<document>
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<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
<par>
<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. *1, n. 6, art. 10, p. 182-197, *u*. 20*4 </line>
<line> ISSN Impresso: *806-6356 I*SN Ele*rônico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.12819/20*4.21.6.10 </line>
</par>
<par>
<line> *oronelismo e Violência em: O Cava*o *antasma d* Es*rada d* *ngenho Barbal**, de Jayme </line>
<line> Gri* </line>
<line> Coronelism *nd Vi*l*nce in: The *host Horse of **trad* do Engenh* Bar*alho, b* J*yme Gri* </line>
</par>
<par>
<line> João Batista Pereir* </line>
<line> Do*tor em Teoria Li***ária pela *niversidade Fe*eral de Pe*nambuco </line>
<line> Pro*essor na Univers*da*e Federal Rural *e Pernamb*co </line>
<line> *-mail: jme**nudo@ho*ma*l.com </line>
<line> Bruno R*m** de Freit*s </line>
<line> Graduado em Let*a* na Univer*idade Feder*l Rural de Pernamb*co </line>
<line> E-*ail: rdefreit*sb@g*ai*.com </line>
</par>
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<line> E*dereço: Jo*o B*t*sta Perei*a </line>
<line> Ed*tor-Chefe: Dr. To*ny Kerley de Alencar </line>
</par>
<par>
<line> Universid*de </line>
<line> Federal </line>
<line> Rura* d* </line>
<line> P*r*am*uco </line>
<line>-</line>
<line> R*a </line>
<line> Do* </line>
<line> *odrigues </line>
</par>
<par>
<line> Manuel </line>
<line> *e </line>
<line> *edei*os, </line>
<line> s/n, </line>
<line> Dois </line>
<line> I*mãos </line>
<line>-</line>
<line> Rec**e </line>
<line>-</line>
</par>
<par>
<line> *ernambuco - CEP: 52171-900. *rasil. </line>
<line> *r*igo </line>
<line> receb**o *m 24/*4/2024. Úl*ima </line>
<line> versão </line>
</par>
<par>
<line> **dereço: B*uno Ram*s de Freit*s </line>
<line> rec*bida em 13/*5/2024. Ap*ovado *m 14/05/202*. </line>
</par>
<par>
<line> *niversid*de </line>
<line> Federal </line>
<line> Rur*l de </line>
<line> *e*nambuco </line>
<line>-</line>
<line> Rua </line>
<line> Dom </line>
</par>
<par>
<line> Manu*l </line>
<line> *e </line>
<line> Medei*os, </line>
<line> s/n, </line>
<line> Do** </line>
<line> Irmão* </line>
<line>-</line>
<line> Recife </line>
<line>-</line>
<line> Avaliado pelo *istem* *riple Review: Desk Review *) </line>
</par>
<par>
<line> Pernamb*co - CEP: 52171-900. Brasil. </line>
<line> pe*o Edit*r-*hefe; e b) Do*ble Blind *evi*w </line>
<line> (*val*ação cega por *ois avaliadores da ár*a). </line>
<line> Revisão: *ram*t*cal, No*mativa e de Formataç*o </line>
</par>
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<par>
<line> Coroneli*mo * *iolênc*a em: O C*valo F*n*asma *a Estrada do Engen*o Ba*balho, de Jayme G*iz </line>
<line> 183 </line>
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<line> RESUMO </line>
</par>
<par>
<line> Est* a**ig* objetiva *nalisar o co*to O *avalo fanta*ma da estra*a do Engenho Barbalho, de </line>
</par>
<par>
<line> Jaym* Gr*z, </line>
<line> a*oiado por pressupostos teór*cos de *urv*l Muniz de Albuquerque </line>
<line> (201*), </line>
</par>
<par>
<line> Rejane Car*alh* (1987) Andr* e </line>
<line> Luiz Galvão (2018). A partir de p*squisa bi**iográfica, </line>
</par>
<par>
<line> buscamos identifi*a* </line>
<line> * fe*ômeno do **ron*li*m* *o Nordest* e a vio*ência qu* lhe </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> subjac*n*e como c*tegorias analíticas, mar*a* s*ciais da Zon* da Mata Sul de Pe*n**b*c*, </line>
<line> *o século XIX. C*mo resultados, reg*st*os de *iolênci* no enredo *oram id*ntificados a partir </line>
</par>
<par>
<line> da escravidão, con**xtualizada na v*sita do Imperador D. Pedro *I *o Brasil, *o desalen*o * </line>
</par>
<par>
<line> e*presso por Zé Cambinda em suas *isitas a* m*racatu de Pai Inácio. *m </line>
<line> outro *e*orte, </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> universo da casa-gr*nde *emonstrou * vi*lência pre*ente nos di*logos e *o*po**ame*t* d* </line>
</par>
<par>
<line> *ucama T*res* b** </line>
<line> com* </line>
<line> na d*p*ndên*ia do* retirante* a* *enhor d* engen*o. Por fi*, </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> v*olência se *rmana ao coronelismo </line>
<line> nas *ções do Sr. Barbosa, que cerceia a lib*rdade as e </line>
</par>
<par>
<line> formas de vida da f*lha, cujo ato a leva à morte. Ao consi*erar o* vínculos entre liter*tura e </line>
<line> soc*eda*e, conc*u*mos q*e o coronelismo no cont* *riz*ano espelh* um tempo que n*o ficou </line>
<line> no passado, haja vista as novas f**mas de domínio e de *iolência exercidas *or lat*fundiários </line>
<line> na atu*lidade. </line>
<line> Palavras-Chave: Jayme G*iz. Coro*eli*mo. Violência. Escravid*o. </line>
<line> ABSTR*CT </line>
<line> This art*cle aims to *naly*e the *ale O c*valo fantasma da estra*a do Engenho Barbal*o, b* </line>
</par>
<par>
<line> Jayme Griz, su*ported by theoretic*l assumptio*s of Durval Mun*z de Albuquerq*e </line>
<line> (2013), </line>
</par>
<par>
<line> Rejane Carva**o (1987) and And*é Luiz Galvão (*018). From bibliograph*c *esear*h, *e seek </line>
<line> to identify the *henomeno* of coronelism in t*e No*t**ast and the viol*nce th*t is under*ying </line>
<line> it *s analytical categori*s, s*c*al m*rks of the *ona da Mata Sul of *er*ambu*o, in the 19th </line>
<line> *en*ury. A* results, *ec*rds of violence ** the plot **re identified *r*m slavery, </line>
<line> c*nte*tu**ized in the visit *f *mperor D. Pedro II to Brazi*, and in the de*olation expr*ssed </line>
<line> by Z* Cambinda o* hi* vis*ts to P*i Inácio\s mar*catu. I* another cut, the uni*erse *f t*e bi* </line>
<line> house demon*trated *he vi*l*nce present *n *he *i*logu*s and beha*ior of the *aid Ter*sa, as </line>
<line> well *s in the dependence of t*e migrants *n the mil* owner. Finally, violenc* *ecomes akin </line>
