Avaliação da Satisfação de Usuários em Relação ao Acolhimento na Atenção Primária / Evaluation of User Satisfaction in Relation to the Embracement in Primary Care
Resumo
O objetivo desta pesquisa foi avaliar a satisfação dos usuários em relação à implantação do acolhimento nas equipes de estratégia de saúde da família de um município de pequeno porte. Trata-se de um estudo transversal, observacional quantitativo, realizado com 297 usuários de 5 unidades de saúde da família, ano de 2020. Para a avaliação da satisfação, os usuários responderam à Escala de Avaliação da Satisfação dos Usuários com os Serviços de Saúde Mental (SATIS-BR), adequada para a avaliação da satisfação do usuário em relação ao Acolhimento. A escala possui 12 questões relacionadas ao grau de satisfação dos usuários com o acolhimento e 4 questões abertas. Os resultados mostraram que a satisfação global dos usuários foi alta, com média de 4,28± (0,54). A questão com menor média foi em relação às ‘Condições gerais das instalações da UBS’. Já em relação ao fator “Condições físicas e conforto no serviço”, a menor média foi observada (média=4,11±0,60). Conclui-se que a referida implantação do acolhimento nas unidades de saúde básica foi satisfatória, mas apresenta ainda a necessidade de investimentos públicos quanto à questão das instalações físicas para aumentar a satisfação dos seus usuários em relação ao processo de acolhimento realizado pela equipe.
Palavras-chave: Estratégia de Saúde da Família. Atenção Primária à Saúde. Satisfação do usuário. Acolhimento.
ABSTRACT
The objective of this research was to assess user satisfaction in relation to the implementation of user embracement in the family health strategy teams in a small town. This is a cross-sectional, quantitative observational study, carried out with 297 users of 5 family health units, year 2020. For the assessment of satisfaction, users answered the User Satisfaction Assessment Scale with Mental Health Services (SATIS-BR), suitable for the assessment of user satisfaction in relation to the reception. The scale has 12 questions related to the degree of user satisfaction with the reception and 4 open questions. The results showed that the overall satisfaction of users was high, with an average of 4.28± (0.54). The question with the lowest average was in relation to 'General conditions of UBS facilities'. Regarding the factor “Physical conditions and comfort in the service”, the lowest mean was observed (mean=4.11±0.60). It is concluded that the implementation of reception in basic health units was satisfactory, but it still presents the need for public investments in the issue of physical facilities to increase the satisfaction of its users in relation to the reception process carried out by the team.
Keywords: Family Health Strategy. Primary Health Care. User Satisfaction. Reception.
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DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2022.19.9.19
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