<document>
<page>
<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.fsanet.com.*r/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*i*a, *. *0, n. 8, art. 2, p. 20-40, ago. *0*3
</line>
<line>
I*SN Impresso: 180*-6356 ISSN *letrô*ico: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.12819/2023.2*.8.2
</line>
</par><par>
<line>
Pres*adores de Serviços Logísticos n* B*asil - As So*uç*es Cri**as no Período d* *andemia
</line>
<line>
Log*stics Servi*e Pro*i*ers in Bra*il - The Soluti**s Cre*ted Durin* the *andem*c
</line>
</par><par>
<line>
*ogerio *arbosa da Silva
</line>
<line>
Grad*aç*o em Administra*** pela Univ*rsidade Paulis*a
</line>
<line>
rogerio.*ilva260@ete*.sp.gov.br
</line>
<line>
Mauro Vi*al*ini
</line>
<line>
Doutorado e* Engenhar*a d* Produçã* *ela Uni*er*idade Metod*s** de Pirac*caba
</line>
<line>
Professor d* p*s-graduaç*o em Adminis*ração da Universi*ade *aulista
</line>
<line>
mavi*ald@*ma*l.com
</line>
</par><par>
<line>
*ndereço: R*ge*i* Barbosa d* Sil*a
</line>
<line>
Editor-Chefe: *r. Tonny Kerley de Alencar
</line>
</par><par>
<line>
Unive*sidade
</line>
<line>
Paulist*,
</line>
<line>
C*n*e*ho
</line>
<line>
*uper*or d*
</line>
<line>
*nsino,
</line>
<line>
Rodrigues
</line>
</par><par>
<line>
*e*quis*
</line>
<line>
e
</line>
<line>
Extensão.
</line>
<line>
*ua
</line>
<line>
Douto*
</line>
<line>
*a*elar -
</line>
<line>
1212
</line>
<line>
V ila
</line>
</par><par>
<line>
Clementi*o, 0402*0*2 - São Paul*, *P - *ras*l,
</line>
<line>
Artigo *ecebido em **/05/2023. Ú*tima
</line>
<line>
ve*são
</line>
</par><par>
<line>
Ender*ço: Ma*ro Vivald*ni
</line>
<line>
receb*da em 2*/05/2023. Ap**vado em 28/*5/2023.
</line>
</par><par>
<line>
Univers*dad*
</line>
<line>
P*ulista,
</line>
<line>
Conselho
</line>
<line>
Sup*r*or de
</line>
<line>
En*ino,
</line>
</par><par>
<line>
Pes**isa
</line>
<line>
e
</line>
<line>
E*tensão.
</line>
<line>
Rua
</line>
<line>
Doutor
</line>
<line>
Bac*lar -
</line>
<line>
12**
</line>
<line>
V ila
</line>
<line>
Avaliado pelo siste*a Triple *eview: Desk Review a)
</line>
</par><par>
</page><line>
Cleme*tino, 0*0*6002 - São P*ulo, SP - Bra*il,
</line>
<line>
p*l* Edi*or-Chefe; e b) Do*ble Blind Review
</line>
<line>
(aval*ação cega *or d*i* avali*dores da área).
</line>
<line>
Revisã*: Gramatica*, No**ativa e *e Form*tação
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*r*stad*res de Serviços Lo*íst*cos no Brasil - As *oluções Criadas *o **rí*do da Pand*mia
</line>
<line>
21
</line>
</par><par>
<line>
RESUM*
</line>
</par><par>
<line>
As e*presas de pr*stação de s*rviços logísticos (PSL) foram *nf*ue*ciadas pelas mudanças
</line>
<line>
que a C*vid-19 *mpô* às pessoas e às organizaçõ*s, reflexo d*s me*os de comp*a e entrega
</line>
</par><par>
<line>
(principalmente do *-commerce). **sse contexto, o
</line>
<line>
objetivo da pre*e**e p*squisa f**
</line>
</par><par>
<line>
ana*is*r ** soluções *riada* pelos PS* no Brasil du*a*te a pan*emia. Por meio da utilizaç*o
</line>
</par><par>
<line>
*e *ados secund*rios extraídos *e **b*i**s especializ*dos no setor, o estu*o c*assi*ica
</line>
<line>
as
</line>
</par><par>
<line>
pr*ncipais i*iciati*as
</line>
<line>
pa r a
</line>
<line>
suportar as operações num perí**o marcado pelas *estrições. É
</line>
</par><par>
<line>
constatado q*e * pandemi* direcion*u *s *SL a se adequarem a um novo cená*io
</line>
<line>
impul*i*nado pelas compras n* e-comme*c*. É apresentado e discutid* um c*njunto de 1*
</line>
<line>
so*uções e 7 ag*upamentos *ue fora* c*as**fic*d*s ** pesqui*a. As *n**rma*ões *i*aliz*m a
</line>
<line>
ge*tores cami*h** e soluç*es que *odem co**r*buir para a *estão de entregas cada ve* mais
</line>
<line>
rápidas, bem como oferecem a ac*dêmicos um leque de opções q*e podem ser mais bem
</line>
<line>
exploradas.
</line>
<line>
Pa*avras-*have: Prestador de Ser*iço Logís*ico (*SL). Sol*ç*es lo*ísticas. Inovações
</line>
<line>
log**tic*s. E-commerc*.
</line>
<line>
ABSTRACT
</line>
</par><par>
<line>
Log*stics Service providers (LSP) were
</line>
<line>
infl**nced by the change* Covid-19 imposed on
</line>
</par><par>
<line>
p*ople a*d
</line>
<line>
organizations, r*flecting the means of purchas* and del*ver* (mainly e-
</line>
</par><par>
<line>
commerce). In th*s conte*t, the prese*t research *ims t* anal*ze the *olutions created by th*
</line>
</par><par>
<line>
LSP
</line>
<line>
in Brazil durin* th* pandemic. Thr*ugh secondary data e*tracted fro* websites
</line>
</par><par>
<line>
spec*alized in the s*ctor, the study clas**fies the lead*ng initiativ*s to support operatio*s *n a
</line>
<line>
per*o* marked by restrictio*s. It is ver*fied that the pand*mic *i**cted the LSP to a*apt to *
</line>
<line>
new scena*io driv*n by e-commerce purchas*s. A *e* of 1* solution* and 7 clusters
</line>
<line>
cl*ss*fied *n the resear*h i* pres*nted and *is*ussed. The infor**tion poi**s to managers'
</line>
<line>
p*t*s and solut*ons *ha* *an contribute to *h* management of increasin*ly faster de*iveries
</line>
<line>
and o*fer acad*mics a rang* of *pti*ns tha* can be better *xplor*d.
</line>
<line>
Keywords: Logisti*s ser*ic* pro*ider (LSP). Log*stics s*luti*n*. Logistics i*n*va*i*ns. E-
</line>
<line>
c*mmerce.
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. FSA, Teres*na PI, v. 2*, n. 8, art. 2, p. 2*-40, ago. 2023
</line>
<line>
www4.fsanet.*om.br/revis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
R. B. Silv*, M. Vivaldini
</line>
<line>
22
</line>
</par><par>
<line>
1 INTROD**ÃO
</line>
</par><par>
<line>
É fato o cr*sciment* do comércio eletrônico e as diferen*es transfo*maçõe* *el*s quais
</line>
<line>
o varej* tem pas***o nest* século X*I, levando as organ*zaçõ*s * buscar *o*as *ane*ras d*
</line>
<line>
v*nder, operar e entregar. Dentre as *uais, o esforço **mercial das plat*formas de co*érc*o
</line>
</par><par>
<line>
elet**n*co
</line>
<line>
para mot*var
</line>
<line>
as com*ras por meio de e*tr*gas cada vez mais rápidas (S*LLE*,
</line>
</par><par>
<line>
2021). Co*sequenteme*te, neste ce**rio mar*ado pelo *mpuls* ao imediatismo nas entregas,
</line>
<line>
os *roved**es de serviç*s logí*t***s (*S*) prec*s*ram se *dequar (VIVA*DIN*, 20**a).
