<document>
<page>
<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.fsanet.com.*r/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*i*a, *. *0, n. 8, art. 8, p. 161-179, a*o. *02*
</line>
<line>
ISSN Impresso: 1*06-6356 IS*N Elet*ônico: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.12819/202*.20.8.8
</line>
</par><par>
<line>
A I*fluência do Marco Cambial no Com*r*io Exteri*r
</line>
<line>
T*e Infl**nce of the Exch**ge Market on *oreign Trad*
</line>
</par><par>
<line>
Rose*n* da Costa S*lva
</line>
<line>
Graduand* *m Com*rcio Exte*ior *ela Fa*u*dade de *ecnologia da Zona Le*te
</line>
<line>
*-mail roseane.si***01@fatec.s*.gov.br
</line>
<line>
João Alme*da Santos
</line>
<line>
*outor Admin*stração pela PUC-*P
</line>
<line>
P*ofessor titula* da Faculd*de *e Tecnol**ia da Zo*a L*ste
</line>
<line>
E-mail: jo*o.**ntos256@*atec.sp.gov.br
</line>
</par><par>
<line>
End*r*ço: Rosean* da Costa Sil*a
</line>
<line>
Editor-Chefe: Dr. T*nny *erley de Alen*ar
</line>
</par><par>
<line>
F*TE*ZL - Fa*uldade de *ec*o*ogia da Zo*a Le*te
</line>
<line>
Rodrigues
</line>
</par><par>
<line>
A*. Águia de Haia, 2983 - Cidade Antôn*o Estêvão de
</line>
</par><par>
<line>
Car*a*h*, S*o P*ulo - S*, 036**-000, Brasil.
</line>
<line>
Artig* r*cebi*o em 23/05/20*3. Última
</line>
<line>
**r*ão
</line>
</par><par>
<line>
Endereço: João Almeid* Santo*
</line>
<line>
r*cebida em **/0*/202*. Aprovad* em 10/06/202*.
</line>
</par><par>
<line>
*ATECZL - F*culdad* de Tecnol*gia d* Zona Lest*
</line>
</par><par>
<line>
Av. Águia *e Haia, *983 - Cidad* *ntônio Es*êvão de
</line>
<line>
Avalia*o pe*o *istema Triple Revie*: D*sk Revi*w a)
</line>
</par><par>
</page><line>
Carv**ho, São *aulo - SP, 03694-000, Bras*l.
</line>
<line>
pelo **itor-Chefe; e b) Double Blin* Review
</line>
<line>
(a*aliação cega por dois ava*iador*s *a área).
</line>
<line>
Rev*são: Grama*ica*, N*rma*iva e de Forma*ação
</line>
</par><page>
<par>
<line>
R. C. Silva, J. A. Santo*
</line>
<line>
162
</line>
</par><par>
<line>
RESUM*
</line>
</par><par>
<line>
O co*é*cio
</line>
<line>
ex*erior depende de rel*ções diplo*át**as,
</line>
<line>
inte*esse p*lo pro*u*o ou s*rviço e,
</line>
</par><par>
<line>
dentre out*os, d* taxa de câmbio. Q*ando a taxa está d*s**lo*izada fav*rece a expor*açã* de
</line>
</par><par>
<line>
um país e q*ando ela es*á valorizada prejudica. Para *el*or*r o
</line>
<line>
desempenho do
</line>
<line>
comércio
</line>
</par><par>
<line>
ex*erior, *ode-*e adotar políticas de cont*ole da taxa *e câ*bio ou est*belecer
</line>
<line>
um Marco
</line>
</par><par>
<line>
Cambial, para *ar mais tr**sparência para as
</line>
<line>
transações
</line>
<line>
*o**rc*ais circ**açã* de *
</line>
<line>
d**isas.
</line>
</par><par>
<line>
Ness* senti*o, foi
</line>
<line>
est*belecido 30 *e *ezembr* de 2022 o novo Marco Cambi*l, *o*
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
objetivo d* facilitar os ne*ó**o* d* *omércio inte*nacional, estabel*ce* um co*trole ma*or na
</line>
<line>
evas*o de div*sas, evitar o financiamento do narcotr**ico e do terrori*mo. Este artigo tem por
</line>
</par><par>
<line>
obj*t*vo conhe*er o novo M*r*o *ambial, identificar os reflex*s
</line>
<line>
no comé*c*o
</line>
<line>
exterior e
</line>
<line>
no
</line>
</par><par>
<line>
contr*le de di*i*as. Para atingir essa prop*sta, *oi realiza*a u*a pesquisa *ibliográf*ca sobr*
</line>
</par><par>
<line>
t*má**cas *s*e**ficas, c*mo: m*r** cam*ial,
</line>
<line>
*o*érci* exte*ior, balanç* c**ercial,
</line>
</par><par>
<line>
*xport*ção, imp**t*ção,
</line>
<line>
por exe*plo; dispostas em livros, d*ssertações, teses,
</line>
<line>
artigos
</line>
</par><par>
<line>
científ*cos, relatórios do Banco Cen*ral, Banco do Brasil. A abordagem da *esqui*a
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
qualitativa, uma ve* que procu*a en*ender, *o*hece* suas complexidades, id**tif*car
</line>
<line>
as
</line>
</par><par>
<line>
corr*lações
</line>
<line>
que ex*licam o tema. Como resultado, a adoção de ** Marco Cambial
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
im*ortante para a desbu*ocrat*zação, tanto
</line>
<line>
para
</line>
<line>
a*
</line>
<line>
pessoas físicas
</line>
<line>
quanto juríd*cas nas
</line>
</par><par>
<line>
*ela*ões internacionais e c*mercia*s, tornando * processo c*mbia* mais *inâmi*o. As
</line>
</par><par>
<line>
exigências e fragi*idades do mercado g*ob*lizado influ*nciado pela polític* e geopolíti*a a
</line>
<line>
são alguns d*s desafios que * marco cambial enfr**ta.
</line>
<line>
Palavras-C*ave: Marco Cam*ial. Taxa de Câmbio. Com*r*io Ext*r*or.
</line>
<line>
ABSTRACT
</line>
</par><par>
<line>
Foreign t*ade depen*s on diplomatic re*ati*n*, *nterest in the
</line>
<line>
p*oduct
</line>
<line>
*r service *nd,
</line>
<line>
amon*
</line>
</par><par>
<line>
others, the exchange ra*e. W*e* the *ate is und*rvalued, it favor* th* expo*t of a countr* an*
</line>
<line>
when *t is over*al*ed, it harms. To im**ove the p**formance of fo*e*gn trade, po*ici*s c** be
</line>
</par><par>
<line>
adopted to con*r*l the exchange rate
</line>
<line>
or est*blish an Exc*ange Rate Mar*, to provi*e more
</line>
</par><par>
<line>
tran*pa*enc* for co*mercial tran*actio*s and currency circ*lati*n. I* thi* regard, the n*w
</line>
</par><par>
<line>
Excha*ge Ra*e *ramework wa* e*ta*l*shed *n Decembe*
</line>
<line>
30, 2022, wi*h the
</line>
<line>
ai* of
</line>
</par><par>
<line>
facili*ating international t*ade, establ*shing
</line>
<line>
gr*ater control over the e**sion
</line>
<line>
of fore*gn
</line>
</par><par>
<line>
excha*ge, and preventing the financing of d*ug traffic*ing an* *er*orism. This art*cle aim* **
</line>
<line>
get to *now the n*w Exchange Rate Ma*k, ide*t*fy the e*f*ct* on f*reig* t*ade and currency
</line>
</par><par>
<line>
control. To
</line>
<line>
achi*ve this propos**, a bibliographic*l research w*s
</line>
<line>
ca*ried o** o* specific
</line>
</par><par>
<line>
t*emes such
</line>
<line>
*s:
</line>
<line>
exchange rate, *or*ign
</line>
<line>
trade,
</line>
<line>
trade balance, ex*ort, *mport, f*r example;
</line>
</par><par>
<line>
ar*anged in
</line>
<line>
bo**s, disse*tations, *heses, *cientific articles, Central Ba*k repo**s, Banco do
</line>
</par><par>
<line>
Br*sil. Th* r***a*c* appr*a*h is qu*litative, as *t se*ks ** understan*, know its complexities,
</line>
<line>
identif* th* co*relations that explain the t*eme. As a resu*t, the adoption of an Ex*h*ng* Rat*
</line>
</par><par>
<line>
Framework *s i*por*a** for reducing b*r*aucracy, both for ind*viduals
</line>
<line>
and compani*s i*
</line>
</par><par>
<line>
i*ternat*ona* and comme**ia* r*lations, ma*i*g the exchange rat* pro**** *ore dyn*mic. The
</line>
<line>
requirements a*d weaknesses of the globalized market **fluenced b* *o*itics a*d geopol*ti*s
</line>
<line>
ar* s**e of th* c*alleng** that the ex*hange rate framework *aces.
</line>
<line>
Keywo**s: E*c*ang* Rate. Exchange Rat*. Foreign T*ade.
</line>
</par><par>
</page><line>
R*v. FSA, Teresi**, v. 20, n. 8, art. 8, p. *61-179, ago. 20*3
</line>
<line>
www4.fsan*t.co*.br/*e*is*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A Influência d* *a*co Cambial no C*m**cio Ext*rior
</line>
<line>
*63
</line>
</par><par>
<line>
1 *NTRODU*ÃO
</line>
</par><par>
<line>
To**s *s economia* *epend** das relações comerc*ais par* te* mais ou me*os divisas,
</line>
<line>
isto *, ter mais di*heiro em moe*a *or*e, ou *enos. Des*e a co*venção de Bre**o* *oods em
</line>
</par><par>
<line>
*944, que estabelec*u o câm*io f*xo e o dólar *meric*n* co** parâ*etro para todo
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
comér*io i*ternacional, t*d*s
</line>
<line>
os *aíse* *rocuram te* como d**isas * *ólar ame*i*an*
</line>
</par><par>
<line>
(M*TTEI; SCARAMUZZI, 201*).
</line>
<line>
Nesse sentido, a t**a *e câm*io * um f*to* decisivo pa*a a *xp*rtaçã* e a i***rtação.
