<document>
<page>
<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.fsanet.com.*r/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*i*a, *. *8, n. 8, art. 11, p. 207-225, *g*. 20*1
</line>
<line>
ISSN Impresso: *806-6356 I*SN Ele*rônico: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.12819/20*1.18.8.11
</line>
</par><par>
<line>
*feito da Apresentação da Quanti*a*e Inicial *e R*curso* *as Práticas Cu**urais
</line>
<line>
Effec* of Presenta*ion o* t*e Initial *mount of Reso**ces o* Cultural *rac*ices
</line>
</par><par>
<line>
W*n* dos San*os Pereira
</line>
<line>
Psicólog* pe*a Universidade ***adual do P*auí
</line>
<line>
E-mail: wanes*ntos17@gm*il.com
</line>
<line>
Dyego *e Carvalho Costa
</line>
<line>
*ou*or em Ciências d* Comporta*en*o pelo Un**ersida*e d* Brasília
</line>
<line>
Pr*f**sor na Un*versidade Estad*a* do Piauí
</line>
<line>
E-*ail: dyegoae*@gmail.com
</line>
</par><par>
<line>
Endereç*: Wan* dos Santos Pe*eir*
</line>
<line>
Ed*tor-C*efe: Dr. Ton*y K*r*ey de Alen*ar
</line>
</par><par>
<line>
R. *oão Cabral, 223*n - Centro (Sul), Teresina - PI,
</line>
<line>
Rodrig*es
</line>
</par><par>
<line>
64002-224 Bra*i*.
</line>
</par><par>
<line>
E*d*re*o: Dye*o de **rvalho Costa
</line>
<line>
Art*g* rece*ido em 25/06/*021. Últi**
</line>
<line>
v*rsão
</line>
</par><par>
</par>
</page><page>
<par>
<line>
W. *. Pereira, *. C. Costa
</line>
<line>
208
</line>
</par><par>
<line>
RESUMO
</line>
</par><par>
<line>
Discus*ões ac*r*a do uso re*ponsável *os r*c*rso* naturais têm *ido cada vez mais freq*entes
</line>
<line>
nos *lti*o* anos, u*a vez que a iminente p*ssibilida*e d* *ua esca*sez po*e comp*o*eter *
</line>
</par><par>
<line>
sobrevivência da* pos*eriores
</line>
<line>
geraçõ*s. Mediante isso, a *n**is* do Compor*amento, como
</line>
</par><par>
<line>
*ma c*ência que es*uda a relaç*o do ser humano com seu meio am*ie*te, *em realizado
</line>
<line>
estudos e discu*sões a*erc* dessa temática para estab*lecimento *e co*portamen*o pró-
</line>
</par><par>
<line>
ambiental. Dessa forma, ta* pesquisa **ve como objetivo investigar s* a **re*entação
</line>
<line>
**
</line>
</par><par>
<line>
qua*ti*a** inicial d* recur*os (conte*to
</line>
<line>
antecede*t*) na extr*ção
</line>
<line>
de recursos naturais
</line>
</par><par>
<line>
*n*l*enciaria no *so dos recursos. *a**i*i**ram do experi*ento seis estudan*es *nive*sitário*,
</line>
<line>
com taref* experi*ental de um jogo de caça a tigres semelh**te a uma macroco*tingência,
</line>
<line>
com escolhas e*t*e lança 1, *ança 2 e re*u*e*ar, sendo manipulado o context* anteced*n*e em
</line>
<line>
algumas condiçõ*s na for*a *e mensagem antecedente s*bre *ecursos di*po*íveis, que
</line>
<line>
v*riavam ent*e 100 e 2*0. *ev* *eed*a*k ** todas a* con*i**es, e*cet* l*nha d* base. *s
</line>
</par><par>
<line>
resultad*s **gerem q*e a
</line>
<line>
var*ável
</line>
<line>
qu* *x*rceu mais i*fluência foi a quantidad* de recursos
</line>
</par><par>
<line>
disponíveis, pois quan*o o recurso disponibilizad* era de 200, houve mais respostas
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
*reser*ação do recurso.
</line>
</par><par>
<line>
Palav*as-chave: A*áli*e do Co*p*rtam*nto. Comportamento Pró-**bie*tal. Contex*o
</line>
<line>
Antecedent*.
</line>
<line>
ABSTRACT
</line>
<line>
Discussions about the respo**ible use of natura* resources have been *ncrea*ingly frequent in
</line>
<line>
*ecent years, as the imminent po*sibili*y of *heir scarcity can comp*omise t*e survival *f later
</line>
<line>
gen*rati*ns. Th*ough t*is, Behavior Analysis a* a science that stud*es *he relations*ip of
</line>
<line>
human beings wi*h their envi*onment, has car*ied out studie* and discussions on **is theme to
</line>
</par><par>
<line>
es*ablish pro-en*ironmental
</line>
<line>
behavior, *h*s, this *e*earch aimed to invest*gate whet*er the
</line>
</par><par>
<line>
presentati*n th*
</line>
<line>
i**tial amount of r*sourc*s (prior co*text) in *he extraction of natur*l
</line>
</par><par>
<line>
r*s*urc*s would in*luence resource *se. *ix un*versity stu*en*s par*icipate* in *he experiment,
</line>
<line>
w**h an expe**mental task of * t*ger huntin* gam* si**lar to a macrocon*i*gency, with choices
</line>
<line>
betwe*n spear 1, spe*r 2 and retrie*e, the ant*cedent con*ex* bei*g mani*ulated under *ome
</line>
<line>
co*ditions in the form *f ant*ce*ent *essage abou* availa*le re*o*rces, which r*n*ed
</line>
</par><par>
<line>
*e*ween *00
</line>
<line>
and 200. *t had feed*ack in a*l conditi*ns except baseline. The *esults sug*est
</line>
</par><par>
<line>
that *he variable that exert** the most inf*uence wa* the amount of available resources,
</line>
</par><par>
<line>
b*cause
</line>
<line>
when *he ava**ab*e resource was *00, ther* **re mor*
</line>
<line>
respons*s regarding the
</line>
</par><par>
<line>
pr*serv*t*on of th* r*so*rce.
</line>
<line>
*eywo*d*: Behavior Analysis. Pro-Environm*ntal Behavior. **ckground Contex*.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Tere*ina, *. 18, n. 8, a**. 1*, p. 207-225, ag*. 2021
</line>
<line>
www4.*sanet.com.br/rev*st*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Efeito da Apresentação da *uan*idade I*icial de Rec*rsos nas Pr**icas Cu*turais
</line>
<line>
2*9
</line>
</par><par>
<line>
1 INT*ODUÇÃO
</line>
</par><par>
<line>
O Relatório Brundtland *e 1987 **idencia quã* desto*n** * o *a*rão d* c*nsumo *a
</line>
</par><par>
<line>
sociedade *ode*na
</line>
<line>
**
</line>
<line>
um modelo d* Desenvolvimento Sustentável, *ef*ni*do este último
</line>
</par><par>
<line>
como "aquele qu* atende às ne*essidades do present* s*m c*mpr*meter a pos*ib*lid*d* *e as
</line>
</par><par>
<line>
gerações f*t*ras atenderem às sua*" (Comissão Mundial so*re *e*o Ambie*te
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
*esenvolv**en*o, *988, p.46). Med*a*te tal problemáti*a, a a***** de medi*as para
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
Desenvolvime*to Sustentável se fez necessária, de fo**a a buscar e**r*tégias
</line>
<line>
*e
</line>
</par><par>
<line>
desenv*lv*men*o **onômi*o *ue seja* *omprometi*as com preservação am*iental e at* *
</line>
</par><par>
<line>
me*m* com * superação da pobr*za, visto q*e o at*al cenário
</line>
<line>
e**nômico além *o
</line>
</par><par>
<line>
descompro*isso com o m*io a*bi*n*e, a*nda serviu para **e*tuar duas real*d**es para*elas:
</line>
<line>
*e ri*ueza e m*ita f**t*ra, e a de pol**ção e m**éria.
