<document>
<page>
<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.fsanet.com.*r/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*i*a, *. *1, n. 9, art. 11, p. 197-220, *e*. 20*4
</line>
<line>
ISSN Impresso: *806-6356 I*SN Ele*rônico: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.12819/20*4.21.9.11
</line>
</par><par>
<line>
*estão Participativa em Polític*s *úblicas d* Cu*tura
</line>
<line>
P**ticipatory Ma**gement in Pu*lic Culture *olic*e*
</line>
</par><par>
<line>
Alex Jona*an Lassakosk*
</line>
<line>
*estr* em Indúst*ia C*iativ* p*la Univ*rsidade FEEVALE
</line>
<line>
Ges*or *ultural e diret** *rtístico *a Prefeitura Mu*icipal de *ovo Hamburg*/RS
</line>
<line>
Email: alexlas*ak*ski@gmail.com
</line>
<line>
Du*an Schrei*er
</line>
<line>
*outor em **minist*aç*o pela Unive*s**ade Fede*al do Rio Grande d* S*l
</line>
<line>
Profess*r da Univers*dade FEEVALE
</line>
<line>
E-mai*: dus*n@feevale.br
</line>
<line>
M*ry S*nd*a Gue*ra Ashton
</line>
<line>
*ou*o*a em Comun*caç*o Social pela P*CRS
</line>
<line>
Professora da Universidad* FEEVALE
</line>
<line>
E-mail: m*r*s*a@*ee*ale.b*
</line>
<line>
Ser** Schmidt
</line>
<line>
Doutor e* A*mini*tração pel* UNISINO*
</line>
<line>
*r*fessor da Universidade *EEVAL*
</line>
<line>
E-*ail: serje@**e*ale.*r
</line>
</par><par>
<line>
Endere*o: Alex Jona**n Lassak*ski
</line>
</par><par>
<line>
ERS-*39, 2755 | No*o Ham*urgo, RS - CE* 93525-07*,
</line>
<line>
Edito*-Chefe:
</line>
<line>
Dr.
</line>
<line>
T**ny
</line>
<line>
Kerley
</line>
<line>
*e
</line>
<line>
Alencar
</line>
</par><par>
<line>
Bras*l.
</line>
<line>
Ro*r*gues
</line>
</par><par>
<line>
Endereço: Dusan *c*reiber
</line>
</par><par>
<line>
*RS-239, 2**5 | Novo *amburgo, RS - CEP 93525-0*5,
</line>
<line>
Arti** recebido em 01/03/2024. Últ*ma
</line>
<line>
versã*
</line>
</par><par>
</par>
</page><page>
<par>
<line>
A. J. L*ssa*oski, D. Schreiber, M. S. G. Ashto*, S. Schimidt
</line>
<line>
*98
</line>
</par><par>
<line>
R*SUMO
</line>
</par><par>
<line>
Este *rabalho busca realizar uma ap*eciação f**nte às políticas
</line>
<line>
públicas de c*l**ra
</line>
<line>
*o
</line>
</par><par>
<line>
Municí**o de *ov* H**burgo, tra*ando u* panoram* entre os con*e*tos his*órico-sociais,
</line>
</par><par>
<line>
por meio de
</line>
<line>
*e*s *rocessos po*ítico-administ*a**v*s, * *nstituciona*ização do Sistema
</line>
</par><par>
<line>
*un*cipa* de Cultu*a e a imple*entaçã* de seus componentes e mecanismos. Tem o **jetivo
</line>
<line>
de anali*ar a gestão participativ* e*tabelec*da na rela*ã* e*tre o poder público e a socieda*e
</line>
<line>
civil, a *a*tir da perspectiva d* co-cria*ã* de valor. Para tanto, utili*ou p*squisa exp*or*tória
</line>
<line>
por m*io de revis*o de lit*r*tu**, pes*u*s* *ocumen*al e *n**ise *ual*t*tiva. *ntre *s
</line>
<line>
resultad*s, **i possí*el obs*rvar qu* *s *rocessos c*laborativos demonstram *er caminhos
</line>
<line>
eficazes para o pleno d*senvolvimento dos setores *riativos, a fim de gerar políticas *ultur*is
</line>
<line>
qualificadas.
</line>
<line>
Pala*ras-Chave: *est*o Públ*c*. Polí*icas Culturais. Partic**açã* Social.
</line>
<line>
ABS*RACT
</line>
<line>
This pap*r seeks to make realize out an appraisa* *o public culture p*licies on Municipal*ty on
</line>
</par><par>
<line>
N*vo Hamburgo, traci*g a panorama
</line>
<line>
between the histo*ical-so*ial *ontexts, through its
</line>
</par><par>
<line>
po*itical-*dministra*ive proces*es, th* inst*tutio*alization of the Munic*pal System of Cultu*e
</line>
<line>
a*d implementa*ion of its component* and mechani*ms, in order to a*alyze the part*cipatory
</line>
<line>
manageme** established *n the relatio*ship between public p*w*r and c*v*l society, from the
</line>
<line>
per*pective o* co-creation of val*e. Fo* t**s purpose, it use* explo*atory res*arch th*ough
</line>
</par><par>
<line>
literature
</line>
<line>
revie*, do*u*ent*ry resear*h and qualitativ* an*lysi*. Among the re*ul*s it w*s
</line>
</par><par>
<line>
possib*e t* observe that th* *ollabor**ive processes *e*onstrate t* be e*fe**ive ways for the
</line>
<line>
f*l* development of the creat*ve sectors, i* order to gene*ate qual*fied and im*ut*ble *ultur*l
</line>
<line>
policies.
</line>
<line>
Ke*words: *ublic Management. C*ltur*l P*lic*es. Social Pa*ticipa*ion.
</line>
</par><par>
</page><line>
R*v. *SA, Teresina, *. 2*, n. 9, *r*. 11, p. 1*7-220, set. 2*24
</line>
<line>
www4.fs*net.com.*r/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*estão Participativa e* Políticas *úblicas *e Cultura
</line>
<line>
199
</line>
</par><par>
<line>
1 INTRODU**O
</line>
</par><par>
<line>
A cultura, p*ogressi*amente, vem se transformando
</line>
<line>
num dos *egmentos m*is
</line>
</par><par>
<line>
din**ic*s e representa*ivos da*
</line>
<line>
**onomi*s de dive*sos países, gerand*
</line>
<line>
trab*l*o e riqu*z*.
</line>
</par><par>
<line>
Pa*a al*m dos *ú*eros, a cultura é um importante ve*or para o desen**lvimento social, *endo
</line>
</par><par>
<line>
todo ci*adã* seus d**e*tos cultur*is garant*dos pela Consti*ui*ão Federal, como expresso
</line>
<line>
n*
</line>
</par><par>
<line>
Art. *15 (Bras*l, 1988).
</line>
</par><par>
<line>
Assim, *
</line>
<line>
proposta d**te estu*o é um rec*rte te*ritorial do município de Novo
</line>
</par><par>
<line>
H*mburg*, *ocalizado a *5 km de *o*** A*e*re/RS. *
</line>
<line>
c*dade t*m população *e 25*.75*
</line>
</par><par>
<line>
*essoas (IBG*, 2019) e foi por muitos anos carac*er*za*a por suas indústrias e forte *oder
</line>
</par><par>
<line>
econôm*co,
</line>
<line>
principalmente, a p*r*ir
</line>
<line>
*a pr*dução e exp*rt*ção *a**adista, que lhe *e*deu
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
título de Capit*l Nacional do Calçad*.
</line>
</par><par>
<line>
A p*r*ir da re*açã* do Art. 138, ** Le* O*gânica
</line>
<line>
de N*v* Hamburgo, o municí*io
</line>
</par><par>
<line>
e*****lará
</line>
<line>
at*vidades culturais em s*as múltiplas expressões, apoiando-as d* *orma diret*
</line>
</par><par>
<line>
*/o* interm*diária, c*m o *bje*i** de inc*n*ivar a p**dução, a val*rização a e
</line>
<line>
difusão da
</line>
</par><par>
<line>
*ultura ent** os *a*bur*uenses. Por compro*isso inst*tuci*nal e legal, é **ver do Munic*pio
</line>
<line>
planeja* e executar *olí*ic*s *úb*icas de cultura, **m*ntando a criaç*o, **timula*do a d*fus*o
</line>
</par><par>
<line>
da pro*ução **l*ural e
</line>
<line>
qual**icand* *s agentes culturais, *ara o
</line>
<line>
pl*no *esenvolv*mento da
</line>
</par><par>
<line>
econom*a da
</line>
<line>
cultur*, da manifest*ç*o e *xpr*ssão sim*ólic*
</line>
<line>
e cidadã, cons**e**ndo
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
in*eresse público e o *espei*o à d*versidade *ultur*l.
</line>
<line>
*o c**ário *ocal, a economia vincu*ada * cultura vem se *o*tra*do re**vante, assi*
</line>
<line>
como u* *mpor**nte eixo *o *rr*n*o econômico, como em d*versas cidades. O* *e*ores *e
</line>
</par><par>
<line>
c*mér*io * serviço
</line>
<line>
loc*is
</line>
<line>
- *ri*cipai* res***sáveis p*lo bom dese*pen*o do PIB do
</line>
</par><par>
<line>
Município - apresentam-se favoráveis *arti*ipação e realização de ações *ulturais, pois à
</line>
</par><par>
<line>
estes
</line>
<line>
*êm ampliando e melhor*ndo a eco*omia local,
</line>
<line>
promov*nd* *ortale*i*ento d*s o
</line>
</par><par>
<line>
cade*as produ*iv*s * d*s rel*ções mer*ant*s.
