par>
<line>
r*specti**mente, *e a acele*ação for constante de 3m/s². Discuta a exper*mentaç*o co* se**
</line>
</par><par>
<line>
c*legas depois de che*a* a um consenso, compartilhe com seu professor a conclusão e,
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
grupo.
</line>
</par><par>
<line>
[
</line>
<line>
: Util*ze ag*r* t*ês apan**d*res de aç*í c*m p*s*s, *espectiva*ente, 51 kg; 60 kg e 72 kg
</line>
</par><par>
<line>
e verifique a força exercida *or cada *m *eles, se suas respectiva* acelerações *ore* *,5 */s²;
</line>
</par><par>
<line>
4,1 m/s² 5 m/*². Di*cuta a experi**ntaç*o *om seus colegas e, **p*i* de e
</line>
<line>
c*egar um a
</line>
</par><par>
<line>
consenso, *ompar*ilhe com seu p*ofe*sor a con*lusão d* grupo.
</line>
</par><par>
<line>
[ : É pos*ível qu* o apanha*or de açaí permaneça
</line>
<line>
em repous* se
</line>
<line>
es*e for, casualm*n**,
</line>
</par><par>
<line>
empur*ado por uma força *xterna?
</line>
</par><par>
<line>
[
</line>
<line>
: Exist* alguma relação entre a si*uaç*o dos dois apanha*ore* ci*ados na a*ividade B e os
</line>
</par><par>
<line>
us*dos na ati*id*de C, *om o terce*ro *pa*hador? Qual?
</line>
<line>
Neste tipo d* ati*idad*, sem o cu*d*do devido, verifica-se apar*cimento *e l*são n*s
</line>
<line>
*almas dos pés e n* corpo do a*anhador. Como e*tend*r o aparecimento das *esões?
</line>
</par><par>
<line>
[
</line>
<line>
: Preench* a tabela aba*xo de ac*rdo com os experi*entos q*e voc* realizo* de*crev*ndo
</line>
</par><par>
<line>
a relação ***érica que as*ocia a *ada
</line>
<line>
val*r
</line>
<line>
de "m" - massa *o apanhador de açaí, a*
</line>
</par><par>
<line>
resp*ctiv*
</line>
<line>
*alor de "a" - a*eler*ção exercida
</line>
<line>
pe l o
</line>
<line>
apanh*dor *e
</line>
<line>
açaí ao s*b*r na pa*mei*a.
</line>
</par><par>
<line>
*is*uta a e*perimentação co* s*us colegas e, depoi* de che*ar a um consenso, compart*lhe
</line>
<line>
*om seu pro*essor * conclu*ão do grupo, *abendo qu* as variáv*is f, a e m, repre*entam,
</line>
<line>
respectivamente, for*a, aceler*çã* e massa do cor*o.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teres*na PI, v. 18, n. 8, art. 6, p. 106-128, ago. 2021
</line>
<line>
www4.fsanet.com.*r/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
M. J. Silva, R. C. Perei*a, J. F. S. Costa
</line>
<line>
120
</line>
<line>
Tabela 1 - va*ores de (m, a)
</line>
</par><par>
<line>
Apanhador 1
</line>
<line>
F
</line>
<line>
M
</line>
<line>
A
</line>
</par><par>
<line>
*panhador 2
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
</par><par>
<line>
Apa*h*dor 3
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
</par><par>
<line>
[
</line>
<line>
: Esboce * g**fico correspondente *os valor*s da tabela 1 - valo*e* de (m, *)
</line>
<line>
*ráfico 1 - *ist*ma Ortog*nal Cartesiano-m x a
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
m
</line>
</par><par>
<line>
0
</line>
</par><par>
<line>
[
</line>
<line>
: Observe as *eg*lar**ade* d* T*b*** 1 e descubra a **i que a*s*cia os valores *e "m" em
</line>
</par><par>
<line>
fu*ção d*s
</line>
<line>
valores a*r*bu**o* a "a" donde
</line>
<line>
"a" *igura com*
</line>
<line>
v*r*ável *ecun*ár*a e "m" co*o
</line>
</par><par>
<line>
variá*el pr**cip*l. Discuta a experi**n*aç** com seus col*ga* e, de**is ** chegar a um
</line>
<line>
cons*nso, comparti*h* co* seu p*of*sso* a conclusão do g*upo.
