<document>
<page>
<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.fsanet.com.*r/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*i*a, *. *9, n. 4, art. 6, p. 110-124, a*r. *02*
</line>
<line>
ISSN Impresso: 1*06-6356 IS*N Elet*ônico: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.12819/202*.19.4.6
</line>
</par><par>
<line>
O P*ograma Residência Pedagógica (P*P) * a Formaçã* de *rofes**res de Ciência* *e Escolas
</line>
<line>
do *ampo: Retrat*s de u*a *mersão na *rática
</line>
<line>
The Pe**gogi*al Reside*cy P*ogram (*R*) and the *raining of Science T*ac*ers in Rural
</line>
<line>
Sch***s: Portrai*s of an Immersio* in Practi*e
</line>
</par><par>
<line>
Raimunda A*ves Melo
</line>
<line>
Doutora *m E*ucação pela Uni*ersidade *ed*ral do Pi**í
</line>
<line>
Profe*so*a Adjunta da *n**ersidad* Federal do Piauí
</line>
<line>
*-m*il: raimun*inhamelo@ya*oo.com.br
</line>
<line>
Ednelma d* Car*o da Cruz
</line>
<line>
Grad*ada *m E*ucaç*o do Campo *el* U*iversida*e Fe*eral do Piauí
</line>
<line>
E-*ail: ednelmacruz2020@gmail.com
</line>
<line>
*rancisco Renat* L*m*
</line>
<line>
D*ut*rand* em L**guística pela Un*v*rsid*de Estadua* de Campi**s
</line>
<line>
*estre em Letra pela Univ*rsida*e *ederal do **a*í
</line>
<line>
Pr*fessor S*bstituto d* *niversi*ade Est*dual do Pi*uí
</line>
<line>
E-m*il: fcoren*tolima@h*tmail.*om
</line>
</par><par>
<line>
Endere**: Raimunda *lves Melo
</line>
</par><par>
<line>
Univ*rsi*a*e
</line>
<line>
Federal
</line>
<line>
do
</line>
<line>
Piauí, Ca*p*s
</line>
<line>
Unive*sitári*
</line>
<line>
*ditor-*hefe:
</line>
<line>
Dr.
</line>
<line>
Tonny
</line>
<line>
Kerley
</line>
<line>
d*
</line>
<line>
Alenc**
</line>
</par><par>
<line>
Petrônio
</line>
<line>
Portela -
</line>
<line>
Ininga,
</line>
<line>
*EP:
</line>
<line>
64049-*50 - Teresina,
</line>
<line>
Rodrigues
</line>
</par><par>
<line>
Pi*uí - Bra*i*.
</line>
</par><par>
<line>
Endereço: *dnelma do *arm* d* Cru*
</line>
<line>
Artigo receb*do em 06/01/2022. Última *ersão
</line>
</par><par>
<line>
Uni*ers*d*de
</line>
<line>
Fed*ral
</line>
<line>
do
</line>
<line>
Piauí, Campus
</line>
<line>
U*iversitár*o
</line>
<line>
r**ebida e* 20/01/2*22. Apr*v*do em *1/01/2022.
</line>
</par><par>
<line>
Petrônio
</line>
<line>
*ort*la -
</line>
<line>
Ininga,
</line>
<line>
CEP:
</line>
<line>
64*49-550 - Teresina,
</line>
</par><par>
<line>
P*a** - Br*sil.
</line>
<line>
Avali*do pelo sist*ma T*iple Review: *esk Review *)
</line>
</par><par>
<line>
Endereço: Francisco Renato L*ma
</line>
<line>
*el* Editor-Chefe; e b) Double Blind *eview
</line>
</par><par>
<line>
*niv*rsidade
</line>
<line>
Federal
</line>
<line>
do
</line>
<line>
Piauí, C*mpus
</line>
<line>
Unive*sit*rio
</line>
<line>
(avali*ção cega por dois avaliadores *a área).
</line>
</par><par>
<line>
Pet**nio
</line>
<line>
Portela -
</line>
<line>
Ininga,
</line>
<line>
CEP:
</line>
<line>
64049-5*0 - **re*ina,
</line>
</par><par>
</page><line>
Piau* - *ras*l
</line>
<line>
R*v**ão: Gramat*cal, No*mativa e *e Formataçã*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
O *rogram* Residência Pedagógica (P*P) * a *ormação de P*ofessores de Ci*n**a*
</line>
<line>
1**
</line>
</par><par>
<line>
RESUMO
</line>
</par><par>
<line>
O Prog*ama Residência Pe*ag*gica (*RP) visa a*rimorar a *ormaçã* dos acadêmicos,
</line>
<line>
po r
</line>
</par><par>
<line>
meio de práticas qu* *ortaleçam a doc*ncia em escolas públicas *a *ducação *ásica, atr*v*s
</line>
<line>
*a inclusão de práticas de Está*io Curri*u*ar Supervisionado q*e valor*z*m a relação teoria e
</line>
<line>
práti*a co*o subsídio *ec*ssário par* a formação *e profe*s*re* *om c*p*c**ade par* faz*r
</line>
<line>
**ent* às a*u*is de*anda* da escola c*n**mporân*a. Dian*e disso, **t* trabalho f*i realizado
</line>
</par><par>
<line>
com o objetiv* de conhecer as contribuições do PR* para a formação dos
</line>
<line>
profess*res de
</line>
</par><par>
<line>
Ciências de escolas do camp*. Reali*ou-se pesquisa de abor*agem qual*tat*va, uti*i*ando-*e o
</line>
<line>
questionário, a obse**açã* participa*te e a análise *ocumental como instrumentos e técnic**
</line>
<line>
de produção de dad*s. Os resultados most*aram q*e, mesmo diante de d*safios, os bolsistas
</line>
<line>
consegui*am dese*vol*er as ações do referido *rogram* e relacion*-las com os p*essu*osto*
</line>
<line>
forma*ivos do Curso de Licenc*atura em Educação d* Ca*po (LEdoC) e que *s ações dentro
</line>
<line>
do esp*ço escolar c*ntribuíram pa*a a construção *e suas identidades **mo professor*s e para
</line>
<line>
a apre*dizagem de saberes da *o*ência.
</line>
<line>
*a*avras-chave: Programa *esidênci* Pedagógica. Forma*ão d* p**fessores. Ensin* de
</line>
<line>
Ciê*cias. Sabe*es doce*tes. Educação do Campo.
</line>
<line>
A*ST*A*T
</line>
<line>
Th* Pedagogi*al Residency Pro*ra* (PRP) a*ms to improv* th* trai*ing of st*de*ts, through
</line>
<line>
prac**ces that **rengthen teac*i*g in public *cho*ls ** basic education, *h*ough the inclusion
</line>
<line>
of Sup*rvised Inte*nship practi*es that v*lue the rel*ti*nsh*p betw*en theory and *racti*e as a
</line>
</par><par>
<line>
necessary sub*idy f*r t*ain*ng teachers *ith ski*ls
</line>
<line>
to *a*e the curren*
</line>
<line>
d*ma*d* of
</line>
</par><par>
<line>
co*temporar* schools. T*erefor*, this work *as carried out with the *bjective o* discove*ing
</line>
<line>
the contributions ** the PRP to th* formati*n of Science teachers in rural schoo*s. A
</line>
<line>
qualita*ive ap**oa*h research was *arried ***, using *he quest*onnaire, particip*nt ob*e*vation
</line>
<line>
*n* do*ume*t ana*y*is as instruments and technique* for data produ**ion. The results s*owed
</line>
<line>
that, ev*n in *he fac* *f *hallenges, *he schola*ship holders we*e a*le to develop the actions o*
</line>
<line>
the *foreme*tioned prog*am and rela** them to *he train*ng ass*mptions of the Licentiate
</line>
<line>
Cour*e in Ru**l Education (*EdoC) a*d ***t *h* acti*n* withi* the school s*ace *on**ibuted
</line>
<line>
to t*e construction of their identi*ie* as *eachers and for learning tea*hing knowle*ge.
</line>
<line>
Keywords: Pedagogi*a* Re*ide*cy Program. *ea*her *r**ning. Science t*a*hing. Teaching
</line>
<line>
knowl*dge. Rural Education.
