Gestão Organizacional e do Conhecimento em Organizações Descentralizadas / Organizational and Knowledge Management in Decentralized Organizations

Daiane da Silva Algarves Castelo Branco, Márcia Terra da Silva, Luís Antônio Mendes de Mesquita Araújo, Kelly Lima Fonseca Gonçalves

Resumo


Este estudo foca em desafios enfrentados pelas organizações descentralizadas em caráter decisório e geográfico. O artigo investiga os principais problemas de gestão dessas instituições e possíveis alternativas de contorno. Utilizou-se a pesquisa bibliográfica narrativa. O Tribunal de Justiça do Piauí (TJPI) foi usado como caso-tipo para ilustrar e entender determinadas situações expostas pela literatura, pelo fato de ser uma organização descentralizada no contexto decisório e geográfico. Os resultados apontaram eixos de análise de possíveis problemas, dentre eles (1) os recursos humanos e de infraestrutura, (2) a comunicação, (3) a coordenação das atividades e (4) gestão do conhecimento. Concluiu-se que as organizações descentralizadas devem enfatizar uma gestão participativa, encontrando um equilíbrio entre explorar as estruturas existentes e a diversidade dos membros da equipe. O presente estudo contribui para o aprendizado organizacional e as discussões de gestão de conhecimento, sugerindo como aprimorar as ações voltadas para essas questões em organizações dispersas. Vale ressaltar que essa contribuição se estende a possíveis soluções organizacionais por conta da adaptação empresarial ao teletrabalho, forçado mundialmente em 2020 pela pandemia da Covid-19, uma vez que os funcionários ficaram em locais geograficamente distantes usando ferramentas tecnológicas para execução de tarefas e tomada de decisões.

 

Palavras-chaves: Organizações descentralizadas. gestão do conhecimento. gestão organizacional.

 

 

ABSTRACT

 

This study focuses on challenges faced by decentralized organizations in decision-making and geographical nature. The article investigates the main management problems of these institutions and possible contour alternatives. Narrative bibliographic research was used. The Court of Justice of Piauí (TJPI) was used as a case-type to illustrate and understand certain situations exposed in the literature, due to the fact that it is a decentralized organization in the decision-making and geographic context. The results indicated axes of analysis of possible problems, including (1) human and infrastructure resources, (2) communication, (3) coordination of activities and (4) knowledge management. It was concluded that decentralized organizations should emphasize participatory management, finding a balance between exploring existing structures and the diversity of team members. This study contributes to organizational learning and knowledge management discussions, suggesting how to improve actions aimed at these issues in dispersed organizations. It is noteworthy that this contribution extends to possible organizational solutions due to the business adaptation to telework, forced worldwide in 2020 by the Covid-19 pandemic, since employees stayed in geographically distant locations using technological tools to perform tasks and take care of decisions.

 

 

Keywords: Decentralized organizations. knowledge management. organizational management.

 

 


Texto completo:

PDF RAR XML

Referências


Aith, F., Bujdoso, Y., Nascimento, P. R. do, & Dallari, S. G. (2014). Os princípios da universalidade e integralidade do SUS sob a perspectiva da política de doenças raras e da incorporação tecnológica. Revista De Direito Sanitário, 15(1), 10-39. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9044.v15i1p10-39

Collins, C.; Araujo, J.; Barbosa, J. Decentralising the health sector: issues in Brazil. Health Policy, Armsterdam, v. 52, n. 2, p. 113-127, june. 2000.

Abubakar, Abubakar Mohammed et al. Knowledge management, decision-making style and organizational performance. Journal of Innovation & Knowledge, v. 4, n. 2, p. 104-114, 2017.

Dias, A. S. da R. (2018). Plano Diretor De Tecnologia Da Informação Em Uma Organização Com Gestão De Ti Descentralizada: Uma Análise Em Unidades Técnico-Científicas Da Fiocruz [Dissertação de Mestrado, Universidade Federal da Bahia]. https://repositorio.ufba.br/ri/bitstream/ri/27594/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20de%20Mestrado%20-%20Andrey%20Santana%20da%20Rocha%20Dias.pdf.

Nonaka, Ikujiro, and Hirotaka Takeuchi. 1995. The Knowledge-Creating Company: How Japanese Companies Create the Dynamics of Innovation. New York: Oxford University Press.

Shah, A., Thompson, T., Zou, H. F. (2004). Decentralizing the public sector: The impact of decentralization on service delivery, corruption, fiscal management and growth in developing and emerging market economies: A synthesis of empirical evidence (No. 492). China Economics and Management Academy, Central University of Finance and Economics.

Resende, G. A.; Teodósio, A. S. S. Descentralização e democratização de políticas sociais: venturas e desventuras da sociedade civil organizada no Brasil, Civitas - Revista de Ciências Sociais, Porto Alegre, v. 14, n. 1, p. 177-192, jan.-abr. 2014, Disponível em: . Aceso em: 19 de fevereiro de 2021.

Oliveira, Djalma. Estrutura organizacional: uma abordagem para resultados e competitividade. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2014.