</line>
<line>
[ : E*boce o *r*f*co *orresponde*te m(a) que você descobriu na úl*ima *roposição
</line>
</par><par>
<line>
exp*orat*ria, considerando que a relação s* estab*lece
</line>
<line>
ago*a d* R em R, ou seja, podemos
</line>
</par><par>
<line>
to*ar *uaisquer valores pa*a "m" e, submeten*o esses valores na expr*ssão is*l*da a partir da
</line>
<line>
explor*ção de regula*i*ades *a Tabela (1), enco*trarem** os va*or*s corresp*nd*ntes *e "*"
</line>
<line>
tam*ém *eais, observe qu* n*o e**amos mai* *ubm**idos ao contex*o restri*o d*
</line>
<line>
*xperim*nto de*inido, *este caso, para valores de "m", como, por exemplo, 2, 3...., e
</line>
<line>
assim sucess*va*ent*.
</line>
</par><par>
</page><line>
**v. FSA, T*resina, v. 18, n. 8, art. 6, p. *0*-*31, ag*. 2*2*
</line>
<line>
www4.fs*net.*om.br/rev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
O Uso das Sequências D*d*t*ca* como Propo*ta Metodológica para * *nsi*o *e Fís*ca
</line>
<line>
12*
</line>
</par><par>
<line>
Gráfic* 2 - Sist*ma Ortogonal Cartesiano - m . *
</line>
</par><par>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
0
</line>
</par><par>
<line>
[
</line>
<line>
: O gráf*co qu* você encon*rou * uma *ará*ola?
</line>
</par><par>
<line>
[
</line>
<line>
: É uma reta?
</line>
</par><par>
<line>
[
</line>
<line>
: *al*ule * valor f qu*ndo a fo* ze*o.
</line>
</par><par>
<line>
[
</line>
<line>
: O que acontec* com os valores d* f quando os va**res de m cresc*rem muito
</line>
</par><par>
<line>
tendendo a mais infinito?
</line>
<line>
Aqui temos a cons**idação da UARC
</line>
</par><par>
<line>
[
</line>
<line>
: Descubra a pa*tir d*s c*nhecimen*os de análise gr*fica para a d*terminação d*
</line>
</par><par>
<line>
domínio e imagem da função en*ontrada *ara o* valores atribuídos na *abela 2. Essa fu**ão é
</line>
<line>
cresc*nte ** decrescen**? Justifique sua res*osta.
</line>
<line>
Situaç*o 2
</line>
<line>
Co*side*e, ago*a, um ribeirin*o *a*ega*do d* barco em um rio. *esse t*po de
</line>
<line>
ativi*ade, observa-s* que o ri*eirinho, antes d* naveg** com seu barco, precisa pôr e**e n*
</line>
<line>
água, pa*a i*so, ele *mpurra o barco, dispen*ando certa quantia de fo*ça e *raba*ho. As fi*uras
</line>
<line>
abaixo explicam tal *it*a*ã*.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina PI, v. 18, n. 8, art. 6, p. 106-1*8, ago. *0*1
</line>
<line>
www4.fs*net.c*m.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
M. J. Silva, *. C. Perei*a, J. F. S. Costa
</line>
<line>
122
</line>
<line>
Figura * - R*be**inho Rem*ndo
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: Per*ira (2015)
</line>
<line>
Um ribei**nho arrasta um bar** s*bre uma superfície de praia sem atrito *e duas
</line>
<line>
mane*ras distintas, *onforme mostra* as *epresenta*ões geom*trica* nas figu*a* (*) e (b). N*s
</line>
<line>
duas situações, o *ódu*o da força exerc**a pela pessoa é igual e mant*m-se ***stant* a*
</line>
<line>
longo de um mesmo de*locam*nto.