</line>
</par><par>
<line>
*ste e*tudo tem o objeti*o de analisar a *estã* *arti**p*tiv* *stabel*c*da
</line>
<line>
na re*ação
</line>
</par><par>
<line>
entre o
</line>
<line>
pode* pú*lic* e a *ocie*ad*
</line>
<line>
civil, a partir da perspectiva da *o-cr**ç*o de valor. No
</line>
</par><par>
</page><line>
per*u*so metodo**gico, foi utiliza*a a pesquisa *xploratória, co* *bordag*m q*a*itat*va,
</line>
<line>
real*za*d* a colet* de dados empírico*, por mei* *e levan**ment* e pesquisa *o*umental
</line>
<line>
*cerca da le*islação v*ge*te e utili*ou-se a té*nica *e *b*ervação *articipan*e, jun*o ao
</line>
<line>
Conselho Municipal de Pol*tica Cultur*l e * Sec*eta*ia Munici*al da C*ltur* de Novo
</line>
<line>
Hamburgo.
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina P*, v. *1, n. 9, art. 11, p. 19*-220, set. 2024 www4.*sanet.**m.br/r*vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. J. Lassak*ski, *. Schre**er, M. S. G. Ashton, S. Sch*mid*
</line>
<line>
200
</line>
</par><par>
<line>
Est* *rtigo está e*truturado *m partes, a sabe*: i*icialmente, * apr*s**tada a re*isão de
</line>
<line>
literatur* para a sust*ntaç*o d*s te*mos de referê*cia **m ba*e em autores con*agrado* com
</line>
<line>
p*blica*õ** nesta temática, seguido da metodologia ado*ada e, na se*uência, d*mons*ram-se
</line>
<line>
os r*s*lta*os decorr*ntes da *ná*ise d** dad*s coletados *ue ta*bé* *ubsid*a*am a redaç*o
</line>
<line>
d*s considerações finais.
</line>
<line>
2 REFERENCIAL TEÓRIC*
</line>
<line>
*.1 *nstituci*n*liza*ão das políticas pú*licas de cult*ra
</line>
<line>
As *o*íti**s *úblicas vêm gan**nd* destaque, **n*o n* q*e diz res*eit* a* inc*ntiv* e
</line>
<line>
financ*ament* de ações e projetos cu*turais, à produ*ão, fruiç*o, qualificaç*o e formaç*o na
</line>
</par><par>
<line>
área, *uanto n*
</line>
<line>
*onstrução e for*ula*ão partici*ativa e democrát*ca de estrat*gias
</line>
<line>
a
</line>
<line>
**rem
</line>
</par><par>
<line>
implementadas a médio e longo prazo, e também em apoi* * marc*s in*tit*cionais que
</line>
<line>
garantam à cultu*a um pa*el de protagonismo frente ao desenv*lvi*en*o so*ial * econômi*o
</line>
<line>
das cidades, dos **tado* * *o país.
</line>
<line>
C*mo assegurad* *el* Constituiç*o Federal, to*o cidadão tem se*s direitos cult*rais
</line>
</par><par>
<line>
garan*idos
</line>
<line>
(*rasil, 1988). Os d*reitos cu*tur*is devem gar*ntir aos in*ivíduos e às
</line>
</par><par>
<line>
col*tividad*s o d*reito à criação, frui*ão, à dif*sã* *e b*ns à
</line>
<line>
cul*ur*is,
</line>
<line>
além do dir*ito
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
memória e à partici**ção nas decisões das *ol*ticas culturais.
</line>
</par><par>
<line>
Há apen*s algu*as décad*s, a* políticas cul*ur*is passam a ser objeto de estudo e
</line>
</par><par>
<line>
*rátic* no B*a*il. As
</line>
<line>
**lític*s *úb*icas result** de um processo de cont*nu* relação entre
</line>
</par><par>
<line>
Estado * s*ciedade civil, partíc**e* n* identifi**ção
</line>
<line>
de *roblemas em di*er*ntes
</line>
<line>
âmb*tos de
</line>
</par><par>
<line>
nece*sida*es
</line>
<line>
da sociedade, na formulação de soluções, metas
</line>
<line>
e estra*ég*as a
</line>
<line>
s*rem
</line>
</par><par>
<line>
im*l*mentada* e e*ecutadas visando * resolu**o destes problem*s. *lém di*so, mostra-se
</line>
<line>
f*ndamental * adoçã* de práti*as de monitoramen*o e a*a*ia*ão, para que s* p*ssa mens*rar
</line>
<line>
os impactos, benef*cios ou insuficiências *es*lta*te* das ações i*plementa*as.
</line>
<line>
Pa*a a plena efetivação d*s di*eitos culturais e p*ra *otencial*za* um sistema cultural
</line>
</par><par>
<line>
conte*porân*o híbrido, há a necessidade de e
</line>
<line>
uma e*etiva partici*a*ão *ocial, a fim
</line>
<line>
de s e
</line>
</par><par>
<line>
a*pl*ar o diálo*o p*ra se conhecer * reco**e**r os processos existentes, v*lorizando as aç*es
</line>
<line>
desenvolvidas e fomentando * su*gimento *e novos e perenes mecanismos ins*itucio*ais,
</line>
<line>
*onside**ndo * diversi*a*e e plur*li*ade *e públicos * agente*, n*ma *oci*dade complexa e
</line>
</par><par>
<line>
h*terogênea. Para *elho e Castro (1978,
</line>
<line>
p. 5), "toda d*s*uss*o sobre *
</line>
<line>
con*eito
</line>
<line>
*e
</line>
<line>
cultur*
</line>
</par><par>
</page><line>
assume n*v*s dimensões quando é contextual*za*a *o qu* se chama de soci*dade complex*
</line>
<line>
Re*. F*A, T*res*na, v. **, n. 9, *rt. 11, p. 197-*20, s*t. 2024 www4.fsanet.c*m.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Gestão Part**ipativa e* Políticas Púb*ica* ** Cultura
</line>
<line>
*01
</line>
</par><par>
<line>
*/ou
</line>
<line>
heterogênea." A
</line>
<line>
no*ão de co*plexidade *stá *iga*a à *ivisão *ocia* do trabalho mais
</line>
</par><par>
<line>
e*pecializada, mais se*mentad* na soc*edade urbana industr*al contemporânea, com
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
forma*ão de uma r*de de instituiçõe* diversifica*as, m*is o* men*s ligadas d**tro de um
</line>
<line>
siste*a, mas com fronteiras dis*erníveis.
</line>
<line>
E**a re*lexão re*orça a idei* de *ue é ess*ncial c*nhecer os diferente* aspectos da vid*
</line>
<line>
cultu*a* *as *ida*es. A f**mação de redes de *rti**lação entre gestores e agentes cultu*ais
</line>
<line>
pode facilitar * elaboração, *lanejamen*o e execução d* a*ões, progr*mas e **ojeto* c*ltura*s
</line>
</par><par>
<line>
que contemplem
</line>
<line>
com mai*r *d**** as di*erentes manifesta*ões e li*gu*gens culturais,
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
</par>
<par>
</par>
<par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresi*a PI, v. 21, n. *, art. 1*, p. *97-220, se*. 2024
</line>
<line>
w*w4.f*anet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. J. L*s*ak*ski, D. Schr*iber, *. S. G. Ash*on, S. Schimidt
</line>
<line>
202
</line>
</par><par>
<line>
cultura. * ar*. 216 da Carta *a*na, po* sua vez, *bo*da a *esponsabilidade d* Estado na
</line>
<line>
proteçã* do patrimônio *ultural brasile*ro.
</line>
<line>
SECRETARIA *S*ECIAL: Em 15 de ma*ço de 1990, o M*nis*ério da Cul*ura é
</line>
<line>
**ansformado em uma Secret*ria Especi*l vinc**ada à *residência da *epública. Em 12
</line>
</par><par>
</par>
<par>
</page><line>
*ev. F**, Teresi*a, v. 21, n. 9, art. 11, p. 197-22*, set. 2024
</line>
<line>
www4.fsanet.com.*r/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Gestã* Par*icipat*va em Políticas *ú**icas de Cult*ra
</line>
<line>
203
</line>
</par><par>
<line>
3° CONFERÊNCIA N*CIONAL DE CULTURA: Em dezembro de 2013, foi realiza*a *
</line>
<line>
3ª Conferência *acional de Cu**u*a c*m o te** central: "Uma Política *e E*tado para a
</line>
<line>
Cultura: Desafi*s do S*stema Nacio*al de Cu*t*ra". Ao todo, 450 mil pessoas
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
Fonte: Desenv**vido a partir dos d*dos disponíveis *a Plataforma *istema *ac*onal de Cult*ra, Br*sil, 2020.
</line>
<line>
Inúmero* sã* os desafios e dificuldades e*frenta*os pelas políticas públicas de cultura,
</line>
</par><par>
<line>
princ*pa*me*te na gestão dos processos para a efetivaçã* dessas pol*ticas, c**ência
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
qualificação téc*ic* dos agentes pú*l*cos r*sp*nsáveis p*la
</line>
<line>
oper*cionalizaçã* d* sistema,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
**comp*eensão da s*ciedade ci*i* e do po*er p*blico sobre a imp*rtância do* seus papéis *a
</line>
<line>
co*strução coletiva e colaborativa, na mobi*iza*ão e no engajamento para a concepção de
</line>
<line>
polít*cas cultu*a*s legíti*a* e coeren*es.
</line>
<line>
A partir da *riação do S**tema Nac*o*al de *ultura (2013), s* estabelece u* novo
</line>
<line>
mar*o para as políticas pública* de cultura, estimu*and* qu* os entes federados
</line>
<line>
(e*tados/m*ni*íp*os) *ntegrem esse Sistema e inici*m * el*boração *e seus Sistemas de
</line>
<line>
Cult*ra, s*gui*d*-se três etapa*: ad*são, inst*tucion**ização e *m*lementação.
