<document>
<page>
<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.fsanet.com.*r/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*i*a, *. *9, n. 10, art. 11, p. 212-23*, o*t. 2*22
</line>
<line>
ISSN Impress*: 1806-6356 *SSN El*trônico: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.12819/2*22.19.10.*1
</line>
</par><par>
<line>
Relato Integrado e Pensamento *n*egrado na* Es*atais **taduais Brasi**iras
</line>
<line>
Integr*ted Reporti*g and *n*egrated T*inking in Bra**lian *tate-Owne* Com*anies
</line>
</par><par>
<line>
*i*iane Ga*vão
</line>
<line>
Bacharel em Ciên*ia* Contábeis pela ***versidad* Estadual de Pon*a Grossa
</line>
<line>
E-*ail: liliane*alvao@yahoo.com.b*
</line>
<line>
Fr*nciele Machado *e Souza
</line>
<line>
Do*to*a em Cont**ilidad* pe*o Programa d* P**-Graduaç*o em Contabilida*e *a Univers*dade Federa* do Paraná
</line>
<line>
Profess*ra A*junta do Depa*tam*nt* de Co*tabilida*e d* U*iversida*e Es*adual de Ponta *rossa
</line>
<line>
E-mail: fmsouza@uepg.br
</line>
<line>
Ali*on Martins Meur*r
</line>
<line>
*o*t*r e* Cont*bil**ade pelo Program* d* Pós-G*aduação em *ontabil**a*e da Universidade Feder*l do Pa*a*á
</line>
<line>
Profess** A*jun*o da Univ*rsidade Fe**ral do Pa*aná
</line>
<line>
E-ma*l: alisonm*eure*@gmail.com
</line>
<line>
*osaly Ma*hado
</line>
<line>
D*utora em A**inistraç*o pela Univers*dad* P*sitivo
</line>
<line>
Professora A*j*nta do D*partam**to de C*ntabilidade da Unive*sidad* *stadual de Ponta Grossa
</line>
<line>
E-*ail: rosa*ymachado@uepg.br
</line>
</par><par>
<line>
Endereç*: Lilia*e *alvão
</line>
<line>
Edi*or-Chefe: D*. Ton*y *erl*y de Alencar
</line>
</par><par>
<line>
P*aça Santos Andrade, 01 - *entro, CEP: *401*-3*0,
</line>
<line>
Rodr*gues
</line>
</par><par>
<line>
Ponta Grossa/PR, *rasil.
</line>
</par><par>
<line>
Ende*eç*: *rancie*e Mach*do de S*u*a
</line>
<line>
Art*go recebido em 02/0*/202*. Última
</line>
<line>
versão
</line>
</par><par>
<line>
P*aça Santos Andra*e, ** - Ce*tro, CEP: 84*10-330,
</line>
<line>
receb*da e* 21/06/2022. Ap*ovado em 22/*6/2022.
</line>
</par><par>
<line>
Ponta Grossa/PR, Brasil.
</line>
</par><par>
<line>
*nd*re*o: Alison Martins Meurer
</line>
<line>
Aval*ado pe*o si*tema Triple Review: Desk Re*iew a)
</line>
</par><par>
<line>
Av. Pre*eit* Lothário *eissner, 632 - primeiro andar,
</line>
<line>
pe*o Editor-C**fe; e b) Double Blind Review
</line>
</par><par>
<line>
Jard*m **tâ*ico, CEP: 8**10-1*0, C*r**iba/PR, Bra*il.
</line>
<line>
(ava*iação ce*a por dois av*l*adores *a área).
</line>
</par><par>
<line>
Endereço: Rosaly Ma*h*d*
</line>
</par><par>
<line>
Praça Santo* Andrade, 01 - Cent*o, **P: *4**0-330,
</line>
<line>
Revisão: *ramatical, Normat*va
</line>
<line>
* de Fo*matação
</line>
</par><par>
</page><line>
*onta Gros*a/PR, Bra*il.
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Relato Integrado e Pensamento Inte**ado nas Estatai* Estaduais Brasileiras
</line>
<line>
2*3
</line>
</par><par>
<line>
*ESUMO
</line>
</par><par>
<line>
O p*esente ar*i*o *eve como objetivo analisar co*o o pensa*e*to integrado foi evi*enciad*
</line>
<line>
n*s relatos integrados das *sta*ais estadu*is *rasileira*, no período *e 2015 a *0*9. A **ost*a
</line>
<line>
*o* *ompost* por *0 **pre*as c*n*rola*as pe*os estados *r**ileiro*, total*zando 4* *e*atos
</line>
</par><par>
<line>
integ*ados (RI). Para a coleta de ev*dências, fez-se uso da análise de con*eúdo e
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
procedimento metod*lógico adotado foi a análise docu*ental *os RI do período espec*ficado
</line>
</par><par>
<line>
pa*a pe*quisa. *t*lizo*-se o Índice de Pensamen** Int*grado (IPI) c*mposto por ci*co a
</line>
<line>
dimensões, sendo analisados os ele**ntos que necessit*vam ser incorporado* aos re*atórios
</line>
</par><par>
<line>
de RI bem c*mo a correlação
</line>
<line>
entre tais ele*entos. O* dad*s foram analisados de f*rma
</line>
</par><par>
<line>
des*ritiva e po* meio da cor*elaç*o de S*earma*. Os resultados indicar*m que o RI no setor
</line>
</par><par>
<line>
pú*li*o ainda está e* fase inicial de divu*gação,
</line>
<line>
bem co*o foi
</line>
<line>
observad* uma baixa
</line>
</par><par>
<line>
freq*ência
</line>
<line>
das
</line>
<line>
variávei*
</line>
<line>
*ue evidencia*am o pensamen*o integrado no conteú*o *os rel*t*s
</line>
</par><par>
<line>
integrados pesquis*dos. A maio* evidenciação foi *a di*e**ão Governança E*icaz, q*e
</line>
<line>
demonst*ou um fo*te compromisso com que*tõ*s *tic*s e de sust*ntabilidade. Por *ut*o lad*,
</line>
<line>
o menor índi*e e*cont*ado foi n* di*ensão Conectiv**ade. Nas a**lises da corre*a*ão, o foco
</line>
</par><par>
<line>
ex*ern* in**cou uma forte
</line>
<line>
cor*e*ação com a governança efi*az e planeja*ento
</line>
<line>
integra*o,
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
uma fr*ca correla*ão *om a *omuni*ação
</line>
<line>
integra*a. A gov*rnança eficaz, por s*a
</line>
<line>
vez,
</line>
</par><par>
<line>
*pr*sen*ou uma forte *orrela*ão co* o *lanejament* i*te*r*do. Os *chados ap*ntaram pa*a a
</line>
<line>
nece*sidade de *aximizar o volume de in*ormações a*erca do p*nsamento integrado no* *Is.
</line>
<line>
Palavras-*have: Rel*to Integrado. Pensamento Integrado. *statais Es*aduai* *ra*ileiras.
</line>
<line>
ABSTR*CT
</line>
<line>
This ***icle a*med to an*lyze how integrat*d thi*k*ng was e*i*en*ed i* the i*t*grated reports
</line>
<line>
of Brazilian sta*e-owned compan**s, from 2015 to 201*. The sample c*nsi*ted of **
</line>
<line>
c*mpanies co*trolled b* Brazilian stat*s, t*taling 42 integrated repo*ts (I*). For the *ollection
</line>
</par><par>
<line>
o*
</line>
<line>
evidence, c**tent
</line>
<line>
an*lysis wa* used a*d the methodological
</line>
<line>
procedur* adopt** was the
</line>
</par><par>
<line>
docu*ent an*l***s *f *he IR *f *he per*od specifie* for *he **search. The *ntegrated Thinking
</line>
<line>
Index (ITI) c*mp*se* of five dimensions was used, a*alyzing the *lements that needed t* b*
</line>
<line>
in*orp*rated into *he *R re*o**s, as well as the *o*relation between su*h elements. Data were
</line>
<line>
*na*y*ed desc*ipt*vely and u**ng *p*arman's cor*e*ation. The results *ndi***** that IR *n the
</line>
</par><par>
<line>
public sector is s*ill
</line>
<line>
in the initial phase of disseminat**n, as well
</line>
<line>
as * *o* freque*cy
</line>
<line>
of
</line>
</par><par>
<line>
var*ab*es t*a* *viden*e* integr**ed thinkin* in the content of the i*tegrated r**or*s *ese*rched.
</line>
</par><par>
<line>
The greates* disclosu*e was *n the Effect**e Governanc* dimension, w*ich
</line>
<line>
demons*rat*d
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
*t*on*
</line>
<line>
commitment to
</line>
<line>
e**i*al and sustain*b**ity iss*es. On *he o*her han*, the l**e*t index
</line>
</par><par>
<line>
fou** was in **e Connectivity dime*sion. In
</line>
<line>
*or*elation
</line>
<line>
a*alyses, externa* focus indi*ated
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
stron* c*rr*lat*on with e*fect*ve governanc* *n* *ntegra*ed planning, and a w*ak cor*ela*ion
</line>
<line>
with in*egrat*d *om**nica*ion. Effective govern*nce, *n turn, showed a *t*ong *orre**tion
</line>
</par><par>
<line>
with i*tegra**d pla**ing. The f*n*in*s *ointed to the need to *aximize the volu** o*
</line>
</par><par>
<line>
info*ma*ion *bo*t integrate* th*nk*ng in I*s.
