<document>
<page>
<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.fsanet.com.*r/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*i*a, *. *8, n. 9, art. 2, p. 26-46, set. *0*1
</line>
<line>
I*SN Impresso: 180*-6356 ISSN *letrô*ico: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.12819/2021.1*.9.2
</line>
</par><par>
<line>
Prot*colo Desenvolvido para Avaliaç*o *e Process*s n* Gestã* *e Propriedade **ral: Um
</line>
<line>
Estud* de Caso
</line>
<line>
Prot*col D*v*loped for *valuation of **oces*es in Rura* Pro*erty M*n*gement: * Case Study
</line>
</par><par>
<line>
Karina Mi*it*o Garcia
</line>
<line>
Acadêm*** do curso d* Engenharia Agr*nômica pe*a Faculdade *e Engenharia de I*ha *olteira (FEIS/UN*SP)
</line>
<line>
E-mail: K*ri*amgarci*.*8@hotma*l.c*m
</line>
<line>
Carlos Sér*i* *ândido J*nior
</line>
<line>
Acadêmico d* c*rso de Eng*nharia Agro*ômica pela Faculd*de d* Engenharia d* Ilh* So*teir* (FEIS/UNES*)
</line>
<line>
E-m*i*: carlos_ag*ono*ia@outlook.com
</line>
<line>
*abriela Gomes Marques
</line>
<line>
Acadêmi*a do curso de Eng*n*a*i* Ag*onôm*ca p**a Faculdade de En*e*hari* de Ilha Sol*eira (FEI*/*N*SP)
</line>
<line>
E-mail: gabigomesm@hot*ail.co*
</line>
<line>
O*ar Jorge S**b*g
</line>
<line>
Pó*-Doutor e* Zootecnia (**onomia e *olític*s Pública*) pela *NESP/FEIS
</line>
<line>
*outorad* em Geo*rafia (pla**jamento a*biental e gest*o) pe*a *NESP/FCT
</line>
<line>
Professor A*s*ciado d* Faculd**e de En*enharia de Ilha Solte*ra (FEI*/*NESP/DFTASE)
</line>
<line>
E-mail: omar.sa*bag@unes*.br
</line>
</par><par>
<line>
Endereço: Karina Milit*o Garc*a
</line>
<line>
*ditor-Che*e: Dr. Tonny *erl*y *e Al*ncar
</line>
</par><par>
<line>
Av. Brasi* Centro, 56 - CEP: 15.385-00*, Ilha
</line>
<line>
Rodr*gue*
</line>
</par><par>
<line>
S*lteir*/SP, Brasil.
</line>
</par><par>
<line>
Endereço: C*rlos Sérgi* Câ**ido Jún*or
</line>
<line>
Art*go rec*b*do em *6/08/2021. Última
</line>
<line>
ve*são
</line>
</par><par>
</par>
</page><page>
<par>
<line>
**otocolo Dese*volvido para Aval*aç*o de P*ocessos *a Gestão d* Propri*dade Rural: Um Estudo de Caso
</line>
<line>
27
</line>
</par><par>
<line>
RESUMO
</line>
</par><par>
<line>
A **ministração e g*stão da propriedade rura* f*zem-se de*asiadame*t* n*cessárias para que
</line>
</par><par>
<line>
a atividad* agrícol* g*re bons resultados. N*sse sen*i*o, acompanhamento do proc*sso *
</line>
<line>
produtivo *ef*ete na sust*ntabilida*e do neg*c*o p**a o p*o*u**r rural. *est* f**ma, o *res*n*e
</line>
<line>
tra*alho *eve por obj*t**o apres*ntar u* protoc**o *esenvolvi*o para avaliação de proce*sos
</line>
</par><par>
<line>
na gestão da propriedade rural, *a forma de simulação aplica*a a um estudo de caso
</line>
<line>
na
</line>
</par><par>
<line>
piscicultu*a, comp*sto por instrumentos *ásicos qu* con*igura* b*as pr*ticas de gestão. Os
</line>
</par><par>
<line>
resu**ado* mostraram
</line>
<line>
* ue o
</line>
<line>
produtor
</line>
<line>
*m questão obteve uma média de 72,5%, sendo
</line>
</par><par>
<line>
**assificado como a*to nível de gestão, o q*e expr*ssa um diferencia* competitivo para
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
segmento e* que atu*. Con*lui-se que um projeto de *odelaç*o e gerenci*mento
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
pr*cess*s rel*ciona*os
</line>
<line>
ao sistema de gestão *onstitui uma impor*an*e ferramenta
</line>
<line>
*e
</line>
</par><par>
<line>
orientação, por mei* de um modelo *e manualizaçã* e avaliação de *eus procedimentos.
</line>
<line>
**lavras-chave: *dministraçã*. Agronegócio. Modelaç*o. *isual *a*ic for applications.
</line>
<line>
A*STRACT
</line>
<line>
Th* administration a*d ma*a**ment of rural pr*perty *s too nece*sary fo* the agricultural
</line>
</par><par>
<line>
acti*it* t* pro*uce good r*sults. In this sen*e, t*e mon*toring of th* pr*duct*on
</line>
<line>
proce*s
</line>
</par><par>
<line>
r*flects the busi**ss susta**ability for th* r*ral produc*r. Th*s, t** present paper ai*e* to
</line>
<line>
present a protocol dev*loped to eva*uate process*s in the m*nagement o* ru*al p*opert*, in the
</line>
<line>
form of *imula*ion applied to a cas* stud* in *ish *arming, comp*sed of b*sic i*s*ruments tha*
</line>
</par><par>
<line>
c*nf*g*re
</line>
<line>
go*d managem*nt practi*es. The r*sults sho*ed that the producer ob*ained
</line>
<line>
an
</line>
</par><par>
<line>
av*rage
</line>
<line>
of 7*.5%, being classified as a **gh
</line>
<line>
level of m*nagemen*, which expresses
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
competitive diff*rential fo* the se**en* in which it ope*ates. It ** *onclu*ed that a *odeling
</line>
</par><par>
<line>
and manag*ment *r*ject re*a*ed *o th* mana*e*ent system is an important
</line>
<line>
guidi*g tool,
</line>
</par><par>
<line>
through * *odel of manualiz*tion and eva*uat*on of i** p*ocedures.
</line>
</par><par>
<line>
K*ywords: Ad*inistration. Ag*ib*siness. Modeling. Visual ba*ic f*r appli*ations.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. F*A, Teresina **, v. 18, n. 9, a*t. 2, p. 26-46, *et. 202*
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
K. M. Ga*cia, C. S. **ndido Júnio*, G. G. Mar*u**, *. J. *a*bag
</line>
<line>
2*
</line>
</par><par>
<line>
1 *NTROD*ÇÃO
</line>
</par><par>
<line>
O agrone*óci* ca**cteriza-se *omo um conjunto de atividades q*e e*vo*vem diversos
</line>
</par><par>
<line>
processos como *as
</line>
<line>
operaçõe* de produção, comercia*i*aç*o e d*stribuiçã* da* mat*r**s-
</line>
</par><par>
<line>
primas, insum*s, *rodutos e serviços a*ropecuários. Desta f*rm*, a*range a *dei* de cadeia*
</line>
<line>
*ro*u*ivas, forma*a* por atividades in*erd*****entes e *equenciais, ou seja, ant*s, durante e
</line>
</par><par>
<line>
depois da atividade agríco** específic*, *e*de o pro*utor rur*l, a *ndú*t**a
</line>
<line>
de i n* u* os ou de
</line>
</par><par>
<line>
**ansformaç*o da colheita até o pro*uto chegar ** se* c*nsu*idor final (GRAF, 20*6).
</line>
</par><par>
<line>
Tão impo*tant* quanto os de**is setores d* economia br*sileira, a a*rop*cu*r*a é
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
propulsora par* *s *egmentos pré e *ó*-*roduçã* dian*e do *etor um* prop**e*ade rural, e*
</line>
</par><par>
<line>
*ista q** economia e os demais *gentes *co*ômicos ir*o buscar a maior *arte de sua* a
</line>
<line>
necessida*e* em *erm*s de maté*ias-p*imas e energi*, *e**o també* para o ambiente qu* ela
</line>
<line>
de*car*ará seus re*íduos (*O*RA, **10).
</line>
<line>
Ne*te sentido, por meio da *onf*guração e repr*s*nta*ão de ** conjunto d* taref**
</line>
<line>
dist**buídas d* m*ne*r* estratégica, é possí*el mapear e descr**e* as et*pa* a se*em *eguidas
</line>
<line>
dur*nt* o p*ocess* de g***ão.
