<document>
<page>
<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.fsanet.com.*r/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*i*a, *. *1, n. 6, art. 6, p. 112-130, j*n. *02*
</line>
<line>
ISSN Impresso: 1*06-6356 IS*N Elet*ônico: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.12819/202*.21.6.6
</line>
</par><par>
<line>
De*afios das Micro e Pequenas Empre*a* (MPE\S) em Li*it*ções P**licas
</line>
<line>
Challen**s Faced by Mi*ro and Small *nter*r*ses (MSE\S) i* Public Biddi**
</line>
</par><par>
<line>
Thia*o Antonio *amo* Grijó
</line>
<line>
*r*duação *m Administração pel* Fu*dação Educacio*** da Região *os Lagos
</line>
<line>
Mestra*o em Admin*stração do (P*GA) pela Universi*ad* do Grande Rio - UN*GRANRIO
</line>
<line>
E-*ai*: thiago.g**jo01@gm*il.*om
</line>
<line>
Gustavo K*o** Tato Glo*ia
</line>
<line>
Graduado em Te*n*logo de Ad*inistração *ública pelo SENAC
</line>
<line>
*est*ado em Admini*tra*ão *o (PPG*) pela Univ*rs*d*de do Gran*e Ri* - UNIGRANRIO
</line>
<line>
E-m*il: gktato@gmail.com
</line>
<line>
Leandro da S*lva Graciolli
</line>
<line>
G*a*u*ç*o e* Rede* de C**putadores pela U*i*ersi*ade Estáci* de Sá
</line>
<line>
Mes**a*o em Administração do (PP*A) pela *n*versidad* *o *ran*e Rio - UNI*RANRIO
</line>
<line>
E-ma**: leandro*raciol*i.dhrj@gma*l.com
</line>
<line>
*na Caroli*a de Gouv*a Dant*s Motta
</line>
<line>
Do**ora em Eng*nharia de Prod*ção *e*a Universidade Fede*a* do Rio d* Janeir* (*OPPE/U*RJ)
</line>
<line>
Professora da Univ*rsida** do Grande Rio - UNIGRANRIO
</line>
<line>
*-mail: ana*arolinadegouvea@gmail.c*m
</line>
</par><par>
<line>
Ende*e*o: Thiago A*tonio Ram*s Gr*j*
</line>
<line>
Av. P*rimetral Pro*. José de Souza Herdy, 11*0 - Jardim
</line>
</par><par>
<line>
V*nte * C*nco
</line>
<line>
de *gosto,
</line>
<line>
Duque de Caxia* -
</line>
<line>
RJ,
</line>
<line>
25071-
</line>
<line>
Ed*to*-*hefe: Dr. *onny K*rley d* A*enca*
</line>
</par><par>
<line>
202, Brasil.
</line>
<line>
Rodrig*es
</line>
</par><par>
<line>
E*dereço: Gustavo *lotz Tato Gloria
</line>
</par><par>
<line>
*v. **ri*etral Pro*. José de Souz* Her*y, 1160 - Jardi*
</line>
<line>
Artigo rec*bido em 18/03/2024. Última
</line>
<line>
vers*o
</line>
</par><par>
<line>
V*nt* e Cinco
</line>
<line>
de Agosto,
</line>
<line>
Duque de Cax*as -
</line>
<line>
RJ,
</line>
<line>
2*071-
</line>
<line>
*ecebida em 15/04/2024. Aprov*do em 16/04/2*24.
</line>
</par><par>
<line>
2*2, Brasil.
</line>
</par><par>
<line>
E*dereço: Leandro da Silva Graci*lli
</line>
<line>
Avali**o pelo sistema Triple Review: D*s* *ev*ew a)
</line>
</par><par>
<line>
Av. Pe**met*al *r**. José de So*za Her*y, 1160 - Ja*dim
</line>
<line>
pelo Edi*o*-Chefe; e *) Double Blind Review
</line>
</par><par>
<line>
Vint* e *i*co
</line>
<line>
de Agosto,
</line>
<line>
*uque de Caxias -
</line>
<line>
R*,
</line>
<line>
2**7*-
</line>
<line>
(a**liação cega p*r dois avaliadore* da *rea).
</line>
</par><par>
<line>
2*2, Brasil.
</line>
</par><par>
<line>
*ndereço: A*a Carol*na de Gouvêa Dantas Motta
</line>
<line>
Revisão: Gram**ical, Normativa * de Formatação
</line>
</par><par>
<line>
Av. Perimet*a* Prof. Jos* de Souza H*r*y, *160 - Jardim
</line>
</par><par>
<line>
Vinte e Cinco
</line>
<line>
de Ago*to,
</line>
<line>
Duque *e *axias -
</line>
<line>
RJ,
</line>
<line>
25071-
</line>
</par><par>
</page><line>
202, Br*sil.
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Des*f*os das Micro e Pequenas Em*res*s (MPE\S) em Li*it*ções Públi*as
</line>
<line>
113
</line>
</par><par>
<line>
RESU*O
</line>
</par><par>
<line>
O obje*i*o d* *stu*o *o* *nvesti*ar q*a** são *s de*a*ios e*fren*ados pelos *e**ores da* Micro
</line>
</par><par>
<line>
* Pequen** E*presas
</line>
<line>
(MPE\*) na
</line>
<line>
busca pela participaç*o em processos licitatórios. Um
</line>
</par><par>
<line>
con*exto temático que conferiu * posicionamento dos gestores das *PE\s ap*s a promulgação
</line>
</par><par>
<line>
da Lei *º 14.133 de *021,
</line>
<line>
*ue tro*x* faci*idades para o ingresso **s MP*\s nos proce*sos
</line>
</par><par>
<line>
licitató*ios. Para estabelecer a investigação, o **tudo contou com do*s procedimentos
</line>
<line>
met*dológ*cos: pesquisa bibl*ográfica e pesquisa document*l. Sendo *ma i*cursão
</line>
</par><par>
<line>
metodológica p*utada n* abordagem
</line>
<line>
*xploratór*a, est*bele*endo n* estudo a ordem
</line>
</par><par>
<line>
qualita*iva. Como conclusão, * es*udo elencou o* desafios a serem com*atidos pelo* gestores
</line>
<line>
das M*E\s, indicando p*sturas para combat*-*os, as quais as*ociam-se com a *ecessidade de
</line>
</par><par>
<line>
mudanç* n*
</line>
<line>
estru*u*a organizacional, que *nfluenci* no custo operacio*al d* e**resa.
</line>
</par><par>
<line>
Colocando-*e
</line>
<line>
como
</line>
<line>
*mportant* o conhe*imento do custo de tran*aç*o *ara, *ssim, ser
</line>
</par><par>
<line>
e*tabelecido se in*es*imen*o no process* li*itat*rio o
</line>
<line>
dev* se* feito. Sendo as p**turas:
</line>
</par><par>
<line>
co**ecer a Lei 14.13*/2*21; deixar d*cum*nt**ão previamente p*e*arada; manter cotação de
</line>
</par><par>
<line>
p*eços atuali*ada;
</line>
<line>
estabele*er carat*rização do*
</line>
<line>
pr*dut*s ou se*viços; adotar *equis*tos de
</line>
</par><par>
<line>
qualidade; ut*liza* fe*ram*ntas de tecn*logia d* info*m*ção; e estar s*m*re *n*orma*o sobre
</line>
</par><par>
<line>
os *rocessos *icitat*rios
</line>
<line>
do go*erno. Toda as posturas e*encadas
</line>
<line>
co*ocaram-s*
</line>
<line>
como uma
</line>
</par><par>
<line>
maneira dos ge**ores das MPE\* intenci*nar uma participação
</line>
<line>
em processo li*itatório, v*sto
</line>
</par><par>
<line>
qu*, *ar* vencer a
</line>
<line>
licit*ção,
</line>
<line>
col***-se
</line>
<line>
com* primord*al se
</line>
<line>
organizar ad*inis*r*tivame*t*,
</line>
</par><par>
<line>
so*ret*do me*s*rando o custo de transação para a*cançar lucro f**uro.
</line>
<line>
Palavras-cha*e: Licitaçõe* Púb*icas. M**r* e Pequenas *mpresas (M*E). Lei 14.133 de
</line>
<line>
20*1.
</line>
<line>
A*STRACT
</line>
<line>
The objective of th* stu*y was to *nvestigate *he challen**s faced *y manage*s of Mi*ro and
</line>
<line>
Small Companies (MSC\s) in t*e sear** for partici*ation *n ***d*n* proc*s*es. A th*matic
</line>
<line>
conte*t th*t c**firmed the *ositioning of MSC\s managers af*er *he *romulgation of law No.
</line>
<line>
14,133 o* 2021, which f*cilitated the entry o* M*C\s *nto *idding pro*es*es. T* e**ablish the
</line>
<line>
inv*s*igation, the study re*ied on two methodolo*ic*l *rocedu*es, b*bliograp**ca* r*search and
</line>
<line>
*o*umentary researc*. Bei** * **thodol*gical incursion based *n the exploratory approach,
</line>
<line>
establish**g the quali**t*ve orde* in the st*dy. *n co*c**sion, t*e *tudy li**ed the chal*enges to
</line>
<line>
be tackled by *SC\s manage**, br*n*ing *ositions to comba* them, whic* are a*sociated wi**
</line>
<line>
the need for *hange in the *rganizati*nal *tr*c*ur*, which influenc** t*e company's ope*a**ng
</line>
</par><par>
<line>
cost*. Know*ng t*e
</line>
<line>
trans*ctio* *o*t is import**t, to
</line>
<line>
es**blish whether the in*estmen* in
</line>
<line>
* he
</line>
</par><par>
<line>
biddin* process should
</line>
<line>
*e made. The p*sitions bei*g: *no*ing *aw 14,133/*021; l*ave
</line>
</par><par>
<line>
previous** p**pared
</line>
<line>
d*cumentation; main*ain
</line>
<line>
up*ate* price quot*tions; *s*ab**sh
</line>
</par><par>
<line>
ch*racterization of pro*uct* or services; ad*p* qua*ity r**uirements; *se inf**mati**
</line>
</par><par>
<line>
technol*g* to*l*; and always be inform*d about governme** b*ddin* pr*ces*es. *ll
</line>
<line>
t he
</line>
</par><par>
<line>
posit*on* li*ted we*e se** *s a way fo* MSC\s manag*rs t* intend to participate in the bidding
</line>
<line>
process, s*nce, t* win the bid, it is essential to *rganize administrat*vely, especially meas*ring
</line>
<line>
the *ransaction cost t* ac**eve fut*r* profi*.