</line>
<line>
Estudo ap*esentado pela Accenture (2020) a*on*a a *mportância dos PSL no
</line>
<line>
desenv*lvimento da* atividades comercia*s (*dv*nda* do comérci* el*trô*i**) que tem
</line>
</par><par>
<line>
cresci*o *o longo do tempo. Esse *rescimento proporc*on* a *ecessi*ade *e um
</line>
<line>
númer*
</line>
</par><par>
<line>
*ai*r *e PSLs para *t*nder a demanda cre*cen**, ** *esmo te*po que exige menores cu*tos
</line>
<line>
e maior satisfação do nível de serv**o ao client*.
</line>
<line>
* a*vento d* pandemi* CO*ID-1* (i**ciado *o *inal de **19) estress*u ainda mais o
</line>
</par><par>
<line>
sistema *e
</line>
<line>
entrega p**a f*r*e
</line>
<line>
de*anda gerada, com re*lexo dire*o
</line>
<line>
nos *SL (SARKIS et
</line>
<line>
* * .,
</line>
</par><par>
<line>
2020). Quando *s medidas de *solamento *e to*na*a* ma*s fortes, matéri* *a *ssociação
</line>
<line>
Bra*i**ira de L*gíst*ca e *ranspo*te de **r*a (ABCT, 2020) **irmav* *ue o PSL precisaria s*
</line>
</par><par>
<line>
reinve*ta* diante da *andemia, além de
</line>
<line>
*edesenhar
</line>
<line>
*s relações c*m *s c*lab*radores
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
tran*portadores a**ô**mos. Est* previsão baseava-*e nas n*vas *tividades *ue dev*r*am **r
</line>
<line>
des*nvolvidas pela deman*a, ex*gindo mais tec*o*ogi*s par* *tuar em can*is mul**moda**, no
</line>
<line>
atend*m*nt* a* e-commerce e se adapt*r ao OmniChannel.
</line>
<line>
**d*pend*nt* do i*pa*to provocad* pe*a p*ndemi*, há d* ** ressalt*r que no iní*io d*
</line>
<line>
2020, segundo a Associação Brasileira dos Oper*dore* Logísticos (ABOL, 2020), havia 2*5
</line>
</par><par>
<line>
operadores de servi*os logísticos em plen* operaçã*
</line>
<line>
no país, os quais pr*po**ionara*
</line>
<line>
u*
</line>
</par><par>
<line>
cresc*mento
</line>
<line>
e*onômico *ar* o *e*or de
</line>
<line>
*9,24 %, comp*ran*o *
</line>
<line>
perí*do de 2018 e 2019,
</line>
</par><par>
<line>
e*pregando dire*a e in**reta**n*e ce**a de
</line>
<line>
1,5 m*l*ão de
</line>
<line>
po* t os
</line>
<line>
de trabalho,
</line>
<line>
c*m
</line>
</par><par>
<line>
u*a Re*ei*a Ope*ac*onal Bruta (ROB) total de R$ 100,8 bil*ões **u*is e um faturame*t*
</line>
<line>
médio est**ado de R$ 366 milhõ*s, por empres*, arrecadando R$ 1*,* bilhõe* em
</line>
<line>
*r*buto* e R$ 11,5 b*lh*e* em enca*gos trabalhistas.
</line>
<line>
*onside**ndo o ce**rio p*ssado, a imp*r*ância de*se setor pa*a o mercad* br*sileiro,
</line>
</par><par>
<line>
e *dvento d* pand*m*a *o COVID-1*, intenção d*ste e*tudo analisar quais as soluçõ*s
</line>
</par><par>
<line>
o
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
operaci*na*s cr*ada* pelos pre*tador*s de s*rviços logísticos durante o perío*o *a pandemia?
</line>
</par><par>
<line>
É m*ito provável
</line>
<line>
que *studo* *elat*vos ao impacto l*gís*ico ca**ados pela pandemi*
</line>
</par><par>
</page><line>
ven*am ocor**ndo, por isso, *onsideran*o o momento, map*a* as iniciati*as d*s **L é ainda
</line>
<line>
*ev. FSA, Teresina, v. 2*, n. 8, art. 2, p. 20-*0, ago. *02* www*.fsanet.com.br/*evi**a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Pr*stadores de Ser*iços Lo*ísti*os no B*a**l - As Soluções Criadas no Período da Pandemi*
</line>
<line>
23
</line>
</par><par>
<line>
uma opo*tunidad* para * academia * p*ra o* gestores *a inten*ão *e ent**der *s movimento*
</line>
<line>
e sol*çõ** que es*e *mportant* se*mento trilhou no enfrentamento desse desafi*. *s
</line>
<line>
*onsequên*i*s a lo*go prazo da pandemi* do COVID-19 sã* impr*v*sív**s, *as parece
</line>
</par><par>
<line>
inevi**ve* que
</line>
<line>
os des**i*s
</line>
<line>
e *s *portuni*ade* c*nti*uarã* a desafi*r esse* provedores
</line>
</par><par>
<line>
(Kuckertz, *020). Por conseg*inte, esp*ra-se que estu*os como es*e contri*uam par* *rientar
</line>
</par><par>
<line>
empres*rio* na busca de *lexibilidade e e*tendimento *e mode**s capazes de responder
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
momentos de crise, como os da pan**mia C*vid-*9.
</line>
</par><par>
<line>
2 R*FERENCIAL TEÓRICO
</line>
</par><par>
<line>
2.1 PSL e Pa*demia
</line>
</par><par>
<line>
*radicionalmente, um PSL tem competê*cia *ar* pre*tar *erviços *ogísticos básic**
</line>
<line>
(arma***agem e t*ansporte), int**me*iários (expe*ição e cross *ocking) e de maio*
</line>
<line>
complexidade (p*anejament* e con*role de estoqu*s). Em algun* cas*s, também pod* agregar
</line>
<line>
va*or por meio da cu*tomizaç*o de *perações (embalagen* e monta*em **na* de prod*to*) ou
</line>
<line>
em assesso*ia e*presarial (consult**ia de sistemas e rede*en*o de malhas logísticas) (N*TO
</line>
<line>
et a*., 2020). Da m*sm* forma, estudos *ec*ntes abordam as inovações no ger*nciam*nto *a
</line>
<line>
*ogís**ca int*g*ad* (FULCONIS; PA**ÉB, 2018) que vêm sendo u*il*zadas por estes
</line>
</par><par>
<line>
prove*o*es de serviços. Contud*, *s *u*anças imp**tas ou *daptativas de*or*entes
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
*andemia tr*nsfo*mam esses operadores (PEDROSO, 2020), conforme dados
</line>
<line>
ilus*ra*os na
</line>
</par><par>
<line>
*igura *.
</line>
</par><par>
</page><line>
R*v. FSA, Ter*si*a PI, v. 20, n. 8, art. 2, p. 20-*0, ago. 20**
</line>
<line>
www4.fsanet.com.b*/r*vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. B. Silva, M. Viva*dini
</line>
<line>
24
</line>
</par><par>
<line>
Fig*ra 1 - Mu*anças no *erfil de compras d* per*o*o p*é ao pós-pand*m*a
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: G*C (2020)
</line>
<line>
Em síntese, 81% de *rescimento no e-commerc* e o *ue i*so *emanda
</line>
</par><par>
<line>
ope*acionalm*nte i*plicam fortes adapta*ões *udanças, não só nas e*pr*sas varej*st*s, e
</line>
<line>
como também em seus prov*dores *e serviços. Enfim, mudanças realiza*as tendem a se
</line>
</par><par>
<line>
c*n*ol*dar, fazendo com q*e a *remência *e
</line>
<line>
s*luções eviden*iada* *e**
</line>
<line>
pandemia seja
</line>
</par><par>
<line>
consolidada *o longo do tempo (*AKAHACHI; PÉRTILE, 2020). Esta tra*sf*rmação r*tifica
</line>
</par><par>
<line>
a posição de
</line>
<line>
que o PSL não p*de ser v*sto *ão some**e co*o uma sim*l*s terce*ri*açã* ou
</line>
</par><par>
<line>
quartei*ização *e *er*iço* logísticos, mas s*m
</line>
<line>
como uma relaç*o de negócio
</line>
<line>
comprometido
</line>
</par><par>
<line>
*o* o ne*ócio do *lie*te.
</line>
<line>
Cl*ramente, *s necess*d*des das organizações diante das *ai*
</line>
</par><par>
<line>
d*fer*ntes operações *ransformam e*sa *e*ce*riz*ção, **rg*ndo novas *onf*gurações em que a
</line>
<line>
re*ação de negócio estabel**e maior co*prometimento * int***ação, na e*pe*tativa de atender
</line>
<line>
a* demand*s do client* fin*l (VI*AL*INI, 202*b).