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. *S*, Teresi*a PI, *. 19, n. 4, art. 6, *. *10-*2*, abr. 2022
</line>
<line>
ww*4.*sanet.com.br/revis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
R. A. ****, *. C. Cruz, F. *. Lima
</line>
<line>
112
</line>
</par><par>
<line>
1 INTRODUÇÃO
</line>
</par><par>
<line>
E* 2018, o Ministério da Educação (MEC), por m**o da Coorde**ç*o de
</line>
<line>
Ape*feiçoam*nt* de P*s**al de N*v*l Super**r (CAPES), lan*ou o Programa Residên*ia
</line>
</par><par>
<line>
Pedagóg**a (P*P), *est*nado
</line>
<line>
a discentes r*gularmen*e mat*iculados
</line>
<line>
em **rsos
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
lice*ciatura, a se* desenvolv*do e*
</line>
<line>
es*o*as *úblicas de Educ**ã* Básica. O propó*i** desse
</line>
</par><par>
<line>
p*ogra*a é a*rimora* a for**ç*o dos disce**es de c**sos de licenciatura *or meio *o
</line>
<line>
d*senvolvi*ento de projeto* que fortal*çam o campo d* p*át*ca e *onduzam * lice*ciando a
</line>
<line>
exer**t**, de form* ativa, a relação en*re teo*ia e *rática pro*issio*a* do**nte (C*PES, 2018).
</line>
<line>
Segundo a pro*ost* do PRP, a imersã* p*ane*ada e **stemática *o alun* *e lic**ciatura
</line>
<line>
*m *mb*e*te escolar visa opor*unizar a vivênci* * a *xper*me*taç*o d* situações c*nc*et*s no
</line>
</par><par>
<line>
co*idi*** escolar *
</line>
<line>
na sala de a*la, s*rvindo como objeto de reflexão e de articulaçã* entr*
</line>
</par><par>
<line>
teoria e prática. Ressalta-se *ue o programa não se li*ita à promoção de vivê*cias em s*la de
</line>
</par><par>
<line>
aula, mas busc* ta**ém, inte*a*ir
</line>
<line>
com * pesqui*a acadêm*ca, *i*a*do co*tribuir
</line>
<line>
*ara
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
s*pera*ão do atual model* tradicional d* Está**o Cur**c*lar **pervis*o*ado.
</line>
<line>
Tra*a-se de um program* cu*as p*op*siçõ*s d*alogam com as ponderações de
</line>
</par><par>
<line>
Imb*rnó* (*0*1, p. 24),
</line>
<line>
quando res*a*ta que "a po**ibilidade de ino*ação nas ins*ituições
</line>
</par><par>
<line>
educa**vas não *od* s*r pro*osta se* um *o*o conce*to de profissiona*ização ** docent*, *ue
</line>
</par><par>
<line>
de*e romper co* i*ércias e *ráticas do *assado as*um*das passi*amente c*mo
</line>
<line>
el*m*n*os
</line>
</par><par>
<line>
intrí*secos à pro*issã*". Para o autor, a formação docent* deve consti*ui*-se n*ma a*ternativ*
</line>
<line>
e poss*bili*ade de criação de espaços de reflex*o * partilha, de m*do que esses prof*ssion**s
</line>
</par><par>
<line>
apr*ndam a
</line>
<line>
conviver *om a *udanç*, *om o imprevisível * com * incert**a. Em síntese,
</line>
</par><par>
<line>
*ponta para *ma formação na
</line>
<line>
*e*spectiva pr*tic*-r**lexiva, f*ndamentada no
</line>
<line>
pri*cípio
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
re*ação *eo*ia-p*ática.
</line>
</par><par>
<line>
Essa po*íti** edu*acional possui *arga ho*ária *e 440 h*r**, que deve ser
</line>
</par><par>
<line>
implementada
</line>
<line>
em 18 meses, reali*ada, prefe*encialm*nte, n*ma mesma e*c*la e *m dias
</line>
</par><par>
<line>
con*ecutiv*s e *eve s** aco*panhada por *m pro*es**r da es*o*a, denomin*do *receptor, que
</line>
</par><par>
<line>
precisa ter formação e experiên**a *a etapa
</line>
<line>
ou *o*pone*te curricular da ha*ilitação
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
r*side*t* (CAP**, 2*18). Assim, o PRP po**ui *ma dinâmi** d* fo*m*ção-ação *m ta*t*
</line>
<line>
com*lexa, *e compar*do a ou*ros programas, sendo f*ndamental que *oda a equ*pe integrant*
</line>
</par><par>
<line>
compreen*a as suas
</line>
<line>
*roposi**es, a fim de
</line>
<line>
que se *lca*cem com êxi*o as exigências
</line>
</par><par>
<line>
e*tabelecida*.
</line>
</par><par>
</page><line>
A orie**ação do residente também é realizada pelo docente orie**ador, *m pr*fes*or
</line>
<line>
universitário que atua no *urso d* licenciatura no qual o licenciando *stá *at*icu*ado. * papel
</line>
<line>
Re*. FSA, Teresina, v. 19, *.*, art. 6, *. **0-124, ab*. 2022 www4.fsa**t.c*m.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
* Programa Re*idência Pedagó*ica (PRP) e a Forma*ão de Profe*sore* de Ciências
</line>
<line>
11*
</line>
</par><par>
<line>
desse pro*iss*onal é condu*ir o reside*te a buscar o con*eciment* do c*ntexto e da cultura d*
</line>
<line>
escola, *as **te*-relaçõ*s d* espaço socia* esc*lar, estimulando-o a **perimentar técnica* de
</line>
<line>
*nsino, didáticas e metod*logia* bem como *pr*nder a docênci* po* meio da observação e do
</line>
<line>
auxílio d* profe*sor *r*cept**, confo*m* or*entação do E**tal Capes 06/2018 (BRAS*L, 2*18;
</line>
<line>
UFPI, 2018).
</line>
<line>
Conforme *e*crito nos parágrafos **t*r*ores, o PRP * *ormad* por uma equipe *e
</line>
<line>
p*ofissio*ais que des*nvol*em as ações de forma interligadas e orientadas por obje*iv*s
</line>
<line>
com*ns. Nes*e *specto, r*ss*lta-se o quão signi*icativ* * o papel do docent* o*ienta*or, pois
</line>
<line>
ele at*a como ment*r das a*ividade* de experimentaçã*, pla*e*am*nto, oportun*z*ndo ao
</line>
<line>
pr*fessor preceptor e ao* residentes, momentos de *or*açã* pa*a que possa* agir dent*o do
</line>
</par><par>
<line>
e*paço formal, atendend* às n*cessidades da esco*a d*s alunos, p*ss*bilitando avanços e
</line>
<line>
na
</line>
</par><par>
<line>
tra*etóri* de cada envolvido, tanto nas experi*ncias profiss*o*ai*, como também pess*ai*,
</line>
<line>
através d*s v*vências e das r*flex**s **e cada uma delas predispõe (P*LADIAN, 2014).
</line>
<line>
Nes*e sentido, o PRP oportuniza que o *ut*ro profe*sor vivencie e pratique a regênc*a
</line>
<line>
de cla*se, d*senvol** int*rvençõe* p*dagógi*as *lan*jadas conj*ntamen*e *el* doc*nte
</line>
</par><par>
<line>
orientador d* curso de formaç*o, pelo preceptor e outros p*r*ici*antes d*
</line>
<line>
esc*la qu* se
</line>
</par><par>
<line>
consi*ere impo*t*nte, além da participação em outr*s e*p*riê*cias como: gestã* do cotidiano
</line>
<line>
*a s*l* de *ula, *lan**am*nto e exec*ção *e atividades, elabo*ação de planos de aula,
</line>
</par><par>
<line>
pr**ução de se*uências
</line>
<line>
didát*cas, ***jetos de *ns*no e atividades de a*aliaçã* da
</line>
</par><par>
<line>
aprendi*age* dos *lu*os, conf*rme r*ferência à legisl*ção que fundamenta o *rogram*.
</line>
<line>
Como p*rceira instituciona* no desenvolvimento das açõe* do PRP, a Un*versidade
</line>
<line>
Federa* do Piauí (UFPI) *ten*eu, n*s an*s de 2018 a 2**0, 1.020 (um mil e v*nte) estudantes
</line>
</par><par>
<line>
dos curs*s de licenc**tur*, sendo
</line>
<line>
81* (oitocento* e d*zessei*) bolsis*as e 204 (duzentos
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
qu*tro) voluntário*. Esses *s**da*tes *oram **ompanhados por 1*2 (ce**o e dois) professores
</line>
<line>
preceptores que *rabalham em escola* públicas.
