<document>
<page>
<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
<par>
<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. *8, n. 9, art. 2, p. 26-46, set. *0*1 </line>
<line> I*SN Impresso: 180*-6356 ISSN *letrô*ico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.12819/2021.1*.9.2 </line>
</par>
<par>
<line> Prot*colo Desenvolvido para Avaliaç*o *e Process*s n* Gestã* *e Propriedade **ral: Um </line>
<line> Estud* de Caso </line>
<line> Prot*col D*v*loped for *valuation of **oces*es in Rura* Pro*erty M*n*gement: * Case Study </line>
</par>
<par>
<line> Karina Mi*it*o Garcia </line>
<line> Acadêm*** do curso d* Engenharia Agr*nômica pe*a Faculdade *e Engenharia de I*ha *olteira (FEIS/UN*SP) </line>
<line> E-mail: K*ri*amgarci*.*8@hotma*l.c*m </line>
<line> Carlos Sér*i* *ândido J*nior </line>
<line> Acadêmico d* c*rso de Eng*nharia Agro*ômica pela Faculd*de d* Engenharia d* Ilh* So*teir* (FEIS/UNES*) </line>
<line> E-m*i*: carlos_ag*ono*ia@outlook.com </line>
<line> *abriela Gomes Marques </line>
<line> Acadêmi*a do curso de Eng*n*a*i* Ag*onôm*ca p**a Faculdade de En*e*hari* de Ilha Sol*eira (FEI*/*N*SP) </line>
<line> E-mail: gabigomesm@hot*ail.co* </line>
<line> O*ar Jorge S**b*g </line>
<line> Pó*-Doutor e* Zootecnia (**onomia e *olític*s Pública*) pela *NESP/FEIS </line>
<line> *outorad* em Geo*rafia (pla**jamento a*biental e gest*o) pe*a *NESP/FCT </line>
<line> Professor A*s*ciado d* Faculd**e de En*enharia de Ilha Solte*ra (FEI*/*NESP/DFTASE) </line>
<line> E-mail: omar.sa*bag@unes*.br </line>
</par>
<par>
<line> Endereço: Karina Milit*o Garc*a </line>
<line> *ditor-Che*e: Dr. Tonny *erl*y *e Al*ncar </line>
</par>
<par>
<line> Av. Brasi* Centro, 56 - CEP: 15.385-00*, Ilha </line>
<line> Rodr*gue* </line>
</par>
<par>
<line> S*lteir*/SP, Brasil. </line>
</par>
<par>
<line> Endereço: C*rlos Sérgi* Câ**ido Jún*or </line>
<line> Art*go rec*b*do em *6/08/2021. Última </line>
<line> ve*são </line>
</par>
<par>
<column>
<row> *v. Brasil Centro, *6 - CEP: 15.385-000, Il*a </row>
<row> **lt*ira/SP, Bra*il. </row>
<row> Endereço: *abr*ela Gomes Ma*ques </row>
<row> Av. Bra*il Centro, 56 - CEP: 15.385-000, Ilh* </row>
<row> So*te*ra/SP, Brasil. </row>
<row> Endereço: Omar Jo*ge Sab*ag </row>
<row> A*. Brasil Centro, 56 - CEP: 15.385-*00, Ilha </row>
<row> Sol*eir*/SP, Brasil. </row>
</column>
<column>
<row> *ecebida em 08/09/2021. Aprovado *m 09/09/202*. </row>
<row> *valiado pelo sistema Triple R*v**w: a) *esk Revi** </row>
<row> pel* Ed*t**-Chefe; e b) D*uble B*ind Revi*w </row>
<row> (avaliação *e*a por do*s avaliadores da área). </row>
<row> Rev*s*o: *ramatical, N*rmativa e de For*a**ç*o </row>
</column>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> **otocolo Dese*volvido para Aval*aç*o de P*ocessos *a Gestão d* Propri*dade Rural: Um Estudo de Caso </line>
<line> 27 </line>
</par>
<par>
<line> RESUMO </line>
</par>
<par>
<line> A **ministração e g*stão da propriedade rura* f*zem-se de*asiadame*t* n*cessárias para que </line>
</par>
<par>
<line> a atividad* agrícol* g*re bons resultados. N*sse sen*i*o, acompanhamento do proc*sso * </line>
<line> produtivo *ef*ete na sust*ntabilida*e do neg*c*o p**a o p*o*u**r rural. *est* f**ma, o *res*n*e </line>
<line> tra*alho *eve por obj*t**o apres*ntar u* protoc**o *esenvolvi*o para avaliação de proce*sos </line>
</par>
<par>
<line> na gestão da propriedade rural, *a forma de simulação aplica*a a um estudo de caso </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> piscicultu*a, comp*sto por instrumentos *ásicos qu* con*igura* b*as pr*ticas de gestão. Os </line>
</par>
<par>
<line> resu**ado* mostraram </line>
<line> * ue o </line>
<line> produtor </line>
<line> *m questão obteve uma média de 72,5%, sendo </line>
</par>
<par>
<line> **assificado como a*to nível de gestão, o q*e expr*ssa um diferencia* competitivo para </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> segmento e* que atu*. Con*lui-se que um projeto de *odelaç*o e gerenci*mento </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> pr*cess*s rel*ciona*os </line>
<line> ao sistema de gestão *onstitui uma impor*an*e ferramenta </line>
<line> *e </line>
</par>
<par>
<line> orientação, por mei* de um modelo *e manualizaçã* e avaliação de *eus procedimentos. </line>
<line> **lavras-chave: *dministraçã*. Agronegócio. Modelaç*o. *isual *a*ic for applications. </line>
<line> A*STRACT </line>
<line> Th* administration a*d ma*a**ment of rural pr*perty *s too nece*sary fo* the agricultural </line>
</par>
<par>
<line> acti*it* t* pro*uce good r*sults. In this sen*e, t*e mon*toring of th* pr*duct*on </line>
<line> proce*s </line>
</par>
<par>
<line> r*flects the busi**ss susta**ability for th* r*ral produc*r. Th*s, t** present paper ai*e* to </line>
<line> present a protocol dev*loped to eva*uate process*s in the m*nagement o* ru*al p*opert*, in the </line>
<line> form of *imula*ion applied to a cas* stud* in *ish *arming, comp*sed of b*sic i*s*ruments tha* </line>
</par>
<par>
<line> c*nf*g*re </line>
<line> go*d managem*nt practi*es. The r*sults sho*ed that the producer ob*ained </line>
<line> an </line>
</par>
<par>
<line> av*rage </line>
<line> of 7*.5%, being classified as a **gh </line>
<line> level of m*nagemen*, which expresses </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> competitive diff*rential fo* the se**en* in which it ope*ates. It ** *onclu*ed that a *odeling </line>
</par>
<par>
<line> and manag*ment *r*ject re*a*ed *o th* mana*e*ent system is an important </line>
<line> guidi*g tool, </line>
</par>
<par>
<line> through * *odel of manualiz*tion and eva*uat*on of i** p*ocedures. </line>
</par>
<par>
<line> K*ywords: Ad*inistration. Ag*ib*siness. Modeling. Visual ba*ic f*r appli*ations. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. F*A, Teresina **, v. 18, n. 9, a*t. 2, p. 26-46, *et. 202* </line>
<line> www4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> K. M. Ga*cia, C. S. **ndido Júnio*, G. G. Mar*u**, *. J. *a*bag </line>
<line> 2* </line>
</par>
<par>
<line> 1 *NTROD*ÇÃO </line>
</par>
<par>
<line> O agrone*óci* ca**cteriza-se *omo um conjunto de atividades q*e e*vo*vem diversos </line>
</par>
<par>
<line> processos como *as </line>
<line> operaçõe* de produção, comercia*i*aç*o e d*stribuiçã* da* mat*r**s- </line>
</par>
<par>
<line> primas, insum*s, *rodutos e serviços a*ropecuários. Desta f*rm*, a*range a *dei* de cadeia* </line>
<line> *ro*u*ivas, forma*a* por atividades in*erd*****entes e *equenciais, ou seja, ant*s, durante e </line>
</par>
<par>
<line> depois da atividade agríco** específic*, *e*de o pro*utor rur*l, a *ndú*t**a </line>
<line> de i n* u* os ou de </line>
</par>
<par>
<line> **ansformaç*o da colheita até o pro*uto chegar ** se* c*nsu*idor final (GRAF, 20*6). </line>
</par>
<par>
<line> Tão impo*tant* quanto os de**is setores d* economia br*sileira, a a*rop*cu*r*a é </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> propulsora par* *s *egmentos pré e *ó*-*roduçã* dian*e do *etor um* prop**e*ade rural, e* </line>
</par>
<par>
<line> *ista q** economia e os demais *gentes *co*ômicos ir*o buscar a maior *arte de sua* a </line>
