<document>
<page>
<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.fsanet.com.*r/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*i*a, *. *0, n. 2, art. 3, p. 59-79, fev. *0*3
</line>
<line>
I*SN Impresso: 180*-6356 ISSN *letrô*ico: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.12819/2023.2*.2.3
</line>
</par><par>
<line>
Serv*ual e Servperf: Interesse Acadêm*c* Internac*on*l em An** Recentes
</line>
<line>
Serv**al and Servp*rf: Internat*onal *c*demic Int*rest in Recen* *ears
</line>
</par><par>
<line>
*rene Ragu*net *rocco*i
</line>
<line>
*ós-dout*rado em Administraç*o d* Empresas pela E***E/FGV
</line>
<line>
Dout*ra em Administr*ção de Emp*esas pela Po*tifícia Univers*da*e Católica do Ri* de Janeir*
</line>
<line>
Ví*culo ins**tucion*l: E*APE/FGV
</line>
<line>
E-mai*: i**ne.trocc*li@gmail.com
</line>
</par><par>
<line>
Ende*e*o: Irene Ra*uenet Trocc*li
</line>
<line>
Editor-Chefe: Dr. *onn* Kerley de Ale*car
</line>
</par><par>
<line>
*ua *orna*ista Orla*do *a*tas, 33 - Bot*fog*, Rio de
</line>
<line>
Rodrigu*s
</line>
</par><par>
<line>
Janeiro (RJ), Brasil
</line>
<line>
Artigo rece*ido em 06/12/2022. *l*i*a
</line>
<line>
*er*ão
</line>
</par><par>
<line>
re*ebi** em 22/12/2022. Apro*a*o em 2*/12/2022.
</line>
</par><par>
</page><line>
Ava*iado pel* *i*tema Triple Review: Desk *eview *)
</line>
<line>
p*lo Editor-**e*e; e b) *ouble Bl*nd Review
</line>
<line>
(a**liação c*ga por d*is avalia*ores *a área).
</line>
<line>
Rev*são: Gram*tical, *ormativa * *e Formata*ão
</line>
</par><page>
<par>
<line>
I. R. Troccoli
</line>
<line>
*0
</line>
</par><par>
<line>
RE*U*O
</line>
</par><par>
<line>
O objetivo desse ar*i*o é busc*r saber ** as car*cterísticas intríns*cas do **RVQUAL e do
</line>
<line>
SERVPERF são a* respons*veis pela escolha desses *nstru*e*tos de men*uração de
</line>
<line>
*ual*d*de e* serviços por *arte da comunidade ac*dêmica de *dmi*i*traçã*. Para tanto, foi
</line>
<line>
reali*ada pesqui*a j**to à amo*tra ex*raída *a *ase E*erald de artigos p*bli*ados entre os
</line>
<line>
an*s de 2012 e 2021. O r*s**ta*o mostrou *ue há clara p*efe*ência pelo S*RVQUAL em
</line>
<line>
d*trimento do SERVPERF, e a anál*se *as *ustificativas oferecidas p*los au*ore* indicou que
</line>
</par><par>
<line>
essa preferên*ia deriva t*o so*ente da po*ularidade do primeiro
</line>
<line>
instru*ento. Como
</line>
</par><par>
<line>
**nclusão, foi colocado que esse *o**or*amento r**ete*ia * p**ferência *ela pe*manênci*
</line>
<line>
em zonas de c*n*orto me*odológicas por parte dos *e*q*isadores de *dministração, d* f**m*
</line>
<line>
a **mentar as cha*ces de aceitação/p*bl*caçã* de seus e*tudos.
</line>
<line>
Pal*vras-Ch*ve: Servqual. Servperf. Qualidade. Servi**s.
</line>
<line>
ABSTRACT
</line>
<line>
The p*rpose of this article is t* s*ek to kno* if the int*i*s*c characteristics of SERVQUA*
</line>
<line>
and SERV*E*F are responsible fo* the cho*c* of these instruments for *eas*ring quali*y i*
</line>
<line>
services b* the academ*c commu*i*y o* *dmi*i*t**tion. To *his *n*, * sur*ey w*s *ondu*ted
</line>
<line>
w*th the samp*e **tracte* from t*e Emera** d*tabase of a*ticles published betwee* the years
</line>
<line>
2012 and 2021. The result s*owed that there is a clear pr*ference for SERVQUAL over
</line>
</par><par>
<line>
SERVPE*F, and t*e analysis of the just*fication* off*red by
</line>
<line>
*h* auth*rs indicated that this
</line>
</par><par>
<line>
**efe*ence deriv*s only from th* popularity of the first instrument. In **nclusion, it was
</line>
<line>
pl*ced that this behavi*r woul* refer to the prefe*ence for staying in methodolo*ical co*for*
</line>
<line>
zones by researchers i* Admini*tration, to *ncrease th* chan*es of *ccept*nce/publication of
</line>
<line>
the*r studies.
</line>
<line>
Keywords: *er*qual. Servper*. Quality. Services.
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. FSA, Teresin*, v. 20, n. 2, art. 3, p. 59-*9, fev. 2023
</line>
<line>
www4.*sanet.com.br/revist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*ervqual e Ser*perf: Interes*e Acadêmico Internac*o*al em A*o* Recentes
</line>
<line>
61
</line>
</par><par>
<line>
1 INTRODU*ÃO
</line>
</par><par>
<line>
A inves*igação acadêmica *obr* M**keting de servi*os pod* ser reali*ada de v*rias
</line>
</par><par>
<line>
formas, dependend* do *b*eti*o do pesqu*sador. Uma das
</line>
<line>
len*es *ue te* sido (muito)
</line>
</par><par>
<line>
u*il*zada, *mpulsio*ad* há praticament* *uatro dé**das por Parasu*a*an, Zeitham* e Be*ry
</line>
</par><par>
<line>
(**85), baseia-se na av*l*ação
</line>
<line>
da qualidade perceb*da pelo clie*te. Essa trinc* de autor*s
</line>
</par><par>
<line>
partiu
</line>
<line>
do *ri*cíp*o
</line>
<line>
de qu* objetivo fin*l da pr*stação de qualquer *ervi*o é *ons*guir o
</line>
</par><par>
<line>
const*uir a pe*cepç*o *o cliente de *u* o s*r*iço q*e ele cons*miu tem qu*lidade.
</line>
<line>
*a esteira *essa proposta, investi*adores vêm *e debruç*ndo para melhor entend** o
</line>
</par><par>
<line>
que
</line>
<line>
pode se* feito pa*a garantir a
</line>
<line>
construção
</line>
<line>
dessa perce*ção. Na base *oogle **ho*ar, em
</line>
</par><par>
<line>
junho de 2*22 havi* *,*3 milh*es de res*ltados à
</line>
<line>
busca pel* term* s*rvice q*a*it*;
</line>
<line>
qua*do
</line>
</par><par>
<line>
re*t*ingida ao quinquênio
</line>
<line>
2017-2021 (j* que essa ferra**nta de
</line>
<line>
busca não p*rmite
</line>
<line>
usar o*
</line>
</par><par>
<line>
mes*s como **m*tes do
</line>
<line>
perí*do de pesq*isa) o resultado *oi *e 119 mil referências,
</line>
</par><par>
<line>
sign*fic*ndo méd*a mensal em t*rno de 1.983 **gistro*.
</line>
<line>
Muitos d*sses p*squisadores, seguindo orienta*ão pos**ivista, busc*m aval*a* * *í*e*
</line>
</par><par>
<line>
da sa*i*fação
</line>
<line>
*os clientes *e se*vi**s
</line>
<line>
por meio d* medições quantitativas, por ma*s q*e s*
</line>
</par><par>
<line>
saiba que a intangibilidade *os serviços *
</line>
<line>
o envolvimento human* n* su* pre*tação
</line>
<line>-</line>
</par><par>
<line>
prin*ip*lme*t* *uando se trata
</line>
<line>
*e *erviços complexos - i*ponham dificuldade* pa*a *anto,
</line>
</par><par>
<line>
co*o il*straram A**as*-M*ghadamm et *l. (*019) e Javed e Liu (20*8).