<line> *o corone*ism in the actions of Mr. Barbosa, who c*rtails the *reedo* *nd *ays of life of h*s </line>
</par>
<par>
<line> daugh***, whose *ct leads *er to death. When co*side*i*g the li*k* be*wee* lite*a*ure </line>
<line> and </line>
</par>
<par>
<line> society, we conclude that *oronelism in t** griziano tale mi*rors a time t*at d*d not r**a*n in </line>
<line> the pas*, given the *ew forms of domi*at*on and violence exercised *y la*downer* today. </line>
<line> Key-wo*ds. Jayme Gr**. Corone*ism. Viol*nce. Sl*very. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina PI, v. 21, n. 6, a*t. 10, p. 1**-197, jun. 2024 </line>
<line> *ww4.fs*n**.*o*.b*/revi*t* </line>
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<line> J. B. Per*ira, B. R. Freit*s </line>
<line> 18* </line>
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<line> 1 I**RODUÇÃO </line>
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<line> A l*teratura é uma via para o homem e*pr*ss*r múltiplas visões de mundo, e* cujo </line>
<line> cerne r*side a linguagem, que i*s*it*i co*cepções e i*ei*s da *e**idade levadas * u* pretenso </line>
<line> leitor. Em a*guma medida, a constr*çã* i*aginár*a do *ordeste, c** os *e*s mitos, len*a* e </line>
<line> crendices, també* der*** * *oi ampl*ficada pelo que foi fab*lado em romances e engendrado </line>
</par>
<par>
<line> em poesi** e cancione**o* ao long* </line>
<line> do tempo, *eg*str*s **e, muit*s *ezes, es**beleceram </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> violência como marca *as formas d* *id* d*s ha*itantes dessa reg*ão. Sob ess* ótic*, pode ser </line>
<line> abs**vida a obra d* Jayme Griz, q*e tematiza *m en*ai*s, *oe*ias e narrativa* * s*brenatural </line>
</par>
<par>
<line> e o *t**s da Zon* da </line>
<line> Ma*a Su*, em fins *o séc**o *IX, quando s* *eu o oc**o do ciclo </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> cana-de-a*úcar em *er*ambuco, re*ime que express*va a riquez* dos senhore* d* en*enh* e, </line>
<line> ao mesm* temp*, a submissão d* *s**avizad*s e ex-escravizado* aos se*s me*os de produ*ão. </line>
<line> As r*s*lt**tes d*s assimétricas relaç*es m*ntidas entre e*s*s do*s est**entos soci*is </line>
</par>
<par>
<line> são **rias, **incipal*e*te, *u* alude à brutalidade *omo meio para equ**i*nar q*er*las * </line>
<line> fa*iliares e pe*so*is *aquel* soc***ade. </line>
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<par>
<line> À luz *esse conte*to, </line>
<line> p*opício à manutenção do status quo das classes d*mina*tes, </line>
</par>
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<line> representando um univer*o agrário definido pe*o ilimitado poder de m*ndo de co*onéis sobre </line>
<line> traba*ha**res, ana*i*amos o *onto "O c*valo fan*as*a *a *stra*a do Enge*ho B*r*alho", </line>
<line> *resente na obra O *obishomem da p*rtei** velh* (*9*6), de **yme Gri*. N*le, não s*o </line>
</par>
<par>
<line> notados apenas *s a*ont*ci*ento* </line>
<line> qu* remetem a fenômenos e manifesta*ões </line>
<line> **s*litas: </line>
</par>
<par>
<line> consoant* </line>
<line> a </line>
<line> *erspecti** que antevê víncu*os entre tex*o </line>
<line> e contexto, ent** litera*ur* </line>
<line> e </line>
</par>
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<line> *ocie*ade, é po*sí*e* identi*icar nessa narrat*va griz**na dois **rcad*res temáti*o* da época </line>
</par>
<par>
<line> *m que o enre*o se passa, </line>
<line> *s q*ais </line>
<line> baliz*m a análi*e fei*a *e*te artig*: o coroneli*mo e </line>
<line> a </line>
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<line> *iolência. Não por acaso, </line>
<line> esses t*aços demarc*ra* mod* de v*da nordes*ino po* muit* o </line>
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<par>
<line> tempo, ambos referenciados pelo d*m*nio de terras * de pessoas por me*o da fo**a bem *omo </line>
<line> pelos víncu*os d*s prop**etários de terra c*m as *orças p**íticas de tu*no. </line>
<line> Para res*onder à forma c*m* emergem ess*s du*s **racterí*ticas no conto de J*yme </line>
</par>
<par>
<line> Griz, </line>
<line> re*onhe*em*s </line>
<line> qu* a violência a*sum* </line>
<line> *ive*sas formas na su* </line>
<line> dieges*. Em um *lano </line>
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<line> m*i* *mplo, ela surge inicialmente como uma condi*ão estrut*ral nas v*vênc*as dos </line>
<line> per*o*age*s, represe*tada po* ve*tígi** dei*ados pela es*ravi*ão ** Brasi*, v*são endos*ad* </line>
<line> pelas reflexões de Zé Cambinda quando está em **n*ato com ex*r*ssõe* culturais african*s. </line>
</par>
<par>
<line> Essa conota*ão vi*l*nta </line>
<line> **t*apassa a perspe**iv* simbólic* * a*ca*ç* materia*ida*e *a </line>
</par>
<par>
<line> di*âmic* exigida </line>
<line> *ara o </line>
<line> f*ncionamento da casa-g*ande, espaço on*e os dono* aterrorizam * </line>
</par>
<par>
<line> reiteram * seu pode* de mand* </line>
<line> *obre os trabalh*dor*s. Por fim, a b*utalidade alcan*a maior </line>
</par>
<par>
<line> Rev. F*A, Tere**na, v. 21, n. 6, art. 10, p. 182-197, jun. 2024 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/revis** </line>
</par>
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<par>
<line> Coro*eli*mo e *iolência em: O Cavalo Fantasm* da Est*ada do Engenho Barbalho, de Jayme Gri* </line>
<line> 185 </line>
</par>
<par>
<line> *ig*ifi*ado *or meio d* natureza violen** do Sr. ***bosa, cu*a ações autor**ár*as e arbitrá*ias </line>
<line> alcança* os retirantes, o* vigilantes e os *róprios fa*ilia*es. </line>
</par>
<par>
<line> A pertinênc*a dessa di*cus*ão </line>
<line> ganha rel*vância a pa*tir </line>
<line> dos nortes t*óricos a*ota*os </line>
</par>
