<document>
<page>
<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
<par>
<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. *9, n. 9, art. 15, p. 299-317, *e*. 20*2 </line>
<line> ISSN Impresso: *806-6356 I*SN Ele*rônico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.12819/20*2.19.9.15 </line>
</par>
<par>
<line> *ercepções Sobre Sociedade e Est*d* a Partir d* Se*iótic*: *lhares Enunci**ivos em Text*s </line>
<line> Sincrétic*s </line>
<line> Per*e*tions Abo*t Society and **ate f*om Semiot*cs: E*uncia*i*e Looks *n Syncretic Texts </line>
</par>
<par>
<line> Th*ag* Luiz Sartori </line>
<line> Do***rando em M*dança Social e P*rticipaç*o Política p*la Universidade *e S*o Paulo </line>
<line> Mestrad* profissi*na* em Docên**a e Gest*o E*ucacional p*l* *niversi*ade Municipal de *ã* Caetano d* Sul </line>
<line> Docente *a Universidade An*ang*era de São Pau*o, Ca*pu* de Vi*a Mariana </line>
<line> *-ma*l: *lsartori@*otm*il.com </line>
<line> Bruno Go*es Pereira </line>
<line> Doutor em Ensino de L*ngua e Literatu*a (*s*u*os *ingu*sti**s) pela Universid*d* Fede*al do Tocan*ins </line>
<line> Doce**e *a Universidade Anhangu*ra / Cen*r* Universi**r*o An*anguera *itágoras A**li </line>
<line> E-mail: *runogo*espereir*_30@ho*mail.com </line>
</par>
<par>
<line> E*dereço: T*iago L*iz Sartor* </line>
<line> *ditor-Che*e: Dr. Tonny Kerl*y de *l*ncar </line>
</par>
<par>
<line> Universidade A*h*nguera *e São Pa**o, Anha*guera </line>
<line> Rodrigues </line>
</par>
<par>
<line> Educ*ciona*. *ua Afonso Celso - de 191/192 * 479/480 </line>
</par>
<par>
<line> V*la Mariana, 04119001 - São P*ulo, SP - *r*sil. </line>
<line> Artig* recebido *m 27/*7/*022. *ltima </line>
<line> versão </line>
</par>
<par>
<line> *ndereço: Bruno Gomes P*reira </line>
<line> rec*bid* e* 10/08/2*22. Aprovado em 11/08/2*22. </line>
</par>
<par>
<line> Centro U*iv**sitári* Anhan*uera P*t*gora* Ampli. </line>
</par>
<par>
<line> Av. Dr. Albert* Ben*detti, 446, Vila A*sunção </line>
<line> Avaliado *e** si*tema Trip*e Review: Des* Rev*ew a) </line>
</par>
<par>
<line> 0902027* - Santo Andr*, SP - Brasil </line>
<line> pelo Editor-Chefe; e *) Do*bl* Blind Review </line>
<line> (avaliação cega *or doi* ava*iadores da área). </line>
<line> Revisão: Gr*matical, No*mat*va e de For*atação </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> T. L. Sartori, B. G. Pereira </line>
<line> 3*0 </line>
</par>
<par>
<line> RESUMO </line>
</par>
<par>
<line> E**e artigo tem como objetivo ana*i**r p*ojeções * </line>
<line> *esd*br*m**tos semió*icos e* textos </line>
</par>
<par>
<line> s*ncréticos a *a*tir da c*ncepção enunciativa dos *e*m*s Sociedade * Estado, os </line>
<line> quais </line>
</par>
<par>
<line> *p**s*n**m origem soci*lógica, antropoló*ic* e fil*sófica. A *undament*ção Teó*ica está </line>
<line> alojada no campo interdiscip**nar dos estudos *nunciativos da linguage*, e*tabelec*ndo-se na </line>
</par>
<par>
<line> z*n* f*onteiriça entre Semiótica Fr*ncesa e F*l*sofia da Linguagem. A *etodol*g*a é </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> cunho bibliográfic* e do*umental, po*s </line>
<line> e*tendemos q*e as obras d* arte aq*i *na**sad*s, </line>
</par>
<par>
<line> *h**adas de *ext*s **ncr*tic*s, *olab*ram p*ra o desdob*a**nto de s*ntido* no que s* *e*ere </line>
<line> à inter*erência ideológica do Es*ado nos seus respectivos signific*dos. As análises revelam </line>
<line> que * construção semiótica dos textos, *ue con*tituem o corpus deste *rtigo, é mo*iva*a por </line>
</par>
<par>
<line> d*s*urso* de uma sociedade capit**ist*, a </line>
<line> qual acab* segregando o* grupos sociais, dando </line>
</par>
<par>
<line> margem à assimet**a entre subordina*tes e subordinados. </line>
<line> P*lavra*-Chave: Assimetria *ocial. Capitalismo. Discurso. L*nguage*. Pod*r. </line>
<line> ABSTRACT </line>
<line> This articl* aims to *nalyze sem*otic proje*tion* and u*foldi*gs in syncretic texts f*om the </line>
<line> enunciative *on*eption of the *erms Society and Sta*e, which have *ociological, </line>
</par>
<par>
<line> a*thropologica* and philosophical **igins. The The*retical Foun*ation </line>
<line> is housed in the </line>
</par>
<par>
<line> *n*erdis*i*linary field of enunc*ative stu*ies of language, es*abl*s**ng itself in the *order *one </line>
</par>
<par>
<line> betwe*n Frenc* Semiotics and Philoso*hy *f *ang*age. The Me*hodology is of </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> b*bl*ogra*hic and docu*en*ary n*ture, as w* un*erstand that th* *orks of a** analyzed here, </line>
<line> *a*led syncre*ic t*xt*, *ollaborate for t*e *nfolding of meanings wit* regard to th* ideological </line>
<line> *nterfer*nce of the S*at* in t*eir re*pective mean*ngs. Th* analyzes reveal th*t the *em*oti* </line>
</par>
<par>
<line> constructi*n of the *exts, *h*ch constitu*e *he *o*pus </line>
<line> o* this arti*le, </line>
<line> is moti*ated by *he </line>
</par>
<par>
<line> discou*ses of a capitalist soc*ety, which </line>
<line> e*ds </line>
<line> up seg*egating social groups, **ving rise to </line>
</par>
<par>
<line> *symmetr* between subordinates and subordin*tes. </line>
<line> Keywor*s: Soci** As*mmetry. Capita*ism. Spe***. Langu*ge. Power. </line>
</par>
<par>
<line> *ev. FSA, Teresina, v. 1*, n.9, ar*. 1*, p. 299-31*, s*t. 2*22 </line>
<line> w*w4.fs*n*t.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Percepções Sobr* Sociedade e Es**do a Partir da Sem*ótica: Olhar*s En*nciat**o* em Textos S*ncrético* </line>
<line> 301 </line>
</par>
<par>
<line> 1 INTRODUÇÃ* </line>
</par>
<par>
<line> Mu*to tem se questionado acer*a do *omport*mento socia* a partir da* *deolog*as de </line>
<line> mer*ado. Al*ás, muito tem que ser questionad* sobre ** possíveis i*fluên*i** *x*r*idas *e*o </line>
<line> Esta*o na constru*ão d* um* *ociedade d*ta efêmera e segregadora de val*re* e m*rais, seja </line>
<line> no coletivo das rel*ções humana*, seja na particularid*d* do *ome* enquanto a*or *oci*l*. </line>
<line> *esse sentido, é *e*tinente considerar*os as projeções inve*ti*a*ivas de *aum*n </line>
<line> (2008; 200*), *s q*a*s tentam ex*l*car os fenômenos h*man** * **rtir da *ragilidade dos laços </line>
</par>
<par>
<line> e*tabelecidos entre estes, de maneira a </line>
<line> r**ultar na fu**c*dade de *alores d* um* man*i** </line>
</par>
<par>
<line> basta*t* expres**va. A partir *as colaborações dess* </line>
<line> autor, ente**em*s *ue s*ciedade a </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> sécul* XXI, carac*eriz*da pela mane**a movediça c*m a qual perc*be o mundo e* sua *ol*a, </line>
<line> *em *presentado sin**s *e saturação no *u* *iz resp*ito à *ons*rução d* algo **l*do. Em </line>
</par>
<par>
<line> outra* *alavr**, a humanidade tem ten*enciad* um *lhar de ob*etificação das *oisas das e </line>
<line> *essoas, o que *o* fa* ent*nder a pr*ferê*cia por deman**s **perfic*ais, capazes de res*mir o </line>
</par>
<par>
<line> h*mem *o </line>
<line> pensamen*o simp*i*ta ** quan*ificação. É nesse ento*no q*e o Estado, enqu*n*o </line>
</par>
<par>
<line> ap*relh* *deológico, *arece ** dese**olver de *a*ei*a *té mesmo alienante. </line>
<line> N* contexto social, ** q*e pes*oa* de t*da* as natureza* se *el*ciona* e, co* **so, </line>
<line> const*oem uma red* de s*ntidos, entendemos que o Estado tem encontrado *o pró*rio homem </line>
</par>
<par>
<line> um mecanismo de aut*perpetuação. Em outra* palavras, é por </line>
<line> interm*dio da pr*pria </line>
</par>
<par>
<line> linguagem qu* as **ssoas d*s*emina* discur*os de </line>
<line> dif*re*t*s *rden* ideológ*cas *, a*sim, </line>
</par>
<par>
<line> r*ssignificam os f*nômenos socia*s den**o de u* *e*ort* *e tempo * e*paço (PE*EIRA, </line>