<line> necessida*e* em *erm*s de maté*ias-p*imas e energi*, *e**o també* para o ambiente qu* ela </line>
<line> de*car*ará seus re*íduos (*O*RA, **10). </line>
<line> Ne*te sentido, por meio da *onf*guração e repr*s*nta*ão de ** conjunto d* taref** </line>
<line> dist**buídas d* m*ne*r* estratégica, é possí*el mapear e descr**e* as et*pa* a se*em *eguidas </line>
<line> dur*nt* o p*ocess* de g***ão. </line>
<line> Produ*ores de bai*a te*nificação não sabem diferenciar quais são seu* cust*s, lucros e </line>
<line> obrigações. De acor*o com Souza (2004), a ausê*cia de capacitação af*ta o dese*penho </line>
<line> econômico e *ro**tivo do *g*onegó*io em no*so país, f*ze*d* c*m que * setor pe*ca </line>
<line> r*n*abil*dade. Assim, avali*r o nível de ges*ão em **ojet**, p*nde**ndo seu* c*stos, po*e ser </line>
<line> decisivo pa*a m*nte*-se *m uma *et*rminada atividade. A gestão, não s*men** l*mitada aos </line>
</par>
<par>
<line> cust*s, *ai fazer c** que os investime*tos sejam fe*tos de forma dev**a, resul*an*o *ucro </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> quem pr*du*. </line>
</par>
<par>
<line> O *esenvo*vimento rural é um *rocess* *ssocia** à mod*rnização d* a*ricultu*a, </line>
</par>
<par>
<line> decorren*e da utili*aç*o </line>
<line> ou incor*oração d* nova* t*c*ologias *o processo *rodu*ivo </line>
</par>
<par>
<line> (GASTAL, 1997), garantindo o a*mento de pro*uç*o co* mai*r efetivi*ade. É d* se de*tacar </line>
<line> o impacto que algumas tecnol*g*as transvers*is podem gerar no *erenc**ment* dos sistemas </line>
<line> ag*oin*ustri**s em agricultura f*mil*ar. </line>
<line> Segu**o Bastos (200*), as tecnolo*ias trouxeram *n*meras e prof*nda* m**anças </line>
<line> so*iais e culturais, p*rmitindo o *so de *pa*elh*s e máquinas d* for** a fa*ilitar as taref*s </line>
</par>
<par>
<line> human*s, inc*usive *o **io rural. O computador não é somente mais uma </line>
<line> *nvenção </line>
</par>
<par>
<line> e*etrônic*, mas u*a poderos* f*rra*enta que a*terou a* re*açõe* *con*micas. Morei*a (200*) </line>
<line> de**aca qu* a *ecnologi* da *nformação possui o potencial de controlar, pr**e*sar e cria* </line>
<line> R*v. FSA, *eresina, v. 18, n. 9, art. 2, *. 26-46, set. 2021 *ww4.f*a*et.c**.b*/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Protoc**o D*senvolvi** p*ra *v*liação d* Pro*e*sos *a Ges*ão de Pro*rieda*e Rural: Um Estudo de Ca*o </line>
<line> 29 </line>
</par>
<par>
<line> informaçõ*s, sobret*do através do *so dos sis*emas de i*formaç**, uma das ferrame*tas *ais </line>
<line> utiliz*das no apoio às fu*ções admini*trati**s, aplicadas também ao produtor rural. </line>
<line> De acordo com Mach**o (200*), têm-*e re*onhecido a capacidade das Te*nolog*as da </line>
<line> Informação e Comunicação em im*act*r a *oor*ena*ão de cad*ias produtivas e ** </line>
</par>
<par>
<line> cara***rístic*s estruturai* *os *ercados, por*ue possibil*ta </line>
<line> diminuir os c*stos de transaç*o, </line>
</par>
<par>
<line> estimula*do mu*anças na estru*ura de coo*den*ção, com efei*os como mol*ar as bases </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> co*petição * ace*erar o processo de co*rdenaç*o e **an*formaç*o d*s organizaçõ*s. </line>
</par>
<par>
<line> Pa*a Castro Neto, Pinhe**o e Coelho (2007), a gest*o d* informação se torna cad* vez </line>
<line> ma*s um fato* de *iferencial pa*a o *ucesso do setor agrícola. A utili*ação d*s Te*n*logi** de </line>
</par>
<par>
<line> Inf*r*aç*o permite um **ior controle dos proc*ss*s que ocorrem durante *s *tapas </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> produção, abr**d* n*vos camin**s para * obtenção de ma*or *ficiênc*a e lucro na *rodu*ão. </line>
</par>
<par>
<line> O uso das tecnologias de informação no meio </line>
<line> rural pro*or*iona *ivers*s *enefíci*s, </line>
</par>
<par>
<line> p*incipalmente qua*do se ob**rva a possibilid*d* da tra*sformação do *onhecimen*o </line>
<line> adqu*rido em i*formações prátic*s, co*t*ib*indo para o d*s*nvolvim*nto do setor agrícola. * </line>
<line> transferência de infor*aç*es p*ra * setor agrá*io surge c*mo ve*culo de informação qu* pod* </line>
<line> contribuir para um* mu*ança soci*l (F*EIRE, 1984). </line>
<line> Para Marion e Seg*tti (20*6), o desenvolvimento de novas tecno*ogias proveni*n*es *a </line>
<line> tecnologia de i*fo*mação, bio*ec*ologia, avalia*ões n** m**anças de perfil do consumid*r e </line>
</par>
<par>
<line> ampliação da *oncorrência, </line>
<line> associados à comp*ex*dade e </line>
<line> di*amismo </line>
<line> dos mercados </line>
<line> atuais, </line>
</par>
<par>
<line> afet*m a gest*o ru*al e sua* *eci*ões estr*t*gicas, p*es*ion*ndo os prod*tores a *e*li*are* o </line>
<line> remodelamento *as tarefas e a fo*ma de resolução de problem*s *té e*tão tid*s me*mo co*o </line>
<line> insolú*eis pelo *e*ueno produtor. </line>
</par>
<par>
<line> Ferramentas gere*ci*i* que *ntegrem a </line>
<line> gestã* administrat*va *o* co*tro*es t**ni*os </line>
</par>
<par>
<line> são imp*rta*tes para a </line>
<line> competit*vidade do negócio, pois d**tacam </line>
<line> os i*dicadores </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> d*sem***ho e os si*te*as de custeio, garan*indo o s*cesso e a su*ten*abi*id*de dos p*quen*s </line>
<line> empreendimento* rurais, os quais são d* vital i*portâ*cia ao conglomerado a*roindustrial do </line>
<line> país (SANTOS *t al., 2009). </line>
<line> D*ante desse contex*o, o presente t*aba*ho t*ve p*r objetivo **resentar um pr*tocolo </line>
</par>
<par>
<line> desenvolvido pa*a avaliaçã* *e pr*cessos n* gestão </line>
<line> da p*op*iedade *ural, na *orma </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> simulação ap*icada a um estud* de cas*, c**po*to p*r ins**umentos básicos *ue c**figuram </line>
</par>
<par>
<line> boas práticas de gestão, alia*do setores como </line>
<line> pla*ejamento, cu*tos, qualid*de, </line>
</par>
<par>
<line> comercial*z*ção e melh*ria d* *roces*o*, de for*a a contribuir, como ferr*m*n** </line>
<line> ** apoi*, </line>
</par>
<par>
<line> para uma boa organi*ação e e*ec*ção das atividades *eali*a*as pelo produtor rural. </line>
</par>
<par>
<line> Re*. FS*, Teresin* PI, *. *8, n. 9, *rt. 2, p. 26-46, set. 2021 www4.f*anet.*o*.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> K. M. Garcia, C. *. Cândi*o Jún*or, G. G. Marque*, O. *. Sa**ag </line>
<line> 30 </line>
</par>
<par>
<line> * REF*RENCIAL TEÓRICO </line>
</par>
<par>
<line> 2.1. Desenvolvimento a*rope*uário e tecno*ogia d* informação </line>
</par>
<par>
<line> O d**en*olvimento de t*cnicas de gestã* que considerem as particul*rida**s </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> limitações da agricultur* f*mil*ar e as *aneiras utilizadas par* se inseri* de forma competiti** </line>
<line> e sustenta*a no mercado são poucas e mal adaptada*. Embora existam diversas o*ções de </line>
<line> softwares livre* de gestão financeira, d* admin*stração, de co*t*b***dad* e de *nálise d* custos </line>
</par>
<par>
<line> de produção, estes não </line>
<line> contemplam todas as *ar*cterísticas que envol*em * agricultura </line>
