<document>
<page>
<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.fsanet.com.*r/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*i*a, *. *9, n. 7, art. 7, p. 115-138, j*l. *02*
</line>
<line>
ISSN Impresso: 1*06-6356 IS*N Elet*ônico: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.12819/202*.19.7.7
</line>
</par><par>
<line>
So*iedade Alternativa - Uma Cidade, D*a* Realidad*s: O *urism* * as Políticas P**licas
</line>
<line>
Alter*ative Socie*y - One *i*y, Two Real*ties: Tourism **d Pub*ic Polici*s
</line>
</par><par>
<line>
Da*ilo Ma*t*ns Fide*is
</line>
<line>
Superior Tecnólo*o e* Gestão do Turis** - *EFET RJ
</line>
<line>
E-m*il: danilofj@yah*o.com.br
</line>
<line>
Mi*ian Cristin* Vidal da Rocha
</line>
<line>
Me*tr* em Gestão e Estr*tégia - UFR*J
</line>
<line>
T*tora no T**nólogo *m G*stão do Turi*m* *o CEFET
</line>
<line>
E-*ail: mirianala@ya*o*.com.br
</line>
<line>
And*é Luís Faria *uarte
</line>
<line>
Doutor em Ad*ini*tração - UNIGR*NRI*
</line>
<line>
An*list* em C&T na Co*is*ã* Nacional *e En*rgia Nuclear - C*EN
</line>
<line>
E-mail: professor@andreluis.p*o.br
</line>
<line>
Alisson de S*u*a
</line>
<line>
*e*tr* em Te*log** - PUC-PR
</line>
<line>
Doutorand* e* Educ*ção - PUC-PR
</line>
<line>
T*tor da UN**S*ELVI
</line>
<line>
E-mail: alisson.souz*05@gma*l.*om
</line>
<line>
Iluska **b* Bra*a
</line>
<line>
Doutor* em Adminis**ação - UNI*RANRIO
</line>
<line>
*rofessor* da Un*versidad* de Rondô*ia - UNI*
</line>
<line>
E-mail: ilu**a.lobo@uni*.br
</line>
</par><par>
<line>
Endereço: Da*ilo *a*tins Fidelis
</line>
</par><par>
<line>
Av. Mara*a*ã, 229 - Ma*acanã - R** de Jan*iro - RJ,
</line>
<line>
Editor-Chefe: Dr. *onny K**ley de Alencar
</line>
</par><par>
<line>
Brasil.
</line>
<line>
Rod*igues
</line>
</par><par>
<line>
En*ereço:
</line>
<line>
Mirian Cristina Vi*al da R*c*a
</line>
</par><par>
<line>
Av. Marac*nã, 229 - Mar*can* - R*o de *aneiro - RJ,
</line>
<line>
Art*go recebido em 1/05/202*. Última ve*são *e*ebida
</line>
</par><par>
<line>
*rasil.
</line>
<line>
em 27/05/2021. Ap*ovado em 28/*5/2**1.
</line>
</par><par>
<line>
Ender*ço:
</line>
<line>
And*é Luís *a*ia Du*rte
</line>
</par><par>
<line>
Rua Gal. Severi*no, 8*, Botafogo - Rio de *aneiro - RJ,
</line>
<line>
Avalia*o **lo *istema Tr*ple Review: a) *esk *eview
</line>
</par><par>
<line>
Brasi*.
</line>
<line>
pelo Edito*-Chefe; e b) Double Blind Review
</line>
</par><par>
<line>
*nd*re*o:
</line>
<line>
Alisson de Souza
</line>
<line>
(avaliação *ega po* doi* avaliadores da área).
</line>
</par><par>
<line>
Rua Im*culada Con*eiç*o, 1155 - Pra*o Velho -
</line>
</par><par>
<line>
Curitiba / PR, Brasil.
</line>
<line>
Rev*são: Grama**cal, Normativa e de Formatação
</line>
</par><par>
<line>
*n**re*o: Iluska **bo B*ag*
</line>
</par><par>
</page><line>
A*. *resident* Dutra, *965, Cent*o - Porto Velh* - R*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
D. M. Fide*is, M. C. V. Rocha, A. L. F. Duarte, A. S*u*a, *. L. Braga
</line>
<line>
116
</line>
</par><par>
<line>
R*SUMO
</line>
</par><par>
<line>
O presente *r**g* t**z à baila os re*ultados de uma aná*is* que t*ve por fi*alidade i*vestig*r a
</line>
</par><par>
<line>
influência do mercado turístico
</line>
<line>
na **rmulação de pol*ticas públicas na cidade *o *io de
</line>
</par><par>
<line>
Jan*iro. A meto*o*o*ia
</line>
<line>
aplicada foi qualitativa. A*resenta-*e *ambém como
</line>
<line>
pesquisa
</line>
</par><par>
<line>
*tnológ*c*. O teor pesquisado é refer*nci*do pela teo*ia *rítica urb*na. A anális*
</line>
<line>
discor*e
</line>
</par><par>
<line>
*eq**nci*l*e**e sobre *ópi*o* *ue a*ord*m *leme*tos i*trinsecam*n** ligado* ao fen*meno
</line>
</par><par>
<line>
in**s*igado, como *esigualdade social e gen*rificação. O teor
</line>
<line>
da análise foi des*nvolvido
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
partir de ampla p*squisa em documentos oficiais, re*istas *ientíficas, livros e m*terial
</line>
</par><par>
<line>
jo*nal*stico,
</line>
<line>
*l*m de
</line>
<line>
o*servação
</line>
<line>
direta da coi**
</line>
<line>
púb*ica, atravé* de comissões *egislativas
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
audiências públicas. A e**boração da pesqui*a teve
</line>
<line>
por inspiraçã* a
</line>
<line>
canç*o "Sociedade
</line>
</par><par>
<line>
Alter*ativa", de Raul Seixas e Paulo Co*lho, alé* de p*áxis fundamentadas na *helema * no
</line>
</par><par>
<line>
Estatut* da Cidade. C*nári*
</line>
<line>
do
</line>
<line>
es*udo, a c*dade do Rio de Janeiro f*i escolhida por seu
</line>
</par><par>
<line>
*an*rama complex*:
</line>
<line>
acolhedor aos visit*ntes, exclud*nte para parte
</line>
<line>
*os nativos. A an*lise
</line>
</par><par>
<line>
permite concl**r que pode hav*r melhoria do *enário, mediante açõe* d* unive*s*lização
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
direito à c*dade e aos *erviços, além da de*cen*r**ização de renda * parti*ipação so*ial na
</line>
</par><par>
<line>
g*stão dos recursos públ*co*. A *nál*se foment*
</line>
<line>
elementos para f*tu*as di*cussões sob*e
</line>
</par><par>
<line>
p*oces*os emanc*pa*órios.
</line>
</par><par>
<line>
Palavras-**ave: Turi**o. Planejament*. D*sigualdad*. Ser*iç**.
</line>
<line>
ABSTRACT
</line>
<line>
This ar*i*le brings to light the res*lts of an ana*ysis that aim*d to inve*tigate the *nf*uen*e of
</line>
</par><par>
<line>
th* tourist mark*t on th* formulation of pub*ic po*ic*es i* the
</line>
<line>
city of R*o de Jan*iro.
</line>
<line>
T*e
</line>
</par><par>
<line>
*ethodology *p*li*d *as qu*litative. *t also pre*ents it*elf as eth*ological research.
</line>
<line>
The
</line>
</par><par>
<line>
*esearched *ontent i* referenced by urban cr**ical theory. *he
</line>
<line>
analy*is proceeds sequentially
</line>
</par><par>
<line>
under top*cs that
</line>
<line>
add*ess el**en*s intrinsical*y linke* ** the
</line>
<line>
in*estigat*d phenomenon, such
</line>
</par><par>
<line>
*s soc*a* inequa*i*y a*d ge*trif*c*tion. The content
</line>
<line>
of the analysis *as
</line>
<line>
developed f**m
</line>
</par><par>
<line>
extensive rese*rch in offic*al d*cumen**, s*ientific j*urnals, bo*ks and journali*ti* material,
</line>
<line>
in addition to di*ect *bserva*ion of publi* affairs, th**ugh leg*slative *ommis*ions and public
</line>
<line>
hearings. The el*borat**n of the rese*rch wa* i***i*e* by th* s*ng "Alt*rnative Soc*ety", *y
</line>
<line>
R**l Seixas an* Paulo Coelho, in addition to pra*is *as*d on Thelema and the City Stat*te.
</line>
</par><par>
<line>
Scenario *f the
</line>
<line>
study, the city of *i* de *ane*ro was chos*n f*r
</line>
<line>
it* c**plex
</line>
<line>
panorama:
</line>
</par><par>
<line>
*e*coming to
</line>
<line>
visitors, e*cluding for part of t*e
</line>
<line>
n*t*ves. The *nal*sis allow* *s t* c*nclude
</line>
</par><par>
<line>
tha* t*e scenario can be i*pro***, **rough a*tions to universalize *he right to the city and to
</line>
<line>
services, in a**ition to th* *e*entral*zation o* in*ome *n* *ocial *a*ticipa**on in the
</line>
<line>
ma*agement of public res*urces. The a**ly*i* fos*ers elements for f*ture disc*ssio*s on
</line>
<line>
emancip**ory process*s.
</line>
<line>
Keywords: T*urism. Plan*ing. *ne*u*li*y. Services.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. F**, T*resina, v. 19, n. 7, a*t. *, *. 115-138, *ul. 20*2
</line>
<line>
ww*4.fsane*.com.b*/*e*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Socie**de Alt**nativa - Uma Cidade, Du*s Reali*ad*s: O Turism* e as Políticas P*blicas
</line>
<line>
117
</line>
</par><par>
<line>
* INTRODUÇÃO
</line>
</par><par>
<line>
*s *ab*tan*es da cid*de do *io de Janeiro **d**am acom*anhar, nos últimos *nos, os
</line>
<line>
*ran*es eventos *ue oco*r*ra* *a cid*de: Rock in Rio, shows na *rla *a zona sul,
</line>
<line>
conf*r*nci*s, car**val, grande* event** espo**ivos, alé* d* to*a* as tendências que o R*o de
</line>
<line>
Janeiro gero* *u *barc*u. O *aci*cí*io sob a ótic* da *rí*ica so*ial ***rtunizo* a produção *
</line>
</par><par>
<line>
fun*amentação de
</line>
<line>
questionamentos acerca de
</line>
<line>
possí*el co*centração de serviços
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
entr*tenimento em áreas e g*upos específicos.
