<document>
<page>
<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
<par>
<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. *0, n. 8, art. 8, p. 161-179, a*o. *02* </line>
<line> ISSN Impresso: 1*06-6356 IS*N Elet*ônico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.12819/202*.20.8.8 </line>
</par>
<par>
<line> A I*fluência do Marco Cambial no Com*r*io Exteri*r </line>
<line> T*e Infl**nce of the Exch**ge Market on *oreign Trad* </line>
</par>
<par>
<line> Rose*n* da Costa S*lva </line>
<line> Graduand* *m Com*rcio Exte*ior *ela Fa*u*dade de *ecnologia da Zona Le*te </line>
<line> *-mail roseane.si***01@fatec.s*.gov.br </line>
<line> João Alme*da Santos </line>
<line> *outor Admin*stração pela PUC-*P </line>
<line> P*ofessor titula* da Faculd*de *e Tecnol**ia da Zo*a L*ste </line>
<line> E-mail: jo*o.**ntos256@*atec.sp.gov.br </line>
</par>
<par>
<line> End*r*ço: Rosean* da Costa Sil*a </line>
<line> Editor-Chefe: Dr. T*nny *erley de Alen*ar </line>
</par>
<par>
<line> F*TE*ZL - Fa*uldade de *ec*o*ogia da Zo*a Le*te </line>
<line> Rodrigues </line>
</par>
<par>
<line> A*. Águia de Haia, 2983 - Cidade Antôn*o Estêvão de </line>
</par>
<par>
<line> Car*a*h*, S*o P*ulo - S*, 036**-000, Brasil. </line>
<line> Artig* r*cebi*o em 23/05/20*3. Última </line>
<line> **r*ão </line>
</par>
<par>
<line> Endereço: João Almeid* Santo* </line>
<line> r*cebida em **/0*/202*. Aprovad* em 10/06/202*. </line>
</par>
<par>
<line> *ATECZL - F*culdad* de Tecnol*gia d* Zona Lest* </line>
</par>
<par>
<line> Av. Águia *e Haia, *983 - Cidad* *ntônio Es*êvão de </line>
<line> Avalia*o pe*o *istema Triple Revie*: D*sk Revi*w a) </line>
</par>
<par>
<line> Carv**ho, São *aulo - SP, 03694-000, Bras*l. </line>
<line> pelo **itor-Chefe; e b) Double Blin* Review </line>
<line> (a*aliação cega por dois ava*iador*s *a área). </line>
<line> Rev*são: Grama*ica*, N*rma*iva e de Forma*ação </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> R. C. Silva, J. A. Santo* </line>
<line> 162 </line>
</par>
<par>
<line> RESUM* </line>
</par>
<par>
<line> O co*é*cio </line>
<line> ex*erior depende de rel*ções diplo*át**as, </line>
<line> inte*esse p*lo pro*u*o ou s*rviço e, </line>
</par>
<par>
<line> dentre out*os, d* taxa de câmbio. Q*ando a taxa está d*s**lo*izada fav*rece a expor*açã* de </line>
</par>
<par>
<line> um país e q*ando ela es*á valorizada prejudica. Para *el*or*r o </line>
<line> desempenho do </line>
<line> comércio </line>
</par>
<par>
<line> ex*erior, *ode-*e adotar políticas de cont*ole da taxa *e câ*bio ou est*belecer </line>
<line> um Marco </line>
</par>
<par>
<line> Cambial, para *ar mais tr**sparência para as </line>
<line> transações </line>
<line> *o**rc*ais circ**açã* de * </line>
<line> d**isas. </line>
</par>
<par>
<line> Ness* senti*o, foi </line>
<line> est*belecido 30 *e *ezembr* de 2022 o novo Marco Cambi*l, *o* </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> objetivo d* facilitar os ne*ó**o* d* *omércio inte*nacional, estabel*ce* um co*trole ma*or na </line>
<line> evas*o de div*sas, evitar o financiamento do narcotr**ico e do terrori*mo. Este artigo tem por </line>
</par>
<par>
<line> obj*t*vo conhe*er o novo M*r*o *ambial, identificar os reflex*s </line>
<line> no comé*c*o </line>
<line> exterior e </line>
<line> no </line>
</par>
<par>
<line> contr*le de di*i*as. Para atingir essa prop*sta, *oi realiza*a u*a pesquisa *ibliográf*ca sobr* </line>
</par>
<par>
<line> t*má**cas *s*e**ficas, c*mo: m*r** cam*ial, </line>
<line> *o*érci* exte*ior, balanç* c**ercial, </line>
</par>
<par>
<line> *xport*ção, imp**t*ção, </line>
<line> por exe*plo; dispostas em livros, d*ssertações, teses, </line>
<line> artigos </line>
</par>
<par>
<line> científ*cos, relatórios do Banco Cen*ral, Banco do Brasil. A abordagem da *esqui*a </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> qualitativa, uma ve* que procu*a en*ender, *o*hece* suas complexidades, id**tif*car </line>
<line> as </line>
</par>
<par>
<line> corr*lações </line>
<line> que ex*licam o tema. Como resultado, a adoção de ** Marco Cambial </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> im*ortante para a desbu*ocrat*zação, tanto </line>
<line> para </line>
<line> a* </line>
<line> pessoas físicas </line>
<line> quanto juríd*cas nas </line>
</par>
<par>
<line> *ela*ões internacionais e c*mercia*s, tornando * processo c*mbia* mais *inâmi*o. As </line>
</par>
<par>
<line> exigências e fragi*idades do mercado g*ob*lizado influ*nciado pela polític* e geopolíti*a a </line>
<line> são alguns d*s desafios que * marco cambial enfr**ta. </line>
<line> Palavras-C*ave: Marco Cam*ial. Taxa de Câmbio. Com*r*io Ext*r*or. </line>
<line> ABSTRACT </line>
</par>
<par>
<line> Foreign t*ade depen*s on diplomatic re*ati*n*, *nterest in the </line>
<line> p*oduct </line>
<line> *r service *nd, </line>
<line> amon* </line>
</par>
<par>
<line> others, the exchange ra*e. W*e* the *ate is und*rvalued, it favor* th* expo*t of a countr* an* </line>
<line> when *t is over*al*ed, it harms. To im**ove the p**formance of fo*e*gn trade, po*ici*s c** be </line>
</par>
<par>
<line> adopted to con*r*l the exchange rate </line>
<line> or est*blish an Exc*ange Rate Mar*, to provi*e more </line>
</par>
<par>
<line> tran*pa*enc* for co*mercial tran*actio*s and currency circ*lati*n. I* thi* regard, the n*w </line>
</par>
<par>
<line> Excha*ge Ra*e *ramework wa* e*ta*l*shed *n Decembe* </line>
<line> 30, 2022, wi*h the </line>
<line> ai* of </line>
</par>
<par>
<line> facili*ating international t*ade, establ*shing </line>
<line> gr*ater control over the e**sion </line>
<line> of fore*gn </line>
</par>
<par>
<line> excha*ge, and preventing the financing of d*ug traffic*ing an* *er*orism. This art*cle aim* ** </line>
<line> get to *now the n*w Exchange Rate Ma*k, ide*t*fy the e*f*ct* on f*reig* t*ade and currency </line>
</par>
<par>
<line> control. To </line>
<line> achi*ve this propos**, a bibliographic*l research w*s </line>
<line> ca*ried o** o* specific </line>
</par>
<par>
<line> t*emes such </line>
<line> *s: </line>
<line> exchange rate, *or*ign </line>
<line> trade, </line>
<line> trade balance, ex*ort, *mport, f*r example; </line>
</par>
<par>
<line> ar*anged in </line>
<line> bo**s, disse*tations, *heses, *cientific articles, Central Ba*k repo**s, Banco do </line>
</par>
<par>
<line> Br*sil. Th* r***a*c* appr*a*h is qu*litative, as *t se*ks ** understan*, know its complexities, </line>
<line> identif* th* co*relations that explain the t*eme. As a resu*t, the adoption of an Ex*h*ng* Rat* </line>
</par>
<par>
<line> Framework *s i*por*a** for reducing b*r*aucracy, both for ind*viduals </line>
<line> and compani*s i* </line>
</par>
<par>
<line> i*ternat*ona* and comme**ia* r*lations, ma*i*g the exchange rat* pro**** *ore dyn*mic. The </line>
<line> requirements a*d weaknesses of the globalized market **fluenced b* *o*itics a*d geopol*ti*s </line>
<line> ar* s**e of th* c*alleng** that the ex*hange rate framework *aces. </line>
<line> Keywo**s: E*c*ang* Rate. Exchange Rat*. Foreign T*ade. </line>
</par>
<par>
<line> R*v. FSA, Teresi**, v. 20, n. 8, art. 8, p. *61-179, ago. 20*3 </line>
<line> www4.fsan*t.co*.br/*e*is*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A Influência d* *a*co Cambial no C*m**cio Ext*rior </line>
<line> *63 </line>
</par>
<par>
<line> 1 *NTRODU*ÃO </line>
</par>
<par>
<line> To**s *s economia* *epend** das relações comerc*ais par* te* mais ou me*os divisas, </line>
<line> isto *, ter mais di*heiro em moe*a *or*e, ou *enos. Des*e a co*venção de Bre**o* *oods em </line>
</par>
<par>
<line> *944, que estabelec*u o câm*io f*xo e o dólar *meric*n* co** parâ*etro para todo </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> comér*io i*ternacional, t*d*s </line>
<line> os *aíse* *rocuram te* como d**isas * *ólar ame*i*an* </line>
</par>
<par>
<line> (M*TTEI; SCARAMUZZI, 201*). </line>
<line> Nesse sentido, a t**a *e câm*io * um f*to* decisivo pa*a a *xp*rtaçã* e a i***rtação. </line>
</par>
<par>
<line> Q*ando ela </line>
<line> es*á de*valorizada, a exportação favorecida e a import*ção d*sfavorecida. é </line>
</par>
<par>
<line> Quando taxa de *âmbio está valorizad*, é a importação que é fa*orecida * a exportação a </line>
