<document>
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<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
<par>
<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. *8, n. 8, art. 11, p. 207-225, *g*. 20*1 </line>
<line> ISSN Impresso: *806-6356 I*SN Ele*rônico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.12819/20*1.18.8.11 </line>
</par>
<par>
<line> *feito da Apresentação da Quanti*a*e Inicial *e R*curso* *as Práticas Cu**urais </line>
<line> Effec* of Presenta*ion o* t*e Initial *mount of Reso**ces o* Cultural *rac*ices </line>
</par>
<par>
<line> W*n* dos San*os Pereira </line>
<line> Psicólog* pe*a Universidade ***adual do P*auí </line>
<line> E-mail: wanes*ntos17@gm*il.com </line>
<line> Dyego *e Carvalho Costa </line>
<line> *ou*or em Ciências d* Comporta*en*o pelo Un**ersida*e d* Brasília </line>
<line> Pr*f**sor na Un*versidade Estad*a* do Piauí </line>
<line> E-*ail: dyegoae*@gmail.com </line>
</par>
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<line> Endereç*: Wan* dos Santos Pe*eir* </line>
<line> Ed*tor-C*efe: Dr. Ton*y K*r*ey de Alen*ar </line>
</par>
<par>
<line> R. *oão Cabral, 223*n - Centro (Sul), Teresina - PI, </line>
<line> Rodrig*es </line>
</par>
<par>
<line> 64002-224 Bra*i*. </line>
</par>
<par>
<line> E*d*re*o: Dye*o de **rvalho Costa </line>
<line> Art*g* rece*ido em 25/06/*021. Últi** </line>
<line> v*rsão </line>
</par>
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<column>
<row> R. João Cabral, 2231n - *entro (*u*), Teresina - **, </row>
<row> 6*002-*24 Brasi*. </row>
</column>
<column>
<row> recebida e* *8/07/2021. *provad* em 09/07/20*1. </row>
<row> Ava*iado pelo *istema T*iple R*view: a) Des* *eview </row>
<row> pel* Editor-Chefe; e *) Dou*l* Blind Review </row>
<row> (avalia*ã* cega po* dois av**iador*s da área). </row>
<row> Revisão: Gram*tical, **rmativa e de Formatação </row>
</column>
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<line> W. *. Pereira, *. C. Costa </line>
<line> 208 </line>
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<line> RESUMO </line>
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<line> Discus*ões ac*r*a do uso re*ponsável *os r*c*rso* naturais têm *ido cada vez mais freq*entes </line>
<line> nos *lti*o* anos, u*a vez que a iminente p*ssibilida*e d* *ua esca*sez po*e comp*o*eter * </line>
</par>
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<line> sobrevivência da* pos*eriores </line>
<line> geraçõ*s. Mediante isso, a *n**is* do Compor*amento, como </line>
</par>
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<line> *ma c*ência que es*uda a relaç*o do ser humano com seu meio am*ie*te, *em realizado </line>
<line> estudos e discu*sões a*erc* dessa temática para estab*lecimento *e co*portamen*o pró- </line>
</par>
<par>
<line> ambiental. Dessa forma, ta* pesquisa **ve como objetivo investigar s* a **re*entação </line>
<line> ** </line>
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<line> qua*ti*a** inicial d* recur*os (conte*to </line>
<line> antecede*t*) na extr*ção </line>
<line> de recursos naturais </line>
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<line> *n*l*enciaria no *so dos recursos. *a**i*i**ram do experi*ento seis estudan*es *nive*sitário*, </line>
<line> com taref* experi*ental de um jogo de caça a tigres semelh**te a uma macroco*tingência, </line>
<line> com escolhas e*t*e lança 1, *ança 2 e re*u*e*ar, sendo manipulado o context* anteced*n*e em </line>
<line> algumas condiçõ*s na for*a *e mensagem antecedente s*bre *ecursos di*po*íveis, que </line>
<line> v*riavam ent*e 100 e 2*0. *ev* *eed*a*k ** todas a* con*i**es, e*cet* l*nha d* base. *s </line>
</par>
<par>
<line> resultad*s **gerem q*e a </line>
<line> var*ável </line>
<line> qu* *x*rceu mais i*fluência foi a quantidad* de recursos </line>
</par>
<par>
<line> disponíveis, pois quan*o o recurso disponibilizad* era de 200, houve mais respostas </line>
<line> de </line>
</par>
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<line> *reser*ação do recurso. </line>
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<line> Palav*as-chave: A*áli*e do Co*p*rtam*nto. Comportamento Pró-**bie*tal. Contex*o </line>
<line> Antecedent*. </line>
<line> ABSTRACT </line>
<line> Discussions about the respo**ible use of natura* resources have been *ncrea*ingly frequent in </line>
<line> *ecent years, as the imminent po*sibili*y of *heir scarcity can comp*omise t*e survival *f later </line>
<line> gen*rati*ns. Th*ough t*is, Behavior Analysis a* a science that stud*es *he relations*ip of </line>
<line> human beings wi*h their envi*onment, has car*ied out studie* and discussions on **is theme to </line>
</par>
<par>
<line> es*ablish pro-en*ironmental </line>
<line> behavior, *h*s, this *e*earch aimed to invest*gate whet*er the </line>
</par>
<par>
<line> presentati*n th* </line>
<line> i**tial amount of r*sourc*s (prior co*text) in *he extraction of natur*l </line>
</par>
<par>
<line> r*s*urc*s would in*luence resource *se. *ix un*versity stu*en*s par*icipate* in *he experiment, </line>
<line> w**h an expe**mental task of * t*ger huntin* gam* si**lar to a macrocon*i*gency, with choices </line>
<line> betwe*n spear 1, spe*r 2 and retrie*e, the ant*cedent con*ex* bei*g mani*ulated under *ome </line>
<line> co*ditions in the form *f ant*ce*ent *essage abou* availa*le re*o*rces, which r*n*ed </line>
</par>
<par>
<line> *e*ween *00 </line>
<line> and 200. *t had feed*ack in a*l conditi*ns except baseline. The *esults sug*est </line>
</par>
<par>
<line> that *he variable that exert** the most inf*uence wa* the amount of available resources, </line>
</par>
<par>
<line> b*cause </line>
<line> when *he ava**ab*e resource was *00, ther* **re mor* </line>
<line> respons*s regarding the </line>
</par>
<par>
<line> pr*serv*t*on of th* r*so*rce. </line>
<line> *eywo*d*: Behavior Analysis. Pro-Environm*ntal Behavior. **ckground Contex*. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Tere*ina, *. 18, n. 8, a**. 1*, p. 207-225, ag*. 2021 </line>
<line> www4.*sanet.com.br/rev*st* </line>
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<line> Efeito da Apresentação da *uan*idade I*icial de Rec*rsos nas Pr**icas Cu*turais </line>
<line> 2*9 </line>
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<line> 1 INT*ODUÇÃO </line>
</par>
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<line> O Relatório Brundtland *e 1987 **idencia quã* desto*n** * o *a*rão d* c*nsumo *a </line>
</par>
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<line> sociedade *ode*na </line>
<line> ** </line>
<line> um modelo d* Desenvolvimento Sustentável, *ef*ni*do este último </line>
</par>
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<line> como "aquele qu* atende às ne*essidades do present* s*m c*mpr*meter a pos*ib*lid*d* *e as </line>
</par>
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<line> gerações f*t*ras atenderem às sua*" (Comissão Mundial so*re *e*o Ambie*te </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> *esenvolv**en*o, *988, p.46). Med*a*te tal problemáti*a, a a***** de medi*as para </line>