</line>
<line>
*egundo informações d**poníveis no *ortal do Siste*a Naci*nal *e Cultura (Brasil,
</line>
</par><par>
<line>
2020), a ade*ã*, como p*ime*ra etapa de int*gra*ão ao SNC, é rea*izada * *art*r
</line>
<line>
**
</line>
</par><par>
</page><line>
*anif*sta*ã* de in*eresse do ente fed*rado e* ser parte integrante atuante do Sistema e
</line>
<line>
Na*iona*, re*ultando na form*lizaçã* de Acor*os d* Co*peração Federativa. *om o ac*rdo
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina PI, v. 21, n. 9, art. 11, p. 197-*20, set. 2024 www4.fsanet.com.br/re*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. *. Lassakoski, D. Schreiber, M. S. G. Ash*on, S. Schimidt
</line>
<line>
204
</line>
</par><par>
<line>
firmado e publicado no Diário Ofic*al da União, est*dos e m*nic*pios **ic*am a **nstruçã* de
</line>
<line>
seus pl*nos de trabalho que preveem a institucionalização e impl*mentação dos **mpon*ntes
</line>
<line>
que integ*am os sistemas.
</line>
<line>
A institucionaliz*ção é a **gunda etap* do pr*cesso, **ando *ão elaboradas as
</line>
<line>
le*islações do S*stema Municipal/Estadual de C***ura e das dem**s normativas referentes a*s
</line>
<line>
*eus co*ponente*, co*o: conselho de política c*ltural, plano de cultura, fundo de c*ltura, etc.
</line>
</par><par>
<line>
*ssa e**pa exige uma amp*a discussão, garantindo efetiva *articipaç*o da sociedade civi*, a
</line>
<line>
num processo c*la**rativo e de con*trução conjunta, abra*gendo * dive*sidad* dos agentes
</line>
</par><par>
<line>
envolvidos, * c*mplexidade e os desaf*os dos demais setores da socie*ad*
</line>
<line>
e
</line>
<line>
as
</line>
</par><par>
<line>
especif*cidade* de cada território.
</line>
</par><par>
<line>
A *er**ira etapa *o p*ocesso é a i*pleme*tação, momento em que os com*o*en*es dos
</line>
</par><par>
<line>
*is*emas são col*cados em
</line>
<line>
prática. P**a qu*
</line>
<line>
e*tes sistem*s po*suam
</line>
<line>
conexõ*s sistêmicas
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
qualif*caç*o da gestão pú*lica d* c*ltura, a inter-relação *ntr* os componentes é fundamental.
</line>
<line>
*.2 Coc*ia*ão de Val*r por Meio de *estão Partici*at*va
</line>
<line>
A *articipaç*o s*c*al e a *escentralização dos podere* sã* est*bele*i*as pela
</line>
<line>
*onstituiçã* Federal d* 1988, num *a*co legal qu* * partir do proc*sso de redemocrati*ação
</line>
</par><par>
<line>
facul*a no**s formas de
</line>
<line>
promover a rel*ção entr* * Poder Púb*i*o e * socied*d*
</line>
<line>
civ*l, por
</line>
</par><par>
<line>
meio de nov*s estruturas de gestão pública, visand* ao e*tímulo à igualdade soc*** e
</line>
<line>
ao
</line>
</par><par>
<line>
*esen*olvimento do pa*s (*ND*ADE, 2006).
</line>
</par><par>
<line>
Diversos conselhos eram formados a p*r*ir de indicações diretas do *oder públic*, ou
</line>
</par><par>
<line>
me*mo a
</line>
<line>
*artir da intermediação c*m órgã*s ou e*tidades *epres*ntativas. N*sse **ríod*,
</line>
</par><par>
<line>
com a au*ê*ci* d* insti*uiçõ*s gov*rnamentais responsáv**s
</line>
<line>
pela *e*tão cultural, *m âmbito
</line>
</par><par>
<line>
*ederal,
</line>
<line>
esta*ual
</line>
<line>
ou muni*ipal, os poderes públicos
</line>
<line>
c*mpõem s*us
</line>
<line>
c*nselhos
</line>
<line>
*om
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
pa*ti*ipação de *ntelectuais e a*tistas vinculados a e*tas e*tidade*, e que muitas vez*s acabam
</line>
<line>
assumindo atrib*ições d* *estã* dir*ta de ações, progr**as ou instituições culturais.
</line>
<line>
A* se pen*a* numa gestão participat**a, pode-se perc*ber nestes últimos períodos uma
</line>
</par><par>
<line>
represent*tividade f**gil, uma vez
</line>
<line>
que *s
</line>
<line>
d**andas
</line>
<line>
do setor er*m discutidas p*r *m g*up*
</line>
</par><par>
<line>
*el*to de *ess*as, n*m ambie*te em **e havia in*e*es*es pessoais e p*of*ssi*nais envolvi*os
</line>
<line>
nas deliberações, além *isso, mesmo a*ós as d*scussões e v*t*ções, po*eria haver vetos p*l*
</line>
</par><par>
<line>
gestor da
</line>
<line>
pasta, mant*n*o-se o ex*rcício de *ontrole d* gove**o (Le*s M*nic*p**s de Novo
</line>
</par><par>
<line>
Hamburgo, *983).
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresi*a, v. 21, n. 9, art. 11, *. 197-220, *et. 2024
</line>
<line>
www*.*sanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Gestã* Part*cipa*iva em *olít*cas Públicas de Cul*u*a
</line>
<line>
205
</line>
</par><par>
<line>
As mudan**s advindas * pa*tir da instit*içã* d* Sis**ma Nac*onal de Cultura,
</line>
<line>
promovem inovaç*es instituci*nais p*l*t*cas com novas vi*ões **en*e à participação social no
</line>
<line>
desen*olvimento das po*íticas pública* *e cult*ra. Um exempl* sã* as novas orien*açõe* para
</line>
<line>
a c*iação ou reestru*ur*ção dos consel*os, qu* *ass*m a ter ca*áter deli*erat**o, co*sultivo,
</line>
<line>
normat*vo e fiscaliza**r, numa comp*sição paritária entre o Poder *úblic* e a *ocie*ade civil.
</line>
</par><par>
<line>
C*nso*nte Rubim (20*0) destaca qu* seu nascimento, ev*lução, at*ibuiç*es, **mposição
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
reivi*di**ções *uardam íntima
</line>
<line>
**nexão com o ce*ário democratizante. *ara Le*tão (2009,
</line>
</par><par>
<line>
*.46):
</line>
</par><par>
<line>
[...] vale lemb*ar que o gr*nde desaf*o das políti*as pú*li*as de *ultura * de é
</line>
<line>
**ten*e* o c*nceito de *ida*ania. Conside*amos que cidadania cultural teria
</line>
<line>
funda*enta*mente duas vocações: afirmar o* dir***os e deveres d*s indivíduos face
</line>
<line>
às suas culturas e às demais culturas; dete*minar os dir*itos * deve*e* de *ma
</line>
</par><par>
<line>
comunidade *ultural
</line>
<line>
fr*nte às **mais c*munid*des c*lturais. Nesse sentido, só s*
</line>
</par><par>
<line>
pode
</line>
<line>
*onstrui* *ma política cultural *uand* é garantid* a l*vre expressão de
</line>
</par><par>
<line>
indi*íduos e comun*dad*s, ass*m como os meios par* q*e estes estabeleçam
</line>
<line>
o*jeti*os, elejam va*ores, definam **ioridades, controlando, en**m, os *ecursos
</line>
<line>
di*pon*veis par* alcançar s*us objetivos, a *a*tir de s*as *renças e valor*s.
</line>
<line>
Ne*se *o*te*to, a divers*dade e plu*al*dad* de age*te* q*e compõem as instâncias de
</line>
</par><par>
<line>
articulaç*o e **ctu*ç*o das políticas c*lturais d* cultur* possibilita o compartilhamento
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
conheci*entos e experiênci*s, estimula uma vis*o ampla fre*t* aos *e*afios do setor c**tur*l,
</line>
<line>
b*m co*o promove a ap*oxi*ação de **hares d**n*e das demandas e necessidades de cada
</line>
</par><par>
<line>
segmento, além d* *ossibilit*r for*ação de *edes de colabo*ação entr* os *gen**s. As a
</line>
</par><par>
<line>
pol*ticas nã*
</line>
<line>
*mpõem
</line>
<line>
uma ordem em uma
</line>
<line>
cena cu*tural cada vez mai* polarizada e
</line>
</par><par>
<line>
hetero*êne*, m*s define* campos de intervenção e prior**a*es púb*icas * *eram cont*xtos *e
</line>
</par><par>
<line>
conversa
</line>
<line>
enri***ci*a.
</line>
<line>
Há
</line>
<line>
pro*ed*mento*
</line>
<line>
de
</line>
<line>
formação
</line>
<line>
da*
</line>
<line>
polí**cas
</line>
<line>
cult*rais.
</line>
</par><par>
<line>
Tradicio*alm**te, v*e*am d* autoridades e grupos culturais d* pod*r (e*it*s cultu**i*), *e*ois
</line>
</par><par>
<line>
se incorpora*am os especialis*a* *, *o*c* a pouco, *s grupo* culturais,
</line>
<line>
princip*lmente
</line>
<line>
por
</line>
</par><par>
<line>
me*o d*s Conselhos de Cultura. "Cada um de*ses grupos introduz *ma nuance difer*n*e n*s
</line>
<line>
políticas c*lturais e sua part*cipação é, ai*da hoj*, motivo de **bate." (REY, 2018, p. *4).