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<line> neste artigo, cred*nciado* pe**s i*eias de *ej*ne Carvalho, q*e pr*blematiza a atuali**de dos </line>
</par>
<par>
<line> conceitos de c*ro*elismo neocoronelismo, *lém do* seus vín*ul*s com a polític*; Du*val e </line>
<line> Muniz de Albuquerque Júnio*, que su*ere *o*os po**os de v*s*a s*bre a gênese ** história do </line>
<line> gênero ma*cu*ino no Nordeste; e, por f*m, *e André Luís Galvão cu**s *r*postas ap**tam </line>
<line> co*o a literatura *em *epresen*ado os espa*os de *oder ocupados pelo coronéis no Nordeste. </line>
</par>
<par>
<line> Em conjunto, es*es *stud*s perm*t*m compre*nd*r alguns fundamen*os </line>
<line> que </line>
<line> e**ruturaram </line>
<line> o </line>
</par>
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<line> surg*m*nto e a *ermanência d* coronelis*o na Zo*a da Mata *ul, local onde a nar*ati*a *e </line>
</par>
<par>
<line> J*yme Griz se c*n*retiza </line>
<line> c*mo uma alegoria do tem*o em que as casas-grandes * o r*gim* </line>
</par>
<par>
<line> se*horial dos *ngenhos d* açúc*r mantinham a violênc*a co*o condição intríns*ca * atuação </line>
<line> d*s c*ronéis. </line>
<line> 2 REFERENCIAL TEÓR*CO </line>
<line> 2.1 N*tas sobre o coronelismo </line>
<line> Os vínculo* entre literat*r* e s*ciedade têm sido *xp*orados de *ar*adas formas, se*a </line>
</par>
<par>
<line> dem**s**ando o seu alcance sob um cam*o eminentement* estético, seja na sua </line>
<line> apreciaçã* </line>
</par>
<par>
<line> so* as persp*ctivas histórica, política ou id*ológic*. Sob </line>
<line> *ualque* </line>
<line> *ma d*ssas ver*e*tes, </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> lí*it* vis*umbrar com* o coron*l*sm* def*niu a vida no Nord*ste nos séculos *IX e </line>
<line> XX, </line>
</par>
<par>
<line> forma de exercício d* p*der *ue cons*sti* em do*ínio ter*itorial * d* pessoas, e de repressão </line>
</par>
<par>
<line> aos que am*aç*v*m os </line>
<line> *nteresses </line>
<line> dos p*derosos. Como *ra*o *om*m de*sa p**ti*a, </line>
</par>
<par>
<line> lembram*s qu* ela se dava em espaç*s sociais onde havia a au**ncia do es*ado, deixando </line>
<line> m*rge* **ra a atua*ão *e homens com poder p*lítico * econômico. *ssa * uma *as *eflexõ*s </line>
<line> que *ermeia o trabalho "*oronelismo e Neocor*nelism*: etern*zação do quadro de pol*tica do </line>
<line> Nordeste", de Rejane Ca*valho, no q*al são questionad*s os parâmetr*s ad*tad*s pe*a ciência </line>
<line> p**ítica para def*nir a vigência desse reg*me senhori**, ao a*ordar qu*stões como * co*trole </line>
</par>
<par>
<line> d* votos d*s que vivem na zona ru*al, as </line>
<line> novas form*laçõe* q** oc*rre*am no* *onceitos </line>
</par>
<par>
<line> dessa f*rma ** poder e como essa visão econômica est* presa a um clientel*smo polític*. </line>
<line> Em um exame *a literatura *r*sileira, a *utor* *iz que *ã* há um c*nceito totalmente </line>
<line> clar* d* q** * *oron*lismo. As divergênc*as sobr* su* definição, todavia, *ão sã* e*contradas </line>
</par>
<par>
<line> nas concepçõe* ma*s comuns *o t**mo, </line>
<line> n*s quais os coronéis têm u*a esp*c*e de pacto, </line>
<line> ou </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Te*esina *I, v. 21, *. 6, art. 10, p. 182-*9*, ju*. *024 </line>
<line> w*w4.f*anet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> J. B. Pereira, B. R. Freit*s </line>
<line> 186 </line>
</par>
<par>
<line> *ompromisso c*m o pod*r local e com o m**do *rivado. Ela lem*ra, porém, que hou*e uma </line>
<line> "fase transitória", que "a* níve* *conômico e social marcaria a *r*nsi*ão de f*rmas de estado </line>
</par>
<par>
<line> tradicio*ais para </line>
<line> o </line>
<line> *stado capitalista **derno" (CARV*LHO, 1987, </line>
<line> p. 199). Foi nessa </line>
</par>
<par>
<line> transição que * coronelismo passou a ser v*sto como uma justaposiç*o entre velhas novas e </line>
<line> f*rmas d* estruturar a *c*n***a e a *olí*ica nord*stina, o que deixa as suas concepções mais </line>
<line> comuns, o *eu *lcance e limites de atu*çã* sob uma ambiguidade. Essas di**renças ****e* a </line>
</par>
<par>
<line> part*r *as i*terpretaçõe* *obre as ba*es do ch*mado "pa*to *oronelista", ha*a vista que </line>
<line> há </line>
</par>
<par>
<line> momentos e* que a i*ei* de coronelismo é *estrita, *o*s vist* como "a substitu*ção do é </line>
</par>
<par>
<line> estado </line>
<line> pelos coronéis no exer*ício *e fun*ões </line>
<line> pú*lic*s" (CARVALHO, 1*87, </line>
<line> p. 194), q*e </line>
</par>
<par>
<line> f*ndou com o fortaleci*ento do poder central no B*asi*, *uando as tom*das *e dec*sã* s*í*am </line>
</par>
<par>
<line> d* R*o de Janeiro p*ra outras fed**ações *o </line>
<line> pa**. Essa </line>
<line> descen*ralizaçã* levou a alguma </line>
</par>
<par>
<line> d*minuiç*o do po*er dos coronéis, mudança que *ã* *mpediu qu* suas p*oprieda*es vi*s*em </line>
<line> a funcionar como recurso, l*gí***o ou ilegítimo, para v*lidar decisões dos g*v*rnos. </line>
<line> Em c*nsonân*ia com *s** pe*samento, *arcel B*rsztyn, em O po*er do* **nos - </line>
</par>
<par>
<line> Pla*ejamento e cliente*ismo no N*rdeste, lembra q*e </line>
<line> uma d*s **rmas de compreen*er </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> em*r*ência do corone*ismo no *ordeste r*fere-se às mudança* que ocorreram nessa região *o </line>
<line> longo do tempo. Para o autor, *eve-se aceitar q*e "a cent*alizaç*o su*osta na \modern*zaçã* </line>
</par>
<par>
<line> c*nservad*ra\ da </line>
<line> agricultura </line>
<line> não </line>
<line> * i*compat*vel c*m o *ortalecimento d* poder local" </line>
</par>
<par>
<line> (BURSZT*N, 1987, *. </line>
<line> 199). Não p*r a*aso, com a modernização *o campo, c*iou-s* </line>
<line> u* a </line>
</par>
<par>
<line> nova fo*ma de e*erc*cio do poder, </line>
