<document>
<page>
<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.fsanet.com.*r/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*i*a, *. *8, n. 7, art. 13, p. 199-216, *u*. 20*1
</line>
<line>
ISSN Impresso: *806-6356 I*SN Ele*rônico: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.12819/20*1.18.7.13
</line>
<line>
* Uso do Arduino para Controlar um *i*tema de Ir*ig*ção Ba**ado em Lógica E
</line>
<line>
**e Use of Ardu*no to Contro* a Log*c-*ased Irri*ation System **
</line>
<line>
Jona*as Santos *e So*za
</line>
<line>
Mes*r* em Enge*haria de Produção pe*a U*iversidade Pau***ta
</line>
<line>
E-mail: j*natas1516@gmai*.com
</line>
<line>
Jair M*noro Abe
</line>
<line>
Dou*or em Filosofia p*la *niversidade de *ão Paulo
</line>
<line>
P*of*ssor da U**versid*de *aulista
</line>
<line>
E-ma*l: **irabe@uo*.com.br
</line>
<line>
Nilson Ama*o *e Souza
</line>
<line>
Me*trando em En*enharia de Produç*o pe*a Universida*e Pa*li*ta
</line>
<line>
E-m*il: nilson.*ma*o@*mail.com
</line>
<line>
L*iz A*tônio de Lima
</line>
<line>
D*utorando em Engenharia de Prod*ção pela Univer*i*a*e *au*ista
</line>
<line>
*rof**sor da Universid*d* Paul*sta
</line>
<line>
E-mail: l*izlima@u**p.*r
</line>
<line>
Angel Antônio Gonzale* Marti*e*
</line>
<line>
Doutoran** e* Eng*nharia d* Produção p**a Univer*idade P*ulista
</line>
<line>
Pr*fess*r da Unive*sidade P*ulist*
</line>
<line>
E-mail: aag**rtinez@gm*il.com
</line>
<line>
Flávio A*ade* B*rnardini
</line>
<line>
Mestrando *m *ngenha*ia de Pr**ução p*la Universidade Paul*sta
</line>
<line>
Pr**essor do SENAI
</line>
<line>
E-mail: flav*oambern*r@gmail.com
</line>
<line>
Vagner Pereir* de Sou*a
</line>
<line>
*ecnólogo *m Logísti*a pe*a *acu*dade de Tecno*ogia da Zona Leste
</line>
<line>
E-ma*l: vps.vagn*r39@*m*il.com
</line>
<line>
*iliam Sayuri Sakamo*o
</line>
<line>
Doutoran*a e* *ngenha*ia de P*oduçã* p*la Un*versidade Paulis*a
</line>
<line>
E-m*il: liliam.sakam*to@gmail.com
</line>
<line>
Ende*e**: Jo*atas Sant*s de Souza
</line>
</par><par>
<line>
Av.
</line>
<line>
*aul*sta,
</line>
<line>
900
</line>
<line>-</line>
<line>
Bela
</line>
<line>
*ista,
</line>
<line>
São
</line>
<line>
Pa*lo
</line>
<line>-</line>
<line>
SP,
</line>
<line>
01310-
</line>
<line>
Editor-Chefe:
</line>
<line>
Dr.
</line>
<line>
To*ny
</line>
<line>
*er*ey
</line>
<line>
de
</line>
<line>
Alencar
</line>
</par><par>
<line>
100. Brasil.
</line>
<line>
Rodr*gues
</line>
</par><par>
<line>
E*der*ço: Jair Minoro Abe
</line>
</par><par>
<line>
Av.
</line>
<line>
Pauli*ta,
</line>
<line>
900
</line>
<line>-</line>
<line>
Bela
</line>
<line>
*ist*,
</line>
<line>
São
</line>
<line>
Paulo
</line>
<line>-</line>
<line>
*P,
</line>
<line>
01310-
</line>
<line>
Artigo recebido em 14/0*/2021. Últi**
</line>
<line>
versão
</line>
</par><par>
<line>
100. Brasil.
</line>
<line>
recebida em *7/**/20*1. Aprova** em 2*/06/*0**.
</line>
</par><par>
<line>
Endereço: *ilson *mado de S*uza
</line>
</par><par>
<line>
Av.
</line>
<line>
Pauli*t*,
</line>
<line>
900
</line>
<line>-</line>
<line>
Bel*
</line>
<line>
Vista,
</line>
<line>
São
</line>
<line>
Paulo
</line>
<line>-</line>
<line>
SP,
</line>
<line>
01310-
</line>
<line>
A*a*i*do pelo sist*ma Triple Revie*: D**k *e**ew a)
</line>
</par><par>
<line>
100. Brasi*.
</line>
<line>
pelo Editor-Chefe; * b) D*uble *lind Rev*ew
</line>
</par><par>
<line>
Endere*o: Luiz A*tônio de Lima
</line>
<line>
(avaliação cega por dois a**liadores da áre*).
</line>
</par><par>
<line>
Av.
</line>
<line>
Paulista,
</line>
<line>
900
</line>
<line>-</line>
<line>
Bela
</line>
<line>
Vist*,
</line>
<line>
S*o
</line>
<line>
Paulo
</line>
<line>-</line>
<line>
S*,
</line>
<line>
01310-
</line>
</par><par>
<line>
100. *r*s*l.
</line>
<line>
Revisão: Gramatical, Normati*a
</line>
<line>
e de For*a*ação
</line>
</par><par>
<line>
Endereço: Angel *ntônio *o*zalez Martinez
</line>
</par><par>
<line>
Av. Paulis*a, 90* - Bela Vista, *ão *aulo - SP, 013*0-100. Brasi*.
</line>
</par><par>
<line>
Endere*o: *lá**o Am*d*u **rnardi*i
</line>
</par><par>
<line>
Av. *a**ist*, 900 - *e*a Vis*a, São *aulo - SP, 013*0-**0. Brasi*.