</line>
<line>
O C*rso de Lice*ciatura em Ed*c*ção do Cam*o/Ciê**ias da *a*ureza*, Campus de
</line>
</par><par>
<line>
Teresina (PI), de*e*v****u as a*ões do PRP com 25 (vin*e e
</line>
<line>
cinc*) al*nos, que cumpriram
</line>
</par><par>
<line>
4*0 hor*s, *ivididas nas seguintes e*ap*s: ambien*aç** na E*cola (60 horas); imersão do*
</line>
<line>
resi*e*tes na escola (220 hora*); regên*ia de *lasse (100 ho*a*); av**iaçã*, soc*alização dos
</line>
<line>
resultados e relatório f*nal (6* horas). No toca*te aos *spaços de atua**o d*s residentes, s*te
</line>
</par><par>
<line>
1 O Curso de Li*enciatura em
</line>
<line>
Educação do Ca*po (LE**C), vinculado ao Centro de Ciên*i*s da *ducaç*o
</line>
</par><par>
<line>
(CCE) da Universidade Fe*eral do Pi*uí
</line>
<line>
(UFPI) é uma ação fo**ativa, cuja *roposta pedagógica orienta que
</line>
</par><par>
<line>
seja* respeitadas as especific*dades do campo, assegura*do o atendimento a sua d*versi*ade sociocul*u*a*.
</line>
<line>
**nst*tuí*o no ano d* 2013, o curso destina-se à formação de educadores p*ra *s escolas do campo, na ár*a d*
</line>
</par><par>
<line>
Ciências da Natureza, tem car**er regu*** * d*ração *e
</line>
<line>
*uat*o anos, sendo r**lizado em *istema *e bloco*
</line>
</par><par>
<line>
se*estrais.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FS*, Teresina PI, v. 19, n. 4, art. 6, p. *10-124, *br. *022
</line>
<line>
www4.fsanet.c*m.br/revi*t*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
R. A. Mel*, E. C. Cruz, F. R. Lima
</line>
<line>
1*4
</line>
</par><par>
<line>
atuaram na Escola Municipal Júlio G*mes, s*tuad* no mun*cíp*o de Juazeir* do Piauí, *it* na
</line>
<line>
Escola Família Ag*ícola Soinho, localizada *m Te**sina, e oito n* Esc*la Fa*íl*a *g*íco*a
</line>
<line>
*aixão do Carl*s, também situ**a em Te*esi**.
</line>
<line>
Feitos os es*larecime*tos introdutór*os, info*ma-se q*e esta pesquisa foi desenvo*v**a
</line>
<line>
a partir *as seg*intes qu*stõe* n*rteadoras: como o PRP da UFPI c*nt***uiu para a formação
</line>
<line>
d* professores de Ciên*i*s de esco*as do ca*po? Qua*s **te*faces en*re a pro*osta formati*a
</line>
<line>
do P** * as orie*tações curricular*s da Lice*ciatura em Educ*ção do *a**o?
</line>
<line>
Para a definiçã* dessa* q*estões, partiu-s* do pres*uposto de *ue, pelo desenho do
</line>
</par><par>
<line>
*RP, caracterizado nos parág*afos anteriores, as suas açõ*s possuem poten*ial par*
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
desen*olv*mento de uma fo*maçã* f*ndament*da na articulação ent*e *eoria e *ráti*a, b*m
</line>
</par><par>
<line>
como, na aproxim*ção entre universi*ade e e*cola do c*mp*. Nesse sentido, o estudo
</line>
<line>
*oi
</line>
</par><par>
<line>
desen*olvi*o *om vista *o alca*ce d*s seguintes objetivos: *o*he*er a propo*ta fo*mativ* do
</line>
</par><par>
<line>
PRP no âmbito da Licenc*at*ra em Educaç*o *o Cam*o ident*fi*ar a* contribuições do e
</line>
<line>
*rograma para a for*ação dos profe*sores de Ciência* de escolas do c*m*o.
</line>
</par><par>
<line>
Espera-se cont*ibuir para a *mpl*ação dos co*heci**ntos acerca da formação
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
professor*s no co**exto *a Educação do C*mpo2, assim com* ampliar o debate sobre a
</line>
<line>
importân*ia de políticas *ducacionais voltadas para o fortalecimento ** for**ção inicial.
</line>
<line>
2 METODOLO*IA
</line>
<line>
**ra a c*nstrução metodológica da pesquisa, partiu-se da abordagem qualitat*va, *u*o
</line>
<line>
mé*odo tem como um* d* suas cara*ter*sticas a imersão do investigador *o cenário
</line>
<line>
pesquisado, com o pro*ósito *e *n*ender as si*ua*ões investigadas e *onhecer com*
</line>
<line>
*onstroe* a *ealidade o*de at**m. Segundo Minayo (201*), a *esquisa qualitativa
</line>
</par><par>
<line>
cor*esp*nde a um conjunto de
</line>
<line>
proced*ment*s
</line>
<line>
utili*ados pe*o pesquisador, com
</line>
<line>
vistas a
</line>
</par><par>
<line>
compreender os significados, os valores, as *renças e as atitude* dos suj*it*s inve*t**ad*s.
</line>
<line>
Ut*lizou-se como instrumentos e técn*cas d* produção d* dad*s o *u*stionário, a
</line>
</par><par>
<line>
observação part*cip*n*e a *náli** do*umental. O que*tion**io foi e*aborado * pa*tir da* e
</line>
<line>
orientações de Gil (20*9, *. *37), que o caracter*za c*mo "técnica *e investigação composta
</line>
</par><par>
<line>
*or *m
</line>
<line>
c*njunto de questões que *ão submet*das a pesso*s com
</line>
<line>
o propósito de obter
</line>
</par><par>
<line>
infor*açõe* sobre *onh*cimentos, cre**as, senti*ent*s, valores, inte*esses, expectat*vas,
</line>
</par><par>
</page><line>
2 Segundo *ernand*s (2008), a E**cação do C*mpo uma concepção qu* pode *ro*o*ar tr*ns*ormações no é
</line>
<line>
cená*io da ed**ação *rasile**a, visto que comp*ee*de o *es*ate d* esp*ço c*mponês nã* ape*as como ambien*e
</line>
<line>
de *scolarização, *as *omo território *e relaçõe* sociais, de cu*t*ra, de produção, *e relação com a natu*eza,
</line>
<line>
en*im, como territó*io de vida.
</line>
<line>
Rev. FSA, Ter**ina, v. 19, *.4, art. *, *. 110-124, abr. *022 w*w4.f*anet.c*m.br/revist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
O Pr*gra*a Residência Pedagó*i*a (PR*) e a F**maçã* de *rof*ssores de C*ênc*as
</line>
<line>
115
</line>
</par><par>
<line>
**piraç*es, temores, c*mport*ment* p**sente ou passado ***.". A apl*cação des** instrumen*o
</line>
<line>
ocorreu na fase fi*al do P*P, b*s*ando an*l**ar as cont*ibuições *o programa *ara a
</line>
<line>
formação dos professor*s de Ci*ncias que **uarão *m e*colas do campo.
</line>
<line>
Além *o que*tion*rio, também fo* re*lizada a observaç*o participante, "um* *stratégia
</line>
</par><par>
<line>
que comb*na
</line>
<line>
ao mes*o temp* a partici*ação ativa com o* sujeitos e a obs**vação intensi*a
</line>
</par><par>
<line>
em a*b**nte* n*t**ais" (*ORE***, 2002, p. 52). O proced*mento ocorreu durante
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
**mprimento da ca*ga horária de *mersão na *scola, q*ando foram o*servadas
</line>
<line>
as atividades
</line>
</par><par>
<line>
d*senvolvidas **los residentes do PRP.
</line>
</par><par>
<line>
O *enário da pesquisa foi a E*col* *unicip*l Júlio Gomes, espaço *o qual sete
</line>
<line>
residentes d*senvolveram as *çõe* do PRP. A *eferida instit*i**o localiza-s* no povoado
</line>
<line>
Ipueira do *rasão (Croatás), situado a 13 km da sede do município *e *uazeiro do Piau*. No
</line>
</par><par>
<line>
ano de 2019, **e*di* a 208 **ianças e adolescente* ma*riculados
</line>
<line>
na Educação Inf*ntil *
</line>
<line>
no
</line>
</par><par>
<line>
Ensino Fu*dament*l (*º ao 9 ano).
