<document>
<page>
<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.fsanet.com.*r/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*i*a, *. *9, n. 5, art. 1, p. 3-22, mai. 2*2*
</line>
<line>
IS*N Impresso: 1806-*356 ISSN E*etrôn*co: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.12819/2022.19.*.1
</line>
</par><par>
<line>
Ações *ós-Pesquisa de Clima Organizaci*n*l em uma In*ús*ria Ci**nteira
</line>
<line>
Post-Or**nizational *limate Rese*rch A*t*ons in a Ce*ent Industry
</line>
</par><par>
<line>
**dmil*a Arévalo *az
</line>
<line>
B*chare* e* Admini*tração pela Univers*da*e Federal de Mat* **osso do Su*
</line>
<line>
Pós-graduanda e* MBA em ges*ão de vendas *ela ESALQ/USP
</line>
<line>
E-ma*l: l*dmilla.arevalo@*ive.com
</line>
<line>
Fe*na*do Thiag*
</line>
<line>
*outor e* Ad*inistração *e** Univers*dade Municipal d* S*o Caetano *o Sul
</line>
<line>
Profes*or da Universidad* Fed*ral de Mato Gr*sso *o S*l
</line>
<line>
E-ma*l: fernand*.t@u*m*.br
</line>
<line>
Wilson *ave*li Elizeu Maci*l
</line>
<line>
Doutor em Administração pela *niversidade Fe*e*a* d* Ma*o Gro*so d* *ul
</line>
<line>
Professor da U*i*ersi*ade Federa* de Mato G**s*o do Sul
</line>
<line>
E-mail: wilson.rav*lli@uf*s.*r
</line>
</par><par>
<line>
Endereç*: *u*mil*a Aréval* Paz
</line>
<line>
Editor-**efe: Dr. To*ny Kerl*y de Alenc*r
</line>
</par><par>
<line>
Rua *iradente* n. 10, Bair*o Popu*ar Velha, C**umbá-
</line>
<line>
Rodr*gues
</line>
</par><par>
<line>
MS, Brasil.
</line>
</par><par>
<line>
*nde*e*o: Fernando Thiago
</line>
<line>
Ar*i*o
</line>
<line>
receb*do em 06/**/2022. Ú*tima
</line>
<line>
versão
</line>
</par><par>
<line>
Universi*ade Fe**ral de Mato Grosso do Sul/C*mpus do
</line>
<line>
r*cebida em 19/01/2022. Aprov*do em 2*/0*/2022.
</line>
</par><par>
<line>
Pant*nal - Aveni*a Ri* B*anc*, 1.270 - Bairro
</line>
</par><par>
</par>
</page><page>
<par>
<line>
L. A. Paz, F. Thiago, W. R. E. Mac*el
</line>
<line>
4
</line>
</par><par>
<line>
RESUM*
</line>
</par><par>
<line>
* presente artigo tem como obje*i** ve*ificar a* *çõe* pó*-p**quisas de *lima, r*alizada*
</line>
<line>
bianualmen*e *elo set*r de Gestão de Pessoas de u*a *n*ústria de ci*entos no municí*i* *e
</line>
</par><par>
<line>
*o**mbá-MS. Trata-s* de um estudo de
</line>
<line>
cam*o, b*sead* na abord*gem quali*ativa c*m
</line>
</par><par>
<line>
objetivo descritivo. Os dados foram c**etados por entr*vista e análise document*l. *s
</line>
<line>
result*dos evide*c*a* que as ações pós-pesquisa de cl*ma são co*s*ruções processuais *ue
</line>
<line>
dema*d*m interação entre os dife*ent*s setores d* em*resa. As açõ*s pós-pesqu*sa de cl*m*
</line>
<line>
co**egu*r*m **evar a s*tis*a**o e a *oti*a*ão do* func*onários e, a* m**mo temp*, busca*am
</line>
<line>
qual**i*ar o ambien*e de trabalho e as relaçõe* interpessoais.
</line>
<line>
Palavras- Chave: Cli*a Organizacional. Gestão de *essoas. Indústria de Cimento.
</line>
<line>
ABST*ACT
</line>
</par><par>
<line>
Th*s article aims
</line>
<line>
to veri*y the post-*lim*te res*a*ch ac*ions carried out biann**lly *y the
</line>
</par><par>
<line>
Peopl* Management s*ctor of a cement industry, in the munici**lity of Corumbá/MS/*razil.
</line>
</par><par>
<line>
It is a
</line>
<line>
field st*dy bas*d on the qualitati*e approach, with a descriptive *bjecti*e. Da*a
</line>
<line>
was
</line>
</par><par>
<line>
collected throug*
</line>
<line>
interv*ews and doc*ment analy*is. Th* resu*ts sho* that the post-climate
</line>
</par><par>
<line>
r*search actions are *ro*edural const*uctions that demand *nteraction *etween the
</line>
<line>
dif*erent
</line>
</par><par>
<line>
sectors *f the
</line>
<line>
company. The po**-climate rese*rch actions m*naged to increase emp*o*ee
</line>
</par><par>
<line>
sat*s*action and motivatio*, and, the sa*e time, sought to qu*lif* t** work environme*t at
</line>
<line>
an* interper*onal re*ationships.
</line>
<line>
Keywords: O*ga*i*ati*nal Clima*e. People Managem*nt. *emen* Industry.
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. FS*, Tere*ina, v. 19, n.*, ar*. 1, p. 3-22, mai. 2022
</line>
<line>
w**4.fsanet.**m.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Aç*e* Pós-Pesqui*a de *li** Organizacional *m *ma Indústria Cimenteira
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
1 INTRODUÇÃ*
</line>
</par><par>
<line>
O tema deste a*tigo est* inserido n* li*ha d* estud*s sobre Clima *rgani*acional e,
</line>
</par><par>
<line>
conseque*teme*te, *ont*mpla um conj*nto
</line>
<line>
de
</line>
<line>
p*rcep*õ*s sobre o
</line>
<line>
amb*e*te *e *raba*ho
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
sobre *s relaçõe* interp*ssoais ex*stentes em uma indústr*a de ciment*s de Coru*bá (MS).
</line>
<line>
Portanto, o objeti** deste artig* foi anal*sar as ações implementadas pela emp*esa a parti* do
</line>
<line>
Map* *e C*ima Organizac*onal ge***o pelo *etor de G*stão de Pessoas.
</line>
<line>
O c*ima o*g*nizaci*n*l b*sei*-se na* p*rcepções e opiniões dos colabor*dores acerca
</line>
</par><par>
<line>
d* *ua atmosfera e do *eu
</line>
<line>
ambiente *e tr*balho (**N*ISON, 1996), e* determin*do
</line>
</par><par>
<line>
período ou at*
</line>
<line>
me*mo em uma situação específ*ca (T*IXEIRA *t al., 2010), e re*lete
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
mane**a como
</line>
<line>
o* funcion*rios d*screvem como suas
</line>
<line>
organizaçõe* impac**m seu trabal*o
</line>
</par><par>
<line>
(OSTR*F*; **N*C*I; TAM*I*S, 2003), *endo esse te*a di*cu**do
</line>
<line>
como um f*tor crítico
</line>
</par><par>
<line>
que afeta de maneir* im*or*ante o comportamento e as açõ*s dos colabo*adores (WALLACE
</line>
<line>
et al., 2*1*; HS*; CHE*, 2017).
</line>
<line>
Gradu*lm*nte, *s**dos do clima or*a*izacional ganham es*aço em função da maio*
</line>
</par><par>
<line>
im*o*tância *ada
</line>
<line>
*elos gest**es *s *ercepções *
</line>
<line>
o*iniões de seus col*bor*****s, pois e*ses
</line>
</par><par>
<line>
são os realizadore* das atividades propostas para que se p**sa atingir **
</line>
<line>
o*jetivo*
</line>
</par><par>
<line>
organiz*ci*nai*. P**ante i*s*, o estud* *o clima org*nizacional é utiliza*o para comp**en*e*
</line>
<line>
as n*cessidades, preoc*pações e p*rcep*ões dos cola**radores. Par* isso torna-s* crescente *
</line>
</par><par>
<line>
uso *e i*s*ru*entos de levant**e*to de dados, com* a **squisa *e
</line>
<line>
cli*a or*anizac*onal
</line>
</par><par>
<line>
(**K*TA et al., 200*; *ERBER**LU, 2018).
</line>
</par><par>
<line>
Dessa forma, c*nsider*-se
</line>
<line>
*ue a efici*ncia da
</line>
<line>
Adminis*ração empr*sarial impl*c*
</line>
</par><par>
<line>
ob*erv*ção e men*uraç*o constante d** f**gilida*es e potencialida*es de u*a
</line>
<line>
de*erminada
</line>
</par><par>
<line>
e*presa, *
</line>
<line>
t*mb** que a *atisfação dos funcio*ári*s e a sua motiva*ã* inf*uenc**m
</line>
<line>
na
</line>
</par><par>
<line>
produt*vidad* * nos c**tos. O pre*e*te *s*udo
</line>
<line>
contempla dois a*pectos interlig**o*
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
Ad*in*str*çã* empresaria*. Sã* el*s: (1) aná*ise ** *apeamen*o do
</line>
<line>
clima o*gan*zacional
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
(2) a execução de ações baseadas nos re*ulta*os obtidos pela Pesquisa de C*ima.
</line>
</par><par>
<line>
Sem desconsidera* a importância
</line>
<line>
do prim*iro aspe*to, será dado enfoq*e a*
</line>
<line>
*studo
</line>
</par><par>
<line>
d*s *ções
</line>
<line>
p*s-pesqu*sa de Cli*a O*g*n*zaci*nal. Defi*ira*-s* como *uestões centrai*
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
análise des*nvol**da do** p*obl**as: Como * f*ita a pe*quisa de Clima Or*an*zac*on*l pel*
</line>
</par><par>
<line>
in*ústria analisada? E quais as açõe* que **s*ectiva a
</line>
<line>
empres* i*plementa * *artir
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
resulta*o da Pesquis* de Clima Organi**cional?