</line>
</par><par>
<line>
Ke***rds: Inte*rated Repo*tin*. Integrated Thinking. Brazilian State Compani*s.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. *SA, Teresina PI, v. 19, n. 10, art. 11, p. *12-234, out. 2022
</line>
<line>
www4.fs*net.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
L. Ga*vão, F. M. So*za, A. M. Meurer, R. Mach*do
</line>
<line>
**4
</line>
</par><par>
<line>
1 INTR*D*ÇÃO
</line>
</par><par>
<line>
O p*ríodo p*s anos 20*0 f*i *a*cado *elo cres*ime*t* expo*encial
</line>
<line>
do número
</line>
<line>
*e
</line>
</par><par>
<line>
empresas que *ompa**ilha* *e*alh** sobre i*i*iativa* sustentáveis em *eu* rel*tó*ios
</line>
</par><par>
<line>
f*na*ceiros e sociais divulgados ao p*bli** e* geral (CAIADO et *l.,
</line>
<line>
*015; BIOND*;
</line>
</par><par>
<line>
*RACCI, 2018; MONTE*INOS & BRUSCA, *019). As informaç**s conti*as *a*
</line>
<line>
demo*straçõ*s a*u*is trad*cionais, em sua mai*ria, de n**ureza f**ance*ra, mostrar*m-*e
</line>
</par><par>
<line>
insufi*ientes par* atender
</line>
<line>
à*
</line>
<line>
ne*essidade* dos dife*ente* g*u*os de int*resse, e os r*lató*ios
</line>
</par><par>
<line>
sobre responsabilidade s*cial, govern*nç* cor*ora*iva e sust*ntabi*idad* surgiram como
</line>
<line>
um
</line>
</par><par>
<line>
complemento fund*m*ntal aos rela*órios financeir*s (MONT**INOS; *RUSCA, 2019;
</line>
<line>
COHE*; KAR*TZIMA*, *015).
</line>
<line>
O Relato Integ*ado (*I) é um do* *xemplos mai* bem-sucedi*os de relatóri* q*e
</line>
<line>
reúne esse *ipo *e **formaçã* alternativa, abra*gendo tant* os as*ec*os f*nanceiros co*o nã*
</line>
<line>
*ina*ceiros e que se f*ndamen*a em u* pensa*e**o holístico que envolve diferentes esfera*
</line>
</par><par>
<line>
da organi*ação (CIP*A, 201*; GUTHRIE
</line>
<line>
e* a*., 201*; MONTECAL*O et al., 2*18;
</line>
</par><par>
<line>
*IOND*; *RAC*I, 2018).
</line>
</par><par>
<line>
Seu ob*etiv* pr**cipal * c*mbinar as *nf*rmações mais relevantes, por vezes relatadas
</line>
</par><par>
<line>
** s*gmentos d* r*lató*ios separados,
</line>
<line>
em um *odo focaliza*o, coe*e*te, p**a *ostrar
</line>
<line>
as
</line>
</par><par>
<line>
conex**s e *ornecer
</line>
<line>
u** p*rs*e*tiva de
</line>
<line>
l*ngo *r*zo. A*ém di*so, envol*e e rec*nhece
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
papel das part*s interessada*, como fun*ionários, soc*edade mai* ampla e o *eio amb**nte no
</line>
<line>
escopo da *ria*ão de valor (*IPFA, 2016; TIRADO-*ALENCIA et a*., 2019; F**NETI et
</line>
<line>
al., 2019).
</line>
</par><par>
<line>
A iniciativa de RI foi
</line>
<line>
proposta pelo Cons**ho In*ern*cio*al de Relatórios Integrados
</line>
</par><par>
<line>
(*IRC), em *esposta às demandas do governo e par* per*it*r qu* o pú*lico e os *nvestidores
</line>
<line>
ava**asse* ** inform*ções finance**as * não finance*ras em conju*to, de forma comp*eensível
</line>
<line>
e conc*sa em um úni*o doc*mento (KRZUS, 20*1; ABEYSEK*RA, 2*13; DE VILLIE*S et
</line>
<line>
al., 2014; *IMA, 2016). Para Mo*tesinos * Bru*ca (2019), esse formato *e relat*ri* *oi *ma
</line>
<line>
ferr*me*ta útil para a *res*ação de contas em um* *erspectiva que exce*eu * quadro
</line>
<line>
estritamente fi*ancei*o, cobrin*o á*eas como socia* ou *mbiental de maneira mais detalh*da.
</line>
</par><par>
<line>
Nes*e se*t*do, ta**o empr*s*s p*ivadas quan**
</line>
<line>
empresas do setor púb*ic* publicaram
</line>
</par><par>
<line>
em seus re*a*órios informações
</line>
<line>
qu**i*a*ivas e
</line>
<line>
qua**itati*as sobre até qu* po*to elas
</line>
</par><par>
<line>
c*nseguiram *elho*ar sua eficácia e eficiência econômica, ambiental e soc*al,
</line>
<line>
*o per*odo
</line>
</par><par>
</page><line>
co*e*to pelo r*la*ório, bem como a for*a de int**ração desses asp*c*os em u* sistema de
</line>
<line>
ge*tão da sust*ntabi*idade (MI*, 2020).
</line>
<line>
Rev. FSA, Teres*na, v. *9, *.10, *rt. 11, p. 212-23*, o*t. 2022 ww*4.fsanet.com.br/revist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Relato Integrado e Pens*me*to I*te*rado nas Es*atais Est*duai* Brasileiras
</line>
<line>
215
</line>
</par><par>
<line>
Para *uth*ie et al. (2017), o RI aju*ou *s empresa* a p*nsarem holisticamente so*re
</line>
<line>
sua* estratégias e planos, além de promo*er um melhor ge*e*ci*mento dos princi*ai* riscos, a
</line>
</par><par>
<line>
f*m
</line>
<line>
d* aumentar a con*ianç* *o*
</line>
<line>
*nvestidores e das partes in*eressadas, e mel*orar
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
desempenho futuro. Gesto*es,
</line>
<line>
*rincipa*mente, do setor público,
</line>
<line>
procurar*m ferra*ent*s
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
estr**ura*
</line>
<line>
para aju*á-*os a dem*ns*rar * alocação e*icaz de *e*ur*os e *ua responsabili*ade,
</line>
</par><par>
<line>
com intuito *e garantir que todas o
</line>
<line>
as pa*t*s in*eressa*as e*tend*ssem com* a organi*a*ão
</line>
</par><par>
<line>
criou valor no curto, médio e lo*go *r*zo (C*PFA, 2016).
</line>
<line>
Alinha*os a esse pens*me*t*, Fe*g et *l. (20**) e G*lbcke et a*. (201*) exploraram o
</line>
</par><par>
<line>
us o
</line>
<line>
do *I como
</line>
<line>
uma ferramenta pa** promover * pensamento in*egr*** (PI). Para o
</line>
</par><par>
<line>
*nt*rnational Integra*ed Repo*ting Counc*l - II*C (20*3), o *bjetiv* prin*ipal do PI
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
promov*r, no escopo da gestão *
</line>
<line>
do cons*lho di*etivo, a identificaçã* e a compreensão de
</line>
</par><par>
<line>
todos os fa*ores
</line>
<line>
impo*tantes que influe*ciam o modelo *e
</line>
<line>
ne*óci*s e, a*sim, ajudar * *erar
</line>
</par><par>
<line>
estratég*as que garantam que as em*resas crie* *alo* ao longo *o tempo.
</line>
<line>
O In*er*ationa* Integr*ted Reporting Counc*l - IIRC (2013) prom*veu o R* p**a t*das
</line>
</par><par>
<line>
*s org**izações, incluin*o o s**or público e as
</line>
<line>
empresas estatais (MON*ECALVO
</line>
<line>
et al.,
</line>
</par><par>
<line>
2018). Ao *ontrário da* entidades *rivadas,
</line>
<line>
as do *e*or públic* têm a **refa d* f*rnece*
</line>
</par><par>
<line>
serviços de alta qualid*d* d* ***eira *conômica, social
</line>
<line>
e a*bienta*me*te sustentáveis
</line>
</par><par>
<line>
(CI*FA, 20*6). *lém
</line>
<line>
disso, são obrigadas a *re*tar cont*s
</line>
<line>
a** con*ribuintes, bem como à
</line>
</par><par>
<line>
soc*edad* e* geral (BIONDI; BRACCI, 2*18).
</line>
<line>
Ape*ar de*se enfoque e*p*cí**co ex*ste*te no setor público, a aplicação do conc*ito d*
</line>
</par><par>
<line>
PI no RI ainda *ão
</line>
<line>
foi *uficientemen** ex*lorada em term*s de investigaç*es
</line>
<line>
científicas
</line>
</par><par>
<line>
(COHEN; KARAT*IMAS, **15; GUTHRIE et al., 2017; TIRADO-V*L*NCI* et
</line>
<line>
a l .,
</line>
</par><par>
<line>
2*19). Segundo Cohen e Karat*imas (2015), *s cidadãos preferi**m
</line>
<line>
que as ati*idades
</line>
</par><par>
<line>
desenvolvidas em uma entidad*
</line>
<line>
do setor público fossem ap*esentadas
</line>
<line>
de forma conc*sa
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
compreensível.
</line>
</par><par>
<line>
Gut*rie et *l. (2017) verifi*a*a* **e a c*nso*idação d* PI ocorreu, principalmente,
</line>
<line>
pelo engajamento de e*ui*es multidisciplinare*. As *mplicações da pesquisa apon**ram que *
</line>
<line>
***r*enaçã* d*s eq*ipes bem como * *nvolvime*to ativ* dos ges*or*s são aspectos *ue
</line>
<line>
aprimoram a conectiv*dade d* in*ormação. Já Tirad*-Valenci* e* al. (201*) sugeriram que o*
</line>
</par><par>
<line>
processos internos devem ser mais
</line>
<line>
be* coor*enad*s e que *eve *aver um maio*
</line>
</par><par>
<line>
envolvi*en*o dos gestores com as*ectos não financeiros, a f*m de **rimorar a co*ect*vida*e
</line>
<line>
d* i*f*rma*ã*.
</line>
<line>
Nesse contex*o, torna-se opo**uno co*pre**der como o PI *em sido ap*icado no RI de
</line>
</par><par>
<line>
or*anizaç*es est*tais, a fim de mapear element*s **e podem se* aprim*rados
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
</page><line>
R*v. FSA, *e*esina PI, v. 19, n. 10, art. 11, p. 212-23*, ou*. **22 www4.fsanet.com.br/*evista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
L. Galvão, F. M. So*z*, A. M. Meure*, R. Macha*o
</line>
<line>
216
</line>
</par><par>
<line>
i*p**me*tados ne*sas inf*rmações que s*o dis***ibiliz*das sociedade. Cons*derando *
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
exposto,
</line>
<line>
a pesq*isa bu*c** responder ao seg*inte q*e*tionamento: com*
</line>
<line>
o pensa*ento
</line>
</par><par>
<line>
inte*rado é evidenciad* nos relatos integrados
</line>
<line>
das *statais estaduais
</line>
<line>
brasile*ras?