Potter, R. E., & Balthazard, P A. (2002). Understanding human interaction and performance in the virtual team. Journal of Information Technology Theory and Application, 4, 1-23.

Kirkman, B. L., Rosen, B., Gibson, C. B.,Tesluk, P E., & McPherson, S. 0. (2002). Five challenges to virtual team success: Lessons from Sabre, Inc. Academy of Management Executive, 16(3), 67-79.

Motta, F. C. P.; Bresser-Pereira, L. C. Introdução a Organização Burocrática. São Paulo, Thomson, 2004.

Fürst, S. A., Reeves, M., Rosen, B., & Blackburn, R. S. (2004). Managing the life cycle of virtual teams. Academy of Management Executive, 18(2), 6-20.

Gibson, C.B., & Manuel, J. A. (2003). Building trust: Effective multicultural communication processes in virtual teams. In C. Gibson & S. Cohen (Eds.), Virtual teams that work: Creating conditions for virtual team effectiveness (pp. 59-86). San Francisco: Jossey-Bass

Bjørn A, Diamond M, Birkved M and Hauschild M Z 2014 Chemical footprint method for improved communication of freshwater ecotoxicity impacts in the context of ecological limits Environ. Sci. Technol. 48 13253–62

Maruping, L. M., &Agarwal, R. (2004). Managing team interpersonal processes through technology: A task-technology fit perspective. Journal of Applied Psychology, 89, 975-990.

Cascio, W. F., & Shurygailo, S. (2003). E-Leadership and virtual teams. Organizational Dynamics, 31(4), 362–376. https://doi.org/10.1016/S0090-2616(02)00130-4

Mihhailava, G (2007) Virtual teams: Just a theoretical concept or a widely used practice? Business Review, Cambridge 7(1): 186–193.

Malhotra, A, Majchrzek, A and Rosen, B (2007) Leading virtual teams. Academy of Management Perspective 21(1): 60–70.

Poe, A.C. (2001). Don't touch that "send" button. HR Magazine, 46(7), 74-80.

Vlaar, PW, van Fenema, PC and Tiwari, V (2008) Cocreating understanding and value in distributed work: How members of on site and offshore vendor teams give, make, demand and break sense. MIS Quarterly 32(2): 227–255.

Peters, LM and Manz, CC (2007) Identifying antecedents of virtual team collaboration. Team Performance Management 13(3/4): 117–129.

Kankanhalli, A, Tanudidjaja, F, Sutanto, J and Tan, BCY (2003) Role of information technology in successful knowledge management initiatives. Communications of the ACM 46(9): 69–73.

Kauppila, O. P., Rajala, R., Jyrama, A. (2011). Knowledge sharing through virtual teams across borders and boundaries. Management Learning, 42, 395-418.

Abubakar, Abubakar Mohammed et al. Knowledge management, decision-making style and organizational performance. Journal of Innovation & Knowledge, v. 4, n. 2, p. 104-114, 2017.

Ipe, M. (2003) Knowledge Sharing in Organizations: A Conceptual Framework. Human Resource Development Review, 2, 337-359. https://doi.org/10.1177/1534484303257985

Kim, S.; LEE, H. The impact of organizational context and information technology on employee knowledge‐sharing capabilities. Public administration review, v. 66, n. 3, p. 370-385, 2006.

Macdonald, S and Piekkari, R (2005) Out of control: Personal networks in European collaboration. R&D Management 35(4): 441–453.

Nonaka, Ikujiro, and Hirotaka Takeuchi. 1995. The Knowledge-CreatingCompany: HowJapaneseCompaniesCreatethe Dynamics ofInnovation. New York: Oxford University Press.

Rosen, B., Blackburn, R. S., Fürst, S., & Shapiro, D. (2000). Is virtual the same as being there. Presentation as part of Virtual Teams: A New Team Form for the New Century, Academy of Management Showcase Symposium,Toronto

Abbad, G. S. Educação a distância: o estado da arte e o futuro necessário. Revista do Serviço Público (Brasília), v. 58, 100-110, 2007.

Venkatesh, Viswanath et al. User acceptance of Information Technology: toward a unified view. MIS Quarterly, v. 27, n. 3, p. 425-478, 2003.

Thomas, DM, Bostrom, RP and Gouge, M (2007) Making knowledge work in virtual teams. Communications of the ACM 50(11): 85–90.

Von Krogh, G, Ichijo, K and Nonaka, I (2000) Enabling Knowledge Creation. How to Unlock the Mystery of Tacit Knowledge and Release the Power of Innovation. New York: Oxford University Press.

Horwitz, FM, Bravington, D and Silvis, U (2006) The promise of virtual teams: Identifying key factors in effectiveness and failure. Journal of European Industrial Training 30(6): 472–494.




DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2021.18.10.7

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Ficheiro:Cc-by-nc-nd icon.svg

Atribuição (BY): Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Não Comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não-comerciais
Sem Derivações (ND): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar apenas cópias exatas da obra, não podendo criar derivações da mesma.

 


ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)