<document>
<page>
<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
<par>
<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. *8, n. 7, art. 13, p. 199-216, *u*. 20*1 </line>
<line> ISSN Impresso: *806-6356 I*SN Ele*rônico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.12819/20*1.18.7.13 </line>
<line> * Uso do Arduino para Controlar um *i*tema de Ir*ig*ção Ba**ado em Lógica E </line>
<line> **e Use of Ardu*no to Contro* a Log*c-*ased Irri*ation System ** </line>
<line> Jona*as Santos *e So*za </line>
<line> Mes*r* em Enge*haria de Produção pe*a U*iversidade Pau***ta </line>
<line> E-mail: j*natas1516@gmai*.com </line>
<line> Jair M*noro Abe </line>
<line> Dou*or em Filosofia p*la *niversidade de *ão Paulo </line>
<line> P*of*ssor da U**versid*de *aulista </line>
<line> E-ma*l: **irabe@uo*.com.br </line>
<line> Nilson Ama*o *e Souza </line>
<line> Me*trando em En*enharia de Produç*o pe*a Universida*e Pa*li*ta </line>
<line> E-m*il: nilson.*ma*o@*mail.com </line>
<line> L*iz A*tônio de Lima </line>
<line> D*utorando em Engenharia de Prod*ção pela Univer*i*a*e *au*ista </line>
<line> *rof**sor da Universid*d* Paul*sta </line>
<line> E-mail: l*izlima@u**p.*r </line>
<line> Angel Antônio Gonzale* Marti*e* </line>
<line> Doutoran** e* Eng*nharia d* Produção p**a Univer*idade P*ulista </line>
<line> Pr*fess*r da Unive*sidade P*ulist* </line>
<line> E-mail: aag**rtinez@gm*il.com </line>
<line> Flávio A*ade* B*rnardini </line>
<line> Mestrando *m *ngenha*ia de Pr**ução p*la Universidade Paul*sta </line>
<line> Pr**essor do SENAI </line>
<line> E-mail: flav*oambern*r@gmail.com </line>
<line> Vagner Pereir* de Sou*a </line>
<line> *ecnólogo *m Logísti*a pe*a *acu*dade de Tecno*ogia da Zona Leste </line>
<line> E-ma*l: vps.vagn*r39@*m*il.com </line>
<line> *iliam Sayuri Sakamo*o </line>
<line> Doutoran*a e* *ngenha*ia de P*oduçã* p*la Un*versidade Paulis*a </line>
<line> E-m*il: liliam.sakam*to@gmail.com </line>
<line> Ende*e**: Jo*atas Sant*s de Souza </line>
</par>
<par>
<line> Av. </line>
<line> *aul*sta, </line>
<line> 900 </line>
<line>-</line>
<line> Bela </line>
<line> *ista, </line>
<line> São </line>
<line> Pa*lo </line>
<line>-</line>
<line> SP, </line>
<line> 01310- </line>
<line> Editor-Chefe: </line>
<line> Dr. </line>
<line> To*ny </line>
<line> *er*ey </line>
<line> de </line>
<line> Alencar </line>
</par>
<par>
<line> 100. Brasil. </line>
<line> Rodr*gues </line>
</par>
<par>
<line> E*der*ço: Jair Minoro Abe </line>
</par>
<par>
<line> Av. </line>
<line> Pauli*ta, </line>
<line> 900 </line>
<line>-</line>
<line> Bela </line>
<line> *ist*, </line>
<line> São </line>
<line> Paulo </line>
<line>-</line>
<line> *P, </line>
<line> 01310- </line>
<line> Artigo recebido em 14/0*/2021. Últi** </line>
<line> versão </line>
</par>
<par>
<line> 100. Brasil. </line>
<line> recebida em *7/**/20*1. Aprova** em 2*/06/*0**. </line>
</par>
<par>
<line> Endereço: *ilson *mado de S*uza </line>
</par>
<par>
<line> Av. </line>
<line> Pauli*t*, </line>
<line> 900 </line>
<line>-</line>
<line> Bel* </line>
<line> Vista, </line>
<line> São </line>
<line> Paulo </line>
<line>-</line>
<line> SP, </line>
<line> 01310- </line>
<line> A*a*i*do pelo sist*ma Triple Revie*: D**k *e**ew a) </line>
</par>
<par>
<line> 100. Brasi*. </line>
<line> pelo Editor-Chefe; * b) D*uble *lind Rev*ew </line>
</par>
<par>
<line> Endere*o: Luiz A*tônio de Lima </line>
<line> (avaliação cega por dois a**liadores da áre*). </line>
</par>
<par>
<line> Av. </line>
<line> Paulista, </line>
<line> 900 </line>
<line>-</line>
<line> Bela </line>
<line> Vist*, </line>
<line> S*o </line>
<line> Paulo </line>
<line>-</line>
<line> S*, </line>
<line> 01310- </line>
</par>
<par>
<line> 100. *r*s*l. </line>
<line> Revisão: Gramatical, Normati*a </line>
<line> e de For*a*ação </line>
</par>
<par>
<line> Endereço: Angel *ntônio *o*zalez Martinez </line>
</par>
<par>
<line> Av. Paulis*a, 90* - Bela Vista, *ão *aulo - SP, 013*0-100. Brasi*. </line>
</par>
<par>
<line> Endere*o: *lá**o Am*d*u **rnardi*i </line>
</par>
<par>
<line> Av. *a**ist*, 900 - *e*a Vis*a, São *aulo - SP, 013*0-**0. Brasi*. </line>
</par>
<par>
<line> Ender*ço: Vagn** P*reira de So*za </line>
</par>
<par>
<line> Av. Paulista, 900 - Bela Vi*ta, São Paulo - SP, 01310-100. Brasil. </line>
</par>
<par>
<line> End*reço: Liliam Sayuri Sakamot* </line>
</par>
<par>
<line> Av. Paulista, 900 - Bela Vista, São Pau*o - SP, 01*10-100. Brasil. </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> J. S. Souza, *. M. Abe, N. A. So*za, L. *. Lima, F. *. B*rnad*ne, V. P. Souza, L. S. Sakamoto </line>
<line> **0 </line>
</par>
<par>
