Aspectos Socioeconômicos e Percepção Socioambiental Sobre Ambiente Marinho e Biodiversidade Ficológica / Socioeconomic Aspects and Socioenvironmental Perception of the Marine Environment and Phycological Biodiversity
Resumo
A presença humana vem sendo foco de muita preocupação com relação a áreas prioritárias para conservação e preservação. Percepções ambientais caracterizadas e promovidas por meio de diferentes atividades e ações educativas possibilitam sensibilização/conscientização ambiental. Objetivou-se verificar o perfil socioeconômico de marisqueiros que vivem em área de proteção ambiental e seus conhecimentos sobre ambiente marinho/litorâneo, biodiversidade de algas e ações de educação ambiental (EA). Foram aplicados formulários semiestruturados a 25 marisqueiros da Comunidade dos Tatus, Ilha Grande-PI, e os dados tabulados foram analisados e discutidos segundo metodologia de categorização aberta. A maioria dos participantes é feminina (72 %), adulta (64 %), tem ensino fundamental incompleto (56 %), possuem relação de trabalho com o ambiente marinho/litorâneo (99 %), não souberam informar sobre as algas (52 %) e desconhecem a existência de projetos de EA para a sua localidade (96 %). O alto percentual de baixa escolaridade dos participantes reflete diretamente na ausência de instrução e informação sobre medidas capazes de contribuírem para a proteção ambiental. Ações integradas-interativas de EA, com ênfase para a biodiversidade de algas e de mariscos, podem ser realizadas na comunidade.
Palavras-chave: Comunidades Tradicionais. Desafios Socioeconômicos. Educação Ambiental.
ABSTRACT
The human presence has been a cause for significant concern in relation to priority areas for conservation and preservation. Environmental perceptions, characterized and promoted through various activities and educational initiatives, enable environmental awareness. The objective was to verify the socioeconomic profile of shellfish harvesters living in an environmental protection area and their knowledge about the marine/coastal environment, algae biodiversity, and environmental education (EE) initiatives. Semi-structured forms were administered to 25 shellfish harvesters from the comunidade dos Tatus, Ilha Grande-PI. The collected data were tabulated, analyzed using an open categorization methodology, and discussed. The majority of participants are female (72 %), adults (64 %), with incomplete elementary education (56 %), have a working relationship (99 %) with the marine/coastal environment, did not know about algae (52 %) and do not know (96 %) of any EE projects for their locality. The high percentage of low educational attainment among participants directly reflects the lack of instruction and information about measures capable of contributing to environmental protection. Integrated-interactive EE actions, with emphasis on algae and shellfish biodiversity, can be implemented in the community.
Keywords: Traditional Communities. Socioeconomic Challenges. Environmental Education.
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