</line>
</par><par>
<line>
Q*ando ela
</line>
<line>
es*á de*valorizada, a exportação favorecida e a import*ção d*sfavorecida. é
</line>
</par><par>
<line>
Quando taxa de *âmbio está valorizad*, é a importação que é fa*orecida * a exportação a
</line>
<line>
des*av**ecida. R*C*A; CURA*O; DAMIA*I, 2011).
</line>
<line>
A t*xa *e *â*bio n*o é o únic* fat*r *e inf*uência no comérc*o exterior. Doc*ment**
</line>
<line>
de im**r*açã* * export*ç*o, tarif*s aduaneiras, bar*ei*as t*ri*ária* e n*o tarifárias, dentre
</line>
<line>
outros, pode* imp**i* uma fluidez mai*r *a exporta**o e importação, pr*judicando a *ntrada
</line>
<line>
de divis**, ou seja, * en*r*da de *ólar, tã* im*o*tante p*ra o país equilibr*r o seu o**amento
</line>
<line>
(**ESSE*-PEREIRA, 20*2).
</line>
<line>
*endo ass*m, estabele*er regras *ue *esburocr*tize ao m*ximo * c*m*rcio ext*rior
</line>
<line>
contr*bui p*ra o aumento das exportações e *mportações, *or*ale*end*, dessa for*a, as
</line>
</par><par>
<line>
re*açõe* comerciais e
</line>
<line>
politicais de um país. *m *asso para red*zir
</line>
<line>
essa desburo*ratiz**ão
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
p*ra o
</line>
<line>
estabeleci*ent* de reg**s mais claras e sim*les *ara flu** o comércio f*i dado pelo
</line>
</par><par>
<line>
*ovo Marco Camb*a* do Brasil.
</line>
<line>
O N*vo M*r** Cambial * fundamental na co*solidação *a leg*sl*ção *o mercado de
</line>
<line>
c*mbi* * de c*pitais, captado* no Bras*l e no *xteri*r. **e é regulado e supervisionado pelo
</line>
<line>
Banco Ce*tral (BC) e p*lo Conse*ho Mo*etário Na*i*nal (*MN); é um bal*zador i*po*tant*
</line>
</par><par>
<line>
*as n*gociações e
</line>
<line>
*elaç*es **terna*i*nais, send* in*trumento fundamental para o Comércio
</line>
</par><par>
<line>
Exteri** (B*NCO CENTR*L, *023).
</line>
<line>
M*ito pouco se sabe so*re o impacto d*s red*ç*es d** e*truturas juríd**as *
</line>
<line>
operacio**i* no *e*cado de c*mbi* c*m as *ovas *egras qu* o novo *arco Cambial traz. Os
</line>
<line>
d*safios estimu*ados são * concorrênci* entre as e*presas e *gentes ** mercado de câmb*o.
</line>
</par><par>
<line>
Po*tanto, é imp*rtante analisar * quanto isso *feta
</line>
<line>
d* *ato o controle a aplicação das e
</line>
</par><par>
<line>
responsabilidades qua**o às i*sti*uiç*es financeiras.
</line>
</par><par>
<line>
A velocidade *om que *contecem as negociações internaci*nai* e a *esm* int*nsidade
</line>
</par><par>
</page><line>
*o consumo aument** a nec***idade p*r mais bens se**iç*s vindos de d*versas part*s do e
</line>
<line>
mundo. Ness* sentido, desbur*cratizar e *iabi*izar o process* de export*ção * importação
</line>
<line>
*ev. FSA, Tere*ina PI, v. 20, n. 8, art. *, p. 161-179, *go. 2*23 www4.fsanet.com.br/*evista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. C. S**va, *. A. Santo*
</line>
<line>
16*
</line>
</par><par>
<line>
tornou-se ele*ent* fundamental para u*
</line>
<line>
*aís manter seu poder *eo*olítico no mundo
</line>
</par><par>
<line>
(SILVA; F*EITAS; *ATTOS, 20*6).
</line>
</par><par>
<line>
P*ra acompanhar * pr*cesso do mercado de capitais, é pr*ciso a*omp*n*ar o m**cado
</line>
<line>
d* c*mb*o e as oscila**es da moeda, que influe*ci*m nas compras realiza*a* no exterior,
</line>
<line>
investim**t*s, *iagens in**rnaci*nais, investim*nt*s direto* realizado* por e*presas
</line>
<line>
estrangeiras no Brasil, dentre outras influênc*as (*ERRE*RA, 200*).
</line>
<line>
I*so Posto, * ob*etivo deste artig* é ident**icar a influênci* d* novo M*rco Cambial n*
</line>
</par><par>
<line>
Comércio e*terio*, respond*ndo a questões sob*e a v*n*ag*m ou não para * e*portaçã*
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
importação; o favore*imento de entrada de div*sa* for*es *ara o país. O*tros elem*ntos *omo
</line>
<line>
a inflação, taxa de *uro*, investimentos dir*to*, por exemp*o, e*tram como desdobramentos *a
</line>
<line>
conj*ntura econômica.
</line>
<line>
Para atingir esse *bjetivo, algun* d*s t*mas discutidos s*o: d*scrição d* No*o Marco
</line>
<line>
cambia*, comé**i* *xterior, taxa de câmbio, bala*ça comercial br*sileira.
</line>
<line>
2 REFERENCIAL TEÓRICO
</line>
<line>
*.1 C*mercio E*terior
</line>
<line>
No contexto atual, um país *epende *e ou*ro, quer **ja p*ra satis*a*er sua p*pu*açã*
</line>
<line>
com bens e s*rviços *m*or*ado* ou armamentos pa*a sua defesa ou m*eda para equilibrar seu
</line>
<line>
or*a*ent*. Nesse s*nti*o, o co*ércio in*ernacio*a* torna-se preponderante nas rela*õe* e*tre
</line>
<line>
*s nações. Por def*nição, o Comér*io *x*er*or r*fer*-*e à* transaçõ*s co*erciais que ocorre*
</line>
</par><par>
<line>
entre diferentes
</line>
<line>
paíse*. * o process* de compra e ven*a de ***s e servi*os *través das
</line>
</par><par>
<line>
frontei*as naci*nais; basic*men*e, en*ol*e a impo*taçã* e exportação de pr*dutos entre
</line>
<line>
nações (S*LVA et. a*., 2018).
</line>
</par><par>
<line>
Q*ando um país vende seu*
</line>
<line>
produtos para outros países, *sso é cham*do
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
exportação. P*r exemplo, se
</line>
<line>
u*
</line>
<line>
paí* A pr*duz *omputador** e
</line>
<line>
vende para o p*ís B, isso
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
</page><line>
uma exportaçã* do país A. As **por*ações sã* geralment* im*ulsion*das pel* disponibilidade
</line>
<line>
de *rodutos de qual*dade, v*n**ge*s co*peti**vas, demanda exte*na, a**rdos comerciais,
</line>
<line>
dentre outros aspec*os de interesse des*e comércio.
</line>
<line>
P*r outro lad*, quando um paí* c*mpra prod*tos d* *utros *a*ses, is*o é chamado de
</line>
<line>
importaçã*. S*g****o o ex*mplo da exportação *e compu*ad*res, se o país B compr*-los d*
</line>
<line>
p*ís A, isso é uma importação *ar* o país B. A* no**as g*rais ocorrem quando um p*ís nã*
</line>
<line>
R*v. FSA, Teresina, v. 20, n. 8, a*t. 8, p. 16*-179, a*o. 2023 www4.f*a*et.**m.br/r*vis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A Influência do Marco Cambial no Comé*cio E*terior
</line>
<line>
165
</line>
</par><par>
<line>
pr*duz ce*tos bens ou ser**ço* em quantidade *uficiente ou qu*ndo é mais econômico
</line>
<line>
compra* de ou**os países (ROCHA; CURADO; DAMIA*I, *011).
</line>
<line>
* comér*io exterior desempenha *m papel im*ortante na economi* *lobal, perm*tindo
</line>
</par><par>
<line>
que
</line>
<line>
os países obtenham produto*
</line>
<line>
que não estão disponíveis *nternamente, diversifi*uem sua
</line>
</par><par>
<line>
oferta de produ*os, exp*orem vantage*s *o***rat*vas * estimul*m o crescimento econômico.
</line>
</par><par>
<line>
As trocas comerciais e*tr* países podem envolver * pa*amento em moedas diferentes
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
*odem se* ***i*as por *c*rdo* e regulament**ões comer*iais.
</line>
</par><par>
<line>
Re*salta-s* qu* os governante* desempenham um papel na *egula*ão *o comércio
</line>
<line>
exter*or, estab*l*cendo *olíticas e acor*os comerciais, aplicando tarifas e ba*reir*s
</line>
<line>
alf*ndegá*ias, *acilitando * fluxo de *er*adorias através das *ronteiras e promovendo
</line>
<line>
r*laç**s comerciai* sau*ávei* en*r* o* paí*e*. Nesse sentid*, o governo bra**leiro *anç** em
</line>
<line>
30/12/2022 * Novo Marc* Cambial, que, den*re outr*s obje*ivos, visa facilitar as oper*ç**s
</line>
<line>
de comér*io ext*rior.
</line>
<line>
Em r*sumo, * c*mércio exterior é a compra e v*nd* ** bens e serviços entr* países,
</line>
<line>
através da ex*o*tação e i*portaç*o, com o *b**ti*o de sati*fazer a* necessidade* de di***entes
</line>
<line>
n*ções, promover o cre*cimento *conômico e fort*lecer *s **lações comercia*s inte*n*cionais.
</line>
<line>
2.2 Taxa *ambial
</line>
</par><par>
<line>
* taxa de câ*bio é o valor de uma *oeda em relação a
</line>
<line>
outra moed*. Fazendo um
</line>
</par><par>
<line>
paralelo com a de*inição dada por *eontie*, econom*sta *usso radicado *os Es*a*os Unido*, e
</line>
<line>
que foi Prêmio Nobel *e *conomi* em 19*3, a *oeda é a mercador*a que serve de
</line>
</par><par>
<line>
equiv*lente
</line>
<line>
*eral
</line>
<line>
par* to*as as mercadorias. Send* assim, a m*eda d* o*tro país * uma
</line>
</par><par>
<line>
me*cad*ria que assume um preço, *n*ão, *mbas poss*em pr*ço rel*cionado determinado por
</line>
<line>
*ma *axa de câmbi* (N*GAMI, *012).
