<document>
<page>
<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.fsanet.com.*r/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*i*a, *. *9, n. 9, art. 4, p. 63-78, set. *0*2
</line>
<line>
I*SN Impresso: 180*-6356 ISSN *letrô*ico: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.12819/2022.1*.9.4
</line>
</par><par>
<line>
Segu*ança Alimentar e Nutricional do* P*vos Indíg*na* no Bra**l: Revisão e Con**xtualizaçã*
</line>
<line>
do Fenômeno
</line>
<line>
*ood a*d *utrition *ecurity of In**geno*s Peoples *n Br*zil: Re*i*w and Co*textualization of
</line>
<line>
t*e P*enomenon
</line>
</par><par>
<line>
Rafae* **emir Oliv*ira de Andrade
</line>
<line>
D*utorado e* Desenvolvi*ento Regional e M*io *mbiente pela Un*versidad* Fe*eral de R**dônia
</line>
<line>
P*of*ssor de Níve* S**erior do *entro Universit*r*o São Luca*
</line>
<line>
profrafael*ocio@gmail.com
</line>
<line>
Cri*tin* Andrezza Fer*and*s C*bral *erreira
</line>
<line>
G*ad*a*ão em Nutr*ção *elo Centro Uni*ersitário São Lucas
</line>
<line>
candrezza*ernandes@gmail.*o*
</line>
<line>
J*l*an* Gobi *chm**z
</line>
<line>
Graduação em Nu*r*ção p*lo Centro U*iversit**i* São Lucas
</line>
<line>
jullyana.gobi@*mail.c*m
</line>
</par><par>
<line>
*ndereço: R**a*l Ad*mir Oliv*ira de Andr**e
</line>
<line>
Editor-*hefe: Dr. *onny Kerl*y de A*encar
</line>
</par><par>
<line>
Cen*ro Unive*sitár*o São Luca*, *iretoria *e Ensino.
</line>
<line>
Rodri*ues
</line>
</par><par>
<line>
*u* Alexandre Guimarãe*, B*ixa Uni*o, 76805**6 -
</line>
</par><par>
<line>
Port* Velho, RO - Brasil.
</line>
<line>
Artig* receb**o em 26/07/2022. Última
</line>
<line>
vers*o
</line>
</par><par>
<line>
Endere*o:
</line>
<line>
Cristina Andrezza Fern*ndes C*b*al
</line>
<line>
recebi*a em 17/08/2*22. A*r*vad* em 18/08/2022.
</line>
</par><par>
<line>
F*rreira
</line>
</par><par>
<line>
Centro Univer*itário Sã* Luc*s, *ireto*ia de Ensino.
</line>
<line>
Avaliad* pelo siste*a T**ple Rev*ew: Des* Revie* a)
</line>
</par><par>
<line>
*ua Al*xandre Guimarães, *aix* União, 76805846 -
</line>
<line>
*elo Editor-Chefe; * b) **ub*e Blind Re*iew
</line>
</par><par>
<line>
Porto Ve*ho, R* - Brasil.
</line>
<line>
(aval*ação cega p*r dois avaliadores da área).
</line>
</par><par>
<line>
En*er*ço: *uliana Gobi Schmitz
</line>
</par><par>
<line>
Centro U*ivers*tár*o São Lucas, Diretoria de En*ino.
</line>
<line>
Revisã*: Gra*atical, No*mativa
</line>
<line>
e de Formatação
</line>
</par><par>
<line>
Rua Ale*andre Gui**rães, Baixa União, 76805846 -
</line>
</par><par>
</page><line>
Por*o **lh*, RO - Brasi*.
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. A. O. A*dr*d*, *. A. F. C. Ferre*ra, J. G. S*hmitz
</line>
<line>
64
</line>
</par><par>
<line>
*ESUMO
</line>
</par><par>
<line>
As dis*u*sões tr*zidas por este artigo se p*o*õ*m a analisar * contexto da Seg*r**ç*
</line>
</par><par>
<line>
A**mentar e Nutr*cional aplicada a*s i*díge*as, revis*ndo as cau*as que c*mprometam
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
execução desse
</line>
<line>
direito fu**amental. Uma vez *ue a alimentação indígen* e*tá atrel*da aos
</line>
</par><par>
<line>
seu* c*s*umes, práticas tradicionais e *erritór*o *abitado, são vários o* desafi*s *e ordem
</line>
</par><par>
<line>
ambiental, social * eco*ômica enfr*nt*dos por
</line>
<line>
ess*s povos. Des*a forma, *r*te**e-se
</line>
</par><par>
<line>
*v*r**uar os m*tod*s **ili*ado* p*ra el*bora*ão de estud*s ** área e o *ue se c*nstata
</line>
<line>
**e*ca
</line>
</par><par>
<line>
desses m*todos. Para a construção d* escrita, serão apresentados os con*eitos gerais
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
específicos *e Segurança Alimentar e Nutricio*al apl*cada aos povos tradic*onais, e, a p*rti*
</line>
<line>
de uma *e*quis* qualitativa de anális* *ocu*ental, será *nalisada a ma*eira como o tema tem
</line>
<line>
se desenvolvido be* *omo a forma como o E*tado e as instituiçõ*s priv*das têm interferi*o
</line>
<line>
nas questões indígenas, enfa*izando *uai* medidas e projetos de o*dem púb*ica e priva*a têm
</line>
</par><par>
<line>
mostr*do ma*or de*empen*o para assegurar e
</line>
<line>
prov*r a Soberania e Segu*an*a Alimentar
</line>
</par><par>
<line>
d*ssas comunidades.
</line>
</par><par>
<line>
Pa*avras-chave:
</line>
<line>
*ovos Indígena*. Políticas Púb*icas de Saúde. Segur**ça Alimentar *
</line>
</par><par>
<line>
Nutricional.
</line>
</par><par>
<line>
*BSTRACT
</line>
</par><par>
<line>
The
</line>
<line>
discussi*n* broug*t *y this article aim to a*alyze the *ontext of Food and *utr*t**n
</line>
</par><par>
<line>
Security appl*ed to i*digenous *eople, r*viewing the causes tha* co*p*omi*e the exec*tion of
</line>
<line>
this fund*me*tal r*ght. Since in*ig*nous *ood is li*ke* to their custom*, *raditio**l practices
</line>
<line>
an* i*habited te*rit*ry, **ere are several e*v*ronmental, social and eco*omic challe*ges faced
</line>
<line>
by t*em. In thi* way, it is in*en*ed t* inves*igate the met*ods us*d for the elaborati*n of
</line>
<line>
s*ud*es i* the area, and *hat is o*serv*d *bout them. Fo* t*e c*n*truc*ion of the *riting, th*
</line>
</par><par>
<line>
genera* and speci*ic concepts
</line>
<line>
of Food and *utrition S*curity a*plied to traditional p**ples
</line>
</par><par>
<line>
will be *resente*, and from a qualitative research of d*cument ana*ysis, t** wa* in which the
</line>
</par><par>
<line>
th*me has d***loped *ill be an*lyzed, as well as
</line>
<line>
th* way i* w*ich the *t*te *nd p*ivat*
</line>
</par><par>
<line>
i*stitutions have interfered in i*digenous issu**, emphasizing whi*h measures a*d pr*jects **
</line>
</par><par>
<line>
p*blic and pr*vate orde*
</line>
<line>
have shown
</line>
<line>
grea*er *erformance to ensure and p*ovi*e the
</line>
</par><par>
<line>
So*ereignty an* Food Secur**y of the*e commun*ties.