</line>
</par><par>
<line>
Ender*ço: Vagn** P*reira de So*za
</line>
</par><par>
<line>
Av. Paulista, 900 - Bela Vi*ta, São Paulo - SP, 01310-100. Brasil.
</line>
</par><par>
<line>
End*reço: Liliam Sayuri Sakamot*
</line>
</par><par>
</page><line>
Av. Paulista, 900 - Bela Vista, São Pau*o - SP, 01*10-100. Brasil.
</line>
</par><page>
<par>
<line>
J. S. Souza, *. M. Abe, N. A. So*za, L. *. Lima, F. *. B*rnad*ne, V. P. Souza, L. S. Sakamoto
</line>
<line>
**0
</line>
</par><par>
<line>
RE*UMO
</line>
</par><par>
<line>
A intro*ução de tecno*ogias disruptivas na
</line>
<line>
agricultura par* *acilitar o manejo * aumentar
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
produtiv*dade d*s culturas recebe * nome de "Agricultura de Precis*o". Este t*aba*ho
</line>
<line>
procurou desenvolv*r um pro*ótipo que u*ilize a pla*afor*a Ope*-Sourc* Arduino interligado
</line>
<line>
a *m sensor de umidade *e s*lo, utilizand* o auxílio da Lógica P*raconsiste*te Anotada
</line>
<line>
Evi*encial E (Lógic* E ), para tomada de dec**ão sobre o sis*ema de irriga*ão. A
</line>
</par><par>
<line>
metodologia usad* f*i a Des*g* Science Research, que *ermitiu
</line>
<line>
c*ntribuir com
</line>
<line>
novo*
</line>
</par><par>
<line>
con*e**mentos
</line>
<line>
para con*truçã*
</line>
<line>
e materia*ização *o projeto. Como resulta*o g*r*ram-*e
</line>
</par><par>
<line>
artefat*s
</line>
<line>
que corroborar*m p*ra cr*ação de
</line>
<line>
um pr*tó*ipo
</line>
<line>
q*e atende* os *bjetivos desse*
</line>
</par><par>
<line>
*rabalho* *
</line>
<line>
foi possível
</line>
<line>
a*r*sentar
</line>
<line>
uma *lte*na**va com um sistema *e *aixo custo, de fácil
</line>
</par><par>
<line>
apren*izagem, aces*ível para peq*enos pro*utores, com *ai*o co*sumo d* energia e
</line>
<line>
qu e
</line>
</par><par>
<line>
*juda n* uso consciente da á*ua. A p*op*sta *este trabal*o foi de *esqu*s*r e compreen*e* os
</line>
</par><par>
<line>
*o*ceit*s de Siste*a de Irrig*ção, Pla*aforma Ar*uino e o uso de sensores *ara
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
monit*ramento *e uma Horta Caseira uti**zando a Lógi*a E como a*oio na tomada
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
decisão no sistema d* irrigação.
</line>
</par><par>
<line>
*alavr** ch*ves: Arduino. Si*tema de ***igaçã*. Lógica E*. Horta Inteligent*. Agri*u*tura de
</line>
<line>
*r*ci*ão.
</line>
<line>
A*STRA*T
</line>
</par><par>
<line>
*he introduction of disruptive t*chnologies in **riculture to fac*litate the m*nag*ment
</line>
<line>
a**
</line>
</par><par>
<line>
i*crease cro*
</line>
<line>
producti*ity is called "Pr*ci*ion Agriculture". This work
</line>
<line>
*oug*t to dev*lop
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
protot*pe that use* *he Open-*ource Ar*uino p*atform interconnected to a soi* moist**e
</line>
</par><par>
<line>
sensor, usi*g the a*d ** *h* P*raco*s*stent *nnotated Ev*den*ia*
</line>
<line>
*ogic E (Logi* E ),
</line>
<line>
for
</line>
</par><par>
<line>
decision-making on
</line>
<line>
the irr*ga*io* system. The methodology used *as Design Sc*ence
</line>
</par><par>
<line>
Research, which a*l*we*
</line>
<line>
con*ributing w*th *ew k*o**edge for the co*s*ruction
</line>
<line>
and
</line>
</par><par>
<line>
materia*ization of the proje*t. A* a *esult, a*tif*cts were g**er*t*d that corr*b*rated
</line>
<line>
t he
</line>
</par><par>
<line>
creatio* of a *****type th*t met the objectives of *his work and it was possible to present **
</line>
</par><par>
<line>
alternati** w*th a low-*ost syst*m, e*sy
</line>
<line>
t* l**rn, acc*s*ible to **all
</line>
<line>
produc*rs, with low
</line>
</par><par>
<line>
energy con*umption, an* *ha* h*lps *n the conscious us* of water. T*e pro*osal of this **rk
</line>
<line>
was to res*arch and und*rstand the *onc*pt* o* Ir*igation System, **d*ino Platform a*d **e
</line>
</par><par>
<line>
use of *enso*s fo* monito*ing a **m* Vegetable **rden u**ng Logic E as a suppor*
</line>
<line>
for
</line>
</par><par>
<line>
dec*si*n-making i* the irrigation *ystem.