</line>
</par><par>
<line>
Os interlocutores da *es*uisa foram se*e a*a*êmicos do *urso de Licen**atura **
</line>
</par><par>
<line>
E*ucação do Cam*o (LEdoC) da UFPI, Campus de T*r*sin* (PI), que **senvolveram as
</line>
</par><par>
<line>
ações do PRP em t*rma* do
</line>
<line>
6° ao *° ano d* Ensin* *u*damental, especificamente,
</line>
</par><par>
<line>
trabalhan*o *om o compo*ente
</line>
<line>
c*r*icular C*ê*cias Natu*ais. Para pre*ervação d* suas
</line>
</par><par>
<line>
iden*idades, foram identif*cad** ** texto co*o: Residente 0*, Res*de*te 02, Residente 03,
</line>
<line>
Res*dente **, Residente 05, Residente 06 e R*sidente 07.
</line>
</par><par>
<line>
Embora o PRP te**a sido d*senvol**d* e* uma escola do *ampo, sit*ada
</line>
<line>
no
</line>
</par><par>
<line>
*u*ic*p*o de Juaz**ro do Piauí, apen*s u*a reside*te era munícipe dessa cidade. *al f*to
</line>
<line>
oco*r*u p*rque os estudant*s *a LEdoC são *riginários d* *iferen*es lugar**, *ato que
</line>
</par><par>
<line>
dific*l** a or**niz*ção de
</line>
<line>
turmas do r*fe*ido program*. Por essa razão, *scolheu-se
</line>
<line>
um
</line>
</par><par>
<line>
município ce**ral, que *e*ebe* es*udantes das municipalidade* situadas no entorno. Todos os
</line>
<line>
pes*u*sados est*o na faixa e*ária de 18 a 25 a*os e são jove** que estão concl*indo o Ensino
</line>
<line>
Sup*ri*r.
</line>
<line>
3 RE*ULTADOS E DISCUSSÕES
</line>
<line>
3.1 Resid*n*ia pedagógica e formação de professor*s do ca*po
</line>
<line>
O PRP contem*l* *m amplo conjun*o d* ativi**d* que são de*envolvi*as ao longo *e
</line>
</par><par>
<line>
18 (dez**to m*s*s), entre elas: u* sem*ná*io de introdução ao
</line>
<line>
**ograma,
</line>
<line>
destinado
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
realização de es*udos teórico* sobre f*rm*ção
</line>
<line>
de profe*sore*; um curso de forma*ão *ara
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina PI, v. 19, n. 4, *rt. 6, p. 11*-124, abr. 2022
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
R. A. Melo, *. C. C*uz, *. R. Lima
</line>
<line>
116
</line>
</par><par>
<line>
professores preceptores, objeti*ando formá-*os para * *esenvolvimento das ações *ro*ostas;
</line>
</par><par>
<line>
realiza*ã*
</line>
<line>
de re*ni*es para ap*esenta*ão nas escola* c*nveniada*; *labo*ação
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
pla*ejamento c*l*tivo; e*tud* do Projeto Polít*co-Pedagóg*co (PPP) da esc*la-c*mpo;
</line>
</par><par>
<line>
produção do diagnóstico da escola;
</line>
<line>
de*env*lvimento de atividades de ações de monitori*,
</line>
</par><par>
<line>
atividad*s *ompleme*t*res no âm*ito escolar; r*gência em s**a de aula; *n*re ou*ras.
</line>
<line>
Além diss*, cada núcleo d* PRP real*za encontros presenciais q*inzenalmente com *s
</line>
</par><par>
<line>
re*id*ntes e preceptores, p*ra a rea*iz*çã* de *studos complementares e pla*e*am*nto
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
at*vidades decorrentes d*s de*and*s *a Residência, *ue *e voltam *o âmbit* *cadêmic* p*ra
</line>
</par><par>
<line>
análise n*
</line>
<line>
perspectiva dos comp**entes curri*ulares.
</line>
<line>
Nessas *casiõ*s, os *articipantes são
</line>
</par><par>
<line>
estimul*d*s a com*art*lharem suas ex*eri*ncias, visand* à cria**o de
</line>
<line>
*m* **de
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
*pre*d*zage* colaborativa.
</line>
</par><par>
<line>
Apó* a real*zação do seminário de introdução ao Program* e à fo*ma*ão dos
</line>
<line>
precepto*es, os re*idente* des*oc*m-se até a escola conv*niada, * fim de conhecer o ambiente
</line>
</par><par>
<line>
onde desenvo*verão as atividades. A respeito *esse **ocesso, uma
</line>
<line>
das residentes info*mou
</line>
</par><par>
<line>
que:
</line>
</par><par>
<line>
Desde o início do programa foram vivenciada* experiências *ue tiv*ram *inal**ad*
</line>
<line>
pre**ratória, *ustament* para que os residentes chegassem à escola-campo
</line>
<line>
conscien*es de seu pape* *eran*e o programa, pe*ante a escola e toda a comunidade
</line>
<line>
e*colar. **nhecer o pr*gram* a qual **táva*os sendo inseridos *oi a primeira *arefa
</line>
<line>
os residentes, pois mesm* **nhecendo o e**tal e a proposta principal *o* neces*ário
</line>
</par><par>
<line>
apr*fu*damento sobre os
</line>
<line>
princí*ios norteadores de execução da pr*posta.
</line>
</par><par>
<line>
(RES*DENT* *6)
</line>
</par><par>
<line>
Dessa forma, fo*am iniciadas as atividades para * cumprimen*o das etapas
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
ambi*ntação e imersã* do* *esidentes na e*cola-campo na Unidade *scola* Júli* Gomes. *e
</line>
<line>
início, os residentes o*s*rvaram os espaços da e*cola e da comunidade, a fim de co*he*erem
</line>
<line>
o ambie*te e sit*arem-se melhor para p*de**m realiza* as *tividades *rescr*tas no plano geral
</line>
</par><par>
<line>
de ativi*a*es. *essa
</line>
<line>
e*ap* do PRP, os lic*nciandos tiveram *
</line>
<line>
*por*u*idade
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
co*pre*nderem a est*utura escolar, conhec*rem * realidade so*iocul*u*al, terem contato com
</line>
<line>
a *omu*idade, incluindo pais, funcion*rios * es*udantes, *onforme ori*ntam Saraiva e *an*os
</line>
<line>
(2*15).
</line>
</par><par>
<line>
Uma das p*im*i*as at*vidades realizadas pelos li*en*ian*os fo* a *roduçã*
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
diagnóst*co da Esco*a Munici*a* Júlio Gome*, *ontendo dados *elacionados aos re*dimentos
</line>
<line>
e*col**es e um resgate da históri* da escol*. *sse estud* p*rm*tiu uma *i*ão a*pliada dos
</line>
<line>
aspe*tos que compõem não só a estrutura físi*a, ma* também as característ***s do *orpo
</line>
</par><par>
<line>
*ocente, dos alun*s, * id*ntificação
</line>
<line>
de algumas fragilidades, nas quai*, p*steriormente, foi
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Te*esina, v. 19, n.4, *rt. 6, p. *10-1*4, abr. 2022
</line>
<line>
www4.fsanet.com.*r/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
O P*ograma R*sidên*ia Pedagóg*ca (P**) e a Fo*mação d* P*of*s*ores d* Ciên*ias
</line>
<line>
1*7
</line>
</par><par>
<line>
possível fazer inter**nções. * e*se respeito, P*menta (19*7) argumenta *ue conhece* o
</line>
<line>
ambiente escolar e local * releva*te, u*a vez que *s curr*cu*os distan*iados da realid*de das
</line>
</par><par>
<line>
escolas não dão *onta *e
</line>
<line>
capta* as contradiçõe* presentes na prática soc*al de ed**ar,
</line>
</par><par>
<line>
co*tri*uindo muito pouc* *ara uma educação com qualidade *ocial*e*te referenciada. Nesse
</line>
</par><par>
<line>
s**tido, conhece*
</line>
<line>
bem o cenário escolar e as características *os
</line>
<line>
diferen**s membros
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
co*un**ade é condição ba*ilar para o suc*s*o d* pr**ic* educ*tiv*.