</par>
<par>
<line> familiar (DEPON**, 2014). </line>
<line> Po****t*, as que*t*es q*e envolvem o p**cesso de g*stão re*resent*m u* fator crítico </line>
</par>
<par>
<line> *ara o desenvolvimento </line>
<line> d* agric*lt*ra familiar naci*nal. Dian*e *isso, é *undamental </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> ap*rfeiçoamento das estratégias de açã* </line>
<line> exer*idas *or órg*os d* extensão ru*al, para q*e </line>
</par>
<par>
<line> a*sim sejam transmiti*as aos produtores famili*res **portantes n*çõe* gere*ci*i*, i*clu*n*o </line>
<line> aspectos de *lanejamento, **ntrol*, com**cialização * análise e*onômica da prod*ção. Com </line>
<line> *ssas n*ções, o produtor poderá toma* d**isões mai* rápid*s e efici*ntes, *o*nando o seu </line>
<line> negócio mais comp*ti***o (BUAINAIN; BATALHA, 2*07). </line>
</par>
<par>
<line> As mudanças sofri*a* pela eco*omia mu*dial, p*r**cu*armente * abertu*a </line>
<line> dos </line>
</par>
<par>
<line> mercado* e as n***s exigê*cias dos consumido*es, culmi*aram no aumento *a nece*s**ade de </line>
<line> maior efic*ência *a *rodução e na ges*ão das a*ividades *grícolas. Assim, al*m da adoção de </line>
<line> novas tecnolo*ias economicamente viávei*, os sistemas de p*odução *ambém d*vem *er </line>
<line> ambientalm*nte c*r*etos e so*ialmente justos, aten*e*do os re*uisi*os *a sustentabilid*de. </line>
</par>
<par>
<line> Para isso, é de gra*de imp*rtância * ca*acitação dos produtor*s rurais, *om </line>
<line> ên*a*e </line>
<line> nas </line>
</par>
<par>
<line> var*áveis *ue a*etam a gestão de sua ati*i*ad* (COLETTA e* al., 20*3). </line>
</par>
<par>
<line> O uso *e métodos de gestão nas pe*ue*as propried*d*s lhe* propor*io*a me*hores </line>
</par>
<par>
<line> condições pa*a </line>
<line> a sua inserção no* mercados e, con*equentemente, ma*ores ganhos </line>
</par>
<par>
<line> ec*n*micos para gera*ão de renda p*las *amílias de *gric**tores (MARION; SEGATTI, a </line>
<line> 20*6). </line>
<line> De acordo *om Lou**nzan* e Souza (2005), a a*ministração d*s recursos financeiros e </line>
</par>
<par>
<line> orçamen*ários de uma pro*riedade rural fornece </line>
<line> informações que possi**lit** a opção </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> analisar a vi*bi**dade *e investimentos diante dos recursos disponíveis, por meio </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> identi*ic*ç*o e a*aliação de rec*i*as e despe*as, p*rmitindo ao administrador tomar *ecisões </line>
<line> de forma segura e efic*z. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. F*A, *e*esina, v. 18, n. *, ar*. 2, p. 26-46, set. 2021 </line>
<line> www*.fsanet.com.b*/*evista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> P*o*ocolo Dese*volv**o para Avaliação de P*o*essos na Gestão de Propri*dad* Rural: Um Estudo de Caso </line>
<line> 31 </line>
</par>
<par>
<line> A *tili*ação de *errame*tas que ajudem na gestão financeira da agricultura familiar é </line>
<line> restri*a, pois muitos agric*ltores *ão *etêm o *o**ec*men*o da importância e funcionalidad* </line>
<line> da vi*bilidade e*onô*ic* e* um empreendimento. Assim, "a ge*tão *i*an*eira * *m c*njunto </line>
</par>
<par>
<line> de açõ*s </line>
<line> e pr**edimen*os admin*st*ativo* que envolvem o </line>
<line> planeja*e**o, a análise e </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> con*rol* das ativid*des financeiras da empre*a" (L*Z, 2*09). </line>
</par>
<par>
<line> Segundo Queiroz e Ba*alha (2005), * crescimen*o da concorrência </line>
<line> diante </line>
<line> dos no*os </line>
</par>
<par>
<line> pa*rões d* mer*ado é uma real**ade inco*tes*ável. Isto se de*e a fatores como *inamismo e </line>
</par>
<par>
<line> co*plexid*de dos mo**los atuai*, mudanças constante* e dif*re*ç* de pe*fi* </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> consumidores, n*vas tec**logi*s oriun**s de tecnologia *e i*for*aç*o (TI) e </line>
<line> *íve*s de </line>
</par>
<par>
<line> *ncerteza *res*entes, que inte*fer*m nas tomadas d* de*isão, afetando a *estão da p*opriedade </line>
<line> ru*a*. </line>
<line> Para que os inv*stimentos gerados *m torn* dos processos a*ropecuários se trad**am </line>
</par>
<par>
<line> numa *cono**a forte e pl*name*te s*stent*vel, os prod*tor*s, as *groindústrias e </line>
<line> os </line>
</par>
<par>
<line> p*o*iss*ona** liga*os *o se*or devem bu*car * consi**rar no*as </line>
<line> tecnolog*as, pri*riza* </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> **ualização de inf***açõe* e adotar m**anismos de *prendizagem e de fo*mação *ro*i*sional </line>
</par>
<par>
<line> * e**resarial, *ara que nã* fiquem des*ocados do ambiente em que est*o inse*idos ou </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> **spect*va *adeia produtiva. Pa*te de*tas i*certezas e am*aç*s que circundam pr*cesso o </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> gestão </line>
<line> d* *m empreendimento p*de ser re*olvid* com o dese*volvimento de u* sistema </line>
</par>
<par>
<line> gerenc**l </line>
<line> de planejame*to cu*t** e </line>
<line> ag*o*e**ári*s, at***és do qual o produ*or ou empresário </line>
</par>
<par>
<line> rural p**sa gerenciar su*s atividades </line>
<line> *ecuária, a*rícola *u qualquer o*tra atividade rural, </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> fo*ma integrada ** independente (MARION; S*GATTI, 2006). </line>
<line> Vieira, Bernar*o e S**t\Ana (20*5) argumentam que a ne*essidade pela informaç*o </line>
<line> no meio rural t*m fe*to os pr*dutores buscar*m **vos meios pa*a o acesso às política* </line>
<line> públicas, às inovações tecnológicas e às prática* a*rícolas. Entret*nto, essas inf**m*çõ*s </line>
</par>
<par>
<line> mui**s </line>
<line> vezes não estão disp*ní*eis para o produtor rural, </line>
<line> p*inci*almente par* públic* o </line>
<line> *a </line>
</par>
<par>
<line> agricultura familiar. </line>
</par>
<par>
<line> Assim, *s t*cnologias </line>
<line> de *nf*r*ação (TI) sã* importantes **rrame**a* capazes </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> af*tar substancialmente a g*s*ão d*s negó**os, servindo como instrumento d* com*nicaç*o e </line>
<line> co*rdena**o *e um dado sistema agroindustrial, na qu*l *roporcio*am um p*o*resso </line>
</par>
<par>
<line> ex*r*ssivo </line>
<line> nas *tapas </line>
<line> de pla*ejamento * controle </line>
<line> *e produção, logística, </line>
<line> *lém ** **ões </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> an*lise e contro*e de *us*os de produção e comer*ializ**ão, viabilizando o aumento </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> *ficiência e eficácia das **deias p*odutiv**. P*r*m, por outro la*o, podem l*var à e*c*us*o *e </line>
<line> pequen** produtores que *ão *ossuem a*esso à tecnologia, de acordo c*m o m*rcado *m *ue </line>
<line> *e inserem (BATALH*; B*AINAIN; SOU*A, 2005). </line>
<line> Rev. FSA, **resina *I, v. 18, n. 9, a**. *, p. 26-46, set. 202* w**4.fs**et.c*m.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> K. M. Ga*ci*, C. S. Cândido J*nior, G. G. Marque*, O. J. Sabbag </line>
