<document>
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<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
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<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. *9, n. 10, art. 11, p. 212-23*, o*t. 2*22 </line>
<line> ISSN Impress*: 1806-6356 *SSN El*trônico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.12819/2*22.19.10.*1 </line>
</par>
<par>
<line> Relato Integrado e Pensamento *n*egrado na* Es*atais **taduais Brasi**iras </line>
<line> Integr*ted Reporti*g and *n*egrated T*inking in Bra**lian *tate-Owne* Com*anies </line>
</par>
<par>
<line> *i*iane Ga*vão </line>
<line> Bacharel em Ciên*ia* Contábeis pela ***versidad* Estadual de Pon*a Grossa </line>
<line> E-*ail: liliane*alvao@yahoo.com.b* </line>
<line> Fr*nciele Machado *e Souza </line>
<line> Do*to*a em Cont**ilidad* pe*o Programa d* P**-Graduaç*o em Contabilida*e *a Univers*dade Federa* do Paraná </line>
<line> Profess*ra A*junta do Depa*tam*nt* de Co*tabilida*e d* U*iversida*e Es*adual de Ponta *rossa </line>
<line> E-mail: fmsouza@uepg.br </line>
<line> Ali*on Martins Meur*r </line>
<line> *o*t*r e* Cont*bil**ade pelo Program* d* Pós-G*aduação em *ontabil**a*e da Universidade Feder*l do Pa*a*á </line>
<line> Profess** A*jun*o da Univ*rsidade Fe**ral do Pa*aná </line>
<line> E-ma*l: alisonm*eure*@gmail.com </line>
<line> *osaly Ma*hado </line>
<line> D*utora em A**inistraç*o pela Univers*dad* P*sitivo </line>
<line> Professora A*j*nta do D*partam**to de C*ntabilidade da Unive*sidad* *stadual de Ponta Grossa </line>
<line> E-*ail: rosa*ymachado@uepg.br </line>
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<line> Endereç*: Lilia*e *alvão </line>
<line> Edi*or-Chefe: D*. Ton*y *erl*y de Alencar </line>
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<line> P*aça Santos Andrade, 01 - *entro, CEP: *401*-3*0, </line>
<line> Rodr*gues </line>
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<line> Ponta Grossa/PR, *rasil. </line>
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<line> Ende*eç*: *rancie*e Mach*do de S*u*a </line>
<line> Art*go recebido em 02/0*/202*. Última </line>
<line> versão </line>
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<par>
<line> P*aça Santos Andra*e, ** - Ce*tro, CEP: 84*10-330, </line>
<line> receb*da e* 21/06/2022. Ap*ovado em 22/*6/2022. </line>
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<line> Ponta Grossa/PR, Brasil. </line>
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<line> *nd*re*o: Alison Martins Meurer </line>
<line> Aval*ado pe*o si*tema Triple Review: Desk Re*iew a) </line>
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<line> Av. Pre*eit* Lothário *eissner, 632 - primeiro andar, </line>
<line> pe*o Editor-C**fe; e b) Double Blind Review </line>
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<line> Jard*m **tâ*ico, CEP: 8**10-1*0, C*r**iba/PR, Bra*il. </line>
<line> (ava*iação ce*a por dois av*l*adores *a área). </line>
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<line> Endereço: Rosaly Ma*h*d* </line>
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<line> Praça Santo* Andrade, 01 - Cent*o, **P: *4**0-330, </line>
<line> Revisão: *ramatical, Normat*va </line>
<line> * de Fo*matação </line>
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<line> *onta Gros*a/PR, Bra*il. </line>
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<line> Relato Integrado e Pensamento Inte**ado nas Estatai* Estaduais Brasileiras </line>
<line> 2*3 </line>
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<line> *ESUMO </line>
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<line> O p*esente ar*i*o *eve como objetivo analisar co*o o pensa*e*to integrado foi evi*enciad* </line>
<line> n*s relatos integrados das *sta*ais estadu*is *rasileira*, no período *e 2015 a *0*9. A **ost*a </line>
<line> *o* *ompost* por *0 **pre*as c*n*rola*as pe*os estados *r**ileiro*, total*zando 4* *e*atos </line>
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<line> integ*ados (RI). Para a coleta de ev*dências, fez-se uso da análise de con*eúdo e </line>
<line> o </line>
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<line> procedimento metod*lógico adotado foi a análise docu*ental *os RI do período espec*ficado </line>
</par>
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<line> pa*a pe*quisa. *t*lizo*-se o Índice de Pensamen** Int*grado (IPI) c*mposto por ci*co a </line>
<line> dimensões, sendo analisados os ele**ntos que necessit*vam ser incorporado* aos re*atórios </line>
</par>
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<line> de RI bem c*mo a correlação </line>
<line> entre tais ele*entos. O* dad*s foram analisados de f*rma </line>
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<line> des*ritiva e po* meio da cor*elaç*o de S*earma*. Os resultados indicar*m que o RI no setor </line>
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<line> pú*li*o ainda está e* fase inicial de divu*gação, </line>
<line> bem co*o foi </line>
<line> observad* uma baixa </line>
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<line> freq*ência </line>
<line> das </line>
<line> variávei* </line>
<line> *ue evidencia*am o pensamen*o integrado no conteú*o *os rel*t*s </line>
</par>
<par>
<line> integrados pesquis*dos. A maio* evidenciação foi *a di*e**ão Governança E*icaz, q*e </line>
<line> demonst*ou um fo*te compromisso com que*tõ*s *tic*s e de sust*ntabilidade. Por *ut*o lad*, </line>
<line> o menor índi*e e*cont*ado foi n* di*ensão Conectiv**ade. Nas a**lises da corre*a*ão, o foco </line>
</par>
<par>
<line> ex*ern* in**cou uma forte </line>
<line> cor*e*ação com a governança efi*az e planeja*ento </line>
<line> integra*o, </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> uma fr*ca correla*ão *om a *omuni*ação </line>
<line> integra*a. A gov*rnança eficaz, por s*a </line>
<line> vez, </line>
</par>
<par>
<line> *pr*sen*ou uma forte *orrela*ão co* o *lanejament* i*te*r*do. Os *chados ap*ntaram pa*a a </line>
<line> nece*sidade de *aximizar o volume de in*ormações a*erca do p*nsamento integrado no* *Is. </line>
<line> Palavras-*have: Rel*to Integrado. Pensamento Integrado. *statais Es*aduai* *ra*ileiras. </line>
<line> ABSTR*CT </line>
<line> This ***icle a*med to an*lyze how integrat*d thi*k*ng was e*i*en*ed i* the i*t*grated reports </line>
<line> of Brazilian sta*e-owned compan**s, from 2015 to 201*. The sample c*nsi*ted of ** </line>
<line> c*mpanies co*trolled b* Brazilian stat*s, t*taling 42 integrated repo*ts (I*). For the *ollection </line>
</par>
<par>
<line> o* </line>
<line> evidence, c**tent </line>
<line> an*lysis wa* used a*d the methodological </line>
<line> procedur* adopt** was the </line>
</par>
<par>
<line> docu*ent an*l***s *f *he IR *f *he per*od specifie* for *he **search. The *ntegrated Thinking </line>
<line> Index (ITI) c*mp*se* of five dimensions was used, a*alyzing the *lements that needed t* b* </line>
<line> in*orp*rated into *he *R re*o**s, as well as the *o*relation between su*h elements. Data were </line>
<line> *na*y*ed desc*ipt*vely and u**ng *p*arman's cor*e*ation. The results *ndi***** that IR *n the </line>
</par>
<par>
<line> public sector is s*ill </line>
<line> in the initial phase of disseminat**n, as well </line>
<line> as * *o* freque*cy </line>
<line> of </line>
</par>
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<line> var*ab*es t*a* *viden*e* integr**ed thinkin* in the content of the i*tegrated r**or*s *ese*rched. </line>
</par>
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<line> The greates* disclosu*e was *n the Effect**e Governanc* dimension, w*ich </line>
<line> demons*rat*d </line>
<line> a </line>
</par>
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<line> *t*on* </line>
<line> commitment to </line>
<line> e**i*al and sustain*b**ity iss*es. On *he o*her han*, the l**e*t index </line>
</par>
<par>
<line> fou** was in **e Connectivity dime*sion. In </line>
<line> *or*elation </line>
<line> a*alyses, externa* focus indi*ated </line>
<line> a </line>
</par>
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<line> stron* c*rr*lat*on with e*fect*ve governanc* *n* *ntegra*ed planning, and a w*ak cor*ela*ion </line>
<line> with in*egrat*d *om**nica*ion. Effective govern*nce, *n turn, showed a *t*ong *orre**tion </line>
</par>
<par>
<line> with i*tegra**d pla**ing. The f*n*in*s *ointed to the need to *aximize the volu** o* </line>
</par>
<par>
<line> info*ma*ion *bo*t integrate* th*nk*ng in I*s. </line>
</par>
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<line> Ke***rds: Inte*rated Repo*tin*. Integrated Thinking. Brazilian State Compani*s. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. *SA, Teresina PI, v. 19, n. 10, art. 11, p. *12-234, out. 2022 </line>
