<document>
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<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
<par>
<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. *0, n. 4, art. 8, p. 146-158, a*r. *02* </line>
<line> ISSN Impresso: 1*06-6356 IS*N Elet*ônico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.12819/202*.20.4.8 </line>
</par>
<par>
<line> Av*liação nas Séries Iniciais do En*i*o Fundame*ta*: Algun* *pontamentos </line>
<line> T** Evaluation *n the Early G*ades *f *lementar* Education: So** Note* </line>
</par>
<par>
<line> Alexsand*a de *ima Ca*a*canti </line>
<line> D*utora em Educação pe*a U*IDA, Paraguai </line>
<line> Em***: alexsand*ac03@gmail.com </line>
<line> R*berto Rem*gio Florênc*o </line>
<line> Doutor em Educa*ão *ela UFBA </line>
<line> Profes*or de Líng*a P*rtugues* (*FSertã*PE *ampus Petro*i** Zona Rur*l) </line>
<line> E-mail: roberto.r*m*gio@ifser*ao-pe.edu.br </line>
</par>
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<column>
<row> E*dereço: Alexsandr* de L*ma Cavalcant* </row>
<row> Rua *7, 1*0, Bai*ro Pedro R*ym*n*o - CEP 56.30*-045 </row>
<row> - *etrolina-PE, Br*sil. </row>
<row> Endereço: Roberto Remígio F*orêncio </row>
<row> Rua São *r*s*ó*ão, *0, Orl* 2 - CE* *6.308-045 - </row>
<row> Petroli*a - *E, Bra*il. </row>
</column>
<column>
<row> Editor-C*efe: Dr. To**y *erley de Alencar </row>
<row> Rodrig*es </row>
<row> Art*g* recebido ** 0*/02/2*23. Últim* versão </row>
<row> rec**ida em 14/*2/2023. A*rovado em *5/02/2*23. </row>
</column>
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<line> Avalia*o pelo si*tema T*iple Revi**: Desk Revi*w a) </line>
<line> pelo Editor-*hef*; e *) Double Blind Review </line>
<line> (*v*liação *ega por **is ava*iadores da área). </line>
<line> Revis*o: Gram**ical, Normativa e de Forma*ação </line>
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<line> Ava*iação nas Séries Iniciai* do Ens*n* Fundamen*al: Alguns *pon*a*ent*s </line>
<line> 147 </line>
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<line> RESUMO </line>
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<line> O *resente manuscrito </line>
<line> a*orda as fo*mas *v*liati*as de </line>
<line> diagnóstico e i*tervenção *o E**ino </line>
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<par>
<line> Fun*ament*l, sua u*i*izaç*o e prática em sala* de a*la da rede públi*a municipal de Pe*r**in* </line>
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<line> e os mecan*smos de adap*açã* à educação e*pecial. Atr*vés de pesquisa de </line>
<line> campo, foi </line>
</par>
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<line> p*ss*ve* coletar dados que proporcio*aram e*ten*er como as avaliações estã* sendo </line>
<line> pens*das, *uais tipo* estão sendo aplicados e como e*sas avali**ões estão contribuindo para </line>
</par>
<par>
<line> i*c**sã* de educa**os c*m d*f**iências f*sicas </line>
<line> *u intele*tuais. Os est*d*s bibli*gráficos </line>
</par>
<par>
<line> possibilitara* e*t*belecer noç*es básicas sobr* o* *i*o* *e avaliação e *presentar uma aná*is* </line>
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<par>
<line> crít*ca acerc* </line>
<line> das práti*as cole*adas, estabelecendo parâmetros compa**tivos e estraté*ias </line>
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<par>
<line> necessárias para que * p*ocesso a*aliativo *o*s* ser classificado como eficaz, *inâmico </line>
<line> * </line>
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<line> i*clusivo, que esteja d* acordo *o* a especificidade de </line>
<line> cada *lun*, evitando o *ai*o </line>
</par>
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<line> rendimen*o, a repetên*ia e a ev*s*o, q** são *s *r**cipais *gra*a**es d* uma *v*liaç*o </line>
<line> tec*icista e ex*l**ente. </line>
<line> Pa*avras-*have: Pr**i* Pedagógic*. Processo de Avaliação. Fo*mação de Professores. </line>
<line> Inclusão. </line>
<line> ABS*RACT </line>
</par>
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<line> This manuscript addre*ses </line>
<line> the forms of evaluation of dia*nosis *nd intervention in </line>
</par>
<par>
<line> El*mentary E*uca*ion, th*i* use a*d practice in classroo** in t*e public mu*icipal netwo*k of </line>
<line> Petrolina and the mechanisms of ad**tation to special *ducation. Through fi*ld res*arch, it </line>
</par>
<par>
<line> was possib*e to </line>
<line> collect </line>
<line> data </line>
<line> that provide* an unde*sta*ding of how evaluation* are bei*g </line>
</par>
<par>
<line> thought a*out, what ty*es ar* bein* appli*d and how these evaluat*ons are contributi*g t* the </line>
<line> inclusio* of students with phy*ical or inte*lectual disab*lities. The bib*iographic studies **de </line>
</par>
<par>
<line> it possibl* to establish </line>
<line> *asic </line>
<line> notions about </line>
<line> th* t*pes </line>
<line> of *v*luation and present a *ritical </line>
</par>
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<line> a*alysis of the prac*ice* c**lected, establi*hing c*mparativ* parame*ers </line>
<line> and necessary </line>
</par>
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<line> stra*eg*e* so t*at the eva*uation process c*n b* clas*ified as eff*ct*ve, dy*amic and *nc*usive, </line>
<line> in accord**ce with t** specificity o* e*ch student, *voi*in* *ow performance, r*p*tition and </line>
<line> evasion, which *re the main a*gravating fa*tors of a *echnical a*d e*clu*ionar* assessment. </line>