</line>
<line>
Satori, Latrôni*o e Camp*s (2*14) fazem a *istinção entre *esenvolvi*ento
</line>
</par><par>
<line>
Susten*á*el *ust*ntabili*ade, p*ntuando que a **s**ntabil*dade é o objetivo p*incip*l do *
</line>
</par><par>
<line>
Desenvolv*mento *u*te**ável. *eguindo essa perspec*iva, *ustentabilid*d* par* Dove**
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
Handmer (1*92) se d**ine c**o a capac*d*de *o *er humano para se
</line>
<line>
ada*tar ou resistir
</line>
<line>
à*
</line>
</par><par>
<line>
*u*ança* ex*ern*s o* internas po* te*po *ndefi*ido. ***tentabi*idade
</line>
<line>
diz r*spe*to
</line>
<line>
ao modo
</line>
</par><par>
<line>
como o ser humano deve
</line>
<line>
interagir com o *eio a*biente, sendo responsável
</line>
<line>
po* ele e pelas
</line>
</par><par>
<line>
próximas g*rações (Ayres,
</line>
<line>
2008). Lev*ndo em co*sideração essa re*aç** homem-m*i*
</line>
</par><par>
<line>
ambie*te, deve *aver um l*mi*e *u* gara*ta o bem-e*tar * a* nece*sidades da socie*ade atual
</line>
</par><par>
<line>
sem l*var a* *sgot**e*to d** recurs*s *aturai*, sendo
</line>
<line>
dessa form* de *und*me*tal
</line>
</par><par>
<line>
i*po*tância o estabelecimento de uma *ova **l*ção entre
</line>
<line>
ambos, * a *nálise
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
**mportamento, com* uma ciência *ue estuda essa r**ação, po*e s*r *til n* desenv*lv*m*nto
</line>
<line>
de e*tratégias para no*os comp**tament** em pr*l do meio am*i*nte.
</line>
<line>
Steg * Vlek (2009) p*ntuam que * co*ceito Com*ortamen*o Pró-*m*i*ntal é or*undo
</line>
<line>
da Psi*olog*a Ambiental. Pode ser compreen*ido como qua*qu*r co*por*amento do *er
</line>
</par><par>
<line>
hum*no qu* afete o mínimo
</line>
<line>
possível o meio
</line>
<line>
ambi*n*e, ou até mesmo * beneficie,
</line>
<line>
de for*a
</line>
</par><par>
<line>
cons**ente *u não. A estrutur* pro*osta p** tais autores para *ue e*se tipo ** comportame*to
</line>
<line>
possa se *stabelecer co*s*ste de quatr* eta*a*: *) identif*cação do comporta*ento probl*ma;
</line>
</par><par>
<line>
2) s*us
</line>
<line>
*rin*ipais fatore* rel**ion*dos; 3) aplicação
</line>
<line>
*e inter*ençã*
</line>
<line>
para
</line>
<line>
d*m**uição
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
impacto ambiental e 4) avaliação do *feito de t*is inter*ençõ*s.
</line>
<line>
Ben, Cama*g*, Mel* e Figueir*s (2016) f*ze*am um* *evi*ão bibliogr*fica *ue
</line>
</par><par>
<line>
**nsist*a *a análise *e m*terial
</line>
<line>
de analistas comportamentais sobre s**t*ntabilid*d*,
</line>
</par><par>
</page><line>
publ*cado entre os anos d* 2005 e 2016 na *evis*a *eha**o* and Social Issu**.
</line>
<line>
Re*. FSA, Teres**a *I, v. *8, *. 8, art. 11, p. *07-2*5, *go. 2*21 ww*4.fsanet.*om.br/r*vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
W. S. Pereira, D. C. Co*ta
</line>
<line>
210
</line>
</par><par>
<line>
Sustent*bilidad*, sustentável, *quecimen*o global * outras **lavras relacio*ada*
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
sustenta*ilidade foram us*das como des*ritor**. Ao todo foram usados 13 artigos na análise,
</line>
</par><par>
<line>
dos quais nov* *ram t*óri*os e *uatro empíricos. Os teóricos *uscar*m
</line>
<line>
averiguar: 1) novas
</line>
</par><par>
<line>
unidades de anál*se e *e i*ter*enç*o; 2) efeit*s de consequênci** a cur** * longo p*azo com
</line>
</par><par>
<line>
relaç** a e*colhas sust*ntáveis; 3) be* como relação en*re sustentabil*dade
</line>
<line>
e aspe*tos
</line>
</par><par>
<line>
p*icológicos. Os *mpíricos *eal*zaram exper*mentos sob*e manipulação d* variáve*s
</line>
</par><par>
<line>
an*ecedentes e/ou conse*uentes *ar* *om*ortame*to *ró-ambiental. *m do*
</line>
<line>
estudos propôs
</line>
</par><par>
<line>
uma **aptação de estabele*im*nto comercial. Dentre os *studo*, um deles *ef*ria-se um a
</line>
<line>
expe*im*nto sobre transmissão de prátic*s cult*rai* s*sten**veis e* u*a m*cro socieda**
</line>
<line>
laboratorial. Hirsh, C*st*llo e Fuqua (2015) apres*n*am em artigo o uso do de**o*t* de atraso
</line>
<line>
**mo med*da psicológic* de *omporta*ento suste*táve*, pontuam que o indivíduo ao ter que
</line>
<line>
escolher entre duas o*çõ*s (uma *usten*á*el e outr* nã* sustentável) a esc*lha não **stentável
</line>
<line>
é semp*e *ais es*olhida por te* um menor cu*to de r*sposta e *onsequências mai* ime*i*ta*,
</line>
</par><par>
<line>
enquanto a
</line>
<line>
a*t*rnativa *ustentável apresent* um maior custo
</line>
<line>
de respos*a e *ons*qu*ncias
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
lon*o prazo. Um*
</line>
<line>
vari*vel que também foi inv*sti*ada foi a utilizaçã* de *eedback e *eg*as
</line>
</par><par>
<line>
para aumento de comport*mento *e reciclagem.
</line>
<line>
Sobre o feedback, Oliv*ira-Castro e Fo*a*l (2*05) afirmam que a A*ál*se do
</line>
<line>
comp*rt*mento age dire*amen** s**re o comportamento, alteran*o a consequênci* (feedback)
</line>
<line>
e/ou o antecedente. As i*te*venções *as demais áreas esperam que agin*o sobre *esp*stas
</line>
<line>
en**ber*as (atitu*e* e crenç*s) q*e es*as influen*iem com*o*ta*ent*s. Esses autores a*irmam
</line>
</par><par>
<line>
que a inte*venção
</line>
<line>
no antecedente pod* s*
</line>
<line>
dar *través *e:
</line>
<line>
1) i*form*ções; 2) in*truções;
</line>
<line>
*)
</line>
</par><par>
<line>
d*monstrações de comportamentos *us*e*táv*is, e 4) disposiçã* de objetos qu* fa*i*it*m es*e
</line>
</par><par>
<line>
ti** de *omportam*nto, *omo latas de lixo. Já *s intervenções baseada*
</line>
<line>
*as conseq*ências
</line>
</par><par>
<line>
pode se* por ***o de feed*ac*s, gratificações po* econom*a de energi*.
</line>
</par><par>
<line>
2 RE*ERE*CI*L TEÓRI*O
</line>
</par><par>
<line>
Fon*eca (2014) verifico* como o incentivo par* compor*ament*s pró-ambientais nas
</line>
</par><par>
<line>
v*riáveis de cenário influenc*ou no uso
</line>
<line>
d* sacolas plástica* pelas pessoa*. A pe*qui*a
</line>
</par><par>
<line>
en*olvia dois **permercados, e* um tinha-se incentivo pa*a comporta**nto* sustent*veis na
</line>
</par><par>
<line>
for*a d* antece*entes (i*centivo das control*doras de caixas *
</line>
<line>
compr*
</line>
<line>
d* *ac*las
</line>
</par><par>
<line>
*euti**záveis ou uso de c*ixa ** papelão, painel informativo de que o m*rcado sustentável *oi
</line>
<line>
construí*o com mater*ais de constr*ç*o sustent*veis), * *o outr*, n*o. O com*ortamento
</line>
</par><par>
<line>
observado er*
</line>
<line>
c*t****izad* em: saída com sacola* plásti*as, *aída sem sacolas pl*stic*s
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina, v. 18, n. 8, ar*. 11, *. 207-225, a*o. 2**1
</line>
<line>
ww*4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
E*eito *a *presentação da Quant*dade I*icia* de Recursos *a* Pr**icas *ult*rais
</line>
<line>
211
</line>
</par><par>
<line>
saída com sacolas plásticas e *aixa* de papelão. Fo* const*tado nos resul**do* que, apesar de
</line>
<line>
8*% dos consumidor*s terem usado sacolas plást*cas, o* *onsumidores do supermercad* q*e
</line>
</par><par>
<line>
ti*ha inc*ntivo pró-ambiental ade*iram meno* às sacolas plástic** em relação
</line>
<line>
*o
</line>
</par><par>
<line>
supermercado que não tinha tais inc*ntivos.