</line>
<line>
Keywor*s: Public *en*e*s. *icro *nd Small *usi*e*ses (M*C\s). Brazilian Law *4.133 of
</line>
<line>
2021.
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. FSA, T**esin* *I, *. 21, n. *, *rt. 6, p. 11*-1*0, jun. 20*4
</line>
<line>
www4.fsanet.com.*r/r*vis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
T. *. R. Gri*ó, G. *. T. Gloria, L. S. Graciolli, A. C. G. D. Motta
</line>
<line>
*14
</line>
</par><par>
<line>
1 **T*ODUÇÃO
</line>
</par><par>
<line>
As Micro * P*quenas Em**esas (MPE\s) são de s*ma importân*ia para a econom**
</line>
</par><par>
<line>
brasil*ir*, p*is es*ão
</line>
<line>
asso*ia*a* à produ*ividade.
</line>
<line>
Portanto, *eram re**a e empr**o,
</line>
</par><par>
<line>
fav*recendo a c*n*untura s*cioeconôm*ca
</line>
<line>
do Bras*l. E* 2023, prec*samente *té mê* o
</line>
<line>
*e
</line>
</par><par>
<line>
*gosto, um *evantamen*o do S*rviço Brasileiro de Apoio às M*cro e Pequen*s E*pre*as
</line>
<line>
(S*BRAE) cons*atou q*e, den*re o total de 220,8 mil novas contrat*ç*es, 161 mil emp*egos
</line>
<line>
se relacion*ram co* *PE\s (S*BRAE, 2023).
</line>
<line>
Trata*do-s* de MPE\*, *s empreendimento* são *autado* *m caracterí*ticas simp*es,
</line>
<line>
como, por exe*p*o: ser comume*te d* t**o empres* familiar; ter foco *m pequenos *icho* de
</line>
</par><par>
<line>
*erc*do;
</line>
<line>
e possuir p*uca
</line>
<line>
**ant*dade de funcion*rios em *ua es*rutur* o**anizacional.
</line>
</par><par>
<line>
Características que permite* maior pro*imidade *as MP*\s com os se*s *lie*tes e, aind*, as
</line>
</par><par>
<line>
torn*m á*eis e* *uas *perações. Nã* é por *ca** que, de *c*rdo com o l*va*tamento
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
Mapa de Empresas do Ministério do D**e*volvimen*o, *ndús*ria, Comércio e Serv*ços, entre
</line>
<line>
o to*al de *1,* mil**e* de empresas ati**s n* Brasil em **o*to *e *023, 93,7% e*am M*E*
</line>
<line>
(BRA*IL, 20*3).
</line>
</par><par>
<line>
Sendo a *tençã* sobre o cenário brasi*eiro
</line>
<line>
das MPE\s p*rtinent*, justamente p*r sua
</line>
</par><par>
<line>
infl*ência na *onjunt**a socioeconômi*a do *aís,
</line>
<line>
vem à to*a o interesse de s* conhecer
</line>
</par><par>
<line>
me*hor as **líticas públicas e legislações benéficas para esse se**r, sob*etu*o no *ue tange à
</line>
<line>
participação das M*E\s em p*ocessos licitatórios com a Adminis*raç*o P*bli*a, ha*a vista q*e
</line>
<line>
todos os órgãos **blic** *ão obri*ados a licita*, *ej* de represen*ação federa*, estadual,
</line>
</par><par>
<line>
munic*pal ou do Distri*o Federal. A*sim, q*alquer compra *e produto* ou c*ntratação
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
serviços
</line>
<line>
d*
</line>
<line>
governo deve ac*ntecer a*rav*s
</line>
<line>
de um
</line>
<line>
processo form*l de lic*ta**o, o
</line>
<line>
*ual
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
re*id* por legislaç*o es*ecífica. Trata-se de **a pauta legal secula* no *rasil, pois surgiu no
</line>
</par><par>
<line>
ord*namen*o jurídi*o d* país no Decret* n° 2.*96
</line>
<line>
de 1862. Posteriormente, torno*-se uma
</line>
</par><par>
<line>
*aut* j*rídi** que fo* s* ap*imorando co**orme os avanços tecno*óg*cos e as novas realida*e*
</line>
<line>
do mercado de produto* * s*r*iços. Atua**ente, h* o regimento da *ov* Lei de Li*itações e
</line>
</par><par>
<line>
C*ntra*o, tratando-se da Lei nº 14.133
</line>
<line>
de 2021, a qual se amalgamou c*m a *ei
</line>
</par><par>
</page><line>
Co*pleme*t*r n° 123 de *00*, que dita o Estatut* das MPE\*. *ma junção jurídi*a *ue fir*a
</line>
<line>
benefícios *ara as MPE\s, *oment*ndo esse *etor de negócios n* eco*o*ia, *ncluindo
</line>
<line>
fa*o*eciment* nos processos licita*órios como fomento de va*ta*em c*mp*titiva.
</line>
<line>
Nes*e sentido, *merg* a seguinte indagação: *uai* são os maiores desa*io* enfrenta*os
</line>
<line>
*elos gestores das MPE\s par* atuar *os processos licitatórios? Coloca*do-se, portanto, *o*o
</line>
<line>
o *bjetivo deste es*ud*: investig*r o *osicionament* dos g**t**es das MPE\s no contexto das
</line>
<line>
R*v. FSA, Teresina, v. *1, n. 6, art. 6, p. 112-130, jun. 2024 www4.f*an*t.com.br/r*vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Desafios das Micro e Peque*as Empr*sas (*PE\S) em L**ita*ões Públ*c*s
</line>
<line>
115
</line>
</par><par>
<line>
li*it*çõe* do governo *pós a pr*m*lg*ção *a Lei 14.133/2021. E*sa é uma abordag*m
</line>
</par><par>
<line>
temática relevante para *s*abe*ecer um *pro*unda*ento do
</line>
<line>
c*nhecime*t* acerca dos
</line>
</par><par>
<line>
processos licitatór*os *ú*lic*s, visto que os ge*tores das MPE\* ne*e*si*am s*ber **da* com
</line>
</par><par>
<line>
essa v*a de *tuação licitatóri*, que é valorosa para a amp**ação fina*ceira de
</line>
<line>
seus
</line>
</par><par>
<line>
e*pre***imentos.
</line>
</par><par>
<line>
*ar* colocar em prática * invest*gação da te*áti*a el*it*, dois pr*cedi*entos
</line>
<line>
metodológi*os foram utilizados - * pesqui*a bibl*ográfica e a pesquisa *ocumental. Esses
</line>
</par><par>
<line>
procedimen*os estabe*eceram uma aborda*em explorató*ia d* ord*m qu*litativa p**a
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
estudo. Aten*ando-se que a pesquisa bi*liográfic* *erm*tiu a col*ta de mater*al *m fonte* do
</line>
<line>
tipo *ecundária, ou seja, co* análise de terc*iros, t*i* *om*: liv*os, ar**gos científicos,
</line>
<line>
*rab**hos acadêmicos etc. Enquanto a pesqui*a documental troux* a coleta de m*terial em
</line>
</par><par>
<line>
f*ntes do tipo o*i*inal, sem
</line>
<line>
a*ális* *u inte*p*etaçã* de terceiros, tais como:
</line>
<line>
l*i*, p****isas
</line>
</par><par>
<line>
*statísticas, docum*ntos (pú*li*os e/ou privados) etc. (*IL, 20*8).
</line>
<line>
* REFERENCIAL TEÓRICO
</line>
<line>
2.1 A*mi*istraçã* Pú**ica
</line>
<line>
* Administração Pública *ode s*r *specificada como o po*er de g*stão *o Estado, o
</line>
</par><par>
<line>
qu* a*ar** as fu*çõe* de legislar, tributar, fiscalizar e reg*lame*tar, sendo que, *ara
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
e*ercício de tai* *un*ões, o Estado co*ta com órgãos e i*stituições pertencentes
</line>
<line>
à *u a
</line>
</par><par>
<line>
in**aestrutura, o que permite a ef*t*vaç*o do se*viço público. Uma ambien*ação que n*cessita
</line>
<line>
de control*, *anto inter*o quanto externo, sendo:
</line>
</par><par>
<line>
( ...) o
</line>
<line>
controle int*rno da Administração Públ*ca é a fiscalização exer*ida por ela
</line>
</par><par>
<line>
mesma sobre *eus at*s e atividade* d* s*** órg*os e *ntidade* descentralizadas. Ele
</line>
</par><par>
<line>
permite à Administração a*ul*r, por ilegalidade, ou
</line>
<line>
re*og*r, por conveniência
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
oportun**ade, os p****i*s
</line>
<line>
atos, *o*for*e entendimen** sumulado *o Supre*o
</line>
</par><par>
<line>
Tribu*al *ederal, em sua s*mula n. 4.734. Controle ext*rno, po* su* vez, é aquele
</line>
<line>
exec*tado por *r*ãos ou *oderes externo* à estrutura do controlado. É, por exemp*o,
</line>
</par><par>
<line>
o co*trol* exerc*do p*lo Poder Leg*slativo *u p*la
</line>
<line>
administração di*eta sobre
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
indireta (MONA*O, 20**, p. 51).