</line>
<line>
Par*indo da s*posta tese de trat*me**o difer*n*iado d*do pelo *oder púb*ic* a*s
</line>
<line>
*uníc*pes, suge*e-se *u* uma p*rcela da populaç*o tenha desenv*lvid* *m sen**m*nto ** não
</line>
<line>
per*e*ciment* à cidade. No decor*er *o an* de *015, f*i a*plamente divulgado nos
</line>
<line>
noticiá*ios * *u*ateamento da fr*t* rodoviár** da cidade do Rio d* Janeiro. For*m inúmeros
</line>
<line>
os pr**lemas n*rr*d*s, pas*ando po* su*e*lotaçã*, problemas de segu*ança me**nica,
</line>
<line>
ch**ando *s goteiras *m *ia de chu*a. Ainda no m*smo ano, a P*ef*itura do R*o de Jane*ro
</line>
</par><par>
<line>
di*p*n*bilizou *nibus espe*iais *quipados com sofisticada tec*ologia e con*or*o pa*a
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
d*slocamen*o do pú*lico *ara o Rock in Rio:
</line>
</par><par>
<line>
O Rock in Rio terá um *s*uema especia* de ônibus para tr*nspor**r o pú*lico nos
</line>
<line>
sete di*s de *estiv**, em setembro. A pref*itu*a vai di**onibilizar *ois modelo* de
</line>
<line>
linhas que d*r*o acesso à Ci*ade *o **ck, na Zon* Oeste: as regulare* e de primei*a
</line>
<line>
cla*se. *os d*is casos, os ôn*bus **irã* de pontos espec*ficos d* Rio (R*DAÇÃO
</line>
<line>
*1, **15, G1 Rio, on-line).
</line>
<line>
O fato mencionado pode ter s*nalizado *ossível *uebr* de tratam*n*o is*nômico, um*
</line>
</par><par>
<line>
vez
</line>
<line>
que * se*viço **men*ado pelos mu*ícip*s f** oport*n*zado pelo *od*r público a
</line>
<line>
grupo
</line>
</par><par>
<line>
específico. Sugestivamente, ** h*bitantes *o*trib*em para o financiam*nto de todos o*
</line>
</par><par>
<line>
serv*ç*s pú**i*os, mas a contrap**ti*a só se dá p**a
</line>
<line>
*ar*e*a especí*ica *a *opu*ação. *ais
</line>
</par><par>
<line>
hipó*eses f*mentam uma gama de que*tionamentos e *nvestig*ções inerent*s possíve*s a
</line>
<line>
proce*sos de e**lusão e desigua*dad*.
</line>
<line>
De acordo c*m Moesch (2012), as p*líticas púb*icas d* *urismo e políticas sociais, em
</line>
</par><par>
<line>
suas dimensões, são estim**ador*s de
</line>
<line>
*ida*ania, uma vez que podem redist*ibuir *oder
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
renda.
</line>
</par><par>
</page><line>
A dimensão social de uma *olí*ic* púb*ica *e turism* deve ter como eix* *ma
</line>
<line>
me***ria na q*alidade do am**en*e urbano, na q*alidade de v*da da comunidad*
</line>
<line>
envolvida, na am*liação da v*ried*de de oportuni*ades cult*rai*, que são cond*ções
</line>
<line>
indis*ensáveis para a*rair e de*env*lver novas oportuni*ades de *er**ão *e renda *
</line>
<line>
tr*balho (MOESCH, *012).
</line>
<line>
*o entanto, a perspec**va de oferta de lazer, *nt*etenimento e acesso aos *erviç*s
</line>
<line>
ligado* ao *urismo, parece *e e*vaziar quando de sua aplicação a*s cont*ibu*n*es de
</line>
<line>
**v. FSA, T*r*si*a, v. 19, n. 7, art. 7, *. *15-138, jul. 2022 www4.fs*ne*.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
D. M. Fide*i*, M. C. V. Rocha, A. L. F. Duarte, A. **u*a, *. L. Braga
</line>
<line>
11*
</line>
</par><par>
<line>
*enor p*der aquisitiv*. Na *idade do *io de Janei*o, por *xemplo, os equipamentos
</line>
</par><par>
<line>
públicos voltados
</line>
<line>
ao lazer e en*re*enim*nto, es*ã* concent*ad*s em regiões
</line>
</par><par>
<line>
espec*ficas d* *idade, como o Cent*o * a Zona *ul (FENIZOLA, 2*18).
</line>
<line>
A prováv*l conc*ntração *estes equipament*s pú*l*co*, em um pequen* e *eletivo
</line>
</par><par>
<line>
*erímetro
</line>
<line>
urbano, pode *ir a exercer influência *o a*ess* de *aior parte *a
</line>
</par><par>
<line>
populaç*o
</line>
<line>
aos *esmos. Com a oferta pre*ári*
</line>
<line>
de transporte públ*co, * escassez *e
</line>
</par><par>
<line>
e*uipamentos públicos nas p*oximi*ades, moradores das Zonas norte e oe*te do Rio,
</line>
</par><par>
<line>
acab a*
</line>
<line>
e*po*tos ao limbo entr* pe*tencer e n*o p*rtencer a cida*e (SUZ**O,
</line>
</par><par>
<line>
**20).
</line>
</par><par>
<line>
A distribuição territor*al dos museus, po* exemplo, pode ser observada com* po*sível
</line>
</par><par>
<line>
aç*o de concentração. Em consulta
</line>
<line>
ao *apa da C*ltu*a, no sit* *o In*tituto B*a*ileiro *e
</line>
</par><par>
<line>
M*seu* (IBRAM, 2021), * possív*l *er*fic*r que 88 dos cerca *e
</line>
<line>
120 museus cad*strados
</line>
</par><par>
<line>
pela entidade na c*d*de d* Rio de J*nei*o est*o concen*rados
</line>
<line>
no *e*tro e na Zona Sul
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
cidade. Um pano*am* q*e de*toa da densidad* demográfica *a c*d*de, *ma v*z qu*, *eg*ndo
</line>
<line>
o IBGE, * pop*lação habitaciona* do Centro e da Zona Sul so**das alcan*am menos de 15%
</line>
<line>
d* qua***tativo p*pu*acional da cidade d* Rio de J*neiro.
</line>
<line>
Venc*do o *ist*nc*amento *ísic*, o morador da zona o*ste esbarra em um out*o tipo
</line>
</par><par>
<line>
d*
</line>
<line>
obstá*ulo, desta
</line>
<line>
vez ainda ma*s difícil de superar, pois est* não acont*ce de
</line>
</par><par>
<line>
forma explic*ta, se tornand* ain*a ma*s in*ombatível, * *istanciament* simbólico.
</line>
<line>
Neste caso ne*huma barre**a fí*ica é cri*da, as porta* do* grande* museus * outros
</line>
<line>
espaços cult*rais estão aber*as, mas *m **sc*nfo*to é g**ado, desconforto *ste **uto
</line>
</par><par>
<line>
de
</line>
<line>
um conflito entre classes. A eli*ização histórica
</line>
<line>
d* arte, dentre *uas divers*s
</line>
</par><par>
<line>
consequênc*a*, torna est*s esp**os hos*i*, e
</line>
<line>
pouc* convidativo para quem n*o
</line>
</par><par>
<line>
*e****ce as *lasses mais abasta*as (SUZA*O, 2*20, p.6).
</line>
</par><par>
<line>
Segundo Suzan*
</line>
<line>
(2020), * c*nstrução de políticas pú*li*as no tan*en** aos *erviços
</line>
</par><par>
<line>
turísticos, não *barc* a *otalidade represent*tiva d* popu*ação.
</line>
<line>
A pesqu*s* te* *or ob*eti*o evidenciar a influência do trade tur*stic* no investime*to
</line>
</par><par>
<line>
de r*cursos
</line>
<line>
públic**, e
</line>
<line>
a
</line>
<line>
*onsequente pr*moção da desigu*ldade social. O trabalho ana*isa
</line>
</par><par>
<line>
f**ômenos socioeconômicos com* a *esi*ualda*e social e a concentraçã* de renda, a*ém de
</line>
<line>
vislumbrar po**íveis impa*tos de uma gestão não universal sobre *rupos sociais de menor
</line>
<line>
pod*r aquisitivo.
</line>
</par><par>
<line>
O presente *rtigo delineado sobre *s aspe*tos da pesqui*a *
</line>
<line>
q***ita*iva *egundo
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
*efinição de Duarte (2002). A análise pretende inves*ig*r supostos fenômenos s*ci*is, como
</line>
<line>
exclusão social e gen**ificaç**. * *e*quisa *e *poi* também sobre ** perspect*vas da t*oria
</line>
</par><par>
<line>
cr*ti*a de Brenner (20*8), buscando entendiment* sobre *s m*canismos de form*lação
</line>
<line>
da*
</line>
</par><par>
<line>
p*lític*s públicas, que s*postamente vivem sob a égide do merca*o.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. *SA, Te*esina, *. 19, n. *, art. 7, p. 115-13*, jul. 2022
</line>
<line>
*ww*.fsanet.com.br/revist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Sociedade Alternativa - U*a Ci**de, Duas Real*dad*s: O Tu*is*o * a* Pol*t*cas Públicas
</line>
<line>
*19
</line>
</par><par>
<line>
2 REFERENC**L TEÓR*CO
</line>
</par><par>
<line>
2.* *rigem da des*gualdade
</line>
</par><par>
<line>
*egundo Souza (20*0), a desi*ualda*e social no Brasil advém de h*r**ças histó*icas
</line>
<line>
q*e implem*ntam, *e *orma sistemática e contínua, *le***tos escravagistas, i*perialistas e
</line>
<line>
exclu*e*tes. "A gen*e apren*e desd* m**to *edo que a *oloniz*ção é o que det*rmin* * *ue a
</line>
<line>
gen*e é, que a gente está a*é hoje pa*ando o preço de s*r fund*d* *a escravidão e na *rande
</line>
<line>
*r*priedade" (SOUZA, *020). Seg*ndo Ribei*o (2011), a educação é *m dos meios pelos
</line>
<line>
quais se ob*ém acesso a posições ocupac*onais e renda. Ai*da de ac*rdo com * aut*r, o efeito
</line>
<line>
dos r*curs*s *os pais n*s chances de progress* d*s filho* tem p*pe* importante na re*rodução
</line>
<line>
da desigua*dade a* longo da* ge*ações. De acordo com Lar* e Silva (2*15), a d*s*gualdad* se
</line>
<line>
ori*ina *m diversos processos e *i*lo* que envol*em a s*cieda*e. Uma das faces obscuras d*
</line>
<line>
de*igualdade t*l*ez se*a a conc*nt*açã* de renda no topo, em d*trimento do colet*vo. Muito
</line>
<line>
para p*ucos, pouco para m*itos. Sugere-se *u* a desigualdade *eja a fonte a*ime*tadora dos
</line>
<line>
*iore* *atores inseridos na soci*dade, como p*breza, **olên*ia e discrimin*ção.