</line>
<line>
K*y-words: Indigenous Peoples. Pub*ic Hea**h Policies. F*od and *u***t*o* Secu*i*y.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. F*A, Teresina, v. *9, n.9, *rt. *, *. 63-78, set. 20*2
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Seg*ra*ça *limentar e Nutricional dos P*vos Indígen*s no Brasil: Revisão e C*n*ex*ual*zação do Fe*ôm*no
</line>
<line>
6*
</line>
</par><par>
<line>
1 **TRODUÇÃO
</line>
</par><par>
<line>
No Br*s*l, o debate acerca da e*ecução da Segurança *li*e*tar e Nu*ric*onal (SAN)
</line>
<line>
t** ge*a*o discussõ*s *nterdisciplinar*s, ta* **** sobre o* processos para implem*ntação de
</line>
<line>
políticas públicas. Conform* *itado por K**p*e e Sega*l-Corrêa (*01*), o at* d* *e alim*n*ar
</line>
</par><par>
<line>
é um d**eito human*
</line>
<line>
fundamental para a ga*antia da ci**da*i* e do *ireito Humano
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
Al*mentação *dequ*da (DHAA), send* *revisto na L*i Orgânica d* Segurança *lim*nt*r
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
Nu*ricional.
</line>
</par><par>
<line>
Confo**e *escrito na lei *º **.346 de 1* de ju*ho d* 2006, a S*gura**a *limentar e
</line>
</par><par>
<line>
**trici**al
</line>
<line>
pode ser compreen*ida com* o a*esso regu*ar e permanente * alimentos *m
</line>
</par><par>
<line>
quantidad* e *ua*ida*e necess*rias, *em que essas c**p**metam a *rovisão de outras
</line>
</par><par>
<line>
*ecess*dad*s, tendo com* base a*
</line>
<line>
p*át**as sa*dáveis que respeitem *s as*ectos
</line>
</par><par>
<line>
socioec*n*mic*s, a di**rsidade cu*tural * *ue pr**ovam a su*t*nt*b*lidade. A falta do
</line>
<line>
cum*rimento dessas m**i*as ca*ac*eri*a o *enômeno da I*se*ur*nça Al*men*** (BRASIL,
</line>
<line>
2*06).
</line>
</par><par>
<line>
Histori*ame*te,
</line>
<line>
a
</line>
<line>
Segurança
</line>
<line>
Alimentar e
</line>
<line>
Nutricional
</line>
<line>
esteve
</line>
<line>
*ssoc*ada
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
disponibilidade de ali*entos, pois em casos se*eros essa desencadei*
</line>
<line>
episódi*s de
</line>
</par><par>
<line>
desnutrição e *om*. *tualme*t* as que*tões qu* comprom*te* a *A* estã* relacio*ada*
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
*ário* fatores, como a qu*lidade higiên*co-sa**tári* *o* ali**ntos, pr*v*tizaçã* de recursos
</line>
<line>
ambi*nt*is, d*si*uald*de *ocial, degradação ambiental e pr*nci**l*ente pelos dese*u*líbrios
</line>
<line>
n**ricionais ocasi*nados pela a*ta ingestão de a**mentos *ro*e*sado* e ultra*ro*e*sados, c*m
</line>
<line>
baixo valor nutr*cional (**BAN, 200* *pud B*RLANDY, 200*).
</line>
</par><par>
<line>
E* casos no* quais a Ins*gurança A*im*ntar se dá *e
</line>
<line>
forma c*ntín*a, *l*
</line>
<line>
pode
</line>
</par><par>
<line>
aca*retar vári*s pre*uízos à saúde em médio e longo p*azo, e não ape*as *e ca*áte* fisiológ*co
</line>
</par><par>
<line>
com* as hi*ovitaminoses e a
</line>
<line>
vulnerabilidade * d*enças crônic*s não transmissí*eis; es**
</line>
</par><par>
<line>
cená*io
</line>
<line>
também pode t*aze* sofri**nto emocional, est*ess* e a perd*
</line>
<line>
*a autoestim*
</line>
</par><par>
<line>
(KEPPLE; COR*ÊA, 2011), além de *m*actos socia*s es*e**dos dess* quadro biológico.
</line>
<line>
*onforme da*os da *UN*SA (2*05), e citado po* Aze**do e* al. (2009), as class*s
</line>
<line>
socia*s que *ais so*r** com a Insegurança Alimentar no Brasil são a* minorias *ociais, c*mo
</line>
</par><par>
<line>
os *uilombol*s, *ata*ores de re*icláve*s, m*rado**s de *ua e os indíg*nas. A*é o
</line>
<line>
**nal
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
</page><line>
*é*ada de 199*, al*umas comunidades indígenas apresentavam al**s *ndices de *e*nutr*ção e
</line>
<line>
mortalidade i*fantil, sendo *requ*n*es o* *u*dros de obesida** na *opulação **d*ge*a *dulta
</line>
<line>
(GU*ELM*N; *ANT*S, 200* apud AZE*EDO et *l. 2009).
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresin* PI, v. 19, n. 9, art. 4, p. *3-78, set. 2*22 www4.fsane*.com.br/rev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
R. A. O. A*drade, C. *. *. C. Ferreira, J. G. Sc*mit*
</line>
<line>
66
</line>
</par><par>
<line>
Conform* os dados do Insti*uto de Estud*s Soci**conômicos, apresentados através do
</line>
</par><par>
<line>
Mapa da Fome,
</line>
<line>
identi**cou-s* o ex*res*ivo estado de pobreza e inseg*rança *limentar
</line>
</par><par>
<line>
enfrentado pelos povos in*íge*as, * que *oi c*rrobora*o pelo 1º Inquéri** Naci***l de Saú*e
</line>
</par><par>
<line>
dos Povos In**ge*as, sendo que *8%
</line>
<line>
dos afetad*s se encontrava* em terras homol*gadas
</line>
</par><par>
<line>
pelo *stad* (INESC, 1995; VER*UM, 2003 Ap*d AR*ÚJO; KUBO, 201*). Para
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
Cons*lho Nacional de *eguranç* Ali*entar (CONSEA), citado *or Araú*o e **bo (*017), o
</line>
<line>
1º *nq*érito Nacion*l de *aúde dos Povos Indí**nas expõe a proporçã* e a* circunstâncias da
</line>
</par><par>
<line>
ques*ão ind*gena, o qu* de*eria instigar
</line>
<line>
*gi*idade em ações governamentais, a *im de
</line>
</par><par>
<line>
f*men*a* o etn**esenv*l*im*nto, a sobera**a e segurança aliment*r n*tricional
</line>
</par><par>
<line>
a
</line>
<line>
e
</line>
<line>
desses
</line>
</par><par>
<line>
i*d*víduos, uma vez que ele* *e *n*ontram em **lnera*ilidade socia*.
</line>
</par><par>
<line>
A S*N dos
</line>
<line>
pov*s indígena* está *igada diretamente à manutenção de seus hábitos
</line>
</par><par>
<line>
alimen*ar*s tra*icion*i*, uma vez q*e e*ses compõem
</line>
<line>
sua cu*tura e d**empenham forte
</line>
</par><par>
<line>
i*f*uênci* no contexto n*
</line>
<line>
qual os ind*genas *stão ins*ridos. Para Rigon (2*05), o *o*tu*e
</line>
</par><par>
<line>
alimentar *a*ivo cons*ste em meios pelos qua*s
</line>
<line>
os
</line>
<line>
indivíduos, reagind* à p*ess*o c*ltural
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
so*ial, escol*em e c*nsomem os alimentos a*ess*veis (Apud ARAÚJO; KU*O, 2*17). Logo,
</line>
</par><par>
<line>
en*en*e-se que os indígenas, assim *omo su*s
</line>
<line>
culturas e hábitos alimentares, e*perimentam
</line>
</par><par>
<line>
tr*n*fo*mações
</line>
<line>
decorren*es
</line>
<line>
*e
</line>
<line>
interve*çõ*s
</line>
<line>
externas
</line>
<line>
e
</line>
<line>
ad*ptam-**
</line>
<line>
c**forme
</line>
<line>
as
</line>
</par><par>
<line>
eventualidades im*ostas às suas fa*ílias.
</line>
<line>
Conforme os povos indíge*as *ransita* por mudanças sociais, econômica*, cultur*is e
</line>
</par><par>
<line>
*e intro**ção *erritor*a*, geralm*nt*
</line>
<line>
rea*izadas de f*rma vio*e*ta * con*uzida de forma
</line>
</par><par>
<line>
ex*gena, causando a*terações nas práticas ali*e*tar*s, há mod*fic*ções *o estado *utricio*a*,
</line>
<line>
o que pode acarretar a inseguran*a/s*g*ran*a alimentar e nu*ricional des*es *n*íg*nas.