</line>
</par><par>
<line>
Keyw*rds: Arduino. *r*ig*tio* System. L*gic E . *mart Garden. P**c**ion Agr*culture.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Te*esina, *. 18, n. *, art. 13, p. 199-*16, jul. *0*1
</line>
<line>
w**4.fsa*et.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
O Uso *o Ar*uino para Cont*o*ar u* Sist**a de Irriga*ão Bas**do em **gica E
</line>
<line>
20*
</line>
</par><par>
<line>
1 *NT*O*UÇÃO
</line>
</par><par>
<line>
O
</line>
<line>
us o
</line>
<line>
da tecnolo*ia de informação **t*
</line>
<line>
cada *ez *ais *re*ente
</line>
<line>
no seto* ag*íc*la;
</line>
</par><par>
<line>
atu*lme*** são real*zados estu*os v*sando facilitar o manejo e aumentar a produtiv*dade *os
</line>
<line>
cultivos. O termo utilizad* para denominar o fenô*eno da implementação *ecnológ*ca no
</line>
<line>
campo é conhe*id* *omo "Agr*c*ltura *e Preci*ão" (MAPA, 2*13).
</line>
</par><par>
<line>
*e*t*o da a*ricultu*a ex*s*em vá*ios fatores que a*udam
</line>
<line>
no desenv*lvim**to do
</line>
</par><par>
<line>
**a*tio, **
</line>
<line>
deles é *i*tema de *rrigação. Segund* CA*VAL*O (2*10), o o
</line>
<line>
*ro*esso de
</line>
</par><par>
<line>
irrigação se define na ap*ica**o *rtificial de ág*a *o solo, em q**ntidades adequa*as, visando
</line>
<line>
p*oporcionar a um**ade nec*ss*r*a ao d*senvol*im*n*o das pl*ntas nele cultiva*as, a fim **
</line>
<line>
suprir * *alta *u a má distr*b*ição das *huvas.
</line>
</par><par>
<line>
A irr*gação não *ev* ser consi*erada ap*nas c*m* a *aptação, *ondução e
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
*orne*imento de água. O uso adequado d* irrigação r*qu*r o c*nhe*imento da* relaç*es qu*
</line>
</par><par>
<line>
existem entre os seguintes temas:
</line>
<line>
o *o*o, a água, a plan*a e o clima (FERRAR*ZI;
</line>
</par><par>
<line>
TES**ZLAF, *016) (BERNARDO et *l., 20*9).
</line>
<line>
A irr**ação moderna está *ast*nte ava**ada e possui *iversos ti*os de automaçã*,
</line>
</par><par>
<line>
e*tretanto, o
</line>
<line>
p*que*o **riculto* nem sempre tem tot*l acesso a e*sas t*cn*log*as, seja por
</line>
</par><par>
<line>
pr*ble**s fi*anceiros ou por *alta de *onhe*iment* (G**MARÃES, 2011).
</line>
<line>
Com o constante aumento popula*ional oco*rido no B*asil, *rincipal*e*te a *artir da
</line>
<line>
d*cada de *96*, inte**ifi*ando-se nas ú*tima* dé**das, o p*í* ocupa hoj* a q*inta posição dos
</line>
</par><par>
<line>
países mais populosos do
</line>
<line>
pla**t*, ficando a*r*s
</line>
<line>
ape*as da China, Índia, Es*ados Unidos
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
*ndon*s*a. De **o*do com site do In**it*to Brasil**r* de *e*grafia e *sta*í*tic* - IBGE, *m 08
</line>
</par><par>
<line>
de ab*il, a po*ulação brasileira
</line>
<line>
pa*sou da marca de *12.925.93* habitantes (I*GE, 2021)
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
e*sa marca
</line>
<line>
*em send* *tualizada em um *emp* médio de 20 *egundos. Devido e*se a
</line>
</par><par>
<line>
aumento *a popu**ção, as regiões urbanas aumentam de perímetro e reduzem ** espa*os p*ra
</line>
</par><par>
<line>
o *lantio, e como consequências *rovoc*-se o aumento do
</line>
<line>
consumo de água, energ*a
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
a*im*nto, *end* necessá*io repensar uma n**a est***ura par* uso de espaço **ba*o ou
</line>
<line>
domésti*o no que tang* ao plantio.
</line>
<line>
Com e*se crescimento *opulacion*l, mui*as pessoas est*o tomando *omo *lternativa *
</line>
</par><par>
<line>
plantio em *asa para
</line>
<line>
produç*o de erva*, hor*aliças e
</line>
<line>
outros alim*ntos de *ác** pr*dução
</line>
<line>
e*
</line>
</par><par>
<line>
pe*uenos espaço*.
</line>
</par><par>
<line>
A Ló*ica Paraconsisten**, inclui-se entre as
</line>
<line>
ch*ma*as Lógicas Não-Clássica*, por
</line>
</par><par>
<line>
de*rogar al*un* dos princípio* fu*damentais da Lógica clássica (GA*UT, 199*), com*
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. FS*, *eresi*a *I, v. *8, n. 7, art. 13, p. 1**-216, jul. 2021 www4.fsan*t.c*m.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
J. S. Souza, J. *. A*e, N. A. Souza, L. A. Lima, F. A. Be**a*i*e, V. P. Souza, *. *. Sakam*to
</line>
<line>
202
</line>
</par><par>
<line>
princíp*o d* contrad*ção (HAMILT*N, 197*), segundo a Lógica Paraconsistente, uma
</line>
<line>
sentença e a sua n*ga*ão po*em ser *m*as verda*ei*as.
</line>
</par><par>
<line>
A Lógica Paraco*sisten** Anotada Evidenc*a* E - Lógi*a E (ABE, 2015), é
</line>
<line>
u* a
</line>
</par><par>
<line>
classe
</line>
<line>
da *ógica *aracons*stente, que auxili*rá n* t*ma*a
</line>
<line>
de decisão *a *rrigaçã*
</line>
<line>
na horta
</line>
</par><par>
<line>
caseira, opto*-se pela utilização de Ló*ic* E pa*a r*solver que*tões refe*ente* ao estado do
</line>
</par><par>
<line>
solo, por e*emp*o, ele está meio seco *u m*io molhad*? Co*o o sistema de irrigação
</line>
<line>
de*e
</line>
</par><par>
<line>
agir
</line>
<line>
*esse caso? Para resolver essas e out*as questões qu* p*ss*m surgir, utiliza*-se
</line>
<line>
*s
</line>
</par><par>
<line>
conceit*s d* Lógica Paraco*sist**t*.
