<document>
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<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
<par>
<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. *9, n. 7, art. 7, p. 115-138, j*l. *02* </line>
<line> ISSN Impresso: 1*06-6356 IS*N Elet*ônico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.12819/202*.19.7.7 </line>
</par>
<par>
<line> So*iedade Alternativa - Uma Cidade, D*a* Realidad*s: O *urism* * as Políticas P**licas </line>
<line> Alter*ative Socie*y - One *i*y, Two Real*ties: Tourism **d Pub*ic Polici*s </line>
</par>
<par>
<line> Da*ilo Ma*t*ns Fide*is </line>
<line> Superior Tecnólo*o e* Gestão do Turis** - *EFET RJ </line>
<line> E-m*il: danilofj@yah*o.com.br </line>
<line> Mi*ian Cristin* Vidal da Rocha </line>
<line> Me*tr* em Gestão e Estr*tégia - UFR*J </line>
<line> T*tora no T**nólogo *m G*stão do Turi*m* *o CEFET </line>
<line> E-*ail: mirianala@ya*o*.com.br </line>
<line> And*é Luís Faria *uarte </line>
<line> Doutor em Ad*ini*tração - UNIGR*NRI* </line>
<line> An*list* em C&T na Co*is*ã* Nacional *e En*rgia Nuclear - C*EN </line>
<line> E-mail: professor@andreluis.p*o.br </line>
<line> Alisson de S*u*a </line>
<line> *e*tr* em Te*log** - PUC-PR </line>
<line> Doutorand* e* Educ*ção - PUC-PR </line>
<line> T*tor da UN**S*ELVI </line>
<line> E-mail: alisson.souz*05@gma*l.*om </line>
<line> Iluska **b* Bra*a </line>
<line> Doutor* em Adminis**ação - UNI*RANRIO </line>
<line> *rofessor* da Un*versidad* de Rondô*ia - UNI* </line>
<line> E-mail: ilu**a.lobo@uni*.br </line>
</par>
<par>
<line> Endereço: Da*ilo *a*tins Fidelis </line>
</par>
<par>
<line> Av. Mara*a*ã, 229 - Ma*acanã - R** de Jan*iro - RJ, </line>
<line> Editor-Chefe: Dr. *onny K**ley de Alencar </line>
</par>
<par>
<line> Brasil. </line>
<line> Rod*igues </line>
</par>
<par>
<line> En*ereço: </line>
<line> Mirian Cristina Vi*al da R*c*a </line>
</par>
<par>
<line> Av. Marac*nã, 229 - Mar*can* - R*o de *aneiro - RJ, </line>
<line> Art*go recebido em 1/05/202*. Última ve*são *e*ebida </line>
</par>
<par>
<line> *rasil. </line>
<line> em 27/05/2021. Ap*ovado em 28/*5/2**1. </line>
</par>
<par>
<line> Ender*ço: </line>
<line> And*é Luís *a*ia Du*rte </line>
</par>
<par>
<line> Rua Gal. Severi*no, 8*, Botafogo - Rio de *aneiro - RJ, </line>
<line> Avalia*o **lo *istema Tr*ple Review: a) *esk *eview </line>
</par>
<par>
<line> Brasi*. </line>
<line> pelo Edito*-Chefe; e b) Double Blind Review </line>
</par>
<par>
<line> *nd*re*o: </line>
<line> Alisson de Souza </line>
<line> (avaliação *ega po* doi* avaliadores da área). </line>
</par>
<par>
<line> Rua Im*culada Con*eiç*o, 1155 - Pra*o Velho - </line>
</par>
<par>
<line> Curitiba / PR, Brasil. </line>
<line> Rev*são: Grama**cal, Normativa e de Formatação </line>
</par>
<par>
<line> *n**re*o: Iluska **bo B*ag* </line>
</par>
<par>
<line> A*. *resident* Dutra, *965, Cent*o - Porto Velh* - R* </line>
</par>
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<page>
<par>
<line> D. M. Fide*is, M. C. V. Rocha, A. L. F. Duarte, A. S*u*a, *. L. Braga </line>
<line> 116 </line>
</par>
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<line> R*SUMO </line>
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<line> O presente *r**g* t**z à baila os re*ultados de uma aná*is* que t*ve por fi*alidade i*vestig*r a </line>
</par>
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<line> influência do mercado turístico </line>
<line> na **rmulação de pol*ticas públicas na cidade *o *io de </line>
</par>
<par>
<line> Jan*iro. A meto*o*o*ia </line>
<line> aplicada foi qualitativa. A*resenta-*e *ambém como </line>
<line> pesquisa </line>
</par>
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<line> *tnológ*c*. O teor pesquisado é refer*nci*do pela teo*ia *rítica urb*na. A anális* </line>
<line> discor*e </line>
</par>
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<line> *eq**nci*l*e**e sobre *ópi*o* *ue a*ord*m *leme*tos i*trinsecam*n** ligado* ao fen*meno </line>
</par>
<par>
<line> in**s*igado, como *esigualdade social e gen*rificação. O teor </line>
<line> da análise foi des*nvolvido </line>
<line> a </line>
</par>
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<line> partir de ampla p*squisa em documentos oficiais, re*istas *ientíficas, livros e m*terial </line>
</par>
<par>
<line> jo*nal*stico, </line>
<line> *l*m de </line>
<line> o*servação </line>
<line> direta da coi** </line>
<line> púb*ica, atravé* de comissões *egislativas </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> audiências públicas. A e**boração da pesqui*a teve </line>
<line> por inspiraçã* a </line>
<line> canç*o "Sociedade </line>
</par>
<par>
<line> Alter*ativa", de Raul Seixas e Paulo Co*lho, alé* de p*áxis fundamentadas na *helema * no </line>
</par>
<par>
<line> Estatut* da Cidade. C*nári* </line>
<line> do </line>
<line> es*udo, a c*dade do Rio de Janeiro f*i escolhida por seu </line>
</par>
<par>
<line> *an*rama complex*: </line>
<line> acolhedor aos visit*ntes, exclud*nte para parte </line>
<line> *os nativos. A an*lise </line>
</par>
<par>
<line> permite concl**r que pode hav*r melhoria do *enário, mediante açõe* d* unive*s*lização </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> direito à c*dade e aos *erviços, além da de*cen*r**ização de renda * parti*ipação so*ial na </line>
</par>
<par>
<line> g*stão dos recursos públ*co*. A *nál*se foment* </line>
<line> elementos para f*tu*as di*cussões sob*e </line>
</par>
<par>
<line> p*oces*os emanc*pa*órios. </line>
</par>
<par>
<line> Palavras-**ave: Turi**o. Planejament*. D*sigualdad*. Ser*iç**. </line>
<line> ABSTRACT </line>
<line> This ar*i*le brings to light the res*lts of an ana*ysis that aim*d to inve*tigate the *nf*uen*e of </line>
</par>
<par>
<line> th* tourist mark*t on th* formulation of pub*ic po*ic*es i* the </line>
<line> city of R*o de Jan*iro. </line>
<line> T*e </line>
</par>
<par>
<line> *ethodology *p*li*d *as qu*litative. *t also pre*ents it*elf as eth*ological research. </line>
<line> The </line>
</par>
<par>
<line> *esearched *ontent i* referenced by urban cr**ical theory. *he </line>
<line> analy*is proceeds sequentially </line>
</par>
<par>
<line> under top*cs that </line>
<line> add*ess el**en*s intrinsical*y linke* ** the </line>
<line> in*estigat*d phenomenon, such </line>
</par>
<par>
<line> *s soc*a* inequa*i*y a*d ge*trif*c*tion. The content </line>
<line> of the analysis *as </line>
<line> developed f**m </line>
</par>
<par>
<line> extensive rese*rch in offic*al d*cumen**, s*ientific j*urnals, bo*ks and journali*ti* material, </line>
<line> in addition to di*ect *bserva*ion of publi* affairs, th**ugh leg*slative *ommis*ions and public </line>
<line> hearings. The el*borat**n of the rese*rch wa* i***i*e* by th* s*ng "Alt*rnative Soc*ety", *y </line>
<line> R**l Seixas an* Paulo Coelho, in addition to pra*is *as*d on Thelema and the City Stat*te. </line>
</par>
<par>
<line> Scenario *f the </line>
<line> study, the city of *i* de *ane*ro was chos*n f*r </line>
<line> it* c**plex </line>
<line> panorama: </line>
</par>
<par>
<line> *e*coming to </line>
<line> visitors, e*cluding for part of t*e </line>
<line> n*t*ves. The *nal*sis allow* *s t* c*nclude </line>
</par>
<par>
<line> tha* t*e scenario can be i*pro***, **rough a*tions to universalize *he right to the city and to </line>
<line> services, in a**ition to th* *e*entral*zation o* in*ome *n* *ocial *a*ticipa**on in the </line>
<line> ma*agement of public res*urces. The a**ly*i* fos*ers elements for f*ture disc*ssio*s on </line>
<line> emancip**ory process*s. </line>
<line> Keywords: T*urism. Plan*ing. *ne*u*li*y. Services. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. F**, T*resina, v. 19, n. 7, a*t. *, *. 115-138, *ul. 20*2 </line>
<line> ww*4.fsane*.com.b*/*e*ista </line>
</par>
</page>
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<line> Socie**de Alt**nativa - Uma Cidade, Du*s Reali*ad*s: O Turism* e as Políticas P*blicas </line>
<line> 117 </line>
</par>
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<line> * INTRODUÇÃO </line>
</par>
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<line> *s *ab*tan*es da cid*de do *io de Janeiro **d**am acom*anhar, nos últimos *nos, os </line>
<line> *ran*es eventos *ue oco*r*ra* *a cid*de: Rock in Rio, shows na *rla *a zona sul, </line>