</line>
</par><par>
<line>
*olm** e B*and (2008), c*tad*s
</line>
<line>
por Alves (2016), evi*enciam inúmeras mudanç**;
</line>
</par><par>
<line>
dentre es*as encontram-s* a re***ão dos te*ri*órios indígenas, ou *ealoca*ão
</line>
<line>
das etni*s,
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
s*per*ov*amento *m áre*s estreitas decor*entes de demarcaçõe* descon*ormes * a imposição
</line>
<line>
estatal d* metodologia de produção sem *eferênci* de lideranças ind*genas. Esses f*tos
</line>
<line>
*ont*ibu*m para que h**a a readequaçã* dos modos e costumes ali*entares po* *ssa*
</line>
<line>
populaç*es, uma dela* se*do o con*umo de a*imentos industrial*zados oferecid*s por m*i* *e
</line>
<line>
p*lít*cas p**licas de fomento * seg**ança alimentar e nutricional indíge*a (PEREIRA, 2010
</line>
<line>
Apud *LVES, 2016).
</line>
</par><par>
<line>
Pa*tindo
</line>
<line>
dess* pressuposto, *s*e artigo t*m com* *ntuit* a*alisa* o processo
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
manutençã* d* S** **díge*a, observando as alt*rações * ad*ptações sofridas a*ravé* d* uma
</line>
</par><par>
<line>
análise bibliométri*a d*
</line>
<line>
periódi*os, **sse*tações e
</line>
<line>
artigos public*dos n* ú*tima década,
</line>
</par><par>
</page><line>
referent*s ao te*a. Bus*a-se discorr*r *ob** a man*ira *omo essa temática tem sido abordada
</line>
<line>
Re*. FSA, T*resina, v. 19, n.9, *rt. 4, p. 6*-78, set. 2022 www*.*sa*et.com.br/revis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Segurança Ali*entar e Nutricional dos Pov*s Ind**enas no Brasil: Revisão e Cont*x*ual*zação *o Fenômeno
</line>
<line>
67
</line>
</par><par>
<line>
no meio cie*tífico e q*ais as soluções pro**stas para o *provisionamento da Segurança
</line>
<line>
Alime*tar e Nutricional dos povo* indígenas.
</line>
<line>
2 METODOLOGI*
</line>
<line>
Neste artigo foi reali*ada um* análise bibl*o*é***ca, a *art*r de pesq*isa da produção
</line>
<line>
acerca do tema no google acadêmic*, qu* agrega importantes ba*co* como periódicos capes,
</line>
<line>
e no ba**o de dis****a*ões e t*s*s da *APES, com as pa**vras-chav* Estado, *ovos in*íg*nas
</line>
<line>
e Seguranç* Alimentar e Nutriciona*. Foram *on*iderados inicia*mente to*o* os tra*alhos que
</line>
<line>
disse*tavam diretamente sobre o objeto da p*squi*a, que * a defi*içã* de um estado *a
</line>
</par><par>
<line>
produç*o a*erca do
</line>
<line>
tema, conside*ando-se os
</line>
<line>
autores que tra*alh** diretament* com
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
refe*id* a*s*nto.
</line>
</par><par>
<line>
*s*im, foram incl*ídos no corpu* *otal: t*aba**os que disse*tavam sob*e indígenas
</line>
<line>
den*ro do te*ritór*o brasileiro, realizavam an*l**e direta d* objet* deste ar*igo e *u* estavam
</line>
</par><par>
<line>
publicados e dispon*ve**
</line>
<line>
*m sua íntegra. Os text*s
</line>
<line>
que s e
</line>
<line>
encontravam *e* relação *ireta
</line>
</par><par>
<line>
c*m o obj*t*, *ão *ublicad*s na ínt*gra e que
</line>
<line>
diss*rtav** *obre po*os indígenas fora
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
territó*io brasileiro f*ram de*c**tados. Salientam*s que a *d*são
</line>
<line>
ao objeto fo* decidi*a pela
</line>
</par><par>
<line>
lei*ura do resumo do tr*balho.
</line>
</par><par>
<line>
O método bibliométri*o de análise e escolha do cor*us aplicado foi: * escolh* das trê*
</line>
<line>
pal*vras-chave que *ão co*s*deradas *omo as que representa* a *evisão *nten*io*ada.
</line>
</par><par>
<line>
Posteriorme*te, no Google Acadêm*co, foi *ealizad* a a*licação das palavras-c*ave
</line>
<line>
em
</line>
</par><par>
<line>
se*uênc*a - *so separ*do de c*da p*lavra-chave: primeiro a *a*av*a 1, aplica*do no *esult*do
</line>
</par><par>
<line>
a palavra 2; no
</line>
<line>
resultad*, ap*icou-se a ter*e*ra pa*avra-ch*ve -, *ele*ionando os textos
</line>
<line>
p*lo
</line>
</par><par>
<line>
título do traba*ho, criando um c*rpus maior. Nessa *rimeira seleç*o, *oram delimitad*s oito
</line>
</par><par>
<line>
artig*s
</line>
<line>
qu* se encaixa*am. O p**ximo passo aplicado foi a *eitura do r*sumo d** trab*lhos,
</line>
</par><par>
<line>
formando *m corpus diret*mente ligado ao tema. Esses trabal*os foram analis*dos para
</line>
<line>
realizar a revisão bibliográfica.
</line>
<line>
Ap** ess* *asso, destacou-se de cad* te**o: obj*tivos, principais referenciais
</line>
<line>
utilizados, metodologia e conclusã*. As*i* se i*tencionou rec*n*ecer de qu* for*a são
</line>
<line>
construídos trabalhos na ár*a e quais suas principais conc*usões *o*r* segurança *li*entar e
</line>
</par><par>
<line>
nutriciona* dos povos in**genas no *r*sil. Em temp*, foi r**lizada uma
</line>
<line>
discussã* s*bre
</line>
</par><par>
</page><line>
Segurança Alimentar * Nut*icional, enquanto direito *unda*ental, s*us aspe*tos
</line>
<line>
socioeconômicos e políticos, a partir de uma associação livre de t*xtos com o tema.
</line>
<line>
Rev. F*A, Teres*na *I, v. 19, n. *, a**. 4, p. *3-78, *et. 2022 www4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. A. O. An*rade, C. A. F. C. F*rre*ra, *. G. *chmitz
</line>
<line>
68
</line>
</par><par>
<line>
3 RESULTADOS E DISC*SSÕ*S
</line>
</par><par>
<line>
*.1 S*gura**a a*imentar e nut*icio**l dos po*os indíg*na*: uma re*isão
</line>
</par><par>
<line>
Nesta seção do art*g*, *ealizaremos a ap*ese*tação dos a*tigos que foram
</line>
<line>
destacad*s n* pr*cesso bibliométrico d*scrito na *eção "metod*logia". Assim, destacamos os
</line>
<line>
pont*s já e*encad*s co* a intenção de **nstruir *ma b*se teórico-int*rpretativa sob*e o objeto
</line>
<line>
de a*álise.
</line>
<line>
A *rimeira **álise rea*izada nesta pesquis* refe*e-s* a* arti*o "P*ograma Bolsa
</line>
</par><par>
<line>
Famí*ia e seg**ança *liment** e nutricional: u*a a*áli*e a
</line>
<line>
*arti* do c*tid*ano das pr*tic*s
</line>
</par><par>
<line>
alimentares
</line>
<line>
*e fa*ílias indígen*s d* região do Alto R*o Negro",
</line>
<line>
pu*licado
</line>
<line>
no Con*r*sso
</line>
</par><par>
<line>
Brasileir* de Ciências Sociai* e Huma*as em Saúde pela* autoras Hamylla Eli**beth da *ilva
</line>
<line>
* *na Lúcia Mo*ra Po*tes, *m 2019. *or meio des*e es*udo, *s autoras intencion*v*m re*let**
</line>
</par><par>
<line>
acer*a d*s es*ecificida*es d* impla**ação d* políticas p*blica* ofer*a**s às
</line>
<line>
comunidades
</line>
</par><par>
<line>
***ígen*s, além
</line>
<line>
de i**estigar
</line>
<line>
as *ráticas de aliment*ção de *am*l*as indí*e**s na regiã* do
</line>
</par><par>
<line>
Alto Ri* Negro e sua *elação com o uso dos recursos *o Prog*ama Bolsa **mília.