</line>
<line>
As***, ** a parti* de fins dos anos 1980 em*rgiu farta literatura sobre métodos d*
</line>
<line>
*valiação d* *u*lidade *os servi*os. *lgu*s **les fu*d*mentar**-se em model*s conceituais
</line>
</par><par>
<line>
produz*dos para en**nd*r * pro*esso de avaliação, *omo em Par*sura*an, Zeithaml **rry e
</line>
</par><par>
<line>
(1985); ou*ros baseara*-se
</line>
<line>
na análi*e em*ír*c* em *iferentes seto**s *o varejo, como
</line>
<line>
e*
</line>
</par><par>
<line>
C**nin e Ta*lor (1*92), e* France*chin* * R*ssetto (199*) * em Par**uraman, Zeithaml
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
Be*ry (1988).
</line>
</par><par>
<line>
*en*re os méto*os que surgiram *a esteira d*ssas invest*g*çõ*s, um *em se des*acad*
</line>
</par><par>
<line>
em termos de
</line>
<line>
u**l**ação em *esquisas de Marke*ing: o S*RVQ*AL. Desenvo*vido p*r
</line>
</par><par>
<line>
*ar**uram*n, Zeithaml e Berry (199*a, 19*3, 1994), o SERVQU*L *oi i*spir**o no modelo
</line>
</par><par>
<line>
*oncei**al pr**iamente *e*en*o*vido
</line>
<line>
por Parasurama*, Zeithaml e Berry (**8*). Nele,
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
qu*lid*de *o serviço é a*al*ad* calcu*and* * *iferenç*, denominad* de l*cuna, entre o que o
</line>
<line>
cliente espera e o que ele real*ente *ercebe.
</line>
<line>
Por seu turno, embora m*ito menos popular do q*e o SERVQUAL, o método
</line>
</par><par>
<line>
d*nominad* SERVPERF também t*m f**to adep*o* desde *ua cria*ão por Cr*ni* e
</line>
<line>
*a*lor
</line>
</par><par>
</page><line>
(1*92). Basea*do-s* n* comp*nente de percepç*o sobre o desem*enho ** serv**o *ara **dir-
</line>
<line>
Rev. *S*, Teresi*a PI, v. 20, n. 2, art. 3, p. p. *9-7*, fev. *02* www4.*sa*et.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
I. R. Troccoli
</line>
<line>
62
</line>
</par><par>
<line>
l*e a q**l*dade, essa dupla *e *esquisad**es propôs o SERVP*RF enquanto *ma variante da
</line>
<line>
e**ala SER*QU*L *ue se*ia supe*io* e* pesqui*as de Marketing so*re qual**ade de
</line>
<line>
s**viço*. Isso porqu*, a* invés de *e voltar à a*aliação d* la*una exist*nte entr* as
</line>
</par><par>
<line>
ex*e*t*tivas e a *erformanc* do se*viço executado, pela ótica do
</line>
<line>
c*iente, o SERV*ER* se
</line>
</par><par>
<line>
c*nce*tra nas pe*cepçõ*s dos *lientes apenas após o consumo do se*v*ço. Assim,
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
SER*PERF suprimiria *s
</line>
<line>
defi**ênci*s percebidas no *ERV*UAL no* *íveis conceitual
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
ope*aciona* (*UTTLE, 1996), e*bora utili*ando as mesmas *a*iáveis e dim*nsõ*s **sse
</line>
<line>
úl t i * o.
</line>
<line>
Conforme contin*am a ser des*nvol*id*s pe*quisas volta*as à **del*gem de
</line>
</par><par>
<line>
qualidad*
</line>
<line>
de serv*ço, no*as pro*o**as de formas de mensuração da qualidade per*ebida do
</line>
</par><par>
<line>
s*rviço po*em se* encontra*a* na l*teratura *e Admin*st*ação. **emp*os podem ser
</line>
</par><par>
<line>
*ncon*ra**s em Ak*e*, D'Ambra e R*y (2*10), em Narang (2012), em Whyte e
</line>
<line>
Bytheway
</line>
</par><par>
<line>
(2017),
</line>
<line>
em Gó**z-*ruz (2019) e *m *aghs*odi, Saghaei Hafeza*kotob (2019). Me*mo e
</line>
</par><par>
<line>
a*s*m, o S**V*UAL e o SERVPERF **gu*m como os m**s *sa*o* e conhec*dos
</line>
<line>
(*H*TBA*ADI; F*IZ; BAHAR*N, 2015), *uito embora seja notá*el a preferênc*a dos
</line>
<line>
pes*uisadores pe*o SERVQUA* - por exem*lo, no ac**vo da base Emera*d do* anos de 201*
</line>
</par><par>
<line>
e 2021 foram enco*trados
</line>
<line>
153 a*tigos
</line>
<line>
**jos resumos traziam a palavra SERVQUAL, e tão
</line>
</par><par>
<line>
somente 13 **m a pa*avr* SER*PERF.
</line>
<line>
Algumas pesquisas têm b*scado *omparar ambos os modelos, fazendo-lh*s a
</line>
<line>
a*li*açã* em u* mesmo se*mento de serviço. **so fo* **ito, por *xemplo, por Ba**ak*aroglu
</line>
</par><par>
<line>
e Atr*k (2010), junto * amostra de estu*antes de instit*ição
</line>
<line>
de ens*no su*erior, com
</line>
<line>
os
</line>
</par><par>
<line>
re*ultados t*ndo *ostrado que * ajuste do S*RVQUAL foi supe*ior ao do *ERV*ERF. Teste
</line>
<line>
semelhant* em term*s d* *mb*ente e d* am*stra foi real*zad* por Rodrigues et al. (**11), que
</line>
<line>
verificaram q*e, a*nda que moderadamente, a*bos mo*elos con*er*iram nas categ*ri*s
</line>
<line>
estratificadas do nível de qua*idade *o se*v*ço av**iado.
</line>
</par><par>
<line>
À *u* de*sas conside**ções,
</line>
<line>
surge a seguinte *ue*tão-problema: o que det*r*ina
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
preferência pel* *E*V*UAL em det**mento *o SERVPERF por *ar*e dos pes*uisadores
</line>
<line>
*nter*ssados em mensurar qualidade em serviços? A resposta a e*sa *ergu*ta dev*r* signifi*ar
</line>
<line>
* atingimento do ob*etivo d**se artigo, que é bu*c*r sabe* se as caracte*ísticas in*rínse*as de
</line>
</par><par>
<line>
cad* ferramenta são as *esp*n*áv*is pela sua
</line>
<line>
e*c*lha, por p*rte
</line>
<line>
da comunidade aca*êmica
</line>
</par><par>
<line>
interessada na me*su*açã* de *ualidade e* serviços - *m out*as palavras, se essa es*olh*
</line>
<line>
seria meramente um* qu*stão técn*ca.
</line>
</par><par>
<line>
* relevância dessa investi*ação r*side em Warren et
</line>
<line>
al. (2021, p. 2), para que* "a
</line>
</par><par>
</page><line>
literatura s*g*re *ue o impacto de um *rt*go também *od* depender de su* escr**a" - ** seja,
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina, v. 20, n. 2, *rt. 3, p. 59-79, fev. 20*3 www4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Ser*qu*l e Servp*rf: Interesse Acadêmico Interna*ional e* Ano* Recent**
</line>
<line>
63
</line>
</par><par>
<line>
t*xto de fá*i* entend*me*to t*ria maior p*obabil*d*de *e se* aprovado por par*s do que aquele
</line>
</par><par>
<line>
q*e
</line>
<line>
requer um maior esforço à *o*pre*nsão. As*im, o *ting*mento do *bjetivo
</line>
<line>
*e*se
</line>
<line>
artigo
</line>
</par><par>
<line>
reforçaria - ou não - o rac*oc*n*o de *ue a
</line>
<line>
capacidade *ntrínseca de *m i*s*ru*ent*
</line>
</par><par>
<line>
men**ra*or da qual*dad* de serviços seria m*nos importante do que a e**olha por a*uele cuja
</line>
<line>
repr*duç** *ontumaz *ac*litaria sua compre*nsão po* parte de le*tor*s, e, p*in*ipalme*te, de
</line>
<line>
*ditores e de avali*dores.