</line>
</par><par>
<line>
Log*, é q*ant* de uma moeda é neces*ário para comprar *ma certa
</line>
<line>
quant*dade da
</line>
</par><par>
<line>
outra moe*a. Por
</line>
<line>
exemplo, s* a *axa de câmbio en*re o dólar am*ric*no (USD) e eur* o
</line>
</par><par>
<line>
(EUR) **r 1,20, isso significa que 1 *ólar ameri*ano eq**vale * 1,20 euros.
</line>
<line>
A tax* de câmbio é inf*uenciada por vários fatores, como * oferta e demand* por uma
</line>
</par><par>
<line>
determinada moeda,
</line>
<line>
as condições de âni** e po**ticas do país e as expec*at**as do*
</line>
</par><par>
<line>
investidores. Quando
</line>
<line>
muitas pessoas querem comprar
</line>
<line>
uma moeda espec*fi*a, *ua d*manda
</line>
</par><par>
<line>
aumenta *, p*r consegu*nte, *eu valor em relação às demais moed*s também aumenta.
</line>
</par><par>
<line>
As taxas de câ*bio
</line>
<line>
tê* u* i*pacto sign*fi*ativo em várias áre*s, como nas
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
</page><line>
**mércio i*t*rnacional * turi**o. Se a taxa de câmbio d* u* país diminuir, sua moeda f*ca
</line>
<line>
R*v. FSA, Teresina PI, v. 20, n. 8, art. *, p. 161-*79, ago. 2*23 www4.*sanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
R. C. Silva, J. A. Santos
</line>
<line>
166
</line>
</par><par>
<line>
mais barata em relação a out*as moedas estrange*ras. Iss* po*e torn*r ** ex*ort*ções do país
</line>
</par><par>
<line>
mais baratas e compet*tiva*, pois os pro*uto* to*n*m-se mais
</line>
<line>
acessíveis aos comp*ado*e*
</line>
</par><par>
<line>
es*rang**ro*. Por outro lad*, as ba**eiras t*rnam-se m*is *aras, p*is agora
</line>
<line>
você precisa
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
m**s moeda local par* com*rar a mesma *uantidade de bens estran*ei*os.
</line>
</par><par>
<line>
*s taxas de câmbio també* preenche*am os viaja*tes. Se a moeda do país de destino
</line>
</par><par>
<line>
*stiv*r mais *alo*izada, a viage* *orna-se m*is
</line>
<line>
c*ra. Por exemplo, *e você estiver
</line>
<line>
v*ajando
</line>
</par><par>
<line>
para u*
</line>
<line>
país
</line>
<line>
co* uma taxa ** câmbio
</line>
<line>
de*favorável, precisar* de ma*s m*e*a loc*l p*ra
</line>
</par><par>
<line>
comprar coisas *ásicas, **mo co*ida e ho**edagem.
</line>
<line>
As taxas *e c*mbi* po*em fl*tua* ao l*ngo do tem*o de*ido a vários fa*ore*
</line>
</par><par>
<line>
psicológicos. * po*
</line>
<line>
i sso
</line>
<line>
que é impor*ante acom*anhar as taxa* d* câmbio, especi*lmente
</line>
<line>
se
</line>
</par><par>
<line>
você esti*er env*lvido em compra* internacionais ou p**nejar u*a via**m para outr* país. *s
</line>
</par><par>
<line>
in*titui*ões financ*ira* e os *ancos geralmente fo*n*cem *nfo**açõe* at*ali*adas sobre
</line>
<line>
*s
</line>
</par><par>
<line>
ta*as de c**bio, pa*a que você po*sa ter *ma id*i* *o valor de sua moe** *m rel*ção a outr**
</line>
<line>
moedas.
</line>
<line>
A de*valorização ocorr* quand* a m*e*a perde *a**r em relaç*o a outras *oedas
</line>
<line>
estr*ngeiras. Isso significa que a *uanti*ade de moe** local *ec*ssária para compra* a mes*a
</line>
<line>
qua*tidade de moe*a e*trangeira aument*. Isso é decorrente ** demanda da oferta e *rocura
</line>
</par><par>
<line>
d* moeda, *a polític* monetária do pa*s, da balança com**cial, das condi*ões p*l**ica*
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
*c**ômi*as e *** fatores externo* como
</line>
<line>
as condições econô**cas dos outros p*íses. A
</line>
</par><par>
<line>
desval*rização
</line>
<line>
d* moeda t*rna as expor*ações do país mais compet*tivas,
</line>
<line>
uma vez **e os
</line>
</par><par>
<line>
produtos e serviço* tornam-se mais baratos pa*a os **mprado*es estrangeiros e au*entam os
</line>
</par><par>
<line>
custos das impo*tações, levando * um a*mento d*s preços intern*s * *nflação. Alé* e
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
tornar a dívida ex*erna mais cara de ser paga, caso a
</line>
<line>
dívida seja denom*n*da em moeda
</line>
</par><par>
<line>
estr*ngeira (KRUGM**; O*ST*ELD; M**ITZ, 2015).
</line>
</par><par>
<line>
2.3 Regime de c*mb*o - Legislação Brasileira
</line>
</par><par>
<line>
D*rant* os anos 1930, *uitos p*í*es adotaram regimes de câmbio *ix*, nos quais as
</line>
</par><par>
<line>
t*xa* d* câmbio er*m fixadas
</line>
<line>
em r**ação a **a *oeda estrang*ira, geralmente o dólar
</line>
</par><par>
<line>
am*r*can* ou a li**a esterlina. Essa estabilidade *amb*al
</line>
<line>
pro*orci*nava p**v*sibilidade
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
</page><line>
facilitava as transaçõe* d* comércio *ntern*c*onal (LAA*; C*NHA; FONSE*A, 2012).
</line>
<line>
Para g*rantir a e*tabilida*e da taxa de câmbio e ev*tar * ***a de capi*ais, muitos pa*ses
</line>
<line>
*mp*ementaram controles *ambia**. Esses controles restringia* a conversibilidade da mo**a
</line>
<line>
Rev. FS*, Teresi**, v. *0, *. 8, art. 8, p. 161-17*, ago. 2023 *ww4.fs*n*t.c*m.*r/revist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
* Influência do M*rc* Cambial *o Comércio Exterior
</line>
<line>
167
</line>
</par><par>
<line>
naci*nal *m moed* e*tr*ngeira, limitava* a *uantidade *e moeda estra**eira di*ponível ***a
</line>
<line>
os agentes e*o**mic** e re*ulavam as transa*õe* internacio*ais (SICSÚ, 2009).
</line>
</par><par>
<line>
*m dos principais objetivo* *a polít*c* cam*ia* nos anos 1930 era promover
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
i*dustrialização
</line>
<line>
em substituiçã* a
</line>
<line>
*mportaçõ*s. Essa estr*tégia visava r*duzir a
</line>
<line>
depe**ência
</line>
</par><par>
<line>
de bens ma*ufaturados impo*ta*os, es*imulando a produção interna d*s*es bens. Para isso, a
</line>
<line>
política cambial er* utili*ada para torna* a* *mportações ma*s c*ras, po* *e*o da
</line>
<line>
desva*orizaçã* da moeda na*ional e* *ela*ã* às moedas est*ang*ir*s.
</line>
<line>
Além da política c**bial, o protecioni*mo comercial tam*ém desempenh*u um pap*l
</line>
<line>
i*portante na *romo*ão da industrial*za*ão nos anos 1930. Altas tarifa* de impo*tação foram
</line>
<line>
impostas para tornar os produtos *mp*rt*dos menos competitivos em relação aos prod*tos
</line>
<line>
domést*cos. Ess* *olítica protecionista vi*av* criar um ambie*t* favo*áv*l para o cr*scimen*o
</line>
<line>
da indústri* n*cional (LU**RINI, *016).
</line>
<line>
Os pila*es institu*i*nais d* pol*tica cambial bra*ileira são *ma estratég*a ma*s ampla
</line>
<line>
de desenvolvimento econômico e d* ind*strialização. Essas políticas ajudam a impu*sionar a
</line>
</par><par>
<line>
p*o*ução dom*s*ica, fome*tar o crescim*nto da indú**ria loca* e *eduz*r a dependênc*a
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
produtos *mportad*s, contribuindo para o desen*olvimento econôm*co d* Br*sil.
</line>
</par><par>
<line>
O Banco Central d* Brasil *es*mp*nh* um papel fulcral na implemen*a*ão *a políti*a
</line>
</par><par>
<line>
cambial. Ele é respons*vel *or a*m*nistrar e
</line>
<line>
con*ro*ar a taxa *e
</line>
<line>
câmbi* *em como p*r
</line>
</par><par>
<line>
*ntervir no m*rcado cambial para ga**ntir a estab*lidade e a liqu*dez (FE*REI*A, 2005).
</line>
</par><par>
<line>
O regime cambial est*b*lece a* reg*as
</line>
<line>
e diretrize* par* determinar a *axa de **mbi*.
</line>
</par><par>
<line>
E***tem d*fer*n*es re*imes cambiais, com* câmbi* fixo, câmbio flutuante e câmbio atrelado.
</line>
<line>
Cad* regi*e t*m implicações d*ferent*s para a *olí*ic* cambial e para a econ*mia co*o um
</line>
<line>
t odo.
</line>
</par><par>
<line>
Os controles cambiais são medi*as adotadas pelo governo para r*gula* * fluxo
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
moeda estrangeira den*ro do país. Isso pode incluir
</line>
<line>
restrições à compra e ve*da de moeda
</line>
</par><par>
<line>
est*angei*a, li*itaç**s n* tra**ferênci* de recurs*s para o exterior e regulação de transações
</line>
<line>
internaciona*s.
</line>
<line>
O governo ou * *anco *entral podem i*tervir no mercado cambial compra*do ou v**dendo
</line>
<line>
moed* estr*ngeir* *ara i*fluenciar a taxa de *âmbio. Essa in*ervenção é realizada para man***
</line>
<line>
a estabilid**e cambial e evitar movimen*o* brusc*s e volát*is.