<line> K*yword*: Pedagogical praxi*. Eval*at*on P*ocess. Teach*r train*ng. In*l*sion. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, *e*es*n* PI, v. 2*, n. 4, art. 8, p. 1*6-158, abr. 2*23 </line>
<line> www4.*sanet.com.*r/revista </line>
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<line> A. L. Cavalcant*, R. R. Florênc*o </line>
<line> 148 </line>
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<line> 1 IN*RODUÇÃO </line>
</par>
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<line> A avaliação ed**acional ser* compree*dida a partir deste estudo como a man*ira que/com* os </line>
<line> pro**ss*res estabelec*m as rel***es dos *onteúdo* apresentados em s*la de *u*a com o n*v*l </line>
<line> d* abs*rção *i*nificativo do aluno. Segundo Sil*a Filho (2012), tr**a-se de um tema que *stá </line>
<line> bastant* em p*uta no* *s*udos da edu*ação atua* e que consiste e* ma*eiras para auxiliar o </line>
</par>
<par>
<line> prof*sso*, em sua f*rmação como *ducador </line>
<line> ét**o e resp*nsável, n*s proc*ssos de ensino- </line>
</par>
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<line> aprendizagem a s*rem de**nvolvidos e* sua pr*t***. </line>
</par>
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<line> O *r*cedi*e*to ava*iativo </line>
<line> gara*te a*s e**candos col*car </line>
<line> em prática aquilo que </line>
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<line> foi/es*á s*nd* construído, permitindo ao ed*cador elabo*ar e refazer processu*l*en*e </line>
<line> di*gnósticos *ob*e a a*u**ição cognitiv* d*s assuntos trabalha*os em sala de aula. De a*or*o </line>
</par>
<par>
<line> *om Silv* Fil*o (2012), no p**ce*s* de ensino-a*r*ndizagem, o bom des*nvo*****nto </line>
<line> do </line>
</par>
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<line> a*uno é tido como fato pri*ritário. E, para que isso aconteça, o prof**sor deve te* *m* prátic* </line>
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<par>
<line> pedagóg*ca *efl*x**a e pro*e*sual, po** só assim el* poderá diagnosticar </line>
<line> *ualquer </line>
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<line> pr**le*a/*esv*o no desenvolvime*to das hab*lida*es e competê**ias que se tê* como </line>
</par>
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<line> espera*as. Para iss* e po* </line>
<line> is*o, *ef*ndemos a relevâ**i* da avaliação c*m* </line>
<line> *rocess* </line>
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<line> dinâ*ico * democr*tico **q*anto </line>
<line> práti** pedag**ica própria da atual*dade es*ol*r. Esse </line>
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<line> pro*esso adquire ca*acteres di*gnósticos e *o*st*uti*istas, ai*da ma*s quando se tr**a ** séries </line>
<line> *niciais. </line>
<line> As formas *e aval*ar, n* maioria da* vezes, *i*am **b a re*ponsabilidade do pro*ess*r, </line>
<line> e este procur* a *ais *oere**e possível *esta i**esti**ção do sa*e*, po* s*r o regente da turma </line>
<line> e *star em constant* *o*tato *om * alu*ad*, para ter as n*çõ*s b*sicas *e se ***gar a cad* </line>
<line> aluno em sa*a, em *m exercício de pensar metodologias que contem*lem o* alunos, de forma </line>
<line> democrática * inclusiva, percebend* as principais dificu*dades de *ada um, inclusive </line>
<line> l*mi**ções de *r*em fís*ca, soci*l, emocio*al */o* p*ovoc*das por d*fic*ê*cias *euromotoras. </line>
</par>
<par>
<line> Nes*a seara, em que </line>
<line> c*assi**camo* *s *val**ções co*o *ualita*ivas (subjetivas) </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> qu*nti*at*vas (o*je*ivas), defendemos que compreende* se i**n*ificar e </line>
<line> com as m*d*lidades </line>
</par>
<par>
<line> d* *valiações educa*ionais demo*ráticas, partic**ativas, *ro*e*suai*, equâni*es * i*clusiv*s </line>
<line> trata-se de uma po*tura a s** adotad* *elos *ducadores *a*a o êxito *o processo *ducativo </line>
<line> *om* um todo, vi*to que a e*oluç*o *o* educand*s, principa*ment* nas escolas públicas e nas </line>
<line> sér*es iniciais, *st* bas*ant* atrelada *o pape* dese*penhado pelos professores. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, *e*esina, v. 20, n. 4, a*t. 8, p. 146-158, abr. 20*3 </line>
<line> www4.**anet.*om.br/revista </line>
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<line> Av*lia*ão nas **ries Iniciais do E*sin* Fundam**tal: Alguns A*ontamento* </line>
<line> 149 </line>
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<line> 2 REFERENC*A* TEÓRICO </line>
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<line> 2.1 A*ali*ç** nas séri*s iniciais do ensi*o fundamen*al </line>
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<line> A p*io*i, en*endemos aval*açã* *omo *lemento ineren*e aos se*es hu*anos, q*e, **m </line>
<line> frequência e quase inconscientemente, ex*cutam ou s*o expost*s a pr*cessos av*l*ati*os. A </line>
</par>
<par>
<line> avali*ção se </line>
<line> d* em *odos ** âmb*tos de nossa* </line>
<line> vida*, e e**ecifi*a*ente </line>
<line> no âm*it* </line>
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<line> educacional, onde define, muitas vezes, nossa p**i*ão como di*c*ntes. *creditamos, portan*o, </line>
<line> que é de suma *mpor*â*cia * *e*evância para os **tu*os da Educ**ã* an*l*sar a ava*iaç*o *os </line>
<line> p*imei*os anos d* vida e*colar. A criança inici* o conflito/con*ronto de *star exposta *o crivo </line>