</line>
<line>
Para tanto, ele *e divid* em qua*ro seções, além dessa i*trodução: referencial teóri*o,
</line>
</par><par>
<line>
aspecto* do método, apresen*ação dos resu*tad*s da
</line>
<line>
*esq*isa, e a seçã* *inal com refle*ão
</line>
</par><par>
<line>
sobre os resultados, c*m conclusã* * com *ugestõe* de futuros *st*dos.
</line>
<line>
2 RE*ERENCI*L TEÓRICO
</line>
<line>
Definição *eminal da quali*ade do *e**iç* rem*te à c**paração que um cl*ent* *ealiza
</line>
</par><par>
<line>
entre aquilo que esperava de u* serviço aquilo que *
</line>
<line>
ele julga qu* lhe foi efe*ivamente
</line>
</par><par>
<line>
ent*e*ue pelo pr*stad** (PARAS*R*MAN; ZE*THAML; BERRY, 1985). Altern*t*v****te,
</line>
</par><par>
<line>
qu*lidade do serviço
</line>
<line>
é *ma form* de *titude, sendo
</line>
<line>
um jul*amen*o *lobal sobre
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
superiorid*de *o
</line>
<line>
serviç* fo**eci*o por uma
</line>
<line>
organização (PA*ASUR*M*N; ZEITHAML;
</line>
</par><par>
<line>
BERRY, 1988), *prese*tand*-se como font* d* va**agem *omp*titiva para uma organização
</line>
<line>
(CLEMES; GA*; REN, 2*11). Vale notar, *ontud*, que há alertas **an*o a estas defin*ções;
</line>
</par><par>
<line>
por
</line>
<line>
exempl*,
</line>
<line>
para Liou et
</line>
<line>
al. (2011)
</line>
<line>
não exis*e uma **finição universal
</line>
<line>
de qualid*d* de
</line>
</par><par>
<line>
s*rviço, *orque o construto poder*a assumir *ignificado difere**e em difere*tes indústrias,
</line>
<line>
sendo dependente do c*ntexto.
</line>
<line>
Os modelos que se di*põem a estudar a qualida*e de serviços têm sido m*ito pr*sentes
</line>
<line>
na lit*r*t*** de M*rke*ing, prin*ipalmente após os anos de 1980, conforme apontado *or
</line>
</par><par>
<line>
*'Neill
</line>
<line>
et al. (1999). Por exe*pl*, Law, Hui
</line>
<line>
e Zhao (2004) definiram **emento* ***
</line>
</par><par>
<line>
i*pacta* a *ati*fação do clie**e e sua
</line>
<line>
rel*ção com *s inten*õe* comportament*is, enquanto
</line>
</par><par>
<line>
Brady, Rober*son e C*on*n (2001) mostraram *ue a qual*d*de do s*rviço impacta a* intenções
</line>
</par><par>
<line>
comportamentais por meio *a sat*sfaç*o do cl*ent*. A
</line>
<line>
qualidade *o serviç* au*enta
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
satisfação do *liente, o que reforça a fid*lid**e dos client*s e, p*r sua *ez, *e*a * aum*n*o dos
</line>
<line>
lucros (S*WARC, 2005).
</line>
<line>
Alé* *isso, a* exp**tativas dos *lientes e* relação ao padr*o do ser*iço so*rem
</line>
</par><par>
<line>
influência
</line>
<line>
de suas nece*s**ades, de su* exper*ência an*erio* e *a reputação do provedor.
</line>
</par><par>
</page><line>
Ness* co***xto, a satisfação do c*iente depende das ex*e*tativas *os clie*tes e d* c**o e*es
</line>
<line>
perce*em a qua*idade do serv*ço qu* **alment* recebem. Quando as e*periênc*as reais
</line>
<line>
Rev. FSA, *eresi*a **, v. 20, n. 2, art. 3, p. p. 59-7*, fev. 20*3 *ww4.fsanet.com.b*/revist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
I. R. Trocco*i
</line>
<line>
64
</line>
</par><par>
<line>
superam as exp*ctativas do cliente, a perce*ção da qualidade do serviço *ende a aumentar, *
</line>
</par><par>
<line>
vice-ve*sa. Simu*tan*amente, quanto *aior *o* a qualid*de do
</line>
<line>
serviço, mais cli*n*es novo*
</line>
</par><par>
<line>
pode*ão *er atraídos e ret*dos, e até mesmo capt*rados *a concor*ên*ia (PETRUZZELLIS;
</line>
<line>
D\UGGE*TO; ROMAN*ZZI, 2*0*).
</line>
<line>
Mas talv*z o asp*cto *ais singular da qualid*d* na *restação *e ser*iços a*venha de,
</line>
<line>
já há quase três d*ca*as, impulsio*a*a pel* intang*bi*ida*e que os caracteriz*, seu
</line>
<line>
entendimento * seu alcance te*em sido consider*dos mais impor*a*tes do que os de p*odutos
</line>
</par><par>
<line>
físi*os (G*OBADIAN; SP*LLER; **NES,
</line>
<line>
1994). Isso provavelme*te explica * inter**se
</line>
</par><par>
<line>
pe*a produção de a*tigos
</line>
<line>
empíric*s - por exemplo, Ladhari (2009), Kang e J*mes (2004)
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
Carri*lat, Jaramilo e Mulki (2007) - voltados para a impo**ânc** da qualidade do serviç* pa**
</line>
<line>
melh*rar o desempenho organizacional, já que acarreta retenção de client*s e *u*ent* da
</line>
</par><par>
<line>
produtivid*d* e da renta*ili*ade, além de alavancar as intençõe* dos clientes de
</line>
<line>
partilharem
</line>
</par><par>
<line>
s*as
</line>
<line>
exp*r*ê*cias posit*va* com os
</line>
<line>
prestadores. *sta evoluçã* * muito be*-v*nda no
</line>
</par><par>
<line>
Mark*ting, **rque, ao se consubsta*c*ar na lógica dominante de *erv*ço (VARGO; LUSCH,
</line>
<line>
2004), deixou *ara t*ás o vié* impost* à pesquisa acadêmica, quando das primeiras tentativas
</line>
<line>
no mapeamento *a qualidade do serv*ço, de fa*ê-l* com ba*e ** pe*cep*ão da qualidade dos
</line>
<line>
bens físicos (P*RASU*AMAN; ZEITH*ML; B*RR*, 1*85).
</line>
<line>
Dado o papel incontestave*men*e *ss*ncia* *a q*alidade de se*viço **ra empr*sas,
</line>
</par><par>
<line>
houv* a n*cessi*ade de se chegar à sua me*s**ação. Isso levou P*ras*raman, Zeit*aml
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
Berry (1985) a inicial*en*e d*finirem 10 dimensões a*uantes na *ormação da* percepções de
</line>
</par><par>
<line>
qualidade de
</line>
<line>
ser*iço - c*nfiab*lid*de, responsiv**ade, comp*tên*ia, acesso, cort*sia,
</line>
</par><par>
<line>
comunicaçã*,
</line>
<line>
credibilida*e, segur*nça, comp**ensão/con*ecimento do cliente, * tang*ve*s
</line>
<line>-</line>
</par><par>
<line>
*ue fo*am, *osteriormente , re*inadas **la me*ma trin** de autores três *no* dep*is
</line>
</par><par>
<line>
(*ARAS*RAM*N; ZE*THAML; BER*Y,
</line>
<line>
19*8) para apenas c*nco *imensões:
</line>
<line>
tang*ve*s,
</line>
</par><par>
<line>
confiabilida*e, respons*vidade, segur*n*a e empatia.
</line>
<line>
Ade*ais, é importante re*salta* que a percepção *e qualidade do servi** é anter*or à
</line>
<line>
s**isfação do *lien*e (ST*RBACK*; LEHTINEN, 2*01; D*GGE*; SWEENEY;
</line>
</par><par>
<line>
JOHNSON, 200*),
</line>
<line>
e*ten*end*-*e sat*sf*ção
</line>
<line>
*omo o senti*ent* de pra**r
</line>
<line>
ou d e
</line>
</par><par>
<line>
*esapontame*to
</line>
<line>
qua*do
</line>
<line>
um *l**nte compara a per***ção d* desempen** de um servi*o
</line>
<line>
ou
</line>
</par><par>
<line>
produto com as s*as exp*ct*t*vas ant*r**res (OLIVE*, 1981; TSE; W*LTON, 1988). O* dois
</line>
</par><par>
<line>
construtos não
</line>
<line>
se confu*dem, ap*sar de int**ament* li*ados e de ambos envo*vere*
</line>
</par><par>
<line>
comp*ração entre e*pe*tativas e o que se r*velou real, que exp**caria por que Wang a*d o
</line>
</par><par>
<line>
Shieh (*006)
</line>
<line>
su*eriram qu*, à exceção
</line>
<line>
da res*onsividade,
</line>
<line>
as d**ais dimensões
</line>
<line>
*o
</line>
</par><par>
</page><line>
SER*Q**L te*i*m **eit* pos***vo significativ* na satisfação do usuári* *e um serviço.