</line>
</par><par>
<line>
Frazer e Leslie (201*) observaram durante 10 m*ses de
</line>
<line>
intervenção o co*sumo
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
energia pela* p*s***s, at*avé* de difer*ntes combinações de feedbacks. Eram três grupos, n*s
</line>
<line>
q*ais todos assumiram in*ci*lmente cumprir a meta de econ**izar en****a, *travé* d*
</line>
</par><par>
<line>
red*ção do consum*. *inha-se o g*upo
</line>
<line>
que *ecebia *ee*back de dois em *ois meses
</line>
</par><par>
<line>
(alternando do*s mese* co* feedback e dois m*ses sem f*e*back), o
</line>
<line>
*rupo que recebi*
</line>
</par><par>
<line>
feedback nos primeiros cinco meses e *s cin*o últ*mos se* fee*back, e grupo *o qual
</line>
<line>
os
</line>
</par><par>
<line>
*ri*eiros cinco meses er*m sem feedback e os cinco ú*tim**
</line>
<line>
com feedbac*. O gr*po ma*s
</line>
</par><par>
<line>
e*o*ô*ico *e*ere-se aos que *ecebiam o fee**ack de *ois ** dois meses, r*duzindo 3*%. O
</line>
<line>
segundo grupo *ais eco*ômico *oi o grupo que tinha os prime*r** cinco mes*s com f*edback
</line>
<line>
e *s out*o* cinco sem (9,5%). O grupo no qual os *ri***ros cinco meses eram *em feedback e
</line>
</par><par>
<line>
os cinc* ú*timos co* feedba*k teve *m
</line>
<line>
**me*to de 14,2% *o consu*o de energia. E*sa
</line>
</par><par>
<line>
pe***isa ver*ficou
</line>
<line>
como diferen*es combi*ações
</line>
<line>
de feedba*ks int*r**rem no consumo, be*
</line>
</par><par>
<line>
como o *o*prometimento d* públic*.
</line>
</par><par>
<line>
O comport*mento de exploraç*o dos recursos naturais
</line>
<line>
dos *ndivíduos pode ser
</line>
</par><par>
<line>
conside*ado um fenômeno *ocial, u*a vez
</line>
<line>
qu* abr*nge comportam*nto d* m*is de uma *
</line>
</par><par>
<line>
pessoa ou de várias pe*s*as. Samp*io e A*de*y (2010, p.184) defin*m comportamento so*ial
</line>
<line>
co*o "qualqu*r c*ntingência tríplice c*jas cons*quên*i*s são med*adas p*lo c*mportamento
</line>
<line>
operante *e *ut*o (s) indiví*uo (s)", i*to é, co*portamento de duas ou mai* pe*soas, sendo
</line>
<line>
u*a *m rel*ção à ou*ra *m re*ação a um ambiente c*mum.
</line>
<line>
Nessa perspec*iva, para anali*ar a extração de r*cursos natura*s *omo fenômeno so*ial,
</line>
</par><par>
<line>
fazem-se *ele*antes os co*ceit** de Macrocontingência e M*taconting*ncia. G**nn et
</line>
<line>
*l.
</line>
</par><par>
<line>
(2016) definem *acrocontingê*cia como
</line>
<line>
conjuntos de operantes r*gidos por suas p*óprias
</line>
</par><par>
<line>
consequências individuais, cujos
</line>
<line>
efe**os c**binados sobre o ambien*e g**em um *roduto
</line>
</par><par>
<line>
Acumulado com importância social, mas sem efeito selecionad*r. O *s* de r*cursos
</line>
<line>
como
</line>
</par><par>
<line>
ma*r*contingê*cia
</line>
<line>
*ode ser compreendido como os
</line>
<line>
usos *ndividuais de recursos cotid*anos
</line>
</par><par>
<line>
q*e *o*ados impõe* um* redução acumulada *o
</line>
<line>
recurso. Me**conting*n*ia é a
</line>
<line>
relaç*o
</line>
</par><par>
<line>
fun**onal entre um
</line>
<line>
cultur*n*e e seu evento selecionad*. O cu*turante, por sua
</line>
<line>
vez,
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
</page><line>
const*tuíd* de Cont*ngênci*s Comportamentais Entrelaçadas (CCEs) e seu Produto Agregado
</line>
<line>
(PA). Esta u*idade é selecionad* pela Co*se*uênci* C**tu*al. P*rtanto, muitas coordenações
</line>
<line>
de co*port*mentos ind*vid*ai* p*oduzem efeitos danosos no am*ien*e, *as *omo p**du*em
</line>
<line>
Rev. FSA, Ter*sina **, v. 18, n. 8, a*t. 11, p. 207-*25, *go. 202* www4.fsanet.com.br/revi*t*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. S. Pereira, D. C. Cost*
</line>
<line>
212
</line>
</par><par>
<line>
*onsequênc*as para a coordenação, man*êm * un*dade culturante, recor*endo assi* como seus
</line>
<line>
e*eitos deletérios no ambiente.
</line>
<line>
A *eduç*o de re*urs*s a níveis pre**upantes *u em *ins de extinçã* foi chamada por
</line>
<line>
*ardin (1968) de *ragédi* dos Comu**. Camargo (2*14) pontua o exemplo d* Hard*n c*m*
</line>
<line>
uma M*cr*contingência, na q*al em um **sto c*m vário* *astores, os mesm*s t*nde* a f*car
</line>
<line>
s*bre *ont*ole dos re*orç*s imediatos e i*div*dual de cada pa*to* (gado alimentad*). Assim,
</line>
</par><par>
<line>
pro*uram obter o m*x*mo de lucro, cri*ndo maior quantida*e de
</line>
<line>
ga*os. Os efeitos do *so
</line>
</par><par>
<line>
exacerbado pelos **stores *ão po**uem um cont*ole c*aro *elo fe*ômeno, uma v*z qu* ele*
</line>
</par><par>
<line>
são divididos por to*o* os u*uár**s do r*cu*so. A *ção result*nte *os efe**os
</line>
<line>
dos
</line>
</par><par>
<line>
*omportamen*os ind*vidu*i* *e cada pastor ser* * *rodu*o agregad* (*egradação *o pasto).
</line>
<line>
Quando a con*equên*ia *m*diata e*e**e mais con*role na re*posta do in*ivíduo do que
</line>
<line>
qualquer conse*uênci* punitiva * *ongo p*az*, recebe o nome de "Arm*dilh*s Soc*ais" (Platt,
</line>
<line>
197*). Se*undo Platt (1973, p.1), *rmadilhas sociai* *correm quando o "ind*víduo co*tinua *
</line>
</par><par>
<line>
fazer alg* para sua vantag*m
</line>
<line>
individual qu* *oletivamente * prej*d**ial *o *r**o co*o um
</line>
</par><par>
<line>
***o", como no exemplo *e Hardin (1968). Essa armad**ha também pode s*r observada
</line>
<line>
i*dividual*ente co*o, por exempl*, o uso de tabagismo. O uso a p*iori traz con**quências e
</line>
<line>
benefícios *mediatos para alguém que *oss** esse ví*io, porém a longo praz* pode provocar
</line>
<line>
sérios pr*blemas de saúde (*lat*, 1973).