<line> o </line>
</par>
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<line> Desenvolvime*to Sustentável se fez necessária, de fo**a a buscar e**r*tégias </line>
<line> *e </line>
</par>
<par>
<line> desenv*lv*men*o **onômi*o *ue seja* *omprometi*as com preservação am*iental e at* * </line>
</par>
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<line> me*m* com * superação da pobr*za, visto q*e o at*al cenário </line>
<line> e**nômico além *o </line>
</par>
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<line> descompro*isso com o m*io a*bi*n*e, a*nda serviu para **e*tuar duas real*d**es para*elas: </line>
<line> *e ri*ueza e m*ita f**t*ra, e a de pol**ção e m**éria. </line>
<line> Satori, Latrôni*o e Camp*s (2*14) fazem a *istinção entre *esenvolvi*ento </line>
</par>
<par>
<line> Susten*á*el *ust*ntabili*ade, p*ntuando que a **s**ntabil*dade é o objetivo p*incip*l do * </line>
</par>
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<line> Desenvolv*mento *u*te**ável. *eguindo essa perspec*iva, *ustentabilid*d* par* Dove** </line>
<line> e </line>
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<line> Handmer (1*92) se d**ine c**o a capac*d*de *o *er humano para se </line>
<line> ada*tar ou resistir </line>
<line> à* </line>
</par>
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<line> *u*ança* ex*ern*s o* internas po* te*po *ndefi*ido. ***tentabi*idade </line>
<line> diz r*spe*to </line>
<line> ao modo </line>
</par>
<par>
<line> como o ser humano deve </line>
<line> interagir com o *eio a*biente, sendo responsável </line>
<line> po* ele e pelas </line>
</par>
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<line> próximas g*rações (Ayres, </line>
<line> 2008). Lev*ndo em co*sideração essa re*aç** homem-m*i* </line>
</par>
<par>
<line> ambie*te, deve *aver um l*mi*e *u* gara*ta o bem-e*tar * a* nece*sidades da socie*ade atual </line>
</par>
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<line> sem l*var a* *sgot**e*to d** recurs*s *aturai*, sendo </line>
<line> dessa form* de *und*me*tal </line>
</par>
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<line> i*po*tância o estabelecimento de uma *ova **l*ção entre </line>
<line> ambos, * a *nálise </line>
<line> do </line>
</par>
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<line> **mportamento, com* uma ciência *ue estuda essa r**ação, po*e s*r *til n* desenv*lv*m*nto </line>
<line> de e*tratégias para no*os comp**tament** em pr*l do meio am*i*nte. </line>
<line> Steg * Vlek (2009) p*ntuam que * co*ceito Com*ortamen*o Pró-*m*i*ntal é or*undo </line>
<line> da Psi*olog*a Ambiental. Pode ser compreen*ido como qua*qu*r co*por*amento do *er </line>
</par>
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<line> hum*no qu* afete o mínimo </line>
<line> possível o meio </line>
<line> ambi*n*e, ou até mesmo * beneficie, </line>
<line> de for*a </line>
</par>
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<line> cons**ente *u não. A estrutur* pro*osta p** tais autores para *ue e*se tipo ** comportame*to </line>
<line> possa se *stabelecer co*s*ste de quatr* eta*a*: *) identif*cação do comporta*ento probl*ma; </line>
</par>
<par>
<line> 2) s*us </line>
<line> *rin*ipais fatore* rel**ion*dos; 3) aplicação </line>
<line> *e inter*ençã* </line>
<line> para </line>
<line> d*m**uição </line>
<line> do </line>
</par>
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<line> impacto ambiental e 4) avaliação do *feito de t*is inter*ençõ*s. </line>
<line> Ben, Cama*g*, Mel* e Figueir*s (2016) f*ze*am um* *evi*ão bibliogr*fica *ue </line>
</par>
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<line> **nsist*a *a análise *e m*terial </line>
<line> de analistas comportamentais sobre s**t*ntabilid*d*, </line>
</par>
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<line> publ*cado entre os anos d* 2005 e 2016 na *evis*a *eha**o* and Social Issu**. </line>
<line> Re*. FSA, Teres**a *I, v. *8, *. 8, art. 11, p. *07-2*5, *go. 2*21 ww*4.fsanet.*om.br/r*vista </line>
</par>
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<line> W. S. Pereira, D. C. Co*ta </line>
<line> 210 </line>
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<line> Sustent*bilidad*, sustentável, *quecimen*o global * outras **lavras relacio*ada* </line>
<line> à </line>
</par>
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<line> sustenta*ilidade foram us*das como des*ritor**. Ao todo foram usados 13 artigos na análise, </line>
</par>
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<line> dos quais nov* *ram t*óri*os e *uatro empíricos. Os teóricos *uscar*m </line>
<line> averiguar: 1) novas </line>
</par>
<par>
<line> unidades de anál*se e *e i*ter*enç*o; 2) efeit*s de consequênci** a cur** * longo p*azo com </line>
</par>
<par>
<line> relaç** a e*colhas sust*ntáveis; 3) be* como relação en*re sustentabil*dade </line>
<line> e aspe*tos </line>
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<line> p*icológicos. Os *mpíricos *eal*zaram exper*mentos sob*e manipulação d* variáve*s </line>
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<line> an*ecedentes e/ou conse*uentes *ar* *om*ortame*to *ró-ambiental. *m do* </line>
<line> estudos propôs </line>
</par>
<par>
<line> uma **aptação de estabele*im*nto comercial. Dentre os *studo*, um deles *ef*ria-se um a </line>
<line> expe*im*nto sobre transmissão de prátic*s cult*rai* s*sten**veis e* u*a m*cro socieda** </line>
<line> laboratorial. Hirsh, C*st*llo e Fuqua (2015) apres*n*am em artigo o uso do de**o*t* de atraso </line>
<line> **mo med*da psicológic* de *omporta*ento suste*táve*, pontuam que o indivíduo ao ter que </line>
<line> escolher entre duas o*çõ*s (uma *usten*á*el e outr* nã* sustentável) a esc*lha não **stentável </line>
<line> é semp*e *ais es*olhida por te* um menor cu*to de r*sposta e *onsequências mai* ime*i*ta*, </line>
</par>
<par>
<line> enquanto a </line>
<line> a*t*rnativa *ustentável apresent* um maior custo </line>
<line> de respos*a e *ons*qu*ncias </line>
<line> a </line>
</par>
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<line> lon*o prazo. Um* </line>
<line> vari*vel que também foi inv*sti*ada foi a utilizaçã* de *eedback e *eg*as </line>
</par>
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<line> para aumento de comport*mento *e reciclagem. </line>
<line> Sobre o feedback, Oliv*ira-Castro e Fo*a*l (2*05) afirmam que a A*ál*se do </line>
<line> comp*rt*mento age dire*amen** s**re o comportamento, alteran*o a consequênci* (feedback) </line>
<line> e/ou o antecedente. As i*te*venções *as demais áreas esperam que agin*o sobre *esp*stas </line>
<line> en**ber*as (atitu*e* e crenç*s) q*e es*as influen*iem com*o*ta*ent*s. Esses autores a*irmam </line>
</par>
<par>
<line> que a inte*venção </line>
<line> no antecedente pod* s* </line>
<line> dar *través *e: </line>
<line> 1) i*form*ções; 2) in*truções; </line>
<line> *) </line>
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<line> d*monstrações de comportamentos *us*e*táv*is, e 4) disposiçã* de objetos qu* fa*i*it*m es*e </line>
</par>