</line>
<line>
Rev. *SA, Teresina, v. *0, n. 2, art. 3, p. *9-79, fev. *023 www4.fsa*et.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Servqua* e Servperf: In**resse Acadêmico Inter*acional em Anos Recentes
</line>
<line>
*5
</line>
</par><par>
<line>
Co**udo, há a*tores que entendem q*e a relação entre satisf*ção do cliente e *s di*ensões *a
</line>
<line>
qualidade dos *e**iços pode se* complexa - por exemplo, *amal e Naser (2003) e Baumann et
</line>
</par><par>
<line>
al. (2007) constataram *u* não existe rela*ão significa**v* en*re sa**sfação do cliente
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
as*ec*os tangíveis do ambiente d* serv*ço,
</line>
<line>
enquanto *engi (20*9) *iz que a capacidade de
</line>
</par><par>
<line>
respost* e o *ferecimento *e g*r*ntias são *atores impor**ntes p**a * satisfação d* cliente.
</line>
<line>
Vale notar, ainda, *m* ext*nsão r**evante no debate da relação cau*al e*tre pe*cepç*o
</line>
<line>
de qu**i*ade e satisfação do cliente de serviço*, q*e remete a *ual de*t*s dois el*m*ntos teri*
</line>
</par><par>
<line>
impacto dir*to na fide*idade do c*iente. Já nos
</line>
<line>
anos 1990, *ron** * *aylor (19*2, 1994) se
</line>
</par><par>
<line>
debr*çar*m s*bre esta questão, have*do dua* *ertentes básicas
</line>
<line>
para o estu*o
</line>
<line>
científico
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
respeito. U** delas s* dirigi* * l*g*ção
</line>
<line>
direta en*re quali*ade de *e*vi*o * fidelid**e
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
cliente (HEA*LE*; MILLER, 1*93; BOULDING et al., 1993),
</line>
<line>
enquan*o ou*ra - mai*
</line>
</par><par>
<line>
r*ce*te - prefere mostr*r *ue a satisf*ção do
</line>
<line>
client* *esempe*ha papel ***iador entre
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
*u**ida** per*ebida do serviço * a f*delidade do *liente (ILIAS; P*NAGIOTIS, 2010).
</line>
<line>
Tendo enten**do que a* a*ali*çõ*s da qualidade real de um serv*ço são realizadas com
</line>
<line>
base na for*a *omo as exp*riências d* recebimento d* serviço sat**fazem as expect*tivas do
</line>
<line>
consumi*or *obre *stas dimensões, Parasuraman, Z*i*haml e Berry (1988) mediram cada um
</line>
</par><par>
<line>
desse* cinco
</line>
<line>
*tributos como *m **tervalo
</line>
<line>
entre *xp*ctati**s * desempen*o, ou
</line>
</par><par>
<line>
desc*nfirmação, *as expe**ati*a*, batizando o i*str*me*to como SERVQUAL. No **tanto,
</line>
<line>
Cronin e Tay*or (1992) argument*ram pela inad*quação *e t*l medição; pa*a ele*, seria
</line>
</par><par>
<line>
necessári* de*considerar os componentes
</line>
<line>
d*s expec*ativas
</line>
<line>
da avaliação da qualidade
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
serviço,
</line>
<line>
c*m e*sa *ualidade só devendo ser medida limitada à p*rcepção. Na *steira **ssa
</line>
</par><par>
<line>
proposta, surgiu o SERV*ER*, alternativam*n*e ao S*RV*UAL.
</line>
<line>
2.1 Ser*qual e S*rvperf
</line>
<line>
O SERV*U*L é uma esc**a de i*ens múltip*os para med*r *s perc*pçõ*s dos
</line>
</par><par>
<line>
consumidor*s,
</line>
<line>
baseada n* conceito de *ual*dade percebida, que é o julgamento dos
</line>
</par><par>
<line>
con*umi*ores sobre os serviços que receberam. No caso, *ualidade *e*cebida é *e*inida co*o
</line>
</par><par>
<line>
o julgament*
</line>
<line>
dos consum**ores sob*e * exce*ência ou supe*ioridade ger*l de uma e*tidade
</line>
</par><par>
<line>
(ZEITHAML, 1987); ou sej*, é diferente da qua*ida*e d*nominada como objet*va por G*rv*n
</line>
<line>
(1*83) * por Hjorth-Anderson (1984), por*u* é u*a forma d* atitude. Sendo assim, re*aci*na-
</line>
</par><par>
<line>
s* e* parte com sat*sf*ção, resu*tando d* *ma
</line>
<line>
compa*a*ão de expect*tivas com percepções
</line>
</par><par>
</page><line>
** desempenho, *ecorrendo de u*a comp*raç*o de o que os consumidores p*r*ebem q*e as
</line>
<line>
*mpresas ofere*em c*m suas expect*tivas **bre * q** *s emp*esa* d*vem o*erecer.
</line>
<line>
Rev. FSA, Ter*sina P*, v. 20, n. 2, art. 3, p. p. 59-79, fev. 2023 www4.fsanet.com.br/*evis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
I. *. Troccoli
</line>
<line>
66
</line>
</par><par>
<line>
No m*delo de *acunas *e qu*li*ade de
</line>
<line>
serviço desen*olvid* por Parasuraman,
</line>
</par><par>
<line>
Zeithaml e Berry (1985), q*alidade percebida de serviço é *efin**a como o grau e a direção
</line>
</par><par>
<line>
da difer*nça entre
</line>
<line>
as
</line>
<line>
percepções e as expectativas
</line>
<line>
dos consu*idores. Nesse m*delo,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
*ual*dade **rc*bid* *o serviç*
</line>
<line>
poderia s*r determinada por meio da medição da
</line>
<line>
diferença
</line>
</par><par>
<line>
entre as cl*ssificações **s con*umidores quan*o às suas percepções a respeito da *ualid**e de
</line>
<line>
serviç* e sua* expec**tiva* sobre essa mesma qu*lidade. Desig*ando-se a primeira por P e a
</line>
<line>
segu*** por E, a quali**de de serviço seria obtida *e*a dife*ença ent*e P * E. Assim, o score
</line>
<line>
da lacuna *eria avaliado de acordo com um par*digma de d*scon**rmação: se P é mai*r que E
</line>
</par><par>
<line>
significa que houve "desco*firmação p*sitiva"; e se P for men*r que E signific* qu*
</line>
<line>
*ouv e
</line>
</par><par>
<line>
"desconfi*mação negativa".
</line>
</par><par>
<line>
A esca*a do SE*VQUA* foi el*borada por Parasuraman, *e*thaml e Berry (1988)
</line>
</par><par>
<line>
com *ase
</line>
<line>
em estrutura com cinco dim*ns*es de qualid*de de se*viço que pode ser ada*ta**
</line>
</par><par>
<line>
para aten*er *s exigênci*s
</line>
<line>
de qu*lquer tipo de serviço que s* d*se*e aval*ar: *onfiabilid*de,
</line>
</par><par>
<line>
responsividad*, *egu*a*ça, empatia * tan*ibilidade. A*sim,
</line>
<line>
seria "uma escala c*nci*a, de
</line>
</par><par>
<line>
vários it*ns com *o*
</line>
<line>
confiabilidade e val*dad*, que os varejistas
</line>
<line>
podem usar p*ra en*en*er
</line>
</par><par>
<line>
melho* as
</line>
<line>
expectat*vas
</line>
<line>
de serviço * as *erc*pções dos c*ns*m*dore*,
</line>
<line>
e, como resultado,
</line>
</par><par>
<line>
melhorar o s*rv*ço" (p. *0).