</line>
<line>
2.2 A *ntrega nos serviç*s logísticos
</line>
<line>
Os serv*ços adv*ndos d* internet expandiram * agregaram setores como os de *efeições
</line>
<line>
*ara viagem, varejo *e supermerca*os e *are*o nã*-alimentar. **te movimento f*i tão forte
</line>
</par><par>
<line>
que muitas em*resas de
</line>
<line>
en**ega *urgiram *om o foco ne*te* segmen*os. Este *erviço, mais
</line>
</par><par>
<line>
present*
</line>
<line>
no B2C (business *o comm*r**) do *ue n* B2B (b**iness to busines*), tam**m é
</line>
</par><par>
</page><line>
conhecido como entregas instantâ*eas, sob demanda, de a*licativos, e *utros mais (*ERBOLI
</line>
<line>
Rev. FS*, T*resina, v. 2*, n. 8, ar*. *, p. 20-40, *g*. 2023 w*w4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*r*s****res d* Serviços Logístic*s no Bra*il - *s Soluções Criadas *o Per*o*o da Pandemia
</line>
<line>
25
</line>
</par><par>
<line>
et al., 2021). *un*amental*en**, est*s modelos se relacionam *om a d*c*são de compra
</line>
<line>
através *a natu*eza d* pedido, com o *e*vi** de en*reg* que se adéqua ao tipo de pedido, com
</line>
</par><par>
<line>
a tec*olog*a empregada q*e supo*ta a gestão das **er*ções (na logíst*ca e nas
</line>
<line>
cadeias
</line>
<line>
*e
</line>
</par><par>
<line>
suprimentos).
</line>
</par><par>
<line>
A qualidade d* serv**o logístico é um dos fatores q*e
</line>
<line>
*ont*ibuem *om sucesso do o
</line>
</par><par>
<line>
varejo on*ine, e está *ntimamente relaci**ada à pontu*lidade da entrega. Esta influencia
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
s*tisfação
</line>
<line>
do cliente as int*nções de compras futura*. Por sua e
</line>
<line>
vez,
</line>
<line>
o
</line>
<line>
tempo de e*trega
</line>
</par><par>
<line>
*umenta a ince*t*z* ** cli*nte * o risco p*rcebido, diminuindo a satisfação e as intenções d*
</line>
<line>
co*pra. Portanto, o prazo de *nt*ega é um determinante se o cli**te fará ** **o * compr*. S*
</line>
<line>
os v*rejistas pre**ndem melh*rar a sa*isfaçã* do *liente no mome*to da compra, é preciso da*
</line>
<line>
atenç*o a* envio mais rápid* (AMLING; D*U*HERTY, *018; LIM; WINKENB*CH
</line>
<line>
2019).
</line>
<line>
A entrega no mesmo dia tem como *arac*erís*ica o m*vim*nto do item p*dido do l*ca*
</line>
<line>
da produção ou estoq*e para o endereço do clien*e fi**l, ou seja, uma *iag*m pon*o a *o*t*
</line>
<line>
(CHA*G; *IN, 2017). Nela s* encaixa as tr**saçõe* B2C ** B2B, diferen*e das entr*gas de
</line>
</par><par>
<line>
encomend*s, cuja o*eraçã* envolve
</line>
<line>
diferentes tipos d* v**culos, loc*is, sis*emas des*arga,
</line>
</par><par>
<line>
*l*ssificação e carga (ALLEN et a*., 20**; *IMONI et al., 2020). Este *odelo consolida
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
mo*i*enta as m*rcador*as, na i*t**çã* de otimi*ar os cu*tos segundo a *ocal***ção, o te*po
</line>
<line>
de entrega e os ti*os de veí*ulos. Geralment*, para o *o**mento dos produt*s util*z*m-se de
</line>
<line>
veículos *aiores *ara as tra*sferências e meno*es para as entregas locais. C*nsequentemente
</line>
<line>
esses mode*os de operações *e difer*nciam n*s cu*tos. Entretant*, não s* p*de confu*dir com
</line>
</par><par>
<line>
o modelo de ent*e*a dos
</line>
<line>
ap*icat*vo* de refeição e ali*entos, difundido
</line>
<line>
na* difer*ntes
</line>
</par><par>
<line>
pla*af*rmas de venda (UberEats, *ustEat,I*ood)(T*N* et al., 202*). Este m*del* opera com
</line>
<line>
pedidos aten*i*os *m até uma h*ra, re*lizad*s por entregadores em bic*cl*tas, motos e c*r*os.
</line>
<line>
A A*azon é c*ta*a po* muitos estudos (ISH*AQ et al., 2021; ZHANG *t al., 2019)
</line>
</par><par>
<line>
como e*emplo de adequaç*o
</line>
<line>
às mudanças
</line>
<line>
i*p*stas pelos novo* modelos
</line>
<line>
de e*tre*as. Ela
</line>
</par><par>
<line>
crio* sua p**pria plataforma logísti*a (Amazon Lo*istic*),
</line>
<line>
*trav*s da qual
</line>
<line>
trans*ortadoras
</line>
</par><par>
<line>
ind*pendentes (empresas locais ou reg*onais) se conect*m para entregar
</line>
<line>
as encomendas aos
</line>
</par><par>
<line>
consumidor**. A
</line>
<line>
op**ação
</line>
<line>
de triagem e a clas*if**ação *as mercadorias e entregas estão
</line>
</par><par>
<line>
apoiadas por centros de distribuiç*o a*t*mat*zados, com supo*t* de tecnol*gia *ara ordenar o
</line>
</par><par>
<line>
transporte e as
</line>
<line>
entr*gas. Essas condições somadas à *ersat*l*d*de obtida n* tr*nsporte
</line>
</par><par>
<line>
fornecem f*exibilidad* *ara alte*a* a
</line>
<line>
velocida*e de e**rega, permitindo ate*d*r à entrega no
</line>
</par><par>
<line>
dia seguint*. Ess*s transportadoras indepe*dent*s, muita* vezes, f*zem uso de uma
</line>
<line>
força de
</line>
</par><par>
<line>
trabalho casual que são empregadas por demanda. *sta
</line>
<line>
opção chamada d* crowds*ip*ing
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. F**, Te*esi*a PI, v. 20, n. 8, art. 2, p. 20-40, ago. 2023
</line>
<line>
www4.*sane*.com.br/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
R. *. Si*v*, M. Vivaldini
</line>
<line>
26
</line>
</par><par>
<line>
utiliza pesso*s qu* j* es*ão vi**an*o dos pontos A *ara B **ra leva* um pacot* ju*to com
</line>
<line>
*les, e vem sendo adotada *o* *uitas empresas o* pla*aformas de *erviços (UberRUSH,
</line>
<line>
Postma*es, *ns*acart, Deliveroo) (ALLEN *t al., 2018; E*MAGUN; STAT*OPOULOS,
</line>
<line>
2021)
</line>
<line>
Para entregas ráp*das, a *ogíst*ca d* última milha * *ma alter*ati*a para atingir * nível
</line>
<line>
de serviç* esperado, mes*o sendo *esponsá**l por uma p*rcela elevada dos cu*tos. N*la, *
</line>
<line>
p*ecis* co*siderar modelos d* compar**lham*nto com* * crowdsourcing (*AN*IAR*CI*A
</line>
<line>
et a*., 201*), apo*ados por p*ata*ormas de servi*os (t*po "uberização" *os *erviços logíst*cos),
</line>
<line>
onde a* encomendas e *s *nidades de ent*ega são combinadas (*IM; WIN*ENBACH, 2018).
