Os Impactos Pós-Combinação de Negócios na Rentabilidade das Empresas Brasileiras / The Proftability Impacts of Post Business Combination in Brazilian Companies

Isaac Pacheco Silva, Suliani Rover

Resumo


Em busca de cenários de hegemonia, a Combinação de Negócios tem se demonstrado um interessante método para se posicionar no mercado. O objetivo deste estudo foi verificar possíveis impactos das Combinações de Negócios na rentabilidade de empresas de capital aberto. Para isso, foram analisadas 289 empresas listadas na B3, a fim de observar a realização de operações de Combinações de Negócios e o comportamento de suas rentabilidades em um período pós-aquisição. A pesquisa compreendeu desde o período de vigência do CPC 15 (R1), 2010, até o ano de 2017. A pesquisa classifica-se como descritiva e, em relação à abordagem do problema, é considerada qualitativa e quantitativa. Foram identificadas 386 Combinações de Negócios durante o período analisado. Os resultados obtidos por meio de regressão em painel apontaram que, em um primeiro momento, a Combinação de Negócios impacta negativamente na rentabilidade das empresas. Os resultados também demonstram que o goodwill reconhecido nas Combinações de Negócios impacta de forma positiva, embora minimamente, a rentabilidade das empresas em um período pós-aquisição.

 

Palavras-chave: Combinação de Negócios. Rentabilidade. Método Aquisição. Contabilidade Financeira. Goodwill.

 

 

ABSTRACT

 

In search of hegemony scenarios, Business Combination has been an interesting method for market placement. The objective of this study was to verify possible impacts of business combinations in the proftability of publicly traded companies. 289 companies listed on B3 was selected to observe Business Combination operations and the behavior of their rentability in a period post-acquisition. The survey comprehended the period of validity of CPC 15 (R1), 2010, until the year 2017. The research is classified as descriptive and in relation to a problem approach is considered qualitative and quantitative. 386 Business Combinations were identified during the analyzed period. The results obtained through Panel Regression point out that, in a first moment, the Business Combination negatively impacts the profitability of the companies. The findings also show that the goodwill recognized in Business Combination has a positive impact, although minimally, on the companies profitability in a post-acquisition period.

 

Keywords: Business Combinations. Profitability. Acquisition Method. Financial Accounting. Goodwill.

 

 

 


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DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2022.19.10.5

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