<document>
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<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
<par>
<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. *0, n. 8, art. 2, p. 20-40, ago. *0*3 </line>
<line> I*SN Impresso: 180*-6356 ISSN *letrô*ico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.12819/2023.2*.8.2 </line>
</par>
<par>
<line> Pres*adores de Serviços Logísticos n* B*asil - As So*uç*es Cri**as no Período d* *andemia </line>
<line> Log*stics Servi*e Pro*i*ers in Bra*il - The Soluti**s Cre*ted Durin* the *andem*c </line>
</par>
<par>
<line> *ogerio *arbosa da Silva </line>
<line> Grad*aç*o em Administra*** pela Univ*rsidade Paulis*a </line>
<line> rogerio.*ilva260@ete*.sp.gov.br </line>
<line> Mauro Vi*al*ini </line>
<line> Doutorado e* Engenhar*a d* Produçã* *ela Uni*er*idade Metod*s** de Pirac*caba </line>
<line> Professor d* p*s-graduaç*o em Adminis*ração da Universi*ade *aulista </line>
<line> mavi*ald@*ma*l.com </line>
</par>
<par>
<line> *ndereço: R*ge*i* Barbosa d* Sil*a </line>
<line> Editor-Chefe: *r. Tonny Kerley de Alencar </line>
</par>
<par>
<line> Unive*sidade </line>
<line> Paulist*, </line>
<line> C*n*e*ho </line>
<line> *uper*or d* </line>
<line> *nsino, </line>
<line> Rodrigues </line>
</par>
<par>
<line> *e*quis* </line>
<line> e </line>
<line> Extensão. </line>
<line> *ua </line>
<line> Douto* </line>
<line> *a*elar - </line>
<line> 1212 </line>
<line> V ila </line>
</par>
<par>
<line> Clementi*o, 0402*0*2 - São Paul*, *P - *ras*l, </line>
<line> Artigo *ecebido em **/05/2023. Ú*tima </line>
<line> ve*são </line>
</par>
<par>
<line> Ender*ço: Ma*ro Vivald*ni </line>
<line> receb*da em 2*/05/2023. Ap**vado em 28/*5/2023. </line>
</par>
<par>
<line> Univers*dad* </line>
<line> P*ulista, </line>
<line> Conselho </line>
<line> Sup*r*or de </line>
<line> En*ino, </line>
</par>
<par>
<line> Pes**isa </line>
<line> e </line>
<line> E*tensão. </line>
<line> Rua </line>
<line> Doutor </line>
<line> Bac*lar - </line>
<line> 12** </line>
<line> V ila </line>
<line> Avaliado pelo siste*a Triple *eview: Desk Review a) </line>
</par>
<par>
<line> Cleme*tino, 0*0*6002 - São P*ulo, SP - Bra*il, </line>
<line> p*l* Edi*or-Chefe; e b) Do*ble Blind Review </line>
<line> (aval*ação cega *or d*i* avali*dores da área). </line>
<line> Revisã*: Gramatica*, No**ativa e *e Form*tação </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *r*stad*res de Serviços Lo*íst*cos no Brasil - As *oluções Criadas *o **rí*do da Pand*mia </line>
<line> 21 </line>
</par>
<par>
<line> RESUM* </line>
</par>
<par>
<line> As e*presas de pr*stação de s*rviços logísticos (PSL) foram *nf*ue*ciadas pelas mudanças </line>
<line> que a C*vid-19 *mpô* às pessoas e às organizaçõ*s, reflexo d*s me*os de comp*a e entrega </line>
</par>
<par>
<line> (principalmente do *-commerce). **sse contexto, o </line>
<line> objetivo da pre*e**e p*squisa f** </line>
</par>
<par>
<line> ana*is*r ** soluções *riada* pelos PS* no Brasil du*a*te a pan*emia. Por meio da utilizaç*o </line>
</par>
<par>
<line> *e *ados secund*rios extraídos *e **b*i**s especializ*dos no setor, o estu*o c*assi*ica </line>
<line> as </line>
</par>
<par>
<line> pr*ncipais i*iciati*as </line>
<line> pa r a </line>
<line> suportar as operações num perí**o marcado pelas *estrições. É </line>
</par>
<par>
<line> constatado q*e * pandemi* direcion*u *s *SL a se adequarem a um novo cená*io </line>
<line> impul*i*nado pelas compras n* e-comme*c*. É apresentado e discutid* um c*njunto de 1* </line>
<line> so*uções e 7 ag*upamentos *ue fora* c*as**fic*d*s ** pesqui*a. As *n**rma*ões *i*aliz*m a </line>
<line> ge*tores cami*h** e soluç*es que *odem co**r*buir para a *estão de entregas cada ve* mais </line>
<line> rápidas, bem como oferecem a ac*dêmicos um leque de opções q*e podem ser mais bem </line>
<line> exploradas. </line>
<line> Pa*avras-*have: Prestador de Ser*iço Logís*ico (*SL). Sol*ç*es lo*ísticas. Inovações </line>
<line> log**tic*s. E-commerc*. </line>
<line> ABSTRACT </line>
</par>
<par>
<line> Log*stics Service providers (LSP) were </line>
<line> infl**nced by the change* Covid-19 imposed on </line>
</par>
<par>
<line> p*ople a*d </line>
<line> organizations, r*flecting the means of purchas* and del*ver* (mainly e- </line>
</par>
<par>
<line> commerce). In th*s conte*t, the prese*t research *ims t* anal*ze the *olutions created by th* </line>
</par>
<par>
<line> LSP </line>
<line> in Brazil durin* th* pandemic. Thr*ugh secondary data e*tracted fro* websites </line>
</par>
<par>
<line> spec*alized in the s*ctor, the study clas**fies the lead*ng initiativ*s to support operatio*s *n a </line>
<line> per*o* marked by restrictio*s. It is ver*fied that the pand*mic *i**cted the LSP to a*apt to * </line>
<line> new scena*io driv*n by e-commerce purchas*s. A *e* of 1* solution* and 7 clusters </line>
<line> cl*ss*fied *n the resear*h i* pres*nted and *is*ussed. The infor**tion poi**s to managers' </line>
<line> p*t*s and solut*ons *ha* *an contribute to *h* management of increasin*ly faster de*iveries </line>
<line> and o*fer acad*mics a rang* of *pti*ns tha* can be better *xplor*d. </line>
<line> Keywords: Logisti*s ser*ic* pro*ider (LSP). Log*stics s*luti*n*. Logistics i*n*va*i*ns. E- </line>
<line> c*mmerce. </line>
</par>
<par>
<line> Re*. FSA, Teres*na PI, v. 2*, n. 8, art. 2, p. 2*-40, ago. 2023 </line>
<line> www4.fsanet.*om.br/revis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> R. B. Silv*, M. Vivaldini </line>
<line> 22 </line>
</par>
<par>
<line> 1 INTROD**ÃO </line>
</par>
<par>
<line> É fato o cr*sciment* do comércio eletrônico e as diferen*es transfo*maçõe* *el*s quais </line>
<line> o varej* tem pas***o nest* século X*I, levando as organ*zaçõ*s * buscar *o*as *ane*ras d* </line>
<line> v*nder, operar e entregar. Dentre as *uais, o esforço **mercial das plat*formas de co*érc*o </line>
</par>
<par>
<line> elet**n*co </line>
<line> para mot*var </line>
<line> as com*ras por meio de e*tr*gas cada vez mais rápidas (S*LLE*, </line>
</par>
<par>
<line> 2021). Co*sequenteme*te, neste ce**rio mar*ado pelo *mpuls* ao imediatismo nas entregas, </line>
<line> os *roved**es de serviç*s logí*t***s (*S*) prec*s*ram se *dequar (VIVA*DIN*, 20**a). </line>
<line> Estudo ap*esentado pela Accenture (2020) a*on*a a *mportância dos PSL no </line>
<line> desenv*lvimento da* atividades comercia*s (*dv*nda* do comérci* el*trô*i**) que tem </line>
</par>
<par>
<line> cresci*o *o longo do tempo. Esse *rescimento proporc*on* a *ecessi*ade *e um </line>
<line> númer* </line>
</par>
<par>
<line> *ai*r *e PSLs para *t*nder a demanda cre*cen**, ** *esmo te*po que exige menores cu*tos </line>
<line> e maior satisfação do nível de serv**o ao client*. </line>
<line> * a*vento d* pandemi* CO*ID-1* (i**ciado *o *inal de **19) estress*u ainda mais o </line>
</par>
<par>
<line> sistema *e </line>
<line> entrega p**a f*r*e </line>
<line> de*anda gerada, com re*lexo dire*o </line>
<line> nos *SL (SARKIS et </line>
<line> * * ., </line>
</par>
<par>