</line>
</par><par>
<line>
* me*odologia empregad* foi
</line>
<line>
u* estu*o
</line>
<line>
de campo etn*gr*fico, observacion*l, com
</line>
</par><par>
<line>
abordagem qu**itativa. Investigo*-se
</line>
<line>
o simb*lismo * o process* prático da prod*ção
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
consumaçã* *limentar bem c*mo os *o**ort*m*n**s e a *itu***a nutricional do *ovo Baniwa.
</line>
</par><par>
<line>
Todos esses a**ectos foram rel*cionados com * uso do rep*sse
</line>
<line>
de r*nda viabili*ado pelo
</line>
</par><par>
<line>
programa Bolsa F*mília e a vivê**ia familiar. No trabalh* de campo, as autoras obser*ara*
</line>
</par><par>
<line>
*ue os in*ígenas beneficiári*s utilizavam a renda obt*da
</line>
<line>
para adquiri* ute*sílios *ara a
</line>
</par><par>
<line>
produção d* a**mentos, e ess*s não renunciavam a su*s técnicas de produção alimentícia em
</line>
</par><par>
<line>
decorrênc*a
</line>
<line>
*a Programa Bols* Família (FEIT**A,
</line>
<line>
*01*; FRAN**NI, 2016 Apud SILVA;
</line>
</par><par>
<line>
PON*ES, *019).
</line>
</par><par>
<line>
No decorrer desse arti*o,
</line>
<line>
obs*rva-se o efei*o dessa *o*ítica pública, em particular,
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
*ro*rama Bolsa Fa*íl*a. *ssa polít*ca contribui
</line>
<line>
**m modi**c*ções
</line>
<line>
no m odo d* vi da dos
</line>
</par><par>
<line>
povos indígenas, *s*imu*ando a **gração para as
</line>
<line>
grandes cidades. *ont*do, rep*sse d* o
</line>
</par><par>
<line>
verb* *u*ilia na promoção da segurança aliment*r *ndígena. A *ituaç*o *ncontra*a *elas
</line>
<line>
pesq*isadoras ne*sa comuni*ade indíg*na ressalta a importâ*cia ** **plantaç*o das polític*s
</line>
</par><par>
<line>
pú*li*as junto a essas minor*as,
</line>
<line>
por**,
</line>
<line>
devem ser levadas em conside*ação suas
</line>
</par><par>
<line>
peculiaridade*. *ara iss*, torna-s* *e*e*sário comuni*ação est*eita c*m *s
</line>
<line>
p*v*s indíge**s.
</line>
</par><par>
</page><line>
Destacamos qu* nã* apenas n* SAN, mas em todas as políticas *spe*ífica* p*ra *s povos
</line>
<line>
indígena*,
</line>
<line>
R*v. FSA, Teres*na, v. 19, n.9, art. 4, *. *3-78, set. *022 www4.***net.com.br/rev*s**
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Seg**anç* Alimentar e Nutr*ci*nal dos Povo* Indígenas no B*asil: Revisão e Contextual**ação do *e*ôme*o
</line>
<line>
6*
</line>
</par><par>
<line>
Os autores Angélica Baptist* Silva et al. divulgaram na revist* S*úde Debat*, em
</line>
</par><par>
<line>
2019, o ar*igo intitulad* "Cultura dos **vos originário* da floresta amaz*ni*a na g*stação
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
no puerpério: uma revi*ã* de escopo sob o ponto de
</line>
<line>
vista da segura*ça ali*entar
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
nutric*o**l", questionand* a e*etiva**o *a educaçã* aliment*r e nutrici*nal, a ad**uaç*o
</line>
<line>
*utricional d* pop*la*ão indígena reside**e na Floresta Amaz*nica, com ênfase n* população
</line>
<line>
in*antil. O*je*ivando resp*nder * essa problemáti*a, i*icialmente os autores reali*aram
</line>
</par><par>
<line>
ma*eamento
</line>
<line>
populacional para compreenderem a m*ne*ra *omo era aplicada a
</line>
<line>
atenção
</line>
</par><par>
<line>
multidisciplin*r junto às c*munida**s habitantes da região inv*st*gada.
</line>
<line>
O objetiv* p*opos*o v*sava coop*rar com * promoção da s*ú*e nas rede* *e ser*iços
</line>
<line>
de cui*ados integ*a*s à saú*e, de*tacando a presta*ão de assis*ência à mulh*r e à *riança, no
</line>
<line>
que tange à segurança alimenta* e nu*ricional dos povos da floresta. Nesse estudo *oi aplica*a
</line>
<line>
* metodol*g*a de revi*ão de escopo, a *im de mapea* * literat*r* exis*ente referen*e à temática
</line>
<line>
a*ordada.
</line>
<line>
O*tro argumento levantado fo* o Sistema de Atenç*o à S*úd* Indígena, visto que o
</line>
<line>
*onting*nt* de *ro*issionais escalados é relat*v*me*te escas*o para atingir os objet*vos *o
</line>
</par><par>
<line>
SU* j*nto à populaç*o i*dígena. H* inefic**ncia da s*c*etaria do Mi*istério de
</line>
<line>
Saúde para
</line>
</par><par>
<line>
**ender à dema*da. Por isso, cri*m-se pl*nos *e
</line>
<line>
terceirização por meio d* a*uisiç*o de
</line>
</par><par>
<line>
*onvênios e ser*iço* de entidades *ão gov**nam*n***s (GAR*ELO, *0*4 Apu* SILVA et al.,
</line>
<line>
2019).
</line>
<line>
De *cordo *om Silva et al (2019), na região norte há início t*rdio *s c*nsultas de pré-
</line>
</par><par>
<line>
n*tal, bai*a solic*taç*o d* exames, taxa inferio* à médi*
</line>
<line>
nacional de consultas e menor
</line>
</par><par>
<line>
proporçã* de suplementação de micronutr*ente*. *om relação ao
</line>
<line>
acompanhamento
</line>
</par><par>
<line>
m*ltidisciplinar durante o pré-natal, a recomendação *o Ministério d* Saúde * a re*liza**o d*
</line>
</par><par>
<line>
sei*
</line>
<line>
*onsulta*, no mínimo. *ontudo, entre as mulheres
</line>
<line>
indígenas, há prevalência de
</line>
<line>
trê*
</line>
</par><par>
<line>
consultas, se**o que *ais de 50% delas *niciam o pré-natal apenas no segun*o seme**re da
</line>
<line>
gesta*ão.
</line>
<line>
A p*squis* *dent*ficou ainda que as t*máticas de in*lusão digital e a interação do*
</line>
<line>
**dígenas com **eas urbanas na Amazônia, o a*e*so à in*ernet e e*et*icidade em T.I carecem
</line>
<line>
de *aior investigação, uma vez que ess*s podem co*trib**r com a qualidad* da prestação de
</line>
<line>
saúde e o cumprim*nto dos pri*cípios do SUS para c*m as populações *nd**enas. Acredita-*e
</line>
<line>
que, enquanto não hou*er emp*nho p*ra se c*mpreender a fundo o impa*t* desses fatores na
</line>
</par><par>
<line>
saú*e indígena, haverá contínua cu*pa*ilização
</line>
<line>
da* etnias *em como a ocultação
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
</page><line>
de**parecime*to *e sua cultu*a e de i*divíduos, iniciada na colo*i*aç*o.