</line>
<line>
Desse
</line>
</par><par>
<line>
cenár*o, origi*ou-se o o*jet*vo geral que co*sist*u *m analis*r como o pensamento in*e*rado
</line>
</par><par>
<line>
fo* evid*nc*ado nos relatos i*tegrados das estat*is
</line>
<line>
est*duais br*si*eiras compreendidos n*
</line>
</par><par>
<line>
período *e 201* 2*19. O enfo*ue em e*pre*as estatais brasileir*s *e d*ve a
</line>
<line>
ao fat* de qu*
</line>
</par><par>
<line>
essas *rganizações são obrigad*s p*r lei a divul*a* anua*mente
</line>
<line>
o *I o* rel*tório
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
sustentab*lidade, conforme B*asil, Lei 13.303/*016 (FAVATO et al., 2*20).
</line>
<line>
Tendo em vis*a * escassez de est*dos em organ*zaç*es do setor *úbli** (COHEN;
</line>
<line>
KARATZIMAS, 2015; GU*HRIE et al., 2*17; MON**CALV* et al., 2018; BION*I;
</line>
<line>
BRACCI, 2018; T*RADO-VALENCIA et al., 2019), este trab*lho demonstrou *omo o PI foi
</line>
</par><par>
<line>
evidenciado, além de auxiliar os pr**iss**nais
</line>
<line>
a melhorarem seu e*ga**ment*,
</line>
</par><par>
<line>
responsabilidade, transparência e credibilidade perante a elabor*çã* d* RI.
</line>
<line>
2 *UNDAMENTAÇÃO *E*RICA
</line>
<line>
2.1 Re*ato *ntegrado (RI) e Pensamento Integra*o (PI)
</line>
<line>
O RI permite que os stakeho*ders e *n*e*tidores av*li*m as informações de *unho
</line>
</par><par>
<line>
financ**ro e não f*n*nceiro, e in*orpo** em
</line>
<line>
um único document* i*formações de todos os
</line>
</par><par>
<line>
pri*cip*is pilares da existência d* uma o*ganiza*ão, leva*do, assim, à compreensão de como
</line>
<line>
ela cria valor pela interação dos diver*os fluxos de seus ca*itais (C*HE*; KARAT*I**S,
</line>
<line>
2*15).
</line>
<line>
P*ra Abeysekera (2013), o RI surgiu com* prop*sta de elab*raç*o d* u*a
</line>
<line>
comunicação sumária sobre *omo * e*tr*tégi*, * go*ernança, o des*mpen**, o model* de
</line>
<line>
negóc*os * os sei* capitais (capital fina*c**ro, manufaturado, *nte*ectual, hum*no, social e de
</line>
<line>
relacionam*nt*) de*tro de seu ambiente ext*rno, condu*em à criaçã* de valor no curto, médio
</line>
<line>
e longo p*azo, b*scand*, com *sso, benefici** a todos o* env*lvidos com a or*anização
</line>
</par><par>
<line>
(INTER*ATIONAL INTE*RATED R*PORTING **UNCIL,
</line>
<line>
201*; DE VILLIERS et al.,
</line>
</par><par>
</page><line>
201*; MACN*B, 2*1*; CIMA, *01*; TIRADO-VALENCIA e* al., 2019).
</line>
<line>
**gund* Tirado-**lencia et al. (201*), o q*adr* co*ceit*al d* IR f*i bem adap*ado
</line>
<line>
*o setor públic*, poi* as empresas es*at*is, geralmente, o*eram em co*dições de mer*a*o. No
</line>
<line>
entanto, ao *ontrário das entid*des pr*vadas, as organi*ações do setor públi** têm obr*gaçõ**
</line>
<line>
inerentes * pres*açã* de con*as com a pop*laç*o em *eral (BIONDI; BRACCI, 2*1*). Nes*e
</line>
<line>
Re*. *SA, Te*es*na, v. *9, n.10, art. 11, *. 212-*34, out. **22 www*.fsanet.com.b*/revis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Rel*t* *ntegrado e Pensa***to In*egrado na* *statais Es*aduais Brasileira*
</line>
<line>
217
</line>
</par><par>
<line>
se*ti*o, * época d* p**posição d* RI, espera*a-se que as o*ganizações do setor público
</line>
<line>
*ossem *ais trans**rente* e a*mentassem sua pres*ação *e con*as, reportand* in*ormações de
</line>
<line>
desem*enho financeiro e **o financeiro (ARGEN*O et al., 20*9).
</line>
<line>
No Br*sil, a publ*cação dessas in*ormações deixo* *e ter caráter v*lunt*r** par* a*
</line>
<line>
e**res*s do ***or público, a part*r da promulgação da Lei n* *3.303, em 2016, a ch*mada lei
</line>
<line>
das e*tatais (BR*SIL, 201*). Esse dispos*tivo legal estabeleceu u*a série de mec**ismos de
</line>
</par><par>
<line>
transparênci* e governança a serem
</line>
<line>
obse*vad** pelas e*presas governament*is (Instituto de
</line>
</par><par>
<line>
Pesquis* Econômica Apli*ada, *019). Com *sso, em seu artig* 8*, * lei previu, d*ntre outras
</line>
<line>
obrigaçõ*s, a divulgação anual de relatório integrado ou de *u*tentabilidade, * fim de que as
</line>
</par><par>
<line>
e**r*sa*
</line>
<line>
públ**as e as sociedades de e*on*mia mista divulgassem o re*ulta*o de suas
</line>
</par><par>
<line>
ati*idades *e *orma mais transparente possí*el (*RASIL, 2016).
</line>
<line>
Va*e r*s*altar que, *o fim do ano de **18, o go**r*o brasileiro, *or meio do Tribunal
</line>
<line>
de Con*a* da U*ião (TC*), *ditou a Diretriz Normativa (DN) T*U 17* (BRASI*, 2018), *ue
</line>
<line>
est**d*u a preparação e apresentação de relat*r*o integra*o para *o*os os órg*o* e entidad*s
</line>
<line>
da adminis*ração dir*ta e indir*ta (GARCIA et al., 2019).
</line>
<line>
A e*olu*** *os relat*s corporativ*s de*an*ou concisão, transpar*ncia e **mpletude
</line>
<line>
das informações qu* levaram ao PI para eviden**ar a cri*ção de v**o* (A*VES et al., 2017).
</line>
</par><par>
<line>
*ara Gelb*ke et a*. (2*18), * P* foi cons**erado como um
</line>
<line>
pr*du*o do RI e
</line>
<line>
d*finido pelo
</line>
</par><par>
<line>
International I*teg*ated R*p*rt*ng Council (2013, p. *) "c*mo a consid*ração ativa d**a por
</line>
<line>
um* organiz***o aos relacio*a**nto* *ntr* suas diversas un*da*es operacio*ais e funciona*s,
</line>
<line>
bem como os capitais util**ados ou *f*tad*s p*la organização".
</line>
<line>
Portanto, o eq*ilíbrio entre os diferentes tip*s *e capitai* - bem como o a*inhamento
</line>
<line>
ent*e as diferen**s áreas organiz*cionais perante * to*ada d* decisão - figurou como
</line>
<line>
element* c*ntral do pensamento integrado, sendo u*a vari*vel capaz de in*e**erir na criaçã*
</line>
<line>
de *alor d* *n*idade (BER*SANI, 201*).
</line>
<line>
2.2 Corrent*s Teóri**s Ad*t*das como Lent* de A*ál*se do Relato Integr**o (RI)
</line>
<line>
Diferentes le*tes teóricas têm *ido aplicada* para ex*li*ar o Relato I*tegr*do nas
</line>
<line>
organizaç*es. *or exemplo, a Teoria da Legiti*idade f*i utilizada para explicar a divulgação
</line>
</par><par>
<line>
volun*ár*a d* informações sociais bem como ambientais p*las empres*s (ZANCH** et
</line>
<line>
a l .,
</line>
</par><par>
<line>
2017). Para Suchmann (19*5), o *erenciamento *a *egit*mi*ade foi in*imamen*e ligado ao
</line>
</par><par>
<line>
di*l*go entre a **pres* e seu públi*o-alvo, ou se*a, * busca
</line>
<line>
*ela
</line>
<line>
*provação organi*acional
</line>
</par><par>
<line>
in*luencia a fo*ma e *onteúdo da o
</line>
<line>
evidenciação
</line>
<line>
social, em que a *mpr*sa almeja que seu
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina PI, v. 19, n. 10, a*t. 11, p. 212-2*4, *ut. 2022
</line>
<line>
w*w*.fsanet.c*m.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
L. *alvão, F. M. So**a, A. M. Meur*r, *. Mach*do
</line>
<line>
218
</line>
</par><par>
<line>
sistem* de valores es*ivesse e* conformidade com a sistema*ização social à qu*l pe*te*cesse
</line>
<line>
(BEUREN et al., 20*3). Para A*ch*l e* al. (*009), por exemplo, a Teoria da Le*i*im*dade é
</line>
</par><par>
<line>
ut*lizada na contabilida*e pa*a co*p*eender as mot*va*ões das e*presas * *e engaja*e*
</line>
<line>
na
</line>
</par><par>
<line>
divulgaç*o voluntária social e **biental.
