Aplicabilidade de Softwares Educacionais no Ensino e Aprendizagem / Applicability of Educational Software in Teaching and Learning

André Rodrigues Monticeli, Nilton César da Silva, Lázaro Eduardo da Silva, Eduardo Gomes Carvalho

Resumen


O uso de tecnologias em sala de aula tem se tornado frequente na atualidade, dada a grande demanda de conciliar o processo de ensino-aprendizagem mediante um novo perfil de aluno que se delineia em nossa realidade educacional, ainda mais com o ensino remoto utilizado pelas instituições de ensino de vários países, devido à Covid-19. Diante disso, este artigo pretende mostrar como o uso de softwares pode estabelecer uma prática possível entre o conhecimento básico adquirido e acumulado por um grupo de alunos, em interface com o que sabiam sobre o computador e suas possibilidades para seu uso diário no universo escolar. Desenvolvendo uma metodologia de estudo de caso, levantando dados qualitativos e quantitativos com um grupo de alunos do ensino fundamental II de uma escola municipal, pretendeu-se investigar como o uso de softwares impactaria de modo positivo a maneira como esses alunos aprendem. Os resultados ratificaram que a tecnologia integrada de modo produtivo e pontual à realidade pretendida, pode ser aliada fundamental para que a educação aconteça de maneira atual, prazerosa e significativa.

 

Palavras-chave: Tecnologia. Recurso Didático. Metodologias de Ensino e Aprendizagem.

 

ABSTRACT

 

The use of technologies in the classroom has become frequent nowadays, given the great demand to reconcile the teaching and learning process through a new student profile that is outlined in our educational reality, even more so with the remote teaching used. by educational institutions in several countries, due to Covid-19. Therefore, this article intends to show how the use of software can establish a possible practice between the basic knowledge acquired and accumulated by a group of students, in an interface with what they knew about the computer and its possibilities for its daily use in the school universe. By developing a case study methodology, raising qualitative and quantitative data with a group of elementary school II students from a municipal school, we intended to investigate how the use of software would positively impact the way these students learn. The results confirmed that technology integrated in a productive and punctual way to the intended reality, can be a fundamental ally for education to take place in a current, pleasurable and meaningful way.

 

Keywords: Technology. Educational Resource. Teaching and Learning Methodologies.

 

 


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DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2022.19.2.6

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