<line> 2020). Quando *s medidas de *solamento *e to*na*a* ma*s fortes, matéri* *a *ssociação </line>
<line> Bra*i**ira de L*gíst*ca e *ranspo*te de **r*a (ABCT, 2020) **irmav* *ue o PSL precisaria s* </line>
</par>
<par>
<line> reinve*ta* diante da *andemia, além de </line>
<line> *edesenhar </line>
<line> *s relações c*m *s c*lab*radores </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> tran*portadores a**ô**mos. Est* previsão baseava-*e nas n*vas *tividades *ue dev*r*am **r </line>
<line> des*nvolvidas pela deman*a, ex*gindo mais tec*o*ogi*s par* *tuar em can*is mul**moda**, no </line>
<line> atend*m*nt* a* e-commerce e se adapt*r ao OmniChannel. </line>
<line> **d*pend*nt* do i*pa*to provocad* pe*a p*ndemi*, há d* ** ressalt*r que no iní*io d* </line>
<line> 2020, segundo a Associação Brasileira dos Oper*dore* Logísticos (ABOL, 2020), havia 2*5 </line>
</par>
<par>
<line> operadores de servi*os logísticos em plen* operaçã* </line>
<line> no país, os quais pr*po**ionara* </line>
<line> u* </line>
</par>
<par>
<line> cresc*mento </line>
<line> e*onômico *ar* o *e*or de </line>
<line> *9,24 %, comp*ran*o * </line>
<line> perí*do de 2018 e 2019, </line>
</par>
<par>
<line> e*pregando dire*a e in**reta**n*e ce**a de </line>
<line> 1,5 m*l*ão de </line>
<line> po* t os </line>
<line> de trabalho, </line>
<line> c*m </line>
</par>
<par>
<line> u*a Re*ei*a Ope*ac*onal Bruta (ROB) total de R$ 100,8 bil*ões **u*is e um faturame*t* </line>
<line> médio est**ado de R$ 366 milhõ*s, por empres*, arrecadando R$ 1*,* bilhõe* em </line>
<line> *r*buto* e R$ 11,5 b*lh*e* em enca*gos trabalhistas. </line>
<line> *onside**ndo o ce**rio p*ssado, a imp*r*ância de*se setor pa*a o mercad* br*sileiro, </line>
</par>
<par>
<line> e *dvento d* pand*m*a *o COVID-1*, intenção d*ste e*tudo analisar quais as soluçõ*s </line>
</par>
<par>
<line> o </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> operaci*na*s cr*ada* pelos pre*tador*s de s*rviços logísticos durante o perío*o *a pandemia? </line>
</par>
<par>
<line> É m*ito provável </line>
<line> que *studo* *elat*vos ao impacto l*gís*ico ca**ados pela pandemi* </line>
</par>
<par>
<line> ven*am ocor**ndo, por isso, *onsideran*o o momento, map*a* as iniciati*as d*s **L é ainda </line>
<line> *ev. FSA, Teresina, v. 2*, n. 8, art. 2, p. 20-*0, ago. *02* www*.fsanet.com.br/*evi**a </line>
</par>
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<par>
<line> Pr*stadores de Ser*iços Lo*ísti*os no B*a**l - As Soluções Criadas no Período da Pandemi* </line>
<line> 23 </line>
</par>
<par>
<line> uma opo*tunidad* para * academia * p*ra o* gestores *a inten*ão *e ent**der *s movimento* </line>
<line> e sol*çõ** que es*e *mportant* se*mento trilhou no enfrentamento desse desafi*. *s </line>
<line> *onsequên*i*s a lo*go prazo da pandemi* do COVID-19 sã* impr*v*sív**s, *as parece </line>
</par>
<par>
<line> inevi**ve* que </line>
<line> os des**i*s </line>
<line> e *s *portuni*ade* c*nti*uarã* a desafi*r esse* provedores </line>
</par>
<par>
<line> (Kuckertz, *020). Por conseg*inte, esp*ra-se que estu*os como es*e contri*uam par* *rientar </line>
</par>
<par>
<line> empres*rio* na busca de *lexibilidade e e*tendimento *e mode**s capazes de responder </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> momentos de crise, como os da pan**mia C*vid-*9. </line>
</par>
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<line> 2 R*FERENCIAL TEÓRICO </line>
</par>
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<line> 2.1 PSL e Pa*demia </line>
</par>
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<line> *radicionalmente, um PSL tem competê*cia *ar* pre*tar *erviços *ogísticos básic** </line>
<line> (arma***agem e t*ansporte), int**me*iários (expe*ição e cross *ocking) e de maio* </line>
<line> complexidade (p*anejament* e con*role de estoqu*s). Em algun* cas*s, também pod* agregar </line>
<line> va*or por meio da cu*tomizaç*o de *perações (embalagen* e monta*em **na* de prod*to*) ou </line>
<line> em assesso*ia e*presarial (consult**ia de sistemas e rede*en*o de malhas logísticas) (N*TO </line>
<line> et a*., 2020). Da m*sm* forma, estudos *ec*ntes abordam as inovações no ger*nciam*nto *a </line>
<line> *ogís**ca int*g*ad* (FULCONIS; PA**ÉB, 2018) que vêm sendo u*il*zadas por estes </line>
</par>
<par>
<line> prove*o*es de serviços. Contud*, *s *u*anças imp**tas ou *daptativas de*or*entes </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> *andemia tr*nsfo*mam esses operadores (PEDROSO, 2020), conforme dados </line>
<line> ilus*ra*os na </line>
</par>
<par>
<line> *igura *. </line>
</par>
<par>
<line> R*v. FSA, Ter*si*a PI, v. 20, n. 8, art. 2, p. 20-*0, ago. 20** </line>
<line> www4.fsanet.com.b*/r*vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. B. Silva, M. Viva*dini </line>
<line> 24 </line>
</par>
<par>
<line> Fig*ra 1 - Mu*anças no *erfil de compras d* per*o*o p*é ao pós-pand*m*a </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: G*C (2020) </line>
<line> Em síntese, 81% de *rescimento no e-commerc* e o *ue i*so *emanda </line>
</par>
<par>
<line> ope*acionalm*nte i*plicam fortes adapta*ões *udanças, não só nas e*pr*sas varej*st*s, e </line>
<line> como também em seus prov*dores *e serviços. Enfim, mudanças realiza*as tendem a se </line>
</par>
<par>
<line> c*n*ol*dar, fazendo com q*e a *remência *e </line>
<line> s*luções eviden*iada* *e** </line>
<line> pandemia seja </line>
</par>
<par>
<line> consolidada *o longo do tempo (*AKAHACHI; PÉRTILE, 2020). Esta tra*sf*rmação r*tifica </line>
</par>
<par>
<line> a posição de </line>
<line> que o PSL não p*de ser v*sto *ão some**e co*o uma sim*l*s terce*ri*açã* ou </line>
</par>
<par>
<line> quartei*ização *e *er*iço* logísticos, mas s*m </line>
<line> como uma relaç*o de negócio </line>
<line> comprometido </line>
</par>
<par>
<line> *o* o ne*ócio do *lie*te. </line>
<line> Cl*ramente, *s necess*d*des das organizações diante das *ai* </line>
</par>
<par>
<line> d*fer*ntes operações *ransformam e*sa *e*ce*riz*ção, **rg*ndo novas *onf*gurações em que a </line>
<line> re*ação de negócio estabel**e maior co*prometimento * int***ação, na e*pe*tativa de atender </line>
<line> a* demand*s do client* fin*l (VI*AL*INI, 202*b). </line>
<line> 2.2 A *ntrega nos serviç*s logísticos </line>
<line> Os serv*ços adv*ndos d* internet expandiram * agregaram setores como os de *efeições </line>
<line> *ara viagem, varejo *e supermerca*os e *are*o nã*-alimentar. **te movimento f*i tão forte </line>
</par>
<par>
<line> que muitas em*resas de </line>
<line> en**ega *urgiram *om o foco ne*te* segmen*os. Este *erviço, mais </line>
</par>
<par>
<line> present* </line>
<line> no B2C (business *o comm*r**) do *ue n* B2B (b**iness to busines*), tam**m é </line>
</par>
<par>
<line> conhecido como entregas instantâ*eas, sob demanda, de a*licativos, e *utros mais (*ERBOLI </line>
<line> Rev. FS*, T*resina, v. 2*, n. 8, ar*. *, p. 20-40, *g*. 2023 w*w4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *r*s****res d* Serviços Logístic*s no Bra*il - *s Soluções Criadas *o Per*o*o da Pandemia </line>