</line>
<line>
As l*c*nas ent*e o desempen*o e as expe*tativas *ã* medidas ut**izando escala *e sete
</line>
<line>
pontos Liker* em instrum*nto ** pesquisa originalmente *omposto ** 22 itens, e*t*ut*rados a
</line>
</par><par>
<line>
*a*tir *essas cinco dim*nsões, e
</line>
<line>
cuja redação inicial foi melho*ada * acrescentada
</line>
<line>
de mais
</line>
</par><par>
<line>
d*** ite*s por *arasuraman, Zei*h*ml * Berry (1991b). O questionário utilizado na apli*a*ão
</line>
</par><par>
<line>
contém
</line>
<line>
duas seções, tendo * primeira de*as 22 *ecl*rações que identificam a* expec*ativ*s
</line>
</par><par>
<line>
gerais *m rela*ão ao servi*o qu* *oi re*ebido; a *e*un*a *eção é *orma*a por *2 declarações
</line>
</par><par>
<line>
que
</line>
<line>
mede* * perce*ç*o do consumid*r relati*amente à qua*idade
</line>
<line>
dess* mesmo serviço
</line>
</par><par>
<line>
recebido.
</line>
</par><par>
<line>
Já * SERVPE*F fo* propost* por Cr*ni* e Taylor (1*92) considerand* o desempenho
</line>
<line>
como o ún*co fa*or que p*ecisa ser medid* para a avaliação da quali*ade do s**viço. *o ca*o,
</line>
<line>
esses autores a**umentaram que a qualidade do se*viço é *m* atitude do consumidor e **e o
</line>
</par><par>
<line>
desempenh* do serviço
</line>
<line>-</line>
<line>
ou seja, o serviço percebido - é úni*a medida de **alidade de a
</line>
</par><par>
<line>
se*vi**, a qual antecede a *atisfação do c*n*um*do*. *ss*m, o SE*VPE*F se *ropõe a *edir
</line>
<line>
* *esempenh* u*il*zando as mesma* ci*co d*mensões do SE*VQUAL, mas sem considerar *
</line>
<line>
diferença e*tre ex*ectativa e p*r*epção, q*e é a base desse últ*m*.
</line>
<line>
Adeptos da escala SE*V*ERF arg*mentam, po* exemplo, q*e ela **ria "*ma *elh*r
</line>
</par><par>
<line>
**pacidade do que a S*RVQUAL
</line>
<line>
para expli*ar a
</line>
<line>
variação *a satis*ação do cli**te em
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina, v. 20, n. *, art. 3, *. 59-79, *ev. 202*
</line>
<line>
www4.*sanet.com.br/revist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
S*rvqual e Serv**rf: Interes*e A*adêmico Inte*nac*o*al e* *nos Re*entes
</line>
<line>
67
</line>
</par><par>
<line>
diferentes contextos
</line>
<line>
i*dustriais" (LA*, 2013, p. *3*), c*nsiderando a "ab*rda**m g*nérica
</line>
</par><par>
<line>
[do SERVQUAL] sua limitaçã* nas dimensões de *ualidade, e
</line>
<line>
que r**ultam *a exclusão
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
im*ortantes dete*mina*tes de q*alidade do servi*o, c*mo o produto do *ervi** e o e*emento
</line>
</par><par>
<line>
n*o-humano
</line>
<line>
d* entr**a
</line>
<line>
do *erviço" (p. 233-234). *utra
</line>
<line>
crítica v** de Mahmoud * Khalifa
</line>
</par><par>
<line>
(2015), para
</line>
<line>
quem o SERVP*RF é me*os *ende*cioso
</line>
<line>
que o *ERV*UAL apresen*a e
</line>
</par><par>
<line>
maiores c*nfiabilidade e va*idade, se*do mai* ef**iente não só porq*e r**uz em *0%
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
número de it**s avaliados c*mo também porque "capt*ra a ve*dadeira *ssência da q*alidade
</line>
<line>
p*rcebida d* serviço" (p. 5). P*r sua *ez, *ohai* e Hasan (*021) **ten*e* qu* o SERVPER*
</line>
<line>
é ca*az de esclare*er mais variações na qualidade geral do s*rviç* do que o SERVQUAL
</line>
<line>
Há, ainda, even*uai* **tudos que se p*opõem a fazer comparações diretas entre ambas
</line>
</par><par>
<line>
as escalas. Ex*mplo recent* o de S*afei, *a*bu*g e Taher (2019), p*ra é
</line>
<line>
quem o m*lhor
</line>
</par><par>
<line>
m**odo pa*a mens*rar a *ualidade dos serviços de s*úde é * SERVPER* *om os atributos de
</line>
<line>
qua*idad* especific*me*te calibrados em suas *espectivas i*por*ânci*s a esse segmento; e*s*
</line>
<line>
versão seria superio* tant* ao SERVPERF *em essa calib**gem como ao SERVQUAL com e
</line>
<line>
s** ess* calibrage*.
</line>
<line>
3 ME*ODOLOGI*
</line>
</par><par>
<line>
A amostra d*
</line>
<line>
presente pesq*i*a foi ob*id* junto à base in*ern*ci*n*l d* periódico*
</line>
</par><par>
<line>
Emerald, t*nd* em v*sta su* fá*i* acessibilidade e sua elevada reputa*ão **qua*t* repositório
</line>
</par><par>
<line>
de t*abalhos
</line>
<line>
c*entífi*os
</line>
<line>
da área de Administração. Sendo assim, em ju*ho de 2022 foi
</line>
</par><par>
<line>
reali*ado levantamento *essa base, b*s*and*-s*, para os journal* *li e*is*ent*s
</line>
<line>
publicados
</line>
</par><par>
<line>
*ntr* os anos ** 2012 e 2**1, *queles que tivessem o termo SERVQUAL ou
</line>
<line>
o termo
</line>
</par><par>
<line>
SERVP**F nos respe*tivo* resumo*.
</line>
</par><par>
<line>
A opção apenas *elos arti*os *e jo**nals dev*u-se à sua **pendência à avaliação por
</line>
</par><par>
<line>
pa*es, que ou não ocorr* nas demais opções de *esq*i*a nessa b*se (como o
</line>
<line>
conteúdo
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
livros), ou
</line>
<line>
**o*re, mas *om ob**tivos dif*rent*s daqueles iner***es * avalia*ão *e arti*os
</line>
</par><par>
<line>
científico* (como ** estudos *e caso). Partiu-s*, por**nto, *o *rin*ípio de que a avaliação por
</line>
</par><par>
<line>
pares d* art*go* ci*ntífic** s**i*
</line>
<line>
rigorosa a ponto
</line>
<line>
*e
</line>
<line>
contestar a esc*l** *e *é*odos
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
*esquis*, o que eventualment* poderia func*on*r como um filtro à reprodução, por *arte dos
</line>
<line>
autores, de i*strumentos de o*t*nç*o de evidênci*s/dados sem maiore* críticas qu*nto à s*a
</line>
<line>
real per**nência aos obj*t*vos p*ete*didos.
</line>
</par><par>
<line>
A opç** p*lo período d*
</line>
<line>
2012 a 2021 *eve*-s* à o*ção pesso** da auto*a
</line>
<line>
por
</line>
</par><par>
<line>
enq*ad*ar o
</line>
<line>
período e* um decên*o - co*o fo*ma de obt*r
</line>
<line>
número de observações q*e
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Te*esina PI, v. 20, n. *, ar*. 3, p. p. 59-7*, fev. 2023
</line>
<line>
www4.f*anet.c*m.br/re*is*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
I. *. Trocc*li
</line>
<line>
68
</line>
</par><par>
<line>
gar**tisse a v*lidade do es*udo e que esse fosse o mai* re*ente pos*ível p*ra gar*nti* -
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
contemp*ran*idade ao re*rat* das o*ç*es d*s **sq*isad*r** de A*ministra**o v*ltados
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
mensuração *a *ualidad* *m serv*ços. Co** o último ano complet* que se tinh* à época era
</line>
<line>
*021, chegou-se ao *erí**o definido.