</line>
<line>
Rev. F*A, T*resina PI, v. 1*, n. 9, art. 4, p. 63-78, set. 2**2 ww*4.*sanet.com.b*/rev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
R. A. O. Andr*de, C. A. F. C. Ferreira, J. G. Sc*mit*
</line>
<line>
70
</line>
</par><par>
<line>
Em sua diss*rtaçã* e*aborada em 2016, a agrô*oma *erusa Cariaga Alves desenvol*eu
</line>
<line>
su* pe*quisa in*itulada por "*a\a Kuéraha Yva*ue*a Oj*\úva - Quinta*s A*r*flor*stais Na
</line>
<line>
Reserva Te'yikue Em C*ar*pó, M*to Gr*s*o Do Sul: *egurança Al*mentar Às *amílias
</line>
<line>
*n*ígenas", na q**l abordou a rea*equação social, esp*cial e prod*tiv* *nfrentada pelos povos
</line>
</par><par>
<line>
Gu*rani e Ka**wá, os quai* e*co*tram-se *l*ead*s
</line>
<line>
no Centro Sul d* Mato Grosso, desde
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
século XX. Em virtud* da i*fluência antrópica
</line>
<line>
de *** ind*gena*, os processos de
</line>
</par><par>
<line>
*e*ss*ntamento dessas etnias intensificam a modif*c*ção nas paisagens, o que culm*na em
</line>
<line>
uma vul*erab*lid*de territorial, social e a*iment*r dos *ndígena*.
</line>
</par><par>
<line>
Dito i*so, o objeti*o de**a
</line>
<line>
pes*uisa fo* g*ra* i*forma*ões s*bre o *onhecimento
</line>
</par><par>
<line>
tradicio**l, prin*i*almente no qu* se refer* ao manejo
</line>
<line>
do* recursos n*turais por Guarani
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
Kaiow* da Rese*va I*dígena d* Caara*ó, c*mo forma d* subsidiar alte*nativas de
</line>
<line>
desenvolv*ment* susten*ável para comun*dades indígenas dessas e*nias. A c**eta d*
</line>
<line>
inf*rmações de campo **lecionada nesse trabalho foi o *étodo *i*to, na Reserva Te\yikuê,
</line>
<line>
no **nicípio de Ca*rapó, em Mato Grosso do Sul. As atividades tra*scorreram ** agosto de
</line>
</par><par>
<line>
2014 * ma**o de 2015.
</line>
<line>
Houve id*ntificação, vi*i*as *
</line>
<line>
en**ev*stas *om d*zen*ve unid*des
</line>
</par><par>
<line>
f**iliares (U*F) *ue *plicavam o sis*em* agr*florestal (SA*). De acordo com
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
pesquisad*ra, a entrevi*ta seg*iu um roteir* s*miestr*turado.
</line>
</par><par>
<line>
A conclusã* f*i que a comunidade in*í*ena bus*a reduzir *s efeitos *reju**cia*s
</line>
<line>
r*fer*n**s ao aldeamento, da*do ênfase à promoç*o de conhecim*ntos tr*dicionais ** futuras
</line>
<line>
gerações, tendo co*o fun*amen*o as me*odol*gias produtivas pr*p*stas pelos nã* *ndígenas
</line>
<line>
e *da*tando-as à rea*ida*e *uar**i. A aut*ra finaliza afirmando que o pode* público prop*cia
</line>
</par><par>
<line>
po*í*i*as de etnodesen*olv**en*o, com objetivo de garantir a
</line>
<line>
segu*ança
</line>
<line>
alimentar
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
*utricional dos **vos in*ígenas, send* es*as políticas
</line>
<line>
b*sead*s na dis*ribuição
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
impl*me*tos e insumos, p*rém, n** há i*tegraçã* com os sab*res t**dic*onais, o que aume*ta
</line>
<line>
a dependênc** por assist*ncia técnica e a busca por font*s exte*na* para *omplement*r a r*nda
</line>
<line>
familia*.
</line>
<line>
O quarto tex*o analisado deriv*u da pesq*isa ex*cu**da no mestrado ju*to **
</line>
</par><par>
<line>
Prog*ama de Pós-grad**ção
</line>
<line>
em Desenv*lvimento Rural da Uni*ersid*de Feder*l do Rio
</line>
</par><par>
<line>
Gran*e do Sul, o q*al foi des*nvolvido no *no de *01*, com a*toria d* Mar** de L*u*de*
</line>
<line>
Lopes de A*aúj* e Rumi Regina *ubo. Levantaram-se questões como a integr*ção e*tre os
</line>
</par><par>
<line>
hábitos
</line>
<line>
alimentares
</line>
<line>
co*
</line>
<line>
a cu***ra de cada pov*,
</line>
<line>
e sua pertinência para a
</line>
</par><par>
</page><line>
Segurança/Insegurança Alimentar e *utricional *ndíg*na.
</line>
<line>
O o*j*ti*o proposto pel*s autoras c*nsist** em apr*senta* algu*as observações acerca
</line>
<line>
da S*N e Po*os indíg**as, com base no conceit* esta*elecido na *ei *rgânica de Segurança
</line>
<line>
*ev. FSA, Teresi*a, v. 1*, n.9, ar*. 4, p. 63-78, set. 2022 ww*4.*sanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
S*gura*ça Alimenta* e Nutriciona* *os Povos Indígenas no Bras**: Rev*são e Conte*tua*ização d* Fenômeno
</line>
<line>
7*
</line>
</par><par>
<line>
Alimentar e Nu*r*cional. * me*odologia foi c*mpo*ta *o* pe*quisa de ca*po, que oco*re* de
</line>
<line>
m*io a ag*st* d* 2015, com auxílio de entrevistas semi*st**tur*d*s, por meio das qua*s foram
</line>
<line>
le*antada* informações sobre a experiência dos indíge*as Ashaninkas do Al*o Rio Envira
</line>
<line>
com o P*ograma de A*u*siç*o *e Alimentos (PAA), **s an*s d* 201* e 2013, na qual*dad* de
</line>
<line>
bene**ciário* * f*rnecedores no município de Feijó, Estado do Acre.
</line>
</par><par>
<line>
De ac**do com as au*oras *raújo e *ubo (2017), os Ash*ninkas po*su*m
</line>
<line>
um *
</line>
</par><par>
<line>
*strutur* social b**eada nas relações familiare* e a permuta pratic*da entre esses indiv*duo*
</line>
<line>
a*para div*rsos aspectos da vivência enq**n*o comu*idad*, *ntre eles, * SAN e * economia.
</line>
<line>
Para o ***íg*na prod*to*, a segu*ança alimenta* e nut**cional c*necta-se com o c*nsu** dos
</line>
<line>
*l*men*os cujo ensinamento referente ao *éto*o d* pr*dução é **a**m*tido pelos membr*s
</line>
<line>
mais velhos. Par* o ***o *s*aninka*, a SAN ba*eia-se no consumo de *limentos for*es, *omo
</line>
<line>
a banana, o milho e a macaxeira, *endo essa considera*a sagrada.
</line>
<line>
As aut*r*s c*ncluíram que *primorar o Progra*a de Aquisiç*o de Al*mentos ju**o aos
</line>
<line>
Ashanink*s *o Alt* Rio *nvira é imp**s*indível, pri*cipalment* por *e*o d* ampliaçã* *o
</line>
<line>
númer* de famíl*as *adastradas n* program*, uma *ez q*e esse es*imula as dinâmicas
</line>
<line>
econô*icas da etn*a. Logo, há prom*çã* de uma a*imentação ade*uada e *audáv*l a*ra*és da
</line>
</par><par>
<line>
p*ática de**e projet*, o que reforç* a Segurança e Soberania *li*entar e
</line>
<line>
N*trici*nal do*
</line>
</par><par>
<line>
ind*genas, já q*e to*o o process* pro*orci*n* sus*e**aç*o à po*í**ca, e*onomia e t**ri*ório dos
</line>
</par><par>
<line>
complexos d* p*odução
</line>
<line>
a**menta*, respe**ando os hábitos e tra*ições cult*rais (GALLO*S,
</line>
</par><par>
<line>
2015, Apud ARAÚ*O; KU**, 2017).
</line>
</par><par>
<line>
O próximo trabalho aqui analis*do, **s autores Nazar* Falcã*, Welling*on Félix
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
Gr*ciana Lopes, publicado em **1*, tem como t*tulo "Saúde da *riança indíge*a: Fato*es que
</line>
</par><par>
<line>
contribuem pa*a a desn*t*içã*". Foram traçadas e identi*ica*as as *rincipa*s cau*as
</line>
<line>
p*ra
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
a*mento e a prevalê*cia nos índice* de de*nutrição ind*g*na i*fantil.