<line> RE*UMO </line>
</par>
<par>
<line> A intro*ução de tecno*ogias disruptivas na </line>
<line> agricultura par* *acilitar o manejo * aumentar </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> produtiv*dade d*s culturas recebe * nome de "Agricultura de Precis*o". Este t*aba*ho </line>
<line> procurou desenvolv*r um pro*ótipo que u*ilize a pla*afor*a Ope*-Sourc* Arduino interligado </line>
<line> a *m sensor de umidade *e s*lo, utilizand* o auxílio da Lógica P*raconsiste*te Anotada </line>
<line> Evi*encial E (Lógic* E ), para tomada de dec**ão sobre o sis*ema de irriga*ão. A </line>
</par>
<par>
<line> metodologia usad* f*i a Des*g* Science Research, que *ermitiu </line>
<line> c*ntribuir com </line>
<line> novo* </line>
</par>
<par>
<line> con*e**mentos </line>
<line> para con*truçã* </line>
<line> e materia*ização *o projeto. Como resulta*o g*r*ram-*e </line>
</par>
<par>
<line> artefat*s </line>
<line> que corroborar*m p*ra cr*ação de </line>
<line> um pr*tó*ipo </line>
<line> q*e atende* os *bjetivos desse* </line>
</par>
<par>
<line> *rabalho* * </line>
<line> foi possível </line>
<line> a*r*sentar </line>
<line> uma *lte*na**va com um sistema *e *aixo custo, de fácil </line>
</par>
<par>
<line> apren*izagem, aces*ível para peq*enos pro*utores, com *ai*o co*sumo d* energia e </line>
<line> qu e </line>
</par>
<par>
<line> *juda n* uso consciente da á*ua. A p*op*sta *este trabal*o foi de *esqu*s*r e compreen*e* os </line>
</par>
<par>
<line> *o*ceit*s de Siste*a de Irrig*ção, Pla*aforma Ar*uino e o uso de sensores *ara </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> monit*ramento *e uma Horta Caseira uti**zando a Lógi*a E como a*oio na tomada </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> decisão no sistema d* irrigação. </line>
</par>
<par>
<line> *alavr** ch*ves: Arduino. Si*tema de ***igaçã*. Lógica E*. Horta Inteligent*. Agri*u*tura de </line>
<line> *r*ci*ão. </line>
<line> A*STRA*T </line>
</par>
<par>
<line> *he introduction of disruptive t*chnologies in **riculture to fac*litate the m*nag*ment </line>
<line> a** </line>
</par>
<par>
<line> i*crease cro* </line>
<line> producti*ity is called "Pr*ci*ion Agriculture". This work </line>
<line> *oug*t to dev*lop </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> protot*pe that use* *he Open-*ource Ar*uino p*atform interconnected to a soi* moist**e </line>
</par>
<par>
<line> sensor, usi*g the a*d ** *h* P*raco*s*stent *nnotated Ev*den*ia* </line>
<line> *ogic E (Logi* E ), </line>
<line> for </line>
</par>
<par>
<line> decision-making on </line>
<line> the irr*ga*io* system. The methodology used *as Design Sc*ence </line>
</par>
<par>
<line> Research, which a*l*we* </line>
<line> con*ributing w*th *ew k*o**edge for the co*s*ruction </line>
<line> and </line>
</par>
<par>
<line> materia*ization of the proje*t. A* a *esult, a*tif*cts were g**er*t*d that corr*b*rated </line>
<line> t he </line>
</par>
<par>
<line> creatio* of a *****type th*t met the objectives of *his work and it was possible to present ** </line>
</par>
<par>
<line> alternati** w*th a low-*ost syst*m, e*sy </line>
<line> t* l**rn, acc*s*ible to **all </line>
<line> produc*rs, with low </line>
</par>
<par>
<line> energy con*umption, an* *ha* h*lps *n the conscious us* of water. T*e pro*osal of this **rk </line>
<line> was to res*arch and und*rstand the *onc*pt* o* Ir*igation System, **d*ino Platform a*d **e </line>
</par>
<par>
<line> use of *enso*s fo* monito*ing a **m* Vegetable **rden u**ng Logic E as a suppor* </line>
<line> for </line>
</par>
<par>
<line> dec*si*n-making i* the irrigation *ystem. </line>
</par>
<par>
<line> Keyw*rds: Arduino. *r*ig*tio* System. L*gic E . *mart Garden. P**c**ion Agr*culture. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Te*esina, *. 18, n. *, art. 13, p. 199-*16, jul. *0*1 </line>
<line> w**4.fsa*et.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> O Uso *o Ar*uino para Cont*o*ar u* Sist**a de Irriga*ão Bas**do em **gica E </line>
<line> 20* </line>
</par>
<par>
<line> 1 *NT*O*UÇÃO </line>
</par>
<par>
<line> O </line>
<line> us o </line>
<line> da tecnolo*ia de informação **t* </line>
<line> cada *ez *ais *re*ente </line>
<line> no seto* ag*íc*la; </line>
</par>
<par>
<line> atu*lme*** são real*zados estu*os v*sando facilitar o manejo e aumentar a produtiv*dade *os </line>
<line> cultivos. O termo utilizad* para denominar o fenô*eno da implementação *ecnológ*ca no </line>
<line> campo é conhe*id* *omo "Agr*c*ltura *e Preci*ão" (MAPA, 2*13). </line>
</par>
<par>
<line> *e*t*o da a*ricultu*a ex*s*em vá*ios fatores que a*udam </line>