<line> des*av**ecida. R*C*A; CURA*O; DAMIA*I, 2011). </line>
<line> A t*xa *e *â*bio n*o é o únic* fat*r *e inf*uência no comérc*o exterior. Doc*ment** </line>
<line> de im**r*açã* * export*ç*o, tarif*s aduaneiras, bar*ei*as t*ri*ária* e n*o tarifárias, dentre </line>
<line> outros, pode* imp**i* uma fluidez mai*r *a exporta**o e importação, pr*judicando a *ntrada </line>
<line> de divis**, ou seja, * en*r*da de *ólar, tã* im*o*tante p*ra o país equilibr*r o seu o**amento </line>
<line> (**ESSE*-PEREIRA, 20*2). </line>
<line> *endo ass*m, estabele*er regras *ue *esburocr*tize ao m*ximo * c*m*rcio ext*rior </line>
<line> contr*bui p*ra o aumento das exportações e *mportações, *or*ale*end*, dessa for*a, as </line>
</par>
<par>
<line> re*açõe* comerciais e </line>
<line> politicais de um país. *m *asso para red*zir </line>
<line> essa desburo*ratiz**ão </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> p*ra o </line>
<line> estabeleci*ent* de reg**s mais claras e sim*les *ara flu** o comércio f*i dado pelo </line>
</par>
<par>
<line> *ovo Marco Camb*a* do Brasil. </line>
<line> O N*vo M*r** Cambial * fundamental na co*solidação *a leg*sl*ção *o mercado de </line>
<line> c*mbi* * de c*pitais, captado* no Bras*l e no *xteri*r. **e é regulado e supervisionado pelo </line>
<line> Banco Ce*tral (BC) e p*lo Conse*ho Mo*etário Na*i*nal (*MN); é um bal*zador i*po*tant* </line>
</par>
<par>
<line> *as n*gociações e </line>
<line> *elaç*es **terna*i*nais, send* in*trumento fundamental para o Comércio </line>
</par>
<par>
<line> Exteri** (B*NCO CENTR*L, *023). </line>
<line> M*ito pouco se sabe so*re o impacto d*s red*ç*es d** e*truturas juríd**as * </line>
<line> operacio**i* no *e*cado de c*mbi* c*m as *ovas *egras qu* o novo *arco Cambial traz. Os </line>
<line> d*safios estimu*ados são * concorrênci* entre as e*presas e *gentes ** mercado de câmb*o. </line>
</par>
<par>
<line> Po*tanto, é imp*rtante analisar * quanto isso *feta </line>
<line> d* *ato o controle a aplicação das e </line>
</par>
<par>
<line> responsabilidades qua**o às i*sti*uiç*es financeiras. </line>
</par>
<par>
<line> A velocidade *om que *contecem as negociações internaci*nai* e a *esm* int*nsidade </line>
</par>
<par>
<line> *o consumo aument** a nec***idade p*r mais bens se**iç*s vindos de d*versas part*s do e </line>
<line> mundo. Ness* sentido, desbur*cratizar e *iabi*izar o process* de export*ção * importação </line>
<line> *ev. FSA, Tere*ina PI, v. 20, n. 8, art. *, p. 161-179, *go. 2*23 www4.fsanet.com.br/*evista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. C. S**va, *. A. Santo* </line>
<line> 16* </line>
</par>
<par>
<line> tornou-se ele*ent* fundamental para u* </line>
<line> *aís manter seu poder *eo*olítico no mundo </line>
</par>
<par>
<line> (SILVA; F*EITAS; *ATTOS, 20*6). </line>
</par>
<par>
<line> P*ra acompanhar * pr*cesso do mercado de capitais, é pr*ciso a*omp*n*ar o m**cado </line>
<line> d* c*mb*o e as oscila**es da moeda, que influe*ci*m nas compras realiza*a* no exterior, </line>
<line> investim**t*s, *iagens in**rnaci*nais, investim*nt*s direto* realizado* por e*presas </line>
<line> estrangeiras no Brasil, dentre outras influênc*as (*ERRE*RA, 200*). </line>
<line> I*so Posto, * ob*etivo deste artig* é ident**icar a influênci* d* novo M*rco Cambial n* </line>
</par>
<par>
<line> Comércio e*terio*, respond*ndo a questões sob*e a v*n*ag*m ou não para * e*portaçã* </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> importação; o favore*imento de entrada de div*sa* for*es *ara o país. O*tros elem*ntos *omo </line>
<line> a inflação, taxa de *uro*, investimentos dir*to*, por exemp*o, e*tram como desdobramentos *a </line>
<line> conj*ntura econômica. </line>
<line> Para atingir esse *bjetivo, algun* d*s t*mas discutidos s*o: d*scrição d* No*o Marco </line>
<line> cambia*, comé**i* *xterior, taxa de câmbio, bala*ça comercial br*sileira. </line>
<line> 2 REFERENCIAL TEÓRICO </line>
<line> *.1 C*mercio E*terior </line>
<line> No contexto atual, um país *epende *e ou*ro, quer **ja p*ra satis*a*er sua p*pu*açã* </line>
<line> com bens e s*rviços *m*or*ado* ou armamentos pa*a sua defesa ou m*eda para equilibrar seu </line>
<line> or*a*ent*. Nesse s*nti*o, o co*ércio in*ernacio*a* torna-se preponderante nas rela*õe* e*tre </line>
<line> *s nações. Por def*nição, o Comér*io *x*er*or r*fer*-*e à* transaçõ*s co*erciais que ocorre* </line>
</par>
<par>
<line> entre diferentes </line>
<line> paíse*. * o process* de compra e ven*a de ***s e servi*os *través das </line>
</par>
<par>
<line> frontei*as naci*nais; basic*men*e, en*ol*e a impo*taçã* e exportação de pr*dutos entre </line>
<line> nações (S*LVA et. a*., 2018). </line>
</par>
<par>
<line> Q*ando um país vende seu* </line>
<line> produtos para outros países, *sso é cham*do </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> exportação. P*r exemplo, se </line>
<line> u* </line>
<line> paí* A pr*duz *omputador** e </line>
<line> vende para o p*ís B, isso </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> uma exportaçã* do país A. As **por*ações sã* geralment* im*ulsion*das pel* disponibilidade </line>
<line> de *rodutos de qual*dade, v*n**ge*s co*peti**vas, demanda exte*na, a**rdos comerciais, </line>
<line> dentre outros aspec*os de interesse des*e comércio. </line>
<line> P*r outro lad*, quando um paí* c*mpra prod*tos d* *utros *a*ses, is*o é chamado de </line>
<line> importaçã*. S*g****o o ex*mplo da exportação *e compu*ad*res, se o país B compr*-los d* </line>
<line> p*ís A, isso é uma importação *ar* o país B. A* no**as g*rais ocorrem quando um p*ís nã* </line>
<line> R*v. FSA, Teresina, v. 20, n. 8, a*t. 8, p. 16*-179, a*o. 2023 www4.f*a*et.**m.br/r*vis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A Influência do Marco Cambial no Comé*cio E*terior </line>
<line> 165 </line>
</par>
<par>
<line> pr*duz ce*tos bens ou ser**ço* em quantidade *uficiente ou qu*ndo é mais econômico </line>
<line> compra* de ou**os países (ROCHA; CURADO; DAMIA*I, *011). </line>
<line> * comér*io exterior desempenha *m papel im*ortante na economi* *lobal, perm*tindo </line>
</par>
<par>
<line> que </line>
<line> os países obtenham produto* </line>
<line> que não estão disponíveis *nternamente, diversifi*uem sua </line>
</par>
<par>
<line> oferta de produ*os, exp*orem vantage*s *o***rat*vas * estimul*m o crescimento econômico. </line>
</par>
<par>
<line> As trocas comerciais e*tr* países podem envolver * pa*amento em moedas diferentes </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> *odem se* ***i*as por *c*rdo* e regulament**ões comer*iais. </line>
</par>
<par>
<line> Re*salta-s* qu* os governante* desempenham um papel na *egula*ão *o comércio </line>
<line> exter*or, estab*l*cendo *olíticas e acor*os comerciais, aplicando tarifas e ba*reir*s </line>
<line> alf*ndegá*ias, *acilitando * fluxo de *er*adorias através das *ronteiras e promovendo </line>
<line> r*laç**s comerciai* sau*ávei* en*r* o* paí*e*. Nesse sentid*, o governo bra**leiro *anç** em </line>
<line> 30/12/2022 * Novo Marc* Cambial, que, den*re outr*s obje*ivos, visa facilitar as oper*ç**s </line>
<line> de comér*io ext*rior. </line>
<line> Em r*sumo, * c*mércio exterior é a compra e v*nd* ** bens e serviços entr* países, </line>
<line> através da ex*o*tação e i*portaç*o, com o *b**ti*o de sati*fazer a* necessidade* de di***entes </line>
<line> n*ções, promover o cre*cimento *conômico e fort*lecer *s **lações comercia*s inte*n*cionais. </line>
<line> 2.2 Taxa *ambial </line>
</par>
<par>
<line> * taxa de câ*bio é o valor de uma *oeda em relação a </line>
<line> outra moed*. Fazendo um </line>
</par>
<par>
<line> paralelo com a de*inição dada por *eontie*, econom*sta *usso radicado *os Es*a*os Unido*, e </line>
<line> que foi Prêmio Nobel *e *conomi* em 19*3, a *oeda é a mercador*a que serve de </line>
</par>
<par>
<line> equiv*lente </line>
<line> *eral </line>
<line> par* to*as as mercadorias. Send* assim, a m*eda d* o*tro país * uma </line>
</par>
<par>
<line> me*cad*ria que assume um preço, *n*ão, *mbas poss*em pr*ço rel*cionado determinado por </line>
<line> *ma *axa de câmbi* (N*GAMI, *012). </line>
</par>
<par>