</line>
</par><par>
<line>
* política cambial está
</line>
<line>
i*trinsecamente ligada à
</line>
<line>
política *onetária. *s
</line>
<line>
dec**ões
</line>
</par><par>
</page><line>
relacionad*s à taxa de juros, oferta monetári* e inflação *odem afetar a taxa d* câmbio e vice-
</line>
<line>
ve*sa. **rtanto, a coord*nação entre a polític* cambi*l e a p*lític* monetária é essencial p*r*
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina PI, v. 2*, n. 8, art. 8, p. 161-179, ago. 2023 www4.f*an*t.com.br/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
R. C. Si*va, J. A. Santos
</line>
<line>
168
</line>
</par><par>
<line>
mant*r a **tabilida*e m*croeconôm*ca (MAR*UETTI; MALDONADO FILHO; MIE*A*H;
</line>
<line>
M*RRONE, *02*).
</line>
<line>
2.3.1 Tipos de *iquidação de câmb**
</line>
<line>
Ime*i*ta: entende-*e co*o liquidaçã* no mesmo dia, não há pro*rog*ções;
</line>
<line>
Liquida*ão: ent*n*e-se que a liquidação p*de o*orrer dentro de dois dias útei* após *
</line>
<line>
di* do seu fe*hamento.
</line>
</par><par>
<line>
Fut*ra: entende-se q*e a *iqu*dação será *en*r* de um *razo estipulado
</line>
<line>
entre as
</line>
</par><par>
<line>
par*es, *ora *as co*d*ções de *iquidação p*onta ou im*diata. Po*e* ser prorro**das,
</line>
<line>
dependend* da situação do negó*io que gero* a op**ação de câmbio.
</line>
<line>
2.4 Novo Mar*o Cambia*
</line>
</par><par>
<line>
* conceito *o*o M*rco Cam*i*l re*ere-se ao conjun*o
</line>
<line>
de regras para as
</line>
<line>
pessoas
</line>
</par><par>
<line>
físicas e ju*ídi*as operarem no mercado ** *oed*, tant* na compra como n* v*nd* desse
</line>
<line>
ativo. Ele foi estabelecido no dia 30/12/2*2* quando foi publicada a Lei 1*286 de 2021.
</line>
</par><par>
<line>
D*vers*s co*sultas públicas foram ne*essár*as pa*a
</line>
<line>
chegar * uma re*ação final, *er
</line>
</par><par>
<line>
s**cion*do e pub*i*ad* p*ra ent*ar em *igor. *s consultas públicas f**am sin*e*izadas nesse
</line>
<line>
*tem como *arte do emba*amento teó*ico.
</line>
<line>
2.5 CPs (Consultas Públi*as) 90, 91, *2, 93
</line>
</par><par>
<line>
*s instit*ições * ór*ãos respo*sáveis discuti*am a CP (Consulta Públi*a) 90/2*22
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
apr*varam a Lei 14.28*/21, sancionada em 29 de dez*mbro de **21, co* iní*io de vigência
</line>
<line>
em ** de dezembro de 2022. A Lei nº 14.28*/2021 é *m *ecanismo criado para fa**litar as
</line>
<line>
tran*ações em moedas estrangeiras tanto para pe*soas físic** quanto jurídi*as. **i aprovada
</line>
</par><par>
<line>
com o i*tuito de simpl*f*ca* e
</line>
<line>
d**bu*ocra*iza* as r*gras e p*oced**entos nas *p*ra*ões de
</line>
</par><par>
<line>
câmbio c*m o *bje*ivo de aument*r a eficiência da competi*ividade da e*onomi* brasileira. *
</line>
<line>
r*gida pe*as políticas camb*a*s do Banco Central, de*t*nadas a *quilibra* o funcion*ment* *a
</line>
</par><par>
<line>
ec*no*ia a*r**és de alterações d* taxa de câmbio e
</line>
<line>
do* controles da* operaç*es
</line>
<line>
cambiai*
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
</page><line>
tem ênfase na política rob*sta d* KYC (K*ow You* Cust*mer), que visa prepar*r * país para
</line>
<line>
o in**esso na OCD* - Or*anização par* Coo*e*açã* * Desen*olvimento Econômico, acelerar
</line>
<line>
o* passos para a *onver*i*i*idade do Real, PI* int**na*ional, CBDC (Central Bank Digital
</line>
<line>
*ev. FSA, Teresina, v. *0, n. 8, art. 8, p. 161-17*, *go. 202* www4.fsanet.*om.*r/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A Inf*uênc*a do Mar*o Cambial no Comé*ci* Exterior
</line>
<line>
169
</line>
</par><par>
<line>
C*rren**), etc. *s instit*ições fin*ncei**s tê* o ano de 2023 par* se adequarem à* *ovas
</line>
<line>
regra* (SENADO 2023).
</line>
</par><par>
<line>
A partir das CPs (Co*sulta* Pú*lica*) 90, 91,
</line>
<line>
92, 93, f*i di*cutida a sim*lificação
</line>
</par><par>
<line>
c*mbial e sancionad* o Novo Ma*co Cam*ia*. * Banco Central
</line>
<line>
do *ra**l ada*tou
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
regulame**ação cambial *os novos códigos de cl*ssifi*ação das *perações de
</line>
<line>
*âmbio e fe*
</line>
</par><par>
<line>
diversas *daptações n* regu*am*ntaç*o vigen*e. Es**s mo*i*ic*ções estã* con*idas em quatr*
</line>
</par><par>
<line>
Circulares (3.688, 3.689, 3.690 e 3.691),
</line>
<line>
com vigê*cia a *artir de
</line>
<line>
03/ 02/ 2014,
</line>
<line>
as quais
</line>
</par><par>
<line>
sub*tit*** o RMCCI - Regul*mento
</line>
<line>
do Mercado de Câmbio e Capitais Internacionais do
</line>
</par><par>
<line>
Bac*n (BANCO CENT*AL, 20*3).
</line>
</par><par>
<line>
CP - C*n*ul*a Pública 90/20*2: divulga p*opost**
</line>
<line>
de ato* norma*ivos *estinados
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
regulamentar *s asp*ctos rel**ionados ao mercado de *âmbi* no tocante * Le* nº 14.286, de
</line>
<line>
29 de dezem*ro de 2021.
</line>
</par><par>
<line>-</line>
<line>
Amp*iaç*o das *ompetências, atri*u*ções e responsabilid*des d* Banco Centr*l.
</line>
</par><par>
<line>-</line>
<line>
Concessão d* *ratamento a não residente* *imi*ar ao dispe*sad* a reside*tes no País.
</line>
</par><par>
<line>-</line>
<line>
*edação de exig*n*ia de da*os * documentos di*pon*ve*s *m b*ses públic*s ou
</line>
<line>
priva*as *or p*rte da* in*t*tuições autorizadas a operarem no me*ca** de c*m*io.
</line>
</par><par>
<line>-</line>
<line>
Permissão par* manter li*rement* no exterior
</line>
<line>
os recursos em moeda estrangeir*
</line>
<line>
decorrentes de exp*rtações.
</line>
</par><par>
<line>-</line>
<line>
Elevação *o limite pa*a *ort* d* espécie na saíd* *o pa*s d* R $10.*00,00 mil reai*
</line>
<line>
par* US $10,00*.*0 mil dó**r*s.
</line>
</par><par>
<line>-</line>
<line>
Livre transação de moeda estrangeira em espécie en**e pessoas f*sica* até o li*ite de
</line>
<line>
USD $500,0* dólares, d* fo*ma e**ntual e n*o profis**onal.
</line>
</par><par>
<line>
CP - Consulta Pública 91/2*22: divulga propos*a de ato normativo de*tin*d*
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
regula*entar aspectos relacionados ** c*pital
</line>
<line>
*stra**eiro no pa*s, nas *perações de
</line>
</par><par>
<line>
inv***im*nto est*an*eiro d*reto e de crédi*o ext**no, bem co*o a prestação d* inf**maç*e* ao
</line>
<line>
B*nco Central do Brasil, conforme a L*i nº *4.2*6, d* 29 de de**m**o *e 2021.
</line>
</par><par>
<line>-</line>
<line>
Regras mai* simples e concis*s, *** e*c*usão de *equeri*entos não mais nece*sários.
</line>
</par><par>
<line>-</line>
<line>
Prest*çã* de informações ao BCB
</line>
<line>
relativas * crédito externo e a i*vestimento
</line>
</par><par>
<line>
est*a*ge*ro direto ape*as para conjunto l*mitado de op*raçõe*, consider**do faixas de
</line>
<line>
va*o*es e c*ndi*ões especí**c*s.
</line>
</par><par>
<line>-</line>
<line>
Fim da exig*ncia da pre*taç*o *e i*formaçõe* *o BCB de *ontrato* en*re residente* e
</line>
<line>
não res*den*es, r*ferente* ao uso ou cessão de patent*s, de marcas *e indústria o* de
</line>
</par><par>
<line>
*omérci*, fornecimento *e tecn*logia, *em *om*
</line>
<line>
os rel*cionado* *restaçã* de à
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, T*resina PI, v. 20, n. 8, art. 8, p. 16*-17*, ago. 2023
</line>
<line>
*ww4.fs*net.co*.br/r*vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
R. C. S*lva, *. A. Santos
</line>
<line>
17*
</line>
</par><par>
<line>
ser*iços *é*nic*s * *ss*melh*d**, ao a*rendamen** me*cantil operacional *x*erno e ao
</line>
<line>
**uguel * afret**ento.
</line>
</par><par>
<line>-</line>
<line>
Fim da restriçã* a remessas *o exterior *ara pagamentos *e pr**cipal e juros
</line>
<line>
nas
</line>
</par><par>
<line>
operações de crédi*o e**erno em que não h*uver i*gresso d* recursos
</line>
<line>
no *aís, ao
</line>
</par><par>
<line>
mesmo tempo em que p**s* a requisi*ar a prestaçã* de informaçõe* a resp*ito
</line>
<line>
das
</line>
</par><par>
<line>
operações de *rédito *x*ern* com recursos não ingres*ado*, dent*o de dete*mina*os
</line>
<line>
c*itér*os.
</line>
</par><par>
<line>-</line>
<line>
Utilização de *ritérios de pr*porc*onalidade
</line>
<line>
pa*a *sta*elecer os req*er*mentos de
</line>
</par><par>
<line>
prest*ção de **f**mações, consideran*o, para tanto, os val*res, a* cara*terísticas e as
</line>
<line>
finali*ades *as operações de crédit* externo e de inve*t*mento estr*nge*ro dir*to.