</line>
<line>
Produ*ores de bai*a te*nificação não sabem diferenciar quais são seu* cust*s, lucros e
</line>
<line>
obrigações. De acor*o com Souza (2004), a ausê*cia de capacitação af*ta o dese*penho
</line>
<line>
econômico e *ro**tivo do *g*onegó*io em no*so país, f*ze*d* c*m que * setor pe*ca
</line>
<line>
r*n*abil*dade. Assim, avali*r o nível de ges*ão em **ojet**, p*nde**ndo seu* c*stos, po*e ser
</line>
<line>
decisivo pa*a m*nte*-se *m uma *et*rminada atividade. A gestão, não s*men** l*mitada aos
</line>
</par><par>
<line>
cust*s, *ai fazer c** que os investime*tos sejam fe*tos de forma dev**a, resul*an*o *ucro
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
quem pr*du*.
</line>
</par><par>
<line>
O *esenvo*vimento rural é um *rocess* *ssocia** à mod*rnização d* a*ricultu*a,
</line>
</par><par>
<line>
decorren*e da utili*aç*o
</line>
<line>
ou incor*oração d* nova* t*c*ologias *o processo *rodu*ivo
</line>
</par><par>
<line>
(GASTAL, 1997), garantindo o a*mento de pro*uç*o co* mai*r efetivi*ade. É d* se de*tacar
</line>
<line>
o impacto que algumas tecnol*g*as transvers*is podem gerar no *erenc**ment* dos sistemas
</line>
<line>
ag*oin*ustri**s em agricultura f*mil*ar.
</line>
<line>
Segu**o Bastos (200*), as tecnolo*ias trouxeram *n*meras e prof*nda* m**anças
</line>
<line>
so*iais e culturais, p*rmitindo o *so de *pa*elh*s e máquinas d* for** a fa*ilitar as taref*s
</line>
</par><par>
<line>
human*s, inc*usive *o **io rural. O computador não é somente mais uma
</line>
<line>
*nvenção
</line>
</par><par>
</page><line>
e*etrônic*, mas u*a poderos* f*rra*enta que a*terou a* re*açõe* *con*micas. Morei*a (200*)
</line>
<line>
de**aca qu* a *ecnologi* da *nformação possui o potencial de controlar, pr**e*sar e cria*
</line>
<line>
R*v. FSA, *eresina, v. 18, n. 9, art. 2, *. 26-46, set. 2021 *ww4.f*a*et.c**.b*/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Protoc**o D*senvolvi** p*ra *v*liação d* Pro*e*sos *a Ges*ão de Pro*rieda*e Rural: Um Estudo de Ca*o
</line>
<line>
29
</line>
</par><par>
<line>
informaçõ*s, sobret*do através do *so dos sis*emas de i*formaç**, uma das ferrame*tas *ais
</line>
<line>
utiliz*das no apoio às fu*ções admini*trati**s, aplicadas também ao produtor rural.
</line>
<line>
De acordo com Mach**o (200*), têm-*e re*onhecido a capacidade das Te*nolog*as da
</line>
<line>
Informação e Comunicação em im*act*r a *oor*ena*ão de cad*ias produtivas e **
</line>
</par><par>
<line>
cara***rístic*s estruturai* *os *ercados, por*ue possibil*ta
</line>
<line>
diminuir os c*stos de transaç*o,
</line>
</par><par>
<line>
estimula*do mu*anças na estru*ura de coo*den*ção, com efei*os como mol*ar as bases
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
co*petição * ace*erar o processo de co*rdenaç*o e **an*formaç*o d*s organizaçõ*s.
</line>
</par><par>
<line>
Pa*a Castro Neto, Pinhe**o e Coelho (2007), a gest*o d* informação se torna cad* vez
</line>
<line>
ma*s um fato* de *iferencial pa*a o *ucesso do setor agrícola. A utili*ação d*s Te*n*logi** de
</line>
</par><par>
<line>
Inf*r*aç*o permite um **ior controle dos proc*ss*s que ocorrem durante *s *tapas
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
produção, abr**d* n*vos camin**s para * obtenção de ma*or *ficiênc*a e lucro na *rodu*ão.
</line>
</par><par>
<line>
O uso das tecnologias de informação no meio
</line>
<line>
rural pro*or*iona *ivers*s *enefíci*s,
</line>
</par><par>
<line>
p*incipalmente qua*do se ob**rva a possibilid*d* da tra*sformação do *onhecimen*o
</line>
<line>
adqu*rido em i*formações prátic*s, co*t*ib*indo para o d*s*nvolvim*nto do setor agrícola. *
</line>
<line>
transferência de infor*aç*es p*ra * setor agrá*io surge c*mo ve*culo de informação qu* pod*
</line>
<line>
contribuir para um* mu*ança soci*l (F*EIRE, 1984).
</line>
<line>
Para Marion e Seg*tti (20*6), o desenvolvimento de novas tecno*ogias proveni*n*es *a
</line>
<line>
tecnologia de i*fo*mação, bio*ec*ologia, avalia*ões n** m**anças de perfil do consumid*r e
</line>
</par><par>
<line>
ampliação da *oncorrência,
</line>
<line>
associados à comp*ex*dade e
</line>
<line>
di*amismo
</line>
<line>
dos mercados
</line>
<line>
atuais,
</line>
</par><par>
<line>
afet*m a gest*o ru*al e sua* *eci*ões estr*t*gicas, p*es*ion*ndo os prod*tores a *e*li*are* o
</line>
<line>
remodelamento *as tarefas e a fo*ma de resolução de problem*s *té e*tão tid*s me*mo co*o
</line>
<line>
insolú*eis pelo *e*ueno produtor.
</line>
</par><par>
<line>
Ferramentas gere*ci*i* que *ntegrem a
</line>
<line>
gestã* administrat*va *o* co*tro*es t**ni*os
</line>
</par><par>
<line>
são imp*rta*tes para a
</line>
<line>
competit*vidade do negócio, pois d**tacam
</line>
<line>
os i*dicadores
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
d*sem***ho e os si*te*as de custeio, garan*indo o s*cesso e a su*ten*abi*id*de dos p*quen*s
</line>
<line>
empreendimento* rurais, os quais são d* vital i*portâ*cia ao conglomerado a*roindustrial do
</line>
<line>
país (SANTOS *t al., 2009).
</line>
<line>
D*ante desse contex*o, o presente t*aba*ho t*ve p*r objetivo **resentar um pr*tocolo
</line>
</par><par>
<line>
desenvolvido pa*a avaliaçã* *e pr*cessos n* gestão
</line>
<line>
da p*op*iedade *ural, na *orma
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
simulação ap*icada a um estud* de cas*, c**po*to p*r ins**umentos básicos *ue c**figuram
</line>
</par><par>
<line>
boas práticas de gestão, alia*do setores como
</line>
<line>
pla*ejamento, cu*tos, qualid*de,
</line>
</par><par>
<line>
comercial*z*ção e melh*ria d* *roces*o*, de for*a a contribuir, como ferr*m*n**
</line>
<line>
** apoi*,
</line>
</par><par>
<line>
para uma boa organi*ação e e*ec*ção das atividades *eali*a*as pelo produtor rural.
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. FS*, Teresin* PI, *. *8, n. 9, *rt. 2, p. 26-46, set. 2021 www4.f*anet.*o*.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
K. M. Garcia, C. *. Cândi*o Jún*or, G. G. Marque*, O. *. Sa**ag
</line>
<line>
30
</line>
</par><par>
<line>
* REF*RENCIAL TEÓRICO
</line>
</par><par>
<line>
2.1. Desenvolvimento a*rope*uário e tecno*ogia d* informação
</line>
</par><par>
<line>
O d**en*olvimento de t*cnicas de gestã* que considerem as particul*rida**s
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
limitações da agricultur* f*mil*ar e as *aneiras utilizadas par* se inseri* de forma competiti**
</line>
<line>
e sustenta*a no mercado são poucas e mal adaptada*. Embora existam diversas o*ções de
</line>
<line>
softwares livre* de gestão financeira, d* admin*stração, de co*t*b***dad* e de *nálise d* custos
</line>
</par><par>
<line>
de produção, estes não
</line>
<line>
contemplam todas as *ar*cterísticas que envol*em * agricultura
</line>
</par><par>
<line>
familiar (DEPON**, 2014).