</par>
<par>
<line> 2022; PEREIR*, 20*9; BL*MM*ERT, </line>
<line> 2*14; *ENVENISTE, 2006; BERTRAND, 2003; </line>
</par>
<par>
<line> LA*DOW**I, *981). </line>
</par>
<par>
<line> Diante dess*s *ressupos**s, é possível </line>
<line> elen*ar a seguint* problemática d* *esquis*: </line>
</par>
<par>
<line> Co*o * poss*vel ana*is*r *dentif*car desdobrament*s de sen**dos em t**tos s*ncréticos * </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> *artir da *oncepção i*eológica *a S*ciedade e *o Estado? *esse *a*o, *stamos r*lacionand* </line>
</par>
<par>
<line> os te*tos sincréticos às manifesta*ões </line>
<line> artísti*as *a li*gua*em, consid*rando-*s pis*as </line>
</par>
<par>
<line> linguísticas para a materializ*ç*o das ideolog*as sociais (PEREI*A, 2022; **NHA, 2*11; </line>
<line> BERTRAND, 200*; LAN*OWSKI, **81). </line>
<line> O objetivo dest* art*go é, com **so, analisar *rojeções e *esdobramento* s*mióticos </line>
</par>
<par>
<line> em *ext*s **ncrétic*s </line>
<line> a </line>
<line> partir da conce*ção enunci*tiva *os *erm*s Sociedade e *sta**, os </line>
</par>
<par>
<line> 1 *ptamos pelo uso *o termo "*tor s*cial" e* d**rimento de "sujeito social", partindo da prem*ssa de que </line>
<line> *stamos e*tend*ndo o home* c*mo s*r crítico, *ngajad* em *itua**es s*ciopragmát*cas c*rr**adas p*r </line>
<line> *deologia*, ta* como assevera Latour (2012). </line>
<line> Rev. FSA, Teresina PI, *. *9, *. 9, art. 15, p. 2*9-*17, se*. 2022 www4.fsanet.co*.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> T. L. *arto*i, *. G. Pe**i*a </line>
<line> 302 </line>
</par>
<par>
<line> quais apre**nt*m </line>
<line> origem s**i*ló*i*a, antrop*lóg*c* e fi*osóf*ca. Enten*emos </line>
<line> q*e essa </line>
</par>
<par>
<line> iniciativa sej* pertinente às *iscussõ*s no âmbito de *nvestiga*ão das Ci*ncias H**anas </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> Sociais, c*nsi*erando a ên*ase dada aos comp*rtamentos h*manos </line>
<line> ** múltiplos recortes de </line>
</par>
<par>
<line> investigações. </line>
</par>
<par>
<line> A Fundamentação **óric* est* alo*ada no campo interdisciplin*r dos e*tudos </line>
<line> enunciativos da linguagem, es*abe*ec*ndo-*e na *ona fron*eiriça entre Sem**tica ***ncesa </line>
</par>
<par>
<line> (P*REIRA, 2022; PE**IR*, 2019; BLOMMA*RT, 2014; BRAI*, </line>
<line> 2014; FIORIN, </line>
<line> 201*; </line>
</par>
<par>
<line> CUNHA, 2011; BENV*NISTE, 2006; *ERTR*ND, 2003; LANDOW*KI, 1981) e F*los*fia </line>
<line> da Lingu*gem (BAKHTI*, 2006; BAKHTIN, 20*3; BAKHTI*, 198*; HANKS, 2008; </line>
<line> ALTHUSSE*, 1999). Co*pr**nd*mos, por *ei* desse diálog* teó*ico, que o entendime**o </line>
<line> acerca do discurso *ol*tico, o qual envolve a dis*ussão *obre cap*ta*ismo e a classe </line>
<line> *ra*alhadora, é um assunto inesgotáv*l de co*jec*u*as. Es**s, por s*a *ez, *odem ser </line>
</par>
<par>
<line> rel**alizadas2 em diversa* ár*as do saber humano, de m*n*ira a </line>
<line> colaborar no ent**d*m*nto </line>
</par>
<par>
<line> satis**tório *obre atuação p*lí*ica e ide*lógica do h*mem. </line>
</par>
<par>
<line> A *etodologia é de cunho bibliográfico e documental </line>
<line> (PERE*RA; *NGEL*CCI, </line>
</par>
<par>
<line> 20*1; *AKATOS, M*RC*NI, 2013; SÁ-SILVA et *l, 2009; B**TONI-RICARDO, 200*; </line>
<line> S*VERIN*, 2007), pois ent*ndemos que *s obra* de arte a*ui analisadas, cha*ada* d* te*tos </line>
<line> sincrét*c*s, colabo*am para o desdobramen*o de sentidos no que se re*er* à in*er*erência </line>
<line> id*ológica d* Esta*o nos seus respectivo* sig*ificados. </line>
<line> As anális*s r*velam que * co*strução semiótica dos tex*os, que *onstituem o corpus </line>
<line> deste artigo, é m*tivada por dis*u*so* de uma sociedade *ap*talista, a *ua* acaba segrega*do </line>
</par>
<par>
<line> os **u**s sociais, </line>
<line> dando </line>
<line> margem à ass*metria entre su*ordinantes e subordinados. Des*a </line>
</par>
<par>
<line> f*rma, refo*ça a percepção de Sociedade e Est*do enqu*nto *nstrum**to s*miotiza*o*es de </line>
</par>
<par>
<line> co*tu*es e *ráticas di*cursiv*s, *s q*ais *olaboram ativam*nte para </line>
<line> o engaj*mento </line>
</par>
<par>
<line> ideológico do homem *e*tro *e um rec*rte *spac*al e temp*ral (PERE*R*, 2022; </line>
</par>
<par>
<line> BLOMMAERT, 2014; </line>
<line> BRAIT, 2014; F*OR*N, </line>
<line> *011; *UNHA, 2011; HANKS, </line>
<line> *008; </line>
</par>
<par>
<line> BENVENIS*E, 2*0*; BE*TRA*D, 20**; AL*HUSSER, 19*9; LA*DOWSKI, 1981). </line>
<line> Espera*os que este artigo possa ** tornar co*vidativo aos d*mai* **squisad*re* das </line>
<line> Ciências Human*s e Soci*is, partind* do p*ess*po*to de qu* o Est*do em tudo influen*ia nas </line>
</par>
<par>
<line> nossas tomada* </line>
<line> de deci*ões. Es*ecialmente </line>
<line> no que con*erne à </line>
<line> relação </line>
<line> entre capital*smo e </line>
</par>
<par>
<line> estr*tura social, podem*s entender qu* a co*str*ção *onstante d* *oder é inerent* ao sistema </line>
<line> 2 O sentido qu* aferimos a* *erm* "relocal*zação" é con*iz*nte com * ideia d* ressignficação sem*ntico- </line>
<line> ideológi*a de co*c**to* cul*ural**nte construídos * ind**idualmente internalizados a partir *a relação texto- </line>
<line> con*exto contid* nas prátic*s sociais (PEN*Y*OOK, 2010). </line>
<line> R*v. FSA, **resin*, v. *9, n.9, ar*. 15, p. 299-317, set. 2022 www4.*s*n**.**m.br/r*vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Percepções S*bre Soc*ed*de e Estado a Partir *a Sem*ó*ica: Olhares Enunciativo* em *extos Si*cr**ico* </line>
<line> 303 </line>
</par>
<par>
<line> capitalista, o qual s* dese*h* a partir do empoderam*nto si*bóli*o da classe d*m*na**e em </line>
<line> d*tri*ento da classe dominada (BOURDIEU, 1989). </line>
<line> * FUND*MENTAÇÃO TEÓ*ICA </line>
<line> 2.1 *oções sobre Li**ua*em e Semiótica *rancesa </line>
<line> Existe* várias discussões que tent*m dar **nta da definição de linguage*, b*m </line>
<line> co*o de se*s múltiplos desdobrame*tos, compe*indo aqui as noções ** interrela*ão, sentidos, </line>
<line> comunicação e práticas s*ciais. Diante disso, é válid* afirmarmos que a lingua*em é, por si </line>
</par>
<par>
<line> só, um instrum*nto in*erdisciplin*r*, u** *ez </line>
<line> q*e ag*ega em si *ompetências investigativas </line>
</par>
<par>
<line> de interesse de tod*s a* áreas do conhecimento *um*no (BENVENISTE, 2006). </line>
</par>
<par>
<line> Entretan**, o nosso ****r*sse aq*i *eca* sobre concep**o de lingu*gem com* a </line>
</par>
<par>
<line> práti*a s*cial, partindo </line>
<line> *o pressuposto de que man*ém uma *el*ção indissolúve* com as </line>
</par>
<par>
<line> es*e*as da i*tencionalidad*, historicidade e ideologia. Isso, por s*a vez, *onfe*e à lin*uag*m </line>
<line> competênc*as de pod*r, c*paz de se desdobrar p*r todos os domínios socia*s, ag**gando </line>
<line> valor*s em *odas *s c*m*n*dad*s *m que opera. Lo*o, torna-se imp**sível *epa**r linguagem </line>
</par>
<par>
<line> * sociedad*, </line>
<line> pois ambos os po*os pare*em se m*nter vivos entre si. Em outra* p**avras, </line>
</par>
<par>
<line> est*mos en*endendo * ling*a*em como uma ferramenta socia* nã* **enas porque sinteti*a </line>
</par>
<par>
<line> valores sociais, ma* p*incipal*ente te* a soci*d**e </line>
<line> f*bricada * partir *e si mesma </line>
</par>
<par>
<line> (BLO*MAER*, **14; BRAI*, 2014; FIORIN, 2011; CU*HA, 2011; H*NKS, 2008; DIAS, </line>
<line> 20*5). </line>
<line> O con*e**o de linguagem po*to aci*a *ngloba aspecto* histór*cos de con*trução </line>