<line> no desenv*lvim**to do </line>
</par>
<par>
<line> **a*tio, ** </line>
<line> deles é *i*tema de *rrigação. Segund* CA*VAL*O (2*10), o o </line>
<line> *ro*esso de </line>
</par>
<par>
<line> irrigação se define na ap*ica**o *rtificial de ág*a *o solo, em q**ntidades adequa*as, visando </line>
<line> p*oporcionar a um**ade nec*ss*r*a ao d*senvol*im*n*o das pl*ntas nele cultiva*as, a fim ** </line>
<line> suprir * *alta *u a má distr*b*ição das *huvas. </line>
</par>
<par>
<line> A irr*gação não *ev* ser consi*erada ap*nas c*m* a *aptação, *ondução e </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> *orne*imento de água. O uso adequado d* irrigação r*qu*r o c*nhe*imento da* relaç*es qu* </line>
</par>
<par>
<line> existem entre os seguintes temas: </line>
<line> o *o*o, a água, a plan*a e o clima (FERRAR*ZI; </line>
</par>
<par>
<line> TES**ZLAF, *016) (BERNARDO et *l., 20*9). </line>
<line> A irr**ação moderna está *ast*nte ava**ada e possui *iversos ti*os de automaçã*, </line>
</par>
<par>
<line> e*tretanto, o </line>
<line> p*que*o **riculto* nem sempre tem tot*l acesso a e*sas t*cn*log*as, seja por </line>
</par>
<par>
<line> pr*ble**s fi*anceiros ou por *alta de *onhe*iment* (G**MARÃES, 2011). </line>
<line> Com o constante aumento popula*ional oco*rido no B*asil, *rincipal*e*te a *artir da </line>
<line> d*cada de *96*, inte**ifi*ando-se nas ú*tima* dé**das, o p*í* ocupa hoj* a q*inta posição dos </line>
</par>
<par>
<line> países mais populosos do </line>
<line> pla**t*, ficando a*r*s </line>
<line> ape*as da China, Índia, Es*ados Unidos </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> *ndon*s*a. De **o*do com site do In**it*to Brasil**r* de *e*grafia e *sta*í*tic* - IBGE, *m 08 </line>
</par>
<par>
<line> de ab*il, a po*ulação brasileira </line>
<line> pa*sou da marca de *12.925.93* habitantes (I*GE, 2021) </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> e*sa marca </line>
<line> *em send* *tualizada em um *emp* médio de 20 *egundos. Devido e*se a </line>
</par>
<par>
<line> aumento *a popu**ção, as regiões urbanas aumentam de perímetro e reduzem ** espa*os p*ra </line>
</par>
<par>
<line> o *lantio, e como consequências *rovoc*-se o aumento do </line>
<line> consumo de água, energ*a </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> a*im*nto, *end* necessá*io repensar uma n**a est***ura par* uso de espaço **ba*o ou </line>
<line> domésti*o no que tang* ao plantio. </line>
<line> Com e*se crescimento *opulacion*l, mui*as pessoas est*o tomando *omo *lternativa * </line>
</par>
<par>
<line> plantio em *asa para </line>
<line> produç*o de erva*, hor*aliças e </line>
<line> outros alim*ntos de *ác** pr*dução </line>
<line> e* </line>
</par>
<par>
<line> pe*uenos espaço*. </line>
</par>
<par>
<line> A Ló*ica Paraconsisten**, inclui-se entre as </line>
<line> ch*ma*as Lógicas Não-Clássica*, por </line>
</par>
<par>
<line> de*rogar al*un* dos princípio* fu*damentais da Lógica clássica (GA*UT, 199*), com* </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> *ev. FS*, *eresi*a *I, v. *8, n. 7, art. 13, p. 1**-216, jul. 2021 www4.fsan*t.c*m.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> J. S. Souza, J. *. A*e, N. A. Souza, L. A. Lima, F. A. Be**a*i*e, V. P. Souza, *. *. Sakam*to </line>
<line> 202 </line>
</par>
<par>
<line> princíp*o d* contrad*ção (HAMILT*N, 197*), segundo a Lógica Paraconsistente, uma </line>
<line> sentença e a sua n*ga*ão po*em ser *m*as verda*ei*as. </line>
</par>
<par>
<line> A Lógica Paraco*sisten** Anotada Evidenc*a* E - Lógi*a E (ABE, 2015), é </line>
<line> u* a </line>
</par>
<par>
<line> classe </line>
<line> da *ógica *aracons*stente, que auxili*rá n* t*ma*a </line>
<line> de decisão *a *rrigaçã* </line>
<line> na horta </line>
</par>
<par>
<line> caseira, opto*-se pela utilização de Ló*ic* E pa*a r*solver que*tões refe*ente* ao estado do </line>
</par>
<par>
<line> solo, por e*emp*o, ele está meio seco *u m*io molhad*? Co*o o sistema de irrigação </line>
<line> de*e </line>
</par>
<par>
<line> agir </line>
<line> *esse caso? Para resolver essas e out*as questões qu* p*ss*m surgir, utiliza*-se </line>
<line> *s </line>
</par>
<par>
<line> conceit*s d* Lógica Paraco*sist**t*. </line>
</par>
<par>
<line> * Arduino uma é </line>
<line> plataforma de *rototipagem de </line>
<line> *ardware livre (ARDUINO UNO </line>
</par>
<par>
<line> REV3, *02*) e de plac* única com um microcontrolador (S*C - Syste*-on-a-*hip ou s**tem*- </line>
</par>
<par>
<line> em-um-chi*), c*m supor*e e*tra*a e saída em*utido </line>
<line> e *m* li*gua*em de programaçã* </line>
</par>
<par>