<line> 32 </line>
</par>
<par>
<line> Ferramentas g**enciai* q*e in*eg*em a gestão administrativa a *odelos mais </line>
<line> tecnológicos são im*o*tantes pa*a a competi*ividade do neg*cio, pois des**cam os indicado*es </line>
</par>
<par>
<line> de desempenho, *lé* de ge*irem o custo, garantindo o suce*s* e a </line>
<line> sustentabilidade dos </line>
</par>
<par>
<line> pequenos emp*eendi*entos rurais, o* q**is são de vital *mp*rtânc** a* país (SANT*S et al., </line>
<line> 20*2). </line>
<line> Segundo O\*rien e M**aka* (2*13), os sistema* de i*fo*mação implementad** no </line>
</par>
<par>
<line> mundo dos negóc*os hoje podem ser *lassificado*, dentre *s q*ais, como sis*emas </line>
<line> *e apoio </line>
</par>
<par>
<line> gerencia*, de*tinados ao fornecimento de i*formaç*es para dar suporte a diversas </line>
<line> responsabilid*de* de *omada de decisão, tais como um sistema de inf*rmação ger*ncial o* </line>
<line> *uporte de decisão. </line>
<line> De acord* co* Thieves (2001), a *e*hori* de *rocessos *ignifi*a uma mudança *a </line>
<line> *ostura ad**nist*ativa trad*cional, rep*e*entad* pel* gestão de ativid*des execut*das </line>
<line> individ*alm*nte para uma visão global e dinâmica. Dess* for*a, possibilita a compreensão de </line>
<line> como os proce*sos são ex*c*tados e p*r*ite uma v*são holístic*, objetivan** a uma mel*o* </line>
</par>
<par>
<line> comp*eensão do tod* </line>
<line> organizacio*al, deven*o ser incorporada pela cult*ra organizaciona* </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> co*st*uída de forma gradat*va. </line>
<line> Segu*do *rr*es (*993), dentre os fatores que age* c*mo *mpulsio*adores da </line>
</par>
<par>
<line> agroinformá*ica *est*c*m-se a </line>
<line> necessi*ad* das orga*izaçõe* *o </line>
<line> setor, u*a*do as tecnol*gias </line>
</par>
<par>
<line> da informação pa** tornarem ma*s eficazes as f*ses </line>
<line> di*eta * indireta de seus processo* </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> *tivid*des, *em como o inter*sse *as organizaç*es pel* *eto* a***cola, *end* v*sto c*mo um </line>
<line> mercado em pl*na exp*nsão. </line>
</par>
<par>
<line> O cenário atual em que as atividades eco*ômic*s e*tão inseridas s*bmeteu </line>
<line> *s </line>
</par>
<par>
<line> organ*zaç*es * novas estratégias g*renci*is que explorem mais agilidade, eficiên*ia, </line>
<line> juntamente com a busca pela s*sten**bilidade, o que requer o alinham*nto entre os objetivos </line>
</par>
<par>
<line> organizacionais e os objeti*os do mercado. D*ante d*sso, *urge* *iv*rsa* *roposta* </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> mudanç*, </line>
<line> desde a </line>
<line> adoção de outras tecnologias gerenciais até mesm* novos modelo* *e </line>
</par>
<par>
<line> ges*ão, como a de pro*essos (PRADELLA, 2009). </line>
<line> O gerenciame*to dos **scos na org*niza*ão vis* * elim*nação ou redução do* impactos </line>
</par>
<par>
<line> dos *ventos que possam afetar os ob***ivos estrat**icos, caso eles venham se ma*e*ializ*r a </line>
</par>
<par>
<line> por me*o d* identificação, da avali*ção e da resposta aos riscos. Por ou*ro lado, at*avés </line>
<line> ** </line>
</par>
<par>
<line> gestão de risco*, também é </line>
<line> possível a identificaç*o de </line>
<line> oportu*idades e de melhori*s nos </line>
</par>
<par>
<line> processos *e n**ócio (NOGUEIRA, *009). </line>
</par>
<par>
<line> Neste âmbito, a mel*oria d* proc*ssos c*ntribui como uma ferram*n*a de controle </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> organi*ação, através da análise do pro*es*o atual para </line>
<line> *ompree*são de como ele poder* se* </line>
</par>
<par>
<line> *ev. FSA, Ter*si*a, v. 18, n. 9, art. *, p. 26-46, *et. 2021 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/r*v*st* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Proto*ol* Desenvolvi*o para Avaliação d* *roc*s*os na Gestã* de P*opriedade R*ral: Um Estudo de Caso </line>
<line> 3* </line>
</par>
<par>
<line> oti*izado, identi*icand* g*rgalos e imperfeiçõe*, pos*ibilitando o desenvolvendo d* novo* </line>
<line> mé*odos que *usquem alte*nativas viáve*s p*ra r*dução de cu*to*, o*imiz*ção de tempo e </line>
<line> aumento de resu*ta*os. </line>
<line> 3 *ETOD*L*GIA </line>
<line> Ini*ialmente, a p*squisa pr*pôs-se em *j*star quais ** parâmetros ut*lizados de forma </line>
</par>
<par>
<line> a f*ndamentar *s bo** processos de gestão adot*dos pelo </line>
<line> **odutor ru*a* e, d* acordo *o* </line>
</par>
<par>
<line> Sou*a (2004), com maior *nfoque às questões relacionadas ao si*tem* de gestão, abordando </line>
</par>
<par>
<line> el***nto* como *rodução, planej*m*nt* e controle de produção, no qual foi aplicado </line>
<line> um </line>
</par>
<par>
<line> *é*odo quantitativo e qualita*ivo de pesqu*sa de*cri*iva. Destaca-se que este mo*elo pr*post* </line>
<line> de proto*olo de *estão (Figu*a 1) f** elab*rado po* a*un*s *ntegr*ntes *o GEA*-Agro (Grupo </line>
<line> de Estudos e* *conom*a * Administraç*o para o A*ronegócio) d* Faculdade *e Engenharia </line>
<line> da UNESP - camp*s de Ilh* Sol*eira/SP e* 2019. </line>
<line> V*le *estacar q*e a referida pes*uisa tratou-se de um es*udo d* caso. Se*undo Yin </line>
<line> (2009), o e*tudo de caso é um método de *esquis* *ue ut*liz*, geralmente, dado* *ualitativos, </line>
</par>
<par>
<line> coletados a parti* </line>
<line> de eve*t*s reais, com o objetivo de **plicar, explo*ar ou descrever </line>
</par>
<par>
<line> fenômenos atuais inserido* em seu próp**o contexto. </line>
<line> Fig*ra * - *rotocolo desenv*lvido para ava*i*çã* de **oc*ssos *a ge*tão *a </line>
<line> propr*edad* *ural. </line>
</par>
<par>
<line> Font*: a*to*ia própria, 201*. </line>
</par>
<par>
<line> Re*. FSA, *eresina PI, v. 1*, n. 9, art. 2, p. 26-46, set. 2021 </line>
<line> www*.fsanet.com.b*/revis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> K. M. Garcia, C. *. C*ndido J*nior, G. G. Marques, O. J. *a*bag </line>
<line> 34 </line>
</par>
<par>
<line> Neste sentido, *a*a a real*zação de u* teste pil*to, fo* *eal*za*a um* s**ulação junto a </line>
</par>
<par>
<line> um p*scicultor do muni*ípio de Santa *lara D\O*ste/SP (regi** </line>
<line> do reservatório de Ilha </line>
</par>
<par>
<line> So*teir*), para *ma pro*ried*de que cultiva a til*p*a em sistema i**ensivo, com *en*idades </line>
</par>
<par>
<line> entre *4 a 1*1 </line>
<line> *g/m3 **ra tan*ues de 3x3x2,2m (2.000 peixes/tanqu*) e </line>
<line> 59 a 69kg/m3 p*ra </line>
</par>
<par>
<line> tan*u*s *e 6x6x4m (10.000 </line>
<line> p*ixe*/*an*ue), para melhor expor os resultad*s em sua </line>
</par>
<par>
<line> interpre*ação. </line>
</par>
<par>
<line> Para o dese**olvim*nto da pesqu*sa, *oram elaborad*s tóp*cos na f*rma de 41 </line>
</par>
<par>
<line> questõe* di*etivas e aplic*das </line>
<line> a* *isc*cultor (e* formato d* ques**oná*io diagnóstico), </line>
</par>
<par>
<line> *elacionando-s* * capacidad* de produção e lucros condizen*es com *s </line>
<line> q*atro *rincipais </line>
</par>
<par>
<line> *tap*s de gestão: p*anejamento (*ustos), comerciali*ação (mar*eting * ve**as), </line>