<line> discursiv*, capazes de sobreviverem um *entro do outro, sendo, pois, re*ocalizado a dep*nder </line>
</par>
<par>
<line> de *orças </line>
<line> i*trí*secas e </line>
<line> extrín*ecas *o* meio das *uais são redesenhada* </line>
<line> c*nstant*ment*. </line>
</par>
<par>
<line> Ne*se sentido, é poss*vel afirmar que não *xiste *iscurso *né*ito que possa ser trans*itido po* </line>
<line> meio *a *inguage*, pois s*ben*ende-se que todo discur*o *on*iste no re*ozea*ento d* um </line>
<line> ideal já pré-estabelec*do * construído *o*ialm*nte. Log*, en*end*r as construções de *oder do </line>
</par>
<par>
<line> regime cap*talista face à* demandas de uma s*ciedade </line>
<line> pós-mo*e*na não é algo </line>
</par>
<par>
<line> nec*ssariament* nov*, inédito, </line>
<line> po*s rev**bera ideologias já exist*ntes nas ba*es est**ais, a* </line>
</par>
<par>
<line> 3 A ideia de "ins*rumento inter*isciplinar" utilizada aqui é conf*uente com as pes*uisas de Fazenda </line>
<line> (2008), a </line>
</par>
<par>
<line> qual entende a interdi**ipl**aridade como competên*ia **anen*e da prática humana, a qual nos ajuda a entender </line>
<line> a relação entre sabere* co*o *m co*dicionante à c*m*reensão s*tis*atória dos fenômenos sociais. </line>
<line> Rev. *SA, Teresina PI, v. 19, n. 9, art. 15, p. 29*-317, se*. 2*2* www4.fsane*.co*.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> T. L. Sarto*i, B. G. Pereira </line>
<line> **4 </line>
</par>
<par>
<line> quais s*m*re se utili*aram ** homem para impor val*r*s (BAKHTIN, 2006; BAKHTIN, </line>
<line> 20*3; BA*HTIN, 1984). </line>
<line> É nesse entorno s*cial *ue a Sem*ótica F*ancesa nasce e se estabelece como uma </line>
<line> possibilidade teórica emergen*e no campo dos estud*s da lin*ua*em. Na t*n**ti*a de *apear </line>
</par>
<par>
<line> sentidos e, assim, entender o *ercu*so em que os *ign*fi*a*os discursivos são gerados, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> *emi*t*ca *em se **rm*do como uma in*ciat**a teóri*o-metodo*óg*ca par* o tratamento de </line>
<line> dados g*r**os ou coletados e* qua*quer âmbit* dos estudos acadêmico-ci*nt*fi*os. Isso </line>
</par>
<par>
<line> porque a busca p*los senti*os </line>
<line> da lingu*gem é o seu principal objetivo </line>
<line> d* </line>
<line> inve*tigaç*o </line>
</par>
<par>
<line> (PE*EIRA, 2022; PER**RA, 2019; B*OMM*ERT, 2014; </line>
<line> BRAIT, *014; FIORIN, </line>
<line> 2011; </line>
</par>
<par>
<line> *UNHA, 2011; BER*RAND, 20*3; LANDOW**I, 1981). </line>
</par>
<par>
<line> A Se*iótica apresenta fe*rame*ta* a*alít*ca* que buscam uma con*luênci* *ntre </line>
<line> *exto, id**logias e sentid*s a *art*r d* dema*das *xof*ricas, ind*spe*sáveis ao ente*dim*nto </line>
</par>
<par>
<line> das manife*ta*ões </line>
<line> da linguage*. Nesse sen*ido, podem ser *e*adas em consid*ração </line>
</par>
<par>
<line> projeções mo*ivado*as advindas da p*lítica, do capitalis**, do soci*lism* * do Estado, </line>
</par>
<par>
<line> e*tend*ndo-*s como *artes cons*itu*nte* de uma sociedade mov*d*ça, </line>
<line> i*ers** às id*ol*gia* </line>
</par>
<par>
<line> múltiplas, *ost*radas * *artir *as especifi*idade* prag*á**cas de cada uma (BE***AND, </line>
<line> 2*03; LANDOW**I, 1981). </line>
<line> Em su*a, podemos dizer que * Semió*ic* n*s ajuda * e**ender o pe*curso ger*tivo4 </line>
</par>
<par>
<line> de se*tidos </line>
<line> de quaisquer manifest*ções d* linguage*, *ejam e*as *e natureza verbal, n*o </line>
</par>
<par>
<line> ver*al e s*ncrética, sen*o e*sa última uma poss*bilidade de repre**ntação e figurativ*zação de </line>
</par>
<par>
<line> *bjeto* sociais e* seu sentido mai* amplo. Portanto, * *ecessário ent*nder*o* *s </line>
<line> pi*t*s </line>
</par>
<par>
<line> **ngu*sti*** de cada conceito *ue criamos socialmente, **is cada um deles *os influenci* de </line>
<line> uma man*ira, poi* agrega em si *lementos ideológicos pa*a tal (PEREIRA, **22; PEREIRA, </line>
<line> 2019; BRAIT, 2*14; BERTRAND, 2003; LANDOWS*I, 19**). </line>
<line> 2.2 Arti*ulando as Diretrize* sobre Sociedade e Estad*: Algumas Discus*ões *ilosóf*cas </line>
<line> O eixo centr*l ** discussão d*ste tópico reside no E*tado como aparelho da </line>
<line> sociedade capitalista, ao f*c*r seu papel como *gente regula**r *os *onfl**os de ordem social </line>
<line> bem *om* seus limites e acionament*s nos *ovimentos s*ciais. N*s*e contexto, Mascaro </line>
<line> (2013) expre*sa * estudo da teo*ia *o *stado e da *iência polít**a. Em se* *r*balho, o autor </line>
<line> *nalisa o pensamento marx*s*a e s*a rela**o com o Estado capitalista, por m*io d* proje*ões </line>
<line> 4 *stamo* *o* referindo aqui aos níveis de construç*o *e sentido *o disc*r*o: fundam*n*al, narrat*vo e discurs*vo </line>
<line> (BERTRA*D, 2003; LAN*OWSKI, 1981). </line>
<line> Rev. FSA, Ter*sin*, *. **, n.9, art. 15, *. 299-317, set. 20*2 ww*4.f*anet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Pe*cepçõ** Sobre Sociedade e Estado a Pa*tir da Semiótica: Olhares **unciat*vos em T**t*s *incréticos </line>
<line> 3*5 </line>
</par>
<par>
<line> argume*tativ*s *mb*s*das nas t**nsformações hi*tó*icas e so*iais do referido modelo </line>
<line> econ*mic*. </line>
<line> Em sua *i*ão, * papel do Estado e*t*apola a per*epção de inst**mento d* regulaç** </line>
</par>
<par>
<line> *o neoliberal*s**, sit**do </line>
<line> c*mo instrumento d* do*inação e opr*ssão, </line>
<line> de forma a *er </line>
</par>
<par>
<line> superado pela democrac**. Esse pe*s*men*o, p*ra Mascaro (2013), implica cair *m uma </line>
<line> armadilha no fetichismo da *e*cadoria p*oposto por *arx, em que é atr*buído um val** </line>
<line> simbólico aos p*odutos manufatu*ad*s na m*dernidade. </line>
<line> Essas implicações *e*consideram o Estado como forma políti*a, de ma*eira a tecer </line>
<line> um *l**r para além de s*u c*nteúd*, *a* como os in*eresses *ue o repres*ntam, po** ana*i*ar </line>
<line> os meandro* do E*ta*o é ter a dimensão de **e ele não se esgota *os aparelhos ins*itucionais. </line>
<line> A*nda de a*or*o com Mascar* (2013), * Estado é analisa*o c*mo forma política do </line>
<line> pensame*to polí*ico-crítico na contemporaneidade. Dessa form*, bu*co* transcender análises </line>
</par>
<par>
<line> conservadoras, ao </line>
<line> ob*ervar o pap*l do Est**o com uma "nova roupagem", a pa*ti* de uma </line>
</par>
<par>
<line> perspec*i*a mar*is*a, de modo a *videnc*ar as formas s*c*ais do cap**alis*o e suas div*rsas </line>
<line> nuanc*s * contr*diç*es. </line>
<line> O Estado é exam*nado por Ma*caro (2013) co* bas* nas categorias de mercadoria, </line>
</par>
<par>
<line> do valor e d*s fo*mas </line>
<line> sociais capitalistas. Essas, consequent*mente, atr*v*ssadas p*r </line>
</par>
<par>
<line> *nfrenta*entos e lutas *e classes, t**nsversa*i*ando *m temas funda*entais da pol*tica </line>
</par>
<par>
<line> con*emporânea, como a </line>
<line> regulação *conômica e as cris*s fo*en*adas pelo capitalis*o. </line>
</par>
<par>
<line> Porta*to: </line>
</par>
<par>
<line> * no *om*ate à exploração capitalist* q*e s*o perceb*das, concretamente, as </line>
<line> d*nâm*cas * c*ntradições e*tr*mas da es*rutura **lítica d* n*ssos tempos. * </line>
<line> marxismo não só enten** a política p*r horizontes d*stint*s da*ueles tradicionais </line>
<line> como, n* v*rdade, *eco*figura totalm*nte * âmbito do pol*tico e ** est*t**, </line>
</par>
<par>
<line> *trel*ndo-* d*nâmi*a da totalidade da *eprod*ção social capitalista (MASCARO, à </line>
<line> 2 0 1 3 , p . 0 9 ). </line>
</par>
<par>
<line> De*se mo*o, e*tende-se que o Es*ado só p*de ser c*mpr*en*ido partir de a </line>
<line> um a </line>
</par>
<par>