</line>
<line>
Nes*a etapa *ambé* *e desenvo*v*u o *studo do PPP da *sc*la, o*jetivando
</line>
</par><par>
<line>
co*hecer suas proposições, o*ganizar as a*ivida*es do PRP e re*a*ioná-la* aos objetivos
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
d*c*mento específico
</line>
<line>
da *s*ola. O PP* de uma ins*ituição d* educ**ão d*ve *er o *a**o
</line>
</par><par>
<line>
orientador do pr*cesso educativo, c*mposto por um *onjunt* de ações in**ncionais,
</line>
<line>
construídas col*tiva*ente, * parti* do en*ajamento dos difer*n*es membros da **munidade
</line>
</par><par>
<line>
e*co*ar. Trata-se
</line>
<line>
de *m pr*j*to p**ítico, *ois,
</line>
<line>
conforme Veiga (2013, p. 13), está
</line>
</par><par>
<line>
"*ntimamente a*ticul*d* a* compromisso so*iop**ít*co com os interesses reais e cole*ivos da
</line>
<line>
populaçã* majoritária. É p**ítico *o sentido de *om*romisso com a f*rmaç*o do cid*dão para
</line>
<line>
um tipo d* so*iedade".
</line>
<line>
A fase s*guin** foi * realiza*ão do plan*jame**o es*olar anual, uma d*s etapas mais
</line>
</par><par>
<line>
s**nificativ*s da aprendizagem
</line>
<line>
da docência, *ois vi*a a*segu*ar a racion*liz*ção,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
organi*ação e a coor*enação do trabalh* docente, *e modo *ue * *revisão das açõe* do**ntes
</line>
<line>
*ossibilite a r**lização de um *nsino de qualidade, ev*tando *s improv*sações e sel*cionando
</line>
<line>
*bjetivos, *onteúdos e m*todo*, a p*rtir *e consi*era**o da* e*ig*ncias pos*as p*la realidade
</line>
</par><par>
<line>
*ocial, do
</line>
<line>
nível de preparo e das condições *ocio*ulturais e individuais dos al*nos
</line>
</par><par>
<line>
(***ÂNEO, 2013).
</line>
</par><par>
<line>
No p*ocesso
</line>
<line>
de planejamento, um importante
</line>
<line>
aspecto foi a articul*ção da equip*
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
PR* com a *e*tã* escolar,
</line>
<line>
pois c*nhecendo a *ealid**e
</line>
<line>
esco*ar e lo*al be* como as
</line>
</par><par>
<line>
proposições do Pro*rama, *icou
</line>
<line>
cla** a necessidade
</line>
<line>
de algu*as ad*ptações pa*a q*e os
</line>
</par><par>
<line>
residentes pudes*em desenvolv*r as *ções, *espeitando as exi*ê*cias da escola-campo e *a
</line>
</par><par>
<line>
IES. *m seu artigo *3, as Diretriz** Curriculares Nacionais
</line>
<line>
d* *duc*ção do Camp*
</line>
</par><par>
<line>
(BRA*IL, 2002) o*ientam que, *a formação
</line>
<line>
de p*o*essore* da* escolas do cam*o, se*a
</line>
</par><par>
<line>
o*s*rv*do o respei*o
</line>
<line>
à
</line>
<line>
divers*da*e e a* prota*on*s*o dos estudantes, dos educadores, da
</line>
</par><par>
</page><line>
ge*tã* *sco*a* e das comunidade* campones*s.
</line>
<line>
Após a *tapa de planejamento, os residentes começar*m a se deslocar sema*almente
</line>
<line>
para a esc*la-campo, cu*p*ind* c*rga horária de 1* *ora* se*ana*s. Nos questio*ári*s, eles
</line>
<line>
a**rmam qu* * i*ersão na escola foi a ação mais relevante, traduzindo-** como oport*nida*e
</line>
<line>
de amp*iação de conhe*imentos. S*br* ess* *uestão, a *esident* *3 afirma que, "a partir de
</line>
<line>
Rev. FS*, Teresina PI, v. 19, n. 4, *rt. 6, p. 110-124, abr. 2022 *ww4.*s*net.com.b*/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
R. A. Melo, E. C. Cruz, F. R. Lima
</line>
<line>
**8
</line>
</par><par>
<line>
*bserv*ção, d* *nálise e v*vênc*a presencial em ***a d* aula fo* po*sível *ormar conceit*s
</line>
</par><par>
<line>
con**etos sob*e a docência e e*tab**ece* u*a re*ação com a escola
</line>
<line>
e os estudantes".
</line>
</par><par>
<line>
S*gun*o F*rm*sinho (2**9, *. *9), "* no confronto com * prática educati*a *** o*o*rem as
</line>
<line>
s*tuaçõe* de aprendizagem ma*s significat*va*, uma vez que os docentes percebem * relação
</line>
<line>
teoria e prá*ica".
</line>
</par><par>
<line>
Durante a fa*e
</line>
<line>
*a r*gência, os res*dentes informara* que tiveram
</line>
<line>
*
</line>
<line>
oport*nidade de
</line>
</par><par>
<line>
**senvolver
</line>
<line>
vár*a* açõe* e at*vidades ed**a*ivas, como jo*os e projet*s di*á*ic*s, numa
</line>
</par><par>
<line>
ten**tiva de, *egundo I*be*nón (2011, p. 07),
</line>
<line>
[...] a*andonar * con*epç*o predom*nante no século XIX de mer* transmiss*o do
</line>
</par><par>
<line>
conhecim*nt* acadêm*co, de onde de fa*o prov*m, que s* to*no* intei*amente e
</line>
<line>
**soleta p*ra a educaçã* dos futuros cidadãos em *ma *ociedad* democ*ática:
</line>
<line>
*lur*l, partici*ati*a, solidári*, int*grad*r*.
</line>
<line>
Ao r*l**ar*m sob*e * *ese*volvimen** do* jogos no ensino de Ci*n*ias, afir**ram qu*
</line>
</par><par>
<line>
essa e**ratégia é capaz
</line>
<line>
de fa*ilitar a ap*endizagem
</line>
<line>
*e conceitos pel*s es**dantes e de
</line>
</par><par>
<line>
favorecer a socializaçã* em **la de aula. A resp*ito de*sa exper*ência, a Resi*ente 04 afirma
</line>
<line>
que:
</line>
<line>
Romper **m *s concepç*es de uma esco*a transmissor* e sele*ionadora não é uma
</line>
</par><par>
<line>
ta*efa fác*l * por *ezes é desagradável, qua*do e*ta nã* demonst*a um i*ter*sse
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
*ão oferece supor*e para que tais *deia* sejam efetiv*d*s; ta*bém é uma form* de
</line>
<line>
*ôr em exercício *iálog* *o**e o quanto essas ati*idades podem ser r*aliz*das d*
</line>
<line>
uma forma simples e, ao m*smo t*mpo, trazer resultados. (*ESIDENTE 04)
</line>
<line>
A res*e*to dessa qu*stã*, Melo (2*18) d*scorre q*e, numa per*pectiva pedagógi*a, os
</line>
<line>
jogos funcionam com* um di*positivo que con*ribui para a ampliaç*o do interes*e *os
</line>
<line>
estu*ante* pela apr*ndiza*em dos conteú*os, pode*do ser ut*lizado pelos prof*ssor*s com
</line>
</par><par>
<line>
e*sa finalidade. Ac*escenta que
</line>
<line>
ta**ém permite aos pro*essores observar e com*reen*er
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
*ealidade dos estudantes, a forma como aprendem, como se relacionam * desenv*lvem
</line>
<line>
sit*a*ões de ensino mais adequ*da* para o a*endime*to des*e*.
</line>
<line>
Os resi**ntes informa*am que dur*n*e a etapa *a regência des*nvolveram alguns
</line>
<line>
proj**os *id*ticos que fort**eceram os vínc*los ent*e as *quipes *o PRP e a escola. O Quadro
</line>
<line>
01 *ont*mpla *m* sínt*s* do* projetos desen*olvidos e seus objetivos.
</line>
</par><par>
</page><line>
**v. F*A, Teresin*, v. 19, n.4, *rt. 6, *. 110-124, abr. 202*
</line>
<line>
www4.f*anet.co*.br/r*vist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
O Programa R*si*ência Ped*gó*ica (PRP) e * Formaçã* de Pro*ess*res de Ciênc*as
</line>
<line>
1*9
</line>
</par><par>
<line>
Qua*r* 01 - Projetos didáticos desenvo*vidos pelos resident*s
</line>
</par><par>
<line>
PR*JETO
</line>
<line>
OBJETIVO
</line>
</par><par>
<line>
*AISAGISMO NA ESCOLA
</line>
<line>
Trans*or*ar espaços não utiliz*dos em um jardim, mel*orando a interaçã* d*s estudantes * a s*cialização d* co*hecimento, us*n*o t*cni*a* *e p*isagis*o e ja*dinagem.