<line> específica, tem </line>
<line> *omo objetivo ajudar a cria* p*otó*ipos de *áci* aces*o, </line>
<line> de baix* custo e </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> f*cil utilização para profission*is * p*inc*piantes que não *enham acesso * mi*r*co*tro*ado**s </line>
<line> m*is sofist*cad*s (ARDUINO, 2018). </line>
<line> O tra*alho é composto por seçõ**, na Seção 2 *presenta o Ref*ren***l Teóric* so*re </line>
<line> os conceitos da P*atafor*a Open-Sour*e Ar*uin*, Si*tema de *rrig*ção e Lógica E, na S*ção </line>
<line> 3 descreve sobre * Metodo*ogia u*ada no trabalho, na Seç*o 4 traz os Resultados obtido* no </line>
<line> trabal*o, na Seção 5 traz a C*nclusão obti*a na *eal*zaç*o do trabal**. </line>
<line> A proposta des*e trabalho é sugerir um m*delo de sis**ma d* irrigaç*o que possa *er </line>
<line> *ontrol*do e aut*matizado, que permit* monitorar entr*das e c*n**ol*r as *aída* *om auxílio </line>
</par>
<par>
<line> da Lóg*ca P**aconsistente Anotada Evidencial E </line>
<line> c*m a utilização da Pl*taforma Ope*- </line>
</par>
<par>
<line> Source Ard*ino, visando à *c*nomia e ao *ontr**e de ág*a, *istem* de baixo custo e produçã* </line>
<line> d* p****io al*mento em um espaço p*ra o pla*ti*. </line>
</par>
<par>
<line> 2 </line>
<line> REFERENCIAL TEÓR*CO </line>
</par>
<par>
<line> Ne*t* seção, </line>
<line> apresentam-se os co*ce*tos </line>
<line> que s * o </line>
<line> u**liz*dos no desenvolvimento </line>
<line> *a </line>
</par>
<par>
<line> pes*u*sa, que contribuem na c*mpree*são d* funcioname*t* do **stem* de i*rigação dos </line>
<line> conceitos da Lógica E e da p*ataf*rma Arduino. </line>
</par>
<par>
<line> 2 .* </line>
<line> Siste*a de Irrigação </line>
<line> **gu*do o Glossário *e termos usados </line>
<line> *m atividades agropecuária*, flor**tais </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> ciências ambientais (O*M*ND, 2*06), def*ne-se que um sistema </line>
<line> de ir*igação é p*ática que </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Te**sina, v. 18, n. 7, *rt. 13, p. 199-216, jul. 2021 </line>
<line> www4.fsanet.com.*r/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> O Uso do Arduino p*ra Controlar um Sistema *e Irrigação Baseado em *ógica * </line>
<line> 203 </line>
</par>
<par>
<line> consiste *m *o***cer *gua *o solo de *orma artificial e controlada visando deixá-lo ap*o p*ra o </line>
<line> cultivo agrícola. </line>
<line> O *es*nvolvimento de várias civil**ações a****a* pode s*r *raç*do através do **cesso </line>
<line> da i*rigaçã*. A irrig*çã* antiga teve co*o consequência dois gra*des im*ac*os: suprimento </line>
<line> de *limento * a*mento *e população (MAZ*YER; ROUDART, 2009). </line>
<line> Na Agricultura Mode*na, su*giu c*m o adv*nto *a Revolução *ndustri*l o*orrido no </line>
</par>
<par>
<line> final do sé*ulo XVIII, quando ocorreu * sub**nção do trab*lho *anua* po* m*q*iná*i* </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> vapor. Por ca*sa desta subs**tuiçã*, oco**eu aumento n* produção *os produtos agr*colas, </line>
<line> p*rém, a d*manda não seguiu o mesmo rit*o, **uve uma di*inuiç*o no trab*lho m*n*al. </line>
<line> A população que trabalhav* na ***icultura saiu do mei* rural e foi para a cap*t*l em </line>
<line> busc* de empr*go, dan*o **ig*m ao fenô*eno cha*ado Êxodo Rur*l, iss* **usou o a*mento </line>
<line> de consumo de *gua. </line>
<line> 2.1.1 M*todos de Irriga*ão e Si*t**as </line>
<line> O termo método *ode se* d*finido como a ma*eira de *gir, ou o mo*o de fazer as </line>
<line> coisa* (TESTEZLAF, 2017), e o termo sis*ema é o conjunto composto de *bjetos, partes o* </line>
<line> elemen*os que i*ter*gem para desem*enha* d*termina*a função (ORMOND, 2006). </line>
<line> C*n*orme o t*mpo f*i p*ssando, novos tip*s de sistemas de irr*gação *oram sur*in*o </line>
<line> na era moderna, pode-se *efinir q*atro *é*odos pri*cipai* de i*rigação; Superfície, As*e*sã*, </line>
<line> Localiza*a e Su*super*ície (TESTEZLAF, 2017). </line>
<line> 2.1.2 I*ri*ação Locali*a*a </line>
<line> Ess* método *e i*rig*ção tem como caract*rística a distrib*ição localiza*a da água, ou </line>
<line> seja, a *gua aplicada e* p*quenos volumes *om alta freq*ênc*a próxima à *lant*. *iferente </line>
<line> dos outros méto*os citados, *ada pl**ta te* distribuição *ndividual. </line>
<line> Sis*emas de irrigação Localizada por *otejamento: apl*cação da água é realizada </line>
<line> por um gotejador que **lta * *gua em forma de gota em v*lt* *a pla*ta (Figura 1). </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina PI, v. 18, n. 7, art. 13, p. 199-216, jul. 2021 </line>