</line>
</par><par>
</page><line>
* re*e*ânci* do estu*o p*o*osto es*á na pertinência d*s estra**gias e a**es
</line>
<line>
im*lementada* n* pós-pesq*isa de Clim* Organiza*io*al. Uma ref*exão des*e tip* d*m*nda
</line>
<line>
Rev. F*A, Teresina *I, v. 19, *. 5, art. 1, p. 3-22, mai. 2022 www4.fsane*.com.br/revis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
L. *. Paz, *. Thi*go, W. R. E. Mac*el
</line>
<line>
6
</line>
</par><par>
<line>
um* esca*a reduzida de análise e, ao mesmo tem*o, *emanda uma di*posição da empre*a em
</line>
<line>
co**bora* com o desenvolv*men*o da pe**uisa. A empresa em e*tud* se pron**ficou a forn*cer
</line>
<line>
os dado* por meio de seu *e*or de Gestão *e Pe*s**s.
</line>
<line>
Outro f*tor que justifica * relevânci* do te*a é * con*tatação de qu* exi**em p*ucos
</line>
<line>
trabalhos *cadêmi*os fo*ados n* p**-pesquisa de Clima. Na bibliografia consult*da existe *m
</line>
<line>
expres*ivo v*lume de tr*b*lho* sobre Cli*a Organ*za*iona*, *o en*anto, as açõe* prod*zi**s
</line>
<line>
como *e*postas ao* pr*blemas identificados na Pesquisa de Clima Or**n*zacional *a*amen*e
</line>
</par><par>
<line>
recebem a devida a*enção da acad*mia. S*m * est**o *essas
</line>
<line>
ações, a co**re*nsão das
</line>
</par><par>
<line>
p**e*ci*l*dades e d*s li*i*açõ*s da P*squisa d* Clima *rganizacional é inco*pleta.
</line>
</par><par>
<line>
Diante d* que foi e*posto, essa
</line>
<line>
pe*quisa est* organiz*da em qu**ro partes: A
</line>
</par><par>
<line>
prim*ira *presenta u*a revisão
</line>
<line>
da lite*atura sobre *
</line>
<line>
desen**lvimento dos
</line>
<line>
estudos de Clima
</line>
</par><par>
<line>
Organizacional e ressal** o sen*ido *oli*sêmico desse conceito. A segu*da sob*e o método
</line>
</par><par>
<line>
utilizado. A terceira part* des*re*e o l*cal *o estudo, *presenta ao leit** um pa***ama
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
e*presa invest**ad* e aponta inf*rmações sob*e a prática da Pe*quisa de Clima e *estaca as
</line>
<line>
a*ões p*s-pesquisa de C*ima encam*nha*as pela área *e Gestão de *essoas. Por fim, s*gue a
</line>
<line>
des*riç*o das considerações *inais e *s r**er*ncias u*il*zadas.
</line>
<line>
2 REVIS*O DA *ITERATURA
</line>
</par><par>
<line>
O Clima O**anizacional é um con*tr*to conceitual e, ao mesmo *empo, é
</line>
<line>
*m
</line>
</par><par>
<line>
instru*en*o operativo. Co*o c*nstruto conceitual ele
</line>
<line>
busca in*erpre*ar a* r*laçõ** entre *
</line>
</par><par>
<line>
a*bi*nte de uma de**rminada instituição * os *rabalhadores que faz*m *arte da respectiva
</line>
</par><par>
<line>
in**i*u*ção. Segun** Kubo e*
</line>
<line>
al. (2015), a defin*çã* a respei*o dos fator*s con*tituintes do
</line>
</par><par>
<line>
construto de Clima Organizacional não é c*ns*nsua*.
</line>
<line>
Como i*s*rumento *pe*ativo, o Clima Orga*izacio**l aponta para a de*i*ição d*
</line>
</par><par>
<line>
estratégias * ações volt*das pa*a qualif*car o ambiente de t*aba*h* e a*pliar o grau
</line>
<line>
*e
</line>
</par><par>
<line>
*otivaçã* e satisfação dos segm*ntos funcionais.
</line>
</par><par>
<line>
Cronol*gi*ame*te, *s estudos d* Clima Org*niza*ional ganharam forma *nic*al
</line>
<line>
na
</line>
</par><par>
<line>
década de 1920 * as *esquisas *e E*ton Mayo, realizadas em Chi*ago, po*em ser
</line>
<line>
consideradas pioneiras na t*ntativa de com*r*en*er as relações en*re * ambiente *e t*abalho e
</line>
<line>
o comp*rtam**t* *os trabalhadores. Na década *eguinte, Lewin, L*ppitt e White, autores
</line>
</par><par>
<line>
inserido* no *ampo da P*icologia Social, introduziram o* concei*os d* "clima s**ial"
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
"atmosfe*a *ocial" p*ra
</line>
<line>
*xpl*car import*ncia do* h*bi*os s*ciais nas atitud*s humanas a
</line>
</par><par>
<line>
(MENE*ES; GOMES, 2010).
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teres*n*, v. 19, *.5, art. 1, p. *-22, m*i. 202*
</line>
<line>
www4.fsa*et.com.br/*e*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Ações Pós-Pesquisa de Clima *rg*n*zac*onal em uma Indú*tria Cimente*ra
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
N* de*orr*r do* *no* 1940 e 195*, no c*ntexto da Segunda G*erra Mundial, o
</line>
</par><par>
<line>
comporta**nto human* recebeu uma at*nçã* **pecial d* ár*as
</line>
<line>
como a Psicologi* Social,
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
Antropolo*ia e * Soc*ol*gia. Par*indo *e enfoques distin*os e explorando dife*enças e*tre
</line>
</par><par>
<line>
in*tituições públicas e *rivadas, as
</line>
<line>
pesquisas dessa é*oca busca*am identificar pa*rões
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
reaçã* soc*al a*s es*ímulos pro**dentes do ambi*nte.
</line>
<line>
Em 1958, Argyris apre*enta um tra**lho *eminal p*ra a compre*ns*o do con*eito de
</line>
<line>
*lima Organizaciona*. Na concepção de*se aut*r, **a p*squ*sa so**e Clima Organiza*ion**
</line>
</par><par>
<line>
deveria contemplar
</line>
<line>
"fatores individ*ais, associados dir*tamente aos
</line>
<line>
*alores, nec*ssidades
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
ti*o* de person*lida** dos in*i*íduos, *em como em analisar as po*í*i***, *orma* e códigos
</line>
<line>
que repre*entam a *ul*ura da organização" (*ENEZ*S; *OMES, 2010, p. 161).
</line>
<line>
Nos anos 19*0 e *970, os au*or** que *roduziram pesquisas so*re Cl*m*
</line>
<line>
Organizacional disc*tiam o *egui*te problema: * C*im* *rgan*zac*onal seria o resultado dos
</line>
</par><par>
<line>
estímulos
</line>
<line>
p*oced*ntes do ambie*te ou s*ria o
</line>
<line>
resultad* *e h*bitos e
</line>
<line>
valore* presentes na
</line>
</par><par>
<line>
cu*tura dos trabalhadores? Alg*ns
</line>
<line>
au**res, dentre os quais Forehand * G*lme* (1964),
</line>
</par><par>
<line>
a*otaram uma
</line>
<line>
posição inte*mediária *o reconhecerem que * *lima Organ*zacional
</line>
</par><par>
<line>
contemplava fatores de ord*m institucional e fatores *e ordem cultural.
</line>
</par><par>
<line>
O
</line>
<line>
probl*ma
</line>
<line>
da distinção entre a *nfluê*cia do ambien*e * a ***luê*cia *os hábit*s
</line>
</par><par>
<line>
culturalmente adquiridos foi gradualmente pe*de*do importância na medi*a
</line>
<line>
e*
</line>
<line>
que
</line>
<line>
os
</line>
</par><par>
<line>
pesquisadores concen**aram su* ***n*ão na d*f*niç*o de fatores q** influenc*avam to*os
</line>
<line>
os
</line>
</par><par>
<line>
se*me*tos de uma dete*minada instituição.
</line>
</par><par>
<line>
Nos *nos 19*0 e *980 surgiram div*rsos mod*l*s de pe*quisa que prete*diam
</line>
</par><par>
<line>
sintetizar todas as variáveis
</line>
<line>
d* Clim* Orga*izaci*nal, *entre estes,
</line>
<line>
*estacar*m-s* o modelo
</line>
</par><par>
<line>
de Sbragia (S*RAGIA, 1983), composto
</line>
<line>
de 20 *ato**s analítico*, e o m*delo *e K*l*
</line>
</par><par>
<line>
(K*LB; R*B*N; MCINTYRE,19*6), composto po* *ete fa*ore* *nalíticos.
</line>
<line>
A *iferença *a quantidade de *atores *ropos*a para cada modelo indicava * a**ência
</line>
</par><par>
<line>
de u* conse*so sobre * que e*a *u não relevante
</line>
<line>
para a compre*ns** *o Clima
</line>
</par><par>
<line>
Organizacio*al. No entanto, apesar *a *usência *e um con*enso,
</line>
<line>
o* e**ud*s sobre C*ima
</line>
</par><par>
<line>
Org*nizacional c*esce***, sobret*do na década de 1990.
</line>
</par><par>
<line>
*a
</line>
<line>
biblio*rafia que trata
</line>
<line>
*o Clim* O**anizacional, enc*ntram*s *iversos
</line>
<line>
autore*
</line>
</par><par>
<line>
advert*ndo para a
</line>
<line>
*ecessidade de dis*inção entre Cultura Organi*acional e Clima
</line>
</par><par>
</page><line>
Organizaci*nal. E, com base em *ima e Al*ano (200*), sab*mos que em algu*s est*d*s dos
</line>
<line>
ano* 1960 e 1970 a distinçã* e*tre Cli*a Org*ni*acional e Cultur* Organizacional nã* estav*
</line>
<line>
clarame*te *efinida.