</line>
</par><par>
<line>
Nes*as operações, a aplic**ão de no*as te**ologias e s*luçõ*s
</line>
<line>
al*ernat*vas (Armári*s de
</line>
</par><par>
<line>
*ole*a, entregas em uma par*d* ond* o cl**nte r*ti*a, et*.) são opções *uit*s veze*
</line>
</par><par>
<line>
*ecess*rias. Enfim, é *recis* ente*d**
</line>
<line>
que a distribuiç** *anha *ovas
</line>
<line>
dime**ões, pois um
</line>
</par><par>
<line>
*edido pode ser aten*ido a p*rt*r *e um cen*r* *e distrib*ição, de um* loja, ou mes*o de um
</line>
</par><par>
<line>
canal externo. Na persp*ctiva *mnichann**, deve-s* pr*ver
</line>
<line>
a demanda levan*o em
</line>
</par><par>
<line>
c*nsid*ração as
</line>
<line>
nova*
</line>
<line>
co*plexidades que su*gem, provocadas po* *lientes cada vez ma*s
</line>
</par><par>
<line>
sensív*is ao t*mpo de ent*ega (CARO et al., 20*9)
</line>
<line>
O desempenho d** serviços logí*tico* é **sto *o*o **nçã* da i***gração operacio*al
</line>
<line>
obtida entre os prove**res de serviços * seus cliente*. Esta inte*ração, p*ra entregas *ada vez
</line>
<line>
mais rápidas, nece*sitará do sup**te de programas tecnol*gicos (necessária a estes
</line>
<line>
*rov**ores) ca*azes de controlar es*oque, efetuar monitoram*nto, roteirizaç*o e a*endame*to
</line>
<line>
de veículos, s*b**ituir entra*as manuais por entrad*s eletrônicas de dados (DAIN et al., 2019;
</line>
</par><par>
<line>
GRANT, 2019). I*c*usive, permite c*mpartilhar e **n*ro*izar **itas operações
</line>
<line>
em tem*o
</line>
</par><par>
<line>
r*al (GONG et al., 2018). Claramen*e, ess* pressão no d*sempen*o *rará reflexos
</line>
<line>
sobre os
</line>
</par><par>
<line>
negóci*s e *xigirá adequ*çõ*s *os proved*res de serviç** logís**c*s.
</line>
</par><par>
<line>
3 METODOLOG*A
</line>
</par><par>
<line>
O presente estudo utili*a *bor*agem q**ntitativa e qualitativa, explo*ató*ia, por *e tra*ar
</line>
</par><par>
<line>
de u** p*squisa a respeito de um tema atual,
</line>
<line>
aind* p*uco evide*ciado, *e*ativo às
</line>
<line>
*o*uções
</line>
</par><par>
<line>
cri*das pelos PS* no períod* da pandem*a da covid-19 no Brasil. *onf**** ilustra * Figura 2,
</line>
<line>
a pes*uis* fo* organizada na intenç*o de re**onder à questão de pesquisa, c*ntextualizando o
</line>
<line>
tema co* *ma visã* a respe**o *o* PSL (seu papel *a pandem*a) e a im*o*tâ*c*a das ent**gas
</line>
</par><par>
<line>
no serviço l*gí*tico
</line>
<line>
dia*te das demandas advindas (pri*cip*lment* d* e-c*mmerce). Na
</line>
</par><par>
<line>
sequên*i*,
</line>
<line>
busca-se em *ites (capes-pe**ódicos, *oogle ac***mico e google)
</line>
<line>
*n**rma**es
</line>
</par><par>
</page><line>
R*v. FSA, Teresina, v. 2*, n. 8, *rt. 2, p. 20-40, ag*. 2023
</line>
<line>
www4.fsan*t.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Prestador** de Serv*ç*s Lo*ís*icos no Brasil - As Soluções Cr*adas no Período da Pandemia
</line>
<line>
27
</line>
</par><par>
<line>
re*a*ivas ao qu* foi adotad* pelos PSL como *oluções emp**gadas durante o *eríodo
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
*om os s*gui*tes dizeres: "logí*tica na pan*emia", "presta*or d* serviço logístico
</line>
<line>
na
</line>
</par><par>
<line>
pandemia", "operador *ogí*tico na pandemia", configurado com a temporal*dade de
</line>
<line>
01/*3/*020 a 30/0*/2*21, perío*o no qual a pan*emia do cov**-19 se ins*a*ou no *rasil.
</line>
<line>
O Quadr* 1 resume o cri*ério ado*ado para a obtenção dos dado* secundários,
</line>
<line>
extr*ído* da* fontes citadas, com a *inalid*de *e b*sc*r as informações relativas à *u*st*o de
</line>
<line>
pesq*isa.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina PI, *. 20, n. *, art. *, p. *0-40, ago. 2023
</line>
<line>
w*w4.*sanet.co*.br/revi**a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
R. B. Silv*, M. *ivaldini
</line>
<line>
28
</line>
<line>
*uadro 1 - Critério de bu**a
</line>
</par><par>
<line>
Indexador
</line>
<line>
*ermo de Busca
</line>
<line>
R*spost*s
</line>
<line>
Fi*tro 1
</line>
<line>
Filtro 2
</line>
<line>
Filtro 3
</line>
<line>
Tota*
</line>
</par><par>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
L*gísti*a na *andemia
</line>
<line>
142
</line>
<line>
10*
</line>
<line>
9
</line>
<line>
0
</line>
<line>
0
</line>
</par><par>
<line>
*eriódicos Ca*es/MEC
</line>
<line>
**est*d** *e ser*iço *o*ísti*o na pandemia
</line>
<line>
10
</line>
<line>
9
</line>
<line>
3
</line>
<line>
*
</line>
<line>
0
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
Oper*dor logístico na pandemia
</line>
<line>
10
</line>
<line>
9
</line>
<line>
4
</line>
<line>
0
</line>
<line>
0
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
Logística *a pan*em*a
</line>
<line>
27.500
</line>
<line>
1
</line>
<line>
1
</line>
<line>
0
</line>
<line>
0
</line>
</par><par>
<line>
Goo*le acad*mico
</line>
<line>
Pr*sta*or *e serviço logístico *a pand*mia
</line>
<line>
1.300
</line>
<line>
0
</line>
<line>
0
</line>
<line>
0
</line>
<line>
0
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
Operador logístico na pan*emia
</line>
<line>
1.650
</line>
<line>
0
</line>
<line>
0
</line>
<line>
0
</line>
<line>
0
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
Logística na pan*emia
</line>
<line>
**.900.000
</line>
<line>
5.070
</line>
<line>
64
</line>
<line>
32
</line>
<line>
32
</line>
</par><par>
<line>
Buscador Go*gle
</line>
<line>
Prestador de serviço logístico na pandemia
</line>
<line>
628.*00
</line>
<line>
616.000
</line>
<line>
172
</line>
<line>
3*
</line>
<line>
36
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
Ope*ado* logí**ic* na p**demia
</line>
<line>
1.6*0.000
</line>
<line>
1.340.*00
</line>
<line>
177
</line>
<line>
35
</line>
<line>
35
</line>
</par><par>
<line>
47.188.000
</line>
<line>
200.390
</line>
<line>
37 1
</line>
<line>
10 3
</line>
<line>
10 3
</line>
</par><par>
<line>
Filtro 1 = Período d p*squisa 2020-2**1
</line>
</par><par>
<line>
Fil*ro 2 = Relaciona*o à administração (pública e de emp*esas)
</line>
<line>
F**tro 3 = Leitu*a ide*tific**do os *ites/artigos perti*entes
</line>
<line>
O resul*ado da busca, segundo o quadro 0*, **sponibiliz** 103 sites que se relaciona*
</line>
<line>
c*m as so*uções de *iv*rsas empresas na indúst*ia de prestadores de serviços log*sticos.
</line>
<line>
Di*nte d** três tentativa* de extração de dados secundário*, pode-se con*luir que somente o
</line>
</par><par>
<line>
B*scador Google p*ss**a informações
</line>
<line>
*ertinentes ao assunt*
</line>
<line>
pesqu*sado. *upõe-s* que, por
</line>
</par><par>
<line>
ser um tema recen*e (*ara o período pesquis*do), os artigos acadêmicos aind* nã* refletiam a*
</line>
<line>
inform*ções necessárias pa*a a**nder aos o*je*ivos da pes*uisa.
</line>
<line>
4 *PRESENTAÇÃO E ANÁLISE DE D*D*S
</line>
<line>
A *igura * re*resenta o ma*eamento das soluç**s cr*a*as pelos PS*s no *rasil
</line>
</par><par>
<line>
duran*e o período de pandemi*, res*rito ao
</line>
<line>
perío*o de ma*ç* de 2020 a maio de 2021. A
</line>
</par><par>
<line>
*egu*r o estudo apresenta as soluçõ*s que *or*m levant*das pela pes*uisa.
