Racismo-Patriarcal-Capitalista na Escola: O que as Falas (Não) Revelam? / Patriarcal-Capitalist-Racism at School: What do the Speech (Don't) Reveal?

Elaine Ferreira Nascimento, Francisca Kananda Lustosa dos Santos

Resumo


Este artigo se trata de um recorte de dissertação de mestrado em Políticas Públicas. Assim, tem-se como problema: O racismo, o capitalismo e o patriarcado posicionam mulheres negras na pirâmide mais baixa da sociedade? E como objetivos: analisar de que forma o racismo, patriarcado e capitalismo atravessam as mulheres e meninas negras na camada social mais baixa da hierarquia social. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de campo junto à pesquisa bibliográfica, na qual usou-se como abordagem metodológica a teoria da interseccionalidade junto à teoria Histórica Dialética, sendo uma pesquisa qualitativa. Obteve-se como resultado e descoberta que ainda é preciso avançar muito em termos de tratamento de raça, gênero e classe na escola.

 

Plavras-chave: Interseccionalidade. Escola. Racismo. Meninas Negras.

 

ABSTRACT

 

This article is an excerpt from a master's thesis in public policy. Thus, the problem is: Do racism, capitalism and patriarchy position black women in the lowest pyramid of society? And with objectives: to analyze how racism, patriarchy and capitalism cross black women and girls in the lowest social layer of the social hierarchy. For that, a field research was carried out with the bibliographical research, in which the intersectionality theory was used as a methodological approach with the Historical Dialectical theory, being a qualitative research. It was obtained as a result and discovery that much progress is still needed in terms of treatment of race, gender and class in school.

 

Keywords: Intersectionality. School. Racism. Black Girls.

 


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DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2023.20.12.8

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