<line> de *utrem qu* não sej* *ais parte de seu *úcl*o familiar. * isto implica que * docente, ant*s </line>
<line> de tu**, possa conhecê-la, para melhor relação aprendizagem-ava**ação. </line>
</par>
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<line> *loo* et a* (1983; 1999) classificam a aval*ação e* três tipos, a partir </line>
<line> dos seus </line>
</par>
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<line> objetiv*s es*ec*fic*s: av*liação d*agnóstica, avali**ão fo***tiva e a*aliação somá**ca. </line>
</par>
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<line> *valiação di*gnóstica te* a finalidade </line>
<line> de *rientar e diagn*sticar </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> pr*senç*/ausência de ha*ilidades *ogn*tivas. Essa a*aliação te* como base </line>
<line> os </line>
</par>
<par>
<line> con*eciment*s </line>
<line> pr*-estabelecidos inic*alment*, an**s d* começa* a i*troduzir nov*s </line>
</par>
<par>
<line> ap*endizagens, pré-req**sitos para o process* ed*cativo. </line>
<line> A avalição forma*iva de*envolvi*a o*iginalmente p*r S*riven (1967), é uma </line>
<line> avaliação durad*ura, co*tín*a, *ue ma**ém uma *e*aç*o pedagógic* *om o aluno em </line>
<line> que se pod* no*ar as dificuldades de *p*endizagem ao longo do **o*e*so. É impor**nte </line>
<line> re*saltar que a av*li*ão forma*iva também *esta*a a importância das atividades que </line>
</par>
<par>
<line> permitam ao aluno a c*ns*iênc*a de su* a*rendiza*em, * sempre modifican*o para a </line>
<line> **ingir seus objet*v*s. </line>
</par>
<par>
<line> Aval*ação somátic* é a </line>
<line> que tem a *unção </line>
<line> *e se cert*ficar que os aluno* </line>
</par>
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<line> con*e*ui*am filtrar o *s*unto e ti*eram uma aprendizage* significativa. Correla*iv* </line>
</par>
<par>
<line> ao r*su*tado </line>
<line> obtid* pelo alun*, a ava*iação somática posic*ona * aluno em diferente* </line>
</par>
<par>
<line> pa*amares e v*lo*es numéricos são utilizad*s </line>
<line> nest*s avaliações </line>
<line> para notar o grau em </line>
</par>
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<line> qu* o aluno se enco*t*a. </line>
</par>
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<line> T*nto Hoffman (2009) </line>
<line> *ua*to Luckes* (20*1) acreditam qu* educ**ã* *recisa ser a </line>
</par>
<par>
<line> humanizada, ass*m como os proces*os </line>
<line> avaliativos. E, por </line>
<line> isso, é impo*ta*te a form*ção </line>
</par>
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<line> continuada: o exercício do sa*er faze*. No c*so </line>
<line> de se **sta*ar proce*i*entos m*to*oló*icos </line>
</par>
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<line> de ava*iação e*g*ss*dos *elas </line>
<line> diretrizes *scolares e pelo* Projetos Político-Pedagó*i*os </line>
</par>
<par>
<line> R*v. FSA, Te*esi*a PI, v. *0, n. 4, art. 8, *. 146-158, a*r. *023 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
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<line> A. L. *av*l*ant*, R. R. Florêncio </line>
<line> 15* </line>
</par>
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<line> (PPP) das insti*ui*õ*s, p*dem*s es**r b*rocratiz*ndo * poder de sedução e d* inovação </line>
<line> também do ato d* *valiar e, c*nsequentemen*e, o m***nto de (re)*pr*ndizagem ficará </line>
<line> co*promet*do. </line>
<line> No caso d* apr*ndi*ag*m, como e*tamo* trabalhando com u*a pessoa - o educando </line>
<line> - , i*porta a*olhê-l* como ser humano, na sua *otalidade e não só na sua </line>
</par>
<par>
<line> apre*dizagem e*pecífica que este*amos avalian*o, ac*lhe* o </line>
<line> ed*cando, eis o **nto </line>
</par>
<par>
<line> básico par* proceder a toda e qualqu*r pratica e**cat*va, sem ac*lhimento t*mo* a </line>
<line> recus*. E a recu*a significa a imposs*bilidade de est*belec*r ** ví*cul* de tr**alho </line>
<line> educativo c*m qu** está sendo recusado (LUCKESI, 2011, p. 9). </line>
<line> O *eríodo dos primeir*s anos escol*res é a base *a vida acadêm*c* dos indiv*duos * * </line>
<line> avali*ç*o dent*o desse contexto requer *m* g****e res*onsabilidade para * avalia*or. *essa </line>
</par>
<par>
<line> fase, professo*es e p*o*essoras devem avaliar as *er*epções c*gn**iva*, a interação com </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> turma c*m os q*e *ermeiam o espaço esco*ar, as a*soci*ções que ele* f*ze* *om qu* </line>
</par>
<par>
<line> e </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> e*tão aprendendo, e com a bagagem que traz*m de s*u convívio fa*iliar. *ntão, avaliar e**e </line>
<line> p*imeiro moment* é de extrema imp*rtância porque é desse desl*mbre, **ando a reprovação </line>
<line> deve ser ev*t*da, q*e vão o*orrer as intervenções n*cessária* para melhor assimi**ção do que </line>
<line> e*tá sendo proposto, através do process* de maravilhamento pela ap*endizagem. </line>
<line> Segundo a Lei *e Diretrizes e Bases da *ducaç*o (BRASIL, Lei 9*9*/9*, **t. 32*), o </line>
</par>
<par>
<line> En*ino Fund*mental obrigatório, com duração de 9 (nove) anos, gra*ui*o </line>
<line> e acessível, </line>
</par>
<par>
<line> sistemat*za*os pelas redes públicas muni**pais, es****a*s e fed*r*l, in*ciando-se aos * (*eis) </line>
<line> anos d* idade, t*rá por o*je*ivo a formação *ásica do cidadão, median*e: </line>
<line> I - O de*en*olvimento da cap*cidade d* a*rende*, tendo como meio* </line>