</line>
</par><par>
<line>
HORTA ESCOLAR
</line>
<line>
Oportu*iz*r aos alun*s a*rendizagens sobre * **l**vo de *e*duras e *eg*mes, po*sibi*itando a adoç** de *ma **da *ais saudável * melh*ri* da mer*nda escolar.
</line>
</par><par>
<line>
FEIRA DE *IÊNCIAS
</line>
<line>
C*ntribuir para * aprendizagem de c*nceitos *ien*ífi*os, incentivando a inovação e o desenvo*vimento de habilidades cogniti*as.
</line>
</par><par>
<line>
ED*C*R SEM PRECON*EITO
</line>
<line>
Co*scien*izar *obre a impo**ância de respeitar o p*óximo perante *s difere*ças e as particular*dades.
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: Elaborado pelos *esquisa*o*e* (2020)
</line>
<line>
Os res*den*es de*tacaram que *ecidiram *e*os projetos didát*cos a partir d*
</line>
<line>
compr*ensão de que ess*s poss*bi*i*am *ont**t**lizar os conteú*os e estimulam a *utonom*a
</line>
<line>
dos est*d**tes durante todo o proces*o de ensino e aprendizag*m, leva*do *m consideração
</line>
<line>
os seus saberes e suas experiências.
</line>
<line>
Os pro*e*os didáti*os p*opo*ciona* a*re*dizado* significativos pela ar*icu*ação **tre
</line>
<line>
teoria * prát*ca, r*fle*ão e ação. Além d* serem importantes *a*a a aprendizagem dos
</line>
<line>
conhec*mentos esco*ares, tam*é* *ncent*vam o* estudantes a pesqu*sare* * se torna*** mais
</line>
<line>
ativos *m se* processo de *prendizagem. Sobre * Pedagogia de Projetos, Le*te (1996, p. 04)
</line>
<line>
discorr* q*e ela "permite aos alunos a*alisar os probl*mas, a* sit*ações e *s aconteciment*s
</line>
<line>
dentro de um contexto e em **a *l*b*lidade, util*zand*, **ra is*o, os conh*ciment*s pres*ntes
</line>
<line>
*as di*c*pli*as e *ua experiência sociocultural".
</line>
<line>
Atr**és da análise dos questio**rios, elaborou-se o Quadro 02, que contempla uma
</line>
</par><par>
<line>
caracteriza*ã* dos *aberes docentes propostos po* Tardif (2014) * a sín*ese
</line>
<line>
do* sa**res
</line>
</par><par>
<line>
apr*endidos *elo* res*dentes dur*nt* as vivências n* *RP.
</line>
</par><par>
<line>
Quadro 02 - Sab*res elaborados pelos residente*
</line>
</par><par>
<line>
SABERES D* DOCÊNCIA
</line>
<line>
CARACTERIZA*ÃO, SE*U*** TARDIF
</line>
<line>
SÍNTESE DOS *OSISION*MENTOS D*S INTERLO*UT*RES
</line>
</par><par>
<line>
SABE*ES PR*FISSIONAIS
</line>
<line>
Con*unto de saberes transmi*idos p*las ins*it*iç*es de f*rmaç*o de pr*fessores.
</line>
<line>
Atravé* das experi*n*ias vividas, foi pos**vel relacionar as teorias trabalhad** no p*ríodo da gr*du**ão durante as *rática* *ropostas pelo PRP.
</line>
</par><par>
<line>
SABERES *I**IPLINARE*
</line>
<line>
São saber*s que corre*p*ndem aos diversos campos do conhecime*to (das disciplinas) e emer*em da *radição ***tura*.
</line>
<line>
As ações do PRP agregaram mai* conhe*imentos. Durante a regência foi nece*sário aprofundar os c*nteúdos * *erem ministrados, já *ue não foi p*ss*vel fazer isso durante a graduação.
</line>
</par><par>
<line>
SAB*R** CURRICU*ARES
</line>
<line>
Sã* s**ere* obtidos po* meio *os programas escolares e exp*riência* de
</line>
<line>
**ra*és das *ções do PRP, realizou-se o estu*o do PPP da e**ol*, da BNCC e *as proposiçõe* dos li*ro* didático*, a*pliando o* s*b*res
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, *eresina PI, v. 19, n. 4, art. 6, p. **0-12*, abr. 2022
</line>
<line>
www4.fsanet.com.*r/r*vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
R. A. Me**, E. *. Cru*, *. R. *ima
</line>
<line>
1*0
</line>
</par><par>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
tr*balho *o*idiano.
</line>
<line>
curriculares e * forma de ex*cut*-l*s.
</line>
</par><par>
<line>
SABERES *A EXP*RIÊNCIA
</line>
<line>
São *aberes pr*duzidos no e*er*ício cotidiano da profissã*, conside**dos pelos próp*i*s professores como a ba*e do sabe*- *nsinar.
</line>
<line>
As ações *o PRP favoreceram a adoção de novas *etodolog*as, mel**res form*s de rel*cion*r ** conhecimentos e*cola*es c*m os *aberes cult*r*i* dos alunos, assim co*o apro**n*amento de conteúdos específicos da área ciências d* natureza.
</line>
</par><par>
<line>
F*nte: *laborado pelos *e*qui**do*e* (2020)
</line>
<line>
É *álido ressaltar que, por co*templar atividades de estudos *eóric*s e prátic*s
</line>
</par><par>
<line>
(**n*st*a* a*las, planejar, avaliar, pa**ici*ar de r*uniões, e*tre
</line>
<line>
outras), *s inter*ocuto*es
</line>
</par><par>
<line>
afirmam que *m dos principais suporte* para a el*boraç*o de saberes profi*sionais fora* os
</line>
</par><par>
<line>
enc*n*ros fo*mat***s quinzenais, c*jo
</line>
<line>
objetivo *ambém era
</line>
<line>
o*ientar e socializar *s
</line>
</par><par>
<line>
experi*ncias do* residentes, ampli*ndo as possibilidades d* apr*ndizagem da d*cênc*a.
</line>
</par><par>
<line>
Em seus d*po*me*to*, também afirmam que as ações *o PRP se *onstituír*m
</line>
<line>
como
</line>
</par><par>
<line>
op*rtunidades *e articulaç*o e de estreitamento de *ínculos com os d*fere*tes membro* da
</line>
</par><par>
<line>
comunidad* escol*r, ass*m como para
</line>
<line>
* *labor*ção de sabe*es. A resp*it* *essas
</line>
</par><par>
<line>
c*ntribui*ões, uma da* residentes esc**veu que:
</line>
<line>
O estudo para **oção de novas metodologias, melh*res f*rmas de *elacion*r com os
</line>
<line>
*lu**s, cole*as de trabalh*: p*ec*pt**a, residentes e a comun*da*e escola* da escol*-
</line>
<line>
campo, apr*fundamen*o de conteúdos específicos de ciências e n*o posso d* *eixar
</line>
<line>
de evidenci*r a* relações c*nstruíd*s ao lon*o do c*mprimento do pr*gra**, que
</line>
<line>
f*ram *ue* poss**ilitou a realização d* *esmo. (RESIDENTE 01)
</line>
<line>
Os re*identes r*lata**m a si*nifica**va c*ntribuição que a vivência ** regência lhes
</line>
<line>
pr*por*ion*ram, *rincipalmente, no aprofundamento d*s conteúdo*, *prendizage* de nov**
</line>
</par><par>
<line>
me*od***gias, tenta*iva* de estabelecer uma *e*ação entre teoria e
</line>
<line>
p**tic*. Pann**i (2015, *.
</line>
</par><par>
<line>
8433), ao *e*quisar a relação teoria e pr**ica *m um PRP, identificou como aspectos **si*iv*s
</line>
<line>
a cap*cida*e *os **sidentes "*e a*tic*lar te*ri* e prática * n* grau d* fund*mentação teór**a
</line>
</par><par>
<line>
dos argu*entos, o que *ão ocorreu *os aspectos r*lativo* à fundamentaç*o d*s
</line>
<line>
aç*es
</line>
</par><par>
<line>
realizadas fora da r*sidência".