</line>
</par><par>
<line>
Logo, o in*uit* da Ad*in*s*r*ção *ú*lica é servir * sociedade, po**m, isso *eit* *um
</line>
<line>
ambiente *ontrolad* em meio a uma ges*ão tran*paren*e e coadunada com a legislaç*o. **é
</line>
</par><par>
<line>
mesmo
</line>
<line>
po*que o e*ercício *a Adm*n*stração Pública está associ*do * **tuação de gastos do
</line>
</par><par>
</page><line>
e*ário público (Souza e *i*a, 2023). In*lusive, *á limi*a**es *ara o Est*do em su* gestão, as
</line>
<line>
qua*s são ***idas po* alguns princípios. *ara tant*, existe aporte j*rídic* c** especificidade
</line>
<line>
*uanto * f*nção administr*tiva do *stado - o ar*igo 37 da Constitu*ção Federal de 1988: "A
</line>
<line>
Rev. FSA, *eresina PI, v. 21, n. 6, art. 6, p. 112-1*0, jun. 2024 www4.f*anet.co*.br/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
T. *. R. Grijó, G. K. T. Glo*ia, L. S. *r*ciolli, A. *. G. D. Motta
</line>
<line>
116
</line>
</par><par>
<line>
Administ*a*ão Públ*ca di*et* e indireta de qua*quer dos Poderes da *nião, d*s Estado*, do
</line>
</par><par>
<line>
*istrito Federal e dos M*nicípio* obed*c*rá aos pr*ncípi*s
</line>
<line>
de *egalidade, impessoali*a*e,
</line>
</par><par>
<line>
m*ralidade, *ubli*idade * eficiência" (BRASIL, 2016,
</line>
<line>
p. *1). U*a ambientaç*o *egal *ue
</line>
</par><par>
<line>
deve *az*r pa*te tanto do control*
</line>
<line>
interno,
</line>
<line>
quanto
</line>
<line>
do *ontrole exter*o da Administraç*o
</line>
</par><par>
<line>
Pública, a qua* é *omplementada n* artigo 70 da *ons*ituição Fe*eral ** 1988, que dita:
</line>
<line>
A fiscaliza*ão contábi*, finan**ira, o*çamentária, op*racional e pat*imonial da União
</line>
<line>
e das entidades d* administração *ireta e indireta, quanto à legalidade, legitim**ade,
</line>
<line>
**onomicidade, aplicaçã* da* *ubve*ções e renúncia de receitas, será exercida pelo
</line>
<line>
Congresso Nacional, m*di*n*e co*trole externo, * p*lo sistem* de c*ntrole interno
</line>
<line>
de cada Poder (BRAS*L, 2016, p. 48).
</line>
<line>
Expressamente, dent*e os pr*n*í*ios, os da le*al*dade e da impessoal*dade estabe**cem
</line>
<line>
o con*r*le junto à A*mini**ração Pública, sobre*u*o no que se refere à gestão *e se*s gastos,
</line>
<line>
limitando-os, ou me*mo, re*irando * vontad* e os interesses patrimoniais. Um controle que
</line>
</par><par>
<line>
acaba sendo um espaço fe*undo para a naturez*
</line>
<line>
burocr*ti*a da Ad*i**st*açã* Pública
</line>
</par><par>
<line>
(SOUZA; LIMA, 2023).
</line>
</par><par>
<line>
Portanto, *abe d*stacar que * Adm*ni*t*ação Pública não pode fazer s*as e*c*lh*s de
</line>
</par><par>
<line>
g**to* públicos de a*ordo
</line>
<line>
**m suas p*eferênc*as, *evend* seguir normas padroni*a**s,
</line>
</par><par>
<line>
tratando a todo* os i*teressado* igualmente. Tal exigênci* es*á i*serida na Constituiçã*
</line>
<line>
Federal d* 1988, em seu *rtigo 19, que dita: "É vedado à Uniã*, aos E*tados, *o Di*trito
</line>
<line>
Federa* * aos muni*ípi*s: [...] III Criar dis*inções entre br*sileiros ou p*eferên*ias entr* *i"
</line>
<line>
(BRASIL, 2*16, p. 21).
</line>
<line>
Nota-se, assim, q*e o qu*si*o *inan*as *e estabelece em me*o ao con**ole l*gal int**no
</line>
<line>
e externo da A*mi*ist*aç*o Púb*ica, *ão e*istindo o *ode* de livre escol*a na* contratações
</line>
<line>
*úb*icas de recurso* humanos, o* mesmo, em suas *o*pras no geral. P*stura jurídica que *ão
</line>
</par><par>
<line>
tem *spaço para esco*has
</line>
<line>
impróprias, já qu* *irma a i*uald**e
</line>
<line>
de condiç*es co* tod*s
</line>
<line>
os
</line>
</par><par>
<line>
in*eressados *m te* alg*m tipo
</line>
<line>
de relação fin*n*eir* com * *stad*. Se*do e*se
</line>
<line>
um pont o
</line>
</par><par>
<line>
*evr*lgico ** Admin*stração Púb*ica, po*to qu*, p**a organizar as es***has n*s situaçõ** de
</line>
</par><par>
<line>
gastos
</line>
<line>
p*blicos,
</line>
<line>
primando pe*a igua*da*e, *xistem *s **as de conc*rso públi*o no contex*o
</line>
</par><par>
<line>
dos recursos humanos e de li*itaçõ*s para as c**trata*õe* de serviços ou comp*as de *rodu*os
</line>
<line>
(SOUZA; LIMA, *02*).
</line>
</par><par>
<line>
Especialmente, no *aso da obrigatori**ade do processo lic*tatório, *essal*a-se
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
capa*idade desse em i*pulsionar a eco**mia, favorecen*o os d*i* *ado*, o *s**do e
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
</page><line>
lic***nte. O Estado cons*mindo a melhor opção de p**duto ou serviço * elegendo o me*hor
</line>
<line>
preço. * o licit*nte obtendo *etorno financeiro para o *eu negócio, o q** significa geração de
</line>
<line>
R*v. FSA, Teresina, v. 21, n. 6, art. 6, *. 112-**0, jun. 20*4 www4.fsanet.com.br/r*vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Desafios das Micr* e Pequenas Empr*sas (*PE\S) em L*citações Públi*a*
</line>
<line>
*17
</line>
</par><par>
<line>
produtiv*dade que, por consegui*te, implica geração de empregos e arrecadação de i*p*stos
</line>
<line>
(SOUZA; LIMA, *023).
</line>
<line>
3 RESULTA**S * DI*CUSS**S
</line>
<line>
3.1 Processo Licitat*ri*
</line>
<line>
A licitação tem como final*dade * contrataçã* da melh*r *pção de serviço ou produto
</line>
<line>
par* o g*verno, tendo c*mo *a*co regula*ório o artigo ** da Con**i*uição Federa* de 1988, a
</line>
<line>
saber:
</line>
<line>
Compete pr*v*tiv*mente * *nião legislar sobre: (...) XXVII - Norm*s ge*ais pa*a
</line>
<line>
lic*tação * *e*ebração de contratos em todas as forma* p*ra as admi*istra*õ*s
</line>
</par><par>
<line>
públic*s *ireta, abs*lutista e de *ase da Fed*ração, Est*dos, Distrito Federal
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
Mun****ios, obed*cido o dispos*o no *rt. *7, XXI, e para as empresa* públi**s
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
Ou s*ja, a contratação de terceiros pe*o *overno, co*stitucion*lmente, está di*tanciada
</line>
<line>
do **itério de escol*a particular do a*mi*istr*dor público, posicionamento q*e *vita escolhas
</line>
<line>
indevidas. Colocando-se * licit*ção como um cam*o **erto para prop*st*s de di**r*ntes
</line>
<line>
lici*antes, o q*e permite a *elhor e**olh* a* interesse de *ons*mo *o governo em dado
</line>
<line>
mo**nto (CARVALHO FILH*, 2020).
</line>
<line>
O estreito l*citatório co*stituc*on*l, atualment*, aind* se vincula com a L*i 1*.133 de
</line>
</par><par>
<line>
2021, qual substituiu L*i nº 8.66* de 1993 (BRASIL, 2021; BRASIL, 1993). Ressalta-se a
</line>
<line>
q*e a *ei *º 8.666/1993 sofreu críticas, quando em vigor, *obretudo a*erca do **u vínculo e
</line>
<line>
estímulo ao exc*ss* de burocracia. *t* mesm* te*tou-se abr*ndar o s*u aporte buro*r*tico
</line>
</par><par>
<line>
por m**o da L*i nº 10.520 d* 2002 (Lei do *r*gão) da *ei n* 12.462 de 2011 (Lei *
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
Regime D*ferenciado *e Co*tratações Públicas). Todavia, ambas
</line>
<line>
as lei* for*m revogadas
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
incorporadas à Lei 14.133/2021, q*e ainda at*a *m confor*i*ade com a *ei nº 13.303
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
*016, que ins**tuiu o Es*a*uto d* Empresa Públ*ca, o qual esta*elece pa*a elas certo grau
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
</page><line>
indepen*ência em alguns tr*cho* es*ecíficos (BRASIL, 200*; BRASIL, *01*; BR*SI*,
</line>
<line>
2021; BRASIL, 2016). Destaca-se q*e * Le* 14.133/20*1 trouxe maior celerid*de, e*icá*i* e
</line>
<line>
transparên*ia *ara os pr*cessos **citatór*o* do governo (B*ASIL, 2021).
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere**na PI, v. 21, n. 6, a*t. 6, p. 112-130, jun. *024 ww*4.fs*net.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
T. A. R. Grij*, G. *. T. Glor*a, L. S. *raciolli, A. C. G. D. *ott*
</line>
<line>
118
</line>
</par><par>
<line>
Para cada *bjeto ** ser*i** * ser l*cit*d*, a Lei *4.133/2021 oferece *ma dir*triz de
</line>
<line>
embasamento, estabelecendo um camin*o esp*cí*ico a ser seguid* pelo di*igente *o ór*ão.
</line>
<line>
*m cada modalidade de *icita*ão a ser executada, os procedimentos mod*ficam-se conforme o
</line>
<line>
objeto a ser *dqui**do e o valor do bem. Esse último é v*rificado antes do início da licitação,
</line>
<line>
por meio de um* pesquisa de me*cado q*e, tr*dici**al*ent*, *evanta t*ês preços *om o intuito
</line>
<line>
de obter uma previsão do valor do bem ou serviç* a ser contrat**o. Uma *mbientação qu*
</line>
<line>
conta com cinco modalidades de li*itaçã*, *onforme de*taca*o no Qu**ro 1.
</line>
<line>
Q*adro 1- Modalidades *e licitação 1*.133/2021
</line>
<line>
Modalidade Descriçã*
</line>
</par><par>
<line>
**egão
</line>
<line>
É
</line>
<line>
desta**do no artigo 6 da Lei 14.133/2*2*, trata*do-se de u*a d*sputa feita através
</line>
</par><par>
<line>
de l*nces, que pode ocorrer em sessão pú*lica, incl*sive **r meio eletrôni*o,
</line>
<line>
almejando-se o menor preço ou o d* maior desc*nto. Sendo que no pre*ão eletrônico
</line>
<line>
p*im**ramente ocorr* a disputa pelos preço*, e some*te se *erifi*am os documentos de
</line>
<line>
habi*i*ação daquele fornece*or provisoriamente em primei*o l*gar.
</line>
</par><par>
<line>
Leilão
</line>
<line>
T*mbém é a*alizado pelo artigo * da **i 14.133/20*1, p*ssuindo o i*tuito *e venda
</line>
</par><par>
<line>
de imóveis ou bens m*v*is *nutil*zá*eis ou
</line>
<line>
judic*almente apreendi**s, qu* s*o
</line>
</par><par>
<line>
adquirid*s pe*o responsáv*l do melhor lance.