<line> conf*r*nci*s, car**val, grande* event** espo**ivos, alé* d* to*a* as tendências que o R*o de </line>
<line> Janeiro gero* *u *barc*u. O *aci*cí*io sob a ótic* da *rí*ica so*ial ***rtunizo* a produção * </line>
</par>
<par>
<line> fun*amentação de </line>
<line> questionamentos acerca de </line>
<line> possí*el co*centração de serviços </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> entr*tenimento em áreas e g*upos específicos. </line>
<line> Par*indo da s*posta tese de trat*me**o difer*n*iado d*do pelo *oder púb*ic* a*s </line>
<line> *uníc*pes, suge*e-se *u* uma p*rcela da populaç*o tenha desenv*lvid* *m sen**m*nto ** não </line>
<line> per*e*ciment* à cidade. No decor*er *o an* de *015, f*i a*plamente divulgado nos </line>
<line> noticiá*ios * *u*ateamento da fr*t* rodoviár** da cidade do Rio d* Janeiro. For*m inúmeros </line>
<line> os pr**lemas n*rr*d*s, pas*ando po* su*e*lotaçã*, problemas de segu*ança me**nica, </line>
<line> ch**ando *s goteiras *m *ia de chu*a. Ainda no m*smo ano, a P*ef*itura do R*o de Jane*ro </line>
</par>
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<line> di*p*n*bilizou *nibus espe*iais *quipados com sofisticada tec*ologia e con*or*o pa*a </line>
<line> o </line>
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<line> d*slocamen*o do pú*lico *ara o Rock in Rio: </line>
</par>
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<line> O Rock in Rio terá um *s*uema especia* de ônibus para tr*nspor**r o pú*lico nos </line>
<line> sete di*s de *estiv**, em setembro. A pref*itu*a vai di**onibilizar *ois modelo* de </line>
<line> linhas que d*r*o acesso à Ci*ade *o **ck, na Zon* Oeste: as regulare* e de primei*a </line>
<line> cla*se. *os d*is casos, os ôn*bus **irã* de pontos espec*ficos d* Rio (R*DAÇÃO </line>
<line> *1, **15, G1 Rio, on-line). </line>
<line> O fato mencionado pode ter s*nalizado *ossível *uebr* de tratam*n*o is*nômico, um* </line>
</par>
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<line> vez </line>
<line> que * se*viço **men*ado pelos mu*ícip*s f** oport*n*zado pelo *od*r público a </line>
<line> grupo </line>
</par>
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<line> específico. Sugestivamente, ** h*bitantes *o*trib*em para o financiam*nto de todos o* </line>
</par>
<par>
<line> serv*ç*s pú**i*os, mas a contrap**ti*a só se dá p**a </line>
<line> *ar*e*a especí*ica *a *opu*ação. *ais </line>
</par>
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<line> hipó*eses f*mentam uma gama de que*tionamentos e *nvestig*ções inerent*s possíve*s a </line>
<line> proce*sos de e**lusão e desigua*dad*. </line>
<line> De acordo c*m Moesch (2012), as p*líticas púb*icas d* *urismo e políticas sociais, em </line>
</par>
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<line> suas dimensões, são estim**ador*s de </line>
<line> *ida*ania, uma vez que podem redist*ibuir *oder </line>
<line> e </line>
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<line> renda. </line>
</par>
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<line> A dimensão social de uma *olí*ic* púb*ica *e turism* deve ter como eix* *ma </line>
<line> me***ria na q*alidade do am**en*e urbano, na q*alidade de v*da da comunidad* </line>
<line> envolvida, na am*liação da v*ried*de de oportuni*ades cult*rai*, que são cond*ções </line>
<line> indis*ensáveis para a*rair e de*env*lver novas oportuni*ades de *er**ão *e renda * </line>
<line> tr*balho (MOESCH, *012). </line>
<line> *o entanto, a perspec**va de oferta de lazer, *nt*etenimento e acesso aos *erviç*s </line>
<line> ligado* ao *urismo, parece *e e*vaziar quando de sua aplicação a*s cont*ibu*n*es de </line>
<line> **v. FSA, T*r*si*a, v. 19, n. 7, art. 7, *. *15-138, jul. 2022 www4.fs*ne*.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> D. M. Fide*i*, M. C. V. Rocha, A. L. F. Duarte, A. **u*a, *. L. Braga </line>
<line> 11* </line>
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<line> *enor p*der aquisitiv*. Na *idade do *io de Janei*o, por *xemplo, os equipamentos </line>
</par>
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<line> públicos voltados </line>
<line> ao lazer e en*re*enim*nto, es*ã* concent*ad*s em regiões </line>
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<line> espec*ficas d* *idade, como o Cent*o * a Zona *ul (FENIZOLA, 2*18). </line>
<line> A prováv*l conc*ntração *estes equipament*s pú*l*co*, em um pequen* e *eletivo </line>
</par>
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<line> *erímetro </line>
<line> urbano, pode *ir a exercer influência *o a*ess* de *aior parte *a </line>
</par>
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<line> populaç*o </line>
<line> aos *esmos. Com a oferta pre*ári* </line>
<line> de transporte públ*co, * escassez *e </line>
</par>
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<line> e*uipamentos públicos nas p*oximi*ades, moradores das Zonas norte e oe*te do Rio, </line>
</par>
<par>
<line> acab a* </line>
<line> e*po*tos ao limbo entr* pe*tencer e n*o p*rtencer a cida*e (SUZ**O, </line>
</par>
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<line> **20). </line>
</par>
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<line> A distribuição territor*al dos museus, po* exemplo, pode ser observada com* po*sível </line>
</par>
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<line> aç*o de concentração. Em consulta </line>
<line> ao *apa da C*ltu*a, no sit* *o In*tituto B*a*ileiro *e </line>
</par>
<par>
<line> M*seu* (IBRAM, 2021), * possív*l *er*fic*r que 88 dos cerca *e </line>
<line> 120 museus cad*strados </line>
</par>
<par>
<line> pela entidade na c*d*de d* Rio de J*nei*o est*o concen*rados </line>
<line> no *e*tro e na Zona Sul </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> cidade. Um pano*am* q*e de*toa da densidad* demográfica *a c*d*de, *ma v*z qu*, *eg*ndo </line>
<line> o IBGE, * pop*lação habitaciona* do Centro e da Zona Sul so**das alcan*am menos de 15% </line>
<line> d* qua***tativo p*pu*acional da cidade d* Rio de J*neiro. </line>
<line> Venc*do o *ist*nc*amento *ísic*, o morador da zona o*ste esbarra em um out*o tipo </line>
</par>
<par>
<line> d* </line>
<line> obstá*ulo, desta </line>
<line> vez ainda ma*s difícil de superar, pois est* não acont*ce de </line>
</par>
<par>
<line> forma explic*ta, se tornand* ain*a ma*s in*ombatível, * *istanciament* simbólico. </line>
<line> Neste caso ne*huma barre**a fí*ica é cri*da, as porta* do* grande* museus * outros </line>
<line> espaços cult*rais estão aber*as, mas *m **sc*nfo*to é g**ado, desconforto *ste **uto </line>
</par>
<par>
<line> de </line>
<line> um conflito entre classes. A eli*ização histórica </line>
<line> d* arte, dentre *uas divers*s </line>
</par>
<par>
<line> consequênc*a*, torna est*s esp**os hos*i*, e </line>
<line> pouc* convidativo para quem n*o </line>
</par>
<par>
<line> *e****ce as *lasses mais abasta*as (SUZA*O, 2*20, p.6). </line>
</par>
<par>
<line> Segundo Suzan* </line>
<line> (2020), * c*nstrução de políticas pú*li*as no tan*en** aos *erviços </line>
</par>
<par>
<line> turísticos, não *barc* a *otalidade represent*tiva d* popu*ação. </line>
<line> A pesqu*s* te* *or ob*eti*o evidenciar a influência do trade tur*stic* no investime*to </line>
</par>
<par>
<line> de r*cursos </line>
<line> públic**, e </line>
<line> a </line>
<line> *onsequente pr*moção da desigu*ldade social. O trabalho ana*isa </line>
</par>
<par>
<line> f**ômenos socioeconômicos com* a *esi*ualda*e social e a concentraçã* de renda, a*ém de </line>
<line> vislumbrar po**íveis impa*tos de uma gestão não universal sobre *rupos sociais de menor </line>
<line> pod*r aquisitivo. </line>
</par>
<par>
<line> O presente *rtigo delineado sobre *s aspe*tos da pesqui*a * </line>
<line> q***ita*iva *egundo </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> *efinição de Duarte (2002). A análise pretende inves*ig*r supostos fenômenos s*ci*is, como </line>
<line> exclusão social e gen**ificaç**. * *e*quisa *e *poi* também sobre ** perspect*vas da t*oria </line>
</par>
<par>
<line> cr*ti*a de Brenner (20*8), buscando entendiment* sobre *s m*canismos de form*lação </line>
<line> da* </line>
</par>
<par>
<line> p*lític*s públicas, que s*postamente vivem sob a égide do merca*o. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. *SA, Te*esina, *. 19, n. *, art. 7, p. 115-13*, jul. 2022 </line>