<line> cr*ticid*de da economia política capitalista pr*pagada na totalidade social, pe*sada * *artir da </line>
<line> crise de reprodução do *apital. </line>
<line> De tal modo, Althusser (1980) explora a concepç*o ontológica e * ato de *ssu*eita* * </line>
</par>
<par>
<line> su*eit*, *m que sua* </line>
<line> práticas *stão subordinadas ao </line>
<line> aparelho ideológico dominante. Par* </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> autor, o Esta** se ap*esenta em </line>
<line> cons*nância com os pensamentos de Marx, *omo fo**a de </line>
</par>
<par>
<line> execuç*o e in*erven**o rep*essora, estando a se*viço da class* dominante. Dessa forma: </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, ***esina PI, v. 19, *. *, art. 15, p. 299-317, set. 2022 </line>
<line> www*.f*anet.c*m.br/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<column>
<row> *. L. Sartori, B. G. Pereira </row>
</column>
<column>
<row> 306 </row>
<row> * papel do Aparelho (Repressivo) de E*tado, na me*ida e* *ue ele é uma apar*lho </row>
<row> repressor, consiste essenci*lmente em a*segurar, através da *orça (física ou o*tr* </row>
<row> *ipo), as condiçõ*s políticas de reprod*ção da* rela*ões de *rodução, que são, em </row>
<row> últim* i*stância, relações de e*ploração. Não só o Aparelho de E*ta*o contribui </row>
<row> *ara a gr*nde parte de sua próp*ia **produção ( * Es*ado capita*ista c*ntém </row>
</column>
</par>
<par>
<line> dinastias políticas, </line>
<line> *i*as*ias mi*it*res, etc), como *ambém, e acima de tu**, </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> Ap*r*lho do Esta*o as*egura, atrav*s da repressão (desde a *ais *rutal até a fo*ça </line>
<line> fís*c*, até meras ordens e pro*biç*es administrativas, ou a censu*a fra*ca * tácita), </line>
</par>
<par>
<line> a* condições </line>
<line> p*líticas </line>
<line> de atu*çã* dos *parelhos I*eo*ó*icos *e Estado </line>
</par>
<par>
<line> (ALTHUSSER, 1980, p.118). </line>
<line> *e a*ord* com A*t*usser (1*80), o Estado a*sume posi*ão "repre*s*ra", quando </line>
<line> e**endemos os mov*mentos assimétric*s que são mo*iva**s por intermédio de diret*izes </line>
<line> cap**es de util*z*r-s* da forç* f*sic* e ideológica pa*a concretização de algo. Nesse sentido, * </line>
<line> pos*ível perceber que o for***eci*ento *a rede capitali*t* é, n* verdade, consequência de um </line>
<line> conjunto de assim*t*ias desencadeadas na relaç*o entre suje*tos n*s es*ruturas sociais. </line>
<line> Chauí (20*8) cont*ibui* com a ref*exão s*bre o conce*to d* *deol*gia, tec*n*o u*a </line>
</par>
<par>
<line> *nális* crít*ca a p*rtir da realidade soci**, polít*c* e econômica, d* maneira * destacar </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> t*abalho com* concepção de exploração e *ominaç*o de *ma class* socia* em *etriment* da </line>
</par>
<par>
<line> outra. Chauí (2*08), assim como Mascaro * Alth*sser, de*ruça-se </line>
<line> sobre os *ensamentos </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> Karl Marx. N* caso da **tora, *pre*enta o conceito d* *deologia </line>
<line> em Marx a partir da </line>
</par>
<par>
<line> con*epção *u*guesa do capital, a ideol**ia da competê*cia, que analisa a sociedade e suas </line>
<line> relações. </line>
<line> * autora ain** transcende o c*nc**to de ideologia p*ra além de uma b*s*a p*lo **ea*, </line>
<line> enfa*iza*do q*e o term* semi**iza, na ver*a*e, u* sentido histó*ic*, pol*tico e social, * que, </line>
</par>
<par>
<line> muitas vezes, ao ser te*ido no pensa*ento d* senso </line>
<line> comum, *c*lta a re*lidade social </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> ma*t*m a desigualdade e a e*p*oração. </line>
</par>
<par>
<line> *esse cont*xto, porta*to, a i**olo*ia * con*i**rada fruto da alie*ação social, </line>
</par>
<par>
<line> princ*palmente nas *elaçõe* de trabalh* *o mundo contemporâneo. É </line>
<line> a p*rtir *esse </line>
</par>
<par>
<line> *ovime*to, pa*a Chauí (2008), que o ca*i*al passa a gan**r força e fo*ta*ece o conceit* de </line>
<line> m*i* val**, basea*o nos pensamentos de Karl Marx. A a*tora pondera *inda q*e, * p*rtir do </line>
<line> princip*o da **eo*ogia na sociedade, passou a exist*r também a divisã* social e a explo**ção </line>
</par>
<par>
<line> do *rabalho, em </line>
<line> q*e o *omem trabalha*or fo* excluí*o de gozar de seus *en* produzidos, </line>
</par>
<par>
<line> pa*sand* * ace*tar a exp*oração e a* desi**ald*des. Assim: </line>
</par>
<par>
<line> Vemos, *ois, que a merca**ria não é </line>
<line> um* coisa (como aparece), mas trabal*o </line>
</par>
<par>
<line> soci*l, t*mpo d* trabalho. E *ue n*o é qualquer *empo de trab*lho, mas tempo de </line>
</par>
<par>
<line> tr*balho nã* pago, p*rt**to a mercadoria o*ul** o fat* de que há explo**ção </line>
</par>
<par>
<line> econômic*. Estamos longe, </line>
<line> agora, d* apare*er socia* - estamos dia*te do modo *e </line>
</par>
<par>
<line> constit*ição real do *iste*a c*pita*ista. Pa*sam** de a*g* ab*trato e im*dia*o a algo </line>
<line> Rev. FS*, Teresina, v. 19, n.9, art. 15, p. 299-317, set. 2022 ww*4.fsa*et.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Percepções S*bre ***iedade e Esta*o a Partir da Semiótica: Olhares Enunciativos em Textos Sinc*éticos </line>
<line> 307 </line>
</par>
<par>
<line> c*ncre*o e im*d*at*: passamos da me*cadoria co*o cois* * merca*oria c*mo va*or </line>
</par>
<par>
<line> de uso de troca, destes à m*rcad*ria como **abalho não pago, porta*to, à f*rma </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> rela*ão *ocial entre o proprie*ário privado *os m*ios d* produção e o traba*h*dor por </line>
<line> ele explorado (*HAUÍ, *008, p.51). </line>
<line> Assi* como o concei** de ideologia, analisamos a **rti* de Alves (20*0), a c*ncepção </line>
<line> *e hegemoni*, em que a autora *a*bém se a*oi* nas concepçõe* de K*rl *a*x, r*fletido no* </line>
<line> pensamen*os *e An*ônio G*am*c*, Ernesto Laclau e Chantal Mouffe. Alve* (20**) exp*i*a </line>
</par>
<par>
<line> que construto d* hegemoni* partiu *a tradição marxista para que pudessem ser te*idas o </line>
</par>
<par>
<line> distintas co*figurações socia*s as quais </line>
<line> s* a*res*n*aram em um dado m**ent* na *ist*ria. </line>
</par>
<par>
<line> Partindo *ess* pressu**sto, é pe**i*ente afirmar que: </line>
</par>
<par>
<line> A noção </line>
<line> de hegemonia propõe uma nova **lação entr* estr*tura e s*perestrutura </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> tenta se d*st*nci** </line>
<line> da deter*inação </line>
<line> d* *rimeira sobre a segunda, most*ando </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> centralida*e das superestrutur*s na *n*lise das *ociedades avançadas. Nesse </line>
</par>
<par>
<line> co**e*to, soc*edad* *ivil adqu*re um *apel central, be* **mo *deolog*a, q*e </line>
</par>
<par>
<line> a </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> ap*rece com const*tuti** das rela*ões sociais. De*te m**o, um* p*ssí*el tomada do </line>
</par>
<par>
<line> poder e construção de *m </line>
<line> no*o b*oc* histór**o **s*a pela considera*ão </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> centralida*e (***E*, 2*10, p.71). </line>
<line> A*nda nes*a lógica de dominaç*o e exploraçã* a p*rtir do capital, Quijano (2005) </line>
<line> sal*enta, clara e objetiv*mente, sobre o eu*o*en*rismo na Amér*ca Latina, apresen*ando, </line>
<line> dentre *utros *lementos, * *apitalismo co*o *ova e*tru*ura de cont**l* do trabalho. * autor </line>
<line> acre*cen*a *ue: </line>
</par>
<par>
<line> *o process* *e const*tuição h*st*rica da Améri*a, todas a* for*as d* control* </line>
<line> e </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> exploração </line>