</line>
<line>
C* - Consult* Pública 9*/2022: divulga prop*sta de resolução do Banc* Cent*al que
</line>
<line>
aprimora o* procedimentos para *álculo do re*u*riment* de ca*ital das *xposi*ões ao risco d*
</line>
</par><par>
<line>
crédit*, mediant*
</line>
<line>
sistemas interno*
</line>
<line>
de cl*ssifi*ação do risco
</line>
<line>
de
</line>
<line>
c*édito (abordag**s IRB)
</line>
</par><par>
<line>
(RWACIRB), de qu* trata a Resolução CMN n* 4.958,
</line>
<line>
*e
</line>
<line>
21 *e outubro de 2021, em
</line>
</par><par>
<line>
substituição à Circular nº 3.648, de 4 de março de *013.
</line>
</par><par>
<line>
CP - C*nsulta P*b*ica 93/2022:
</line>
<line>
divulga
</line>
<line>
prop*st* de ato n*rmativ* desti*a*o
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
</page><line>
regu**mentar aspec*os relaci*n*dos a cap*tal brasileir* no exterior, conforme a **i n* 14.*86,
</line>
<line>
de 29 de deze**ro de 2021. (Aind* não div*lga*a, nessa *ata, pois as regras juntam*nte *om
</line>
<line>
as *e*oluç*e* do *anco Central fo*am divulgadas em 30/12/202*) - *ob*e capitai* brasi*eir*s
</line>
<line>
no exterior.
</line>
<line>
I. * manut*nção do* pis*s dec*aratórios e *er*odicidad* da* declara*ões atua*mente
</line>
<line>
*ige*tes para a pr*sta*ão de *n*ormações do capital brasileir* no exterior.
</line>
<line>
II. A conso*ida*ão de normas e a *implificação de regras e r*qu*rimentos,
</line>
<line>
incorporan*o avanços trazidos *a nova lei.
</line>
<line>
III. A pos*i*ilidade de ap*ic*r o capital em *ua*quer modalid*d* re*ula*m**te
</line>
<line>
*ratica*a no m*rcado internacional.
</line>
<line>
IV. A nece*si*ade de que *s o*erações de capitai* **a**leir*s *o exter*or *enham
</line>
<line>
*unda*entação econ**ic*, de**nd* as entidades *ujei*as * regul*mentação setorial
</line>
<line>
e*pecífica *bservar, adici*nalmente, os requi*itos reg*lat*rio* próprios na aplicação
</line>
<line>
de capital bras*leiro no exterior.
</line>
<line>
V. As disposiçõ*s par* p*estação de i*formaç*es de c*pita*s brasilei**s no exterior ao
</line>
<line>
BC.
</line>
<line>
Rev. *SA, Teresina, v. 2*, n. 8, art. 8, p. *61-179, ago. 2023 www4.*sanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A Influê*cia do Ma*c* C*mbial no Co*érc*o Ext*rior
</line>
<line>
171
</line>
</par><par>
<line>
2.6 R*soluções *o *anco Central do Br*sil (BCB) da Lei *4.286/2*
</line>
</par><par>
<line>
A Lei nº 14.286/21, *o arti*o p*i*ei*o, ap**t* *ue: "Esta Lei disp*e sobre o mercad*
</line>
</par><par>
<line>
de câmb*o brasil*i**, o
</line>
<line>
capital brasileiro no e*terior, o capital estran*eiro n* pa*s e
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
prestação de informações ao Banco Central do Brasil, p*r* fins de co*pil*ção *e esta*í*ti*as
</line>
<line>
macr*econômicas oficiais". Pa*a re*ulam**tar essa Le*, o Ban*o Ce*tra* do Brasil (BCB)
</line>
<line>
p*blicou, em 31/12/2022, *e*s resoluções:
</line>
</par><par>
<line>
RESOLUÇÃO BCB *º 277: regula*enta
</line>
<line>
em r*l**ão ao m*rcad* de câmbio e ao
</line>
</par><par>
<line>
ingre*so no **ís e à saí** *o país de val*res *m reais e em m*eda estrangeira, e d* outras
</line>
<line>
providências.
</line>
</par><par>
<line>
RES*LUÇÃO BCB Nº 278:
</line>
<line>
reg*l*menta em relação ao capit*l estrangeiro n* país,
</line>
</par><par>
<line>
*as o*eraçõe* de crédito exte*no e de investimento estra**e*r* d*reto, bem com* a pre***ção
</line>
<line>
d* informa*ões ao B*nco Ce*tral *o Bra*i*.
</line>
<line>
RES*LUÇ*O BCB Nº 279: dispõe sobre o capital b**sileiro no exterior.
</line>
</par><par>
<line>
RESO**ÇÃO BCB Nº
</line>
<line>
280: regulamenta em relação à definição de
</line>
<line>
reside*t* de e
</line>
</par><par>
<line>
*ão residente a ser aplicada pa*a pessoas fí*icas * juríd*ca*.
</line>
<line>
*ESOLUÇ*O BCB Nº 2*1: re*ula*enta em rel*çã* ao capital est**ngeiro no País,
</line>
<line>
n*s operações de crédito externo e *e investi*ento estrangeiro dire*o, bem *o** * prestação
</line>
<line>
de infor*ações ao *anco Cen*ral do Bra*il.
</line>
<line>
*ESOLUÇÃ* BCB N* 282: dispõe sobr* a política, os procedime*tos e o* contro*es
</line>
</par><par>
<line>
*nt*rnos a *erem *dotad*s pelas institui*ões autori*a*as
</line>
<line>
a
</line>
<line>
funcionar pelo **nco Central do
</line>
</par><par>
<line>
Brasil, visando à preve**ão d* utilizaçã* do **stema financ*iro par* * prática dos crimes de
</line>
<line>
"lava*e*" *u ocultaç*o de bens, d*reitos e va*o*es, de que trata a Lei nº 9.613, de 3 de março
</line>
</par><par>
<line>
*e 1998, e de financiamento *o ter*orismo, p***isto *a Lei nº 13.260,
</line>
<line>
de 16 de março de
</line>
</par><par>
<line>
*016.
</line>
</par><par>
<line>
3 M*TODOLOGIA
</line>
</par><par>
<line>
Fontes bibliográficas e*ploratórias e descri*ivas sob** temas específicos, c*mo: taxa de
</line>
</par><par>
<line>
c*mb*o, marco
</line>
<line>
cambial,
</line>
<line>
comércio exterior; pub*i**das em ar*igos ci*n**fic*s, teses,
</line>
</par><par>
<line>
dis*erta*ões, livros.
</line>
</par><par>
<line>
A
</line>
<line>
pesquisa explor*tória
</line>
<line>
vi*a c**he*er
</line>
<line>
o ob*eto da pesquisa, entender, ana*isar
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
iden**fi*ar os pri*cipais elemen*os que *or*oboram a p*o*osta do ar*i*o. *esse senti*o,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
pesquisa bibliográ**ca p*ocura
</line>
<line>
identificar cont*úd*s que mostr** a *nfl**n*ia do *arc*
</line>
</par><par>
<line>
cambi*l *o comércio exterior.
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. FSA, Teresi*a PI, *. 2*, n. 8, art. 8, p. 1*1-179, *go. 2023
</line>
<line>
www4.*sanet.com.*r/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
R. C. *il*a, J. A. Santos
</line>
<line>
172
</line>
</par><par>
<line>
4 RESULTADOS * DISCUSS**
</line>
</par><par>
<line>
4.1 Novo Marco C*m*ial
</line>
</par><par>
<line>
O Novo Marco Cambia* visa pro**ver conexões co* o comércio internacional,
</line>
</par><par>
<line>
investi*entos est*angei**s, sistem* financ*iro o *u**smo. Portanto, tai* cone*ões *xis*em e
</line>
<line>
entre pa*s*s *ara o fortalecimen*o das C**s (*adeias Globais de Valor), mostrando ser uma
</line>
</par><par>
<line>
alternat*va para mel*ora* o ambiente de ne*ó*ios
</line>
<line>
** Br*s*l e par* inseri-lo em um cenário
</line>
</par><par>
<line>
int*rnacional global.
</line>
</par><par>
<line>
Pessoas físi*as par*icipam do *e**a*o c*m*i*l
</line>
<line>
estrangeiro, quando fa**m tu*ismo e
</line>
</par><par>
<line>
*rocam su*s moedas
</line>
<line>
na*ionais *ela mo*da estrangeir*. Com a nova
</line>
<line>
legislação, uma *as
</line>
</par><par>
<line>
mudan*as par* as pessoas física* é a elevação d* limit* p*ra por*e de ***écie na saída d* país
</line>
<line>
de R $10.0*0,00 mil rea*s para US $10.000.00 mil *ólares p*ra pesso*s físicas, em viage*s
</line>
<line>
internacionais, e a liv*e ci*culação para *s pes*oas físic*s d* li*it* de US $500,00 dólares por
</line>
<line>
oper*ção. Iss* possibili*a uma mai*r movimenta*ão de capita*s e facilita o controle *e entrada
</line>
<line>
e saíd* de di*isas do paí* em viagens in*ernac*onai*, por exempl* (*ANCO C*NTRAL,
</line>
<line>
2023).
</line>
</par><par>
<line>
*inda, seg*nd* * Banco C*ntral, ou*ra mudanç*
</line>
<line>
proposta por es** novo Marco
</line>
</par><par>
<line>
Cambial é * *oncessão de tratamento a não res*dent*s, simil*r ao disp*nsado a *es**entes *o
</line>
</par><par>
<line>
país. Os não r*s*de*te* *ão aqueles que estão
</line>
<line>
n*
</line>
<line>
pa*s, muitas *ezes pre*tando ser*iço em
</line>
</par><par>
<line>
emp*esas multinacionais ou serviços de manut*nção ou u** atividade tempor*ri* e recebem
</line>
</par><par>
<line>
p*gamento *ara ess*s ati*idades. Logo, ess*s nã* *esid*nte* mo*imen**m recursos
</line>
<line>
no
</line>
</par><par>
<line>
territó**o nacional e fazem tran*ferência* para * *xter*or.