<line> Log*, é q*ant* de uma moeda é neces*ário para comprar *ma certa </line>
<line> quant*dade da </line>
</par>
<par>
<line> outra moe*a. Por </line>
<line> exemplo, s* a *axa de câmbio en*re o dólar am*ric*no (USD) e eur* o </line>
</par>
<par>
<line> (EUR) **r 1,20, isso significa que 1 *ólar ameri*ano eq**vale * 1,20 euros. </line>
<line> A tax* de câmbio é inf*uenciada por vários fatores, como * oferta e demand* por uma </line>
</par>
<par>
<line> determinada moeda, </line>
<line> as condições de âni** e po**ticas do país e as expec*at**as do* </line>
</par>
<par>
<line> investidores. Quando </line>
<line> muitas pessoas querem comprar </line>
<line> uma moeda espec*fi*a, *ua d*manda </line>
</par>
<par>
<line> aumenta *, p*r consegu*nte, *eu valor em relação às demais moed*s também aumenta. </line>
</par>
<par>
<line> As taxas de câ*bio </line>
<line> tê* u* i*pacto sign*fi*ativo em várias áre*s, como nas </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> **mércio i*t*rnacional * turi**o. Se a taxa de câmbio d* u* país diminuir, sua moeda f*ca </line>
<line> R*v. FSA, Teresina PI, v. 20, n. 8, art. *, p. 161-*79, ago. 2*23 www4.*sanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> R. C. Silva, J. A. Santos </line>
<line> 166 </line>
</par>
<par>
<line> mais barata em relação a out*as moedas estrange*ras. Iss* po*e torn*r ** ex*ort*ções do país </line>
</par>
<par>
<line> mais baratas e compet*tiva*, pois os pro*uto* to*n*m-se mais </line>
<line> acessíveis aos comp*ado*e* </line>
</par>
<par>
<line> es*rang**ro*. Por outro lad*, as ba**eiras t*rnam-se m*is *aras, p*is agora </line>
<line> você precisa </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> m**s moeda local par* com*rar a mesma *uantidade de bens estran*ei*os. </line>
</par>
<par>
<line> *s taxas de câmbio també* preenche*am os viaja*tes. Se a moeda do país de destino </line>
</par>
<par>
<line> *stiv*r mais *alo*izada, a viage* *orna-se m*is </line>
<line> c*ra. Por exemplo, *e você estiver </line>
<line> v*ajando </line>
</par>
<par>
<line> para u* </line>
<line> país </line>
<line> co* uma taxa ** câmbio </line>
<line> de*favorável, precisar* de ma*s m*e*a loc*l p*ra </line>
</par>
<par>
<line> comprar coisas *ásicas, **mo co*ida e ho**edagem. </line>
<line> As taxas *e c*mbi* po*em fl*tua* ao l*ngo do tem*o de*ido a vários fa*ore* </line>
</par>
<par>
<line> psicológicos. * po* </line>
<line> i sso </line>
<line> que é impor*ante acom*anhar as taxa* d* câmbio, especi*lmente </line>
<line> se </line>
</par>
<par>
<line> você esti*er env*lvido em compra* internacionais ou p**nejar u*a via**m para outr* país. *s </line>
</par>
<par>
<line> in*titui*ões financ*ira* e os *ancos geralmente fo*n*cem *nfo**açõe* at*ali*adas sobre </line>
<line> *s </line>
</par>
<par>
<line> ta*as de c**bio, pa*a que você po*sa ter *ma id*i* *o valor de sua moe** *m rel*ção a outr** </line>
<line> moedas. </line>
<line> A de*valorização ocorr* quand* a m*e*a perde *a**r em relaç*o a outras *oedas </line>
<line> estr*ngeiras. Isso significa que a *uanti*ade de moe** local *ec*ssária para compra* a mes*a </line>
<line> qua*tidade de moe*a e*trangeira aument*. Isso é decorrente ** demanda da oferta e *rocura </line>
</par>
<par>
<line> d* moeda, *a polític* monetária do pa*s, da balança com**cial, das condi*ões p*l**ica* </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> *c**ômi*as e *** fatores externo* como </line>
<line> as condições econô**cas dos outros p*íses. A </line>
</par>
<par>
<line> desval*rização </line>
<line> d* moeda t*rna as expor*ações do país mais compet*tivas, </line>
<line> uma vez **e os </line>
</par>
<par>
<line> produtos e serviço* tornam-se mais baratos pa*a os **mprado*es estrangeiros e au*entam os </line>
</par>
<par>
<line> custos das impo*tações, levando * um a*mento d*s preços intern*s * *nflação. Alé* e </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> tornar a dívida ex*erna mais cara de ser paga, caso a </line>
<line> dívida seja denom*n*da em moeda </line>
</par>
<par>
<line> estr*ngeira (KRUGM**; O*ST*ELD; M**ITZ, 2015). </line>
</par>
<par>
<line> 2.3 Regime de c*mb*o - Legislação Brasileira </line>
</par>
<par>
<line> D*rant* os anos 1930, *uitos p*í*es adotaram regimes de câmbio *ix*, nos quais as </line>
</par>
<par>
<line> t*xa* d* câmbio er*m fixadas </line>
<line> em r**ação a **a *oeda estrang*ira, geralmente o dólar </line>
</par>
<par>
<line> am*r*can* ou a li**a esterlina. Essa estabilidade *amb*al </line>
<line> pro*orci*nava p**v*sibilidade </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> facilitava as transaçõe* d* comércio *ntern*c*onal (LAA*; C*NHA; FONSE*A, 2012). </line>
<line> Para g*rantir a e*tabilida*e da taxa de câmbio e ev*tar * ***a de capi*ais, muitos pa*ses </line>
<line> *mp*ementaram controles *ambia**. Esses controles restringia* a conversibilidade da mo**a </line>
<line> Rev. FS*, Teresi**, v. *0, *. 8, art. 8, p. 161-17*, ago. 2023 *ww4.fs*n*t.c*m.*r/revist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> * Influência do M*rc* Cambial *o Comércio Exterior </line>
<line> 167 </line>
</par>
<par>
<line> naci*nal *m moed* e*tr*ngeira, limitava* a *uantidade *e moeda estra**eira di*ponível ***a </line>
<line> os agentes e*o**mic** e re*ulavam as transa*õe* internacio*ais (SICSÚ, 2009). </line>
</par>
<par>
<line> *m dos principais objetivo* *a polít*c* cam*ia* nos anos 1930 era promover </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> i*dustrialização </line>
<line> em substituiçã* a </line>
<line> *mportaçõ*s. Essa estr*tégia visava r*duzir a </line>
<line> depe**ência </line>
</par>
<par>
<line> de bens ma*ufaturados impo*ta*os, es*imulando a produção interna d*s*es bens. Para isso, a </line>
<line> política cambial er* utili*ada para torna* a* *mportações ma*s c*ras, po* *e*o da </line>
<line> desva*orizaçã* da moeda na*ional e* *ela*ã* às moedas est*ang*ir*s. </line>
<line> Além da política c**bial, o protecioni*mo comercial tam*ém desempenh*u um pap*l </line>
<line> i*portante na *romo*ão da industrial*za*ão nos anos 1930. Altas tarifa* de impo*tação foram </line>
<line> impostas para tornar os produtos *mp*rt*dos menos competitivos em relação aos prod*tos </line>
<line> domést*cos. Ess* *olítica protecionista vi*av* criar um ambie*t* favo*áv*l para o cr*scimen*o </line>
<line> da indústri* n*cional (LU**RINI, *016). </line>
<line> Os pila*es institu*i*nais d* pol*tica cambial bra*ileira são *ma estratég*a ma*s ampla </line>
<line> de desenvolvimento econômico e d* ind*strialização. Essas políticas ajudam a impu*sionar a </line>
</par>
<par>
<line> p*o*ução dom*s*ica, fome*tar o crescim*nto da indú**ria loca* e *eduz*r a dependênc*a </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> produtos *mportad*s, contribuindo para o desen*olvimento econôm*co d* Br*sil. </line>
</par>
<par>
<line> O Banco Central d* Brasil *es*mp*nh* um papel fulcral na implemen*a*ão *a políti*a </line>
</par>
<par>
<line> cambial. Ele é respons*vel *or a*m*nistrar e </line>
<line> con*ro*ar a taxa *e </line>
<line> câmbi* *em como p*r </line>
</par>
<par>
<line> *ntervir no m*rcado cambial para ga**ntir a estab*lidade e a liqu*dez (FE*REI*A, 2005). </line>
</par>
<par>
<line> O regime cambial est*b*lece a* reg*as </line>
<line> e diretrize* par* determinar a *axa de **mbi*. </line>
</par>
<par>
<line> E***tem d*fer*n*es re*imes cambiais, com* câmbi* fixo, câmbio flutuante e câmbio atrelado. </line>
<line> Cad* regi*e t*m implicações d*ferent*s para a *olí*ic* cambial e para a econ*mia co*o um </line>
<line> t odo. </line>
</par>
<par>
<line> Os controles cambiais são medi*as adotadas pelo governo para r*gula* * fluxo </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> moeda estrangeira den*ro do país. Isso pode incluir </line>
<line> restrições à compra e ve*da de moeda </line>
</par>
<par>
<line> est*angei*a, li*itaç**s n* tra**ferênci* de recurs*s para o exterior e regulação de transações </line>
<line> internaciona*s. </line>
<line> O governo ou * *anco *entral podem i*tervir no mercado cambial compra*do ou v**dendo </line>
<line> moed* estr*ngeir* *ara i*fluenciar a taxa de *âmbio. Essa in*ervenção é realizada para man*** </line>