<line> www4.fsan*t.c*m.*r/re*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> J. S. Souza, J. *. A*e, N. A. Souza, *. A. Li*a, F. A. Bernadine, V. P. Souza, L. S. Sakamot* </line>
<line> 204 </line>
</par>
<par>
<line> Figura 1 - Sistemas de irrig*ção Lo*a*i*ada por Got*ja*ento </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: (BOAS PRÁ*ICAS AGRONÔ**CAS, 2019) </line>
<line> * S*stema de ir*igaç** Localizada por Gote*a*ento foi escolhido porqu* per*ite que </line>
<line> a planta absorva me*hor o* nutrie*tes da á*ua e tem um controle maior para uso consciente da </line>
<line> água, facilidade no ma*ejo, menor tempo gas*o em ope*aç*es e te* m**or *erd* de água por </line>
<line> evaporação pelo solo (T*STEZ*AF, 2017). </line>
<line> 2.2 L*gic* Pa*a*onsistente </line>
<line> A Lógica Paracon*ist*n*e f*z par** do *rupo chamado *e Lóg**as Não-C*ássicas </line>
</par>
<par>
<line> (*BE, </line>
<line> *015) (AB*, 2016), </line>
<line> que permite anali*a* *nformações com d*dos *ncompleto*, </line>
</par>
<par>
<line> completos, falsos, verdad*ir*s e *nconsistentes que inf*uenciam n* tomada de d*cisão. </line>
</par>
<par>
<line> Em meados de 1950, polonês *. Jako*ski e m*tem*tico lógico N. *. *. da Costa </line>
</par>
<par>
<line> * </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> ap*esentaram con*radições nos </line>
<line> pi*ares da Lógic* Aristo*élica e s** consider*dos os </line>
</par>
<par>
<line> fundadores da *ógic* Pa*a*onsi*te*te. </line>
<line> A Lógica Paraco*sisten** perm*te ter d**posições adver*as *os p*in*ípio* da L*gic* </line>
</par>
<par>
<line> Aristoté*ica, *or exemplo, uma *rop*sição pode ser *er*adeira e falsa a* mesmo </line>
<line> tem*o, </line>
</par>
<par>
<line> segundo a Ló*i*a Paraconsist*nte (COSTA et al, 1999). </line>
</par>
<par>
<line> *om o au*ílio da Lógica P*raconsistente, pode-** </line>
<line> tratar *nfor**ções incon*iste*tes, </line>
</par>
<par>
<line> *as não *riviais (SI*VA F*LHO, *ORRES & ABE, 2010), que ap*r*nte*ent* *ão tê* </line>
<line> so*uçõ*s para uma t*mad* de dec**ão. </line>
<line> A Ló*ica Paracon*isten*e apr*s**ta alternativas * **opos*ções, cuja **nclusão po*e ter </line>
</par>
<par>
<line> valores além d* </line>
<line> verda*ei*o * falso, t*i* *omo Incon*istente e *aracomple*o. Por exemplo, </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresin*, v. 18, n. 7, *rt. 13, p. 199-**6, jul. 2*21 </line>
<line> *ww4.fsanet.com.br/re*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> * Uso d* Arduino para *on*rolar um Sistema d* Irrigação Basead* *m Lógica E </line>
<line> 205 </line>
</par>
<par>
<line> consi*ere a afi*mação "* homem é ce*o, mas vê". Segundo * Lógica Clássic*, * indivíduo </line>
</par>
<par>
<line> que *ê, um "n*o-**go", n*o </line>
<line> *o** ser *ego; ** *a Lógica Paracon*istente, ele pode ser ceg* </line>
</par>
<par>
<line> *ara ver algumas *oisas, e não-ce*o para ver *utras c*isas. </line>
<line> 2.2.1 Lóg*ca Paraconsistente Anot*da Evidencia* * </line>
<line> A Lógica Paraconsiste*te Anotada Evidencial E - L*gic* * , é uma cl*sse de Lógica </line>
</par>
<par>
<line> Paraco*sistente </line>
<line> que possui na s*a linguagem pro*osi*ões do t*po p ( , </line>
<line> ), onde </line>
<line> (mi) </line>
</par>
<par>
<line> repr*s**ta indicado* de grau de evidência f*vorável e o </line>
<line> (lambda) representa o grau de </line>
</par>
<par>
<line> evidência *o*trária, e estão l*mitados a val**e* re*is en**e 0 e </line>
<line> 1 (ABE, 1992) </line>
</par>
<par>
<line> (NAKAMAT*U; A*E, 2009) (ABE; AKAMA; NAKAMATSU, *015) (A*AMA, 2016). </line>
</par>
<par>
<line> Par* efetua* a* operações </line>
<line> com o uso da Lógica E *ar* tomada de dec*sã*, f*z-se </line>
</par>
<par>
<line> neces*ário aplicar * *écnic* *e *aximização p*ra encontrar o grau favor*v*l re*ultan** ( </line>
<line> R) </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> a técnica de minimização par* enc*ntrar * grau *e evid**c*a contraria resultante ( </line>
<line> R) </line>
<line> (ABE; </line>
</par>
<par>
<column>
<row> AKAMA; NAK*M*TSU, 2015) (L*MA et a*., 2*19). A maxi*i*ação obté* o maior valo* </row>
<row> entre os g*aus de evi*ência favorável, e a mi*imi****o obtém o *enor valor en*re o* gr*us de </row>
<row> evidência contr*ria. </row>
<row> Ap** obter os valores de e , utiliza*-se fórmulas para obter os **lores d* Grau de </row>
<row> **r*e*a (Gcer) e o Grau *e Incert*za (Gin*). </row>
</column>
<par>
<line> G*er ( , ) = - </line>
<line> ( *) </line>
</par>
<par>
<line> G*nc ( , ) = + -1 </line>
<line> ( 2) </line>
</par>
<column>