</line>
<line>
Po****t*, as que*t*es q*e envolvem o p**cesso de g*stão re*resent*m u* fator crítico
</line>
</par><par>
<line>
*ara o desenvolvimento
</line>
<line>
d* agric*lt*ra familiar naci*nal. Dian*e *isso, é *undamental
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
ap*rfeiçoamento das estratégias de açã*
</line>
<line>
exer*idas *or órg*os d* extensão ru*al, para q*e
</line>
</par><par>
<line>
a*sim sejam transmiti*as aos produtores famili*res **portantes n*çõe* gere*ci*i*, i*clu*n*o
</line>
<line>
aspectos de *lanejamento, **ntrol*, com**cialização * análise e*onômica da prod*ção. Com
</line>
<line>
*ssas n*ções, o produtor poderá toma* d**isões mai* rápid*s e efici*ntes, *o*nando o seu
</line>
<line>
negócio mais comp*ti***o (BUAINAIN; BATALHA, 2*07).
</line>
</par><par>
<line>
As mudanças sofri*a* pela eco*omia mu*dial, p*r**cu*armente * abertu*a
</line>
<line>
dos
</line>
</par><par>
<line>
mercado* e as n***s exigê*cias dos consumido*es, culmi*aram no aumento *a nece*s**ade de
</line>
<line>
maior efic*ência *a *rodução e na ges*ão das a*ividades *grícolas. Assim, al*m da adoção de
</line>
<line>
novas tecnolo*ias economicamente viávei*, os sistemas de p*odução *ambém d*vem *er
</line>
<line>
ambientalm*nte c*r*etos e so*ialmente justos, aten*e*do os re*uisi*os *a sustentabilid*de.
</line>
</par><par>
<line>
Para isso, é de gra*de imp*rtância * ca*acitação dos produtor*s rurais, *om
</line>
<line>
ên*a*e
</line>
<line>
nas
</line>
</par><par>
<line>
var*áveis *ue a*etam a gestão de sua ati*i*ad* (COLETTA e* al., 20*3).
</line>
</par><par>
<line>
O uso *e métodos de gestão nas pe*ue*as propried*d*s lhe* propor*io*a me*hores
</line>
</par><par>
<line>
condições pa*a
</line>
<line>
a sua inserção no* mercados e, con*equentemente, ma*ores ganhos
</line>
</par><par>
<line>
ec*n*micos para gera*ão de renda p*las *amílias de *gric**tores (MARION; SEGATTI, a
</line>
<line>
20*6).
</line>
<line>
De acordo *om Lou**nzan* e Souza (2005), a a*ministração d*s recursos financeiros e
</line>
</par><par>
<line>
orçamen*ários de uma pro*riedade rural fornece
</line>
<line>
informações que possi**lit** a opção
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
analisar a vi*bi**dade *e investimentos diante dos recursos disponíveis, por meio
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
identi*ic*ç*o e a*aliação de rec*i*as e despe*as, p*rmitindo ao administrador tomar *ecisões
</line>
<line>
de forma segura e efic*z.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. F*A, *e*esina, v. 18, n. *, ar*. 2, p. 26-46, set. 2021
</line>
<line>
www*.fsanet.com.b*/*evista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
P*o*ocolo Dese*volv**o para Avaliação de P*o*essos na Gestão de Propri*dad* Rural: Um Estudo de Caso
</line>
<line>
31
</line>
</par><par>
<line>
A *tili*ação de *errame*tas que ajudem na gestão financeira da agricultura familiar é
</line>
<line>
restri*a, pois muitos agric*ltores *ão *etêm o *o**ec*men*o da importância e funcionalidad*
</line>
<line>
da vi*bilidade e*onô*ic* e* um empreendimento. Assim, "a ge*tão *i*an*eira * *m c*njunto
</line>
</par><par>
<line>
de açõ*s
</line>
<line>
e pr**edimen*os admin*st*ativo* que envolvem o
</line>
<line>
planeja*e**o, a análise e
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
con*rol* das ativid*des financeiras da empre*a" (L*Z, 2*09).
</line>
</par><par>
<line>
Segundo Queiroz e Ba*alha (2005), * crescimen*o da concorrência
</line>
<line>
diante
</line>
<line>
dos no*os
</line>
</par><par>
<line>
pa*rões d* mer*ado é uma real**ade inco*tes*ável. Isto se de*e a fatores como *inamismo e
</line>
</par><par>
<line>
co*plexid*de dos mo**los atuai*, mudanças constante* e dif*re*ç* de pe*fi*
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
consumidores, n*vas tec**logi*s oriun**s de tecnologia *e i*for*aç*o (TI) e
</line>
<line>
*íve*s de
</line>
</par><par>
<line>
*ncerteza *res*entes, que inte*fer*m nas tomadas d* de*isão, afetando a *estão da p*opriedade
</line>
<line>
ru*a*.
</line>
<line>
Para que os inv*stimentos gerados *m torn* dos processos a*ropecuários se trad**am
</line>
</par><par>
<line>
numa *cono**a forte e pl*name*te s*stent*vel, os prod*tor*s, as *groindústrias e
</line>
<line>
os
</line>
</par><par>
<line>
p*o*iss*ona** liga*os *o se*or devem bu*car * consi**rar no*as
</line>
<line>
tecnolog*as, pri*riza*
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
**ualização de inf***açõe* e adotar m**anismos de *prendizagem e de fo*mação *ro*i*sional
</line>
</par><par>
<line>
* e**resarial, *ara que nã* fiquem des*ocados do ambiente em que est*o inse*idos ou
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
**spect*va *adeia produtiva. Pa*te de*tas i*certezas e am*aç*s que circundam pr*cesso o
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
gestão
</line>
<line>
d* *m empreendimento p*de ser re*olvid* com o dese*volvimento de u* sistema
</line>
</par><par>
<line>
gerenc**l
</line>
<line>
de planejame*to cu*t** e
</line>
<line>
ag*o*e**ári*s, at***és do qual o produ*or ou empresário
</line>
</par><par>
<line>
rural p**sa gerenciar su*s atividades
</line>
<line>
*ecuária, a*rícola *u qualquer o*tra atividade rural,
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
fo*ma integrada ** independente (MARION; S*GATTI, 2006).
</line>
<line>
Vieira, Bernar*o e S**t\Ana (20*5) argumentam que a ne*essidade pela informaç*o
</line>
<line>
no meio rural t*m fe*to os pr*dutores buscar*m **vos meios pa*a o acesso às política*
</line>
<line>
públicas, às inovações tecnológicas e às prática* a*rícolas. Entret*nto, essas inf**m*çõ*s
</line>
</par><par>
<line>
mui**s
</line>
<line>
vezes não estão disp*ní*eis para o produtor rural,
</line>
<line>
p*inci*almente par* públic* o
</line>
<line>
*a
</line>
</par><par>
<line>
agricultura familiar.
</line>
</par><par>
<line>
Assim, *s t*cnologias
</line>
<line>
de *nf*r*ação (TI) sã* importantes **rrame**a* capazes
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
af*tar substancialmente a g*s*ão d*s negó**os, servindo como instrumento d* com*nicaç*o e
</line>
<line>
co*rdena**o *e um dado sistema agroindustrial, na qu*l *roporcio*am um p*o*resso
</line>
</par><par>
<line>
ex*r*ssivo
</line>
<line>
nas *tapas
</line>
<line>
de pla*ejamento * controle
</line>
<line>
*e produção, logística,
</line>
<line>
*lém ** **ões
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
an*lise e contro*e de *us*os de produção e comer*ializ**ão, viabilizando o aumento
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
</page><line>
*ficiência e eficácia das **deias p*odutiv**. P*r*m, por outro la*o, podem l*var à e*c*us*o *e
</line>
<line>
pequen** produtores que *ão *ossuem a*esso à tecnologia, de acordo c*m o m*rcado *m *ue
</line>
<line>
*e inserem (BATALH*; B*AINAIN; SOU*A, 2005).
</line>
<line>
Rev. FSA, **resina *I, v. 18, n. 9, a**. *, p. 26-46, set. 202* w**4.fs**et.c*m.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
K. M. Ga*ci*, C. S. Cândido J*nior, G. G. Marque*, O. J. Sabbag
</line>
<line>
32
</line>
</par><par>
<line>
Ferramentas g**enciai* q*e in*eg*em a gestão administrativa a *odelos mais
</line>
<line>
tecnológicos são im*o*tantes pa*a a competi*ividade do neg*cio, pois des**cam os indicado*es
</line>
</par><par>
<line>
de desempenho, *lé* de ge*irem o custo, garantindo o suce*s* e a
</line>
<line>
sustentabilidade dos
</line>
</par><par>
<line>
pequenos emp*eendi*entos rurais, o* q**is são de vital *mp*rtânc** a* país (SANT*S et al.,
</line>
<line>
20*2).