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<line> ti** de *omportam*nto, *omo latas de lixo. Já *s intervenções baseada* </line>
<line> *as conseq*ências </line>
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<line> pode se* por ***o de feed*ac*s, gratificações po* econom*a de energi*. </line>
</par>
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<line> 2 RE*ERE*CI*L TEÓRI*O </line>
</par>
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<line> Fon*eca (2014) verifico* como o incentivo par* compor*ament*s pró-ambientais nas </line>
</par>
<par>
<line> v*riáveis de cenário influenc*ou no uso </line>
<line> d* sacolas plástica* pelas pessoa*. A pe*qui*a </line>
</par>
<par>
<line> en*olvia dois **permercados, e* um tinha-se incentivo pa*a comporta**nto* sustent*veis na </line>
</par>
<par>
<line> for*a d* antece*entes (i*centivo das control*doras de caixas * </line>
<line> compr* </line>
<line> d* *ac*las </line>
</par>
<par>
<line> *euti**záveis ou uso de c*ixa ** papelão, painel informativo de que o m*rcado sustentável *oi </line>
<line> construí*o com mater*ais de constr*ç*o sustent*veis), * *o outr*, n*o. O com*ortamento </line>
</par>
<par>
<line> observado er* </line>
<line> c*t****izad* em: saída com sacola* plásti*as, *aída sem sacolas pl*stic*s </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 18, n. 8, ar*. 11, *. 207-225, a*o. 2**1 </line>
<line> ww*4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> E*eito *a *presentação da Quant*dade I*icia* de Recursos *a* Pr**icas *ult*rais </line>
<line> 211 </line>
</par>
<par>
<line> saída com sacolas plásticas e *aixa* de papelão. Fo* const*tado nos resul**do* que, apesar de </line>
<line> 8*% dos consumidor*s terem usado sacolas plást*cas, o* *onsumidores do supermercad* q*e </line>
</par>
<par>
<line> ti*ha inc*ntivo pró-ambiental ade*iram meno* às sacolas plástic** em relação </line>
<line> *o </line>
</par>
<par>
<line> supermercado que não tinha tais inc*ntivos. </line>
</par>
<par>
<line> Frazer e Leslie (201*) observaram durante 10 m*ses de </line>
<line> intervenção o co*sumo </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> energia pela* p*s***s, at*avé* de difer*ntes combinações de feedbacks. Eram três grupos, n*s </line>
<line> q*ais todos assumiram in*ci*lmente cumprir a meta de econ**izar en****a, *travé* d* </line>
</par>
<par>
<line> red*ção do consum*. *inha-se o g*upo </line>
<line> que *ecebia *ee*back de dois em *ois meses </line>
</par>
<par>
<line> (alternando do*s mese* co* feedback e dois m*ses sem f*e*back), o </line>
<line> *rupo que recebi* </line>
</par>
<par>
<line> feedback nos primeiros cinco meses e *s cin*o últ*mos se* fee*back, e grupo *o qual </line>
<line> os </line>
</par>
<par>
<line> *ri*eiros cinco meses er*m sem feedback e os cinco ú*tim** </line>
<line> com feedbac*. O gr*po ma*s </line>
</par>
<par>
<line> e*o*ô*ico *e*ere-se aos que *ecebiam o fee**ack de *ois ** dois meses, r*duzindo 3*%. O </line>
<line> segundo grupo *ais eco*ômico *oi o grupo que tinha os prime*r** cinco mes*s com f*edback </line>
<line> e *s out*o* cinco sem (9,5%). O grupo no qual os *ri***ros cinco meses eram *em feedback e </line>
</par>
<par>
<line> os cinc* ú*timos co* feedba*k teve *m </line>
<line> **me*to de 14,2% *o consu*o de energia. E*sa </line>
</par>
<par>
<line> pe***isa ver*ficou </line>
<line> como diferen*es combi*ações </line>
<line> de feedba*ks int*r**rem no consumo, be* </line>
</par>
<par>
<line> como o *o*prometimento d* públic*. </line>
</par>
<par>
<line> O comport*mento de exploraç*o dos recursos naturais </line>
<line> dos *ndivíduos pode ser </line>
</par>
<par>
<line> conside*ado um fenômeno *ocial, u*a vez </line>
<line> qu* abr*nge comportam*nto d* m*is de uma * </line>
</par>
<par>
<line> pessoa ou de várias pe*s*as. Samp*io e A*de*y (2010, p.184) defin*m comportamento so*ial </line>
<line> co*o "qualqu*r c*ntingência tríplice c*jas cons*quên*i*s são med*adas p*lo c*mportamento </line>
<line> operante *e *ut*o (s) indiví*uo (s)", i*to é, co*portamento de duas ou mai* pe*soas, sendo </line>
<line> u*a *m rel*ção à ou*ra *m re*ação a um ambiente c*mum. </line>
<line> Nessa perspec*iva, para anali*ar a extração de r*cursos natura*s *omo fenômeno so*ial, </line>
</par>
<par>
<line> fazem-se *ele*antes os co*ceit** de Macrocontingência e M*taconting*ncia. G**nn et </line>
<line> *l. </line>
</par>
<par>
<line> (2016) definem *acrocontingê*cia como </line>
<line> conjuntos de operantes r*gidos por suas p*óprias </line>
</par>
<par>
<line> consequências individuais, cujos </line>
<line> efe**os c**binados sobre o ambien*e g**em um *roduto </line>
</par>
<par>
<line> Acumulado com importância social, mas sem efeito selecionad*r. O *s* de r*cursos </line>
<line> como </line>
</par>
<par>
<line> ma*r*contingê*cia </line>
<line> *ode ser compreendido como os </line>
<line> usos *ndividuais de recursos cotid*anos </line>
</par>
<par>
<line> q*e *o*ados impõe* um* redução acumulada *o </line>
<line> recurso. Me**conting*n*ia é a </line>
<line> relaç*o </line>
</par>
<par>
<line> fun**onal entre um </line>
<line> cultur*n*e e seu evento selecionad*. O cu*turante, por sua </line>
<line> vez, </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> const*tuíd* de Cont*ngênci*s Comportamentais Entrelaçadas (CCEs) e seu Produto Agregado </line>
<line> (PA). Esta u*idade é selecionad* pela Co*se*uênci* C**tu*al. P*rtanto, muitas coordenações </line>
<line> de co*port*mentos ind*vid*ai* p*oduzem efeitos danosos no am*ien*e, *as *omo p**du*em </line>
<line> Rev. FSA, Ter*sina **, v. 18, n. 8, a*t. 11, p. 207-*25, *go. 202* www4.fsanet.com.br/revi*t* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. S. Pereira, D. C. Cost* </line>
<line> 212 </line>
</par>
<par>
<line> *onsequênc*as para a coordenação, man*êm * un*dade culturante, recor*endo assi* como seus </line>
<line> e*eitos deletérios no ambiente. </line>
<line> A *eduç*o de re*urs*s a níveis pre**upantes *u em *ins de extinçã* foi chamada por </line>
<line> *ardin (1968) de *ragédi* dos Comu**. Camargo (2*14) pontua o exemplo d* Hard*n c*m* </line>
<line> uma M*cr*contingência, na q*al em um **sto c*m vário* *astores, os mesm*s t*nde* a f*car </line>
<line> s*bre *ont*ole dos re*orç*s imediatos e i*div*dual de cada pa*to* (gado alimentad*). Assim, </line>
</par>
<par>
<line> pro*uram obter o m*x*mo de lucro, cri*ndo maior quantida*e de </line>
<line> ga*os. Os efeitos do *so </line>
</par>
<par>
<line> exacerbado pelos **stores *ão po**uem um cont*ole c*aro *elo fe*ômeno, uma v*z qu* ele* </line>
</par>
<par>
<line> são divididos por to*o* os u*uár**s do r*cu*so. A *ção result*nte *os efe**os </line>
<line> dos </line>
</par>
<par>
<line> *omportamen*os ind*vidu*i* *e cada pastor ser* * *rodu*o agregad* (*egradação *o pasto). </line>
<line> Quando a con*equên*ia *m*diata e*e**e mais con*role na re*posta do in*ivíduo do que </line>
<line> qualquer conse*uênci* punitiva * *ongo p*az*, recebe o nome de "Arm*dilh*s Soc*ais" (Platt, </line>
<line> 197*). Se*undo Platt (1973, p.1), *rmadilhas sociai* *correm quando o "ind*víduo co*tinua * </line>
</par>
<par>
<line> fazer alg* para sua vantag*m </line>
