<document>
<page>
<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
<par>
<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. *9, n. 9, art. 4, p. 63-78, set. *0*2 </line>
<line> I*SN Impresso: 180*-6356 ISSN *letrô*ico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.12819/2022.1*.9.4 </line>
</par>
<par>
<line> Segu*ança Alimentar e Nutricional do* P*vos Indíg*na* no Bra**l: Revisão e Con**xtualizaçã* </line>
<line> do Fenômeno </line>
<line> *ood a*d *utrition *ecurity of In**geno*s Peoples *n Br*zil: Re*i*w and Co*textualization of </line>
<line> t*e P*enomenon </line>
</par>
<par>
<line> Rafae* **emir Oliv*ira de Andrade </line>
<line> D*utorado e* Desenvolvi*ento Regional e M*io *mbiente pela Un*versidad* Fe*eral de R**dônia </line>
<line> P*of*ssor de Níve* S**erior do *entro Universit*r*o São Luca* </line>
<line> profrafael*ocio@gmail.com </line>
<line> Cri*tin* Andrezza Fer*and*s C*bral *erreira </line>
<line> G*ad*a*ão em Nutr*ção *elo Centro Uni*ersitário São Lucas </line>
<line> candrezza*ernandes@gmail.*o* </line>
<line> J*l*an* Gobi *chm**z </line>
<line> Graduação em Nu*r*ção p*lo Centro U*iversit**i* São Lucas </line>
<line> jullyana.gobi@*mail.c*m </line>
</par>
<par>
<line> *ndereço: R**a*l Ad*mir Oliv*ira de Andr**e </line>
<line> Editor-*hefe: Dr. *onny Kerl*y de A*encar </line>
</par>
<par>
<line> Cen*ro Unive*sitár*o São Luca*, *iretoria *e Ensino. </line>
<line> Rodri*ues </line>
</par>
<par>
<line> *u* Alexandre Guimarãe*, B*ixa Uni*o, 76805**6 - </line>
</par>
<par>
<line> Port* Velho, RO - Brasil. </line>
<line> Artig* receb**o em 26/07/2022. Última </line>
<line> vers*o </line>
</par>
<par>
<line> Endere*o: </line>
<line> Cristina Andrezza Fern*ndes C*b*al </line>
<line> recebi*a em 17/08/2*22. A*r*vad* em 18/08/2022. </line>
</par>
<par>
<line> F*rreira </line>
</par>
<par>
<line> Centro Univer*itário Sã* Luc*s, *ireto*ia de Ensino. </line>
<line> Avaliad* pelo siste*a T**ple Rev*ew: Des* Revie* a) </line>
</par>
<par>
<line> *ua Al*xandre Guimarães, *aix* União, 76805846 - </line>
<line> *elo Editor-Chefe; * b) **ub*e Blind Re*iew </line>
</par>
<par>
<line> Porto Ve*ho, R* - Brasil. </line>
<line> (aval*ação cega p*r dois avaliadores da área). </line>
</par>
<par>
<line> En*er*ço: *uliana Gobi Schmitz </line>
</par>
<par>
<line> Centro U*ivers*tár*o São Lucas, Diretoria de En*ino. </line>
<line> Revisã*: Gra*atical, No*mativa </line>
<line> e de Formatação </line>
</par>
<par>
<line> Rua Ale*andre Gui**rães, Baixa União, 76805846 - </line>
</par>
<par>
<line> Por*o **lh*, RO - Brasi*. </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. A. O. A*dr*d*, *. A. F. C. Ferre*ra, J. G. S*hmitz </line>
<line> 64 </line>
</par>
<par>
<line> *ESUMO </line>
</par>
<par>
<line> As dis*u*sões tr*zidas por este artigo se p*o*õ*m a analisar * contexto da Seg*r**ç* </line>
</par>
<par>
<line> A**mentar e Nutr*cional aplicada a*s i*díge*as, revis*ndo as cau*as que c*mprometam </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> execução desse </line>
<line> direito fu**amental. Uma vez *ue a alimentação indígen* e*tá atrel*da aos </line>
</par>
<par>
<line> seu* c*s*umes, práticas tradicionais e *erritór*o *abitado, são vários o* desafi*s *e ordem </line>
</par>
<par>
<line> ambiental, social * eco*ômica enfr*nt*dos por </line>
<line> ess*s povos. Des*a forma, *r*te**e-se </line>
</par>
<par>
<line> *v*r**uar os m*tod*s **ili*ado* p*ra el*bora*ão de estud*s ** área e o *ue se c*nstata </line>
<line> **e*ca </line>
</par>
<par>
<line> desses m*todos. Para a construção d* escrita, serão apresentados os con*eitos gerais </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> específicos *e Segurança Alimentar e Nutricio*al apl*cada aos povos tradic*onais, e, a p*rti* </line>
<line> de uma *e*quis* qualitativa de anális* *ocu*ental, será *nalisada a ma*eira como o tema tem </line>
<line> se desenvolvido be* *omo a forma como o E*tado e as instituiçõ*s priv*das têm interferi*o </line>
<line> nas questões indígenas, enfa*izando *uai* medidas e projetos de o*dem púb*ica e priva*a têm </line>
</par>
<par>
<line> mostr*do ma*or de*empen*o para assegurar e </line>
<line> prov*r a Soberania e Segu*an*a Alimentar </line>
</par>
<par>
<line> d*ssas comunidades. </line>
</par>
<par>
<line> Pa*avras-chave: </line>
<line> *ovos Indígena*. Políticas Púb*icas de Saúde. Segur**ça Alimentar * </line>
</par>
<par>
<line> Nutricional. </line>
</par>
<par>
<line> *BSTRACT </line>
</par>
<par>
<line> The </line>
<line> discussi*n* broug*t *y this article aim to a*alyze the *ontext of Food and *utr*t**n </line>
</par>
<par>
<line> Security appl*ed to i*digenous *eople, r*viewing the causes tha* co*p*omi*e the exec*tion of </line>
<line> this fund*me*tal r*ght. Since in*ig*nous *ood is li*ke* to their custom*, *raditio**l practices </line>
<line> an* i*habited te*rit*ry, **ere are several e*v*ronmental, social and eco*omic challe*ges faced </line>
<line> by t*em. In thi* way, it is in*en*ed t* inves*igate the met*ods us*d for the elaborati*n of </line>
<line> s*ud*es i* the area, and *hat is o*serv*d *bout them. Fo* t*e c*n*truc*ion of the *riting, th* </line>
</par>
<par>
<line> genera* and speci*ic concepts </line>
<line> of Food and *utrition S*curity a*plied to traditional p**ples </line>
</par>
<par>
<line> will be *resente*, and from a qualitative research of d*cument ana*ysis, t** wa* in which the </line>
</par>
<par>
<line> th*me has d***loped *ill be an*lyzed, as well as </line>
<line> th* way i* w*ich the *t*te *nd p*ivat* </line>
</par>
<par>
<line> i*stitutions have interfered in i*digenous issu**, emphasizing whi*h measures a*d pr*jects ** </line>
</par>
<par>
<line> p*blic and pr*vate orde* </line>
<line> have shown </line>
<line> grea*er *erformance to ensure and p*ovi*e the </line>
</par>
<par>
<line> So*ereignty an* Food Secur**y of the*e commun*ties. </line>
<line> K*y-words: Indigenous Peoples. Pub*ic Hea**h Policies. F*od and *u***t*o* Secu*i*y. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. F*A, Teresina, v. *9, n.9, *rt. *, *. 63-78, set. 20*2 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Seg*ra*ça *limentar e Nutricional dos P*vos Indígen*s no Brasil: Revisão e C*n*ex*ual*zação do Fe*ôm*no </line>
<line> 6* </line>
</par>
<par>
<line> 1 **TRODUÇÃO </line>
</par>
<par>
<line> No Br*s*l, o debate acerca da e*ecução da Segurança *li*e*tar e Nu*ric*onal (SAN) </line>
<line> t** ge*a*o discussõ*s *nterdisciplinar*s, ta* **** sobre o* processos para implem*ntação de </line>
<line> políticas públicas. Conform* *itado por K**p*e e Sega*l-Corrêa (*01*), o at* d* *e alim*n*ar </line>