</line>
<line>
Segundo O\*rien e M**aka* (2*13), os sistema* de i*fo*mação implementad** no
</line>
</par><par>
<line>
mundo dos negóc*os hoje podem ser *lassificado*, dentre *s q*ais, como sis*emas
</line>
<line>
*e apoio
</line>
</par><par>
<line>
gerencia*, de*tinados ao fornecimento de i*formaç*es para dar suporte a diversas
</line>
<line>
responsabilid*de* de *omada de decisão, tais como um sistema de inf*rmação ger*ncial o*
</line>
<line>
*uporte de decisão.
</line>
<line>
De acord* co* Thieves (2001), a *e*hori* de *rocessos *ignifi*a uma mudança *a
</line>
<line>
*ostura ad**nist*ativa trad*cional, rep*e*entad* pel* gestão de ativid*des execut*das
</line>
<line>
individ*alm*nte para uma visão global e dinâmica. Dess* for*a, possibilita a compreensão de
</line>
<line>
como os proce*sos são ex*c*tados e p*r*ite uma v*são holístic*, objetivan** a uma mel*o*
</line>
</par><par>
<line>
comp*eensão do tod*
</line>
<line>
organizacio*al, deven*o ser incorporada pela cult*ra organizaciona*
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
co*st*uída de forma gradat*va.
</line>
<line>
Segu*do *rr*es (*993), dentre os fatores que age* c*mo *mpulsio*adores da
</line>
</par><par>
<line>
agroinformá*ica *est*c*m-se a
</line>
<line>
necessi*ad* das orga*izaçõe* *o
</line>
<line>
setor, u*a*do as tecnol*gias
</line>
</par><par>
<line>
da informação pa** tornarem ma*s eficazes as f*ses
</line>
<line>
di*eta * indireta de seus processo*
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
*tivid*des, *em como o inter*sse *as organizaç*es pel* *eto* a***cola, *end* v*sto c*mo um
</line>
<line>
mercado em pl*na exp*nsão.
</line>
</par><par>
<line>
O cenário atual em que as atividades eco*ômic*s e*tão inseridas s*bmeteu
</line>
<line>
*s
</line>
</par><par>
<line>
organ*zaç*es * novas estratégias g*renci*is que explorem mais agilidade, eficiên*ia,
</line>
<line>
juntamente com a busca pela s*sten**bilidade, o que requer o alinham*nto entre os objetivos
</line>
</par><par>
<line>
organizacionais e os objeti*os do mercado. D*ante d*sso, *urge* *iv*rsa* *roposta*
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
mudanç*,
</line>
<line>
desde a
</line>
<line>
adoção de outras tecnologias gerenciais até mesm* novos modelo* *e
</line>
</par><par>
<line>
ges*ão, como a de pro*essos (PRADELLA, 2009).
</line>
<line>
O gerenciame*to dos **scos na org*niza*ão vis* * elim*nação ou redução do* impactos
</line>
</par><par>
<line>
dos *ventos que possam afetar os ob***ivos estrat**icos, caso eles venham se ma*e*ializ*r a
</line>
</par><par>
<line>
por me*o d* identificação, da avali*ção e da resposta aos riscos. Por ou*ro lado, at*avés
</line>
<line>
**
</line>
</par><par>
<line>
gestão de risco*, também é
</line>
<line>
possível a identificaç*o de
</line>
<line>
oportu*idades e de melhori*s nos
</line>
</par><par>
<line>
processos *e n**ócio (NOGUEIRA, *009).
</line>
</par><par>
<line>
Neste âmbito, a mel*oria d* proc*ssos c*ntribui como uma ferram*n*a de controle
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
organi*ação, através da análise do pro*es*o atual para
</line>
<line>
*ompree*são de como ele poder* se*
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. FSA, Ter*si*a, v. 18, n. 9, art. *, p. 26-46, *et. 2021
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/r*v*st*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Proto*ol* Desenvolvi*o para Avaliação d* *roc*s*os na Gestã* de P*opriedade R*ral: Um Estudo de Caso
</line>
<line>
3*
</line>
</par><par>
<line>
oti*izado, identi*icand* g*rgalos e imperfeiçõe*, pos*ibilitando o desenvolvendo d* novo*
</line>
<line>
mé*odos que *usquem alte*nativas viáve*s p*ra r*dução de cu*to*, o*imiz*ção de tempo e
</line>
<line>
aumento de resu*ta*os.
</line>
<line>
3 *ETOD*L*GIA
</line>
<line>
Ini*ialmente, a p*squisa pr*pôs-se em *j*star quais ** parâmetros ut*lizados de forma
</line>
</par><par>
<line>
a f*ndamentar *s bo** processos de gestão adot*dos pelo
</line>
<line>
**odutor ru*a* e, d* acordo *o*
</line>
</par><par>
<line>
Sou*a (2004), com maior *nfoque às questões relacionadas ao si*tem* de gestão, abordando
</line>
</par><par>
<line>
el***nto* como *rodução, planej*m*nt* e controle de produção, no qual foi aplicado
</line>
<line>
um
</line>
</par><par>
<line>
*é*odo quantitativo e qualita*ivo de pesqu*sa de*cri*iva. Destaca-se que este mo*elo pr*post*
</line>
<line>
de proto*olo de *estão (Figu*a 1) f** elab*rado po* a*un*s *ntegr*ntes *o GEA*-Agro (Grupo
</line>
<line>
de Estudos e* *conom*a * Administraç*o para o A*ronegócio) d* Faculdade *e Engenharia
</line>
<line>
da UNESP - camp*s de Ilh* Sol*eira/SP e* 2019.
</line>
<line>
V*le *estacar q*e a referida pes*uisa tratou-se de um es*udo d* caso. Se*undo Yin
</line>
<line>
(2009), o e*tudo de caso é um método de *esquis* *ue ut*liz*, geralmente, dado* *ualitativos,
</line>
</par><par>
<line>
coletados a parti*
</line>
<line>
de eve*t*s reais, com o objetivo de **plicar, explo*ar ou descrever
</line>
</par><par>
<line>
fenômenos atuais inserido* em seu próp**o contexto.
</line>
<line>
Fig*ra * - *rotocolo desenv*lvido para ava*i*çã* de **oc*ssos *a ge*tão *a
</line>
<line>
propr*edad* *ural.
</line>
</par><par>
<line>
Font*: a*to*ia própria, 201*.
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. FSA, *eresina PI, v. 1*, n. 9, art. 2, p. 26-46, set. 2021
</line>
<line>
www*.fsanet.com.b*/revis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
K. M. Garcia, C. *. C*ndido J*nior, G. G. Marques, O. J. *a*bag
</line>
<line>
34
</line>
</par><par>
<line>
Neste sentido, *a*a a real*zação de u* teste pil*to, fo* *eal*za*a um* s**ulação junto a
</line>
</par><par>
<line>
um p*scicultor do muni*ípio de Santa *lara D\O*ste/SP (regi**
</line>
<line>
do reservatório de Ilha
</line>
</par><par>
<line>
So*teir*), para *ma pro*ried*de que cultiva a til*p*a em sistema i**ensivo, com *en*idades
</line>
</par><par>
<line>
entre *4 a 1*1
</line>
<line>
*g/m3 **ra tan*ues de 3x3x2,2m (2.000 peixes/tanqu*) e
</line>
<line>
59 a 69kg/m3 p*ra
</line>
</par><par>
<line>
tan*u*s *e 6x6x4m (10.000
</line>
<line>
p*ixe*/*an*ue), para melhor expor os resultad*s em sua
</line>
</par><par>
<line>
interpre*ação.
</line>
</par><par>
<line>
Para o dese**olvim*nto da pesqu*sa, *oram elaborad*s tóp*cos na f*rma de 41
</line>
</par><par>
<line>
questõe* di*etivas e aplic*das
</line>
<line>
a* *isc*cultor (e* formato d* ques**oná*io diagnóstico),
</line>
</par><par>
<line>
*elacionando-s* * capacidad* de produção e lucros condizen*es com *s
</line>
<line>
q*atro *rincipais
</line>
</par><par>
<line>
*tap*s de gestão: p*anejamento (*ustos), comerciali*ação (mar*eting * ve**as),
</line>
<line>
qualidade
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
me*ho**a de p*ocessos, avali**do-se desta fo*ma o tipo de gestão ado*ada pe*o produt*r e,
</line>
<line>
concomit*ntemente, *tribuind* notas de aco*do co* os *ados *orneci*os.