<line> individual qu* *oletivamente * prej*d**ial *o *r**o co*o um </line>
</par>
<par>
<line> ***o", como no exemplo *e Hardin (1968). Essa armad**ha também pode s*r observada </line>
<line> i*dividual*ente co*o, por exempl*, o uso de tabagismo. O uso a p*iori traz con**quências e </line>
<line> benefícios *mediatos para alguém que *oss** esse ví*io, porém a longo praz* pode provocar </line>
<line> sérios pr*blemas de saúde (*lat*, 1973). </line>
</par>
<par>
<line> Br*chner (1977) dese*v**veu um exper*mento para </line>
<line> avaliar </line>
<line> os *ecursos naturais </line>
<line> pela </line>
</par>
<par>
<line> perspectiva da Análise do *o*portamento. Par* tal, ele criou ** a*ar*to co* *âmpadas, nas </line>
</par>
<par>
<line> quais um e*qu*ma razão fixa (FR) estava em v*gor p*ra a produçã* de pont*s. *ada </line>
<line> pont o </line>
</par>
<par>
<line> que era produzido pa*a o *articipante *ra *r*nsformad* em créditos u**versi**r*os. Cada ponto </line>
</par>
<par>
<line> *anho </line>
<line> apagava </line>
<line> uma lâmpada, *e*ons*rando **e estava sendo consumido </line>
<line> um rec*rso. *s </line>
</par>
<par>
<line> lâmp*das r*acend**m </line>
<line> *e acordo com um esquema DRL 10s. O result*d* principa* do aut*r </line>
</par>
<par>
<line> *ugere qu*, q*ando as </line>
<line> pe*soas estão </line>
<line> c*ncorrend* </line>
<line> com os mes*os recursos, os contro*es </line>
</par>
<par>
<line> i****iduais e *s consequênc*as (n* ca*o os créditos) foram ma*s impo**antes que o recurso, </line>
</par>
<par>
<line> haja vist* que eles acabaram rapida**nte o re*urso </line>
<line> (ap**x*m*damente 5 rod*das). Entã* </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> auto* p*ss*u * fazer al**mas manipulaçõ*s. D*ntre as m*nipulações que foram realiz*das, * </line>
<line> autor *o*ro* a quantidade de r*c*rsos para v*rificar se a p**uena qu*ntidade ** *urnos não </line>
</par>
<par>
<line> per*i**u co**ato *om a contingênci* de *enovação. Co* a quantidade m*ior de recursos, as </line>
</par>
<par>
<line> tentati**s durar*m *ais *ue *a linha de </line>
<line> base. Então pode-se d*zer </line>
<line> qu e </line>
<line> eles tiveram contato </line>
</par>
<par>
<line> com * c*ntingênc*a de renova*ão e ficaram so*re controle **la também, que el* chamou de </line>
<line> esquem*s s*brep*stos (FR e DRL, no caso). A outra man*p*lação foi a permissão para </line>
</par>
<par>
<line> conversar, a*toriz*ndo </line>
<line> o </line>
<line> comporta*e**o verbal. E essa *oi * variá**l *ue exerce* mais </line>
</par>
<par>
<line> Rev. *SA, Teresin*, v. 18, n. 8, a**. 11, p. *0*-225, ago. 2021 </line>
<line> w*w4.f*an*t.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Efe**o da Apresentação *a Quantidade Ini*ial de Recurs*s nas Pr*ti*as Culturai* </line>
<line> 213 </line>
</par>
<par>
<line> c*ntrole. Quando o c*mp*rtamento verbal era permiti*o, eles c*meçaram a coordenar </line>
<line> comportamentos de forma *ue *s r*cursos não acabavam ou então duravam por ma*s tempo. </line>
</par>
<par>
<line> Ass*m, </line>
<line> um a </line>
<line> de**rição verbal das contingê*ci*s (regras) foi es*e*cial *ar* o control* </line>
</par>
<par>
<line> susten*ável do recur*o. </line>
<line> *obre o efe**o de c*nsequênci*s individu*i* e de gr*po s*bre o uso de recur*os, Costa </line>
<line> (20*3) investigo* o us* de recursos em uma metacontingência ao i*vés *e </line>
<line> macrocontingências. Costa (2013) desenvolv*u uma pesq*i*a de Meta*o*tingênc*a no uso dos </line>
<line> re*ursos natu**is, quand* d*line*u uma pesquis* em common dil*mma game (*DG) na qual </line>
</par>
<par>
<line> manipulou conseq*ência cultural pa*a al*un* culturantes que </line>
<line> pro*uziam e*ei*os *m </line>
<line> u* </line>
</par>
<par>
<line> recurso natural em um jogo de *e*ca *imulado. *o experimento 1, o autor *onc*dia *0 *ontos </line>
<line> para um *úm*ro de ext*ação de **ixes esp*c*fico por con*ição. Os dados sugerem **e houve </line>
<line> sele*ão de todos os c*ltura*tes *lvo, dos mais deletérios ao *m*iente *os m*is conservati*os. </line>
<line> O *xperimento 2 *ra sem**han*e ** *xper*men*o *, poré* os participantes *ão via* o número </line>
<line> total de recursos a não ser que pagas*em 30 *on*os do grupo, obje*ivando *nvesti*ar o *fe*to </line>
<line> da incerteza quan*o ao re*urso utilizado e ao restante no ambient* natural. Os resultados </line>
<line> mostrar*m que * *rau de incerteza influenciou o* entrelaçamentos de respostas dos membros </line>
<line> do grupo, *em como as resp*stas i*div*duai* * a c*nse**ência cu*tural tev* seu valor </line>
</par>
<par>
<line> diminuído ao retirar os pontos </line>
<line> das respostas de </line>
<line> *bservação, Po**anto, *s respostas de </line>
</par>
<par>
<line> *bservação diminuíram a incertez* e alte**ram o valor *a con*equên**a cul*ural. No </line>
</par>
<par>
<line> experiment* 3, foi investi*ado o </line>
<line> papel de contexto ambien*** na seleção c**tural. Neste </line>
</par>
<par>
<line> mantiveram-se *s *ondiç*es do exp*ri*ento 1 e foi adicionado u* estímulo verbal </line>
<line> com </line>
</par>
<par>
<line> descrições </line>
<line> d* ambiente: *) époc* *e turistas; 2) mei* estação e 3) sem turistas. Eles era* </line>
</par>
<par>
<line> relaciona*os aos culturantes </line>
<line> *om extrações má*im*, *édia e mínima, r*spectivamente. Os </line>
</par>
<par>
<line> dad*s </line>
<line> suge*em </line>
<line> qu* o temp* necessário para a emiss*o *o culturante alvo red*ziu e com </line>
</par>
<par>
<line> menos culturantes qu* nã* produziam c*nsequê*cias, demonstrando q*e o **ntexto ex*rc*u </line>
<line> controle *obre o *so dos recursos. Assim, even*o* am*ienta*s a*tecedentes * consequentes </line>
<line> con**ola*a* o fenômeno *e us* de recursos. </line>
<line> *amargo e Haydu (2016) fi*era* um experimen*o sobr* e*ploração de recursos </line>
</par>
<par>
<line> *atu*ais e manipulações de estimul*ção a*te*edente e *onsequente </line>
<line> *o fenômeno. Os </line>
</par>
<par>
<line> p*rt*cip*ntes foram *is*r*buíd*s em três grupos: controle, exi*iç*o (va*or do *e*urso vi*ível) e </line>
<line> feedb*cks (mensa*em sobre * n*vel do recu**o). Os maiores im*actos nos recursos *oram, </line>
<line> respe*tiv**ente, para: controle; exibi*ão e feed**ck. Quando *a*ia *lteraç*o *os m*mbros do </line>
<line> grupo, o *articipante experiente deveria pass*r as *nstruções para o membr* **vat* do gr*po. </line>
<line> Rev. FSA, Teres*n* PI, *. 18, n. 8, art. 11, p. 207-225, ago. 2021 www4.fsanet.com.br/*e*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> W. S. Pereira, D. C. Costa </line>
<line> 214 </line>
</par>
<par>
<line> * precisão da* inst*uçõ*s foi importante para a ma*utenç*o a lo*go prazo *o padr*o de </line>
<line> consum* dur**te a i*terven*ã*. </line>
<line> Co* b*se nos *stud*s de C*margo e Haydu (2016), essa **squis* t*ve como objet*vo </line>
<line> inves*igar o efeit* da apresen*ação da quantidade inicia* de recu*sos (*ontexto *ntece*en*e) na </line>
<line> extra*ão de recursos n*turais em uma tarefa d* oper*nte liv*e. </line>