</par>
<par>
<line> é um d**eito human* </line>
<line> fundamental para a ga*antia da ci**da*i* e do *ireito Humano </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> Al*mentação *dequ*da (DHAA), send* *revisto na L*i Orgânica d* Segurança *lim*nt*r </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> Nu*ricional. </line>
</par>
<par>
<line> Confo**e *escrito na lei *º **.346 de 1* de ju*ho d* 2006, a S*gura**a *limentar e </line>
</par>
<par>
<line> **trici**al </line>
<line> pode ser compreen*ida com* o a*esso regu*ar e permanente * alimentos *m </line>
</par>
<par>
<line> quantidad* e *ua*ida*e necess*rias, *em que essas c**p**metam a *rovisão de outras </line>
</par>
<par>
<line> *ecess*dad*s, tendo com* base a* </line>
<line> p*át**as sa*dáveis que respeitem *s as*ectos </line>
</par>
<par>
<line> socioec*n*mic*s, a di**rsidade cu*tural * *ue pr**ovam a su*t*nt*b*lidade. A falta do </line>
<line> cum*rimento dessas m**i*as ca*ac*eri*a o *enômeno da I*se*ur*nça Al*men*** (BRASIL, </line>
<line> 2*06). </line>
</par>
<par>
<line> Histori*ame*te, </line>
<line> a </line>
<line> Segurança </line>
<line> Alimentar e </line>
<line> Nutricional </line>
<line> esteve </line>
<line> *ssoc*ada </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> disponibilidade de ali*entos, pois em casos se*eros essa desencadei* </line>
<line> episódi*s de </line>
</par>
<par>
<line> desnutrição e *om*. *tualme*t* as que*tões qu* comprom*te* a *A* estã* relacio*ada* </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> *ário* fatores, como a qu*lidade higiên*co-sa**tári* *o* ali**ntos, pr*v*tizaçã* de recursos </line>
<line> ambi*nt*is, d*si*uald*de *ocial, degradação ambiental e pr*nci**l*ente pelos dese*u*líbrios </line>
<line> n**ricionais ocasi*nados pela a*ta ingestão de a**mentos *ro*e*sado* e ultra*ro*e*sados, c*m </line>
<line> baixo valor nutr*cional (**BAN, 200* *pud B*RLANDY, 200*). </line>
</par>
<par>
<line> E* casos no* quais a Ins*gurança A*im*ntar se dá *e </line>
<line> forma c*ntín*a, *l* </line>
<line> pode </line>
</par>
<par>
<line> aca*retar vári*s pre*uízos à saúde em médio e longo p*azo, e não ape*as *e ca*áte* fisiológ*co </line>
</par>
<par>
<line> com* as hi*ovitaminoses e a </line>
<line> vulnerabilidade * d*enças crônic*s não transmissí*eis; es** </line>
</par>
<par>
<line> cená*io </line>
<line> também pode t*aze* sofri**nto emocional, est*ess* e a perd* </line>
<line> *a autoestim* </line>
</par>
<par>
<line> (KEPPLE; COR*ÊA, 2011), além de *m*actos socia*s es*e**dos dess* quadro biológico. </line>
<line> *onforme da*os da *UN*SA (2*05), e citado po* Aze**do e* al. (2009), as class*s </line>
<line> socia*s que *ais so*r** com a Insegurança Alimentar no Brasil são a* minorias *ociais, c*mo </line>
</par>
<par>
<line> os *uilombol*s, *ata*ores de re*icláve*s, m*rado**s de *ua e os indíg*nas. A*é o </line>
<line> **nal </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> *é*ada de 199*, al*umas comunidades indígenas apresentavam al**s *ndices de *e*nutr*ção e </line>
<line> mortalidade i*fantil, sendo *requ*n*es o* *u*dros de obesida** na *opulação **d*ge*a *dulta </line>
<line> (GU*ELM*N; *ANT*S, 200* apud AZE*EDO et *l. 2009). </line>
<line> Rev. FSA, Teresin* PI, v. 19, n. 9, art. 4, p. *3-78, set. 2*22 www4.fsane*.com.br/rev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> R. A. O. A*drade, C. *. *. C. Ferreira, J. G. Sc*mit* </line>
<line> 66 </line>
</par>
<par>
<line> Conform* os dados do Insti*uto de Estud*s Soci**conômicos, apresentados através do </line>
</par>
<par>
<line> Mapa da Fome, </line>
<line> identi**cou-s* o ex*res*ivo estado de pobreza e inseg*rança *limentar </line>
</par>
<par>
<line> enfrentado pelos povos in*íge*as, * que *oi c*rrobora*o pelo 1º Inquéri** Naci***l de Saú*e </line>
</par>
<par>
<line> dos Povos In**ge*as, sendo que *8% </line>
<line> dos afetad*s se encontrava* em terras homol*gadas </line>
</par>
<par>
<line> pelo *stad* (INESC, 1995; VER*UM, 2003 Ap*d AR*ÚJO; KUBO, 201*). Para </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> Cons*lho Nacional de *eguranç* Ali*entar (CONSEA), citado *or Araú*o e **bo (*017), o </line>
<line> 1º *nq*érito Nacion*l de *aúde dos Povos Indí**nas expõe a proporçã* e a* circunstâncias da </line>
</par>
<par>
<line> ques*ão ind*gena, o qu* de*eria instigar </line>
<line> *gi*idade em ações governamentais, a *im de </line>
</par>
<par>
<line> f*men*a* o etn**esenv*l*im*nto, a sobera**a e segurança aliment*r n*tricional </line>
</par>
<par>
<line> a </line>
<line> e </line>
<line> desses </line>
</par>
<par>
<line> i*d*víduos, uma vez que ele* *e *n*ontram em **lnera*ilidade socia*. </line>
</par>
<par>
<line> A S*N dos </line>
<line> pov*s indígena* está *igada diretamente à manutenção de seus hábitos </line>
</par>
<par>
<line> alimen*ar*s tra*icion*i*, uma vez q*e e*ses compõem </line>
<line> sua cu*tura e d**empenham forte </line>
</par>
<par>
<line> i*f*uênci* no contexto n* </line>
<line> qual os ind*genas *stão ins*ridos. Para Rigon (2*05), o *o*tu*e </line>
</par>
<par>
<line> alimentar *a*ivo cons*ste em meios pelos qua*s </line>
<line> os </line>
<line> indivíduos, reagind* à p*ess*o c*ltural </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> so*ial, escol*em e c*nsomem os alimentos a*ess*veis (Apud ARAÚJO; KU*O, 2*17). Logo, </line>
</par>
<par>
<line> en*en*e-se que os indígenas, assim *omo su*s </line>
<line> culturas e hábitos alimentares, e*perimentam </line>
</par>
<par>
<line> tr*n*fo*mações </line>
<line> decorren*es </line>
<line> *e </line>
<line> interve*çõ*s </line>
<line> externas </line>
<line> e </line>
<line> ad*ptam-** </line>
<line> c**forme </line>
<line> as </line>
</par>
<par>
<line> eventualidades im*ostas às suas fa*ílias. </line>
<line> Conforme os povos indíge*as *ransita* por mudanças sociais, econômica*, cultur*is e </line>
</par>
<par>
<line> *e intro**ção *erritor*a*, geralm*nt* </line>
<line> rea*izadas de f*rma vio*e*ta * con*uzida de forma </line>
</par>
<par>
<line> ex*gena, causando a*terações nas práticas ali*e*tar*s, há mod*fic*ções *o estado *utricio*a*, </line>
<line> o que pode acarretar a inseguran*a/s*g*ran*a alimentar e nu*ricional des*es *n*íg*nas. </line>
</par>
<par>
<line> *olm** e B*and (2008), c*tad*s </line>
<line> por Alves (2016), evi*enciam inúmeras mudanç**; </line>
</par>
<par>
<line> dentre es*as encontram-s* a re***ão dos te*ri*órios indígenas, ou *ealoca*ão </line>