</line>
<line>
P**a a c*m*il*ção e melh*r ex*bição das que*tões, foi adotada uma plataforma dentro
</line>
</par><par>
<line>
d*
</line>
<line>
Soft*are Microsoft Excel®, utilizan*o li***agem em Visua* Basic for Applications®
</line>
</par><par>
<line>
(Figura 2). Desta forma, as questões for*m divididas *m tóp*cos e *l*ss*ficadas com va*or de
</line>
<line>
Zero (0) * Um (1), se**o 0 cor*espon*ente * afirmação negativa e 1 par* afir*ação pos**iva
</line>
<line>
relacionada a cad* ques*ão e respec*iv*s pesos atribuídos a c*da variável. A*ós a *nser*ão dos
</line>
<line>
dados, a plat*f*rma gera de forma auto*atiz*da os result*dos na forma d* *ráficos em barras,
</line>
<line>
conside**ndo *ma nota ent*e 0 e * para cad* tópico ana*isado.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, T*r*sina, v. 1*, n. 9, *rt. 2, p. 26-46, set. 2*21
</line>
<line>
w*w4.*s*ne*.com.br/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Protoc*lo *ese*volvi*o p*r* Avaliação de Processos na Gestão de P*op**eda*e *ural: Um Estudo de *aso
</line>
<line>
35
</line>
</par><par>
<line>
Fig*ra 2 - Pro*ocolo de gestão utilizando Visual Basic for *pplications.
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: *utoria própria, 20*9.
</line>
<line>
De acordo *o* Pre*s*an (2011), um progr**a co*pu*aci*nal consiste *m um* série
</line>
<line>
d* *nstruç**s *ue descrevem uma tarefa a ser executada, ou seja, desem**nha algo de*ejad* e
</line>
<line>
visa f*cilitar diver*as ativid*de* des**volvida* pela hum**idade.
</line>
</par><par>
<line>
Segundo Cruz et. al. (2017), *isual Basic for Ap*lications® é o nome da*o
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
l*n*uagem de *rogramação computacional cr**d* pela M*cros**t, que se va*e de u*a maneira
</line>
<line>
de tra***ho *ráfica * de*onstr*tiva. A linguag*m é um **rônimo p*ra "código de in*tru**o
</line>
</par><par>
<line>
mu*t*fun*ional para iniciantes" em inglês, e * ter*o "v*su*l
</line>
<line>
progr**m**g" *e refere
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
qualqu*r linguagem que p*r***e *o* usuári*s a mani*ulação gráfica dos *eus elemento*.
</line>
<line>
Co*siderando as notas entre 0 e 1, os p*anos de ação devem se *oncentrar nos t*p*co*
</line>
<line>
com as notas m*is baixas. O ponto e*ato para a aç*o no tó*ico podem **r conferidos e* u*a
</line>
<line>
das *bas *a planilha, **e *ostra em ver*elho as per*unt*s *e c*da um, apre**ntando *alores
</line>
<line>
d* ze*o em vermelho.
</line>
<line>
*ara efei*o de *las*ificaçã* (tipificação) do produtor, *ara result*dos correspo*de*tes
</line>
<line>
à mé*ia das etapas d* gestã*, consi*er*ra*-se val*res de at* *0% (baixo n*vel de gestã*),
</line>
<line>
entre 51 e 69% (médio nível *e g*stão) e ac*ma de 7*% (alto n*vel *e gestão).
</line>
<line>
D*sta*a-se que a pr*pri*dade *m *ues*ã* *oi *asea*a ** met*dologia d**cr*ta por
</line>
</par><par>
<line>
Wünsch (1995), af*r*ando que * *scolh* consi**rou a
</line>
<line>
proposta da pes*uisa, de man*ira
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
</page><line>
forne*er ao pesquisad*r um **norama geral de orientação de desen*ol**mento correspo*dente
</line>
<line>
*ev. FSA, Te*esina PI, v. 18, *. 9, art. 2, p. 26-46, set. 2021 www4.**a*et.com.br/r*vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
K. M. Garc*a, C. S. Cândido Jú*ior, G. G. *arques, O. J. Sabbag
</line>
<line>
36
</line>
</par><par>
<line>
à* respec*i*as a*álises durante o levant*men*o dos *ados pri*ário*. Por*anto, * unidade
</line>
</par><par>
<line>
piscíco*a do sistema an*lisa*o foi definid* p*lo
</line>
<line>
p*squisador, em *un*ão lógica dos da*os
</line>
</par><par>
<line>
obt**o*, *onsiderando o cont*ole rigoroso dos d*dos p*los r*spectivos gestores.
</line>
<line>
4 R*SULT*DOS E DISCUSSÕES
</line>
<line>
Inici*lmente, a questão *a *estão de ne*óci*s é com*lex*, pois env*lve muita* áreas
</line>
</par><par>
<line>
relevantes *a logística,
</line>
<line>
gestão da qu*lida*e,
</line>
<line>
apuração e cont*ole de custos ao mark*ting que
</line>
</par><par>
<line>
afe*a* o resul*ado d* esforço
</line>
<line>
*e prod*tores, inseri*os form*lmente o* não em cadeias
</line>
</par><par>
<line>
pro*utiv*s e/ou s*stemas de produç*o contemporân**s. Os métodos de ges*ão empregados
</line>
<line>
pelos ag*ntes *con*micos afetam, de forma direta, os resultados obtidos e a sustentabi*idade
</line>
</par><par>
<line>
d* negócio. *e*e-se ter claro que tanto o *uc*sso do a*ronegó*io bra*i*eiro co**
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
viabilidad* futura
</line>
<line>
da *g*icultur* familiar
</line>
<line>
pass*m,
</line>
<line>
necessariamente, pel* *es*nv*lvimento
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
ca**cidade para ad*inistr*r de *orma ef*ciente a exploração de at*vid*des c*j* comp*e*id*de
</line>
<line>
e grau de exig*ncias vêm aumentando (BUA**AI*, 2006).
</line>
</par><par>
<line>
Cons*deran*o os *esultados sim*latór*os para * emp*esa p*scícola (Fig*ra
</line>
<line>
*),
</line>
</par><par>
<line>
correspo*de*te inici*lmente á*ea de "p*ane*amento", ela a*res*ntou *m *score geral à
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
50%, observando-s* menores valores atri*uíd*s à previsão de *astos e lucros, justificad* po*
</line>
<line>
alguns fatores, dentr* os quais de não poss*ir outra renda com*l*mentar à ativ*da*e (na
</line>
</par><par>
<line>
possibil*da*e de situaçõe* a*ve*sas) * n** fa*er uso
</line>
<line>
d* créd*to de investimento ou custeio
</line>
</par><par>
<line>
*es*inado à aq*ic*ltura, que supostam***e **deri*
</line>
<line>
g*rar mai*r e*uilíb*io du*ante os gasto*
</line>
</par><par>
<line>
*ef*re**es *o ciclo produ*ivo.
</line>
</par><par>
<line>
N*st* senti*o, o empreendimento u*iliza cap*tal
</line>
<line>
próprio pa*a investimentos
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
*tualmen*e
</line>
<line>
nã* pos*ui vínculo permanente com assistênci* externa (apenas quando
</line>
</par><par>
<line>
necessár*o), mes*o *orque os pro*rietár*os pos*uem f*rmação na á**a e, ainda assim, contam
</line>
</par><par>
<line>
*om atendiment* pós-vend* de alguns forneced*res de insumos, incluindo açõ*s
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
capa*i*a*ão e partic*paç*o em e*entos no set*r.
</line>
</par><par>
<line>
Vale res*a*tar que a empresa r*ral exige do e*presá*io decisões sob*e aspe*to*
</line>
</par><par>
<line>
i*te*nos (**o **
</line>
<line>
tecnologias, re*ursos financei*os, dent*e outros) *x**rnos da empresa e
</line>
</par><par>
<line>
(mercado), *ue influenciam diretam*nte su* im*lantação e controle (SOUZA et
</line>
<line>
a l .,
</line>
<line>
1995).
</line>
</par><par>
<line>
Assim, é importante qu* o *mpresári*
</line>
<line>
ou a*min*strad*r *a e*presa t*nham
</line>
<line>
amplo
</line>
</par><par>
<line>
conheciment* des*es fa**res, e que ta*s pos*am a*xil*á-lo na tomada d* decisões (BARBOSA,
</line>
<line>
2*0*).