</line>
</par><par>
<line>
Nes*a perspectiva, *euren *t al. (*013) advogaram que, evidenc*a*do inf*rma*ões
</line>
</par><par>
<line>
compulsór*as e/*u voluntária* sobre **u re*a***name*to
</line>
<line>
c*m * meio *mbiente e social,
</line>
<line>
a*
</line>
</par><par>
<line>
organ*zações buscam legitimar-se no seu ambiente o*, entã*, ma*terem seu funda*ento já
</line>
</par><par>
<line>
*econhe*ido *el* sociedade. Essas div*lgaçõ*s buscam
</line>
<line>
obter sintonia entre as
</line>
<line>
ativid*des
</line>
</par><par>
<line>
desenvolvidas pela empres*,
</line>
<line>
assi* *omo as
</line>
<line>
expectativas que a socie*ade teria em relação
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
elas, baseada no sistema de cre*ças e valores v*gente* (ZAN*HET e* *l., 2*17).
</line>
<line>
N* *etor púb*ico, esse c*mportamento não é diferente. A Teoria da Legitimidade
</line>
</par><par>
<line>
exp*ica que as emp**sas c*nstroem confi*nça e credibilidade ao
</line>
<line>
divulgare* infor**ções,
</line>
</par><par>
<line>
torna*do su*s ativ**ades *onhecidas
</line>
<line>
pelos st*keholders e s*ndo mais transparentes
</line>
</par><par>
<line>
(DEEGA* ** al., 2002). Assi*, * RI pode ser vislumbrado co*o *ma for*a operac*on*l de
</line>
<line>
pôr em prática um pro*esso de legitimação social.
</line>
</par><par>
<line>
Sob o e*foque de i*terd**endência organ*zacional, a Teoria dos Stakehold*rs foca
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
su* atenção na explica*ão das relações *ue * *mpresa mantém *om suas diferentes pa*tes
</line>
</par><par>
<line>
in*eres*adas (J*FFRE; SIMON, 2012), ou seja, a*r*sentou-se como uma teo*ia
</line>
<line>
das
</line>
</par><par>
<line>
organizações na qual
</line>
<line>
é p*op*sto um model* relaci*nal, interligando in*iv**uos, grupo*,
</line>
</par><par>
<line>
co*unidade, em*resa, i*stituições e o estado (BOAV*N*UR* et al., 2*09).
</line>
<line>
*ara Freeman (*010), esse enfoque p**mov*u *m sistema d* tom*da de decisã* que
</line>
</par><par>
<line>
considerou inter*sse*
</line>
<line>
diferentes e *entou *a*imizar o valor das par*es i*teressadas. Nesse
</line>
</par><par>
<line>
sentido, Boa*entu*a e* al. (2009) a*irmaram que *om essa teoria * or*ani*ação dispõ* de *m
</line>
</par><par>
<line>
*mpor*ante recurso para demonstra* co*o os *esto*e*
</line>
<line>
devem a*ir em relaçã* aos negóc*os,
</line>
</par><par>
<line>
disse*i*ando as inf**mações para
</line>
<line>
at*nder às expectativ*s de uma
</line>
<line>
amp*a ga** de usuários
</line>
</par><par>
<line>
interessado* (TIRADO-V**ENCIA et a*., 2*19). *o enten*i*ent* de Guthrie et al. (*017),
</line>
<line>
esse estudo foi de grande importân*ia n* setor público, pois os g***ore* públ*cos devem
</line>
<line>
demon*t*ar *os cidadãos a sustentabilidade de suas ações, *e*do o RI um meio para realizar
</line>
<line>
*al divulgaç*o.
</line>
<line>
Por *ua v*z, a Teoria da Agência expl*ca os c*nfli*os de int*resse* que podem s*rgi*
</line>
<line>
*ntre *m princ*p*l e *m *gente (*OCHA *t al., 2*12). Para Arruda et al. (200*), * teori* e*
</line>
</par><par>
<line>
questão foi a
</line>
<line>
*ase teór*ca que busco*
</line>
<line>
analisar
</line>
<line>
a* relações entre os partici*antes d* um
</line>
</par><par>
</page><line>
s*stema, em *ue pro*ri*dade (prin*ipal) e controle (*gente) são designados * pess*as dist*ntas,
</line>
<line>
o que pode r*sultar em conflitos de in*eresse **tre o* ind*víduos (MACHADO e* *l., 2016).
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina, v. 19, n.10, a*t. 11, p. 2*2-*34, out. 2022 www4.fsanet.c**.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Re*ato Integrado e Pensamento Integrado nas E*tatais Est**uais Brasilei*as
</line>
<line>
**9
</line>
</par><par>
<line>
Por sua vez, Roch* et al. (2012) afir*a*am *ue * *el*ção e*tre *rin*ipal e a*ente **o
</line>
<line>
se refer*a *pe*as à relação en*re *rop*ietário e ger*nte, mas também entre gere*te e acionis*as,
</line>
</par><par>
<line>
deb*nturistas, c*e*ores, cl*entes, governo, com*n*dade, entre outros. Ne*s *irza (19*1) e
</line>
<line>
consid*raram que * divu**açã* de *nfo*m**ões deveria mitig*r a assimetria de i*formações
</line>
<line>
en*re gest*res públic** e cidadãos. Desse ponto de v*sta, o *R vis*u redu*ir a a*simetria das
</line>
</par><par>
<line>
infor*a*ões e
</line>
<line>
promove* *aiores
</line>
<line>
nív*is *e divulgação *orp*r*tiv* *olunt*ria (TIRADO-
</line>
</par><par>
<line>
VALENCIA et al., 2019)
</line>
</par><par>
<line>
Pa*a Oliveira Ne*o et al. (*0*7), * Teoria da Agênc*a se **la*iona,
</line>
<line>
entre outros, com
</line>
</par><par>
<line>
governanç* corporativa, pol*tica de remuner**ão aos *gentes, deci*õe* sobre alocaçã* de
</line>
<line>
re*ursos d*ntro da empresa, c*or*enação por sub*nida**s, pr*ços, cust*s e compen*ação **r
</line>
</par><par>
<line>
in*entivos, formas *e incentivo fi**nceiro
</line>
<line>
e nã* financeiro, risco moral, estru*ura
</line>
</par><par>
<line>
or*an*zaci*nal, hierar*uia * estrutura d* poder.
</line>
</par><par>
<line>
Por fi*, sob a perspectiva *nstituc*onal, p*es**põe-se que as orga*iz**ões s*o
</line>
</par><par>
<line>
influenciad** por pressões *ormativas
</line>
<line>
do estado e *e outr*s organi*mos regulad*res,
</line>
</par><par>
<line>
procu*ando adap*ar suas estr*tura* e p*oced*mentos *s ex**cta*i*as *o context* soc*al em que
</line>
</par><par>
<line>
estã*
</line>
<line>
inseridas (OLIVEIRA et al.,
</line>
<line>
2013; ROSSETTO; R*SSET*O, 2005).
</line>
<line>
Nessa
</line>
</par><par>
<line>
perspectiva, as in*tit***ões
</line>
<line>
controla*iam e restringiriam o comportamento
</line>
<line>
organizacional,
</line>
</par><par>
<line>
estab*lecendo os l*mite* cult*r*is, *egais e morais *os quais as *rgani**ções d*vesse* oper*r
</line>
<line>
para garantir o sucesso (M*NTEC*LVO et al., **18; ALPERSTEDT et al., 20*6).
</line>
<line>
Par* Tirado-Val*nc*a et al. (2019), do ponto de *ista da Teori* Ins*ituc*onal, essas
</line>
<line>
inicia*i*as construíram maior *onsi*tência e res*onderam à ten**ncia atual das organizaçõ**
</line>
<line>
do s*tor públic* de a*eitar e s*guir norma*, tradições e in*l*ências *oc*ais vigentes. G*thr*e e*
</line>
<line>
a*. (20*7) afirmara* também, so* es*a ót*ca, que * RI *o* considerado como um mecanismo
</line>
<line>
que pr*mo**u mu*a*ças internas nas *rganizaç*es públ*cas.
</line>
</par><par>
<line>
Assim, pode-se afirmar que os diferentes a*tores empregaram e*sa
</line>
<line>
gama de teorias
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
fim de expl*c*r o R* e * PI de forma sist**ica *om * int*ito de compre*nde* suas mo**vações
</line>
<line>
* *o*sequências, não somente no escopo intraorganizacio**l, mas també* no co*texto s*cial
</line>
<line>
em geral.
</line>
<line>
2.* Estudos A*te*ior**
</line>
</par><par>
<line>
Pesquis*s sobre p**ticas de RI no âmbito
</line>
<line>
das orga*izações públicas *oram poucas
</line>
</par><par>
</page><line>
(DUMAY al., *016; *U*HRIE et a*., 2017; BIONDI; BRACCI, 2018; MONTE**L*O et
</line>
<line>
Re*. FSA, T**esina PI, v. *9, n. 10, *rt. 11, p. 212-234, ou*. **22 *ww4.fsa*et.*om.br/r*vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
L. Galvão, *. M. Sou**, A. M. Meure*, R. Machado
</line>
<line>
220
</line>
</par><par>
<line>
e* al., 2**8; TI*A*O-VA*ENCIA et al., 2019), e o conceito de PI p*opo*to *a i*iciati** d*
</line>
<line>
*I *ão foi suficient*mente examinado (*U*** e* a*., 2016; FA*NETI et *l., 2019).
</line>
<line>
Stubbs e Higg*ns (2014) inves*ig*ram se os mecanismos internos em*regados pelos
</line>
<line>
prime*ros adotantes d* R* na *ustrália est*mularam mecanism*s inovadore* de div*lgação e
</line>
</par><par>
<line>
c**stataram que
</line>
<line>
a* o*gani*açõ*s não apres**t*ram inovaçõ*s nesses me*ani*m*s, s*mente
</line>
</par><par>
<line>
mel**raram o* process*s a*teriormente *tilizad*s
</line>
<line>
na *lab*ração do* relatórios de
</line>
</par><par>
<line>
sustentab*lidade.
</line>
</par><par>
<line>
Coh*n e Karatzima* (20*5) reali*aram uma discu*são te*rica s*br* o R* no set*r
</line>
</par><par>
<line>
públic* * examina*am formas al*ernativas de relatório* in*egrados * relat*rios p*pul*res.