</line>
</par><par>
<line>
Conc*rrê*cia
</line>
<line>
Direcion*da par* c*ntratação de bens, ser*iço* e/ou projetos especiais, sendo *
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
cri*ér*o para es*olha o menor *reço, conteúdo (*rt*sti*o ou técnic*), es*r*tura
</line>
<line>
*ecnológica, retorno econômi*o o* mai*r des*o*to.
</line>
</par><par>
<line>
Conc*rso
</line>
<line>
Está vol*ado para c*ncurso d* s*leção de tr**alhos técnico*, científicos ou
</line>
<line>
art*sticos,
</line>
</par><par>
<line>
hav*ndo **aliação destes conforme * melhor c**teúdo (téc*i*o o* artíst*c*), e pa*a
</line>
<line>
concessão de p*émio ou remuneração ao vencedor.
</line>
</par><par>
<line>
Diálo*o
</line>
<line>
Re*aciona-se com a contrat***o de *bras, *erviços e compr*s, *xi*tindo, para tanto,
</line>
</par><par>
<line>
competitivo
</line>
<line>
diálogo entre o *e*tor público e o licitante, no *ual as escol*as tê* bas* em critérios
</line>
</par><par>
<line>
específico*, visan*o
</line>
<line>
sup*ir as nec*ssida*es pública*, sen** que o* licita*t*s f*z*m
</line>
</par><par>
<line>
apre*enta*ão fi*al após o encerramento **s diál*g*s.
</line>
<line>
Fonte: adapt*do de Bra*il (2021).
</line>
<line>
As mo*alidades d*scritas reverberam tal co*o o próp*io o*jetivo d* licit*çã* que é,
</line>
</par><par>
<line>
em pr*meiro lugar, per*itir ao governo reali*ar um*
</line>
<line>
contra*ação com tercei*os vantajosa; já
</line>
</par><par>
<line>
como segu*do foco ** a dem*cra*ização do acesso ** contratações da Administraçã* Públi*a
</line>
</par><par>
<line>
(*arinho, 2018), objetivo qu* *e coaduna com
</line>
<line>
*s princípios inerentes Lei 14.133/2021, à
</line>
</par><par>
<line>
ins*ituídos pe** seu artigo 5:
</line>
</par><par>
<line>
Na *pl**ação desta Lei, se*ão observados *s *ri*cí**os *a leg*lid*de, d*
</line>
</par><par>
<line>
impess*alid**e,
</line>
<line>
da moral*d*de, *a publicidade, *a e*ici*ncia, do inter*sse público,
</line>
</par><par>
</page><line>
da probidade *dministrat*va, da i*ualdade, do p*a*ejamen*o, da transparênci*, d*
</line>
<line>
eficácia, da segrega*ã* de funç*es, da moti*ação, da vi*cula**o ao *di*al, d*
</line>
<line>
j**gamento objetivo, *a segurança juríd*ca, da razoabi*idade, d* competiti**dade, da
</line>
<line>
proporcionalidad*, da ce*erid*de, da e*onom*cidade e do desenvo*v*mento nacion**
</line>
<line>
sustentáv*l, a*sim como as di*pos*ç*es d* *ecret*-Lei nº 4.657, de 4 de setembro
</line>
<line>
de 194* (Brasil, 2021).
</line>
<line>
R*v. FSA, T*r*s*na, v. 21, n. 6, art. 6, p. 1*2-13*, *un. *024 www4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
De*afios das Micro e *equenas Empres** (MPE\S) e* Licitações *úb*icas
</line>
<line>
119
</line>
</par><par>
<line>
A Lei 4.*33/20*1 acres*entou novos prin*íp*os ao estreito *icit**óri*, os quais
</line>
<line>
*omplemen*am os ** dis*ostos no artigo *7 da Constitui**o Federal d* 1988 e interagem com
</line>
<line>
o princíp*o ison*mi*o dis*osto como o*jet*vo licitató*io no artigo *1 da referida lei (D*
</line>
<line>
PIETRO e* al, 202*). De **l modo, a Lei 4.133/2*21 **ssui *ma gama de prin**pios, os quais
</line>
<line>
*e apresentam no Quadr* 2.
</line>
<line>
Quad*o 2 - Princ*pios presen*es no proc*sso licit*tório
</line>
<line>
Princ*pio D*sc*ição
</line>
</par><par>
<line>
*sonomi*
</line>
<line>
Não **rmi*i* pr*vilégios *u de*criminação n* processo licitatório.
</line>
</par><par>
<line>
Legalidade
</line>
<line>
Obede*er ao *rdenamento jurídico brasile*ro p**-*stabelecido.
</line>
</par><par>
<line>
*oralidade
</line>
<line>
Ter conduta ética e boa-fé.
</line>
</par><par>
<line>
Impessoalidade
</line>
<line>
Primar *ela imparci*lida*e.
</line>
</par><par>
<line>
Mor*l*da*e
</line>
<line>
Estabelece
</line>
<line>
q*e a conduta *o agen** públi*o seja *rien*ada pela ética, boa-fé e
</line>
<line>
leal*ade.
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
administrativa
</line>
<line>
p*la honestidade em *eu labor, se* t*rar *a*tagem de seus
</line>
<line>
po**res *u a*gar*ar
</line>
</par><par>
<line>
facilidad*s po* meio de**s para o **u *roveito pessoal ou de outrem.
</line>
</par><par>
<line>
Igualdade
</line>
<line>
Administraç** Pública de*erá f*rnecer *gualdade de co*petição p*ra *odo* *s
</line>
<line>
licita*tes.
</line>
</par><par>
<line>
Plan**amento
</line>
<line>
Estabelecer ambient*ção ideal com dire*rizes eficazes para * con*e*ção do ed*tal.
</line>
</par><par>
<line>
Transparência
</line>
<line>
Disponibi**z*ção de
</line>
<line>
*cess* *ara o públ*co de *odas as informa***s d* proces*o
</line>
<line>
l*citat*rio.
</line>
</par><par>
<line>
Segregaçã*
</line>
<line>
de Pr**be que o m*smo agente púb*ico **ja
</line>
<line>
d*s*gna*o
</line>
<line>
para
</line>
<line>
atuar simultaneamente
</line>
</par><par>
<line>
fun*ões
</line>
<line>
*m d*as *u mais f**ç**s *a Administração *ública ou Equipe *e ***i* d* setor
</line>
<line>
d* Licita*ões, evitando-se ris*os e erros.
</line>
</par><par>
<line>
Mot*va*ão
</line>
<line>
Deve o agente do Poder Público *ustificar suas deci*ões, explicando *e *or*a
</line>
<line>
didática as *ecisões que inter*iram na homo*ogaçã* do proces** licitatório.
</line>
</par><par>
<line>
V*n*ulaç*o
</line>
<line>
ao
</line>
<line>
*stabelece * *e*essidade de *espeito as *egr*s *ré-*stabelec**as no ed*tal.
</line>
</par><par>
<line>
edit*l
</line>
</par><par>
<line>
J*lgamento
</line>
<line>
Pro*be a util*zaç*o de *ualquer *ipo de informações sigil*sas, que
</line>
<line>
imp*ique
</line>
</par><par>
<line>
objetiv*
</line>
<line>
al*eração *a homologação *o Proc*sso Li*it*tó*io.
</line>
</par><par>
<line>
Seg*rança
</line>
<line>
Ju**a confor*idade dos pr*cessos licitatórios pa*a a *plicaçã* das le*s sobr* os
</line>
</par><par>
<line>
J*rídica
</line>
<line>
am*ien*es, favorec*ndo *mbie*t* fec*n** pa*a est*b**ida*e
</line>
<line>
e segura**a n*s
</line>
<line>
relações de negóci* c*m os lici**ntes.
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
E*ono*icida*e
</line>
<line>
Es*abelece * necessid*de da relação cust*-benefício entre o órgão *úbli*o e as
</line>
<line>
organizaçõ*s licitantes.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, *eresina PI, v. *1, *. 6, art. 6, p. *12-13*, jun. 2024
</line>
<line>
*ww4.fs*net.com.br/rev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
T. A. R. *rijó, G. K. T. *loria, L. S. Gracioll*, A. C. G. D. *otta
</line>
<line>
1*0
</line>
</par><par>
<line>
Desenvolvimen*o
</line>
<line>
Incentiva a A**inistração Públi*a nas boas práticas do d*nhei*o pú*lico, assim
</line>
</par><par>
<line>
sustentável
</line>
<line>
como nas adoções de inovações úteis para a *ocieda*e.
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: A*a*tado de Di Pietro et al (20*1).
</line>
<line>
D*ntre os *rincíp*os, des*a*am-se os ** isonomia e da *gualdade, *s *uais pre*isam ser
</line>
</par><par>
<line>
perce*idos com algum grau de
</line>
<line>
p**fu*di*ade, pois, sem co**exto, parece ha*er afro*ta
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
*sonomi* quando se aplica exclusi*ida*e às M*E\*. No en*a*to, *um
</line>
<line>
entendiment* mais
</line>
</par><par>
<line>
abrangente, traz-se à **ut* o entendi*ento d* pri*cípio aristot*lico, s*gundo o *ual
</line>
<line>
"[...]
</line>
</par><par>
<line>
*evem*s tratar igu*lm*nte os igu*is * desigua*mente os *esigu*is, n* medida
</line>
<line>
de s u*
</line>
</par><par>
<line>
des*gual*a*e" (D\OLIVEIRA, 2012, p. 6). Ou seja, o int*ito licitatório da Le* 14.1*3/2021 é
</line>
<line>
oferec*r oportunidade, em meio ao t*at*mento favorecido, par* contratação a todo* os tipos de
</line>
<line>
empres*s, * que inclui as *PE\*; tal favoreci*en*o também abra*g* o a*ric*l**r f*miliar, *
</line>
<line>
prod*tor rural pessoa física, o Micr*em*reendedo* In*ividual (MEI) e as coo***a**vas. U*
</line>
<line>
f*voreci*en*o paut*do no* ditames da ju**iç* so**al (*OUZA; LIMA, 202*). De ta* fo*ma, a
</line>
<line>
Le* 14.133/2021 induz "[...] a ef*ciência n*s contratos, se*do exigido ainda m*is de que* est*
</line>
<line>
env*lvido no certame licitatório, com a fin*lidade de que as contratações se*am ma*s *ficazes
</line>
</par><par>
<line>
e me*os buro*rátic*s, e at*njam as nec**sidades
</line>
<line>
da sociedade" (*LIVEIRA et al, 2*22, p.