<line> 25 </line>
</par>
<par>
<line> et al., 2021). *un*amental*en**, est*s modelos se relacionam *om a d*c*são de compra </line>
<line> através *a natu*eza d* pedido, com o *e*vi** de en*reg* que se adéqua ao tipo de pedido, com </line>
</par>
<par>
<line> a tec*olog*a empregada q*e supo*ta a gestão das **er*ções (na logíst*ca e nas </line>
<line> cadeias </line>
<line> *e </line>
</par>
<par>
<line> suprimentos). </line>
</par>
<par>
<line> A qualidade d* serv**o logístico é um dos fatores q*e </line>
<line> *ont*ibuem *om sucesso do o </line>
</par>
<par>
<line> varejo on*ine, e está *ntimamente relaci**ada à pontu*lidade da entrega. Esta influencia </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> s*tisfação </line>
<line> do cliente as int*nções de compras futura*. Por sua e </line>
<line> vez, </line>
<line> o </line>
<line> tempo de e*trega </line>
</par>
<par>
<line> *umenta a ince*t*z* ** cli*nte * o risco p*rcebido, diminuindo a satisfação e as intenções d* </line>
<line> co*pra. Portanto, o prazo de *nt*ega é um determinante se o cli**te fará ** **o * compr*. S* </line>
<line> os v*rejistas pre**ndem melh*rar a sa*isfaçã* do *liente no mome*to da compra, é preciso da* </line>
<line> atenç*o a* envio mais rápid* (AMLING; D*U*HERTY, *018; LIM; WINKENB*CH </line>
<line> 2019). </line>
<line> A entrega no mesmo dia tem como *arac*erís*ica o m*vim*nto do item p*dido do l*ca* </line>
<line> da produção ou estoq*e para o endereço do clien*e fi**l, ou seja, uma *iag*m pon*o a *o*t* </line>
<line> (CHA*G; *IN, 2017). Nela s* encaixa as tr**saçõe* B2C ** B2B, diferen*e das entr*gas de </line>
</par>
<par>
<line> encomend*s, cuja o*eraçã* envolve </line>
<line> diferentes tipos d* v**culos, loc*is, sis*emas des*arga, </line>
</par>
<par>
<line> *l*ssificação e carga (ALLEN et a*., 20**; *IMONI et al., 2020). Este *odelo consolida </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> mo*i*enta as m*rcador*as, na i*t**çã* de otimi*ar os cu*tos segundo a *ocal***ção, o te*po </line>
<line> de entrega e os ti*os de veí*ulos. Geralment*, para o *o**mento dos produt*s util*z*m-se de </line>
<line> veículos *aiores *ara as tra*sferências e meno*es para as entregas locais. C*nsequentemente </line>
<line> esses mode*os de operações *e difer*nciam n*s cu*tos. Entretant*, não s* p*de confu*dir com </line>
</par>
<par>
<line> o modelo de ent*e*a dos </line>
<line> ap*icat*vo* de refeição e ali*entos, difundido </line>
<line> na* difer*ntes </line>
</par>
<par>
<line> pla*af*rmas de venda (UberEats, *ustEat,I*ood)(T*N* et al., 202*). Este m*del* opera com </line>
<line> pedidos aten*i*os *m até uma h*ra, re*lizad*s por entregadores em bic*cl*tas, motos e c*r*os. </line>
<line> A A*azon é c*ta*a po* muitos estudos (ISH*AQ et al., 2021; ZHANG *t al., 2019) </line>
</par>
<par>
<line> como e*emplo de adequaç*o </line>
<line> às mudanças </line>
<line> i*p*stas pelos novo* modelos </line>
<line> de e*tre*as. Ela </line>
</par>
<par>
<line> crio* sua p**pria plataforma logísti*a (Amazon Lo*istic*), </line>
<line> *trav*s da qual </line>
<line> trans*ortadoras </line>
</par>
<par>
<line> ind*pendentes (empresas locais ou reg*onais) se conect*m para entregar </line>
<line> as encomendas aos </line>
</par>
<par>
<line> consumidor**. A </line>
<line> op**ação </line>
<line> de triagem e a clas*if**ação *as mercadorias e entregas estão </line>
</par>
<par>
<line> apoiadas por centros de distribuiç*o a*t*mat*zados, com supo*t* de tecnol*gia *ara ordenar o </line>
</par>
<par>
<line> transporte e as </line>
<line> entr*gas. Essas condições somadas à *ersat*l*d*de obtida n* tr*nsporte </line>
</par>
<par>
<line> fornecem f*exibilidad* *ara alte*a* a </line>
<line> velocida*e de e**rega, permitindo ate*d*r à entrega no </line>
</par>
<par>
<line> dia seguint*. Ess*s transportadoras indepe*dent*s, muita* vezes, f*zem uso de uma </line>
<line> força de </line>
</par>
<par>
<line> trabalho casual que são empregadas por demanda. *sta </line>
<line> opção chamada d* crowds*ip*ing </line>
</par>
<par>
<line> Re*. F**, Te*esi*a PI, v. 20, n. 8, art. 2, p. 20-40, ago. 2023 </line>
<line> www4.*sane*.com.br/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> R. *. Si*v*, M. Vivaldini </line>
<line> 26 </line>
</par>
<par>
<line> utiliza pesso*s qu* j* es*ão vi**an*o dos pontos A *ara B **ra leva* um pacot* ju*to com </line>
<line> *les, e vem sendo adotada *o* *uitas empresas o* pla*aformas de *erviços (UberRUSH, </line>
<line> Postma*es, *ns*acart, Deliveroo) (ALLEN *t al., 2018; E*MAGUN; STAT*OPOULOS, </line>
<line> 2021) </line>
<line> Para entregas ráp*das, a *ogíst*ca d* última milha * *ma alter*ati*a para atingir * nível </line>
<line> de serviç* esperado, mes*o sendo *esponsá**l por uma p*rcela elevada dos cu*tos. N*la, * </line>
<line> p*ecis* co*siderar modelos d* compar**lham*nto com* * crowdsourcing (*AN*IAR*CI*A </line>
<line> et a*., 201*), apo*ados por p*ata*ormas de servi*os (t*po "uberização" *os *erviços logíst*cos), </line>
<line> onde a* encomendas e *s *nidades de ent*ega são combinadas (*IM; WIN*ENBACH, 2018). </line>
</par>
<par>
<line> Nes*as operações, a aplic**ão de no*as te**ologias e s*luçõ*s </line>
<line> al*ernat*vas (Armári*s de </line>
</par>
<par>
<line> *ole*a, entregas em uma par*d* ond* o cl**nte r*ti*a, et*.) são opções *uit*s veze* </line>
</par>
<par>
<line> *ecess*rias. Enfim, é *recis* ente*d** </line>
<line> que a distribuiç** *anha *ovas </line>
<line> dime**ões, pois um </line>
</par>
<par>
<line> *edido pode ser aten*ido a p*rt*r *e um cen*r* *e distrib*ição, de um* loja, ou mes*o de um </line>
</par>
<par>
<line> canal externo. Na persp*ctiva *mnichann**, deve-s* pr*ver </line>
<line> a demanda levan*o em </line>
</par>
<par>
<line> c*nsid*ração as </line>
<line> nova* </line>
<line> co*plexidades que su*gem, provocadas po* *lientes cada vez ma*s </line>
</par>
<par>
<line> sensív*is ao t*mpo de ent*ega (CARO et al., 20*9) </line>
<line> O desempenho d** serviços logí*tico* é **sto *o*o **nçã* da i***gração operacio*al </line>
<line> obtida entre os prove**res de serviços * seus cliente*. Esta inte*ração, p*ra entregas *ada vez </line>
<line> mais rápidas, nece*sitará do sup**te de programas tecnol*gicos (necessária a estes </line>
<line> *rov**ores) ca*azes de controlar es*oque, efetuar monitoram*nto, roteirizaç*o e a*endame*to </line>
<line> de veículos, s*b**ituir entra*as manuais por entrad*s eletrônicas de dados (DAIN et al., 2019; </line>
</par>
<par>
<line> GRANT, 2019). I*c*usive, permite c*mpartilhar e **n*ro*izar **itas operações </line>
<line> em tem*o </line>
</par>
<par>
<line> r*al (GONG et al., 2018). Claramen*e, ess* pressão no d*sempen*o *rará reflexos </line>
<line> sobre os </line>
</par>
<par>
<line> negóci*s e *xigirá adequ*çõ*s *os proved*res de serviç** logís**c*s. </line>
</par>
<par>
<line> 3 METODOLOG*A </line>
</par>
<par>
<line> O presente estudo utili*a *bor*agem q**ntitativa e qualitativa, explo*ató*ia, por *e tra*ar </line>
</par>