<line> das etni*s, </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> s*per*ov*amento *m áre*s estreitas decor*entes de demarcaçõe* descon*ormes * a imposição </line>
<line> estatal d* metodologia de produção sem *eferênci* de lideranças ind*genas. Esses f*tos </line>
<line> *ont*ibu*m para que h**a a readequaçã* dos modos e costumes ali*entares po* *ssa* </line>
<line> populaç*es, uma dela* se*do o con*umo de a*imentos industrial*zados oferecid*s por m*i* *e </line>
<line> p*lít*cas p**licas de fomento * seg**ança alimentar e nutricional indíge*a (PEREIRA, 2010 </line>
<line> Apud *LVES, 2016). </line>
</par>
<par>
<line> Pa*tindo </line>
<line> dess* pressuposto, *s*e artigo t*m com* *ntuit* a*alisa* o processo </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> manutençã* d* S** **díge*a, observando as alt*rações * ad*ptações sofridas a*ravé* d* uma </line>
</par>
<par>
<line> análise bibliométri*a d* </line>
<line> periódi*os, **sse*tações e </line>
<line> artigos public*dos n* ú*tima década, </line>
</par>
<par>
<line> referent*s ao te*a. Bus*a-se discorr*r *ob** a man*ira *omo essa temática tem sido abordada </line>
<line> Re*. FSA, T*resina, v. 19, n.9, *rt. 4, p. 6*-78, set. 2022 www*.*sa*et.com.br/revis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Segurança Ali*entar e Nutricional dos Pov*s Ind**enas no Brasil: Revisão e Cont*x*ual*zação *o Fenômeno </line>
<line> 67 </line>
</par>
<par>
<line> no meio cie*tífico e q*ais as soluções pro**stas para o *provisionamento da Segurança </line>
<line> Alime*tar e Nutricional dos povo* indígenas. </line>
<line> 2 METODOLOGI* </line>
<line> Neste artigo foi reali*ada um* análise bibl*o*é***ca, a *art*r de pesq*isa da produção </line>
<line> acerca do tema no google acadêmic*, qu* agrega importantes ba*co* como periódicos capes, </line>
<line> e no ba**o de dis****a*ões e t*s*s da *APES, com as pa**vras-chav* Estado, *ovos in*íg*nas </line>
<line> e Seguranç* Alimentar e Nutriciona*. Foram *on*iderados inicia*mente to*o* os tra*alhos que </line>
<line> disse*tavam diretamente sobre o objeto da p*squi*a, que * a defi*içã* de um estado *a </line>
</par>
<par>
<line> produç*o a*erca do </line>
<line> tema, conside*ando-se os </line>
<line> autores que tra*alh** diretament* com </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> refe*id* a*s*nto. </line>
</par>
<par>
<line> *s*im, foram incl*ídos no corpu* *otal: t*aba**os que disse*tavam sob*e indígenas </line>
<line> den*ro do te*ritór*o brasileiro, realizavam an*l**e direta d* objet* deste ar*igo e *u* estavam </line>
</par>
<par>
<line> publicados e dispon*ve** </line>
<line> *m sua íntegra. Os text*s </line>
<line> que s e </line>
<line> encontravam *e* relação *ireta </line>
</par>
<par>
<line> c*m o obj*t*, *ão *ublicad*s na ínt*gra e que </line>
<line> diss*rtav** *obre po*os indígenas fora </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> territó*io brasileiro f*ram de*c**tados. Salientam*s que a *d*são </line>
<line> ao objeto fo* decidi*a pela </line>
</par>
<par>
<line> lei*ura do resumo do tr*balho. </line>
</par>
<par>
<line> O método bibliométri*o de análise e escolha do cor*us aplicado foi: * escolh* das trê* </line>
<line> pal*vras-chave que *ão co*s*deradas *omo as que representa* a *evisão *nten*io*ada. </line>
</par>
<par>
<line> Posteriorme*te, no Google Acadêm*co, foi *ealizad* a a*licação das palavras-c*ave </line>
<line> em </line>
</par>
<par>
<line> se*uênc*a - *so separ*do de c*da p*lavra-chave: primeiro a *a*av*a 1, aplica*do no *esult*do </line>
</par>
<par>
<line> a palavra 2; no </line>
<line> resultad*, ap*icou-se a ter*e*ra pa*avra-ch*ve -, *ele*ionando os textos </line>
<line> p*lo </line>
</par>
<par>
<line> título do traba*ho, criando um c*rpus maior. Nessa *rimeira seleç*o, *oram delimitad*s oito </line>
</par>
<par>
<line> artig*s </line>
<line> qu* se encaixa*am. O p**ximo passo aplicado foi a *eitura do r*sumo d** trab*lhos, </line>
</par>
<par>
<line> formando *m corpus diret*mente ligado ao tema. Esses trabal*os foram analis*dos para </line>
<line> realizar a revisão bibliográfica. </line>
<line> Ap** ess* *asso, destacou-se de cad* te**o: obj*tivos, principais referenciais </line>
<line> utilizados, metodologia e conclusã*. As*i* se i*tencionou rec*n*ecer de qu* for*a são </line>
<line> construídos trabalhos na ár*a e quais suas principais conc*usões *o*r* segurança *li*entar e </line>
</par>
<par>
<line> nutriciona* dos povos in**genas no *r*sil. Em temp*, foi r**lizada uma </line>
<line> discussã* s*bre </line>
</par>
<par>
<line> Segurança Alimentar * Nut*icional, enquanto direito *unda*ental, s*us aspe*tos </line>
<line> socioeconômicos e políticos, a partir de uma associação livre de t*xtos com o tema. </line>
<line> Rev. F*A, Teres*na *I, v. 19, n. *, a**. 4, p. *3-78, *et. 2022 www4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. A. O. An*rade, C. A. F. C. F*rre*ra, *. G. *chmitz </line>
<line> 68 </line>
</par>
<par>
<line> 3 RESULTADOS E DISC*SSÕ*S </line>
</par>
<par>
<line> *.1 S*gura**a a*imentar e nut*icio**l dos po*os indíg*na*: uma re*isão </line>
</par>
<par>
<line> Nesta seção do art*g*, *ealizaremos a ap*ese*tação dos a*tigos que foram </line>
<line> destacad*s n* pr*cesso bibliométrico d*scrito na *eção "metod*logia". Assim, destacamos os </line>
<line> pont*s já e*encad*s co* a intenção de **nstruir *ma b*se teórico-int*rpretativa sob*e o objeto </line>
<line> de a*álise. </line>
<line> A *rimeira **álise rea*izada nesta pesquis* refe*e-s* a* arti*o "P*ograma Bolsa </line>
</par>
<par>
<line> Famí*ia e seg**ança *liment** e nutricional: u*a a*áli*e a </line>
<line> *arti* do c*tid*ano das pr*tic*s </line>
</par>
<par>
<line> alimentares </line>
<line> *e fa*ílias indígen*s d* região do Alto R*o Negro", </line>
<line> pu*licado </line>
<line> no Con*r*sso </line>
</par>
<par>
<line> Brasileir* de Ciências Sociai* e Huma*as em Saúde pela* autoras Hamylla Eli**beth da *ilva </line>
<line> * *na Lúcia Mo*ra Po*tes, *m 2019. *or meio des*e es*udo, *s autoras intencion*v*m re*let** </line>
</par>
<par>
<line> acer*a d*s es*ecificida*es d* impla**ação d* políticas p*blica* ofer*a**s às </line>
<line> comunidades </line>
</par>
<par>
<line> ***ígen*s, além </line>
<line> de i**estigar </line>
<line> as *ráticas de aliment*ção de *am*l*as indí*e**s na regiã* do </line>
</par>
<par>
<line> Alto Ri* Negro e sua *elação com o uso dos recursos *o Prog*ama Bolsa **mília. </line>
</par>
<par>
<line> * me*odologia empregad* foi </line>
<line> u* estu*o </line>
<line> de campo etn*gr*fico, observacion*l, com </line>
</par>
<par>
<line> abordagem qu**itativa. Investigo*-se </line>