</line>
</par><par>
<line>
*esmo *om d*versos ava**o* e conquista* em relação
</line>
<line>
* rep*e*en*atividad*
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
partic*pação so*ia*, ainda se pode *dentifi*ar,
</line>
<line>
e*rai*adas em a*gumas práticas política*,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
</page><line>
conveniê*cia resultan*e d* longos *omentos de açõ*s gove*namen*ai* pa*ernal*stas, ass**
</line>
<line>
como a ex*ressão de in*ividualidades e intere*se* pessoai*, em um c*ntext* que *ontrasta
</line>
<line>
*om a *tual forma*açã* das p*l*tic*s **bl*cas d* c**tur*. Canclini (**78, *. 26) discorre que a
</line>
<line>
pol*t*ca cultu**l é:
</line>
<line>
Rev. *SA, Ter**ina PI, v. 21, n. 9, art. 11, p. 1*7-220, set. 20*4 www4.fsan*t.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. J. La**akoski, D. Schreiber, M. S. G. Ashton, S. Schi*id*
</line>
<line>
*06
</line>
</par><par>
<line>
El conjunto d* inter*encione* realizadas *or el estados, las institu**i*nes civil*s
</line>
<line>
y
</line>
</par><par>
<line>
los grupos *omunitarios o*ganiz*dos a fin de orientar *l desar*o*lo s*mbólico,
</line>
<line>
atisfacer las n*ces*dade* cultura*es de *a po*laci*n y obtener conse*so para un tipo
</line>
<line>
*e ord*n o transform*c*ón s*cial. Pero est* ma*era necesita se* ampli**a **niendo
</line>
<line>
en cuenta el *arácter transnac*onal *e los *rocesos simbólicos y m*teri*les en la
</line>
<line>
actualidad.
</line>
<line>
O c*mpartilhamento *e *ontos de vi*ta, a *xposi*ão d* demanda* setoriai*, a
</line>
<line>
participação e o *apel decisivo nas defin*ções *os rumos da polít*ca cultural da cidad*
</line>
<line>
proporcion*m *orizon*alid*de na ges*ão cul*ural e a cocri*ção de s*gnifica*os simbólicos. O
</line>
</par><par>
<line>
di*logo * a inte*ação dos agentes *rente aos prob**mas
</line>
<line>
apresentados *ão significativos,
</line>
</par><par>
<line>
est*mula* o su*gimento de soluções criativas e inovadoras, mesmo em um ambiente
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
dificu*dades or*a*entárias, divergências,
</line>
<line>
*mp*sições * oposiç*es,
</line>
<line>
num *o*fronto ** ideias
</line>
</par><par>
<line>
onde a *egociaçã* g*nha "cont*rnos interdis*iplinares, exigindo um **ál*go *berto
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
permeá**l para apropri*ção e co*tam*nação d* perspectivas" (MOREIRA, JA*DIM;
</line>
<line>
*IVIA*I, *011, p. *3).
</line>
</par><par>
<line>
*al* ressaltar que n*
</line>
<line>
luta pelos escassos recu**os *inanceir*s surg*m re*ações de
</line>
</par><par>
<line>
cumpl*cidad* setori*l, co* o obj*tivo comum d* "ob*enção
</line>
<line>
de u* mo*tante - o m*ior
</line>
</par><par>
<line>
poss*vel - de *ecu*sos para a su* res*ecti*a *rea política." (FREY, 2000, p. 222). Est* é um
</line>
</par><par>
<line>
exemplo de atuaçã* do C*PC que propõe d*fine as diretrizes orçame*tá*ias do Fundo e
</line>
<line>
Municip*l Pró-Cultura (FUNCU*TURA). Desde 2014, o F*n*o vem sendo a p*in*ipal fonte
</line>
<line>
de *ec*rsos do Siste*a *un*cip*l ** Fi*anciam*nto à *ultura, aplicando os recursos
</line>
<line>
*in*nceiros e* pr*jetos e ações cultu***s, **r mei* d* editai* pú*licos, *ujos *bjetivos, met**,
</line>
<line>
va*or** di*ponibilizad*s e de*ai* diret*izes, como indicação, *valiação * referendamen*o de
</line>
</par><par>
<line>
sugestão de av*liadore* dos
</line>
<line>
*roj*tos, são amplamente discutidos e aprov*dos
</line>
<line>
pelos
</line>
</par><par>
<line>
conselheiros. Em parti*ular, *e*taca-se que a *rescen*e dema*da po* mais parti**pação social
</line>
<line>
na const*ução de políti*as públi*as e por qualidade n*s serviços públicos, as quais *mergem
</line>
</par><par>
<line>
r*c*r*entemente *m me*o a re*trições de n*tureza fi*c*l e da necessidade *e
</line>
<line>
busca por ma*s
</line>
</par><par>
<line>
conf*ança e legitimi*ade po* pa*t* do* gov**n**, tendem a
</line>
<line>
pressi*nar por inovaçõ*s. "Em
</line>
</par><par>
<line>
mui*os casos, * i**vação se tornou um impera*ivo e não uma mera opção." (C*VALCA*TE,
</line>
<line>
*t all, 2017, p. 18).
</line>
</par><par>
<line>
A
</line>
<line>
institucionalização e a
</line>
<line>
implementação da
</line>
<line>
*e*tão parti*ipa*iva *ão ino*a*õe* que
</line>
</par><par>
<line>
alt*ram as regras do jogo pol*tic*. São
</line>
<line>
e**mplos as in*ciat*vas *olt*das a "aumentar
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
participação da so*i*dade no processo decisório, *omo o orçame*to parti*i**tivo o* a cri*ção
</line>
<line>
de conselhos de*iber**ivos de p***ticas públi*as." (C*VALCANTE, et *l, 2017, p. 17).
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Te*esina, v. 21, n. 9, art. 11, p. 197-22*, set. 2024
</line>
<line>
www4.fsane*.c*m.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Gestão Parti*ipativa em Polí*icas *úbl*cas de C*ltura
</line>
<line>
207
</line>
</par><par>
<line>
Vale r*ssaltar que a mudança de pa**d*g*a* na administ*ação ***lica, *rincipa*mente,
</line>
</par><par>
<line>
a *artir *o
</line>
<line>
pro*esso *e *ede*ocr*tização, no
</line>
<line>
surgimento da gestão pa**icipativa, desenvolve
</line>
</par><par>
<line>
um **biente de colaboração e possível cocriação de valor, uma ve* q*e es*imula e promove
</line>
</par><par>
<line>
uma alta quali*ade dos
</line>
<line>
proc*ssos *ntera*iv**, assumi*do o pape* de u* age*te ativo na
</line>
</par><par>
<line>
*ro*osição, elabor**ão, definição e e*ecução de
</line>
<line>
políticas públicas (ED*ARDSSON;
</line>
</par><par>
<line>
T*ONVOLL; GRUBER, 2011).
</line>
</par><par>
<line>
Var*o e Lu*c*
</line>
<line>
(**04) demonstram as mu*anças de
</line>
<line>
*ensamen*o, de uma vi*ão
</line>
</par><par>
<line>
*entrada *o pro*uto, tangível e e*tático, com transações d*scret*s e recu*so* de *peraç*o, com
</line>
</par><par>
<line>
*
</line>
<line>
objet*vo de produzir um *feito, evol*i*do para uma nova lóg**a dominante, centrada em
</line>
</par><par>
<line>
serviços, con**itu*ndo a vanta*em **mpetitiva a p*rtir do **namismo das relações, seja *o* *
</line>
</par><par>
<line>
mercado, f*rnecedor*s, concorre*t*s, seja com consumidores, por meio do pro*esso
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
interatividade, t*oca d* habilid***s e co*hecimentos, por meio de cocri*ção de *alor.
</line>
</par><par>
<line>
Pode-se relacionar esta teoria *om a prática da gestão *ública q** passa a não somente
</line>
<line>
e*ecutar iso*ad*mente ações, programas e projetos ou ap*n** disponi*ilizar *e** e pr*dutos
</line>
<line>
cult*rais * sociedade em antigas prátic*s govern*me**ai*, que nã* reconheciam, nem
</line>
<line>
valorizava* o conhecim**to * as cultu*as populares, p*r exem*lo.
</line>
<line>
*a perspec*i*a da cocri*ç*o, *argo e Lusc* (2004) diferenciam a lóg**a do*inante
</line>
</par><par>
<line>
tradicional cen*ra*a
</line>
<line>
em bens, da **g*ca
</line>
<line>
d**i*ante *mer*ente, c*n*rada em serviços, o
</line>
<line>
que
</line>
</par><par>
<line>
t*mbém ocorr* com * i*plementa*ão do* Sistemas de *ultura, cu*os processo* pa*sam a ser
</line>
<line>
visualizados e val*rizados. **rgo e Lusch (200*) u*ilizam oito premissas *undamen**is para
</line>
<line>
ajudar a *ntender essa nova lógica dominant*, as FPs: FP1: *s habi**dades e o *onheci*ento
</line>
</par><par>
<line>
*ã* * unidade fundame*tal d* tro*a; FP*: O intercâmb*o
</line>
<line>
*n*ireto mascara a uni*ade
</line>
</par><par>
<line>
fu**a*ental de
</line>
<line>
troca; FP3: Os bens são mecanismos de distrib*ição para p*est*ção
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
serviços; *P*: O co**ec*m*nto é a *onte fundamental da vanta*em competitiva; FP5: Todas
</line>
<line>
as Eco*omias *ão econom*a* *e *er*i*o*; FP6: O Cliente é sempre um **-pro*utor; F*7: A
</line>
</par><par>
<line>
empre*a só pode
</line>
<line>
fa*er prop*siçõe* de valor e FP8: S*gundo Gentile, Spiller e N*ci (2007),
</line>
</par><par>
<line>
u*a visã* centrada no servi*o é inerentem*nte or*e*tada p*ra o ***ente relacion*l.