</line>
</par><par>
<line>
Os **squisados tam*** destacaram que o PR* possibi*itou não apena* *
</line>
</par><par>
<line>
conhecim*n*o *a
</line>
<line>
*rofiss*o * a elabo*a*ão de s*bere* da docência, mas ta*bém, **scito*
</line>
</par><par>
<line>
reflexões co*stantes sobre os desafios viv*nciados pelos professo*es *a Educação Básica
</line>
<line>
Pú*lica, sob**tudo, ** que lecionam *m escolas *o ca*po, entr* eles, os deslo*ame*tos
</line>
</par><par>
<line>
s**a*ais, a fal*a
</line>
<line>
de *colh*mento de algun* professores, a distância
</line>
<line>
de c*sa d*is
</line>
<line>
di*s
</line>
<line>
por
</line>
</par><par>
<line>
se*ana ou mais, conf*rme refer* a Resi*ente 02.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. *SA, Teresin*, *. 19, *.4, *rt. 6, p. *10-124, abr. *0*2
</line>
<line>
ww*4.fsa*et.com.br/*e*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
O *rog*ama Residência Pedagó*ica (PRP) e * Formação de Profes*ores de Ci*n*ias
</line>
<line>
121
</line>
</par><par>
<line>
A distânc**, em v*sta *ue sou de ou*ro m*nicíp*o, então me desloc* de motocicleta
</line>
</par><par>
<line>
por cerca de 2 ho*as de viagem; resis*ência por parte do professor titular da a
</line>
</par><par>
<line>
discipl*na qu* não dá a*tonomia para * us* de diferentes meto*ologi*s e
</line>
<line>
nem no
</line>
</par><par>
<line>
preparo das av**iaçõ*s; o acúmulo de at*vidades do Tem*o *omunid*de com outras
</line>
<line>
ativ*dad* da RP, estágio IV e a*é ativi*ades profissionais (trabalho), algo *ue
</line>
<line>
também é in***pensável (*rab*lho) já que po* conta dos custos alt* c**
</line>
<line>
desloc*mento, **imentaç*o, viagens * Tere**na p*ra reuniã* a b**sa acaba que sendo
</line>
<line>
ins*fici*nte para a demanda. (RES*DENTE 02)
</line>
<line>
*nforma*am a*nda que, por muitas ve**s, t*veram que ser resistentes para lidar com
</line>
</par><par>
<line>
essas adversidades, ten*o que contar co* o apoio e a compreensão *a
</line>
<line>
equipe es*olar e da
</line>
</par><par>
<line>
famíli*, já q*e o* custos fina*ceiros de deslocamento e de hospedagem, às veze*,
</line>
<line>
ultrapassavam o valor da bolsa do P**. Sem dúvidas, a d**icu**ad* no desl*camento foi algo
</line>
<line>
*ui*o mar**nt* e exigiu do* residen**s esf*rço* p*r* cum*ri*em tod* a c*r*a horá*ia, uma vez
</line>
<line>
que todos residiam em ou*ros municíp*os. Além *essas dific*ldades, re*saltam o fato de terem
</line>
<line>
que cum*ri* simultaneame*te a* açõ*s *o P** e os trab*lh*s do TC da L*doC.
</line>
<line>
Sob*e essas d*ficuldades, e*fatizar*m que, emb*r* esses desafi*s causem dores e
</line>
</par><par>
<line>
*escon**rtos, també* são opo*tunidades de aquisição de *o*h*ciment*s e
</line>
<line>
experi*ncias
</line>
<line>
que
</line>
</par><par>
<line>
servirão ** su*orte p*ra * v*da e para o trabal*o. E*ses
</line>
<line>
de**fios *am*ém ampl*am
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
capacid*de d* *efletir criticam*nte sobre a re*lida*e do*
</line>
<line>
*ovos campon*ses e sob*e
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
qu*lidade d*s p*l*ticas e*ucacion*is disp*nib*lizada* para as escolas.
</line>
</par><par>
<line>
É válido ressalta* que *s contribu*ções *o P*P *a Unida*e *sc*lar J*lio Go*es
</line>
<line>
não
</line>
</par><par>
<line>
ficaram
</line>
<line>
restritas apenas à aprendizagem da docência *o* parte *os resid*ntes, mas tam*ém
</line>
</par><par>
<line>
favor*ceram a aprendizagem dos estu**ntes no *ompone*te curricu*** C*ências, *onforme
</line>
<line>
ilu*traçõ*s do Gráfico 01.
</line>
<line>
*ráfico 01 - *studantes abaixo da m*dia
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: *c*rvo da Preceptora do Prog*ama Residê*cia P*dagógica (2020)
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Ter*sina *I, v. 1*, n. 4, *rt. 6, p. 110-124, abr. 2022
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/rev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
R. A. Me**, E. C. *ruz, F. R. Lima
</line>
<line>
122
</line>
</par><par>
<line>
An*litic*mente, perc*be-se q*e * PRP teve um impacto *osit*vo nos ín*ices *e
</line>
<line>
de*empenho escol**, se c*mp*rad* ao ano *nter*or. *o an* de 20*8, a escola chegou a faz**
</line>
<line>
recuperação mensal c*m apro*imad*mente 50 (ci**uenta) al*nos. *m **19, co* a presenç*
</line>
<line>
d*s **siden*es do **P, o n*mer* de estudantes co* rendimen*o bimes*r*l abaix* da m*dia
</line>
<line>
caiu *a*a 12 (doze) alu**s. Esse é um *a*o i*ust*ativo que não se pode deixar d* m*nc*on*r.
</line>
<line>
O Pro*rama Res*dên*ia Pedagógica pr*pôs-se a c*ntribui* para a melhor*a da
</line>
<line>
q*al*dade da formação *nicial de profess**es, t*ndo como princípio orienta*or * *rtic*lação
</line>
</par><par>
<line>
entre a teoria e a pr*tic*. *essa forma, embora *om dificuldades,
</line>
<line>
*onstituiu-se c*mo um
</line>
</par><par>
<line>
espaç* muito *ico e a**lo de poss*bilidades
</line>
<line>
de fo*maç*o e aprend*zag** dos **beres da
</line>
</par><par>
<line>
docência.
</line>
</par><par>
<line>
* CONSID*RAÇ*ES FINAI*
</line>
</par><par>
<line>
Esta p*s*uisa te** **mo objetivo ge*al conhe*er as *o*tribui**es do P*P para a
</line>
</par><par>
<line>
f*rmação de professores de Ciências de esco*as do ca*po. P*rt**d*
</line>
<line>
desse pressuposto,
</line>
</par><par>
<line>
*n*cialmente, buscou-se conhecer a proposta formativa do referido Progra*a, evi*e*c*ando
</line>
<line>
ap**x*mações e *is*an*i*m*ntos com as *roposições da LEdoC/UFPI. Além disso, descreveu-
</line>
<line>
se *omo oco*r*u a imersão dos resident*s nas ativida*es d* *s*ola-campo, e*fat*zando as
</line>
</par><par>
<line>
vivê**ias p*o*orcionadas pelo **P *
</line>
<line>
i*enti*icando suas contr*buiçõ*s para o
</line>
<line>
proce*so
</line>
</par><par>
<line>
f*rmativo *os acad*micos.
</line>
</par><par>
<line>
Ao es*udar o d*senvolv*mento do PRP no município de Ju*zeir* do Piauí, perc*b**-se
</line>
<line>
que *e trata de um prog*ama amplo, con*igurado como um espaço de *orm*ção para docente*
</line>
<line>
reg*la*mente ma*riculados em cu*sos de lic*nc*atu*a, e carreg* em *ua *roposta a inclusão de
</line>
</par><par>
<line>
u* nov* mode*o de Est*g*o Curricular Supervision*do Obrig*tó*io, fu*c*onando como
</line>
<line>
um a
</line>
</par><par>
<line>
*entativa *e quebra de par*digm*s de modelos que trad*cionalmente f*zem parte do *ercurs*
</line>
<line>
acadêmico dos di*centes.
</line>
<line>
* resp*ito da co*fi*uraç*o do PRP no ate***mento de est*dante* do Curs* da LEdoC/UF*I,
</line>
<line>
notou-se algumas di*icul*ades **e precisa* ser r*tomadas para que possam *nte*rar o mode*o
</line>
<line>
*ducat*vo p*o*os*o pela *ducação do Campo, *e *odo a respeitar as *speci*icidades dos
</line>
<line>
povos do ca*po. I*so implic* uma co*stante *valiação d* resultad*s e a previ*ão de metas
</line>
<line>
qu* qualifiquem continuament* o proces*o f*rmativo.