</line>
<line>
A opção pela procura dos d*is **rmos no resumo d*s arti*os deveu-*e ao motor de
</line>
<line>
*usca da base Emerald não o**r*cer a opçã* de palavras-c*ave, e ao fato de *ue o re*umo
</line>
</par><par>
<line>
deve conter as pa*avras-c*a*e "co* o intuito de manter o foc* do a*tigo * aumenta*
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
</line>
<line>
*ip* 3: o *bjetivo
</line>
<line>
era pr**or/usar um inst*umento *e me*ição da *ualidade em
</line>
</par><par>
<line>
serviços alt*rna*ivo a* S*RVQU*L *u a* SERVPERF, ou uma *ersão modificada
</line>
<line>
deles, j**ti*icando-se * porqu* des*a proposta/des*e uso.
</line>
</par><par>
<line>
</line>
<line>
T*po 4: o ob*eti*o era *sar as variá*ei* do SERVQU*L o* do SERVP*RF como
</line>
<line>
i*sumo p*ra e*tudos acadê*ico* sobr* a *ualidade percebida de serviço*.
</line>
</par><par>
<line>
</line>
<line>
Tipo 5: o objetivo era f*zer *u uma revisão d* literatura a respeito do u*o d*
</line>
<line>
SERVQUAL ou do SERVPE*F em pesquisas acad*micas.
</line>
</par><par>
<line>
</line>
<line>
Tipo 6: o obje*i*o era realiza* al*um tipo de des*ob*amento a part*r *o S*RVQ*A*
</line>
<line>
*u d* SERVPE*F.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. *SA, Teresina, v. 20, n. 2, art. 3, p. 59-79, f*v. 2*23
</line>
<line>
www4.fs*ne*.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Serv***l * *ervp*r*: Intere*se *cadêm*co In*ernacional e* *no* Re**nt*s
</line>
<line>
69
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
Dentre *s 131
</line>
<line>
que usaram o SERVQUAL pa*a operac*o*a*izar infor*açõ*s col*idas
</line>
</par><par>
<line>
em pesq*isa empír*c*
</line>
<line>
sobre qualidade e*
</line>
<line>
serviços, foi
</line>
<line>
*nvest*gado o porquê de*sa esc*lh*
</line>
</par><par>
<line>
p*ef*ren**a* *a amostra, o que i*dicou que 110 di*seram f*zê-lo por *n**nderem que a
</line>
</par><par>
<line>
popularidad* desse instrumento just*ficar*a s*u
</line>
<line>
uso. Ou seja, 84% usaram esse argumento,
</line>
</par><par>
<line>
enquanto os demais n*o *presenta*am a*gum*nto al*u* - o q*e faz su*or que tenham usado
</line>
<line>
esse *nst*umen** por défaul* a par*ir d*qui*o que observar*m entre seus pares. V*l* notar que,
</line>
<line>
parecendo ser o qu* justifica a *referên*i* *o SERV*UAL a *ualquer outra ferr*ment*,
</line>
<line>
*lguns au***es fizeram a*usã* ao fato de el* ter sido pioneiro n* medição de qualidade em
</line>
<line>
s*rviços.
</line>
<line>
A segunda ma*o* identificação dos tipos *a amostra ficou *om o T*po 3. *penas u*
</line>
</par><par>
<line>
dos 16 artigos q*e ali
</line>
<line>
se enquadraram deixo* *e *x*l*car o que bus*ava a* **opor/*sar um
</line>
</par><par>
<line>
in*trumen*o de me*ição *a qua*i*ade *m se*viços alternativo ao SERVQUAL ou u** versão
</line>
<line>
modificada dele; n** 15 outros os motivos foram os seguintes:
</line>
<line>
1. Propor uma nova ab*r*age* para avaliar sete lacunas det*rminadas na *mple*entaç*o
</line>
<line>
d* *odelo d* Fundaçã* Eur*pei* para Admin*st*ação da Qualid**e com base nos
</line>
<line>
co*ceitos do modelo de lacunas de qu*lidade de *erviço e da abordagem
</line>
<line>
S*RVQU*L.
</line>
</par><par>
<line>
*. **dir as
</line>
<line>
percepções d* qualida*e de serv*ço relata*as *anto pel*s usu*rios quanto
</line>
</par><par>
<line>
pel*s gestores dos centros d* saúde *or meio *o u*o d* escal* HEAL*HQUAL
</line>
<line>
*daptada da escal* SERVQUAL a* c*ntexto dos centros ** saúde primários.
</line>
</par><par>
<line>
3. Oferecer um framew**k in*dito para a*al**r a qualidade *o servi** policial
</line>
<line>
em
</line>
</par><par>
<line>
relatórios de *c**entes de t*ânsito, co*binando o m*d*lo SERVQUAL
</line>
<line>
c om
</line>
<line>
uma
</line>
</par><par>
</page><line>
decisão multicrit*rio baseada em análise de *náli*e e uma ab***agem *e análise de
</line>
<line>
classe latente.
</line>
<line>
4. *ntegr*r o SERVQUAL no Quality Function Dep*oyment (QFD), técnica de
</line>
<line>
*mplanta**o de funções capaz de *ornecer às *mp*esas uma melhor compreensão das
</line>
<line>
Rev. FS*, T**esina PI, *. 20, n. 2, ar*. 3, *. *. 59-7*, fev. 2023 ww*4.fsa*et.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
I. R. Troccoli
</line>
<line>
*0
</line>
<line>
expect*ti**s d*s clie*tes, para definir os fatores d* sucesso à m**ho*ia da qua*idade na
</line>
<line>
indús*ria tê*ti*.
</line>
</par><par>
<line>
5. Aumenta* o *ível de de*e*p*nho do SERV*UAL por meio do desdobr**ent*
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
relação
</line>
<line>
entre a quali*ad* do serviço * * n*vel ** d*semp*nho *os ban*o*
</line>
</par><par>
<line>
convencionais e islâm*cos para al*m do *u* já fora an*erio*mente reali*ado utili*ando
</line>
<line>
essa fe*ra*enta.
</line>
<line>
6. Focalizar a análise d* experiê**ia do cliente, q*e *alta ao SERVQUAL enqua*to
</line>
</par><par>
<line>
mensu**dor da qualidad* do serviço, mesclando-o a
</line>
<line>
outras fer*amentas d* colet*
</line>
<line>
*e
</line>
</par><par>
<line>
da dos .
</line>
</par><par>
<line>
7. *stende* o mod*l* *ERVQUAL ao ARTQU*L, fer*ame*ta a*ternativa d* m*d*ção da
</line>
<line>
qualidade em *esqui** a*tística baseada em três preferências e cenários di*erentes
</line>
<line>
(sa*as d* concertos, sala* d* tea**o e *a*erias *e arte).
</line>
</par><par>
<line>
8.
</line>
<line>
Integrar o SERVQUA* ao modelo Banking Service Qual*ty (BSQ) *ara melho*a*
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
c*pa*i*a*e do primeiro
</line>
<line>
de captar
</line>
<line>
t**as a* dimen*ões da
</line>
<line>
qu*lidade
</line>
<line>
do s*rviço d*s
</line>
</par><par>
<line>
banc*s de varejo em G*na.
</line>
</par><par>
<line>
9.
</line>
<line>
Usar o EduQUAL, versão *odifica*a da SE*VQUAL para serviç*s de educação, *ara
</line>
</par><par>
<line>
de*e*minar * lac***
</line>
<line>
de qualidade
</line>
<line>
n* educação em *estão
</line>
<line>
em in*titutos públicos
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
*ducação.
</line>
</par><par>
<line>
*0. Usar ve*são modificada do *ERVQUAL para avaliar o p*ofi*sionalismo n* estu*o da
</line>
<line>
quali*ad* de *er*iços e a satisfação do clien*e na Mal*sia.
</line>
</par><par>
<line>
11. Comb*nar o SER*QUAL com
</line>
<line>
o mo*elo de Kano, c*m
</line>
<line>
o Quality Function
</line>
</par><par>
<line>
De*loyment e com o P*oble*a da Mochil* de
</line>
<line>
otimizaçã* combi*atór*a,
</line>
<line>
pa r a
</line>
</par><par>
<line>
iden**ficar * combinaçã* ótima da* at**idades *a cadeia *e valor pe*as quais, sob
</line>
<line>
res**ições orçamentária*, * qualidade, o valor transferido p*ra os *liente* e a vanta*em
</line>
<line>
comp*ti**va da e*presa seriam *i*ul*an**mente melhorados.