</line>
</par><par>
<line>
Br*chner (1977) dese*v**veu um exper*mento para
</line>
<line>
avaliar
</line>
<line>
os *ecursos naturais
</line>
<line>
pela
</line>
</par><par>
<line>
perspectiva da Análise do *o*portamento. Par* tal, ele criou ** a*ar*to co* *âmpadas, nas
</line>
</par><par>
<line>
quais um e*qu*ma razão fixa (FR) estava em v*gor p*ra a produçã* de pont*s. *ada
</line>
<line>
pont o
</line>
</par><par>
<line>
que era produzido pa*a o *articipante *ra *r*nsformad* em créditos u**versi**r*os. Cada ponto
</line>
</par><par>
<line>
*anho
</line>
<line>
apagava
</line>
<line>
uma lâmpada, *e*ons*rando **e estava sendo consumido
</line>
<line>
um rec*rso. *s
</line>
</par><par>
<line>
lâmp*das r*acend**m
</line>
<line>
*e acordo com um esquema DRL 10s. O result*d* principa* do aut*r
</line>
</par><par>
<line>
*ugere qu*, q*ando as
</line>
<line>
pe*soas estão
</line>
<line>
c*ncorrend*
</line>
<line>
com os mes*os recursos, os contro*es
</line>
</par><par>
<line>
i****iduais e *s consequênc*as (n* ca*o os créditos) foram ma*s impo**antes que o recurso,
</line>
</par><par>
<line>
haja vist* que eles acabaram rapida**nte o re*urso
</line>
<line>
(ap**x*m*damente 5 rod*das). Entã*
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
auto* p*ss*u * fazer al**mas manipulaçõ*s. D*ntre as m*nipulações que foram realiz*das, *
</line>
<line>
autor *o*ro* a quantidade de r*c*rsos para v*rificar se a p**uena qu*ntidade ** *urnos não
</line>
</par><par>
<line>
per*i**u co**ato *om a contingênci* de *enovação. Co* a quantidade m*ior de recursos, as
</line>
</par><par>
<line>
tentati**s durar*m *ais *ue *a linha de
</line>
<line>
base. Então pode-se d*zer
</line>
<line>
qu e
</line>
<line>
eles tiveram contato
</line>
</par><par>
<line>
com * c*ntingênc*a de renova*ão e ficaram so*re controle **la também, que el* chamou de
</line>
<line>
esquem*s s*brep*stos (FR e DRL, no caso). A outra man*p*lação foi a permissão para
</line>
</par><par>
<line>
conversar, a*toriz*ndo
</line>
<line>
o
</line>
<line>
comporta*e**o verbal. E essa *oi * variá**l *ue exerce* mais
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. *SA, Teresin*, v. 18, n. 8, a**. 11, p. *0*-225, ago. 2021
</line>
<line>
w*w4.f*an*t.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Efe**o da Apresentação *a Quantidade Ini*ial de Recurs*s nas Pr*ti*as Culturai*
</line>
<line>
213
</line>
</par><par>
<line>
c*ntrole. Quando o c*mp*rtamento verbal era permiti*o, eles c*meçaram a coordenar
</line>
<line>
comportamentos de forma *ue *s r*cursos não acabavam ou então duravam por ma*s tempo.
</line>
</par><par>
<line>
Ass*m,
</line>
<line>
um a
</line>
<line>
de**rição verbal das contingê*ci*s (regras) foi es*e*cial *ar* o control*
</line>
</par><par>
<line>
susten*ável do recur*o.
</line>
<line>
*obre o efe**o de c*nsequênci*s individu*i* e de gr*po s*bre o uso de recur*os, Costa
</line>
<line>
(20*3) investigo* o us* de recursos em uma metacontingência ao i*vés *e
</line>
<line>
macrocontingências. Costa (2013) desenvolv*u uma pesq*i*a de Meta*o*tingênc*a no uso dos
</line>
<line>
re*ursos natu**is, quand* d*line*u uma pesquis* em common dil*mma game (*DG) na qual
</line>
</par><par>
<line>
manipulou conseq*ência cultural pa*a al*un* culturantes que
</line>
<line>
pro*uziam e*ei*os *m
</line>
<line>
u*
</line>
</par><par>
<line>
recurso natural em um jogo de *e*ca *imulado. *o experimento 1, o autor *onc*dia *0 *ontos
</line>
<line>
para um *úm*ro de ext*ação de **ixes esp*c*fico por con*ição. Os dados sugerem **e houve
</line>
<line>
sele*ão de todos os c*ltura*tes *lvo, dos mais deletérios ao *m*iente *os m*is conservati*os.
</line>
<line>
O *xperimento 2 *ra sem**han*e ** *xper*men*o *, poré* os participantes *ão via* o número
</line>
<line>
total de recursos a não ser que pagas*em 30 *on*os do grupo, obje*ivando *nvesti*ar o *fe*to
</line>
<line>
da incerteza quan*o ao re*urso utilizado e ao restante no ambient* natural. Os resultados
</line>
<line>
mostrar*m que * *rau de incerteza influenciou o* entrelaçamentos de respostas dos membros
</line>
<line>
do grupo, *em como as resp*stas i*div*duai* * a c*nse**ência cu*tural tev* seu valor
</line>
</par><par>
<line>
diminuído ao retirar os pontos
</line>
<line>
das respostas de
</line>
<line>
*bservação, Po**anto, *s respostas de
</line>
</par><par>
<line>
*bservação diminuíram a incertez* e alte**ram o valor *a con*equên**a cul*ural. No
</line>
</par><par>
<line>
experiment* 3, foi investi*ado o
</line>
<line>
papel de contexto ambien*** na seleção c**tural. Neste
</line>
</par><par>
<line>
mantiveram-se *s *ondiç*es do exp*ri*ento 1 e foi adicionado u* estímulo verbal
</line>
<line>
com
</line>
</par><par>
<line>
descrições
</line>
<line>
d* ambiente: *) époc* *e turistas; 2) mei* estação e 3) sem turistas. Eles era*
</line>
</par><par>
<line>
relaciona*os aos culturantes
</line>
<line>
*om extrações má*im*, *édia e mínima, r*spectivamente. Os
</line>
</par><par>
<line>
dad*s
</line>
<line>
suge*em
</line>
<line>
qu* o temp* necessário para a emiss*o *o culturante alvo red*ziu e com
</line>
</par><par>
<line>
menos culturantes qu* nã* produziam c*nsequê*cias, demonstrando q*e o **ntexto ex*rc*u
</line>
<line>
controle *obre o *so dos recursos. Assim, even*o* am*ienta*s a*tecedentes * consequentes
</line>
<line>
con**ola*a* o fenômeno *e us* de recursos.
</line>
<line>
*amargo e Haydu (2016) fi*era* um experimen*o sobr* e*ploração de recursos
</line>
</par><par>
<line>
*atu*ais e manipulações de estimul*ção a*te*edente e *onsequente
</line>
<line>
*o fenômeno. Os
</line>
</par><par>
</page><line>
p*rt*cip*ntes foram *is*r*buíd*s em três grupos: controle, exi*iç*o (va*or do *e*urso vi*ível) e
</line>
<line>
feedb*cks (mensa*em sobre * n*vel do recu**o). Os maiores im*actos nos recursos *oram,
</line>
<line>
respe*tiv**ente, para: controle; exibi*ão e feed**ck. Quando *a*ia *lteraç*o *os m*mbros do
</line>
<line>
grupo, o *articipante experiente deveria pass*r as *nstruções para o membr* **vat* do gr*po.
</line>
<line>
Rev. FSA, Teres*n* PI, *. 18, n. 8, art. 11, p. 207-225, ago. 2021 www4.fsanet.com.br/*e*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
W. S. Pereira, D. C. Costa
</line>
<line>
214
</line>
</par><par>
<line>
* precisão da* inst*uçõ*s foi importante para a ma*utenç*o a lo*go prazo *o padr*o de
</line>
<line>
consum* dur**te a i*terven*ã*.
</line>
<line>
Co* b*se nos *stud*s de C*margo e Haydu (2016), essa **squis* t*ve como objet*vo
</line>
<line>
inves*igar o efeit* da apresen*ação da quantidade inicia* de recu*sos (*ontexto *ntece*en*e) na
</line>
<line>
extra*ão de recursos n*turais em uma tarefa d* oper*nte liv*e.
</line>
<line>
3 METODOLOGIA
</line>
<line>
*.1 Experimento 1 (Macrocon*ingênc**)
</line>
<line>
Part*cip*ntes:
</line>
<line>
Foram seis e**udantes universitários (dois g*upos d* t*ês participantes), convi**dos via
</line>
<line>
panfl*tos em quadros de aviso e em grupos de mídias *ociais.
</line>
<line>
Ins**umentos:
</line>
<line>
Três n*te**oks Acer aspire 5, *D 500, 4 G, sistem* o*er*ci**al *indo*s 10.
</line>
<line>
*oft*are par* jogo **senvolvi*o *m l*nguagem Java.