<line> o simb*lismo * o process* prático da prod*ção </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> consumaçã* *limentar bem c*mo os *o**ort*m*n**s e a *itu***a nutricional do *ovo Baniwa. </line>
</par>
<par>
<line> Todos esses a**ectos foram rel*cionados com * uso do rep*sse </line>
<line> de r*nda viabili*ado pelo </line>
</par>
<par>
<line> programa Bolsa F*mília e a vivê**ia familiar. No trabalh* de campo, as autoras obser*ara* </line>
</par>
<par>
<line> *ue os in*ígenas beneficiári*s utilizavam a renda obt*da </line>
<line> para adquiri* ute*sílios *ara a </line>
</par>
<par>
<line> produção d* a**mentos, e ess*s não renunciavam a su*s técnicas de produção alimentícia em </line>
</par>
<par>
<line> decorrênc*a </line>
<line> *a Programa Bols* Família (FEIT**A, </line>
<line> *01*; FRAN**NI, 2016 Apud SILVA; </line>
</par>
<par>
<line> PON*ES, *019). </line>
</par>
<par>
<line> No decorrer desse arti*o, </line>
<line> obs*rva-se o efei*o dessa *o*ítica pública, em particular, </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> *ro*rama Bolsa Fa*íl*a. *ssa polít*ca contribui </line>
<line> **m modi**c*ções </line>
<line> no m odo d* vi da dos </line>
</par>
<par>
<line> povos indígenas, *s*imu*ando a **gração para as </line>
<line> grandes cidades. *ont*do, rep*sse d* o </line>
</par>
<par>
<line> verb* *u*ilia na promoção da segurança aliment*r *ndígena. A *ituaç*o *ncontra*a *elas </line>
<line> pesq*isadoras ne*sa comuni*ade indíg*na ressalta a importâ*cia ** **plantaç*o das polític*s </line>
</par>
<par>
<line> pú*li*as junto a essas minor*as, </line>
<line> por**, </line>
<line> devem ser levadas em conside*ação suas </line>
</par>
<par>
<line> peculiaridade*. *ara iss*, torna-s* *e*e*sário comuni*ação est*eita c*m *s </line>
<line> p*v*s indíge**s. </line>
</par>
<par>
<line> Destacamos qu* nã* apenas n* SAN, mas em todas as políticas *spe*ífica* p*ra *s povos </line>
<line> indígena*, </line>
<line> R*v. FSA, Teres*na, v. 19, n.9, art. 4, *. *3-78, set. *022 www4.***net.com.br/rev*s** </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Seg**anç* Alimentar e Nutr*ci*nal dos Povo* Indígenas no B*asil: Revisão e Contextual**ação do *e*ôme*o </line>
<line> 6* </line>
</par>
<par>
<line> Os autores Angélica Baptist* Silva et al. divulgaram na revist* S*úde Debat*, em </line>
</par>
<par>
<line> 2019, o ar*igo intitulad* "Cultura dos **vos originário* da floresta amaz*ni*a na g*stação </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> no puerpério: uma revi*ã* de escopo sob o ponto de </line>
<line> vista da segura*ça ali*entar </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> nutric*o**l", questionand* a e*etiva**o *a educaçã* aliment*r e nutrici*nal, a ad**uaç*o </line>
<line> *utricional d* pop*la*ão indígena reside**e na Floresta Amaz*nica, com ênfase n* população </line>
<line> in*antil. O*je*ivando resp*nder * essa problemáti*a, i*icialmente os autores reali*aram </line>
</par>
<par>
<line> ma*eamento </line>
<line> populacional para compreenderem a m*ne*ra *omo era aplicada a </line>
<line> atenção </line>
</par>
<par>
<line> multidisciplin*r junto às c*munida**s habitantes da região inv*st*gada. </line>
<line> O objetiv* p*opos*o v*sava coop*rar com * promoção da s*ú*e nas rede* *e ser*iços </line>
<line> de cui*ados integ*a*s à saú*e, de*tacando a presta*ão de assis*ência à mulh*r e à *riança, no </line>
<line> que tange à segurança alimenta* e nu*ricional dos povos da floresta. Nesse estudo *oi aplica*a </line>
<line> * metodol*g*a de revi*ão de escopo, a *im de mapea* * literat*r* exis*ente referen*e à temática </line>
<line> a*ordada. </line>
<line> O*tro argumento levantado fo* o Sistema de Atenç*o à S*úd* Indígena, visto que o </line>
<line> *onting*nt* de *ro*issionais escalados é relat*v*me*te escas*o para atingir os objet*vos *o </line>
</par>
<par>
<line> SU* j*nto à populaç*o i*dígena. H* inefic**ncia da s*c*etaria do Mi*istério de </line>
<line> Saúde para </line>
</par>
<par>
<line> **ender à dema*da. Por isso, cri*m-se pl*nos *e </line>
<line> terceirização por meio d* a*uisiç*o de </line>
</par>
<par>
<line> *onvênios e ser*iço* de entidades *ão gov**nam*n***s (GAR*ELO, *0*4 Apu* SILVA et al., </line>
<line> 2019). </line>
<line> De *cordo *om Silva et al (2019), na região norte há início t*rdio *s c*nsultas de pré- </line>
</par>
<par>
<line> n*tal, bai*a solic*taç*o d* exames, taxa inferio* à médi* </line>
<line> nacional de consultas e menor </line>
</par>
<par>
<line> proporçã* de suplementação de micronutr*ente*. *om relação ao </line>
<line> acompanhamento </line>
</par>
<par>
<line> m*ltidisciplinar durante o pré-natal, a recomendação *o Ministério d* Saúde * a re*liza**o d* </line>
</par>
<par>
<line> sei* </line>
<line> *onsulta*, no mínimo. *ontudo, entre as mulheres </line>
<line> indígenas, há prevalência de </line>
<line> trê* </line>
</par>
<par>
<line> consultas, se**o que *ais de 50% delas *niciam o pré-natal apenas no segun*o seme**re da </line>
<line> gesta*ão. </line>
<line> A p*squis* *dent*ficou ainda que as t*máticas de in*lusão digital e a interação do* </line>
<line> **dígenas com **eas urbanas na Amazônia, o a*e*so à in*ernet e e*et*icidade em T.I carecem </line>
<line> de *aior investigação, uma vez que ess*s podem co*trib**r com a qualidad* da prestação de </line>
<line> saúde e o cumprim*nto dos pri*cípios do SUS para c*m as populações *nd**enas. Acredita-*e </line>
<line> que, enquanto não hou*er emp*nho p*ra se c*mpreender a fundo o impa*t* desses fatores na </line>
</par>
<par>
<line> saú*e indígena, haverá contínua cu*pa*ilização </line>
<line> da* etnias *em como a ocultação </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> de**parecime*to *e sua cultu*a e de i*divíduos, iniciada na colo*i*aç*o. </line>
<line> Rev. F*A, T*resina PI, v. 1*, n. 9, art. 4, p. 63-78, set. 2**2 ww*4.*sanet.com.b*/rev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> R. A. O. Andr*de, C. A. F. C. Ferreira, J. G. Sc*mit* </line>
<line> 70 </line>
</par>
<par>
<line> Em sua diss*rtaçã* e*aborada em 2016, a agrô*oma *erusa Cariaga Alves desenvol*eu </line>
<line> su* pe*quisa in*itulada por "*a\a Kuéraha Yva*ue*a Oj*\úva - Quinta*s A*r*flor*stais Na </line>
<line> Reserva Te'yikue Em C*ar*pó, M*to Gr*s*o Do Sul: *egurança Al*mentar Às *amílias </line>
<line> *n*ígenas", na q**l abordou a rea*equação social, esp*cial e prod*tiv* *nfrentada pelos povos </line>
</par>
<par>
<line> Gu*rani e Ka**wá, os quai* e*co*tram-se *l*ead*s </line>