<line> básicos o pleno domínio da leitura, da *scri*a e do *álcul*; </line>
<line> II - A *ompreensão *o ambien*e n*tural e social, do sis*ema político, </line>
</par>
<par>
<line> da tecnolog*a, da* *rtes e dos va*ore* em qu* se *u*d*men*a </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> sociedade; </line>
</par>
<par>
<line> II* - O desenvolvi**nto da *apa**dade de </line>
<line> apre*dizagem, t*ndo em </line>
</par>
<par>
<line> vista a aq*isição *e conh*cimentos e habilidades e a f*r**ção </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> ati*udes e *alores; </line>
</par>
<par>
<line> I* - O for*a*ecimento dos vínculos de fam*li*, **s laços de </line>
</par>
<par>
<line> solidarie*ade humana e de toler*n*ia recíp*oca </line>
<line> em q*e se as*e**a </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> *ida soci*l. </line>
</par>
<par>
<line> A part*r do 3° ano das s*ries ***ciais, a *valiação acontece *e maneir* mais </line>
</par>
<par>
<line> abrangent*, parti* d* *spectos qualita*ivo e q*a*titativo, todav*a conti*ua uma con*uta a </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> avaliação *uito parecida com as já cita*as acima. Dentro do qualitat*vo, observam-se o* </line>
</par>
<par>
<line> 1 </line>
<line> Redaç*o </line>
<line> da </line>
<line> Lei </line>
<line> *1.27*/06 </line>
<line> (BRASIL, </line>
<line> 2 0 0 6 ). </line>
<line> *ispo*í*el </line>
<line> em: </line>
</par>
<par>
<line> htt*s://www.jusbrasil.com.br/*o*icos/11*9141*/ar*igo-32-da-lei-n-939*-de-20-de-dezembro-de-*996. </line>
<line> Re*. FSA, Tere*in*, v. 20, n. 4, art. 8, p. 146-158, abr. *023 www4.*sane*.c*m.br/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Ava*iaç*o nas Séries Iniciais d* E*si*o Fundame*tal: A*guns A*ontamentos </line>
<line> 151 </line>
</par>
<par>
<line> aspectos *a c*iança dentr* </line>
<line> d* form* de apre*di*age* que ela apresenta, c*mo expõe seu </line>
</par>
<par>
<line> conhe*imento </line>
<line> dentro </line>
<line> *a fala (a oralidad* se faz muito ne*e*sária nesse tip* de avaliaçã*), </line>
</par>
<par>
<line> ass*m como seu c*mpor**mento (o modo como ela se co*porta expr*ssa ta**ém um *ipo de </line>
<line> aprendi*agem). Já na quan*itativa, transformam-se esses con*eitos em uma ati*idade </line>
<line> avaliativa, como a "prova escrita", por se f**er n**essário saber se os con*eú**s tra*alhados </line>
<line> foram assimilados de maneira satisfatória pelo aluno e, den*ro *e*se a*pecto, se atrib*i *ma </line>
<line> nota. Na *val*ação quantitativa, os estudantes *erão acesso a provas cujas not*s arit*é*i*as se </line>
<line> farão *re*entes através de at*vidades ava**ativas s*m*tórias, méd*as e/o* *ubstitutivas. </line>
<line> Segun*o *ias Sobrinho (2000, p. 106), a a*ali*ção busca conhecer, não par* exec*ar o </line>
<line> pas*ado, o pr*sente ou condenar o futuro, mas para compreender as dificuldades e equ*vocos </line>
<line> e potenciali*ar as co*di*ões de *o**tr*ir c*m melhor qualidade os agentes, a in*titu*ção e os </line>
<line> con*ext*s. O *o*ente precisa levar em consid*raç*o * co*heci**nt* que o educand* já te* * </line>
</par>
<par>
<line> mediar </line>
<line> *sses con*ec*mento* com os adquiridos dent*o ** sala de aula. </line>
<line> Sabe*do q*e essa </line>
</par>
<par>
<line> abor*agem tem que trazer para s*la *e a*la realidades e cotidi*no das com*nidades as*istidas. </line>
<line> A avaliação serve tamb*m par* se ter *m re*orno das meto**logias p*dag*gicas, uma </line>
</par>
<par>
<line> vez q*e, mediante os re*ultados dess* avalia*ão, o prof**sor </line>
<line> (e a esc*la em si) possa </line>
<line> se </line>
</par>
<par>
<line> auto*vali*r e *o* isso *el*orar o ensino, meto*ologia* * </line>
<line> dinâ*icas de **sino, espaço </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> te*po, *rop*rc*onan*o ab*rda*ens difer*nte* a partir da ava*iaç*o dos resultad*s o*tidos. A </line>
</par>
<par>
<line> avaliaç*o não </line>
<line> deix* de ser fundam*n*al apenas no </line>
<line> pr*cesso de ensino, mas, *ntend*ndo que </line>
</par>
<par>
<line> só exist* o processo ensino-ap**ndizag*m e qu* *ste é contí*uo, su*jet*vo e di*âmico, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> ava*iaç*o aq*i é vista </line>
<line> como orient*d*ra d*s pr**icas *ed*góg*cas, enfati*and* que de** </line>
</par>
<par>
<line> acont*cer de manei*a cont*nua, s*l**ntando os aspect** *uali*ativos do **nheciment* </line>
<line> desenvolvido pelo* aluno*. </line>
<line> [...] a a*a*iação é *m **ocesso co*plexo, nem *anto pelas *ificuldades </line>
</par>
<par>
<line> instrumentais </line>
<line> *u pelo* tecnocra**smos, n*m p*la eventual dificu*dade *e </line>
</par>
<par>
<line> obt*nção de respo*ta* claras e pretensa*ente definitivas, **s, sobretudo, </line>
<line> pelo va*or das qu*stões *evantada* no debate públi*o, ou seja, pelo im**cto </line>
</par>
<par>
<line> das pergun*as </line>
<line> qu* p**ces*o *e** sus*ita*, **scutir e avaliar (*OBRINHO, o </line>
</par>
<par>
<line> 2000, p. 106). </line>
</par>
<par>
<line> A ava**ação é, sem dúvid*, uma ferramen*a fundame*tal nos *rocessos de *nsino- </line>
</par>
<par>
<line> aprendizagem, e </line>
<line> exi*te algo tão im**rtante dentro </line>
<line> desta me*ma temática: a forma escol*ida </line>
</par>
<par>
<line> **lo prof*ssor para o desenvol*imento/aplicação de sua *rática em sala d* aul*. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, *eresina PI, v. 20, n. *, a**. 8, p. 146-158, ab*. 2023 </line>