<line> www4.fs*net.com.br/revista </line>
</par>
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<line> L. Ga*vão, F. M. So*za, A. M. Meurer, R. Mach*do </line>
<line> **4 </line>
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<line> 1 INTR*D*ÇÃO </line>
</par>
<par>
<line> O p*ríodo p*s anos 20*0 f*i *a*cado *elo cres*ime*t* expo*encial </line>
<line> do número </line>
<line> *e </line>
</par>
<par>
<line> empresas que *ompa**ilha* *e*alh** sobre i*i*iativa* sustentáveis em *eu* rel*tó*ios </line>
</par>
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<line> f*na*ceiros e sociais divulgados ao p*bli** e* geral (CAIADO et *l., </line>
<line> *015; BIOND*; </line>
</par>
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<line> *RACCI, 2018; MONTE*INOS & BRUSCA, *019). As informaç**s conti*as *a* </line>
<line> demo*straçõ*s a*u*is trad*cionais, em sua mai*ria, de n**ureza f**ance*ra, mostrar*m-*e </line>
</par>
<par>
<line> insufi*ientes par* atender </line>
<line> à* </line>
<line> ne*essidade* dos dife*ente* g*u*os de int*resse, e os r*lató*ios </line>
</par>
<par>
<line> sobre responsabilidade s*cial, govern*nç* cor*ora*iva e sust*ntabi*idad* surgiram como </line>
<line> um </line>
</par>
<par>
<line> complemento fund*m*ntal aos rela*órios financeir*s (MONT**INOS; *RUSCA, 2019; </line>
<line> COHE*; KAR*TZIMA*, *015). </line>
<line> O Relato Integ*ado (*I) é um do* *xemplos mai* bem-sucedi*os de relatóri* q*e </line>
<line> reúne esse *ipo *e **formaçã* alternativa, abra*gendo tant* os as*ec*os f*nanceiros co*o nã* </line>
<line> *ina*ceiros e que se f*ndamen*a em u* pensa*e**o holístico que envolve diferentes esfera* </line>
</par>
<par>
<line> da organi*ação (CIP*A, 201*; GUTHRIE </line>
<line> e* a*., 201*; MONTECAL*O et al., 2*18; </line>
</par>
<par>
<line> *IOND*; *RAC*I, 2018). </line>
</par>
<par>
<line> Seu ob*etiv* pr**cipal * c*mbinar as *nf*rmações mais relevantes, por vezes relatadas </line>
</par>
<par>
<line> ** s*gmentos d* r*lató*ios separados, </line>
<line> em um *odo focaliza*o, coe*e*te, p**a *ostrar </line>
<line> as </line>
</par>
<par>
<line> conex**s e *ornecer </line>
<line> u** p*rs*e*tiva de </line>
<line> l*ngo *r*zo. A*ém di*so, envol*e e rec*nhece </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> papel das part*s interessada*, como fun*ionários, soc*edade mai* ampla e o *eio amb**nte no </line>
<line> escopo da *ria*ão de valor (*IPFA, 2016; TIRADO-*ALENCIA et a*., 2019; F**NETI et </line>
<line> al., 2019). </line>
</par>
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<line> A iniciativa de RI foi </line>
<line> proposta pelo Cons**ho In*ern*cio*al de Relatórios Integrados </line>
</par>
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<line> (*IRC), em *esposta às demandas do governo e par* per*it*r qu* o pú*lico e os *nvestidores </line>
<line> ava**asse* ** inform*ções finance**as * não finance*ras em conju*to, de forma comp*eensível </line>
<line> e conc*sa em um úni*o doc*mento (KRZUS, 20*1; ABEYSEK*RA, 2*13; DE VILLIE*S et </line>
<line> al., 2014; *IMA, 2016). Para Mo*tesinos * Bru*ca (2019), esse formato *e relat*ri* *oi *ma </line>
<line> ferr*me*ta útil para a *res*ação de contas em um* *erspectiva que exce*eu * quadro </line>
<line> estritamente fi*ancei*o, cobrin*o á*eas como socia* ou *mbiental de maneira mais detalh*da. </line>
</par>
<par>
<line> Nes*e se*t*do, ta**o empr*s*s p*ivadas quan** </line>
<line> empresas do setor púb*ic* publicaram </line>
</par>
<par>
<line> em seus re*a*órios informações </line>
<line> qu**i*a*ivas e </line>
<line> qua**itati*as sobre até qu* po*to elas </line>
</par>
<par>
<line> c*nseguiram *elho*ar sua eficácia e eficiência econômica, ambiental e soc*al, </line>
<line> *o per*odo </line>
</par>
<par>
<line> co*e*to pelo r*la*ório, bem como a for*a de int**ração desses asp*c*os em u* sistema de </line>
<line> ge*tão da sust*ntabi*idade (MI*, 2020). </line>
<line> Rev. FSA, Teres*na, v. *9, *.10, *rt. 11, p. 212-23*, o*t. 2022 ww*4.fsanet.com.br/revist* </line>
</par>
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<line> Relato Integrado e Pens*me*to I*te*rado nas Es*atais Est*duai* Brasileiras </line>
<line> 215 </line>
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<line> Para *uth*ie et al. (2017), o RI aju*ou *s empresa* a p*nsarem holisticamente so*re </line>
<line> sua* estratégias e planos, além de promo*er um melhor ge*e*ci*mento dos princi*ai* riscos, a </line>
</par>
<par>
<line> f*m </line>
<line> d* aumentar a con*ianç* *o* </line>
<line> *nvestidores e das partes in*eressadas, e mel*orar </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> desempenho futuro. Gesto*es, </line>
<line> *rincipa*mente, do setor público, </line>
<line> procurar*m ferra*ent*s </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> estr**ura* </line>
<line> para aju*á-*os a dem*ns*rar * alocação e*icaz de *e*ur*os e *ua responsabili*ade, </line>
</par>
<par>
<line> com intuito *e garantir que todas o </line>
<line> as pa*t*s in*eressa*as e*tend*ssem com* a organi*a*ão </line>
</par>
<par>
<line> criou valor no curto, médio e lo*go *r*zo (C*PFA, 2016). </line>
<line> Alinha*os a esse pens*me*t*, Fe*g et *l. (20**) e G*lbcke et a*. (201*) exploraram o </line>
</par>
<par>
<line> us o </line>
<line> do *I como </line>
<line> uma ferramenta pa** promover * pensamento in*egr*** (PI). Para o </line>
</par>
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<line> *nt*rnational Integra*ed Repo*ting Counc*l - II*C (20*3), o *bjetiv* prin*ipal do PI </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> promov*r, no escopo da gestão * </line>
<line> do cons*lho di*etivo, a identificaçã* e a compreensão de </line>
</par>
<par>
<line> todos os fa*ores </line>
<line> impo*tantes que influe*ciam o modelo *e </line>
<line> ne*óci*s e, a*sim, ajudar * *erar </line>
</par>
<par>
<line> estratég*as que garantam que as em*resas crie* *alo* ao longo *o tempo. </line>
<line> O In*er*ationa* Integr*ted Reporting Counc*l - IIRC (2013) prom*veu o R* p**a t*das </line>
</par>
<par>
<line> *s org**izações, incluin*o o s**or público e as </line>
<line> empresas estatais (MON*ECALVO </line>
<line> et al., </line>
</par>
<par>
<line> 2018). Ao *ontrário da* entidades *rivadas, </line>
<line> as do *e*or públic* têm a **refa d* f*rnece* </line>
</par>
<par>
<line> serviços de alta qualid*d* d* ***eira *conômica, social </line>
<line> e a*bienta*me*te sustentáveis </line>
</par>
<par>
<line> (CI*FA, 20*6). *lém </line>
<line> disso, são obrigadas a *re*tar cont*s </line>
<line> a** con*ribuintes, bem como à </line>
</par>
<par>
<line> soc*edad* e* geral (BIONDI; BRACCI, 2*18). </line>
<line> Ape*ar de*se enfoque e*p*cí**co ex*ste*te no setor público, a aplicação do conc*ito d* </line>
</par>
<par>
<line> PI no RI ainda *ão </line>
<line> foi *uficientemen** ex*lorada em term*s de investigaç*es </line>
<line> científicas </line>
</par>
<par>
<line> (COHEN; KARAT*IMAS, **15; GUTHRIE et al., 2017; TIRADO-V*L*NCI* et </line>
<line> a l ., </line>
</par>
<par>
<line> 2*19). Segundo Cohen e Karat*imas (2015), *s cidadãos preferi**m </line>
<line> que as ati*idades </line>
</par>
<par>
<line> desenvolvidas em uma entidad* </line>
<line> do setor público fossem ap*esentadas </line>
<line> de forma conc*sa </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> compreensível. </line>
</par>
<par>
<line> Gut*rie et *l. (2017) verifi*a*a* **e a c*nso*idação d* PI ocorreu, principalmente, </line>
<line> pelo engajamento de e*ui*es multidisciplinare*. As *mplicações da pesquisa apon**ram que * </line>
<line> ***r*enaçã* d*s eq*ipes bem como * *nvolvime*to ativ* dos ges*or*s são aspectos *ue </line>
<line> aprimoram a conectiv*dade d* in*ormação. Já Tirad*-Valenci* e* al. (201*) sugeriram que o* </line>
</par>
<par>
<line> processos internos devem ser mais </line>
<line> be* coor*enad*s e que *eve *aver um maio* </line>
</par>
<par>
<line> envolvi*en*o dos gestores com as*ectos não financeiros, a f*m de **rimorar a co*ect*vida*e </line>
<line> d* i*f*rma*ã*. </line>
<line> Nesse contex*o, torna-se opo**uno co*pre**der como o PI *em sido ap*icado no RI de </line>
</par>
<par>
<line> or*anizaç*es est*tais, a fim de mapear element*s **e podem se* aprim*rados </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> R*v. FSA, *e*esina PI, v. 19, n. 10, art. 11, p. 212-23*, ou*. **22 www4.fsanet.com.br/*evista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> L. Galvão, F. M. So*z*, A. M. Meure*, R. Macha*o </line>
<line> 216 </line>
</par>
<par>
<line> i*p**me*tados ne*sas inf*rmações que s*o dis***ibiliz*das sociedade. Cons*derando * </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> exposto, </line>
<line> a pesq*isa bu*c** responder ao seg*inte q*e*tionamento: com* </line>
<line> o pensa*ento </line>
</par>