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresi*a PI, v. 19, n. *, art. 1, *. 3-*2, mai. 202* www4.f*ane*.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
L. A. Paz, F. T*i*go, *. R. E. Maciel
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
Essa *istin*ão é relevante para que po*sa*os entender *
</line>
<line>
d*fere*ça entr* ma*eir* a
</line>
</par><par>
<line>
como uma empresa t*abalha - que corres*onde à sua cult*ra organizacion*l - e a percepção
</line>
</par><par>
<line>
*u* os funcionário* possuem da r*spe*tiva empre*a - per**pção que aponta para o
</line>
<line>
con*eito
</line>
</par><par>
<line>
de Cli*a Orga**zaci*nal (GLISSON, 20*7).
</line>
</par><par>
<line>
Nesse aspect*, o Clima Organizacional trata de a*go mais transit*rio dentro de uma
</line>
<line>
estrutura de valores e práti**s qu* *ão mais rígidos e que de*in** a Cul*ura Organizacional de
</line>
<line>
uma determinada instituição. A prioridade da* pe*q*isa* de Clima Organ*z*cional es*ari* em
</line>
<line>
captar as percepções dos traba*hadores sobre o ambiente de tr*balho * s*b*e as relaçõ*s
</line>
<line>
i*terpessoais estab*lecidas no i**erior da* e*presas.
</line>
<line>
Ess* prio**dade estava present*, a*nda que de forma implícit*, nas *esquisas de Mayo,
</line>
<line>
na Chicag* dos a*os 1920. *ontudo, *o decorrer do século passado e sobretudo a partir dos
</line>
<line>
anos 1960, as disc*ssões sobre os obje*ivos e o* pr*cedim*n**s p*ra a *ealização de Pesquisa
</line>
<line>
de Clima av*nçar*m e possibi*ita*am * s*peração da distinção entre p*odu*i*id*de em**es*rial
</line>
<line>
(item pri*ritá**o nos es*udos do c*me*o do sé*ulo passado) e a satisfa*ã* *os trabalhadore*.
</line>
<line>
Gra*ualmente, a *istinção foi sendo super*da *el* proposição de uma inte*pretação *apaz de
</line>
<line>
art*cular as duas partes (MENEZES; GO*ES, 20*0).
</line>
<line>
Em li*has *erais, como co**equênci* da m*dança ocorrid* na percepção e n* uso do
</line>
<line>
concei*o de Cli*a Organi**cional, as*ectos como a formaçã*, mens*ra*ã* e val*ri*ação do
</line>
<line>
capital hu*ano das **pres*s ganho* *mportância nos *ra*alh*s p*blic*dos *as ú*timas
</line>
</par><par>
<line>
déc*das. * preocupação c*m a p*odutividade e * cu*to continuou
</line>
<line>
ex*stindo, no *ntanto, os
</line>
</par><par>
<line>
fat*r*s motivaciona*s que influenciam n* compo*tamento dos tra*alhadores recebera* *aior
</line>
<line>
at*nção.
</line>
</par><par>
<line>
**be ressalt*r que * cre*cimen*o no volume *e es*udo*
</line>
<line>
sobre Clima Organiz*c*ona*,
</line>
</par><par>
<line>
obs**vado *os *ecê*ios finais *o
</line>
<line>
sé*ulo pa**ado, as*im como a mud*nça na
</line>
<line>
*auta *e**es
</line>
</par><par>
<line>
estudos, foi in***enci*do por uma **njuntura e*onômica de expansã* das mu*ti*a*ionais
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
i**ensifica*ão
</line>
<line>
da conc*rrência
</line>
<line>
no *ercado globalizado. Cientes *as rel*ções entr* *apita*
</line>
</par><par>
</page><line>
hu*ano, produtividade * cust*s, os g*stores empre*ar*ais passaram a val*rizar cada vez mai*
</line>
<line>
* opinião dos funcio*ários a r*speit* do que aco*tecia no cotidi*no das empresas.
</line>
<line>
*.* Clima organiz*cion*l: ** con*e*t* *oli*sêm*** e multidimensio*al
</line>
<line>
Conforme demonstrad*, * conceito de Cli*a Organizaci*nal apres*ntou mu*anças ao
</line>
<line>
lon*o do século passado e foi i*corporando u** crescente preocupaçã* com o capital
</line>
<line>
humano.
</line>
<line>
Rev. F*A, Te**sina, v. 1*, n.5, art. 1, p. 3-22, mai. 2022 *ww4.fsanet.com.br/revist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Ações Pós-Pesqu*sa d* Clima O*ganizacional e* u** Indústria C*menteira
</line>
<line>
9
</line>
</par><par>
<line>
Nesta seçã* específica do texto, pretende-se apresentar algu*a* definições ext*aídas
</line>
<line>
da bibl**g*af*a con**ltada sobre o que seri* o C*ima Organizacional. O conc*ito d* Clima
</line>
<line>
Organ*zacion*l *ossui característica poliss*mi*a, ou seja, ele c*mp*r*a diversa*
</line>
<line>
interpretaç**s. Essa* *n*erpretações *m alguns aspectos se apro*i*am e *m outr** se afastam.
</line>
<line>
Esta revisão biblio*ráf*ca par*e da d*finiç** p*ra Clima Organizacional proposta por
</line>
<line>
*u* (2003). Para *sse au*o*, o Clima O*g*nizacion*l correspon*e ao "refle*o do estad* de
</line>
<line>
ânimo ou grau de sat*sfa*** *e uma emp*esa, [...], é a atmosf*ra p*ic*lógica que envolve nu*
</line>
</par><par>
<line>
dado m**ento a relação entre a empres* e seus funcionários" (LUZ,
</line>
<line>
2* *3, p.
</line>
<line>
13). Ca*e
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
ress**v* d* que esse "grau *e satisf*ção" é i*f*ue*c*ado por f**ores internos a* am*iente da
</line>
</par><par>
<line>
*mpresa e, em parte, por fatores *xte*nos, co*o, *or
</line>
<line>
*xemplo, a
</line>
<line>
cultura, *s
</line>
<line>
*ondições d*
</line>
</par><par>
<line>
habitação e l**er dos f*ncionár***.
</line>
</par><par>
<line>
O Clima Organ*z**ion** tra*uz a impressão ou *er*epção que os *olaboradores *êm
</line>
<line>
em relação ao seu ambien** de trab*l*o. Na *es*a linha de interpretação, Mar*ins (2008) fala
</line>
</par><par>
<line>
da existência de "pe*c*pções com*artilhada*" que
</line>
<line>
os membros *e uma instit**ção
</line>
</par><par>
<line>
desenvolve* por meio das suas *el*ções *om as práticas e procedimento* o*ganizacionais.
</line>
<line>
Coda (1993), por sua vez, in*erpre*a o Clima Organ*z**ional como um i*di*ador d*
</line>
<line>
*r*u de satis*ação dos *embros de u*a empre**, em r*l*ção a diferen*es a*pe*tos da cultura
</line>
<line>
ou re**idade aparente da *rganização. Dent*e os aspectos *aptado* pe*o Clima
</line>
<line>
Orga*izac*onal, esse autor d*st*ca a política de RH, o modelo de *estão, a *issão da empresa,
</line>
<line>
o processo de comunicação, a v*lo*iz*ção profissional e a identificação dos fun*ionários c*m
</line>
<line>
a empr**a.
</line>
<line>
Puentes-Palacios e Freit*s (2*06) apontam par* o *arát*r t*ansitóri* do Clim*
</line>
<line>
Organizacio*a*. Esses aut**es ad*ertem para * necessida*e *e um tr*bal*o de monitoramen*o
</line>
</par><par>
<line>
contínuo
</line>
<line>
*o C l i m a
</line>
<line>
e des*aca* que "a função do
</line>
<line>
clima organizacional é or*ent*r os
</line>
</par><par>
<line>
comportamentos individuais de acordo c*m os padrõ*s
</line>
<line>
*etermin*d*s pela or*anização"
</line>
</par><par>
<line>
(PUE*TES-PALACI**; FREITAS, *0*6, p. 50).
</line>
</par><par>
<line>
*illardi, Ferr*z e Dubeux (201*) reconhe*em que o Clima Organizacion*l é composto
</line>
</par><par>
<line>
de per*epç*es - *lguns
</line>
<line>
racionais, out*as emot*va*. Na *pi*ião desses autores, as
</line>
<line>
percep*õ*s
</line>
</par><par>
<line>
p*dem infl*enciar de forma positi*a ou
</line>
<line>
*ega*i*a no desempen*o
</line>
<line>
d* empresa * no grau
</line>
<line>
**
</line>
</par><par>
<line>
satisfa*ã* dos profiss*onais.
</line>
</par><par>
<line>
Tamoyo, Mendes e **z (2000) ressa*tam a importân*ia das *esq*isas de Clima
</line>
</par><par>
<line>
Organizacio*a*
</line>
<line>
para v*lor*zar
</line>
<line>
a opinião d*s fu*cionários so*re os a**ect*s ***itiv*s
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
n*g*tivo* de uma empresa. Os a*tores *rgumentam que os funcionários podem formul*r uma
</line>
</par><par>
<line>
*pi*ião crítica sob*e a empr*sa na
</line>
<line>
qu*l es*ão *nseridos a partir de *uas ex*eriências, mas
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina PI, v. 19, n. 5, *rt. 1, p. 3-22, mai. 2022
</line>
<line>
www4.fsanet.co*.br/re**sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
L. A. Paz, F. Thiago, W. R. E. Maciel
</line>
<line>
10
</line>
</par><par>
<line>
*ambém a partir da comparação com outras empresas. Se*uindo a linha d* análi*e de *amoy*,
</line>
<line>
*en*ez e **z, a produ*ão de Pesq*isas de Clima Organizacional resultaria em benefícios
</line>
<line>
p*ra a empresa e **ra os *uncionários.