<par>
<line> de u** p*squisa a respeito de um tema atual, </line>
<line> aind* p*uco evide*ciado, *e*ativo às </line>
<line> *o*uções </line>
</par>
<par>
<line> cri*das pelos PS* no períod* da pandem*a da covid-19 no Brasil. *onf**** ilustra * Figura 2, </line>
<line> a pes*uis* fo* organizada na intenç*o de re**onder à questão de pesquisa, c*ntextualizando o </line>
<line> tema co* *ma visã* a respe**o *o* PSL (seu papel *a pandem*a) e a im*o*tâ*c*a das ent**gas </line>
</par>
<par>
<line> no serviço l*gí*tico </line>
<line> dia*te das demandas advindas (pri*cip*lment* d* e-c*mmerce). Na </line>
</par>
<par>
<line> sequên*i*, </line>
<line> busca-se em *ites (capes-pe**ódicos, *oogle ac***mico e google) </line>
<line> *n**rma**es </line>
</par>
<par>
<line> R*v. FSA, Teresina, v. 2*, n. 8, *rt. 2, p. 20-40, ag*. 2023 </line>
<line> www4.fsan*t.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Prestador** de Serv*ç*s Lo*ís*icos no Brasil - As Soluções Cr*adas no Período da Pandemia </line>
<line> 27 </line>
</par>
<par>
<line> re*a*ivas ao qu* foi adotad* pelos PSL como *oluções emp**gadas durante o *eríodo </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<column>
<row> pandem*a C*vid-1*. Com o material coletado, efetu*-s* uma análise, através da leitura e </row>
<row> class*ficaç*o dos dados obt*d**, de quais soluç*es *oram a**t*das por es*es prove*ores. </row>
<row> Figur* 2: Organ**açã* d* pesquisa </row>
<row> Sol*çõe* op*racionais criadas **los prestadores d* serviços logíst*cos (PSL) na pan*emia </row>
<row> Co*te*tualização *eóri*a </row>
</column>
<par>
<line> PSL e pandemia </line>
<line> A *nt*ega nos serviços logísticos </line>
<line> *usca de *ados </line>
<line> secundários </line>
</par>
<column>
<row> Análise dos dados obtidos </row>
<row> S*lu*õe* adotadas pelos PSL </row>
<row> Plano de pesquisa </row>
<row> Para a *ealização *a pesqu**a, foram levantados dados s*cu*dários de três *o*tes, </row>
<row> P*rt*l de Perió*icos - Ca*es/MEC, Google *c*dêmico e G**gle, c*nforme ilu*tra a figur* 3, </row>
</column>
</par>
<par>
<line> *om os s*gui*tes dizeres: "logí*tica na pan*emia", "presta*or d* serviço logístico </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> pandemia", "operador *ogí*tico na pandemia", configurado com a temporal*dade de </line>
<line> 01/*3/*020 a 30/0*/2*21, perío*o no qual a pan*emia do cov**-19 se ins*a*ou no *rasil. </line>
<line> O Quadr* 1 resume o cri*ério ado*ado para a obtenção dos dado* secundários, </line>
<line> extr*ído* da* fontes citadas, com a *inalid*de *e b*sc*r as informações relativas à *u*st*o de </line>
<line> pesq*isa. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina PI, *. 20, n. *, art. *, p. *0-40, ago. 2023 </line>
<line> w*w4.*sanet.co*.br/revi**a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> R. B. Silv*, M. *ivaldini </line>
<line> 28 </line>
<line> *uadro 1 - Critério de bu**a </line>
</par>
<par>
<line> Indexador </line>
<line> *ermo de Busca </line>
<line> R*spost*s </line>
<line> Fi*tro 1 </line>
<line> Filtro 2 </line>
<line> Filtro 3 </line>
<line> Tota* </line>
</par>
<par>
<line> </line>
<line> </line>
<line> L*gísti*a na *andemia </line>
<line> 142 </line>
<line> 10* </line>
<line> 9 </line>
<line> 0 </line>
<line> 0 </line>
</par>
<par>
<line> *eriódicos Ca*es/MEC </line>
<line> **est*d** *e ser*iço *o*ísti*o na pandemia </line>
<line> 10 </line>
<line> 9 </line>
<line> 3 </line>
<line> * </line>
<line> 0 </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> Oper*dor logístico na pandemia </line>
<line> 10 </line>
<line> 9 </line>
<line> 4 </line>
<line> 0 </line>
<line> 0 </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> Logística *a pan*em*a </line>
<line> 27.500 </line>
<line> 1 </line>
<line> 1 </line>
<line> 0 </line>
<line> 0 </line>
</par>
<par>
<line> Goo*le acad*mico </line>
<line> Pr*sta*or *e serviço logístico *a pand*mia </line>
<line> 1.300 </line>
<line> 0 </line>
<line> 0 </line>
<line> 0 </line>
<line> 0 </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> Operador logístico na pan*emia </line>
<line> 1.650 </line>
<line> 0 </line>
<line> 0 </line>
<line> 0 </line>
<line> 0 </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> Logística na pan*emia </line>
<line> **.900.000 </line>
<line> 5.070 </line>
<line> 64 </line>
<line> 32 </line>
<line> 32 </line>
</par>
<par>
<line> Buscador Go*gle </line>
<line> Prestador de serviço logístico na pandemia </line>
<line> 628.*00 </line>
<line> 616.000 </line>
<line> 172 </line>
<line> 3* </line>
<line> 36 </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> Ope*ado* logí**ic* na p**demia </line>
<line> 1.6*0.000 </line>
<line> 1.340.*00 </line>
<line> 177 </line>
<line> 35 </line>
<line> 35 </line>
</par>
<par>
<line> 47.188.000 </line>
<line> 200.390 </line>
<line> 37 1 </line>
<line> 10 3 </line>
<line> 10 3 </line>
</par>
<par>
<line> Filtro 1 = Período d p*squisa 2020-2**1 </line>
</par>
<par>
<line> Fil*ro 2 = Relaciona*o à administração (pública e de emp*esas) </line>
<line> F**tro 3 = Leitu*a ide*tific**do os *ites/artigos perti*entes </line>
<line> O resul*ado da busca, segundo o quadro 0*, **sponibiliz** 103 sites que se relaciona* </line>
<line> c*m as so*uções de *iv*rsas empresas na indúst*ia de prestadores de serviços log*sticos. </line>
<line> Di*nte d** três tentativa* de extração de dados secundário*, pode-se con*luir que somente o </line>
</par>
<par>
<line> B*scador Google p*ss**a informações </line>
<line> *ertinentes ao assunt* </line>
<line> pesqu*sado. *upõe-s* que, por </line>
</par>
<par>
<line> ser um tema recen*e (*ara o período pesquis*do), os artigos acadêmicos aind* nã* refletiam a* </line>
<line> inform*ções necessárias pa*a a**nder aos o*je*ivos da pes*uisa. </line>
<line> 4 *PRESENTAÇÃO E ANÁLISE DE D*D*S </line>
<line> A *igura * re*resenta o ma*eamento das soluç**s cr*a*as pelos PS*s no *rasil </line>
</par>
<par>
<line> duran*e o período de pandemi*, res*rito ao </line>
<line> perío*o de ma*ç* de 2020 a maio de 2021. A </line>
</par>
<par>
<line> *egu*r o estudo apresenta as soluçõ*s que *or*m levant*das pela pes*uisa. </line>
<line> Figura 3 - M*pe*men*o das soluç*es </line>
<line> *u*cado* do Google </line>
<line> Diagnóstico </line>
</par>
<par>
<column>
<row> "Logís*ic* na p*ndem*a" </row>
<row> "*restad*r de Serviço *ogístico *a </row>
<row> pandem*a" </row>
<row> "*perador Lo**stico na pande*ia" </row>
</column>
<column>
<row> Mapear as soluçõ*s criadas p*los </row>
<row> **L no Brasil no período de </row>
<row> t*mporali**de 01-03-20*0 * 30-*5- </row>
<row> 2021 </row>
</column>
</par>
<par>
<line> R*v. *SA, T*resina, v. 20, n. 8, ar*. 2, p. 20-40, ago. 2023 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> P*estadores de Serviços ***íst*cos n* Brasil - As Soluç*e* Cr*adas no Período da Pandemia </line>
<line> 29 </line>
</par>
<par>
<line> 4.1 Levantament* d*s soluções criadas pelos PS* </line>
</par>
<par>
<line> Com base nas *nfor*açõ*s obtidas dos 103 sites </line>
<line> an*lisad*s, foi *ealizad* um </line>