</line>
</par><par>
<line>
* Arduino uma é
</line>
<line>
plataforma de *rototipagem de
</line>
<line>
*ardware livre (ARDUINO UNO
</line>
</par><par>
<line>
REV3, *02*) e de plac* única com um microcontrolador (S*C - Syste*-on-a-*hip ou s**tem*-
</line>
</par><par>
<line>
em-um-chi*), c*m supor*e e*tra*a e saída em*utido
</line>
<line>
e *m* li*gua*em de programaçã*
</line>
</par><par>
<line>
específica, tem
</line>
<line>
*omo objetivo ajudar a cria* p*otó*ipos de *áci* aces*o,
</line>
<line>
de baix* custo e
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
f*cil utilização para profission*is * p*inc*piantes que não *enham acesso * mi*r*co*tro*ado**s
</line>
<line>
m*is sofist*cad*s (ARDUINO, 2018).
</line>
<line>
O tra*alho é composto por seçõ**, na Seção 2 *presenta o Ref*ren***l Teóric* so*re
</line>
<line>
os conceitos da P*atafor*a Open-Sour*e Ar*uin*, Si*tema de *rrig*ção e Lógica E, na S*ção
</line>
<line>
3 descreve sobre * Metodo*ogia u*ada no trabalho, na Seç*o 4 traz os Resultados obtido* no
</line>
<line>
trabal*o, na Seção 5 traz a C*nclusão obti*a na *eal*zaç*o do trabal**.
</line>
<line>
A proposta des*e trabalho é sugerir um m*delo de sis**ma d* irrigaç*o que possa *er
</line>
<line>
*ontrol*do e aut*matizado, que permit* monitorar entr*das e c*n**ol*r as *aída* *om auxílio
</line>
</par><par>
<line>
da Lóg*ca P**aconsistente Anotada Evidencial E
</line>
<line>
c*m a utilização da Pl*taforma Ope*-
</line>
</par><par>
<line>
Source Ard*ino, visando à *c*nomia e ao *ontr**e de ág*a, *istem* de baixo custo e produçã*
</line>
<line>
d* p****io al*mento em um espaço p*ra o pla*ti*.
</line>
</par><par>
<line>
2
</line>
<line>
REFERENCIAL TEÓR*CO
</line>
</par><par>
<line>
Ne*t* seção,
</line>
<line>
apresentam-se os co*ce*tos
</line>
<line>
que s * o
</line>
<line>
u**liz*dos no desenvolvimento
</line>
<line>
*a
</line>
</par><par>
<line>
pes*u*sa, que contribuem na c*mpree*são d* funcioname*t* do **stem* de i*rigação dos
</line>
<line>
conceitos da Lógica E e da p*ataf*rma Arduino.
</line>
</par><par>
<line>
2 .*
</line>
<line>
Siste*a de Irrigação
</line>
<line>
**gu*do o Glossário *e termos usados
</line>
<line>
*m atividades agropecuária*, flor**tais
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
ciências ambientais (O*M*ND, 2*06), def*ne-se que um sistema
</line>
<line>
de ir*igação é p*ática que
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Te**sina, v. 18, n. 7, *rt. 13, p. 199-216, jul. 2021
</line>
<line>
www4.fsanet.com.*r/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
O Uso do Arduino p*ra Controlar um Sistema *e Irrigação Baseado em *ógica *
</line>
<line>
203
</line>
</par><par>
<line>
consiste *m *o***cer *gua *o solo de *orma artificial e controlada visando deixá-lo ap*o p*ra o
</line>
<line>
cultivo agrícola.
</line>
<line>
O *es*nvolvimento de várias civil**ações a****a* pode s*r *raç*do através do **cesso
</line>
<line>
da i*rigaçã*. A irrig*çã* antiga teve co*o consequência dois gra*des im*ac*os: suprimento
</line>
<line>
de *limento * a*mento *e população (MAZ*YER; ROUDART, 2009).
</line>
<line>
Na Agricultura Mode*na, su*giu c*m o adv*nto *a Revolução *ndustri*l o*orrido no
</line>
</par><par>
<line>
final do sé*ulo XVIII, quando ocorreu * sub**nção do trab*lho *anua* po* m*q*iná*i*
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
vapor. Por ca*sa desta subs**tuiçã*, oco**eu aumento n* produção *os produtos agr*colas,
</line>
<line>
p*rém, a d*manda não seguiu o mesmo rit*o, **uve uma di*inuiç*o no trab*lho m*n*al.
</line>
<line>
A população que trabalhav* na ***icultura saiu do mei* rural e foi para a cap*t*l em
</line>
<line>
busc* de empr*go, dan*o **ig*m ao fenô*eno cha*ado Êxodo Rur*l, iss* **usou o a*mento
</line>
<line>
de consumo de *gua.
</line>
<line>
2.1.1 M*todos de Irriga*ão e Si*t**as
</line>
<line>
O termo método *ode se* d*finido como a ma*eira de *gir, ou o mo*o de fazer as
</line>
<line>
coisa* (TESTEZLAF, 2017), e o termo sis*ema é o conjunto composto de *bjetos, partes o*
</line>
<line>
elemen*os que i*ter*gem para desem*enha* d*termina*a função (ORMOND, 2006).
</line>
<line>
C*n*orme o t*mpo f*i p*ssando, novos tip*s de sistemas de irr*gação *oram sur*in*o
</line>
<line>
na era moderna, pode-se *efinir q*atro *é*odos pri*cipai* de i*rigação; Superfície, As*e*sã*,
</line>
<line>
Localiza*a e Su*super*ície (TESTEZLAF, 2017).