</line>
<line>
2.1.1 No Cern* das Consequências da Desigualda*e
</line>
<line>
Segundo o Soci*logo Zygmunt Bauman (2013), a desigualdade soci** e as
</line>
</par><par>
<line>
**nsequências causadas *or **a, com* explosão da violência
</line>
<line>
e a marginalização, são
</line>
</par><par>
<line>
devastadoras para as c*ma*a* mai* pobres da popu*a*ão.
</line>
</par><par>
<line>
Tenho c*rte*a, contudo, de que a mistura explosi*a de crescente desigualdade s*cial
</line>
</par><par>
<line>
e *o*u*e cada
</line>
<line>
vez m*io* de sofrimento huma*o relegado à **ndição d*
</line>
</par><par>
<line>
c*lateralid*de (ma**inalidade, exterior*d*de, removibilidade, de não *er u*a parte
</line>
<line>
legítima da agenda *olít*ca) tem t*dos os s*nais para se tornar, potencialmente, o
</line>
</par><par>
<line>
mais desastroso dos problemas q*e
</line>
<line>
a humanidade será *orçada * co*front*r,
</line>
</par><par>
<line>
**mi*ist*ar e resolver no século atual (BAUM*N, 201*, p. 11).
</line>
<line>
A cidad* do R*o d* J*neiro talvez seja a detentor* de u* d*s c*nári** de *aior
</line>
</par><par>
<line>
contras*e urb**ístico *o mundo: c*mp*rta em *m único perímetro, além
</line>
<line>
*e **las paisagens
</line>
</par><par>
<line>
ha*ita*as, mais de 7*3 comunidades sob a alcun*a d* \fa*elas\, segundo a mais rec*nte
</line>
<line>
pesqu*sa censitá*ia do Instituto Brasileiro de G*ogra*ia e Es*atí*tica (IBGE, 201*). *ressupõ*-
</line>
</par><par>
<line>
se q*e,
</line>
<line>
ao longo da hi*tória, o
</line>
<line>
desempr*go estrutura* pode es*ar corre**cionado c*m as
</line>
</par><par>
</page><line>
mudanças socioe*onôm*ca*. "O *cele*ad* crescimento urba*o de div**sas c*dades p**o país,
</line>
<line>
especifi*am*nte *a c*dade *o Ri* de J*neiro, é o r*sul*ado de grandes *ran*formações
</line>
<line>
Rev. *SA, *eresina, v. 19, n. 7, a*t. 7, p. 115-13*, jul. 2022 www4.*s*net.com.br/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
D. M. Fidelis, M. C. V. Ro*ha, A. L. F. *uarte, A. Souza, I. L. *raga
</line>
<line>
120
</line>
</par><par>
<line>
ocorridas q** vão des*e a en**ada do capi*alis*o no
</line>
<line>
*aís,
</line>
<line>
pa*sando pelo *roc*sso *e
</line>
</par><par>
<line>
industrialização" (*O*EDO, *018). ** cená*io* de p*ssível sub*ese*volvi**nto, co*o as
</line>
</par><par>
<line>
favelas
</line>
<line>
(*u
</line>
<line>
comu*idad*s), * *usência de polít***s
</line>
<line>
púb*icas de la**r para a pop*lação local
</line>
</par><par>
<line>
pode se *prese*ta* c*mo
</line>
<line>
um
</line>
<line>
fa*o* *ocivo. Thi*go Nascim*nto, morado* da comunidade do
</line>
</par><par>
<line>
Jacarezinh*, afirm* que já ten**u real*za*
</line>
<line>
diversos programa* dent*o de s*a comunidade,
</line>
</par><par>
<line>
*or*m, não conseguiu av*nçar diante da aus**cia de equipamento* de lazer *ispon*veis para *
</line>
<line>
população (REGU*IRA, 2021).
</line>
<line>
A quest** racial no Bras*l (ou n* m**do) a*l*c**a ao *uri*** pode se apresent*r como
</line>
</par><par>
<line>
mais um dos fatore* *igados
</line>
<line>
às conse*uências da de*igualdad*. De acor*o com Bruno
</line>
</par><par>
<line>
C*rramenha (RODRIGUES, 2020), * diversidade **tá muito no discurso, ma* acaba por não
</line>
<line>
se material*zar. * *esmo au*or sugere que boa par*e das empresas não adota* programas
</line>
<line>
sóli*os e *érios l*gados à referid* t**ática. Segun*o Rodrigues (2020), apes*r de a atividade
</line>
</par><par>
<line>
turística no Brasil representar *x*ressivos indic*dores no PIB n* *e*aç*o e
</line>
<line>
de **prego
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
renda, pode não *av*r quantitativo suficient* de pe*quisas que m*nsurem * d*versidade racial
</line>
<line>
do setor.
</line>
<line>
2.1.2 *id*s Invisíveis
</line>
</par><par>
<line>
* de*a*e sobre a p*pulação em si**ação d* *u* parece
</line>
<line>
não de*pertar interesse
</line>
<line>
na
</line>
</par><par>
<line>
soci*d*de. O *ão ima**nário popular
</line>
<line>
e a sugestiva
</line>
<line>
ign*rân*ia sob*e o te*a,
</line>
<line>
em
</line>
<line>
da**
</line>
</par><par>
<line>
m*mento, podem ter levado a população a cr*r *ue decisõ*s indi*i*uais con*u*em cidadã*s
</line>
<line>
ao quadro d* vulnerab*lidade so*ial. Segundo a cartilh* "Con****r pra lut*r", do Moviment*
</line>
<line>
Nac*on*l da População de Rua (M*PR), as p**quisas apontam que a maioria *as pessoas vão
</line>
</par><par>
<line>
para
</line>
<line>
as
</line>
<line>
rua* *m virtu*e de des**p*e*o, dependênci*
</line>
<line>
química, *ompim*n*o d* v*nculos. U*
</line>
</par><par>
<line>
*rocesso comple*o d* perdas, n* qual a culpabilidade não dev* ser *ndivi*u*li*ada (MNPR,
</line>
<line>
2010). Em r*p*rtagem às v*speras da Cop* *o Mundo *e 2014, o j***alista André *a**eo
</line>
</par><par>
<line>
d**idi* relatar suas imp*es*ões como mor*dor do bairro d* Copacabana
</line>
<line>
e, em uma delas,
</line>
</par><par>
<line>
q**stiona * p*ssí*el *esaparecimento da populaçã* em situação de rua: "Em um primeiro
</line>
<line>
*o*ento, sem f*lso morali*mo, pensei se tr*tar apenas d* *m movimento mig*atório. Talvez
</line>
</par><par>
<line>
el*s s* cans*ram dali, dessa
</line>
<line>
vida, pensei" (NAD*E*, 2014). De acordo com Filgueiras
</line>
</par><par>
<line>
(2019), são *ecorr*ntes as prátic*s **gestivamente *bu*ivas e**r*gadas
</line>
<line>
pel*s agente*
</line>
</par><par>
<line>
públicos. C*nstitu** em m*l*ar pessoas qu* dor*em *as ruas, apreender s**s
</line>
<line>
pertences,
</line>
</par><par>
<line>
força*do-as a se desloca*, sob a justifi*ativa
</line>
<line>
d* ra*ões sanitár*as
</line>
<line>
e
</line>
<line>
d* segurança. Ainda,
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. *SA, Teresina, v. 19, n. 7, art. 7, p. 115-1*8, jul. 20*2
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Sociedade Altern*ti*a - U*a Cidade, Duas Realidades: O Turismo e as Polí*icas Públi*as
</line>
<line>
121
</line>
</par><par>
<line>
s**undo Filgueiras (2019), houv* re*oção forçada d* m*rado*es *e rua para *brigos, *lém de
</line>
<line>
higien*z*ção das zo**s tur*sticas e de *stádios vi*a*do à Co*a de *014.
</line>
<line>
2.1.3 Educação *ersus Equi*ade
</line>
<line>
Uma das c*aga* permanentemente abertas na sociedade b*asi*eira é o histórico de falta
</line>
<line>
de investimento n* educação *e *orma mas*i*a e contí*ua. Segundo a o*ra de Darcy **beiro
</line>
</par><par>
<line>
(20*8), * educ*ção ministra*a no Rio
</line>
<line>
de Jan*iro é de t*o baixa qualidade quanto a o*ertada
</line>
</par><par>
<line>
nas áreas m*is p*br*s do país. De acordo co* Guzzo e *uz*bi*s F*lho (2005), o capitalismo
</line>
<line>
pode t*r *xe*cido inf*uência sobre o sistema *duc*cio*a*. Ainda de acor*o c*m os auto*es, a
</line>
<line>
des**ualdade *e *enda pode es*ar intrinsecamente l**ada a níveis *ducacionais. S*rgio H*dda*
</line>
<line>
(2007) denuncia processos d* e*clusã* na e*ucação, basead*s qu*se sempre na l*gica d* *alt*
</line>
</par><par>
<line>
d* **esso *s es*o*as ou *nserção precária *os
</line>
<line>
est*dantes na rede. Ainda de acordo com
</line>
</par><par>
<line>
Haddad (200*), fato*es *omo renda, raça, g*nero,
</line>
<line>
ge*locali*açã*, id*de e condições físic*s
</line>
</par><par>
<line>
exer*em influência no processo de escolariz*ção desse grupo. A narrativa de H*ddad (**07)
</line>
</par><par>
<line>
pode vir a reforçar o discurs*
</line>
<line>
de Guzzo e Euzébios Filho (2005), de que, sob
</line>
<line>
premissa
</line>
</par><par>
<line>
ne*liberalista, o *istem* edu*acio**l e*erc* * papel de *antenedo* da desigualdade social.