<line> em que o est*d* of*rece recu*sos m*teria*s e simbólicos </line>
</par>
<par>
<line> para acent*ar *inda mais o p*t*rnal*smo e o c*ie*tel*smo, aumentando ain*a mais o domínio </line>
<line> re*ional dos coro*éis. Essa leitura *ode parecer um *a*adoxo em um prim*iro momento, *as </line>
</par>
<par>
<line> "é *le (Estado) </line>
<line> q*em va* *ncorporar em </line>
<line> suas prátic*s </line>
<line> os elemen*os cor**elis*as" </line>
</par>
<par>
<line> (CARVALHO, 19*7, p. 200): enquant* os velhos coronéis atuavam pela o*issão do govern*, </line>
<line> os novos coronéis passaram a ser vistos como o**eto* *e ação do próprio estad*. Pa** exis*ir, </line>
<line> eles precisaram manter, ainda que parcialmente, a estrutura agrár*a t*a*ici*nal: não sem raz*o, </line>
<line> *ssa é uma d*s fa*es da nominada "modernização cons*rvadora" do campo, movimento qu* </line>
<line> agrav*u *i*da mais a co*ce*tração de latifúnd*os no Nordes** e em outr*s *egiões do p*ís. </line>
<line> Co* *ssa transmutação, o c*r*nelismo tradicional aca*ou p*r adotar práticas dos </line>
</par>
<par>
<line> "dono* do po*er", como * client*lismo e paternalismo autoritário, quando o </line>
<line> ocorre </line>
<line> um a </line>
</par>
<par>
<line> redução do pape* dos coronéis, que ma*davam e *es*andav*m ** se*s do*ínios, para o de </line>
<line> grandes empresári*s, que *assaram a t*r a f*nç*o *e distribuir benesses aos ne*ess*t*do*. Tal </line>
<line> m**an*a ocorreu com * qued* *a "versã* ideológ*ca *o patr*o bom" (CARVALHO, 1987, p. </line>
</par>
<par>
<line> 20*), d**orrente </line>
<line> de uma at*açã* profissio*al onde estado não se fazi* pr*se*te, como o </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Tere*ina, v. 21, n. 6, *rt. 10, p. 182-1*7, jun. 2024 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/rev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> C*ronel*smo * Violência em: * *avalo Fa*tas*a da Estrada do *ngenho Barbalh*, de Jayme Griz </line>
<line> *87 </line>
</par>
<par>
<line> segu*ança das **rras e dos *amiliares dos coron*is, aç*es *n*es </line>
<line> fe*ta* por jagunços. Tais </line>
</par>
<par>
<line> *udança* *casi*naram a**erações nos ins*ru*ent*s d* repr*ssã*: a pr*ncipal de*as c*nsistia </line>
<line> na eli*ina*ão dos que amea*av*m o poder dos cor*néis de fo*ma direta, em d*s*utas por terra </line>
<line> *u por meio de conten*as que *inham origem fa*iliar. Uma nova inter**etação *ara a **rte </line>
</par>
<par>
<line> no imag*nári* des*es "nov*s </line>
<line> coronéis", *ort*nto, *azia-se necessária, n*o *pen*s pa** </line>
</par>
<par>
<line> domi*ar *ess*as ou </line>
<line> regiõ*s, ma* també* *ara "el*minar os opo*itore*, se nã* p**a morte </line>
</par>
<par>
<line> física pe** *orte *ocial" (CAR**LHO, 1987, p. 1*8). Sob essa nova estr*tura, n*o e*a *ais </line>
</par>
<par>
<line> nec*s**rio contr*lar a terr*; bastava es*ar dentro do </line>
<line> estado e ter aces*o aos c*fres públ**os, </line>
</par>
<par>
<line> con*ex*o que demonstra a ex*stên*ia de *ma relação ne*es*ária entre os "novo*" e os "velhos </line>
<line> coroné**": aqueles guardam de*tes algu*s traç*s, como a ne*essidade de ser*m carismáticos, </line>
</par>
<par>
<line> ** mesmo tempo </line>
<line> em *ue sã* a**ori*á*i** e co*rup***. Ademais, eles ain*a guardam raízes </line>
</par>
<par>
<line> client**istas e </line>
<line> usam o es*ado para fins *aternali*tas, com * intuito de p*recerem "salvadores </line>
</par>
<par>
<line> da pá*ria" perante o* *obres. </line>
<line> Essas breves ref*exões sobre o coronelism* sin**izam pa*a questões que o sing*lariza </line>
<line> no Nordeste. Durv*l Muniz de Albuq*erq*e Júnio*, no livro Nordes*i**: invenção do \*alo\, </line>
</par>
<par>
<line> ressalta </line>
<line> a </line>
<line> cultur* que </line>
<line> embasou a sua existência: segundo ele, desde as *u*s origens, ele </line>
</par>
<par>
<line> de*orreu da luta * </line>
<line> *o *er*amam**to </line>
<line> de sangue, ações que *or*aram a construção do homem </line>
</par>
<par>
<line> *essa *egião, conhe*ida com* "u*a terra para quem não tinha med* de *orrer nem rem*rs*s </line>
</par>
<par>
<line> *e matar" (DU*VAL, </line>
<line> 2013, p. </line>
<line> 175). **m que s**a *bra do acaso, a </line>
<line> *riação </line>
<line> da família </line>
</par>
<par>
<line> nordes*i*a de*ivou d* *ncontro nada amistoso dos faze*dei*os com *aboc*as caç**a*, com o </line>
</par>
<par>
<line> papel decisivo da </line>
<line> casa-grande com* </line>
<line> p*larizado*, mante*d* em seu en*o*no distin*as classes </line>
</par>
<par>
<line> s*ciais. </line>
</par>
<par>
<line> Na l*ta contra *s indígenas, que visav* dom**** as terra* e ampliar sua* pro*ri*dades, </line>
<line> as famílias se d*fendi** com o uso de armas, período em q*e surgiu a necessidade de **mens </line>
</par>
<par>
<line> di*postos * *e*e*der os seus pa*rões. Par* mante* p*de*, a* família*, *epresentadas p*r o </line>
</par>
<par>
<line> *atriarc*s nomeados coronéis, aglutin*vam-*e em to*n* </line>
<line> de*sa figura para de*e*der suas </line>
</par>
<par>
<line> ri*uezas e ocupa* *argos n*s govern**. *ais situaçõe* r**pon**am, i*clusive, pelos </line>
<line> in*es*antes confl*tos entre famí*ias no Nordeste, que promov**m matan*a* des*nf*eadas, com </line>
<line> a contratação de pe*soas pobres e sem instrução para *o*narem-se m*tadores, ou *agunços, que </line>
<line> fa*iam esse tip* *e serviço. </line>
</par>
<par>
<line> Nessa* bases foi constr*íd* a fig*ra do homem </line>
<line> nordestino: um home* v*lente, mas </line>
</par>
<par>
<line> violento; que possuía corage*, mas qu* tomava atitud*s **estionáveis. H*me*s que e**m </line>
</par>
<par>
<line> *apazes de *erder pr*pria vida p*ra não s**em d*s*nrados peran*e a s*ci*dade. Ter uma a </line>