<line> do trabal*o e de contr*le da produçã*-ap*opriaç*o-distribuiçã* </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> pro*utos f*ra* ar*icula*as em tor** da relaç*o capital-sa*ário (de agora em diante </line>
</par>
<par>
<line> c*pi*al) e do me*cado m*ndial. *ncl*íram-se es*rav*dão, a servi*ão, a * </line>
<line> pequ*n* </line>
</par>
<par>
<line> pro*u**o m*rcan*i*, * rec*procidad* * o s*lário. Em tal context*, c*da umas </line>
<line> d**sas </line>
</par>
<par>
<line> fo*mas de **ntrole do trabalho n*o era uma me*a extensão *e seus antecede*tes </line>
<line> **stóricos. Todas eram histórica e soc*ol**icamente novas. *m prim*iro luga*, </line>
</par>
<par>
<line> porque fora* deliberadamente estabe**c*das e orga*izadas </line>
<line> para p*oduzir </line>
</par>
<par>
<line> mercad*rias </line>
<line> p*ra o mercado mundial. *m segun*o *uga*, porque </line>
<line> não existiam </line>
</par>
<par>
<line> ape*as d* mane*ra simul*ânea *o me*mo </line>
<line> es*aço/tempo, mas tod*s e cada uma </line>
</par>
<par>
<line> art*cula*as com o capit*l * com *eu mercado, e p*r e*se meio entre si. *onfig**a**m </line>
<line> assim um novo padr*o global de contro*e do t*abal*o, por sua vez um novo ele*ento </line>
<line> *undamental de um novo p*drão de poder, do q*a* eram conju*ta e *ndivi*ual*ente </line>
</par>
<par>
<line> dep*ndentes h*stórico-estrutur*lmente. Isto é, </line>
<line> não apenas *or se* lugar e função </line>
</par>
<par>
<line> co*o partes subordinad*s de uma tota*i*ade, mas *ambé* porque s*m perd*r suas </line>
<line> respec*ivas ca*acterís*icas e sem prejuíz* das d*scont*nuidades de suas *elações com </line>
</par>
<par>
<line> a o**em conjunta e </line>
<line> cons*go </line>
<line> mesmas, seu moviment* hist*ric* dependia desse </line>
</par>
<par>
<line> momento em </line>
<line> diante de seu pertencimento ao padrão </line>
<line> g*obal de *oder. Em t*r*eiro </line>
</par>
<par>
<line> lugar, e como conseq*ên*ia, para *reench*r as no*a* funçõe* </line>
<line> *ada uma </line>
<line> delas </line>
</par>
<par>
<line> *esenvolv*u </line>
<line> *ovos tra*os e novas conf*gurações histórico-es**ut*ra*s (QUIJANO, </line>
</par>
<par>
<line> 2005, *.*18). </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Tere*ina PI, v. *9, n. 9, *rt. 15, p. 2*9-317, set. 2022 </line>
<line> www4.fsanet.*om.b*/revi*t* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> T. L. Sa*t*ri, *. G. Pereira </line>
<line> 308 </line>
</par>
<par>
<line> De*se modo, estabelecia-se um **dr*o global e*trutu*ant* das relações d* traba*ho, </line>
<line> cara*ter*zand*-se como um co*ju*to singul*r d*s estrut*ras das r*laçõe* de p*odução no </line>
<line> co*tex*o do c*p*talismo mundial. </line>
<line> Ainda nesse se*tido, acrescentamos a* col*borações de Ol*veira (2015) acerca da </line>
<line> conju*tu*a do Estado nas tomada* de decisões das pes*oas em sociedade. E* s*u trabalho, o </line>
<line> a*to* apresenta a i*ei* de ação diret* d* ca*ita*, e**e c*nsider*do co*o uma recente </line>
</par>
<par>
<line> configuração do *od*r do capit*li*mo contemporâneo. O***e**a (201*) e*plicit* a f*rma </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> *cumu*ação do capit** </line>
<line> na* </line>
<line> re**nf*gurações do E*tado *ap*talis*a, focalizada na era d* </line>
</par>
<par>
<line> consumis*o. De acordo com * autor: </line>
</par>
<par>
<line> O sujeito-me*cadoria-*eti*he p*ssa a desenvolver estratégias de cone*ão e </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> representação perante um *spaç* c*letivo em qu* a lógic* do mer*ado i*pera e que </line>
<line> a* *struturas de solidar*edade coletiv* se enfra*uecem. Fechado em si *róprio e </line>
</par>
<par>
<line> diante da responsab*lização *n*i*idual dos p*obl*mas, h* um deslocam*nto </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> con*r*dição heteronomi*/autonomia pa*a a aut*rquização do in*ivídu* (OL*V*IR*, </line>
<line> 201*, *.4**). </line>
<line> Para Dardot e La*al (2016), há uma ab*rdagem *cerca da* r**ões neoliberais. Os </line>
<line> autor*s afirmam que existe um e*gotam*nt* da democracia liberal, em que é valorizada, </line>
<line> muitas vezes, a b*r*cratizaç*o. Di*nte *isso, a*i*ma* que há u* quadro de desigualdade *o </line>
<line> ac*sso à* *iversas po*ític*s fu*dam*ntais, como saú*e, educação e empreg*, e*cancarando, </line>
<line> desse modo, a exc*usão social, *e maneir* a **força* cada *ez mais um patamar c*uel d* </line>
<line> *esigual***e social. </line>
<line> Ass*m co*o Dardot e La*al (2016), Han (2017) dis*utiu, em sua obra, sobre os f*itos </line>
</par>
<par>
<line> do neoliberal*s*o. Para autor, há um erro no d*agnóstico do qu* é neo*ibe*alismo, *ois, o </line>
<line> segundo Fo*cault, existe uma racional**a*e *o*ítica e uma m*ior t***ênci* de monop*lizaçã* </line>
<line> em um c*ntex*o do c*r*o di*cip*inado baseado na sociedade do dese**enho. </line>
<line> Por fim, em termos de c**siderações finais para este ensaio, é pertinente compreen*e* </line>
<line> que *á um esvaziamento das estrutu*as de legiti*ação *o pode* do **pital d*ante da s*cie*ade </line>
<line> *e consumo. V*ve*os em um sistem* *e produção e con*umo, e esse é sustentado por </line>
</par>
<par>
<line> mecan*smos de ex*lusão, dominação e opre*são. C*m* **sto no decorrer </line>
<line> des*a discip*ina, </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> Est*do se torn*u e*paço de p*líci* e não de polític*, legitimando o esgotame*to </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> d*mocrac*a. </line>
</par>
<par>
<line> R*v. F*A, Tere*ina, v. *9, n.9, ar*. 15, p. 299-317, set. 20*2 </line>
<line> www4.fsan*t.*om.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Perce**ões Sobre Sociedade e Estado a Partir ** Sem*ótica: Olha*es **unciativos e* Textos **ncréticos </line>
<line> 309 </line>
</par>
<par>
<line> 3 PROCEDIME*T** METODOLÓ*ICOS </line>
</par>
<par>
<line> 3.1 Cr*térios par* C*leta dos Dados </line>
</par>
<par>
<line> Os dados de pesquisa uti*izados neste trabalho sã* cons*ituídos *** obra* de arte </line>
<line> imagéticas, as quais v*rsam s*bre aspectos da relação de subordin*ção latente no sistem* </line>
</par>
<par>
<line> capital**ta e propagada pelo E*tado histo*ic*mente. Portanto, são textos sincrético*, à **z </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> Semi*tica Fr*n**sa, o* quais agre*am va*ores ideológicos a </line>
<line> partir da *elação e*tr* *ig*os </line>
</par>
<par>
<line> lin*uísticos em sua composição t*xtual. </line>
</par>
<par>
<line> Como **it*rios ado*ados para o rec*rte do* da*os de pesq*i*a, foram ad*t*d*s as </line>
</par>
<par>
<line> seguin*es proposições: </line>
<line> a) obras ** art* sincréticas que foram c*ns*ruídas sob * *g*de d* </line>
</par>
<par>
<line> *e*ação *e po*er cap*t*lista, </line>
<line> em que o menos val*rizado pod* ser *i*to como de*rau p*ra </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> ascensã* social da*uele entend*do *omo mais valorizado; e b) obra* de arte e* *ue </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> influênci* d* Estado, enquanto apare*ho socia* * ideológico, pod* ser notada de maneira mais </line>
<line> clara e e*idente. </line>
<line> Ab*ixo, ap**sentamo* o Quadr* 01, em *u* * possível identi*icar *s ob*as a*alisadas </line>
<line> e s*u* r*spectivos critéri*s semi**i*os. </line>
<line> Quadro 01 - Obras analisadas e seus critérios semi*ticos </line>
</par>
<par>
<line> Obra* de A*te </line>
<line> Nome </line>
<line> Critéri*s *emi**ic*s </line>
</par>
<par>
<line> *igura *1 </line>
<line> Os Operários, de Tarsila d* Amaral (1933) </line>