</line>
</par><par>
<line>
2.2 Aluga-se: investimento ou conlu*o
</line>
</par><par>
<line>
Reportagem ** Jorn*l O Globo (RUBIM, *013) afirma que, no ano de 2013,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
Pref*itura ** Rio aprovo* um pa*ote
</line>
<line>
de **nefí*ios para atrair a re*e hoteleira, v*sando
</line>
<line>
aos
</line>
</par><par>
<line>
grandes eventos na c***de, porém, sem **vir a
</line>
<line>
população, baseando-s* a*enas e* parecer
</line>
</par><par>
<line>
*st*mativo da ABIH-RJ (Associ*ção Brasileira da Indústria
</line>
<line>
de Ho*éis - Rio de *anei**).
</line>
</par><par>
<line>
Ainda, segundo a *eportagem, houve interferência *ireta do po*er público, com alte*ações no
</line>
<line>
plano d*re**r e distribuiç*o de licenças ambient*is par* a con*truçã* de empreendimentos
</line>
<line>
tur*s*icos na Barra da Tijuc*. Segundo Cesar Roxo, da ANFIP (As*oc*ação Nacion*l dos
</line>
</par><par>
<line>
Au*itores Fiscais da Re*ei** Federal d* Br*sil), "O tribu*o deve *er um instrumento
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
dimin*i*ão *as des*gu*ldades soci*is não apenas no mo**nto *m *ue é aplica*o na* políticas
</line>
</par><par>
<line>
p*blicas, mas também no m*men*o em que é reco*hido. Q*e* tem mais deve pagar ma*s
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
q*em tem menos deve pagar menos" (W*STIN, *02*).
</line>
</par><par>
<line>
O estado *o Rio de Jane*ro pode ser sug*ri*o co*o o maior di*tr*b*idor *e isenções
</line>
</par><par>
<line>
fiscais
</line>
<line>
na histór*a m*is r*cent*. "E* três ge*tões do
</line>
<line>
exec*tivo esta*ual, houv* u*a
</line>
</par><par>
</page><line>
intensif**ação da políti*a de isenção fiscal *om o discur*o de **rair empresas para o esta*o do
</line>
<line>
Rev. F**, Teresina, *. 1*, n. 7, *rt. 7, p. 11*-1*8, ju*. 2022 www4.fsane*.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
D. M. Fidelis, M. C. V. Rocha, A. L. F. *uar*e, A. Souza, I. L. Braga
</line>
<line>
122
</line>
</par><par>
<line>
Ri* ** Jan*iro" (B*RCELOS; SANTOS,
</line>
<line>
2*1*). Se*undo Carlos Brito (2017), "A crise
</line>
</par><par>
<line>
financeira do G*v*rno do Estado provocou efei*os que, além
</line>
<line>
d* func*ona*ismo público,
</line>
</par><par>
<line>
atingem tam*ém o co*trib*inte por *onta d* término, ad*qua**o ou r*dução d* s*rv*ç*s
</line>
</par><par>
<line>
pres*ados *
</line>
<line>
popu*ação". Ainda
</line>
<line>
de
</line>
<line>
acordo co* *rito, e* v*rtude da redu*ão de ver*as, o
</line>
</par><par>
<line>
Estado t*ve de reade*uar seus serviços. Tais med*das cul*ina*am em cor*es de f*rn*cedores,
</line>
</par><par>
<line>
a*rasos salariai* do funcionalismo
</line>
<line>
púb*ico e *onsequ*ntes greves. "Os i*centivos fiscais
</line>
<line>
no
</line>
</par><par>
<line>
país *azem
</line>
<line>
pa**e do c*ama*o \capitalismo de **mpadrio\, no qual empresários li*ados à*
</line>
</par><par>
<line>
a*toridades conseguem ob**r benefícios *ara si, em detrimento dos seus competidores * dos
</line>
<line>
pagado**s de tributos e* ge**l", diz o economist* Ubiratan Iori* (O*IV*IR*, *01*).
</line>
<line>
2.2.1 A *ão P*bli*a que Ba*ança * *erço de Ou*o
</line>
<line>
*eg*ndo Adriano Be*is*rio (*014), da Agênci* Pública, ao falarmos em se*viços no
</line>
</par><par>
<line>
Rio *e Jane*ro, estamos n*s *ãos de
</line>
<line>
u* poderoso grupo (qu* f*i alvo de investigaç*o
</line>
<line>
*o
</line>
</par><par>
<line>
CADE p*r possíve* formação *e car**l na* ob*as p*r* * Copa do Mundo e Oli*píadas), que
</line>
<line>
atua no* mais diversi*icados *amos da eco**mia. De acordo com o autor, ap*lida*as de '*s
</line>
</par><par>
<line>
quat*o
</line>
<line>
irm*s', Odebrecht, Andrad* G*tierrez, Cama**o Correa, e O*S, e*tiveram pres*nte*
</line>
</par><par>
<line>
j*nta*, *nitar*amente, ou através de suas subsid*árias, em toda* as gra*d*s *bras
</line>
<line>
públicas
</line>
</par><par>
<line>
v*san** ao* grandes eventos da última décad*. Ao que parece, alé* do alto valor de **nheir*
</line>
<line>
público rec*bi*o pela execuçã* das o*ras, o me*cado ambicionav* ma*s: A Odebrecht, e*
</line>
</par><par>
<line>
parc**ia c*m a AEG, de *ike Batis*a, pas**u a
</line>
<line>
a*ministrar o est*dio logo após a **nclusão
</line>
</par><par>
<line>
da* obras, que custaram mais de R$ 1 b*lhão a*s c*fres *úblicos (CA*TRO, *013).
</line>
<line>
No âmbit* estadual, em *ossível esquecim*nto das o*rigaç*es **ra com os cidadão*,
</line>
<line>
co* *oco s*gestivamente **recionado em *ssegurar o aporte à re*lizaç*o dos gra*des eventos,
</line>
<line>
*ouve a edi*ão de decr*to de calami*ade p*bl*ca em *irtude *a si**açã* e*on*mica loca*. "Na
</line>
</par><par>
<line>
r*ta
</line>
<line>
final para * Olimpíada, o Rio de Janeiro decretou esta*o de c*lamidade pública,
</line>
</par><par>
<line>
chamando a a*enç** *ara a gravida*e da crise que atinge as finanças do Estado menos de 50
</line>
<line>
dias an*es de sediar * maio* even*o *sp*rtivo mundial" (*UFF, 2016). No *ecret* *5.692 d*
</line>
<line>
17 de j*nho d* 2016, que dispõe sobre cala*idad* pública, ** seu artigo 2º, o poder p*blic*
</line>
</par><par>
<line>
autoriza a *do*ão de medidas excepci*nais, como a ra*ion*liza*ão de todos
</line>
<line>
os serv*ç*s
</line>
</par><par>
</page><line>
públicos essenciai*, visa*do à realiza*ão das Olimpí**as (RIO DE JANEIRO, 2016). Com t**
</line>
<line>
ati*ude, segund* o pr*fessor M*chael Moha*lem, o governad*r *uis se e*im*r de possível
</line>
<line>
r*spo*sa*i*iz*ção, ao reti*ar recurs*s d*s ár*as per*fé*i*as e aplicar especificamente nas áre*s
</line>
<line>
R**. FSA, *e*esina, v. 19, n. 7, art. 7, *. 115-138, ju*. 2022 ww*4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Sociedade Alternati*a - Uma Cidade, Duas Re*lidades: O Turismo * as Polític*s *úbl*c*s
</line>
<line>
123
</line>
</par><par>
<line>
com turist**, gar*nt*ndo *aúde e segura*ça s*mente a **sas pes**a*, em detrimento de outras
</line>
<line>
regiões e públicos não parti**pantes do e*ento (*UFF, 201*).
</line>
<line>
2.2.2 Paraíso Pr*ibido: Exc*us*o da* *amadas P*pulares
</line>
<line>
* *idade do Rio de Janeiro, enunc*ada por muitos com* \cidade maravilhosa\,
</line>
<line>
*ode *ã* ser mara*ilhosa para todos. Segundo Sil** e *ouza (2*20), co* * acirrame*to da
</line>
<line>
*egregação espa***l, é *ossíve* ob*ervar * surgimento de *ovas **nas no Ri* de Janeiro,
</line>
<line>
evi*enc**ndo * d*spa*idade dos serviços ofertados na c*dad*, de *co*do com a **i**g*m. De
</line>
<line>
acordo com Va*ner (2011), há um mod*l* **g*m*nico de *laneja*ento das cidades, ma* para
</line>
<line>
compree*dê-*o, identificar sua natureza, orig*m, é necessária a comp*eensão da influ*n*ia *o
</line>
<line>
neoliberal*smo sobre as polít*cas urbanas.
</line>
</par><par>
<line>
*o outr* lado da me**a
</line>
<line>
moeda, uma cid*d* suge*tiv*mente à mar**m *os grandes
</line>
</par><par>
<line>
e*entos, e sob * sus*e*ta *e violaçã* *e direi*os básic*s, c*mo a moradia. S*gundo Fa*lha*er
</line>
<line>
e *acif (201*), através da pesquisa de le*s sobre o us* e ocupação do *ol* da cida*e do Rio de
</line>
<line>
Jane*ro, é po*sível *nc*nt*ar um e*evado qu**titativ* de decretos *e desapropriação em áre*s
</line>
<line>
e*tratégi*as par* a espe*ula*ão imobil*ári*. Segundo An*rad* (2015), * V*la A*t**ro*o foi
</line>
<line>
*m* *as á*eas mais a**ng*das pelas desapropr*a*ões, poss**elmen*e por s** posição geográfica
</line>
</par><par>
<line>
*stratégic*, inclusive *endo alvo de pla*o da **efeitura antes mesmo da
</line>
<line>
candidatur* às
</line>
</par><par>
<line>
**impíadas. A inte*ção er* demolir *odo o entorn* do antigo Autódromo de Ja**r*paguá.
</line>
<line>
Pai*a, Amaral e Ass*s (2021) sugerem *ue a ci*ade do Rio de Janeiro, *m virtu*e *os g*andes
</line>
<line>
eventos, pode ter p*ssa*o por *m proces*o de g*ntr*fica*ão.