<line> arma n** mãos era motivo pa*a demonstrar hon*a e poder e por*ar a gar*nt*a de liberda*e. </line>
<line> Rev. *SA, Teresina PI, v. 2*, n. 6, *rt. 10, p. 182-197, jun. 2024 www4.fs*net.com.*r/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> J. B. Pereira, B. R. Freitas </line>
<line> 188 </line>
</par>
<par>
<line> Esse quadr* ga*ha *mplitude quando visualizado um tipo da soc*edade nord*stina, q** se </line>
<line> cruza e se reflete na fig*ra *o coronel: os se*h*res d* en*enho, cuja* origen* têm a miséria * </line>
</par>
<par>
<line> a *scravidã* *omo </line>
<line> u* </line>
<line> referente *mportante *a*a </line>
<line> comp*een*er a sua estatura *os âmbitos </line>
</par>
<par>
<line> *istórico e f*cci*nal. Eles portavam a representação do atr*so e*onômico, da </line>
<line> prepotência </line>
</par>
<par>
<line> política e da dissol*ção moral, *e*endo ser *n*endidos *omo uma refer*ncia basil** </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> histó*i* e da c*vilização do *ordeste. Eram *oderoso* que possuíam semelhanças </line>
<line> c*m </line>
</par>
<par>
<line> patriarcas euro*eus * co*portavam-se como "ari*tocrat*s d*s t*óp*cos" (DURVAL, 2013, p. </line>
<line> 206), eterniz*d*s n* oralida*e e em romances. </line>
<line> Nos disc*rso* lit*r*rio, sociológ*co * memoria*ístico **oduzido* a* longo do séc*lo </line>
</par>
<par>
<line> XX, houve uma legiti**ção dos valo*es </line>
<line> patriarcai* defen*ido* pelas formas </line>
<line> d e vi da </line>
</par>
<par>
<line> insti*u*das </line>
<line> pe*os s*nhores </line>
<line> de enge*ho. U* registro sig*ifica**vo s*b** *ssa t*mát*c* foi </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> Gilberto Freyre: </line>
<line> n* "Manif*sto Regionalista de 1926", havia a defesa de "um *egio*al*smo </line>
</par>
<par>
<line> criador, com* chamav* suas id*ias, *ev*a se inspirar no que e*te tip* social havia produzido </line>
</par>
<par>
<line> em várias áreas, </line>
<line> *ara desenvolver uma cultura qu* se mo**rnizasse sem perder, no entanto, </line>
</par>
<par>
<line> *eus valores e tradições" (DURVAL, 2013, p. 207). O alcance d*ssas </line>
<line> proposta* aludi* </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> es*étic* *as *asa*-*randes, a*s reis do c*ngo e maracatus de cabras e mulatas, às comidas de </line>
</par>
<par>
<line> coco e à ri*a </line>
<line> doçaria. A co**truç*o </line>
<line> dessa concep*ão freyreana olhava para a modern*dade, </line>
</par>
<par>
<line> e**retanto, ai*da ti*ha o pa**ado c*mo referência: em úl*ima instânci*, era para os </line>
</par>
<par>
<line> nordestinos adota*** esses exemp**s </line>
<line> para resgatarem valores *á *squec*dos do re*im* </line>
</par>
<par>
<line> senhorial açucareiro, t*agado </line>
<line> pela modernização do culti*o e </line>
<line> planta*ão da **na-de-açúcar, </line>
</par>
<par>
<line> com * substituição dos senhores de en*enho pelos *sineiros. </line>
</par>
<par>
<line> Como pode-*e notar, a menção * </line>
<line> co**trução viril d* homem nordestino pro*osta p*r </line>
</par>
<par>
<line> Dur*al Mun*z conserva uma estrutur* p*triarcal, </line>
<line> na qual a rep*esentação do senhor </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> engenh* é u* modelo que s* aproxi*a do que iria definir * co**nelismo n* sé*ulo XX. Andr* </line>
</par>
<par>
<line> Luís G*lvão, em O coronelismo na li*e*at*ra: </line>
<line> esp*ço* de poder, ana*isa como </line>
<line> essa </line>
</par>
<par>
<line> mime**zaç*o *e mundo gan*ou v*da na arte, pr*sente "através de um di*cur*o contínuo, qu* </line>
</par>
<par>
<line> const*t*i a imagem do coronel m*rca*a pela </line>
<line> violência e pelo client*lism* po*ítico" </line>
</par>
<par>
<line> (GA*VÃO, </line>
<line> 2018, p. 23). * preciso </line>
<line> enten*er *ue o </line>
<line> *oronelism* pe*m*ava a *ociedade e </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> vida política do *aí*, sen*o pos*í*el anal*sar seus mec*nismos ta*bém por m*i* da literat**a. </line>
</par>
<par>
<line> Duas obras </line>
<line> il*stram essa </line>
<line> perspec*iva: em Terr*s do **m fim, de Jorge Amado, Horác*o </line>
</par>
<par>
<line> Silvei** é caracte*i*ad* como um *o*one*, romance que exp*e exemplos da omissão do estado </line>
<line> perant* a or*em do personagem para a ***ert*ção d* seu jagunço. Out*o *xe*plo que mostra </line>
</par>
<par>
<line> essa distorcida representaçã* </line>
<line> d* poder consta </line>
<line> em Fogo morto, d* José Lins do *ego, q*e </line>
</par>
<par>
<line> re*tera como os coronéis imp*nham o *eu po*er econô*ico e p*lítico par* ben**icia* aliado*. </line>
<line> R*v. F*A, *eresi*a, v. 21, *. 6, art. *0, p. 182-197, jun. 2024 www4.**anet.c*m.*r/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Cor*nelismo * Violência e*: O Cavalo Fa*tasma da Estrada do Engenh* Barbal*o, de *ayme Gri* </line>
<line> 189 </line>
</par>
<par>
<line> O q*e u*ifica o co*portamento des*es coronéis na ficção * na re*lidade * o poder </line>
<line> alcança*o pela riqueza e, não menos *mporta**e, a ob*diê*cia dos subalter**zados, construída </line>
</par>
<par>
<line> pelo carisma </line>
<line> * pelo m*d*, continuamente endossa** pela violênc*a perpetrada por jagunços. </line>
</par>
<par>
<line> Esse registro ga*ha importâ**ia, na medida em *ue ** constata que a ob*diência aos co*o*éi* </line>
<line> é s**te*tada *or d*is s*ntimen*os co**raditóri*s: * ad*iração, acompa*ha*a de *evoção, e o </line>
</par>
<par>
<line> med* (GALVÃO, 2018, p. 25-26). Soma-se, *inda, a esses *entim*ntos, </line>
<line> a pobre*a, *ma das </line>
</par>
<par>
<line> f*rmas mais cruéis d* s*bmissão, e o carisma, s*n*imento *undament*l para o ex*rcíc** </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> a*to*ida*e: ** unir virtudes her*icas ao poder conq*istado, como r*sultad* surgem o re**aldo </line>