<line> qualidade </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> me*ho**a de p*ocessos, avali**do-se desta fo*ma o tipo de gestão ado*ada pe*o produt*r e, </line>
<line> concomit*ntemente, *tribuind* notas de aco*do co* os *ados *orneci*os. </line>
<line> P**a a c*m*il*ção e melh*r ex*bição das que*tões, foi adotada uma plataforma dentro </line>
</par>
<par>
<line> d* </line>
<line> Soft*are Microsoft Excel®, utilizan*o li***agem em Visua* Basic for Applications® </line>
</par>
<par>
<line> (Figura 2). Desta forma, as questões for*m divididas *m tóp*cos e *l*ss*ficadas com va*or de </line>
<line> Zero (0) * Um (1), se**o 0 cor*espon*ente * afirmação negativa e 1 par* afir*ação pos**iva </line>
<line> relacionada a cad* ques*ão e respec*iv*s pesos atribuídos a c*da variável. A*ós a *nser*ão dos </line>
<line> dados, a plat*f*rma gera de forma auto*atiz*da os result*dos na forma d* *ráficos em barras, </line>
<line> conside**ndo *ma nota ent*e 0 e * para cad* tópico ana*isado. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, T*r*sina, v. 1*, n. 9, *rt. 2, p. 26-46, set. 2*21 </line>
<line> w*w4.*s*ne*.com.br/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Protoc*lo *ese*volvi*o p*r* Avaliação de Processos na Gestão de P*op**eda*e *ural: Um Estudo de *aso </line>
<line> 35 </line>
</par>
<par>
<line> Fig*ra 2 - Pro*ocolo de gestão utilizando Visual Basic for *pplications. </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: *utoria própria, 20*9. </line>
<line> De acordo *o* Pre*s*an (2011), um progr**a co*pu*aci*nal consiste *m um* série </line>
<line> d* *nstruç**s *ue descrevem uma tarefa a ser executada, ou seja, desem**nha algo de*ejad* e </line>
<line> visa f*cilitar diver*as ativid*de* des**volvida* pela hum**idade. </line>
</par>
<par>
<line> Segundo Cruz et. al. (2017), *isual Basic for Ap*lications® é o nome da*o </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> l*n*uagem de *rogramação computacional cr**d* pela M*cros**t, que se va*e de u*a maneira </line>
<line> de tra***ho *ráfica * de*onstr*tiva. A linguag*m é um **rônimo p*ra "código de in*tru**o </line>
</par>
<par>
<line> mu*t*fun*ional para iniciantes" em inglês, e * ter*o "v*su*l </line>
<line> progr**m**g" *e refere </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> qualqu*r linguagem que p*r***e *o* usuári*s a mani*ulação gráfica dos *eus elemento*. </line>
<line> Co*siderando as notas entre 0 e 1, os p*anos de ação devem se *oncentrar nos t*p*co* </line>
<line> com as notas m*is baixas. O ponto e*ato para a aç*o no tó*ico podem **r conferidos e* u*a </line>
<line> das *bas *a planilha, **e *ostra em ver*elho as per*unt*s *e c*da um, apre**ntando *alores </line>
<line> d* ze*o em vermelho. </line>
<line> *ara efei*o de *las*ificaçã* (tipificação) do produtor, *ara result*dos correspo*de*tes </line>
<line> à mé*ia das etapas d* gestã*, consi*er*ra*-se val*res de at* *0% (baixo n*vel de gestã*), </line>
<line> entre 51 e 69% (médio nível *e g*stão) e ac*ma de 7*% (alto n*vel *e gestão). </line>
<line> D*sta*a-se que a pr*pri*dade *m *ues*ã* *oi *asea*a ** met*dologia d**cr*ta por </line>
</par>
<par>
<line> Wünsch (1995), af*r*ando que * *scolh* consi**rou a </line>
<line> proposta da pes*uisa, de man*ira </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> forne*er ao pesquisad*r um **norama geral de orientação de desen*ol**mento correspo*dente </line>
<line> *ev. FSA, Te*esina PI, v. 18, *. 9, art. 2, p. 26-46, set. 2021 www4.**a*et.com.br/r*vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> K. M. Garc*a, C. S. Cândido Jú*ior, G. G. *arques, O. J. Sabbag </line>
<line> 36 </line>
</par>
<par>
<line> à* respec*i*as a*álises durante o levant*men*o dos *ados pri*ário*. Por*anto, * unidade </line>
</par>
<par>
<line> piscíco*a do sistema an*lisa*o foi definid* p*lo </line>
<line> p*squisador, em *un*ão lógica dos da*os </line>
</par>
<par>
<line> obt**o*, *onsiderando o cont*ole rigoroso dos d*dos p*los r*spectivos gestores. </line>
<line> 4 R*SULT*DOS E DISCUSSÕES </line>
<line> Inici*lmente, a questão *a *estão de ne*óci*s é com*lex*, pois env*lve muita* áreas </line>
</par>
<par>
<line> relevantes *a logística, </line>
<line> gestão da qu*lida*e, </line>
<line> apuração e cont*ole de custos ao mark*ting que </line>
</par>
<par>
<line> afe*a* o resul*ado d* esforço </line>
<line> *e prod*tores, inseri*os form*lmente o* não em cadeias </line>
</par>
<par>
<line> pro*utiv*s e/ou s*stemas de produç*o contemporân**s. Os métodos de ges*ão empregados </line>
<line> pelos ag*ntes *con*micos afetam, de forma direta, os resultados obtidos e a sustentabi*idade </line>
</par>
<par>
<line> d* negócio. *e*e-se ter claro que tanto o *uc*sso do a*ronegó*io bra*i*eiro co** </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> viabilidad* futura </line>
<line> da *g*icultur* familiar </line>
<line> pass*m, </line>
<line> necessariamente, pel* *es*nv*lvimento </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> ca**cidade para ad*inistr*r de *orma ef*ciente a exploração de at*vid*des c*j* comp*e*id*de </line>
<line> e grau de exig*ncias vêm aumentando (BUA**AI*, 2006). </line>
</par>
<par>
<line> Cons*deran*o os *esultados sim*latór*os para * emp*esa p*scícola (Fig*ra </line>
<line> *), </line>
</par>
<par>
<line> correspo*de*te inici*lmente á*ea de "p*ane*amento", ela a*res*ntou *m *score geral à </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> 50%, observando-s* menores valores atri*uíd*s à previsão de *astos e lucros, justificad* po* </line>
<line> alguns fatores, dentr* os quais de não poss*ir outra renda com*l*mentar à ativ*da*e (na </line>
</par>
<par>
<line> possibil*da*e de situaçõe* a*ve*sas) * n** fa*er uso </line>
<line> d* créd*to de investimento ou custeio </line>
</par>
<par>
<line> *es*inado à aq*ic*ltura, que supostam***e **deri* </line>
<line> g*rar mai*r e*uilíb*io du*ante os gasto* </line>
</par>
<par>
<line> *ef*re**es *o ciclo produ*ivo. </line>
</par>
<par>
<line> N*st* senti*o, o empreendimento u*iliza cap*tal </line>
<line> próprio pa*a investimentos </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> *tualmen*e </line>
<line> nã* pos*ui vínculo permanente com assistênci* externa (apenas quando </line>
</par>
<par>
<line> necessár*o), mes*o *orque os pro*rietár*os pos*uem f*rmação na á**a e, ainda assim, contam </line>
</par>
<par>
<line> *om atendiment* pós-vend* de alguns forneced*res de insumos, incluindo açõ*s </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> capa*i*a*ão e partic*paç*o em e*entos no set*r. </line>
</par>
<par>
<line> Vale res*a*tar que a empresa r*ral exige do e*presá*io decisões sob*e aspe*to* </line>
</par>
<par>
<line> i*te*nos (**o ** </line>
<line> tecnologias, re*ursos financei*os, dent*e outros) *x**rnos da empresa e </line>
</par>
<par>
<line> (mercado), *ue influenciam diretam*nte su* im*lantação e controle (SOUZA et </line>
<line> a l ., </line>
<line> 1995). </line>
</par>
<par>
<line> Assim, é importante qu* o *mpresári* </line>
<line> ou a*min*strad*r *a e*presa t*nham </line>
<line> amplo </line>