</line>
<line>
Os
</line>
</par><par>
<line>
aut*res *ludiram qu*
</line>
<line>
as e*tida*e* gov*r**me*tais *r**isa*iam forne**r u*a visão holística,
</line>
</par><par>
<line>
po*é*, concisa * *impli*icada **s operações, prestaç*o de serviç*s e da criaç*o de valor, de
</line>
<line>
for*a a a**air o interesse de todos os cidadãos * da **ciedade em gera*.
</line>
</par><par>
<line>
Guthr*e et al. (20*7) explorara*, por meio da análise de cin** e*tudos de
</line>
<line>
c*so, se
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
adoção *a estrutura co*ceitu*l do RI levou ao desen*olvime*t* do P*. A principal conclusão
</line>
</par><par>
<line>
f*i qu* toda*
</line>
<line>
as organ*zaçõ*s ad*tara* o RI com base no tr*balho de seus c*mitê*
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
sustentab*l*dad* já
</line>
<line>
existente*, e q*e a consolidaçã* do PI o**r**u pelo engajamento *as
</line>
</par><par>
<line>
equipes multif*ncio*ais.
</line>
</par><par>
<line>
M*ntecalvo et al. (2018) ana*isar*m a implementação do RI *a empresa
</line>
<line>
públic*
</line>
</par><par>
<line>
n*ozelandes* New *ealan* Pos* (NZ Post), c*jos resul*ados mostraram qu* o relatório
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
sustenta*ilid*de foi aprimorad* pela adoção do RI e su*eriram que o *R *oderia *elho*á-los
</line>
<line>
nas *mpres*s públicas e n* setor p*blico em *eral.
</line>
</par><par>
<line>
Biondi e Brac*i (201*) reali*aram uma análise *omparativa do* *iferentes meios
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
prestação de contas ut*liza*os
</line>
<line>
n* setor público (Relatórios de Sustentabilidade, Relatórios
</line>
</par><par>
<line>
Finan*eiros P*pulares * R*latórios integrados), co* o i*tuito d* verifi*ar se s*o *iferen**s
</line>
<line>
métodos de e*issão de r*l*tórios o* apenas rótulo* distintos para ferram**ta* qu* divulgam
</line>
<line>
info**ações semelha*tes. Com *sso, *oncluí*am que os relatórios dife*ira*, prin*i*alme*t*,
</line>
</par><par>
<line>
em *elação ao ciclo *e vida e da difusão, mas, par* *ai*ria dos ou*ros cr*tér*os, não a
</line>
<line>
revela*am dif*renças *ele*ante*.
</line>
</par><par>
<line>
Tirado-Vale*ci* et al. (2019), *m s*u estudo, *nalisar*m como *s pr*paradores
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
inf*rmaç*e* não financeiras
</line>
<line>
em entidades p*blicas relataram
</line>
<line>
sob*e o P* e mediram
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
com*romisso dessas organizaç*es *om esse
</line>
<line>
conceito. Assi*, concluíram que pro*essos
</line>
</par><par>
<line>
internos
</line>
<line>
de*e*iam ser melho* co*rdenados e
</line>
<line>
qu* ha*ia necessida*e *e m*ior *n**lv*mento
</line>
</par><par>
</page><line>
d*s ges*ores com aspectos não finance*ro*, a fim de ap*im*rar a conectividad* ** i**orma*ã*
</line>
<line>
ou efic*ci* da com*nica*ão.
</line>
<line>
Rev. FSA, Ter**in*, v. 1*, *.10, *rt. 11, p. 212-234, *ut. 20*2 w*w4.fsa*et.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Rel*to Integr*do e Pensament* Integrado nas Est*tais Est*dua*s Br*sileiras
</line>
<line>
221
</line>
</par><par>
<line>
Cavicchi et al. (2019) inves*igaram os mecanismos que afetar*m o po*s*vel
</line>
</par><par>
<line>
desenvo*viment* de prá*icas *e RI no seto* *e saúde perceberam qu* os preparador*s não e
</line>
<line>
es*avam envolvidos a p*iori no processo estratégic* de defin*ç*o *e comentár*os d* gest*o.
</line>
<line>
Sendo assi*, constata*a* uma falta de PI na o*ganização.
</line>
<line>
Fa*neti e* al. (2019) examina*am em q*e m*d*da * ado**o ** RI mudou a forma *omo
</line>
<line>
a organizaç*o compr*endeu e a*o**ou as necessidades de seu* acionistas e stakehold*rs bem
</line>
</par><par>
<line>
*om* a maneira que foi feita divulgação das informações a
</line>
<line>
de in*e*esse soci*l. Co*clu*ram
</line>
</par><par>
<line>
qu*, e*bo*a a adoç*o de RI tenha reduzido as *ivu*gaçõ** de naturez* soci*l, el* aum*ntou a
</line>
</par><par>
<line>
relevân*ia das informações *i*ulgadas, concentrando-se na *ercepção e n*s necess*d**es
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
i*form*ções pelas partes i*tere**adas par* * *eterminaçã* do c*nteúdo do re*atório.
</line>
</par><par>
<line>
Mio (2020) abo*dou, inicialmente, a evolu*ão dos Relatórios C*r*orativos e, em
</line>
<line>
seguida, foc*lizou o Relatór*o Int*gra*o. Os res*ltados sugerir*m que o RI realmente
</line>
</par><par>
<line>
melhor** d*v*l*ação corpor*tiva, ***enta*do, desse *odo, a a
</line>
<line>
c*pacid*de do* anal*s*as d*
</line>
</par><par>
<line>
faz*rem melhores previsões.
</line>
</par><par>
<line>
3 METODOLO**A
</line>
</par><par>
<line>
Esta pesquisa foi de car**er quantitativo, do tipo descritiva e classificada como um*
</line>
<line>
a*áli*e documental, que, segundo Beur*n (2008, p. 89), é o *ipo d* pesqu*sa **e se bas*ia em
</line>
<line>
mat*ria*s qu* ainda não r*ce*eram um tratam**to analítico ou *ue podem ser reelaborados de
</line>
<line>
aco*do com os o*jetivos da pesquisa.
</line>
<line>
3.1 *mpre*a* **alisadas
</line>
<line>
A populaç*o foi com*osta por *mpresas e*ta*ais esta*uais *ue disponibili*aram relatos
</line>
</par><par>
<line>
integrado* nos se*s websi*es. * re*ação
</line>
<line>
d* comp*nhias *oi extraída de um *evantamen*o
</line>
</par><par>
<line>
*ealizado pelo Teso**o Nacional que buscou identificar qu**s er*m as empres*s c**troladas
</line>
<line>
pel*s estad** brasileiros. A partir dess* d**umento, fo*am consul*ados os web*i*es de cada
</line>
</par><par>
<line>
uma das
</line>
<line>
empresas em busca dos *elatórios publicados ut*liza*do-se os t***os "re*ato
</line>
</par><par>
</page><line>
integrado" e/ou "relatório *ntegr*do".
</line>
<line>
Do total de 258 empresas estatais *staduais, 20 publicar*m seus re**tos integrados,
</line>
<line>
conf*rme previs*o n* art. 8, da Lei 13.303/2016. Analisou-se o per*o** entre 20*5 a 2019. *
</line>
<line>
e**olh* do período *e aná*ise se justificou pela publi*ação do p*im**ro *I por u*a empresa
</line>
<line>
estatal estadual e* 2015 e pela **bl*cação ma*s recente do re*ato qu* oc*rreu em 20*0 (*no-
</line>
<line>
Rev. FSA, *e*e*ina PI, v. 19, n. *0, art. 11, p. 212-234, out. 202* *ww4.*sanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
L. Ga*vã*, F. M. Souza, A. M. **u*er, R. **c*ado
</line>
<line>
2*2
</line>
</par><par>
<line>
ba*e 2019). *e*sa forma, a amostra fina* consistiu *m re*a*os integr*dos d* 20 empresas *o
</line>
<line>
setor pú*lico produz*do* entre 2015 e 2019. O número to*al de rel**órios examina*o* foi de
</line>
<line>
42.
</line>
<line>
3.2 Definição d*s variáv**s
</line>
<line>
Uma vez identi*icadas as empresas estatais estad*ais que pu*licar** seus rel*tórios *o
</line>
<line>
for*a** de relato integr*do, fo* cri*da a *ase de dados *o*p*sta por 42 document*s
</line>
<line>
disp**i*ilizados entre os anos de 2015 a 2019.
</line>
<line>
Para investiga* como o PI fo* dem*nstrado no RI da* e*tat**s e*t*duais *rasileiras, foi
</line>
<line>
utilizado * Índice de Pensamento Integrad* (IPI), de*envolvid* p** T*ra*o-*a*encia et al.
</line>
</par><par>
<line>
(2019). Esse índ**e co*sisti* em cinco *imensões n*s quais *oram
</line>
<line>
a*alisados os el*mentos
</line>
</par><par>
<line>
necessários que d*veriam s*r inco*porados aos RI, con*orme descrit* na Tab*l* 1.
</line>
<line>
Tabe*a 1 - D***nsões do PI
</line>
</par><par>
<line>
Dim*nsão
</line>
<line>
Descri*ão
</line>
<line>
Variáve*
</line>
<line>
Critério
</line>
<line>
Conexões;
</line>
<line>
i*ter-rela*ões
</line>
<line>
e
</line>
<line>
- Equ*pes Multidiscipl*nares;
</line>
</par><par>
</par>
<par>
</par>
<par>
<line>
Fonte: A*aptado de T*rado-Valen*ia et al. (2019, p. *).
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, *eresina, v. 19, n.1*, ar*. 11, p. *12-234, out. 2022
</line>
<line>
www4.fsa*et.com.br/rev**ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Relato Inte***do e Pensamento Int*grado na* Estatais Esta**ais Brasi*e*r*s
</line>
<line>
*23
</line>
</par><par>
<line>
O est*d* utiliz*u *omo es*raté*ia de pesquisa a an*lis* *e cont*údo que, segun*o
</line>
<line>
Bardin (2016), organizou-se em t*rno dos seguintes polos *ro*ológicos: i) pré-análi*e dos RI;
</line>
<line>
i*) *xplo**ção do materi*l por meio *a le*tura e c*mpreensão da* inf*rmaç**s *elacion*das *o
</line>
</par><par>
<line>
PI; i*i) tratamento d*s dados pela inferência; e iv) i*ter*reta*ão das i*formações quan*o às
</line>
</par><par>
<line>
dimen*ões do *I.