</line>
<line>
Co*siderando a força F, dos blocos (a) e (b), responda às questões da sequência
</line>
<line>
pr**osta a seguir
</line>
<line>
Figu*a *: Força de de*locamento dos b*oc*s (a) e (*)
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. FSA, Teresin*, v. 18, n. 8, art. *, p. 109-131, a*o. 2021
</line>
<line>
www4.*sane*.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
O *so das Sequências Didáticas como Proposta *et*dol*gica para o Ensino *e Fí**ca
</line>
<line>
1*3
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: google.*mage*s. Disponível em:
</line>
</par><par>
<line>
*ttps://w*w.google.com.br/search?sx**f=ALe*k03aT*TviCpr2L*5Cq0*idrLAv*obg:15975
</line>
<line>
20397146&sour**=univ&t*m=isch&q=exemplo+de+fo*%C3%A7as+*eslo*amento:+*igura+
</line>
<line>
de+blocos+deslocando&safe=a*tive&sa=X&ved=2ahUKEwil_*ue-
</line>
<line>
5*rAhX_*bkGHXNJCa*QsAR6*AgKEAE&biw=1366&bih=65*. Acesso em 16 agos**
</line>
<line>
202*.
</line>
</par><par>
<line>
**quência Proposta
</line>
<line>
Título: Trabalho ex*rcido por um ri*eirinho ao *eslo*ar seu barco para o r*o
</line>
<line>
Objeti*o 1: Descobr*r, *ntu*tiva*ente, a lei funcion*l q*e asso*ia deslocamento do
</line>
<line>
ba*co e a fo*ça apl*ca*a pelo *ibeirinho ao de*l*car o b*rco para * rio.
</line>
<line>
Ob*etivo 2: Explor*r essa le* *unc*onal a partir dos conc*itos de força e de*locament*
</line>
<line>
*o con*exto co**ide*ado.
</line>
<line>
*aterial Ut**izado: C*neta ou l**is, fic*a inst**cional co* sequência di*ática
</line>
<line>
maq*ete d* *este.
</line>
<line>
Proced*m*n*os:
</line>
<line>
[ É p*ssí*el estabelecer uma *elação funcional *ue associe a for*a aplicada no barco
</line>
<line>
e seu deslocamento, confo*m* as regras estabelecid*s *elo professor?
</line>
</par><par>
<line>
:
</line>
<line>
Utilize
</line>
<line>
para barco (1), re*rese*t**o pe*o *l*co *), os *al*res para força
</line>
</par><par>
<line>
o
</line>
<line>
a
</line>
<line>
apli*a*a
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
*ara o *eslocamento causado, respectivament*, 30 * e 0,9, para mover esse barco para o rio *
</line>
</par><par>
<line>
verifiq** qual o
</line>
<line>
trabal** realizado
</line>
<line>
*e*o ribei*inho. Discu*a a e*perimentaç*o
</line>
<line>
com seu*
</line>
</par><par>
<line>
cole**s e, depois d* chega* a um cons*nso, c*mp*rtil*e com *eu profess*r a
</line>
<line>
concl**ão
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
g*upo.
</line>
</par><par>
<line>
: Se o trab*lho re*l*zado pelo ribeirinh* no *loco b) f*r de 80 *, e a força apli*a*a for de
</line>
<line>
50 N, qual f** o d*s*ocamen*o d* b*rco? Disc*ta a experimentação c*m seus colegas e, **p*is
</line>
<line>
d* *h*gar * um con*enso, co**artilhe com seu profess*r a conclusão *o g*upo.