<par>
<line> inte*rado é evidenciad* nos relatos integrados </line>
<line> das *statais estaduais </line>
<line> brasile*ras? </line>
<line> Desse </line>
</par>
<par>
<line> cenár*o, origi*ou-se o o*jet*vo geral que co*sist*u *m analis*r como o pensamento in*e*rado </line>
</par>
<par>
<line> fo* evid*nc*ado nos relatos i*tegrados das estat*is </line>
<line> est*duais br*si*eiras compreendidos n* </line>
</par>
<par>
<line> período *e 201* 2*19. O enfo*ue em e*pre*as estatais brasileir*s *e d*ve a </line>
<line> ao fat* de qu* </line>
</par>
<par>
<line> essas *rganizações são obrigad*s p*r lei a divul*a* anua*mente </line>
<line> o *I o* rel*tório </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> sustentab*lidade, conforme B*asil, Lei 13.303/*016 (FAVATO et al., 2*20). </line>
<line> Tendo em vis*a * escassez de est*dos em organ*zaç*es do setor *úbli** (COHEN; </line>
<line> KARATZIMAS, 2015; GU*HRIE et al., 2*17; MON**CALV* et al., 2018; BION*I; </line>
<line> BRACCI, 2018; T*RADO-VALENCIA et al., 2019), este trab*lho demonstrou *omo o PI foi </line>
</par>
<par>
<line> evidenciado, além de auxiliar os pr**iss**nais </line>
<line> a melhorarem seu e*ga**ment*, </line>
</par>
<par>
<line> responsabilidade, transparência e credibilidade perante a elabor*çã* d* RI. </line>
<line> 2 *UNDAMENTAÇÃO *E*RICA </line>
<line> 2.1 Re*ato *ntegrado (RI) e Pensamento Integra*o (PI) </line>
<line> O RI permite que os stakeho*ders e *n*e*tidores av*li*m as informações de *unho </line>
</par>
<par>
<line> financ**ro e não f*n*nceiro, e in*orpo** em </line>
<line> um único document* i*formações de todos os </line>
</par>
<par>
<line> pri*cip*is pilares da existência d* uma o*ganiza*ão, leva*do, assim, à compreensão de como </line>
<line> ela cria valor pela interação dos diver*os fluxos de seus ca*itais (C*HE*; KARAT*I**S, </line>
<line> 2*15). </line>
<line> P*ra Abeysekera (2013), o RI surgiu com* prop*sta de elab*raç*o d* u*a </line>
<line> comunicação sumária sobre *omo * e*tr*tégi*, * go*ernança, o des*mpen**, o model* de </line>
<line> negóc*os * os sei* capitais (capital fina*c**ro, manufaturado, *nte*ectual, hum*no, social e de </line>
<line> relacionam*nt*) de*tro de seu ambiente ext*rno, condu*em à criaçã* de valor no curto, médio </line>
<line> e longo p*azo, b*scand*, com *sso, benefici** a todos o* env*lvidos com a or*anização </line>
</par>
<par>
<line> (INTER*ATIONAL INTE*RATED R*PORTING **UNCIL, </line>
<line> 201*; DE VILLIERS et al., </line>
</par>
<par>
<line> 201*; MACN*B, 2*1*; CIMA, *01*; TIRADO-VALENCIA e* al., 2019). </line>
<line> **gund* Tirado-**lencia et al. (201*), o q*adr* co*ceit*al d* IR f*i bem adap*ado </line>
<line> *o setor públic*, poi* as empresas es*at*is, geralmente, o*eram em co*dições de mer*a*o. No </line>
<line> entanto, ao *ontrário das entid*des pr*vadas, as organi*ações do setor públi** têm obr*gaçõ** </line>
<line> inerentes * pres*açã* de con*as com a pop*laç*o em *eral (BIONDI; BRACCI, 2*1*). Nes*e </line>
<line> Re*. *SA, Te*es*na, v. *9, n.10, art. 11, *. 212-*34, out. **22 www*.fsanet.com.b*/revis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Rel*t* *ntegrado e Pensa***to In*egrado na* *statais Es*aduais Brasileira* </line>
<line> 217 </line>
</par>
<par>
<line> se*ti*o, * época d* p**posição d* RI, espera*a-se que as o*ganizações do setor público </line>
<line> *ossem *ais trans**rente* e a*mentassem sua pres*ação *e con*as, reportand* in*ormações de </line>
<line> desem*enho financeiro e **o financeiro (ARGEN*O et al., 20*9). </line>
<line> No Br*sil, a publ*cação dessas in*ormações deixo* *e ter caráter v*lunt*r** par* a* </line>
<line> e**res*s do ***or público, a part*r da promulgação da Lei n* *3.303, em 2016, a ch*mada lei </line>
<line> das e*tatais (BR*SIL, 201*). Esse dispos*tivo legal estabeleceu u*a série de mec**ismos de </line>
</par>
<par>
<line> transparênci* e governança a serem </line>
<line> obse*vad** pelas e*presas governament*is (Instituto de </line>
</par>
<par>
<line> Pesquis* Econômica Apli*ada, *019). Com *sso, em seu artig* 8*, * lei previu, d*ntre outras </line>
<line> obrigaçõ*s, a divulgação anual de relatório integrado ou de *u*tentabilidade, * fim de que as </line>
</par>
<par>
<line> e**r*sa* </line>
<line> públ**as e as sociedades de e*on*mia mista divulgassem o re*ulta*o de suas </line>
</par>
<par>
<line> ati*idades *e *orma mais transparente possí*el (*RASIL, 2016). </line>
<line> Va*e r*s*altar que, *o fim do ano de **18, o go**r*o brasileiro, *or meio do Tribunal </line>
<line> de Con*a* da U*ião (TC*), *ditou a Diretriz Normativa (DN) T*U 17* (BRASI*, 2018), *ue </line>
<line> est**d*u a preparação e apresentação de relat*r*o integra*o para *o*os os órg*o* e entidad*s </line>
<line> da adminis*ração dir*ta e indir*ta (GARCIA et al., 2019). </line>
<line> A e*olu*** *os relat*s corporativ*s de*an*ou concisão, transpar*ncia e **mpletude </line>
<line> das informações qu* levaram ao PI para eviden**ar a cri*ção de v**o* (A*VES et al., 2017). </line>
</par>
<par>
<line> *ara Gelb*ke et a*. (2*18), * P* foi cons**erado como um </line>
<line> pr*du*o do RI e </line>
<line> d*finido pelo </line>
</par>
<par>
<line> International I*teg*ated R*p*rt*ng Council (2013, p. *) "c*mo a consid*ração ativa d**a por </line>
<line> um* organiz***o aos relacio*a**nto* *ntr* suas diversas un*da*es operacio*ais e funciona*s, </line>
<line> bem como os capitais util**ados ou *f*tad*s p*la organização". </line>
<line> Portanto, o eq*ilíbrio entre os diferentes tip*s *e capitai* - bem como o a*inhamento </line>
<line> ent*e as diferen**s áreas organiz*cionais perante * to*ada d* decisão - figurou como </line>
<line> element* c*ntral do pensamento integrado, sendo u*a vari*vel capaz de in*e**erir na criaçã* </line>
<line> de *alor d* *n*idade (BER*SANI, 201*). </line>
<line> 2.2 Corrent*s Teóri**s Ad*t*das como Lent* de A*ál*se do Relato Integr**o (RI) </line>
<line> Diferentes le*tes teóricas têm *ido aplicada* para ex*li*ar o Relato I*tegr*do nas </line>
<line> organizaç*es. *or exemplo, a Teoria da Legiti*idade f*i utilizada para explicar a divulgação </line>
</par>
<par>
<line> volun*ár*a d* informações sociais bem como ambientais p*las empres*s (ZANCH** et </line>
<line> a l ., </line>
</par>
<par>
<line> 2017). Para Suchmann (19*5), o *erenciamento *a *egit*mi*ade foi in*imamen*e ligado ao </line>
</par>
<par>
<line> di*l*go entre a **pres* e seu públi*o-alvo, ou se*a, * busca </line>
<line> *ela </line>
<line> *provação organi*acional </line>
</par>
<par>
<line> in*luencia a fo*ma e *onteúdo da o </line>
<line> evidenciação </line>
<line> social, em que a *mpr*sa almeja que seu </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina PI, v. 19, n. 10, a*t. 11, p. 212-2*4, *ut. 2022 </line>
<line> w*w*.fsanet.c*m.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> L. *alvão, F. M. So**a, A. M. Meur*r, *. Mach*do </line>
<line> 218 </line>
</par>
<par>
<line> sistem* de valores es*ivesse e* conformidade com a sistema*ização social à qu*l pe*te*cesse </line>
<line> (BEUREN et al., 20*3). Para A*ch*l e* al. (*009), por exemplo, a Teoria da Le*i*im*dade é </line>
</par>
<par>
<line> ut*lizada na contabilida*e pa*a co*p*eender as mot*va*ões das e*presas * *e engaja*e* </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> divulgaç*o voluntária social e **biental. </line>
</par>
<par>
<line> Nes*a perspectiva, *euren *t al. (*013) advogaram que, evidenc*a*do inf*rma*ões </line>
</par>
<par>
<line> compulsór*as e/*u voluntária* sobre **u re*a***name*to </line>
<line> c*m * meio *mbiente e social, </line>
<line> a* </line>
</par>
<par>
<line> organ*zações buscam legitimar-se no seu ambiente o*, entã*, ma*terem seu funda*ento já </line>
</par>
<par>
<line> *econhe*ido *el* sociedade. Essas div*lgaçõ*s buscam </line>
<line> obter sintonia entre as </line>
<line> ativid*des </line>
</par>
<par>
<line> desenvolvidas pela empres*, </line>
<line> assi* *omo as </line>
<line> expectativas que a socie*ade teria em relação </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> elas, baseada no sistema de cre*ças e valores v*gente* (ZAN*HET e* *l., 2*17). </line>
<line> N* *etor púb*ico, esse c*mportamento não é diferente. A Teoria da Legitimidade </line>
</par>
<par>
<line> exp*ica que as emp**sas c*nstroem confi*nça e credibilidade ao </line>
<line> divulgare* infor**ções, </line>
</par>
<par>
<line> torna*do su*s ativ**ades *onhecidas </line>
<line> pelos st*keholders e s*ndo mais transparentes </line>
</par>
<par>
<line> (DEEGA* ** al., 2002). Assi*, * RI pode ser vislumbrado co*o *ma for*a operac*on*l de </line>
<line> pôr em prática um pro*esso de legitimação social. </line>
</par>
<par>
<line> Sob o e*foque de i*terd**endência organ*zacional, a Teoria dos Stakehold*rs foca </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> su* atenção na explica*ão das relações *ue * *mpresa mantém *om suas diferentes pa*tes </line>