</line>
</par><par>
<line>
Nas análi*es estatís**ca*, f*ram u*ilizados *s *oft*ares *xcel® e St*t*stica* Pac*age
</line>
</par><par>
<line>
f or t he
</line>
<line>
Social Scie*ces® (SPSS) *ara execução da est*tística d*s*ritiva; devido à n**ure*a
</line>
</par><par>
<line>
or*inal
</line>
<line>
dos da*os, f*z-se us* do coeficiente d* correlação de Spearman que, seg*ndo Field
</line>
</par><par>
<line>
(2009), rep*esenta uma medida padronizada da força do relaci*name*to entr* duas variáve*s
</line>
<line>
q*e não depende das hi*ótese* de um teste paramétric*.
</line>
<line>
* RESU*TADOS E DISCUSS*O
</line>
<line>
Para análise *o* result*dos, inicialmente, *pre*entou-se as frequê*cias da* dimensões
</line>
<line>
do PI no conteúdo dos 42 R* publicados e***e os anos d* 201* e 2019 pelas *statais estaduais
</line>
</par><par>
<line>
q*e **zeram p*rte da **ostra. Po*teriorme*te,
</line>
<line>
an**isa*am-se as va*iá**is que mediam as
</line>
</par><par>
<line>
difer*ntes *imensões do PI nos rel*tórios.
</line>
</par><par>
<line>
4.* Índice *o pe*samento integrado
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
* Í*dice d* Pensamento Integrado (IPI) alcanç*u uma média
</line>
<line>
g*ral de 3*,93%.
</line>
</par><par>
</page><line>
Consider*ndo a anál*se das diferentes dimensões, * go*ernança efica* (64,2*%) des*a*ou-**
</line>
<line>
como dim*ns*o com maio* incidê*cia, segu*da do planeja*ento int*grado (50,*0%). * foco
</line>
<line>
Rev. FSA, T*resina PI, v. 19, n. 1*, art. 11, *. *12-234, out. 2*22 www4.*sanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
L. Galv*o, *. M. *ouza, A. M. *eurer, R. Ma*hado
</line>
<line>
224
</line>
</par><par>
<line>
externo (31,**%) e a *omuni*aç*o *ntegrada (23,81%) at*ng*ram um **sult*do *nterme*iário
</line>
<line>
quand* com**rados à média gera*. Já o menor nív*l foi *pre**ntado pela c*nectivi*a*e
</line>
<line>
(9,*2%). Em term*s d* c*ncisão, * número d* página* nos *elatór*os variou de 4 a 248
</line>
<line>
páginas, com uma *édi* de 71 págin*s.
</line>
<line>
O re*ul*a*o obtid* e* re*ação *o pape* da governança como elemento relevante do PI
</line>
<line>
foi condizente *o* o acha*o por Tir*do-Valencia *t al. (2019). *ele foi apontado que as
</line>
</par><par>
<line>
empres** demons*raram
</line>
<line>
u* forte comp***i*so com q*estões étic*s e de s*stentabilida*e
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
com a ex*stência de códigos de
</line>
<line>
*onduta, de*l*rações de princípios e
</line>
<line>
va*ores e polí*icas
</line>
<line>
*e
</line>
</par><par>
<line>
Compliance. Do ponto de
</line>
<line>
v*sta d* Teo*ia *nstitucional, Tirado-Valencia et al. (2019)
</line>
</par><par>
<line>
s*geriram **e e*se comportament* poder*a ser expli*ado pe*o *esenvolvimento le*isla*ivo
</line>
</par><par>
<line>
dos a*pect*s de *overnança que, ** cas* br*sil*iro,
</line>
<line>
oc*rreu *om * pro*ulga*ão da lei das
</line>
</par><par>
<line>
estatais ** 2016. Corroborando es*e ente*dime*to, Oliveir* *t al. (2013) *res*u**sera* que
</line>
<line>
as emp*e*a* *ão for*emen** inf*uen*iadas pelos aspe*tos norma*ivos do *s*ado e do* dem*is
</line>
<line>
órgão* r*guladores d**tro do con*e*to *m qu* atuam.
</line>
</par><par>
<line>
Biondi Bracci (2018) sug*r*ra* o d*senvo*vimento *e um* e
</line>
<line>
governança for*e
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
efeti*a como se*do um mecanis*o
</line>
<line>
par* or*anizações do set*r público alcança**m
</line>
</par><par>
<line>
le*itimidade ou para se adequa*em ** pres*ões institucionais, como *emo**traram as teorias
</line>
<line>
*a legitimidade (S*CHMANN, 1995) e i*stitucion*l (OLIV*IRA et **., 2013; ROSS*TTO;
</line>
<line>
ROSSETTO, 20*5).
</line>
<line>
No *ntanto, va*e de**aca* *ue, mesmo a dimensã* govern*nça *ficaz te*do alc*n*ado
</line>
<line>
o ma*** *ndice de evide*ciação, a*enas *o *elatór** de 201*, da Compa*hia Pernambucana de
</line>
</par><par>
<line>
Saneamento - Compesa (2*17, p.19), o *ocu*en** f*i
</line>
<line>
assinado pelos ge*t*res
</line>
<line>
da empresa,
</line>
</par><par>
<line>
conforme tópico "Responsabilidade por um relatório Int*grad*" d* e*trutur* *o*ceitual *o R*
</line>
</par><par>
<line>
(In*e*n*tional Int*grated Reporting Council, 2013, p. 19),
</line>
<line>
no
</line>
<line>
qual consto* "Folha d*
</line>
</par><par>
<line>
a*sinaturas do Relato Int*grado - Relató*io d* *d*inistraçã* apr*vado na 3ª/201* *euni*o
</line>
</par><par>
<line>
*rdinária do Cons**h* d* Admi*istração
</line>
<line>
da Compa*hia Pe*nambucana de *ane*mento -
</line>
</par><par>
<line>
CO*PESA".
</line>
</par><par>
<line>
Ou*ro ponto im*ortant* revelad*
</line>
<line>
pelo estudo foi a conectivida*e que *presentou
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
m*n** índic* de evidenciação *a amostra. De a*ordo com Biondi e Bracci (2*18),
</line>
<line>
e*sa
</line>
</par><par>
<line>
dimensão deve*ia d*mo*strar as
</line>
<line>
*nterdependênc*as entre f*to*es
</line>
<line>
q*e influen*ia*am
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
capacidade de criar va*or n* curt*, médio e *o*go prazo e que, no entanto, no*ou-se que
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
ma*oria *a* empresas não ev*denciara*, por exemplo, a
</line>
<line>
e*istê*cia
</line>
<line>
de equipes de tra*alho
</line>
</par><par>
</page><line>
multidis*iplinares n* elabor*ção dos relatóri*s ou, se o *izer*m, não dei*ar*m cla*o como esse
</line>
<line>
Re*. **A, Teresina, v. *9, n.10, a*t. 11, p. 21*-234, out. 202* www4.fsanet.com.br/re*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*elat* *ntegrado * Pens*mento Integrado nas Est*tai* Estaduai* B*asile*ras
</line>
<line>
*2*
</line>
</par><par>
<line>
pr*cesso *correu. Um exempl* f*i a Compesa (2017, p. 2), *ue inf*rmou a contratação de
</line>
<line>
um* emp*esa de con*ultor*a exter*a para coor*enar a ela*oração do *elatório:
</line>
</par><par>
<line>
Par* isso,
</line>
<line>
dada a complexidade do *ocument*, op*ou-se por
</line>
<line>
cont*atar uma
</line>
</par><par>
<line>
consu*tora individual para conduzir o processo, por me*o do Programa de
</line>
</par><par>
<line>
Saneament* Ambiental da Bacia Hidro*ráfica do Rio Ipojuca com *ecursos do
</line>
<line>
Ban*o *undial (BID). A *o**ratação foi iniciada *m janeir* de 2018, com
</line>
<line>
publi*a*ão d* *anifest*ção *e intere*se nos meios de comu*icação; segui*-se *
</line>
</par><par>
<line>
pro**sso *e *n*l*** curricular, d* *scolh* e *e negociação c*m o venc*dor e
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
contrato d* p*es**ç*o de servi*os deverá *e* a*sina*o em j*nh* deste *esmo an*.
</line>
</par><par>
<line>
Já no **lat* integrado da Mina* *e*ai* *articipaçõ*s S.* - MGI (**19, *. *1),
</line>
<line>
observou-se a i*tenção da emp*e*a e* dese*vo*ver *eu documento co*side*ando a*
</line>
<line>
i*t*rd*pendências *ntre as diversas áreas, confo*me d*monstrado a se*uir:
</line>
</par><par>
<line>
M*is um ponto de melhoria contínua *erá no *elatóri* In*egrado, com
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
desenvolv*me*to
</line>
<line>
de um pensamento i*tegrado em qu* todas as áreas da empre*a
</line>
</par><par>
<line>
inter*a*izem a contínua
</line>
<line>
refl*xão sobre os i*p*ctos * externalidad*s de sua*
</line>
</par><par>
<line>
*tivi*ad*s, visando * me*hori*
</line>
<line>
d*s in*ic*dores relativo* a *ad* *apital q** com**e
</line>
</par><par>
<line>
nossos negóc*os.
</line>
</par><par>
<line>
No ent*nt*, *a sequê*cia, in*ormar*m que seu relatório foi produzido com base em
</line>
<line>
informações re*or*ada* ** outro* documentos corpor*t**os já *u*l*cados:
</line>
<line>
F*ram *elecion*das informações de repor*e* c*rp*rativos já *ublicados, incluindo *
</line>
<line>
*ela*ó*io da *dmin*straçã*, as dem*nstrações contábeis, as no*a* explic*tiva*, os
</line>
</par><par>
<line>
parecer*s da* aud*tor*as, a Carta Anu*l d* Pol*ticas Púb*icas
</line>
<line>
e G*ve*nança
</line>
</par><par>
<line>
Corpora*iva e o cenário d* metas e risco* *stratégicos (*inas Gerais Participações
</line>
<line>
S., 2019, p. 32).