</line>
<line>
2.1.2 I*ri*ação Locali*a*a
</line>
<line>
Ess* método *e i*rig*ção tem como caract*rística a distrib*ição localiza*a da água, ou
</line>
<line>
seja, a *gua aplicada e* p*quenos volumes *om alta freq*ênc*a próxima à *lant*. *iferente
</line>
<line>
dos outros méto*os citados, *ada pl**ta te* distribuição *ndividual.
</line>
<line>
Sis*emas de irrigação Localizada por *otejamento: apl*cação da água é realizada
</line>
<line>
por um gotejador que **lta * *gua em forma de gota em v*lt* *a pla*ta (Figura 1).
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina PI, v. 18, n. 7, art. 13, p. 199-216, jul. 2021
</line>
<line>
www4.fsan*t.c*m.*r/re*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
J. S. Souza, J. *. A*e, N. A. Souza, *. A. Li*a, F. A. Bernadine, V. P. Souza, L. S. Sakamot*
</line>
<line>
204
</line>
</par><par>
<line>
Figura 1 - Sistemas de irrig*ção Lo*a*i*ada por Got*ja*ento
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: (BOAS PRÁ*ICAS AGRONÔ**CAS, 2019)
</line>
<line>
* S*stema de ir*igaç** Localizada por Gote*a*ento foi escolhido porqu* per*ite que
</line>
<line>
a planta absorva me*hor o* nutrie*tes da á*ua e tem um controle maior para uso consciente da
</line>
<line>
água, facilidade no ma*ejo, menor tempo gas*o em ope*aç*es e te* m**or *erd* de água por
</line>
<line>
evaporação pelo solo (T*STEZ*AF, 2017).
</line>
<line>
2.2 L*gic* Pa*a*onsistente
</line>
<line>
A Lógica Paracon*ist*n*e f*z par** do *rupo chamado *e Lóg**as Não-C*ássicas
</line>
</par><par>
<line>
(*BE,
</line>
<line>
*015) (AB*, 2016),
</line>
<line>
que permite anali*a* *nformações com d*dos *ncompleto*,
</line>
</par><par>
<line>
completos, falsos, verdad*ir*s e *nconsistentes que inf*uenciam n* tomada de d*cisão.
</line>
</par><par>
<line>
Em meados de 1950, polonês *. Jako*ski e m*tem*tico lógico N. *. *. da Costa
</line>
</par><par>
<line>
*
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
ap*esentaram con*radições nos
</line>
<line>
pi*ares da Lógic* Aristo*élica e s** consider*dos os
</line>
</par><par>
<line>
fundadores da *ógic* Pa*a*onsi*te*te.
</line>
<line>
A Lógica Paraco*sisten** perm*te ter d**posições adver*as *os p*in*ípio* da L*gic*
</line>
</par><par>
<line>
Aristoté*ica, *or exemplo, uma *rop*sição pode ser *er*adeira e falsa a* mesmo
</line>
<line>
tem*o,
</line>
</par><par>
<line>
segundo a Ló*i*a Paraconsist*nte (COSTA et al, 1999).
</line>
</par><par>
<line>
*om o au*ílio da Lógica P*raconsistente, pode-**
</line>
<line>
tratar *nfor**ções incon*iste*tes,
</line>
</par><par>
<line>
*as não *riviais (SI*VA F*LHO, *ORRES & ABE, 2010), que ap*r*nte*ent* *ão tê*
</line>
<line>
so*uçõ*s para uma t*mad* de dec**ão.
</line>
<line>
A Ló*ica Paracon*isten*e apr*s**ta alternativas * **opos*ções, cuja **nclusão po*e ter
</line>
</par><par>
<line>
valores além d*
</line>
<line>
verda*ei*o * falso, t*i* *omo Incon*istente e *aracomple*o. Por exemplo,
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresin*, v. 18, n. 7, *rt. 13, p. 199-**6, jul. 2*21
</line>
<line>
*ww4.fsanet.com.br/re*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
* Uso d* Arduino para *on*rolar um Sistema d* Irrigação Basead* *m Lógica E
</line>
<line>
205
</line>
</par><par>
<line>
consi*ere a afi*mação "* homem é ce*o, mas vê". Segundo * Lógica Clássic*, * indivíduo
</line>
</par><par>
<line>
que *ê, um "n*o-**go", n*o
</line>
<line>
*o** ser *ego; ** *a Lógica Paracon*istente, ele pode ser ceg*
</line>
</par><par>
<line>
*ara ver algumas *oisas, e não-ce*o para ver *utras c*isas.
</line>
<line>
2.2.1 Lóg*ca Paraconsistente Anot*da Evidencia* *
</line>
<line>
A Lógica Paraconsiste*te Anotada Evidencial E - L*gic* * , é uma cl*sse de Lógica
</line>
</par><par>
<line>
Paraco*sistente
</line>
<line>
que possui na s*a linguagem pro*osi*ões do t*po p ( ,
</line>
<line>
), onde
</line>
<line>
(mi)
</line>
</par><par>
<line>
repr*s**ta indicado* de grau de evidência f*vorável e o
</line>
<line>
(lambda) representa o grau de
</line>
</par><par>
<line>
evidência *o*trária, e estão l*mitados a val**e* re*is en**e 0 e
</line>
<line>
1 (ABE, 1992)
</line>
</par><par>
<line>
(NAKAMAT*U; A*E, 2009) (ABE; AKAMA; NAKAMATSU, *015) (A*AMA, 2016).