</line>
</par><par>
<line>
A nov* *ei p*rmite a abertura de contas ** reais no exterio* par* res*den*es não e
</line>
<line>
residentes. As contas em moed*s estrange**as no país sã* permi**da* pa** *s corretor*s,
</line>
</par><par>
<line>
ad*inistradoras de Ca*t*o de Crédito, segurad**as, o*erad**as
</line>
<line>
de t*rismos, *a*cos e
</line>
<line>
os
</line>
</par><par>
<line>
segmentos de energi*, *etr*leo e gás, mediante a realização de p**ce*ia* com
</line>
<line>
os *anco*
</line>
</par><par>
<line>
i*te**acionais. *ss* mel*ora a
</line>
<line>
d*nâ*ica dos
</line>
<line>
ne*ó*ios, vi*to qu* são
</line>
<line>
setores es**atégicos
</line>
</par><par>
<line>
*conômicos *undamenta*s para o
</line>
<line>
desen*olvime*to do país. Em 20*3, o *IS (B*nk for
</line>
</par><par>
<line>
International S*ttlement), re**onsável
</line>
<line>
pela s***rvisão bancária, an*nciou os *assos para
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
la**amento
</line>
<line>
do *I* i*t*rnacio*a* que já
</line>
<line>
e*t* em ope*ação * em fase
</line>
<line>
de teste (SE*ADO,
</line>
</par><par>
<line>
**23).
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. *SA, Teresina, v. *0, n. 8, art. 8, p. 161-179, ago. 2023
</line>
<line>
www4.*sanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A In*lu*ncia do Marco Cambia* no Comér**o Ext**ior
</line>
<line>
173
</line>
</par><par>
<line>
A polí*ica monet*ria *o Novo M*rco Cambial f*i im*leme**a*a para re*ula* a tax* de
</line>
<line>
câmbio da mo*da brasileira em relação a ou*ras *oeda* estran*eiras. As especi*icidades *o
</line>
</par><par>
<line>
novo *arco cambi*l e os objet**os *o*ític*s, econômi*o* e co*erci*is
</line>
<line>
do paí* s*o fato*es
</line>
</par><par>
<line>
d*terminantes para as in*ervençõ*s diretas no mercad* de câmbio * n*s políticas mone**ria*,
</line>
<line>
com* ajuste das *axa* de jur*s.
</line>
<line>
Contudo, a polít*ca monetária regula a taxa de câ*bio com a finalida*e de assegurar a
</line>
<line>
estabilidade cambial, competiti*idad* intern*cional, contr*le *a inflação, atração *e
</line>
<line>
inve*timento estrangeiros * *estã* de reservas cam*iais.
</line>
<line>
O mercado *a*bial es*rangeiro acontec* atr*vés do comércio mo*etário *nternacional
</line>
<line>
e os principais ator*s são os banco* **merciais *ue r*alizam nego*iações interbancár*a*, *s
</line>
<line>
corpo*ações **e se envo*vem no com*rcio **ter*acional, i*st**uições financeiras n*o
</line>
<line>
ban*árias (como empresas d* gestão d* ativos * com*anhias de seguro) e ba**os *entrais.
</line>
<line>
Tais atores são legalmente responsáveis pela venda e co*pra de moeda es*rangeira (SILVA;
</line>
<line>
FREITA*; MATTOS, 201*).
</line>
</par><par>
<line>
Isso pode acont*cer
</line>
<line>
*o r
</line>
<line>
*ausa da valo*ização do câmbio que gera uma pressão nas
</line>
</par><par>
<line>
impor*ações, uma
</line>
<line>
vez que fica mais barato i**ortar do que co**rar ** me*cado in*erno.
</line>
</par><par>
<line>
Como nesse p*oc*sso d*
</line>
<line>
*al*rização do *âmbio a e**orta*ão d*m*n*i, lo*o, h*verá f*lt* d*
</line>
</par><par>
<line>
dólar*s e subsequentemente nova pressã* para
</line>
<line>
uma des*aloriz*ção cambial. *nfim,
</line>
<line>
esta
</line>
</par><par>
<line>
*esquisa aponta que
</line>
<line>
é preciso *on*toramento par* evi*ar s*b*es**ltos de
</line>
<line>
v*lo*ização
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
d*svalor*zação ca*bial.
</line>
<line>
O grande *bjetivo *este mar*o * estabilizar * comércio exter*or e tr**er seguran*a para
</line>
<line>
a *anipulação de divisas em p*o*e*sos de i*vestimen*os diretos de empre**s e*trang*ir*s *o
</line>
<line>
país, despesas n* ex*erior **r tur*st*s brasi*eiros e o con*rol* *a sobra de moeda es*rangeira
</line>
<line>
qua*do re*orn** do exterior (*ERREIRA, *0*5).
</line>
<line>
4.* Influên*ia *o *omérci* Exterio*
</line>
</par><par>
<line>
O comér*io e*terior *era benefícios
</line>
<line>
para país conform* oco*re o aument* das o
</line>
</par><par>
<line>
*xp*r*ações, u*a *ez *ue a e*trada *e moeda estrangeira permite a importação de máquinas e
</line>
</par><par>
<line>
equi*a*entos *ue ajuda* no aumento d* produti*idade. Esses recursos que entr**
</line>
<line>
na
</line>
</par><par>
<line>
econ*mia per*item mante* **u*líbrio *os preços e a*pliar * qualidade dos *rodutos o
</line>
<line>
*ara
</line>
</par><par>
</page><line>
exportação e para * mercado i*t*rno com as novas máquinas *mportadas, *or ex*mplo
</line>
<line>
(NOGAMI, 2012).
</line>
<line>
Rev. FSA, T*resi*a PI, *. 20, *. 8, art. 8, p. 161-179, ago. 2023 www4.fsanet.com.br/r*vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
R. C. **lv*, J. A. Santos
</line>
<line>
174
</line>
</par><par>
<line>
As i*fluên*ias do Marc* Cambi*l *o comércio exterio* de um *aís são a*rese*tad*s
</line>
</par><par>
<line>
no Quadro 1.
</line>
<line>
Qu**ro 1 - *nf*uên*ia do M*rco C*mb*al n* comé*cio exterior
</line>
</par><par>
<line>
Influên**a
</line>
<line>
Análise
</line>
</par><par>
<line>
Balança com*rcial
</line>
<line>
* comb*nação dos e**itos men*ion*d** acim* pode infl*e*c**r a bal*nça c**erc*al d* um país. Se as expo*tações au*entam e *s *mporta*ões *iminuem *e*ido ao marco **mbial, o pa*s *od* exp*rimentar um superávit comer*i*l, o* se*a, as ex*ortaçõe* são *aiores do que as i*portaçõ*s. Isso po*e beneficiar * econ*mi* do país, pois aume*ta suas reservas d* *oed* estrangeira e estimula o cr*sc**ento *conômico.
</line>
</par><par>
<line>
Flutuações nos *lux** de comércio
</line>
<line>
Em um r*gime de taxa de câ*bio fixa, as flu*uações cam*iais s*o limi**das. Isso s*gnifica que as e*pre*as envolv*das ** com**cio exterior pode* planej*r su*s transa*ões co* m*is cert*** *m termos de cus*os e rece*tas. N* e*tanto, s* *corre*em mudan*as na taxa de câmbio fixa, como a desvaloriz*ção rep*nti*a d* *o*da, isso pode ter um i*p*cto significativo nas transações comerciais e na lucratividade das e*pres*s.
</line>
</par><par>
<line>
*i*cos de d**e*uilíbri* ec*nô*i*o
</line>
<line>
* marco camb*al fixo pode criar riscos de desequilíbrio econô*ico par* u* país. Se a taxa de câmbio f*xa não reflet*r ad**u*damente os *und*mentos econô**cos, c*m* a inflação ou as c**d*ç*es de *ercado, podem surg*r pres*ões inflacio*ári*s ou difi*uldade* para mante* a estab*lidade e*onômica. Isso pode exigir açõe* adic*onais, como in*e**ençõe* do governo ou aju*tes na políti*a monetária, para evitar d*seq*ilíbrios prejud*cia*s à *conomia.
</line>
</par><par>
<line>
*mportações mai* caras
</line>
<line>
Por *ut*o la*o, um marco *am*ia* fixo pode tornar as imp*rta*ões m*is cara*. S* a taxa de câmbio fixa é arti*icialme*te *alor*z*da em relação a o*tras moed*s, isso signifi*a que * país precisa pagar m*is por bens e se*viços impor*ados. Is*o pode levar a uma *edução *as im*ortaçõe*, po*s se t*rnam menos at***ivas devido *o cust* mais el*vado.
</line>
</par><par>
<line>
Compe*itividade das expor*açõe*
</line>
<line>
Se um **ís fixa su* taxa *e câmbio em um nível mais *aix* em relaçã* a *utras *oed*s, *om* o dóla* americano, por ex*m*lo, suas exportaçõ*s torn*m-se mais competitivas n* mer*ado inter*acion*l. Isso o*orre porqu* os produt*s produzi*os no país tor*am-se relativamente mais ba*atos par* os *ompradores e*trangeiros, im*ulsionando as exportações.
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: elaborado pel*s autores com base em Senad* (2023); Banco Central (2023); L*i 14.286
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina, v. *0, n. 8, art. 8, p. 161-1*9, *go. 2023
</line>
<line>
www4.*s**et.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A Inf*uência d* Marco Cambial no *o*érc** Exterio*
</line>
<line>
175
</line>
</par><par>
<line>
* importa*te ressaltar que os *feitos do mar*o c*mbi** no c*m*r*i* **terior podem
</line>
</par><par>
<line>
**riar d*p*ndendo das
</line>
<line>
cir*unstân*ias e*onômicas e *a* po**t*cas
</line>
<line>
adota*as pelo pa*s. *l*m
</line>
</par><par>
<line>
dis*o, dif*re*tes pa*ses pod*m ter **fer*ntes abordagens e* *e*aç** ao regime ca*bi*l, co**
</line>
<line>
ta**s de câmbio flut*antes ou cont*o*ad*s, que *am*ém p*dem influencia* o com*rcio e*t*r*or
</line>
<line>
(*ARQUETTI; MA*DONADO FILHO; MIEBACH; MORRON*, 202*).