<line> a estabilid**e cambial e evitar movimen*o* brusc*s e volát*is. </line>
</par>
<par>
<line> * política cambial está </line>
<line> i*trinsecamente ligada à </line>
<line> política *onetária. *s </line>
<line> dec**ões </line>
</par>
<par>
<line> relacionad*s à taxa de juros, oferta monetári* e inflação *odem afetar a taxa d* câmbio e vice- </line>
<line> ve*sa. **rtanto, a coord*nação entre a polític* cambi*l e a p*lític* monetária é essencial p*r* </line>
<line> Rev. FSA, Teresina PI, v. 2*, n. 8, art. 8, p. 161-179, ago. 2023 www4.f*an*t.com.br/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> R. C. Si*va, J. A. Santos </line>
<line> 168 </line>
</par>
<par>
<line> mant*r a **tabilida*e m*croeconôm*ca (MAR*UETTI; MALDONADO FILHO; MIE*A*H; </line>
<line> M*RRONE, *02*). </line>
<line> 2.3.1 Tipos de *iquidação de câmb** </line>
<line> Ime*i*ta: entende-*e co*o liquidaçã* no mesmo dia, não há pro*rog*ções; </line>
<line> Liquida*ão: ent*n*e-se que a liquidação p*de o*orrer dentro de dois dias útei* após * </line>
<line> di* do seu fe*hamento. </line>
</par>
<par>
<line> Fut*ra: entende-se q*e a *iqu*dação será *en*r* de um *razo estipulado </line>
<line> entre as </line>
</par>
<par>
<line> par*es, *ora *as co*d*ções de *iquidação p*onta ou im*diata. Po*e* ser prorro**das, </line>
<line> dependend* da situação do negó*io que gero* a op**ação de câmbio. </line>
<line> 2.4 Novo Mar*o Cambia* </line>
</par>
<par>
<line> * conceito *o*o M*rco Cam*i*l re*ere-se ao conjun*o </line>
<line> de regras para as </line>
<line> pessoas </line>
</par>
<par>
<line> físicas e ju*ídi*as operarem no mercado ** *oed*, tant* na compra como n* v*nd* desse </line>
<line> ativo. Ele foi estabelecido no dia 30/12/2*2* quando foi publicada a Lei 1*286 de 2021. </line>
</par>
<par>
<line> D*vers*s co*sultas públicas foram ne*essár*as pa*a </line>
<line> chegar * uma re*ação final, *er </line>
</par>
<par>
<line> s**cion*do e pub*i*ad* p*ra ent*ar em *igor. *s consultas públicas f**am sin*e*izadas nesse </line>
<line> *tem como *arte do emba*amento teó*ico. </line>
<line> 2.5 CPs (Consultas Públi*as) 90, 91, *2, 93 </line>
</par>
<par>
<line> *s instit*ições * ór*ãos respo*sáveis discuti*am a CP (Consulta Públi*a) 90/2*22 </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> apr*varam a Lei 14.28*/21, sancionada em 29 de dez*mbro de **21, co* iní*io de vigência </line>
<line> em ** de dezembro de 2022. A Lei nº 14.28*/2021 é *m *ecanismo criado para fa**litar as </line>
<line> tran*ações em moedas estrangeiras tanto para pe*soas físic** quanto jurídi*as. **i aprovada </line>
</par>
<par>
<line> com o i*tuito de simpl*f*ca* e </line>
<line> d**bu*ocra*iza* as r*gras e p*oced**entos nas *p*ra*ões de </line>
</par>
<par>
<line> câmbio c*m o *bje*ivo de aument*r a eficiência da competi*ividade da e*onomi* brasileira. * </line>
<line> r*gida pe*as políticas camb*a*s do Banco Central, de*t*nadas a *quilibra* o funcion*ment* *a </line>
</par>
<par>
<line> ec*no*ia a*r**és de alterações d* taxa de câmbio e </line>
<line> do* controles da* operaç*es </line>
<line> cambiai* </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> tem ênfase na política rob*sta d* KYC (K*ow You* Cust*mer), que visa prepar*r * país para </line>
<line> o in**esso na OCD* - Or*anização par* Coo*e*açã* * Desen*olvimento Econômico, acelerar </line>
<line> o* passos para a *onver*i*i*idade do Real, PI* int**na*ional, CBDC (Central Bank Digital </line>
<line> *ev. FSA, Teresina, v. *0, n. 8, art. 8, p. 161-17*, *go. 202* www4.fsanet.*om.*r/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A Inf*uênc*a do Mar*o Cambial no Comé*ci* Exterior </line>
<line> 169 </line>
</par>
<par>
<line> C*rren**), etc. *s instit*ições fin*ncei**s tê* o ano de 2023 par* se adequarem à* *ovas </line>
<line> regra* (SENADO 2023). </line>
</par>
<par>
<line> A partir das CPs (Co*sulta* Pú*lica*) 90, 91, </line>
<line> 92, 93, f*i di*cutida a sim*lificação </line>
</par>
<par>
<line> c*mbial e sancionad* o Novo Ma*co Cam*ia*. * Banco Central </line>
<line> do *ra**l ada*tou </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> regulame**ação cambial *os novos códigos de cl*ssifi*ação das *perações de </line>
<line> *âmbio e fe* </line>
</par>
<par>
<line> diversas *daptações n* regu*am*ntaç*o vigen*e. Es**s mo*i*ic*ções estã* con*idas em quatr* </line>
</par>
<par>
<line> Circulares (3.688, 3.689, 3.690 e 3.691), </line>
<line> com vigê*cia a *artir de </line>
<line> 03/ 02/ 2014, </line>
<line> as quais </line>
</par>
<par>
<line> sub*tit*** o RMCCI - Regul*mento </line>
<line> do Mercado de Câmbio e Capitais Internacionais do </line>
</par>
<par>
<line> Bac*n (BANCO CENT*AL, 20*3). </line>
</par>
<par>
<line> CP - C*n*ul*a Pública 90/20*2: divulga p*opost** </line>
<line> de ato* norma*ivos *estinados </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> regulamentar *s asp*ctos rel**ionados ao mercado de *âmbi* no tocante * Le* nº 14.286, de </line>
<line> 29 de dezem*ro de 2021. </line>
</par>
<par>
<line>-</line>
<line> Amp*iaç*o das *ompetências, atri*u*ções e responsabilid*des d* Banco Centr*l. </line>
</par>
<par>
<line>-</line>
<line> Concessão d* *ratamento a não residente* *imi*ar ao dispe*sad* a reside*tes no País. </line>
</par>
<par>
<line>-</line>
<line> *edação de exig*n*ia de da*os * documentos di*pon*ve*s *m b*ses públic*s ou </line>
<line> priva*as *or p*rte da* in*t*tuições autorizadas a operarem no me*ca** de c*m*io. </line>
</par>
<par>
<line>-</line>
<line> Permissão par* manter li*rement* no exterior </line>
<line> os recursos em moeda estrangeir* </line>
<line> decorrentes de exp*rtações. </line>
</par>
<par>
<line>-</line>
<line> Elevação *o limite pa*a *ort* d* espécie na saíd* *o pa*s d* R $10.*00,00 mil reai* </line>
<line> par* US $10,00*.*0 mil dó**r*s. </line>
</par>
<par>
<line>-</line>
<line> Livre transação de moeda estrangeira em espécie en**e pessoas f*sica* até o li*ite de </line>
<line> USD $500,0* dólares, d* fo*ma e**ntual e n*o profis**onal. </line>
</par>
<par>
<line> CP - Consulta Pública 91/2*22: divulga propos*a de ato normativo de*tin*d* </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> regula*entar aspectos relacionados ** c*pital </line>
<line> *stra**eiro no pa*s, nas *perações de </line>
</par>
<par>
<line> inv***im*nto est*an*eiro d*reto e de crédi*o ext**no, bem co*o a prestação d* inf**maç*e* ao </line>
<line> B*nco Central do Brasil, conforme a L*i nº *4.2*6, d* 29 de de**m**o *e 2021. </line>
</par>
<par>
<line>-</line>
<line> Regras mai* simples e concis*s, *** e*c*usão de *equeri*entos não mais nece*sários. </line>
</par>
<par>
<line>-</line>
<line> Prest*çã* de informações ao BCB </line>
<line> relativas * crédito externo e a i*vestimento </line>
</par>
<par>
<line> est*a*ge*ro direto ape*as para conjunto l*mitado de op*raçõe*, consider**do faixas de </line>
<line> va*o*es e c*ndi*ões especí**c*s. </line>
</par>
<par>
<line>-</line>
<line> Fim da exig*ncia da pre*taç*o *e i*formaçõe* *o BCB de *ontrato* en*re residente* e </line>
<line> não res*den*es, r*ferente* ao uso ou cessão de patent*s, de marcas *e indústria o* de </line>
</par>
<par>
<line> *omérci*, fornecimento *e tecn*logia, *em *om* </line>
<line> os rel*cionado* *restaçã* de à </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, T*resina PI, v. 20, n. 8, art. 8, p. 16*-17*, ago. 2023 </line>
<line> *ww4.fs*net.co*.br/r*vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> R. C. S*lva, *. A. Santos </line>
<line> 17* </line>
</par>
<par>
<line> ser*iços *é*nic*s * *ss*melh*d**, ao a*rendamen** me*cantil operacional *x*erno e ao </line>
<line> **uguel * afret**ento. </line>
</par>
<par>
<line>-</line>
<line> Fim da restriçã* a remessas *o exterior *ara pagamentos *e pr**cipal e juros </line>
<line> nas </line>
</par>
<par>
<line> operações de crédi*o e**erno em que não h*uver i*gresso d* recursos </line>
<line> no *aís, ao </line>
</par>
<par>
<line> mesmo tempo em que p**s* a requisi*ar a prestaçã* de informaçõe* a resp*ito </line>
<line> das </line>
</par>
<par>
<line> operações de *rédito *x*ern* com recursos não ingres*ado*, dent*o de dete*mina*os </line>
