Tecnologias Assistivas: A Utilização da Comunicação Aumentativa e Alternativa em Contextos Escolares para Alunos do Espectro Autista / Assistive Technologies:The use of Augmentative and Alternative Communication in School Contexts for Students on the Auti

Mônica Moura Neves, Márcia Regina Castro Barroso

Resumo


Com o avanço e a popularização das tecnologias uma nova perspectiva educacional também se instaura, principalmente quando nos referimos à questão inclusiva. Isto porque as Tecnologias Assistivas surgiram para subsidiar pessoas que apresentam qualquer tipo de limitação, a fim de que possam superar as dificuldades encontradas no cotidiano. Correspondendo, portanto, a adequações que podem variar desde uma tesoura adaptada até dispositivos e equipamentos eletrônicos específicos e considerando o fato de que alterações na comunicação se constituem como uma característica  encontrada em pessoas do Espectro Autista, o objetivo deste estudo é apresentar, a partir de um levantamento bibliográfico, como a Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA) pode ser utilizada em contextos escolares junto a alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Diante de tal elucidação, ao longo deste corpus empreenderemos uma análise sobre a importância da formação adequada dos profissionais envolvidos (principalmente quando nos referimos ao ambiente educacional) e a necessidade de políticas públicas reais e efetivas para a inclusão, bem como ressaltaremos a utilização de ferramentas e recursos apropriados através da apresentação de materiais acessíveis e da indicação de Apps voltados à estimulação do processo comunicativo. Tudo, por consequência, tomando por base o fato de os que fazem parte do espectro devem ter assegurado o direito à igualdade de oportunidades e ao exercício pleno da cidadania.

Texto completo:

PDF RAR XML

Referências


Associação Americana de Psiquiatria. Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais: DSM-5-TR. Porto Alegre: Artmed Editora, 2023.

AVILA, Barbara Gorziza. Comunicação aumentativa e alternativa para o desenvolvimento da oralidade de pessoas com autismo. 2011. 180f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.

BRASIL. Decreto Federal n. 7.611, de 17 de novembro de 2011.

ChatBox IA.(2023). ChatGPT (Versão1.12.9) [Grande Modelo de Linguagem].

COUTO, João Luiz Peçanha e BRUNO, Adriana Rocha. Culturas Contemporâneas: o digital e o ciber em relação.Revista Educação e Cultura Contemporânea, vol.16,n.43, 2019. ISNN on-line 2238-1279. Disponível em:

http://periodicos.estacio.br/index.php/reeduc/article/viewArticle/5848Acesso em: 05 nov. 2023.

ELLIS, Kathryn. Autismo. Rio de Janeiro: Revinter,1996.

Expressia. Versão 1.9.7. Expressia – Express It All, 2020.

KLIN, Ami. Autismo e síndrome de Asperger: uma visão geral. Rev Bras Psiquiatr; 28(SuplI):S3-S11, 2006.

LIMA, Cândice da Silva e. Eficácia de um programa de comunicação alternativa aplicado a grupos de escolares com deficiência intelectual. 2008. 228f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2008.

Matraquinha. Versão 8.8.3. Ymt4, 2018.

Ministério da Educação. Parecer CNE/CEB n.º 17, de 3 de julho de 2001. Brasília: MEC: SEESP, 2001.

NASCIMENTO, Fabrício Crispim do; CHAGAS, Gardênia Santana das; CHAGAS, Francinaldo Santana das. As tecnologias assistivas como forma de comunicação alternativa para pessoas com transtorno do espectro autista. Revista Educação Pública, v. 21, nº 16, 4 de maio de 2021. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/21/16/as-tecnologias-assistivas-como- forma-de-comunicacao-alternativa-para-pessoas-com-transtorno-do-espectro-autista. Acesso em: 02 dez.2023.

Nova (2023). ChatGPT (Versão1.9.6) [Grande Modelo de Linguagem].

PAVONE, Sandra e RAFAELI, Yone Maria. Audição, voz e linguagem: a clínica e o sujeito. São Paulo: Cortez, 2005.

Organização Mundial de Saúde. ICD-11Mortality and Morbidit Statistics. Genebra, 2018. Disponível em: https://icd.who.int/en. Acesso em: 20 nov.2023.

Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília: MEC/SEESP, 2008. Decreto nº 6.571, de 17 de setembro de 2008.

Resolução CNE/CEB nº. 2 de 11 de setembro de 2001. Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica. Brasília: MEC, 2001.

Resolução CNE/CEB nº. 2 de 11 de setembro de 2001. Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica. Brasília: MEC, 2001.

Resolução nº. 4, de 2 de outubro de 2009. Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional especializado na Educação Básica, modalidade Educação Especial. Brasília: MEC, 2009.

RIEDO, Cassio Ricardo Fares. A implementação de um ambiente virtual de aprendizagem durante a pandemia numa escola pública de ensino fundamental. Revista de Estudos Aplicados em Educação, v. 6, n. 12, 2021.

RODRIGUES, Dinaldina Tavares e MACEDO, Maria de Lourdes. Tecnologia midiática e o atendimento educacional ao autista. Revista Humanidades e Educação, Tocantis, v.8, n.64, 2021. ISNN 2358-8322. Disponível em:

https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/6390. Acesso em: 04 nov.2023.

ROTTA, Newra Tellechea; OHLWEILER, Lygia; RIESGO, Rudimar dos Santos. Transtornos da Aprendizagem: Abordagem Neurobiológica e Multidisciplinar. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2016.

Sartoretto, Mara Lúcia e Bersch, Rita de Cássia Reckziegel. A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar: recursos pedagógicos acessíveis e comunicação aumentativa e Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial; [Fortaleza]: Universidade Federal do Ceará, 2010. v. 6. (Coleção A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar). ISBN Coleção 978-85-60331-29-1 (obra compl.). ISBN Volume 978-85-60331-35-2 (v. 6).

SILVA, Micheline e MULICK, James A. Diagnosticando o transtorno autista: aspectos fundamentais e considerações práticas. Psicologia: científica e profissão [online]. 2009, vol.29, n.1. ISSN 1414-9893.

TIMBÓ, Dulcinea Bandeira Soares; TIMBÓ, Sabrina Soares; TIMBÓ, Saulo Edson Soares.Transtorno do espectro do autismo-tea: diagnóstico tardio e insucesso escolar. In: MENDES, Débora Lucia Leite (org.). Múltiplos olhares sobre o autismo-pesquisas e experiências. Curitiba:Editora CRV, 2021.




DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2024.21.4.5

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Ficheiro:Cc-by-nc-nd icon.svg

Atribuição (BY): Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Não Comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não-comerciais
Sem Derivações (ND): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar apenas cópias exatas da obra, não podendo criar derivações da mesma.

 


ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)