</line>
<line>
3.* Ta*efa *xperimental
</line>
<line>
* programa consistia em um *ogo de caça a *igres. *este os part*c*pantes *inham que
</line>
<line>
escolhe* e*tre a Lança 1, Lança 2 o* a*nda a op*ão "Recupe*ar". Na Lanç* 1, o pa**ici*an*e
</line>
</par><par>
<line>
ga*h**a 10 pontos indivi*uais e retirava 10 *nidades do ca*po de ca*a. Na Lança 2,
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
*articipante ganhava 5 pon*os in*ivid*ais e r*tira*a 5 unidades do camp* d* caça. Na opção
</line>
<line>
**cuperar, re*up*rava-se 10% dos *ecu*s*s nã* *açado*, porém só era ativado quando todo*
</line>
</par><par>
<line>
os participa*tes
</line>
<line>
da *e* o *scolhiam na mes*a
</line>
<line>
co**iç*o. Quando um participante escolh*a
</line>
</par><par>
<line>
Recuperar, sua t*la de jogo era bl**ueada, *endo que esp*ra* os demais part*cipa*tes tam*ém
</line>
<line>
escolherem es*a o*ção para haver *ecup**açã*. Caso os d*mais part*cipa**es n*o escolhessem
</line>
</par><par>
<line>
R*cuperar, a tela **
</line>
<line>
participa*te que a escolheu
</line>
<line>
continuava b*oquea*a a*é
</line>
<line>
ter*inar
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
cond*ção.
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. FSA, Teres*na, v. 18, n. 8, art. *1, p. 207-225, ago. 2021
</line>
<line>
*ww4.fsan*t.com.b*/re**sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Efeito da Apr*se**ação *a Quantidade I**cial de Recur*os nas Práticas Cultu*ais
</line>
<line>
21*
</line>
</par><par>
<line>
Figura 1 - *epresentaç*o visual d* painel do *ogo.
</line>
</par><par>
<line>
B
</line>
</par><par>
<line>
A
</line>
<line>
C
</line>
</par><par>
<line>
F
</line>
</par><par>
<line>
D E
</line>
</par><par>
<line>
G
</line>
</par><par>
<line>
* Figu*a 1 *lust*a a Repr*sen**ção *i*ua* do painel *o jo*o. No local ond* aparece a
</line>
<line>
letra "A" era mostrada a pontuaçã* indi*idual (cada participante via s*men** * sua
</line>
<line>
pontuaçã*), a letra "B" o local onde era mostrada a mensagem antecedente qu* aparecia
</line>
<line>
so*ente *as co*d*çõ*s C, D, F e G; na letr* "C" era mostr*da a qu**tidad* de rec*rsos *ue
</line>
<line>
tinha na condição e só ap*reci* nas cond**ões que tinha mensage* ante*edente; na l*tr* "D"
</line>
<line>
havia a representaç*o da Lança 1 (o p*rti*ipan*e, ao escolher essa *a*ça, ganhava 10 pontos
</line>
</par><par>
<line>
i*divi*uais e retir*va 10 recurso*
</line>
<line>
*o ambiente), e a letra "E" a repr**ent*ção da Lanç* (o 2
</line>
</par><par>
<line>
p*rticipa*te, ao escol*er essa lança, g*n*ava pon*os *ndividuais re*ira*a 5 *e*ur*os do
</line>
</par><par>
<line>
5
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
amb*ente). Quan*o o *art*cipan*e e*c*lhia a lança 1 ou a lança aparecia uma i*ag** 2,
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
*a*a sobre a tela de j*go com a me*sagem "V*cê caçou o recurso", sinalizando caça a
</line>
<line>
realiz*da pelo participan*e, havendo ganho na *ontuação i*d*vid*a* (10 pontos lança * *u 5
</line>
<line>
p*nt*s la*ça 2) e a retira*a de *ecurso (**nos 10 r**u*sos lança 1 ou menos 5 recursos lança
</line>
<line>
2). Na letra "F" apare**am as mensa*ens e * barra d* feedback (apar*cia em tod*s a*
</line>
<line>
con**ções, exc*to na con**ção A que era a linha de base), e a *etra "G" a opção Recu*erar, na
</line>
<line>
qual os três p*nto* n* tela cor*espondem a cada um dos partici**n*es. À me*ida q** os
</line>
<line>
partic*pant*s iam escolhend* **sa *pção, os *on*os no p*inel iam fican*o ver**s e quand* os
</line>
<line>
três ficava* ver**s (is*o *, qua*do os três participantes escolhi*m Re*up*ra*), eram
</line>
<line>
ac**s**n*ados 10% dos recur*os não caçados à q*a***d*d* de recu*so disp*nível na condição,
</line>
</par><par>
<line>
o* seja, ocorria * re*uperação. Quando um participant* escolhia recuperar * o ponto
</line>
<line>
ficava
</line>
</par><par>
<line>
v*r*e, o* outros parti*ipantes também
</line>
<line>
vi*m em suas tel*s o pon*o verde, vi**o que a
</line>
<line>
úni c a
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. F*A, Ter*sin* PI, v. 18, n. 8, ar*. *1, *. 207-225, ago. 2*21
</line>
<line>
www4.fsa*et.c*m.*r/r*vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
W. S. P**eira, D. C. *osta
</line>
<line>
216
</line>
</par><par>
<line>
*pç*o que era dife*ente um d*s ou*ros *ra a pont*ação
</line>
<line>
individual de cada p*rticipant*, as
</line>
</par><par>
<line>
demais inf*rm*ções (po*tos verdes no r*cuper*r, mens*ge* an*ecede*te,
</line>
<line>
feedb**k
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
quant*dade de recu*so)
</line>
<line>
eram as mesmas para to*os. * jogador *ue esc*lhess* a op*ão
</line>
</par><par>
<line>
Recupe*ar, s*a tela fica*a au*omat*c*men*e **av*da, te*d* *ue e*perar os o**ro* participantes
</line>
<line>
tamb*m *scolher** essa o*ção pa** haver a recuperação. *aso os outr*s particip*ntes não
</line>
<line>
escolh*sse*, *ua tela permanecia travada e só reto*na** ao jogo quando t*rmina*a essa
</line>
<line>
co*dição e come*ava uma nova.
</line>
<line>
3.3 Procedime**o*
</line>
<line>
Os três jo*adores da vez *ogavam simult*neame*te, sem compartilhar *nforma*õ*s e
</line>
<line>
d* forma individual, mas pa*til*ando *o mesmo r*curs* com*m. Tai* arranjos permit*m
</line>
<line>
categorizar * estu*o como uma Mac*o*ont*ngência. Ante* de *niciar o jogo, er* infor**d* *o
</line>
<line>
painel a seguinte *ensagem:
</line>
<line>
"Você está *endo *onvi*ado a participar de uma *esqu*sa sobre caça de tigres. *ara
</line>
</par><par>
<line>
caçar recurs*, v*cê poderá o*tar *
</line>
<line>
pela l*nça *, lança 2
</line>
<line>
o* ainda a op*ão recuperar.
</line>
</par><par>
<line>
Você *everá caçar os recursos *eces*ários para sua so*revivência e, no fina* do a
</line>
<line>
experim*n*o, os pon*os in*ividuai* serão *rocados por d*nheiro".
</line>
<line>
*ogo em se*uida, iniciava-se o *ogo. F*ram se*e condições ao to*o no jogo (condi**o
</line>
</par><par>
<line>
A até a condição G). * condição A (Linha de Bas*) tinh* dur*ção de 5 minutos. Já as
</line>
</par><par>
<line>
condições B
</line>
<line>
até a condição G, cada condição pod*a durar *té 10 min*t*s. A outra forma de
</line>
</par><par>
<line>
acabar *om * condiç*o era a e*tinçã* d* recurs*.
</line>
<line>
*ondição A: Ext*ação de re*u*sos sem n*nhuma das vari*veis manipuladas. O rec**so
</line>
<line>
*in*a 200 unidades.
</line>
</par><par>
<line>
**ndição B: Recur*o limit*
</line>
<line>
de 2*0 unida*es, mas não era apresentad* ess*
</line>
</par><par>
<line>
info*m*ção. T*n*a f*edback sobre o s*atus do recurso.
</line>
<line>
Condição *: *ep*icação da *ondiç*o B c*m um estímulo v*sual d* recurs*
</line>
<line>
(Men*agem *nicial: "A ger*çã* anterior *ei*ou para v*cês 200 t*gres"). T*nha *eedback sob*e
</line>
<line>
o s*atus *o *ecurso.