<line> no Centro Sul d* Mato Grosso, desde </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> século XX. Em virtud* da i*fluência antrópica </line>
<line> de *** ind*gena*, os processos de </line>
</par>
<par>
<line> *e*ss*ntamento dessas etnias intensificam a modif*c*ção nas paisagens, o que culm*na em </line>
<line> uma vul*erab*lid*de territorial, social e a*iment*r dos *ndígena*. </line>
</par>
<par>
<line> Dito i*so, o objeti*o de**a </line>
<line> pes*uisa fo* g*ra* i*forma*ões s*bre o *onhecimento </line>
</par>
<par>
<line> tradicio**l, prin*i*almente no qu* se refer* ao manejo </line>
<line> do* recursos n*turais por Guarani </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> Kaiow* da Rese*va I*dígena d* Caara*ó, c*mo forma d* subsidiar alte*nativas de </line>
<line> desenvolv*ment* susten*ável para comun*dades indígenas dessas e*nias. A c**eta d* </line>
<line> inf*rmações de campo **lecionada nesse trabalho foi o *étodo *i*to, na Reserva Te\yikuê, </line>
<line> no **nicípio de Ca*rapó, em Mato Grosso do Sul. As atividades tra*scorreram ** agosto de </line>
</par>
<par>
<line> 2014 * ma**o de 2015. </line>
<line> Houve id*ntificação, vi*i*as * </line>
<line> en**ev*stas *om d*zen*ve unid*des </line>
</par>
<par>
<line> f**iliares (U*F) *ue *plicavam o sis*em* agr*florestal (SA*). De acordo com </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> pesquisad*ra, a entrevi*ta seg*iu um roteir* s*miestr*turado. </line>
</par>
<par>
<line> A conclusã* f*i que a comunidade in*í*ena bus*a reduzir *s efeitos *reju**cia*s </line>
<line> r*fer*n**s ao aldeamento, da*do ênfase à promoç*o de conhecim*ntos tr*dicionais ** futuras </line>
<line> gerações, tendo co*o fun*amen*o as me*odol*gias produtivas pr*p*stas pelos nã* *ndígenas </line>
<line> e *da*tando-as à rea*ida*e *uar**i. A aut*ra finaliza afirmando que o pode* público prop*cia </line>
</par>
<par>
<line> po*í*i*as de etnodesen*olv**en*o, com objetivo de garantir a </line>
<line> segu*ança </line>
<line> alimentar </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> *utricional dos **vos in*ígenas, send* es*as políticas </line>
<line> b*sead*s na dis*ribuição </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> impl*me*tos e insumos, p*rém, n** há i*tegraçã* com os sab*res t**dic*onais, o que aume*ta </line>
<line> a dependênc** por assist*ncia técnica e a busca por font*s exte*na* para *omplement*r a r*nda </line>
<line> familia*. </line>
<line> O quarto tex*o analisado deriv*u da pesq*isa ex*cu**da no mestrado ju*to ** </line>
</par>
<par>
<line> Prog*ama de Pós-grad**ção </line>
<line> em Desenv*lvimento Rural da Uni*ersid*de Feder*l do Rio </line>
</par>
<par>
<line> Gran*e do Sul, o q*al foi des*nvolvido no *no de *01*, com a*toria d* Mar** de L*u*de* </line>
<line> Lopes de A*aúj* e Rumi Regina *ubo. Levantaram-se questões como a integr*ção e*tre os </line>
</par>
<par>
<line> hábitos </line>
<line> alimentares </line>
<line> co* </line>
<line> a cu***ra de cada pov*, </line>
<line> e sua pertinência para a </line>
</par>
<par>
<line> Segurança/Insegurança Alimentar e *utricional *ndíg*na. </line>
<line> O o*j*ti*o proposto pel*s autoras c*nsist** em apr*senta* algu*as observações acerca </line>
<line> da S*N e Po*os indíg**as, com base no conceit* esta*elecido na *ei *rgânica de Segurança </line>
<line> *ev. FSA, Teresi*a, v. 1*, n.9, ar*. 4, p. 63-78, set. 2022 ww*4.*sanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> S*gura*ça Alimenta* e Nutriciona* *os Povos Indígenas no Bras**: Rev*são e Conte*tua*ização d* Fenômeno </line>
<line> 7* </line>
</par>
<par>
<line> Alimentar e Nu*r*cional. * me*odologia foi c*mpo*ta *o* pe*quisa de ca*po, que oco*re* de </line>
<line> m*io a ag*st* d* 2015, com auxílio de entrevistas semi*st**tur*d*s, por meio das qua*s foram </line>
<line> le*antada* informações sobre a experiência dos indíge*as Ashaninkas do Al*o Rio Envira </line>
<line> com o P*ograma de A*u*siç*o *e Alimentos (PAA), **s an*s d* 201* e 2013, na qual*dad* de </line>
<line> bene**ciário* * f*rnecedores no município de Feijó, Estado do Acre. </line>
</par>
<par>
<line> De ac**do com as au*oras *raújo e *ubo (2017), os Ash*ninkas po*su*m </line>
<line> um * </line>
</par>
<par>
<line> *strutur* social b**eada nas relações familiare* e a permuta pratic*da entre esses indiv*duo* </line>
<line> a*para div*rsos aspectos da vivência enq**n*o comu*idad*, *ntre eles, * SAN e * economia. </line>
<line> Para o ***íg*na prod*to*, a segu*ança alimenta* e nut**cional c*necta-se com o c*nsu** dos </line>
<line> *l*men*os cujo ensinamento referente ao *éto*o d* pr*dução é **a**m*tido pelos membr*s </line>
<line> mais velhos. Par* o ***o *s*aninka*, a SAN ba*eia-se no consumo de *limentos for*es, *omo </line>
<line> a banana, o milho e a macaxeira, *endo essa considera*a sagrada. </line>
<line> As aut*r*s c*ncluíram que *primorar o Progra*a de Aquisiç*o de Al*mentos ju**o aos </line>
<line> Ashanink*s *o Alt* Rio *nvira é imp**s*indível, pri*cipalment* por *e*o d* ampliaçã* *o </line>
<line> númer* de famíl*as *adastradas n* program*, uma *ez q*e esse es*imula as dinâmicas </line>
<line> econô*icas da etn*a. Logo, há prom*çã* de uma a*imentação ade*uada e *audáv*l a*ra*és da </line>
</par>
<par>
<line> p*ática de**e projet*, o que reforç* a Segurança e Soberania *li*entar e </line>
<line> N*trici*nal do* </line>
</par>
<par>
<line> ind*genas, já q*e to*o o process* pro*orci*n* sus*e**aç*o à po*í**ca, e*onomia e t**ri*ório dos </line>
</par>
<par>
<line> complexos d* p*odução </line>
<line> a**menta*, respe**ando os hábitos e tra*ições cult*rais (GALLO*S, </line>
</par>
<par>
<line> 2015, Apud ARAÚ*O; KU**, 2017). </line>
</par>
<par>
<line> O próximo trabalho aqui analis*do, **s autores Nazar* Falcã*, Welling*on Félix </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> Gr*ciana Lopes, publicado em **1*, tem como t*tulo "Saúde da *riança indíge*a: Fato*es que </line>
</par>
<par>
<line> contribuem pa*a a desn*t*içã*". Foram traçadas e identi*ica*as as *rincipa*s cau*as </line>
<line> p*ra </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> a*mento e a prevalê*cia nos índice* de de*nutrição ind*g*na i*fantil. </line>
</par>
<par>
<line> Atrav*s d* análises de nar*ativa* * d**umentos, as princip*is observações fe*tas a*erca </line>
<line> *a desnutrição indígen* esta*am diretamente relaci*nadas com os índi*e* socioecon*mic*s </line>
</par>
<par>
<line> das p*pul*ções; alg*ns dos fat*res mais </line>
<line> críticos *stavam relacionados à i*ade m*terna </line>