</line>
<line>
2.2.3 Anarkilóp*lis: o Capital A*ima d* Lei
</line>
<line>
Na década *a*sad*, a cidade do Ri* de *aneiro foi palc* de gra**e* *ventos
</line>
</par><par>
<line>
internacio*ais. Nos casos espe*ífic*s da C*pa
</line>
<line>
do Mundo e das Olimpí*das, a* entidades
</line>
</par><par>
<line>
privadas or*anizadoras dos r*s*ectivos ev*nto* condi*ion*m ao país-*ede a impl*mentação de
</line>
</par><par>
<line>
leis q*e atendam às suas exigên*ias. S*gundo Westin (201*), a lei geral
</line>
<line>
da Copa co*templa
</line>
</par><par>
</page><line>
séri* d* exigên*ias f*itas pel* Fifa, a*ém de privilé*ios a si *esma e se*s patrocinadores.
</line>
<line>
*inda *e acor*o com Westin, as ex*gências já hav**m sido aceitas pel* Brasil quando ainda
</line>
<line>
er* cand*dat* ao evento. Segundo Antunes (2016), assim como na Copa do Mundo, os Jogos
</line>
<line>
*límpic*s também *e*andaram a implementaçã* de *eis esp*cífica*:
</line>
<line>
Rev. FS*, T*resina, *. *9, n. 7, art. 7, p. 115-*38, jul. 202* w*w4.fsane*.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. M. Fidelis, M. C. V. Rocha, A. L. F. **ar*e, A. *ouza, I. L. Braga
</line>
<line>
1**
</line>
</par><par>
<line>
Sugere-se que, e* face da *eal*zação d*s grandes eventos, pode te* hav*do mu*a*ças
</line>
</par><par>
<line>
n* o*de*amento jurídic* econômico local: "É difíci* *iv*r nessa ci*ade. Eu *oss* sair de e
</line>
<line>
Japer* para a *ona sul *ava* calc*nha de madam*. Ma* se eu quis*r s*ir de Jap*ri para t*abalh*r
</line>
</par><par>
<line>
co*o camelô na c*dad*
</line>
<line>
eu nã*
</line>
<line>
p*sso", diz a vendedora ambulante M*ria de Lourdes do
</line>
</par><par>
<line>
Carm* (ANT*NES, 2016). Segun*o Antunes
</line>
<line>
(2016), a lei geral d*s J*gos Olímpicos
</line>
</par><par>
<line>
assegu*ava aos organizado*es a exclusividad* s*bre todo o com*rc*o de bens nas á*ea* oficiais
</line>
<line>
dos *o*os (*ncl*s**e v*as públ*cas). A*nda de acordo com Antunes (2016), * de*respeito * le*,
</line>
</par><par>
<line>
sujeitaria
</line>
<line>
o/a infr***r (*) *
</line>
<line>
pena*i*ade de a*é
</line>
<line>
u* ano de
</line>
<line>
*eclu*ão. Segundo a a**og*da
</line>
</par><par>
<line>
**ri*na Filizzola
</line>
<line>
(*ESTI*, 20*4), estu*antes e pessoas de
</line>
<line>
ba*xa renda t*riam sofrido
</line>
</par><par>
<line>
r*strições de direi*os, uma ve* que * ess*s pessoas teriam sido imputados somen*e os piores
</line>
</par><par>
<line>
lugares nos locais de *ompe*i*ão, contrari*ndo a le*islaç*o loc*l, que asseg**a às mesmas
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
universa*idade de acess*, ainda qu* na modalidade \meia-*ntrada\.
</line>
</par><par>
<line>
2.3 O trem das 7: retrato *a mobili*a*e *rbana
</line>
</par><par>
<line>
No ca*po d* mobi*idade urban*, a cidade d* R*o de Janeiro pode s*r considerad* uma
</line>
<line>
da* capitais do mun*o com a *ai*r *fe*ta d* *e**iços, pelo menos *o papel. O Rio dis*õe de
</line>
</par><par>
<line>
ba*cas, ônib*s, **ns, trem, metrô, táxis e moto*áxis, além de opções sust*ntáve*s,
</line>
<line>
c*mo
</line>
</par><par>
<line>
bicicletas e
</line>
<line>
ecobarcos. Sugere-se que a gestão de todos e*s*s serviço* pos*a nã* ser a m*i*
</line>
</par><par>
<line>
ad*quada. Q*ando do anúncio das obra* de i*frae**rutura vis*ndo a*s gr*nde* eventos,
</line>
</par><par>
<line>
possi*elmente as
</line>
<line>
ações li*a*as à mobilidade urbana tenh*m
</line>
<line>
sido as que *ais gera*a*
</line>
</par><par>
<line>
*ntusi*smo n* população. De acord* com D**rte (2021), * **ício do BRT e*a um *onho para
</line>
<line>
o R*o de Janeiro, levand* passageiros em tempo mai* curto, com conforto, *e*afogando parte
</line>
</par><par>
<line>
do trânsi*o
</line>
<line>
da cidade. Mas, s*gund* o me*mo auto*, o sonho virou pe*adelo. Segundo
</line>
</par><par>
<line>
Rodrigues (2**8), * c*d*de do Rio de J*neir* **m um d*s piores *onjunt*s de tr*nspo*te do
</line>
<line>
*u*do. O *uto* afirma que uma das principais marc** do funcionamento do tran**orte
</line>
</par><par>
<line>
público no Rio de Janeiro são
</line>
<line>
as
</line>
<line>
enormes desigualdade*
</line>
<line>
n*s co*dições de deslocamento
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
gru*os sociais. A*nda d* acord* co* *odrigu*s (2018), a p*rce*a de *egros pobr*s e
</line>
<line>
*a
</line>
</par><par>
<line>
população, é a **e leva maior tem*o nos deslocamentos entre casa e *rabalho.
</line>
</par><par>
<line>
M*itos moradores de área* da ci*a** *o Rio de Janeiro não *barcada*
</line>
<line>
pelo Met*ô
</line>
</par><par>
<line>
precisa* de*se trans*orte *ara chegarem a s*us respectivos destino* (geral*ente o t*ab*lh*).
</line>
<line>
Nesse* caso*, o pass*geiro tem de arca* com a balde*ç*o, e o valor da passag** apresenta-se
</line>
<line>
como possível entrave. S**und* Eiras (2021), * us**rio do Metrô n* Rio de J**eiro que não
</line>
</par><par>
<line>
dispõe de vale-*r**sporte te*á de desem*olsar cerc* d* R$ 255,20 por semana para usar
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Te*esina, v. 19, n. 7, art. 7, p. 115-138, *ul. 20*2 www4.fs***t.com.*r/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Sociedade Alterna*iva - Um* Cidade, Duas Realidades: O Turismo e a* Políticas Públicas
</line>
<line>
1*5
</line>
</par><par>
<line>
serviç*, * que equivale a quase *3% do salári*-mí*imo. O Metrô Rio também teve seu nome
</line>
</par><par>
<line>
env*l** em supos*o esque*a ** cor*upção. De ac*rdo
</line>
<line>
c*m Ávila e Maria (2021),
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
constru*ão da lin*a 4 ** me*rô foi *arcada por denúncias de aban*ono e super**tu*amento. A
</line>
<line>
*alha ferroviá*ia do R*o d* Janeiro, s*g*rida como *o*u*ão para o tr*nsporte de massa, pode
</line>
</par><par>
<line>
s*
</line>
<line>
*pre*entar de forma inversa a*s a*seios da so**e*ade. *
</line>
<line>
*e*viço *err*viári* q*e
</line>
<line>
corta
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
cidade do Rio d* Janeiro, ap*ren*e*ente, não a*ende *s expectati*as de uma p*rcela da
</line>
</par><par>
<line>
pop*la*ão. Os problemas
</line>
<line>
da Supervia *arecem
</line>
<line>
i*
</line>
<line>
*em além do mau a*e*dimento ou da
</line>
</par><par>
<line>
operacio*alizaçã* *eficiente. Há qu*m questione a segurança do
</line>
<line>
serviço
</line>
<line>
*urante as *iagen*.
</line>
</par><par>
<line>
*egundo D*aro e Am*rim (2*1*), *m levantamento d* Agên*ia P*bli*a mostrou qu*, d* 2*08
</line>
</par><par>
<line>
a 2017, foram regi*trado* *8* casos
</line>
<line>
de homicídio culposo e 138 de lesões corporai*
</line>
</par><par>
<line>
provocada* por *tropelamento f*r*ovi**io *o* munic*pios cortados pelos trens *a Supervia.
</line>
<line>
2 .3 .1 R i o P ó s 2 0 1 6
</line>
<line>
O qua*ro pós- *límpico d* R** d* Ja*e*r* sugere-se como um rol de m**as n*o
</line>
<line>
cump*idas. A Ba*a de Guanab*ra, um do* maior*s cartões-post*is da cidade, foi desengan*da
</line>
<line>
mais u*a vez c*m vã promessa de de*poluição. "Uma *as pro*e*sas de *ega** *os Jogos
</line>
<line>
Olímp*cos Rio-2016 *ra a despol*ição da Baía de Guana*ara. Pass*dos 4 ano*, a situação no
</line>
</par><par>
<line>
gera* piorou"
</line>
<line>
(LOIS,
</line>
<line>
2020). Quando * pai*agem não é def*nida *omo um car*ão-*os*al,
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
impacto das ações pode se mo*trar ai*da mais bru*o. O Telef*rico do Alem*o foi deslig*do
</line>
<line>
um mês após o fim das O*impíadas de 201*, sob o *retexto de *anutenção. De*de ent*o, não
</line>
<line>
*oltou a fun**onar, d* acordo com *huswohl (*02*).
</line>
<line>
*egundo *abriel e *ogueira (2*21), o poder públi** havia prometido que, ** término
</line>
</par><par>
<line>
dos
</line>
<line>
jogos de
</line>
<line>
2016, as inst*laçõ*s seria* transfo*madas e*
</line>
<line>
es**las pú*licas centro *
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
tr*in**entos para novas potê*ci*s esport*vas. Os an*s passara* as promes*as não se e
</line>
</par><par>
<line>
concretizaram. Segundo Carlos V*iner, o pr**lema
</line>
<line>
do Parque Olí*pi*o é que teri* sido
</line>
</par><par>
<line>
con*truído *pare*temente para o a*end**ento *o me*ca*o imo**liário, e não para a pop**ação
</line>
<line>
em si: "O que precisa*os é da mul*ipli**ção d* pequen** equ*pamentos esportivos em ba**ros
</line>
</par><par>
<line>
populares,
</line>
<line>
nã* de g*and*s eq*ipamentos luxuosos com custos brut*is (GABRIEL;
</line>
</par><par>
<line>
**GUEIRA,
</line>
<line>
2021). *e
</line>
<line>
acor** co* Vi** * Chiundila (*019), *enários como os gra*d*s
</line>
</par><par>
<line>
eventos, deveriam s** ace*erad**es de t*ansfor*a*ões sociais e territoriais. **ias * Freitas
</line>
</par><par>
<line>
(2017), afirmam
</line>
<line>
que houve cre**en*e p*ivati*ação *o* es**ços
</line>
<line>
públi*os
</line>
<line>
*a ci*ade, e
</line>
<line>
u* a
</line>
</par><par>
<line>
n*tável con*e*traçã* de re*da e serviços
</line>
<line>
n* *egião da B*rra
</line>
<line>
da Tiju*a com a cons*rução de
</line>
</par><par>
<line>
hoté*s, torre* comerciais e c*nd*mín*os de luxo.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teres*na, v. 19, n. 7, art. *, *. 115-138, jul. 202*
</line>
<line>
**w4.fsanet.com.br/rev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
D. M. Fi*elis, M. C. V. Rocha, *. *. F. Duarte, A. *o*z*, I. *. Braga
</line>
<line>
1*6
</line>
</par><par>
<line>
*.3.2 Faze * q*e Tu Qu*res, H* de Ser Tudo da Lei. S*rá?