</line>
</par><par>
<line>
Par* efetua* a* operações
</line>
<line>
com o uso da Lógica E *ar* tomada de dec*sã*, f*z-se
</line>
</par><par>
<line>
neces*ário aplicar * *écnic* *e *aximização p*ra encontrar o grau favor*v*l re*ultan** (
</line>
<line>
R)
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
a técnica de minimização par* enc*ntrar * grau *e evid**c*a contraria resultante (
</line>
<line>
R)
</line>
<line>
(ABE;
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
Qu*d*ad* Unitário do Plan* C*rtesiano (C*STA et al., 1999), **nhecid* como ret***lado (
</line>
<line>
)
</line>
</par><par>
<line>
(ABE; AKAM*; N**AMA**U, 20*5), que ilustra uma *ep*esentação d*s
</line>
<line>
estados lógi*os
</line>
</par><par>
<line>
resultante (Figura 2).
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. **A, Teres*n* PI, v. *8, n. *, art. 13, p. 199-216, jul. 2021
</line>
<line>
www4.f*anet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
J. S. Souza, J. M. Ab*, N. *. Souza, L. A. L*ma, F. A. Berna*ine, V. P. Souza, L. S. *akamoto
</line>
<line>
206
</line>
</par><par>
<line>
**gura 2. Ilustraç*o do reticulado ( )
</line>
</par><par>
<line>
F*nt*: (ABE, A*AMA & NAKAMATSU, 2015)
</line>
<line>
Na Tabela 1, *e*creve o significado dos símbolos dos e*tados *ógicos que est*o **
</line>
<line>
reticulado ( ) vi*to *a Figu** 2.
</line>
<line>
*abela 1 - Es*ados Lóg*cos Result*nte
</line>
<line>
Est**os R*s*ltantes Símb*los
</line>
</par><par>
<line>
*er*adeiro
</line>
<line>
T
</line>
</par><par>
<line>
Falso
</line>
<line>
F
</line>
</par><par>
<line>
Inc**sistente
</line>
<line>
T
</line>
</par><par>
<line>
Paraco*pleto
</line>
<line>
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: (ABE, A*AMA; NAKAMATS*, 2015)
</line>
</par><par>
<line>
2.2.* Al*oritmo Para-*nali*ador
</line>
</par><par>
<line>
O Algoritmo *ar*-Analisador é um conjunto de i*struçõ*s que permite analisar
</line>
<line>
as
</line>
</par><par>
<line>
proposições para ob*er *m e*tado resultante (Figura 3). Com o Algoritmo Pa*a-Analisad*r
</line>
<line>
houve * *ossibilidade de desenvol*er *studos na Robó*i*a (TOR*ES; *EIS, 2015), R*des
</line>
<line>
Neu*ais (SOUZA; ABE, *0*5) e Saúde (A**; SILV* LOPES; ANGH*NAH, 2015).
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. F*A, Tere*ina, *. 18, n. 7, art. 13, p. 199-2*6, jul. 2021
</line>
<line>
w*w4.fsanet.co*.br/r*vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
O Uso do Arduino para Controlar um S*ste*a de Irrigação Baseado em Lógica E
</line>
<line>
207
</line>
</par><par>
<line>
Figura * - Represen*a*ão do Alg*r*tmo Para-*nalisador
</line>
</par><par>
<line>
Fo*te: (SILVA FI**O, ABE, LAM*E*T-TOR*ES, 2008)
</line>
</par><par>
<line>
2 .3
</line>
<line>
Ard*ino
</line>
</par><par>
<line>
O Arduino * uma plat*forma para prototipagem de *rojetos eletrôni*os c*m s*porte de
</line>
<line>
entrada e sa*da util*za*do *m m*crocontrolador Atmel AVR em *m* ún*ca placa (*igura 4)
</line>
<line>
(ARDUINO UNO REV*, 202*).
</line>
<line>
O pr*j*to do Arduino *oi *riado po* Massim* *anzi, Dav*d *uartielles, *om Igoe,
</line>
<line>
Gianluca Mart**o e David Mel*is, em 2005 (CALV*; ALEJO*, 201*) (GEDDES, 2016) em
</line>
<line>
Ivrea, Itáli*, c*m obje*ivo *e criar ferram*nta* que são acess*veis, c** bai*o ***to, fl*xív*i*
</line>
</par><par>
<line>
e fác*is de se usar
</line>
<line>
por pr*ncipi*ntes e profissionais, ou para pequenos produ*ores *ue *ão
</line>
</par><par>
<line>
teriam alcan*e aos co*trolad*res *ai* sofisticados e ferr*menta* mais complicadas (CALVO;
</line>
<line>
ALEJOS, 2010).
</line>
<line>
Fig*ra 4. Arduino Uno Rev3
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: (ARDU*NO UN* *EV3, 2020)
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina PI, v. 18, *. 7, art. 13, p. 199-216, jul. 2021
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
J. *. Souza, J. M. Abe, N. A. *ouza, L. *. Lim*, F. A. Be**ad*ne, V. *. *ouza, L. S. S*kamoto
</line>
<line>
20*
</line>
</par><par>
<line>
O Arduino é uma plataforma Open-Source que é dividida em du*s partes, o har**are e
</line>
<line>
* software. O Har*ware, placa Arduino, é um hardware l*vre, qu* *ermite con*ctar *ensor**
</line>
<line>
a ela *ara monitorar os da*os recebidas * controlar a saída através de u** *u mais ações.
</line>
<line>
* *ermo Open-Source é usado qu*n*o o des*nvolved*r d*sponibiliza informaçõ*s
</line>
<line>
sobre o projeto, no software é dis*onibiliz*do o c**igo fonte do pro*rama (OPEN-SOURCE
</line>
<line>
INITIATIVE, 200*) para fazer *lterações no códig*, como atualizaç*o, r**oção de bugs,
</line>
<line>
ot*mização e personaliz*ção do *ayou* da int*rface de desenvolvimen*o *u do usuário
</line>
<line>
(ANDROUTS*LLIS-THEOTOKIS et al., 2010) (STAL*MA*, 2020).