<line> 3 METODOLOGIA </line>
<line> *.1 Experimento 1 (Macrocon*ingênc**) </line>
<line> Part*cip*ntes: </line>
<line> Foram seis e**udantes universitários (dois g*upos d* t*ês participantes), convi**dos via </line>
<line> panfl*tos em quadros de aviso e em grupos de mídias *ociais. </line>
<line> Ins**umentos: </line>
<line> Três n*te**oks Acer aspire 5, *D 500, 4 G, sistem* o*er*ci**al *indo*s 10. </line>
<line> *oft*are par* jogo **senvolvi*o *m l*nguagem Java. </line>
<line> 3.* Ta*efa *xperimental </line>
<line> * programa consistia em um *ogo de caça a *igres. *este os part*c*pantes *inham que </line>
<line> escolhe* e*tre a Lança 1, Lança 2 o* a*nda a op*ão "Recupe*ar". Na Lanç* 1, o pa**ici*an*e </line>
</par>
<par>
<line> ga*h**a 10 pontos indivi*uais e retirava 10 *nidades do ca*po de ca*a. Na Lança 2, </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> *articipante ganhava 5 pon*os in*ivid*ais e r*tira*a 5 unidades do camp* d* caça. Na opção </line>
<line> **cuperar, re*up*rava-se 10% dos *ecu*s*s nã* *açado*, porém só era ativado quando todo* </line>
</par>
<par>
<line> os participa*tes </line>
<line> da *e* o *scolhiam na mes*a </line>
<line> co**iç*o. Quando um participante escolh*a </line>
</par>
<par>
<line> Recuperar, sua t*la de jogo era bl**ueada, *endo que esp*ra* os demais part*cipa*tes tam*ém </line>
<line> escolherem es*a o*ção para haver *ecup**açã*. Caso os d*mais part*cipa**es n*o escolhessem </line>
</par>
<par>
<line> R*cuperar, a tela ** </line>
<line> participa*te que a escolheu </line>
<line> continuava b*oquea*a a*é </line>
<line> ter*inar </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> cond*ção. </line>
</par>
<par>
<line> *ev. FSA, Teres*na, v. 18, n. 8, art. *1, p. 207-225, ago. 2021 </line>
<line> *ww4.fsan*t.com.b*/re**sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Efeito da Apr*se**ação *a Quantidade I**cial de Recur*os nas Práticas Cultu*ais </line>
<line> 21* </line>
</par>
<par>
<line> Figura 1 - *epresentaç*o visual d* painel do *ogo. </line>
</par>
<par>
<line> B </line>
</par>
<par>
<line> A </line>
<line> C </line>
</par>
<par>
<line> F </line>
</par>
<par>
<line> D E </line>
</par>
<par>
<line> G </line>
</par>
<par>
<line> * Figu*a 1 *lust*a a Repr*sen**ção *i*ua* do painel *o jo*o. No local ond* aparece a </line>
<line> letra "A" era mostrada a pontuaçã* indi*idual (cada participante via s*men** * sua </line>
<line> pontuaçã*), a letra "B" o local onde era mostrada a mensagem antecedente qu* aparecia </line>
<line> so*ente *as co*d*çõ*s C, D, F e G; na letr* "C" era mostr*da a qu**tidad* de rec*rsos *ue </line>
<line> tinha na condição e só ap*reci* nas cond**ões que tinha mensage* ante*edente; na l*tr* "D" </line>
<line> havia a representaç*o da Lança 1 (o p*rti*ipan*e, ao escolher essa *a*ça, ganhava 10 pontos </line>
</par>
<par>
<line> i*divi*uais e retir*va 10 recurso* </line>
<line> *o ambiente), e a letra "E" a repr**ent*ção da Lanç* (o 2 </line>
</par>
<par>
<line> p*rticipa*te, ao escol*er essa lança, g*n*ava pon*os *ndividuais re*ira*a 5 *e*ur*os do </line>
</par>
<par>
<line> 5 </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> amb*ente). Quan*o o *art*cipan*e e*c*lhia a lança 1 ou a lança aparecia uma i*ag** 2, </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> *a*a sobre a tela de j*go com a me*sagem "V*cê caçou o recurso", sinalizando caça a </line>
<line> realiz*da pelo participan*e, havendo ganho na *ontuação i*d*vid*a* (10 pontos lança * *u 5 </line>
<line> p*nt*s la*ça 2) e a retira*a de *ecurso (**nos 10 r**u*sos lança 1 ou menos 5 recursos lança </line>
<line> 2). Na letra "F" apare**am as mensa*ens e * barra d* feedback (apar*cia em tod*s a* </line>
<line> con**ções, exc*to na con**ção A que era a linha de base), e a *etra "G" a opção Recu*erar, na </line>
<line> qual os três p*nto* n* tela cor*espondem a cada um dos partici**n*es. À me*ida q** os </line>
<line> partic*pant*s iam escolhend* **sa *pção, os *on*os no p*inel iam fican*o ver**s e quand* os </line>
<line> três ficava* ver**s (is*o *, qua*do os três participantes escolhi*m Re*up*ra*), eram </line>
<line> ac**s**n*ados 10% dos recur*os não caçados à q*a***d*d* de recu*so disp*nível na condição, </line>
</par>
<par>
<line> o* seja, ocorria * re*uperação. Quando um participant* escolhia recuperar * o ponto </line>
<line> ficava </line>
</par>
<par>
<line> v*r*e, o* outros parti*ipantes também </line>
<line> vi*m em suas tel*s o pon*o verde, vi**o que a </line>
<line> úni c a </line>
</par>
<par>
<line> Re*. F*A, Ter*sin* PI, v. 18, n. 8, ar*. *1, *. 207-225, ago. 2*21 </line>
<line> www4.fsa*et.c*m.*r/r*vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> W. S. P**eira, D. C. *osta </line>
<line> 216 </line>
</par>
<par>
<line> *pç*o que era dife*ente um d*s ou*ros *ra a pont*ação </line>
<line> individual de cada p*rticipant*, as </line>
</par>
<par>
<line> demais inf*rm*ções (po*tos verdes no r*cuper*r, mens*ge* an*ecede*te, </line>
<line> feedb**k </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> quant*dade de recu*so) </line>
<line> eram as mesmas para to*os. * jogador *ue esc*lhess* a op*ão </line>
</par>
<par>
<line> Recupe*ar, s*a tela fica*a au*omat*c*men*e **av*da, te*d* *ue e*perar os o**ro* participantes </line>
<line> tamb*m *scolher** essa o*ção pa** haver a recuperação. *aso os outr*s particip*ntes não </line>
<line> escolh*sse*, *ua tela permanecia travada e só reto*na** ao jogo quando t*rmina*a essa </line>
<line> co*dição e come*ava uma nova. </line>
<line> 3.3 Procedime**o* </line>
<line> Os três jo*adores da vez *ogavam simult*neame*te, sem compartilhar *nforma*õ*s e </line>
<line> d* forma individual, mas pa*til*ando *o mesmo r*curs* com*m. Tai* arranjos permit*m </line>
<line> categorizar * estu*o como uma Mac*o*ont*ngência. Ante* de *niciar o jogo, er* infor**d* *o </line>
<line> painel a seguinte *ensagem: </line>
<line> "Você está *endo *onvi*ado a participar de uma *esqu*sa sobre caça de tigres. *ara </line>
</par>
<par>
<line> caçar recurs*, v*cê poderá o*tar * </line>
<line> pela l*nça *, lança 2 </line>
<line> o* ainda a op*ão recuperar. </line>
</par>
<par>
<line> Você *everá caçar os recursos *eces*ários para sua so*revivência e, no fina* do a </line>
<line> experim*n*o, os pon*os in*ividuai* serão *rocados por d*nheiro". </line>
<line> *ogo em se*uida, iniciava-se o *ogo. F*ram se*e condições ao to*o no jogo (condi**o </line>
</par>
<par>
<line> A até a condição G). * condição A (Linha de Bas*) tinh* dur*ção de 5 minutos. Já as </line>
</par>
<par>
<line> condições B </line>
<line> até a condição G, cada condição pod*a durar *té 10 min*t*s. A outra forma de </line>
</par>
<par>
<line> acabar *om * condiç*o era a e*tinçã* d* recurs*. </line>
<line> *ondição A: Ext*ação de re*u*sos sem n*nhuma das vari*veis manipuladas. O rec**so </line>
<line> *in*a 200 unidades. </line>
</par>
<par>
<line> **ndição B: Recur*o limit* </line>
<line> de 2*0 unida*es, mas não era apresentad* ess* </line>
</par>
<par>
<line> info*m*ção. T*n*a f*edback sobre o s*atus do recurso. </line>
<line> Condição *: *ep*icação da *ondiç*o B c*m um estímulo v*sual d* recurs* </line>