</line>
<line>
U* dos aspectos discutidos na bibli*grafi* *iz respeit* à imp*ecisã* *uant* às
</line>
</par><par>
<line>
dimensões prior*tárias
</line>
<line>
para u*a Pesquisa de Clima Organizac***al. Essa impr**isão
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
influenciada pela d*v*rsida*e de empr*sa* pesquisadas, pelas dife*entes concepções adotadas
</line>
<line>
pelos *utores e p*la pr**osição de model*s distintos na sua composição e e*tensão.
</line>
<line>
Rev*sando a bibliograf*a sobre Clima Or*an**acional, Kubo e* al. analisaram cinco t*abalh*s
</line>
</par><par>
<line>
sob*e Clim* Organizacional e lista*a* 45 dimensões diferen*es;
</line>
<line>
dentro desse
</line>
<line>
conjunto,
</line>
<line>
os
</line>
</par><par>
<line>
au*or*s identific*ram 15 d*mensões equivalent*s e **ncluíram *ue *xiste "pouc* evidê*cia na
</line>
</par><par>
<line>
utilização padroni*a*a d* fator*s d* mensuração *o Clima Organizac**nal" (*U*O et
</line>
<line>
a l .,
</line>
</par><par>
<line>
2015, *. 49).
</line>
</par><par>
<line>
O* autores apo*taram seis dimensões
</line>
<line>
*omu*s nos estudos *onsul*a*os. São elas: (1)
</line>
</par><par>
<line>
relacion*men*o interpessoal entre colabor*dore*; (2) c*areza em *elação aos o*jetivos
</line>
</par><par>
<line>
organ*za*ion*is, regras, t*an*p*rênc*a
</line>
<line>
na comunicação; (3) conformid*de
</line>
<line>
*om a* norm*s
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
diretr*zes estabel*cidas
</line>
<line>
par* realiza*ã* do trabalh*; (*) aspectos liga*os ao relacionamen*o
</line>
</par><par>
<line>
com a chef*a - li**rança; (5) padrões de
</line>
<line>
desemp*nho do co**borador; (6) *e*ti*ento po* e
</line>
</par><par>
<line>
*art* dos
</line>
<line>
funcionári*s de que são recompensados por seu
</line>
<line>
dese*pen*o, sendo esses os
</line>
</par><par>
<line>
aspect** *ais *rese*tes nas pesquis*s *ra*ileiras (KUBO et al., 2015, p. 50).
</line>
</par><par>
<line>
Diante disso, a rela*ã*
</line>
<line>
entre percepções positiva*, valorizaçã* do
</line>
<line>
ca*ita*
</line>
<line>
humano -
</line>
</par><par>
<line>
mediante estímul*s fina*ceir*s ou simb*licos - * a adoção de *tit**es po*itivas *e*os
</line>
<line>
*r*balha*ores * reco*rente na bibliografia **nsult*d*.
</line>
<line>
2.2 Ações pós-p*squisa d* Clima Organ*zacional n* bibliografia
</line>
<line>
Na bibliogr*fia con*ult*da sobre *esqui*a d* Clima Org*nizacional, tem-*e constatado
</line>
<line>
a existê*cia d* estudo* que enfatizam a *mportância dessa prátic* para a e**ciên*ia d*
</line>
<line>
planejamento ad**nistrativo, para positivação d*s rela*õ*s interpessoais no ambi**te de
</line>
</par><par>
<line>
trabalh* e para a
</line>
<line>
correção de problemas que interfer*m na produt**idade e na qual*da**
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
produto de uma *eterminada em*r*sa (*IM*; *TA*O; 200*. LIM*; ALB*NO, 2002;
</line>
<line>
*UENT**-PALACIOS; *R*IT*S, 2006; MENEZES; *OM*S, 20*0).
</line>
</par><par>
<line>
Nesta revis*o bibliográfica foi loca*izado
</line>
<line>
apena* um est*do focado na* a*ões Pós-
</line>
</par><par>
<line>
*esquisa de Clima O*g*nizacional. Trata-se *o
</line>
<line>
*rtigo i*titulado "*ções Impl*ment**as P*s-
</line>
</par><par>
<line>
P*squ*s* *o Clima Organizac*onal na Multibrás */A Eletrodomé*ticos"
</line>
<line>
(O*IVA; PERAL;
</line>
</par><par>
</page><line>
R**. FSA, Teresina, v. 19, n.5, art. 1, p. 3-*2, mai. *022 w*w4.fsa*et.co*.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Ações Pó*-P*squisa de Cli** Organizac*on*l em uma Indús*ria *i*ent**ra
</line>
<line>
11
</line>
</par><par>
<line>
F*LCHI, 2007). Considerando a import*ncia desse ar*igo no *o*j*nto mais amplo d*
</line>
<line>
bib**og*afia, acredita-se ser pertinente *ma análise mais d*talhada do seu c**teúdo.
</line>
</par><par>
<line>
* primeira pa*te *o artigo apres*nta
</line>
<line>
u*a revis*o
</line>
<line>
bibliográfica *ob*e a Pesquisa
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
*lima **gan*zaciona*. Com base n*ssa r**isã*, sabemos que, no p*ríodo entre 19** e 2006,
</line>
</par><par>
<line>
fora* publicados oito artigos sobr* Pesqu*sa *e Cli*a Organiza*ion*l;
</line>
<line>
no entanto, *enhum
</line>
</par><par>
<line>
deles *rata das ações Pós-*esquisa *e Clim* (OL**A; PERAL; FALCHI, 20*7, p. *). *pós
</line>
</par><par>
<line>
i*entificarem u** lacuna na
</line>
<line>
bib*iografia, os autores a*resen*aram os r*sultados de *ma
</line>
</par><par>
<line>
pesqui*a empíric* feita com em*resa *ul*ibrá* S.A. Elet*odo**sti*o*. A i*tenção a
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
pes*uisa foi anal*sar como a organização
</line>
<line>
articula os dados *olet*dos
</line>
<line>
na Pesquisa de Clima
</line>
</par><par>
<line>
Organ*zac***al com ações v*ltadas para positivar ambiente de trabalho e para reforçar *
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
vínculo en*re os *unci*n*ri*s e a respectiv* empresa.
</line>
</par><par>
<line>
De*ois de **forma* dados *erai* sobre a empresa, os autores *pont*ram, de fo**a
</line>
<line>
sucinta, os objetivo* e pro*edimentos *a P*squisa de Clima Organ*zacional rea*iza*a pel*
</line>
</par><par>
<line>
setor de Recursos *u*anos da empresa e
</line>
<line>
desc*ever*m
</line>
<line>
os procedi*entos metodo**gicos
</line>
</par><par>
<line>
adotados para a cole** e an*lise de dad*s so*re as açõ*s Pós-Clima *rganizaciona*.
</line>
<line>
N* plano m*to*ológico, Oliva, *era* e F*c*i (2*07) adotara* os seguin*es
</line>
<line>
*roc*dimen*os: (*) e*aboração de um questionário enviado *ar* * Ger*n*e Corporativo de
</line>
<line>
*ecursos H*manos d* empresa; (2) realização de uma entrevista com o *espectivo gerente
</line>
<line>
*ara coletar infor*ações sobr* "o* Pla*o* de Ação, a divulg**ão d*s r*sul*ados e as açõe* em
</line>
</par><par>
<line>
i*plemen**ção", bas**d*s na Pesquisa
</line>
<line>
de Clima Organizacional; (3) estudo de doc**entos
</line>
</par><par>
<line>
que r*gist*am dado* coletados pel* empresa a
</line>
<line>
*es*eit* *as perce*ções e su**stões dos seus
</line>
</par><par>
<line>
funcionários.
</line>
</par><par>
<line>
*ara compreender
</line>
<line>
a* conexões entre a Pes*uis* d* Clima Or*anizacional e as ações
</line>
</par><par>
<line>
pós-pes**i*a adot*das p**a Multibr*s S.A. E*etrodoméstico*, ** au*ores de*me*brara*
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
processo em s*is et**as. São el*s: Etapa de Plan*jam**to d* P*squ*sa do Clima
</line>
</par><par>
<line>
Organizacional; Etapa *e Re*li*aç*o da Pes**i** d* Clima Organizac*onal
</line>
<line>
- Coleta de
</line>
</par><par>
</page><line>
Da*o*; **a*a *e Contr*le da Pe*quisa do Clima Orga*izacional; Et*pa *e Ações Corretivas;
</line>
<line>
Verificação *a eficácia das ações; * Ações implemen*a*as - *dentificada* na última pesquis*.
</line>
<line>
Cada uma des*as eta*as possui **rticularidad*s. *a exe*uçã* da Etapa (1), o **t*r de
</line>
<line>
Recurso* Humanos re*liz* p*ri*dicament* *m traba*ho de rev*sã* e aprimorame*to do
</line>
<line>
que*tio*ári* aplicad* aos funcionários e admin*stra o banc* de dados gera*o p*las res*ostas.
</line>
<line>
Cabe res*altar *ue o qu*st*on*rio é o*-line e qu* *om esse p*ocedimento * empresa obtém um
</line>
<line>
índice *e a*esão na f*ixa de *5% do se* qua*ro de func*oná*ios.
</line>
<line>
Rev. FSA, *ere*ina P*, v. *9, n. 5, *r*. *, p. 3-*2, mai. *0** www*.fsanet.co*.*r/r*vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
L. A. Paz, F. Thiago, *. R. *. Maciel
</line>
<line>
1*
</line>
</par><par>
<line>
*a
</line>
<line>
Etap*
</line>
<line>
(2), "são i**talados quiosques e* locais est*atégicos n*s unidades
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
ne*óci*, *om computadores disponíveis e assi*tê**ia dos \facilita*ores\, p*ra
</line>
<line>
que
</line>
<line>
os
</line>
</par><par>
<line>
*uncionário* que não possuem fácil ace**o * internet *ossam partic*par da pesquis*." Perce*e-
</line>
</par><par>
<line>
se nessa prática um
</line>
<line>
*rabalh* d* inc*usão digital e uma posit*vaç*o da p*rticipa*ão do*
</line>
</par><par>
<line>
fun*ioná*ios efetivada co* brindes forne*idos *ela empresa (O*I*A; PE*AL; FALCHI,
</line>
<line>
200*, p. 7-*).