</line>
</par><par>
<line>
:
</line>
<line>
Utilize
</line>
<line>
para barco (2), re*resentad* pe*o bloco b), os v*lo*es p*ra a for*a o
</line>
<line>
apl*cada
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
</page><line>
para o deslocam*nto *aus*do, resp*ctiv*mente, 45 N e *0, par* *over e*se barc* para o *io e
</line>
<line>
R*v. *SA, Teresi*a P*, v. 18, n. 8, a*t. 6, p. 106-*28, ago. 2021 www4.fsanet.com.br/revist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
M. *. Si**a, *. C. Pere*ra, J. F. S. C*sta
</line>
<line>
124
</line>
</par><par>
<line>
ve*ifique qual o trabalho realizado pelo r*beirinho. Di*c*t* a ex*erimenta*ão com se**
</line>
</par><par>
<line>
colegas e, depois de chegar
</line>
<line>
a
</line>
<line>
um
</line>
<line>
c*nsenso,
</line>
<line>
co*pa*tilhe
</line>
<line>
com
</line>
<line>
*eu
</line>
<line>
professor conc*us*o *
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
*rupo.
</line>
</par><par>
<line>
: Existe *lg**a *elação entre o t*abalho re*lizado pe*o barco 1) e o trabalh* r*alizado **lo
</line>
<line>
b*rco 2), da* ativi*ad*s * * 4? Qua*?
</line>
<line>
: Utilize para o barco 1, rep**sen*ado pelo bloco a), uma f*r*a d* 90 N e um de*locamento
</line>
<line>
*e *9, e para o barco 2, represen*ado pel* bloco b), uma força de 85 N e um desloca*ento d*
</line>
</par><par>
<line>
70 e verifique qual trab*l*o re*lizado em o
</line>
<line>
cada *aso. Discuta a expe*imentaçã*
</line>
<line>
com
</line>
<line>
seu*
</line>
</par><par>
<line>
*olegas depo*s de c*eg*r e,
</line>
<line>
a
</line>
<line>
um
</line>
<line>
consenso,
</line>
<line>
*ompartilhe
</line>
<line>
com
</line>
<line>
seu
</line>
<line>
*r*fesso*
</line>
<line>
a
</line>
<line>
conclusão
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
grupo.
</line>
</par><par>
<line>
Nes*e tipo de ati*idade,
</line>
<line>
qual a expl*c*ç*o para o r**eirinho nav*gar
</line>
<line>
com seu
</line>
<line>
pequeno
</line>
</par><par>
<line>
ba*co pelo rio?
</line>
</par><par>
<line>
: Pr*enc*a a tabe*a abaixo *onforme o* exp*rim*n*os que v*cê *ealizou, d*screvendo a
</line>
<line>
r*laç*o numérica q*e a*socia a c*d* va*or de "f"- Forç* aplicada p*l* ribeirinho ao deslocar
</line>
<line>
s*u barc*, ao r*spec*ivo valor de "d"- deslocam**t* do barco. Discuta a ex*e*im*nt*ção com
</line>
<line>
seus colegas *, dep*is de chegar a um consenso, *o*partilhe com se* p*ofess*r a conclusão
</line>
<line>
do grupo, sabendo que as v*riávei* w, f e *, representam, respecti**m**te, *rabalho, força e
</line>
<line>
desloc**ento d* corp* em ques*ão.