<line> (Men*agem *nicial: "A ger*çã* anterior *ei*ou para v*cês 200 t*gres"). T*nha *eedback sob*e </line>
<line> o s*atus *o *ecurso. </line>
<line> Condição D: Replicação d* condição C, com apenas *00 r*cursos inicia*s (Mensagem </line>
<line> inicial: "A geraç*o a*terior deixou para vo*ês 100 tigres"). Tinha *eedback sobre o st*t*s do </line>
<line> recurso. </line>
</par>
<par>
<line> R*v. F*A, Teresina, v. 1*, n. 8, *rt. 11, p. 207-225, *g*. 20*1 </line>
<line> ww*4.**an*t.com.br/*evis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Efeito da Apresentação da Qu*nt*dade Inic*al *e Recursos nas Prát***s **ltur*i* </line>
<line> 217 </line>
</par>
<par>
<line> Con*iç*o E: </line>
<line> Rep*icaç*o da condição * (*or*an**, se* mensagem ini*ial d* </line>
</par>
<par>
<line> in*ormaç*o do total de recurso*), com 100 un*dades de recur*os. Tinha feedback *obre </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> st*tus *o re*urso. </line>
</par>
<par>
<column>
<row> Condição F: Replicação da condiçã* C (foi sinalizado que tinha 200 ti*res n* </row>
<row> c*ndição), poré* o recur*o real *ão 10* recursos. P**tanto, o recurso apres*ntado na </row>
<row> mensa*em se dif*re do recurso real. (M*nsagem inicial: "A geração ant*rior dei*o* p*ra </row>
<row> vocês 20* tig*es"). Ti*ha feedback *obre o sta*u* do recurso. </row>
<row> Condiç*o G: Replicaçã* da con*ição D (foi sinal*zado q*e t*n*a 1*0 ti**e* *a </row>
<row> condição), poré* o recurso real d* condiç*o é de 200 *i**es. Portanto, o recurso apr*sentado </row>
<row> na mensagem se d*fere d* re*urso real. (Mensagem inicial: "A geração anterior deixou par* </row>
<row> v*cês 100 ti*res"). *inh* feedb*c* so*re o sta*us do recurso. </row>
<row> As condiçã* C e D *rata* *e um contex*o con*ist*nte, *ois o valor sin*lizado era </row>
<row> consist*n*e com o real. As condições F e G *ratam de um c*ntexto i*c**siste*te, po*s o valor </row>
<row> sinalizad* era i**onsiste*** com o valor r*al. </row>
<row> A *im de evitar *feitos de ordem, o jo*o seguiu inicialmente as *ondições em ordem </row>
<row> (c*n*ição A até a condição G), con*orme mostra a Ta*ela 1, * dep*is essa* mesmas condiçõ*s </row>
<row> mas com ordem aleatória (E, *, *, D, *, B, *). </row>
<row> T*bela 1 - Descr*ção d** *anip*lações d* contex*o e fee*back *as co*d*çõe* </row>
<row> exp*rimentais </row>
</column>
<par>
<line> Recurso </line>
<line> Recurso </line>
</par>
<par>
<line> Condiç**s Recursos Antecedente </line>
<line> F**dback </line>
<line> Apresentado </line>
<line> Real </line>
</par>
</par>
<par>
<line> A </line>
<line> S im </line>
<line> Não </line>
<line>-</line>
<line> Não </line>
<line> 200 </line>
</par>
<par>
<line> B </line>
<line> S im </line>
<line> Não </line>
<line>-</line>
<line> S im </line>
<line> 200 </line>
</par>
<par>
<line> C </line>
<line> S i* </line>
<line> S* </line>
<line> 200 </line>
<line> * im </line>
<line> 200 </line>
</par>
<par>
<line> D </line>
<line> S im </line>
<line> Sc </line>
<line> 100 </line>
<line> S im </line>
<line> 100 </line>
</par>
<par>
<line> E </line>
<line> S im </line>
<line> N*o </line>
<line>-</line>
<line> S im </line>
<line> 100 </line>
</par>
<par>
<line> F </line>
<line> S i* </line>
<line> Scdi* </line>
<line> 200 </line>
<line> S i* </line>
<line> 10* </line>
</par>
<par>
<line> * </line>
<line> S im </line>
<line> Scd*n </line>
<line> 100 </line>
<line> S im </line>
<line> *00 </line>
</par>
<par>
<line> N*ta. S* refere-se à *pr*sentação do co**exto correspon*ente com o valor real do recurso. E </line>
<line> *cdin sina*iza para o recurso de va*or op*s** *o apresentado. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. F*A, Teresi*a PI, v. 18, n. *, art. 11, p. 20*-22*, ago. 2021 </line>
<line> *ww4.f*anet.com.br/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> W. S. Pereira, D. C. Costa </line>
<line> 21* </line>
</par>
<par>
<line> Nas co*dições *e B * G, h*via fe*dbac* do uso *e recursos com um* barra de re*u*sos </line>
<line> que ia mudando c**forme os recursos iam sendo caçados o* *ecu*erados. Adi*io**lmente </line>
<line> mensa*ens apa**ciam de acordo com algumas *a**as de recu*sos: 1) abai*o de 75% ("O </line>
<line> rec*r*o está abaixo de 75%"); 2) 50% ("O recurso está ab*ixo de 50%") e 3) 25% ("O recurso </line>
<line> es*á aba*xo de 25%") e* **laçã* ao valor do recurso disponív*l na co*dição. </line>
<line> Todos os participantes tiver*m acesso a mensagens d* anteced**tes e feedbacks, mas a </line>
</par>
<par>
<line> *ontuação i*di*idual </line>
<line> era restrita a cada participant*, o* *eja, some*te o pró*r** par*icipante </line>
</par>
<par>
<line> t*nha a*esso à sua pontuação. A pontua*ão indiv*du** er* regis*rada desde a Linha de Base até </line>
<line> * última con**çã*. Com rela*ão à opção Recu*erar, o* re*ursos só e*a* renovado* q*a*do os </line>
<line> três p*rticipantes da rodada ** esc*lhiam na mesma condição. </line>
<line> *in*lizado o ex**r*men**, o *arti*ipa*te pro*u*ava o experimentador p*ra receber *eu </line>
<line> v*l*r em dinhe*ro (0,0* centavos po* ponto). </line>
<line> 4 RE*ULTADOS E DI*CU*SÕES </line>
<line> Nas Figuras 2, 3 e 4, as con*ições A, B, *, *, E, F e G estão rep*e*entadas por LB, </line>
</par>
<par>
<line> 200, Sc+20*, Sc+100, 10*, *cdin+100 </line>
<line> e Scdin+*00, respectivamente. Além disso, </line>
<line> as </line>
</par>
<par>
<line> c*ndições f*ram or**nizadas *elo tot*l de r*c**sos disponíveis *ara f*ns d* mel*ores </line>
<line> compar*ç*e* entre as manipulaç*es. Nas **n*ições com Sc havia o valor correto do recurso. </line>
</par>
<par>
<line> Nas con*ições com S*din *m valor era apre*e*tad*, *as *o* valor *eal </line>
<line> diferente. Todas </line>
<line> as </line>
</par>
<par>
<line> con*ições, exceto a linha de base, tiv*ram fe*dbacks so*r* *t*tu* d* r*curso. </line>
</par>
<par>
<line> A Figura 2 mostra o **mer* de ten*ativas a*é o fim do re*urso, is*o é, o te*po </line>
<line> (em </line>
</par>
<par>
<line> segundos) *asto pelos </line>
<line> participante* até esgo*ar o re*urso disponível e* cada condiçã*. </line>
</par>
<par>
<line> Obser*a-*e que n*s co***ções em que </line>
<line> era* disponibil*zados 200 r*cursos, os participa*tes </line>
</par>
<par>
<line> leva*am mais t*mpo para acabar co* tal recurso </line>
<line> em comparaç*o às *ondições em q*e era* </line>
</par>
<par>
<line> apenas 10* re*ur*os *isponíveis. Os maiores valo*es fora* para as con*ições co* contexto </line>
<line> (pr*meiras apre*entações) no Grupo 1. No G*upo 2, a maior qua*tida*e de tempo a*tes do fim </line>
<line> do r*curso *m rel*ção ao recu**o 200 o*orreu na se*unda apr*se**ação da *inha da B*se (LB) </line>
<line> e na s*gunda apresent**ão de contexto em rel**ão ao recurso 100 (Sc+100). </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Te*esin*, v. 18, n. 8, a*t. 11, p. 207-*25, ago. 2*21 </line>
<line> **w4.fsa*et.com.br/revi*t* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Ef*it* *a Apresentação da Qua*ti*ade Inic*al de Rec*rsos nas P*áticas Cu*turais </line>
<line> 219 </line>
</par>
<par>