<line> *ww*.fsanet.com.br/revist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Sociedade Alternativa - U*a Ci**de, Duas Real*dad*s: O Tu*is*o * a* Pol*t*cas Públicas </line>
<line> *19 </line>
</par>
<par>
<line> 2 REFERENC**L TEÓR*CO </line>
</par>
<par>
<line> 2.* *rigem da des*gualdade </line>
</par>
<par>
<line> *egundo Souza (20*0), a desi*ualda*e social no Brasil advém de h*r**ças histó*icas </line>
<line> q*e implem*ntam, *e *orma sistemática e contínua, *le***tos escravagistas, i*perialistas e </line>
<line> exclu*e*tes. "A gen*e apren*e desd* m**to *edo que a *oloniz*ção é o que det*rmin* * *ue a </line>
<line> gen*e é, que a gente está a*é hoje pa*ando o preço de s*r fund*d* *a escravidão e na *rande </line>
<line> *r*priedade" (SOUZA, *020). Seg*ndo Ribei*o (2011), a educação é *m dos meios pelos </line>
<line> quais se ob*ém acesso a posições ocupac*onais e renda. Ai*da de ac*rdo com * aut*r, o efeito </line>
<line> dos r*curs*s *os pais n*s chances de progress* d*s filho* tem p*pe* importante na re*rodução </line>
<line> da desigua*dade a* longo da* ge*ações. De acordo com Lar* e Silva (2*15), a d*s*gualdad* se </line>
<line> ori*ina *m diversos processos e *i*lo* que envol*em a s*cieda*e. Uma das faces obscuras d* </line>
<line> de*igualdade t*l*ez se*a a conc*nt*açã* de renda no topo, em d*trimento do colet*vo. Muito </line>
<line> para p*ucos, pouco para m*itos. Sugere-se *u* a desigualdade *eja a fonte a*ime*tadora dos </line>
<line> *iore* *atores inseridos na soci*dade, como p*breza, **olên*ia e discrimin*ção. </line>
<line> 2.1.1 No Cern* das Consequências da Desigualda*e </line>
<line> Segundo o Soci*logo Zygmunt Bauman (2013), a desigualdade soci** e as </line>
</par>
<par>
<line> **nsequências causadas *or **a, com* explosão da violência </line>
<line> e a marginalização, são </line>
</par>
<par>
<line> devastadoras para as c*ma*a* mai* pobres da popu*a*ão. </line>
</par>
<par>
<line> Tenho c*rte*a, contudo, de que a mistura explosi*a de crescente desigualdade s*cial </line>
</par>
<par>
<line> e *o*u*e cada </line>
<line> vez m*io* de sofrimento huma*o relegado à **ndição d* </line>
</par>
<par>
<line> c*lateralid*de (ma**inalidade, exterior*d*de, removibilidade, de não *er u*a parte </line>
<line> legítima da agenda *olít*ca) tem t*dos os s*nais para se tornar, potencialmente, o </line>
</par>
<par>
<line> mais desastroso dos problemas q*e </line>
<line> a humanidade será *orçada * co*front*r, </line>
</par>
<par>
<line> **mi*ist*ar e resolver no século atual (BAUM*N, 201*, p. 11). </line>
<line> A cidad* do R*o d* J*neiro talvez seja a detentor* de u* d*s c*nári** de *aior </line>
</par>
<par>
<line> contras*e urb**ístico *o mundo: c*mp*rta em *m único perímetro, além </line>
<line> *e **las paisagens </line>
</par>
<par>
<line> ha*ita*as, mais de 7*3 comunidades sob a alcun*a d* \fa*elas\, segundo a mais rec*nte </line>
<line> pesqu*sa censitá*ia do Instituto Brasileiro de G*ogra*ia e Es*atí*tica (IBGE, 201*). *ressupõ*- </line>
</par>
<par>
<line> se q*e, </line>
<line> ao longo da hi*tória, o </line>
<line> desempr*go estrutura* pode es*ar corre**cionado c*m as </line>
</par>
<par>
<line> mudanças socioe*onôm*ca*. "O *cele*ad* crescimento urba*o de div**sas c*dades p**o país, </line>
<line> especifi*am*nte *a c*dade *o Ri* de J*neiro, é o r*sul*ado de grandes *ran*formações </line>
<line> Rev. *SA, *eresina, v. 19, n. 7, a*t. 7, p. 115-13*, jul. 2022 www4.*s*net.com.br/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> D. M. Fidelis, M. C. V. Ro*ha, A. L. F. *uarte, A. Souza, I. L. *raga </line>
<line> 120 </line>
</par>
<par>
<line> ocorridas q** vão des*e a en**ada do capi*alis*o no </line>
<line> *aís, </line>
<line> pa*sando pelo *roc*sso *e </line>
</par>
<par>
<line> industrialização" (*O*EDO, *018). ** cená*io* de p*ssível sub*ese*volvi**nto, co*o as </line>
</par>
<par>
<line> favelas </line>
<line> (*u </line>
<line> comu*idad*s), * *usência de polít***s </line>
<line> púb*icas de la**r para a pop*lação local </line>
</par>
<par>
<line> pode se *prese*ta* c*mo </line>
<line> um </line>
<line> fa*o* *ocivo. Thi*go Nascim*nto, morado* da comunidade do </line>
</par>
<par>
<line> Jacarezinh*, afirm* que já ten**u real*za* </line>
<line> diversos programa* dent*o de s*a comunidade, </line>
</par>
<par>
<line> *or*m, não conseguiu av*nçar diante da aus**cia de equipamento* de lazer *ispon*veis para * </line>
<line> população (REGU*IRA, 2021). </line>
<line> A quest** racial no Bras*l (ou n* m**do) a*l*c**a ao *uri*** pode se apresent*r como </line>
</par>
<par>
<line> mais um dos fatore* *igados </line>
<line> às conse*uências da de*igualdad*. De acor*o com Bruno </line>
</par>
<par>
<line> C*rramenha (RODRIGUES, 2020), * diversidade **tá muito no discurso, ma* acaba por não </line>
<line> se material*zar. * *esmo au*or sugere que boa par*e das empresas não adota* programas </line>
<line> sóli*os e *érios l*gados à referid* t**ática. Segun*o Rodrigues (2020), apes*r de a atividade </line>
</par>
<par>
<line> turística no Brasil representar *x*ressivos indic*dores no PIB n* *e*aç*o e </line>
<line> de **prego </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> renda, pode não *av*r quantitativo suficient* de pe*quisas que m*nsurem * d*versidade racial </line>
<line> do setor. </line>
<line> 2.1.2 *id*s Invisíveis </line>
</par>
<par>
<line> * de*a*e sobre a p*pulação em si**ação d* *u* parece </line>
<line> não de*pertar interesse </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> soci*d*de. O *ão ima**nário popular </line>
<line> e a sugestiva </line>
<line> ign*rân*ia sob*e o te*a, </line>
<line> em </line>
<line> da** </line>
</par>
<par>
<line> m*mento, podem ter levado a população a cr*r *ue decisõ*s indi*i*uais con*u*em cidadã*s </line>
<line> ao quadro d* vulnerab*lidade so*ial. Segundo a cartilh* "Con****r pra lut*r", do Moviment* </line>
<line> Nac*on*l da População de Rua (M*PR), as p**quisas apontam que a maioria *as pessoas vão </line>
</par>
<par>
<line> para </line>
<line> as </line>
<line> rua* *m virtu*e de des**p*e*o, dependênci* </line>
<line> química, *ompim*n*o d* v*nculos. U* </line>
</par>
<par>
<line> *rocesso comple*o d* perdas, n* qual a culpabilidade não dev* ser *ndivi*u*li*ada (MNPR, </line>
<line> 2010). Em r*p*rtagem às v*speras da Cop* *o Mundo *e 2014, o j***alista André *a**eo </line>
</par>
<par>
<line> d**idi* relatar suas imp*es*ões como mor*dor do bairro d* Copacabana </line>
<line> e, em uma delas, </line>
</par>
<par>
<line> q**stiona * p*ssí*el *esaparecimento da populaçã* em situação de rua: "Em um primeiro </line>
<line> *o*ento, sem f*lso morali*mo, pensei se tr*tar apenas d* *m movimento mig*atório. Talvez </line>
</par>
<par>
<line> el*s s* cans*ram dali, dessa </line>
<line> vida, pensei" (NAD*E*, 2014). De acordo com Filgueiras </line>
</par>
<par>
<line> (2019), são *ecorr*ntes as prátic*s **gestivamente *bu*ivas e**r*gadas </line>
<line> pel*s agente* </line>
</par>
<par>
<line> públicos. C*nstitu** em m*l*ar pessoas qu* dor*em *as ruas, apreender s**s </line>
<line> pertences, </line>
</par>
<par>
<line> força*do-as a se desloca*, sob a justifi*ativa </line>
<line> d* ra*ões sanitár*as </line>
<line> e </line>
<line> d* segurança. Ainda, </line>
</par>
<par>
<line> *ev. *SA, Teresina, v. 19, n. 7, art. 7, p. 115-1*8, jul. 20*2 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Sociedade Altern*ti*a - U*a Cidade, Duas Realidades: O Turismo e as Polí*icas Públi*as </line>
<line> 121 </line>
</par>
<par>
<line> s**undo Filgueiras (2019), houv* re*oção forçada d* m*rado*es *e rua para *brigos, *lém de </line>
<line> higien*z*ção das zo**s tur*sticas e de *stádios vi*a*do à Co*a de *014. </line>
<line> 2.1.3 Educação *ersus Equi*ade </line>
<line> Uma das c*aga* permanentemente abertas na sociedade b*asi*eira é o histórico de falta </line>
<line> de investimento n* educação *e *orma mas*i*a e contí*ua. Segundo a o*ra de Darcy **beiro </line>
</par>
<par>
<line> (20*8), * educ*ção ministra*a no Rio </line>
<line> de Jan*iro é de t*o baixa qualidade quanto a o*ertada </line>
</par>
<par>
<line> nas áreas m*is p*br*s do país. De acordo co* Guzzo e *uz*bi*s F*lho (2005), o capitalismo </line>