</line>
<line>
Nessa linha, St**bs e Higgins (2014) ressaltar*m que *ar* a elabora*ão do relato, alé*
</line>
<line>
de relacion*r o conteúdo d*s informações que são divulg*das, é nec*ssár*o também gerar
</line>
<line>
dinâmic*s que conectas**m indivíd*os, f**ções, proce**os e sistema de info*mações inte*nos
</line>
<line>
e *xter*os. Al*nhado a esse p*n*a*ent*, o TC* afirmou que nã* se esp*rava que o p*imeiro
</line>
<line>
relat*rio de g*stão na forma de *I foss* *presentado de forma perfe**a e* sua pri*ei*a ediç*o
</line>
</par><par>
<line>
(BRASIL, 2019), indican*o uma oportunidade de me*hor*a e a n*cessid*de de
</line>
<line>
um
</line>
<line>
esforço
</line>
</par><par>
<line>
maior por *ar*e *o* gestores, no sentido de incorporar o *I na e*a*oração d* RI da* empresas
</line>
<line>
estatais, c*nforme *ugerido por Tirado-Va*e*ci* *t al. (2019).
</line>
<line>
*a sequência d* análise, a Tabela * *ostra as frequênc**s *om que as variáveis do PI
</line>
<line>
foram evidenc*adas nos re*atos integrad*s publicados en*re *s anos de 20*5 a 2019 p*las
</line>
<line>
em*resas es*a**is e*taduais brasilei*as.
</line>
</par><par>
</page><line>
R*v. FSA, Teresina P*, *. 19, n. 10, art. 11, p. 212-234, out. 20*2
</line>
<line>
ww**.*sanet.*o*.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
L. Galvão, *. M. Souz*, A. M. Meu*er, R. Machado
</line>
<line>
226
</line>
</par><par>
<line>
Tabela 3 - Análise de frequência das variáveis do PI
</line>
</par><par>
<line>
Dime**ão / variável
</line>
<line>
%
</line>
</par><par>
<line>
1. Exis*ê*cia de equi*es de trabalho m*lt*dis*ip*inares
</line>
<line>
0%
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
Q*a**o à a*á*i*e d* fr*qu*ncia das variáveis ut*l*za*as pa*a medir as diferentes
</line>
</par><par>
<line>
dimensões do PI, o *ai*r destaque foi para as medidas de de*empenho **nanceiro e
</line>
<line>
nã*
</line>
</par><par>
<line>
*inanceiro * l*nks par* a estratég*a co* 80,95%. Esses n*meros si*aliz**am que
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
dem*nstra*ão dos re*ulta*os *oi um *onto *e maior
</line>
<line>
ate*ção das e**atais *esquisadas. *s
</line>
</par><par>
<line>
acha*o* são condizentes com * es*udo de C*hen e K*ratzimas (201*), q*e
</line>
<line>
apontaram uma
</line>
</par><par>
<line>
ê**as* d*s
</line>
<line>
organ*za*õ*s do seto* público na divulgaçã* de relatórios f**a*cei**s
</line>
<line>
*omo *m
</line>
</par><par>
<line>
meio *ara se e**olver ainda mais com seu* usuários, con*or*e descrito na Teoria dos
</line>
<line>
St*keholder*. (FR*EMAN, 2010).
</line>
<line>
Na *eq*ênc*a de mai*r freq*ência das variáveis, o* mec*nis*os de co*rden*ção de
</line>
<line>
gove*nanç* *lcanç*ram um p*rcent*al de *1,*3%. Percebe*-se, *qui, a pr*ocupaç*o em
</line>
<line>
evidenciar os mecanismos de gov*r*an** c*rpora*iva, con*orme desc*ito por Tirado-Valencia
</line>
<line>
et al. (2019), que af*rmaram que a* e*p*esa* do setor p*blico de**nstraram um forte
</line>
</par><par>
<line>
envolviment* com quest*es
</line>
<line>
*ticas e co*prometimento com *sp*c*os *e integrida*e
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
**l*ticas de compli*nce.
</line>
</par><par>
<line>
O resu*tado da av*liação da material*d*de e sua l**açã* com a es*ratég*a, 1*,9*%, *oi
</line>
</par><par>
<line>
ba*xo. Apenas três das empres**
</line>
<line>
ana*isadas elaboraram u*a *at*iz
</line>
<line>
de mate*ialidade;
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
*a*oria delas, como apontado *or Tira*o-Valencia
</line>
<line>
et al. (2019),
</line>
<line>
não descreveu
</line>
<line>
*omo
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
i*entificação e prioriza*ã* de q*estões materia*s foi realizada, e n*o vincula*am a ava**ação
</line>
<line>
da mate*iali*ad* à estratégia. Já *o estudo de Biondi e *r*cci (20*8), a avaliação da
</line>
</par><par>
<line>
materia*idade foi po*to comum em todos *s
</line>
<line>
*i*os de rel**órios anali*ados, os quais
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, T*resina, v. 19, n.1*, art. *1, p. 212-2*4, out. 202*
</line>
<line>
www4.fsan*t.co*.br/r*v*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Rel*to *ntegrado * Pensamento I*teg*ado nas Esta*ai* Estadua*s *ra*ileiras
</line>
<line>
22*
</line>
</par><par>
<line>
considera*a* que divulgar informaçõe* relac*ona*as a e*se tema teve impacto na **p*cidade
</line>
<line>
de criar, pres*r*ar *u c*rroer o valor ao long* do t*mpo.
</line>
<line>
Considerando que qua*t* mais o PI estive* e*raiza*o nas atividades de uma
</line>
<line>
organização, m*is natu*alm*nte a conectividade fl**r* *ar* o relatório (INTERNATI**AL
</line>
</par><par>
<line>
INT*GRAT*D REPOR*ING C*UNCI*, 2013), *s achados
</line>
<line>
*a pesquisa for*m
</line>
</par><par>
<line>
preocupantes. O pior índi*e *ncontrado de IPI fo* da variável sobre a e*istênc*a de eq*ipes *e
</line>
<line>
t*abalho m*lt*d*sciplinar*s, n*o *endo obse*v*d* em nenhum dos RI analisados. Gu*hrie e* *l.
</line>
<line>
(2017) re*letiram que equip** m*ltifunci**a*s f*ram fundamentais para *ro*ove* a mudança
</line>
</par><par>
<line>
no c*m**h* para o PI das **tatais. *o *ntanto, cabe ressalta* que a não evidenciaçã*
</line>
<line>
de*sa*
</line>
</par><par>
<line>
equipes *a a*ost*a pesq*i*ada
</line>
<line>
não s*gnif*ca que elas não exi*tem no âm*it* das práticas
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
Conecti*idad
</line>
<line>
Planeja*en*
</line>
<line>
Governança
</line>
<line>
Co*un*cação
</line>
</par><par>
<line>
D**e*sões
</line>
<line>
Foco Externo
</line>
<line>
e
</line>
<line>
o I*tegrado
</line>
<line>
*fic*z
</line>
<line>
**tegrada
</line>
</par><par>
<line>
Conectividad
</line>
<line>
1
</line>
</par><par>
<line>
e
</line>
<line>
0 ,3 0 3
</line>
</par><par>
<line>
*oco *xt*rno
</line>
<line>
1
</line>
</par><par>
<line>
Plane*amento
</line>
<line>
0 ,1 9 4
</line>
<line>
0 ,7 5 4 * *
</line>
<line>
1
</line>
</par><par>
<line>
I*tegrado
</line>
</par><par>
<line>
Governanç*
</line>
<line>
,0 8 6
</line>
<line>
0 ,7 8 5 * *
</line>
<line>
0 ,8 0 0 * *
</line>
<line>
1
</line>
</par><par>
<line>
Eficaz
</line>
</par><par>
<line>
C*municação
</line>
<line>
0 ,0 5 9
</line>
<line>
0 ,3 0 6 *
</line>
<line>
0 ,1 * 3
</line>
<line>
0 ,* 5 2
</line>
<line>
1
</line>
</par><par>
<line>
*ntegrada
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: Elaborado p*los autores.
</line>
<line>
Os resultados mo*traram que a dime**ão Foco Externo ***esentou o maior coeficiente
</line>
</par><par>
<line>
de corre*ações, sendo forte
</line>
<line>
para
</line>
<line>
as dimensões go*ernança eficaz (0,*85) e planeja*en*o
</line>
</par><par>
<line>
in*egrado (0,754), c*ndizente com a Teori* dos Stakehold**s.
</line>
<line>
Os me*a**smos de
</line>
</par><par>
<line>
coord**a*ão ** governança indic*ram uma constante *r*ocu*açã* e* resp*nder
</line>
<line>
às
</line>
</par><par>
<line>
necessidade* l*gíti*as * int*resses da* partes bem c*mo apontar*m as principais ten*ênc*as e
</line>
<line>
mudanç*s no amb*ente que pude*sem a*e*ar a criação de v*lor.
</line>
<line>
O*tro fator importante que co*a*orou para que houv*sse uma forte corr*lação d* foco
</line>
</par><par>
<line>
ext**** e p*aneja**nto i*tegrad* foi a divulg*ção do modelo
</line>
<line>
de *eg*c*os,
</line>
<line>
no q*al as
</line>
</par><par>
</page><line>
*e*. FSA, Ter*sina PI, *. 1*, n. 10, art. *1, p. 212-23*, ou*. 2022
</line>
<line>
*ww*.fsanet.c*m.br/rev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
L. Galvão, *. M. Souza, A. M. Me**e*, R. Mac*ado
</line>
<line>
228
</line>
</par><par>
<line>
empres*s e*t*tais *ferec**am mais inf*rmações *ob*e o impacto de *u*s a*i*idades *a cri*çã*
</line>
<line>
de valor p*blico, corrob**a*** os ach*dos de Ti*a**-*alencia et al. (2*19). Além disso, va*e
</line>
<line>
ressaltar qu* a com*inaçã* de dado* históric*s *o* as p*r*pect**as futur*s no *urto, médio e
</line>
</par><par>
<line>
lo**o prazo
</line>
<line>
ev*denciaram o compromisso constant* das empresas estatais com
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
sus*e*tabilidade e com as part*s i**eressadas.