<line> Figura 2 - Número de tentativas a*é o esgot**ento do recurso. </line>
</par>
<par>
<line> A F*gu*a 3 apresen*a a pontu*ção ind*vidu*l dos participa*tes * * soma *est*s p*ntua**es em </line>
<line> cada condição ex**rimental. Maiores pont*ações for*m obs**vada* no recu**o 20* em </line>
</par>
<par>
<line> comparação </line>
<line> com o recurs* *00. No grupo 1, o </line>
<line> par*ici*ant* J3 e*colheu </line>
<line> não retirar recursos </line>
</par>
<par>
<line> em quas* todas as co**ições, com ex*eção d** </line>
<line> pr*me***s LB (120 pon*os) e *cdin+100 (70 </line>
</par>
<par>
<line> pontos) e * s*gunda condição 200 (5* *ont*s). J1 e ** apres*ntaram *a*rões semelhantes de </line>
<line> extraç**s na* condições Scdin+200 (duas apresent**õe*) e n* segun*a con*i*ão **, sendo </line>
</par>
<par>
<line> est*s a* con*ições *om *aiores va*o*es de e*traç*o em relação à s**a </line>
<line> das </line>
<line> pont*ações dos </line>
</par>
<par>
<line> m*mbros do gr*po. Altas pont*ações t*mbém foram obs*rv*das *a primeira apresentaç*o da </line>
<line> condiçã* *c+200. As condiç*** Scdin+200 produzir*m alto ní*el de pontuaçã* *m uma </line>
<line> cont*n*ê*c*a na qua* e*a sinal*z*do que *ram 1*0 recursos dispon*vei* *uando *a verdade </line>
<line> era* 200, enquanto em Sc+200 o valor s*nalizado era consisten*e c*m o real (200), com </line>
<line> maior*s valore* *bser**dos em Scdin+2*0. </line>
<line> A segund* apr*sentaç*o da condição *c+20* apre**n*ou a meno* som* de ex*ração </line>
<line> dos memb*os do Grupo 1 em relação ao rec*rso *00. No *ecurso *e valor 100, a res*osta foi </line>
<line> b*sicam*nte a mesma *m todas as c**di*õ*s. </line>
<line> No G*upo 2, o par*i*ipa*te J1 *oi o joga*o* que me*os e*traiu, tendo sua maior </line>
<line> e*tração n* primeira condição *00 (50 pont*s), *m contrapartida **m os *oga*ores J2 e J3 </line>
</par>
<par>
<line> *ue a*resen*aram muitas </line>
<line> extr*ções. O participante J2 teve sua *aior extração na p*imeira </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina PI, v. 18, n. 8, art. 11, p. 207-225, ag*. 2021 </line>
<line> *ww4.fsa*et.com.br/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. S. Pereira, D. C. Costa </line>
<line> 2*0 </line>
</par>
<par>
<line> cond*ção Sc+200 (135 pontos), e o **rtic*pante J3 nas seg*ndas apresent*ç*es de Sc*in+200 </line>
</par>
<par>
<line> (200 pontos) e *00 (1*0 pontos). A soma das *ontuaç*es entre os </line>
<line> membros do </line>
<line> grupo em </line>
</par>
<par>
<line> rela*ão ao recurso *** foram sim*lar*s, porém com m*iores pontuações na* c**dições *B e </line>
</par>
<par>
<line> Scd**+200 em </line>
<line> su*s primeir*s apr**ent*ções, e men*re* </line>
<line> *xtrações em LB, na qual *s trê* </line>
</par>
<par>
<line> jogadores apresenta*am padrã* semelh*nte *om poucas extrações (**ma *e 35 pontos entre os </line>
<line> membros do grupo). A pontuação no recurso de val*r 100 foi basic*mente a mesma em todas </line>
<line> a* condições. </line>
<line> *igura 3 - Pontuaç*es i*di*iduais e som*das nas condições experimentais. </line>
</par>
<par>
<line> A Figura 4 apr*senta as escolhas individuais por **cuperar e o núm**o de </line>
<line> **ze* nos </line>
</par>
<par>
<line> qua*s houve recupera*ão. *ode-s* *er*eber, a prio*i, que hou** mais *ecu*e*a*ões *as </line>
<line> *ondiç*es *m *ue hav*a 200 recursos disponíveis do que *as condiçõe* em que h*via 100. No </line>
<line> Gr*po 1 houve *ais recuperações nas duas ap*es*ntações das co*diç*es S*d*n+2** (5 na </line>
<line> prim*ir* e 7 na segu*da), e apó* na prime*ra condição S*+200 (4 rec*peraçõe*) e *a segunda </line>
<line> LB (3 *ecuperações). As *ondiç**s Scdin+200 * Sc+200 t*m em comum o mesmo recurso </line>
<line> r*a* (2*0), porém *a primeir* o valor sinalizado **a 1*0, mas c*m v*l*r real de 200, enqu*nt* </line>
<line> na seg**da o v*lo* sinali*ado era cond*zen** com o valor real (20*). Não houve rec*pera*ão </line>
<line> d* *ecurso na pr*meira LB * n*m n* segunda *pr*s*ntação *e Sc+200 e* relaçã* ao r*curso </line>
<line> R*v. FSA, Teresina, v. 18, n. 8, art. 11, p. 207-22*, ago. *021 www4.fs*net.c*m.b*/r*vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> E*e*to *a Apr*senta*ão da Quantidade Inicial de Recursos nas Práticas Culturai* </line>
<line> 2*1 </line>
</par>
<par>
<line> 200. N* recurso *e valor 100, s* houve re*uperações nas primeiras cond**ões 100 (* </line>
<line> recupe*ações) e Scd**+*0* (1 recup*ração), respe*tivam*nte. O particip*nte J3 foi * que mais </line>
<line> vezes escolh*u recuper*r. </line>
<line> *o Grupo 2, a primeira apres*ntação da c*ndiç*o Scdin+200 também foi a qu* teve </line>
<line> *ais *ec*perações (2 recuperações), seguida pelas pr*meiras a**es*ntações das cond*ções L* </line>
</par>
<par>
<line> e 200 (com 1 r*cuper*ç*o cada). Nas suas segu*das a*resenta*ões e *ema*s condições </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> **cur*o c*m va*or 200, *ão ho*ve *ecu*eraç*o do grupo. No recurso d* *alor 100, teve-se </line>
<line> zero r*cuper*ção d* grupo em to**s as cond*çõe* d**se va*or. O parti*i*a**e J1 fo* o que **is </line>
</par>
<par>
<line> e*col*eu Recuperar, ape*ar de não t*r </line>
<line> escol*i*o recup*rar *enhuma v*z *as segundas </line>
</par>
<par>
<line> **resentaç*e* da* con*ições Sc+200, Scdin+200, 200, LB, S*+1*0, S*di*+100. </line>
<line> Fi*ura 4 - Esc*lha* individuais por *ecupera* e recupe*ação em grupo. </line>
</par>
<par>
<line> * CONS*DE*AÇÕES FINAIS </line>
<line> Est* pesquisa foi dese**olv*da objetivando investigar *e a **rese*tação da quantidade </line>
</par>
<par>
<line> inic*al d* *ecursos nas práti*as de extração </line>
<line> de *ecursos natur*is poderia *nflue*ciar n* </line>
</par>
<par>
<line> *omportam*nto dos indivíd*os e* relação à *xtr**ão d**es. </line>
</par>
<par>
<line> Dentre as variá*eis man*pul*das, o núm*ro de r*c*rsos fo* * **riável que </line>
<line> pro*uziu </line>
</par>
<par>
<line> efe*tos m*i* claros. ** ambos *s grupos, * tempo para esgotamento foi menor nas cond*ções </line>
<line> Re*. FSA, *er**i*a PI, v. 18, n. 8, art. 11, p. 20*-2*5, ago. 2021 www4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> W. S. Pereira, D. C. Costa </line>
<line> 222 </line>
</par>
<par>
<line> com 100 unid*des. E*s* m*dida fo* *o*plement*da *om * a*á*ise das esc*lhas por recuperar </line>
<line> o recurso (Figura 4). Houve mais t*ntativ*s *e recuperar o recurso qu*ndo este era 2*0 do **e </line>
<line> *uando era 1*0. O e*gotamento ma** rápi*o *o recurso nas con**ç*e* com m*nores valores </line>
<line> ou c*m estí*ulos que os si*ali*em está d* acordo *om o estudo *e Brech*er (1977), n* qual </line>
</par>
<par>
<line> os participantes </line>
<line> deviam *ress*onar botões e* F**0 para *roduzir pontos t*ocados por </line>
<line> no*a. </line>
</par>
<par>
<line> Cada esquema completo a*aga*a uma lâmpada que *ina*iz* o recurs* que poderia ret*rnar em </line>
</par>
<par>
<line> um *sq*ema *RL. O autor *ug*re *ue os participantes nã* tiv*ram c*ntato c*m </line>
<line> *s </line>
</par>
<par>
<line> contingências de renova*ão, </line>