<line> Disjunção dos trab*lhado*es como in*t**m*nt* d* s*gregação de classes pel* *sta*o. </line>
</par>
<par>
<line> Figu*a 02 </line>
<line> O Lav*ador de Caf*, de Când*do Por*inari (1934) </line>
<line> Con*trução de estereótipos a*vindos d* pouco *oder aquisitivo. </line>
</par>
<par>
<line> F*gura 03 </line>
<line> Fotog*afia d* o*ra "Tem*os M***rnos", de Charle* Chaplin (193*) </line>
<line> A não confl*ência entre capital*smo e soc*alismo p*r questões ideoló*icas e de poder. </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: Dos *uto*es </line>
</par>
<par>
<line> O quadro ac*ma re*resenta a*pe*to* mo*ivacionais </line>
<line> para o recorte d* corpus </line>
<line> *e </line>
</par>
<par>
<line> pesquisa. *ntretan*o, não se trat* de uma propo*ta pronta e finalizada, *ois entendemos *ue a </line>
</par>
<par>
<line> c*nstrução </line>
<line> d* sentidos é </line>
<line> al*o sobr*tudo *omplexo. Po**anto, é *ecessário *evar-se </line>
<line> e* </line>
</par>
<par>
<line> co**ideraç*o o olhar *ensível d* pesquisador no **o de construção e del**eamento do objeto </line>
</par>
<par>
<line> de análise </line>
<line> no â*bito *a pesqu*sa cient*fica (MO*IN, **11; MOR*N, 2005; MORIN; </line>
</par>
<par>
<line> C*U*AN*; MO**A, 2003). </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresin* PI, *. 19, n. 9, art. *5, p. 299-31*, set. 2022 </line>
<line> w*w4.fsanet.*om.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> T. L. Sartori, B. G. Pereira </line>
<line> 310 </line>
</par>
<par>
<line> 3.2 C*racteri**ção da Pesquisa </line>
</par>
<par>
<line> Es*a p*squisa é do *ipo bibl*ográfi*o e do*umental com abo*dag** qual*tat*va. *esse </line>
</par>
<par>
<line> **ntido, é importante le**rmos em consideração q*e process* de in**stig*ção cie**ífi*a o </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> estabelecido por meio ** um rigor sistema*iza*o de *roc*dimentos, os </line>
<line> quais </line>
<line> devem ser </line>
</par>
<par>
<line> mobiliz*dos em conf**ência com de*andas **ci*is ***entes e sat*sfa*órias na busca da </line>
<line> re*p*sta do problema de pe**uis* (PERE**A; ANGE*OCCI, 20*1; *AKATOS, MARCONI, </line>
<line> 2013; SÁ-SILV* *t al, *009; BORTONI-RICARDO, 2008; SEVERINO, **07). </line>
<line> *st* pesqu*sa se *e*en**lve como b*bl*ogr*fica e *oc*mental, po*s *stamo* </line>
</par>
<par>
<line> ente*dendo </line>
<line> os texto* *incrétic*s aqui anal*sados como *ecorrências *ocumen*ais eficiente* </line>
</par>
<par>
<line> qu*nto *o entendimento das ide*logias capi**listas do Esta**. *rata-se, portanto, </line>
<line> de *m a </line>
</par>
<par>
<line> conve*gência teóric*-*etodológ*c* c*p*z de ofe*e*er inst*u*entos *ara o *ratamento de </line>
<line> docu*ent** que se*iotizam prát*cas sociais relocalizadas de*tro de um recorte de temp*. Is*o </line>
</par>
<par>
<line> nos permite </line>
<line> resgat*r fatos </line>
<line> h**tóri**s carregados *e valores * ide*logias *ocumentadas *as </line>
</par>
<par>
<line> r*feri**s *bras de a*te (P*REIR*; ANGELOCCI, 202*; SÁ-SILVA et al, 2009). </line>
<line> No que comp*te à *bord*gem de p*squisa, temos a a*ordagem d* natur*za </line>
</par>
<par>
<line> qualita*iva por </line>
<line> con**de*a*mos q*e os dados *o*am t*atad*s a parti* d* uma pe*spe*tiva </line>
</par>
<par>
<line> intersubjetiva, a *ual </line>
<line> tent*u valorizar as forç*s ideológ*c*s contidas nos te**os s*ncr*ticos. </line>
</par>
<par>
<line> Logo, * pes*uisa q*alitativa nos aj*da a entender aspectos discurs*vos implícitos no* dados, o </line>
</par>
<par>
<line> que exige do pesquisador um olhar sensíve* e apu*ado às p*áticas </line>
<line> human*s q*e perpassam </line>
</par>
<par>
<line> pelo co*pus </line>
<line> (PE*EIRA; ANGELOCCI, 2021; LA**TOS, M*RCONI, 2013; BORT*NI- </line>
</par>
<par>
<line> RICARDO, 200*; S*VERINO, *007). </line>
<line> Em suma, a const*uçã* do percurso metod*lógico *eve colaborar para o </line>
</par>
<par>
<line> entendimento *a análise </line>
<line> dos ***os, que seg*e um </line>
<line> *anorama </line>
<line> gal*ado em diretrizes </line>
</par>
<par>
<line> co*t**tuais, a* quais **stumam o*ientar o p*nsam**to a*alítico. </line>
<line> 4 *ES**TADOS E DISCUSSÕES </line>
<line> 4.1 *pres*ntação dos Dados de Pe*quisa: An*lisand* Tex*os Sincréticos </line>
<line> Nest* *óp*co, apresentamos algumas projeções analítico-descritivas a par*ir do poder </line>
</par>
<par>
<line> do E*tado na construção de v*lores soci*is, coletivos e i*div*du*is, </line>
<line> na manute*ção </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> discursos de poder e repressão por parte *o sistema capitalista. Para isso, el**camos três </line>
<line> Rev. **A, Te**si*a, v. 19, n.9, *rt. 15, p. 299-317, set. *02* www4.**an*t.com.br/rev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Perc**ções *obr* S*c*eda*e e *stado * Pa*t*r da Se*iótica: Olhares Enunciativos em T*xtos Sincré*icos </line>
<line> 31* </line>
</par>
<par>
<line> textos sinc*éticos qu* semiotizam aspectos de domi*ân*ia capitalist* de m*nei*a *as**nte </line>
<line> evid*nt*. </line>
</par>
<par>
<line> A Figura 0* é a repr*sentaçã* da obra "Os Ope*ários", </line>
<line> de *arsila d* A*aral, </line>
</par>
<par>
<line> origina*mente composta *m 1933. **ata-se de um *os trab*lhos mais conhecidos da ar*i*t*. </line>
<line> Figura *1 - Os Operá*ios, de Tarsila do Am**al (*933) </line>
</par>
<par>
<line> Fo*te: *t*p://www.conhecendo*us*us.com.**/noti*ia*/ </line>
</par>
<par>
<line> A obra d* Tarsila do A*ara* </line>
<line> *lustra, poeticame*te, a pluralid*de da *ão-d*-*bra </line>
</par>
<par>
<line> trabalh*dora no c*n*ex*o social *ra*i*eiro do* anos 193*. Por mei* da r*presen*ação de uma </line>
</par>
<par>
<line> gama de etnias, a artist* pro*ura </line>
<line> captar * alma *o m*m*nto da e*o*om*a do B*asil: o *luxo </line>
</par>
<par>
<line> migratório de pessoas que partem do interior para tent*r * vida n* cidade g*ande, no Esta*o de </line>
</par>
<par>
<line> São P*ulo. Na ocasião, o referido flux* *ncontr*va moti*ação precí*** n* possib*lidade </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> se*em emp*egados nas ind*strias pa*listas, as quais passa*am por um m*m*nto de auge. Os </line>
</par>
<par>
<line> diferentes *emblantes * core* procuram dar conta </line>
<line> da mas*ific*ção *a m*o-de-obra, ocorrida </line>
</par>
<par>
<line> em grande escala na époc*. </line>
</par>
<par>
<line> Do ponto ** vi*ta semiótico, há, n* obra </line>
<line> d* Tarsila, fo*te rec*r*ência aos </line>
</par>
<par>
<line> desdobra*ento* capital*stas *a er* das grandes re**luç*es *ndu*triai*. Isso *e c*mpr*va pe*o </line>
<line> excesso de atores so**ais que se acotovelam *a tent*tiva *e consegui* *m "lugar a* sol" *, </line>
<line> c** isso, *arantire* o *e* *usten*o. Par**mos *o pr*ncípio de que o di*curso poé*ico da o*r* </line>
</par>
<par>
<line> acaba e*fem*zando o t*o* chocante do **xto, </line>
<line> consi*e*an*o qu* os recursos imagéticos </line>
</par>
<par>
<line> Rev. F*A, *er*si*a PI, v. 1*, n. 9, art. 15, *. 299-*17, set. 2022 </line>
<line> www4.f*anet.com.*r/revist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> T. L. Sartori, B. G. *erei*a </line>
<line> 3*2 </line>
</par>
<par>
<line> revelam compet*ncias sensoriais **paz*s de suavizar as projeções d* as**metr*a selvagem do </line>
</par>
<par>
<line> capitalism*. Ent**tanto, entendemos *ambém que </line>
<line> os rost*s semiotizado* no quadro p*recem </line>
</par>
<par>
<line> *star c**sados, o qu* acaba sugerind* o gr*u de desmo*iva**o e o**igatoriedade exi*ido pel* </line>
<line> Est*do, com a f*nalid*d* de gara**** a sobrevivênc*a na selv* capi*a*ista (BL**MAERT, </line>