</par>
<par>
<line> in*eres*adas (J*FFRE; SIMON, 2012), ou seja, a*r*sentou-se como uma teo*ia </line>
<line> das </line>
</par>
<par>
<line> organizações na qual </line>
<line> é p*op*sto um model* relaci*nal, interligando in*iv**uos, grupo*, </line>
</par>
<par>
<line> co*unidade, em*resa, i*stituições e o estado (BOAV*N*UR* et al., 2*09). </line>
<line> *ara Freeman (*010), esse enfoque p**mov*u *m sistema d* tom*da de decisã* que </line>
</par>
<par>
<line> considerou inter*sse* </line>
<line> diferentes e *entou *a*imizar o valor das par*es i*teressadas. Nesse </line>
</par>
<par>
<line> sentido, Boa*entu*a e* al. (2009) a*irmaram que *om essa teoria * or*ani*ação dispõ* de *m </line>
</par>
<par>
<line> *mpor*ante recurso para demonstra* co*o os *esto*e* </line>
<line> devem a*ir em relaçã* aos negóc*os, </line>
</par>
<par>
<line> disse*i*ando as inf**mações para </line>
<line> at*nder às expectativ*s de uma </line>
<line> amp*a ga** de usuários </line>
</par>
<par>
<line> interessado* (TIRADO-V**ENCIA et a*., 2*19). *o enten*i*ent* de Guthrie et al. (*017), </line>
<line> esse estudo foi de grande importân*ia n* setor público, pois os g***ore* públ*cos devem </line>
<line> demon*t*ar *os cidadãos a sustentabilidade de suas ações, *e*do o RI um meio para realizar </line>
<line> *al divulgaç*o. </line>
<line> Por *ua v*z, a Teoria da Agência expl*ca os c*nfli*os de int*resse* que podem s*rgi* </line>
<line> *ntre *m princ*p*l e *m *gente (*OCHA *t al., 2*12). Para Arruda et al. (200*), * teori* e* </line>
</par>
<par>
<line> questão foi a </line>
<line> *ase teór*ca que busco* </line>
<line> analisar </line>
<line> a* relações entre os partici*antes d* um </line>
</par>
<par>
<line> s*stema, em *ue pro*ri*dade (prin*ipal) e controle (*gente) são designados * pess*as dist*ntas, </line>
<line> o que pode r*sultar em conflitos de in*eresse **tre o* ind*víduos (MACHADO e* *l., 2016). </line>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 19, n.10, a*t. 11, p. 2*2-*34, out. 2022 www4.fsanet.c**.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Re*ato Integrado e Pensamento Integrado nas E*tatais Est**uais Brasilei*as </line>
<line> **9 </line>
</par>
<par>
<line> Por sua vez, Roch* et al. (2012) afir*a*am *ue * *el*ção e*tre *rin*ipal e a*ente **o </line>
<line> se refer*a *pe*as à relação en*re *rop*ietário e ger*nte, mas também entre gere*te e acionis*as, </line>
</par>
<par>
<line> deb*nturistas, c*e*ores, cl*entes, governo, com*n*dade, entre outros. Ne*s *irza (19*1) e </line>
<line> consid*raram que * divu**açã* de *nfo*m**ões deveria mitig*r a assimetria de i*formações </line>
<line> en*re gest*res públic** e cidadãos. Desse ponto de v*sta, o *R vis*u redu*ir a a*simetria das </line>
</par>
<par>
<line> infor*a*ões e </line>
<line> promove* *aiores </line>
<line> nív*is *e divulgação *orp*r*tiv* *olunt*ria (TIRADO- </line>
</par>
<par>
<line> VALENCIA et al., 2019) </line>
</par>
<par>
<line> Pa*a Oliveira Ne*o et al. (*0*7), * Teoria da Agênc*a se **la*iona, </line>
<line> entre outros, com </line>
</par>
<par>
<line> governanç* corporativa, pol*tica de remuner**ão aos *gentes, deci*õe* sobre alocaçã* de </line>
<line> re*ursos d*ntro da empresa, c*or*enação por sub*nida**s, pr*ços, cust*s e compen*ação **r </line>
</par>
<par>
<line> in*entivos, formas *e incentivo fi**nceiro </line>
<line> e nã* financeiro, risco moral, estru*ura </line>
</par>
<par>
<line> or*an*zaci*nal, hierar*uia * estrutura d* poder. </line>
</par>
<par>
<line> Por fi*, sob a perspectiva *nstituc*onal, p*es**põe-se que as orga*iz**ões s*o </line>
</par>
<par>
<line> influenciad** por pressões *ormativas </line>
<line> do estado e *e outr*s organi*mos regulad*res, </line>
</par>
<par>
<line> procu*ando adap*ar suas estr*tura* e p*oced*mentos *s ex**cta*i*as *o context* soc*al em que </line>
</par>
<par>
<line> estã* </line>
<line> inseridas (OLIVEIRA et al., </line>
<line> 2013; ROSSETTO; R*SSET*O, 2005). </line>
<line> Nessa </line>
</par>
<par>
<line> perspectiva, as in*tit***ões </line>
<line> controla*iam e restringiriam o comportamento </line>
<line> organizacional, </line>
</par>
<par>
<line> estab*lecendo os l*mite* cult*r*is, *egais e morais *os quais as *rgani**ções d*vesse* oper*r </line>
<line> para garantir o sucesso (M*NTEC*LVO et al., **18; ALPERSTEDT et al., 20*6). </line>
<line> Par* Tirado-Val*nc*a et al. (2019), do ponto de *ista da Teori* Ins*ituc*onal, essas </line>
<line> inicia*i*as construíram maior *onsi*tência e res*onderam à ten**ncia atual das organizaçõ** </line>
<line> do s*tor públic* de a*eitar e s*guir norma*, tradições e in*l*ências *oc*ais vigentes. G*thr*e e* </line>
<line> a*. (20*7) afirmara* também, so* es*a ót*ca, que * RI *o* considerado como um mecanismo </line>
<line> que pr*mo**u mu*a*ças internas nas *rganizaç*es públ*cas. </line>
</par>
<par>
<line> Assim, pode-se afirmar que os diferentes a*tores empregaram e*sa </line>
<line> gama de teorias </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> fim de expl*c*r o R* e * PI de forma sist**ica *om * int*ito de compre*nde* suas mo**vações </line>
<line> * *o*sequências, não somente no escopo intraorganizacio**l, mas també* no co*texto s*cial </line>
<line> em geral. </line>
<line> 2.* Estudos A*te*ior** </line>
</par>
<par>
<line> Pesquis*s sobre p**ticas de RI no âmbito </line>
<line> das orga*izações públicas *oram poucas </line>
</par>
<par>
<line> (DUMAY al., *016; *U*HRIE et a*., 2017; BIONDI; BRACCI, 2018; MONTE**L*O et </line>
<line> Re*. FSA, T**esina PI, v. *9, n. 10, *rt. 11, p. 212-234, ou*. **22 *ww4.fsa*et.*om.br/r*vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> L. Galvão, *. M. Sou**, A. M. Meure*, R. Machado </line>
<line> 220 </line>
</par>
<par>
<line> e* al., 2**8; TI*A*O-VA*ENCIA et al., 2019), e o conceito de PI p*opo*to *a i*iciati** d* </line>
<line> *I *ão foi suficient*mente examinado (*U*** e* a*., 2016; FA*NETI et *l., 2019). </line>
<line> Stubbs e Higg*ns (2014) inves*ig*ram se os mecanismos internos em*regados pelos </line>
<line> prime*ros adotantes d* R* na *ustrália est*mularam mecanism*s inovadore* de div*lgação e </line>
</par>
<par>
<line> c**stataram que </line>
<line> a* o*gani*açõ*s não apres**t*ram inovaçõ*s nesses me*ani*m*s, s*mente </line>
</par>
<par>
<line> mel**raram o* process*s a*teriormente *tilizad*s </line>
<line> na *lab*ração do* relatórios de </line>
</par>
<par>
<line> sustentab*lidade. </line>
</par>
<par>
<line> Coh*n e Karatzima* (20*5) reali*aram uma discu*são te*rica s*br* o R* no set*r </line>
</par>
<par>
<line> públic* * examina*am formas al*ernativas de relatório* in*egrados * relat*rios p*pul*res. </line>
<line> Os </line>
</par>
<par>
<line> aut*res *ludiram qu* </line>
<line> as e*tida*e* gov*r**me*tais *r**isa*iam forne**r u*a visão holística, </line>
</par>
<par>
<line> po*é*, concisa * *impli*icada **s operações, prestaç*o de serviç*s e da criaç*o de valor, de </line>
<line> for*a a a**air o interesse de todos os cidadãos * da **ciedade em gera*. </line>
</par>
<par>
<line> Guthr*e et al. (20*7) explorara*, por meio da análise de cin** e*tudos de </line>
<line> c*so, se </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> adoção *a estrutura co*ceitu*l do RI levou ao desen*olvime*t* do P*. A principal conclusão </line>
</par>
<par>
<line> f*i qu* toda* </line>
<line> as organ*zaçõ*s ad*tara* o RI com base no tr*balho de seus c*mitê* </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> sustentab*l*dad* já </line>
<line> existente*, e q*e a consolidaçã* do PI o**r**u pelo engajamento *as </line>
</par>
<par>
<line> equipes multif*ncio*ais. </line>
</par>
<par>
<line> M*ntecalvo et al. (2018) ana*isar*m a implementação do RI *a empresa </line>
<line> públic* </line>
</par>
<par>
<line> n*ozelandes* New *ealan* Pos* (NZ Post), c*jos resul*ados mostraram qu* o relatório </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> sustenta*ilid*de foi aprimorad* pela adoção do RI e su*eriram que o *R *oderia *elho*á-los </line>
<line> nas *mpres*s públicas e n* setor p*blico em *eral. </line>
</par>
<par>
<line> Biondi e Brac*i (201*) reali*aram uma análise *omparativa do* *iferentes meios </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> prestação de contas ut*liza*os </line>
<line> n* setor público (Relatórios de Sustentabilidade, Relatórios </line>
</par>
<par>
<line> Finan*eiros P*pulares * R*latórios integrados), co* o i*tuito d* verifi*ar se s*o *iferen**s </line>
<line> métodos de e*issão de r*l*tórios o* apenas rótulo* distintos para ferram**ta* qu* divulgam </line>
<line> info**ações semelha*tes. Com *sso, *oncluí*am que os relatórios dife*ira*, prin*i*alme*t*, </line>
</par>
<par>