</par>
<par>
<line> agr*pamento da* sol**ões c*nforme *u*s s*m*lhanç*s, e 17 *oluç*es adotadas foram </line>
<line> extr**das: </line>
<line> So*u*ão 1 - Mecanism*s digita*s </line>
</par>
<par>
<line> Atualizaç*o das opera*ões (e dos operadores) atrav*s </line>
<line> de mec*nis*os digit*is, cuj* </line>
</par>
<par>
<line> ad*ptação er* necessária jun*o aos varejistas do e-c*mmer*e. Da mes*a forma, em cadei*s </line>
<line> específicas, como por ex*mplo em **imen*os e *emédios, e empres** aduaneiras, a criação </line>
<line> de plataf*rmas d*g*tais baseadas em blockc**in foram cita*as como possíveis soluções de </line>
<line> rastreabili*ade e segur**ça. Na intenção *e a**lizar os process*s de preparaçã* d* pe*id**, </line>
</par>
<par>
<line> te*nolo*ias *ase*das no c*mand* *e voz </line>
<line> apar*c*m </line>
<line> c*mo alternativ*s. S*pos*amente, pelo </line>
</par>
<par>
<line> a*mento na expedição de car*as fraciona*as, fer*amentas de "s*u*cing" ba*eados em </line>
</par>
<par>
<line> software* e*pecíficos, </line>
<line> juntamen*e </line>
<line> *om inst*umentos </line>
<line> d* roteiriz*ção e **str*ab*lid*d* </line>
</par>
<par>
<line> *ntegradas </line>
<line> compun*am uma cesta de sol*ções </line>
<line> com a int*nção de *edução do c**to nas </line>
</par>
<par>
<line> entregas. </line>
</par>
<par>
<line> Solução 2 - S*luçõ*s bas*adas n* nuve* </line>
<line> Muitos operadores *d*taram (ou muda**m) soluções *as*adas na nuvem *ue p*r*ite </line>
<line> **escer * demanda (de soluções logísticas, *omo WMS, TMS, Ro*eiriz*d*r*s, etc.) e pagar à </line>
<line> me*ida **e u*ilizam. Soluções como essas viab*lizam a integraç*o com empresas d* *- </line>
</par>
<par>
<line> comme*ce </line>
<line> e </line>
<line> facilit*m o </line>
<line> *egistro </line>
<line> de tod*s </line>
<line> as m*viment*ções, da </line>
<line> mesma for*a d* acesso </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> suas e*uipe* * cli*ntes das *perações. </line>
<line> *oluç** 3 - Re*iradas em drive-*hru </line>
<line> Cerca de 50% (**rasce) das e*presas que vendem no e-commerc* expan*ir*m o </line>
<line> se*viço de ent*ega *ia drive-thr*, e alguns PSL *ornaram-se altern*tivas de *onto d* en**ega. </line>
<line> Solução 4 - Apl*ca**vos d* relacionamen** com entregad*res e alertas </line>
<line> Com o e-co*merce, *urgiram *ovas tecnol*gias, apli*ativos e p*ataformas c*jos </line>
</par>
<par>
<line> m*to*ista* presta*ore* *e se*v*ço* estão rec*ben*o informaçõe* de como proceder com e </line>
<line> cada entrega (exemp*o: qua* a forma correta de higienizaç*o e c***ados na entre*a). Através </line>
<line> do recebimento de "pop-ups" que alertam sobre o uso do *lcool em gel *uran*e a as*i*at*ra </line>
<line> de recebime*to da encom*nda, ou **smo um *omand* de vo* é feito durante cada entre*a </line>
<line> par* evitar o **ntato com os clientes, *efor*ando as bar*ei*as de proteção. </line>
<line> Rev. FSA, *eresina PI, v. 2*, n. 8, a*t. 2, p. 2*-40, ago. 2023 www4.fs*n*t.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> R. B. Sil*a, M. Vi*aldini </line>
<line> 30 </line>
</par>
<par>
<line> So*ução 5 - Inicia**vas gerenciais </line>
</par>
<par>
<line> Rever as ro**nas *peraciona*s pa*a adequá-*as à realid*de, principalm*n*e com </line>
</par>
<par>
<line> aj*st*s nos custos. Ot*miz*r e *m*li*r o catálog* de serviç*s d* ent*ega, ot*mi*a* rotas </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> meios de rastreamento de carg*, ad**uaç*o *o valor de frete, f*car em ent*egas rá*idas, com </line>
</par>
<par>
<line> meios de transporte versáteis busc*ndo gerar diferenc*al competitivo. A a*oção </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> fer*a*ent*s *omo Business In**lli*en*e (BI) *ara melhor ge*enc*ar info**ações, c** </line>
<line> h*stórico da jornada de trabalho dos condutores, tempo* *e paradas, t*ajet*s perco*ridos com </line>
</par>
<par>
<line> cont*ole </line>
<line> de vel*ci*ade, **ém de reg*stros de **leta entrega, ajudando na tom*da e </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> decisão, inc*usive em situações d* ris*o. </line>
<line> *olução 6 - *ogística compartilhada </line>
<line> Util**a*ão com*arti**ada de veí*ulos * armazéns, propo***on*ndo a re*uç*o e </line>
<line> div*são dos custos. </line>
<line> *oluç** 7 - Plataf*rmas logístic*s </line>
<line> Pr**iss*o*ais *e TI trabalhando especificament* par* o d*se*volvim**t* *e </line>
<line> *lataformas logí*ticas. Novos play*r*, **j* o*eração *ão se ba*eia em ativos fixos, *as em </line>
</par>
<par>
<line> bi g </line>
<line> data, *lg*ritmos </line>
<line> de recomendação </line>
<line> e técnic*s colaborativas com* o crowdsourced </line>
</par>
<par>
<line> *e*iv*ry (modelo em q*e uma rede de </line>
<line> entre*adores autô*omos r*aliza ser**ços para uma </line>
</par>
<par>
<line> em*r*sa), be* com* o monitora**n*o da carga at*avés de pla*afo*m*s. </line>
<line> S*lução 8 - Bu**a por es*aço de es*oc*gem </line>
</par>
<par>
<line> O aumento *o volume </line>
<line> *e en*ome*das alav*ncou as locações de galpõ*s logístic*s, </line>
</par>
<par>
<line> impulsiona*do *undos i*obiliários de *ogíst*ca, da m*sm* fo*ma que *stimulo* * compra d* </line>
<line> equipament*s de movimentação e arma*en*gem de ma*eriai*. </line>
<line> Soluç*o 9 - R*botizaçã* e te*nologias d*git*is </line>
</par>
<par>
<line> Ro*o*iza*ã*, *of*ware*, s**sor*s e a inter**t </line>
<line> q*e possibilitam aper*e*çoar tod* * </line>
</par>
<par>
<line> proce*so de l**ística, diminuindo a* necessida*es de inter*enção humana (co*o no **so de </line>
<line> riscos de contaminação). </line>
<line> Soluçã* 10 - **me-day delivery </line>
</par>
<par>
<line> *m comp*as </line>
<line> de sup*rmercado fa*mácia, os consumidores de**j*m receber *eus e </line>
</par>
<par>
<line> produto* o quanto antes, *speci*icamente no mesmo di*. </line>
<line> Soluçã* 1* - Doc*mento único de transpor*e </line>
<line> Re*. FSA, T*resina, v. *0, n. 8, a*t. 2, p. *0-40, a*o. 2023 www4.fsane*.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *rest*dores de Serv*ç*s Lo*ísticos no Br*si* - As Soluções Cri*das no **r**do da Pandemia </line>
<line> 31 </line>
</par>
<par>
<line> Do*umento de Transpo*te El*trôn*co (DT-e) para as operaçõe* de tr*nsporte </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> carga, docum*nto único que sub*t*tuirá todo* os e*isten*es a*ualment* no Brasil. </line>
</par>
<par>
<line> *olução 12 - Evitar d*missões </line>
</par>
<par>
<line> Segmentos de se*viço* que foram afetad*s com a paralização d*s negócios l*v*ram </line>
<line> mui*as or*anizaçõ*s a ado*arem saídas c*ntinge*ciais pa*a evitar demissõe*, tais *omo </line>
<line> an*ecipação de féri*s, acordos de re**ção de horas, por ex*mplo. </line>
<line> Solução 13 - Entreg*s com *ici*letas </line>
</par>
<par>
<line> Empresas adaptaram seus serviços utilizando entregadore* na moda*idade </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> *i*icleta, agilizando entr*ga* de perí*etros u*banos. </line>