</line>
<line>
Condição D: Replicação d* condição C, com apenas *00 r*cursos inicia*s (Mensagem
</line>
<line>
inicial: "A geraç*o a*terior deixou para vo*ês 100 tigres"). Tinha *eedback sobre o st*t*s do
</line>
<line>
recurso.
</line>
</par><par>
</page><line>
R*v. F*A, Teresina, v. 1*, n. 8, *rt. 11, p. 207-225, *g*. 20*1
</line>
<line>
ww*4.**an*t.com.br/*evis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Efeito da Apresentação da Qu*nt*dade Inic*al *e Recursos nas Prát***s **ltur*i*
</line>
<line>
217
</line>
</par><par>
<line>
Con*iç*o E:
</line>
<line>
Rep*icaç*o da condição * (*or*an**, se* mensagem ini*ial d*
</line>
</par><par>
<line>
in*ormaç*o do total de recurso*), com 100 un*dades de recur*os. Tinha feedback *obre
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
st*tus *o re*urso.
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
A
</line>
<line>
S im
</line>
<line>
Não
</line>
<line>-</line>
<line>
Não
</line>
<line>
200
</line>
</par><par>
<line>
B
</line>
<line>
S im
</line>
<line>
Não
</line>
<line>-</line>
<line>
S im
</line>
<line>
200
</line>
</par><par>
<line>
C
</line>
<line>
S i*
</line>
<line>
S*
</line>
<line>
200
</line>
<line>
* im
</line>
<line>
200
</line>
</par><par>
<line>
D
</line>
<line>
S im
</line>
<line>
Sc
</line>
<line>
100
</line>
<line>
S im
</line>
<line>
100
</line>
</par><par>
<line>
E
</line>
<line>
S im
</line>
<line>
N*o
</line>
<line>-</line>
<line>
S im
</line>
<line>
100
</line>
</par><par>
<line>
F
</line>
<line>
S i*
</line>
<line>
Scdi*
</line>
<line>
200
</line>
<line>
S i*
</line>
<line>
10*
</line>
</par><par>
<line>
*
</line>
<line>
S im
</line>
<line>
Scd*n
</line>
<line>
100
</line>
<line>
S im
</line>
<line>
*00
</line>
</par><par>
<line>
N*ta. S* refere-se à *pr*sentação do co**exto correspon*ente com o valor real do recurso. E
</line>
<line>
*cdin sina*iza para o recurso de va*or op*s** *o apresentado.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. F*A, Teresi*a PI, v. 18, n. *, art. 11, p. 20*-22*, ago. 2021
</line>
<line>
*ww4.f*anet.com.br/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
W. S. Pereira, D. C. Costa
</line>
<line>
21*
</line>
</par><par>
<line>
Nas co*dições *e B * G, h*via fe*dbac* do uso *e recursos com um* barra de re*u*sos
</line>
<line>
que ia mudando c**forme os recursos iam sendo caçados o* *ecu*erados. Adi*io**lmente
</line>
<line>
mensa*ens apa**ciam de acordo com algumas *a**as de recu*sos: 1) abai*o de 75% ("O
</line>
<line>
rec*r*o está abaixo de 75%"); 2) 50% ("O recurso está ab*ixo de 50%") e 3) 25% ("O recurso
</line>
<line>
es*á aba*xo de 25%") e* **laçã* ao valor do recurso disponív*l na co*dição.
</line>
<line>
Todos os participantes tiver*m acesso a mensagens d* anteced**tes e feedbacks, mas a
</line>
</par><par>
<line>
*ontuação i*di*idual
</line>
<line>
era restrita a cada participant*, o* *eja, some*te o pró*r** par*icipante
</line>
</par><par>
<line>
t*nha a*esso à sua pontuação. A pontua*ão indiv*du** er* regis*rada desde a Linha de Base até
</line>
<line>
* última con**çã*. Com rela*ão à opção Recu*erar, o* re*ursos só e*a* renovado* q*a*do os
</line>
<line>
três p*rticipantes da rodada ** esc*lhiam na mesma condição.
</line>
<line>
*in*lizado o ex**r*men**, o *arti*ipa*te pro*u*ava o experimentador p*ra receber *eu
</line>
<line>
v*l*r em dinhe*ro (0,0* centavos po* ponto).
</line>
<line>
4 RE*ULTADOS E DI*CU*SÕES
</line>
<line>
Nas Figuras 2, 3 e 4, as con*ições A, B, *, *, E, F e G estão rep*e*entadas por LB,
</line>
</par><par>
<line>
200, Sc+20*, Sc+100, 10*, *cdin+100
</line>
<line>
e Scdin+*00, respectivamente. Além disso,
</line>
<line>
as
</line>
</par><par>
<line>
c*ndições f*ram or**nizadas *elo tot*l de r*c**sos disponíveis *ara f*ns d* mel*ores
</line>
<line>
compar*ç*e* entre as manipulaç*es. Nas **n*ições com Sc havia o valor correto do recurso.
</line>
</par><par>
<line>
Nas con*ições com S*din *m valor era apre*e*tad*, *as *o* valor *eal
</line>
<line>
diferente. Todas
</line>
<line>
as
</line>
</par><par>
<line>
con*ições, exceto a linha de base, tiv*ram fe*dbacks so*r* *t*tu* d* r*curso.
</line>
</par><par>
<line>
A Figura 2 mostra o **mer* de ten*ativas a*é o fim do re*urso, is*o é, o te*po
</line>
<line>
(em
</line>
</par><par>
<line>
segundos) *asto pelos
</line>
<line>
participante* até esgo*ar o re*urso disponível e* cada condiçã*.
</line>
</par><par>
<line>
Obser*a-*e que n*s co***ções em que
</line>
<line>
era* disponibil*zados 200 r*cursos, os participa*tes
</line>
</par><par>
<line>
leva*am mais t*mpo para acabar co* tal recurso
</line>
<line>
em comparaç*o às *ondições em q*e era*
</line>
</par><par>
<line>
apenas 10* re*ur*os *isponíveis. Os maiores valo*es fora* para as con*ições co* contexto
</line>
<line>
(pr*meiras apre*entações) no Grupo 1. No G*upo 2, a maior qua*tida*e de tempo a*tes do fim
</line>
<line>
do r*curso *m rel*ção ao recu**o 200 o*orreu na se*unda apr*se**ação da *inha da B*se (LB)
</line>
<line>
e na s*gunda apresent**ão de contexto em rel**ão ao recurso 100 (Sc+100).
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Te*esin*, v. 18, n. 8, a*t. 11, p. 207-*25, ago. 2*21
</line>
<line>
**w4.fsa*et.com.br/revi*t*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Ef*it* *a Apresentação da Qua*ti*ade Inic*al de Rec*rsos nas P*áticas Cu*turais
</line>
<line>
219
</line>
</par><par>
<line>
Figura 2 - Número de tentativas a*é o esgot**ento do recurso.
</line>
</par><par>
<line>
A F*gu*a 3 apresen*a a pontu*ção ind*vidu*l dos participa*tes * * soma *est*s p*ntua**es em
</line>
<line>
cada condição ex**rimental. Maiores pont*ações for*m obs**vada* no recu**o 20* em
</line>
</par><par>
<line>
comparação
</line>
<line>
com o recurs* *00. No grupo 1, o
</line>
<line>
par*ici*ant* J3 e*colheu
</line>
<line>
não retirar recursos
</line>
</par><par>
<line>
em quas* todas as co**ições, com ex*eção d**
</line>
<line>
pr*me***s LB (120 pon*os) e *cdin+100 (70
</line>
</par><par>
<line>
pontos) e * s*gunda condição 200 (5* *ont*s). J1 e ** apres*ntaram *a*rões semelhantes de
</line>
<line>
extraç**s na* condições Scdin+200 (duas apresent**õe*) e n* segun*a con*i*ão **, sendo
</line>
</par><par>
<line>
est*s a* con*ições *om *aiores va*o*es de e*traç*o em relação à s**a
</line>
<line>
das
</line>
<line>
pont*ações dos
</line>
</par><par>
<line>
m*mbros do gr*po. Altas pont*ações t*mbém foram obs*rv*das *a primeira apresentaç*o da
</line>
<line>
condiçã* *c+200. As condiç*** Scdin+200 produzir*m alto ní*el de pontuaçã* *m uma
</line>
<line>
cont*n*ê*c*a na qua* e*a sinal*z*do que *ram 1*0 recursos dispon*vei* *uando *a verdade
</line>
<line>
era* 200, enquanto em Sc+200 o valor s*nalizado era consisten*e c*m o real (200), com
</line>
<line>
maior*s valore* *bser**dos em Scdin+2*0.