<line> em *elação ao ciclo *e vida e da difusão, mas, par* *ai*ria dos ou*ros cr*tér*os, não a </line>
<line> revela*am dif*renças *ele*ante*. </line>
</par>
<par>
<line> Tirado-Vale*ci* et al. (2019), *m s*u estudo, *nalisar*m como *s pr*paradores </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> inf*rmaç*e* não financeiras </line>
<line> em entidades p*blicas relataram </line>
<line> sob*e o P* e mediram </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> com*romisso dessas organizaç*es *om esse </line>
<line> conceito. Assi*, concluíram que pro*essos </line>
</par>
<par>
<line> internos </line>
<line> de*e*iam ser melho* co*rdenados e </line>
<line> qu* ha*ia necessida*e *e m*ior *n**lv*mento </line>
</par>
<par>
<line> d*s ges*ores com aspectos não finance*ro*, a fim de ap*im*rar a conectividad* ** i**orma*ã* </line>
<line> ou efic*ci* da com*nica*ão. </line>
<line> Rev. FSA, Ter**in*, v. 1*, *.10, *rt. 11, p. 212-234, *ut. 20*2 w*w4.fsa*et.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Rel*to Integr*do e Pensament* Integrado nas Est*tais Est*dua*s Br*sileiras </line>
<line> 221 </line>
</par>
<par>
<line> Cavicchi et al. (2019) inves*igaram os mecanismos que afetar*m o po*s*vel </line>
</par>
<par>
<line> desenvo*viment* de prá*icas *e RI no seto* *e saúde perceberam qu* os preparador*s não e </line>
<line> es*avam envolvidos a p*iori no processo estratégic* de defin*ç*o *e comentár*os d* gest*o. </line>
<line> Sendo assi*, constata*a* uma falta de PI na o*ganização. </line>
<line> Fa*neti e* al. (2019) examina*am em q*e m*d*da * ado**o ** RI mudou a forma *omo </line>
<line> a organizaç*o compr*endeu e a*o**ou as necessidades de seu* acionistas e stakehold*rs bem </line>
</par>
<par>
<line> *om* a maneira que foi feita divulgação das informações a </line>
<line> de in*e*esse soci*l. Co*clu*ram </line>
</par>
<par>
<line> qu*, e*bo*a a adoç*o de RI tenha reduzido as *ivu*gaçõ** de naturez* soci*l, el* aum*ntou a </line>
</par>
<par>
<line> relevân*ia das informações *i*ulgadas, concentrando-se na *ercepção e n*s necess*d**es </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> i*form*ções pelas partes i*tere**adas par* * *eterminaçã* do c*nteúdo do re*atório. </line>
</par>
<par>
<line> Mio (2020) abo*dou, inicialmente, a evolu*ão dos Relatórios C*r*orativos e, em </line>
<line> seguida, foc*lizou o Relatór*o Int*gra*o. Os res*ltados sugerir*m que o RI realmente </line>
</par>
<par>
<line> melhor** d*v*l*ação corpor*tiva, ***enta*do, desse *odo, a a </line>
<line> c*pacid*de do* anal*s*as d* </line>
</par>
<par>
<line> faz*rem melhores previsões. </line>
</par>
<par>
<line> 3 METODOLO**A </line>
</par>
<par>
<line> Esta pesquisa foi de car**er quantitativo, do tipo descritiva e classificada como um* </line>
<line> a*áli*e documental, que, segundo Beur*n (2008, p. 89), é o *ipo d* pesqu*sa **e se bas*ia em </line>
<line> mat*ria*s qu* ainda não r*ce*eram um tratam**to analítico ou *ue podem ser reelaborados de </line>
<line> aco*do com os o*jetivos da pesquisa. </line>
<line> 3.1 *mpre*a* **alisadas </line>
<line> A populaç*o foi com*osta por *mpresas e*ta*ais esta*uais *ue disponibili*aram relatos </line>
</par>
<par>
<line> integrado* nos se*s websi*es. * re*ação </line>
<line> d* comp*nhias *oi extraída de um *evantamen*o </line>
</par>
<par>
<line> *ealizado pelo Teso**o Nacional que buscou identificar qu**s er*m as empres*s c**troladas </line>
<line> pel*s estad** brasileiros. A partir dess* d**umento, fo*am consul*ados os web*i*es de cada </line>
</par>
<par>
<line> uma das </line>
<line> empresas em busca dos *elatórios publicados ut*liza*do-se os t***os "re*ato </line>
</par>
<par>
<line> integrado" e/ou "relatório *ntegr*do". </line>
<line> Do total de 258 empresas estatais *staduais, 20 publicar*m seus re**tos integrados, </line>
<line> conf*rme previs*o n* art. 8, da Lei 13.303/2016. Analisou-se o per*o** entre 20*5 a 2019. * </line>
<line> e**olh* do período *e aná*ise se justificou pela publi*ação do p*im**ro *I por u*a empresa </line>
<line> estatal estadual e* 2015 e pela **bl*cação ma*s recente do re*ato qu* oc*rreu em 20*0 (*no- </line>
<line> Rev. FSA, *e*e*ina PI, v. 19, n. *0, art. 11, p. 212-234, out. 202* *ww4.*sanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> L. Ga*vã*, F. M. Souza, A. M. **u*er, R. **c*ado </line>
<line> 2*2 </line>
</par>
<par>
<line> ba*e 2019). *e*sa forma, a amostra fina* consistiu *m re*a*os integr*dos d* 20 empresas *o </line>
<line> setor pú*lico produz*do* entre 2015 e 2019. O número to*al de rel**órios examina*o* foi de </line>
<line> 42. </line>
<line> 3.2 Definição d*s variáv**s </line>
<line> Uma vez identi*icadas as empresas estatais estad*ais que pu*licar** seus rel*tórios *o </line>
<line> for*a** de relato integr*do, fo* cri*da a *ase de dados *o*p*sta por 42 document*s </line>
<line> disp**i*ilizados entre os anos de 2015 a 2019. </line>
<line> Para investiga* como o PI fo* dem*nstrado no RI da* e*tat**s e*t*duais *rasileiras, foi </line>
<line> utilizado * Índice de Pensamento Integrad* (IPI), de*envolvid* p** T*ra*o-*a*encia et al. </line>
</par>
<par>
<line> (2019). Esse índ**e co*sisti* em cinco *imensões n*s quais *oram </line>
<line> a*alisados os el*mentos </line>
</par>
<par>
<line> necessários que d*veriam s*r inco*porados aos RI, con*orme descrit* na Tab*l* 1. </line>
<line> Tabe*a 1 - D***nsões do PI </line>
</par>
<par>
<line> Dim*nsão </line>
<line> Descri*ão </line>
<line> Variáve* </line>
<line> Critério </line>
<line> Conexões; </line>
<line> i*ter-rela*ões </line>
<line> e </line>
<line> - Equ*pes Multidiscipl*nares; </line>
</par>
<par>
<column>
<row> dependências ent*e os *lementos </row>
<row> Con*ctiv*dade rele*an*es *ar* a capacidade da </row>
<row> organizaçã* de cria* valor ao </row>
<row> lo*go do tem*o. </row>
<row> Identific*ção de aspec*os </row>
<row> relevantes do ambie*te; incluindo </row>
<row> Fo*o Ext*rno tendên*ias. Integraç*o de to*os os </row>
<row> *lementos q** afeta* a criação d* </row>
<row> valor pa*a a**nder às *xpectat*vas </row>
<row> dos st*keholders </row>
<row> Defi**r objetivos; identif**ar </row>
<row> questões materiais; gerencia* </row>
<row> Plan*jament* riscos e *portun*da**s e med*r o </row>
</column>
<par>
<line> Integrado </line>
<line> *e*em*en** de forma alinhada </line>
<line> com *st*atégia e *erspect*vas </line>
<line> futur*s </line>
<line> Comprom*sso da organização com </line>
<line> a sustentabilidad* e lidera**a de </line>
</par>
<column>
<row> - Visibilidade *as *nter- </row>
<row> relaç*es. </row>
<row> - Tendê*cias e m*danç*s no </row>
<row> ambiente; </row>
<row> - Im*act** na so*ied*de; </row>
<row> - *nter**se das partes </row>
<row> interes**das; </row>
<row> - Modelo de negócios; </row>
<row> - *apitais </row>
<row> - A*alia**o da m*terial**ade </row>
<row> - *iscos; </row>
<row> - Medidas de desempen**; </row>
<row> - Perspectivas fu*ura* </row>
<row> - Mec*nis*os de coordenação </row>
<row> de governança; </row>
</column>
<column>
<row> 0 ou * </row>
<row> 0 ou 1 </row>
<row> 0 ou 1 </row>
</column>
</par>
<par>
<column>
<row> G**ernança </row>
<row> Efi*az </row>
<row> Com**ic*çã* </row>
<row> **tegrada </row>
</column>
<column>
<row> se* con*elho de administra*ã*. </row>
<row> Evidências sobre a c**dib*lida** </row>
<row> da inf*rmação </row>
<row> *o*ciso; compreensível e </row>
<row> infor**çõe* conectadas </row>
</column>
<column>
<row> - Sistemas de garantia; </row>
<row> - C**pr*mi*so éti*o. </row>
<row> - Ref*r*nc**s a outras </row>
<row> *nf*rma*ões; </row>
<row> - Li*ks * referênc*a*; </row>
<row> - Conci*ão. </row>
</column>
<column>
<row> 0 o* 1 </row>
<row> número </row>
<row> de </row>
<row> pág**as </row>
</column>
</par>
<par>
<line> Fonte: A*aptado de T*rado-Valen*ia et al. (2019, p. *). </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, *eresina, v. 19, n.1*, ar*. 11, p. *12-234, out. 2022 </line>
<line> www4.fsa*et.com.br/rev**ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Relato Inte***do e Pensamento Int*grado na* Estatais Esta**ais Brasi*e*r*s </line>
<line> *23 </line>
</par>
<par>
<line> O est*d* utiliz*u *omo es*raté*ia de pesquisa a an*lis* *e cont*údo que, segun*o </line>
<line> Bardin (2016), organizou-se em t*rno dos seguintes polos *ro*ológicos: i) pré-análi*e dos RI; </line>
<line> i*) *xplo**ção do materi*l por meio *a le*tura e c*mpreensão da* inf*rmaç**s *elacion*das *o </line>
</par>
<par>
<line> PI; i*i) tratamento d*s dados pela inferência; e iv) i*ter*reta*ão das i*formações quan*o às </line>
</par>
<par>
<line> dimen*ões do *I. </line>
</par>
<par>
<line> Nas análi*es estatís**ca*, f*ram u*ilizados *s *oft*ares *xcel® e St*t*stica* Pac*age </line>
</par>
<par>
<line> f or t he </line>
<line> Social Scie*ces® (SPSS) *ara execução da est*tística d*s*ritiva; devido à n**ure*a </line>
</par>
<par>