</par>
<par>
<line> conheciment* des*es fa**res, e que ta*s pos*am a*xil*á-lo na tomada d* decisões (BARBOSA, </line>
<line> 2*0*). </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 18, n. 9, art. 2, *. 26-46, set. 202* </line>
<line> www4.fsa*e*.*om.br/r*vist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Protocolo Desenvo*vido **ra Avali***o de Process*s na *estão de Pro*riedade Rural: Um Es*udo de Caso </line>
<line> 37 </line>
</par>
<par>
<line> Figura 3 - Pai*el de resultados co* n*tas para cada tópico de ge*tão. </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: autor*a pró*ria, *019. </line>
<line> O pl*nejamento, segu*do Chiavenato (1998), pode se* *n*e*d*do como a fun*ão </line>
<line> ad***istr*tiva que *etermi*a ante*ipad*ment* q*ais *s ob*etivos devem ser seguidos e qual a </line>
</par>
<par>
<line> m**eira mais eficiente para </line>
<line> **ingi-los. Para Scarpelli (2001), o planejamento nas empresas </line>
</par>
<par>
<line> r*r*is d*ve contemplar todas as variáv*is que inter*erem *m ques*õe* *omo "o qu* produzi*", </line>
<line> no "q*ant* produzir" e *o "p*ra quando prod**ir". </line>
<line> Planejar é an*lisar os passos para atingir alg*m objetiv* proposto e obter o resu*tado </line>
</par>
<par>
<line> *s***ado de todo o esforç* feito. Co*respond* ainda ao e*ta*elecime*to de </line>
<line> *m </line>
<line> conjunto de </line>
</par>
<par>
<line> pr*vidências a serem tomad*s pelo *mpreen*ed*r s*bre as *ariá*eis e f*tores que exerce* </line>
</par>
<par>
<line> alguma inf*u*ncia no resultado f**al. A ideia de planejamento é determin** </line>
<line> o ca*inho </line>
</par>
<par>
<line> princ*pa* * ser seguido p*r toda </line>
<line> a **ganização, sendo que </line>
<line> duran*e **te percur*o será </line>
</par>
<par>
<line> nec*ssário con*t*ntemente analisar e revisar este cami*ho, </line>
<line> como forma de não perde* </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> dir*cioname*** plan*jado (ROSA, 2020). </line>
</par>
<par>
<line> Nesse context*, o plan*jamento nas pequenas empresas rura*s, tendo em vista </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> prop*iedade a**lisada, é visto como f*ndamental, *us*ando expandir os negócios de maneira </line>
</par>
<par>
<line> l*c**tiva, ate*dendo à* e**gên*ias e deman*as </line>
<line> do *ercado. Não basta só eficiênc*a, </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> neces*ár** </line>
<line> ef*tivid*de, interação e compreensão s*bre o meio e* *ue *e está in*luso, </line>
</par>
<par>
<line> prevendo *ções f*tu*as. </line>
<line> A ferra*e*ta do méto*o *e *rçamento é *e fundamental importâ**ia p*ra a atividade </line>
</par>
<par>
<line> rural, poi*, ap*s a etapa do </line>
<line> **a*eja**n*o est*até*ico, é n*c*ssário descrever as id*ias, </line>
</par>
<par>
<line> quanti*ica*d* os gastos (*usto* e investime*tos) e as re*eitas. Este d*ve*á ser feito com um </line>
<line> prazo míni*o de 12 me**s, dependendo d* p*ojeto (BARBOSA, 2019). </line>
</par>
<par>
<line> Rev. *SA, Teres**a PI, v. 18, n. 9, art. 2, p. *6-46, set. 2021 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> K. M. Garc*a, C. S. Câ**ido Júni*r, G. G. Mar*ues, O. *. S**bag </line>
<line> 38 </line>
</par>
<par>
<line> Para a agri*ultu*a fa*ili*r, esta tendê*c*a, *e bem gerenciada, po*e asse**r*r </line>
</par>
<par>
<line> alternativas interessantes </line>
<line> de desenvolvimento. *s unidades *ási*as de produção </line>
<line> a*r*col* </line>
</par>
<par>
<line> *am*l*ar, nor*almente de </line>
<line> pequeno porte, p*dem explorar melhores nichos b*seado* em </line>
</par>
<par>
<line> sistem*s **o*ut*v*s *ais naturais e saudávei* </line>
<line> * eco*ogica*ente cor*etos. A </line>
<line> prod*ção </line>
</par>
<par>
<line> org*nica, c*mo forma de dif*renciação de produtos or*undos da *gricu*tura familiar, seg*e </line>
<line> esta linha d* negóc*o. *o enta*to, c*** em qualquer pr*cesso de dif*renciação, * necessário </line>
<line> que o pro*utor sej* capaz de *arantir, a partir d* normas e procedimentos *ré-e*tabelecidos, </line>
<line> *ue es*a produçã* ma*te*ha *s atributos de qualidade pr*metido* ao consumi*or </line>
<line> (BATAL*A; BUAINAIN; S*UZA, 2005). </line>
<line> Qua*to ao cronograma e sust*ntabilidade, ob*eve v*lores seme*hantes, porém *ais </line>
</par>
<par>
<line> ex*ress*vos, sobret**o com a*ões relaci*nadas </line>
<line> ao *es**rte de ó*eo de mot*res e reci*lagem </line>
</par>
<par>
<line> de sacos d* *ação. </line>
</par>
<par>
<line> De acordo com Si**a (2010), a sustentabilidade tem ga*hado *estaqu* no agron*gócio, </line>
</par>
<par>
<line> d*vi** à cres*ente conscie*t*za*ão ** </line>
<line> necessidade de melho*ia </line>
<line> *as condi*ões ambi*ntais, </line>
</par>
<par>
<line> eco*ômicas e s*ciais, de forma a aumentar a qualidade de vi*a da popu**ção, preservando o </line>
</par>
<par>
<line> *ei* ambiente, g*rantind* bem de o*gani*ações sustentá*eis **onôm*cas. *ai* que o* * </line>
<line> benefícios à socieda**, a adoção de mecanismos *ustentáv*is te* *ido e*trateg**ame*te </line>
<line> elaborada como uma mane**a de diferenciaç*o de *rod*tos * também para inserção em alguns </line>
<line> merc*dos. Entret**to, a sustent*bilid**e n*o d*** ser vista s*men*e sob o aspecto ambi*n*al, </line>
<line> pois outros aspec**s es*ão re**ciona*os a ela, *o*o econômicos e sociais. </line>
</par>
<par>
<line> No qu* *e re*ere ao mercado agrícola, o empreend**en*o o*teve m*lhor </line>
<line> *e*ta**e, </line>
</par>
<par>
<line> fazendo-*e u*o de *plica*iv*s para mon*t*ria do *roce*so de produção * * existênc*a de mais </line>
</par>
<par>
<line> de *m único for*ecedor (para e*itar </line>
<line> ex*lusividade), em*or* não *xista rastreabilidad* na </line>
</par>
<par>
<line> produção ** tilápias. </line>
</par>
<par>
<line> Segu*** Conceição e Barros (*005), quan*o uma firma cer**fica seu p*o*u*o, *la </line>
<line> assu*e *ue a inf*r*ação f*rnec*da é importante pa*a os **nsumi*ores e que ele* responderão </line>
</par>
<par>
<line> alterando suas d*cisões de consumo. A deci*ão *obre a certificação *eve aume**ar </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> e**ciência econ*mica, </line>
<line> na me*ida *m que </line>
<line> aj*da os consumi*ore* a dir**i*narem se*s ga*tos </line>
</par>
<par>
<line> e* produtos que e*es de fato desejem. Assim, as em*res*s dev*m inves*ir no fornecime*to de </line>
<line> info*maçõe* relevante* aos consum**or*s. * valo* econômic* d*sse *ervi*o vai dep*n*er de </line>
<line> q*ão ú*eis sejam as informaçõ*s fornec*das. </line>
<line> Quando o produt*r possui r*s*reabilidade das **apa* de p*odução e fa* uso *e </line>
<line> ferr*mentas tecnológ*cas que monitoram os processos *rodutivos, torna-s* possível identificar </line>
</par>
<par>
<line> possíveis problemas e efe*uar c*rreçõe*, além de ser um* ga*antia </line>
<line> de qualidade </line>
<line> *ara </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> R*v. FSA, Teresina, v. 18, n. 9, ar*. *, p. 26-4*, set. 2021 </line>