</line>
</par><par>
<line>
Para Grönr*os (2011), ess*s premissas auxilia*
</line>
<line>
na compr*ensão do* benefícios
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
vis*o centrada em serviços, q*e al*m de economiz*r com *ustos ope*ac*on*is * de marketing,
</line>
</par><par>
<line>
passa a atende* as
</line>
<line>
nece*sidades do* consumi*ores, envolv*ndo-os
</line>
<line>
na
</line>
<line>
coc*iação de valor,
</line>
</par><par>
<line>
expandi*do relações, uti*izan*o-se das com*etências, con*ecime*tos e *abilidade*, *orman*o
</line>
<line>
uma rede d* recurso* e g**ando op*rtunida*es para um* vantagem compe**tiva, assim como
</line>
<line>
enco**ramos na participação social na* polí*icas cu*turais, q*e també* pr**iciam *mportantes
</line>
</par><par>
<line>
i*o*aç*es ** gestão pública. As tra*sf*rmações *corrida* nas polít*cas públi*as
</line>
<line>
em geral
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina PI, v. 21, n. 9, art. 11, *. 197-220, s**. 2024 www4.fsanet.c*m.b*/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. J. *assakos*i, D. Schr*iber, *. S. G. Ashton, S. Schi*idt
</line>
<line>
**8
</line>
</par><par>
<line>
evi*enc*am * nece**idade de nos adaptarm** às novas práticas soci*is e econô*icas **
</line>
<line>
cont*mporan**dad*, tendo efetivamente um olh** da sociedade/pod*r pú*lic* par* a
</line>
<line>
sociedade/poder público.
</line>
<line>
Prahalad * Ramaswamy (**04); Payne, Sto*backa * *ro* (20**) *estacam qu* a
</line>
</par><par>
<line>
mu*ança
</line>
<line>
principal dec*r*eu da transformação ** pap*l do c**sumid*r que pa*s* de
</line>
<line>
isolado
</line>
</par><par>
<line>
para conectado, d* *esi*formado para informado, de passivo
</line>
<line>
**ra *ti*o. O imp*cto
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
c*ns**idor cone*ta*o, in*ormad* e a*ivo manif*s*a-se de *ária* maneiras. Este* *rgumento*
</line>
</par><par>
<line>
facilment* podem ser c*nsiderados n* esfera
</line>
<line>
*ública, pois ho*e
</line>
<line>
o *ida*ão dispõe de
</line>
</par><par>
<line>
ferrament*s de control* *ocial, que lhe p***item acompanhar a
</line>
<line>
q*alquer m*mento
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
andame**o dos serv*ç*s * d*s gasto* p*blicos, *o*o a Lei *eder*l Nº 12.527/2011, con*eci**
</line>
<line>
como L*i de Acesso à I*formação (LAI), que regulamenta * direito, previsto na Con*ti*uição,
</line>
</par><par>
<line>
de qualquer pe*soa
</line>
<line>
soli**tar e **ceber dos órg*os e entid*des *úblico*, de
</line>
<line>
todos os en*es
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
*oder**, i*formaçõ*s pú*lica* por eles produ*idas ou custodiadas.
</line>
<line>
Por mais *ue s* tenh*m mecan*smos e canais in*titucion*is, que *ermitem o
</line>
<line>
a*ompanhame**o e *e*ific*ção das aç*e* da g*stão *ública n* c*mprim*nto *as políticas
</line>
<line>
públicas, *ossibil*tando a avaliação d* objetivo*, p*ocessos e result**os, a* nov*s tecnolog*as,
</line>
<line>
c*mo as r*des sociais, ofer*cem informações cada vez mais r*veladoras aos ges*ores,
</line>
</par><par>
<line>
exteriorizando inquietações, necessidade*, ques*ioname*tos, reivindi*aç*es, sugestões
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
atit*des do* cidadãos, tornando-se t**bém u* canal informal *e aproximação * c*munica*ão
</line>
</par><par>
<line>
entre a socieda*e e a *dministração
</line>
<line>
púb*ica, por *eio de seus agentes,
</line>
<line>
dirigentes
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
re*resentantes
</line>
<line>
***íticos. Ar*ado* com novas fe*ramentas e insatisf*i**s com as *scolh**
</line>
</par><par>
<line>
disponí*eis, os con*umid**es f*zem quest*o d* *nteragir com as empre*as e a*sim cocriar
</line>
<line>
valor (PRA*ALAD; RAM*SWAMY, 2*04).
</line>
<line>
S*gundo Vargo e Lusch (2**8), a *xperiência da cocriação não é um processo linear
</line>
<line>
nem, tampouco, co*stante, pois ca*a indivíduo, cada conte*to, cada pol*tica ou governo
</line>
</par><par>
<line>
*ent*m e *roporciona* uma experiência diferente. Assim, a gestão públ*ca
</line>
<line>
deve
</line>
<line>
estar
</line>
</par><par>
<line>
preparada
</line>
<line>
para esta d**ersidade. Ao fa**lta* * co*riação *e valor no ambien*e p*blic*,
</line>
<line>
*s
</line>
</par><par>
<line>
d*vergência* e
</line>
<line>
conver**ncia* de v*s*e* são *er*ebida*, co*p*eendi*as e democraticamente
</line>
</par><par>
<line>
debatidas, *ropiciando *ue novo* processos s*jam capaz*s de gerar
</line>
<line>
vantagens
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
possib*li*ades, tanto par* os s*gme*t*s c**turais c*mo *ara o dese*volvim*nto - huma*o,
</line>
<line>
social e eco*ômico da *idade.
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. F*A, Teresina, v. 2*, n. 9, art. 11, p. 197-22*, set. 20**
</line>
<line>
www4.fsane*.com.br/r*vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Gestão Participati*a *m *olític*s Pública* de Cultura
</line>
<line>
209
</line>
</par><par>
<line>
3 PER**RS* METOD*LÓ*I*O
</line>
</par><par>
<line>
Para o desenvol*im*nto de**e est*do, *oi util*zada a pesqu*sa e**loratória, para
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
r*visão e atual*zaçã* dos **nceitos dos *ermos ch*v* da *esquisa, * sa*e*: políti*as cultu*ais,
</line>
</par><par>
<line>
ges*ão
</line>
<line>
p*blica,
</line>
<line>
g*stão participativa e cocriação. P*ra P*odanov e Fr*itas (*01*), a *esquis*
</line>
</par><par>
<line>
e*pl*rató*ia, uti*izando-se das pesquisas bibliográficas e estudos de caso,
</line>
<line>
pr*p*rcion* maior
</line>
</par><par>
<line>
co*preensão e a *usca de i*formações frente ao assunto d* *nvesti*ação.
</line>
</par><par>
<line>
Al*m disso, uti***o*-se de le*antamento d*cumen*al a partir da l*gislação *igente. Os
</line>
<line>
documentos *onstitue* f*nte rica e estável de dado* e subsiste* ao lo*go do tempo, sendo a
</line>
</par><par>
<line>
mais im*orta*te f*nt* de dados em qualquer pesquisa de natureza *istóric*. *
</line>
<line>
pe*quisa
</line>
</par><par>
<line>
documenta* propo*ciona melh*r visã* d* problema
</line>
<line>
de pesqui*a (PRO*ANOV; FRE*TAS;
</line>
</par><par>
<line>
2*13).
</line>
</par><par>
<line>
O *evantamento d**ume*ta* foi *ealiz*do po* me*o de *onsu*tas à legislação refe**nte
</line>
</par><par>
<line>
aos Sistemas Naci*nal e M*nici*al de
</line>
<line>
Cultu**, buscand* ver*f**ar os *ecanismo* d*
</line>
</par><par>
<line>
a**icula*ão, pa**uaç*o da* políticas cultu*ais e
</line>
<line>
part*cipaçã* s*cial; as *rev*sões
</line>
</par><par>
<line>
con*t*tucionais r**ativas ao* d*re*tos *ulturais dos cidadãos brasi*e*ro*; as *egisl*ções loc*is,
</line>
<line>
n* âmbito do Municí*io de Nov* Hamburg* que demonstr*m as c*ra*terísticas e est*uturação
</line>
<line>
da gestã* *úbl*ca municipal da cultura; dad*s, i**orma*ões e indicadores econôm*cos * *iscais
</line>
<line>
do setor cu*tural local.
</line>
<line>
A col*ta de dados foi *ealizada p*r meio *e obse**ação part*cipante que, de a*ord*
</line>
<line>
com Proda*ov e **eit** (2013, p. 58), "consiste *a parti*ipa*ão real d* conhe*i*ento na ****
</line>
<line>
da comunidade, *o grupo o* de um* s*tuação **termi*ada."
</line>
<line>
Nest* pesquisa, a observação ocorreu junto à Sec*etaria *uni*ip** d* Cultura de Novo
</line>
</par><par>
<line>
Ham*u*go ao Conselho Municipal de Política Cultural, na qual os pesquisadore* auto*e* e
</line>
</par><par>
<line>
*artici**m, *ossibil*ta*do * c*l*ta de infor*ações e dados a respeito
</line>
<line>
das estratégias
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
imple*entaçã* d* políticas culturais, pl*nejamento e
</line>
<line>
e*ecu**o *rçamentár*a da *ecult/NH.
</line>
</par><par>
<line>
Para **odan*v
</line>
<line>
* Freitas (2013), a ob**r*a*ão pa*ticipante permit* oport*nidades
</line>
<line>
para
</line>
</par><par>
<line>
*nfo*mação ma*s segur* que o uso de *nforma*tes sele*ionados ou inquirição direta.