</line>
<line>
O Ardui*o está s*ndo utilizado em div*rs** áreas tai* co*o na robóti*a (DI TO*E et
</line>
<line>
al., 2019), no Meio Ambient* (A*I e* al., 201*) (LO*KRIDGE et al., *016), no Transporte
</line>
</par><par>
<line>
**bli*o
</line>
<line>
(*ODRIGUES; S*IMO*SHI, 2015), na E*ucação (LOPEZ-ITURRI e* al., 2*18)
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
Fonte: (VAIS*NAVI, KUECHL*R & PET*ER, 2*19)
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina, v. 18, n. 7, *rt. 13, p. *99-21*, jul. 2021
</line>
<line>
*ww4.fs*net.com.br/r*vis**
</line>
</par><page>
<par>
<line>
O Uso *o Ardui*o *ar* C*ntrol*r um S*stem* de Irrigação Baseado e* *ógica *
</line>
<line>
2*9
</line>
</par><par>
<line>
As 5 etapas d* process* de desenvol*imento do p*ojeto já foram
</line>
<line>
em outros pr*jetos
</line>
</par><par>
<line>
e*abo*ados (DE S*UZA et *l., 2*21), e demon*traram de forma *ficiente a sua eficác*a par* o
</line>
<line>
desen*olvimento do pr*tótipo.
</line>
</par><par>
<line>
Outra metodologi* usada n**te tr*bal*o atende um
</line>
<line>
dos as**ctos sobre Pesquisa
</line>
</par><par>
<line>
Explorató*ia (TOZ*N*-REIS, 2009), no qual o objet**o é familiari*ar-se com assunto, sendo
</line>
<line>
que o pesquisador bu*cou tutori**s e apostilas s*br* *rduino, para pode* propor um prot*t*po
</line>
</par><par>
<line>
*e b**xo *usto, *ces*íve* e de fác*l apr**dizado, o
</line>
<line>
q*a* aj*dará na econom*a d*
</line>
<line>
águ*, luz e
</line>
</par><par>
<line>
produçã* de alimento em uma escala *equena.
</line>
</par><par>
<line>
Os pr*jetos *aseados em A*d*ino exi*em pouca ou nenhum*
</line>
<line>
h*bilidade de
</line>
</par><par>
<line>
program*ç*o ou con*ecimento *e teoria d* elet**nic* e, n* mai*r** das vezes, essa pra*icidade
</line>
<line>
é simples*ente adquiri*a ao lon*o do caminh*. * já existem documentações * tuto*ias
</line>
<line>
d*sponí*eis g*atuitamente na int*r*et, assim faci**tando o apr*nd*zado.
</line>
</par><par>
<line>
A plataf*rma *r*uin* *stá re*acionada ao conceito
</line>
<line>
de aprendi*ado experime*tal
</line>
</par><par>
<line>
(FE*I*I*, 2011), o qual defe*de q** pa*a que haja integração, realidade * aprendizagem, sã*
</line>
<line>
necessárias ci**o cond*ções básica* (BE*RD, 2010), são ela*: apre*dizage* pela prática,
</line>
</par><par>
<line>
rec*ns*rução conscie*te da **per*ência vi*enciada, a*rend**age*
</line>
<line>
por associação,
</line>
</par><par>
<line>
*prendizagem d**ersificad* e aprendizagem integrada à vi*a e à no*sa *eali*ade. E por su*
</line>
<line>
vez *orrobora co* o termo DIY (P*NZENSTADLER et al., *018), do in*lês do *t y**rself ou
</line>
<line>
faça-voc*-me**o, é us*do para se refe**r ao método de *onstrução, modificaç*o e rep*ração
</line>
<line>
de *oisas (GELBE*, 1997) sem a*uda diret* de profissi*nais *sp*cial*zados.
</line>
</par><par>
<line>
4
</line>
<line>
*ESU**ADO* E *IS*USSÕES
</line>
<line>
Na *tap* de Sugestão (F*gura 6) utilizando os conceitos
</line>
<line>
de Design *hink*ng
</line>
</par><par>
<line>
(WENZEL; MEINEL, 2020), gerados * par*** dos estudos e* torno dos conceitos abordados
</line>
<line>
por DE SOUZA et al., (2021) e que fa*em parte do p*oces*o par* a*en*er o objetivo p*incipal.
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. FSA, Te**sina P*, v. 18, n. 7, *rt. 13, *. 199-216, jul. 2021
</line>
<line>
www4.fsane*.com.b*/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. *. Souza, J. M. Abe, N. A. Souza, L. *. Lima, *. A. Bernadin*, V. P. *ouza, L. S. Sakamoto
</line>
<line>
210
</line>
</par><par>
<line>
F*gura 6. Design *o Mo*elo P*oposto
</line>
</par><par>
<line>
Figura 6. De*i*n do Modelo Proposto
</line>
<line>
N* etap* de Desenvol*imento (Figur* *) utilizou-se o Programa Ope*-*our*e Fritzing
</line>
<line>
(*RIT*ING, 2019) *ara fazer o *squema dos Com*o*entes d* Pr*tótipo (Figura. *), ass*m
</line>
<line>
m*s*ra*do os compo*entes que *st*o se*do uti*iz*d*s e, assim, auxiliando na realização de
</line>
<line>
*es** de f*n*ionabilidade.