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina, v. 18, n. 9, art. 2, *. 26-46, set. 202*
</line>
<line>
www4.fsa*e*.*om.br/r*vist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Protocolo Desenvo*vido **ra Avali***o de Process*s na *estão de Pro*riedade Rural: Um Es*udo de Caso
</line>
<line>
37
</line>
</par><par>
<line>
Figura 3 - Pai*el de resultados co* n*tas para cada tópico de ge*tão.
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: autor*a pró*ria, *019.
</line>
<line>
O pl*nejamento, segu*do Chiavenato (1998), pode se* *n*e*d*do como a fun*ão
</line>
<line>
ad***istr*tiva que *etermi*a ante*ipad*ment* q*ais *s ob*etivos devem ser seguidos e qual a
</line>
</par><par>
<line>
m**eira mais eficiente para
</line>
<line>
**ingi-los. Para Scarpelli (2001), o planejamento nas empresas
</line>
</par><par>
<line>
r*r*is d*ve contemplar todas as variáv*is que inter*erem *m ques*õe* *omo "o qu* produzi*",
</line>
<line>
no "q*ant* produzir" e *o "p*ra quando prod**ir".
</line>
<line>
Planejar é an*lisar os passos para atingir alg*m objetiv* proposto e obter o resu*tado
</line>
</par><par>
<line>
*s***ado de todo o esforç* feito. Co*respond* ainda ao e*ta*elecime*to de
</line>
<line>
*m
</line>
<line>
conjunto de
</line>
</par><par>
<line>
pr*vidências a serem tomad*s pelo *mpreen*ed*r s*bre as *ariá*eis e f*tores que exerce*
</line>
</par><par>
<line>
alguma inf*u*ncia no resultado f**al. A ideia de planejamento é determin**
</line>
<line>
o ca*inho
</line>
</par><par>
<line>
princ*pa* * ser seguido p*r toda
</line>
<line>
a **ganização, sendo que
</line>
<line>
duran*e **te percur*o será
</line>
</par><par>
<line>
nec*ssário con*t*ntemente analisar e revisar este cami*ho,
</line>
<line>
como forma de não perde*
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
dir*cioname*** plan*jado (ROSA, 2020).
</line>
</par><par>
<line>
Nesse context*, o plan*jamento nas pequenas empresas rura*s, tendo em vista
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
prop*iedade a**lisada, é visto como f*ndamental, *us*ando expandir os negócios de maneira
</line>
</par><par>
<line>
l*c**tiva, ate*dendo à* e**gên*ias e deman*as
</line>
<line>
do *ercado. Não basta só eficiênc*a,
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
neces*ár**
</line>
<line>
ef*tivid*de, interação e compreensão s*bre o meio e* *ue *e está in*luso,
</line>
</par><par>
<line>
prevendo *ções f*tu*as.
</line>
<line>
A ferra*e*ta do méto*o *e *rçamento é *e fundamental importâ**ia p*ra a atividade
</line>
</par><par>
<line>
rural, poi*, ap*s a etapa do
</line>
<line>
**a*eja**n*o est*até*ico, é n*c*ssário descrever as id*ias,
</line>
</par><par>
<line>
quanti*ica*d* os gastos (*usto* e investime*tos) e as re*eitas. Este d*ve*á ser feito com um
</line>
<line>
prazo míni*o de 12 me**s, dependendo d* p*ojeto (BARBOSA, 2019).
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. *SA, Teres**a PI, v. 18, n. 9, art. 2, p. *6-46, set. 2021
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
K. M. Garc*a, C. S. Câ**ido Júni*r, G. G. Mar*ues, O. *. S**bag
</line>
<line>
38
</line>
</par><par>
<line>
Para a agri*ultu*a fa*ili*r, esta tendê*c*a, *e bem gerenciada, po*e asse**r*r
</line>
</par><par>
<line>
alternativas interessantes
</line>
<line>
de desenvolvimento. *s unidades *ási*as de produção
</line>
<line>
a*r*col*
</line>
</par><par>
<line>
*am*l*ar, nor*almente de
</line>
<line>
pequeno porte, p*dem explorar melhores nichos b*seado* em
</line>
</par><par>
<line>
sistem*s **o*ut*v*s *ais naturais e saudávei*
</line>
<line>
* eco*ogica*ente cor*etos. A
</line>
<line>
prod*ção
</line>
</par><par>
<line>
org*nica, c*mo forma de dif*renciação de produtos or*undos da *gricu*tura familiar, seg*e
</line>
<line>
esta linha d* negóc*o. *o enta*to, c*** em qualquer pr*cesso de dif*renciação, * necessário
</line>
<line>
que o pro*utor sej* capaz de *arantir, a partir d* normas e procedimentos *ré-e*tabelecidos,
</line>
<line>
*ue es*a produçã* ma*te*ha *s atributos de qualidade pr*metido* ao consumi*or
</line>
<line>
(BATAL*A; BUAINAIN; S*UZA, 2005).
</line>
<line>
Qua*to ao cronograma e sust*ntabilidade, ob*eve v*lores seme*hantes, porém *ais
</line>
</par><par>
<line>
ex*ress*vos, sobret**o com a*ões relaci*nadas
</line>
<line>
ao *es**rte de ó*eo de mot*res e reci*lagem
</line>
</par><par>
<line>
de sacos d* *ação.
</line>
</par><par>
<line>
De acordo com Si**a (2010), a sustentabilidade tem ga*hado *estaqu* no agron*gócio,
</line>
</par><par>
<line>
d*vi** à cres*ente conscie*t*za*ão **
</line>
<line>
necessidade de melho*ia
</line>
<line>
*as condi*ões ambi*ntais,
</line>
</par><par>
<line>
eco*ômicas e s*ciais, de forma a aumentar a qualidade de vi*a da popu**ção, preservando o
</line>
</par><par>
<line>
*ei* ambiente, g*rantind* bem de o*gani*ações sustentá*eis **onôm*cas. *ai* que o* *
</line>
<line>
benefícios à socieda**, a adoção de mecanismos *ustentáv*is te* *ido e*trateg**ame*te
</line>
<line>
elaborada como uma mane**a de diferenciaç*o de *rod*tos * também para inserção em alguns
</line>
<line>
merc*dos. Entret**to, a sustent*bilid**e n*o d*** ser vista s*men*e sob o aspecto ambi*n*al,
</line>
<line>
pois outros aspec**s es*ão re**ciona*os a ela, *o*o econômicos e sociais.
</line>
</par><par>
<line>
No qu* *e re*ere ao mercado agrícola, o empreend**en*o o*teve m*lhor
</line>
<line>
*e*ta**e,
</line>
</par><par>
<line>
fazendo-*e u*o de *plica*iv*s para mon*t*ria do *roce*so de produção * * existênc*a de mais
</line>
</par><par>
<line>
de *m único for*ecedor (para e*itar
</line>
<line>
ex*lusividade), em*or* não *xista rastreabilidad* na
</line>
</par><par>
<line>
produção ** tilápias.
</line>
</par><par>
<line>
Segu*** Conceição e Barros (*005), quan*o uma firma cer**fica seu p*o*u*o, *la
</line>
<line>
assu*e *ue a inf*r*ação f*rnec*da é importante pa*a os **nsumi*ores e que ele* responderão
</line>
</par><par>
<line>
alterando suas d*cisões de consumo. A deci*ão *obre a certificação *eve aume**ar
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
e**ciência econ*mica,
</line>
<line>
na me*ida *m que
</line>
<line>
aj*da os consumi*ore* a dir**i*narem se*s ga*tos
</line>
</par><par>
<line>
e* produtos que e*es de fato desejem. Assim, as em*res*s dev*m inves*ir no fornecime*to de
</line>
<line>
info*maçõe* relevante* aos consum**or*s. * valo* econômic* d*sse *ervi*o vai dep*n*er de
</line>
<line>
q*ão ú*eis sejam as informaçõ*s fornec*das.
</line>
<line>
Quando o produt*r possui r*s*reabilidade das **apa* de p*odução e fa* uso *e
</line>
<line>
ferr*mentas tecnológ*cas que monitoram os processos *rodutivos, torna-s* possível identificar
</line>
</par><par>
<line>
possíveis problemas e efe*uar c*rreçõe*, além de ser um* ga*antia
</line>
<line>
de qualidade
</line>
<line>
*ara
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
</page><line>
R*v. FSA, Teresina, v. 18, n. 9, ar*. *, p. 26-4*, set. 2021
</line>
<line>
www4.fs*net.com.br/revi*t*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Protoc*lo Desenvolvido p*ra A*aliação de Proces*os na Ge*tão de Propriedade Rural: Um Estudo *e Caso
</line>
<line>
39
</line>
</par><par>
<line>
cons***dor. Nessa *ers*ectiva, o pro*utor realizar estoc*g**, possui* mais d* *m fornec*dor
</line>
<line>
e part*cipa* *e co*perativa *on**ibuem para o âmbito de *erca*o.