<line> *014; BRAI*, 2014; FIORIN, 2011; CUNHA, 2011; ALTHUSSER, 199*). </line>
<line> A Figur* 02 é * re**e*entação da obra "O La*r*dor de Café", de Cândido Portinari, </line>
<line> originalmente composta em 1934. Trata-*e de u*a *a* pintur** m*is popul*re* do *r*i*ta, </line>
</par>
<par>
<line> sendo, po*s, comumente difundida em livros e instrumentos d*dático* d* História Geral </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> Litera*ura Universa*. </line>
</par>
<par>
<line> Fig**a *2 - O Lavrado* de C*fé, de Cândido **rtin*r* (1934) </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: http://w**.c*n*ecen*omuseus.com.br/not*cias/ </line>
<line> A *bra de Cândid* Por*inari il*stra a e*posição de *m traba*hador ne*ro, descalço e </line>
<line> de ferramentas b*açai* nas mãos. Prov*v**mente, *em recursos fina*ceiros e inte*ectuais, já </line>
<line> que, costumeir*men*e, os trabalhador*s da* fa*endas de *afé, no século XX, *ão gozava* de </line>
<line> *stu*os e nem de *ns*ru*ões intelectuais. </line>
<line> Do po*to d* vist* semiót*c*, é possível perceber a cons*rução de *st*reót*p*s sociais </line>
</par>
<par>
<line> a part*r de vária* perspectivas. *ssim, *á </line>
<line> a reafirmação de um* visão subalte*na do </line>
</par>
<par>
<line> trabal*ador br*çal que o distanc*a de qua*quer *eferênc*a i*tele*tual, de manei** * conferir-lh* </line>
</par>
<par>
<line> carac*erísti*as rústica*, sem </line>
<line> qualquer tipo </line>
<line> de *efin*ment*. *sso, por su* vez, c*loca </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. *9, n.9, *rt. 15, p. 299-*1*, set. 20*2 </line>
<line> ww*4.*sa*et.com.*r/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Percep*õ*s Sobre Sociedade * Estad* a Partir da Semiótica: Ol*are* Enunciat*vos em *extos S*ncréticos </line>
<line> *13 </line>
</par>
<par>
<line> trabal*ador </line>
<line> na co*dição de subs*rviente do regime capitali*ta, reloc*li*ando-o como </line>
<line> um * </line>
</par>
<par>
<line> espécie de fig*ra folclórica da assimetria capitalista. Por in*ermédio de uma sistematiz*ção </line>
</par>
<par>
<line> sêmica, podemos reite*ar que o Estado opera na </line>
<line> co*dição de siste*a *rganizacio*a* </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> ideológico a </line>
<line> partir d* margina*ização daqueles *u* são **nos favo*eci*os econo*icamente </line>
</par>
<par>
<line> (FIORIN, 20*1; CUNHA, 2011; B*RT*AND, **03; A*T*U*S**, *999). </line>
<line> A Figura 0* * a repr*s*ntação fotogr*fica do *ilme "*empos Mode*n*s", </line>
<line> o**g*nalmente *ifundido *m *9*6. Tra*a-se d* um* das pe*ículas *ais c**hec*das de Charles </line>
</par>
<par>
<line> Cha**i*, te**o se firmado *a h*stó**a m**dial como uma da* obras cinema*o*rá*icas </line>
<line> *ai* </line>
</par>
<par>
<line> icô*icas de todos os *empo*. </line>
</par>
<par>
<line> Figur* 0* - F*to*rafia da obr* "Tempos Modernos", de Charles C*apl*n (1936) </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: ht*p://www.*onhecendomuseus.com.br/noticia*/ </line>
</par>
<par>
<line> A foto*rafia </line>
<line> ac*ma *lustra um </line>
<line> dos momentos *ai* representativos da </line>
<line> *elícula </line>
</par>
<par>
<line> estr*lada por Chaplin: quand* o prota*o*ista é confundido co* um </line>
<line> comunista, *m *azão *e </line>
</par>
<par>
<line> ter mantido c*ntato f**ico c*m u*a bandeir* ve*melh*. I*so, p*r s*a vez, teria dese*c*de**o </line>
</par>
<par>
<line> uma sér** de s**uações na cons*rução li*ea* * fabula* </line>
<line> do enr*do. Tai* situações foram </line>
</par>
<par>
<line> motivadas por razão ideológica, uma vez </line>
<line> que *s d*mai* **rsona*ens da cena represe*t**am </line>
</par>
<par>
<line> as *d*o*ogias c*pit*listas, r*gime filosófico-social o*o*t* ao *omunismo. </line>
<line> R*v. FSA, Teresina PI, v. 19, n. *, *rt. 1*, p. *99-31*, set. 2*22 www4.*sanet.*om.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> T. L. Sartori, B. G. *e*eira </line>
<line> 31* </line>
</par>
<par>
<line> Do po*to de vista *emi*tic*, pod*mos consider*r d*is e*ementos b*silare* ao* </line>
</par>
<par>
<line> desdobrament*s </line>
<line> de sentidos co*tidos na imag**: a importânci* das cores </line>
<line> na estruturação </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> perpetuação de </line>
<line> mecanis**s ideológicos historicame*te ma*ca*os; bem com* a dissonância </line>
</par>
<par>
<line> s*cialmente p*rticipativa *ntre comunistas e capitalis*as. Nesse *enti*o, entendemos que </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> sign*ficado do </line>
<line> disc**so reside *o fa** de tratar, d* *onto de vista humor*stico, a </line>
</par>
<par>
<line> tran*form*ção d* home* em máquina fa*e *s *ema*das *o sistema capi*alist*, o qual se </line>
</par>
<par>
<line> fi*ma pela busca *esuman* </line>
<line> do lucro e da obj*tific**ão </line>
<line> do homem no contexto do t**ba*ho </line>
</par>
<par>
<line> (PERE*RA, </line>
<line> *022; </line>
<line> BL*MMAERT, </line>
<line> 2014; </line>
<line> FIORIN, </line>
<line> 20*1; </line>
<line> BERTRAND, </line>
<line> 2003; </line>
</par>
<par>
<line> LANDOWS*I, 19*1). </line>
<line> 5 CO*SIDERA*ÕES FINAIS </line>
<line> Neste artigo, a*re*e*t*mos projeções investigativas sobr* a inf*u*ncia do E*tado *o </line>
</par>
<par>
<line> comportamento hum*no, por m*io de tentativas anal*t*co-**scritiv*s </line>
<line> de textos si*créticos </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> parti* *os direcionament** d* Semiótica Francesa e da Filosofia da L*nguagem. Ne*se </line>
<line> sentido, ent*ndemos o Estado *om* instrumen*o ideoló*ico ca*az de int*o**tar *iscursos pré- </line>
<line> esta*ele*idos, os quais, po* *ezes, se constroem a partir *a as***etria *n*re atores sociais n* </line>
<line> conte*to cap*talista. </line>
<line> A partir disso, podemos dizer que este trabalho agrega importâ**ia social e </line>
</par>
<par>
<line> acadêm*c*-científic*, pois nos convid* a p*nsa* es*rutura soci*l a </line>
<line> como al*o históri*o </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> geograf*came*te carregado de *entidos. Isso, por sua vez, reverbera um alice*ce *ult*ral </line>
<line> cristalizado * par**r de *nterferência* disc*rsivas múltipl*s que, u*a vez relocalizadas, aju**m </line>
<line> a di*gnost*car a anat*mia d* um home* líquido e facilmente in**uenci*do por um sistema de </line>
<line> d*sigual*ades (*LVES, 20*2; MASCARO, 2013; ALTHUSSER, 1999). </line>
<line> Em s*ma, entender a sociedad* com* um me*o que agreg* pesso*s de todas as </line>
<line> procedên*ias nos soa como a**o co***dativo, no sentido de que estabelecer *elações que </line>
</par>
<par>
<line> vi*am ao bem-es*ar so*ial sempre foi um me*anismo d*safiador e* </line>
<line> t*das *s áre*s do </line>
</par>
<par>
<line> conhecimento *um*no, tal </line>
<line> *omo defende Sartori (2*20) em su* pesqu*sa. *onsid*rando </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> percurs* a*alíti*o desenv*lvido *este trabalho, *sso se de** à </line>
<line> pr*pria </line>
<line> natureza do sist*ma </line>
</par>
<par>
<line> capitalista q*e nos indu* * um ol*ar de de**gua*dad* e injustiç**. </line>
</par>
<par>
<line> REFERÊ*CIAS </line>
<line> ALT**SSER, L. *obre a **produção. *etrópolis: Vo*es: 1999. </line>
<line> Re*. FSA, T**esina, v. 19, n.9, *r*. 1*, p. 299-*17, s*t. 2022 www4.fsanet.c*m.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Perce*ções Sobre Soci*dade e Estado a Partir da Semiótica: Olhares E*u*ciativos em Textos Sin*r*ticos </line>
<line> 315 </line>
</par>
<par>
<line> ALVES, A. R. C. O conceito de hege*onia: *e **ams*i * L*cl*u e *ou*fe. Lua Nova: </line>