<line> c*itér*os. </line>
</par>
<par>
<line>-</line>
<line> Utilização de *ritérios de pr*porc*onalidade </line>
<line> pa*a *sta*elecer os req*er*mentos de </line>
</par>
<par>
<line> prest*ção de **f**mações, consideran*o, para tanto, os val*res, a* cara*terísticas e as </line>
<line> finali*ades *as operações de crédit* externo e de inve*t*mento estr*nge*ro dir*to. </line>
<line> C* - Consult* Pública 9*/2022: divulga prop*sta de resolução do Banc* Cent*al que </line>
<line> aprimora o* procedimentos para *álculo do re*u*riment* de ca*ital das *xposi*ões ao risco d* </line>
</par>
<par>
<line> crédit*, mediant* </line>
<line> sistemas interno* </line>
<line> de cl*ssifi*ação do risco </line>
<line> de </line>
<line> c*édito (abordag**s IRB) </line>
</par>
<par>
<line> (RWACIRB), de qu* trata a Resolução CMN n* 4.958, </line>
<line> *e </line>
<line> 21 *e outubro de 2021, em </line>
</par>
<par>
<line> substituição à Circular nº 3.648, de 4 de março de *013. </line>
</par>
<par>
<line> CP - C*nsulta P*b*ica 93/2022: </line>
<line> divulga </line>
<line> prop*st* de ato n*rmativ* desti*a*o </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> regu**mentar aspec*os relaci*n*dos a cap*tal brasileir* no exterior, conforme a **i n* 14.*86, </line>
<line> de 29 de deze**ro de 2021. (Aind* não div*lga*a, nessa *ata, pois as regras juntam*nte *om </line>
<line> as *e*oluç*e* do *anco Central fo*am divulgadas em 30/12/202*) - *ob*e capitai* brasi*eir*s </line>
<line> no exterior. </line>
<line> I. * manut*nção do* pis*s dec*aratórios e *er*odicidad* da* declara*ões atua*mente </line>
<line> *ige*tes para a pr*sta*ão de *n*ormações do capital brasileir* no exterior. </line>
<line> II. A conso*ida*ão de normas e a *implificação de regras e r*qu*rimentos, </line>
<line> incorporan*o avanços trazidos *a nova lei. </line>
<line> III. A pos*i*ilidade de ap*ic*r o capital em *ua*quer modalid*d* re*ula*m**te </line>
<line> *ratica*a no m*rcado internacional. </line>
<line> IV. A nece*si*ade de que *s o*erações de capitai* **a**leir*s *o exter*or *enham </line>
<line> *unda*entação econ**ic*, de**nd* as entidades *ujei*as * regul*mentação setorial </line>
<line> e*pecífica *bservar, adici*nalmente, os requi*itos reg*lat*rio* próprios na aplicação </line>
<line> de capital bras*leiro no exterior. </line>
<line> V. As disposiçõ*s par* p*estação de i*formaç*es de c*pita*s brasilei**s no exterior ao </line>
<line> BC. </line>
<line> Rev. *SA, Teresina, v. 2*, n. 8, art. 8, p. *61-179, ago. 2023 www4.*sanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A Influê*cia do Ma*c* C*mbial no Co*érc*o Ext*rior </line>
<line> 171 </line>
</par>
<par>
<line> 2.6 R*soluções *o *anco Central do Br*sil (BCB) da Lei *4.286/2* </line>
</par>
<par>
<line> A Lei nº 14.286/21, *o arti*o p*i*ei*o, ap**t* *ue: "Esta Lei disp*e sobre o mercad* </line>
</par>
<par>
<line> de câmb*o brasil*i**, o </line>
<line> capital brasileiro no e*terior, o capital estran*eiro n* pa*s e </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> prestação de informações ao Banco Central do Brasil, p*r* fins de co*pil*ção *e esta*í*ti*as </line>
<line> macr*econômicas oficiais". Pa*a re*ulam**tar essa Le*, o Ban*o Ce*tra* do Brasil (BCB) </line>
<line> p*blicou, em 31/12/2022, *e*s resoluções: </line>
</par>
<par>
<line> RESOLUÇÃO BCB *º 277: regula*enta </line>
<line> em r*l**ão ao m*rcad* de câmbio e ao </line>
</par>
<par>
<line> ingre*so no **ís e à saí** *o país de val*res *m reais e em m*eda estrangeira, e d* outras </line>
<line> providências. </line>
</par>
<par>
<line> RES*LUÇÃO BCB Nº 278: </line>
<line> reg*l*menta em relação ao capit*l estrangeiro n* país, </line>
</par>
<par>
<line> *as o*eraçõe* de crédito exte*no e de investimento estra**e*r* d*reto, bem com* a pre***ção </line>
<line> d* informa*ões ao B*nco Ce*tral *o Bra*i*. </line>
<line> RES*LUÇ*O BCB Nº 279: dispõe sobre o capital b**sileiro no exterior. </line>
</par>
<par>
<line> RESO**ÇÃO BCB Nº </line>
<line> 280: regulamenta em relação à definição de </line>
<line> reside*t* de e </line>
</par>
<par>
<line> *ão residente a ser aplicada pa*a pessoas fí*icas * juríd*ca*. </line>
<line> *ESOLUÇ*O BCB Nº 2*1: re*ula*enta em rel*çã* ao capital est**ngeiro no País, </line>
<line> n*s operações de crédito externo e *e investi*ento estrangeiro dire*o, bem *o** * prestação </line>
<line> de infor*ações ao *anco Cen*ral do Bra*il. </line>
<line> *ESOLUÇÃ* BCB N* 282: dispõe sobr* a política, os procedime*tos e o* contro*es </line>
</par>
<par>
<line> *nt*rnos a *erem *dotad*s pelas institui*ões autori*a*as </line>
<line> a </line>
<line> funcionar pelo **nco Central do </line>
</par>
<par>
<line> Brasil, visando à preve**ão d* utilizaçã* do **stema financ*iro par* * prática dos crimes de </line>
<line> "lava*e*" *u ocultaç*o de bens, d*reitos e va*o*es, de que trata a Lei nº 9.613, de 3 de março </line>
</par>
<par>
<line> *e 1998, e de financiamento *o ter*orismo, p***isto *a Lei nº 13.260, </line>
<line> de 16 de março de </line>
</par>
<par>
<line> *016. </line>
</par>
<par>
<line> 3 M*TODOLOGIA </line>
</par>
<par>
<line> Fontes bibliográficas e*ploratórias e descri*ivas sob** temas específicos, c*mo: taxa de </line>
</par>
<par>
<line> c*mb*o, marco </line>
<line> cambial, </line>
<line> comércio exterior; pub*i**das em ar*igos ci*n**fic*s, teses, </line>
</par>
<par>
<line> dis*erta*ões, livros. </line>
</par>
<par>
<line> A </line>
<line> pesquisa explor*tória </line>
<line> vi*a c**he*er </line>
<line> o ob*eto da pesquisa, entender, ana*isar </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> iden**fi*ar os pri*cipais elemen*os que *or*oboram a p*o*osta do ar*i*o. *esse senti*o, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> pesquisa bibliográ**ca p*ocura </line>
<line> identificar cont*úd*s que mostr** a *nfl**n*ia do *arc* </line>
</par>
<par>
<line> cambi*l *o comércio exterior. </line>
</par>
<par>
<line> Re*. FSA, Teresi*a PI, *. 2*, n. 8, art. 8, p. 1*1-179, *go. 2023 </line>
<line> www4.*sanet.com.*r/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> R. C. *il*a, J. A. Santos </line>
<line> 172 </line>
</par>
<par>
<line> 4 RESULTADOS * DISCUSS** </line>
</par>
<par>
<line> 4.1 Novo Marco C*m*ial </line>
</par>
<par>
<line> O Novo Marco Cambia* visa pro**ver conexões co* o comércio internacional, </line>
</par>
<par>
<line> investi*entos est*angei**s, sistem* financ*iro o *u**smo. Portanto, tai* cone*ões *xis*em e </line>
<line> entre pa*s*s *ara o fortalecimen*o das C**s (*adeias Globais de Valor), mostrando ser uma </line>
</par>
<par>
<line> alternat*va para mel*ora* o ambiente de ne*ó*ios </line>
<line> ** Br*s*l e par* inseri-lo em um cenário </line>
</par>
<par>
<line> int*rnacional global. </line>
</par>
<par>
<line> Pessoas físi*as par*icipam do *e**a*o c*m*i*l </line>
<line> estrangeiro, quando fa**m tu*ismo e </line>
</par>
<par>
<line> *rocam su*s moedas </line>
<line> na*ionais *ela mo*da estrangeir*. Com a nova </line>
<line> legislação, uma *as </line>
</par>
<par>
<line> mudan*as par* as pessoas física* é a elevação d* limit* p*ra por*e de ***écie na saída d* país </line>
<line> de R $10.0*0,00 mil rea*s para US $10.000.00 mil *ólares p*ra pesso*s físicas, em viage*s </line>
<line> internacionais, e a liv*e ci*culação para *s pes*oas físic*s d* li*it* de US $500,00 dólares por </line>
<line> oper*ção. Iss* possibili*a uma mai*r movimenta*ão de capita*s e facilita o controle *e entrada </line>
<line> e saíd* de di*isas do paí* em viagens in*ernac*onai*, por exempl* (*ANCO C*NTRAL, </line>
<line> 2023). </line>
</par>
<par>
<line> *inda, seg*nd* * Banco C*ntral, ou*ra mudanç* </line>
<line> proposta por es** novo Marco </line>
</par>
<par>
<line> Cambial é * *oncessão de tratamento a não res*dent*s, simil*r ao disp*nsado a *es**entes *o </line>
</par>
<par>
<line> país. Os não r*s*de*te* *ão aqueles que estão </line>
<line> n* </line>
<line> pa*s, muitas *ezes pre*tando ser*iço em </line>
</par>
<par>
<line> emp*esas multinacionais ou serviços de manut*nção ou u** atividade tempor*ri* e recebem </line>
</par>
<par>
<line> p*gamento *ara ess*s ati*idades. Logo, ess*s nã* *esid*nte* mo*imen**m recursos </line>