<line> or*inal </line>
<line> dos da*os, f*z-se us* do coeficiente d* correlação de Spearman que, seg*ndo Field </line>
</par>
<par>
<line> (2009), rep*esenta uma medida padronizada da força do relaci*name*to entr* duas variáve*s </line>
<line> q*e não depende das hi*ótese* de um teste paramétric*. </line>
<line> * RESU*TADOS E DISCUSS*O </line>
<line> Para análise *o* result*dos, inicialmente, *pre*entou-se as frequê*cias da* dimensões </line>
<line> do PI no conteúdo dos 42 R* publicados e***e os anos d* 201* e 2019 pelas *statais estaduais </line>
</par>
<par>
<line> q*e **zeram p*rte da **ostra. Po*teriorme*te, </line>
<line> an**isa*am-se as va*iá**is que mediam as </line>
</par>
<par>
<line> difer*ntes *imensões do PI nos rel*tórios. </line>
</par>
<par>
<line> 4.* Índice *o pe*samento integrado </line>
</par>
<par>
<column>
<row> N* *ab*la 2, são indicadas as frequências das dimensões do PI no conteúdo *os </row>
<row> relatos int*grados, publicados ent*e os anos de *015 e 2019. </row>
<row> Tabel* 2 - An*li*e de frequên*ia das dimensões do PI </row>
</column>
<par>
<column>
<row> Dimensão / variável </row>
<row> Conec*ividade </row>
<row> Foco Externo </row>
<row> Planejament* *ntegrado </row>
<row> Gove**anç* *fi*az </row>
<row> Comu*icação Integrad* </row>
<row> Mé*ia ge**l </row>
<row> F*nte: Elabor*do pelos **tore* </row>
</column>
<column>
<row> % </row>
<row> 9 ,5 2 % </row>
<row> * 1 ,* 3 % </row>
<row> * 0 ,6 0 % </row>
<row> * 4 ,2 * % </row>
<row> 2 3 ,8 1 % </row>
<row> 3 * ,9 3 % </row>
</column>
</par>
</par>
<par>
<line> * Í*dice d* Pensamento Integrado (IPI) alcanç*u uma média </line>
<line> g*ral de 3*,93%. </line>
</par>
<par>
<line> Consider*ndo a anál*se das diferentes dimensões, * go*ernança efica* (64,2*%) des*a*ou-** </line>
<line> como dim*ns*o com maio* incidê*cia, segu*da do planeja*ento int*grado (50,*0%). * foco </line>
<line> Rev. FSA, T*resina PI, v. 19, n. 1*, art. 11, *. *12-234, out. 2*22 www4.*sanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> L. Galv*o, *. M. *ouza, A. M. *eurer, R. Ma*hado </line>
<line> 224 </line>
</par>
<par>
<line> externo (31,**%) e a *omuni*aç*o *ntegrada (23,81%) at*ng*ram um **sult*do *nterme*iário </line>
<line> quand* com**rados à média gera*. Já o menor nív*l foi *pre**ntado pela c*nectivi*a*e </line>
<line> (9,*2%). Em term*s d* c*ncisão, * número d* página* nos *elatór*os variou de 4 a 248 </line>
<line> páginas, com uma *édi* de 71 págin*s. </line>
<line> O re*ul*a*o obtid* e* re*ação *o pape* da governança como elemento relevante do PI </line>
<line> foi condizente *o* o acha*o por Tir*do-Valencia *t al. (2019). *ele foi apontado que as </line>
</par>
<par>
<line> empres** demons*raram </line>
<line> u* forte comp***i*so com q*estões étic*s e de s*stentabilida*e </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> com a ex*stência de códigos de </line>
<line> *onduta, de*l*rações de princípios e </line>
<line> va*ores e polí*icas </line>
<line> *e </line>
</par>
<par>
<line> Compliance. Do ponto de </line>
<line> v*sta d* Teo*ia *nstitucional, Tirado-Valencia et al. (2019) </line>
</par>
<par>
<line> s*geriram **e e*se comportament* poder*a ser expli*ado pe*o *esenvolvimento le*isla*ivo </line>
</par>
<par>
<line> dos a*pect*s de *overnança que, ** cas* br*sil*iro, </line>
<line> oc*rreu *om * pro*ulga*ão da lei das </line>
</par>
<par>
<line> estatais ** 2016. Corroborando es*e ente*dime*to, Oliveir* *t al. (2013) *res*u**sera* que </line>
<line> as emp*e*a* *ão for*emen** inf*uen*iadas pelos aspe*tos norma*ivos do *s*ado e do* dem*is </line>
<line> órgão* r*guladores d**tro do con*e*to *m qu* atuam. </line>
</par>
<par>
<line> Biondi Bracci (2018) sug*r*ra* o d*senvo*vimento *e um* e </line>
<line> governança for*e </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> efeti*a como se*do um mecanis*o </line>
<line> par* or*anizações do set*r público alcança**m </line>
</par>
<par>
<line> le*itimidade ou para se adequa*em ** pres*ões institucionais, como *emo**traram as teorias </line>
<line> *a legitimidade (S*CHMANN, 1995) e i*stitucion*l (OLIV*IRA et **., 2013; ROSS*TTO; </line>
<line> ROSSETTO, 20*5). </line>
<line> No *ntanto, va*e de**aca* *ue, mesmo a dimensã* govern*nça *ficaz te*do alc*n*ado </line>
<line> o ma*** *ndice de evide*ciação, a*enas *o *elatór** de 201*, da Compa*hia Pernambucana de </line>
</par>
<par>
<line> Saneamento - Compesa (2*17, p.19), o *ocu*en** f*i </line>
<line> assinado pelos ge*t*res </line>
<line> da empresa, </line>
</par>
<par>
<line> conforme tópico "Responsabilidade por um relatório Int*grad*" d* e*trutur* *o*ceitual *o R* </line>
</par>
<par>
<line> (In*e*n*tional Int*grated Reporting Council, 2013, p. 19), </line>
<line> no </line>
<line> qual consto* "Folha d* </line>
</par>
<par>
<line> a*sinaturas do Relato Int*grado - Relató*io d* *d*inistraçã* apr*vado na 3ª/201* *euni*o </line>
</par>
<par>
<line> *rdinária do Cons**h* d* Admi*istração </line>
<line> da Compa*hia Pe*nambucana de *ane*mento - </line>
</par>
<par>
<line> CO*PESA". </line>
</par>
<par>
<line> Ou*ro ponto im*ortant* revelad* </line>
<line> pelo estudo foi a conectivida*e que *presentou </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> m*n** índic* de evidenciação *a amostra. De a*ordo com Biondi e Bracci (2*18), </line>
<line> e*sa </line>
</par>
<par>
<line> dimensão deve*ia d*mo*strar as </line>
<line> *nterdependênc*as entre f*to*es </line>
<line> q*e influen*ia*am </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> capacidade de criar va*or n* curt*, médio e *o*go prazo e que, no entanto, no*ou-se que </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> ma*oria *a* empresas não ev*denciara*, por exemplo, a </line>
<line> e*istê*cia </line>
<line> de equipes de tra*alho </line>
</par>
<par>
<line> multidis*iplinares n* elabor*ção dos relatóri*s ou, se o *izer*m, não dei*ar*m cla*o como esse </line>
<line> Re*. **A, Teresina, v. *9, n.10, a*t. 11, p. 21*-234, out. 202* www4.fsanet.com.br/re*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *elat* *ntegrado * Pens*mento Integrado nas Est*tai* Estaduai* B*asile*ras </line>
<line> *2* </line>
</par>
<par>
<line> pr*cesso *correu. Um exempl* f*i a Compesa (2017, p. 2), *ue inf*rmou a contratação de </line>
<line> um* emp*esa de con*ultor*a exter*a para coor*enar a ela*oração do *elatório: </line>
</par>
<par>
<line> Par* isso, </line>
<line> dada a complexidade do *ocument*, op*ou-se por </line>
<line> cont*atar uma </line>
</par>
<par>
<line> consu*tora individual para conduzir o processo, por me*o do Programa de </line>
</par>
<par>
<line> Saneament* Ambiental da Bacia Hidro*ráfica do Rio Ipojuca com *ecursos do </line>
<line> Ban*o *undial (BID). A *o**ratação foi iniciada *m janeir* de 2018, com </line>
<line> publi*a*ão d* *anifest*ção *e intere*se nos meios de comu*icação; segui*-se * </line>
</par>
<par>
<line> pro**sso *e *n*l*** curricular, d* *scolh* e *e negociação c*m o venc*dor e </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> contrato d* p*es**ç*o de servi*os deverá *e* a*sina*o em j*nh* deste *esmo an*. </line>
</par>
<par>
<line> Já no **lat* integrado da Mina* *e*ai* *articipaçõ*s S.* - MGI (**19, *. *1), </line>
<line> observou-se a i*tenção da emp*e*a e* dese*vo*ver *eu documento co*side*ando a* </line>
<line> i*t*rd*pendências *ntre as diversas áreas, confo*me d*monstrado a se*uir: </line>
</par>
<par>
<line> M*is um ponto de melhoria contínua *erá no *elatóri* In*egrado, com </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> desenvolv*me*to </line>
<line> de um pensamento i*tegrado em qu* todas as áreas da empre*a </line>
</par>
<par>
<line> inter*a*izem a contínua </line>
<line> refl*xão sobre os i*p*ctos * externalidad*s de sua* </line>
</par>
<par>
<line> *tivi*ad*s, visando * me*hori* </line>
<line> d*s in*ic*dores relativo* a *ad* *apital q** com**e </line>
</par>
<par>
<line> nossos negóc*os. </line>
</par>
<par>
<line> No ent*nt*, *a sequê*cia, in*ormar*m que seu relatório foi produzido com base em </line>
<line> informações re*or*ada* ** outro* documentos corpor*t**os já *u*l*cados: </line>
<line> F*ram *elecion*das informações de repor*e* c*rp*rativos já *ublicados, incluindo * </line>
<line> *ela*ó*io da *dmin*straçã*, as dem*nstrações contábeis, as no*a* explic*tiva*, os </line>
</par>
<par>
<line> parecer*s da* aud*tor*as, a Carta Anu*l d* Pol*ticas Púb*icas </line>
<line> e G*ve*nança </line>
</par>
<par>
<line> Corpora*iva e o cenário d* metas e risco* *stratégicos (*inas Gerais Participações </line>
<line> S., 2019, p. 32). </line>
<line> Nessa linha, St**bs e Higgins (2014) ressaltar*m que *ar* a elabora*ão do relato, alé* </line>
<line> de relacion*r o conteúdo d*s informações que são divulg*das, é nec*ssár*o também gerar </line>