<line> Revista de *u*tu*a e Po*ítica, 2010, n. 80 [Acessado 10 jul. 2022] , pp. 7*-96. </line>
<line> *AKHTIN, M. Marxismo e Filosofia da Li*guagem. S** Paulo: Contex**, 2006. </line>
<line> BAKHT*N, *. Estéti*a da Criaçã* Ver*al. São Paulo/*P: HUCITE*, 2003. </line>
<line> **KHTIN, M. Pro*lems o* Dostoev*ky\s P*et*cs. Lo*don: U*iversity o* Minneso** Press, </line>
<line> *984. </line>
<line> BAUMAN, Z. *ida pa*a * Consumo: A transform*çã* das pes*oas em *ercadoria. Ri* d* </line>
<line> Janeiro: Editora **ha*, 2*08. </line>
<line> BAUM*N, Z. *m*r Líquid*: sobre a fragilidade d*s laços humanos. **o *e Ja**i*o: Ed. </line>
<line> *orge Z*har, 200*. </line>
<line> *ENVENISTE, É. Problemas d* Linguística *er*l II. São Paulo: Contexto, 200*. </line>
<line> BERTRAND, *. Ca*inhos da Sem*ót*ca L*terári*. Bauru, *P: EDUSC, 2003. </line>
<line> BLOMMAER*, J. Id*olo*ias Lin*uíst*cas e Poder. *n.: SIL**, D. N.; FER*EIRA, D. M. </line>
<line> *.; ALENC*R, C. N. (o*g*). Nova Prag*át*ca: Modo* de faze*. São Paulo/SP: Cortez, </line>
<line> 2014. p. 67-77. </line>
<line> BORTO*I-*IC**D*, S. M. O pr*fessor *esquisad*r: Introdução à pesquisa qualitativa. </line>
<line> Sã* Paulo: Paráb*l* E*ito*ial, 2008. </line>
<line> B*URDIEU, P. * *oder Simbólico. Lisboa: Editora *ertrand B*as*l, 1989. </line>
<line> BRA*T, B. Alguns Pilares *a A*q*it*tura Bakhti*ia**. I*.: BRAIT, B. (org). Bakh*in: </line>
<line> Concei*os-Chave. S*o Paulo: Contexto, 20*4. *. 7-10. </line>
<line> CHAU*, *. O qu* é Ideol*gia. 2ª *d. S*o **ulo: E*. Brasiliense, 2008. </line>
<line> CUNHA, D. *. *a. Fo*mas de presença do ou*r* na *irculaçã* dos discur*o*. Bakhtiniana, </line>
<line> São Paulo, v. 1, *.5, p. 116-1*2, 1º semestre 2011. </line>
<line> DARDOT, P.; LAVAL, C. A *ova Ra*ão do Mundo: ensaio sobre * s*cie*ade neoliberal. </line>
<line> *ão Paulo: Boitempo: *016. </line>
</par>
<par>
<line> DIAS, L. *. </line>
<line> Signif**ação, Forma L*nguí*ti*a na Visão de Bak*tin. In.: BRAIT, B. (org). e </line>
</par>
<par>
<line> B*k*tin: Di*logia e Construção do Se*tido. Campin*s: UNICAMP, 2005. p. 9*-1*7. </line>
</par>
<par>
<line> *AZENDA, </line>
<line> I. </line>
<line> **terdiscipl*naridade-Transdisci*linaridade: </line>
<line> V*sõe* </line>
<line> cultur*is </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> epis*emológic*s. In.: *AZE*D*, I (org). O q*e é *nterdisc*plinaridade? *ão P*ulo: Editora </line>
<line> *or*ez, 2008. p. *7-*8. </line>
<line> F*ORIN, J. L. A Li*guagem em U*o. *n.: FIORIN, J. L. (org). Introduçã* à Ling*íst*ca: </line>
<line> Ob*etos Teóricos. São Paul*: *o*texto, 2011. p. 165-186. </line>
<line> R*v. *SA, *er*sina PI, v. 19, n. 9, art. 15, p. *99-3*7, set. 2022 www4.fsanet.com.*r/*evista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> T. L. Sarto*i, *. G. Pere*ra </line>
<line> 316 </line>
</par>
<par>
<line> HAN, B. C. Sociedade do cansaço. (2ª e*ição am*lia*a) Petrópolis, RJ: Vozes, 2**7. </line>
<line> **NK*, W. F. Língua como Prática **cial: D*s rel*ções en*re lí*gua, c*ltur* e socieda*e a </line>
<line> partir de Bo*rdieu e Bakhtin. São Paulo: C*r*ez, 2008. </line>
<line> LAKATOS, E. M.; M*RCONI, M. A. Fundamento* da Meto*ologi* Cien*íf*ca. São Pa*lo: </line>
<line> *t*as, 2013. </line>
<line> LAN*OW*K*, E. Le Carré *é*i*tique, Actes Sémiotiques-Bull*tin, IV, **, 1981. </line>
<line> LAT*UR, B. Reagregando o **c*al: Uma int**d*çã* à teoria do Ator-Rede. Sa*va*or/B*: </line>
<line> EDUSC, 2012. </line>
<line> MA*C**O, *. Estado e For** Políti*a. *P: Boitempo: 2013. </line>
<line> MORIN, *. Introdução ao Pensam*nt* Co*plexo. 4ª *d. P*rto *legre: *d*tora Sul*na, </line>
<line> 20*1. </line>
<line> MORIN, E. Ciência c*m Consci*nc*a. Rio de Janei*o: B*rtrand *rasil, 200*. </line>
</par>
<par>
<line> MORIN, E.; *IURANA, </line>
<line> *. R.; MO*TA, R. D. Educar na Era Plane*ária: O pen*amento </line>
</par>
<par>
<line> comp*exo como método d* aprend*z**em no er*o e na incerte** *um*na. *ão Paulo: Corte* </line>
<line> Edi*or*, 2003. </line>
<line> OLIVEIRA, D. Ação d*reta do capital: o pod*r do capitalis*o c*ntemporân*o. Disponível </line>
<line> *m: http://pepsic.*vs*lud.org/scielo.*hp?*cript=s**_a*ttext&pid=S1519- </line>
<line> 549X2*1500020*011. *c**so em: 05 de jun.2022. </line>
<line> PENNYCOOK, A. *ang*ag* as a Local P*actice. Routledge, 2*10. </line>
<line> PEREIRA, B. G. Semió*ica Discursiva e Lingu*gem Televisiva: Efeito* de *ent*dos em </line>
<line> Textos Sincréticos. R*vista Acadêmica Digital, v. 45, *. 1-11, 2022. </line>
<line> PEREIRA, *. *. Percurso gerat*** de sentido na perspectiva da semióti*a: (des) construindo </line>
<line> significados sobre * vídeo As Brasile*ras. Revista *ue*ubi* (Online), v. 38, p. 1*-16, 2019. </line>
<line> PEREIRA, B. G.; AN*ELOCCI, M. A. Meto**logia *a **squisa. Pará d* *i*as (**): </line>
<line> Editora Virtual B*oks, 2021. </line>
<line> QUIJANO, A. *o*oni*lid*d* do po*er, eurocentrismo e A*é*ica L*ti*a. Di*ponível e*: </line>
<line> https://edisc*plinas.usp.*r/pluginfile.php/43*637*/mod_folder/*ontent/*/Quijano%20Co*onia </line>
<line> *i*ade%20do%20pode*.pdf?f*rcedownload=1. Acesso em 15 d* m*io de 2022. </line>
</par>
<par>
<line> SARTORI, *. L. </line>
<line> Educação, Direit*s Human*s e Violê**** Ho*ofóbi** no Am*iente </line>
</par>
<par>
<line> E*colar: A Conc*pção dos Gestor*s. 2*2*. 130f. D*sser*a*ão de me*trado (M*s*rado em </line>
<line> *ducação). *ni*ersi*ad* Municip*l de São *aetano do Su*, USCS, São Cae**n* do Su*: SP, </line>
<line> 2020. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, *er*s*na, v. 1*, n.9, art. **, p. 299-317, se*. 2022 </line>
<line> www*.fs*net.com.br/rev*s*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> P*r*epções *obre *oc*edade e Es*ado a Partir d* *e***tica: O*hares En*n***tivos em Texto* Sincréticos </line>
<line> 31* </line>
</par>
<par>
<line> SÁ-SILVA, J. R. et a*. Pesq*isa Do*umenta*: Pistas te*r*c*s e m*t*doló**cas. Revi*ta </line>
<line> B*asileira de Hi**ória & Ciên*ias Sociais, Ano I, n. I. 2009. </line>
<line> SEVERINO, A. *. Metodologia do Trabalho Cient*f*co. São Paulo: Cortez, 2007. </line>
</par>
<par>
<line> *om* *eferenciar e*t* Artigo, conforme ABNT: </line>
<line> SARTORI, T. L; PEREIRA, B. G. Percepções Sobr* Sociedade e *s*ado a Partir ** Semiót*ca: </line>
<line> Ol*a**s Enunciativos em *extos S*ncréticos. R*v. *SA, T*resina, v.*9, n. *, art. 15, p. 299-317, se*. </line>
<line> 202*. </line>
</par>
<par>
<line> C**t*ibu**** dos Autores </line>
<line> T. L. *a*tori </line>
<line> B. G. Pereira </line>
</par>
<par>
<line> 1) *oncepção e plane*am*nto. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> *) a*álise e interpre*ação dos dado*. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> *) *laboração do rasc*nho ou na revi*ão crítica do *onteúdo. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 4) par*icipação na apro*ação da versã* fina* d* manus*rito. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> Rev. *SA, Teresina PI, v. 19, *. 9, art. 15, p. 299-31*, *et. *022 </line>
<line> w*w4.fsanet.com.br/r*vista </line>
</par>
</page>
</document>

Enlaces refback

  • No hay ningún enlace refback.


Licencia de Creative Commons
Este obra está bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento-NoComercial-SinObraDerivada 4.0 Internacional.

Ficheiro:Cc-by-nc-nd icon.svg

Atribuição (BY): Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Não Comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não-comerciais
Sem Derivações (ND): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar apenas cópias exatas da obra, não podendo criar derivações da mesma.

 


ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)