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. FSA, Teres*na, v. 18, n. *, art. 13, p. 199-216, jul. 2021
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/rev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
O Uso do Arduino *ara Controlar um S*stema de Ir*i*açã* B*seado em Lógica *
</line>
<line>
*11
</line>
</par><par>
<line>
F*gu*a 7 - E*quema dos Com*one*tes do P**tótipo
</line>
</par><par>
<line>
**r* teste de funcionabilidade do sistema de irrigação f** realizado *este *tiliza*do a
</line>
<line>
erva horte*ã, por ser u*il*zad* *omo erva *edicina*, *sada para fazer chá e exigir u* cuidado
</line>
<line>
com a quan*idade de água, a horte*ã po*e *er plant*da em qualquer período do ano, s**d*
</line>
<line>
resis*ente ** frio e ao c*lor d*sde que o solo es***a n* umidad* ad*quada.
</line>
<line>
*m relação ao co*sumo ** energia *o Projeto, bast* faz** o cá*c*lo d* seguinte
</line>
<line>
maneira, o valor da tensã* de o*er*çã* do Ardu**o (**) v*zes a corrente má*ima de operação
</line>
</par><par>
<line>
e* A***r*s (*0mA + 40m* =
</line>
<line>
90mA, ou *eja, 0,09 Amperes), que *gual à potênc*a (4,*
</line>
</par><par>
<line>
Watts, podendo atingir 5 Watts), ap*s esse cálculo basta *ultiplicar pel* t*mp* de utilizaçã*
</line>
<line>
em segundos.
</line>
<line>
O valo* total deste *rojet* foi de R$ 29*,*0, esse é valor i*i*ial p*ra a*uisição da*
</line>
</par><par>
<line>
*e*ramentas, ma* a partir
</line>
<line>
do *ome*t* qu* se tem alg**s dos eq*ipament*s, f*cará apenas
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
*usto de m*nut*nçã* por peça.
</line>
<line>
*s resultados iniciais de *este foram *btidos (Figur* 8), m*strand* a viabilidade *o
</line>
<line>
sist*ma pro*os*o, q*e pode *ornecer **sultado* múltiplos e *daptativos.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Tere*in* PI, v. 18, n. 7, *rt. 13, p. *99-216, *ul. 2*21
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J. S. *ouza, *. M. *be, N. *. S**za, *. A. Lim*, F. *. *ern*dine, V. P. So**a, L. *. Sakamoto
</line>
<line>
212
</line>
</par><par>
<line>
Figura * - T*la de log* *om sta*us da H**ta
</line>
</par><par>
<line>
5 CONCLUSÃO
</line>
<line>
Com us* do Arduino *ode-se obte* um ganho na econ*mia ** energia e custo dos
</line>
<line>
equipamentos. O d*fe**ncial deste tra*alho e*tá no uso *a Lógica E no *uxílio na tomada de
</line>
<line>
decis** d* sistema d* irrigação, e p*ssibilitando * dupli*ação do protótipo em *utro ce*á*io.
</line>
<line>
O *rduino possibilita des*nvo*ver d*versos s*stem*s na* mais *iversas áreas de *studos.
</line>
<line>
O uso do *rdui*o como recept*r *os d*dos lidos pel*s s*nsores e contro*ador j**t*
</line>
<line>
*om Algoritmo Para-A*alisador como pro*essa*or da* informações e auxilia*or na *omada de
</line>
<line>
decisão sobre * irrigação por Go*e*amento, mos*rou-*e sati*fat*rio no cu*to (aquisi*ão e
</line>
<line>
manutenção), co*sumo de energia e no cont*ole d* sistema hídrico.
</line>
<line>
* objetivo do protóti*o foi minimi*a* o uso de *gua d* um siste*a de ir*igação no
</line>
<line>
cul*ivo do s*u própri* alimento. O protót*po fo* const*uído utilizando *eças de baixo c**to,
</line>
</par><par>
<line>
tornando-o aces*ível a qualquer pessoa. *ão há
</line>
<line>
*ire*rizes rígidas de construção,
</line>
<line>
a s ua
</line>
</par><par>
<line>
expansão requer um esforço, pois * hardwa*e é proje*a*o para escalar facilmen*e r*ferent* a
</line>
<line>
adiçã* de mai* s*nsores.
</line>
</par><par>
<line>
**ós a realizaç*o desse tr*b*lho e cum*rimento dos pr*pósitos, percebeu-se
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
i**or*ân*ia e a possibil**ade do uso do pr*tótipo *rop*sto bas*ado em Lógica
</line>
</par><par>
<line>
Paraconsis*ent* na ge*t*o de r*c*rs*s
</line>
<line>
hídricos e no u*o
</line>
<line>
eficiente da água, por me**
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
*errament*s de ba*xo c*sto e
</line>
<line>
acessíve*s para *equeno* pro*utor*s. A contribu*çã* desta
</line>
</par><par>
<line>
pes*ui*a é a impl*mentaçã* de um p*oje*o multidisc*pli*ar qu* c*necte a tecnologia
</line>
<line>
da
</line>
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informaç*o com a agricultura.
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BERNADINE, F. A; SA*A*OT*, L. S. * Uso do *rduino p*ra C*ntrolar um Siste*a de Irri*ação
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Bas*ado em Lógica *. Rev. F*A, T*resina, v.18, n. 7, art. *3, p. 199-216, jul. 2021.
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**ntr*buição dos Autores
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J. S. Souza
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*. M . A**
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N. A. So*za
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L. A. Lima
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A. A. G. Martinez
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F. A. *ern**ine
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F. A. Bernadine
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L. *. Sakamoto
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1) conce*ção e planejam*nto.
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X
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2) aná*ise e i**erpretaç*o dos dados.
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*) elaboraç*o do **scu**o ou na revisão crí*ica do c*nte*do.
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4) pa*t*cipaçã* ** *provação da ve*são fina* do ma*u*crito.
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*ev. FSA, Te*esina, v. 18, n. 7, art. 13, p. 199-216, jul. 2021
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www4.fs*net.com.*r/re*is**
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ISSN 1806-6356 (Print) and 2317-2983 (Electronic)