</line>
<line>
Ademais, segun*o ess*s autores, o crescimento econômi*o que é * aumento *a
</line>
<line>
p*odução de bens e serviç*s m*dido pelo Produto In*erno Bruto (PI*) é influenciado pela ta*a
</line>
</par><par>
<line>
de câm*i* apreciada deprecia*a. Na primeira *i*uaçã*, câmbio apreci*do, a e
</line>
<line>
im**rtaç*o
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
*eneficia*a, l*go, o p*í* pod* ap*oveitar para im*o*ta* *áquinas *
</line>
<line>
*qui**mentos que ser*o
</line>
</par><par>
<line>
empreg*do* *o
</line>
<line>
proce*so de p*oduçã*. Quando inverte,
</line>
<line>
taxa de câmbio depreciada,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
exportação aume*ta, *ogo, * **trada *e divisas aumenta e * p**s pod* m*n*er o equ*líb*io no
</line>
<line>
seu *rçamento.
</line>
<line>
5 CONSIDERAÇÕE* F*N*IS
</line>
<line>
* proposta d*ste artigo foi identi**car *s *udan*as ge*adas pe*o Novo *arco Cambial
</line>
</par><par>
<line>
que
</line>
<line>
refletem *o *omérci* Exte*ior. Nesse s*nti*o, os *ado* apresentado* mo*tra* que
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
colo*ação em *rá*ica desse novo *arco pode gerar *antagens par* * Comércio Ext*rior, em
</line>
<line>
função da regulamentação no uso de recursos **las pessoas físicas e juríd*cas.
</line>
<line>
O *ov* Marco Cam*ial tem a propos*a de gerar re*ultados posi*ivos para o Brasil, por
</line>
<line>
meio da *ntrada d* divi*as pela Balança Comerc*al e pelo forta**cimento d* moe** brasileir*
</line>
<line>
*m relação ao dólar, p*incipalmen*e. Com* em to*a pro*osta de mudan*a *u* diz *esp*ito às
</line>
<line>
novas po*ítica* de relação *ambial, podem *urgir e*eitos negativo* com o f**talecimento
</line>
</par><par>
<line>
excessivo da **ed* brasil*ir*, logo, r*sultado da Balança Co*ercial pode ser negativ* o
</line>
<line>
(BI*TENC*URT; CAM*OS, 2014).
</line>
<line>
A influência do No*o M*r*o *ambial no comércio exterior foi o ob*etiv* d*sta
</line>
<line>
pesq*isa. C*mo resultado nota-se *ue o est*belecimento de regra* p*ra * *ercado d* cambio
</line>
</par><par>
<line>
favor*ce o comércio ext**ior com possibili**d*s de aumento das exportações,
</line>
<line>
equilíbr*o na
</line>
</par><par>
<line>
balanç* comercial, den*re outros efeit*s c*tados no Qu*dro 1.
</line>
</par><par>
<line>
Ess*s regr*s não est*o **lac*onadas ao control* do c*mbio no sentido ** fixar valor, ou
</line>
</par><par>
<line>
seja, atuar c*m ta** *ixa qu* t*aria efeitos mais n*gativ*s ao co*ércio
</line>
<line>
exterior, visto que
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
país mantém boas relações comerciais com o m**do. Por outro lado, d*i*ar o mercad* atuar
</line>
</par><par>
<line>
com câmbi* fl*xív*l e *ntervir
</line>
<line>
qua*do a taxa d* câmbio en*rar
</line>
<line>
em pata*ar qu* possa
</line>
</par><par>
<line>
comprome*er o comércio exterior.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina PI, v. *0, n. *, art. *, p. 161-179, ago. 2023
</line>
<line>
w*w4.f**net.*om.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
R. *. Silv*, J. A. Santos
</line>
<line>
176
</line>
</par><par>
<line>
En*ão, val*
</line>
<line>
destacar
</line>
<line>
que o novo Marc* *ambi*l traz *udanças p*ra tr*nsaçõe*
</line>
</par><par>
<line>
financeiras entre pess**s físi*as e jurídicas, viage*s inter*acio*ais, con*as fora do país e para
</line>
<line>
o Comércio Ex*erior.
</line>
</par><par>
<line>
A política cambi*l in*luen*ia as reser*as cam*iais de um país, que são *s ativos
</line>
<line>
em
</line>
</par><par>
<line>
moeda* *str***eiras mantidos pelo Banco Central. In*ervenções dir*tas no merc*do ca*bial
</line>
<line>
para manter um* taxa de c*mbio fixa, p*r *xem*lo, po*em afetar o nível d* re*ervas *ambiais
</line>
<line>
e a capacidad* do país *e lida* co* choqu*s econômicos ex*e*nos (FE*REIRA, 20*5).
</line>
<line>
A val*rização ou des*aloriza**o da *oeda causa implicaçõ*s para a competit*vidade
</line>
<line>
da* *xpor*ações e **por*açõ*s do país be* *omo par* o fluxo d* *apita* e inve**imentos
</line>
<line>
e*trangeiros e * de import*ncia **ra as políti*a* m*netá*ias *ambiais.
</line>
<line>
A taxa de câ*bio tem impacto si*nificativo na c*mpetitividade das empresas do país,
</line>
<line>
especia*m*nte as envolvidas no co*é*cio internacional. A política cambia* afet* o **uxo *e
</line>
</par><par>
<line>
*a*it*l p*ra
</line>
<line>
*entro e para fora do pa*s. *ma *oeda *alorizada pode tornar as exportações
</line>
</par><par>
<line>
*en*s competitivas, atrair mais invest*mentos e**rangeiros e r**uzir a infl*ç*o, enqua*to uma
</line>
</par><par>
<line>
moed* des*alorizada p*de aumen*ar co**etitivida*e a
</line>
<line>
das *xportaç*es, au*en*ar os *usto*
</line>
</par><par>
<line>
de importa*ão, levar * *uga de *apitais, o au*ento n*s *reços de importação * co*tribui* para
</line>
<line>
a *nflação (NOGA*I, *012).
</line>
</par><par>
<line>
Aspectos con**nt*r*is pode* af*t*r os refl*xos positivos do novo *arco
</line>
<line>
Cambial
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
i**e*sif**a* os a*pecto* negati**s. Sendo assim, cada setor *a economia po*e g*rar resultados
</line>
<line>
diferente* por causa *e s*a natureza o* da *nfl*ência d* fator*s macroeconômicos, po*íti*os e
</line>
<line>
*inance*ros a* redor do mu*do.
</line>
</par><par>
<line>
Po* *xempl*, o setor *e petr*leo t*m *aracterí*ti*as
</line>
<line>
dife*entes
</line>
<line>
d* setor agropecuário,
</line>
</par><par>
<line>
embora ambos de*e*de*
</line>
<line>
*o
</line>
<line>
*ercad* de câmb*o, mas o set*r agropecuário sofre influência
</line>
</par><par>
<line>
do cli*a, custo dos i*s*m*s, fe*tilizant*s e decis**s de plantio de cada país. Então, o* preços
</line>
</par><par>
<line>
de*se* produtos
</line>
<line>
*odem comprometer * me*c*do *e câmbio,
</line>
<line>
uma *ez **e
</line>
<line>
*ada aumento
</line>
<line>
em
</line>
</par><par>
<line>
d*lar gera a*mento
</line>
<line>
igu*l ou maior no mercad* i*terno, af**and* a taxa d* câmbi* e
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
*n**ação. * setor de petróleo sofre m**ta i*fluência política e *e* a s*a receita *erada pelo
</line>
</par><par>
<line>
*u*ento no
</line>
<line>
preço do
</line>
<line>
barril. Qu*ndo os
</line>
<line>
p*odutores desejam mais receita, pod*m dimi*uir
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
quantidade de barr*s *fer*ada ou simplesm*nte aumentar o pre*o. Essa dec*são afe** a taxa de
</line>
<line>
câm*io de *ua*quer país (SALAM*, 2010).
</line>
<line>
Para futuras p*s*uisas * sugerido que sejam real*zados estud*s sobre o fluxo de *i*i*as
</line>
</par><par>
<line>
depoi* *a atuação do *ovo Marco Cambial e so*re o comporta*ent* da taxa *e câmbio
</line>
<line>
*m
</line>
</par><par>
</page><line>
relação *s po*íti*a* implem*nt*das, tanto *or meio de pes*uis* qualitativ* co*o de pesq*i*a
</line>
<line>
R*v. FSA, Teres*na, v. 20, n. 8, ar*. 8, *. 161-179, ago. 2023 www4.fsan*t.com.b*/rev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A *nfluência do Marco Cam**a* no Comércio Exterio*
</line>
<line>
1*7
</line>
</par><par>
<line>
q*an*itativa. A primeira t*ata*do de aspectos teóricos e *o*textuais e a seg*n*a com o *eforço
</line>
<line>
de dados numéricos da balança *omerci*l e d* mercado de câmbio.
</line>
<line>
REFE**N**AS
</line>
</par><par>
<line>
*ANCO Central do Brasil (**23). Con*ulta* Públic*s Enc*rrad*s. Dis*onível
</line>
<line>
em:
</line>
</par><par>
<line>
*ttps://www3.bcb.g*v.br/audpub/AudienciasEnc*r*adas?0. Acesso em: 01.0*.2023.
</line>
</par><par>
<line>
BITTENCOURT, G. M; *AMPOS, A. *. Efeit*s da i*st*bilidad* da *a*a de câmbio *o
</line>
<line>
c*m*rcio seto*i*l *ntre Brasil e seus principais *arcei**s comerc*ais. Economia Apli**d*, v.
</line>
<line>
18, n. 4, 201*, *p. *57-*78.
</line>
</par><par>
<line>
BRASIL
</line>
<line>
Banco (2023). No*o M*rco *ambial. Moder*i**ç*o e fluidez
</line>
<line>
d* *egisla*ã*
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
mercado de câmbio e *apitais internacion*is. *is*onível e*: ht*ps://w*w.bb.co*.b*/site/pro-
</line>
<line>
*eune*ocio/comercioext*rior/nov*ma*cocambial/#:~:te*t=E*tenda%2*o%20Novo%2*Marco
</line>
<line>
%2*Cambia*,ao%2*Banco%20Central%20do%20*rasil. Ace*so em 10.03.20*3.
</line>
<line>
BRASIL Banco Ce*tral (20*2). **soluçã* BCB n° 277 a 282 ** *1/1*/20*2. Publicada no
</line>
</par><par>
<line>
*OU
</line>
<line>
d*
</line>
<line>
31/ *2/ 2022,
</line>
<line>
Seção
</line>
<line>
1,
</line>
<line>
p.
</line>
<line>
1-9.