</line>
<line>
Ta*ela 2 - *alor*s de (d , f)
</line>
</par><par>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
W
</line>
<line>
F
</line>
<line>
d
</line>
</par><par>
<line>
*arco 1
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
</par><par>
<line>
Barco 2
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
</par><par>
<line>
[
</line>
<line>
: E*boce o gráfico correspond*n*e aos valores da tab*la 1- valores de (d, f)
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. *SA, Tere*ina, v. 1*, n. 8, ar*. 6, p. *09-131, ag*. 20*1
</line>
<line>
*ww4.fsanet.*om.*r/*evista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
O U*o *a* Sequências Didáticas como Pr*posta **todológ*ca para o Ensino de **s*ca
</line>
<line>
125
</line>
</par><par>
<line>
Grá**c* 3 - S*stema Ortogonal Carte*ia*o-d x *
</line>
</par><par>
<line>
f
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
[
</line>
<line>
: Observe a* r**u*aridades da **bela (2) e *e*cubra a lei que associ* os valores de "f" em
</line>
</par><par>
<line>
funç*o d*s v*lores at*ib*ído* a "d" don*e "*" figura c*mo va*iável secundária * "d" como
</line>
<line>
va*iá*el principal. *is*uta a ex*erimenta*ão com s*us cole*as e, *epois de chegar a um
</line>
<line>
cons*nso, compa*tilhe com se* professor a conc*usão do *r**o.
</line>
<line>
[ : Esboc* o gráfico cor***po*de*te f (d) que você d*sco*ri* na última Proposição
</line>
</par><par>
<line>
*xploratória, consid*rando
</line>
<line>
que a rel*çã* se estabel*ce agora de R e* R, ou seja, pode*os
</line>
</par><par>
<line>
*omar quaisque* va*ores pa** "f" *, submetendo esses
</line>
<line>
val*res na ex*res*ã* *solada a partir
</line>
</par><par>
<line>
exploração de *egu*ar*dades da Ta*ela (2), encontraremo* os valores corresp*ndentes de "d"
</line>
<line>
também rea*s, observe que não estam*s m*is s*bmetidos ao contexto restr*to do
</line>
<line>
experimento definido, n*ste caso, para val**es de "f ", e assim po* **ante.
</line>
<line>
Gráfico 4 - Sistema Ortogonal Car*esiano - f . d
</line>
<line>
d
</line>
</par><par>
<line>
f
</line>
<line>
0
</line>
</par><par>
<line>
[
</line>
<line>
: O gráfico que você encont*ou é uma parábola?
</line>
</par><par>
<line>
[
</line>
<line>
: * uma reta?
</line>
</par><par>
<line>
[
</line>
<line>
: Cal*ul* o va*or F quando o d*slocamento for zero.
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. FSA, Teresin* *I, v. 18, n. *, a**. 6, p. 106-128, ago. **2*
</line>
<line>
ww**.fsanet.com.br/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
M. J. Silva, R. C. Pere*r*, J. F. S. *ost*
</line>
<line>
1*6
</line>
</par><par>
<line>
[
</line>
<line>
: O qu* acontece com os valo*e* de F q*an*o os *alores de * crescerem d* maneira
</line>
</par><par>
<line>
ex*rbitante?
</line>
<line>
Aqui temo* a co*solidação *a UARC
</line>
</par><par>
<line>
[
</line>
<line>
: D*scubra a part*r dos *o*hecimentos de a*ális* gráfica para a determinaçã* d*
</line>
</par><par>
<line>
domínio e imagem d* função encontrad* para os *alores a****uí*os na t**ela 2. *ssa fun*ão é
</line>
<line>
crescen*e ou decrescent*? Ju*t*fique *ua re*p*sta.
</line>
<line>
Obs*rve, por*a*to, que o* modelos *e S*s apr*se*tados ac*ma pode* contribuir *e
</line>
<line>
forma vant**o*a par* ensinar conce*to* d* forç* e trab**ho, partind* de situa*õe* concretas do
</line>
<line>
*o*id*a*o do est*dant* do *ampo e que, *lém disso, acr**i***os que * uso de ta*s ***ruturas,
</line>
<line>
como a* SDs propostas n*s estudos de Ca*ral (2*17), qua*do empr*gadas pel* p*o*ess*r *m
</line>
<line>
sal* *e aula, se*á um* poderosa meto**logia de E*sino de Física, pois ajuda a resolve* os
</line>
<line>
problemas apresentados pel*s *esquisadores menciona*os **ste estudo.