</par>
<par>
<line> *o*ução 14 - **st-mile deliv*ry </line>
</par>
<par>
<line> Maior a*e*ção e ade*uação para ent*egas da última milha (la**-mi*e d*livery), com </line>
</par>
<par>
<line> obj**ivo de ampliar * alcanc* dos *equeno* e-commerces através da ad*ção </line>
<line> *e peq*e*os </line>
</par>
<par>
<line> en*r*ga*ores (autônomos) *ara reduzir o custo de tra**po*te. </line>
</par>
<par>
<line> Soluçã* 15 - Amp*iaç*o dos estoques </line>
</par>
<par>
<line> *om a in*enção (m*is p*esen*e em mercado* in*ustriais) *e r*duzir o r*sco de ru*tura </line>
<line> d* est*que, foi adot*do o *roce*i*ento de dual sourcing (fonte dup*a de abastecimento), da </line>
<line> *esm* forma que esto*ues foram aumentados, util*za*do de PSL. </line>
<line> Solução 16 - Sh*p from store </line>
</par>
<par>
<line> Uso do m*delo logístico </line>
<line> sh*p *rom store (exp*di* da loja) que ut*li*a o estoque da* </line>
</par>
<par>
<line> l*ja* fís*c** pa*a as ent*egas *as compras digitais, ao invés d* es*ar focado *om*nte nos </line>
<line> centros de d***r**uiçã*. </line>
<line> 4.* Anális* de *oleta *e dad*s </line>
<line> Baseado nas **fo*ma**es *oletadas e na* solu*õe* apres*ntadas, percebe-se qu* os </line>
<line> PSL, ape*ar da inespera*a situação provoc*da pela p*nde*ia, p*omoveram ações no sentido </line>
<line> de se adapta*em. Principalmente nas soluções *elac*o*adas às dema*das de e*trega* urge*tes </line>
</par>
<par>
<line> ou no </line>
<line> me**o </line>
<line> dia. Considerando ai*da muitas solu*ões rela*ionadas à gestão </line>
<line> ne*essária em </line>
</par>
<par>
<line> função das adequa*ões para *u*o*tar conviv*r e </line>
<line> c*m a pa*demia, </line>
<line> como t*das as açõ*s *e </line>
</par>
<par>
<line> higiene necessá*ias para aten*er aos *rotocolos sani*ários. </line>
<line> *om* a*te*nat**a ** distanciament* social, os canai* on-line *iveram c*e**imento </line>
</par>
<par>
<line> vertiginoso, dema*dando soluções de entre*as dif*re*ciadas, </line>
<line> como a utilização </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina PI, v. 20, n. 8, art. 2, *. 2*-40, ago. 202* </line>
<line> www*.fsa*et.com.*r/*ev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> R. B. S*lva, M. Vivaldini </line>
<line> 32 </line>
</par>
<par>
<line> omnic*ane*, entr**as com bici*leta*, e si*tem*s de compartil*amento colaborati*o *tilizando </line>
<line> muito mais motor*stas autôno*os. Da mes*a **rma, o v*rejo *e adaptou e passou a *tili**r o </line>
<line> servi** *rive-thru, (Ab*asc* - Associação *rasileira de Shopp*ng Centers), que virou um </line>
</par>
<par>
<line> ca*al de </line>
<line> vendas físico * a*ternativa complementar *iante do avanço *o e-co*mer*e, ou </line>
</par>
<par>
<line> uti*izaram as plata*ormas de frete compartilh**o *a*a *ntregas dir*tas a ***s cli*ntes. </line>
<line> Mui*as inic*ativa* exig*am aç*e* ger*nci*is urgentes e adaptativas, tais com* *s </line>
</par>
<par>
<line> relacionadas à mão de ob**, ações de ajustes sanitários, horas </line>
<line> trabalhadas, home-offic* </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<column>
<row> *nte*ipação de férias. Da mesma form*, houve casos *e nec*ssida*e d* *justes *o quadro *e </row>
<row> pe*soa* por conta d* de*anda mais inte**a (supermercado* que aumentaram o delivery e PSL </row>
<row> c*m distrib*ição varejista on-line). </row>
<row> *e for*a ***enada, o quadro 2 apr*senta a v*são da re*ação de so*uç*es por si*es </row>
<row> pe*quisados, permi*indo algumas considera*ões a r*speito: </row>
<row> *ua*ro * - Soluç*es po* sites *esquisados </row>
</column>
<par>
<line> Solu*ões/Sites p*s*uisados Solução 1 - M**anismos digitais </line>
<line> 35 </line>
</par>
<par>
<line> Solução 2 - Soluçõ** bas*adas na nuv*m </line>
<line> 1* </line>
</par>
<par>
<line> *olução 3 - Reti*adas em **ive-thru </line>
<line> 13 </line>
</par>
<par>
<line> Solução 4 - Aplic*t**os de rela*ionament* com entreg*d*res e alertas </line>
<line> 12 </line>
</par>
<par>
<line> Solução 5 - Iniciativas *erenciais </line>
<line> 12 </line>
</par>
<par>
<line> Solução 6 - Lo*ísti*a compar***hada </line>
<line> *2 </line>
</par>
<par>
<line> Solução 7 - Plataformas logí*ticas </line>
<line> *2 </line>
</par>
<par>
<line> Solução 8 - Busca por espaço de estoc*gem </line>
<line> 9 </line>
</par>
<par>
<line> Solução 9 - Roboti*ação e te**ologias digitais </line>
<line> 6 </line>
</par>
<par>
<line> S*lução 10 - Sa*e-d*y delivery </line>
<line> 4 </line>
</par>
<par>
<line> Solução 11 - Documento únic* d* *ranspor*e </line>
<line> 1 </line>
</par>
<par>
<line> Solu*ã* *2 - Ev*tar demiss*es </line>
<line> 1 </line>
</par>
<par>
<line> S*lução 13 - Entregas bicicleta* </line>
<line> 1 </line>
</par>
<par>
<line> Soluçã* 14 - **st-*ile de*ivery </line>
<line> 1 </line>
</par>
<par>
<line> Solução 15 - Ampliação *os estoque* </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> So*ução 16 - S*ip from store </line>
<line> 1 </line>
</par>
<column>
<row> * soluç*o 1 *om 35 site* c*tando as i*i*i*tivas de di*erentes empresas para ** qua*s a </row>
</column>
</par>
<par>
<line> adaptação às condiçõ*s o*eracionai* *o *-com**r*e, ou m*smo *ções i*o*ativas como </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> utilizaç*o </line>
<line> do blockc*ain * a* platafor*as lo*ísticas de c*mpartilh*mento, apare*er*m como </line>
</par>
<par>
<line> caminhos </line>
<line> possíveis d* prover s**uções </line>
<line> aos PSL. A *o*ução 2 segue na mesma li*ha, pois </line>
</par>
<par>
<line> m**tas empresas pr*curaram soluções baseadas na nuve*, principa*mente ** conside*armos </line>
<line> R*v. FSA, *e**sina, v. 20, n. 8, art. 2, p. *0-40, a*o. 20*3 ww*4.fsanet.com.*r/*e*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Prestadores d* Servi**s *ogísticos no Brasil - As Soluções Criadas no Período *a Pandemia </line>
<line> *3 </line>
</par>
<par>
<line> qu* esta alternati*a *erm**e c*n*rataç*es escalonadas, mais flexí*eis tendem a ser pagas e </line>
<line> segundo * deman*a de utili*a**o. </line>
<line> *o c*s* d* solução 3, temos que na in**nçã* de enc*ntrar me*os para ent*egar os </line>
<line> *rodut*s, o Drive-Thru f*i disponibilizado em mui*as empre*as. Esp*cificamente, o var*jo de </line>
</par>
<par>
<line> rua busc*u esta *l*ernat*va, o* **ueles que já ti*ham canais d* entrega no *onto </line>
<line> de venda </line>
</par>
<par>
<line> intens*ficaram * canal ab*indo locais espec*ficos para as entregas. C*mpl*mentar, a solu*ão 4 </line>
<line> s*gue no cam*nh* de *lt*rnativas para melhoria das *ntrega* e traz a uti*ização d*s aplicativ*s </line>
</par>
<par>
<line> de </line>
<line> compart*lhamento </line>
<line> de entregas, r*spondendo a for*e </line>
<line> dem*nda por ent*egas direta a* </line>
</par>
<par>
<line> consu*idor. </line>
</par>
<par>
<line> *á as soluçõ** 5 e 6 se*uem o camin*o de </line>
<line> açõe* qu* *ecessi*am ser to*adas </line>
<line> para </line>
</par>
<par>
<line> *dequações às mu**nças e </line>