</line>
</par><par>
<line>
12. P*op*r modelo *e mensur*ção de qua*idade alt*rnativo
</line>
<line>
ao SERVQUAL devido a: 1)
</line>
</par><par>
<line>
variação de *ircunst**cias de prestação *e s*rviços mes*o quando *e trata *e ape*as
</line>
</par><par>
<line>
um único serv*ço, j* *ue os *nco*tr*s de s**viço serão vistos de f**ma
</line>
<line>
diferente por
</line>
</par><par>
<line>
difer*ntes tipo* de
</line>
<line>
su**itos *om
</line>
<line>
dife**nte* necessidades, diferentes **pectativas
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
dif*ren*es p*ece*tos culturais; 2) complexidade das de*endências * *as relações *ntre
</line>
</par><par>
<line>
o* *tr*bu*** de qualida*e de *erviço, que não nece*s*riamente são redutí**is u* a
</line>
</par><par>
<line>
úni** conju*to de at*i*utos; e 3)
</line>
<line>
necessidade de maio* *uid*do na medição
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
qualidade do servi**, me*ho* usand* as te*n*lo**as
</line>
<line>
de info*ma*ão a* técni*as *e e
</line>
</par><par>
<line>
gerenc*a*ento d* info*mação disponí**is.
</line>
</par><par>
<line>
13. Suge*ir modelo m*dificado a
</line>
<line>
*artir do E-SER*QUAL
</line>
<line>
qu* propõe aument*
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
</page><line>
*ide*idade do cliente em rel*ção à qualid**e do serviço ba***rio pela Internet a*ravés
</line>
<line>
da *atisfação do c**ente no Pa*u*s*ã*.
</line>
<line>
Rev. FSA, *e*esina, v. *0, *. 2, art. 3, *. 59-79, *ev. 2023 www4.fsane*.com.**/revis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Servqual e S*rvperf: Interesse Acadêmico I*ternacional em Anos Rec*nt*s
</line>
<line>
71
</line>
</par><par>
<line>
14. Combinar os mo*elos SER**UAL, C**TER e PAKSERV *ara propo* mod*lo de
</line>
<line>
me*ição de quali*ade *o ser**ç* em deter*ina*os ho*pitais da Indo*ésia.
</line>
<line>
15. Medir e identificar f*tor*s rel*vantes *elativos à sati*fação dos *suári*s de biblio*ecas
</line>
<line>
com ba** em *n*trum*nto const*u*do a *arti* do SERVQ*A*, do LIB*UAL * do
</line>
<line>
BIQUAL.
</line>
<line>
A terceira ma*or ident*ficação dos tipos n* amostra f*c*u com o Tipo 5, reme**ndo *
</line>
</par><par>
<line>
trê* revisões d* lit*ratur* a respeito do uso *e ferramentas
</line>
<line>
de medição de qua*idade em
</line>
</par><par>
<line>
serviços *ncluindo o SERVQUAL, respectivamente enfocados *os se*mentos
</line>
<line>
*e
</line>
</par><par>
<line>
telecomuni*aç*es, ensino superior * saúde. *ale notar que os result**os in*icaram que
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
SER*QUAL é a escala *a*s ampla*ente aceita no cas* do e*sino superior, e qu*, no caso *o
</line>
<line>
segmento de saúde, os instrumento* verificados ***luíram os *spe*íficos HEAL*HQUAL,
</line>
<line>
PUBHOSQUAL e H*S**TALQUA*.
</line>
<line>
Os Tip** 2, 4 e 6 apr*sentaram *pena* *m ar*igo enqua*ra**. No caso do Tipo 2, ele
</line>
</par><par>
<line>
me*cla c*racterísticas do Tip* 5,
</line>
<line>
já que o* autore*
</line>
<line>
não *e
</line>
<line>
dispuseram a criti**r
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
*ERVQUAL, mas sim a mapear críticas existentes na literatura pert*nente. O artigo
</line>
<line>
*nquadrado no Tipo 4 tev* como objet*vo medir a quali*ade *e s*rviços de sa*de usando
</line>
</par><par>
<line>
indicadores dos instrumentos SERVQ*AL, PAKSERV CARTER adaptados à pers**ctiva e
</line>
<line>
muçulm**a da **ar*ah. Fina*mente, o artigo en*ua*rado ** Ti*o 6 estimou * elastic**ade d*s
</line>
<line>
di*e*s*es d* SE*VQUAL.
</line>
<line>
*.2 R*s*ltado* para os artigos com o termo SERVPE*F no resumo
</line>
<line>
N* caso do* artigos com * palavra S*RVPERF nos resumos, eles tota*iz*ram 13;
</line>
<line>
dentre e*es, q*atr* t*mb** continu*m o *ermo SERV*UAL, por*anto já t*nham sido
</line>
<line>
exa*inados n* subseçã* 4.*. Em seguida, fo* observado que u* dos ar**gos contin*a erro: e*
</line>
<line>
seu resumo havia a palavra *E*V*ERF, mas *ua leitur* revelou que, na verd**e, f*ra usa*o o
</line>
<line>
*n*trumento SERVQU*L. F*nalme**e, den*re *s oito r*stantes foi *eri**cado que um apenas
</line>
</par><par>
<line>
*encionara o S*RVPE*F no **sumo sem tê-l* utiliza*o, *á q*e a inten*ão
</line>
<line>
*o* autore* foi
</line>
</par><par>
<line>
expl*rar uso *a es*ala de m*nsuração de qualidade no ensino s*per*or Higher E*ucat*on *
</line>
<line>
P*rforma*c*, qu* é bas*ada no *ERVPERF e representada pela sigla HEdPERF.
</line>
<line>
Com isso, sobrara* a*enas s*te artig*s para análi*e do uso d* SERVPERF. Dentre
</line>
<line>
eles, cinco en**adrara*-se no Ti*o 1 e dois no ***o *. Dentre *s primeiros, *rês sã*
</line>
<line>
explícitos em *ustifica* a escolha do instrume*to com os a*g*mentos de que ele seria me*hor
</line>
</par><par>
<line>
do que o *ERVQ*AL a) para explicar a varia*ão na *ati*fa*ão
</line>
<line>
do cliente
</line>
<line>
em diferentes
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresi*a PI, v. 20, n. *, *rt. *, p. p. 59-79, fev. 2023
</line>
<line>
w*w4.fsa*et.com.br/re*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
I. *. T*occoli
</line>
<line>
72
</line>
</par><par>
<line>
contexto* indu*triais, b) *or se* men*s tendencioso * *er m*io*es c*nfiab*lida*e e *ali*ade, e
</line>
<line>
*) por ser capaz de escla**cer mais variações na *ualid*de ge*al do servi**.
</line>
<line>
5 Discus*ão d*s **sult*dos e conc*u*ã*
</line>
<line>
* SERVQ*AL go** de a*pla *referência fren*e ao SERVP*RF, com a *a*oria
</line>
<line>
da*uel*s que o es*o*hem não se pr**cupando e* f*rn*cer *ma explicação técnica de por *u*
</line>
</par><par>
<line>
o f*ze* - apena* sua
</line>
<line>
popu*ari*ade seria sufici*nte enqu*nto just*ficativa. Ass*m, tra*a-s* de
</line>
</par><par>
<line>
processo que s* retroalimenta, ap**ent*mente sem que haja a preocup*çã* *m cri*icar
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
instrumento, o que e*pli** o porquê da grande *istância entre o *so desse instr*mento e o us*
</line>
<line>
do SER*ERF.
</line>
</par><par>
<line>
Es** passivid*de parece se inc*uir *a preferê*cia **la
</line>
<line>
p**manência em zonas *e
</line>
</par><par>
<line>
confo*to m*todológ*cas po* p*rte
</line>
<line>
dos ****uisadores de A*ministr*ção, c*m*ortame**o
</line>
</par><par>
<line>
diag*osticad* e criticado
</line>
<line>
por parte de pesquisadores e d* editor*s de *ev**t*s acadêmicas da
</line>
</par><par>
<line>
áre* - v*r, por exemplo, Bartunek, Rynes e Ireland (2006), Bramberger e Pratt (2010), Mil*er,
</line>
<line>
Ta*l*r * Bedeia* (*0*1), Birkin*ha* et *l. (*0*4) e Hällgre*, Rouleau e De Rond (2018).