</line>
</par><par>
<line>
S**undo P*radeda (2015), o* megaeventos podem ter divers*s naturezas de realizaç*o
</line>
<line>
e *presentam como nuan*es princ**ais: o **ráter tempor*l, a capaci*ade *e atraç*o de grande
</line>
<line>
nú*ero *e vis**a*tes, além *a di*ulga*ão global. Os gr*ndes eventos realizados no B*asi* na
</line>
<line>
dé*ada pas*ada podem ter co*ferido mu*anças *o ordename*to jurídic*. *ar* o *tend*mento
</line>
<line>
de e*i*ênc*as da* institu*ç*es org*niz*doras, foram aprovadas * Lei Gera* da Copa (WESTIN,
</line>
</par><par>
<line>
2014), * a Lei Gera* d*s Olimpíadas (ANT**ES, 2*16). U*a possível *lte*ação
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
ordenamento jur*dico em face da realização dos g*andes eventos pod* ter despertado em parte
</line>
</par><par>
<line>
da população
</line>
<line>
um sentimen*o de \c*dade de *xceção\,
</line>
<line>
termo *ti*izado por Vainer (20*1) em
</line>
</par><par>
<line>
al*são a estado de exceção. ** acor*o com Silva (2010), * prática de con*r*le soci*l, adotada
</line>
<line>
pelo Rio *e Ja*eiro sob a alcunha *e \choqu* de ordem\, é uma cópia da \tolerância z*ro\,
</line>
</par><par>
<line>
adotada po* **va Iorque
</line>
<line>
*ntr* 1994 e 2002. A*nda
</line>
<line>
de acordo com aut*r, * *doção o
</line>
<line>
*o
</line>
</par><par>
<line>
refe**do proje*o no Rio de *anei** é ju*tificati*a p**a higienização socia*, repr*ssão de
</line>
</par><par>
<line>
informalidad*,
</line>
<line>
remoção *e favel*s,
</line>
<line>
ex*ulsão de população e* *it*ação de rua, despejo de
</line>
</par><par>
<line>
ocupações no entorno do Centro da cidade. Se*undo Vainer (20*1), ao examinar a evoluçã*
</line>
<line>
recente da *egislação urba*íst*ca *rasileira, n*o é difícil encontrar na própria legislação
</line>
<line>
el*mentos que legitimam operações de **exibilização **ban*.
</line>
<line>
*.3.3 *bre-Te, S*samo: Capitalism* e N*olib**al*smo
</line>
<line>
Marque* (2016) afi**a que, * cap*t*l*smo *on*iste e* um *i*tema f*rmado pela
</line>
<line>
circulação de mercado*ias e produç*o de cap*tal. Para ess* pesquisa*ora, o neoliberalismo é a
</line>
<line>
cons*it*ição de uma sér*e de *str*t*gi** polític*s e *conômica*, implan*adas a pa*tir da década
</line>
</par><par>
<line>
*e 70, como *ova form* d* acúmulo de ca*ital. Ainda de ac*rdo co* *
</line>
<line>
autora,
</line>
<line>
bas*ada em
</line>
</par><par>
<line>
C*omsky (2002), o neoliberalis*o * c*racter*zado pela *levação das
</line>
<line>
desigu**da*es
</line>
<line>
e
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
*ob*e*a absoluta, além d* ma*sific**ão da *al*a ideia *e que é o únic*
</line>
<line>
cam**ho viável.
</line>
</par><par>
<line>
Taveira * Fonseca (2009) *firm*m qu* * neoliberal*smo é uma *d*ol*gia que s*rg* n* cerne
</line>
<line>
d*s crises *e estad*s, in*pirand* políticos e economistas a implem*nta*em ações ba*eada* na*
</line>
<line>
l*vres le*s *o m*rcad*. Ainda *e acordo com os autores, a ordem mundial atual é uma criação
</line>
<line>
do *i*erali*mo. A ideo*ogia neolib*ral está *igada a um Estado que se incorp**a aos id*ários
</line>
</par><par>
<line>
d* autorregu***ã* do merc*do financei*o (SILV*; HOLZ; GOMES, 202*). De acordo
</line>
<line>
*om
</line>
</par><par>
</page><line>
Brandão (2010), a conc*pção do tu*i*mo como uma mera atividad* econômica *vide*cia que
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina, v. *9, n. 7, a*t. 7, p. *15-*38, jul. 2022 www4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Soci*dade Alt**na*iva - Uma Cidade, Du*s Real*dades: O Tur*smo e a* P*líticas Públicas
</line>
<line>
1*7
</line>
</par><par>
<line>
as p*líticas *úbli*as v*ltadas para es** ram* se*uem *endo d*senv*lv*das *ob a l*z dos
</line>
<line>
mecanismos neol**erais.
</line>
<line>
2.3.4 Viva a Socie*ade Al*erna*iva
</line>
</par><par>
<line>
Na canç** Socieda*e Al*e**ativ* (SEIXAS; SO*Z*, 1**4), do ál*um
</line>
<line>
\Gi**\, Rau*
</line>
</par><par>
<line>
Sei*as exclama em dad* momento: \f*z o que t* q*eres, há *e se* tudo da l*i. *iva a
</line>
</par><par>
<line>
Socied**e Alterna*i*a!\. S*gun*o Magalhães (2018), canção é fun*a*en*ad* no Lib*r Al a
</line>
<line>
Vel *egi* (CROWLEY, 2017), car*a magna d* Thelema. * Thelema é uma *orre*te *ilosófica
</line>
<line>
que, de*tre outras temáti**s, pr*ga conceitos anárquicos e l*be**ade a*orosa. A Thelema foi
</line>
<line>
mundi*lme**e difundida por Al*ister Crowley, au*or do Liber Al V*l Legis. De a*ordo c*m
</line>
<line>
Maga**ães (2018), R*ul Seixas e Paul* Coe*ho ganhar*m um **rre** em Minas Gerais, no
</line>
<line>
*ual des*jav*m constr*ir a \Ci*a*e das Es****as\, personific*ção da So*ieda*e *lterna**va,
</line>
<line>
ond* todos se*iam livres para serem o que quisessem, e com *cesso a *odo* os **r*itos. Mas
</line>
</par><par>
<line>
segundo o m*s*o, o projeto não seguiu
</line>
<line>
adiante, em face do recrudescimento
</line>
<line>
persecutóri*
</line>
</par><par>
<line>
prom*v*d* pelo re**m* militar *on*ra *a*l * Paulo. Em br*ve análise
</line>
<line>
quanto à narrativa do
</line>
</par><par>
<line>
Livro da Lei, de Al*ister C*o*ley, pressupõem-se algum*s analogias e* rel**ã* ao que
</line>
<line>
conc*rne * referido liv**, e o pr*p*io Estatuto da Ci**d*, n* tang*nte a direitos:
</line>
<line>
O ho*em tem * direito de vi*er p*la sua pr*pria le*, de viver da *aneira *ue ele
</line>
<line>
qu*ser; de trabalhar como ele quis*r; de b*incar como el* q**ser; de *escansar como
</line>
<line>
el* quiser; de mor*er quando e como ele quise*. O ho*em tem o direito d* com*r o
</line>
<line>
*ue ele qu*ser, de beber o qu* ele quise*; de *e ab*igar onde *ui*er; *e se mover
</line>
<line>
como queira n* fac* da te*ra (CROW*E*, 2007 apud. SANTOS, 2009).
</line>
<line>
A apl*cação do* co*ceit*s *e anarquia e do L*ber Al Vel *egis ao pensam*nto c*ítico
</line>
</par><par>
<line>
possibilita a *mpliação de
</line>
<line>
ho*izontes e pe*cepçõe*. A ótica ofertada
</line>
<line>
*ela fus*o des*es
</line>
</par><par>
<line>
eleme*to* prop*ciou ao autor ***sa obra a per*epção *e uma So*iedade Alt*rnativa dentro da
</line>
<line>
ci*ade d* Rio d* *aneiro: hi*otet*camente, de um lado, grupo *ele*o minorit*r*o da po*ula*ã*,
</line>
</par><par>
<line>
co*
</line>
<line>
acess* massivo a todos o* d*reitos; por outro l*do, pre*umível maioria populac*ona*
</line>
</par><par>
<line>
local, ass*lada p*la ausê*cia de tudo.
</line>
<line>
*.3.5 Teoria *rítica Ur*ana
</line>
<line>
A teoria c*ítica urbana, segundo Brenn*r (2010), é u*a f*rma de crític* com conteúdo
</line>
</par><par>
<line>
s*cial, que norteia a busca
</line>
<line>
por modelos mais justos *emocráticos e
</line>
<line>
do espaço ur*ano. De
</line>
</par><par>
</page><line>
acordo com Alves (20*0), a teoria crítica urbana *urgiu no Brasi* p*la necessid*d* *e explicar
</line>
<line>
Rev. FSA, Ter*sina, v. 19, *. 7, art. 7, p. 115-138, ju*. 2*22 w**4.fsanet.*om.b*/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. M. Fidelis, M. C. V. Rocha, *. L. F. Duarte, A. So*za, *. L. Br**a
</line>
<line>
12*
</line>
</par><par>
<line>
a *o*m* **la qual a repr**ução s*c*al da populaçã* local, a *inâm*ca de urban*z*çã* * a
</line>
<line>
*rodução d* espaço ur*a*o *ão me*iada*. Ai*da de a*ordo co* Alve* (*020), * teoria crítica
</line>
<line>
ur**n* bu**a dar um trat*me*to m**s a**lo aos elemento* ligados à que*t*o u*baní*ti*a.