<line> e </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> forma do *rmazenamento dos al*mentos cons*m*dos pel* popu*ação. A ac*ssibi*idade </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> alime*tos ind*striali*ados e os processo* de \\ac*ltura*ão\\ indígena com o* padrões socia** </line>
<line> do homem branco ac*ntuam esses índices be* como *orr*boram para o aumento da transição </line>
<line> alimentar e a obesidade. Houve in*ícios d* desapon*a*entos nas medidas públi*as *e saúde * </line>
<line> o atras* na rei*i*dicaçã* *os direitos i*dígena e d* a*uação do* agentes de saú*e. </line>
</par>
<par>
<line> Salienta-se que o conc**to *e a*ulturação é us**o no texto aqui *nalisa*o, ma* </line>
<line> não </line>
</par>
<par>
<line> som*mos nossa análise a ele: é i*por*ante *r*sar q*e * cu*tura indígena n*o deixa de existir no </line>
<line> Rev. F**, Te*esina PI, v. *9, n. 9, ar*. 4, p. 6*-78, set. 2022 www*.fsane*.com.br/r*vis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> R. A. O. *ndrade, C. A. F. C. *er*eira, J. G. Sc*mi*z </line>
<line> 72 </line>
</par>
<par>
<line> cont*to, mas a f*icção *nte*étnica (BART*, 197*) resu*t* em transformações assimilaçõ*s e </line>
</par>
<par>
<line> das práticas cultu*ais *os povos, mas nu*ca </line>
<line> na extinção ou desapare*im*nto - a não ser </line>
</par>
<par>
<line> quando há *enocídio, o que não é * caso aqui relatad*. </line>
<line> D*ntre os índic*s d* desnutrição *ev*ntados pelo t*x*o, o* mai*r** da*os fora* </line>
<line> obti*os em regiões remotas e distan*es *as grande* me*rópoles, indicando, ***i*, * falt* d* </line>
<line> acesso * sa*de e al*ment*s, sendo neces**ri* o a**nd*mento rápido * efic*z c*mo uma *as </line>
<line> medidas de preven*ão (FALCÃO *t al. 2018). </line>
<line> De aco*do com os autores V*ndete Ja*oti, *egi*aldo Nunes e Iuri Oliveira, a pesquisa </line>
</par>
<par>
<line> "A*imentação tradicional do povo D*eoro*i*xi e as mudan*as prov*cadas </line>
<line> *elo c*ntato", </line>
</par>
<par>
<line> expo**a em 2018, teve como obj*tivo identifi*ar as mud*nças na alimentaçã* dos Djeoromitxi </line>
</par>
<par>
<line> (no estado de *ondônia), </line>
<line> *n*l*sando os im*act*s sof*idos por ess*s povos, ap*s * contato </line>
</par>
<par>
<line> com os háb*tos alimenta*es adv*ndos da cultura *ciden*al. </line>
<line> *o* as *ntr**i**as e análises re*lizadas na comu*idade, f*i consta*a** que a maior </line>
<line> parte da Terra *ndígena está sujeita a a*gum ní*el *e insegurança alimentar, uma vez que são </line>
</par>
<par>
<line> poucas as terras </line>
<line> p*r* o cultivo * caç*. Os m*rador*s *o l*cal rel*taram que os alimentos e </line>
</par>
<par>
<line> *dvi*dos d** supermerc*dos t*aze* ind*sposição para * população mais vel*a, *rincipalmente </line>
</par>
<par>
<line> os congelad*s alimentos *e origem *e**tal, ri*os em *grotóxicos. Dentre *s nív**s de e </line>
</par>
<par>
<line> def***ência nutri*ion*l na qual a Te*ra Indígena está su*eita, foram identificada* </line>
<line> as </line>
</par>
<par>
<line> hipovitaminose*, </line>
<line> d*ficiência proteica, maio* suscetibilida*e a do*nça* crônic*s não </line>
</par>
<par>
<line> transmiss*veis além das doenças infe**o-*a*a*itárias. </line>
</par>
<par>
<line> Foi *elat*** tamb*m o desca*o do Min*stéri* da Sa*de qu*, </line>
<line> d* for*a al*enada ou </line>
</par>
<par>
<line> desrespeitosa, envia cest** </line>
<line> básicas com excedência d* *limentos ultraprocessados para </line>
<line> as </line>
</par>
<par>
<line> comunidades, bem </line>
<line> como a *a*ta d* cumprimento das medidas de ad*quação alim*ntar, *ma </line>
</par>
<par>
<line> vez *ue **ojetos *omo o Pro*ram* Nac*onal </line>
<line> de Ali*en*ação Escolar (P**E) oferece </line>
<line> os </line>
</par>
<par>
<line> mes*os alimentos da população branc* para </line>
<line> os in*ígenas, desrespeitand* os há*i*** e </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> etnicidade </line>
<line> dos </line>
<line> p*vos indí*enas. Som*mos esses *as*s aos dem*is </line>
<line> de*casos aqui anal*sados </line>
</par>
<par>
<line> para tentar compo* uma es*rutura *er*l s*bre a q*estã* indíg*na no Brasil. </line>
</par>
<par>
<line> A dis*ertação "Et*o*esenvolvimento: An**ise a partir </line>
<line> de uma terra </line>
<line> indígena </line>
</par>
<par>
<line> tra**cio*almente oc*pa**", escrita por S*lvio Ra**undo da Silva e anunciada e* 2**9, teve </line>
<line> com* objetivo *nalisar as *r*ticas tradicionais de cultivo e desen*olvimento sustentável d* T.I </line>
</par>
<par>
<line> Pa*ambizin** (*S), tra*ando, então, a descrição </line>
<line> de um m*delo d* Sistema Agroflorestal </line>
</par>
<par>
<line> Biodiverso (*AF) adaptado, que possa *er impla**ado no local, respeit*ndo a cosmo*og*a e os </line>
</par>
<par>
<line> hábitos </line>
<line> tradicionais da populaç*o, **eservan*o a etni*i**de e *arantindo * sobe*ania </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> Segurança Alimentar N*tricion*l d**sa *opula*ão. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 19, n.9, art. *, p. 63-78, set. 2**2 </line>
<line> w*w4.fsane*.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *egura*ça *limentar * N*triciona* d*s *ovos Indíg*nas no Brasil: Revisão e **nte*tualização do Fenômeno </line>
<line> *3 </line>
</par>
<par>
<line> A*ós as pesqu**a* doc**e*tais * de c*mpo be* c*mo o levantamento e aná*ise dos </line>
<line> dad*s co*e*ados, o aut*r con*tatou que a T.* de Panamb*zinho está, e* su* maioria, com </line>
</par>
<par>
<line> índices socioe*onômico* *onsiderados </line>
<line> a*a*xo da linha </line>
<line> da pobreza, u*a vez </line>
<line> que **m toda </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> populaç*o de 414 pessoas tem acesso à energi* e moradia *e qual**ade, send* o </line>
</par>
<par>
<line> abast*cime*t* *e </line>
<line> água garantido *ela F*NAS*. A re*da populaci*n*l * caracterizada pel* </line>
</par>
<par>
<line> monoc**t*ra de milho através do arrendamento das terras. </line>
</par>
<par>
<line> A Ter*a Indígena *ofr* adversidades d*v*do a**ig* o*upaçã* dos à </line>
<line> colonos naquela </line>
</par>
<par>
<line> área, * devastação na vegetação local * um exe*plo disso, *m* *e* qu* h*u*e a diminuição </line>
</par>
<par>
<line> de animai* *ara *aça a </line>
<line> b*m como le*ha e madeir* para co*struç*o. Consequente*ente, </line>
</par>
<par>
<line> colocando em risco o *umprime*to da S*N, e gerando </line>
<line> dificu*dades para o c*ltivo *e </line>
</par>
<par>
<line> *limen*os e* **ríodos de vent*nia, e lento p*ocesso de p*rda de área disponív*l per cap*ta. </line>