</line>
</par><par>
<line>
Atrav*s d* análises de nar*ativa* * d**umentos, as princip*is observações fe*tas a*erca
</line>
<line>
*a desnutrição indígen* esta*am diretamente relaci*nadas com os índi*e* socioecon*mic*s
</line>
</par><par>
<line>
das p*pul*ções; alg*ns dos fat*res mais
</line>
<line>
críticos *stavam relacionados à i*ade m*terna
</line>
<line>
e
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
forma do *rmazenamento dos al*mentos cons*m*dos pel* popu*ação. A ac*ssibi*idade
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
alime*tos ind*striali*ados e os processo* de \\ac*ltura*ão\\ indígena com o* padrões socia**
</line>
<line>
do homem branco ac*ntuam esses índices be* como *orr*boram para o aumento da transição
</line>
<line>
alimentar e a obesidade. Houve in*ícios d* desapon*a*entos nas medidas públi*as *e saúde *
</line>
<line>
o atras* na rei*i*dicaçã* *os direitos i*dígena e d* a*uação do* agentes de saú*e.
</line>
</par><par>
<line>
Salienta-se que o conc**to *e a*ulturação é us**o no texto aqui *nalisa*o, ma*
</line>
<line>
não
</line>
</par><par>
</page><line>
som*mos nossa análise a ele: é i*por*ante *r*sar q*e * cu*tura indígena n*o deixa de existir no
</line>
<line>
Rev. F**, Te*esina PI, v. *9, n. 9, ar*. 4, p. 6*-78, set. 2022 www*.fsane*.com.br/r*vis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
R. A. O. *ndrade, C. A. F. C. *er*eira, J. G. Sc*mi*z
</line>
<line>
72
</line>
</par><par>
<line>
cont*to, mas a f*icção *nte*étnica (BART*, 197*) resu*t* em transformações assimilaçõ*s e
</line>
</par><par>
<line>
das práticas cultu*ais *os povos, mas nu*ca
</line>
<line>
na extinção ou desapare*im*nto - a não ser
</line>
</par><par>
<line>
quando há *enocídio, o que não é * caso aqui relatad*.
</line>
<line>
D*ntre os índic*s d* desnutrição *ev*ntados pelo t*x*o, o* mai*r** da*os fora*
</line>
<line>
obti*os em regiões remotas e distan*es *as grande* me*rópoles, indicando, ***i*, * falt* d*
</line>
<line>
acesso * sa*de e al*ment*s, sendo neces**ri* o a**nd*mento rápido * efic*z c*mo uma *as
</line>
<line>
medidas de preven*ão (FALCÃO *t al. 2018).
</line>
<line>
De aco*do com os autores V*ndete Ja*oti, *egi*aldo Nunes e Iuri Oliveira, a pesquisa
</line>
</par><par>
<line>
"A*imentação tradicional do povo D*eoro*i*xi e as mudan*as prov*cadas
</line>
<line>
*elo c*ntato",
</line>
</par><par>
<line>
expo**a em 2018, teve como obj*tivo identifi*ar as mud*nças na alimentaçã* dos Djeoromitxi
</line>
</par><par>
<line>
(no estado de *ondônia),
</line>
<line>
*n*l*sando os im*act*s sof*idos por ess*s povos, ap*s * contato
</line>
</par><par>
<line>
com os háb*tos alimenta*es adv*ndos da cultura *ciden*al.
</line>
<line>
*o* as *ntr**i**as e análises re*lizadas na comu*idade, f*i consta*a** que a maior
</line>
<line>
parte da Terra *ndígena está sujeita a a*gum ní*el *e insegurança alimentar, uma vez que são
</line>
</par><par>
<line>
poucas as terras
</line>
<line>
p*r* o cultivo * caç*. Os m*rador*s *o l*cal rel*taram que os alimentos e
</line>
</par><par>
<line>
*dvi*dos d** supermerc*dos t*aze* ind*sposição para * população mais vel*a, *rincipalmente
</line>
</par><par>
<line>
os congelad*s alimentos *e origem *e**tal, ri*os em *grotóxicos. Dentre *s nív**s de e
</line>
</par><par>
<line>
def***ência nutri*ion*l na qual a Te*ra Indígena está su*eita, foram identificada*
</line>
<line>
as
</line>
</par><par>
<line>
hipovitaminose*,
</line>
<line>
d*ficiência proteica, maio* suscetibilida*e a do*nça* crônic*s não
</line>
</par><par>
<line>
transmiss*veis além das doenças infe**o-*a*a*itárias.
</line>
</par><par>
<line>
Foi *elat*** tamb*m o desca*o do Min*stéri* da Sa*de qu*,
</line>
<line>
d* for*a al*enada ou
</line>
</par><par>
<line>
desrespeitosa, envia cest**
</line>
<line>
básicas com excedência d* *limentos ultraprocessados para
</line>
<line>
as
</line>
</par><par>
<line>
comunidades, bem
</line>
<line>
como a *a*ta d* cumprimento das medidas de ad*quação alim*ntar, *ma
</line>
</par><par>
<line>
vez *ue **ojetos *omo o Pro*ram* Nac*onal
</line>
<line>
de Ali*en*ação Escolar (P**E) oferece
</line>
<line>
os
</line>
</par><par>
<line>
mes*os alimentos da população branc* para
</line>
<line>
os in*ígenas, desrespeitand* os há*i*** e
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
etnicidade
</line>
<line>
dos
</line>
<line>
p*vos indí*enas. Som*mos esses *as*s aos dem*is
</line>
<line>
de*casos aqui anal*sados
</line>
</par><par>
<line>
para tentar compo* uma es*rutura *er*l s*bre a q*estã* indíg*na no Brasil.
</line>
</par><par>
<line>
A dis*ertação "Et*o*esenvolvimento: An**ise a partir
</line>
<line>
de uma terra
</line>
<line>
indígena
</line>
</par><par>
<line>
tra**cio*almente oc*pa**", escrita por S*lvio Ra**undo da Silva e anunciada e* 2**9, teve
</line>
<line>
com* objetivo *nalisar as *r*ticas tradicionais de cultivo e desen*olvimento sustentável d* T.I
</line>
</par><par>
<line>
Pa*ambizin** (*S), tra*ando, então, a descrição
</line>
<line>
de um m*delo d* Sistema Agroflorestal
</line>
</par><par>
<line>
Biodiverso (*AF) adaptado, que possa *er impla**ado no local, respeit*ndo a cosmo*og*a e os
</line>
</par><par>
<line>
hábitos
</line>
<line>
tradicionais da populaç*o, **eservan*o a etni*i**de e *arantindo * sobe*ania
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
Segurança Alimentar N*tricion*l d**sa *opula*ão.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina, v. 19, n.9, art. *, p. 63-78, set. 2**2
</line>
<line>
w*w4.fsane*.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*egura*ça *limentar * N*triciona* d*s *ovos Indíg*nas no Brasil: Revisão e **nte*tualização do Fenômeno
</line>
<line>
*3
</line>
</par><par>
<line>
A*ós as pesqu**a* doc**e*tais * de c*mpo be* c*mo o levantamento e aná*ise dos
</line>
<line>
dad*s co*e*ados, o aut*r con*tatou que a T.* de Panamb*zinho está, e* su* maioria, com
</line>
</par><par>
<line>
índices socioe*onômico* *onsiderados
</line>
<line>
a*a*xo da linha
</line>
<line>
da pobreza, u*a vez
</line>
<line>
que **m toda
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
populaç*o de 414 pessoas tem acesso à energi* e moradia *e qual**ade, send* o
</line>
</par><par>
<line>
abast*cime*t* *e
</line>
<line>
água garantido *ela F*NAS*. A re*da populaci*n*l * caracterizada pel*
</line>
</par><par>
<line>
monoc**t*ra de milho através do arrendamento das terras.