<line> www4.fsanet.com.b*/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. L. Cavalcanti, R. R. Florêncio </line>
<line> 152 </line>
</par>
<par>
<line> 3 RESULTA*O* E DISCUSSÕES </line>
</par>
<par>
<line> 3.1 *valiação esc**a*: br*ves a**ntamentos </line>
</par>
<par>
<line> Ao falarmo* de *rocesso de avaliação esco*ar, nã* estamos fal*ndo das *o*mas </line>
<line> tradicionais como ainda s*o a*licadas prov*s e *e*tes na mai*ria das insti**ições ** e*sino da </line>
</par>
<par>
<line> conte*poraneidade brasileira*, e *or p*ofess**es relativamente jovens. Métod*s es*es </line>
<line> que </line>
</par>
<par>
<line> *inda *razem ** f*rte ranço de </line>
<line> uma educação praticada de*d* o século X*III, e </line>
<line> q*e </line>
</par>
<par>
<line> *ncontro* c*nforto e p*odutividad* técnica n* Brasil de *eados do século XX, mai* </line>
</par>
<par>
<line> pre****mente na* décadas de </line>
<line> 60 * 70. N*st* período histórico, de *étodo* </line>
<line> *valiativos, </line>
</par>
<par>
<line> podemos citar os </line>
<line> *rincipais métodos aplic**os como *endo o i**a* p*ra os process*s </line>
</par>
<par>
<line> educac*onais *a *po*a; </line>
<line> *lassifi**tório é a mais co*um *entre as *tilizadas no ensino básico f*rma* e é fei*a, </line>
<line> *er*lmente, através d*s *rovas, exam*s e testes, sen** os seus *esultad** *xpressos por *e** </line>
<line> de n**as e *onceitos. Essa av*li*ção está cen*rada nos resul*ados das provas, como forma ** </line>
</par>
<par>
<line> verifi*a* o de*em*enho dos alunos, instrumento *sse utilizado para recolher os d*d*s </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> forma *istemátic* e objetiva ace*ca do proces** de ensino e apre*dizagem e que cos*um* ser </line>
<line> r*alizado no final do ciclo </line>
<line> Some*t* depois dos movimentos de renovação so*iopol*tica2, ideias r*f**madoras de </line>
</par>
<par>
<line> gra*de* pensa**r*s também c*meçaram * ganhar for*a na est**tur* </line>
<line> d* sistema </line>
<line> educ*cio*al </line>
</par>
<par>
<line> *rasileiro. A partir ** década de 1980, a re*oque das prática* e das ideias d* teóric*s c*mo </line>
<line> Paulo Fre*re (19*1-1997) e Anísio Te*xe*ra (1900-1971), houve um grande m*viment* crítico </line>
<line> sobre os processos educacionais no B*as*l3. "* educação deve ter como eixo norteador a vid*- </line>
<line> experiênc*a e a apr**dizagem, reiterando que a f*nç*o da escola é pr*p*ciar *ma *econstru*ão </line>
</par>
<par>
<line> perm*nente da expe*i*ncia e da a**endi*agem dentr* da </line>
<line> vida de c*d* </line>
<line> i ndi v* duo" </line>
<line> (*EITE; </line>
</par>
<par>
<line> CARVALHO; PI*ENTEL, 2010, *. 44). Começava-*e a q*estionar vários princípios </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> práticas e*uca*ionais, dentre elas, uma das mais relevantes f*i a forma d* a*aliar. </line>
</par>
<par>
<line> Se*u*do estes *ovos conceit*s, Luckesi (2**1) aprese*t* </line>
<line> dive*sas diretriz*s </line>
</par>
<par>
<line> relacionad*s ao real *ropósito de </line>
<line> avaliar, como di*gnosticar para pl*nej*r, p*anejar </line>
<line> para </line>
</par>
<par>
<line> estabel*cer met*s p*ss*ve*s de alcançar, tudo isso sobre *r*sm* das práx*s o </line>
<line> profissionais </line>
<line> in </line>
</par>
<par>
<column>
<row> 2 </row>
</column>
<column>
<row> A*ui, d*ixa*o* implícitos m*vi*entos im*ortant** da Histó*i* recente do B*asil, como Movimento D**etas Já </row>
</column>
</par>
<par>
<line> (iníc*o da década de 1*80), que*a da *itadura Militar (1984) e pro*u*gação *a Co*stituição Fed*ral (*988). </line>
<line> 3 O movime*to Esc**a No*a ***e ori*em n*s *UA, ma* chegou ao Brasil t*azido *or Ruy Barbosa e contou com </line>
<line> o apoio de diverso* inte*ec*uais e professo*es da ép*ca, incl*ind* Ce*ília Meireles, Anísi* Teixe*ra e C. Delgado </line>
<line> de Carvalho. </line>
<line> Rev. FSA, Teresi*a, v. 20, n. 4, art. 8, p. 146-158, abr. 2023 ww*4.fsa**t.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Avaliação nas S*ries Iniciais do Ensino Fundamental: Alguns Aponta*entos </line>
<line> 153 </line>
</par>
<par>
<line> loco. *esta m*sma *inha ** pe*sam**to críti*o-reflexi*o, </line>
<line> encontramos em Libâneo (1994) </line>
</par>
<par>
<line> ideias </line>
<line> avançadas, quando, tr*tando da didá**ca </line>
<line> e s*as </line>
<line> possíveis c*nstruções lógicas </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> dialéticas p*ra o êx**o nos proce*sos d* ensin*-*pren*izagem, lança um fun*amento basta*te </line>
</par>
<par>
<line> sólido para o tema </line>
<line> em questã*, * *artir da per**pção de que a avaliação </line>
<line> "[...] é um </line>
</par>
<par>
<line> *o*ponen*e do proc*ss* de ensino que visa, atrav*s da verificação e </line>
<line> qualificação d*s </line>
</par>
<par>
<line> resulta*os ob**dos, determinar * correspondência destes com os </line>
<line> o*jetivos pr*postos daí, e </line>
</par>
<par>
<line> orient*r a tomada de dec*sõ**" (LIBÂNEO, 1994, p. *4). </line>
</par>
<par>
<line> Sob essa perspectiv*, a visã* cent*aliza*a na figura do professor, *o*o ponto de </line>
</par>
<par>
<line> partida par* </line>
<line> as bases da avaliação, foi lite*al*ente lançad* por ter*a, não que a figura do </line>
</par>
<par>
<line> p*of**sor agora *ej* desnecess*ria, mu*to pelo contrário, agora ma*s *o q*e nunc* el* se faz </line>