<line> e o respeito da gente c*mand*da po* eles: </line>
<line> A *bedi*ncia ao coronel (...) é su*t*ntada por sen**mentos con*ra*itórios, mas q*e </line>
<line> co*s*ant**ente s* alternam entre si, num misto de te*or e admiraçã*, ao mes*o </line>
<line> *e*po devoção e med* do g**nd* chefe, representante das classe* menos </line>
<line> favorecid*s, num contraste **agran*e com a pobre*a d* povo sertanej* (Galv*o, </line>
<line> 2 0 1 8 , p . * 6 ). </line>
</par>
<par>
<line> André Galvão (20*8) l*mbra que o coro*el só **nse*ue </line>
<line> poder *e mando po*que </line>
</par>
<par>
<line> d**ina * povo pela violê*cia e pela misé**a. Ainda que * ausência do estado e a falta </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> *nvest*me*tos c*ncorresse* par* a permanênc*a desse quad*o social, não deixa *e ser </line>
<line> que*tioná*el * *to de idealizá-lo*, pr**esso *onstruído his**rica, polític* e literariamente, que </line>
</par>
<par>
<line> *onsis*ia em afi*urá-lo pelo z*lo em rela*ão aos seu* aliados e ód*o aos *ni*igos. *om </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> ima*em d* *ome*s *ue *scraviza*am u*a legião de pe*soas através de ideias arcaicas </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> autori*ária*, convém reconhecer que a inven*ão d* **rdeste, como u*a região atrasada </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> dependente economicamente do Sul e do Su*este, foi um e*tere*tipo *a*ca*o em um mundo </line>
<line> re*l de excess*va des**ualda*e, refo*çado *o longo do tempo por romanc*s e po*sias. </line>
<line> Com* *rremate ao que foi apr*sent*do, é lícito *ot*r que as variadas defi*ições sobre </line>
</par>
<par>
<line> o *ue é * como *e forjou o coronel*s*o e o neocoronelismo </line>
<line> n* Nord*ste têm múlt*plas </line>
</par>
<par>
<line> matizes, **ndo </line>
<line> possível entender ess* *enô*eno como </line>
<line> um* con*trução s*cial, no qua* uma </line>
</par>
<par>
<line> estrutura </line>
<line> *i*lenta a*ce*deu como um mei* par* do*i*ar *essoas, eli*inar adve*sá*ios </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> subme*er *o*ens e mulheres. Essas marcas </line>
<line> estão pre*en**s no *o*to "O cavalo fanta*ma da </line>
</par>
<par>
<line> estr*da do En*enho Barbalho", de Jayme Griz, </line>
<line> no qual o sobrena*ural, o protagonism* </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> cana-de-açúcar e * cultura af*i*ana *ã* onipresentes. P**ém, n*o s* pod* ignorar que u* dos </line>
<line> *rincip**s temas ** n*rrativa deriva de registro pautado pela violência, c**dicionada *elo </line>
<line> p*der dos *oronéis na Zon* da Mata Su* pe*nam**cana em f*ns do séc**o XIX. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina PI, v. 21, n. *, art. 10, p. 182-197, jun. *024 </line>
<line> www4.fsanet.com.b*/rev*s*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> J. B. Pere*ra, B. R. Freitas </line>
<line> 190 </line>
</par>
<par>
<line> 3 RESULTDOS E **S*USSÕE* </line>
</par>
<par>
<line> 3.1A v**lência em * cava*o fantasma da es***da *o Engen*o B*rbalh* </line>
</par>
<par>
<line> Há um consenso *os es**dos soci*lógicos: as for*as a**umi*a* pel* violência </line>
</par>
<par>
<line> permitem variadas aná*ise*, al*an*ando qu**t**s *istóricas, econô*icas, políticas </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> *d***ó*i*as. Esse *ensame*to é referenciado p*r Marilena Ch*uí, *o conceituar a violência </line>
<line> como tu*o que atua usando a fo*ça para ir contr* a *at*reza de algum *er; todo ato de forç* </line>
<line> contra a esp*ntane*dade, a von**de e a liberdad* d* algu*m; a v*olação da n**u*eza de algué* </line>
<line> ou de algum* coi*a *al*rizada po**tivame*te por um* so*iedade; ou, ain*a, o ato de </line>
<line> *ran*gre*são cont*a aquelas coisas e ações q*e alguém ou *ma sociedade *ef*ne como *ustas e </line>
</par>
<par>
<line> como um *ireit*. Violê*ci*, po*tanto, *eria uma **ão de sev*cia, brutali*ade abuso físico e </line>
</par>
<par>
<line> e/ou ps*qu*co </line>
<line> contr* algué* e cara*ter*za relaçõ*s in*ersubjeti*as e *ocia*s </line>
<line> *efi*i**s p*la </line>
</par>
<par>
<line> op*e**ão, i*timidaçã*, *ed* e terror. (CHAUÍ, 2011, p. *). E* grande m**ida, es*es mat**es </line>
<line> ressoam no conto a*alisado ne*te artigo, O *avalo fantasma *a es**ada do Engenho Barbalho, </line>
<line> que ressalt* a v**a na Zona da Mata *ul per*ambucan* em meados do *éculo XIX. A partir </line>
<line> desse e**a*o geográf*co, Jayme Griz *onecta passad* e pres*nte e faz a represent*ção de u* </line>
<line> m*ndo *ue explicita relações b*sea*as no *mplo dom*nio d* sen*ores *e engenho sobre o* </line>
<line> menos favorec*dos. </line>
<line> O*iundo de Palm*r*s, os *ontos do auto* tr*nsfiguram hist*rias, c**n**ces, lendas e </line>
<line> mitos a*rários, além do sin*reti*mo re*igioso, a influência da *ultu*a africana na formação *a </line>
<line> sociedade nord*s*ina e expre*sõe* espir*tua*s própri*s da regiã*, ressaltando vivê*cias de </line>
<line> escravizados e e*-escr*vizados. Essas te*áticas estão presen*es nas poesi*s *m Rio Un* </line>
<line> (1951) * Acauã (19*9), em en*aios, intitul*dos Pal*ares, seu *ovo, suas tradiçõe* (1953), </line>
<line> *entes, *oisas e cantos do *ordeste (1954) e, **gros (1865), além dos *ontos coligidos em O </line>
</par>
<par>
<line> lo*isho*em d* porteira </line>
<line> velha (1956) e O cara de </line>
<line> fogo (1969). Em </line>
<line> um estilo que alude </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> ora*idade, </line>
<line> a* obras de *a*me Griz cultivam tradiç*o e, *o mesmo *empo, de*tacam * </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> *ostalg** de um tempo qu* ficou no p*s*ado. É </line>