<line> www4.fs*net.com.br/revi*t* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Protoc*lo Desenvolvido p*ra A*aliação de Proces*os na Ge*tão de Propriedade Rural: Um Estudo *e Caso </line>
<line> 39 </line>
</par>
<par>
<line> cons***dor. Nessa *ers*ectiva, o pro*utor realizar estoc*g**, possui* mais d* *m fornec*dor </line>
<line> e part*cipa* *e co*perativa *on**ibuem para o âmbito de *erca*o. </line>
<line> Dessa forma, tem-se o a*erfeiço*mento d* org*nização das cadeias **od*tivas através </line>
</par>
<par>
<line> de inovações tecnológicas, além disso assegura </line>
<line> ao *onsumidor o co*hecimento da origem </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> q*alidade do *roduto (GAZOLLA *ETO *t a*., 2017). </line>
<line> De acor*o com Lima (2004), a gestão da qualidade pode ser vi*ta como um conjunto </line>
</par>
<par>
<line> de atividades a **rem realizada* </line>
<line> *ent** do *laneja*ento rural, que bu*ca * exec**ão </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> aperfeiço*mento du**nte t*do o *i*l* </line>
<line> de p*od*ção e a* lo*g* da cad*ia produtiva, com </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> objetivo de gar*ntir que os p*odutos *enham a qual*dade espe*ada de modo a gerar satisfaçã* </line>
<line> ao *liente prezan*o pe*a re*u*ão ** custos c*m p*rdas e ret*abalho* e buscan*o </line>
<line> continuame*te melho*ar todos *s *rocessos env*lvidos. </line>
</par>
<par>
<line> No que se *efere ** quesito "qu*lidade", *presentou um escore geral *e *0*%, </line>
<line> com </line>
</par>
<par>
<line> mai*r destaqu* em relação às </line>
<line> demai* *ar*áveis *o s*s*ema </line>
<line> de gestão, sob*et*do de </line>
<line> c**áter </line>
</par>
<par>
<line> *ec*ológic*, em que o pisc*cul**r faz uso </line>
<line> de mecani*ação e realiz* de fo*ma f**quente </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> man*tenção d*s *qu*pamento*, co* p*ospecç*o de aume*tar sua *tiv*dade. Ne*te contexto, a </line>
</par>
<par>
<line> unidade piscícola a*red*ta ainda </line>
<line> qu* poss* ha*e* um aque*i*en*o </line>
<line> no s*tor, em *unção de </line>
</par>
<par>
<line> melhorias de mercado, correspondente ao conjunto d* a*ões es*ratégic*s de renegoc*ação com </line>
<line> *ornecedores. </line>
<line> Segundo Toledo (1**7), é prec*so enfa*izar que a g***ã* da qual*dade dentro *o seto* </line>
</par>
<par>
<line> agroalimenta* assume al*umas especificidade*, </line>
<line> entre ela* o *ato de a qualidade do prod*to </line>
</par>
<par>
<line> final es*ar di*etamente ligada com a qua*idad* da m*té*ia-prima e de todos os segmentos da </line>
</par>
<par>
<line> cadeia a*imentar, **fr*ndo </line>
<line> grande influ*ncia p*las suas </line>
<line> va*iaçõe*. D*sta forma, </line>
<line> faz-se </line>
</par>
<par>
<line> nec*ssár*a a criaç*o e co*rde*ação de ações q** pos*am *nte*ferir *osit*va*ent* ao lo*go de </line>
<line> toda a cadeia e ag**gar valor ao produto f*nal. </line>
<line> De*taca-*e que a funç** da organ*zaç*o * *orne*er um cená*i* a**opria*o fac**ita*or </line>
</par>
<par>
<line> d*s </line>
<line> atividades em g*upo, bem co*o estim*l*r a cria*ão o *cúmulo d* c*nhecimento ** e </line>
</par>
<par>
<line> nível in*i*id*al (N*NAKA; TAKEUCHI, 1997). Terra (200*) c*mp*em*nta ai*da para q*e o </line>
</par>
<par>
<line> e*eito seja </line>
<line> pos i t i *o </line>
<line> intern*mente, es*e dependerá d* ques*õe* culturais, estru*urais das e </line>
</par>
<par>
<line> prátic** de g*stão de recursos humanos pr*ti**dos p*la administração. </line>
<line> Para a á*ea d* "*arketing e vendas", *om escore geral d* 58%, os níveis de *nteração </line>
<line> e*tre cl*ente e **odutor sã* favoráveis, os q*ais *ncontram-*e li**dos * *doção de estratég*as </line>
</par>
<par>
<line> de ma*ket*ng clara* que pr*p*rciona* ***or contato ent*e tais, co*o col*t* de feed**ck </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> c*ientes, u*ilização da internet como meio de comunic*ção e ba*co d* da**s *e clientes, com </line>
</par>
<par>
<line> dest*q*e à </line>
<line> avaliação do produto tilápia quanto ao nível de satisfação. Entreta*to, ap*s*r </line>
<line> *e </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FS*, *e*esina PI, *. 18, *. 9, a*t. *, p. *6-46, set. 202* </line>
<line> www4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> K. M. Garcia, C. S. Cândido Jú*ior, G. G. M*r*ues, O. J. Sabbag </line>
<line> 40 </line>
</par>
<par>
<line> efetuar *esquisas de m*rca** e *ossuir fid*liz*ção com clien**s, a me*m* não </line>
<line> pos s ui um </line>
</par>
<par>
<line> bra**i*g *laro, *em como não </line>
<line> partic*pa de r*des sociais p*ra a*pliar se*s canai* de </line>
</par>
<par>
<line> comerci*lizaçã*, o que sup*stamente podem alavancar seu *spec*o promociona* n* *ferta *e </line>
<line> sua matéria-pri*a. </line>
<line> De acordo co* Girardi (2002), estratégia* vol*adas para a deman*a, de*ej*s e </line>
<line> neces*idades dos clie*tes e comp*ti*ão d* mercado p*ec*sa* fazer parte do marketi*g ru*al. </line>
<line> O m*rketin* r*ral é um dos mais novos segm*ntos da á*ea, *igad* d*retamente aos n*gócios </line>
</par>
<par>
<line> da *gricultura e e*glob* produtos, serviços e *ções na </line>
<line> área ru*al. Identifi*ar a ori*em e </line>
<line> as </line>
</par>
<par>
<line> necessida*es dess* merc*do, seu an*am*nto e *ua efetivaçã* </line>
<line> ** conformida*e aos </line>
</par>
<par>
<line> c*mporta*entos, obje*ivos e metas da empre*a são *aref** do market*ng. A a*uação do </line>
</par>
<par>
<line> marketing no pr*ces*o </line>
<line> do agron*g*cio </line>
<line> te*de a *s*um*r cada *ez mais uma compl*x*dade </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> diferencia*ão em r*lação às demais modalid*des *o serviço. </line>
<line> *or out*o lado, d*vido a prob*emas de lo*ística em *018 com a grev* dos </line>
<line> caminhoneiros, implica*do diret*me*te no forneci*ento de insumo* e consequente perda de </line>
<line> produtividade, algumas u*idades piscícolas da regi*o encerraram as atividad*s, o que poderá </line>
<line> ser um difer*ncial ao fator *f*rta para a de*a**a de mercado para os pr*ximos me*es. </line>
</par>
<par>
<line> Segundo Barbo*a (*007), * *rea de co*erc*alizaçã* e marketing está </line>
<line> di*etamente </line>
</par>
<par>
<line> rel*ci*nad* *o cl*e*t* o* **nsumidor dos **oduto* d* empresa rural. *sta é re*pons*vel pela </line>
</par>
<par>
<line> bu*c* de **f*rmações d* preços de *o*p*a e ve*da, ca*ai* </line>
<line> de com*rciali*ação, </line>
<line> **áli*es </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> tendências do **r*ad*. </line>
</par>
<par>
<line> * busca por me*ho*ias ** de**mpenho de produ*ão é constant*, v*st* que o *is*ema </line>
</par>
<par>
<line> *nformacional p*r mei* </line>
<line> da ela*o*a*ão </line>
<line> *e novas estr*tégias de marketing é import*nte, *ois </line>
</par>
<par>
<line> permite ag*egar *alor ao empreendedor agrícola (R*SSÉS e* al., 2016). </line>
</par>
<par>
<line> F*na*mente, quanto área de "me*ho*ia de processos", com e*core à </line>
<line> de 82%, me*idas </line>
</par>
<par>