</line>
</par><par>
<line>
A Ter*a Indígena *ofr* adversidades d*v*do a**ig* o*upaçã* dos à
</line>
<line>
colonos naquela
</line>
</par><par>
<line>
área, * devastação na vegetação local * um exe*plo disso, *m* *e* qu* h*u*e a diminuição
</line>
</par><par>
<line>
de animai* *ara *aça a
</line>
<line>
b*m como le*ha e madeir* para co*struç*o. Consequente*ente,
</line>
</par><par>
<line>
colocando em risco o *umprime*to da S*N, e gerando
</line>
<line>
dificu*dades para o c*ltivo *e
</line>
</par><par>
<line>
*limen*os e* **ríodos de vent*nia, e lento p*ocesso de p*rda de área disponív*l per cap*ta.
</line>
<line>
O resu*tado da pesquisa i*dicou também interesse *or p*rte da comuni*ade e* plantar
</line>
</par><par>
<line>
e *té *es*o e* vender os excedentes com in*uito
</line>
<line>
de *bter renda, *as sem vi*ar lucros.
</line>
</par><par>
<line>
Po*ém,
</line>
<line>
esses fat*res são discutidos, vis*o
</line>
<line>
que comercial*zaçã* a
</line>
<line>
de alimen*os vai contra
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
cosmo*ogia *a
</line>
<line>
populaçã*. *otou-s* que apesar *os indíg*na* *ão conh*cerem os *étodos
</line>
</par><par>
<line>
pr*postos pelo SAF, **us métodos culturai* *essoais de manejo da terra, conqu*stad*s e
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
rep*ssados p*los anc*st**is é mu*to semelhant*
</line>
<line>
a*s d* SA*, * que leva a crer
</line>
<line>
na
</line>
</par><par>
<line>
apli*ab*lidade d*s projet*s propost*s.
</line>
</par><par>
<line>
Com a dis*onibilidade
</line>
<line>
de terras, a implementação do *istema A**oflorestal,
</line>
</par><par>
<line>
conci*ia*o ao modelo *radicio*al de ag*icul*ura indígena, se*ia
</line>
<line>
d* *rand* aux*li* para
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
*opulação, uma vez que o **ojeto resgataria a
</line>
<line>
prá*ica de ref*ores**ment*, produç** de
</line>
</par><par>
<line>
a*imentos e uma possível fon**
</line>
<line>
de renda e empreg*s. Po*ém, s*ndo *ecessário apoio do
</line>
</par><par>
<line>
governo federal *ara o alçam**to de projet*s volt**os *ar* * *aneamento *ási*o, melhorias
</line>
<line>
na infr*e*trutura, dentre outr**.
</line>
<line>
A úl*ima a**lise r*fere-se *o *rtigo "Segurança alimentar * *utr*cional e comunidades
</line>
<line>
indígenas: Co**da * te*ritór*o", pub*i*ad* *m 2019 e es*ri*o pe*a auto*a A*rélia Mat*s *rito,
</line>
</par><par>
<line>
q*e obj*tivou traçar o* *mpactos s*ntidos pel*s populaçõ*s
</line>
<line>
indígenas n*s
</line>
<line>
quest*es que
</line>
</par><par>
<line>
comprom*ta*
</line>
<line>
a SA*, analisando
</line>
<line>
a simbolog*a da aliment**ão para esses p***s e sua
</line>
</par><par>
<line>
correlação c*m o terri*ório.
</line>
<line>
Após o lev**tamento d* d*d*s * anális*s *ibliog*á*icas, f*ram n*tados baixos índi*es
</line>
<line>
d* *nterv*nção do Estad* nas medidas públicas para a pr*moção da saúde alimenta* in*ígena,
</line>
<line>
principalmen*e após os **os 20**. A de maior des*aque foi o *nqu*rito Na*ional de Saúd* e
</line>
</par><par>
<line>
Nu*riçã* *o* povos in*íge*as em *009, sendo
</line>
<line>
um do*
</line>
<line>
primeiros estudos de
</line>
<line>
perfil
</line>
</par><par>
<line>
*pid*miol*gico
</line>
<line>
em *scala nacional, *tilizado
</line>
<line>
*omo ba*e para a est*uturação d* *is*r*buiç*o
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, T*r*sin* PI, v. 1*, n. 9, art. 4, p. *3-*8, set. 2*22
</line>
<line>
w*w4.fsanet.com.br/revist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
R. A. O. Andr*de, C. A. F. C. Ferreira, J. G. *chmitz
</line>
<line>
74
</line>
</par><par>
<line>
*a* DSEI\s e demais po**tic*s
</line>
<line>
pú*licas, como * sup*ement*ção de ferro e vit*mina A para
</line>
</par><par>
<line>
crianças, assim como *s levantamentos d* dados acerca de desnutrição e obesidade em T.I.
</line>
<line>
No q*e tan*e à ques*ão da disponi*il*dade de terras e sua *elaçã* com a alimentação,
</line>
<line>
esse * *m tem* apontado como m*recedor de des*a*ue e rec*nhecimento, sendo *ece*sária a
</line>
</par><par>
<line>
atuação do *stado n* fiscalização e garantia dos direi*os indígenas, *** vez
</line>
<line>
que su*s te*ras
</line>
</par><par>
<line>
são de su*a importância para a *b**nção de *ua sub**stência * preserva*ão da **a et*icidade,
</line>
<line>
a*ém
</line>
<line>
** importância do resga*e da c*ltura indígena para o* povos qu* moram e* zon*s urbanas, e
</line>
<line>
que de man**ra *rogressiva têm absorvido costumes e hábitos alimentares dos nã* indígenas
</line>
<line>
(CAR*OSO et al. 2009 apud BRIT*, 2019).
</line>
<line>
Apres*ntados os texto* ana*is*dos, é import*nte ressaltar a prevalência de
</line>
</par><par>
<line>
metodologias e*ploratórias com pesquisas de camp*
</line>
<line>
*ue permitem co**ato **re*o com o
</line>
<line>
a*
</line>
</par><par>
<line>
T.I, fator oportun* pa*a per**ti* maior inte*ação ent** pesq*isa*o* c*mun*da*e indí*en*, e
</line>
</par><par>
<line>
*endo
</line>
<line>
p*ssível a obtenção de resultados m*is fidedign*s, uma ve* que esses po*sibilita*
</line>
</par><par>
<line>
observar a realidade do coti*ia*o vivenciada p*r es*es
</line>
<line>
p*v*s. C**tudo, sem *ei*ar de
</line>
</par><par>
<line>
enfa*izar a p*rticipa*ão das
</line>
<line>
políti*as públi*as e o lev*n*amento de dad*s epidemiológi*os
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
so**oeconômic*s das po*ulações, que possibilitam *
</line>
<line>
d*l*neamen*o de medid*s e políticas
</line>
</par><par>
<line>
públi**s q*e prom*va* o *uxílio a essas co*un*dades.
</line>
</par><par>
<line>
** deco*re* da elab*ração das an*lis** textuais, identif*caram-se algu*s pro*ram** de
</line>
<line>
política* pública* s*nd* aplicad*s a *i*ersas e*nias, com * intuit* de f*mentar * Soberania e
</line>
</par><par>
<line>
Segurança Alimentar *os
</line>
<line>
p*vos indíge*as, ou * pr*m*ção dir*t*
</line>
<line>
de *aúde *esses *ovos.
</line>
</par><par>
<line>
Dentre os projetos verificados nas discussões, encont*o*-se o Qu*ntal Agr*florestal a*licado
</line>
</par><par>
<line>
a*s Guaranis e os Kaiowás, Progra** de
</line>
<line>
aqui*ição de *limentos (P**) - *o*pra com
</line>
</par><par>
<line>
*oação Simul*ânea a*s Ashaninkas n* Alto Rio E*vira, Programa Bolsa F*mília emp*e*ado
</line>
</par><par>
<line>
às famílias indígena* da região d* Alto *io Negro e o Sistema de tel*ssaú*e
</line>
<line>
do *US
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
população indígena residente na Florest* Amazôni**.