<line> aos novos volu**s (aumento ou queda de vendas). </line>
</par>
<par>
<line> Cons*quen*emente, *lternat*vas com* o c**parti*hamento </line>
<line> de fr*t* e a*ma**m </line>
<line> j unt o a P S L </line>
</par>
<par>
<line> foram sol*çõ*s encont*adas cap*zes de res*onder a es*as adequações. </line>
<line> Na sequência das soluções, a* platafo**as logísticas apa*ec*m como opçõ*s adotad*s, </line>
<line> no sen*ido d* que elas dão, pri*cip**ment* aos *re*tado**s de serviço ao comérc** eletrônico, </line>
</par>
<par>
<line> maior vers*tilidade *as co**rata*ões e na **sca *e </line>
<line> parceiros para execução ** serviços </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> princ*pal*ent* ent*egas. Atrelado a esse movimento, muit*s organiza**es precisar*m se </line>
<line> ad**ua* e b***ar novos es*aço* para responder à fo*t* demanda originária, **inc*palm**te do </line>
</par>
<par>
<line> e-*ommerc*. C*mplementar a esse moviment*, * inc*emento de produtividade exigido </line>
<line> p**a </line>
</par>
<par>
<line> d*ma*da de e*treg*s *áp**as traz na *ua *ssê*cia a v*sã* de necess*d*des at*elad*s </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> robotizaçã* * às soluçõ*s que algum*s tecnolog*as digitais p*dem pro*orcionar. Nest* li*ha, e </line>
</par>
<par>
<line> *entro das </line>
<line> soluções que </line>
<line> *oram mais en**ntradas, muita* ** relacionam ao movi*ento par* </line>
</par>
<par>
<line> atender as ent**gas no mes*o *i*. </line>
<line> A* demais *o*uções, m*n*s enco*trad*s, se mostram muito *ais **lacio*adas a ações </line>
<line> e*pecíficas de empresas. Apesar *isso, não se quer aqui rel*ti*izar a importância d* cada uma </line>
<line> **las, a**nal, como por e*emplo o La*t-mi*e devil*very é um tema *e mu*ta im**r*ância </line>
<line> qu*ndo *e fal* de entregas rá*idas e principalmente em cen*ros *rban*s. </line>
</par>
<par>
<line> Compl*mentar à anális* discutid* anter*ormente, Fi*ura 4 apres**ta *m *ráfi*o a </line>
<line> basead* n* pes*uisa *os 103 si*e* anali*ado* a respeito de como os PS* estavam *idando com </line>
<line> a crise s*nitária o*i*inária da Covid-1*. *or m*io d* interpret*ção *o gráf*co, é possível </line>
<line> dim*nsionar a proporção das soluçõ*s adotadas por ess* segmento. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina PI, v. 20, n. 8, art. 2, p. 20-40, ago. *023 </line>
<line> w*w4.fsan*t.com.br/revis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> R. *. Silva, M. Vivaldini </line>
<line> 3* </line>
</par>
<par>
<line> Figur* 4 - Gráfico enquadrando ** solu*ões relativas a *SL no período p*n*êmico. </line>
</par>
<par>
<line> N*o mencionado nas s*luç*es anteriores, por </line>
<line> *er reco*rente em todas as leituras, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> repres*ntação 1 trat* **s medidas *ani*árias de dis*anciamento higieni*a**o, onde t*dos e </line>
<line> m**cionara* esse assu*to im**rta*te e neces*ár** para a proteção de con*amin*ção de </line>
<line> colaboradores, *lientes * famili*res *e ambos. Já a represen**çã* 2 sinaliza que as empresas </line>
<line> usaram alguma forma de tecnologia com* app e software* para superar o momento </line>
<line> *andêmico, o*de a tecnologia *nco*po*a rapidez, co*fiabilidade, segurança, possível redução </line>
</par>
<par>
<line> de cu*to, e agrega valor ao </line>
<line> cliente (princi**lmente para en**ega* *e e-*ommerc* em que </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> integraç*o c*m o va**ji*ta é fundam*ntal). </line>
</par>
<par>
<line> A re**esen*açã* 3 *i*cut* a i*portâ*ci* d* forta*ecer as </line>
<line> parcerias e o trabalho </line>
</par>
<par>
<line> con*unto com tra*sparên*ia, diálogo e *usca de so*uções. Ações essas com a inten*ão *e obter </line>
<line> respos*as r*pid*s, *gi**zar a com*ni*ação entr* as empr*sas e os e*volvidos, pro*orciona* </line>
<line> visibil*d*de dos serviç*s e gerar respon*abili**des mútuas. </line>
<line> * repres*ntação 4 demonstra que em 1*3 *á*inas da *eb analis*das, 76 abordavam a </line>
<line> t**ce*rizaç*o d* s*rviços logístic*s. A *azão d**sa me*çã* foi dev*da às discus*ões **carem </line>
<line> alternativ*s para o grand* aume*to d* *-commerce e d* deliver*. A *ep*esentaç*o 5 *i*cutia a </line>
</par>
<par>
<line> *ecessid*de de in*orp*rarem m*ior produtividade com soluções v*rsá*eis. Nesse s*ntid*, </line>
<line> os </line>
</par>
<par>
<line> *v*nços te*n*ló*icos *igado* à robótica, além de trazerem rapidez, confiabilidade, </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> padro*i*ação, t*mbém ten*em </line>
<line> a reduzir *s custos, *om a desvantagem de se ter um </line>
</par>
<par>
<line> in**stimen*o relat*vamente al**. </line>
</par>
<par>
<line> *e*. FSA, Ter*sina, v. 20, n. 8, a*t. 2, p. 20-*0, ago. 2023 </line>
<line> www4.*sanet.com.*r/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Prestadore* de Serviç*s *ogísticos no Brasil - As So*uções Cria*as no *eríodo da Pandemia </line>
<line> 35 </line>
</par>
<par>
<line> A re*rese*taç*o 6 *ala de investimento </line>
<line> em frotas e ativo. Ness* sentido, **m-s* </line>
</par>
<par>
<line> abordagens desd* ampli*ções de ent*egas c*m *icicletas até a mod*rniz*ção </line>
<line> com f*otas </line>
<line> *e </line>
</par>
<par>
<line> ve*culos integra**s a c*rr*nho* de ent*ega, p*op*rci*nand* mobilidade e rapidez ** descarga </line>
<line> e entrega ao *onto d* vend*. </line>
</par>
<par>
<line> A represen**ção 7 agr*pou *o**ções *omo por </line>
<line> ex*m*l* * Radar *isco**x (Si*tem*s </line>
</par>
<par>
<line> de Comércio Ext*rior) que </line>
<line> a*otou a d*g*taliza*ão a *avor </line>
<line> da s*m*lificação d** operaçõe* </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> co*érc*o exterior e o Documento de Tr*n*po*te </line>
<line> *letrô*ico (DT-e) p*ra a* operações </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> tra*sporte </line>
<line> d* carga, </line>
<line> do*umento único </line>
<line> *ue su*st*tuirá todos os ex*stentes atualmen**. Da </line>
</par>
<par>
<line> m*sma forma que citou alguma s*lu**o iso*ada adotada por uma ou out*a em**esa. </line>
<line> 5 CONSIDERAÇÕ*S FINAIS </line>
</par>
<par>
<line> Além das </line>
<line> *edidas protet*vas contra * Covid-*9 (como **stanciam*nto social </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> hig*eni*ação), a ade*uaç** ope**cional por meio do *ncreme*to d* mais tec*ologi* o* mesmo </line>
<line> a ****ão de novas alt*rnativa* digi*a*s (como a* *lataf*rmas de c*mpartilhamento) foi onde </line>
</par>
<par>
<line> os PSL (no Brasil) m*is </line>
<line> apli*ara* so**ç*es para responder à* d*mandas do impacto </line>
</par>
<par>
<line> provocado pela pandemia. É claro que a motivação dess*s açõ*s *o* causad* *e*a necess*da*e </line>
<line> d* m*l*oria no tem*o de entrega advinda do aumento no e-commerce. A pre*são imp*s*a </line>
<line> pelos varejistas resp*nde à mudança *epe**i*a causada p*lo m*mento, mas rat**ica a *o*ição </line>
</par>
<par>
<line> de que no </line>