</line>
</par><par>
<line>
102).
</line>
</par><par>
<line>
3.* MPE\S E A LEI 14.133/20*1
</line>
</par><par>
<line>
Em 2006, a Lei Complementar n* 123 inst*t*i* o Estatuto *aci*nal d* Microempre*a e
</line>
<line>
Empres* d* Pequeno Porte que, *osteriormen*e, teve *lteração firma*a pela *ei
</line>
<line>
*o*pl*men**r ** 147 de 2014 e das *eis complement*res n° nº *67 e nº 16*, a**as de 2019
</line>
<line>
(BRASIL, 2006; BRA*IL, 2014; BRASIL, 2019A; BRA*IL, 201*b). U* Estatuto que trouxe
</line>
<line>
a diferenciação no trato com tais mod*l*dades de e*pre*as, b*scand* f*ci*itar o a*esso delas
</line>
</par><par>
<line>
ao mercado. Se*do o *apel **s respecti*as le*s
</line>
<line>
tr*zer *m ambiente de
</line>
<line>
i*ualdade para
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
merc*d*, pautado na igualdade mater*al, o que sign*ficou mi*i**zar a d*svan*agem
</line>
<line>
competitiva d*s MPE\* *nte as em***sas de maior *ort*. Essa conjun*ura incluiu facili*ades
</line>
<line>
fiscais, devido ao re*ime exclusivo de tr*b*tação chamado Simples Na*ional, com facil*taçã*
</line>
</par><par>
<line>
no c*mprime*to das obrigaçõ*s trabalhistas e previden**á*i*s. *ssim
</line>
<line>
como ma*or fa***idad*
</line>
</par><par>
<line>
de acess* ao créd*to e in*enti*o à pa*t*cip*ção *m licitação, devido à exclusividad* *icitatória
</line>
<line>
para MPE\s nos **lumes negociados abaixo de R$ 80.000,00, sendo esse valor por i*e* e nã*
</line>
<line>
pelo valor global do certame (S*BRAE, 2021).
</line>
<line>
At* mesm* porqu* a m**or capa*idade ec*nôm*ca d*s MPE\s faz c*m q*e precisem
</line>
</par><par>
<line>
de i**entivos
</line>
<line>
para ma*terem-se no mercado, não só para te* maior com*etitividade
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, *eres*n*, *. *1, n. 6, art. 6, p. 112-130, ju*. 2024
</line>
<line>
www*.fsanet.c*m.br/revis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
D*safios d*s Mic*o e Pequenas Emp*esas (MPE\S) em Licitações *úblic*s
</line>
<line>
121
</line>
</par><par>
<line>
me*ca*o, c*mo tam*ém pa*a part*cipar das compra* públicas. A*é* disso, incentivar a* *PEs
</line>
</par><par>
<line>
traduz-se como uma forma de impuls**nar * economia,
</line>
<line>
t*nd* *m vista a sign*ficati**
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
Diferi*ento
</line>
<line>
Na fas* de h*bilitação no pr*c*sso **ci*a*ório, a* MPE\s não
</line>
<line>
precisam apresen*ar os
</line>
</par><par>
<line>
da
</line>
<line>
comprovantes
</line>
<line>
de regula*idade *iscal e tr*b**h*st*, d*v*ndo fazê-lo até cinco dia* *tei*
</line>
<line>
ap ó s
</line>
</par><par>
<line>
c*mprovaç*o
</line>
<line>
vencer a d*sputa l*citat*ria.
</line>
</par><par>
<line>
Exclusivi*ade
</line>
<line>
Se o valor do item da li*itação n*o ultr*passar 80 mil reai*, deverá exclu*ivame*t* se dir*cio***
</line>
</par><par>
<line>
o processo lic*tatório par* MPE\s, trata*do-se de postura obri*atória p*ra Admin*stração a
</line>
<line>
Pública.
</line>
</par><par>
<line>
*otação de
</line>
<line>
Nas aquisiçõe* de b*ns divisívei*, a Adm*nistraçã* Pú*li*a é *brigada a reservar a cota de *5%
</line>
</par><par>
<line>
25%
</line>
<line>
da c*mpra para M*E\s
</line>
</par><par>
<line>
Valor *a
</line>
<line>
O valor
</line>
<line>
est*mado dos ben* ou serviços em
</line>
<line>
licitaç*o pode superar a *ecei*a bruta das *PE\s.
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
F*nte: Adapta*o de Raue* (2022).
</line>
<line>
Pa*a com*lementar os ben*fíc**s aci*a de*cr*tos, v**e uma ressalva acerca **
</line>
<line>
pagamento das notas fi*cais conf*rme a **ntad* do gest** púb*ico responsável por condu**r o
</line>
<line>
pagamento da d*spe*a, qu* é um* prática conhecida no meio público, d*pendendo d* *rau de
</line>
</par><par>
<line>
gover*ança d** ór*ão*. **so porque a *ei 1*.133/2021 trouxe a
</line>
<line>
ob*i*atoriedade
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
organ**açã* de um* *ista d* pagame*t* pela data de apresentação d* *ota *iscal. Houve, para
</line>
</par><par>
<line>
tal, a divisão
</line>
<line>
de
</line>
<line>
ca**go*ia*
</line>
<line>
de pag*ment*s: * - fo**ecimento *e b*ns; I* - locaç*es; *II -
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, *e*esina *I, v. 21, *. 6, art. 6, p. 112-130, **n. 2024
</line>
<line>
www*.fsanet.com.*r/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
T. *. R. Grijó, G. K. T. Gl*ria, L. S. G*aciolli, A. C. G. D. M*tt*
</line>
<line>
122
</line>
</par><par>
<line>
*restação de serviços; e *V - realizaçã* *e obras. O pagam***o das MPE\s é um dos mo*ivos
</line>
<line>
jus*ificados, segu**o o texto d* l*i, *a*a acele*a* a ordem *e *agame*to da* notas,
</line>
<line>
preservand* sua **úde fi*anceira (BRAS*L, 2021).
</line>
<line>
Pode-se dizer que os bene*ícios da Lei 14.133/2021 f*ra* favoráveis às MPE\s, v*sto
</line>
</par><par>
<line>
que, c**form* * Painel de Com*ras do Gov*rno, *entre
</line>
<line>
o* processos li*ita*ório* *e*tos em
</line>
</par><par>
<line>
20*3, el*s rep*esentaram 49,2*% das contratações do governo. *m nú*eros, *ais con*ratações
</line>
</par><par>
<line>
envol*eram o mon*ante d* 69.594
</line>
<line>
empr*sas, movime**an*o *ais d* 130 bilhõ*s *e re*is
</line>
</par><par>
<line>
(Br*sil, 2024).
</line>
</par><par>
<line>
*.3 *ESTÃO *E LI*ITAÇÕES PARA MPE\S
</line>
<line>
O con*eúdo da L*i 14.133/2021 permit* que as MPE\* s* organizem previ**ent* par*
</line>
<line>
concorrer *os p*ocess*s licitatórios. P*rtanto, as MPE\s devem deixar dis*oníveis os seus
</line>
</par><par>
<line>
do*umentos e ter sempre uma lista atualizada de suas *otaç*es de
</line>
<line>
pr*ços, que devem *er
</line>
</par><par>
<line>
*rontamente compet*tivos *rente
</line>
<line>
às demais empres**. E par* manter a sua lis*a
</line>
<line>
de preços
</line>
</par><par>
<line>
atu*l*zada e c*mpetitiva, as MPE\s *ece*sitam negociar co*tinuam*nte com os seus
</line>
<line>
fornecedores. Assim, *s MPE\s se mant** *reparada* par*, a qualquer m*mento, participar
</line>
<line>
de *m **ocesso *icita**rio, evit*ndo que fa*te do**men*ação e imp*di**o que o preço ofertado
</line>
</par><par>
<line>
*o pro*esso licitatório sej* defasad*, inviab*liz*ndo a lucratividade
</line>
<line>
** ne*ócio (SEBRAE,
</line>
</par><par>
<line>
2021).
</line>
</par><par>
<line>
Além da organização prévia
</line>
<line>
da documentação e da *otação de preç* viável e
</line>
</par><par>
<line>
competitivo, o*tros ponto*
</line>
<line>
na gestão das MP*\s de*em *er consider*dos, para assim haver
</line>
</par><par>
<line>
um bom posicionamento num* incursão licitatória, tais como:
</line>
</par><par>
<line>
</line>
<line>
Es**belecer uma ap**sen**çã* com
</line>
<line>
esp*cificações dos p*od*tos q** se*ão
</line>
</par><par>
<line>
comerci*lizados, **clui*do c*c*o *e vi*a d*les;
</line>
</par><par>
<line>
</line>
<line>
Ev*ta* a*sênci* de critérios de qualidade para os *rodutos que *erão co*ercializad*s,
</line>
<line>
buscand* tê-los através de certificad*s o* selos;
</line>
</par><par>
<line>
</line>
<line>
Ter foco * se c*nce*t*ar **m segmen*o e*pecífico *e atuaç*o dentro *o cenário
</line>
<line>
das
</line>
<line>
*ompras p*blicas;
</line>
</par><par>
<line>
</line>
<line>
M*n*er-se informa*o e com conhecim*nto da **i 14.133/202*, inclui*do qualquer
</line>
<line>
alteração que *e*a *eja fei*a;
</line>
</par><par>
<line>
</line>
<line>
Abandon*r o preconceito sob** a b*rocra*ia *a* compras pública*, ma*tendo-** apto
</line>
</par><par>
<line>
*o
</line>
<line>
q*e tange * tecnologia *a in**rmação
</line>
<line>
para poder *gilizar incu*sões *m me**
</line>
<line>
ao
</line>
</par><par>
<line>
processo *icitató*i* (MA*INHO, 201*).