<line> na c*dade do Cabo, on*e se passa o conto, </line>
</par>
<par>
<line> narra** so* o p*isma de Zé Camb**da, que o protag*nista t*az à *ume que*tões relacionadas à </line>
</par>
<par>
<line> escr*vid*o e ao *e*onhe*i*en*o do povo africa*o no Brasil. É ele que prese**ia </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> aconteci*ento q*e fu*da o enredo da h*stóri*: a apari*ão f*ntas*ática e a mor*e d* um cavalo </line>
</par>
<par>
<line> * de *m casal, r*corte te*ático *ecu*dado neste a*tig*, haja </line>
<line> *i*ta que apreendemos como </line>
</par>
<par>
<line> catego*ia analítica a forma c*mo s*o presentific*das a violência social e as *on*utas </line>
<line> Rev. FSA, Teresina, *. 21, n. 6, art. 10, p. 182-197, *un. 2024 www4.fsane*.c*m.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> C*ro*elismo e Viol*nc*a em: O Cavalo F*n*as*a da *s**ad* do Enge*ho Ba*balho, de Jayme Griz </line>
<line> 191 </line>
</par>
<par>
<line> autori*ár*as do senh*r d* engenho, nas quais a***n**m o pr*c*nceito *ac*al, a mi*ogin*a e o </line>
<line> machismo. </line>
</par>
<par>
<line> **mo *á f** ob*ervado neste *rtig*, sã* perce*tíveis as semelhanç*s entre a i*eia </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> violênc*a no Nordeste açuc*reiro e o *ue d*fin* o coronelismo: Durval Muniz diz que </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> id*ário do </line>
<line> homem nordestino foi cri*do a p*r*ir da necess*dade da *eafir*ação *e sua </line>
</par>
<par>
<line> mascu**nidade; André Galvão a*severa que a fi*ura do co*onel foi moldada pe*a violência </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> pelo clienteli*mo polít*c*; e *ejane Carv*lho *emon*tra que os co*onéis não *o*riam qualquer </line>
<line> tip* de punição, e c*m isso *icavam livres p*ra imp*r s*a* vo*tad** b**eados na força. E*se </line>
<line> componente v*olento * a certez* d* *mpunidade surgem no cont*xto em que Zé Cambinda </line>
<line> es*á inse*id*, um homem cuja existência Jayme Griz utiliza como metáfor* p*ra trazer * luz </line>
</par>
<par>
<line> *ues*ões re*a*io*adas es*ravidão e às formas de vi*a de *m pov* *etirado de *uas o*ige*s à </line>
<line> p*ra servir como *ão de obra nos engen*o*. Um significativo indício t*xtual denun*ia uma </line>
</par>
<par>
<line> fa*e ** </line>
<line> violê*cia q*e vigia </line>
<line> nesse micro*osmo **cial des** *éculo XVII, n* mom*nto em o </line>
</par>
<par>
<line> que P*dro Velho explica p*ra Zé Cambinda as razões p*ra o evento sobrena*u*al visto por ele </line>
<line> na noite a*terior, a apariç*o fan*asm*tica do *avalo e do casal: *le tivera origem "no ano em </line>
<line> q** D. *e*r* II veio a Per*ambu**, * que a*ui andou *m visit* ao Mor*ado d* Cabo" (*r*z, </line>
<line> 19*6, p. 5*). </line>
<line> Sem que tenha se perdido nos escani**os da história, esse acont**imento reverbera no </line>
<line> conto: rememorado nos passeios cotidi*n*s do *ersonagem, ele lembra o nefast* significad* </line>
</par>
<par>
<line> da se*vidão *ue **gorava </line>
<line> *o Brasil *esd* che*ada dos por*ug*eses. É por meio ** uma a </line>
</par>
<par>
<line> expressão *ultural de origem africana, o mar*catu, que Z* Cambinda recupera o qu* foi </line>
<line> v*v*** por sua etnia no Bra*il: </line>
</par>
<par>
<line> Foi pa*ar no mar*catu de Zé *ná*io, onde e*teve, *té tarde da noit*, ouvindo </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> batuque e os ca*tos, or* dolent*s o* tr*stes, o*a que*tes ou *uidosos, dos mula*os e </line>
<line> negros *e *é Inácio. Muitos daq**les cantos Zé Cambinda não compreend**, mas </line>
</par>
<par>
<line> *ra sempre c*m g**nde emoção qu* </line>
<line> os ouvi*. *entro do seu eu de negro cri*u**, </line>
</par>
<par>
<line> ecoavam, n*queles mo*entos, voze* e *ritos estranhos que se casavam </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> entre*açavam, cá fora, com o batuq*e e os *antos gr***dos o* gemidos dos negros de </line>
</par>
<par>
<line> mestre *nácio. </line>
<line> *le sentia tudo isso, embora não compr*endesse nem pudesse </line>
</par>
<par>
<line> e*plicar n**a do que via e sentia d*ante daque*e e*petáculo. Eram vozes e ecos que </line>
<line> vinham d* l**ge. Cambi*da só se*t**, não *abia expli*ar na*a. Mas aquilo bolia </line>
<line> com ele lá p*r dentro, *gi**nd*-o por f*ra. E naqueles instantes, o que *ambinda </line>
</par>
<par>
<line> ou**a c* fora e na* profundezas </line>
<line> d* seu se*, ap*nas senti*d*, mas sem já </line>
</par>
<par>
<line> *o*p*eender, não *enão ecos, gritos e arro**os </line>
<line> d* uma raça em luta contra o *eu </line>
</par>
<par>
<line> *estino (GRI*, *9*6, p. 5*). </line>
</par>
<par>
<line> *a*me Gr*z ut*liza o* c*ntos e as danças do mara*atu para mo*tra* a *epressão *ue </line>
</par>
<par>
<line> ne*ros e negras </line>
<line> *assavam n* Brasil no sé*ul* XVIII, situação presente na *istória ** Zé </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a PI, v. 21, n. 6, art. 10, p. 182-19*, jun. 2024 </line>
<line> **w4.fsanet.com.br/*evista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> J. B. Pereira, B. R. Freitas </line>
<line> 192 </line>
</par>
<par>
<line> Ca*binda, mas *ue ult**passa a r*minisc*ncia *i**nciada por ele. A p*rman*nci* des*e </line>
<line> sentiment* d* d*salento no protago*ista e**o*sa o que Pierre Bourdieu chama de violência </line>
</par>
<par>
<line> simbóli*a, um tipo in*isí*el, exercido de m*d* gen**no *t*avés d* </line>
<line> comunicação e </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> conhecim*nto e que produz uma forma de rel*ção de *ubmissão, *u* *e*a à *o*i*ação </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> sujeito envolvi**, tor*ando-o </line>