<line> e-co**e*c* a ate*ção ao envio mais r*pido é *rimordial (LI*; WIN*ENBACH </line>
</par>
<par>
<line> 2*19). </line>
</par>
<par>
<line> O que, *upostamen*e, veio j*nto com a *andemia, além da busca por meno*es te*po </line>
</par>
<par>
<line> de entrega *o *-*ommer*e, foi a premência * a </line>
<line> dimensão qu* o advento deu à entrega </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> *esm* dia. Para o PSL, as o*era*õe* precisa*iam ser adequad*s para mov*me*tar *m pedido </line>
<line> d* lo*al *o estoque para o endere*o do *lien*e final. *s*e desafio impôs ao PSL a nec*ssidade </line>
<line> *e a*tern*t*vas capazes de t*rnar a mov*mentação nos p*ntos *e passagem (re-despac*o) mais </line>
</par>
<par>
<line> asserti*as rápidas, e </line>
<line> *u mesmo *ncontrar meios c*mo os ad*indo* do </line>
<line> crowd*hi*ping </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> plataformas </line>
<line> ***ísticas cap*zes de </line>
<line> *isponi*ilizarem p*rceiros para as entr*gas (E*MAGU*; </line>
</par>
<par>
<line> *TATHOPOU*OS, 20*1). Considerando </line>
<line> nestas m*vim*ntações a *m*ortân*ia d* e*co*trar </line>
</par>
<par>
<line> s*luções para as en*r*gas de última milh* (LIM; WI*KENBACH, 2018). Consequen*eme*te, </line>
<line> a integ*ação n*cessár*a para a exe*ução dest*s trabalh*s precisa do s*porte da tecnologia para </line>
</par>
<par>
<line> co*trolar, </line>
<line> e*et*ar monitoram*nto, roteiriza*ão </line>
<line> e agendamento de veículos, ou </line>
<line> mesmo </line>
</par>
<par>
<line> substitui* entradas manuais por </line>
<line> entr*das eletrônicas de </line>
<line> dados (*AIN et al., 2019; GRANT, </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FS*, Teresina PI, v. 2*, n. *, art. 2, p. 20-40, a*o. **23 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/r*vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> R. B. *ilva, M. Vivaldini </line>
<line> *6 </line>
</par>
<par>
<line> *019), **mpre que *oss*vel comp*rtilhando e sincro*izando as ope*aç*es e* *emp* r*a* </line>
<line> (G*** et al., 2018). </line>
</par>
<par>
<line> Com **se nas *n*ormações </line>
<line> obti*as, é pos*ível *firmar que * e*tu** a*onta as </line>
</par>
<par>
<line> pr*ncipais s*l*ç*es ad*tada* pe*os PSL *o Brasi* dura**e o p*ríodo da pandemia ** C*vi*-*9. </line>
<line> Da mesma fo*ma, * est**o a**da sinaliza, com *ase nas soluç*e*, o a*rupa*en*o de *edidas </line>
<line> que mais *e des*acara* e *s*iv*ram present*s nas ações destes provedore*. Ass*m, o objetivo </line>
</par>
<par>
<line> da *esqu*sa de analisar as soluções criad*s pelo* PSL no Br*si* durante </line>
<line> o período da </line>
</par>
<par>
<line> pa*de*ia, foi atendido, em di*ersos aspect*s: </line>
</par>
<par>
<line> 1. Ao efetuar o levanta*ento de *n*ormações, segundo os *ritérios def*n*dos a*teriormente; </line>
<line> 2. *o ident**icar *m c*njunto de *os*ívei* s*luç*es, *rdená-las e clas*i*ic*-*as; </line>
</par>
<par>
<line> 3. Ao da* * ent**dimento a cada </line>
<line> *m a </line>
<line> delas, </line>
<line> *on**xtuali*ando c*m o mom*nto e as </line>
</par>
<par>
<line> demandas do mercado de serviços logísticos percebi*os *as l***uras e*etuadas; </line>
</par>
<par>
<line> 5. Ao criar u* a**upam*n*o *ando um* </line>
<line> vis*o mais ge*encial do comportamento </line>
<line> *e*s*s </line>
</par>
<par>
<line> s*luções dia*te do papel desempenh**o po* e*ses p*oved*res na p*ndemi*. </line>
<line> Por outro lado, é preciso de*t*car que *ste e*tudo tem su*s li*ita*ões. *ma delas é </line>
</par>
<par>
<line> est*r r*str*to à busca *a inter*et. </line>
<line> *ma outra é não c*mparar nem anal*sar as soluçõ** </line>
</par>
<par>
<line> empiricamen*e. Entretanto, as limitações são oriundas do método e ** organização da </line>
<line> pesquisa, o q*e não *nv*lida os ac*ados. </line>
<line> É preciso d*stacar que a *arrativa e in*ormações que o artigo traz te* forte im*lica*ão </line>
<line> gerencial ao agrupa* as soluções. Es** é um ponto *mpo**ante, pois o **stor, de forma geral, </line>
<line> *ão consegui*ia ve*, como *este *studo, a lógic* d*s *pli*açõ*s e suas razões. * agrup*mento </line>
<line> das s*luções ofere*e a ele u*a dimensão capa* de pro**r ou sinalizar soluções e n**as *deias </line>
</par>
<par>
<line> c*pa*es de a*udá-lo no direcioname*to </line>
<line> de </line>
<line> demandas </line>
<line> operacio*ais </line>
<line> *olta*as à </line>
<line> dis*ribuição </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> entregas, prin*ip*l*e*te no e-commerce. </line>
<line> Do ponto de vista aca*êmic*, c*da soluç*o pod* ser vista como uma op*rtunid*de de </line>
<line> pesquisa e melho* e*te**imento, s*ja para temas *omo gestão de ris** e resiliência, inf**ê*cia </line>
<line> das tecnologias digitais nas oper*ções logís*icas, estudar e *elhor entender *ov*s dimensõe* </line>
</par>
<par>
<line> operaci*nais r*laciona*a* * dis*ribuição e </line>
<line> ao e-com*erc* como </line>
<line> o last-mile **livery, </line>
<line> as </line>
</par>
<par>
<line> plataformas dig*tai*, ** entre*a* urbanas, as entrega* de bic*cleta*, etc. </line>
<line> Devido ao momento imposto pela pandemia, com o isolamento não foi po**ível </line>
</par>
<par>
<line> realizar vis*t*s in-loco, e e*ta alternativa *od* fic*r p*ra pesquisa* </line>
<line> futuras. O*tra limit*ção, </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, *eres*na, v. 20, n. 8, art. 2, p. 2*-40, ago. 2023 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Prest*do*es d* Serviços Logísti*os n* *ras*l - As Soluções C*iada* no Período da Pa*demia </line>
<line> *7 </line>
</par>
<par>
<line> foi que, por se tratar de ** tema *ecent*, ainda exi*tem p*ucos ar*igos similares a este, </line>
<line> pr**cipal*ente com foco no Bras*l. </line>
<line> Confo*me a p*squisa, *s 16 soluções e o agrupamento pond*rado delas servem como </line>
<line> *rie*taçã* aos gestor*s e pod*m prover muitos insig*ts aos pesquisad**es d* **ea. Portanto, </line>
<line> este estudo reforça o ent*ndimento de co*o a indústr*a dos *SL criaram soluçõe* para </line>
</par>
<par>
<line> enf*entar o per*o*o da *ande*ia, relaciona e </line>
<line> dis*on*biliz* essas informações na *ntençã* de </line>
</par>
<par>
<line> aux*li*r as em*resas do setor e *e*quisa*ores int*ressa*os no tema. </line>
<line> A pre*ente pes**isa *ossui muitas limitaç*es, a principal de*as é a de no **ríod* da </line>
<line> pesq**sa n*o se* possível e**tuar le*antamen**s em ca*po, dev**o à pandem*a de COVID-19, </line>
</par>
<par>
<line> p*r isso uti*izou-** dados secun*á*i*s. As i*for*ações contidas na w*b, </line>
<line> por ser um assunt* </line>
</par>
<par>
<line> relativamente *ovo, foram limitadas e, quando aplicados os fi*t*os, sobraram apenas 103 </line>
<line> *r*igos/publicações que continham as so*uçõe* d** PSL\* (l*m*ta*o a* pe*íodo de pandemia) </line>
<line> que f*i *bj*to de *studo. </line>
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ISSN 1806-6356 (Print) and 2317-2983 (Electronic)