<line> O resu*tado da pesquisa i*dicou também interesse *or p*rte da comuni*ade e* plantar </line>
</par>
<par>
<line> e *té *es*o e* vender os excedentes com in*uito </line>
<line> de *bter renda, *as sem vi*ar lucros. </line>
</par>
<par>
<line> Po*ém, </line>
<line> esses fat*res são discutidos, vis*o </line>
<line> que comercial*zaçã* a </line>
<line> de alimen*os vai contra </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> cosmo*ogia *a </line>
<line> populaçã*. *otou-s* que apesar *os indíg*na* *ão conh*cerem os *étodos </line>
</par>
<par>
<line> pr*postos pelo SAF, **us métodos culturai* *essoais de manejo da terra, conqu*stad*s e </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> rep*ssados p*los anc*st**is é mu*to semelhant* </line>
<line> a*s d* SA*, * que leva a crer </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> apli*ab*lidade d*s projet*s propost*s. </line>
</par>
<par>
<line> Com a dis*onibilidade </line>
<line> de terras, a implementação do *istema A**oflorestal, </line>
</par>
<par>
<line> conci*ia*o ao modelo *radicio*al de ag*icul*ura indígena, se*ia </line>
<line> d* *rand* aux*li* para </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> *opulação, uma vez que o **ojeto resgataria a </line>
<line> prá*ica de ref*ores**ment*, produç** de </line>
</par>
<par>
<line> a*imentos e uma possível fon** </line>
<line> de renda e empreg*s. Po*ém, s*ndo *ecessário apoio do </line>
</par>
<par>
<line> governo federal *ara o alçam**to de projet*s volt**os *ar* * *aneamento *ási*o, melhorias </line>
<line> na infr*e*trutura, dentre outr**. </line>
<line> A úl*ima a**lise r*fere-se *o *rtigo "Segurança alimentar * *utr*cional e comunidades </line>
<line> indígenas: Co**da * te*ritór*o", pub*i*ad* *m 2019 e es*ri*o pe*a auto*a A*rélia Mat*s *rito, </line>
</par>
<par>
<line> q*e obj*tivou traçar o* *mpactos s*ntidos pel*s populaçõ*s </line>
<line> indígenas n*s </line>
<line> quest*es que </line>
</par>
<par>
<line> comprom*ta* </line>
<line> a SA*, analisando </line>
<line> a simbolog*a da aliment**ão para esses p***s e sua </line>
</par>
<par>
<line> correlação c*m o terri*ório. </line>
<line> Após o lev**tamento d* d*d*s * anális*s *ibliog*á*icas, f*ram n*tados baixos índi*es </line>
<line> d* *nterv*nção do Estad* nas medidas públicas para a pr*moção da saúde alimenta* in*ígena, </line>
<line> principalmen*e após os **os 20**. A de maior des*aque foi o *nqu*rito Na*ional de Saúd* e </line>
</par>
<par>
<line> Nu*riçã* *o* povos in*íge*as em *009, sendo </line>
<line> um do* </line>
<line> primeiros estudos de </line>
<line> perfil </line>
</par>
<par>
<line> *pid*miol*gico </line>
<line> em *scala nacional, *tilizado </line>
<line> *omo ba*e para a est*uturação d* *is*r*buiç*o </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, T*r*sin* PI, v. 1*, n. 9, art. 4, p. *3-*8, set. 2*22 </line>
<line> w*w4.fsanet.com.br/revist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> R. A. O. Andr*de, C. A. F. C. Ferreira, J. G. *chmitz </line>
<line> 74 </line>
</par>
<par>
<line> *a* DSEI\s e demais po**tic*s </line>
<line> pú*licas, como * sup*ement*ção de ferro e vit*mina A para </line>
</par>
<par>
<line> crianças, assim como *s levantamentos d* dados acerca de desnutrição e obesidade em T.I. </line>
<line> No q*e tan*e à ques*ão da disponi*il*dade de terras e sua *elaçã* com a alimentação, </line>
<line> esse * *m tem* apontado como m*recedor de des*a*ue e rec*nhecimento, sendo *ece*sária a </line>
</par>
<par>
<line> atuação do *stado n* fiscalização e garantia dos direi*os indígenas, *** vez </line>
<line> que su*s te*ras </line>
</par>
<par>
<line> são de su*a importância para a *b**nção de *ua sub**stência * preserva*ão da **a et*icidade, </line>
<line> a*ém </line>
<line> ** importância do resga*e da c*ltura indígena para o* povos qu* moram e* zon*s urbanas, e </line>
<line> que de man**ra *rogressiva têm absorvido costumes e hábitos alimentares dos nã* indígenas </line>
<line> (CAR*OSO et al. 2009 apud BRIT*, 2019). </line>
<line> Apres*ntados os texto* ana*is*dos, é import*nte ressaltar a prevalência de </line>
</par>
<par>
<line> metodologias e*ploratórias com pesquisas de camp* </line>
<line> *ue permitem co**ato **re*o com o </line>
<line> a* </line>
</par>
<par>
<line> T.I, fator oportun* pa*a per**ti* maior inte*ação ent** pesq*isa*o* c*mun*da*e indí*en*, e </line>
</par>
<par>
<line> *endo </line>
<line> p*ssível a obtenção de resultados m*is fidedign*s, uma ve* que esses po*sibilita* </line>
</par>
<par>
<line> observar a realidade do coti*ia*o vivenciada p*r es*es </line>
<line> p*v*s. C**tudo, sem *ei*ar de </line>
</par>
<par>
<line> enfa*izar a p*rticipa*ão das </line>
<line> políti*as públi*as e o lev*n*amento de dad*s epidemiológi*os </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> so**oeconômic*s das po*ulações, que possibilitam * </line>
<line> d*l*neamen*o de medid*s e políticas </line>
</par>
<par>
<line> públi**s q*e prom*va* o *uxílio a essas co*un*dades. </line>
</par>
<par>
<line> ** deco*re* da elab*ração das an*lis** textuais, identif*caram-se algu*s pro*ram** de </line>
<line> política* pública* s*nd* aplicad*s a *i*ersas e*nias, com * intuit* de f*mentar * Soberania e </line>
</par>
<par>
<line> Segurança Alimentar *os </line>
<line> p*vos indíge*as, ou * pr*m*ção dir*t* </line>
<line> de *aúde *esses *ovos. </line>
</par>
<par>
<line> Dentre os projetos verificados nas discussões, encont*o*-se o Qu*ntal Agr*florestal a*licado </line>
</par>
<par>
<line> a*s Guaranis e os Kaiowás, Progra** de </line>
<line> aqui*ição de *limentos (P**) - *o*pra com </line>
</par>
<par>
<line> *oação Simul*ânea a*s Ashaninkas n* Alto Rio E*vira, Programa Bolsa F*mília emp*e*ado </line>
</par>
<par>
<line> às famílias indígena* da região d* Alto *io Negro e o Sistema de tel*ssaú*e </line>
<line> do *US </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> população indígena residente na Florest* Amazôni**. </line>
</par>
<par>
<line> Ex*minamos que os pr*grama* com maior e*iciên*i* na manutenção da SA* indí*ena </line>
</par>
<par>
<line> leva*am em *ons*deração </line>
<line> as pec**iar*da*es n*cessi*ades *nd*vid*ais d* cada povo, sendo e </line>
</par>
<par>
<line> esse* * Quintal Agroflorest*l e o Pr*gram* de Aquisiç** de Alime*tos. *m**s tra*avam </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> am*n*z** a </line>
<line> vuln*rabi**dad* ali*entar e nutricio*al enfren*adas pe*o* indíge*as b*m como </line>
</par>
<par>
<line> vi*a*am estimula* * desenvol*i*en*o ec*nômico da comunidade, sem alt*r*r s*ve*ament* </line>