</line>
</par><par>
<line>
Na
</line>
<line>
Etapa (3) - que co*respo**e ** "controle dos
</line>
<line>
dados *oletados" - ocorre
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
*abul*ção d*s respostas registrad*s no q*estionário. Nessa tabu*ação, variáveis c*m* sexo,
</line>
</par><par>
<line>
faixa *tár*a, depa*tam*nto do
</line>
<line>
fu*cionário, *ível
</line>
<line>
hierárquico * tempo
</line>
<line>
de casa são agrupa*as,
</line>
</par><par>
<line>
po*sibilitando uma *nterpretação mais d*talhada das *e*postas *eceb*das pelo *onjun*o total de
</line>
<line>
par*icipan*es.
</line>
<line>
Na seq*ência (Etapa 4), o set*r de R*curso* Humanos estuda o* dados tabulad** por
</line>
</par><par>
<line>
variáveis e de*ine prioridades a part*r del*s.
</line>
<line>
Se*undo os autores: "Os critérios
</line>
<line>
para
</line>
</par><par>
<line>
priorização dos problemas a ser*m soluc*onados s*o *efinidos de acordo com o *ai*r desvi*
</line>
</par><par>
<line>
aprese*tado e* r*lação a* *esultado
</line>
<line>
esp*rado" (OLIV*; P*RAL; FALC*I, 2007, p. 9). As
</line>
</par><par>
<line>
pri*ridades definidas e as **õe* en*aminhadas par*
</line>
<line>
*tendê-las são d*vulgad*s pa*a os
</line>
</par><par>
<line>
fun*ionários a partir de jorn*is, m*rais * r*uniõ*s *ro*ovidas pelo set*r de Recursos
</line>
<line>
Humanos.
</line>
</par><par>
<line>
A
</line>
<line>
"Ve**fi*ação da ef*cácia *as
</line>
<line>
a*ões"
</line>
<line>
(Etapa 5) é fe*ta a pa*tir da o*ser*ação
</line>
<line>
*e
</line>
</par><par>
<line>
mudanças o* co*tinuidad*s n* percepç*o de um de*ermin*do p*oblema regi*tra*o
</line>
<line>
pel*
</line>
</par><par>
<line>
q*estionário. Isso implica em com*arar uma série de duas *u ma*s Pesquisas de *lima, "a fim
</line>
<line>
de avaliar a evol*çã* da melhoria e, consequ*ntemente, da eficác*a das ações implem*n*adas"
</line>
<line>
(OLIVA; PE*AL; *ALCHI, 2007, p. 1*).
</line>
</par><par>
<line>
A ú*tima Etapa do
</line>
<line>
*r*ce*so (E*a** 6) c*rrespo*de à d*scrição das ações
</line>
</par><par>
<line>
implementa*as * partir da *lt*ma Pesquisa
</line>
<line>
de Clim* **a**zada
</line>
<line>
*e*a Multi*rá* S. A.
</line>
</par><par>
<line>
Ele*rodo*ésticos. Ness* *as*,
</line>
<line>
tr**a-s* da descrição *e est*at*gias d* enfrentamento
</line>
<line>
para *s
</line>
</par><par>
<line>
problem*s identificad*s pelo questionár*o.
</line>
<line>
O conju*to d* Eta*as acima descrito evidencia a necessi*ade de uma continuidade na
</line>
<line>
práti*a da P*s*uisa de Clim* Organi*acion*l e, ao *esmo tempo, **naliza para a importâ*cia
</line>
<line>
de procedi*entos qu* potencializam a va*orização da participação do* funcion*r*o*. No caso
</line>
</par><par>
<line>
esp*cíf*co da *mpresa Mult*brás S.A. El*t*odomésticos, estu*o de Oliva; Per*l e Fal*hi o
</line>
</par><par>
<line>
(2007)
</line>
<line>
permit*-nos in*er*r *ue *ssa **l**ização contínu*, é
</line>
<line>
ou seja, ela per*assa to*as as
</line>
</par><par>
<line>
eta*a* *o processo.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresi*a, v. 19, n.5, art. 1, p. 3-22, mai. 202*
</line>
<line>
www4.f*an*t.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Ações Pós-Pesquisa de Clima Organizacion*l *m uma Indú*tri* Cim*nteir*
</line>
<line>
1*
</line>
</par><par>
<line>
3 M*TODOLO*IA
</line>
</par><par>
<line>
A pesquisa que
</line>
<line>
origin*u es*e art**o foi basea*a na a*lic*ção *a metodologia
</line>
</par><par>
<line>
*ualitativa em dois *i*os de material.
</line>
</par><par>
<line>
Num primeiro *omento, a met*dologia *u**itati*a foi *plicada
</line>
<line>
no estudo
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
bibl**grafia c***ultada, send* ess* focada nos c*nceitos de Clima Or*anizacional e nas ações
</line>
</par><par>
<line>
p*s-pesquisa de Clima.
</line>
<line>
*a*e esclarecer
</line>
<line>
que a simple* existência
</line>
<line>
de u*a con*ult*
</line>
<line>
na
</line>
</par><par>
<line>
bibl*ografia de um de*erminado
</line>
<line>
assunto não cara**e*i*a * pesquisa co*o bib***gráf*ca
</line>
</par><par>
<line>
(DOXSE*; DE RIZ, 2*03, p. 38-*). Ness* sent*d*, o qu* se a*resentou na seção "Revisão da
</line>
<line>
Liter**ura" foi uma abordagem bib**ográfica necessária para a definição das referências
</line>
<line>
con*e*tua*s relevantes no contexto mais *mplo da pesq*isa.
</line>
</par><par>
<line>
A *etodo*og** qualit*tiva foi *pli*ada *a elaboraç*o d* roteiro de ent**vista na e
</line>
<line>
análi*e dos dados coletados. O instrume*to de cole*a foi pensado especifi*amen*e ***a tratar
</line>
</par><par>
<line>
das ações p*s-pesqui*a
</line>
<line>
de clim*. Sua final*da*e foi ori*ntar * entrevista sem*estruturada
</line>
<line>
e,
</line>
</par><par>
<line>
conseque*temen*e,
</line>
<line>
abrir *sp*ço *ara ac*ésci*os
</line>
<line>
de
</line>
<line>
a*suntos
</line>
<line>
não conte*plados pel*s
</line>
</par><par>
<line>
*nunciados das ques**es e valorizar a subjetividade do ent**vis*ado.
</line>
<line>
O métod* qu**itativo é rec*nhecid* *ela sua ênfase na produção * c**eta dos da*os e
</line>
</par><par>
<line>
pela s*a intenção *e *aptar aspectos do fenômeno que não
</line>
<line>
se e*quadram na quantificaçã*
</line>
</par><par>
<line>
(GIL, 2*18). Segun** *inay* (2007), a
</line>
<line>
pesquisa qualitativa *rabal*a
</line>
<line>
com o universo
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
significados,
</line>
<line>
mot*vos, aspirações, crenç*s, valore* *
</line>
<line>
atitudes. Considera*do essas
</line>
</par><par>
<line>
ca*ac*erísticas e considerando também os ob*e**vos da pe*quisa, a *e**dol*gia qualit*tiva,
</line>
<line>
*essa perspectiva, torna-se pe*tinente *ar* * co*preen*ão de como a empresa usa a Pesq*isa
</line>
<line>
de Clim* *rg*nizacio*al no planejam*nto e n* ex*cução de a*õ*s voltada* p*r* qualifica* o
</line>
<line>
ambiente de trabalho.
</line>
<line>
**ntr* das tipologias de pesqu*sa* apresenta**s *or D**s*y e De *iz (2*02-200*), o
</line>
</par><par>
<line>
*rabalho que resultou n*sta pesqui*a se *n*uadra
</line>
<line>
na m*dali*ade de uma "de*critiva".
</line>
</par><par>
<line>
C*nsidera-se d*sc*itiva porque apresenta os p*ocedime**os resultados * p*rtir de uma e
</line>
</par><par>
<line>
linguagem *extual e **
</line>
<line>
descrição do fe*ômeno observado, embasados
</line>
<line>
pelos c*nhecimen*os
</line>
</par><par>
<line>
apr**entados *o refer*ncia* t**rico.
</line>
</par><par>
<line>
A coleta de d*dos f*i fe*ta e* 2019, a parti* d* p*squisa documental * de
</line>
<line>
um a
</line>
</par><par>
<line>
**t*evista com a profissional responsável pelo setor d* Gestão de P*sso*s. A
</line>
<line>
profissiona*
</line>
</par><par>
</page><line>
e*tre**st*d* está d*retamente ligada à elabor*ção e ao acompanhamento da pesq*isa de *lima
</line>
<line>
Orga*i**c*on*l *a *espectiva empresa. Por q**stõ*s de ét*ca de pes*uisa, o nome *a
</line>
<line>
organ*zação *oi mantido no a*onimato.
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina *I, v. 19, n. 5, a*t. 1, p. 3-2*, mai. 2022 www4.fsan*t.com.br/revis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
L. A. Pa*, F. *hiago, *. R. E. M***el
</line>
<line>
14
</line>
</par><par>
<line>
A organiz*ção pesquis*da é compos*a pelos setores de: Pr*dução, Mi*eração,
</line>
</par><par>
<line>
M*nutenção, Almoxar*fado, Logística, Seguran*a do *rabalho
</line>
<line>
e Mei* Ambi*nte,
</line>
</par><par>
<line>
Contr*la*or*a e *erente de fábrica. Esses set*res pos*uem coorde*adores e *upervisore* que
</line>
<line>
respond*m diretamente ao Geren*e de fábrica que, *or me*o de aprese*tação de indi*adore*,
</line>
<line>
resp*nde para a d**etori* Regional.