</line>
<line>
* abor*agem qualita*i** para a *nálise dos dados *oletados se d*u a partir de Bardin
</line>
<line>
(2011, p. *45), b*seada na "elabora*ão d*s d*duções e*pecíficas sobr* um aconte*im*nto *u
</line>
</par><par>
<line>
uma vari*ve* de *nferência
</line>
<line>
precisa, e nã* em
</line>
<line>
i*ferê*cias ge*a*s." A abordagem qualitativa
</line>
</par><par>
<line>
*present* um *iés m*i* intuitivo, male*vel e adap*ável a context*s imp*evisíveis, como as
</line>
</par><par>
<line>
co*stantes mudan*as que ocorr*m no dec*rrer da pesquisa, *este ca*o, dev*do a fato*es
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. F*A, Teresina PI, *. **, n. 9, art. 11, p. 19*-220, se*. 2024
</line>
<line>
ww*4.fsanet.co*.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. J. Lassak*ski, D. *chre**er, M. S. G. Ash*on, S. S*himidt
</line>
<line>
210
</line>
</par><par>
<line>
situações ex*ern*s que impa*t*m o des*nvo*v*me*to e a e*ecução de políti*a* públicas, por
</line>
<line>
exem*lo.
</line>
<line>
SEC*ETARIA MUNICIPAL DE CUL*URA *E NOVO HAM*URGO
</line>
<line>
A *ecreta*ia Municip*l de Cultu*a de Novo H*mburgo tem pa*ta exclusiva por meio
</line>
<line>
da Lei *unicipa* Nº *663, de 26/09/20*7 e vem se const*tuindo numa importante área para o
</line>
</par><par>
<line>
desenvolvim*nto
</line>
<line>
humano, social e econôm*co da cidade, reforçando s*a atribuição
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
desenvol*er uma
</line>
<line>
polític* p*blica
</line>
<line>
que va*o**ze a
</line>
<line>
diversidade cult*ral hamb*rguense e que
</line>
</par><par>
<line>
fac*l*te a **mocrati*açã* do acess* aos bens culturais, * fomento às at*vi*ade* *rtí*t*c*s,
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
**rimoramento * *ualif*c*ção dos equipa*entos c*ltur*is, a promoç*o *a a**s*ibilidad*
</line>
<line>
cultural * a *m*liaç*o e ca*il*rizaç*o de sua* açõe* (*ovo *amburgo, 2018).
</line>
<line>
Sali**t*-se * *nvestiment* na *elh**ia **s serviços pres*ados aos cida*ã*s, s*ja na
</line>
</par><par>
<line>
*ua*ifi*ação
</line>
<line>
dos servid*res p*r meio *e *a*ac*tações, na aq*isição de equipamentos para
</line>
</par><par>
<line>
*per*eiçoamento e e*iciê*cia das atividades executadas p*lo órg*o, assim c*mo *o
</line>
</par><par>
<line>
investimento
</line>
<line>
para a q*al*ficação técnica
</line>
<line>
dos *quipamentos *ulturais, programas, aç*es
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
pro*e*os
</line>
<line>
que vêm sendo impl*mentados, com* a
</line>
<line>
*quis*ção de aparelh*s de áud**, de
</line>
</par><par>
<line>
il*mi*ação cêni*a, d* comu*i*açã* e a*diovisual (SECU*T, *01*).
</line>
<line>
* Secreta**a de **ltura de Novo H*mburgo (S*CU**) vem imp*ement*ndo di*ersas
</line>
</par><par>
<line>
iniciativas, a partir da construção conjunta com o Con*el*o Mu***ipal
</line>
<line>
d* Política Cultural,
</line>
</par><par>
<line>
*o** o Fun*o *s*ecial d* Inv*stiment*s para Modernização e Man*t*n*ão *e Equipame*tos
</line>
</par><par>
<line>
Culturais (Novo Ha**urg*,
</line>
<line>
2*19) e a *egul*ção
</line>
<line>
par* uso te*porário
</line>
<line>
de espaços públic*s
</line>
</par><par>
<line>
*unicip*is de*tinados a a*ivi*ade* art*sticas e cult*ra*s (No*o Hamburg*, 2018). De*sa
</line>
<line>
*orma, busca a qu*lidade, a eficiê*cia e o compro**timento na ge*tão administrativa, gerando
</line>
<line>
um legado à cidade, perm**indo à cultura um cenário ad*quad* e n*cessário *ara a elaboraçã*
</line>
<line>
e execução d* políticas cu*turais (SECULT, 2019).
</line>
</par><par>
<line>
Essas açõ*s instit*cion*is, também apontam em di*eção às Diretr**es, Estrat*gia*
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
Ações, anex** ao Plano Nacional d* Cultura (201*), cont*mpla*do o a*resentado no *t*m *.7
</line>
<line>
do *efe*ido Plano, ao me*ciona* a necessid*de de sistema*ização *e instrumentos *urídi**s e
</line>
</par><par>
<line>
normativos para o
</line>
<line>
aprim**am*nto dos *ar*os reg*latórios da cultura, c*m o objetivo de
</line>
</par><par>
<line>
fortalec*r as *eis e *egimen*os que ordenam o setor cul*ur*l. *a*a Carvalho e Tonet (1994), as
</line>
</par><par>
<line>
inovações * muda*ç*s tecnol*gica*, assim como
</line>
<line>
os novos a*ranjos *ociais, demonstram
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
</page><line>
n*c*ss**ade da ad*inistração p*blica adaptar-se * *ssas mudanças e ap**m*rar suas práticas,
</line>
<line>
atendendo aos ansei*s e exigênc*as da sociedad* contemporânea.
</line>
<line>
*ev. *SA, Teresin*, v. 21, n. 9, ar*. 11, p. 19*-220, set. 2*2* *ww4.*sanet.com.br/revis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Ge*tão Participat**a em Políticas Públicas de *ult***
</line>
<line>
211
</line>
</par><par>
<line>
En*r* as ações da Secreta*ia par* a apro*imação com a sociedade e
</line>
<line>
com
</line>
<line>
os setores
</line>
</par><par>
<line>
culturais, estão o projeto Diálo**s Culturais e os Fó*u*s Permanen*es de Cultura, pr*mo*ido*
</line>
</par><par>
<line>
em *onjunto com * Conselho *unicipal *e Política *ultu*al, que
</line>
<line>
abrem esp*ço para
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
manifestação
</line>
<line>
e
</line>
<line>
discussão acerca d*s
</line>
<line>
e*pec*ficidades das áre*s, se**
</line>
<line>
ans*ios, carências
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
prop*stas. Encontros * reuni*es com agentes setoriai*, *ssoc*ações * entidade* repr*sentat*vas
</line>
<line>
fomentam o engajame**o da co*unidade para o plane*amento * exec*ção de p*ojetos novos e
</line>
<line>
os tradicionais ev*ntos culturais realiz*dos *a cid*de.
</line>
<line>
Conform* Andra*e (2006), a formação de po*íticas públicas **sea*** na
</line>
<line>
descentralização e na participaç*o social exige *adrões de f*exib*lidade que sejam
</line>
</par><par>
<line>
fa*ilitado*es de novas
</line>
<line>
*e*açõ*s soc*ais e políticas,
</line>
<line>
de *an*ira a r*novar a capacidade de
</line>
</par><par>
<line>
*overna*ça pel* ca*ilari*ação da socieda*e *ão ape*as pelo s*u cont*ole sobre a açã* estatal,
</line>
<line>
**s ta*bém pela sua própria a*ão estratégica e *ecisória **ntro *o espaç* *úbl*co.
</line>
<line>
A *estão part**ipativ* mostra-s* *undam*ntal n* *ormulaçã* de políticas *ulturais
</line>
</par><par>
<line>
*bran**ntes, legíti*a* e*etiv*s, co*respondendo aos de*afios públicos de *ma e
</line>
<line>
sociedade
</line>
</par><par>
<line>
c*ntemporânea, heterogênea e complexa que pas*a *or constantes transfo*m*ções, em uma
</line>
</par><par>
<line>
considerável velocidade, *á des*a**do p*r *e*ho * Ca*tr* (1978). O aprimoramento
</line>
<line>
*o*
</line>
</par><par>
<line>
ag*ntes, *novação nos processos da a
</line>
<line>
administra*ão *ública e o engajamento dos diverso*
</line>
</par><par>
<line>
atores
</line>
<line>
e**ernos à organ**ação (stake*o*ders) sã* necessári*s pa*a alcançar u* cenário
</line>
</par><par>
<line>
*ropí**o ao desenv*lvime*to de pol*tica* pú*lica* que d*vem ser ise*tas e alh**as a an*eios e
</line>
<line>
desej*s isol*d*s de administrações *ov*rnamen*ais tr*nsitórias (CA*A*CANTE e CUNHA,
</line>
<line>
201*).
</line>
</par><par>
<line>
*ar* L*itão (20*9), s* s* pode con*truir uma política cu*tural quando é g**a*tid*
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
l*vre *xpres*ão
</line>
<line>
de in**víduos e comunidades,
</line>
<line>
as*im como os mei*s
</line>
<line>
p*ra
</line>
<line>
que
</line>
<line>
estes
</line>
</par><par>
<line>
estabeleçam o*jetivos, e*ej*m valores, de*in*m pr*oridad*s, cont*olando, enfim, os recur*os
</line>
<line>
d*spo*íveis p*ra al*ançar seus *bjet**os, a pa*tir de s*as cre*ças e *a*ores. Novo *am*urgo
</line>
<line>
fi*ma seu a*ordo com a União, em 21/12/2012, inician*o * pr**e*so par* a insti*ucionali*ação
</line>
<line>
do segmento cultural. A Secretaria *unicipal da *u*t*ra d* Novo Hamb*rgo - órgã* *estor e
</line>
</par><par>
<line>
coordenador do Sistema *unicipal
</line>
<line>
*e C*ltura - pas*a a realizar
</line>
<line>
encon*ro*, f*ru*s
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
conferên*ia* *u* buscam aproxim*r
</line>
<line>
a comuni*ade deste *ovo ambiente de con*t*ução
</line>
</par><par>
<line>
col**iva, *ão inst*ncias *un*a**ntai* para a participação soci**, ond* são apresentados
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
e*a*or*dos os com*onentes qu* f*rmam o SMC.