<row> Apó* * obtenção do Gra* de *erteza e *o Grau de Incerteza, foi desen*olv*do o </row>
</column>
</par>
<par>
<line> Qu*d*ad* Unitário do Plan* C*rtesiano (C*STA et al., 1999), **nhecid* como ret***lado ( </line>
<line> ) </line>
</par>
<par>
<line> (ABE; AKAM*; N**AMA**U, 20*5), que ilustra uma *ep*esentação d*s </line>
<line> estados lógi*os </line>
</par>
<par>
<line> resultante (Figura 2). </line>
</par>
<par>
<line> Rev. **A, Teres*n* PI, v. *8, n. *, art. 13, p. 199-216, jul. 2021 </line>
<line> www4.f*anet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> J. S. Souza, J. M. Ab*, N. *. Souza, L. A. L*ma, F. A. Berna*ine, V. P. Souza, L. S. *akamoto </line>
<line> 206 </line>
</par>
<par>
<line> **gura 2. Ilustraç*o do reticulado ( ) </line>
</par>
<par>
<line> F*nt*: (ABE, A*AMA & NAKAMATSU, 2015) </line>
<line> Na Tabela 1, *e*creve o significado dos símbolos dos e*tados *ógicos que est*o ** </line>
<line> reticulado ( ) vi*to *a Figu** 2. </line>
<line> *abela 1 - Es*ados Lóg*cos Result*nte </line>
<line> Est**os R*s*ltantes Símb*los </line>
</par>
<par>
<line> *er*adeiro </line>
<line> T </line>
</par>
<par>
<line> Falso </line>
<line> F </line>
</par>
<par>
<line> Inc**sistente </line>
<line> T </line>
</par>
<par>
<line> Paraco*pleto </line>
<line> </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: (ABE, A*AMA; NAKAMATS*, 2015) </line>
</par>
<par>
<line> 2.2.* Al*oritmo Para-*nali*ador </line>
</par>
<par>
<line> O Algoritmo *ar*-Analisador é um conjunto de i*struçõ*s que permite analisar </line>
<line> as </line>
</par>
<par>
<line> proposições para ob*er *m e*tado resultante (Figura 3). Com o Algoritmo Pa*a-Analisad*r </line>
<line> houve * *ossibilidade de desenvol*er *studos na Robó*i*a (TOR*ES; *EIS, 2015), R*des </line>
<line> Neu*ais (SOUZA; ABE, *0*5) e Saúde (A**; SILV* LOPES; ANGH*NAH, 2015). </line>
</par>
<par>
<line> Re*. F*A, Tere*ina, *. 18, n. 7, art. 13, p. 199-2*6, jul. 2021 </line>
<line> w*w4.fsanet.co*.br/r*vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> O Uso do Arduino para Controlar um S*ste*a de Irrigação Baseado em Lógica E </line>
<line> 207 </line>
</par>
<par>
<line> Figura * - Represen*a*ão do Alg*r*tmo Para-*nalisador </line>
</par>
<par>
<line> Fo*te: (SILVA FI**O, ABE, LAM*E*T-TOR*ES, 2008) </line>
</par>
<par>
<line> 2 .3 </line>
<line> Ard*ino </line>
</par>
<par>
<line> O Arduino * uma plat*forma para prototipagem de *rojetos eletrôni*os c*m s*porte de </line>
<line> entrada e sa*da util*za*do *m m*crocontrolador Atmel AVR em *m* ún*ca placa (*igura 4) </line>
<line> (ARDUINO UNO REV*, 202*). </line>
<line> O pr*j*to do Arduino *oi *riado po* Massim* *anzi, Dav*d *uartielles, *om Igoe, </line>
<line> Gianluca Mart**o e David Mel*is, em 2005 (CALV*; ALEJO*, 201*) (GEDDES, 2016) em </line>
<line> Ivrea, Itáli*, c*m obje*ivo *e criar ferram*nta* que são acess*veis, c** bai*o ***to, fl*xív*i* </line>
</par>
<par>
<line> e fác*is de se usar </line>
<line> por pr*ncipi*ntes e profissionais, ou para pequenos produ*ores *ue *ão </line>
</par>
<par>
<line> teriam alcan*e aos co*trolad*res *ai* sofisticados e ferr*menta* mais complicadas (CALVO; </line>
<line> ALEJOS, 2010). </line>
<line> Fig*ra 4. Arduino Uno Rev3 </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: (ARDU*NO UN* *EV3, 2020) </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina PI, v. 18, *. 7, art. 13, p. 199-216, jul. 2021 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> J. *. Souza, J. M. Abe, N. A. *ouza, L. *. Lim*, F. A. Be**ad*ne, V. *. *ouza, L. S. S*kamoto </line>
<line> 20* </line>
</par>
<par>
<line> O Arduino é uma plataforma Open-Source que é dividida em du*s partes, o har**are e </line>
<line> * software. O Har*ware, placa Arduino, é um hardware l*vre, qu* *ermite con*ctar *ensor** </line>
<line> a ela *ara monitorar os da*os recebidas * controlar a saída através de u** *u mais ações. </line>
<line> * *ermo Open-Source é usado qu*n*o o des*nvolved*r d*sponibiliza informaçõ*s </line>
<line> sobre o projeto, no software é dis*onibiliz*do o c**igo fonte do pro*rama (OPEN-SOURCE </line>
<line> INITIATIVE, 200*) para fazer *lterações no códig*, como atualizaç*o, r**oção de bugs, </line>
<line> ot*mização e personaliz*ção do *ayou* da int*rface de desenvolvimen*o *u do usuário </line>
<line> (ANDROUTS*LLIS-THEOTOKIS et al., 2010) (STAL*MA*, 2020). </line>
<line> O Ardui*o está s*ndo utilizado em div*rs** áreas tai* co*o na robóti*a (DI TO*E et </line>
<line> al., 2019), no Meio Ambient* (A*I e* al., 201*) (LO*KRIDGE et al., *016), no Transporte </line>
</par>
<par>
<line> **bli*o </line>
