Processos Criativos e Inovação Social: Análises das Práticas a Partir de Relatórios de Sustentabilidade de Três Empresas / Creative Processes and Social Innovation: Analysis of Practices Based on Sustainability Reports from Three Companies

Fernanda Hack, Cristiano Max Pereira Pinheiro, Mauricio Barth, Mary Sandra Guerra Ashton

Resumo


Os processos criativos e sua relação com a inovação social são o tema central deste estudo por se constituírem como diferenciais para as empresas diante dos cenários de mudanças sociais e econômicas na atualidade. Nesse contexto, o questionamento imposto é: como os processos criativos se relacionam com as ações de inovação social nas três empresas de grande porte pesquisadas? O objetivo desta investigação, então, é analisar as relações entre o processo criativo e as práticas de inovação social em três organizações, a partir de relatórios de sustentabilidade de 2020. Para tanto, a metodologia utilizada foi pesquisa exploratório-descritiva, de natureza básica, análise bibliográfica e documental, por meio de relatórios de três empresas de grande porte, numa pesquisa teórica de cunho qualitativo. As organizações correspondem a três setores diferentes da economia que, para fins deste estudo, foram denominadas como “Empresa 1 – Indústria e Comércio de vestuário”, “Empresa 2 – Indústria de Celulose” e “Empresa 3 – Instituição Financeira”, sendo que as mesmas são classificadas como empresas de grande porte por possuírem mais de mil funcionários e todas têm uma de suas sedes na região metropolitana de Porto Alegre/RS. Entre os resultados, observou-se que, das três empresas pesquisadas, a empresa com maior tendência às inovações sociais é, também, aquela que apresenta mais fatores que propiciam o desenvolvimento de práticas para tornar as pessoas mais criativas.

 

Palavras-chave: Processos criativos. Inovação social. Criatividade. Inovação.

 

 

ABSTRACT

 

Creative processes and their relationship with social innovation are the central theme of this study because they are differentiating factors for companies in the face of current social and economic change scenarios. In this context, the question imposed is: how do creative processes relate to social innovation actions in the three large companies surveyed? The objective of this investigation, then, is to analyze the relationships between the creative process and social innovation practices in three organizations, based on 2020 sustainability reports. bibliographical and documental analysis through reports of three large companies, in a qualitative theoretical research. The organizations correspond to three different sectors of the economy that, for the purposes of this study, were named as "Company 1 - Clothing Industry and Trade", "Company 2 - Pulp Industry" and "Company 3 - Financial Institution". they are classified as large companies because they have more than a thousand employees and all have one of their headquarters in the metropolitan region of Porto Alegre/RS. Among the results, it was observed that, of the three companies surveyed, the company with the greatest tendency towards social innovation is also the one with the most factors that promote the development of practices to make people more creative.

 

Keywords: Creative processes. Social innovation. Creativity. Innovation.


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DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2023.20.1.4

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