</line>
<line>
Figura 3 - M*pe*men*o das soluç*es
</line>
<line>
*u*cado* do Google
</line>
<line>
Diagnóstico
</line>
</par><par>
</par>
<par>
</page><line>
R*v. *SA, T*resina, v. 20, n. 8, ar*. 2, p. 20-40, ago. 2023
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
P*estadores de Serviços ***íst*cos n* Brasil - As Soluç*e* Cr*adas no Período da Pandemia
</line>
<line>
29
</line>
</par><par>
<line>
4.1 Levantament* d*s soluções criadas pelos PS*
</line>
</par><par>
<line>
Com base nas *nfor*açõ*s obtidas dos 103 sites
</line>
<line>
an*lisad*s, foi *ealizad* um
</line>
</par><par>
<line>
agr*pamento da* sol**ões c*nforme *u*s s*m*lhanç*s, e 17 *oluç*es adotadas foram
</line>
<line>
extr**das:
</line>
<line>
So*u*ão 1 - Mecanism*s digita*s
</line>
</par><par>
<line>
Atualizaç*o das opera*ões (e dos operadores) atrav*s
</line>
<line>
de mec*nis*os digit*is, cuj*
</line>
</par><par>
<line>
ad*ptação er* necessária jun*o aos varejistas do e-c*mmer*e. Da mes*a forma, em cadei*s
</line>
<line>
específicas, como por ex*mplo em **imen*os e *emédios, e empres** aduaneiras, a criação
</line>
<line>
de plataf*rmas d*g*tais baseadas em blockc**in foram cita*as como possíveis soluções de
</line>
<line>
rastreabili*ade e segur**ça. Na intenção *e a**lizar os process*s de preparaçã* d* pe*id**,
</line>
</par><par>
<line>
te*nolo*ias *ase*das no c*mand* *e voz
</line>
<line>
apar*c*m
</line>
<line>
c*mo alternativ*s. S*pos*amente, pelo
</line>
</par><par>
<line>
a*mento na expedição de car*as fraciona*as, fer*amentas de "s*u*cing" ba*eados em
</line>
</par><par>
<line>
software* e*pecíficos,
</line>
<line>
juntamen*e
</line>
<line>
*om inst*umentos
</line>
<line>
d* roteiriz*ção e **str*ab*lid*d*
</line>
</par><par>
<line>
*ntegradas
</line>
<line>
compun*am uma cesta de sol*ções
</line>
<line>
com a int*nção de *edução do c**to nas
</line>
</par><par>
<line>
entregas.
</line>
</par><par>
<line>
Solução 2 - S*luçõ*s bas*adas n* nuve*
</line>
<line>
Muitos operadores *d*taram (ou muda**m) soluções *as*adas na nuvem *ue p*r*ite
</line>
<line>
**escer * demanda (de soluções logísticas, *omo WMS, TMS, Ro*eiriz*d*r*s, etc.) e pagar à
</line>
<line>
me*ida **e u*ilizam. Soluções como essas viab*lizam a integraç*o com empresas d* *-
</line>
</par><par>
<line>
comme*ce
</line>
<line>
e
</line>
<line>
facilit*m o
</line>
<line>
*egistro
</line>
<line>
de tod*s
</line>
<line>
as m*viment*ções, da
</line>
<line>
mesma for*a d* acesso
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
suas e*uipe* * cli*ntes das *perações.
</line>
<line>
*oluç** 3 - Re*iradas em drive-*hru
</line>
<line>
Cerca de 50% (**rasce) das e*presas que vendem no e-commerc* expan*ir*m o
</line>
<line>
se*viço de ent*ega *ia drive-thr*, e alguns PSL *ornaram-se altern*tivas de *onto d* en**ega.
</line>
<line>
Solução 4 - Apl*ca**vos d* relacionamen** com entregad*res e alertas
</line>
<line>
Com o e-co*merce, *urgiram *ovas tecnol*gias, apli*ativos e p*ataformas c*jos
</line>
</par><par>
</page><line>
m*to*ista* presta*ore* *e se*v*ço* estão rec*ben*o informaçõe* de como proceder com e
</line>
<line>
cada entrega (exemp*o: qua* a forma correta de higienizaç*o e c***ados na entre*a). Através
</line>
<line>
do recebimento de "pop-ups" que alertam sobre o uso do *lcool em gel *uran*e a as*i*at*ra
</line>
<line>
de recebime*to da encom*nda, ou **smo um *omand* de vo* é feito durante cada entre*a
</line>
<line>
par* evitar o **ntato com os clientes, *efor*ando as bar*ei*as de proteção.
</line>
<line>
Rev. FSA, *eresina PI, v. 2*, n. 8, a*t. 2, p. 2*-40, ago. 2023 www4.fs*n*t.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
R. B. Sil*a, M. Vi*aldini
</line>
<line>
30
</line>
</par><par>
<line>
So*ução 5 - Inicia**vas gerenciais
</line>
</par><par>
<line>
Rever as ro**nas *peraciona*s pa*a adequá-*as à realid*de, principalm*n*e com
</line>
</par><par>
<line>
aj*st*s nos custos. Ot*miz*r e *m*li*r o catálog* de serviç*s d* ent*ega, ot*mi*a* rotas
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
meios de rastreamento de carg*, ad**uaç*o *o valor de frete, f*car em ent*egas rá*idas, com
</line>
</par><par>
<line>
meios de transporte versáteis busc*ndo gerar diferenc*al competitivo. A a*oção
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
fer*a*ent*s *omo Business In**lli*en*e (BI) *ara melhor ge*enc*ar info**ações, c**
</line>
<line>
h*stórico da jornada de trabalho dos condutores, tempo* *e paradas, t*ajet*s perco*ridos com
</line>
</par><par>
<line>
cont*ole
</line>
<line>
de vel*ci*ade, **ém de reg*stros de **leta entrega, ajudando na tom*da e
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
decisão, inc*usive em situações d* ris*o.
</line>
<line>
*olução 6 - *ogística compartilhada
</line>
<line>
Util**a*ão com*arti**ada de veí*ulos * armazéns, propo***on*ndo a re*uç*o e
</line>
<line>
div*são dos custos.
</line>
<line>
*oluç** 7 - Plataf*rmas logístic*s
</line>
<line>
Pr**iss*o*ais *e TI trabalhando especificament* par* o d*se*volvim**t* *e
</line>
<line>
*lataformas logí*ticas. Novos play*r*, **j* o*eração *ão se ba*eia em ativos fixos, *as em
</line>
</par><par>
<line>
bi g
</line>
<line>
data, *lg*ritmos
</line>
<line>
de recomendação
</line>
<line>
e técnic*s colaborativas com* o crowdsourced
</line>
</par><par>
<line>
*e*iv*ry (modelo em q*e uma rede de
</line>
<line>
entre*adores autô*omos r*aliza ser**ços para uma
</line>
</par><par>
<line>
em*r*sa), be* com* o monitora**n*o da carga at*avés de pla*afo*m*s.
</line>
<line>
S*lução 8 - Bu**a por es*aço de es*oc*gem
</line>
</par><par>
<line>
O aumento *o volume
</line>
<line>
*e en*ome*das alav*ncou as locações de galpõ*s logístic*s,
</line>
</par><par>
<line>
impulsiona*do *undos i*obiliários de *ogíst*ca, da m*sm* fo*ma que *stimulo* * compra d*
</line>
<line>
equipament*s de movimentação e arma*en*gem de ma*eriai*.
</line>
<line>
Soluç*o 9 - R*botizaçã* e te*nologias d*git*is
</line>
</par><par>
<line>
Ro*o*iza*ã*, *of*ware*, s**sor*s e a inter**t
</line>
<line>
q*e possibilitam aper*e*çoar tod* *
</line>
</par><par>
<line>
proce*so de l**ística, diminuindo a* necessida*es de inter*enção humana (co*o no **so de
</line>
<line>
riscos de contaminação).
</line>
<line>
Soluçã* 10 - **me-day delivery
</line>
</par><par>
<line>
*m comp*as
</line>
<line>
de sup*rmercado fa*mácia, os consumidores de**j*m receber *eus e
</line>
</par><par>
</page><line>
produto* o quanto antes, *speci*icamente no mesmo di*.