</line>
<line>
De *cordo com Perei*a (201*), a teor*a *r*ti*a urbana se p*opõe ao avanço de
</line>
<line>
construção *e no*as perspectiv*s, ten*o como parâmetros norteadores o *enári* que se
</line>
<line>
ap*es*nta, acrescido da inten*ão *e transformação. Sto*per e Scott (20*8) afirmam que o atual
</line>
<line>
pe*íodo da *i*tória pode ser ident*ficado como a *r* urba*a. De acordo com *s autor**, esse *
</line>
</par><par>
<line>
o m*mento em q*e p*odut*v*dad* e r*quezas
</line>
<line>
estão ma*s *on**ntradas **s ci**des. Mas no
</line>
</par><par>
<line>
cont*aponto, a*nd* *e acord* com os *utore*, é uma era também de obscurantismo, violência,
</line>
<line>
pobreza concen*ra*a e g***rific*ção.
</line>
<line>
A teoria crític* u**ana é, *o*t*nto, fun*ada *m relaçõ*s antagônicas não soment*
</line>
<line>
p*r* co*preensões *rbanas herdadas, mas c** fre*u*ncia, *ara a* formaç*es
</line>
<line>
urb*nas existentes. A teoria cr*t*ca urba*a ins*ste que out*a fo*ma d* urb*nização,
</line>
<line>
mais *em*crá*ica, socia*mente j*st* e sustentável, * possível, mesmo *ue tais
</line>
</par><par>
<line>
possi**lidades este*am sendo atualmente
</line>
<line>
suprimidas através de arranjo*
</line>
</par><par>
<line>
*nstitucionais, práticas e i*eolo*ia* dominant*s.
</line>
<line>
Em resumo, teor*a crítica ur*ana
</line>
</par><par>
<line>
envolve u*a
</line>
<line>
crítica da ideologia (inclu*ndo ideo*ogia* científicas-sociais) e *ma
</line>
</par><par>
<line>
crítica do p**er, da desi*ual**de, da injus**ça e da exploração e*istentes, ao *esmo
</line>
<line>
*empo, *as e e*tre as cidade* (B*E*NER, *010, *. 21).
</line>
</par><par>
<line>
De acordo co* Perei*a (2017), pens*r a estrutura
</line>
<line>
*rbana n* âmbito do pensa*ento
</line>
</par><par>
<line>
c**tico requer plena ciência ** qu* uma cid*de * const*uída por agentes soci*is e sujeitos
</line>
</par><par>
<line>
coletivos. *end*s (201*)
</line>
<line>
afirma *ue pensamento crítico de*e d*s*o*tar os falsos lugares o
</line>
</par><par>
<line>
comuns, desma*cara* m*ntiras, a*onta*
</line>
<line>
contradições, além d*
</line>
<line>
desfaz*r o mito do mercado
</line>
</par><par>
<line>
com* u* De**.
</line>
</par><par>
<line>
3 METODO*OGIA
</line>
</par><par>
<line>
A presen*e construção apr**enta-se como uma pe**u*sa qualitativa. De acordo com
</line>
<line>
Duarte (20*2), na pesqui*a qualitativa * possível flexi*il*zar a categ*rização * organ*zação
</line>
<line>
do* m**eri*is aplicados ao tr*bal*o.
</line>
</par><par>
<line>
A análise tem p** pretensão investigar pro*abi***ade de *x*lusão social atrav*s a
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
p*lític*s públicas para o turismo, fomentadas por recursos públicos. Logo, a pres**te análise
</line>
</par><par>
<line>
pode se* t*mbém defin*da como uma pesq*is*
</line>
<line>
etn*ló*ica, uma vez q*e
</line>
<line>
busca
</line>
<line>
el*cidar
</line>
</par><par>
<line>
tem*ticas liga*as a
</line>
<line>
g*upos sociais. De *cordo com Gutwirth (2001), a pesquisa etnológ*ca
</line>
</par><par>
<line>
*erm*te a observação de *orr**açõ*s entre os níve*s de u*a realidade soc*al.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. *SA, Teresina, v. 19, n. 7, art. 7, p. **5-138, *ul. 202*
</line>
<line>
www4.fsan*t.com.*r/revis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Sociedade Alternativ* - *ma Cid*de, Duas Realidades: O *urismo * as Po*íticas *úblicas
</line>
<line>
129
</line>
</par><par>
<line>
Para a análise do teor *esquisado, o autor cons*der*u com* referênci* a teor*a crítica,
</line>
<line>
mais especi*icamente a teori* *rít*** urbana, que tem por premissa a investi*ação das
</line>
<line>
deman*as urbanas, *ob a l*z de elementos dist*ntos con*ctados ent*e *i (BR*NNER, *018).
</line>
</par><par>
<line>
Uma das caract*rí*ticas *rincipais
</line>
<line>
de qualque* escopo *oncer*en*e à teo*ia social
</line>
</par><par>
<line>
críti*a, *nclui*do a teor*a urba*a crítica, é a su* ênfase e* *ons*derar o lugar prático
</line>
<line>
*e todos os modos d* conhecim**to e e* reflet** rig*ros* e epistemo**gicame*te
</line>
<line>
tudo o **e diss*r resp**to à mudan*a de cenários, *ondições * medi**ões desse lu*a*
</line>
<line>
e* rela*ão a*s processos em curs* de reestruturaçã* socioespacial (*RENNER,
</line>
<line>
2018, pp. 8-9).
</line>
<line>
No tangente à aplicação de t*c*icas e métodos, os autor*s *plicaram diferentes
</line>
<line>
elementos à pes*uisa, *o** obs*r*a*õe* di*et*s e análise documenta*. A* ob*erva*ões diretas
</line>
<line>
se deram na esfera da coisa *úb*ica: participação em debates de com*ssões le**slativas,
</line>
<line>
par**cipação de *u*iência* públicas c*nvo*adas pela Pr*feitura *o Rio ** Janeiro pa*a deba*er
</line>
<line>
a cria*ão de *ov*s áre*s de l*zer e reuni*es com mo**mento* sociais lig*dos às *r*as de
</line>
<line>
cultura e meio a*bi*nte.
</line>
</par><par>
<line>
Um d*s auto*es desse trab*l*o, ainda
</line>
<line>
no fresco* *e s*a *dolesc*nc*a, *assou
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
e*ercitar a cidadania s*b um ponto de vis** c*íti** e
</line>
<line>
*ont*stado*. Nesse p**íodo, descobre
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
acesso à* casas parlam*nt*res, nas quais constrói ami*ades com p*ns*dores també* cr*tic*s e
</line>
<line>
libe*tário*, como Marielle Franco * Leo*el B*izola N*to. A p*rtir do trâ*sito **r casa*
</line>
</par><par>
<line>
legisl*tivas, *assa * t*r otimiza*ão *cerca d* suas pe*cepções sobre a urbe,
</line>
<line>
passando
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
acom*a*ha* *e *erto o* trabal*os das com*ssões de Meio Ambiente e Assuntos Urban*s,
</line>
</par><par>
<line>
tendo part*c*p*do d* debates e *udiênci** públicas
</line>
<line>
acerca da ocupação do *olo urban*, do
</line>
</par><par>
<line>
*azer prom*vidos tanto pelo p*de* p*bl*co, nas figur*s d* *r*feitura do Rio e *âmaras
</line>
<line>
Mu*icipal e E*tadual, quanto dos p*o*ovidos p** ini*iativa *opula*, co*o ** movi*entos
</line>
<line>
Parque Verde de Rea**ngo, *ovimento SOS Camboa*á, *aí* Viva, dent*e outros.
</line>
<line>
No *n* de 2019, foram promovidos *vanços *cerca dos debates envolvendo laze* e
</line>
</par><par>
<line>
meio *mbiente na
</line>
<line>
região de Rea*e*go. A*ticula-se a ida d* Comissão de Meio A*biente
</line>
<line>
ao
</line>
</par><par>
<line>
*nstitu** Federal do R*o de J*ne*ro (Sede Realeng*) para
</line>
<line>
debater
</line>
<line>
com a p*p*lação *ocal
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
movimentos socia*s sobre a imp*antação de parqu* v*r*e na regi**. Ainda no mes*o ano,
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
levada a comiss*o mista de par*ame*tares a* Espaço C*ltural Vi*dut*
</line>
<line>
de R*a*engo, es*aç*
</line>
</par><par>
<line>
situado e*baixo
</line>
<line>
de
</line>
<line>
viad*to q*e transpass* es*ação de t*e* de *ealengo, no *ual são a
</line>
</par><par>
<line>
re*l*zadas manifestações
</line>
<line>
cul*urais * esp*rtiv*s, como baile charme, gra**t* e skate,
</line>
<line>
e
</line>
<line>
que
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
alvo co*s*an*e d* repressão por parte *as f*rças de segurança.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, *e*esina, v. 19, n. 7, art. *, p. *15-138, *ul. 2022
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
D. M. F*delis, M. *. V. Ro*ha, A. L. F. Duarte, A. Souza, I. L. **a**
</line>
<line>
13*
</line>
</par><par>
<line>
A análise documental
</line>
<line>
s* *eu pri*cipa*mente a*ravé* da an*lise *e livros e *evistas,
</line>
</par><par>
<line>
análi*e de artigos científicos, c*n*ulta de fontes jorn*lísticas e sites, alé* de leva*tamen*o e
</line>
<line>
an*li*e de docu*en*o* instituci*na*s.
</line>
<line>
*uanto à pr*b*e*ática da pesquisa, foi adotada * tipol**ia de Gil (*017), que discorre
</line>
<line>
s**r* perfil ex**o*at*rio de análise. Segundo *il (*017), * pesquisa pod* s** d*finida como
</line>
<line>
**plorat*r*a quanto aos fins, quan*o dotada de caracterí*ti*as *escriti*as, *ois *ssim s*
</line>
<line>
d*stina de *anei*a prioritária ao d*lineame*to *e percepções *ig*das a pr*cessos ge*enciai*.