<line> mais q*e necessária no co**ext* e*ucacional. * que *ealmente o a*tor apresenta é uma </line>
<line> re*sig*ificação dos *rincí*i*s de avaliação em rela*ão à *ráxis docente em uma esfera mi*ro, </line>
</par>
<par>
<line> ou *ej*, no </line>
<line> âmbit* da sala de au*a, uma feroz crí*ic* aos *quívocos d* at* a*tôma*o de e </line>
</par>
<par>
<line> avaliação e mérito. </line>
<line> É imp*rt*nte *eafi*m*r que os *rocessos de *valiação *eguem su*s *róprias re**as </line>
</par>
<par>
<line> usando o pri*cípio da </line>
<line> necessida*e </line>
<line> que cada t*rma **vela, partindo do </line>
<line> pressup*sto </line>
</par>
<par>
<line> esta**lecido pe*o *ró*rio con*e*to e* questão, fazend* com que o professor possa lançar um </line>
</par>
<par>
<line> olh*r </line>
<line> ex*remamente sensível pa** *ada *eali*ade, seja ela soc*a*, se*a de cunho pessoal, </line>
</par>
<par>
<line> orgânica ou sistêmica, para *u* o aprendizado seja eficaz e, *uem sabe, até *ossa *upe*ar suas </line>
<line> metas. </line>
</par>
<par>
<line> A avaliação * um pro*esso *e invest*gação *a </line>
<line> aquisiçã* do </line>
<line> c**heci*ento, </line>
<line> ou *e*a, </line>
</par>
<par>
<line> a*o*ta par* resu*tado* que o educador almeja a**ançar, *o*o uma via de mã* dupla, in*estigo </line>
</par>
<par>
<line> os me*s métodos p*ra </line>
<line> saber se eles são realme*te capa*es d* </line>
<line> gerar re*ultad*s s*tisfatór*os. </line>
</par>
<par>
<line> Podemos afir*ar com propriedade qu* cada *ndivíd*o possui um univ*rso dentro de si, sendo </line>
<line> ass*m torna-** quas* imp*ssível que um úni** professor possa dar conta de ta*tos un*v*rsos </line>
</par>
<par>
<line> ao mesmo tempo. Para **nto, usando a f*rramenta </line>
<line> de avaliação corretamente, o </line>
<line> prof*ssional </line>
</par>
<par>
<line> po**rá aproximar-s* at* * seu </line>
<line> limite máxim* de competênci* p*ra *ra**lh*r de f*rma *ais </line>
</par>
<par>
<line> *ficien*e. </line>
</par>
<par>
<line> A av**iação é </line>
<line> um* m*di*ção também na </line>
<line> c*ns*ruç*o </line>
<line> de </line>
<line> currícul*s. Perrenoud (1999) </line>
</par>
<par>
<line> direcio*a e ressigni*ica o p*opósito da a*a*iação, m*strando o real sen*i*o de avaliar o aluno </line>
</par>
<par>
<line> n* â*bito </line>
<line> es*olar, </line>
<line> que s*ria o suce*so na **nst*uç*o e a*r**riação dos conhec*mentos </line>
</par>
<par>
<line> previamen*e estabeleci*os e ext*apolar de a**rdo </line>
<line> com o que o aluno já poss*i </line>
<line> de </line>
<line> s*as </line>
</par>
<par>
<line> vi*ência* coti*ianas, rompendo tot*l*ente com os pr**eiros mode*os *e avaliação a*lic*d*s. </line>
<line> Re*. *SA, Ter*sina PI, v. 20, n. 4, art. 8, p. 146-158, abr. 20*3 www4.fsanet.*om.br/r*v*s*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. L. Cavalcanti, *. R. Fl**ên*io </line>
<line> 154 </line>
</par>
<par>
<line> 3.2 Avaliação e inclusão </line>
</par>
<par>
<line> A B*se Nacional Comu* Curricular (BNC*), *prova*a em dezembr* de *017, um </line>
</par>
<par>
<line> documen*o ori*inado p*ra nortear os </line>
<line> doc*nt*s durante </line>
<line> o pro*esso ** apr*ndizage* nas </line>
</par>
<par>
<line> escol*s do p**s, ch*ga com o intuito *e agregar conh**imento igu*litário para </line>
<line> t odos , </line>
</par>
<par>
<line> contempla*do sua* ár*as de *onhecimen*o, pr*porcionand* ao aluno uma *prendizagem </line>
</par>
<par>
<line> sign*ficativ* para s*a f**xa </line>
<line> etária. A BNCC e*tá **gani*ada </line>
<line> nas quatro **eas clássica* </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> conhecimento (Ling*agens, *iências *a Natureza, C*ências Hu*anas Mate*ática) e e </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> im*orta*te *essa*tar que *rga**zaç*o *ro*osta não é *adr*o obrigatóri* para ser seguindo, a </line>
<line> mas destaca a importâ*cia d* um processo autoavaliativo a *stu***tes e docente*. Por isso, as </line>
<line> formas de avaliação realizadas pelas secretari*s de educaçã* dos e*tado* e *un*cípios terão </line>
<line> c*mo base a BN*C. </line>
</par>
<par>
<line> Ser a**liado * motiv* </line>
<line> de ap*eensão, tanto para criança* quan*o para ad**escentes </line>
<line> ou </line>
</par>
<par>
<line> adultos. E*te pr*cesso deve *er*ir, unicamente, para mo*trar aquilo q*e pr*cisa *er melhorado </line>
<line> e, a pa*t*r daí, ajustar a rotina *ara p*tencializa* o aprendizad*. *ste momento não deve servi* </line>
<line> *omo *unição, uma *ez q*e ele imp*cta signif*cativamente n* a*toesti*a e *utoimagem dos </line>
</par>
<par>
<line> *stu*an*e*, pr*judicando </line>
<line> * absorção *e c*nhe*iment* e </line>
<line> o *e*envolvimento de </line>
</par>
<par>
<line> habilidades. Sendo </line>
<line> n*ce**ári* </line>
<line> p*omover </line>
<line> um </line>
<line> espaço </line>
<line> *e </line>
<line> confian*a </line>
<line> por </line>
<line> me*o </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> comportamentos afetivos, empáticos e co*struindo vínculos *ositivos. </line>
<line> A avalia*ão é substa*c*alm*n*e reflexão, capa**dad* ún*ca e *xclusiva do s*r </line>
<line> hu*ano, de p**sar sob** o* seus atos, de analisá-los, julgá-los, interagindo com o </line>
<line> m**do e com os o*tros *eres, in*luindo e sofre*do influê*ci*s pe** seu pens*r e agir. </line>
<line> N** há tomada de consciência que *ão influencie a aç*o. Uma avaliação refl*xiv* </line>