<line> pois o *ec*rso a*a*ara primeiro. Es*a afirmaç*o pode ser </line>
</par>
<par>
<line> apli*ada n* presente estudo, poi* nas condições *m que recurs* era men*r, o recurso o </line>
<line> se </line>
</par>
<par>
<line> es*otou ra*idam*nte. </line>
</par>
<par>
<line> Com r*la*ão à m*nipulação co***xto (informa*ão sob*e a quan*idade de re*ursos), </line>
<line> dois níveis fo*am ap*esen**dos: consi*tent* e inconsistente. Pode-se *erc*ber que es*a </line>
<line> *anipu*açã* n*o e*erceu *ontrole sobre os *d* evocativos da res*osta d* extração de recurso. </line>
<line> Em a*bos *s grupos, d*is par*icipan*es foram os *rincipai* responsá*eis pela extr*ção (J1 e </line>
<line> J2 do Grupo 1 e J2 e J3 d* Grupo 2). E*qu*nto J1 (Grupo 1) * J3 (Grupo 2) semp*e tiveram </line>
</par>
<par>
<line> baixas extrações, independente da con*ição. Essa ausência de rela*ão está sendo afirmada </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> p*rtir de Matos (1999), na qual *firma </line>
<line> que para *a*ermos se os e*t**ulos antecedentes </line>
</par>
<par>
<line> ex*rceram c*ntrole, é </line>
<line> necessá*i* hav** uma cons*stê*cia entr* estímulos anteced*ntes </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> respos*as. *ssa **nsi*t*n*i* * *erificada pe** quant*f*cação das muda*ças de r*spos*a perante </line>
</par>
<par>
<line> t*l *ir**n*tância an*ecedente. *o*p*rand* </line>
<line> com a *in*a </line>
<line> de Ba*e, somen*e o Gr**o 1 t*ve </line>
</par>
<par>
<line> uma resposta si**i*ic**iva na apres*nt*ção ** co**exto consisten*e no tempo de e*g*ta*ento </line>
</par>
<par>
<line> *o r*cur*o. Outra exceção *oram *s recu*e*a*õe* realizadas </line>
<line> *elo Grupo 1 no contexto </line>
</par>
<par>
<line> incon*ist*nte com recurs* real *e 200. </line>
</par>
<par>
<line> O papel do contexto também f*i estu*ado por C*ma*go e Haydu (2016) em um </line>
<line> exp*ri*ento envolvendo um m*smo recurso c*mum. Uma das manipulaçõ*s reali*a*as foi a </line>
</par>
<par>
<line> exibição da q*antidade ini*i*l de r*cursos. Os resu*tados s**erem *ue *sta variá*el *ão </line>
<line> fo* </line>
</par>
<par>
<line> s*fic*en*e para exercer c*n*ro** nas resp**tas **s participant*s. A outra *ar**vel man*pulad* </line>
</par>
<par>
<line> pelos *utores foi o feedback, e neste foi possível observar respost*s m*is </line>
<line> c***as </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> p*eservação. </line>
</par>
<par>
<line> Os resul*a**s enc*n*r*dos nes*e pr*sente ex*erimento são opostos ao e*c*n*ra*o por </line>
<line> Fonse*a (2014), no qual inseriu ** um s*p*rmer*ado i*centiv*s pró-a*bientais na forma de </line>
</par>
<par>
<line> antec*d*nte (con*exto) *o outro sup*rme*cad* e </line>
<line> nã*. Os resultado* su*ere* que o conj*nto </line>
</par>
<par>
<line> de i*te*venções reali*adas no superme*cado sustent**el reduziram * uso de sacolas plásticas </line>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 18, n. 8, art. **, p. 207-225, ago. 2021 www4.fsane*.com.b*/re*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Efei*o da Apresentaç*o da Quantid*de Inicial de *ecursos nas Práticas Cultur*is </line>
<line> 223 </line>
</par>
<par>
<line> se *ompa*ados com o consumo de sa*olas plástica* *o superme*cad* *em as inter**nções de </line>
<line> igual volu*e e nos mesmo* turn*s. </line>
<line> O co*port*mento dos par*i*i*ant*s (J1 * J2 do Grupo 1 e J* e J3 do *rupo 2) está *e </line>
<line> acordo com o *iscuti*o por Hardin (196*), Hirsh, **stello e Fuqua (2015) e Platt (**73) *os </line>
</par>
<par>
<line> quai* os *ecurs*s naturais não exerce* controle que as consequ*nci*s ind*viduai* sobre </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> comportamento de *xt*a*ã*, pois seu feedback não é imediato. Os a*tore* a*irmam ai*da qu* </line>
<line> a escolha não-susten*ável é g*ralmente mais escolh*d* po* *eus ganh*s imediatos, e*ercendo </line>
<line> mais inf**ência do que qualq**r *onsequência punitiva a longo prazo (es*otamento d* </line>
<line> recurso). Somen*e os participan*es *3 do Grupo 1 * J1 do Gru*o 2 se c*mportar*m ** for*a </line>
</par>
<par>
<line> diferente, apres*nta*do baixo padrão ** </line>
<line> extração e sendo os partic*pan*** que ma*s </line>
</par>
<par>
<line> *scolheram a opção R*cuper*r. </line>
</par>
<par>
<line> Este *resente </line>
<line> estudo </line>
<line> tratou de uma Macrocontingência. Portanto os controle* </line>
</par>
<par>
<line> *ndividuais são os </line>
<line> *e*inidores d* fenômeno. Carac*er*sti*as *o estudo que *ategoriz*m uma </line>
</par>
<par>
<line> Macr*contigênc*a são: *) participantes *ogaram de forma individual, mas partilhand* do </line>
<line> *esm* recurso comum; 2) Nã* com**rti*hamento de inf*rmaç*es (verbal ou não *erbal), </line>
</par>
<par>
<line> *mpossibilitando possí**is co*tingê*cias comp*rtam*ntais e*trelaçadas (CCE); </line>
<line> 3) Produt* </line>
</par>
<par>
<line> *grega*o (PA) não teve função s*bre o co*port*mento i*dividual. O contexto não exerceu </line>
<line> c*ntrole sobre os compor*ame*tos i*dividuais *os par*icipantes. </line>
<line> Apesar das *imitações, esse e**udo ***e servir como base para o surgimento d* novos, </line>
<line> que pode*iam descre*er re*ações de uso de recu*sos em um* macrocont*n*ênc*a. Com* uma </line>
</par>
<par>
<line> sugestão para *es*uisas *osteriores, estas pod*riam in*estig*r: </line>
<line> 1) *ondiç*es envolvendo S* </line>
</par>
<par>
<line> i*consi*tente, 2) a *pção r*cuperar </line>
<line> poder*a ser ref**mul*da de forma a permitir *ue </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> participant* escolhes** "desi*tir" de </line>
<line> r**upe*ar, c*so os demai* *artici*antes </line>
<line> nã* </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> escol*essem, *) *anipulaç*es também de f*edback. Em *elaç** à manipulaç*o *e *eedb*ck, </line>
<line> p*deriam ser manipul*das diferentes co*binações, como r*alizada por Frazer e Leslie (2014). </line>
<line> Os autores u*i*izaram o comprometime*t* do público e diferentes combinações *e fee*b**ks </line>
</par>
<par>
<line> p*r* a *ed*çã* </line>
<line> do *onsumo de energia, obt*n*o ê*ito </line>
<line> e* </line>
<line> duas das três combinações de </line>
</par>
<par>
<line> feedback* re*lizadas no experimento. </line>
<line> O estudo do *omporta**nto do homem e* *elação ao s*u *mbient* se faz de cr*cia* </line>
</par>
<par>
<line> importânci*, ainda ma*s com * *gravament* do aqu*cimento </line>
<line> *loba* e o *sgot*ment* </line>
<line> dos </line>
</par>
<par>
<line> recurs*s, </line>
<line> que têm **rado c*nsequência* irrep*r*veis como a extinção *e a*imais. D*ssa </line>
</par>
<par>
<line> fo*ma, a Análise d* C*mportamento pod* *er *m *rande i*st*u*ento no e*tudo para </line>
</par>
<par>
<line> estabeleci*ento e manutenç** d* </line>
<line> com**r*ame*to de p*eserva**o dos recursos </line>
<line> naturais. *al </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Ter*si*a PI, v. 18, n. 8, art. 11, p. 207-225, ag*. 2021 </line>
<line> www4.*sa*et.com.br/rev*st* </line>
</par>
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