</line>
</par><par>
</page><line>
Ao realizar a 2ª *onferê*cia Municipal de Cultura, com o tema *onstr*indo uma
</line>
<line>
política cultu*a* par* Novo Hamburgo, n*s dias 01 e 02 de jul*o de 2013, n* Teatro
</line>
<line>
**nicipal Pas*hoal *ar*os Magno, a cidad* busca debater a imp*a*tação *o Sistema
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresi*a PI, v. 21, n. 9, ar*. 11, p. 197-220, set. 20*4 *w*4.fsanet.**m.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. J. Lassakoski, D. Schrei*er, M. S. G. Ashton, *. Sch*midt
</line>
<line>
21*
</line>
</par><par>
<line>
Municip*l de Cultu*a (SM*) e o S*s*ema Nac*on*l de Cultu*a (SNC). Grupos d* Tra*alho
</line>
<line>
(GTs) for*m f*rmados p*r* di*cutir as pr*postas e di*e*rizes da Conferência e do *MC, sen*o
</line>
<line>
ap*esen*adas, discutidas e apro**d*s na Plenária Final (S*C*LT, *01*). Além de serem
</line>
<line>
defini*os, p*r eleição, os delegados da *o*ferência Estad*a* de Cul*ura que representaram o
</line>
<line>
Município na* etapas *egu*ntes. Esta Conferência **v* *mp*rtante papel para a con**rução *a
</line>
<line>
com*osição *o SMC, *em co*o de u* de seus pr*ncipais compo*entes, o Conselho
</line>
</par><par>
<line>
Municipa*
</line>
<line>
d* Política Cultural,
</line>
<line>
*ue teve sua proposta *e estru*uraçã* e def*ni*ão dos
</line>
</par><par>
<line>
se*me*t*s culturai* qu* s*riam repr*s*n*ados, apresentada e aprovada n*sta Co**erência.
</line>
<line>
*m 20 de dezembro de **1*, o Sistema **n*ci*al de Cultura de Novo Ha*bu*go é
</line>
<line>
*nstituciona*i**d* por meio da L** Munici*a* Nº 2.667, buscando cont*mplar a concepção
</line>
<line>
tri*im*ns*onal da c*lt*ra - e*onômi*a, *imbólic* e cid*dã - e dispondo sobr* seus pri*cí*ios,
</line>
</par><par>
<line>
objetivo*, es*rutura,
</line>
<line>
*rganizaç*o, gestã*, financ*ame*to, interrelações entre *s seus
</line>
</par><par>
<line>
com*onentes, e de*ais eixos de atua*ão e pac*u**ão. Conf*rme diagrama *** se*ue:
</line>
<line>
*igura 1. Diagra*a de *om*onentes do Sistema Mu*icipal de Cultura
</line>
</par><par>
<line>
Fo*te: Elaborado a *ar*ir dos comp*nentes que in*egram a Lei Mu*ic*pal Nº 2.667/201*
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. FSA, Ter**i*a, v. 21, n. 9, art. 11, p. 197-220, *et. 2024
</line>
<line>
w*w4.f*a**t.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Gestão Partic*pat*va *m Política* Públicas de Cultur*
</line>
<line>
213
</line>
</par><par>
<line>
O Sistema Munic*pal de Cultura possibi*ita o avanço nas discus*õe* das *olíticas
</line>
<line>
públicas cultura*s, criando mecanismos para o f*nanciamento da c**tura, para a form***o e
</line>
<line>
aperfeiçoamento dos agentes cult*rais, para a construção de indicadores, *stratégias e met*s e
</line>
<line>
legitima*do *nst*ncias de arti*ulação social.
</line>
<line>
As rep*esentações da **cieda*e, * *artir da legi**a*ão **nicipal que cria o *rimeiro
</line>
<line>
Conselho * a* res*ect*v*s leg*slações que promove*a* alte*aç*es n* composiç*o do Conselh*
</line>
<line>
estão no Qu*dro 1 que segue:
</line>
<line>
Quad*o 1 - E*olução de c*mposiç*o do Conselho *unic*p*l de Cultura de N*vo
</line>
<line>
Ha*burgo
</line>
</par><par>
<line>
LEI MUNICIPAL Nº 164/1*9*
</line>
<line>
LEI MUNICIPAL Nº 1*23/2003
</line>
<line>
LEI MUNICI*AL Nº 12*8/2004
</line>
</par><par>
<line>
I - 1 (**) **pr*senta**e da F*ndação *ultural de N*vo Hamburgo; II - 1 (*m) r*p*esent*nte d* A*AHDAC (A*sociaç*o *amburg*ense de A*or*s, Dir*to*es de Art*s Cênic*s); III - 1 (um) rep*esentante d* *A*NH (As*ociação dos Ar*is*a* Plás*icos d* *ovo Hambur*o); IV - 1 (um) r*pr*sentante do M*v*me*t* Coral d* Novo *am*urgo; V - 1 (um) *epresentant* *a ***em dos *úsicos d* B***il; VI - 1 (um) repre*entante da Asso*iação de Artes*os; VI* - 1 (um) re*resent*nte do Pat*i*ô*io H*s*óric*; *III - 1 (um) r*pre*entante da Ass**iação Mun*cipal dos Profissionais das Artes * Técnicos Afins.
</line>
<line>
I - 1 (um) represent*n*e da Fundação Cultural d* No** Hamburgo; II - 1 (*m) *epresentante da Associação Hamburguense de Atores, Direto*es de Artes C*n*cas- ATAHDAC; **I - 1 (um) re*rese*t**te da Associação d*s Artis*as Plástico* d* Nov* Hamburg*- AA*NH; IV - 1 (um) represe*tan*e ** M*vim**** Coral de Novo H*m*urgo; V - 1 (um) repres*ntante da Associ*çã* dos Ar*e*ãos de Novo Hambu*go; VI - 1 (um) repr*se**ante da Academia L*terária do Va*e do Rio dos Si*os - ALVALES; VII - 1 (*m) representante *o Patrimônio *istó*i*o; VIII - * (um) represe*tante da Associaç*o dos Profissi**ai*
</line>
<line>
I - 1 (um) *epresentante da *undação Cultural de No** Hamburg*; II - 1 (um) r*presen*ante da Associação Hambur*uense de At*re*, Diretores de Art*s Cên*cas- ATAHDAC; III - 1 (um) repres*n*an** *a Assoc*ação *os Artistas Plásti*os *e Novo Hambu*g*- AAPNH; IV - 1 (um) representant* do Movime*to **ra* d* Novo Hamburgo; V - *(u*) re*r*sentante da Associação dos Artesão* de Novo Ham*urgo; VI - 1 (**) representa*te d* Acade*ia Lit*rária do Vale do Rio dos Sin*s - ALVAL*S; V*I - 1 (um) representant* do Patrimônio Hi*tórico; VIII - 1 (um) represen*ante da Associação dos Profi*s*onais
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teres*n* PI, *. 21, n. 9, a*t. 11, p. 197-220, set. 2024
</line>
<line>
www4.*sanet.com.br/revist*
</line>
</par><page>
<par>
</par>
<par>
<line>
*onte: Leis Mu*icipais Nº 164/1997; 10*3/2003 * 1238/2004 (No*o Hamburgo).
</line>
</par><par>
</page><line>
R*v. FSA, Teresina, v. 21, n. 9, art. 11, p. 19*-220, *et. 2024
</line>
<line>
www4.fsan*t.com.br/rev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Gestão *articipativ* em Políticas P*blic*s de Cult*ra
</line>
<line>
215
</line>
</par><par>
<line>
A partir da inst*tuc*onaliza*ão do Sistema Municipal de Cultura, em *ezembro de
</line>
</par><par>
<line>
2013, a Secr**ar*a M*nici*al da Cultura
</line>
<line>
de Novo Hamburgo - SE*ULT -, nom*i*
</line>
<line>
os
</line>
</par><par>
<line>
primeir*s membros do Conselho Muni*i*al de Política Cultural, pelo Dec*eto *º 6.3*8, de 06
</line>
<line>
d* maio de 201*, seguin*o as n**as diretrizes est*beleci*as pelo SM* (2013), no Ar*. 3* O
</line>
<line>
C**selho M**ic*pal d* Polític* Cultural (CMPC), órgão co*e*iado de*iberativo, consult*vo e
</line>
<line>
normativo, integrante da es*ru*ura básica da Secretaria de Cu*tura, com compo*ição paritá*ia
</line>
<line>
*ntre P*der Público e Sociedade Civ*l, se c*nst*tui *o principal *spaço de participação social
</line>
<line>
ins*ituci*naliz*da, de ca*á*er pe*manente, na estru*ura ** Sis*ema M*nicipal de C*lt*ra
</line>
<line>
(N*vo Hamburgo, 2013).