</line>
<line>
4 ANÁLI*E DO* RESULTADOS
</line>
<line>
A cidade do R*o de Janei*o vive sob a é*ide de um process* contín*o, **e ofere*e
</line>
</par><par>
<line>
crise e
</line>
<line>
esta**
</line>
<line>
*e
</line>
<line>
e*ce*ão como projet*s. O p*ns*mento neoliberal da E*cola de Chicago
</line>
</par><par>
<line>
segu* a influenciar * fo*mulação de *olíticas púb*icas através *a a*sociação entr* co*sultor**
</line>
<line>
e*trangeiros, empresár*os locai* e gr*p* *olítico hegemônico que coman*a a c*da*e desde o
</line>
</par><par>
<line>
in*cio dos anos 90. Assi* como a grande roda d* capitalismo, para mant*r-se girando,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
cidade do *io *e Ja*eiro concentra renda,
</line>
<line>
bens e *erviços em
</line>
<line>
poucos, lançando o* cacos
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
restos da **ecarização sob** * maioria populacional,
</line>
<line>
público de bai*a renda. Diante
</line>
<line>
d e su a
</line>
</par><par>
<line>
atuação delimita*a a áreas pré-esta*elecidas pe*o g*and* capital, prec*nizando a concentra*ão
</line>
<line>
de política*, *ens, se*v**os e lucros, a c**a*e d**xa de abarcar uma c*ncentração expon*n*ial
</line>
</par><par>
<line>
*e
</line>
<line>
at*a*ivos *urísticos, bens e ser*i*os, pr*du*ind* exclusão *omo efeito. A*rativos fo*a do
</line>
</par><par>
<line>
perímetro que c*nte*pla Centro * zona su* do Rio não fig*ram n* c*rta turística p*blic*.
</line>
<line>
A pesquisa diagnosticou qu* o *oder público do Ri* de Janeiro, em subs*rviênc*a ao
</line>
</par><par>
<line>
gran** **pi*al,
</line>
<line>
pro**ve tr*tament* discrimina*ório aos seus mu*íc*p*s. Todo* cont*i*uem
</line>
</par><par>
<line>
par* os cofr*s *úblico*, mas as po*ít*cas p*bl*cas volt*das ao t*rismo são fe*tas para pou**s.
</line>
</par><par>
<line>
* rend* da
</line>
<line>
classe trab*lh*d*ra, ma*oria p**ulacional, * precári* e i*suficiente p*r* go*o *
</line>
</par><par>
<line>
dos atr*tivo* de *urismo en*retenimento **e***dos pe*o poder p*b***o. Se um morador *
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
Paciência, zo*a oeste da cida*e, qui*er
</line>
<line>
usu*ruir de *m
</line>
<line>
di a
</line>
<line>
de pr*i* e *use*, a*ém
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
**stância, *erá *e enfrentar a
</line>
<line>
p**cariedad* do transporte público,
</line>
<line>
além do long* tempo
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
viagem. Aos que
</line>
<line>
concent*a* renda,
</line>
<line>
atrativos
</line>
<line>
turíst*co*
</line>
<line>
*úblicos; inte*n*t gratuita nas ruas;
</line>
</par><par>
<line>
vias públicas pavimentadas e conservaç*o diária; mai*r *ontingente **eracio*al da* f**ças de
</line>
<line>
segurança; a*sociaç*es de morado*e* com *eso nos p*oc*ssos decisórios *a ci*a**; i*enç***
</line>
<line>
*iscais; multim*d*is de transporte* expressos e func*on*is. Par* a *aioria populaci*nal, com
</line>
<line>
perfi* de **uca ou nenhuma ren*a, sobra o aban*ono de atrati*os públicos; vio*ação de
</line>
</par><par>
<line>
direitos *umanos;
</line>
<line>
pavim*ntaç*o *eteri*rada, imers*o em esgoto e lama; c*ntingente
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
</page><line>
R**. FS*, Tere*ina, v. 19, n. 7, art. 7, p. 1*5-138, jul. 2022
</line>
<line>
www4.fsan**.com.br/re*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
So*iedade *lternativa - Uma Cidade, Dua* Realidade*: O T*rismo e as Políti*as Pú*licas
</line>
<line>
131
</line>
</par><par>
<line>
segurança incom*a*ív** *om o qua*tita*ivo populacional; a*so*iações e mor*d*res excluídos
</line>
<line>
dos process*s decisór*os; **an*p*rte precário, ex*o*iç*o * toda sorte de barbáries.
</line>
<line>
O processo d* desiguald*de socia* *o Rio de Jane*ro f*i acel*rado p*la realização dos
</line>
</par><par>
<line>
grandes
</line>
<line>
*ventos. * an*lise evidencia alt*rações no ordena*ento jurídico
</line>
<line>
brasileir*. As
</line>
</par><par>
<line>
autoridades brasileiras *e
</line>
<line>
*ostraram subservi*n*es *s
</line>
<line>
exce*tricidades,
</line>
<line>
viés oportun*stas
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
comerciais d* V*tica*o, *IFA, Comitê Olí*pico Int*rnacio*al esp*c*lação imobili*ri*. O *
</line>
</par><par>
<line>
pode* público
</line>
<line>
passou
</line>
<line>
*omo
</line>
<line>
*m rolo compr*ssor po* c*ma de pr*mi*sa* básicas, co*o
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
direi*o * c*dade * os di*eitos *uman*s. Em face dos gra*des e*ent*s, foi pos*íve* verif*car
</line>
</par><par>
<line>
r*moç**s arbitrár*a* em áreas populacionais *e baixa renda;
</line>
<line>
**crudesci*ento da vio*ên*ia
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
aumento de \*u*os
</line>
<line>
de *esi*tência\; violaç*o do direit* d* ir e vi*; cre**ent* encarceramento
</line>
</par><par>
<line>
ilegal e p**ferencia*m*nt* de
</line>
<line>
jovens ne*ros,
</line>
<line>
como Raf*el *r**a; viol*ção d* direito
</line>
</par><par>
<line>
const*tucional de liberdade
</line>
<line>
de
</line>
<line>
ex*ressão, c*m
</line>
<line>
policiais
</line>
<line>
inclusive \filtrando\ * con*eúdo
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
cartazes n*s imed**çõe* *os eventos; processo de higien*zaçã* social, com sequentes
</line>
</par><par>
<line>
d*s*parecimen*os
</line>
<line>
de *am*lias
</line>
<line>
em s*t*ação de rua *pó* abor*agem *o **der pú**ico;
</line>
</par><par>
<line>
estagnação do tr*bal*o informal, com a*bulantes tendo de par*lisar suas ativida*es por não
</line>
<line>
t*rem a*tor*zaçã* dos órgã*s estr*nge*ros *ara trabalha*em em **a pró*ria *erra nata*.
</line>
<line>
5 CO**IDERAÇÕES FINAIS
</line>
</par><par>
<line>
A pre*ente pesqu*sa a*mejou
</line>
<line>
*ova* i*te*pretações e *ossibilid*des ac*rca do*
</line>
</par><par>
<line>
processos sociais ab*rda*os, relacionando-os com cu*tu*a e hi*tó*ia. O mat*rial e*pre*ad* *a
</line>
</par><par>
<line>
análise fez referência à* temát*c*s *ociais apli*adas ao turismo e
</line>
<line>
às *olíticas *úblicas,
</line>
</par><par>
<line>
po*endo s** defin*do co*o fonte p*ra *uturas i*vesti*aç***, amplia*do ain*a mais os deb*tes
</line>
<line>
acerca do papel da *tivid*de turístic* no contexto *ocial.
</line>
</par><par>
<line>
Os resultados
</line>
<line>
obtidos a*rav*s da pesquisa, com* gentrific*ção, discri*inação
</line>
</par><par>
<line>
socio*conômica, obst*culi*ação de b*ns e serviços,
</line>
<line>
alteraç*es d* ordenam*nto jurídico,
</line>
</par><par>
<line>
higienização social, ex*lusão das
</line>
<line>
camadas pop**ar*s
</line>
<line>
d*s pro*essos decisórios, reforçam
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
ape*o para q*e * atividade *urística seja cada vez mai* d*batida e formulada a partir da cr*tic*
</line>
<line>
soc*al, por e*tar inseri*a num co*text* *rbano, e não em um ce*ário à p*rte, isola*o. A cidade
</line>
</par><par>
<line>
*o * i o
</line>
<line>
** Janeir* *ba*ca co*plexida*es históricas, como a di*c*iminaç*o geográfica. Nesse
</line>
</par><par>
<line>
*entido, o trabalho propõe
</line>
<line>
novos *eb*tes acerca
</line>
<line>
do perímetro urban*, e sugere pesqu*sas
</line>
</par><par>
</page><line>
sobre em*nc*pação *omo subterfúgio para obrig*tori*dad* de o*har do poder *úblico para
</line>
<line>
áreas esquecidas, alé* de red*finiç*es zona*s *entr* da cidade.
</line>
<line>
Rev. FSA, *ere**na, v. *9, n. 7, a*t. 7, p. 115-138, j*l. 2*22 w*w4.fsanet.com.br/re*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
D. M. Fidel*s, M. *. V. Rocha, A. L. F. D*art*, A. So*za, I. L. Braga
</line>
<line>
132
</line>
</par><par>
<line>
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</line>
<line>
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</line>
</par><par>
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pela teoria crítica *rbana. *is*ertação (P*ograma de Pós-*raduaçã* em Arqui*e*ur*
</line>
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e
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*NDRA**, M. J*gos o**mp*cos de 2016 e as d*sapropriaçõe* de imó*ei* por utili**de
</line>
<line>
*úblic*: a *ns*itu*ção de uma cidade de exceção? Monografia (Ba*harelado *m Dire*to) -
</line>
</par><par>
<line>
F*culda*e
</line>
<line>
A*CES.
</line>
<line>
Caruaru,
</line>
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p.
</line>
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*2,
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deixam *úneis vazios
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D. M. Fidelis
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M. C. V. Rocha
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A. L. F. D**rte
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A. Souza
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I. L. B*aga
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1) conc*pção e planejamento.
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X
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X
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<line>
X
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</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
</par><par>
<line>
2) a*álise e i*terpretação do* dados.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
*
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
</par><par>
<line>
3) ela*oração do ra*cun*o ou na *evis*o crítica do conteúd*.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
*
</line>
<line>
X
</line>
<line>
*
</line>
<line>
X
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<line>
4) participação na aprovação *a versão *inal do manuscrito.
</line>
<line>
X
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<line>
X
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<line>
X
</line>
<line>
*
</line>
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*
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Rev. FSA, Teresina, v. 19, n. *, art. 7, p. 115-138, jul. *022
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ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)