<line> no </line>
</par>
<par>
<line> territó**o nacional e fazem tran*ferência* para * *xter*or. </line>
</par>
<par>
<line> A nov* *ei p*rmite a abertura de contas ** reais no exterio* par* res*den*es não e </line>
<line> residentes. As contas em moed*s estrange**as no país sã* permi**da* pa** *s corretor*s, </line>
</par>
<par>
<line> ad*inistradoras de Ca*t*o de Crédito, segurad**as, o*erad**as </line>
<line> de t*rismos, *a*cos e </line>
<line> os </line>
</par>
<par>
<line> segmentos de energi*, *etr*leo e gás, mediante a realização de p**ce*ia* com </line>
<line> os *anco* </line>
</par>
<par>
<line> i*te**acionais. *ss* mel*ora a </line>
<line> d*nâ*ica dos </line>
<line> ne*ó*ios, vi*to qu* são </line>
<line> setores es**atégicos </line>
</par>
<par>
<line> *conômicos *undamenta*s para o </line>
<line> desen*olvime*to do país. Em 20*3, o *IS (B*nk for </line>
</par>
<par>
<line> International S*ttlement), re**onsável </line>
<line> pela s***rvisão bancária, an*nciou os *assos para </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> la**amento </line>
<line> do *I* i*t*rnacio*a* que já </line>
<line> e*t* em ope*ação * em fase </line>
<line> de teste (SE*ADO, </line>
</par>
<par>
<line> **23). </line>
</par>
<par>
<line> Rev. *SA, Teresina, v. *0, n. 8, art. 8, p. 161-179, ago. 2023 </line>
<line> www4.*sanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A In*lu*ncia do Marco Cambia* no Comér**o Ext**ior </line>
<line> 173 </line>
</par>
<par>
<line> A polí*ica monet*ria *o Novo M*rco Cambial f*i im*leme**a*a para re*ula* a tax* de </line>
<line> câmbio da mo*da brasileira em relação a ou*ras *oeda* estran*eiras. As especi*icidades *o </line>
</par>
<par>
<line> novo *arco cambi*l e os objet**os *o*ític*s, econômi*o* e co*erci*is </line>
<line> do paí* s*o fato*es </line>
</par>
<par>
<line> d*terminantes para as in*ervençõ*s diretas no mercad* de câmbio * n*s políticas mone**ria*, </line>
<line> com* ajuste das *axa* de jur*s. </line>
<line> Contudo, a polít*ca monetária regula a taxa de câ*bio com a finalida*e de assegurar a </line>
<line> estabilidade cambial, competiti*idad* intern*cional, contr*le *a inflação, atração *e </line>
<line> inve*timento estrangeiros * *estã* de reservas cam*iais. </line>
<line> O mercado *a*bial es*rangeiro acontec* atr*vés do comércio mo*etário *nternacional </line>
<line> e os principais ator*s são os banco* **merciais *ue r*alizam nego*iações interbancár*a*, *s </line>
<line> corpo*ações **e se envo*vem no com*rcio **ter*acional, i*st**uições financeiras n*o </line>
<line> ban*árias (como empresas d* gestão d* ativos * com*anhias de seguro) e ba**os *entrais. </line>
<line> Tais atores são legalmente responsáveis pela venda e co*pra de moeda es*rangeira (SILVA; </line>
<line> FREITA*; MATTOS, 201*). </line>
</par>
<par>
<line> Isso pode acont*cer </line>
<line> *o r </line>
<line> *ausa da valo*ização do câmbio que gera uma pressão nas </line>
</par>
<par>
<line> impor*ações, uma </line>
<line> vez que fica mais barato i**ortar do que co**rar ** me*cado in*erno. </line>
</par>
<par>
<line> Como nesse p*oc*sso d* </line>
<line> *al*rização do *âmbio a e**orta*ão d*m*n*i, lo*o, h*verá f*lt* d* </line>
</par>
<par>
<line> dólar*s e subsequentemente nova pressã* para </line>
<line> uma des*aloriz*ção cambial. *nfim, </line>
<line> esta </line>
</par>
<par>
<line> *esquisa aponta que </line>
<line> é preciso *on*toramento par* evi*ar s*b*es**ltos de </line>
<line> v*lo*ização </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> d*svalor*zação ca*bial. </line>
<line> O grande *bjetivo *este mar*o * estabilizar * comércio exter*or e tr**er seguran*a para </line>
<line> a *anipulação de divisas em p*o*e*sos de i*vestimen*os diretos de empre**s e*trang*ir*s *o </line>
<line> país, despesas n* ex*erior **r tur*st*s brasi*eiros e o con*rol* *a sobra de moeda es*rangeira </line>
<line> qua*do re*orn** do exterior (*ERREIRA, *0*5). </line>
<line> 4.* Influên*ia *o *omérci* Exterio* </line>
</par>
<par>
<line> O comér*io e*terior *era benefícios </line>
<line> para país conform* oco*re o aument* das o </line>
</par>
<par>
<line> *xp*r*ações, u*a *ez *ue a e*trada *e moeda estrangeira permite a importação de máquinas e </line>
</par>
<par>
<line> equi*a*entos *ue ajuda* no aumento d* produti*idade. Esses recursos que entr** </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> econ*mia per*item mante* **u*líbrio *os preços e a*pliar * qualidade dos *rodutos o </line>
<line> *ara </line>
</par>
<par>
<line> exportação e para * mercado i*t*rno com as novas máquinas *mportadas, *or ex*mplo </line>
<line> (NOGAMI, 2012). </line>
<line> Rev. FSA, T*resi*a PI, *. 20, *. 8, art. 8, p. 161-179, ago. 2023 www4.fsanet.com.br/r*vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> R. C. **lv*, J. A. Santos </line>
<line> 174 </line>
</par>
<par>
<line> As i*fluên*ias do Marc* Cambi*l *o comércio exterio* de um *aís são a*rese*tad*s </line>
</par>
<par>
<line> no Quadro 1. </line>
<line> Qu**ro 1 - *nf*uên*ia do M*rco C*mb*al n* comé*cio exterior </line>
</par>
<par>
<line> Influên**a </line>
<line> Análise </line>
</par>
<par>
<line> Balança com*rcial </line>
<line> * comb*nação dos e**itos men*ion*d** acim* pode infl*e*c**r a bal*nça c**erc*al d* um país. Se as expo*tações au*entam e *s *mporta*ões *iminuem *e*ido ao marco **mbial, o pa*s *od* exp*rimentar um superávit comer*i*l, o* se*a, as ex*ortaçõe* são *aiores do que as i*portaçõ*s. Isso po*e beneficiar * econ*mi* do país, pois aume*ta suas reservas d* *oed* estrangeira e estimula o cr*sc**ento *conômico. </line>
</par>
<par>
<line> Flutuações nos *lux** de comércio </line>
<line> Em um r*gime de taxa de câ*bio fixa, as flu*uações cam*iais s*o limi**das. Isso s*gnifica que as e*pre*as envolv*das ** com**cio exterior pode* planej*r su*s transa*ões co* m*is cert*** *m termos de cus*os e rece*tas. N* e*tanto, s* *corre*em mudan*as na taxa de câmbio fixa, como a desvaloriz*ção rep*nti*a d* *o*da, isso pode ter um i*p*cto significativo nas transações comerciais e na lucratividade das e*pres*s. </line>
</par>
<par>
<line> *i*cos de d**e*uilíbri* ec*nô*i*o </line>
<line> * marco camb*al fixo pode criar riscos de desequilíbrio econô*ico par* u* país. Se a taxa de câmbio f*xa não reflet*r ad**u*damente os *und*mentos econô**cos, c*m* a inflação ou as c**d*ç*es de *ercado, podem surg*r pres*ões inflacio*ári*s ou difi*uldade* para mante* a estab*lidade e*onômica. Isso pode exigir açõe* adic*onais, como in*e**ençõe* do governo ou aju*tes na políti*a monetária, para evitar d*seq*ilíbrios prejud*cia*s à *conomia. </line>
</par>
<par>
<line> *mportações mai* caras </line>
<line> Por *ut*o la*o, um marco *am*ia* fixo pode tornar as imp*rta*ões m*is cara*. S* a taxa de câmbio fixa é arti*icialme*te *alor*z*da em relação a o*tras moed*s, isso signifi*a que * país precisa pagar m*is por bens e se*viços impor*ados. Is*o pode levar a uma *edução *as im*ortaçõe*, po*s se t*rnam menos at***ivas devido *o cust* mais el*vado. </line>
</par>
<par>
<line> Compe*itividade das expor*açõe* </line>
<line> Se um **ís fixa su* taxa *e câmbio em um nível mais *aix* em relaçã* a *utras *oed*s, *om* o dóla* americano, por ex*m*lo, suas exportaçõ*s torn*m-se mais competitivas n* mer*ado inter*acion*l. Isso o*orre porqu* os produt*s produzi*os no país tor*am-se relativamente mais ba*atos par* os *ompradores e*trangeiros, im*ulsionando as exportações. </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: elaborado pel*s autores com base em Senad* (2023); Banco Central (2023); L*i 14.286 </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. *0, n. 8, art. 8, p. 161-1*9, *go. 2023 </line>
<line> www4.*s**et.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A Inf*uência d* Marco Cambial no *o*érc** Exterio* </line>
<line> 175 </line>
</par>
<par>
<line> * importa*te ressaltar que os *feitos do mar*o c*mbi** no c*m*r*i* **terior podem </line>
</par>
<par>
<line> **riar d*p*ndendo das </line>
<line> cir*unstân*ias e*onômicas e *a* po**t*cas </line>
<line> adota*as pelo pa*s. *l*m </line>
</par>
<par>
<line> dis*o, dif*re*tes pa*ses pod*m ter **fer*ntes abordagens e* *e*aç** ao regime ca*bi*l, co** </line>