</par>
<par>
<line> seus asp*cto* culturais, forne*endo mei*s para </line>
<line> qu* as etnias </line>
<line> bus*asse* </line>
<line> ga*antir por si </line>
</par>
<par>
<line> mesm*s sua Soberania e S**ura*ça Alimentar e Nutricional. </line>
<line> *ev. **A, Ter*sina, v. 19, n.9, art. 4, p. 63-78, set. *022 **w4.fsanet.com.br/re*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Segurança A*imentar e Nutr*cional dos *ovos I*dígen** no Brasil: *evisão e Contex*ual*zação do F*nôm**o </line>
<line> 75 </line>
</par>
<par>
<line> **stacamos, também, a *nter-re*açã* entre aç*es ext*r*as, cont*** * impactos </line>
</par>
<par>
<line> soci*ambient*is na *a*utençã* *a SAN d*ssas pop*lações. O avanço da fronteira </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> agronegóc*o e das i*ten*õe* *a*ionais/internacio*a*s sobre os </line>
<line> territórios indígenas </line>
<line> impacta </line>
</par>
<par>
<line> diretamente sobre as organi*açõe* c*l*urais p**a </line>
<line> * aliment*çã* de*s*s *ovos, alter*ndo </line>
</par>
<par>
<line> estruturas e fazendo-os partir para alimento* e proce*s*s alimentares não </line>
<line> indíg*nas, levando </line>
</par>
<par>
<line> s*mpr* * u* processo d* reo*ganização cu**ural </line>
<line> *o*um em todos </line>
<line> os pro**s*o* de co*tato </line>
</par>
<par>
<line> interétnico. </line>
</par>
<par>
<line> * CONSI*ERAÇÕES FINA*S </line>
</par>
<par>
<line> A n*torieda*e obtid* pelos proj*tos vol*ados par* as práticas de bases agroecol*gica* </line>
</par>
<par>
<line> é expressada *t**vés de *ua aceitação e ef*tivação </line>
<line> pela* comunidades indígenas a*ui </line>
</par>
<par>
<line> e*tudadas, uma vez q*e es*es *rograma* são similares a*s métodos *ra*ici*nais de </line>
<line> cu*ti*o </line>
</par>
<par>
<line> d*sses povos. </line>
<line> A implantaç*o de*ses p*ojetos * d* suma importância para a re*uperaçã* </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> m*nute*ç*o ambiental bem *omo para a *mancipação da* cade*as produtivas que pr*movem </line>
</par>
<par>
<line> a melhor*a na qualida*e </line>
<line> de vid* e a promoção </line>
<line> da SA*, permit*ndo t*mbém </line>
<line> uma *pl*caçã* </line>
</par>
<par>
<line> proveitosa d** *ecursos fin*nceir*s das fa*ílias (SILV*, 2019), desde </line>
<line> que consi*erem*s </line>
</par>
<par>
<line> sem**e a organi*ação * a postura desses povos i*díg*nas. </line>
</par>
<par>
<line> Apesa* d* relev*nci* d*s p*ogram*s de políticas pú*l*cas na questão ind*gena, e*es não </line>
<line> suprem em sua tota*ida*e as neces*idade* alimen*ares, nutri*ionais e e*onômicas *as etnias, </line>
<line> de a*ordo com os textos aqui anal*sados. Pa*a q*e haja atenua*ão expressiva *a insegurança </line>
<line> confrontada por esses povos, é nec*ssário que o Estado integr* seus esforços com a dilig*ncia </line>
<line> dos representantes *ndígenas, do me*m* modo que se t*r** crucial a concessão d* terras e * </line>
<line> garantia dos dir*i*os f**damenta*s (GA*LOIS, 201* Apud ARAÚJO; KUBO, 20*7; SILVA; </line>
<line> PONTE*, 20*9). </line>
</par>
<par>
<line> De**re o* t*x*o* **alisados, é no**ria a e*c*ssez </line>
<line> de </line>
<line> dados e*tatíst*cos </line>
<line> a*erca dos </line>
</par>
<par>
<line> co*t*xt** n*triciona*s indígen*s (*R*TO, 20*9), uma *ez </line>
<line> *ue não *á dados *requ**tes * </line>
</par>
<par>
<line> atualizados sobr* *s *.I, u* *ator que se i*te*sif**a e* *omunidades </line>
<line> ind*genas de área </line>
</par>
<par>
<line> *e*gr*fica *em*ta, o *ue aponta para i*port*ncia d* e*e*uç*o de pesquis*s a </line>
<line> de cunho </line>
</par>
<par>
<line> científico indep*nde*tes, para a obte*ção a*ualização desses dados, bem como * execu*ão e </line>
</par>
<par>
<line> de pr*je*os solidários para </line>
<line> emp*de*amento, mesmo que par*ial, das popul*ções alcançadas </line>
</par>
<par>
<line> por es*es proj*t*s (SANCHEZ et al., 2019). </line>
<line> E* decorrência *a *erda *erritorial so*rida po* *sses *ov*s, eles tiv*ra* muda*ç*s na </line>
<line> *ro*utividade bem c*m* dé**cit prog**ssi** na biodiversi*ade da fa*na * *lora lo*al, o qu* </line>
<line> Rev. FS*, Teresina PI, v. 19, n. 9, art. 4, p. 63-78, set. 2022 www4.fsanet.com.br/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. A. O. A***ade, C. A. *. C. Ferreira, J. G. Schmi*z </line>
<line> ** </line>
</par>
<par>
<line> prom*v* a *nsegur*nça *limenta*. O Estado busca prover as n*c*s*id*des dessas *omunidades </line>
<line> por meio d* *orn*c*ment* de in*umos, re*asses *e renda e, em alguns casos, da *r*nsferê*cia </line>
<line> d* alimentos. *o en*ant*, ess*s medidas não *ar*nte* a soberan*a do pov* in*ígena. Para </line>
</par>
<par>
<line> ten*ar reduzir os im*actos enfren**dos, </line>
<line> as famíli*s indígenas </line>
<line> passaram </line>
<line> a buscar meios </line>
</par>
<par>
<line> alternativos d* *rodução, a fim de preservar e *esga*ar *s recurso* naturais, tal co*o defender </line>
<line> s*a própria seg*rança alimentar e nutricion*l (FERREI*A et a*., 2011 Apud ALVES, 2016). </line>
</par>
<par>
<line> RE*ERÊNCIAS </line>
<line> ALVE*, *. C. Ka\a Kuér*ha Y**kuera Oje\ú** - Quintais Agroflor*stais Na Res*rva </line>
<line> T*\yiku* Em Ca*rapó, Mato Gro*s* D* Sul: *egu*ança Alimenta* Às Fam*lias </line>
</par>
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<line> Indíg*nas. 2016. </line>
<line> 50 f. D*sserta*ão (Mestrado) - Cur*o de Pó*-*raduação em Agricultura </line>
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<line> O**ân*ca, Inst*tu*o de Ag*onomia, Universidade *ederal Rural do Rio de Ja*eir*, Sero*édica, </line>
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<line> experiência dos </line>
<line> ashaninkas do alt* rio Envira *om </line>
<line> o </line>
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<line> programa d* aquisição de al*me*tos (PAA). Rev*sta Para*aense *e Desenv*l**men*o, </line>
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<line> BRA*IL, Ministério d* Saúde. *ei Orgânica de Seguranç* *lime*tar e N*triciona*. Lei n* </line>
<line> 11.346, d* 15 de julho de 2006. Dispõ* *obre a *riação do Sistema Na*ional d* Segu*ança </line>
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<line> 2) análise * interpretaçã* do* dados. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
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<line> 3) *laboração do *ascunho ou na *ev*são crítica do *on*eúdo. </line>
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