<line> (*ODRIGUES; S*IMO*SHI, 2015), na E*ucação (LOPEZ-ITURRI e* al., 2*18) </line>
</par>
<par>
<column>
<row> entre outr*s área* d* conhecimento. </row>
</column>
<par>
<line> 3 </line>
<line> METOD*LOG*A </line>
<line> Como metodologia principal *tili*a-s* conceit* do modelo de *rocesso em Des*gn * </line>
</par>
<column>
<row> Sci*nce Resear*h a*r*sent*do por VAISHNAVI; KUECHLER; PE*TE*, (201*), que </row>
<row> p*r*ite con*ribuir com n*vos conhe*imentos *a*a construç** de artefatos q*e possibilitam a </row>
<row> ma*erializaç*o de **ojetos, para criação dos a*tefatos **guiram-se *s * et*pas do P*o*ess* de </row>
<row> utilização d* conhecimento (Figura 5), são elas: Consci*nci* do Problema, Sugestão, </row>
<row> D***nvo*vime*to, Avaliação e C*n*lu*ão. </row>
<row> Figura 5 - Quadro Geral da Estratégia em Desi*n *cience Research </row>
</column>
</par>
<par>
<line> Fonte: (VAIS*NAVI, KUECHL*R & PET*ER, 2*19) </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 18, n. 7, *rt. 13, p. *99-21*, jul. 2021 </line>
<line> *ww4.fs*net.com.br/r*vis** </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> O Uso *o Ardui*o *ar* C*ntrol*r um S*stem* de Irrigação Baseado e* *ógica * </line>
<line> 2*9 </line>
</par>
<par>
<line> As 5 etapas d* process* de desenvol*imento do p*ojeto já foram </line>
<line> em outros pr*jetos </line>
</par>
<par>
<line> e*abo*ados (DE S*UZA et *l., 2*21), e demon*traram de forma *ficiente a sua eficác*a par* o </line>
<line> desen*olvimento do pr*tótipo. </line>
</par>
<par>
<line> Outra metodologi* usada n**te tr*bal*o atende um </line>
<line> dos as**ctos sobre Pesquisa </line>
</par>
<par>
<line> Explorató*ia (TOZ*N*-REIS, 2009), no qual o objet**o é familiari*ar-se com assunto, sendo </line>
<line> que o pesquisador bu*cou tutori**s e apostilas s*br* *rduino, para pode* propor um prot*t*po </line>
</par>
<par>
<line> *e b**xo *usto, *ces*íve* e de fác*l apr**dizado, o </line>
<line> q*a* aj*dará na econom*a d* </line>
<line> águ*, luz e </line>
</par>
<par>
<line> produçã* de alimento em uma escala *equena. </line>
</par>
<par>
<line> Os pr*jetos *aseados em A*d*ino exi*em pouca ou nenhum* </line>
<line> h*bilidade de </line>
</par>
<par>
<line> program*ç*o ou con*ecimento *e teoria d* elet**nic* e, n* mai*r** das vezes, essa pra*icidade </line>
<line> é simples*ente adquiri*a ao lon*o do caminh*. * já existem documentações * tuto*ias </line>
<line> d*sponí*eis g*atuitamente na int*r*et, assim faci**tando o apr*nd*zado. </line>
</par>
<par>
<line> A plataf*rma *r*uin* *stá re*acionada ao conceito </line>
<line> de aprendi*ado experime*tal </line>
</par>
<par>
<line> (FE*I*I*, 2011), o qual defe*de q** pa*a que haja integração, realidade * aprendizagem, sã* </line>
<line> necessárias ci**o cond*ções básica* (BE*RD, 2010), são ela*: apre*dizage* pela prática, </line>
</par>
<par>
<line> rec*ns*rução conscie*te da **per*ência vi*enciada, a*rend**age* </line>
<line> por associação, </line>
</par>
<par>
<line> *prendizagem d**ersificad* e aprendizagem integrada à vi*a e à no*sa *eali*ade. E por su* </line>
<line> vez *orrobora co* o termo DIY (P*NZENSTADLER et al., *018), do in*lês do *t y**rself ou </line>
<line> faça-voc*-me**o, é us*do para se refe**r ao método de *onstrução, modificaç*o e rep*ração </line>
<line> de *oisas (GELBE*, 1997) sem a*uda diret* de profissi*nais *sp*cial*zados. </line>
</par>
<par>
<line> 4 </line>
<line> *ESU**ADO* E *IS*USSÕES </line>
<line> Na *tap* de Sugestão (F*gura 6) utilizando os conceitos </line>
<line> de Design *hink*ng </line>
</par>
<par>
<line> (WENZEL; MEINEL, 2020), gerados * par*** dos estudos e* torno dos conceitos abordados </line>
<line> por DE SOUZA et al., (2021) e que fa*em parte do p*oces*o par* a*en*er o objetivo p*incipal. </line>
</par>
<par>
<line> Re*. FSA, Te**sina P*, v. 18, n. 7, *rt. 13, *. 199-216, jul. 2021 </line>
<line> www4.fsane*.com.b*/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. *. Souza, J. M. Abe, N. A. Souza, L. *. Lima, *. A. Bernadin*, V. P. *ouza, L. S. Sakamoto </line>
<line> 210 </line>
</par>
<par>
<line> F*gura 6. Design *o Mo*elo P*oposto </line>
</par>
<par>
<line> Figura 6. De*i*n do Modelo Proposto </line>
<line> N* etap* de Desenvol*imento (Figur* *) utilizou-se o Programa Ope*-*our*e Fritzing </line>
<line> (*RIT*ING, 2019) *ara fazer o *squema dos Com*o*entes d* Pr*tótipo (Figura. *), ass*m </line>
<line> m*s*ra*do os compo*entes que *st*o se*do uti*iz*d*s e, assim, auxiliando na realização de </line>
<line> *es** de f*n*ionabilidade. </line>
</par>
<par>