<line> dinâmic*s que conectas**m indivíd*os, f**ções, proce**os e sistema de info*mações inte*nos </line>
<line> e *xter*os. Al*nhado a esse p*n*a*ent*, o TC* afirmou que nã* se esp*rava que o p*imeiro </line>
<line> relat*rio de g*stão na forma de *I foss* *presentado de forma perfe**a e* sua pri*ei*a ediç*o </line>
</par>
<par>
<line> (BRASIL, 2019), indican*o uma oportunidade de me*hor*a e a n*cessid*de de </line>
<line> um </line>
<line> esforço </line>
</par>
<par>
<line> maior por *ar*e *o* gestores, no sentido de incorporar o *I na e*a*oração d* RI da* empresas </line>
<line> estatais, c*nforme *ugerido por Tirado-Va*e*ci* *t al. (2019). </line>
<line> *a sequência d* análise, a Tabela * *ostra as frequênc**s *om que as variáveis do PI </line>
<line> foram evidenc*adas nos re*atos integrad*s publicados en*re *s anos de 20*5 a 2019 p*las </line>
<line> em*resas es*a**is e*taduais brasilei*as. </line>
</par>
<par>
<line> R*v. FSA, Teresina P*, *. 19, n. 10, art. 11, p. 212-234, out. 20*2 </line>
<line> ww**.*sanet.*o*.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> L. Galvão, *. M. Souz*, A. M. Meu*er, R. Machado </line>
<line> 226 </line>
</par>
<par>
<line> Tabela 3 - Análise de frequência das variáveis do PI </line>
</par>
<par>
<line> Dime**ão / variável </line>
<line> % </line>
</par>
<par>
<line> 1. Exis*ê*cia de equi*es de trabalho m*lt*dis*ip*inares </line>
<line> 0% </line>
</par>
<par>
<column>
<row> 2. In*egração d* conteúdo * visibilid*de de *uas inter-relaç*es </row>
<row> 3. Principais tendências e mudanças no am*ie*te q*e podem afetar a cr*açã* *e va*or </row>
<row> 4. Impactos d* prod*tos e serviços n* socie*ade, mercados e reputaçã* </row>
<row> *. Capa*idade *e respond*r às n*cessid*des legítimas e interes**s </row>
<row> 6. Des*rição do modelo de ne*ócio e l*nks p*ra o pro*esso de criação de valor </row>
<row> 7. Descriç*o de capitais e links pa*a o p*oces*o de criaçã* de val*r </row>
<row> 8. Avaliação da mater*alidade e links p**a a e***atégia </row>
<row> 9. Riscos e links para a estraté*ia </row>
<row> 10. Medidas d* desempenh* fina*ceiro, não financei*o e links *ara a estra*é*ia </row>
<row> 1*. Pers*ectiva futura e or*en*ação d* curto, médio e longo pr*zo </row>
<row> 12. Me*anism*s d* coord*nação de govern*n*a </row>
<row> 13. Si*temas in*ernos *e auditoria/ga*antia </row>
<row> 14. **ist*ncia de um compromiss* ético </row>
<row> 15. Referên*ias a outr** info*mações **iad*s pe*a entidade ** ao ambi*nte exte**o </row>
<row> 16. Li*ks e re**rências c*uzadas dentr* do conteú*o do r**atório para *e*p*nder *s </row>
<row> ne*essidades de infor*ações de diferent*s tipos de usuár*o </row>
<row> 17. Concisão </row>
<row> Fonte: Elaborado pelos autores. </row>
</column>
<column>
<row> * 9 ,* 5 % </row>
<row> 3 0 ,9 5 % </row>
<row> 2 6 ,1 9 % </row>
<row> 4 2 ,8 6 % </row>
<row> 3 0 ,9 5 % </row>
<row> 2 6 ,* 9 % </row>
<row> * 1 ,9 0 % </row>
<row> 5 9 ,5 2 % </row>
<row> 8 0 ,9 5 % </row>
<row> 50% </row>
<row> 7 1 ,4 3 % </row>
<row> 6 1 ,9 0 % </row>
<row> 5 9 ,5 2 % </row>
<row> 2 3 ,8 1 % </row>
<row> 2 3 ,* 1 % </row>
<row> 71% </row>
</column>
</par>
<par>
<line> Q*a**o à a*á*i*e d* fr*qu*ncia das variáveis ut*l*za*as pa*a medir as diferentes </line>
</par>
<par>
<line> dimensões do PI, o *ai*r destaque foi para as medidas de de*empenho **nanceiro e </line>
<line> nã* </line>
</par>
<par>
<line> *inanceiro * l*nks par* a estratég*a co* 80,95%. Esses n*meros si*aliz**am que </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> dem*nstra*ão dos re*ulta*os *oi um *onto *e maior </line>
<line> ate*ção das e**atais *esquisadas. *s </line>
</par>
<par>
<line> acha*o* são condizentes com * es*udo de C*hen e K*ratzimas (201*), q*e </line>
<line> apontaram uma </line>
</par>
<par>
<line> ê**as* d*s </line>
<line> organ*za*õ*s do seto* público na divulgaçã* de relatórios f**a*cei**s </line>
<line> *omo *m </line>
</par>
<par>
<line> meio *ara se e**olver ainda mais com seu* usuários, con*or*e descrito na Teoria dos </line>
<line> St*keholder*. (FR*EMAN, 2010). </line>
<line> Na *eq*ênc*a de mai*r freq*ência das variáveis, o* mec*nis*os de co*rden*ção de </line>
<line> gove*nanç* *lcanç*ram um p*rcent*al de *1,*3%. Percebe*-se, *qui, a pr*ocupaç*o em </line>
<line> evidenciar os mecanismos de gov*r*an** c*rpora*iva, con*orme desc*ito por Tirado-Valencia </line>
<line> et al. (2019), que af*rmaram que a* e*p*esa* do setor p*blico de**nstraram um forte </line>
</par>
<par>
<line> envolviment* com quest*es </line>
<line> *ticas e co*prometimento com *sp*c*os *e integrida*e </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> **l*ticas de compli*nce. </line>
</par>
<par>
<line> O resu*tado da av*liação da material*d*de e sua l**açã* com a es*ratég*a, 1*,9*%, *oi </line>
</par>
<par>
<line> ba*xo. Apenas três das empres** </line>
<line> ana*isadas elaboraram u*a *at*iz </line>
<line> de mate*ialidade; </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> *a*oria delas, como apontado *or Tira*o-Valencia </line>
<line> et al. (2019), </line>
<line> não descreveu </line>
<line> *omo </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> i*entificação e prioriza*ã* de q*estões materia*s foi realizada, e n*o vincula*am a ava**ação </line>
<line> da mate*iali*ad* à estratégia. Já *o estudo de Biondi e *r*cci (20*8), a avaliação da </line>
</par>
<par>
<line> materia*idade foi po*to comum em todos *s </line>
<line> *i*os de rel**órios anali*ados, os quais </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, T*resina, v. 19, n.1*, art. *1, p. 212-2*4, out. 202* </line>
<line> www4.fsan*t.co*.br/r*v*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Rel*to *ntegrado * Pensamento I*teg*ado nas Esta*ai* Estadua*s *ra*ileiras </line>
<line> 22* </line>
</par>
<par>
<line> considera*a* que divulgar informaçõe* relac*ona*as a e*se tema teve impacto na **p*cidade </line>
<line> de criar, pres*r*ar *u c*rroer o valor ao long* do t*mpo. </line>
<line> Considerando que qua*t* mais o PI estive* e*raiza*o nas atividades de uma </line>
<line> organização, m*is natu*alm*nte a conectividade fl**r* *ar* o relatório (INTERNATI**AL </line>
</par>
<par>
<line> INT*GRAT*D REPOR*ING C*UNCI*, 2013), *s achados </line>
<line> *a pesquisa for*m </line>
</par>
<par>
<line> preocupantes. O pior índi*e *ncontrado de IPI fo* da variável sobre a e*istênc*a de eq*ipes *e </line>
<line> t*abalho m*lt*d*sciplinar*s, n*o *endo obse*v*d* em nenhum dos RI analisados. Gu*hrie e* *l. </line>
<line> (2017) re*letiram que equip** m*ltifunci**a*s f*ram fundamentais para *ro*ove* a mudança </line>
</par>
<par>
<line> no c*m**h* para o PI das **tatais. *o *ntanto, cabe ressalta* que a não evidenciaçã* </line>
<line> de*sa* </line>
</par>
<par>
<line> equipes *a a*ost*a pesq*i*ada </line>
<line> não s*gnif*ca que elas não exi*tem no âm*it* das práticas </line>
</par>
<par>
<column>
<row> *rg*nizaci*nais da en*idade, m*s apena* que *ão foram divulgadas nos *elatos, se*do </row>
<row> oportuni*ade de melhoria a *er impl*m**tada. </row>
<row> 4.2 *orrelação de ***ar*an </row>
<row> *a Tabela 4 são a*res*nt*dos os resultados da c*rrelação de Spearma*. </row>
<row> Tabela 4 - Corre*aç*o de Spearm*n </row>
</column>
<column>
<row> um a </row>
</column>
</par>
<par>
<line> Conecti*idad </line>
<line> Planeja*en* </line>
<line> Governança </line>
<line> Co*un*cação </line>
</par>
<par>
<line> D**e*sões </line>
<line> Foco Externo </line>
<line> e </line>
<line> o I*tegrado </line>
<line> *fic*z </line>
<line> **tegrada </line>
</par>
<par>
<line> Conectividad </line>
<line> 1 </line>
</par>
<par>
<line> e </line>
<line> 0 ,3 0 3 </line>
</par>
<par>
<line> *oco *xt*rno </line>
<line> 1 </line>
</par>
<par>
<line> Plane*amento </line>
<line> 0 ,1 9 4 </line>
<line> 0 ,7 5 4 * * </line>
<line> 1 </line>
</par>
<par>
<line> I*tegrado </line>
</par>
<par>
<line> Governanç* </line>
<line> ,0 8 6 </line>
<line> 0 ,7 8 5 * * </line>
<line> 0 ,8 0 0 * * </line>
<line> 1 </line>
</par>
<par>
<line> Eficaz </line>
</par>
<par>
<line> C*municação </line>
<line> 0 ,0 5 9 </line>
<line> 0 ,3 0 6 * </line>
<line> 0 ,1 * 3 </line>
<line> 0 ,* 5 2 </line>
<line> 1 </line>
</par>
<par>
<line> *ntegrada </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: Elaborado p*los autores. </line>
<line> Os resultados mo*traram que a dime**ão Foco Externo ***esentou o maior coeficiente </line>
</par>
<par>
<line> de corre*ações, sendo forte </line>
<line> para </line>
<line> as dimensões go*ernança eficaz (0,*85) e planeja*en*o </line>
</par>
<par>
<line> in*egrado (0,754), c*ndizente com a Teori* dos Stakehold**s. </line>
<line> Os me*a**smos de </line>
</par>
<par>
<line> coord**a*ão ** governança indic*ram uma constante *r*ocu*açã* e* resp*nder </line>
<line> às </line>
</par>
<par>
<line> necessidade* l*gíti*as * int*resses da* partes bem c*mo apontar*m as principais ten*ênc*as e </line>