</line>
<line>
Disp*nível
</line>
<line>
em:
</line>
</par><par>
<line>
https://www.bc*.gov.br/estabil*da*efinancei*a/exibenorma*ivo?tipo=Reso*u%C*%A7%C3%
</line>
<line>
A3o%20BCB&*um*ro=277. A**s*o em 01.04.2023.
</line>
<line>
BRESSER-*EREIRA, L. *. A ta*a ** câmbio no centro da teoria do d*sen*ol*imento.
</line>
<line>
Est*dos Avançados 26 (75), *012.
</line>
<line>
FERREIRA, L. R. Tax* de câmbio social e aber*ura comercial. Economi* Ap*ica*a, 9(4):
</line>
<line>
645-662, out-dez 2005.
</line>
<line>
KRUG*AN R. P.; OBSTFELD M; MELITZ M. J (201*). Economia Intern**ional (2015).
</line>
<line>
© 2015 ** *earson Education do Brasil Ltda.
</line>
<line>
LAAN, *. R. V; CUNHA A. M; FONSECA P. C. D. Os pilares inst*tucionais da pol*tica
</line>
</par><par>
<line>
cambia* e a *ndu*trialização *os
</line>
<line>
anos 1930. Revista *e Economia Pol**ica 32 (*), 2**2.
</line>
</par><par>
<line>
Disponível**:h*tp*://*ww.scielo.br/j/rep/a/*msXM8PDzVGpPN85*w*Hhy*/?for*a*=pdf
</line>
<line>
&l*ng=pt. Acesso em 16.05.2*2*.
</line>
</par><par>
<line>
LEI N° *4.2*6 DE
</line>
<line>
*9 DE DEZEM*RO DE 2021. Di*rio Oficia* da União Publicado
</line>
<line>
*m:
</line>
</par><par>
<line>
30/*2/2021 | Ediç*o: 246 | Se*ão: 1 | Página: 6. Ó*gão: A*o* do Poder Legisl*tivo. *isponível
</line>
</par><par>
<line>
em:
</line>
<line>
https://www.in.go*.b*/en/web/dou/-/lei-n-14.2*6-de-29-de-dezembro-*e-2021-
</line>
</par><par>
<line>
3*0918314. ****so *m: 01.04.**23.
</line>
</par><par>
<line>
LU*ORINI, V; *OUZA, F. E.
</line>
<line>
P. A po*ítica cambial b*as*l*ira de *acto: *9*9-2015. E*tud.
</line>
</par><par>
<line>
Eco*. 4* (4). Oct-De* 2016. htt*s://d*i.org/*0.1*90/0101-4*614649*vlfs. Acesso *m
</line>
<line>
1 6 .0 5 .2 0 2 3 .
</line>
<line>
M**Q*ETTI, * et al. Uma inter*re*a*ão da *conom** brasileir* a partir *a t*xa de lucro:
</line>
</par><par>
<line>
19*0-*02*. R*vista d* Econ*mi* Política, *ol.
</line>
<line>
43, nº 2, pp. 30*-*3*, **ril-ju*ho/2023.
</line>
</par><par>
</page><line>
R*v. ***, Teresina PI, v. 2*, n. 8, art. 8, p. 161-179, *go. 2023
</line>
<line>
www4.fs*net.c*m.br/re*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
R. C. *ilva, J. A. Sa*t*s
</line>
<line>
*78
</line>
</par><par>
<line>
D*s*onív**em:https://*ww.g*ogle.com/url?sa=*&*ource=web&*ct=j&url=https://www.scielo
</line>
<line>
.br/j/rep/a/tG*JrQKr4qmNnsMth5LR3BB/%3Fform*t%*Dpdf%26lang%3Dpt&ved=2ah*KE
</line>
<line>
**l2JedqfvAhW*H*kGHbfYCewQFnoECBIQAQ&usg=AOvVaw2M57mtyZ6WPvAMAo
</line>
<line>
mk3JJ*. Acesso em 16.*5.*023.
</line>
<line>
NOGAMI, O. **onomia. *urit*b*: *ESDE Brasil, 246p.: 2* cm, 1.ed. r*v. 2012. -
</line>
</par><par>
<line>
PASCH*A*INO, *. A. T.; CALDA*EL*I C. E; PARRÉ J. L. (2017). *axa *e **m*io
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
****a Externa como *e*erminantes da ba*ança comercial
</line>
<line>
d* pr*dutos
</line>
<line>
*á*icos no estado do
</line>
</par><par>
<line>
*araná,
</line>
<line>
2000
</line>
<line>
a
</line>
<line>
2*15.
</line>
<line>
**vista
</line>
<line>
de
</line>
<line>
Economia
</line>
<line>
*2
</line>
<line>
(2),
</line>
<line>
2017 .
</line>
</par><par>
<line>
Dispo*ívelem:https://*ww.google.com/ur*?sa=t&source=web&rc*=j&url=https://ww*.anpe*
</line>
<line>
.o*g.br/su*/2017/submi*sao/files_I/i5b916*1d453973f650**3d*79d5*565e5.pdf&ved=2ah*K
</line>
<line>
EwjW8uy57Yn-AhX
</line>
</par><par>
<line>
PLAN**TO (2022). P*esidên*ia da
</line>
<line>
Re*ública, Secretaria-Geral, S*bchefia pa*a A*suntos
</line>
</par><par>
<line>
Jurídico*. LEI N* 14.286, DE 29 DE DEZEMBRO DE 2*2*. Di***nível e*:
</line>
</par><par>
<line>
http://*ww.planalto.gov.br/c*iv*l_03/_ato2019-*0*2/2021/lei/l14286.htm.
</line>
<line>
Acess*
</line>
<line>
em
</line>
</par><par>
<line>
0 1 .0 4 .2 0 * 3 .
</line>
</par><par>
<line>
R**HA, *; C*RADO, M; DAMIANI, D. *a*a
</line>
<line>
d* c*mbio real e crescimento econômico:
</line>
</par><par>
<line>
u*a comparaç*o entre e**nomias
</line>
<line>
emer*ent*s e des*nvolv*das. Revista de Economia
</line>
</par><par>
<line>
Po*ítica, v*l. 3*, nº 4 (124), pp. 528-550, ou*ubro-dezembro/20*1.
</line>
<line>
SALAMA, B. M. Regulação cam*ial entre a ilegalidade e a ar*i*rariedade: o caso da
</line>
<line>
*o*pe*sação *rivada de créditos inter*acionais. Fundação *e*úlio *a*gas, Direito GV, *010.
</line>
<line>
Disp*nívele*:https://*i*liotecadigit*l.f*v.*r/dsp*ce/bitstream/ha*dle/*0438/4293/Wo*king%
</line>
<line>
20*a*er%2050.*df. *ce*so em 18.03.2*2*.
</line>
<line>
SENAD* (2*2*). Saib* o que *uda co* a ent*ada em vigor do n*vo ma*co c*mbial. Da
</line>
</par><par>
<line>
*gên*ia
</line>
<line>
Sen*do
</line>
<line>
|
</line>
<line>
04/ *1/ 20* *,
</line>
<line>
17h17.
</line>
<line>
Disp*n*vel
</line>
<line>
em:
</line>
</par><par>
<line>
https://www12.senad*.leg.br/notici**/materias/*023/01/04/sa*ba-*-que-muda-com-a-e*t*ada-
</line>
<line>
e*-vig*r-do-novo-marco-*ambial. Ace*s* em: 01.0*.202*.
</line>
</par><par>
<line>
*ICS*, J. Taxa de câmbio dentro de u** estratég*a *e d*senvolvime*to. v. 11 n.
</line>
<line>
1
</line>
</par><par>
<line>
(200*): É a *a**
</line>
<line>
de câm*io um *ator de
</line>
<line>
desenv*lvimento em PEDs? Disponíve*
</line>
<line>
em:
</line>
</par><par>
<line>
https://*eriodicos.uff.br/revistaeconomi*a/ar*icle/view/34871/20*27. Ace**o em **.03.2023.
</line>
<line>
SILVA, F. A et.al. Comércio *nter*acional e crescimento *c*nômico: uma *náli*e
</line>
<line>
c*nsidera*d* os setores * a a*sime*ria d* c**scime**o dos estados. Nova Ec*nom*a. v.28 n.3
</line>
<line>
p.807-848 *018. DOI: http://dx.doi.org/*0.1590/0103-6351/295*
</line>
<line>
SILVA, F. A; FR*ITAS, *. O; MA*TOS, L. *. Volatil*dade d* tax* de c*mbio e seus ef*itos
</line>
</par><par>
<line>
**bre o *lux* de comérc*o do*
</line>
<line>
*aíses da américa
</line>
<line>
do sul. *evista de E*ono*ia
</line>
</par><par>
<line>
Con*emp*r*ne* (2016) 20(2): p. 22*-249. ISSN 19*0-5527.
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. FSA, *eresina, v. 20, n. 8, art. 8, p. 1*1-17*, ago. 2023
</line>
<line>
www4.fsanet.com.b*/re*ista
</line>
</par><page>
</document><par>
<line>
* In*luênci* do Mar*o Ca*bi** no Comércio Exterior
</line>
<line>
179
</line>
</par><par>
<line>
C*mo Ref*r*n*iar este Art*go, conforme ABNT:
</line>
<line>
SI*VA, R. C; SANT*S, J. A. A Influ*ncia d* *arco C*mbia* no Comér*io *xterior. *ev. FSA,
</line>
<line>
*er***na, v. 20, n. *, art. 8, p. *61-179, ago. 20*3.
</line>
</par><par>
<line>
Contribuição dos Au*ores
</line>
<line>
R. *. Silva
</line>
<line>
J. A. San*os
</line>
</par><par>
<line>
1) concepç*o e planejamento.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
2) análise e *nte*pretação dos dad*s.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
3) elabo*ação do ras*unho ou na rev*são crítica do *onte*do.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
4) pa*ticipação na aprovaç*o da *ersão fi*al do manuscrito.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina P*, v. 20, n. 8, art. 8, p. 161-179, ag*. *02*
</line>
<line>
ww*4.fsa*et.com.br/revista
</line>
</par>Enlaces refback
- No hay ningún enlace refback.
Este obra está bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento-NoComercial-SinObraDerivada 4.0 Internacional.
Atribuição (BY): Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Não Comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não-comerciais
Sem Derivações (ND): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar apenas cópias exatas da obra, não podendo criar derivações da mesma.
ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)