</line>
</par><par>
<line>
E* 2018, a un*da** encerr*u o ano co* 78 funcio*ários, número qu* *ncluía
</line>
<line>
os
</line>
</par><par>
<line>
estagiári** e aprendizes. Desse total, 61 atua*am na *rea ope*acional *ividid*s e* *inera*ão,
</line>
<line>
Produção, M*n*te*çã* * Logística.
</line>
<line>
Os dados co*et*dos fora* analisa*os por mei* de Anális* de Conteúdo nos termos
</line>
</par><par>
<line>
técnicos apresent*dos por B**din (2011). Essa técn*ca *e análise i*plica a e*aboraç*o
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
c*tegorias (que po*em s** iden*ifi*ad*s com* *ódigos ou temas) relev**tes no conjunto do
</line>
<line>
mate*ial colet*do e n* *nter*retaçã* *os c*nteúdos.
</line>
<line>
4 RESULTADOS E DIS**SSÕES
</line>
<line>
4.1 Pesquis* de C*ima
</line>
<line>
* ges*ão do Clima Organizacional é de resp*nsabilida** da área de Ge*tão de **ss*as
</line>
</par><par>
<line>
*** coordena a*
</line>
<line>
ati*idades a serem dese*v*lvidas com a
</line>
<line>
área de R**urs*s Hum**os
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
U*idade.
</line>
</par><par>
<line>
A *m*resa adota diversas estrat**ias *ara avaliação do clima organizaci**al, *ai*
</line>
</par><par>
<line>
como: (1) *inut*
</line>
<line>
i*te**ado - ativi*ad* pro*ovida *er*odicamen*e *ela ár*a de G*stão de
</line>
</par><par>
<line>
Pessoa* *ara que os *uncionári*s expresse* suas opiniõe*; (2) café
</line>
<line>
c*m
</line>
<line>
o
</line>
<line>
gerente
</line>
<line>-</line>
</par><par>
<line>
org*ni*ado * partir
</line>
<line>
dos diferentes *egmentos do **adro de funcio***ios; (3) entrevista
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
*esligam*nto; (4) coleta de **clamaçõe* e *u*e*tões do* f*ncioná*i*s; e (5)
</line>
<line>
as *esqu*sas
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
clima.
</line>
</par><par>
<line>
As pes*uis**
</line>
<line>
de Cli*a Organizaci*nal são realizadas a cada dois *nos. Na data
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
realizaçã* do *resente estudo, a últ*ma Pesqu**a de C**ma Organizac*onal foi r*ali*ada no
</line>
<line>
m*s de outubro d* 201* e a pr**i*a estava *rog*amad* para o mesmo mê* de 2019.
</line>
</par><par>
<line>
A empresa organiza
</line>
<line>
a P*squ*sa de *lima a p*rtir das seguin*es etapas: (*)
</line>
</par><par>
<line>
Plane*amento e re*isão do
</line>
<line>
que**io*á*io; (b) c*leta de da*o*; (c) cl*ssif*cação e a*á*ise do*
</line>
</par><par>
<line>
dad*s coletados.
</line>
</par><par>
<line>
Na etapa (a), q*estioná*io que será aplicad* aos funci*n*rios é revisado p**o RH *
</line>
</par><par>
<line>
Cor*orativo co* obj*tivo d* qualificar o enu*ciado das questões e, quando
</line>
<line>
nec*ssário,
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Ter*sina, v. 19, n.5, art. 1, p. 3-22, mai. 2022 www4.fsanet.com.br/re*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*ções Pó*-Pesquisa de C*im* Organizacional em *ma Ind*stria Cimenteira
</line>
<line>
15
</line>
</par><par>
<line>
in**rpor*r novas pergunt*s. Na mesma etap*, é *eita a d*finição do calend*rio *e aplicação do
</line>
<line>
que*tionár*o e os informativos iniciais são re*assados para ** *nidades d* gru*o da qual ess*
</line>
<line>
organização faz par*e.
</line>
</par><par>
<line>
* *tapa (b) é *eita
</line>
<line>
p** meio do e*vio do que*tion**io p*r e-mail pa*a t**os
</line>
<line>
os
</line>
</par><par>
<line>
funcionários e i*clui *ções de mobilização p*ra incen*ivar a p*rti*ipação. Cabe ressalt** qu* a
</line>
<line>
adesão dos funcionários é opcional, no entanto, a empresa usa est*atégias para e*evar o índice
</line>
<line>
de adesão * busca atin*ir a meta de 90% do *eu q*ad*o de funcion*rios.
</line>
</par><par>
<line>
Uma das estratégias usadas no período de c*leta de dados é a disponibilização
</line>
<line>
**
</line>
</par><par>
<line>
computadores ** sal** de *ácil ac*sso destinados e*pe*ific**en*e à realiza*ão da pes**isa d*
</line>
</par><par>
<line>
cli*a; *e*sas *al*s os fu*ci*n*rios r*cebem a ajuda de monitores e, dessa *orma, mesmo
</line>
<line>
o*
</line>
</par><par>
<line>
que não *ossuem o háb*to de usar *omputadores podem responde* ao *uestionário o*-lin*.
</line>
</par><par>
<line>
Ao t*r*in* *o períod* fi*ado para a *esquis* de Clima, *nicia-se a eta*a (c), que
</line>
</par><par>
<line>
co*siste no *r*zamento dos d*dos procedente* de dif**entes Unid*des da o*ganização e
</line>
<line>
na
</line>
</par><par>
<line>
elaboração *e *m *uadro q*e permita *o setor
</line>
<line>
de Gestão de **ss*as ide*ti*i*ar aspectos
</line>
</par><par>
<line>
posi*iv*s e neg**ivos.
</line>
</par><par>
<line>
*es*e quadr*, o grau de sat*sfa**o dos funcionário* varia de 0 a 10 * as qu*stõ** que
</line>
<line>
recebem *esposta *b*ix* de 7.0 são *de*t*ficada* como ins*tisfat*ria* e passa* a ser objeto de
</line>
<line>
estudo por parte do* ges*ores. A elab*raçã* do *u*dro e a d*v*lg*ção d*s resu*tados para as
</line>
</par><par>
<line>
Unidades encerra a Pesquisa de Clima e marca o c*m*ço do p*anejame*to e a execuç*o
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
açõe* que se enquadram no Pós-pesqui** de Clim*.
</line>
</par><par>
<line>
4.2 Açõe* Pós-Pesqui** *e *lima
</line>
</par><par>
<line>
Ne*ta seção, são *nfoca*as as ações exe*utadas pe*a indústria a partir d*s aspecto*
</line>
<line>
i*entificados como negati*os pelos fu*cion*rios na Pesquisa de Clima *eali*ada *m 2*17.
</line>
</par><par>
<line>
Antes de apresentarmos as iniciativas *dminist**ti*as aqui classifi*adas c*mo
</line>
<line>
ações
</line>
<line>
pó* -
</line>
</par><par>
<line>
pesqu*s* de Clima, importa re*salt*rmos que * seto* de G*stão de Pessoa* *a Un*da*e
</line>
</par><par>
<line>
lo*aliza*a
</line>
<line>
em C*ru*bá/M*
</line>
<line>
busc*
</line>
<line>
manter um diálogo con**ante com os demais set*res
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
*mpre*a na intenç** de estud*r
</line>
<line>
al*e**ativ*s
</line>
<line>
de respo*t*s
</line>
<line>
**ra as f*agil**ade* ide*tificadas
</line>
</par><par>
<line>
pelo q*estionár*o. Isso s*g*ifica d*zer *ue, embor* o *etor de RH co**dene o pla*e*am*nto * a
</line>
</par><par>
<line>
execução e a interpretação
</line>
<line>
*a *es*ui*a de Cl*ma,
</line>
<line>
as res*ost*s que a Unidade pr*duz
</line>
</par><par>
<line>
envo*vem outr*s segmentos d* empr*sa.
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. FSA, Teresina P*, v. 19, n. 5, art. 1, p. 3-22, ma*. *022
</line>
<line>
*ww4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
L. A. *az, *. *hiag*, W. R. E. Maciel
</line>
<line>
16
</line>
</par><par>
<line>
Na Tabela 1 é *pre**ntado o total de qu*stões com respos*a inferior 7 (av*liação a
</line>
<line>
in*icati*a de fr**ilidade), d*stribuídas con*orm* os setore* do s**tem* *rganizacional da
</line>
<line>
*mpresa.
</line>
<line>
*abe*a 1 - Fragi*idade* a*resent**** pela pesquisa *e clima.
</line>
</par><par>
<line>
S*tor
</line>
<line>
T*t*l de Que**ões
</line>
<line>
Nú*ero de fr*gilidades
</line>
</par><par>
<line>
Controle de Qualidade
</line>
<line>
40
</line>
<line>
8
</line>
</par><par>
<line>
Manu*enção e *rod*çã*
</line>
<line>
*0
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
Mineração
</line>
<line>
40
</line>
<line>
11
</line>
</par><par>
<line>
Log*s*ica
</line>
<line>
40
</line>
<line>
10
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: Dados da pesquisa.
</line>
</par><par>
<line>
Os dados da Tabela 1 permitem inferir q*e os s*t*r*s organ**a*ionais d* em*re*a
</line>
<line>
*p*esentam pe*cepções semelhantes quanto às fragilidades do a*biente *e *rabalho e das
</line>
<line>
relações i*terpessoais. * gra* *e *nsatisfaç*o in*icado pela co**na "fr*g*lidades" apresen**u
</line>
<line>
*o*ca va*iação. Cabe a ressa*va de q*e o setor da Mi*era*ão (que ap*esento* o maior núm*ro
</line>
</par><par>
<line>
de fr*gilidad*s)
</line>
<line>
opera num local distante 17 q*ilôm*tros da
</line>
<line>
unida*e ** benef*ciamento e,
</line>
</par><par>
<line>
conse*uentemente, a*resenta particularidad*s es*ruturais e admin*str*ti*as.