<line> pode t*r *xe*cido inf*uência sobre o sistema *duc*cio*a*. Ainda de acor*o c*m os auto*es, a </line>
<line> des**ualdade *e *enda pode es*ar intrinsecamente l**ada a níveis *ducacionais. S*rgio H*dda* </line>
<line> (2007) denuncia processos d* e*clusã* na e*ucação, basead*s qu*se sempre na l*gica d* *alt* </line>
</par>
<par>
<line> d* **esso *s es*o*as ou *nserção precária *os </line>
<line> est*dantes na rede. Ainda de acordo com </line>
</par>
<par>
<line> Haddad (200*), fato*es *omo renda, raça, g*nero, </line>
<line> ge*locali*açã*, id*de e condições físic*s </line>
</par>
<par>
<line> exer*em influência no processo de escolariz*ção desse grupo. A narrativa de H*ddad (**07) </line>
</par>
<par>
<line> pode vir a reforçar o discurs* </line>
<line> de Guzzo e Euzébios Filho (2005), de que, sob </line>
<line> premissa </line>
</par>
<par>
<line> ne*liberalista, o *istem* edu*acio**l e*erc* * papel de *antenedo* da desigualdade social. </line>
</par>
<par>
<line> 2.2 Aluga-se: investimento ou conlu*o </line>
</par>
<par>
<line> Reportagem ** Jorn*l O Globo (RUBIM, *013) afirma que, no ano de 2013, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> Pref*itura ** Rio aprovo* um pa*ote </line>
<line> de **nefí*ios para atrair a re*e hoteleira, v*sando </line>
<line> aos </line>
</par>
<par>
<line> grandes eventos na c***de, porém, sem **vir a </line>
<line> população, baseando-s* a*enas e* parecer </line>
</par>
<par>
<line> *st*mativo da ABIH-RJ (Associ*ção Brasileira da Indústria </line>
<line> de Ho*éis - Rio de *anei**). </line>
</par>
<par>
<line> Ainda, segundo a *eportagem, houve interferência *ireta do po*er público, com alte*ações no </line>
<line> plano d*re**r e distribuiç*o de licenças ambient*is par* a con*truçã* de empreendimentos </line>
<line> tur*s*icos na Barra da Tijuc*. Segundo Cesar Roxo, da ANFIP (As*oc*ação Nacion*l dos </line>
</par>
<par>
<line> Au*itores Fiscais da Re*ei** Federal d* Br*sil), "O tribu*o deve *er um instrumento </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> dimin*i*ão *as des*gu*ldades soci*is não apenas no mo**nto *m *ue é aplica*o na* políticas </line>
</par>
<par>
<line> p*blicas, mas também no m*men*o em que é reco*hido. Q*e* tem mais deve pagar ma*s </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> q*em tem menos deve pagar menos" (W*STIN, *02*). </line>
</par>
<par>
<line> O estado *o Rio de Jane*ro pode ser sug*ri*o co*o o maior di*tr*b*idor *e isenções </line>
</par>
<par>
<line> fiscais </line>
<line> na histór*a m*is r*cent*. "E* três ge*tões do </line>
<line> exec*tivo esta*ual, houv* u*a </line>
</par>
<par>
<line> intensif**ação da políti*a de isenção fiscal *om o discur*o de **rair empresas para o esta*o do </line>
<line> Rev. F**, Teresina, *. 1*, n. 7, *rt. 7, p. 11*-1*8, ju*. 2022 www4.fsane*.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> D. M. Fidelis, M. C. V. Rocha, A. L. F. *uar*e, A. Souza, I. L. Braga </line>
<line> 122 </line>
</par>
<par>
<line> Ri* ** Jan*iro" (B*RCELOS; SANTOS, </line>
<line> 2*1*). Se*undo Carlos Brito (2017), "A crise </line>
</par>
<par>
<line> financeira do G*v*rno do Estado provocou efei*os que, além </line>
<line> d* func*ona*ismo público, </line>
</par>
<par>
<line> atingem tam*ém o co*trib*inte por *onta d* término, ad*qua**o ou r*dução d* s*rv*ç*s </line>
</par>
<par>
<line> pres*ados * </line>
<line> popu*ação". Ainda </line>
<line> de </line>
<line> acordo co* *rito, e* v*rtude da redu*ão de ver*as, o </line>
</par>
<par>
<line> Estado t*ve de reade*uar seus serviços. Tais med*das cul*ina*am em cor*es de f*rn*cedores, </line>
</par>
<par>
<line> a*rasos salariai* do funcionalismo </line>
<line> púb*ico e *onsequ*ntes greves. "Os i*centivos fiscais </line>
<line> no </line>
</par>
<par>
<line> país *azem </line>
<line> pa**e do c*ama*o \capitalismo de **mpadrio\, no qual empresários li*ados à* </line>
</par>
<par>
<line> a*toridades conseguem ob**r benefícios *ara si, em detrimento dos seus competidores * dos </line>
<line> pagado**s de tributos e* ge**l", diz o economist* Ubiratan Iori* (O*IV*IR*, *01*). </line>
<line> 2.2.1 A *ão P*bli*a que Ba*ança * *erço de Ou*o </line>
<line> *eg*ndo Adriano Be*is*rio (*014), da Agênci* Pública, ao falarmos em se*viços no </line>
</par>
<par>
<line> Rio *e Jane*ro, estamos n*s *ãos de </line>
<line> u* poderoso grupo (qu* f*i alvo de investigaç*o </line>
<line> *o </line>
</par>
<par>
<line> CADE p*r possíve* formação *e car**l na* ob*as p*r* * Copa do Mundo e Oli*píadas), que </line>
<line> atua no* mais diversi*icados *amos da eco**mia. De acordo com o autor, ap*lida*as de '*s </line>
</par>
<par>
<line> quat*o </line>
<line> irm*s', Odebrecht, Andrad* G*tierrez, Cama**o Correa, e O*S, e*tiveram pres*nte* </line>
</par>
<par>
<line> j*nta*, *nitar*amente, ou através de suas subsid*árias, em toda* as gra*d*s *bras </line>
<line> públicas </line>
</par>
<par>
<line> v*san** ao* grandes eventos da última décad*. Ao que parece, alé* do alto valor de **nheir* </line>
<line> público rec*bi*o pela execuçã* das o*ras, o me*cado ambicionav* ma*s: A Odebrecht, e* </line>
</par>
<par>
<line> parc**ia c*m a AEG, de *ike Batis*a, pas**u a </line>
<line> a*ministrar o est*dio logo após a **nclusão </line>
</par>
<par>
<line> da* obras, que custaram mais de R$ 1 b*lhão a*s c*fres *úblicos (CA*TRO, *013). </line>
<line> No âmbit* estadual, em *ossível esquecim*nto das o*rigaç*es **ra com os cidadão*, </line>
<line> co* *oco s*gestivamente **recionado em *ssegurar o aporte à re*lizaç*o dos gra*des eventos, </line>
<line> *ouve a edi*ão de decr*to de calami*ade p*bl*ca em *irtude *a si**açã* e*on*mica loca*. "Na </line>
</par>
<par>
<line> r*ta </line>
<line> final para * Olimpíada, o Rio de Janeiro decretou esta*o de c*lamidade pública, </line>
</par>
<par>
<line> chamando a a*enç** *ara a gravida*e da crise que atinge as finanças do Estado menos de 50 </line>
<line> dias an*es de sediar * maio* even*o *sp*rtivo mundial" (*UFF, 2016). No *ecret* *5.692 d* </line>
<line> 17 de j*nho d* 2016, que dispõe sobre cala*idad* pública, ** seu artigo 2º, o poder p*blic* </line>
</par>
<par>
<line> autoriza a *do*ão de medidas excepci*nais, como a ra*ion*liza*ão de todos </line>
<line> os serv*ç*s </line>
</par>
<par>
<line> públicos essenciai*, visa*do à realiza*ão das Olimpí**as (RIO DE JANEIRO, 2016). Com t** </line>
<line> ati*ude, segund* o pr*fessor M*chael Moha*lem, o governad*r *uis se e*im*r de possível </line>
<line> r*spo*sa*i*iz*ção, ao reti*ar recurs*s d*s ár*as per*fé*i*as e aplicar especificamente nas áre*s </line>
<line> R**. FSA, *e*esina, v. 19, n. 7, art. 7, *. 115-138, ju*. 2022 ww*4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Sociedade Alternati*a - Uma Cidade, Duas Re*lidades: O Turismo * as Polític*s *úbl*c*s </line>
<line> 123 </line>
</par>
<par>
<line> com turist**, gar*nt*ndo *aúde e segura*ça s*mente a **sas pes**a*, em detrimento de outras </line>
<line> regiões e públicos não parti**pantes do e*ento (*UFF, 201*). </line>
<line> 2.2.2 Paraíso Pr*ibido: Exc*us*o da* *amadas P*pulares </line>
<line> * *idade do Rio de Janeiro, enunc*ada por muitos com* \cidade maravilhosa\, </line>
<line> *ode *ã* ser mara*ilhosa para todos. Segundo Sil** e *ouza (2*20), co* * acirrame*to da </line>
<line> *egregação espa***l, é *ossíve* ob*ervar * surgimento de *ovas **nas no Ri* de Janeiro, </line>
<line> evi*enc**ndo * d*spa*idade dos serviços ofertados na c*dad*, de *co*do com a **i**g*m. De </line>
<line> acordo com Va*ner (2011), há um mod*l* **g*m*nico de *laneja*ento das cidades, ma* para </line>
<line> compree*dê-*o, identificar sua natureza, orig*m, é necessária a comp*eensão da influ*n*ia *o </line>
<line> neoliberal*smo sobre as polít*cas urbanas. </line>
</par>
<par>
<line> *o outr* lado da me**a </line>
<line> moeda, uma cid*d* suge*tiv*mente à mar**m *os grandes </line>
</par>
<par>
<line> e*entos, e sob * sus*e*ta *e violaçã* *e direi*os básic*s, c*mo a moradia. S*gundo Fa*lha*er </line>
<line> e *acif (201*), através da pesquisa de le*s sobre o us* e ocupação do *ol* da cida*e do Rio de </line>
<line> Jane*ro, é po*sível *nc*nt*ar um e*evado qu**titativ* de decretos *e desapropriação em áre*s </line>
<line> e*tratégi*as par* a espe*ula*ão imobil*ári*. Segundo An*rad* (2015), * V*la A*t**ro*o foi </line>