</line>
<line>
A segund* apr*sentaç*o da condição *c+20* apre**n*ou a meno* som* de ex*ração
</line>
<line>
dos memb*os do Grupo 1 em relação ao rec*rso *00. No *ecurso *e valor 100, a res*osta foi
</line>
<line>
b*sicam*nte a mesma *m todas as c**di*õ*s.
</line>
<line>
No G*upo 2, o par*i*ipa*te J1 *oi o joga*o* que me*os e*traiu, tendo sua maior
</line>
<line>
e*tração n* primeira condição *00 (50 pont*s), *m contrapartida **m os *oga*ores J2 e J3
</line>
</par><par>
<line>
*ue a*resen*aram muitas
</line>
<line>
extr*ções. O participante J2 teve sua *aior extração na p*imeira
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina PI, v. 18, n. 8, art. 11, p. 207-225, ag*. 2021
</line>
<line>
*ww4.fsa*et.com.br/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. S. Pereira, D. C. Costa
</line>
<line>
2*0
</line>
</par><par>
<line>
cond*ção Sc+200 (135 pontos), e o **rtic*pante J3 nas seg*ndas apresent*ç*es de Sc*in+200
</line>
</par><par>
<line>
(200 pontos) e *00 (1*0 pontos). A soma das *ontuaç*es entre os
</line>
<line>
membros do
</line>
<line>
grupo em
</line>
</par><par>
<line>
rela*ão ao recurso *** foram sim*lar*s, porém com m*iores pontuações na* c**dições *B e
</line>
</par><par>
<line>
Scd**+200 em
</line>
<line>
su*s primeir*s apr**ent*ções, e men*re*
</line>
<line>
*xtrações em LB, na qual *s trê*
</line>
</par><par>
<line>
jogadores apresenta*am padrã* semelh*nte *om poucas extrações (**ma *e 35 pontos entre os
</line>
<line>
membros do grupo). A pontuação no recurso de val*r 100 foi basic*mente a mesma em todas
</line>
<line>
a* condições.
</line>
<line>
*igura 3 - Pontuaç*es i*di*iduais e som*das nas condições experimentais.
</line>
</par><par>
<line>
A Figura 4 apr*senta as escolhas individuais por **cuperar e o núm**o de
</line>
<line>
**ze* nos
</line>
</par><par>
</page><line>
qua*s houve recupera*ão. *ode-s* *er*eber, a prio*i, que hou** mais *ecu*e*a*ões *as
</line>
<line>
*ondiç*es *m *ue hav*a 200 recursos disponíveis do que *as condiçõe* em que h*via 100. No
</line>
<line>
Gr*po 1 houve *ais recuperações nas duas ap*es*ntações das co*diç*es S*d*n+2** (5 na
</line>
<line>
prim*ir* e 7 na segu*da), e apó* na prime*ra condição S*+200 (4 rec*peraçõe*) e *a segunda
</line>
<line>
LB (3 *ecuperações). As *ondiç**s Scdin+200 * Sc+200 t*m em comum o mesmo recurso
</line>
<line>
r*a* (2*0), porém *a primeir* o valor sinalizado **a 1*0, mas c*m v*l*r real de 200, enqu*nt*
</line>
<line>
na seg**da o v*lo* sinali*ado era cond*zen** com o valor real (20*). Não houve rec*pera*ão
</line>
<line>
d* *ecurso na pr*meira LB * n*m n* segunda *pr*s*ntação *e Sc+200 e* relaçã* ao r*curso
</line>
<line>
R*v. FSA, Teresina, v. 18, n. 8, art. 11, p. 207-22*, ago. *021 www4.fs*net.c*m.b*/r*vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
E*e*to *a Apr*senta*ão da Quantidade Inicial de Recursos nas Práticas Culturai*
</line>
<line>
2*1
</line>
</par><par>
<line>
200. N* recurso *e valor 100, s* houve re*uperações nas primeiras cond**ões 100 (*
</line>
<line>
recupe*ações) e Scd**+*0* (1 recup*ração), respe*tivam*nte. O particip*nte J3 foi * que mais
</line>
<line>
vezes escolh*u recuper*r.
</line>
<line>
*o Grupo 2, a primeira apres*ntação da c*ndiç*o Scdin+200 também foi a qu* teve
</line>
<line>
*ais *ec*perações (2 recuperações), seguida pelas pr*meiras a**es*ntações das cond*ções L*
</line>
</par><par>
<line>
e 200 (com 1 r*cuper*ç*o cada). Nas suas segu*das a*resenta*ões e *ema*s condições
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
**cur*o c*m va*or 200, *ão ho*ve *ecu*eraç*o do grupo. No recurso d* *alor 100, teve-se
</line>
<line>
zero r*cuper*ção d* grupo em to**s as cond*çõe* d**se va*or. O parti*i*a**e J1 fo* o que **is
</line>
</par><par>
<line>
e*col*eu Recuperar, ape*ar de não t*r
</line>
<line>
escol*i*o recup*rar *enhuma v*z *as segundas
</line>
</par><par>
<line>
**resentaç*e* da* con*ições Sc+200, Scdin+200, 200, LB, S*+1*0, S*di*+100.
</line>
<line>
Fi*ura 4 - Esc*lha* individuais por *ecupera* e recupe*ação em grupo.
</line>
</par><par>
<line>
* CONS*DE*AÇÕES FINAIS
</line>
<line>
Est* pesquisa foi dese**olv*da objetivando investigar *e a **rese*tação da quantidade
</line>
</par><par>
<line>
inic*al d* *ecursos nas práti*as de extração
</line>
<line>
de *ecursos natur*is poderia *nflue*ciar n*
</line>
</par><par>
<line>
*omportam*nto dos indivíd*os e* relação à *xtr**ão d**es.
</line>
</par><par>
<line>
Dentre as variá*eis man*pul*das, o núm*ro de r*c*rsos fo* * **riável que
</line>
<line>
pro*uziu
</line>
</par><par>
</page><line>
efe*tos m*i* claros. ** ambos *s grupos, * tempo para esgotamento foi menor nas cond*ções
</line>
<line>
Re*. FSA, *er**i*a PI, v. 18, n. 8, art. 11, p. 20*-2*5, ago. 2021 www4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
W. S. Pereira, D. C. Costa
</line>
<line>
222
</line>
</par><par>
<line>
com 100 unid*des. E*s* m*dida fo* *o*plement*da *om * a*á*ise das esc*lhas por recuperar
</line>
<line>
o recurso (Figura 4). Houve mais t*ntativ*s *e recuperar o recurso qu*ndo este era 2*0 do **e
</line>
<line>
*uando era 1*0. O e*gotamento ma** rápi*o *o recurso nas con**ç*e* com m*nores valores
</line>
<line>
ou c*m estí*ulos que os si*ali*em está d* acordo *om o estudo *e Brech*er (1977), n* qual
</line>
</par><par>
<line>
os participantes
</line>
<line>
deviam *ress*onar botões e* F**0 para *roduzir pontos t*ocados por
</line>
<line>
no*a.
</line>
</par><par>
<line>
Cada esquema completo a*aga*a uma lâmpada que *ina*iz* o recurs* que poderia ret*rnar em
</line>
</par><par>
<line>
um *sq*ema *RL. O autor *ug*re *ue os participantes nã* tiv*ram c*ntato c*m
</line>
<line>
*s
</line>
</par><par>
<line>
contingências de renova*ão,
</line>
<line>
pois o *ec*rso a*a*ara primeiro. Es*a afirmaç*o pode ser
</line>
</par><par>
<line>
apli*ada n* presente estudo, poi* nas condições *m que recurs* era men*r, o recurso o
</line>
<line>
se
</line>
</par><par>
<line>
es*otou ra*idam*nte.
</line>
</par><par>
<line>
Com r*la*ão à m*nipulação co***xto (informa*ão sob*e a quan*idade de re*ursos),
</line>
<line>
dois níveis fo*am ap*esen**dos: consi*tent* e inconsistente. Pode-se *erc*ber que es*a
</line>
<line>
*anipu*açã* n*o e*erceu *ontrole sobre os *d* evocativos da res*osta d* extração de recurso.