</line>
<line>
Dessa forma, tem-se o a*erfeiço*mento d* org*nização das cadeias **od*tivas através
</line>
</par><par>
<line>
de inovações tecnológicas, além disso assegura
</line>
<line>
ao *onsumidor o co*hecimento da origem
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
q*alidade do *roduto (GAZOLLA *ETO *t a*., 2017).
</line>
<line>
De acor*o com Lima (2004), a gestão da qualidade pode ser vi*ta como um conjunto
</line>
</par><par>
<line>
de atividades a **rem realizada*
</line>
<line>
*ent** do *laneja*ento rural, que bu*ca * exec**ão
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
aperfeiço*mento du**nte t*do o *i*l*
</line>
<line>
de p*od*ção e a* lo*g* da cad*ia produtiva, com
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
objetivo de gar*ntir que os p*odutos *enham a qual*dade espe*ada de modo a gerar satisfaçã*
</line>
<line>
ao *liente prezan*o pe*a re*u*ão ** custos c*m p*rdas e ret*abalho* e buscan*o
</line>
<line>
continuame*te melho*ar todos *s *rocessos env*lvidos.
</line>
</par><par>
<line>
No que se *efere ** quesito "qu*lidade", *presentou um escore geral *e *0*%,
</line>
<line>
com
</line>
</par><par>
<line>
mai*r destaqu* em relação às
</line>
<line>
demai* *ar*áveis *o s*s*ema
</line>
<line>
de gestão, sob*et*do de
</line>
<line>
c**áter
</line>
</par><par>
<line>
*ec*ológic*, em que o pisc*cul**r faz uso
</line>
<line>
de mecani*ação e realiz* de fo*ma f**quente
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
man*tenção d*s *qu*pamento*, co* p*ospecç*o de aume*tar sua *tiv*dade. Ne*te contexto, a
</line>
</par><par>
<line>
unidade piscícola a*red*ta ainda
</line>
<line>
qu* poss* ha*e* um aque*i*en*o
</line>
<line>
no s*tor, em *unção de
</line>
</par><par>
<line>
melhorias de mercado, correspondente ao conjunto d* a*ões es*ratégic*s de renegoc*ação com
</line>
<line>
*ornecedores.
</line>
<line>
Segundo Toledo (1**7), é prec*so enfa*izar que a g***ã* da qual*dade dentro *o seto*
</line>
</par><par>
<line>
agroalimenta* assume al*umas especificidade*,
</line>
<line>
entre ela* o *ato de a qualidade do prod*to
</line>
</par><par>
<line>
final es*ar di*etamente ligada com a qua*idad* da m*té*ia-prima e de todos os segmentos da
</line>
</par><par>
<line>
cadeia a*imentar, **fr*ndo
</line>
<line>
grande influ*ncia p*las suas
</line>
<line>
va*iaçõe*. D*sta forma,
</line>
<line>
faz-se
</line>
</par><par>
<line>
nec*ssár*a a criaç*o e co*rde*ação de ações q** pos*am *nte*ferir *osit*va*ent* ao lo*go de
</line>
<line>
toda a cadeia e ag**gar valor ao produto f*nal.
</line>
<line>
De*taca-*e que a funç** da organ*zaç*o * *orne*er um cená*i* a**opria*o fac**ita*or
</line>
</par><par>
<line>
d*s
</line>
<line>
atividades em g*upo, bem co*o estim*l*r a cria*ão o *cúmulo d* c*nhecimento ** e
</line>
</par><par>
<line>
nível in*i*id*al (N*NAKA; TAKEUCHI, 1997). Terra (200*) c*mp*em*nta ai*da para q*e o
</line>
</par><par>
<line>
e*eito seja
</line>
<line>
pos i t i *o
</line>
<line>
intern*mente, es*e dependerá d* ques*õe* culturais, estru*urais das e
</line>
</par><par>
<line>
prátic** de g*stão de recursos humanos pr*ti**dos p*la administração.
</line>
<line>
Para a á*ea d* "*arketing e vendas", *om escore geral d* 58%, os níveis de *nteração
</line>
<line>
e*tre cl*ente e **odutor sã* favoráveis, os q*ais *ncontram-*e li**dos * *doção de estratég*as
</line>
</par><par>
<line>
de ma*ket*ng clara* que pr*p*rciona* ***or contato ent*e tais, co*o col*t* de feed**ck
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
c*ientes, u*ilização da internet como meio de comunic*ção e ba*co d* da**s *e clientes, com
</line>
</par><par>
<line>
dest*q*e à
</line>
<line>
avaliação do produto tilápia quanto ao nível de satisfação. Entreta*to, ap*s*r
</line>
<line>
*e
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FS*, *e*esina PI, *. 18, *. 9, a*t. *, p. *6-46, set. 202*
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
K. M. Garcia, C. S. Cândido Jú*ior, G. G. M*r*ues, O. J. Sabbag
</line>
<line>
40
</line>
</par><par>
<line>
efetuar *esquisas de m*rca** e *ossuir fid*liz*ção com clien**s, a me*m* não
</line>
<line>
pos s ui um
</line>
</par><par>
<line>
bra**i*g *laro, *em como não
</line>
<line>
partic*pa de r*des sociais p*ra a*pliar se*s canai* de
</line>
</par><par>
<line>
comerci*lizaçã*, o que sup*stamente podem alavancar seu *spec*o promociona* n* *ferta *e
</line>
<line>
sua matéria-pri*a.
</line>
<line>
De acordo co* Girardi (2002), estratégia* vol*adas para a deman*a, de*ej*s e
</line>
<line>
neces*idades dos clie*tes e comp*ti*ão d* mercado p*ec*sa* fazer parte do marketi*g ru*al.
</line>
<line>
O m*rketin* r*ral é um dos mais novos segm*ntos da á*ea, *igad* d*retamente aos n*gócios
</line>
</par><par>
<line>
da *gricultura e e*glob* produtos, serviços e *ções na
</line>
<line>
área ru*al. Identifi*ar a ori*em e
</line>
<line>
as
</line>
</par><par>
<line>
necessida*es dess* merc*do, seu an*am*nto e *ua efetivaçã*
</line>
<line>
** conformida*e aos
</line>
</par><par>
<line>
c*mporta*entos, obje*ivos e metas da empre*a são *aref** do market*ng. A a*uação do
</line>
</par><par>
<line>
marketing no pr*ces*o
</line>
<line>
do agron*g*cio
</line>
<line>
te*de a *s*um*r cada *ez mais uma compl*x*dade
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
diferencia*ão em r*lação às demais modalid*des *o serviço.
</line>
<line>
*or out*o lado, d*vido a prob*emas de lo*ística em *018 com a grev* dos
</line>
<line>
caminhoneiros, implica*do diret*me*te no forneci*ento de insumo* e consequente perda de
</line>
<line>
produtividade, algumas u*idades piscícolas da regi*o encerraram as atividad*s, o que poderá
</line>
<line>
ser um difer*ncial ao fator *f*rta para a de*a**a de mercado para os pr*ximos me*es.
</line>
</par><par>
<line>
Segundo Barbo*a (*007), * *rea de co*erc*alizaçã* e marketing está
</line>
<line>
di*etamente
</line>
</par><par>
<line>
rel*ci*nad* *o cl*e*t* o* **nsumidor dos **oduto* d* empresa rural. *sta é re*pons*vel pela
</line>
</par><par>
<line>
bu*c* de **f*rmações d* preços de *o*p*a e ve*da, ca*ai*
</line>
<line>
de com*rciali*ação,
</line>
<line>
**áli*es
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
tendências do **r*ad*.
</line>
</par><par>
<line>
* busca por me*ho*ias ** de**mpenho de produ*ão é constant*, v*st* que o *is*ema
</line>
</par><par>
<line>
*nformacional p*r mei*
</line>
<line>
da ela*o*a*ão
</line>
<line>
*e novas estr*tégias de marketing é import*nte, *ois
</line>
</par><par>
<line>
permite ag*egar *alor ao empreendedor agrícola (R*SSÉS e* al., 2016).
</line>
</par><par>
<line>
F*na*mente, quanto área de "me*ho*ia de processos", com e*core à
</line>
<line>
de 82%, me*idas
</line>
</par><par>
</page><line>
de solução/implem*ntação (*o*o mapeamento de risc*s e proposiçã* d* açõe* de melhoria)
</line>
<line>
su*lantam ** erro* ac*metidos n* un*dade *r*dut*va, *omo o não cumpri*e*to ** prazos n*
</line>
<line>
*roc**so de planejam*nto.