</line>
<line>
4 C*N*IDERAÇÕES FINAIS
</line>
</par><par>
<line>
As considerações, por nós empreendidas ne*te
</line>
<line>
artigo, ti*e*am o propósi** de
</line>
</par><par>
<line>
cont*ibui* c**
</line>
<line>
o debate da educaç*o do cam*o no context* b*asi*eiro, com *ro*osta
</line>
</par><par>
<line>
metodológi*a de *e**ê*cia* ***áticas
</line>
<line>
para os *u*sos
</line>
<line>
de Licenciat*ra, com habilitaç*es *m
</line>
</par><par>
<line>
Ciên*i*s Naturais.
</line>
</par><par>
<line>
Para e*se fim, a discu*sã* *entra-se nos conte*dos de dinâmi*a (Força e Trab*lho) na
</line>
</par><par>
<line>
discipli*a de física que te* como propósi*o tra*a*har ta* conteúdo n* perspectiva
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
ed*cação, com foco ** ed*caçã*
</line>
<line>
superior do camp*, com
</line>
<line>
habilitação em Ciê**ias
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
Na*ureza, a *im de ap*esentar como seria
</line>
<line>
a aplic*bilidade d*ss* conteúdo na prát*ca, us*ndo
</line>
</par><par>
<line>
exemplos reais do cont*x*o d** *róprio* suje*tos, do trabalho que *s d*senvolvem
</line>
<line>
c*t*dianamente.
</line>
</par><par>
<line>
Desta forma, e e* consonân*ia **m o *e*ate da educação *o *am*o, * proposta
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
Sequência Didática, aqu* apresenta*a, dialog* *om os conteú*os d* físic* com os *ovimentos
</line>
<line>
cotidianos de r*beirin*os *licerçados pelos t*abalhos e dos mov*mentos que fazem no dia a d*a
</line>
<line>
no território onde habitam.
</line>
</par><par>
</page><line>
*e*. FSA, Teresina, v. 18, n. 8, *r*. 6, p. *09-131, *go. 2021
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/*evista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
O Uso das Seq*ê*cias *i*áticas como Pr*posta Me*odológ*ca par* o *nsino de Físic*
</line>
<line>
12*
</line>
</par><par>
<line>
R*FERÊ*CIAS
</line>
</par><par>
<line>
ALMEIDA, C. L. *; LAR*HERT, J. M; FILH*, N. J. G. O En*i*o
</line>
<line>
de Ciê*ci*s p*ra os
</line>
</par><par>
<line>
Aluno* d* Campo: *m*l*caçõ*s par* Efeti*ação *o Direito a Educ*ção E*col*r. Anais d* X
</line>
<line>
En*ontro *acio*al d* *esquisa em *d*cação em Ciências - X ENPE* Águas de Lind**a,
</line>
</par><par>
<line>
S P - 24 a
</line>
<line>
27 *e Novembro *e 2*15. Disponível: *t*p://www.*bra*ecnet.org.br/en*ec/x-
</line>
</par><par>
<line>
enpec/a*a*s2015/*ist**esu*os.htm. Acesso em: 16 agosto 2**0.
</line>
<line>
ARROYO, M. *; C*LD*RT, R. S; MÔNICA, *. M. Apresenta*ão. *n: **ROYO, M*guel
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M. *. S*lv*
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R. C. Pe*eira
</line>
<line>
J . F. S . Costa
</line>
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<line>
1) concep*ão e planejame*to.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
2) an*lise e *nter*retação do* dados.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
3) e***oração do r*scun*o ou *a *evisão crí*i** do conteúdo.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
4) pa*ticipação na apr*vação da versão final do manuscrit*.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FS*, **re*ina, v. 18, n. 8, a*t. 6, p. 10*-131, ago. 2021
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www*.*sanet.com.*r/revist*
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