<line> de solução/implem*ntação (*o*o mapeamento de risc*s e proposiçã* d* açõe* de melhoria) </line>
<line> su*lantam ** erro* ac*metidos n* un*dade *r*dut*va, *omo o não cumpri*e*to ** prazos n* </line>
<line> *roc**so de planejam*nto. </line>
<line> Vale *es**ltar qu* os ris*os da a*ividade, normalmente, são maiores do que em outros </line>
<line> setores da *co*omi*, **is dep*ndem do clima, condi*õ** biol*g*c*s, sazon*lid*de, difer*nças </line>
<line> entre ciclos de prod*ç*o, *es*niformida*e, alto custo de sair e e**rar *a *tivi*ade e* razão d* </line>
<line> alto v*lor imobilizado em terras, *o*struçõ*s, máq*inas e anim*is; a*ém d*sso, *stá sujeito à* </line>
<line> in*ons*stências *e preço *e m*rcado (SOUZA et *l., 1995). </line>
<line> O acompan*amento climá**co é uma impor*ante ferramenta para o produtor rural. Tal </line>
<line> importân**a justifica-se em função de o *etor *gr*cola ser o *etor econômico *ais diretam*nte </line>
<line> Rev. FSA, Te*esina, v. 18, n. 9, art. 2, p. 26-46, set. 20*1 www4.fs*net.c*m.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Protocolo *esenvolvido p**a Avaliaç*o de **ocessos na **stão de Propriedad* Rural: Um Est*do de *aso </line>
<line> 4* </line>
</par>
<par>
<line> sens*vel às condiç*e* c*imá*ica* (GUIMARÃES; IGA*I, 2019). *esse senti*o, a utilizaçã* </line>
<line> do ques*ionário reforç* a rele**ncia de atentar-se quanto a* *co*panham*nt* climá*ico e se </line>
<line> há organizaçã* quanto ao calendário ag*íco*a de a*ordo co* zoneamento climático. Pa*ti*d* </line>
<line> d* pressuposto de que este acompanham*nto t*m *ido real*zado, * referido piscicult*r poder* </line>
<line> prevenir-se e executa* u* me**or plane*amento a fim d* mitigar possíve** interferências. </line>
<line> O **n*toramento de cada etapa do ciclo produ*ivo pelo em*resário rural *onceitua um </line>
<line> mec*ni*mo fundame*tal para * suces*o de uma g*s**o de *ualidade. Em funçã* do </line>
</par>
<par>
<line> m*nitoramento da </line>
<line> **odução, têm-se diversos ben*fíc***, dentr* o* quais: custo operac*onal </line>
</par>
<par>
<line> m*nor, id*ntificação e consolidação de demandas análise de e </line>
<line> desempenho da orga**zação </line>
</par>
<par>
<line> (COUTO, 2012). </line>
</par>
<par>
<line> D* a*ordo com Ve*rat (2015), a melho*ia *e pr*ce*sos consist* em uma fer*amenta de </line>
</par>
<par>
<line> *nálise atu*l par* detecção de ati*idades que podem ser melhoradas, como inefi*iê*cia* </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> impedimentos, co* o ob**tiv* de definir sua* meta* e objetivos, o fl*xo de t*abalho, controles </line>
<line> e inte**ção c*m outr*s process*s, par* que ele *ontribua de forma signi**cativ* na entrega de </line>
<line> valor a* client* fina*. </line>
<line> Dessa f*rma, a distribuição e organização *dequada das coordenaç*es a *erem </line>
<line> *ealizadas *urant* as etapas do ciclo pro*utivo concedem a* *rod***r maior autonomia para </line>
<line> lidar com risc*s e atribuir so*uções, a par*ir do *mbasamento em resp*stas pad*onizadas e* </line>
<line> f*nçã* da de*inição de um refer*nc*al de c*nformidade. </line>
<line> Por fim, o p*odutor *m ques*ão *bteve *ma média geral d* 7*,5%, send* classif*cado </line>
</par>
<par>
<line> c*mo alto nível d* gestão, o **e ex*ressa um diferencial </line>
<line> *ompetitivo </line>
<line> para * segmento ** </line>
</par>
<par>
<line> tila*icultu** na r*giã*. Convém des**car que *iante de**e meca*ismo d* *estão, as e*presas </line>
</par>
<par>
<line> conse*uem ating*r </line>
<line> um </line>
<line> g**u de maturid*d*, a*canç*ndo *m crescimento econ*mico </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> financeiro, *o qual o planeja* é uma função administrativa e por isso tem co*o *bjetivo </line>
<line> alcançar resu*t*dos através de processos estratégic*s, tát*c** e op*r*c*on*is (*AR*OS, 2012). </line>
<line> 5 CONSIDERAÇÕ*S *IN*IS </line>
<line> Em *uma, através do desenvolvimento de um p*ot*colo de gestão, o presente estudo </line>
<line> pr*porcion** caracteriza* *uais proce*i*entos s*o fundamen*ais *ara o bom fun*ionamen*o e </line>
</par>
<par>
<line> ad**nistração *e uma p*oprieda*e rur*l, p*rmit*ndo a *dentifica*ão </line>
<line> de par**etros * serem </line>
</par>
<par>
<line> melho*ados, p*s*ibilitando a atuaçã* do *roduto* nesse *entido e, cons*q*entemente, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> obte**ão *e *ons res*lt*d*s acerca *a </line>
<line> empresa rural. Além d*sso, possibilit* *e*hor </line>
</par>
<par>
<line> **g*niz*ção e e*ecução **s atividades realizada* pelo produto*. </line>
<line> Re*. FSA, Teresina PI, v. 18, n. 9, art. 2, *. 26-46, set. 2*21 *ww4.fsanet.c*m.b*/rev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> K. M. G*rcia, C. *. Cândido Júnior, G. G. Mar*ues, *. J. Sa*bag </line>
<line> 42 </line>
</par>
<par>
<line> N*ste s*ntido, a uni*ade p**cícol* aprese*tou um *lto n*v*l de gestã*, co*respon*ente </line>
<line> ao* seus elementos avaliativos, inferi*d* qu* *s*á inve*tindo d* maneira c*rreta em cada área </line>
<line> da administração, faz*ndo-se do bom *s* d*s at*vidades d* planeja**nto, qualidade, </line>
<line> marketing e melh*ria de pro*es*os, com vis*as à evolução cont*nu* e *en*ável da ativ*da**. </line>
<line> P*rtanto, a gestão * uma ferra*enta impr*scindível para aux*l*ar a toma** de d*cisão </line>
<line> e *s cons*qu*n**s ati*idades operacionais a se**m re*lizadas. Assim sendo, *m *ro*eto de </line>
<line> mod*lação e ger*n*iamento de processos, com*osto po* questões básicas relacionadas ao </line>
<line> *istem* de gestão, constitui uma *m*ort*nte ferramenta *e orientação. </line>
</par>
<par>
<line> REFE*ÊNCIAS </line>
<line> AR*AES, N. A. M. **vantamento *as ap*ic*ções das tecnol*gias da informação *o *eio </line>
</par>
<par>
<line> ru*al com estudo de caso sob*e a </line>
<line> oferta de *oftware agrícol* n* E*tado de S** Paulo. </line>
</par>
<par>
<line> (Disse*tação </line>
<line> de Mestrado) - Fac*ldade de Enge*har*a Elétr*ca - Unive*sidade Es*adu*l de </line>
</par>
<par>
<line> *a*pinas, 1*93. </line>
</par>
<par>
<line> *ARBOSA, </line>
<line> A. F. *dministraçã* de f*zendas de bo*in*s. Viçosa, *G: *pr*nda Fácil, </line>
</par>
<par>
<line> 3*2p, 2007. </line>
</par>
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<line> * . M. G*rci* </line>
<line> C. S. **ndido Júnior </line>
<line> G. G. Ma*ques </line>
<line> O. J. Sabb*g </line>
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<line> 1) con*epção e planejamento. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 2) anál*se e in**rpret*ção *os dados. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
</par>
<par>
<line> *) el*boração do rascunho ou na re*isão crítica do conteú*o. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> 4) pa*tici*açã* na aprova*ão da versã* final do manus*ri*o. </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> X </line>
</par>
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<line> Rev. FSA, Teresina, v. 18, n. 9, art. *, p. 26-46, *et. *021 </line>
<line> www4.fsanet.com.b*/revista </line>
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