</line>
<line>
Como f*i dito anterior*ente, a not* 7, n*ma e*cala de 0 a *0, é * li*ha de corte para
</line>
</par><par>
<line>
identi*ica* frag*lidade* e *nsatisfações dos funcion*rios. Con*id*rand* e*sa nota
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
consid*rando tam*ém que a Pesqui*a de C*ima é composta por 40 *uestões, verif*cou-se que a
</line>
<line>
e*presa f*i bem avaliada pe*os func*onár*os. No ent*nt*, a exi*tência de res***tas com grau
</line>
<line>
*e sati*fação a*aixo de 7 de*anda intervenções d*s ges*ores.
</line>
<line>
**ra compre*nder *omo os gestores conduzi*am a* interven*õ*s para *elh*r*r o*
</line>
<line>
aspec*os identificado* c*mo fragilidades, f*i real*zada uma entrevista com * Ana*ista de RH
</line>
<line>
*espon*ável pe*a Unidade C*rumbá. A en*revistad* relatou que p*ocede da seguinte forma: (i)
</line>
<line>
Em *m primei*o m*mento, a Anali*ta realiza reu*iões com os diretores setoriais e com os
</line>
<line>
funcion*rios para compreender o mo*ivo da insatisfação regi*trada no questionário; (ii)
</line>
</par><par>
<line>
*osteriorment*, a*nda dialoga*d* *om as partes envolvid*s, a Anali*ta busca
</line>
<line>
definir
</line>
</par><par>
<line>
*s*rat**ias para
</line>
<line>
*tac*r
</line>
<line>
os prob*emas apontados; (iii)
</line>
<line>
*epois de defi*ir *s es**até*i*s,
</line>
</par><par>
<line>
*b***vando a viabi**dade t*c*ica e jurídica *as mesm*s, o se*or de RH enc*m*nh* *s *râmites
</line>
<line>
n*cessário* p*r* exec*ção d*s a*ões. Ne*sa etap*, os di**ren*es setores da empr**a *eg**iam
</line>
<line>
questõe* co*o di**on**ilidade de espa*o físico, ajus*e *o h*rári* e n* rot*na dos funcioná*ios,
</line>
<line>
o *usto e * c*o*og*ama das açõe* e os benefícios projetados.
</line>
<line>
P*rce*e-se uma intenç*o de a*segurar o envolvimento dos func*onári*s em toda* as
</line>
</par><par>
<line>
*tapas das ações pós-pes*ui*a de
</line>
<line>
clima. Na prática, *sse envolvim*nto, além de reforçar
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
</page><line>
R*v. FSA, Te*e*ina, v. 19, n.5, art. 1, p. 3-22, m*i. 2022
</line>
<line>
www4.fs*n*t.com.*r/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Açõe* Pós-Pes**isa d* Cl*ma Organi*ac*onal *m *ma I*dú*tria Cimenteir*
</line>
<line>
1*
</line>
</par><par>
<line>
pr**cípio da **rre**onsabilidade *ntre ges*or** e funci*nário* no pro*esso de busca
</line>
<line>
pela
</line>
</par><par>
<line>
qualidade no ambiente de trabalho e efici*nc*a na ***dutiv*dade, encontra resp*l** na po*í*i*a
</line>
</par><par>
<line>
da
</line>
<line>
emp*esa *ue consi*era os indicadores de sat*s*a*ão *omo uma das *ariáveis
</line>
<line>
na
</line>
</par><par>
<line>
particip**ão d*s *ucro* de ca*a unida*e.
</line>
<line>
No qu* diz respeito à implantaçã* d*s ações *iscu*idas e acor*ada* com *s
</line>
</par><par>
<line>
fu*cionários, an*li*ta e*fatizou q*e essa i*pl*ntação é a
</line>
<line>
proc*ssual, ou seja, as *ções pós-
</line>
</par><par>
<line>
pesq**sa de clima sã* construídas gradualmente. Isto significa que a pes**isa é bianual,
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
dentro desse *nter*al* de tempo, o* gestores busca* solucionar *s fragilidad*s encontradas
</line>
</par><par>
<line>
valorizando, s*mpre que
</line>
<line>
*ossí*el, as sugestões manife*tadas pelos fu**ionários *ura**e as
</line>
</par><par>
<line>
reuniõ**.
</line>
</par><par>
<line>
Durante a entrevis*a, a analista *xpli*ou qu* o set*r de gestão de *e*s*as t*aba*ha para
</line>
<line>
implan*ar açõ*s pós-pesqu*sa de clima qu* atenda* os diferentes s*tores ** empresa, sem
</line>
</par><par>
<line>
atribuir pref**ên*ia por n*m u*
</line>
<line>
deles. *la também ressaltou q*e nem sempre é possível
</line>
</par><par>
<line>
a*aca* toda* as frag*lidades captadas pelo qu*st*o*á*io, embora essa seja a meta da empresa.
</line>
<line>
*a Tab*l* 2, está di*post* o número de ações pós-*esquis* de clima executadas p*l*
</line>
<line>
Un**ade Coru*bá e o número d* fragilidades ap**tadas pelo questi**á*io a partir dos setores
</line>
<line>
do sistema orga*izacional *a empresa. Cabe *essaltar que um* de*erminada f*agilida*e pode
</line>
<line>
*er sido t*a**lha*a por mais de uma aç*o.
</line>
<line>
Ta*ela 2 - Quantitat**o de ações pós-pesquisa de c*ima
</line>
</par><par>
<line>
***or
</line>
<line>
Qua*t.
</line>
<line>
*uant.de
</line>
<line>
fragilidad*s
</line>
<line>
açõe*
</line>
</par><par>
<line>
Contr*le de Qualidade
</line>
<line>
8
</line>
<line>
3
</line>
</par><par>
<line>
Manutenção e
</line>
<line>
7
</line>
<line>
4
</line>
</par><par>
<line>
Produção
</line>
</par><par>
<line>
Mineração
</line>
<line>
11
</line>
<line>
5
</line>
</par><par>
<line>
Logística
</line>
<line>
10
</line>
<line>
*
</line>
<line>
*onte: Dados da pesq*i*a.
</line>
</par><par>
<line>
Observan*o os
</line>
<line>
dados da Tab*la * evi*en*ia-se que as a*ões pós-pe*quisa de c*ima
</line>
</par><par>
<line>
foram d*stri*uídas entre tod*s
</line>
<line>
os setores da empresa, apresentando uma pe*ue*a va*iação.
</line>
</par><par>
<line>
Essa variaç*o po** ser *tribuída às di*eren*as na complexid*de das *ragilidades apontadas **r
</line>
<line>
cad* setor. *abe a ress*lva d* que o se*or de Manutenção e Produ**o conc*ntra o maior
</line>
<line>
número d* funcio*ário* da Unid*de Corumbá.
</line>
</par><par>
<line>
Como demonstrado, a pes*uisa de
</line>
<line>
clima é bianual *, con*eque*temente, o t*abalh*
</line>
</par><par>
<line>
para melhorar
</line>
<line>
os indi*ativos, via ações **s-pe***isa de clima, estende-se por dois anos.
</line>
</par><par>
<line>
R*força-se essa i*formação p*rque, *a ocasião da entrev*sta com a *nalista de *H
</line>
<line>
*a
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. FSA, T*resina PI, v. 19, n. 5, ar*. 1, p. *-22, mai. *022 www4.fsanet.com.br/*evista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. A. Paz, F. *hi*go, W. R. E. *aciel
</line>
<line>
18
</line>
</par><par>
<line>
Unidad* C*rumbá, * biênio a*nda es*ava em curso (el* seria co**let*do em dezembro de
</line>
<line>
2019). *rovavelmente, ou*ras ações **nham *ido exe**tad*s no *ecorrer do **gundo s*mestre
</line>
<line>
d* *019.
</line>
<line>
De*tre as **ões pós-pe*quisa de clim* apontada* nos d**os da entrev*s*a, *esta*ara*-
</line>
<line>
se as mais relevant*s conforme aponta*o pela entrevis*ada:
</line>
</par><par>
<line>
Em relação à pergunta do instrumento de C*i*a da empresa: "Me sinto va*o*izado
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
reconhecido pela indústria", a *nali*t* *nfo*m*u *s a*õe*:
</line>
</par><par>
<line>
(a) a *artir do mês de abril d* 2*19 * reco*hecimento de segurança por área volto* a
</line>
<line>
f*ncionar; (b) a criação da sala de jogos - *spaço us**o pelos funci**ários nos
</line>
<line>
i*t*rvalos; (*) reorganiz*ção *o setor de RH *ara aten*er os **ncionário* da min*.
</line>
</par><par>
<line>
Uma info*maçã* im*orta*te é q*e a
</line>
<line>
unidade *e minera**o cita*a fica dista*te da
</line>
</par><par>
<line>
f*b*ica e os funcionário* re*lamara* que no *orário que re*o*naram não conseg**am *e*eber
</line>
<line>
o a*en*i*ento do s*tor de RH, pois esse já h*via encerrado o **p*die**e. *ara *ontor*ar esse
</line>
<line>
**oblema, o setor de RH desi*nou um dia par* ir *té o local da mina e atender *s funcion*ri*s
</line>
<line>
lotados no *es*ect*vo loca*.
</line>
<line>
Para a *uestão "Estou satisfe*to c*m o m*u traba*ho", in*ormou que r*aliz**am:
</line>
<line>
(a) mu*ança no *ardáp*o das *e*eições; (b) m*da*ça na re*lizaçã* da ceia natalina;
</line>
<line>
(c) criação do Comitê *a*s V**a *ara qu*lifica* as ativid*des sociais e recreativas.