<line> mudanç*s no amb*ente que pude*sem a*e*ar a criação de v*lor. </line>
<line> O*tro fator importante que co*a*orou para que houv*sse uma forte corr*lação d* foco </line>
</par>
<par>
<line> ext**** e p*aneja**nto i*tegrad* foi a divulg*ção do modelo </line>
<line> de *eg*c*os, </line>
<line> no q*al as </line>
</par>
<par>
<line> *e*. FSA, Ter*sina PI, *. 1*, n. 10, art. *1, p. 212-23*, ou*. 2022 </line>
<line> *ww*.fsanet.c*m.br/rev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> L. Galvão, *. M. Souza, A. M. Me**e*, R. Mac*ado </line>
<line> 228 </line>
</par>
<par>
<line> empres*s e*t*tais *ferec**am mais inf*rmações *ob*e o impacto de *u*s a*i*idades *a cri*çã* </line>
<line> de valor p*blico, corrob**a*** os ach*dos de Ti*a**-*alencia et al. (2*19). Além disso, va*e </line>
<line> ressaltar qu* a com*inaçã* de dado* históric*s *o* as p*r*pect**as futur*s no *urto, médio e </line>
</par>
<par>
<line> lo**o prazo </line>
<line> ev*denciaram o compromisso constant* das empresas estatais com </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> sus*e*tabilidade e com as part*s i**eressadas. </line>
<line> A d*m*nsão foco externo apresentou, ainda, uma correlação fraca pa*a a dimensão </line>
<line> *o*unicação in**grada (0,*06). Es*e **sultado não se ass*melha a* encontrado *o* Tir*do- </line>
<line> Valen*ia *t al. (2019), pois con*orm* d**c*ito *** *les, somente um* c*municação efica* </line>
</par>
<par>
<line> garante a transp*rê*cia ne*e*sária na respost* às </line>
<line> demandas d* in**rmação das partes </line>
</par>
<par>
<line> *nteressadas. *á a correlaçã* governança efi*az e </line>
<line> planejament* integrado fo* a que *t*ngiu </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> *aior índic* (0,800), sendo consid*rada uma forte **rr*laçã*. </line>
<line> Assim, os resulta*os revelaram que as est**ais pesq*isadas *ue poss*em um </line>
</par>
<par>
<line> compromisso ético co* a sociedad* ev*denciaram infor*açõe* </line>
<line> sobre o gerenciamento de </line>
</par>
<par>
<line> r*s*o, o* **canism*s de c*ordenação de gover*an*a e perspect*v*s </line>
<line> futuras, corroborando, </line>
</par>
<par>
<line> de*sa forma, c*m a **or*a *a Agência e da Le*i*im*d*de. </line>
</par>
<par>
<line> 5 CONSIDERAÇÕES FINAIS </line>
</par>
<par>
<line> Com o obje*ivo de anal*sar como * *I foi eviden*iad* nos </line>
<line> re*atos i*tegrados das </line>
</par>
<par>
<line> estatais </line>
<line> est*duais b*as*leiras, no período d* 2015 a 2019, os res*ltados indicaram que no </line>
</par>
<par>
<line> B*asil o </line>
<line> número de empresas est*t*is estaduais que ad*r*ra* </line>
<line> ao RI </line>
<line> a*nda é baixo. Das 258 </line>
</par>
<par>
<line> organi*ações estatais </line>
<line> est*d*ais e*i*tentes, apenas *0 delas </line>
<line> d*vulgar*m seus *e*atórios nesse </line>
</par>
<par>
<line> *or*a*o e o f*zeram </line>
<line> com mais i*ten*idade a part*r do ano *e *018, doi* an*s a*ós a </line>
</par>
<par>
<line> promul*a*ão de l*i *a* esta*ais e* 2016. </line>
<line> Q*anto *s proporções do *I, a di*ens*o govern*nça *ficaz *pres*nto* * melhor </line>
<line> evi*e*ciação nos relatos, o que *emonstrou um* *reocupaç*o em mostra* os *ecanismos de </line>
<line> g*v*rnan*a co*porativa, apoi*ndo as teor*a* de Leg*tim**ade, *takeholders e Institucio**l, </line>
<line> conform* d*sc*ito por Tira*o-Valencia e* al. (*0**). No ent*nto, v*le ressalvar q*e no quesito </line>
<line> "Responsabilid*de por um *elatório Integrado", apontado pel* est*utura conceitual *o RI </line>
<line> (IN**RNA**ONAL INTEGRATED REPORTING CO*NCIL, *013), as empresas ainda </line>
</par>
<par>
<line> p*e*isam evolu*r, vis*o q*e soment* e* um relatór*o </line>
<line> o* gest*res s* r**ponsa**lizaram pela </line>
</par>
<par>
<line> integr*dad* do documento. </line>
</par>
<par>
<line> Co*siderada um ponto cen*ral no desenvolvim*nto do PI, co*form* des*rito *or </line>
</par>
<par>
<line> Guthr*e et al. (*017), * dim*nsão conecti*idad* *oi a </line>
<line> q*e de*onstrou o *eno* *ndice entre </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Ter*sina, v. 19, n.1*, art. *1, p. 212-*34, o*t. *02* </line>
<line> www4.fsanet.*om.br/revis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Rela*o Inte*rado e Pensamento Int*gra*o nas Estatais Estaduais *ra*ilei*as </line>
<line> *29 </line>
</par>
<par>
<line> toda* as cin*o di*en**es analisadas. No estudo re*lizad* p*r *irado-Valen*ia et al. (2019), </line>
<line> essa pr*porção ap*esentou pe*centu**s mais *leva*os de evi*en*iação, su*erind* qu*, ** caso </line>
</par>
<par>
<line> da* empre*as brasilei*as, há uma necessidade </line>
<line> *specí*ica de melho*ar a conecti*idade </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> informação. </line>
</par>
<par>
<line> Dessa for*a, os *esultados indic*ram uma bai*a frequênc*a das variáve*s que </line>
</par>
<par>
<line> evidenci*ram o *I no cont*údo dos relatos integ*ado*, sugerin*o </line>
<line> uma oportunidade </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> melhoria e que s* faz necessário um esf**ço *ai*r por *arte dos gestores, </line>
<line> no sentido </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> i*corpor*r * PI na elabo*ação do RI das empresas est*t*is. </line>
</par>
<par>
<line> Sabe-se que o RI é o resultado de *m pr*ces*o (ABEYS*KERA, 2013; C*HEN; </line>
<line> KAR*TZIM**, 2015; CIPFA, 2016; GU*HRIE et *l., 2017; MON*ECALVO et *l., *01*; </line>
</par>
<par>
<line> *IONDI; </line>
<line> B**CC*, </line>
<line> 2018; *IRADO-VA*ENCIA et al., 2019), e que o P*, d* acordo *om </line>
</par>
<par>
<line> Alves et al. (2017), l*va tempo até ser implantado com *ob*stez e funcionamento adequad*. </line>
</par>
<par>
<line> Para muitas or*anizações p*bl*cas no *rasil, </line>
<line> essa jornada teve iní*io em *016, *om </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> *romulgação *a Lei 13.303, na qual tornou-se requi*ito ob*igató*io de tr*n*parê*cia </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> divulgação *nua* *e re*atór*o integrado *u d* sus*entabilidade por *arte das empr*sa* do setor </line>
<line> púb*ico * das *ociedades de economia m*sta (BR*SIL, 201*). </line>
</par>
<par>
<line> D*ss* forma, as implicações dess*s ach*d*s in*ic*ram que *á um </line>
<line> c*minho a ser </line>
</par>
<par>
<line> apr*morado, a fim de fornecer ma**r volu** de *nform*ções à sociedade, </line>
<line> promovendo </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> transpar*ncia e *us*ando enga*ar as organiz*ções em a*ões soci*l*en*e s*stentáveis. </line>
<line> A pe*quisa a**esentou li*itaç**s, em virtude do nú*e*o rest**to de estatais *staduais </line>
</par>
<par>
<line> b*asi*eiras qu* divulgaram seus relatórios de </line>
<line> *estão no formato d* rela*o int**ra*o e pe** </line>
</par>
<par>
<line> ca*ência de estudo* teóricos para *ferec*r </line>
<line> s*porte às d**cu*sões a*r*se*tad*s. Por fim, </line>
</par>
<par>
<line> pesquisas futuras poderão inves*igar de fo*ma mai* pro*unda c*mo * RI </line>
<line> vem sendo </line>
</par>
<par>
<line> i*plement*do nas estatais bras*leiras e *bservar a*pec*os qualit*ti*os do PI implementado n* </line>
</par>
<par>
<line> RI, bem como </line>
<line> utilizar o*tr*s técnica* de </line>
<line> análise </line>
<line> de </line>
<line> dados para *mpli*r as di*cuss**s dessa </line>
</par>
<par>
<line> tem*tica. Além disso, é rec*mendá*el revisitar a </line>
<line> prese*te **squisa qua*do </line>
<line> existirem *ais </line>
</par>
<par>
<line> dados disp**íveis. </line>
</par>
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<line> GALVÃO, L; SOUZA, F. M; ME*RER, A. M; M*CHADO, R. Relato Integrado e Pensamento </line>
<line> Integrado nas E*tatai* Estaduais Br*sileiras. Re*. *S*, Te*e*ina, *.*9, n. 10, a**. *1, p. 212-234, *ut. </line>
<line> 2022. </line>
</par>
<par>
<line> Contribuição d*s Autore* </line>
<line> L. **lvão </line>
<line> F. M . Souz* </line>
<line> *. M. *e*rer </line>
<line> R. Mac*a** </line>
</par>
<par>
<line> 1) c*ncepção e planej*mento. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
</par>
<par>
<line> 2) *n*l*se e interpreta*ão dos *ados. </line>
<line> * </line>
<line> X </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
</par>
<par>
<line> 3) elaboraç*o do rascunho ou na revisão crít*ca do *onteúdo. </line>
<line> * </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 4) parti*ipação na apr*vação da versão f*nal ** manuscrito. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> Re*. FSA, T*re*ina, v. 19, n.10, *rt. 1*, p. 212-234, out. 20** </line>
<line> www4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
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ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)