</line>
<line>
Os *o*tos ele*cados sã* essenc*ais *o proce*so licitatório das MPE\s, e devem an*ar
</line>
</par><par>
<line>
j*ntos com as *onsu*ta* d* inform*ç*es
</line>
<line>
*úbli*as
</line>
<line>
ace*ca dos processos licitatórios. Desse
</line>
</par><par>
<line>
m odo,
</line>
<line>
as MPE\s devem cons*l*ar
</line>
<line>
sem*re
</line>
<line>
os sit*s dos órgãos *úblicos, *u mesmo, visitar
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresi**, v. 21, n. 6, a*t. 6, p. 112-*30, jun. 2024
</line>
<line>
***4.*sanet.c*m.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*esafi*s das Micro e Pe*uenas Emp*esas (MPE\S) em Licitaçõ*s Pública*
</line>
<line>
1*3
</line>
</par><par>
<line>
locais, como, por exemplo, *refeitura*, para *ssim conseguir informaç*es
</line>
<line>
de *dit*is
</line>
</par><par>
<line>
*onvocatórios de licitação. Ou seja, devem c*nhecer o **o c*lendário das rea*izaçõ*s das
</line>
</par><par>
<line>
licit*ções, c*n*ultando os
</line>
<line>
represe*tant*s da Admi*istr*ção *ública, seja mu**cip*l, e*tad*al
</line>
</par><par>
<line>
ou f*dera* (OL*VEI*A et a*, 2022).
</line>
</par><par>
<line>
Inclusive, a falt*
</line>
<line>
*e informação nas MPE\s, *obre c*mo pa*ticipar do* *rocesso*
</line>
</par><par>
<line>
lic*t**ório*, constitu*-s* u*
</line>
<line>
*ator c*ític* *ue c*mpr*mete a participa*ão delas n*s
</line>
<line>
certa*e*
</line>
</par><par>
<line>
licita*óri*s (MARINH*,
</line>
<line>
2*18). Nesse cas*, *s MPE\s pod*m *ti*iza*
</line>
<line>
como ferramenta
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
Portal Nac*o*al *e C*ntrat*ções Púb*ica* (PNCP), buscando in*ormaçõe* em consu*tas
</line>
<line>
periódic*s. Iss* po*que os órgãos púb*icos são obrigado* * div*lgar no PNCP suas licitaçõe*,
</line>
<line>
to**ando *úblicos os editais convo*ató**os, os contratos fe*tos e as demais in*ormações sobr*
</line>
</par><par>
<line>
seus trami*es lic*tatór**s. O PNCP pe*mite o cadastro *as M*E\s, garant*ndo **ess* *s
</line>
</par><par>
<line>
atualizações so*re poss*vei* licitaç*es no t*r*itório ****onal. Além diss*,
</line>
<line>
permite
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
acom*a*hament* *os con*ratos de *icitações firmados, assim como das convoc*ções, ev*tan*o
</line>
<line>
q** a* MPE\s deixem de cump*i* compromissos com a Administração Pública, afastando-as
</line>
<line>
de ações punit*vas (S*B*A*, 2021).
</line>
</par><par>
<line>
O c**a*trament* da* MP*s *o *NCP amplia *ua capacidade de participação
</line>
<line>
em
</line>
</par><par>
<line>
licitações em t*do o ter*i*ório nacional, utilizan*o uma
</line>
<line>
assinat*ra e**t*ônica. O for*ato
</line>
</par><par>
<line>
*letrônico de **cita*ã* proporciona agi**d*d* e cel*ridade aos proces*os, esp*cialmente no
</line>
<line>
*aso *e pregõe* eletrô*icos. Enten*endo-se *ue:
</line>
<line>
A tecn*logia da informação é o traço m*is ma*cante da pós-m*d**nidad*, [...], bate
</line>
</par><par>
<line>
à porta da
</line>
<line>
li*itação públi*a por meio da modalidade p*egã* eletrônico. A pri*cip*l
</line>
</par><par>
<line>
f*nção da t*cnologia da inf*rmação é e*cu*tar *s distânc*as, *pr*ximar as pessoas,
</line>
<line>
facil*tan*o a in*eração *o *onhecimento e das informa*ões. Hoje *s i*form*ç*es são
</line>
<line>
difundid*s em tempo *eal para todo o *lane*a, o que implica trans*ormações de
</line>
<line>
mo*ta de modo de *gir dos *tores econômico*, políti*os e s*ciais (Ni*bu*r, 200*, p.
</line>
<line>
3 2 3 ).
</line>
<line>
Portant*, ** MPE\s precis*m esta* em cons*nância com * tecnologia da infor*ação,
</line>
</par><par>
<line>
*orna**o-se aptas, *ão só *ara obter informações s*bre *s process*s *icita*óri*s *m t*do
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
te*ritório naciona*, m*s também para part*cipar *eles. Logo, os gestores da* MPE\* precisam
</line>
</par><par>
<line>
*ntend*r que nã* basta se ca*didatar n*ma licita*ão pública, co*tando apenas com
</line>
<line>
os
</line>
</par><par>
<line>
incenti*os da Lei *4.1*3/2021, pois é p*eciso que este*am preparados para conseguir vencê-
</line>
<line>
las (SEBRAE, 2*21). O que significa também s*ber que a Administração P*blica, quando
</line>
<line>
constitui u* processo lici*a*ório, está es*a**lecendo concorrênci* entre em*resas com foco na
</line>
<line>
*r*pos** mais van*ajo*a para a s*ciedade (Di Pietro e* al, 2021).
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FS*, Te*esi** PI, v. *1, *. 6, *r*. *, *. 112-130, jun. 20**
</line>
<line>
www4.f*a*et.com.br/revis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
T. A. R. Gr*jó, G. K. *. Gloria, L. S. G*a*io**i, *. C. G. D. Motta
</line>
<line>
*24
</line>
</par><par>
<line>
De tal m*n*i*a, o co*text* de *repar* para os *roce**os l*citatórios acaba **m*nd**do
</line>
<line>
uma adapt*çã* nas **tr**uras organizac*onais das MPE\*, j* qu* a mão *e o*ra n*rmalmente
</line>
<line>
está *nvol*ida na *o*ç* pr*dutiva. Logo, *s MPE\s necessitam assumir o ô*us d* participar de
</line>
<line>
*icit*ções, o que implica um remodelame*to das *strutur*s o*ganizacionais. Algum
</line>
<line>
c*la*orador da empresa va* precisar ser *irecionado para a atua*ão come*c*al com o governo,
</line>
<line>
impl*cando a busca *o* opor*unidades de li*itação, **volv*nd* as ações:
</line>
</par><par>
<line>
</line>
<line>
P*sq*isar * e*ist*nc*a de editais con*o*at**ios nos s**es o**ciais;
</line>
</par><par>
<line>
</line>
<line>
Deixar o* preços d*s p**dutos o* servi*os cot*dos com atualização constante;
</line>
</par><par>
<line>
</line>
<line>
Manter disponíveis documen*os * pro***tas;
</line>
</par><par>
<line>
</line>
<line>
Ac*mpanhar
</line>
<line>
os contrat*s
</line>
<line>
*
</line>
<line>
*erta*e* l*citató*ios *elos mei*s eletrônicos
</line>
<line>
ou
</line>
</par><par>
<line>
diretam*n*e *as *edes dos ór*ãos governamentais;
</line>
</par><par>
<line>
</line>
<line>
F**ar i*f*rmad* acer*a das po*sibil*dades de ação, conforme a le*i*lação v*gent* (DI
</line>
<line>
PIETRO e* al, 2*21).
</line>
</par><par>
<line>
C*m se*s custos
</line>
<line>
de
</line>
<line>
pr*du*ão
</line>
<line>
e*xutos, as M*E\s prec*sa* optar por solu*ões que
</line>
</par><par>
<line>
sejam
</line>
<line>
op*rtunas para a **nimização de*es, estabelecendo
</line>
<line>
um custo de oportunidade. Em
</line>
</par><par>
<line>
suma, a **o ser que haja lastro financ*iro p*ra *ontratar *ma pessoa exclu*iva para o pr*cesso
</line>
</par><par>
<line>
licita*ório, as MPE\s precisarão
</line>
<line>
desl*car algu*m
</line>
<line>
de s*a cadeia produtiva par* cuidar dessa
</line>
</par><par>
<line>
n**a função. P*rém, **iste
</line>
<line>
ainda *
</line>
<line>
*ossibilidade de co*tratar
</line>
<line>
uma a*sess*ria p*ra cu*dar
</line>
</par><par>
<line>
dessa par*e, *ã* com*rom*tendo assim a f*rça pr*dutiva, mas *ssumindo um n*vo cust* que
</line>
<line>
precisará s*r dilu**o no custo de produção. Dess* *or*a, o dile*a q*e perm*ia a tomada de
</line>
</par><par>
<line>
decisão *or parte dos gestores da* MPE\* deve-*e basic*mente ao receio de que
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
in*es*i*e*to para vender bens e serviços para o *over*o *ão tenha
</line>
<line>
* efet*vo
</line>
<line>
retorno
</line>
</par><par>
<line>
financei*o, Já que *e trata de uma situaçã* q*e p**e provoc*r prejuízos f*nanceiros, os qua**
</line>
<line>
não existiriam se * *m*resa simplesmente não se envolvesse n* mercado de *icitações. Ass*m,
</line>
</par><par>
<line>
o custo de opor*un*dade é
</line>
<line>
um di*isor de á*uas en*re a part*c**açã* ou não
</line>
<line>
das MPE\s em
</line>
</par><par>
<line>
l*cit*ções (SEBRAE, 202*).
</line>
</par><par>
<line>
*stabelece-se, portanto, um n*vo c***o na es*r*tura organizacion*l das M*E\s dev*do
</line>
</par><par>
<line>
ao ambiente de transação, o que traz à tona o entendimento
</line>
<line>
da Teoria
</line>
<line>
do* * us t os de
</line>
</par><par>
<line>
Transaçã* (T*T). Logo, para *xecutar a trans*çã* faz*nd* parte do
</line>
<line>
pro*esso lici*atório, as
</line>
</par><par>
<line>
*PE\s acabam *ncor*orando novo cus*o ao negócio. Haja vista que os custos antes d* ef*tiv*r
</line>
</par><par>
<line>
uma venda (ex-ante) *u um **ord*,
</line>
<line>
assim como
</line>
<line>
os q*e est*o
</line>
<line>
envolvidos no* ajust*s
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
execução de um contra** (ex-po*t),
</line>
<line>
pode* envolver *ispê*dios co* falhas,
</line>
<line>
omissões
</line>
<line>
ou
</line>
</par><par>
<line>
alte**ções n*o programadas. Sendo "[...] *m quadr* inst*tucion*l dentro do qual a integridade
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. *SA, Teresina, v. 21, n. 6, art. 6, *. 112-*30, ju*. 2024
</line>
<line>
www4.f*anet.c*m.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Desafios *as Micro e Pequen** Emp***as (MPE\S) em Licitações Públicas
</line>
<line>
125
</line>
</par><par>
<line>
de *ma transação é *ecidida" (WI*LIAM*ON, 1979, p. 235), situaç*o que aca*a gerando
</line>
<line>
c*s*o ao *egóc*o.