</line>
<line>
Por seu turno, ser conhecido * utiliz*d* por muitos não evita que * SERVQUAL sej*
</line>
<line>
alv* *e *ropostas d* ada*tações a segm**tos e*o*ômicos específi**s - *o* exem*lo, as áreas
</line>
<line>
de saúd*, educa*ional e polic*al - c*mo de ref*nament*s. Esses últ*mos pod*m ser, inc*usive,
</line>
<line>
sofisticados, como aque*e que *ropõe mescla* o **RVQUA* a outras ferrame*tas de coleta
</line>
</par><par>
<line>
*e dados para incluir expe*iên*ia a
</line>
<line>
do cliente na *suf*ui*ão do ser*iço, cuja qualid*de será
</line>
</par><par>
<line>
me*su*ada, * aquele
</line>
<line>
qu* se *ef*re a meandros do estudo *e se*viço*. Tal foi * c*so
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
refinamento propost* no caso d* en*ontr*s *e serviços, cuja* particul*ridades não te*iam f*ito
</line>
<line>
parte da constru*ão do SERVQUAL, *eixando-o in*omplet*.
</line>
<line>
Também dignos de *ota são *stud*s que mes*la* o SER*QUAL a mais de ** *utro
</line>
<line>
instru*ento, c*m intui*os muito es*ecíficos. Um desses e*tudo* decl**a que pret*nde p*opor
</line>
</par><par>
<line>
modelo holístico c*paz *e
</line>
<line>
sustent*r * busca *ela *e*ho*ia na q*alidade de empre*a* que,
</line>
</par><par>
<line>
respeitando r*striç*es
</line>
<line>
orçamentárias, simul*ane*mente des*jem au*entar o *alor trans*erido
</line>
</par><par>
<line>
aos *lientes a*sim como sua v*ntagem competitiva; para
</line>
<line>
ta*to, os
</line>
<line>
aut*re* combinam
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
SE*VQUAL ao métod* de
</line>
<line>
gestão de qualidade Kano, à ferramenta sistem*tica de melhoria
</line>
</par><par>
<line>
contínua *omeado Desdobramento da
</line>
<line>
*unção da Qualidade, e ao pr*blema de otimi*a*ão
</line>
</par><par>
</page><line>
combinat*r** denominado Problema *a Mochil*.
</line>
<line>
Outro estudo apo*a*o em **todo com*lex* mede a qu*lidade do serviço d* saúde em
</line>
<line>
país *uç*lma** sob * p*r*p***iva do sistem* *urídi*o *o Islã denomin*do Shar*a, mes*lando
</line>
<line>
Rev. F*A, *er**i*a, v. 20, n. 2, ar*. 3, p. 59-79, fe*. 2*2* www4.*sane*.co*.br/rev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Ser*qual * *erv*erf: Interesse Aca**m*co **ternaciona* em *nos **ce**es
</line>
<line>
73
</line>
</par><par>
<line>
o SERVQUAL *os modelos CA*T*R e *AKSE*V. A *igl* CARTER refere-s* às pa*avras
</line>
</par><par>
<line>
*m *n*lê*
</line>
<line>
compliance, *ssurance, reliability, tangi*les, *mpathy e respo*sive*ess
</line>
<line>-</line>
</par><par>
<line>
respectivamente traduzida* como c*nformid*de, *arantia/certeza, confi*bi*idade, tangíveis,
</line>
<line>
emp*tia e capacid*de de resposta - que Othm*n e Owen (*0*1) definiram como dim*nsões à
</line>
</par><par>
<line>
mensu*a*ão da *ualidade perc*bida em **rviç*s f*nanceiro* em
</line>
<line>
*anco* i*lâm*co*. Já a sigla
</line>
</par><par>
<line>
PAKSE*V *oi **oposta p** Raa**oot (2004) para m*dir a qua*id**e em ser*iços e* cultu*as
</line>
</par><par>
<line>
não ocidentais, utilizando
</line>
<line>
escala
</line>
<line>
culturalmente
</line>
<line>
sensív*l, c*m tr** *as dim*nsões
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
SERVQUAL - t*n**bili*a*e, *onfiab*lid*de e gara*tia/certeza - tendo recebi*o * a*ré*cimo
</line>
<line>
de trê* outras: sinceridade, f**mal*d*de e p*rson*lizaçã*.
</line>
<line>
Enqua*to toda essa atenção é dedi*a*a ao SER*QUAL, * SERVPERF t*m po*cos -
</line>
</par><par>
<line>
*as c*nvictos adep*os, *ue o *efendem p*r enten*er*m, com base em re*erências -
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
pes*uisas acadêm**as além daque*a de seus criadores Cronin e Taylor (1992), que seu alca**e
</line>
<line>
empírico é superior ao do S*RVQU*L.
</line>
<line>
A *mostra aq*i estudada e o mé*odo usado ne*se estudo per*item sugerir, como
</line>
<line>
resposta à *uestão-p*oble*a proposta, que os pesqu*sadores de qua**dade em se*viç**
</line>
</par><par>
<line>
preferem o **RVQUAL ao SERVPERF *orque o ente*dem c*mo ca*inho *ais seguro
</line>
<line>
no
</line>
</par><par>
<line>
*u* t*nge * exp*ctativa de ace*tação/*ublicação *unto a editor*s e a ava*iadores, e não po*que
</line>
</par><par>
<line>
se**a mais
</line>
<line>
adequado mensuraçã* *a q*alidad* à
</line>
<line>
e* servi*os. Sair do mainstream *ode ser
</line>
</par><par>
<line>
visto como um ris*o im*orta*te em am*iente de elevada competi*ão *i*a*o pelo princípio do
</line>
<line>
publish or peris*. Em ou*r*s palavr*s, a pr*sença contumaz do SE*VQUAL n* literatura lhe
</line>
<line>
retro*l*me**aria o us*.
</line>
<line>
Essa sugestã* é interessante p**que tangencia a di**u*são veiculada pela academia nos
</line>
</par><par>
<line>
últim*s anos quan*o à necessidad* de uma maior
</line>
<line>
ori*in*lidade por *arte dos *utore*
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
Admin*s**açã* nos mais diversos *spe*tos da pesquisa **entífica. Isso pode ser ver*fic*** nos
</line>
<line>
ap*l*s de editores de jou*nals q*alifi*ados, iniciados há mais de uma década e ainda hoje
</line>
<line>
presentes (BRAMBERGER; **ATT, 2010; PLOYHART; *A*TUNEK, 2019; *AN
</line>
</par><par>
<line>
HEERDE
</line>
<line>
et al.,
</line>
<line>
2*21), *ara *ue *s autores sa*am da zona *e confort* e diversif*quem
</line>
<line>
*s
</line>
</par><par>
<line>
sujeitos estu*ados e os métodos utilizados - estímulo cuja* ra*zes *arecem alinhar-se *s ta**as
</line>
</par><par>
<line>
r*visões pelas
</line>
<line>
q*ais u*timamente vêm p*ssand* as
</line>
<line>
perspectivas dos neg**ios e* geral
</line>
<line>
*o
</line>
</par><par>
<line>
mundo, pr*ncip*lmente *pós a epidemia de COVID-1* (*ÄLLGR*N; ROULEAU; ROND,
</line>
<line>
2018; B*AMMER; B*ANIC*I; LINNE*LUECKE, 2020).
</line>
</par><par>
<line>
O presente estudo apr*senta a limitação óbvi* ref*rida * amostra
</line>
<line>
es*udada,
</line>
<line>
*riginada
</line>
</par><par>
<line>
de apenas um*
</line>
<line>
base de dados con**da e* **ríodo e
</line>
<line>
determinado de anos. Futuras p*squisas
</line>
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Rev. FS*, Teresina P*, v. 20, n. *, art. 3, p. p. 59-79, fev. 202*
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que expanda* es*as lim*tações podem verific*r se
</line>
<line>
out*as con*lu*ões se *presentem, o que
</line>
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*i*nific*ria um po*to de p*rtida a intere*santes d**ate* epistemológicos.
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X
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2) análise e interpretação dos *ados.
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X
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*) *labor*ção *o rascunho o* na *evisão crítica do conteúdo.
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*
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ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)