</line>
<line>
Em a*bos *s grupos, d*is par*icipan*es foram os *rincipai* responsá*eis pela extr*ção (J1 e
</line>
<line>
J2 do Grupo 1 e J2 e J3 d* Grupo 2). E*qu*nto J1 (Grupo 1) * J3 (Grupo 2) semp*e tiveram
</line>
</par><par>
<line>
baixas extrações, independente da con*ição. Essa ausência de rela*ão está sendo afirmada
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
p*rtir de Matos (1999), na qual *firma
</line>
<line>
que para *a*ermos se os e*t**ulos antecedentes
</line>
</par><par>
<line>
ex*rceram c*ntrole, é
</line>
<line>
necessá*i* hav** uma cons*stê*cia entr* estímulos anteced*ntes
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
respos*as. *ssa **nsi*t*n*i* * *erificada pe** quant*f*cação das muda*ças de r*spos*a perante
</line>
</par><par>
<line>
t*l *ir**n*tância an*ecedente. *o*p*rand*
</line>
<line>
com a *in*a
</line>
<line>
de Ba*e, somen*e o Gr**o 1 t*ve
</line>
</par><par>
<line>
uma resposta si**i*ic**iva na apres*nt*ção ** co**exto consisten*e no tempo de e*g*ta*ento
</line>
</par><par>
<line>
*o r*cur*o. Outra exceção *oram *s recu*e*a*õe* realizadas
</line>
<line>
*elo Grupo 1 no contexto
</line>
</par><par>
<line>
incon*ist*nte com recurs* real *e 200.
</line>
</par><par>
<line>
O papel do contexto também f*i estu*ado por C*ma*go e Haydu (2016) em um
</line>
<line>
exp*ri*ento envolvendo um m*smo recurso c*mum. Uma das manipulaçõ*s reali*a*as foi a
</line>
</par><par>
<line>
exibição da q*antidade ini*i*l de r*cursos. Os resu*tados s**erem *ue *sta variá*el *ão
</line>
<line>
fo*
</line>
</par><par>
<line>
s*fic*en*e para exercer c*n*ro** nas resp**tas **s participant*s. A outra *ar**vel man*pulad*
</line>
</par><par>
<line>
pelos *utores foi o feedback, e neste foi possível observar respost*s m*is
</line>
<line>
c***as
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
p*eservação.
</line>
</par><par>
<line>
Os resul*a**s enc*n*r*dos nes*e pr*sente ex*erimento são opostos ao e*c*n*ra*o por
</line>
<line>
Fonse*a (2014), no qual inseriu ** um s*p*rmer*ado i*centiv*s pró-a*bientais na forma de
</line>
</par><par>
<line>
antec*d*nte (con*exto) *o outro sup*rme*cad* e
</line>
<line>
nã*. Os resultado* su*ere* que o conj*nto
</line>
</par><par>
</page><line>
de i*te*venções reali*adas no superme*cado sustent**el reduziram * uso de sacolas plásticas
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina, v. 18, n. 8, art. **, p. 207-225, ago. 2021 www4.fsane*.com.b*/re*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Efei*o da Apresentaç*o da Quantid*de Inicial de *ecursos nas Práticas Cultur*is
</line>
<line>
223
</line>
</par><par>
<line>
se *ompa*ados com o consumo de sa*olas plástica* *o superme*cad* *em as inter**nções de
</line>
<line>
igual volu*e e nos mesmo* turn*s.
</line>
<line>
O co*port*mento dos par*i*i*ant*s (J1 * J2 do Grupo 1 e J* e J3 do *rupo 2) está *e
</line>
<line>
acordo com o *iscuti*o por Hardin (196*), Hirsh, **stello e Fuqua (2015) e Platt (**73) *os
</line>
</par><par>
<line>
quai* os *ecurs*s naturais não exerce* controle que as consequ*nci*s ind*viduai* sobre
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
comportamento de *xt*a*ã*, pois seu feedback não é imediato. Os a*tore* a*irmam ai*da qu*
</line>
<line>
a escolha não-susten*ável é g*ralmente mais escolh*d* po* *eus ganh*s imediatos, e*ercendo
</line>
<line>
mais inf**ência do que qualq**r *onsequência punitiva a longo prazo (es*otamento d*
</line>
<line>
recurso). Somen*e os participan*es *3 do Grupo 1 * J1 do Gru*o 2 se c*mportar*m ** for*a
</line>
</par><par>
<line>
diferente, apres*nta*do baixo padrão **
</line>
<line>
extração e sendo os partic*pan*** que ma*s
</line>
</par><par>
<line>
*scolheram a opção R*cuper*r.
</line>
</par><par>
<line>
Este *resente
</line>
<line>
estudo
</line>
<line>
tratou de uma Macrocontingência. Portanto os controle*
</line>
</par><par>
<line>
*ndividuais são os
</line>
<line>
*e*inidores d* fenômeno. Carac*er*sti*as *o estudo que *ategoriz*m uma
</line>
</par><par>
<line>
Macr*contigênc*a são: *) participantes *ogaram de forma individual, mas partilhand* do
</line>
<line>
*esm* recurso comum; 2) Nã* com**rti*hamento de inf*rmaç*es (verbal ou não *erbal),
</line>
</par><par>
<line>
*mpossibilitando possí**is co*tingê*cias comp*rtam*ntais e*trelaçadas (CCE);
</line>
<line>
3) Produt*
</line>
</par><par>
<line>
*grega*o (PA) não teve função s*bre o co*port*mento i*dividual. O contexto não exerceu
</line>
<line>
c*ntrole sobre os compor*ame*tos i*dividuais *os par*icipantes.
</line>
<line>
Apesar das *imitações, esse e**udo ***e servir como base para o surgimento d* novos,
</line>
<line>
que pode*iam descre*er re*ações de uso de recu*sos em um* macrocont*n*ênc*a. Com* uma
</line>
</par><par>
<line>
sugestão para *es*uisas *osteriores, estas pod*riam in*estig*r:
</line>
<line>
1) *ondiç*es envolvendo S*
</line>
</par><par>
<line>
i*consi*tente, 2) a *pção r*cuperar
</line>
<line>
poder*a ser ref**mul*da de forma a permitir *ue
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
participant* escolhes** "desi*tir" de
</line>
<line>
r**upe*ar, c*so os demai* *artici*antes
</line>
<line>
nã*
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
escol*essem, *) *anipulaç*es também de f*edback. Em *elaç** à manipulaç*o *e *eedb*ck,
</line>
<line>
p*deriam ser manipul*das diferentes co*binações, como r*alizada por Frazer e Leslie (2014).
</line>
<line>
Os autores u*i*izaram o comprometime*t* do público e diferentes combinações *e fee*b**ks
</line>
</par><par>
<line>
p*r* a *ed*çã*
</line>
<line>
do *onsumo de energia, obt*n*o ê*ito
</line>
<line>
e*
</line>
<line>
duas das três combinações de
</line>
</par><par>
<line>
feedback* re*lizadas no experimento.
</line>
<line>
O estudo do *omporta**nto do homem e* *elação ao s*u *mbient* se faz de cr*cia*
</line>
</par><par>
<line>
importânci*, ainda ma*s com * *gravament* do aqu*cimento
</line>
<line>
*loba* e o *sgot*ment*
</line>
<line>
dos
</line>
</par><par>
<line>
recurs*s,
</line>
<line>
que têm **rado c*nsequência* irrep*r*veis como a extinção *e a*imais. D*ssa
</line>
</par><par>
<line>
fo*ma, a Análise d* C*mportamento pod* *er *m *rande i*st*u*ento no e*tudo para
</line>
</par><par>
<line>
estabeleci*ento e manutenç** d*
</line>
<line>
com**r*ame*to de p*eserva**o dos recursos
</line>
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*ontrib*ição dos A*t*r*s
</line>
<line>
W. S. *e*eira
</line>
<line>
*. *. Costa
</line>
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<line>
1) c*nce*ção e planejam**to.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
2) aná*ise e interpretação dos dados.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
3) e*aboração do rascunho ou na revi*ã* crítica do conteúdo.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
</par><par>
<line>
4) p*rt**ipação na apr*v*ção da versão final do manuscrito.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
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Rev. FSA, Teresina PI, v. 18, n. *, art. 11, p. 207-2*5, *go. 2021
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www4.**anet.co*.br/re*i**a
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