<line> Re*. FSA, Teres*na, v. 18, n. *, art. 13, p. 199-216, jul. 2021 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/rev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> O Uso do Arduino *ara Controlar um S*stema de Ir*i*açã* B*seado em Lógica * </line>
<line> *11 </line>
</par>
<par>
<line> F*gu*a 7 - E*quema dos Com*one*tes do P**tótipo </line>
</par>
<par>
<line> **r* teste de funcionabilidade do sistema de irrigação f** realizado *este *tiliza*do a </line>
<line> erva horte*ã, por ser u*il*zad* *omo erva *edicina*, *sada para fazer chá e exigir u* cuidado </line>
<line> com a quan*idade de água, a horte*ã po*e *er plant*da em qualquer período do ano, s**d* </line>
<line> resis*ente ** frio e ao c*lor d*sde que o solo es***a n* umidad* ad*quada. </line>
<line> *m relação ao co*sumo ** energia *o Projeto, bast* faz** o cá*c*lo d* seguinte </line>
<line> maneira, o valor da tensã* de o*er*çã* do Ardu**o (**) v*zes a corrente má*ima de operação </line>
</par>
<par>
<line> e* A***r*s (*0mA + 40m* = </line>
<line> 90mA, ou *eja, 0,09 Amperes), que *gual à potênc*a (4,* </line>
</par>
<par>
<line> Watts, podendo atingir 5 Watts), ap*s esse cálculo basta *ultiplicar pel* t*mp* de utilizaçã* </line>
<line> em segundos. </line>
<line> O valo* total deste *rojet* foi de R$ 29*,*0, esse é valor i*i*ial p*ra a*uisição da* </line>
</par>
<par>
<line> *e*ramentas, ma* a partir </line>
<line> do *ome*t* qu* se tem alg**s dos eq*ipament*s, f*cará apenas </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> *usto de m*nut*nçã* por peça. </line>
<line> *s resultados iniciais de *este foram *btidos (Figur* 8), m*strand* a viabilidade *o </line>
<line> sist*ma pro*os*o, q*e pode *ornecer **sultado* múltiplos e *daptativos. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Tere*in* PI, v. 18, n. 7, *rt. 13, p. *99-216, *ul. 2*21 </line>
<line> www4.fs*net.*om.br/revis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> J. S. *ouza, *. M. *be, N. *. S**za, *. A. Lim*, F. *. *ern*dine, V. P. So**a, L. *. Sakamoto </line>
<line> 212 </line>
</par>
<par>
<line> Figura * - T*la de log* *om sta*us da H**ta </line>
</par>
<par>
<line> 5 CONCLUSÃO </line>
<line> Com us* do Arduino *ode-se obte* um ganho na econ*mia ** energia e custo dos </line>
<line> equipamentos. O d*fe**ncial deste tra*alho e*tá no uso *a Lógica E no *uxílio na tomada de </line>
<line> decis** d* sistema d* irrigação, e p*ssibilitando * dupli*ação do protótipo em *utro ce*á*io. </line>
<line> O *rduino possibilita des*nvo*ver d*versos s*stem*s na* mais *iversas áreas de *studos. </line>
<line> O uso do *rdui*o como recept*r *os d*dos lidos pel*s s*nsores e contro*ador j**t* </line>
<line> *om Algoritmo Para-A*alisador como pro*essa*or da* informações e auxilia*or na *omada de </line>
<line> decisão sobre * irrigação por Go*e*amento, mos*rou-*e sati*fat*rio no cu*to (aquisi*ão e </line>
<line> manutenção), co*sumo de energia e no cont*ole d* sistema hídrico. </line>
<line> * objetivo do protóti*o foi minimi*a* o uso de *gua d* um siste*a de ir*igação no </line>
<line> cul*ivo do s*u própri* alimento. O protót*po fo* const*uído utilizando *eças de baixo c**to, </line>
</par>
<par>
<line> tornando-o aces*ível a qualquer pessoa. *ão há </line>
<line> *ire*rizes rígidas de construção, </line>
<line> a s ua </line>
</par>
<par>
<line> expansão requer um esforço, pois * hardwa*e é proje*a*o para escalar facilmen*e r*ferent* a </line>
<line> adiçã* de mai* s*nsores. </line>
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<line> acessíve*s para *equeno* pro*utor*s. A contribu*çã* desta </line>
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<line> A. A. G. Martinez </line>
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<line> F. A. Bernadine </line>
<line> L. *. Sakamoto </line>
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<line> 1) conce*ção e planejam*nto. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> * </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 2) aná*ise e i**erpretaç*o dos dados. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> * </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> *) elaboraç*o do **scu**o ou na revisão crí*ica do c*nte*do. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> * </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 4) pa*t*cipaçã* ** *provação da ve*são fina* do ma*u*crito. </line>
<line> X </line>
<line> * </line>
<line> * </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
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<line> *ev. FSA, Te*esina, v. 18, n. 7, art. 13, p. 199-216, jul. 2021 </line>
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