</line>
</par><par>
<line>
Ex*minamos que os pr*grama* com maior e*iciên*i* na manutenção da SA* indí*ena
</line>
</par><par>
<line>
leva*am em *ons*deração
</line>
<line>
as pec**iar*da*es n*cessi*ades *nd*vid*ais d* cada povo, sendo e
</line>
</par><par>
<line>
esse* * Quintal Agroflorest*l e o Pr*gram* de Aquisiç** de Alime*tos. *m**s tra*avam
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
am*n*z** a
</line>
<line>
vuln*rabi**dad* ali*entar e nutricio*al enfren*adas pe*o* indíge*as b*m como
</line>
</par><par>
<line>
vi*a*am estimula* * desenvol*i*en*o ec*nômico da comunidade, sem alt*r*r s*ve*ament*
</line>
</par><par>
<line>
seus asp*cto* culturais, forne*endo mei*s para
</line>
<line>
qu* as etnias
</line>
<line>
bus*asse*
</line>
<line>
ga*antir por si
</line>
</par><par>
</page><line>
mesm*s sua Soberania e S**ura*ça Alimentar e Nutricional.
</line>
<line>
*ev. **A, Ter*sina, v. 19, n.9, art. 4, p. 63-78, set. *022 **w4.fsanet.com.br/re*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Segurança A*imentar e Nutr*cional dos *ovos I*dígen** no Brasil: *evisão e Contex*ual*zação do F*nôm**o
</line>
<line>
75
</line>
</par><par>
<line>
**stacamos, também, a *nter-re*açã* entre aç*es ext*r*as, cont*** * impactos
</line>
</par><par>
<line>
soci*ambient*is na *a*utençã* *a SAN d*ssas pop*lações. O avanço da fronteira
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
agronegóc*o e das i*ten*õe* *a*ionais/internacio*a*s sobre os
</line>
<line>
territórios indígenas
</line>
<line>
impacta
</line>
</par><par>
<line>
diretamente sobre as organi*açõe* c*l*urais p**a
</line>
<line>
* aliment*çã* de*s*s *ovos, alter*ndo
</line>
</par><par>
<line>
estruturas e fazendo-os partir para alimento* e proce*s*s alimentares não
</line>
<line>
indíg*nas, levando
</line>
</par><par>
<line>
s*mpr* * u* processo d* reo*ganização cu**ural
</line>
<line>
*o*um em todos
</line>
<line>
os pro**s*o* de co*tato
</line>
</par><par>
<line>
interétnico.
</line>
</par><par>
<line>
* CONSI*ERAÇÕES FINA*S
</line>
</par><par>
<line>
A n*torieda*e obtid* pelos proj*tos vol*ados par* as práticas de bases agroecol*gica*
</line>
</par><par>
<line>
é expressada *t**vés de *ua aceitação e ef*tivação
</line>
<line>
pela* comunidades indígenas a*ui
</line>
</par><par>
<line>
e*tudadas, uma vez q*e es*es *rograma* são similares a*s métodos *ra*ici*nais de
</line>
<line>
cu*ti*o
</line>
</par><par>
<line>
d*sses povos.
</line>
<line>
A implantaç*o de*ses p*ojetos * d* suma importância para a re*uperaçã*
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
m*nute*ç*o ambiental bem *omo para a *mancipação da* cade*as produtivas que pr*movem
</line>
</par><par>
<line>
a melhor*a na qualida*e
</line>
<line>
de vid* e a promoção
</line>
<line>
da SA*, permit*ndo t*mbém
</line>
<line>
uma *pl*caçã*
</line>
</par><par>
<line>
proveitosa d** *ecursos fin*nceir*s das fa*ílias (SILV*, 2019), desde
</line>
<line>
que consi*erem*s
</line>
</par><par>
<line>
sem**e a organi*ação * a postura desses povos i*díg*nas.
</line>
</par><par>
<line>
Apesa* d* relev*nci* d*s p*ogram*s de políticas pú*l*cas na questão ind*gena, e*es não
</line>
<line>
suprem em sua tota*ida*e as neces*idade* alimen*ares, nutri*ionais e e*onômicas *as etnias,
</line>
<line>
de a*ordo com os textos aqui anal*sados. Pa*a q*e haja atenua*ão expressiva *a insegurança
</line>
<line>
confrontada por esses povos, é nec*ssário que o Estado integr* seus esforços com a dilig*ncia
</line>
<line>
dos representantes *ndígenas, do me*m* modo que se t*r** crucial a concessão d* terras e *
</line>
<line>
garantia dos dir*i*os f**damenta*s (GA*LOIS, 201* Apud ARAÚJO; KUBO, 20*7; SILVA;
</line>
<line>
PONTE*, 20*9).
</line>
</par><par>
<line>
De**re o* t*x*o* **alisados, é no**ria a e*c*ssez
</line>
<line>
de
</line>
<line>
dados e*tatíst*cos
</line>
<line>
a*erca dos
</line>
</par><par>
<line>
co*t*xt** n*triciona*s indígen*s (*R*TO, 20*9), uma *ez
</line>
<line>
*ue não *á dados *requ**tes *
</line>
</par><par>
<line>
atualizados sobr* *s *.I, u* *ator que se i*te*sif**a e* *omunidades
</line>
<line>
ind*genas de área
</line>
</par><par>
<line>
*e*gr*fica *em*ta, o *ue aponta para i*port*ncia d* e*e*uç*o de pesquis*s a
</line>
<line>
de cunho
</line>
</par><par>
<line>
científico indep*nde*tes, para a obte*ção a*ualização desses dados, bem como * execu*ão e
</line>
</par><par>
<line>
de pr*je*os solidários para
</line>
<line>
emp*de*amento, mesmo que par*ial, das popul*ções alcançadas
</line>
</par><par>
</page><line>
por es*es proj*t*s (SANCHEZ et al., 2019).
</line>
<line>
E* decorrência *a *erda *erritorial so*rida po* *sses *ov*s, eles tiv*ra* muda*ç*s na
</line>
<line>
*ro*utividade bem c*m* dé**cit prog**ssi** na biodiversi*ade da fa*na * *lora lo*al, o qu*
</line>
<line>
Rev. FS*, Teresina PI, v. 19, n. 9, art. 4, p. 63-78, set. 2022 www4.fsanet.com.br/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. A. O. A***ade, C. A. *. C. Ferreira, J. G. Schmi*z
</line>
<line>
**
</line>
</par><par>
<line>
prom*v* a *nsegur*nça *limenta*. O Estado busca prover as n*c*s*id*des dessas *omunidades
</line>
<line>
por meio d* *orn*c*ment* de in*umos, re*asses *e renda e, em alguns casos, da *r*nsferê*cia
</line>
<line>
d* alimentos. *o en*ant*, ess*s medidas não *ar*nte* a soberan*a do pov* in*ígena. Para
</line>
</par><par>
<line>
ten*ar reduzir os im*actos enfren**dos,
</line>
<line>
as famíli*s indígenas
</line>
<line>
passaram
</line>
<line>
a buscar meios
</line>
</par><par>
<line>
alternativos d* *rodução, a fim de preservar e *esga*ar *s recurso* naturais, tal co*o defender
</line>
<line>
s*a própria seg*rança alimentar e nutricion*l (FERREI*A et a*., 2011 Apud ALVES, 2016).
</line>
</par><par>
<line>
RE*ERÊNCIAS
</line>
<line>
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n. 9, art. 4, p. 63-78, *et. 2022.
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*o**ribuiç*o dos Autores
</line>
<line>
*. *. *. An*ra*e
</line>
<line>
C. A. F. C. Ferreir*
</line>
<line>
J. G. S*hm*tz
</line>
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<line>
1) concepção e plane*amento.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
2) análise * interpretaçã* do* dados.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
3) *laboração do *ascunho ou na *ev*são crítica do *on*eúdo.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
*) p*rticipação na aprova*ão da ver*ão f*n** do manuscrito.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
</line>
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</line>
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Rev. FSA, Teresi*a, v. 1*, n.9, *rt. 4, p. 63-78, s*t. 2022
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www4.fsanet.c*m.br/revista
</line>
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ISSN 1806-6356 (Print) and 2317-2983 (Electronic)