<line> *m* *as á*eas mais a**ng*das pelas desapropr*a*ões, poss**elmen*e por s** posição geográfica </line>
</par>
<par>
<line> *stratégic*, inclusive *endo alvo de pla*o da **efeitura antes mesmo da </line>
<line> candidatur* às </line>
</par>
<par>
<line> **impíadas. A inte*ção er* demolir *odo o entorn* do antigo Autódromo de Ja**r*paguá. </line>
<line> Pai*a, Amaral e Ass*s (2021) sugerem *ue a ci*ade do Rio de Janeiro, *m virtu*e *os g*andes </line>
<line> eventos, pode ter p*ssa*o por *m proces*o de g*ntr*fica*ão. </line>
<line> 2.2.3 Anarkilóp*lis: o Capital A*ima d* Lei </line>
<line> Na década *a*sad*, a cidade do Ri* de *aneiro foi palc* de gra**e* *ventos </line>
</par>
<par>
<line> internacio*ais. Nos casos espe*ífic*s da C*pa </line>
<line> do Mundo e das Olimpí*das, a* entidades </line>
</par>
<par>
<line> privadas or*anizadoras dos r*s*ectivos ev*nto* condi*ion*m ao país-*ede a impl*mentação de </line>
</par>
<par>
<line> leis q*e atendam às suas exigên*ias. S*gundo Westin (201*), a lei geral </line>
<line> da Copa co*templa </line>
</par>
<par>
<line> séri* d* exigên*ias f*itas pel* Fifa, a*ém de privilé*ios a si *esma e se*s patrocinadores. </line>
<line> *inda *e acor*o com Westin, as ex*gências já hav**m sido aceitas pel* Brasil quando ainda </line>
<line> er* cand*dat* ao evento. Segundo Antunes (2016), assim como na Copa do Mundo, os Jogos </line>
<line> *límpic*s também *e*andaram a implementaçã* de *eis esp*cífica*: </line>
<line> Rev. FS*, T*resina, *. *9, n. 7, art. 7, p. 115-*38, jul. 202* w*w4.fsane*.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. M. Fidelis, M. C. V. Rocha, A. L. F. **ar*e, A. *ouza, I. L. Braga </line>
<line> 1** </line>
</par>
<par>
<line> Sugere-se que, e* face da *eal*zação d*s grandes eventos, pode te* hav*do mu*a*ças </line>
</par>
<par>
<line> n* o*de*amento jurídic* econômico local: "É difíci* *iv*r nessa ci*ade. Eu *oss* sair de e </line>
<line> Japer* para a *ona sul *ava* calc*nha de madam*. Ma* se eu quis*r s*ir de Jap*ri para t*abalh*r </line>
</par>
<par>
<line> co*o camelô na c*dad* </line>
<line> eu nã* </line>
<line> p*sso", diz a vendedora ambulante M*ria de Lourdes do </line>
</par>
<par>
<line> Carm* (ANT*NES, 2016). Segun*o Antunes </line>
<line> (2016), a lei geral d*s J*gos Olímpicos </line>
</par>
<par>
<line> assegu*ava aos organizado*es a exclusividad* s*bre todo o com*rc*o de bens nas á*ea* oficiais </line>
<line> dos *o*os (*ncl*s**e v*as públ*cas). A*nda de acordo com Antunes (2016), * de*respeito * le*, </line>
</par>
<par>
<line> sujeitaria </line>
<line> o/a infr***r (*) * </line>
<line> pena*i*ade de a*é </line>
<line> u* ano de </line>
<line> *eclu*ão. Segundo a a**og*da </line>
</par>
<par>
<line> **ri*na Filizzola </line>
<line> (*ESTI*, 20*4), estu*antes e pessoas de </line>
<line> ba*xa renda t*riam sofrido </line>
</par>
<par>
<line> r*strições de direi*os, uma ve* que * ess*s pessoas teriam sido imputados somen*e os piores </line>
</par>
<par>
<line> lugares nos locais de *ompe*i*ão, contrari*ndo a le*islaç*o loc*l, que asseg**a às mesmas </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> universa*idade de acess*, ainda qu* na modalidade \meia-*ntrada\. </line>
</par>
<par>
<line> 2.3 O trem das 7: retrato *a mobili*a*e *rbana </line>
</par>
<par>
<line> No ca*po d* mobi*idade urban*, a cidade d* R*o de Janeiro pode s*r considerad* uma </line>
<line> da* capitais do mun*o com a *ai*r *fe*ta d* *e**iços, pelo menos *o papel. O Rio dis*õe de </line>
</par>
<par>
<line> ba*cas, ônib*s, **ns, trem, metrô, táxis e moto*áxis, além de opções sust*ntáve*s, </line>
<line> c*mo </line>
</par>
<par>
<line> bicicletas e </line>
<line> ecobarcos. Sugere-se que a gestão de todos e*s*s serviço* pos*a nã* ser a m*i* </line>
</par>
<par>
<line> ad*quada. Q*ando do anúncio das obra* de i*frae**rutura vis*ndo a*s gr*nde* eventos, </line>
</par>
<par>
<line> possi*elmente as </line>
<line> ações li*a*as à mobilidade urbana tenh*m </line>
<line> sido as que *ais gera*a* </line>
</par>
<par>
<line> *ntusi*smo n* população. De acord* com D**rte (2021), * **ício do BRT e*a um *onho para </line>
<line> o R*o de Janeiro, levand* passageiros em tempo mai* curto, com conforto, *e*afogando parte </line>
</par>
<par>
<line> do trânsi*o </line>
<line> da cidade. Mas, s*gund* o me*mo auto*, o sonho virou pe*adelo. Segundo </line>
</par>
<par>
<line> Rodrigues (2**8), * c*d*de do Rio de J*neir* **m um d*s piores *onjunt*s de tr*nspo*te do </line>
<line> *u*do. O *uto* afirma que uma das principais marc** do funcionamento do tran**orte </line>
</par>
<par>
<line> público no Rio de Janeiro são </line>
<line> as </line>
<line> enormes desigualdade* </line>
<line> n*s co*dições de deslocamento </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> gru*os sociais. A*nda d* acord* co* *odrigu*s (2018), a p*rce*a de *egros pobr*s e </line>
<line> *a </line>
</par>
<par>
<line> população, é a **e leva maior tem*o nos deslocamentos entre casa e *rabalho. </line>
</par>
<par>
<line> M*itos moradores de área* da ci*a** *o Rio de Janeiro não *barcada* </line>
<line> pelo Met*ô </line>
</par>
<par>
<line> precisa* de*se trans*orte *ara chegarem a s*us respectivos destino* (geral*ente o t*ab*lh*). </line>
<line> Nesse* caso*, o pass*geiro tem de arca* com a balde*ç*o, e o valor da passag** apresenta-se </line>
<line> como possível entrave. S**und* Eiras (2021), * us**rio do Metrô n* Rio de J**eiro que não </line>
</par>
<par>
<line> dispõe de vale-*r**sporte te*á de desem*olsar cerc* d* R$ 255,20 por semana para usar </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Te*esina, v. 19, n. 7, art. 7, p. 115-138, *ul. 20*2 www4.fs***t.com.*r/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Sociedade Alterna*iva - Um* Cidade, Duas Realidades: O Turismo e a* Políticas Públicas </line>
<line> 1*5 </line>
</par>
<par>
<line> serviç*, * que equivale a quase *3% do salári*-mí*imo. O Metrô Rio também teve seu nome </line>
</par>
<par>
<line> env*l** em supos*o esque*a ** cor*upção. De ac*rdo </line>
<line> c*m Ávila e Maria (2021), </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> constru*ão da lin*a 4 ** me*rô foi *arcada por denúncias de aban*ono e super**tu*amento. A </line>
<line> *alha ferroviá*ia do R*o d* Janeiro, s*g*rida como *o*u*ão para o tr*nsporte de massa, pode </line>
</par>
<par>
<line> s* </line>
<line> *pre*entar de forma inversa a*s a*seios da so**e*ade. * </line>
<line> *e*viço *err*viári* q*e </line>
<line> corta </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> cidade do Rio d* Janeiro, ap*ren*e*ente, não a*ende *s expectati*as de uma p*rcela da </line>
</par>
<par>
<line> pop*la*ão. Os problemas </line>
<line> da Supervia *arecem </line>
<line> i* </line>
<line> *em além do mau a*e*dimento ou da </line>
</par>
<par>
<line> operacio*alizaçã* *eficiente. Há qu*m questione a segurança do </line>
<line> serviço </line>
<line> *urante as *iagen*. </line>
</par>
<par>
<line> *egundo D*aro e Am*rim (2*1*), *m levantamento d* Agên*ia P*bli*a mostrou qu*, d* 2*08 </line>
</par>
<par>
<line> a 2017, foram regi*trado* *8* casos </line>
<line> de homicídio culposo e 138 de lesões corporai* </line>
</par>
<par>
<line> provocada* por *tropelamento f*r*ovi**io *o* munic*pios cortados pelos trens *a Supervia. </line>
<line> 2 .3 .1 R i o P ó s 2 0 1 6 </line>
<line> O qua*ro pós- *límpico d* R** d* Ja*e*r* sugere-se como um rol de m**as n*o </line>
<line> cump*idas. A Ba*a de Guanab*ra, um do* maior*s cartões-post*is da cidade, foi desengan*da </line>
<line> mais u*a vez c*m vã promessa de de*poluição. "Uma *as pro*e*sas de *ega** *os Jogos </line>
<line> Olímp*cos Rio-2016 *ra a despol*ição da Baía de Guana*ara. Pass*dos 4 ano*, a situação no </line>
</par>
<par>
<line> gera* piorou" </line>
<line> (LOIS, </line>
<line> 2020). Quando * pai*agem não é def*nida *omo um car*ão-*os*al, </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> impacto das ações pode se mo*trar ai*da mais bru*o. O Telef*rico do Alem*o foi deslig*do </line>
<line> um mês após o fim das O*impíadas de 201*, sob o *retexto de *anutenção. De*de ent*o, não </line>
<line> *oltou a fun**onar, d* acordo com *huswohl (*02*). </line>
<line> *egundo *abriel e *ogueira (2*21), o poder públi** havia prometido que, ** término </line>
</par>
<par>
<line> dos </line>
<line> jogos de </line>