</line>
<line>
Soluçã* 1* - Doc*mento único de transpor*e
</line>
<line>
Re*. FSA, T*resina, v. *0, n. 8, a*t. 2, p. *0-40, a*o. 2023 www4.fsane*.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*rest*dores de Serv*ç*s Lo*ísticos no Br*si* - As Soluções Cri*das no **r**do da Pandemia
</line>
<line>
31
</line>
</par><par>
<line>
Do*umento de Transpo*te El*trôn*co (DT-e) para as operaçõe* de tr*nsporte
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
carga, docum*nto único que sub*t*tuirá todo* os e*isten*es a*ualment* no Brasil.
</line>
</par><par>
<line>
*olução 12 - Evitar d*missões
</line>
</par><par>
<line>
Segmentos de se*viço* que foram afetad*s com a paralização d*s negócios l*v*ram
</line>
<line>
mui*as or*anizaçõ*s a ado*arem saídas c*ntinge*ciais pa*a evitar demissõe*, tais *omo
</line>
<line>
an*ecipação de féri*s, acordos de re**ção de horas, por ex*mplo.
</line>
<line>
Solução 13 - Entreg*s com *ici*letas
</line>
</par><par>
<line>
Empresas adaptaram seus serviços utilizando entregadore* na moda*idade
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
*i*icleta, agilizando entr*ga* de perí*etros u*banos.
</line>
</par><par>
<line>
*o*ução 14 - **st-mile deliv*ry
</line>
</par><par>
<line>
Maior a*e*ção e ade*uação para ent*egas da última milha (la**-mi*e d*livery), com
</line>
</par><par>
<line>
obj**ivo de ampliar * alcanc* dos *equeno* e-commerces através da ad*ção
</line>
<line>
*e peq*e*os
</line>
</par><par>
<line>
en*r*ga*ores (autônomos) *ara reduzir o custo de tra**po*te.
</line>
</par><par>
<line>
Soluçã* 15 - Amp*iaç*o dos estoques
</line>
</par><par>
<line>
*om a in*enção (m*is p*esen*e em mercado* in*ustriais) *e r*duzir o r*sco de ru*tura
</line>
<line>
d* est*que, foi adot*do o *roce*i*ento de dual sourcing (fonte dup*a de abastecimento), da
</line>
<line>
*esm* forma que esto*ues foram aumentados, util*za*do de PSL.
</line>
<line>
Solução 16 - Sh*p from store
</line>
</par><par>
<line>
Uso do m*delo logístico
</line>
<line>
sh*p *rom store (exp*di* da loja) que ut*li*a o estoque da*
</line>
</par><par>
<line>
l*ja* fís*c** pa*a as ent*egas *as compras digitais, ao invés d* es*ar focado *om*nte nos
</line>
<line>
centros de d***r**uiçã*.
</line>
<line>
4.* Anális* de *oleta *e dad*s
</line>
<line>
Baseado nas **fo*ma**es *oletadas e na* solu*õe* apres*ntadas, percebe-se qu* os
</line>
<line>
PSL, ape*ar da inespera*a situação provoc*da pela p*nde*ia, p*omoveram ações no sentido
</line>
<line>
de se adapta*em. Principalmente nas soluções *elac*o*adas às dema*das de e*trega* urge*tes
</line>
</par><par>
<line>
ou no
</line>
<line>
me**o
</line>
<line>
dia. Considerando ai*da muitas solu*ões rela*ionadas à gestão
</line>
<line>
ne*essária em
</line>
</par><par>
<line>
função das adequa*ões para *u*o*tar conviv*r e
</line>
<line>
c*m a pa*demia,
</line>
<line>
como t*das as açõ*s *e
</line>
</par><par>
<line>
higiene necessá*ias para aten*er aos *rotocolos sani*ários.
</line>
<line>
*om* a*te*nat**a ** distanciament* social, os canai* on-line *iveram c*e**imento
</line>
</par><par>
<line>
vertiginoso, dema*dando soluções de entre*as dif*re*ciadas,
</line>
<line>
como a utilização
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina PI, v. 20, n. 8, art. 2, *. 2*-40, ago. 202*
</line>
<line>
www*.fsa*et.com.*r/*ev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
R. B. S*lva, M. Vivaldini
</line>
<line>
32
</line>
</par><par>
<line>
omnic*ane*, entr**as com bici*leta*, e si*tem*s de compartil*amento colaborati*o *tilizando
</line>
<line>
muito mais motor*stas autôno*os. Da mes*a **rma, o v*rejo *e adaptou e passou a *tili**r o
</line>
<line>
servi** *rive-thru, (Ab*asc* - Associação *rasileira de Shopp*ng Centers), que virou um
</line>
</par><par>
<line>
ca*al de
</line>
<line>
vendas físico * a*ternativa complementar *iante do avanço *o e-co*mer*e, ou
</line>
</par><par>
<line>
uti*izaram as plata*ormas de frete compartilh**o *a*a *ntregas dir*tas a ***s cli*ntes.
</line>
<line>
Mui*as inic*ativa* exig*am aç*e* ger*nci*is urgentes e adaptativas, tais com* *s
</line>
</par><par>
<line>
relacionadas à mão de ob**, ações de ajustes sanitários, horas
</line>
<line>
trabalhadas, home-offic*
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
adaptação às condiçõ*s o*eracionai* *o *-com**r*e, ou m*smo *ções i*o*ativas como
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
utilizaç*o
</line>
<line>
do blockc*ain * a* platafor*as lo*ísticas de c*mpartilh*mento, apare*er*m como
</line>
</par><par>
<line>
caminhos
</line>
<line>
possíveis d* prover s**uções
</line>
<line>
aos PSL. A *o*ução 2 segue na mesma li*ha, pois
</line>
</par><par>
</page><line>
m**tas empresas pr*curaram soluções baseadas na nuve*, principa*mente ** conside*armos
</line>
<line>
R*v. FSA, *e**sina, v. 20, n. 8, art. 2, p. *0-40, a*o. 20*3 ww*4.fsanet.com.*r/*e*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Prestadores d* Servi**s *ogísticos no Brasil - As Soluções Criadas no Período *a Pandemia
</line>
<line>
*3
</line>
</par><par>
<line>
qu* esta alternati*a *erm**e c*n*rataç*es escalonadas, mais flexí*eis tendem a ser pagas e
</line>
<line>
segundo * deman*a de utili*a**o.
</line>
<line>
*o c*s* d* solução 3, temos que na in**nçã* de enc*ntrar me*os para ent*egar os
</line>
<line>
*rodut*s, o Drive-Thru f*i disponibilizado em mui*as empre*as. Esp*cificamente, o var*jo de
</line>
</par><par>
<line>
rua busc*u esta *l*ernat*va, o* **ueles que já ti*ham canais d* entrega no *onto
</line>
<line>
de venda
</line>
</par><par>
<line>
intens*ficaram * canal ab*indo locais espec*ficos para as entregas. C*mpl*mentar, a solu*ão 4
</line>
<line>
s*gue no cam*nh* de *lt*rnativas para melhoria das *ntrega* e traz a uti*ização d*s aplicativ*s
</line>
</par><par>
<line>
de
</line>
<line>
compart*lhamento
</line>
<line>
de entregas, r*spondendo a for*e
</line>
<line>
dem*nda por ent*egas direta a*
</line>
</par><par>
<line>
consu*idor.
</line>
</par><par>
<line>
*á as soluçõ** 5 e 6 se*uem o camin*o de
</line>
<line>
açõe* qu* *ecessi*am ser to*adas
</line>
<line>
para
</line>
</par><par>
<line>
*dequações às mu**nças e
</line>
<line>
aos novos volu**s (aumento ou queda de vendas).
</line>
</par><par>
<line>
Cons*quen*emente, *lternat*vas com* o c**parti*hamento
</line>
<line>
de fr*t* e a*ma**m
</line>
<line>
j unt o a P S L
</line>
</par><par>
<line>
foram sol*çõ*s encont*adas cap*zes de res*onder a es*as adequações.