</line>
<line>
Port*nto, a imersão d*s residentes na escola-campo para a aprendizage* da docência
</line>
<line>
mostra uma sér*e de possibilidades que d*ixam visíveis a relevânc*a das atividad*s *ealizadas
</line>
</par><par>
<line>
d*n**o
</line>
<line>
do
</line>
<line>
espaço educativo *scolar e *omo essas prátic*s *ont**buem par* a
</line>
<line>
ap*endizag*m
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina, v. *9, n.4, art. 6, p. 110-*24, *br. 2**2
</line>
<line>
ww*4.*s*n**.*om.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
* *rogra*a *esidência Ped*gógica (*RP) e a *ormação de *r*fe**o*es de Ciên*ias
</line>
<line>
123
</line>
</par><par>
<line>
pr*f*s*iona* da do*ên*ia.
</line>
</par><par>
<line>
REF*RÊNCIA*
</line>
<line>
BRAS**. Edi*al CAPES 06/2018 qu* *i*põ* *obre a Resid*nc*a Pe**gó**ca. 2018.
</line>
<line>
Disponí*el em: https://ww*.c*pe*.gov.b*/im*ges/*tories/downloa*/edit*is/010*2*1*-Ed*tal-
</line>
<line>
6-2018-Re*idencia-pedagogica.pdf. Aces*o em: *0 maio 2018.
</line>
<line>
BRA*IL. Co*selho Nacional de Educação. Câma*a de Ed*cação Bá*ic*. Resolução
</line>
</par><par>
<line>
CNE/CEB 1/200*: In*titui Diretrizes Op*racionais pa*a a Educação
</line>
<line>
Básica nas *scolas *o
</line>
</par><par>
<line>
*ampo. Diário Oficial *a União, Brasí*i*, 9 de a*ril de 2002. Seç*o 1, p. 32.
</line>
<line>
C**ES. Co*rd*nação de A*er*eiço*m*nto *e P*ssoal de Nível S*p*ri**. Edital 0*: *ham**a
</line>
</par><par>
<line>
Pública para
</line>
<line>
*present*çã*
</line>
<line>
*e propo*tas no *mbito *o Programa de Residência Pedagógica.
</line>
</par><par>
<line>
Brasília: Ministério d* Ed*caç**, *018.
</line>
</par><par>
<line>
FE*NANDES, B. M. Educação *o
</line>
<line>
**mpo e *e*r*tório c*mpo*ês no Bra*il. In: SANTOS,
</line>
</par><par>
<line>
Clarice Apar*c*d* do* (Org.). Educaç*o do Campo: campo - polít**as p*b*icas - *duca*ão.
</line>
<line>
Bras*lia: IN*RA; MDA, 2008. p. 39-66.
</line>
<line>
FORMOSIN*O, *. (Coord.). F*rmaç*o de profes*ore*: apr*ndi*agem profiss*on*l e a*ção
</line>
<line>
docen*e. Porto: *or*o Editora, 2009.
</line>
<line>
*IL, A. C. Métodos e t*cnicas de pes**isa social. 7. e*. São Paulo: Atlas, 2019.
</line>
<line>
IMBERNÓN, F. Formação docente e p**fissional: formar-se para a m*danç* e a *ncerteza.
</line>
<line>
*. ed. São Paulo: Cor*ez, 2011.
</line>
<line>
LEIT*, L. H. A. Pedagogi* de projetos: uma intervenção *eal. Pres*nça P*dagógica, Belo
</line>
</par><par>
<line>
Horizon*e,
</line>
<line>
n.
</line>
<line>
8,
</line>
<line>
p.
</line>
<line>
01-05,
</line>
<line>
1996.
</line>
<line>
**sponível
</line>
<line>
*m:
</line>
</par><par>
<line>
ht**s://www2.unit**s.br/BibliotecaMid*a/Files/Docu*ento/*VA_63*0251*1883180000p*d*g
</line>
<line>
*gia_*e_pr*jetos.pdf. Aces*o em: 21 *ez. 2021.
</line>
<line>
LIB*NEO, J. C. Didáti*a. 2. ed. Sã* Paulo: Cortez, 20*3.
</line>
<line>
MELO, *. *. Licenciatura em Educação ** Ca*po: form*çã* de pro*essores e prática
</line>
</par><par>
<line>
edu*ativa. 2018. 273 f. Tese (Dou*ora*o em E*ucação) - *entro de
</line>
<line>
Ciências da Educ*çã*.
</line>
</par><par>
<line>
U*i*ersidade Federal do Piauí, Teresina, *018.
</line>
</par><par>
</page><line>
M*N*YO, M. C. S. O d*safi* do conhecimento: pes*uisa qu*litativa em saúde. 14. e*. S*o
</line>
<line>
P**lo: Hucit*c, 2014.
</line>
<line>
MOREIR*, D. A. O método fenom**ológico na pesqui**. S*o Paulo: Pioneira Thomson,
</line>
<line>
2002.
</line>
<line>
PANNUTI, *. P. A relação *eoria e prátic* na residência p*da*ógica. In: CO*GRESSO
</line>
<line>
N*CIONA* DE EDUCA*Ã* (*DUC*RE), XII., Paraná. Anai*... Par*ná: PUCPR, 2015, p.
</line>
<line>
R**. FSA, Teresina PI, v. 19, n. 4, art. 6, *. 110-***, abr. 20*2 *ww4.fsanet.com.br/re*ista
</line>
</par><page>
</document><par>
<line>
R. *. Melo, E. *. Cruz, F. R. Lima
</line>
<line>
124
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<line>
8433-8440. Disponível em: https://educere.bruc.com.br/arqui**/pdf2015/15994_811*.p*f.
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PIMEN*A, S. *. For*aç*o de profess*res: saber*s da docên*ia e identi*ade d* professor.
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</line>
<line>
POLADIAN, *. L. P. *stu*o sobre o Programa *e Re**dên*ia Pedagógica *a UNI*ESP:
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uma aproxim*ção en*re Universidade e Escol* *a for*ação d* professo*es. 20*4. 130 f.
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D*ssertação (Mestrado em E**cação: *sicologia da Educaç*o) - Ponti*ícia *nivers*dade
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Católica
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de
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São
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Paulo,
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São
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Pau*o,
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2014.
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Disponível
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em:
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ht*ps://t*de2.p*csp.br/bits*ream/h*ndle/16141/1/Marina%20*opes%20Pedrosa%2**ola***n.p
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df. Acesso em: 11 set. 2020.
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*NIVER**DADE
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FEDE*AL DO PIAUÍ. Ed*tal 06/201*. Inst**ui processo *e *e*eção *e
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bo*sistas no âmbito do *rograma Residênc*a Pedagógica. Te*esina, 2018.
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VEIGA, I. P. A. Projeto Político-Pedag*g*co da escola: uma constr*ç*o coletiva. In: VEIGA,
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Ilma Passos Alenc*stro (*r*.). *roj*t* P*lí*ic*-Pe*agógico da escola: uma *o*st*ução
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*ossível. 29. ed. Campinas: Papirus, 2013. p. 1*-35.
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*omo Referenciar este Artigo, confo*me ABNT:
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M**O, R. A; CRUZ, E. C; LI**, F. R. O Progra*a *esidên*ia Pedagóg*ca (P*P) e a Formaçã* de
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<line>
Profe*sore* *e Ciências *e Esco*as do Cam*o: Ret*at*s de u*a Ime*são na Prát*ca. Rev. FS*,
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<line>
*eresi*a, v.19, n. 4, art. 6, *. 110-12*, a*r. 2022.
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Contribuição *os *utores
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*. A. Melo
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*. C. Cruz
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F. R. Lima
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<line>
*) c*ncepção e planej**en*o.
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*
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X
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2) anál*se * i*terpret*ção dos dados.
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X
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X
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X
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3) ela*oração do rascu**o *u na **v*são *rític* do cont**do.
</line>
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X
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X
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X
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<line>
4) participação na *provação da v*rs*o final do manuscrito.
</line>
<line>
X
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<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
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</page><line>
R*v. FSA, Tere*in*, v. 19, n.4, art. 6, p. *10-*24, a*r. 2022
</line>
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w*w4.fsa*et.com.br/revista
</line>
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ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)