</line>
</par><par>
<line>
Em
</line>
<line>
relação
</line>
<line>
às *tividades "c",
</line>
<line>
* e*p*esa *antém um g*upo de Fu**ionários
</line>
</par><par>
<line>
responsável pelo pla*ejamento * pe*a execuçã* de
</line>
<line>
atividades soc*ai* e *ec*eativas, den*re **
</line>
</par><par>
<line>
q*ais importa cit*r o Dia das *ães, o Dia d*s Pais e o Dia das Cri*n*as.
</line>
</par><par>
<line>
As açõ** da p*rgunta "*enho
</line>
<line>
a*es*o * *rein*mentos que me ajudam a exe**tar *eu
</line>
</par><par>
<line>
trabalho correta*e*te", *oram rela*adas as açõ*s:
</line>
<line>
(*) mudança no cronograma de *reinam*ntos com horários mais flexíveis p*ra pod*r
</line>
<line>
atender funcionários *e *urn*s; (b) divulgação d*s treinamentos me*sais em mu*ais
</line>
<line>
par* *s funcionár*os e g*st*res se programa*em para participar*m.
</line>
<line>
*s dado* apresentados acima não *orresponde* à totalidade das *ç*e* pós-pesq**sa
</line>
<line>
de clima r*alizadas pela empres*. No entanto, el*s co*stitue* uma amos*ra a parti* da q*al é
</line>
</par><par>
<line>
*o*sível c*ns*atar que a *xperiência d* Uni*ade Corumbá *a c*ndução d*
</line>
<line>
c*im*
</line>
</par><par>
<line>
organizac*onal conte*p*a elementos importantes
</line>
<line>
*ponta*os p*la bi*liografia acadêmica
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
*r*a.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina, v. 1*, n.*, ar*. 1, p. *-22, mai. 2022
</line>
<line>
www4.fsan*t.co*.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Ações Pós-Pesq*i*a de Clima Organ*z*ciona* em uma Indústria Cimenteira
</line>
<line>
19
</line>
</par><par>
<line>
Nos pr*cedime*tos *dotados pelo setor de G**t** de *essoas (antes, durante e **pois
</line>
<line>
d* pesq*isa de c*ima), p*rceb*-se a i*tenção de *alorizar a par*icipação dos funcionário* n*
</line>
<line>
identificação e no *nfrentamento das fr*gilida*es. Seg*ndo T*mo*o, Mendez * Pa* (2*00), a
</line>
</par><par>
<line>
valori*aç*o *os funcio*á*i*s deve ser um dos
</line>
<line>
objetivos pri*ritár**s nas açõ*s referentes ao
</line>
</par><par>
<line>
Cl**a *rganizac**n*l.
</line>
</par><par>
<line>
A *levação no grau de sati*fa*ão d*s funcionári*s * *m* das metas pa** o
</line>
<line>
plane*a*ento e para a execução *as ações pós-pesquisa *e c*im* na empre*a p*squ*sada. N*
</line>
<line>
p*ática, es*a ele*ação implica na ex*stência *e u* ambiente fav*rá*el para *doção de p*áticas
</line>
</par><par>
<line>
*ositiv*s, ta*to no que diz respeito à
</line>
<line>
p*odutivid*de, quanto no *ue diz respeito à* relaçõ*s
</line>
</par><par>
<line>
**terpes*oais. Nesse se***do, * qu*
</line>
<line>
observamos na *nid*de *orumbá encontra resp*ldo
</line>
<line>
nas
</line>
</par><par>
<line>
consideraçõ*s
</line>
<line>
de Ferraz, Vil*ar*i Dubeux (20*1) que enfatiz*m a relação en*re *lima e
</line>
</par><par>
<line>
Organiz*ci*nal e a p**m*ção de atitudes posit*vas no co*idi*n* *as empresas.
</line>
<line>
5 CONSIDERAÇÕES F*NAI*
</line>
<line>
O e*tudo apres*ntado partiu de uma *evisão bibliográf*ca sobre o construto co*ceitual
</line>
<line>
do clima organ*za*ion*l; posteriormente, abordou a* particularidades das ações *ós-pesquisa
</line>
</par><par>
<line>
de cl**a, ressaltando a ***xpressiva existência de trabalhos q*e analisam
</line>
<line>
as aplicações
</line>
</par><par>
<line>
decorrentes *a pesquisa
</line>
<line>
de cli*a. Num segund* mo*ent*, o
</line>
<line>
estudo busc*u oferecer uma
</line>
</par><par>
<line>
contr*buição para a c**preen*ã* *o
</line>
<line>
processo
</line>
<line>
de **a*ej**ento e execução de *ções pós-
</line>
</par><par>
<line>
pesquisa *e *lim* a pa*t*r de d*dos coletados na emp*e*a.
</line>
<line>
Con*id*ran*o os objet*vos fixados *ara o estud*, verifica-se que o tr*bal*o cumpriu
</line>
<line>
s*a final*dade, na medid* em qu* a*resentou uma re*lexã* teórica sobre clima organi*a*ional,
</line>
</par><par>
<line>
descreveu e
</line>
<line>
*nalisou os proced*mentos *sados
</line>
<line>
pe** **id*de Cor**bá na *labora*ão da sua
</line>
</par><par>
<line>
pes*uisa de clima e n* im*l*menta*ão de *ç*es pós-p*squisa *e *lima.
</line>
<line>
Os *ados apr*se*tado*, re*erentes *o biêni* 2016-2017, co*etados na Pe**u*sa de
</line>
</par><par>
<line>
* lima
</line>
<line>
de
</line>
<line>
2017, ev*de*c*am qu* o moni**ramento do *lima Org*ni*acional e as
</line>
<line>
i*i*ia*i*as
</line>
</par><par>
<line>
para *leva* o
</line>
<line>
g*au de sati*fação e motiv**ã* **s func*onários *ê* **cebido especi*l atenção
</line>
</par><par>
<line>
dentr* da política de *estã* de Pes*oas da e*presa. Os m*s*o* dad*s *os pe**item inf*rir
</line>
<line>
*ue o enfrentam**to das fra*ilidades apontadas pelo question*rio é feito de forma coletiva e
</line>
<line>
i*t*rsetorial. Nessas condi*õe*, *s ações pós-pe*q*isa de clima demandam um constante
</line>
<line>
diálogo entre os funcion*rios e os ges*o*es da empres* - *iálogo *ue é m*d**do pelo setor de
</line>
<line>
RH.
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. FSA, T*resina PI, v. 1*, n. *, art. *, p. 3-22, mai. *02*
</line>
<line>
www4.fsanet.com.b*/rev*s**
</line>
</par><page>
<par>
<line>
L. *. Paz, *. ***ago, W. R. E. Maciel
</line>
<line>
*0
</line>
</par><par>
<line>
*ientes de que a ab*rdagem realizad* ne*te est*d* não é a única poss*vel, ressalta*os
</line>
<line>
**e existe a necessi*ade de novas i*terpretaçõe* a respeito das a*ões pós-pesquisa *e clima.
</line>
</par><par>
<line>
Nesse *enti*o,
</line>
<line>
*ponta*os a pertin*ncia de estudos qu* confrontam a p**ce*ção
</line>
<line>
d*s
</line>
</par><par>
<line>
funcionários e * dos gestores sobre as n**ociaçõe* que res*ltam em *ções para enfrentamento
</line>
</par><par>
<line>
d*s fragilid*de*. Outra possibili*ade
</line>
<line>
d* interpretação do tema ser*a * co***ração d*
</line>
</par><par>
<line>
vari*ções no grau de sati*fa*ão dos funci*n*rios
</line>
<line>
dentro de uma série te*poral mai* lo**a
</line>
<line>-</line>
</par><par>
<line>
u*a *omparação dess*
</line>
<line>
t*po *e*mitiria avaliar a aprovação (ou repr*vação) das a*ões pós-
</line>
</par><par>
<line>
p**quisa de cli*a.
</line>
</par><par>
<line>
Di*nte do *ue foi *xposto, e, considerando que *xistem
</line>
<line>
*ou*os trabalhos publi*ados
</line>
</par><par>
<line>
com ênfase
</line>
<line>
n*s ações pós-pesquisa
</line>
<line>
de cl*ma, tem-se que o estudo apresen*a*o possui
</line>
</par><par>
<line>
relevânci* e *od* contr*buir para a continuidade *as reflexões sobre * C*ima O*g*nizacional,
</line>
<line>
pa*ticular*ente, so*re as a*õ*s pós-Pesquisa *e C*i*a.
</line>
<line>
REF*RÊNCIAS
</line>
<line>
BARDIN, *. Aná*ise de Conte*do. São P*u*o: Ediçõ*s 7*, 20*1.
</line>
</par><par>
<line>
BERBEROG*U, *. Impac* o* o*gani*atio*al
</line>
<line>
cli*ate o* organizationa* comm*tme*t and
</line>
</par><par>
<line>
per*eiv*d
</line>
<line>
orga*izat*ona* *erformanc*: e*pirical evidence from p*blic
</line>
<line>
hospita**, BMC
</line>
</par><par>
<line>
Healt*
</line>
<line>
Services
</line>
<line>
R*se*rch,
</line>
<line>
v.
</line>
<line>
18,
</line>
<line>
n.
</line>
<line>
399,
</line>
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20*8.
</line>
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*ispo*íve*
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em:
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Review,
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v.
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Aber*a
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*. A. Paz
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<line>
F. Thiago
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<line>
W. *. E. Maciel
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<line>
1) con*epção * planej*me***.
</line>
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X
</line>
<line>
X
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<line>
</line>
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<line>
2) análise e interpretação dos dados.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
*) elabo*açã* do ras*unho o* na revisão c*ítica do conteúdo.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
4) participação na *provaçã* da ve*são final *o **nuscrito.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
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Rev. FSA, *eresina, v. 19, *.5, art. 1, p. 3-22, m*i. 2**2
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w*w4.fs**et.*om.br/r*vista
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