</line>
<line>
Na sequência das soluções, a* platafo**as logísticas apa*ec*m como opçõ*s adotad*s,
</line>
<line>
no sen*ido d* que elas dão, pri*cip**ment* aos *re*tado**s de serviço ao comérc** eletrônico,
</line>
</par><par>
<line>
maior vers*tilidade *as co**rata*ões e na **sca *e
</line>
<line>
parceiros para execução ** serviços
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
princ*pal*ent* ent*egas. Atrelado a esse movimento, muit*s organiza**es precisar*m se
</line>
<line>
ad**ua* e b***ar novos es*aço* para responder à fo*t* demanda originária, **inc*palm**te do
</line>
</par><par>
<line>
e-*ommerc*. C*mplementar a esse moviment*, * inc*emento de produtividade exigido
</line>
<line>
p**a
</line>
</par><par>
<line>
d*ma*da de e*treg*s *áp**as traz na *ua *ssê*cia a v*sã* de necess*d*des at*elad*s
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
robotizaçã* * às soluçõ*s que algum*s tecnolog*as digitais p*dem pro*orcionar. Nest* li*ha, e
</line>
</par><par>
<line>
*entro das
</line>
<line>
soluções que
</line>
<line>
*oram mais en**ntradas, muita* ** relacionam ao movi*ento par*
</line>
</par><par>
<line>
atender as ent**gas no mes*o *i*.
</line>
<line>
A* demais *o*uções, m*n*s enco*trad*s, se mostram muito *ais **lacio*adas a ações
</line>
<line>
e*pecíficas de empresas. Apesar *isso, não se quer aqui rel*ti*izar a importância d* cada uma
</line>
<line>
**las, a**nal, como por e*emplo o La*t-mi*e devil*very é um tema *e mu*ta im**r*ância
</line>
<line>
qu*ndo *e fal* de entregas rá*idas e principalmente em cen*ros *rban*s.
</line>
</par><par>
<line>
Compl*mentar à anális* discutid* anter*ormente, Fi*ura 4 apres**ta *m *ráfi*o a
</line>
<line>
basead* n* pes*uisa *os 103 si*e* anali*ado* a respeito de como os PS* estavam *idando com
</line>
<line>
a crise s*nitária o*i*inária da Covid-1*. *or m*io d* interpret*ção *o gráf*co, é possível
</line>
<line>
dim*nsionar a proporção das soluçõ*s adotadas por ess* segmento.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina PI, v. 20, n. 8, art. 2, p. 20-40, ago. *023
</line>
<line>
w*w4.fsan*t.com.br/revis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
R. *. Silva, M. Vivaldini
</line>
<line>
3*
</line>
</par><par>
<line>
Figur* 4 - Gráfico enquadrando ** solu*ões relativas a *SL no período p*n*êmico.
</line>
</par><par>
<line>
N*o mencionado nas s*luç*es anteriores, por
</line>
<line>
*er reco*rente em todas as leituras,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
repres*ntação 1 trat* **s medidas *ani*árias de dis*anciamento higieni*a**o, onde t*dos e
</line>
<line>
m**cionara* esse assu*to im**rta*te e neces*ár** para a proteção de con*amin*ção de
</line>
<line>
colaboradores, *lientes * famili*res *e ambos. Já a represen**çã* 2 sinaliza que as empresas
</line>
<line>
usaram alguma forma de tecnologia com* app e software* para superar o momento
</line>
<line>
*andêmico, o*de a tecnologia *nco*po*a rapidez, co*fiabilidade, segurança, possível redução
</line>
</par><par>
<line>
de cu*to, e agrega valor ao
</line>
<line>
cliente (princi**lmente para en**ega* *e e-*ommerc* em que
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
integraç*o c*m o va**ji*ta é fundam*ntal).
</line>
</par><par>
<line>
A re**esen*açã* 3 *i*cut* a i*portâ*ci* d* forta*ecer as
</line>
<line>
parcerias e o trabalho
</line>
</par><par>
<line>
con*unto com tra*sparên*ia, diálogo e *usca de so*uções. Ações essas com a inten*ão *e obter
</line>
<line>
respos*as r*pid*s, *gi**zar a com*ni*ação entr* as empr*sas e os e*volvidos, pro*orciona*
</line>
<line>
visibil*d*de dos serviç*s e gerar respon*abili**des mútuas.
</line>
<line>
* repres*ntação 4 demonstra que em 1*3 *á*inas da *eb analis*das, 76 abordavam a
</line>
<line>
t**ce*rizaç*o d* s*rviços logístic*s. A *azão d**sa me*çã* foi dev*da às discus*ões **carem
</line>
<line>
alternativ*s para o grand* aume*to d* *-commerce e d* deliver*. A *ep*esentaç*o 5 *i*cutia a
</line>
</par><par>
<line>
*ecessid*de de in*orp*rarem m*ior produtividade com soluções v*rsá*eis. Nesse s*ntid*,
</line>
<line>
os
</line>
</par><par>
<line>
*v*nços te*n*ló*icos *igado* à robótica, além de trazerem rapidez, confiabilidade,
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
padro*i*ação, t*mbém ten*em
</line>
<line>
a reduzir *s custos, *om a desvantagem de se ter um
</line>
</par><par>
<line>
in**stimen*o relat*vamente al**.
</line>
</par><par>
</page><line>
*e*. FSA, Ter*sina, v. 20, n. 8, a*t. 2, p. 20-*0, ago. 2023
</line>
<line>
www4.*sanet.com.*r/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Prestadore* de Serviç*s *ogísticos no Brasil - As So*uções Cria*as no *eríodo da Pandemia
</line>
<line>
35
</line>
</par><par>
<line>
A re*rese*taç*o 6 *ala de investimento
</line>
<line>
em frotas e ativo. Ness* sentido, **m-s*
</line>
</par><par>
<line>
abordagens desd* ampli*ções de ent*egas c*m *icicletas até a mod*rniz*ção
</line>
<line>
com f*otas
</line>
<line>
*e
</line>
</par><par>
<line>
ve*culos integra**s a c*rr*nho* de ent*ega, p*op*rci*nand* mobilidade e rapidez ** descarga
</line>
<line>
e entrega ao *onto d* vend*.
</line>
</par><par>
<line>
A represen**ção 7 agr*pou *o**ções *omo por
</line>
<line>
ex*m*l* * Radar *isco**x (Si*tem*s
</line>
</par><par>
<line>
de Comércio Ext*rior) que
</line>
<line>
a*otou a d*g*taliza*ão a *avor
</line>
<line>
da s*m*lificação d** operaçõe*
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
co*érc*o exterior e o Documento de Tr*n*po*te
</line>
<line>
*letrô*ico (DT-e) p*ra a* operações
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
tra*sporte
</line>
<line>
d* carga,
</line>
<line>
do*umento único
</line>
<line>
*ue su*st*tuirá todos os ex*stentes atualmen**. Da
</line>
</par><par>
<line>
m*sma forma que citou alguma s*lu**o iso*ada adotada por uma ou out*a em**esa.
</line>
<line>
5 CONSIDERAÇÕ*S FINAIS
</line>
</par><par>
<line>
Além das
</line>
<line>
*edidas protet*vas contra * Covid-*9 (como **stanciam*nto social
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
hig*eni*ação), a ade*uaç** ope**cional por meio do *ncreme*to d* mais tec*ologi* o* mesmo
</line>
<line>
a ****ão de novas alt*rnativa* digi*a*s (como a* *lataf*rmas de c*mpartilhamento) foi onde
</line>
</par><par>
<line>
os PSL (no Brasil) m*is
</line>
<line>
apli*ara* so**ç*es para responder à* d*mandas do impacto
</line>
</par><par>
<line>
provocado pela pandemia. É claro que a motivação dess*s açõ*s *o* causad* *e*a necess*da*e
</line>
<line>
d* m*l*oria no tem*o de entrega advinda do aumento no e-commerce. A pre*são imp*s*a
</line>
<line>
pelos varejistas resp*nde à mudança *epe**i*a causada p*lo m*mento, mas rat**ica a *o*ição
</line>
</par><par>
<line>
de que no
</line>
<line>
e-co**e*c* a ate*ção ao envio mais r*pido é *rimordial (LI*; WIN*ENBACH
</line>
</par><par>
<line>
2*19).