<line> ta**s de câmbio flut*antes ou cont*o*ad*s, que *am*ém p*dem influencia* o com*rcio e*t*r*or </line>
<line> (*ARQUETTI; MA*DONADO FILHO; MIEBACH; MORRON*, 202*). </line>
<line> Ademais, segun*o ess*s autores, o crescimento econômi*o que é * aumento *a </line>
<line> p*odução de bens e serviç*s m*dido pelo Produto In*erno Bruto (PI*) é influenciado pela ta*a </line>
</par>
<par>
<line> de câm*i* apreciada deprecia*a. Na primeira *i*uaçã*, câmbio apreci*do, a e </line>
<line> im**rtaç*o </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> *eneficia*a, l*go, o p*í* pod* ap*oveitar para im*o*ta* *áquinas * </line>
<line> *qui**mentos que ser*o </line>
</par>
<par>
<line> empreg*do* *o </line>
<line> proce*so de p*oduçã*. Quando inverte, </line>
<line> taxa de câmbio depreciada, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> exportação aume*ta, *ogo, * **trada *e divisas aumenta e * p**s pod* m*n*er o equ*líb*io no </line>
<line> seu *rçamento. </line>
<line> 5 CONSIDERAÇÕE* F*N*IS </line>
<line> * proposta d*ste artigo foi identi**car *s *udan*as ge*adas pe*o Novo *arco Cambial </line>
</par>
<par>
<line> que </line>
<line> refletem *o *omérci* Exte*ior. Nesse s*nti*o, os *ado* apresentado* mo*tra* que </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> colo*ação em *rá*ica desse novo *arco pode gerar *antagens par* * Comércio Ext*rior, em </line>
<line> função da regulamentação no uso de recursos **las pessoas físicas e juríd*cas. </line>
<line> O *ov* Marco Cam*ial tem a propos*a de gerar re*ultados posi*ivos para o Brasil, por </line>
<line> meio da *ntrada d* divi*as pela Balança Comerc*al e pelo forta**cimento d* moe** brasileir* </line>
<line> *m relação ao dólar, p*incipalmen*e. Com* em to*a pro*osta de mudan*a *u* diz *esp*ito às </line>
<line> novas po*ítica* de relação *ambial, podem *urgir e*eitos negativo* com o f**talecimento </line>
</par>
<par>
<line> excessivo da **ed* brasil*ir*, logo, r*sultado da Balança Co*ercial pode ser negativ* o </line>
<line> (BI*TENC*URT; CAM*OS, 2014). </line>
<line> A influência do No*o M*r*o *ambial no comércio exterior foi o ob*etiv* d*sta </line>
<line> pesq*isa. C*mo resultado nota-se *ue o est*belecimento de regra* p*ra * *ercado d* cambio </line>
</par>
<par>
<line> favor*ce o comércio ext**ior com possibili**d*s de aumento das exportações, </line>
<line> equilíbr*o na </line>
</par>
<par>
<line> balanç* comercial, den*re outros efeit*s c*tados no Qu*dro 1. </line>
</par>
<par>
<line> Ess*s regr*s não est*o **lac*onadas ao control* do c*mbio no sentido ** fixar valor, ou </line>
</par>
<par>
<line> seja, atuar c*m ta** *ixa qu* t*aria efeitos mais n*gativ*s ao co*ércio </line>
<line> exterior, visto que </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> país mantém boas relações comerciais com o m**do. Por outro lado, d*i*ar o mercad* atuar </line>
</par>
<par>
<line> com câmbi* fl*xív*l e *ntervir </line>
<line> qua*do a taxa d* câmbio en*rar </line>
<line> em pata*ar qu* possa </line>
</par>
<par>
<line> comprome*er o comércio exterior. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina PI, v. *0, n. *, art. *, p. 161-179, ago. 2023 </line>
<line> w*w4.f**net.*om.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> R. *. Silv*, J. A. Santos </line>
<line> 176 </line>
</par>
<par>
<line> En*ão, val* </line>
<line> destacar </line>
<line> que o novo Marc* *ambi*l traz *udanças p*ra tr*nsaçõe* </line>
</par>
<par>
<line> financeiras entre pess**s físi*as e jurídicas, viage*s inter*acio*ais, con*as fora do país e para </line>
<line> o Comércio Ex*erior. </line>
</par>
<par>
<line> A política cambi*l in*luen*ia as reser*as cam*iais de um país, que são *s ativos </line>
<line> em </line>
</par>
<par>
<line> moeda* *str***eiras mantidos pelo Banco Central. In*ervenções dir*tas no merc*do ca*bial </line>
<line> para manter um* taxa de c*mbio fixa, p*r *xem*lo, po*em afetar o nível d* re*ervas *ambiais </line>
<line> e a capacidad* do país *e lida* co* choqu*s econômicos ex*e*nos (FE*REIRA, 20*5). </line>
<line> A val*rização ou des*aloriza**o da *oeda causa implicaçõ*s para a competit*vidade </line>
<line> da* *xpor*ações e **por*açõ*s do país be* *omo par* o fluxo d* *apita* e inve**imentos </line>
<line> e*trangeiros e * de import*ncia **ra as políti*a* m*netá*ias *ambiais. </line>
<line> A taxa de câ*bio tem impacto si*nificativo na c*mpetitividade das empresas do país, </line>
<line> especia*m*nte as envolvidas no co*é*cio internacional. A política cambia* afet* o **uxo *e </line>
</par>
<par>
<line> *a*it*l p*ra </line>
<line> *entro e para fora do pa*s. *ma *oeda *alorizada pode tornar as exportações </line>
</par>
<par>
<line> *en*s competitivas, atrair mais invest*mentos e**rangeiros e r**uzir a infl*ç*o, enqua*to uma </line>
</par>
<par>
<line> moed* des*alorizada p*de aumen*ar co**etitivida*e a </line>
<line> das *xportaç*es, au*en*ar os *usto* </line>
</par>
<par>
<line> de importa*ão, levar * *uga de *apitais, o au*ento n*s *reços de importação * co*tribui* para </line>
<line> a *nflação (NOGA*I, *012). </line>
</par>
<par>
<line> Aspectos con**nt*r*is pode* af*t*r os refl*xos positivos do novo *arco </line>
<line> Cambial </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> i**e*sif**a* os a*pecto* negati**s. Sendo assim, cada setor *a economia po*e g*rar resultados </line>
<line> diferente* por causa *e s*a natureza o* da *nfl*ência d* fator*s macroeconômicos, po*íti*os e </line>
<line> *inance*ros a* redor do mu*do. </line>
</par>
<par>
<line> Po* *xempl*, o setor *e petr*leo t*m *aracterí*ti*as </line>
<line> dife*entes </line>
<line> d* setor agropecuário, </line>
</par>
<par>
<line> embora ambos de*e*de* </line>
<line> *o </line>
<line> *ercad* de câmb*o, mas o set*r agropecuário sofre influência </line>
</par>
<par>
<line> do cli*a, custo dos i*s*m*s, fe*tilizant*s e decis**s de plantio de cada país. Então, o* preços </line>
</par>
<par>
<line> de*se* produtos </line>
<line> *odem comprometer * me*c*do *e câmbio, </line>
<line> uma *ez **e </line>
<line> *ada aumento </line>
<line> em </line>
</par>
<par>
<line> d*lar gera a*mento </line>
<line> igu*l ou maior no mercad* i*terno, af**and* a taxa d* câmbi* e </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> *n**ação. * setor de petróleo sofre m**ta i*fluência política e *e* a s*a receita *erada pelo </line>
</par>
<par>
<line> *u*ento no </line>
<line> preço do </line>
<line> barril. Qu*ndo os </line>
<line> p*odutores desejam mais receita, pod*m dimi*uir </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> quantidade de barr*s *fer*ada ou simplesm*nte aumentar o pre*o. Essa dec*são afe** a taxa de </line>
<line> câm*io de *ua*quer país (SALAM*, 2010). </line>
<line> Para futuras p*s*uisas * sugerido que sejam real*zados estud*s sobre o fluxo de *i*i*as </line>
</par>
<par>
<line> depoi* *a atuação do *ovo Marco Cambial e so*re o comporta*ent* da taxa *e câmbio </line>
<line> *m </line>
</par>
<par>
<line> relação *s po*íti*a* implem*nt*das, tanto *or meio de pes*uis* qualitativ* co*o de pesq*i*a </line>
<line> R*v. FSA, Teres*na, v. 20, n. 8, ar*. 8, *. 161-179, ago. 2023 www4.fsan*t.com.b*/rev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A *nfluência do Marco Cam**a* no Comércio Exterio* </line>
<line> 1*7 </line>
</par>
<par>
<line> q*an*itativa. A primeira t*ata*do de aspectos teóricos e *o*textuais e a seg*n*a com o *eforço </line>
<line> de dados numéricos da balança *omerci*l e d* mercado de câmbio. </line>
<line> REFE**N**AS </line>
</par>
<par>
<line> *ANCO Central do Brasil (**23). Con*ulta* Públic*s Enc*rrad*s. Dis*onível </line>
<line> em: </line>
</par>
<par>
<line> *ttps://www3.bcb.g*v.br/audpub/AudienciasEnc*r*adas?0. Acesso em: 01.0*.2023. </line>
</par>
<par>
<line> BITTENCOURT, G. M; *AMPOS, A. *. Efeit*s da i*st*bilidad* da *a*a de câmbio *o </line>
<line> c*m*rcio seto*i*l *ntre Brasil e seus principais *arcei**s comerc*ais. Economia Apli**d*, v. </line>
<line> 18, n. 4, 201*, *p. *57-*78. </line>
</par>
<par>
<line> BRASIL </line>
<line> Banco (2023). No*o M*rco *ambial. Moder*i**ç*o e fluidez </line>