</line>
<line>
O *onselho Muni*ip*l de Polític* Cul*ura* passa a ser formado por 2* membr*s
</line>
<line>
titul*r*s e *gual número de suplentes, a *ompo*i*ão f*rm*da pelo *oder *úblico contem*la a
</line>
<line>
representação do Muni**pio de **vo *ambur*o, por meio da Secretaria Municipal da Cu*tura
</line>
<line>
e *ua* Institui*ões Vinculad*s, de outr*s Órgãos * E*ti*ad*s do Governo Mun*cipal e **s
</line>
<line>
demais en*es fe**rados, tendo a seg*i*te rep**sentação inst*tucional: I - *oze (*2) membro*
</line>
<line>
titulares e respectivos suple*tes representand* o Pod*r Púb**co, *trav** do* seguintes órgã*s:
</line>
<line>
a) Secretaria *unici*al *e Cultura, * *ep*esent*n*es, *end* um o Secretário de Cultura, e um
</line>
</par><par>
<line>
funcionári* de quadro; *) Secre*ari* Munic*pa* de Educação e *esporto, * representante; c)
</line>
</par><par>
<line>
Sec*etaria M*nicipal
</line>
<line>
d* Tec*ologia e
</line>
<line>
I*cl*são Digital, 1 represen*ante; d) Secretaria
</line>
</par><par>
<line>
Mun*ci*al de Dese*volvimento Econômico, T*cnol*gia, Tr*balh* * Turismo, 1 r*presentante;
</line>
<line>
e) Secre*aria M*nicipal de Desenvol*im**to Urbano, 1 *epresentant*; f) Secretaria M**icipal
</line>
</par><par>
<line>
d* Saúde, 1 rep*esentante; g) Secretaria Municipal de *esenvo*vimento Social,
</line>
<line>
1
</line>
</par><par>
<line>
re*res*ntante; h) *ecretaria Munici*al do M*io Ambien*e, 1 represe*t*nte; i) Co*r*enad**ias
</line>
<line>
de Políticas Púb*i*as, 2 represen*antes. (Novo Hamb*rgo, *0*3).
</line>
</par><par>
<line>
Os r*presentante* da Sociedad* Civi* são
</line>
<line>
eleitos d*mocr*ticame*te pelos respectivos
</line>
</par><par>
<line>
segmentos, po* m*i* da reali*ação *e *ó**ns s*tor**is, co*vocados p**a Secretaria da *ultu*a,
</line>
</par><par>
<line>
e têm
</line>
<line>
mandat* de dois anos, renovável, *ma vez, por igual perí*do. A compos*ção
</line>
<line>
d*s
</line>
</par><par>
<line>
segmentos
</line>
<line>
representad*s é * segu*n**: II - Doze (*2) m**br*s titulares e respect*vo*
</line>
</par><par>
<line>
suplentes, r*presentando a socieda*e
</line>
<line>
**vil, através *os s*g*intes setores e q*anti*ativos: *)
</line>
</par><par>
<line>
Fórum Se*orial de Cul*ura Popular e Di*e*s**ade, * r*pres*ntantes, se*do c*da
</line>
<line>
um *eles
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
um segm*n*o cult*r*l d*fere*te; b) Fórum Setorial de A*tes Plásticas * Audiovis*al,
</line>
<line>
1
</line>
</par><par>
<line>
re*rese*tante; c) Fór*m Setori*l d* **tes Circen*es; 1 r*pre*e*tante; d) Fór*m **torial
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
Músi*a, 1 r*presentante; f) Fó*um Setorial
</line>
<line>
de Teatro, 1 representa*te; g) Fórum ***or*al
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
</page><line>
Dança, * repre*entante; h) Fórum **torial de *iteratu*a, 1 *epresen*ante; *) Fó*u* Setor**l de
</line>
<line>
Rev. F*A, Tere*i*a PI, v. 21, n. *, art. *1, p. 197-220, set. *02* www4.fsanet.c*m.*r/*evista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. J. Lassakoski, D. Schreib*r, M. S. *. Ash*o*, S. Schimidt
</line>
<line>
216
</line>
</par><par>
<line>
Pat*imônio Hist*rico e Cu*tural, 1 repres*n*a*te; j) *óru* S*t*rial de Produção Cultu*al, 1
</line>
<line>
re**e*e*tante. (***o Hambu*go, 2013).
</line>
</par><par>
<line>
O Fórum S**orial de Cu**ur* *o*ular e Diversida*e possui **a
</line>
<line>
particul**idade,
</line>
</par><par>
<line>
difere*temente *os demais segmentos, este co*t*
</line>
<line>
com quatro *epresentaç*es, que *ão
</line>
</par><par>
<line>
defi*i*as a pa*tir da* eleiç*es, sendo que os q*atro fó*uns que a*i*g*rem maior **ó*um d*
</line>
<line>
p*r**cip**tes, credenciados **mo e*eitor*s, garantem a *ep*ese*ta**vidade no CMPC. Ass*m, a
</line>
</par><par>
<line>
cada dois *nos, du*ante realização dos fóruns seto*iais a
</line>
<line>
**m fina*ida*e de escolha *
</line>
<line>
do*
</line>
</par><par>
<line>
novos conselheiros,
</line>
<line>
os seto*es representados pode*
</line>
<line>
sofr*r al*eraç*es. C*mo exempl*, em
</line>
</par><par>
<line>
2014, os q*atro segmento* cu*turais que compunham o Fórum *etori*l d* Cultura Popular e
</line>
</par><par>
<line>
Di*ersidade, e respectivame*te C*PC, eram: C*rnaval, Hip Ho*, *ontos de Cultura o
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
Tra**cionali*mo. Já e* 2018, Car*av*l Tradici**alismo mantêm su*s rep**sentações, e
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
Canto C*ral e Coletivos Cul*urais passa* * *ntegrar o Conselho.
</line>
</par><par>
<line>
*s *euniões or*inárias do Cons*lho Mu*icipal de Pol*tica Cultural são *ea*iza*as
</line>
<line>
mensalmen*e, nas se**ndas segundas-feiras do mês, na sala 31, no te*ceiro and*r d* *entro
</line>
<line>
Municipal de C*ltura Dr. Pa*ahim P*nhei*o Machado L*stosa. *s reu*iões extraordinárias são
</line>
<line>
con*oca*a* com ante*edência, tendo pautas espec*ficas e normal*ente ocorrem *os mes*os
</line>
<line>
dias * ho***ios das ordinárias.
</line>
</par><par>
<line>
O Sistema Municipal de *ultur* pod* ser co*sider*do um dos mom*ntos
</line>
<line>
que
</line>
</par><par>
<line>
estabelecem importantes marc*s na gest*o par*icipativ* d* *unicípio, bem
</line>
<line>
como
</line>
<line>
no*
</line>
</par><par>
<line>
processos d* inovação da *dm**is*raçã* *úb*ica, po*s poder públi*o e socie*ade civil *efinem
</line>
<line>
*untos o escopo da atu*ção da po*í*ica cultura*.
</line>
<line>
4 CO*S*DERAÇÕES FINAIS
</line>
<line>
O desen**lvi*ento de polít*ca* p*blicas permanentes, que de*em ser *sentas e alheias
</line>
<line>
* *nseios e de*ejos isol*dos d* admini*trações governa*entais transitórias, encontra barrei**s
</line>
</par><par>
<line>
devi*o inexperiênc*a de gestores, ou **s*o à
</line>
<line>
pelas discordâncias políticas
</line>
<line>
ou *deol*gicas,
</line>
</par><par>
<line>
tornando *s p*oc*ss*s frágeis ou *neficaz*s, a**rretando descontin**da*e*, retr*cessos
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
contínuos recomeço*.
</line>
</par><par>
<line>
M*smo c*m a ins*itucional*zação d* me*anismos o*iundos
</line>
<line>
da formulação
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
i*ple*entação de políticas públicas, *o*a-se que os instrume*tos l*gai* p*r si *ó
</line>
<line>
não
</line>
</par><par>
<line>
garantem pleno o
</line>
<line>
ex*rc*cio d*ssas p*lític*s. Po*ta*to, faz-** n*ces*ário o acesso e a bu*ca
</line>
</par><par>
</page><line>
p*lo conheci*ento e *ompre*nsão desses novos processos e das no*as re*açõ** estabe*ecidas
</line>
<line>
na soci*dade cont*mpor*nea.
</line>
<line>
Rev. FSA, Teres*na, v. *1, n. 9, art. 11, p. 197-2**, set. 2024 www*.fsanet.c*m.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Gestão Participativa e* *olíticas Pública* de Cultur*
</line>
<line>
217
</line>
</par><par>
<line>
Percebe-se a neces*id*de de torn*r a gest*o púb**ca mais efic*ente, u*ilizando-se
</line>
</par><par>
<line>
me*od*l**ias de
</line>
<line>
*nov*ção socia* e **cnológica, i***lsionan*o e incent*vando práticas de
</line>
</par><par>
<line>
participação social, por meio *as instâncias de articulação e **ctu*çã* existentes e *ssenciais
</line>
</par><par>
<line>
para a mobilização de pessoas
</line>
<line>
q*e tenham o interesse em
</line>
<line>
cons*ruir,
</line>
<line>
conjuntame*te, meios
</line>
</par><par>
<line>
para o desenvolvimento de açõe* que atin*am
</line>
<line>
os o*jetivos i*s**t*cionais *le*cado*
</line>
<line>
pelas
</line>
</par><par>
<line>
*mplem*n*açõ*s reali*adas e que sejam atingi*os os direi*o* .
</line>
<line>
Os processos colab*rat*vos e de coc*iação de v*lor dem*nstram s*r caminhos *ficazes
</line>
<line>
*ar* o p*e*o d*senvolvi*ento dos s*tore* c*iativo* e pa*a a un*ão de esfo**os, a fim d* gerar
</line>
</par><par>
<line>
pol*ticas culturais
</line>
<line>
qualificadas q*e contem com * part*cipação *onjunta e efetiva com
</line>
</par><par>
<line>
e*ga**mento d* todo* os agen*es envolvidos, *anto na el*boração, q*anto no cont*ole
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
acompanh*me*to dessas po*íticas. *ssim, som**do e*forços p*ra a *arantia e a manu*en*ão
</line>
<line>
d*s po***i**s públic*s.
</line>
<line>
R*FERÊNCIAS
</line>
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M. S. G. *shton
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S. Schimidt
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1) concepç*o e planejame*to.
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X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
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<line>
2) an*lise e interpr*tação dos d*do*.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
*
</line>
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<line>
3) el*boraçã* do ras*unho ou na *evisão crítica d* conte*do.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
4) participação na ap**vação da versão fina* do *anuscrito.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
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*
</line>
<line>
X
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