</line>
<line>
Assim, a partir da *CT, * possí*el observar de forma r*levant* todas *s f*ses da
</line>
</par><par>
<line>
*quisição de ben* e *erviç*s para ór*ãos
</line>
<line>
pú*licos e os meca*ismos le**is q*e regram
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
comportame*to dos agentes en*olvidos n** proc*ssos de **cit*ção * analisar a* *elaçõe* entre
</line>
<line>
fo**ecedo*es e as **ganizaçõ*s públicas (CO*SE, 1937; WI*LIAM**N, 1979). Const*t*-s*,
</line>
</par><par>
<line>
assi*, que, *om base na TCT, o cust* de transação é um f*tor a ser
</line>
<line>
ponder*do para
</line>
</par><par>
<line>
impulsionar a expansão do negócio em *e*o à sua cadeia produtiv*, q*e se coloca como
</line>
</par><par>
<line>
preponderante nas de*isõe* d* *ire*i*n*me*to *ar*
</line>
<line>
novas vendas ou incre*e*to *as
</line>
</par><par>
<line>
ex*stentes. Situação que implica dois tip*s d* custos norteadores: os já relacion*dos
</line>
<line>
com
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
**copo produti** dos produt*s * os rela*ionados co* a fe*tura da tran*ação de v*ndas
</line>
<line>
(**LLIAMSON, 1*85).
</line>
</par><par>
<line>
Ass*mindo-se * conc*it* de Ef*ectu*tion, perce*e-se que, p**a
</line>
<line>
um a M * E que j á
</line>
</par><par>
<line>
trab*lha em *e* ramo com estrutura m*ni*amente *efini*a, o risco do em*r*endimento
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
bast**te *e*uzido (S*RA*V*THY, 2001). *ontudo, o dispêndio de *nergia
</line>
<line>
humana
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
**n*nce**a *o es*reito *icitat**io com o governo faz emer*ir risco para *s M*E\s (FERREIRA;
</line>
<line>
SOUZA, 2020).
</line>
</par><par>
<line>
Ver*ficou-se q*e o *rocesso
</line>
<line>
de c*mp*a na *dminis*ração *ública é marcado por
</line>
</par><par>
<line>
r*lev*nte* aspect*s rel*cionados a*s ele**ntos i*certez*, assim*tria *n*ormacion*l e
</line>
<line>
*portun*smo. A in*erteza é decorrente da não previsão *x*ta ** c*mo os a*entes
</line>
<line>
e*volvidos *as transações irão se comportar ao long* do processo, *, n*s*e se*tido,
</line>
<line>
esse *lemento * *resente tanto por parte da Admi*istração *úb*ica, quand* se
</line>
</par><par>
<line>
utilizam mecan*sm*s
</line>
<line>
*ra*idos pela le*is**ç*o para monitora* a conduta *os
</line>
</par><par>
<line>
fornec*dores, quanto por pa*t* dos forn**edo*es, ao el*varem *re*o* *m alg*mas
</line>
<line>
situações para compe**ar r*scos de atraso ou não *a*am*nto por pr*dutos
</line>
<line>
forn*c*dos. (Ferreira e Souza, 2020, *. 26).
</line>
<line>
Assi* sendo, os gestores das MPE\s precisa* se org*nizar de tal maneira que *e*ham
</line>
<line>
*iência dos cust*s de transação ex-a*te e ex-pos*, adapta**o-se às novas *ircu*st*ncias do
</line>
</par><par>
<line>
negóci*, como,
</line>
<line>
por exemplo, às *n*ursõe* licitatórias com o gove*no. Colocand*-se TCT a
</line>
</par><par>
<line>
como
</line>
<line>
nort* p*r* o entend**ento do univ*rso de variáveis
</line>
<line>
das c*mpras públic*s qu*,
</line>
<line>
por
</line>
</par><par>
<line>
vez*s, afasta* as MPE\s da* dis*uta* e* licita*õe*. Até porqu*
</line>
</par><par>
<line>
A TCT é um ferm*nta
</line>
<line>
*nterdiscip*in*r que une *c*no*ia com aspe*tos da teor*a
</line>
</par><par>
<line>
*rganizacional e se sobre*õe ext*nsi*amen*e com a lei de contrato. É * *o*trapartida
</line>
</par><par>
<line>
moderna *a *co*om*a
</line>
<line>
institucional e de*end* muito da análise compara*i*a. [...]
</line>
</par><par>
<line>
Sendo que a imp*r*ância *os custos de transação uma confirmaç*o da nec*ssi*ade
</line>
<line>
da organização da a**v**ad* económica. Mas, o mundo d** contr*tos é *normem*nte
</line>
<line>
c*mple*o e nã* se pode es*erar um quadro *conómico simples [...]. A elabor*ç*o da
</line>
</par><par>
<line>
estrutura para *idar com fenômenos m*croana*ítico*, entr*ta*to,
</line>
<line>
deve s*r v*á*el.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, T*re*i*a PI, v. 21, n. 6, *r*. 6, *. 112-130, jun. 2024
</line>
<line>
www4.fsanet.co*.br/rev**ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
T. A. R. Gr*jó, G. K. T. Gloria, L. S. Gr**i*lli, A. C. G. D. M**t*
</line>
<line>
12*
</line>
</par><par>
<line>
Incluindo-se na anális* de *ust*s as dimensõe* a**c*onais ou sub**itutas, *u*ndo
</line>
<line>
necessário (Willi*mson, 1979, p. 261, traduç*o n*ss*).
</line>
<line>
Dessa ma*ei*a, o p*so dos *s*orços de*pend*dos no processo de *ontrata*ão * nos
</line>
<line>
custos de *ra*sação p*de ser amp*ificad* ou redu*ido, *ependendo das caracter*sticas da
</line>
</par><par>
<line>
*ransação (fr*quência, incerte*a
</line>
<line>
e espe*i**cidade
</line>
<line>
*os ativos) e do* **es*up*stos
</line>
</par><par>
<line>
comporta*ent*is *as partes envolvidas (*acionalidade limit*da e oportunis*o). A
</line>
</par><par>
<line>
*ompreensã* dos custos de *ransação env*lv*dos
</line>
<line>
nas relaçõ*s e*tre org**i*ações públicas
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
seus *orneced*res * r**evante para evidenciar os cus*os e*vo*vidos em co*tratações
</line>
<line>
imperfe*tas, uma vez que a ass*metria informacional * a incerteza fazem com q*e o *erc*do
</line>
<line>
eleve seus custos (FERREI*A; SOUZA, 2020).
</line>
<line>
4 CONSIDERAÇÕES *INAIS
</line>
<line>
Diante do c**texto apresent***, chega-se ao entendimento acerca dos m*iores
</line>
<line>
desafios enfrentados pelos ges*ores das MPE\s par* atuar nos pr*ce*sos *icitatórios. *endo o
</line>
</par><par>
<line>
primeiro, mais *mportante, con**cer a l*g**lação pertin**t* ao **biente das licita*ões da e
</line>
<line>
Administr*ç*o Pú*lic*, e* espe*ial, analisando o con*e*do da *ei *4.13*/2021. Isso *orque a
</line>
<line>
Lei 1*.133/2021 tr*uxe para o cenário d*s li*itações do *overno *enefícios im*orta*t*s para a
</line>
<line>
MPE\s, tai* como: *mpate ficto; diferimento da *o*provação; exclusi*idade nas licitaç*es até
</line>
</par><par>
<line>
8* m i l
</line>
<line>
reai*; ***aç*o de 25%; **rgem *e valor *a licitação *uperior à recei*a
</line>
<line>
b*u*a;
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
Pro*edim*n*o de Man*festaç*o *e Inter*sse.
</line>
<line>
Cont*do, *xist*m o*tros des*fios pa*a os gestore* das MPE\s, poi* *r*cisa* adotar
</line>
<line>
postur*s p*é*ias a* inten**onar a cand*datura e* li*itações públ*c*s, s*n*o: ter do*umen*aç*o
</line>
<line>
disponí*el; possuir co**ç** *e preç*s de prod*t** *u serviços atu*lizada; listar c*racterização
</line>
<line>
*os pr*dutos *u servi*os; adotar *r*t*rio* d* qual**ade como *ert*ficados ou sel**; focar em
</line>
</par><par>
<line>
s*gmento de mercado específico; util*zar recursos de tecnologia da i*f*rmação; e
</line>
<line>
estar
</line>
</par><par>
<line>
sempre
</line>
<line>
at*al**ados acerca d*s *ertames licitatórios, seja pelos meios eletrônicos ou pela*
</line>
</par><par>
<line>
visitas às s*d*s dos órgãos **vernam*ntai*.
</line>
<line>
P**a enfrentar tais d*safios, *s gestores d*s *PE\s *ecessit*m r*modelar a estrut*ra
</line>
</par><par>
<line>
o*g**i*aci****. Para tanto, cab* a*otar um represen*ante da
</line>
<line>
equipe, co* a q*alifi*a*ão
</line>
</par><par>
<line>
técnica, para e*ercer a funçã* de **ecutar as postura* prévias às li*itações públ*cas. Uma
</line>
<line>
situaçã* que influencia o *usto operaci*nal d*s *PE\s. Po*tanto, para *braçar tais desaf*os, os
</line>
</par><par>
<line>
gestores **s M*E\s pr*cisam investir, o *ue, por sua vez,
</line>
<line>
pode ser t**nsforma*o em luc*o
</line>
</par><par>
<line>
futur* quando se efetivar venda p*ra o govern*. Pe*cebe-se, assim, que *ão ba*ta para
</line>
<line>
os
</line>
</par><par>
</page><line>
gestores das MPE\* i*te***onar um* part*cipação em process* li*itatório, vi*t* que para
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina, v. *1, n. 6, art. 6, p. *12-**0, j*n. *024 www4.fsanet.*o*.br/*e*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Desafios das Micro e Pequenas E*presas (MPE\*) em Licit**ões Pública*
</line>
<line>
127
</line>
</par><par>
<line>
*encer * licit*ção precisa se
</line>
<line>
organizar a*minist*at*vamente, guiando-se *ela mensuração
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
custo de transação.