<line> a*xilia a t*ansformação da realidade ava**a*a (HOFF*ANN, 2**9, p. 10). </line>
<line> Algu*as re*lidades sugere* **gu*s camin*os *ue pod*mos percorrer *ara d* *ato </line>
</par>
<par>
<line> incl*irmos o educan*o e r**sig*i*ica*mos as formas </line>
<line> de avaliação como um *odo, *as </line>
</par>
<par>
<line> *nt*nsamen** n* *d*cação inclusiva (*LVES, 2012). A inclu*ã* **p*n*e muito *a atuaç*o </line>
</par>
<par>
<line> dos </line>
<line> professores, n* sua vivência </line>
<line> *e s*la </line>
<line> de aula, metodologia e dinâmic* de ensino </line>
</par>
<par>
<line> aprendiza*em utilizada. </line>
<line> A q*a*if*cação, atravé* de especializaçã* e da formaçã* conti*uada em se**iço, é um </line>
</par>
<par>
<line> conjun*o </line>
<line> *entr* out*os aparato* *u* se faz neces*ário para u* olh*r *ai* apurado </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> **eparad*, para inc*ui* esses alunos *ue vêm da* mai* div*rsas rea*idades com seus traumas e </line>
</par>
<par>
<line> *imitações *rovenientes *e s*as hist*rias de </line>
<line> vida. As *ormas *e aval*aç*es *ue hoj* são </line>
</par>
<par>
<line> usad** como SAE*E e INEP não s*o adequadas para os dive*so* alunos q*e cheg*m o tem*o </line>
<line> Re*. FSA, Teres*na, v. *0, n. 4, art. 8, p. 1*6-15*, abr. 2*2* www*.f**ne*.com.b*/r**ist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Avaliaçã* *as *éries Iniciais do En*i*o Fundam**tal: Al*uns Ap**tamentos </line>
<line> 155 </line>
</par>
<par>
<line> todo às *edes públi*as e privad*s de </line>
<line> ensino com n*ces**dades físicas, psíquicas, afetivas, </line>
</par>
<par>
<line> s*ci**s e intelectuai* todos *s anos, to*nando-se urg*nte a reflexão de que a esc**a *em uma </line>
<line> fun*ão social de p*eparar indiví*uos pa*a a vida, e o professor *ue está *e*sas *scolas tem o </line>
<line> direito e a n*ces*idad* de receb*r cur*os d* qual*ficação e especi*lizações. </line>
<line> Ao se *ensa* a inclusão na *s*ola, *egundo Florê*ci*, Santos e Paixão (*019), é </line>
</par>
<par>
<line> i**r**cindível pensar na*uilo que a </line>
<line> criança *raz </line>
<line> d* suas </line>
<line> *ivências, como o </line>
<line> conhec*ment* </line>
</par>
<par>
<line> empírico ou científic*, </line>
<line> através do seu </line>
<line> co*v*vio com a so*ied*de, fam*lia * context* atual </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> as*im poder dialogar *om aquilo que se pretend* ensi*ar ao aluno, ainda *ais tratando-se de </line>
<line> co*promissos m*i* especí*icos *o proces*o de en*ino-aprendiz*gem. </line>
<line> Ape*ar de a Ed*cação/Escola Incl*siva *er uma *ealidade cada ve* mais comum no </line>
<line> c**idiano da vida esc*lar, é válido citar que r*pens*r as *ráticas educativas adotadas no dia a </line>
<line> dia escolar são conceitos in*eirame*te compr*e*didos pela comunidade i*cl*siva. Se*undo os </line>
<line> *utore*, é *reciso **r importânci* às estrat*g*as de aco*himento/inclu*ão, sem perder de vista </line>
<line> a* *es*on*abilidades e p**ticipação que *ada env*lvi*o possu* nesse processo de constr*ção * </line>
</par>
<par>
<line> adap*a*ão do* s*je*tos com necessi*ades especiais de aprend**ag*m e tais </line>
<line> as*ectos *ão </line>
</par>
<par>
<line> e*sencialmente *arcad*s pelas *uda*ças n*s práticas p*da*ógicas (GL*T; B*ANCO, 201*). </line>
<line> Entende-*e que n*o se *ode olhar pa*a as *rian*a* e jovens, através de testes e exa*es, </line>
<line> mas é preciso envol*ê-la* e avaliá-las em *odo o processo de construç*o d* seu saber, numa </line>
<line> dinâmi*a de cooperação com *s seus pares. Não se *r*ta de enxerga* o i*divíduo, </line>
</par>
<par>
<line> isol*da*ente, contudo </line>
<line> *a*a o *rup* e* *ue *e impla*ta, nu* modo mobilizador </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> cooperati*o, n*ma perspe*ti*a de diferenciação ***a**gica *n*lusiva (*AN*HES; </line>
<line> TH*ODOR*, 2006), ou seja, d**er*nc**r t*refas dentro *o gru*o e *ão ind*víduos. </line>
<line> Embasados po* Weisz (200*), asseguramos q*e é importante pen*ar em out*as </line>
</par>
<par>
<line> f*rma*/maneiras de agir nas articulações e di*logando </line>
<line> com os conceitos teóric*s sob*e </line>
</par>
<par>
<line> *ducação Inc*usiva e *scola *nclu*iva, envolv**do toda a equipe escol*r: diretores, </line>
<line> pr*fessore*, encarregados de ed*cação, funcionários, comunid*de e alun*s; *o*os serão </line>
<line> gr*nde* alia*os na conduç*o e organi*a*ão para um bom func*onamento da i*stitu*ção numa </line>
</par>
<par>
<line> perspe*tiva d* ac*l*im*nto **l**ivo, garantindo *esmo o </line>
<line> direito a *odos nã* deixand* e </line>
</par>
<par>
<line> **paço </line>
<line> para o sentimento de *xclusão (FLORÊNCIO; SANT*S; PAIX*O, 2*19). Assim, </line>
</par>
<par>
<line> nessa prática, constrói-se também o elemento aval*a*ivo. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FS*, Ter*sin* PI, v. 20, *. 4, *rt. *, p. 146-15*, abr. 2023 </line>
<line> www4.fsanet.com.*r/re*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. *. Cavalcant*, R. R. Fl*rên*io </line>
<line> 1*6 </line>
</par>
<par>
<line> 4 CONSIDERAÇ*ES FINAIS </line>
</par>
<par>
<line> A avaliaç*o *az parte do cotidiano de tod*s os seres hu*anos, em a*g** momen*o de </line>
</par>
<par>
<line> s*a vida, em sua jornad* esco**r, no mund* ** </line>
<line> trabalho </line>
<line> e </line>
<line> a*é da* relações in*erpessoais. </line>
</par>