</line>
<line>
Vale *es**ltar qu* os ris*os da a*ividade, normalmente, são maiores do que em outros
</line>
<line>
setores da *co*omi*, **is dep*ndem do clima, condi*õ** biol*g*c*s, sazon*lid*de, difer*nças
</line>
<line>
entre ciclos de prod*ç*o, *es*niformida*e, alto custo de sair e e**rar *a *tivi*ade e* razão d*
</line>
<line>
alto v*lor imobilizado em terras, *o*struçõ*s, máq*inas e anim*is; a*ém d*sso, *stá sujeito à*
</line>
<line>
in*ons*stências *e preço *e m*rcado (SOUZA et *l., 1995).
</line>
<line>
O acompan*amento climá**co é uma impor*ante ferramenta para o produtor rural. Tal
</line>
<line>
importân**a justifica-se em função de o *etor *gr*cola ser o *etor econômico *ais diretam*nte
</line>
<line>
Rev. FSA, Te*esina, v. 18, n. 9, art. 2, p. 26-46, set. 20*1 www4.fs*net.c*m.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Protocolo *esenvolvido p**a Avaliaç*o de **ocessos na **stão de Propriedad* Rural: Um Est*do de *aso
</line>
<line>
4*
</line>
</par><par>
<line>
sens*vel às condiç*e* c*imá*ica* (GUIMARÃES; IGA*I, 2019). *esse senti*o, a utilizaçã*
</line>
<line>
do ques*ionário reforç* a rele**ncia de atentar-se quanto a* *co*panham*nt* climá*ico e se
</line>
<line>
há organizaçã* quanto ao calendário ag*íco*a de a*ordo co* zoneamento climático. Pa*ti*d*
</line>
<line>
d* pressuposto de que este acompanham*nto t*m *ido real*zado, * referido piscicult*r poder*
</line>
<line>
prevenir-se e executa* u* me**or plane*amento a fim d* mitigar possíve** interferências.
</line>
<line>
O **n*toramento de cada etapa do ciclo produ*ivo pelo em*resário rural *onceitua um
</line>
<line>
mec*ni*mo fundame*tal para * suces*o de uma g*s**o de *ualidade. Em funçã* do
</line>
</par><par>
<line>
m*nitoramento da
</line>
<line>
**odução, têm-se diversos ben*fíc***, dentr* o* quais: custo operac*onal
</line>
</par><par>
<line>
m*nor, id*ntificação e consolidação de demandas análise de e
</line>
<line>
desempenho da orga**zação
</line>
</par><par>
<line>
(COUTO, 2012).
</line>
</par><par>
<line>
D* a*ordo com Ve*rat (2015), a melho*ia *e pr*ce*sos consist* em uma fer*amenta de
</line>
</par><par>
<line>
*nálise atu*l par* detecção de ati*idades que podem ser melhoradas, como inefi*iê*cia*
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
impedimentos, co* o ob**tiv* de definir sua* meta* e objetivos, o fl*xo de t*abalho, controles
</line>
<line>
e inte**ção c*m outr*s process*s, par* que ele *ontribua de forma signi**cativ* na entrega de
</line>
<line>
valor a* client* fina*.
</line>
<line>
Dessa f*rma, a distribuição e organização *dequada das coordenaç*es a *erem
</line>
<line>
*ealizadas *urant* as etapas do ciclo pro*utivo concedem a* *rod***r maior autonomia para
</line>
<line>
lidar com risc*s e atribuir so*uções, a par*ir do *mbasamento em resp*stas pad*onizadas e*
</line>
<line>
f*nçã* da de*inição de um refer*nc*al de c*nformidade.
</line>
<line>
Por fim, o p*odutor *m ques*ão *bteve *ma média geral d* 7*,5%, send* classif*cado
</line>
</par><par>
<line>
c*mo alto nível d* gestão, o **e ex*ressa um diferencial
</line>
<line>
*ompetitivo
</line>
<line>
para * segmento **
</line>
</par><par>
<line>
tila*icultu** na r*giã*. Convém des**car que *iante de**e meca*ismo d* *estão, as e*presas
</line>
</par><par>
<line>
conse*uem ating*r
</line>
<line>
um
</line>
<line>
g**u de maturid*d*, a*canç*ndo *m crescimento econ*mico
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
financeiro, *o qual o planeja* é uma função administrativa e por isso tem co*o *bjetivo
</line>
<line>
alcançar resu*t*dos através de processos estratégic*s, tát*c** e op*r*c*on*is (*AR*OS, 2012).
</line>
<line>
5 CONSIDERAÇÕ*S *IN*IS
</line>
<line>
Em *uma, através do desenvolvimento de um p*ot*colo de gestão, o presente estudo
</line>
<line>
pr*porcion** caracteriza* *uais proce*i*entos s*o fundamen*ais *ara o bom fun*ionamen*o e
</line>
</par><par>
<line>
ad**nistração *e uma p*oprieda*e rur*l, p*rmit*ndo a *dentifica*ão
</line>
<line>
de par**etros * serem
</line>
</par><par>
<line>
melho*ados, p*s*ibilitando a atuaçã* do *roduto* nesse *entido e, cons*q*entemente,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
obte**ão *e *ons res*lt*d*s acerca *a
</line>
<line>
empresa rural. Além d*sso, possibilit* *e*hor
</line>
</par><par>
</page><line>
**g*niz*ção e e*ecução **s atividades realizada* pelo produto*.
</line>
<line>
Re*. FSA, Teresina PI, v. 18, n. 9, art. 2, *. 26-46, set. 2*21 *ww4.fsanet.c*m.b*/rev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
K. M. G*rcia, C. *. Cândido Júnior, G. G. Mar*ues, *. J. Sa*bag
</line>
<line>
42
</line>
</par><par>
<line>
N*ste s*ntido, a uni*ade p**cícol* aprese*tou um *lto n*v*l de gestã*, co*respon*ente
</line>
<line>
ao* seus elementos avaliativos, inferi*d* qu* *s*á inve*tindo d* maneira c*rreta em cada área
</line>
<line>
da administração, faz*ndo-se do bom *s* d*s at*vidades d* planeja**nto, qualidade,
</line>
<line>
marketing e melh*ria de pro*es*os, com vis*as à evolução cont*nu* e *en*ável da ativ*da**.
</line>
<line>
P*rtanto, a gestão * uma ferra*enta impr*scindível para aux*l*ar a toma** de d*cisão
</line>
<line>
e *s cons*qu*n**s ati*idades operacionais a se**m re*lizadas. Assim sendo, *m *ro*eto de
</line>
<line>
mod*lação e ger*n*iamento de processos, com*osto po* questões básicas relacionadas ao
</line>
<line>
*istem* de gestão, constitui uma *m*ort*nte ferramenta *e orientação.
</line>
</par><par>
<line>
REFE*ÊNCIAS
</line>
<line>
AR*AES, N. A. M. **vantamento *as ap*ic*ções das tecnol*gias da informação *o *eio
</line>
</par><par>
<line>
ru*al com estudo de caso sob*e a
</line>
<line>
oferta de *oftware agrícol* n* E*tado de S** Paulo.
</line>
</par><par>
<line>
(Disse*tação
</line>
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de Mestrado) - Fac*ldade de Enge*har*a Elétr*ca - Unive*sidade Es*adu*l de
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Co*o Refere**iar este Ar**go, conforme A*NT:
</line>
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GARCI*, K. M; CÂNDIDO JÚNIOR, C. S; MARQUE*, G. *; SABBAG, O. J. P*otocolo
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Des*nvolv*do para *v*liaçã* de Pro*essos *a Gestão de Prop*iedade *ural: Um E*t*d* de Caso. Re*.
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*S*, Ter*s*n*, *.18, n. *, *rt. 2, p. 26-46, set. 2021.
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**ntr*buiçã* dos Autores
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* . M. G*rci*
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C. S. **ndido Júnior
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G. G. Ma*ques
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O. J. Sabb*g
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1) con*epção e planejamento.
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2) anál*se e in**rpret*ção *os dados.
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*) el*boração do rascunho ou na re*isão crítica do conteú*o.
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4) pa*tici*açã* na aprova*ão da versã* final do manus*ri*o.
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Rev. FSA, Teresina, v. 18, n. 9, art. *, p. 26-46, *et. *021
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www4.fsanet.com.b*/revista
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ISSN 1806-6356 (Print) and 2317-2983 (Electronic)