</line>
<line>
A d*m*nsão foco externo apresentou, ainda, uma correlação fraca pa*a a dimensão
</line>
<line>
*o*unicação in**grada (0,*06). Es*e **sultado não se ass*melha a* encontrado *o* Tir*do-
</line>
<line>
Valen*ia *t al. (2019), pois con*orm* d**c*ito *** *les, somente um* c*municação efica*
</line>
</par><par>
<line>
garante a transp*rê*cia ne*e*sária na respost* às
</line>
<line>
demandas d* in**rmação das partes
</line>
</par><par>
<line>
*nteressadas. *á a correlaçã* governança efi*az e
</line>
<line>
planejament* integrado fo* a que *t*ngiu
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
*aior índic* (0,800), sendo consid*rada uma forte **rr*laçã*.
</line>
<line>
Assim, os resulta*os revelaram que as est**ais pesq*isadas *ue poss*em um
</line>
</par><par>
<line>
compromisso ético co* a sociedad* ev*denciaram infor*açõe*
</line>
<line>
sobre o gerenciamento de
</line>
</par><par>
<line>
r*s*o, o* **canism*s de c*ordenação de gover*an*a e perspect*v*s
</line>
<line>
futuras, corroborando,
</line>
</par><par>
<line>
de*sa forma, c*m a **or*a *a Agência e da Le*i*im*d*de.
</line>
</par><par>
<line>
5 CONSIDERAÇÕES FINAIS
</line>
</par><par>
<line>
Com o obje*ivo de anal*sar como * *I foi eviden*iad* nos
</line>
<line>
re*atos i*tegrados das
</line>
</par><par>
<line>
estatais
</line>
<line>
est*duais b*as*leiras, no período d* 2015 a 2019, os res*ltados indicaram que no
</line>
</par><par>
<line>
B*asil o
</line>
<line>
número de empresas est*t*is estaduais que ad*r*ra*
</line>
<line>
ao RI
</line>
<line>
a*nda é baixo. Das 258
</line>
</par><par>
<line>
organi*ações estatais
</line>
<line>
est*d*ais e*i*tentes, apenas *0 delas
</line>
<line>
d*vulgar*m seus *e*atórios nesse
</line>
</par><par>
<line>
*or*a*o e o f*zeram
</line>
<line>
com mais i*ten*idade a part*r do ano *e *018, doi* an*s a*ós a
</line>
</par><par>
<line>
promul*a*ão de l*i *a* esta*ais e* 2016.
</line>
<line>
Q*anto *s proporções do *I, a di*ens*o govern*nça *ficaz *pres*nto* * melhor
</line>
<line>
evi*e*ciação nos relatos, o que *emonstrou um* *reocupaç*o em mostra* os *ecanismos de
</line>
<line>
g*v*rnan*a co*porativa, apoi*ndo as teor*a* de Leg*tim**ade, *takeholders e Institucio**l,
</line>
<line>
conform* d*sc*ito por Tira*o-Valencia e* al. (*0**). No ent*nto, v*le ressalvar q*e no quesito
</line>
<line>
"Responsabilid*de por um *elatório Integrado", apontado pel* est*utura conceitual *o RI
</line>
<line>
(IN**RNA**ONAL INTEGRATED REPORTING CO*NCIL, *013), as empresas ainda
</line>
</par><par>
<line>
p*e*isam evolu*r, vis*o q*e soment* e* um relatór*o
</line>
<line>
o* gest*res s* r**ponsa**lizaram pela
</line>
</par><par>
<line>
integr*dad* do documento.
</line>
</par><par>
<line>
Co*siderada um ponto cen*ral no desenvolvim*nto do PI, co*form* des*rito *or
</line>
</par><par>
<line>
Guthr*e et al. (*017), * dim*nsão conecti*idad* *oi a
</line>
<line>
q*e de*onstrou o *eno* *ndice entre
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Ter*sina, v. 19, n.1*, art. *1, p. 212-*34, o*t. *02*
</line>
<line>
www4.fsanet.*om.br/revis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Rela*o Inte*rado e Pensamento Int*gra*o nas Estatais Estaduais *ra*ilei*as
</line>
<line>
*29
</line>
</par><par>
<line>
toda* as cin*o di*en**es analisadas. No estudo re*lizad* p*r *irado-Valen*ia et al. (2019),
</line>
<line>
essa pr*porção ap*esentou pe*centu**s mais *leva*os de evi*en*iação, su*erind* qu*, ** caso
</line>
</par><par>
<line>
da* empre*as brasilei*as, há uma necessidade
</line>
<line>
*specí*ica de melho*ar a conecti*idade
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
informação.
</line>
</par><par>
<line>
Dessa for*a, os *esultados indic*ram uma bai*a frequênc*a das variáve*s que
</line>
</par><par>
<line>
evidenci*ram o *I no cont*údo dos relatos integ*ado*, sugerin*o
</line>
<line>
uma oportunidade
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
melhoria e que s* faz necessário um esf**ço *ai*r por *arte dos gestores,
</line>
<line>
no sentido
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
i*corpor*r * PI na elabo*ação do RI das empresas est*t*is.
</line>
</par><par>
<line>
Sabe-se que o RI é o resultado de *m pr*ces*o (ABEYS*KERA, 2013; C*HEN;
</line>
<line>
KAR*TZIM**, 2015; CIPFA, 2016; GU*HRIE et *l., 2017; MON*ECALVO et *l., *01*;
</line>
</par><par>
<line>
*IONDI;
</line>
<line>
B**CC*,
</line>
<line>
2018; *IRADO-VA*ENCIA et al., 2019), e que o P*, d* acordo *om
</line>
</par><par>
<line>
Alves et al. (2017), l*va tempo até ser implantado com *ob*stez e funcionamento adequad*.
</line>
</par><par>
<line>
Para muitas or*anizações p*bl*cas no *rasil,
</line>
<line>
essa jornada teve iní*io em *016, *om
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
*romulgação *a Lei 13.303, na qual tornou-se requi*ito ob*igató*io de tr*n*parê*cia
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
divulgação *nua* *e re*atór*o integrado *u d* sus*entabilidade por *arte das empr*sa* do setor
</line>
<line>
púb*ico * das *ociedades de economia m*sta (BR*SIL, 201*).
</line>
</par><par>
<line>
D*ss* forma, as implicações dess*s ach*d*s in*ic*ram que *á um
</line>
<line>
c*minho a ser
</line>
</par><par>
<line>
apr*morado, a fim de fornecer ma**r volu** de *nform*ções à sociedade,
</line>
<line>
promovendo
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
transpar*ncia e *us*ando enga*ar as organiz*ções em a*ões soci*l*en*e s*stentáveis.
</line>
<line>
A pe*quisa a**esentou li*itaç**s, em virtude do nú*e*o rest**to de estatais *staduais
</line>
</par><par>
<line>
b*asi*eiras qu* divulgaram seus relatórios de
</line>
<line>
*estão no formato d* rela*o int**ra*o e pe**
</line>
</par><par>
<line>
ca*ência de estudo* teóricos para *ferec*r
</line>
<line>
s*porte às d**cu*sões a*r*se*tad*s. Por fim,
</line>
</par><par>
<line>
pesquisas futuras poderão inves*igar de fo*ma mai* pro*unda c*mo * RI
</line>
<line>
vem sendo
</line>
</par><par>
<line>
i*plement*do nas estatais bras*leiras e *bservar a*pec*os qualit*ti*os do PI implementado n*
</line>
</par><par>
<line>
RI, bem como
</line>
<line>
utilizar o*tr*s técnica* de
</line>
<line>
análise
</line>
<line>
de
</line>
<line>
dados para *mpli*r as di*cuss**s dessa
</line>
</par><par>
<line>
tem*tica. Além disso, é rec*mendá*el revisitar a
</line>
<line>
prese*te **squisa qua*do
</line>
<line>
existirem *ais
</line>
</par><par>
<line>
dados disp**íveis.
</line>
</par><par>
<line>
RE*ERÊNCIAS
</line>
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de
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adaptaçã* estr*tégica de uma *nsti*uição d* ensino superior sob a ótica da teor*a
</line>
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da
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Admi*istr*ção,
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*ANCHET; A. et al. (2017). Es*ra*égias de legitimidad* social nos *el*t*rios
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*e
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sustentabilidade e de adm*nistr*ção da Samarc* minera*ão. Rev*sta de Contabil*dade da
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UFBA, 11(*), *1-74. Recup*rado de ht*ps://periodicos.u*b*.b*/*nd*x.phprcontabi
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lid*de/**ticle/*iew/*3864.
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Com* *e*e*enciar este Ar*igo, confor*e ABNT:
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GALVÃO, L; SOUZA, F. M; ME*RER, A. M; M*CHADO, R. Relato Integrado e Pensamento
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Integrado nas E*tatai* Estaduais Br*sileiras. Re*. *S*, Te*e*ina, *.*9, n. 10, a**. *1, p. 212-234, *ut.
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2022.
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Contribuição d*s Autore*
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L. **lvão
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F. M . Souz*
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*. M. *e*rer
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R. Mac*a**
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1) c*ncepção e planej*mento.
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X
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2) *n*l*se e interpreta*ão dos *ados.
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*
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X
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3) elaboraç*o do rascunho ou na revisão crít*ca do *onteúdo.
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X
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X
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4) parti*ipação na apr*vação da versão f*nal ** manuscrito.
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Re*. FSA, T*re*ina, v. 19, n.10, *rt. 1*, p. 212-234, out. 20**
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www4.fsanet.com.br/revista
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ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)