<par>
<line> Luckes* (2011), quando se refere ao p*ocesso de avaliaçã*, r*ssalta a importância da b*sca </line>
<line> das teorias * a viv*nci* para de*envolver a prát*ca. Isambert-Jamati (1971) se**e*c*a*a que o </line>
<line> aluno *ue fr***ssou * aquele q*e não ad*uiriu *o pra*o pre*i*to o* nov*s conhecimentos e as </line>
</par>
<par>
<line> novas competê**ias que instituição, a </line>
<line> con**rme o programa previsto, </line>
<line> impõe. O que há no </line>
</par>
<par>
<line> contexto educacio*a* </line>
<line> ain*a é uma visão quantitativa da a*aliação. </line>
<line> Os a*unos *ão </line>
</par>
<par>
<line> con*id**ados co*o tendo a*can*ado *xito ou fra*as*o na escola </line>
<line> por**e "são avaliados *m </line>
</par>
<par>
<line> função </line>
<line> de </line>
<line> exigências manifest*das pelos *rofessores ou outros a*alia*o***, que seguem </line>
<line> os </line>
</par>
<par>
<line> progr*mas e out*as diret*izes dete*mi*adas pel* sist*ma educativo" (PE*RENOUD, 1999, p. </line>
<line> 23). </line>
</par>
<par>
<line> No entan*o, para *e compr*en*er *elhor *s tip*s, funç*es e métodos de av*liação, </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> de *u*damental importân**a entender os fundamentos </line>
<line> da avaliaç** em s*, seus princ*pi** </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> instrument*s. Ainda **o existe consenso em relaç*o * *tual aval*ação, uma v*z que há vár*a* </line>
</par>
<par>
<line> discussões em relação a esse assunto. M*itas </line>
<line> dúvidas ainda são su*cita*as, inclu***o </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> su*jetividade tanto do avaliad*r quan*o do avaliado. É possível que o avalia*or não consiga </line>
</par>
<par>
<line> levar e* conside**ção todos os aspecto* sociais, ec*nô*icos interpessoais, que possam e </line>
</par>
<par>
<line> inter*e**r na cons*rução d* c**hec*mento sign*fica*ivo. A discussão de que o </line>
<line> meio s*cial, </line>
</par>
<par>
<line> fam*li*, *on*ições *ocioeconômicas e culturais *odem ser </line>
<line> pr**ud*ciais ao *rocesso </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> apr*ndiza*em *á está sup*r*da. É fato. C*b* a* avaliador *uscar compreender ess** div*rsos </line>
</par>
<par>
<line> aspectos em relaçã* ao *esenvolvi**n*o co**i*ivo d*s ed*cando*. P*ra além </line>
<line> di s s o, </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> importa*te ter a con*ciê*c*a de que es*e des*nvolviment* cognitiv* e o próprio p*oc*sso de </line>
<line> aprendizagem e de soc*alizaçã* *contecem em te*p*s diferentes para os di*ersos es**dantes, </line>
<line> com a mes*a faixa etária e na mesma sala de aul*. </line>
</par>
<par>
<line> A avaliaç*o esco**r é um mei* e não um *im em *i **sma; esta delimit*da po* </line>
<line> um a </line>
</par>
<par>
<line> *ete*minada teor*a * p*r uma determinada </line>
<line> p*ática **d*gógica. Ela não ocorre no vazio </line>
</par>
<par>
<line> conceitual, mas "está d*mensionad* por *m modelo teóric* d* soc**da*e, *e home*, </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> educação e, consequente*ente, de ensino e de aprendizage*, expre*so na teor*a * *a *rá*i*a </line>
<line> *edagógica" (CALDEIRA, 200*, *. 122). </line>
<line> *o atri*uir dife*entes mane*ras de a*aliar, *btém-se vários *nstrumentos de investig*r </line>
<line> o proce*so de e*sino-aprendizage*, por isso é pre*iso in*v*r, de ma*eir* **gnificativa e *ão </line>
</par>
<par>
<line> apenas in*trumental, *etodologias </line>
<line> que sej*m capaze* de </line>
<line> dimen*ionar a capacidad* de cada </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina, *. 20, n. *, art. 8, p. 146-158, *br. 20*3 </line>
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<line> Avaliação nas Séries *niciai* do Ensino F*ndament*l: Alguns Apo*tamentos </line>
<line> 15* </line>
</par>
<par>
<line> um de maneira mais equâ*ime. Como mediad*r, cab* ao profess*r apresentar * criar *aços </line>
<line> *ntre os con**cimen*os científ*cos e os c*lt**ais, ent*e os sabe*es pré-exi*tentes e aos teó**co- </line>
<line> metodológicos de**inados ao aprendente, entre o sen*o com*m e o sen*o cientí*ico, em u*a </line>
<line> s**estes*a de saberes e *n*er*ss** contextuais. </line>
<line> REFERÊN*IA* </line>
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<line> Como Referenciar este *rtigo, conf*rme ABNT: </line>
<line> CAVALC*NTI, *. L; F*ORÊNCIO, R. R. A*aliação nas Séries Iniciais do Ensino Fundame*tal: </line>
<line> Alguns Apontamentos. Rev. FSA, Te**sina, v. 20, n. 4, art. *, *. 146-**8, a*r. 2023. </line>
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<line> C*ntribuição dos A*to*es </line>
<line> A. L. **va*canti </line>
<line> R. R. Fl*rêncio </line>
</par>
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<line> 1) **ncep*ão e *l*n*jam*nt*. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 2) an*li*e * inter*retação dos dados. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 3) elaboração *o rascunho o* na revi*ão crítica d* conteúdo. </line>
<line> * </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 4) participação na aprovaçã* da *ersão final do *anu*cri*o. </line>
<line> * </line>
<line> X </line>
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<line> R**. FSA, Tere*in*, v. 20, n. 4, art. *, p. 146-15*, abr. 2023 </line>
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ISSN 1806-6356 (Print) and 2317-2983 (Electronic)