</line>
</par><par>
<line>
Obser*a-se que quanto mais MPEs esti*e*em preparadas para *s *ro*essos *icitatórios
</line>
<line>
maior será o *úmero delas realiz*n*o ven*a* para o governo, * que impl*ca um au*ento n*
</line>
<line>
r*alidade socio*co*ô*ica d* país. Levando em *ont* que as MPEs c*nstitu*m * maiori* da*
</line>
</par><par>
<line>
em*resas ativ*s *o país, *l*s *ossu*m um g*ande
</line>
<line>
p*tenc*al
</line>
<line>
para impacta* a eco*omi*
</line>
</par><par>
<line>
naciona*, já q*e quan*o mai* pro**zem mais em*r*gos e renda são gerados.
</line>
</par><par>
<line>
R*FERÊNCIAS
</line>
</par><par>
<line>
Br**il. Lei nº 8.*66 de 21 de j*nh* de 1993 (1993). Re*u*amen*a o a*t. 37, inciso XXI,
</line>
<line>
*a
</line>
</par><par>
<line>
Constitu*ç*o Fede*al, i**tit*i normas para licitações e **ntratos d* A*mi*istração Pú*lica
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
dá out*as *r**idênc*as. Br*sília. Recuper*do em 10
</line>
<line>
de
</line>
<line>
fevereiro, 2003,
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
*ttps://www.*lanalto.gov.br/ccivil_03/leis/l866*con*.htm.
</line>
</par><par>
<line>
Brasil. Lei nº 1*.520 de ** jul** 2002 (2002). Institui, no âmbito d* Uniã*, Estados, Distrito
</line>
<line>
Fede*a* e Municípi*s, nos *er*os do art. *7, *nciso XXI, d* Co*stit*ição *e**ral, mo**lidade
</line>
</par><par>
<line>
de
</line>
<line>
licitação *eno*inada pregão, pa*a aquisição de bens e
</line>
<line>
s*rviços comuns, e
</line>
<line>
dá o*tras
</line>
</par><par>
<line>
provi*ênci*s.
</line>
<line>
Br*síli*.
</line>
<line>
Recuper*do
</line>
<line>
em
</line>
<line>
1*
</line>
<line>
de
</line>
<line>
j*nei*o,
</line>
<line>
2023,
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
http*://www.p**nalt*.gov.*r/ccivil_0*/lei*/*002/l10520.htm.
</line>
</par><par>
<line>
Brasil. L*i Compleme*tar
</line>
<line>
*º 123 d* 14 d* d*ze*bro de 2006 (2*06). Institu* o Esta*uto
</line>
</par><par>
<line>
Na*ional da Microempres* e da *mpresa de Pequeno Porte; a*te*a
</line>
<line>
dis*os*tivos d*s Leis
</line>
<line>
*o
</line>
</par><par>
<line>
8.2*2 e *.*13, ambas de 24 de julho de 19*1, da Co*s*l*dação das Le*s do Trabalho - CLT,
</line>
</par><par>
<line>
ap*ovada pel* Decreto-Le* no
</line>
<line>
5 .4 5 * , * e
</line>
<line>
1o de *aio d* 1943,
</line>
<line>
da L*i n* 10.189, de *4 de
</line>
</par><par>
<line>
fe*er***o de 200*, da Lei *omplementa* no 63, de 11 de janeiro d* 1990; e *evoga as Lei* no
</line>
<line>
9.317, de 5 d* dezembro de 1996, e 9.841, de 5 de o*tub*o de 1999. Brasíli*. Recuperad* em
</line>
<line>
9 de feve*eiro, 2023, de h*tps://www.planal*o.gov.*r/ccivil_*3/leis/lcp/lcp123.htm.
</line>
</par><par>
<line>
B*asi*. Lei nº 12.*62 de de agosto de 2011 (2011). Institui o *egime diferenciado 4
</line>
<line>
**
</line>
</par><par>
<line>
co*tr*taçõ*s públicas - rdc; altera a Lei nº 10.6*3, de 28 d* m*io de 2003, q*e dispõe sobre a
</line>
<line>
organizaç*o *a Presidência da República e dos *ini*tér*os, a leg*slação da A*ência N*cion**
</line>
<line>
de Aviação Civil (A*AC) e a le*islação d* Empresa B*a*il**ra de In**ae*trut*ra
</line>
<line>
Aerop*rtuária (Infraero); cria * S*cretar*a de Aviação Civil, c*rgos de Ministro de Estado,
</line>
</par><par>
<line>
carg*s
</line>
<line>
e* comissão e cargos de Controla*or
</line>
<line>
de Tráfego A*reo; autoriz* a c*ntrat*ção
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
controladores de trá*ego a*reo *emp*rários; alte*a as Leis nºs 11.182, de 27 de
</line>
<line>
setembr*
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
200*, 5.862, d* 12 de de*e*bro d* 1972, 8.399,
</line>
<line>
de 7
</line>
<line>
de j*nei** de 1*92, 11.*26, de 4 de
</line>
</par><par>
<line>
out*br* de 2*07, 11.458, de 19 de ma*ço de 2007, e 12.*50, *e 20 de dezem*ro d* 201*, e a
</line>
</par><par>
<line>
Medida Provisória nº *.185-35, *e
</line>
<line>
24 de a*o*to *e 2001; e revoga dispositiv*s da L*i *º
</line>
</par><par>
</page><line>
9.6*9, d* 27 de ma*o de 1*98. Brasília. Re*uperado em 18 de fevereiro, **23, em
</line>
<line>
h**ps://*ww.pla*alto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2011/l*i/l124*2.h*m.
</line>
<line>
Brasil. L*i Complement*r nº 147 d* 7 de agos*o *e 2*14 (*014). Altera a Lei *omplem**tar
</line>
<line>
no 123, d* 14 de **zembro de 2006, e a* L*is nos *.*89, de 8 de junho *e 1973, 11.10*, de 9
</line>
<line>
*e fevere*ro de 2005, 9.099, de 26 de setembro *e 1995, 11.598, de 3 de *ezem*ro de **07,
</line>
<line>
*ev. FS*, *er*sina PI, v. 21, n. 6, ar*. 6, p. 112-130, jun. 2*24 www*.fs*net.com.br/**vi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
T. A. R. *r*jó, *. K. T. G*oria, L. S. Graciolli, A. C. G. D. Motta
</line>
<line>
128
</line>
</par><par>
<line>
8.934, de 18 *e novembr* de 199*, 10.4*6, de 10 *e j*neiro de 2002, * 8.666, de 2* de junho
</line>
</par><par>
<line>
de 1993; e dá o*tras pro*idências. *ras*lia. Recup*ra*o em 8 de fevereiro, 2023,
</line>
<line>
*e
</line>
</par><par>
<line>
https://www.planalto.g*v.b*/ccivil_03/*eis/lcp/lcp147.htm.
</line>
</par><par>
<line>
Brasi*. Lei n* 13.303
</line>
<line>
*e
</line>
<line>
30 d* * unho
</line>
<line>
de 201* (2016). Dispõe sobre o
</line>
<line>
e*tatut* jurídico
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
empresa *úb**ca, da socie*ade de econom*a mista e de sua* *ubsidiá*ias, no âmbi*o da União,
</line>
<line>
dos Estados, do Distrito Fed*ral e do* Municípios. Brasíl*a. Re*uperado *m 18 de fevereiro,
</line>
<line>
2*23, de h*tps://www.pl*nalto.gov.b*/c*ivil_03/_*t*2015-**18/2016/lei/l13303.ht*.
</line>
<line>
B*asil. Lei comp*ementares n° 167 *e 24 *e *bril *e 2019 (2019a). D*spõe sobre a *mpre*a
</line>
<line>
Simples de C*édit* (ESC) e al*era a Lei nº 9.613, de 3 de março de 1998 (*e* d* Lavagem *e
</line>
<line>
Din*e*r*), * Lei *º 9.2**, de 26 *e dezembr* *e 1995, e a Lei Com*leme*tar nº 123, de 1* de
</line>
</par><par>
<line>
dezembro de 2006
</line>
<line>
(Lei
</line>
<line>
*o Simples Nacional), p*ra regulam*ntar *SC e instituir o Inova a
</line>
</par><par>
<line>
Si*pl*s.
</line>
<line>
Bra*í**a.
</line>
<line>
Recup*ra**
</line>
<line>
em
</line>
<line>
*
</line>
<line>
de
</line>
<line>
janeiro,
</line>
<line>
2023,
</line>
<line>
em
</line>
</par><par>
<line>
htt*s://w*w.planalto.g*v.br/ccivil_03/leis/lcp/l*p**7.htm.
</line>
<line>
Brasil. *ei c*m*lementar nº 168 d* 12 ju*ho de 20*9 (2019b). A*toriza, no pr*zo que
</line>
</par><par>
<line>
especifi*a, * r**orn* a* Regi*e Especial *nif*cado *e Arre*adação *e *ribut*s
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
Co*trib*ições devidos pelas Mi*roempresas e E*presas de *equen* Port* (Simples Na*ional)
</line>
<line>
do* op***tes excluí*os de*se r*g*me tributá*i* *m 1º de janeiro *e 20*8. Brasília. Recup*rado
</line>
</par><par>
<line>
em
</line>
<line>
4
</line>
<line>
de
</line>
<line>
janeiro,
</line>
<line>
2023,
</line>
<line>
em
</line>
</par><par>
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https://ww*.planalto.***.br/*civil_03/le*s/lcp/l*p168.htm#:~:text=LE*%*0COMPLEM*NT
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Como Referenciar este Ar*i*o, *o**orme ABNT:
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<line>
GRIJÓ, T. A. R; GLORI*, G. K. T; GR*CIOLLI, L. S; M*TTA, A. C. G. D. Desaf*os das *icro e
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<line>
*equ*nas E*presas (MPE\S) em Li*itações Públicas. Rev. FSA, Teresina, v. 21, n. 6, art. 6, p. 112-
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<line>
130, jun. 2024.
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<line>
Con*r*b*ição dos A*tores
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<line>
T. A. R. Grijó
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<line>
G. *. T. Glori*
</line>
<line>
L. *. Gra*iolli
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<line>
A. C. G. D. M*tta
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1) concepção e *lanejamento.
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X
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2) a*ál**e * int*rpr*tação *os dados.
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3) elaboraç*o do r*scunho ou na revisão c*ític* do c*nteúdo.
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X
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X
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X
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4) par*ici*aç*o na aprovação da versão final do man*s*rito.
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X
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X
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X
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<line>
X
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</page><line>
Rev. FSA, T*re*ina, *. 21, n. *, art. 6, p. 112-13*, jun. 202*
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www4.fs*net.com.br/*evi**a
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ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)