<line> d* *egisla*ã* </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> mercado de câmbio e *apitais internacion*is. *is*onível e*: ht*ps://w*w.bb.co*.b*/site/pro- </line>
<line> *eune*ocio/comercioext*rior/nov*ma*cocambial/#:~:te*t=E*tenda%2*o%20Novo%2*Marco </line>
<line> %2*Cambia*,ao%2*Banco%20Central%20do%20*rasil. Ace*so em 10.03.20*3. </line>
<line> BRASIL Banco Ce*tral (20*2). **soluçã* BCB n° 277 a 282 ** *1/1*/20*2. Publicada no </line>
</par>
<par>
<line> *OU </line>
<line> d* </line>
<line> 31/ *2/ 2022, </line>
<line> Seção </line>
<line> 1, </line>
<line> p. </line>
<line> 1-9. </line>
<line> Disp*nível </line>
<line> em: </line>
</par>
<par>
<line> https://www.bc*.gov.br/estabil*da*efinancei*a/exibenorma*ivo?tipo=Reso*u%C*%A7%C3% </line>
<line> A3o%20BCB&*um*ro=277. A**s*o em 01.04.2023. </line>
<line> BRESSER-*EREIRA, L. *. A ta*a ** câmbio no centro da teoria do d*sen*ol*imento. </line>
<line> Est*dos Avançados 26 (75), *012. </line>
<line> FERREIRA, L. R. Tax* de câmbio social e aber*ura comercial. Economi* Ap*ica*a, 9(4): </line>
<line> 645-662, out-dez 2005. </line>
<line> KRUG*AN R. P.; OBSTFELD M; MELITZ M. J (201*). Economia Intern**ional (2015). </line>
<line> © 2015 ** *earson Education do Brasil Ltda. </line>
<line> LAAN, *. R. V; CUNHA A. M; FONSECA P. C. D. Os pilares inst*tucionais da pol*tica </line>
</par>
<par>
<line> cambia* e a *ndu*trialização *os </line>
<line> anos 1930. Revista *e Economia Pol**ica 32 (*), 2**2. </line>
</par>
<par>
<line> Disponível**:h*tp*://*ww.scielo.br/j/rep/a/*msXM8PDzVGpPN85*w*Hhy*/?for*a*=pdf </line>
<line> &l*ng=pt. Acesso em 16.05.2*2*. </line>
</par>
<par>
<line> LEI N° *4.2*6 DE </line>
<line> *9 DE DEZEM*RO DE 2021. Di*rio Oficia* da União Publicado </line>
<line> *m: </line>
</par>
<par>
<line> 30/*2/2021 | Ediç*o: 246 | Se*ão: 1 | Página: 6. Ó*gão: A*o* do Poder Legisl*tivo. *isponível </line>
</par>
<par>
<line> em: </line>
<line> https://www.in.go*.b*/en/web/dou/-/lei-n-14.2*6-de-29-de-dezembro-*e-2021- </line>
</par>
<par>
<line> 3*0918314. ****so *m: 01.04.**23. </line>
</par>
<par>
<line> LU*ORINI, V; *OUZA, F. E. </line>
<line> P. A po*ítica cambial b*as*l*ira de *acto: *9*9-2015. E*tud. </line>
</par>
<par>
<line> Eco*. 4* (4). Oct-De* 2016. htt*s://d*i.org/*0.1*90/0101-4*614649*vlfs. Acesso *m </line>
<line> 1 6 .0 5 .2 0 2 3 . </line>
<line> M**Q*ETTI, * et al. Uma inter*re*a*ão da *conom** brasileir* a partir *a t*xa de lucro: </line>
</par>
<par>
<line> 19*0-*02*. R*vista d* Econ*mi* Política, *ol. </line>
<line> 43, nº 2, pp. 30*-*3*, **ril-ju*ho/2023. </line>
</par>
<par>
<line> R*v. ***, Teresina PI, v. 2*, n. 8, art. 8, p. 161-179, *go. 2023 </line>
<line> www4.fs*net.c*m.br/re*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> R. C. *ilva, J. A. Sa*t*s </line>
<line> *78 </line>
</par>
<par>
<line> D*s*onív**em:https://*ww.g*ogle.com/url?sa=*&*ource=web&*ct=j&url=https://www.scielo </line>
<line> .br/j/rep/a/tG*JrQKr4qmNnsMth5LR3BB/%3Fform*t%*Dpdf%26lang%3Dpt&ved=2ah*KE </line>
<line> **l2JedqfvAhW*H*kGHbfYCewQFnoECBIQAQ&usg=AOvVaw2M57mtyZ6WPvAMAo </line>
<line> mk3JJ*. Acesso em 16.*5.*023. </line>
<line> NOGAMI, O. **onomia. *urit*b*: *ESDE Brasil, 246p.: 2* cm, 1.ed. r*v. 2012. - </line>
</par>
<par>
<line> PASCH*A*INO, *. A. T.; CALDA*EL*I C. E; PARRÉ J. L. (2017). *axa *e **m*io </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> ****a Externa como *e*erminantes da ba*ança comercial </line>
<line> d* pr*dutos </line>
<line> *á*icos no estado do </line>
</par>
<par>
<line> *araná, </line>
<line> 2000 </line>
<line> a </line>
<line> 2*15. </line>
<line> **vista </line>
<line> de </line>
<line> Economia </line>
<line> *2 </line>
<line> (2), </line>
<line> 2017 . </line>
</par>
<par>
<line> Dispo*ívelem:https://*ww.google.com/ur*?sa=t&source=web&rc*=j&url=https://ww*.anpe* </line>
<line> .o*g.br/su*/2017/submi*sao/files_I/i5b916*1d453973f650**3d*79d5*565e5.pdf&ved=2ah*K </line>
<line> EwjW8uy57Yn-AhX </line>
</par>
<par>
<line> PLAN**TO (2022). P*esidên*ia da </line>
<line> Re*ública, Secretaria-Geral, S*bchefia pa*a A*suntos </line>
</par>
<par>
<line> Jurídico*. LEI N* 14.286, DE 29 DE DEZEMBRO DE 2*2*. Di***nível e*: </line>
</par>
<par>
<line> http://*ww.planalto.gov.br/c*iv*l_03/_ato2019-*0*2/2021/lei/l14286.htm. </line>
<line> Acess* </line>
<line> em </line>
</par>
<par>
<line> 0 1 .0 4 .2 0 * 3 . </line>
</par>
<par>
<line> R**HA, *; C*RADO, M; DAMIANI, D. *a*a </line>
<line> d* c*mbio real e crescimento econômico: </line>
</par>
<par>
<line> u*a comparaç*o entre e**nomias </line>
<line> emer*ent*s e des*nvolv*das. Revista de Economia </line>
</par>
<par>
<line> Po*ítica, v*l. 3*, nº 4 (124), pp. 528-550, ou*ubro-dezembro/20*1. </line>
<line> SALAMA, B. M. Regulação cam*ial entre a ilegalidade e a ar*i*rariedade: o caso da </line>
<line> *o*pe*sação *rivada de créditos inter*acionais. Fundação *e*úlio *a*gas, Direito GV, *010. </line>
<line> Disp*nívele*:https://*i*liotecadigit*l.f*v.*r/dsp*ce/bitstream/ha*dle/*0438/4293/Wo*king% </line>
<line> 20*a*er%2050.*df. *ce*so em 18.03.2*2*. </line>
<line> SENAD* (2*2*). Saib* o que *uda co* a ent*ada em vigor do n*vo ma*co c*mbial. Da </line>
</par>
<par>
<line> *gên*ia </line>
<line> Sen*do </line>
<line> | </line>
<line> 04/ *1/ 20* *, </line>
<line> 17h17. </line>
<line> Disp*n*vel </line>
<line> em: </line>
</par>
<par>
<line> https://www12.senad*.leg.br/notici**/materias/*023/01/04/sa*ba-*-que-muda-com-a-e*t*ada- </line>
<line> e*-vig*r-do-novo-marco-*ambial. Ace*s* em: 01.0*.202*. </line>
</par>
<par>
<line> *ICS*, J. Taxa de câmbio dentro de u** estratég*a *e d*senvolvime*to. v. 11 n. </line>
<line> 1 </line>
</par>
<par>
<line> (200*): É a *a** </line>
<line> de câm*io um *ator de </line>
<line> desenv*lvimento em PEDs? Disponíve* </line>
<line> em: </line>
</par>
<par>
<line> https://*eriodicos.uff.br/revistaeconomi*a/ar*icle/view/34871/20*27. Ace**o em **.03.2023. </line>
<line> SILVA, F. A et.al. Comércio *nter*acional e crescimento *c*nômico: uma *náli*e </line>
<line> c*nsidera*d* os setores * a a*sime*ria d* c**scime**o dos estados. Nova Ec*nom*a. v.28 n.3 </line>
<line> p.807-848 *018. DOI: http://dx.doi.org/*0.1590/0103-6351/295* </line>
<line> SILVA, F. A; FR*ITAS, *. O; MA*TOS, L. *. Volatil*dade d* tax* de c*mbio e seus ef*itos </line>
</par>
<par>
<line> **bre o *lux* de comérc*o do* </line>
<line> *aíses da américa </line>
<line> do sul. *evista de E*ono*ia </line>
</par>
<par>
<line> Con*emp*r*ne* (2016) 20(2): p. 22*-249. ISSN 19*0-5527. </line>
</par>
<par>
<line> *ev. FSA, *eresina, v. 20, n. 8, art. 8, p. 1*1-17*, ago. 2023 </line>
<line> www4.fsanet.com.b*/re*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> * In*luênci* do Mar*o Ca*bi** no Comércio Exterior </line>
<line> 179 </line>
</par>
<par>
<line> C*mo Ref*r*n*iar este Art*go, conforme ABNT: </line>
<line> SI*VA, R. C; SANT*S, J. A. A Influ*ncia d* *arco C*mbia* no Comér*io *xterior. *ev. FSA, </line>
<line> *er***na, v. 20, n. *, art. 8, p. *61-179, ago. 20*3. </line>
</par>
<par>
<line> Contribuição dos Au*ores </line>
<line> R. *. Silva </line>
<line> J. A. San*os </line>
</par>
<par>
<line> 1) concepç*o e planejamento. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 2) análise e *nte*pretação dos dad*s. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 3) elabo*ação do ras*unho ou na rev*são crítica do *onte*do. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 4) pa*ticipação na aprovaç*o da *ersão fi*al do manuscrito. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina P*, v. 20, n. 8, art. 8, p. 161-179, ag*. *02* </line>
<line> ww*4.fsa*et.com.br/revista </line>
</par>
</page>
</document>

Enlaces refback

  • No hay ningún enlace refback.


Licencia de Creative Commons
Este obra está bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento-NoComercial-SinObraDerivada 4.0 Internacional.

Ficheiro:Cc-by-nc-nd icon.svg

Atribuição (BY): Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Não Comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não-comerciais
Sem Derivações (ND): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar apenas cópias exatas da obra, não podendo criar derivações da mesma.

 


ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)