<line> 2016, as inst*laçõ*s seria* transfo*madas e* </line>
<line> es**las pú*licas centro * </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> tr*in**entos para novas potê*ci*s esport*vas. Os an*s passara* as promes*as não se e </line>
</par>
<par>
<line> concretizaram. Segundo Carlos V*iner, o pr**lema </line>
<line> do Parque Olí*pi*o é que teri* sido </line>
</par>
<par>
<line> con*truído *pare*temente para o a*end**ento *o me*ca*o imo**liário, e não para a pop**ação </line>
<line> em si: "O que precisa*os é da mul*ipli**ção d* pequen** equ*pamentos esportivos em ba**ros </line>
</par>
<par>
<line> populares, </line>
<line> nã* de g*and*s eq*ipamentos luxuosos com custos brut*is (GABRIEL; </line>
</par>
<par>
<line> **GUEIRA, </line>
<line> 2021). *e </line>
<line> acor** co* Vi** * Chiundila (*019), *enários como os gra*d*s </line>
</par>
<par>
<line> eventos, deveriam s** ace*erad**es de t*ansfor*a*ões sociais e territoriais. **ias * Freitas </line>
</par>
<par>
<line> (2017), afirmam </line>
<line> que houve cre**en*e p*ivati*ação *o* es**ços </line>
<line> públi*os </line>
<line> *a ci*ade, e </line>
<line> u* a </line>
</par>
<par>
<line> n*tável con*e*traçã* de re*da e serviços </line>
<line> n* *egião da B*rra </line>
<line> da Tiju*a com a cons*rução de </line>
</par>
<par>
<line> hoté*s, torre* comerciais e c*nd*mín*os de luxo. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teres*na, v. 19, n. 7, art. *, *. 115-138, jul. 202* </line>
<line> **w4.fsanet.com.br/rev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> D. M. Fi*elis, M. C. V. Rocha, *. *. F. Duarte, A. *o*z*, I. *. Braga </line>
<line> 1*6 </line>
</par>
<par>
<line> *.3.2 Faze * q*e Tu Qu*res, H* de Ser Tudo da Lei. S*rá? </line>
</par>
<par>
<line> S**undo P*radeda (2015), o* megaeventos podem ter divers*s naturezas de realizaç*o </line>
<line> e *presentam como nuan*es princ**ais: o **ráter tempor*l, a capaci*ade *e atraç*o de grande </line>
<line> nú*ero *e vis**a*tes, além *a di*ulga*ão global. Os gr*ndes eventos realizados no B*asi* na </line>
<line> dé*ada pas*ada podem ter co*ferido mu*anças *o ordename*to jurídic*. *ar* o *tend*mento </line>
<line> de e*i*ênc*as da* institu*ç*es org*niz*doras, foram aprovadas * Lei Gera* da Copa (WESTIN, </line>
</par>
<par>
<line> 2014), * a Lei Gera* d*s Olimpíadas (ANT**ES, 2*16). U*a possível *lte*ação </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> ordenamento jur*dico em face da realização dos g*andes eventos pod* ter despertado em parte </line>
</par>
<par>
<line> da população </line>
<line> um sentimen*o de \c*dade de *xceção\, </line>
<line> termo *ti*izado por Vainer (20*1) em </line>
</par>
<par>
<line> al*são a estado de exceção. ** acor*o com Silva (2010), * prática de con*r*le soci*l, adotada </line>
<line> pelo Rio *e Ja*eiro sob a alcunha *e \choqu* de ordem\, é uma cópia da \tolerância z*ro\, </line>
</par>
<par>
<line> adotada po* **va Iorque </line>
<line> *ntr* 1994 e 2002. A*nda </line>
<line> de acordo com aut*r, * *doção o </line>
<line> *o </line>
</par>
<par>
<line> refe**do proje*o no Rio de *anei** é ju*tificati*a p**a higienização socia*, repr*ssão de </line>
</par>
<par>
<line> informalidad*, </line>
<line> remoção *e favel*s, </line>
<line> ex*ulsão de população e* *it*ação de rua, despejo de </line>
</par>
<par>
<line> ocupações no entorno do Centro da cidade. Se*undo Vainer (20*1), ao examinar a evoluçã* </line>
<line> recente da *egislação urba*íst*ca *rasileira, n*o é difícil encontrar na própria legislação </line>
<line> el*mentos que legitimam operações de **exibilização **ban*. </line>
<line> *.3.3 *bre-Te, S*samo: Capitalism* e N*olib**al*smo </line>
<line> Marque* (2016) afi**a que, * cap*t*l*smo *on*iste e* um *i*tema f*rmado pela </line>
<line> circulação de mercado*ias e produç*o de cap*tal. Para ess* pesquisa*ora, o neoliberalismo é a </line>
<line> cons*it*ição de uma sér*e de *str*t*gi** polític*s e *conômica*, implan*adas a pa*tir da década </line>
</par>
<par>
<line> *e 70, como *ova form* d* acúmulo de ca*ital. Ainda de ac*rdo co* * </line>
<line> autora, </line>
<line> bas*ada em </line>
</par>
<par>
<line> C*omsky (2002), o neoliberalis*o * c*racter*zado pela *levação das </line>
<line> desigu**da*es </line>
<line> e </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> *ob*e*a absoluta, além d* ma*sific**ão da *al*a ideia *e que é o únic* </line>
<line> cam**ho viável. </line>
</par>
<par>
<line> Taveira * Fonseca (2009) *firm*m qu* * neoliberal*smo é uma *d*ol*gia que s*rg* n* cerne </line>
<line> d*s crises *e estad*s, in*pirand* políticos e economistas a implem*nta*em ações ba*eada* na* </line>
<line> l*vres le*s *o m*rcad*. Ainda *e acordo com os autores, a ordem mundial atual é uma criação </line>
<line> do *i*erali*mo. A ideo*ogia neolib*ral está *igada a um Estado que se incorp**a aos id*ários </line>
</par>
<par>
<line> d* autorregu***ã* do merc*do financei*o (SILV*; HOLZ; GOMES, 202*). De acordo </line>
<line> *om </line>
</par>
<par>
<line> Brandão (2010), a conc*pção do tu*i*mo como uma mera atividad* econômica *vide*cia que </line>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. *9, n. 7, a*t. 7, p. *15-*38, jul. 2022 www4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Soci*dade Alt**na*iva - Uma Cidade, Du*s Real*dades: O Tur*smo e a* P*líticas Públicas </line>
<line> 1*7 </line>
</par>
<par>
<line> as p*líticas *úbli*as v*ltadas para es** ram* se*uem *endo d*senv*lv*das *ob a l*z dos </line>
<line> mecanismos neol**erais. </line>
<line> 2.3.4 Viva a Socie*ade Al*erna*iva </line>
</par>
<par>
<line> Na canç** Socieda*e Al*e**ativ* (SEIXAS; SO*Z*, 1**4), do ál*um </line>
<line> \Gi**\, Rau* </line>
</par>
<par>
<line> Sei*as exclama em dad* momento: \f*z o que t* q*eres, há *e se* tudo da l*i. *iva a </line>
</par>
<par>
<line> Socied**e Alterna*i*a!\. S*gun*o Magalhães (2018), canção é fun*a*en*ad* no Lib*r Al a </line>
<line> Vel *egi* (CROWLEY, 2017), car*a magna d* Thelema. * Thelema é uma *orre*te *ilosófica </line>
<line> que, de*tre outras temáti**s, pr*ga conceitos anárquicos e l*be**ade a*orosa. A Thelema foi </line>
<line> mundi*lme**e difundida por Al*ister Crowley, au*or do Liber Al V*l Legis. De a*ordo c*m </line>
<line> Maga**ães (2018), R*ul Seixas e Paul* Coe*ho ganhar*m um **rre** em Minas Gerais, no </line>
<line> *ual des*jav*m constr*ir a \Ci*a*e das Es****as\, personific*ção da So*ieda*e *lterna**va, </line>
<line> ond* todos se*iam livres para serem o que quisessem, e com *cesso a *odo* os **r*itos. Mas </line>
</par>
<par>
<line> segundo o m*s*o, o projeto não seguiu </line>
<line> adiante, em face do recrudescimento </line>
<line> persecutóri* </line>
</par>
<par>
<line> prom*v*d* pelo re**m* militar *on*ra *a*l * Paulo. Em br*ve análise </line>
<line> quanto à narrativa do </line>
</par>
<par>
<line> Livro da Lei, de Al*ister C*o*ley, pressupõem-se algum*s analogias e* rel**ã* ao que </line>
<line> conc*rne * referido liv**, e o pr*p*io Estatuto da Ci**d*, n* tang*nte a direitos: </line>
<line> O ho*em tem * direito de vi*er p*la sua pr*pria le*, de viver da *aneira *ue ele </line>
<line> qu*ser; de trabalhar como ele quis*r; de b*incar como el* q**ser; de *escansar como </line>
<line> el* quiser; de mor*er quando e como ele quise*. O ho*em tem o direito d* com*r o </line>
<line> *ue ele qu*ser, de beber o qu* ele quise*; de *e ab*igar onde *ui*er; *e se mover </line>
<line> como queira n* fac* da te*ra (CROW*E*, 2007 apud. SANTOS, 2009). </line>
<line> A apl*cação do* co*ceit*s *e anarquia e do L*ber Al Vel *egis ao pensam*nto c*ítico </line>
</par>
<par>
<line> possibilita a *mpliação de </line>
<line> ho*izontes e pe*cepçõe*. A ótica ofertada </line>
<line> *ela fus*o des*es </line>
</par>
<par>
<line> eleme*to* prop*ciou ao autor ***sa obra a per*epção *e uma So*iedade Alt*rnativa dentro da </line>
<line> ci*ade d* Rio d* *aneiro: hi*otet*camente, de um lado, grupo *ele*o minorit*r*o da po*ula*ã*, </line>
</par>
<par>
<line> co* </line>
<line> acess* massivo a todos o* d*reitos; por outro l*do, pre*umível maioria populac*ona* </line>
</par>
<par>
<line> local, ass*lada p*la ausê*cia de tudo. </line>
<line> *.3.5 Teoria *rítica Ur*ana </line>
<line> A teoria c*ítica urbana, segundo Brenn*r (2010), é u*a f*rma de crític* com conteúdo </line>
</par>
<par>