</line>
</par><par>
<line>
O que, *upostamen*e, veio j*nto com a *andemia, além da busca por meno*es te*po
</line>
</par><par>
<line>
de entrega *o *-*ommer*e, foi a premência * a
</line>
<line>
dimensão qu* o advento deu à entrega
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
*esm* dia. Para o PSL, as o*era*õe* precisa*iam ser adequad*s para mov*me*tar *m pedido
</line>
<line>
d* lo*al *o estoque para o endere*o do *lien*e final. *s*e desafio impôs ao PSL a nec*ssidade
</line>
<line>
*e a*tern*t*vas capazes de t*rnar a mov*mentação nos p*ntos *e passagem (re-despac*o) mais
</line>
</par><par>
<line>
asserti*as rápidas, e
</line>
<line>
*u mesmo *ncontrar meios c*mo os ad*indo* do
</line>
<line>
crowd*hi*ping
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
plataformas
</line>
<line>
***ísticas cap*zes de
</line>
<line>
*isponi*ilizarem p*rceiros para as entr*gas (E*MAGU*;
</line>
</par><par>
<line>
*TATHOPOU*OS, 20*1). Considerando
</line>
<line>
nestas m*vim*ntações a *m*ortân*ia d* e*co*trar
</line>
</par><par>
<line>
s*luções para as en*r*gas de última milh* (LIM; WI*KENBACH, 2018). Consequen*eme*te,
</line>
<line>
a integ*ação n*cessár*a para a exe*ução dest*s trabalh*s precisa do s*porte da tecnologia para
</line>
</par><par>
<line>
co*trolar,
</line>
<line>
e*et*ar monitoram*nto, roteiriza*ão
</line>
<line>
e agendamento de veículos, ou
</line>
<line>
mesmo
</line>
</par><par>
<line>
substitui* entradas manuais por
</line>
<line>
entr*das eletrônicas de
</line>
<line>
dados (*AIN et al., 2019; GRANT,
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FS*, Teresina PI, v. 2*, n. *, art. 2, p. 20-40, a*o. **23
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/r*vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
R. B. *ilva, M. Vivaldini
</line>
<line>
*6
</line>
</par><par>
<line>
*019), **mpre que *oss*vel comp*rtilhando e sincro*izando as ope*aç*es e* *emp* r*a*
</line>
<line>
(G*** et al., 2018).
</line>
</par><par>
<line>
Com **se nas *n*ormações
</line>
<line>
obti*as, é pos*ível *firmar que * e*tu** a*onta as
</line>
</par><par>
<line>
pr*ncipais s*l*ç*es ad*tada* pe*os PSL *o Brasi* dura**e o p*ríodo da pandemia ** C*vi*-*9.
</line>
<line>
Da mesma fo*ma, * est**o a**da sinaliza, com *ase nas soluç*e*, o a*rupa*en*o de *edidas
</line>
<line>
que mais *e des*acara* e *s*iv*ram present*s nas ações destes provedore*. Ass*m, o objetivo
</line>
</par><par>
<line>
da *esqu*sa de analisar as soluções criad*s pelo* PSL no Br*si* durante
</line>
<line>
o período da
</line>
</par><par>
<line>
pa*de*ia, foi atendido, em di*ersos aspect*s:
</line>
</par><par>
<line>
1. Ao efetuar o levanta*ento de *n*ormações, segundo os *ritérios def*n*dos a*teriormente;
</line>
<line>
2. *o ident**icar *m c*njunto de *os*ívei* s*luç*es, *rdená-las e clas*i*ic*-*as;
</line>
</par><par>
<line>
3. Ao da* * ent**dimento a cada
</line>
<line>
*m a
</line>
<line>
delas,
</line>
<line>
*on**xtuali*ando c*m o mom*nto e as
</line>
</par><par>
<line>
demandas do mercado de serviços logísticos percebi*os *as l***uras e*etuadas;
</line>
</par><par>
<line>
5. Ao criar u* a**upam*n*o *ando um*
</line>
<line>
vis*o mais ge*encial do comportamento
</line>
<line>
*e*s*s
</line>
</par><par>
<line>
s*luções dia*te do papel desempenh**o po* e*ses p*oved*res na p*ndemi*.
</line>
<line>
Por outro lado, é preciso de*t*car que *ste e*tudo tem su*s li*ita*ões. *ma delas é
</line>
</par><par>
<line>
est*r r*str*to à busca *a inter*et.
</line>
<line>
*ma outra é não c*mparar nem anal*sar as soluçõ**
</line>
</par><par>
<line>
empiricamen*e. Entretanto, as limitações são oriundas do método e ** organização da
</line>
<line>
pesquisa, o q*e não *nv*lida os ac*ados.
</line>
<line>
É preciso d*stacar que a *arrativa e in*ormações que o artigo traz te* forte im*lica*ão
</line>
<line>
gerencial ao agrupa* as soluções. Es** é um ponto *mpo**ante, pois o **stor, de forma geral,
</line>
<line>
*ão consegui*ia ve*, como *este *studo, a lógic* d*s *pli*açõ*s e suas razões. * agrup*mento
</line>
<line>
das s*luções ofere*e a ele u*a dimensão capa* de pro**r ou sinalizar soluções e n**as *deias
</line>
</par><par>
<line>
c*pa*es de a*udá-lo no direcioname*to
</line>
<line>
de
</line>
<line>
demandas
</line>
<line>
operacio*ais
</line>
<line>
*olta*as à
</line>
<line>
dis*ribuição
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
entregas, prin*ip*l*e*te no e-commerce.
</line>
<line>
Do ponto de vista aca*êmic*, c*da soluç*o pod* ser vista como uma op*rtunid*de de
</line>
<line>
pesquisa e melho* e*te**imento, s*ja para temas *omo gestão de ris** e resiliência, inf**ê*cia
</line>
<line>
das tecnologias digitais nas oper*ções logís*icas, estudar e *elhor entender *ov*s dimensõe*
</line>
</par><par>
<line>
operaci*nais r*laciona*a* * dis*ribuição e
</line>
<line>
ao e-com*erc* como
</line>
<line>
o last-mile **livery,
</line>
<line>
as
</line>
</par><par>
<line>
plataformas dig*tai*, ** entre*a* urbanas, as entrega* de bic*cleta*, etc.
</line>
<line>
Devido ao momento imposto pela pandemia, com o isolamento não foi po**ível
</line>
</par><par>
<line>
realizar vis*t*s in-loco, e e*ta alternativa *od* fic*r p*ra pesquisa*
</line>
<line>
futuras. O*tra limit*ção,
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, *eres*na, v. 20, n. 8, art. 2, p. 2*-40, ago. 2023
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/revista
</line>
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<par>
<line>
Prest*do*es d* Serviços Logísti*os n* *ras*l - As Soluções C*iada* no Período da Pa*demia
</line>
<line>
*7
</line>
</par><par>
<line>
foi que, por se tratar de ** tema *ecent*, ainda exi*tem p*ucos ar*igos similares a este,
</line>
<line>
pr**cipal*ente com foco no Bras*l.
</line>
<line>
Confo*me a p*squisa, *s 16 soluções e o agrupamento pond*rado delas servem como
</line>
<line>
*rie*taçã* aos gestor*s e pod*m prover muitos insig*ts aos pesquisad**es d* **ea. Portanto,
</line>
<line>
este estudo reforça o ent*ndimento de co*o a indústr*a dos *SL criaram soluçõe* para
</line>
</par><par>
<line>
enf*entar o per*o*o da *ande*ia, relaciona e
</line>
<line>
dis*on*biliz* essas informações na *ntençã* de
</line>
</par><par>
<line>
aux*li*r as em*resas do setor e *e*quisa*ores int*ressa*os no tema.
</line>
<line>
A pre*ente pes**isa *ossui muitas limitaç*es, a principal de*as é a de no **ríod* da
</line>
<line>
pesq**sa n*o se* possível e**tuar le*antamen**s em ca*po, dev**o à pandem*a de COVID-19,
</line>
</par><par>
<line>
p*r isso uti*izou-** dados secun*á*i*s. As i*for*ações contidas na w*b,
</line>
<line>
por ser um assunt*
</line>
</par><par>
<line>
relativamente *ovo, foram limitadas e, quando aplicados os fi*t*os, sobraram apenas 103
</line>
<line>
*r*igos/publicações que continham as so*uçõe* d** PSL\* (l*m*ta*o a* pe*íodo de pandemia)
</line>
<line>
que f*i *bj*to de *studo.
</line>
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oferece
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serv*ç*
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de
</line>
<line>
drive-thru
</line>
<line>
dur**te
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*
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p*ndemia.
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*is*o*ível
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X
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</par>Enlaces refback
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Sem Derivações (ND): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar apenas cópias exatas da obra, não podendo criar derivações da mesma.
ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)