<line> s*cial, que norteia a busca </line>
<line> por modelos mais justos *emocráticos e </line>
<line> do espaço ur*ano. De </line>
</par>
<par>
<line> acordo com Alves (20*0), a teoria crítica urbana *urgiu no Brasi* p*la necessid*d* *e explicar </line>
<line> Rev. FSA, Ter*sina, v. 19, *. 7, art. 7, p. 115-138, ju*. 2*22 w**4.fsanet.*om.b*/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. M. Fidelis, M. C. V. Rocha, *. L. F. Duarte, A. So*za, *. L. Br**a </line>
<line> 12* </line>
</par>
<par>
<line> a *o*m* **la qual a repr**ução s*c*al da populaçã* local, a *inâm*ca de urban*z*çã* * a </line>
<line> *rodução d* espaço ur*a*o *ão me*iada*. Ai*da de a*ordo co* Alve* (*020), * teoria crítica </line>
<line> ur**n* bu**a dar um trat*me*to m**s a**lo aos elemento* ligados à que*t*o u*baní*ti*a. </line>
<line> De *cordo com Perei*a (201*), a teor*a *r*ti*a urbana se p*opõe ao avanço de </line>
<line> construção *e no*as perspectiv*s, ten*o como parâmetros norteadores o *enári* que se </line>
<line> ap*es*nta, acrescido da inten*ão *e transformação. Sto*per e Scott (20*8) afirmam que o atual </line>
<line> pe*íodo da *i*tória pode ser ident*ficado como a *r* urba*a. De acordo com *s autor**, esse * </line>
</par>
<par>
<line> o m*mento em q*e p*odut*v*dad* e r*quezas </line>
<line> estão ma*s *on**ntradas **s ci**des. Mas no </line>
</par>
<par>
<line> cont*aponto, a*nd* *e acord* com os *utore*, é uma era também de obscurantismo, violência, </line>
<line> pobreza concen*ra*a e g***rific*ção. </line>
<line> A teoria crític* u**ana é, *o*t*nto, fun*ada *m relaçõ*s antagônicas não soment* </line>
<line> p*r* co*preensões *rbanas herdadas, mas c** fre*u*ncia, *ara a* formaç*es </line>
<line> urb*nas existentes. A teoria cr*t*ca urba*a ins*ste que out*a fo*ma d* urb*nização, </line>
<line> mais *em*crá*ica, socia*mente j*st* e sustentável, * possível, mesmo *ue tais </line>
</par>
<par>
<line> possi**lidades este*am sendo atualmente </line>
<line> suprimidas através de arranjo* </line>
</par>
<par>
<line> *nstitucionais, práticas e i*eolo*ia* dominant*s. </line>
<line> Em resumo, teor*a crítica ur*ana </line>
</par>
<par>
<line> envolve u*a </line>
<line> crítica da ideologia (inclu*ndo ideo*ogia* científicas-sociais) e *ma </line>
</par>
<par>
<line> crítica do p**er, da desi*ual**de, da injus**ça e da exploração e*istentes, ao *esmo </line>
<line> *empo, *as e e*tre as cidade* (B*E*NER, *010, *. 21). </line>
</par>
<par>
<line> De acordo co* Perei*a (2017), pens*r a estrutura </line>
<line> *rbana n* âmbito do pensa*ento </line>
</par>
<par>
<line> c**tico requer plena ciência ** qu* uma cid*de * const*uída por agentes soci*is e sujeitos </line>
</par>
<par>
<line> coletivos. *end*s (201*) </line>
<line> afirma *ue pensamento crítico de*e d*s*o*tar os falsos lugares o </line>
</par>
<par>
<line> comuns, desma*cara* m*ntiras, a*onta* </line>
<line> contradições, além d* </line>
<line> desfaz*r o mito do mercado </line>
</par>
<par>
<line> com* u* De**. </line>
</par>
<par>
<line> 3 METODO*OGIA </line>
</par>
<par>
<line> A presen*e construção apr**enta-se como uma pe**u*sa qualitativa. De acordo com </line>
<line> Duarte (20*2), na pesqui*a qualitativa * possível flexi*il*zar a categ*rização * organ*zação </line>
<line> do* m**eri*is aplicados ao tr*bal*o. </line>
</par>
<par>
<line> A análise tem p** pretensão investigar pro*abi***ade de *x*lusão social atrav*s a </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> p*lític*s públicas para o turismo, fomentadas por recursos públicos. Logo, a pres**te análise </line>
</par>
<par>
<line> pode se* t*mbém defin*da como uma pesq*is* </line>
<line> etn*ló*ica, uma vez q*e </line>
<line> busca </line>
<line> el*cidar </line>
</par>
<par>
<line> tem*ticas liga*as a </line>
<line> g*upos sociais. De *cordo com Gutwirth (2001), a pesquisa etnológ*ca </line>
</par>
<par>
<line> *erm*te a observação de *orr**açõ*s entre os níve*s de u*a realidade soc*al. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. *SA, Teresina, v. 19, n. 7, art. 7, p. **5-138, *ul. 202* </line>
<line> www4.fsan*t.com.*r/revis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Sociedade Alternativ* - *ma Cid*de, Duas Realidades: O *urismo * as Po*íticas *úblicas </line>
<line> 129 </line>
</par>
<par>
<line> Para a análise do teor *esquisado, o autor cons*der*u com* referênci* a teor*a crítica, </line>
<line> mais especi*icamente a teori* *rít*** urbana, que tem por premissa a investi*ação das </line>
<line> deman*as urbanas, *ob a l*z de elementos dist*ntos con*ctados ent*e *i (BR*NNER, *018). </line>
</par>
<par>
<line> Uma das caract*rí*ticas *rincipais </line>
<line> de qualque* escopo *oncer*en*e à teo*ia social </line>
</par>
<par>
<line> críti*a, *nclui*do a teor*a urba*a crítica, é a su* ênfase e* *ons*derar o lugar prático </line>
<line> *e todos os modos d* conhecim**to e e* reflet** rig*ros* e epistemo**gicame*te </line>
<line> tudo o **e diss*r resp**to à mudan*a de cenários, *ondições * medi**ões desse lu*a* </line>
<line> e* rela*ão a*s processos em curs* de reestruturaçã* socioespacial (*RENNER, </line>
<line> 2018, pp. 8-9). </line>
<line> No tangente à aplicação de t*c*icas e métodos, os autor*s *plicaram diferentes </line>
<line> elementos à pes*uisa, *o** obs*r*a*õe* di*et*s e análise documenta*. A* ob*erva*ões diretas </line>
<line> se deram na esfera da coisa *úb*ica: participação em debates de com*ssões le**slativas, </line>
<line> par**cipação de *u*iência* públicas c*nvo*adas pela Pr*feitura *o Rio ** Janeiro pa*a deba*er </line>
<line> a cria*ão de *ov*s áre*s de l*zer e reuni*es com mo**mento* sociais lig*dos às *r*as de </line>
<line> cultura e meio a*bi*nte. </line>
</par>
<par>
<line> Um d*s auto*es desse trab*l*o, ainda </line>
<line> no fresco* *e s*a *dolesc*nc*a, *assou </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> e*ercitar a cidadania s*b um ponto de vis** c*íti** e </line>
<line> *ont*stado*. Nesse p**íodo, descobre </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> acesso à* casas parlam*nt*res, nas quais constrói ami*ades com p*ns*dores també* cr*tic*s e </line>
<line> libe*tário*, como Marielle Franco * Leo*el B*izola N*to. A p*rtir do trâ*sito **r casa* </line>
</par>
<par>
<line> legisl*tivas, *assa * t*r otimiza*ão *cerca d* suas pe*cepções sobre a urbe, </line>
<line> passando </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> acom*a*ha* *e *erto o* trabal*os das com*ssões de Meio Ambiente e Assuntos Urban*s, </line>
</par>
<par>
<line> tendo part*c*p*do d* debates e *udiênci** públicas </line>
<line> acerca da ocupação do *olo urban*, do </line>
</par>
<par>
<line> *azer prom*vidos tanto pelo p*de* p*bl*co, nas figur*s d* *r*feitura do Rio e *âmaras </line>
<line> Mu*icipal e E*tadual, quanto dos p*o*ovidos p** ini*iativa *opula*, co*o ** movi*entos </line>
<line> Parque Verde de Rea**ngo, *ovimento SOS Camboa*á, *aí* Viva, dent*e outros. </line>
<line> No *n* de 2019, foram promovidos *vanços *cerca dos debates envolvendo laze* e </line>
</par>
<par>
<line> meio *mbiente na </line>
<line> região de Rea*e*go. A*ticula-se a ida d* Comissão de Meio A*biente </line>
<line> ao </line>
</par>
<par>
<line> *nstitu** Federal do R*o de J*ne*ro (Sede Realeng*) para </line>
<line> debater </line>
<line> com a p*p*lação *ocal </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> movimentos socia*s sobre a imp*antação de parqu* v*r*e na regi**. Ainda no mes*o ano, </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> levada a comiss*o mista de par*ame*tares a* Espaço C*ltural Vi*dut* </line>
<line> de R*a*engo, es*aç* </line>
</par>
<par>
<line> situado e*baixo </line>
<line> de </line>
<line> viad*to q*e transpass* es*ação de t*e* de *ealengo, no *ual são a </line>
</par>
<par>
<line> re*l*zadas manifestações </line>
<line> cul*urais * esp*rtiv*s, como baile charme, gra**t* e skate, </line>
<line> e </line>
<line> que </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> alvo co*s*an*e d* repressão por parte *as f*rças de segurança. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, *e*esina, v. 19, n. 7, art. *, p. *15-138, *ul. 2022 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/revista </line>
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<line> D. M. F*delis, M. *. V. Ro*ha, A. L. F. Duarte, A. Souza, I. L. **a** </line>
<line> 13* </line>
</par>
<par>
<line> A análise documental </line>
<line> s* *eu pri*cipa*mente a*ravé* da an*lise *e livros e *evistas, </line>
</par>
<par>
<line> análi*e de artigos científicos, c*n*ulta de fontes jorn*lísticas e sites, alé* de leva*tamen*o e </line>
<line> an*li*e de docu*en*o* instituci*na*s. </line>
<line> *uanto à pr*b*e*ática da pesquisa, foi adotada * tipol**ia de Gil (*017), que discorre </line>
<line> s**r* perfil ex**o*at*rio de análise. Segundo *il (*017), * pesquisa pod* s** d*finida como </line>
<line> **plorat*r*a quanto aos fins, quan*o dotada de caracterí*ti*as *escriti*as, *ois *ssim s* </line>
<line> d*stina de *anei*a prioritária ao d*lineame*to *e percepções *ig*das a pr*cessos ge*enciai*. </line>
<line> 4 ANÁLI*E DO* RESULTADOS </line>
<line> A cidade do R*o de Janei*o vive sob a é*ide de um process* contín*o, **e ofere*e </line>
</par>
<par>
<line> crise e </line>
<line> esta** </line>
<line> *e </line>
<line> e*ce*ão como projet*s. O p*ns*mento neoliberal da E*cola de Chicago </line>
</par>
<par>
<line> segu* a influenciar * fo*mulação de *olíticas púb*icas através *a a*sociação entr* co*sultor** </line>
<line> e*trangeiros, empresár*os locai* e gr*p* *olítico hegemônico que coman*a a c*da*e desde o </line>
</par>
<par>
<line> in*cio dos anos 90. Assi* como a grande roda d* capitalismo, para mant*r-se girando, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> cidade do *io *e Ja*eiro concentra renda, </line>
<line> bens e *erviços em </line>
<line> poucos, lançando o* cacos </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> restos da **ecarização sob** * maioria populacional, </line>
<line> público de bai*a renda. Diante </line>
<line> d e su a </line>
</par>
<par>
<line> atuação delimita*a a áreas pré-esta*elecidas pe*o g*and* capital, prec*nizando a concentra*ão </line>
<line> de política*, *ens, se*v**os e lucros, a c**a*e d**xa de abarcar uma c*ncentração expon*n*ial </line>
</par>
<par>
<line> *e </line>
<line> at*a*ivos *urísticos, bens e ser*i*os, pr*du*ind* exclusão *omo efeito. A*rativos fo*a do </line>
</par>
<par>
<line> perímetro que c*nte*pla Centro * zona su* do Rio não fig*ram n* c*rta turística p*blic*. </line>
<line> A pesquisa diagnosticou qu* o *oder público do Ri* de Janeiro, em subs*rviênc*a ao </line>
</par>
<par>
<line> gran** **pi*al, </line>
<line> pro**ve tr*tament* discrimina*ório aos seus mu*íc*p*s. Todo* cont*i*uem </line>
</par>
<par>
<line> par* os cofr*s *úblico*, mas as po*ít*cas p*bl*cas volt*das ao t*rismo são fe*tas para pou**s. </line>
</par>
<par>
<line> * rend* da </line>
<line> classe trab*lh*d*ra, ma*oria p**ulacional, * precári* e i*suficiente p*r* go*o * </line>
</par>
<par>
<line> dos atr*tivo* de *urismo en*retenimento **e***dos pe*o poder p*b***o. Se um morador * </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> Paciência, zo*a oeste da cida*e, qui*er </line>
<line> usu*ruir de *m </line>
<line> di a </line>
<line> de pr*i* e *use*, a*ém </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> **stância, *erá *e enfrentar a </line>
<line> p**cariedad* do transporte público, </line>
<line> além do long* tempo </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> viagem. Aos que </line>
<line> concent*a* renda, </line>
<line> atrativos </line>
<line> turíst*co* </line>
<line> *úblicos; inte*n*t gratuita nas ruas; </line>
</par>
<par>
<line> vias públicas pavimentadas e conservaç*o diária; mai*r *ontingente **eracio*al da* f**ças de </line>
<line> segurança; a*sociaç*es de morado*e* com *eso nos p*oc*ssos decisórios *a ci*a**; i*enç*** </line>
<line> *iscais; multim*d*is de transporte* expressos e func*on*is. Par* a *aioria populaci*nal, com </line>
<line> perfi* de **uca ou nenhuma ren*a, sobra o aban*ono de atrati*os públicos; vio*ação de </line>
</par>
<par>
<line> direitos *umanos; </line>
<line> pavim*ntaç*o *eteri*rada, imers*o em esgoto e lama; c*ntingente </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> R**. FS*, Tere*ina, v. 19, n. 7, art. 7, p. 1*5-138, jul. 2022 </line>
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<line> So*iedade *lternativa - Uma Cidade, Dua* Realidade*: O T*rismo e as Políti*as Pú*licas </line>
<line> 131 </line>
</par>
<par>
<line> segurança incom*a*ív** *om o qua*tita*ivo populacional; a*so*iações e mor*d*res excluídos </line>
<line> dos process*s decisór*os; **an*p*rte precário, ex*o*iç*o * toda sorte de barbáries. </line>
<line> O processo d* desiguald*de socia* *o Rio de Jane*ro f*i acel*rado p*la realização dos </line>
</par>
<par>
<line> grandes </line>
<line> *ventos. * an*lise evidencia alt*rações no ordena*ento jurídico </line>
<line> brasileir*. As </line>
</par>
<par>
<line> autoridades brasileiras *e </line>
<line> *ostraram subservi*n*es *s </line>
<line> exce*tricidades, </line>
<line> viés oportun*stas </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> comerciais d* V*tica*o, *IFA, Comitê Olí*pico Int*rnacio*al esp*c*lação imobili*ri*. O * </line>
</par>
<par>
<line> pode* público </line>
<line> passou </line>
<line> *omo </line>
<line> *m rolo compr*ssor po* c*ma de pr*mi*sa* básicas, co*o </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> direi*o * c*dade * os di*eitos *uman*s. Em face dos gra*des e*ent*s, foi pos*íve* verif*car </line>
</par>
<par>
<line> r*moç**s arbitrár*a* em áreas populacionais *e baixa renda; </line>
<line> **crudesci*ento da vio*ên*ia </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> aumento de \*u*os </line>
<line> de *esi*tência\; violaç*o do direit* d* ir e vi*; cre**ent* encarceramento </line>
</par>
<par>
<line> ilegal e p**ferencia*m*nt* de </line>
<line> jovens ne*ros, </line>
<line> como Raf*el *r**a; viol*ção d* direito </line>
</par>
<par>
<line> const*tucional de liberdade </line>
<line> de </line>
<line> ex*ressão, c*m </line>
<line> policiais </line>
<line> inclusive \filtrando\ * con*eúdo </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> cartazes n*s imed**çõe* *os eventos; processo de higien*zaçã* social, com sequentes </line>
</par>
<par>
<line> d*s*parecimen*os </line>
<line> de *am*lias </line>
<line> em s*t*ação de rua *pó* abor*agem *o **der pú**ico; </line>
</par>
<par>
<line> estagnação do tr*bal*o informal, com a*bulantes tendo de par*lisar suas ativida*es por não </line>
<line> t*rem a*tor*zaçã* dos órgã*s estr*nge*ros *ara trabalha*em em **a pró*ria *erra nata*. </line>
<line> 5 CO**IDERAÇÕES FINAIS </line>
</par>
<par>
<line> A pre*ente pesqu*sa a*mejou </line>
<line> *ova* i*te*pretações e *ossibilid*des ac*rca do* </line>
</par>
<par>
<line> processos sociais ab*rda*os, relacionando-os com cu*tu*a e hi*tó*ia. O mat*rial e*pre*ad* *a </line>
</par>
<par>
<line> análise fez referência à* temát*c*s *ociais apli*adas ao turismo e </line>
<line> às *olíticas *úblicas, </line>
</par>
<par>
<line> po*endo s** defin*do co*o fonte p*ra *uturas i*vesti*aç***, amplia*do ain*a mais os deb*tes </line>
<line> acerca do papel da *tivid*de turístic* no contexto *ocial. </line>
</par>
<par>
<line> Os resultados </line>
<line> obtidos a*rav*s da pesquisa, com* gentrific*ção, discri*inação </line>
</par>
<par>
<line> socio*conômica, obst*culi*ação de b*ns e serviços, </line>
<line> alteraç*es d* ordenam*nto jurídico, </line>
</par>
<par>
<line> higienização social, ex*lusão das </line>
<line> camadas pop**ar*s </line>
<line> d*s pro*essos decisórios, reforçam </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> ape*o para q*e * atividade *urística seja cada vez mai* d*batida e formulada a partir da cr*tic* </line>
<line> soc*al, por e*tar inseri*a num co*text* *rbano, e não em um ce*ário à p*rte, isola*o. A cidade </line>
</par>
<par>
<line> *o * i o </line>
<line> ** Janeir* *ba*ca co*plexida*es históricas, como a di*c*iminaç*o geográfica. Nesse </line>
</par>
<par>
<line> *entido, o trabalho propõe </line>
<line> novos *eb*tes acerca </line>
<line> do perímetro urban*, e sugere pesqu*sas </line>
</par>
<par>
<line> sobre em*nc*pação *omo subterfúgio para obrig*tori*dad* de o*har do poder *úblico para </line>
<line> áreas esquecidas, alé* de red*finiç*es zona*s *entr* da cidade. </line>
<line> Rev. FSA, *ere**na, v. *9, n. 7, a*t. 7, p. 115-138, j*l. 2*22 w*w4.fsanet.com.br/re*ista </line>
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