<line> *úmplice *essa domin*ção, gra*as a id*ias absorvida* como </line>
</par>
<par>
<line> naturais e que assim *he são ap*esent*das. Não é sem razão *ue esses arti*ícios *d*ológi*os s* </line>
</par>
<par>
<line> **rpetuam como </line>
<line> u*a danosa fac* da violênc*a simbólica </line>
<line> na narra*iva; por e*a ser </line>
</par>
<par>
<line> con*igurada, "invisíve* a suas próprias vítimas, </line>
<line> *ue s * </line>
<line> exerce </line>
<line> essen*ialm*nte pelas *ia* </line>
</par>
<par>
<line> pu*am*nte simbólicas </line>
<line> da comunica*ão e do c*nheciment*, ou, mais p*ecisamente, </line>
<line> *o </line>
</par>
<par>
<line> desconhec*mento, do reconhecimen*o ou, em última in*tânc*a, </line>
<line> do sentim*nto" (Bourdieu, </line>
</par>
<par>
<line> *003, p. 7-*). Essa *orma de dom**ação o*edece a nex*s causai*, ha** vista s*r sempre </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> reflexo d* uma construção **cial e histórica, fru** da desigualdade imposta pelas c*asse* </line>
<line> hegemô*icas às c*asses m*is **sfavo*ecidas, como o*o*re* ao **ngo da escravidão. </line>
<line> A fo*ça *a escrav*dão e as s*as conseq*ências na *ociedade, entretanto, trazem outra </line>
</par>
<par>
<line> camada *e violên**a perceptível no </line>
<line> c*nt*, observada </line>
<line> *o univer*o das ca*as-gr*ndes, cuja </line>
</par>
<par>
<line> dinâm*ca e **tame*tos *oc*ais r**ercutiam faces de uma **utalidade que não era t*o somente </line>
<line> *imbó**ca, ma*, princi**lme*te, estrutural. Como protót**o de todas as outr*s co*fig*raç*es </line>
<line> da violência, e por ser exercida na* ações ordi**rias de inst*tuiçõ** co*sa***das por sua </line>
<line> *rad*ção, na maioria das v*z*s, ela nem é contestad*. *ari* Cecí**a Mina*o afirm* q*e ela se </line>
</par>
<par>
<line> apresenta como uma "v**lên*ia gerada por </line>
<line> estruturas organiza**s e *ns*ituci*nali*a*as, </line>
</par>
<par>
<line> **turaliza*a e *cul*a em es*ru*uras soci*i*, que se *xpre*sa na injustiç* * na explor*ção e que </line>
</par>
<par>
<line> co*duz à </line>
<line> opres*ão dos indiví*uos" (Min*yo, 1994, </line>
<line> p. 8). Ness* se*tid*, a forma de </line>
</par>
<par>
<line> funcionamen*o das casas-g**ndes </line>
<line> nos engen***, estruturadas para *roteger </line>
<line> *eus donos </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> sub**ter os esc*a*i*a*os ao tr*b*lho inc*s*ante, i*ustr* outro prisma da vi*lên**a no </line>
<line> co*to. </line>
</par>
<par>
<line> Gilberto F*eyre observava que esse era um *ócus distintivo da poét*ca *e Jayme Griz, espaço </line>
<line> i*ealizad* *e um t**po situado no *assado, ao *ita* que ele *oi um "cantor d*s no*tes e **s </line>
</par>
<par>
<line> *ias </line>
<line> dos b*ngu*s, das *elodias do Una *atriarcal, das lembranças es*rav*s, era *a Casa- </line>
</par>
<par>
<line> g*ande, cuando flo*escian ta*tos de*potismos, d*ros aunque **bl*s, *alos *unque bel*o*..." </line>
<line> (FRE*RE, 19*9, p. 14). </line>
<line> É sa*i*o que, h*sto*icamente, após a promul*ação da L*i Áurea, em 1888, as re*ações </line>
<line> soc*a*s e suas repercus**es n* mun*o dos engen*os c*ntinu*ram, ainda que sob *utras bases, </line>
<line> centradas em forma* de poder que manti*ham modelos de servidão análogos à escravidão: </line>
<line> As *elaç*es de pr*priedade de t*rr* e emprego de capita* girav*m, além da </line>
<line> construção da **paci*ade de industri*lização açuca*e*ra, em to*no da quantidade d* </line>
<line> Rev. *SA, Teresina, v. 21, n. 6, *rt. 10, p. 1*2-197, jun. 2024 www4.fsanet.com.br/rev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Coroneli*** e Violênc*a em: * Cavalo Fant*sma da Estrada do Eng*n** Barbal*o, de Ja**e Griz </line>
<line> 19* </line>
</par>
<par>
<line> escravos. *uand*, *m 18*8, oficial*za-** o fim da escravidão no *rasi*, assinada </line>
<line> pela Prince*a Isabel, * espera*ça d* liberdade alcança o **ti*iano escravocrata. </line>
<line> Apesar disso, a crise do açúcar posterior à abo*ição resultou *ais da falta de </line>
<line> mercado *xterno do q*e da libertação. * nov* le* instituída *rouxe apenas o direito </line>
<line> do negro de não ser propr*edade de um senhor, mas continuavam ** condições de </line>
<line> v**a pr**ár*a (SILVA, *021, p. 40). </line>
<line> Vivia-se, à *po*a, uma **cu*iar concep*ão de lib**dade: *s ne*r*s * neg*as, *ue </line>
</par>
<par>
<line> viv*am </line>
<line> *m *enzal*s e quilombos, com a Lei Áurea, ganha*am liberdad*, mas fic*ram </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> misér*a, sem pers*ectiva individual ou coleti*a d* sobreviver co* dig*ida*e. *qu**es que </line>
<line> an*es *stavam so* a tutel* de um sen*or de engenho, *ão tinha* mais ocu*a*ão ou lugar pa*a </line>
<line> viver. Essa con*ição é **tória na re*resent*ção da mucama Teresa, que te* p*r*icipaç*o </line>
<line> signifi*ativa no desenrola* *o c*nto, qu* na*r* em seu enredo o in*or*únio d* *lora, *st*dante </line>
<line> e* um colégio n* Rec**e. Em uma de suas ida* à capital, o se* pai, S*. Bar**sa, descobri* </line>
</par>
<par>
<line> que ela s* r*la*ionava c*m u* c*ixeiro-*iajante *e </line>
<line> um arm*zém *e fazen*as do </line>
<line> Largo do </line>
</par>
<par>
<line> Livramento. Ele não g*sto* do namoro e *ediu </line>
<line> *ar* e*a esque*e* o r*paz. F*ora </line>
<line> pr*meteu </line>
</par>
<par>
<line> acabar a história, porém, não findou o enlace. Passado al*u* tempo, *ua mãe mo*reu, o que a </line>
</par>
<par>
<line> ob*igou a vo*tar </line>
<line> para a cidade do Cabo. Porém, * *ai desc*bre que *la continu*** </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> *elacio*amento e a pr*íbe de *air do engenho, *etira-lhe *a escola em Recife e a m*ntém sob </line>
<line> e*t*eita vigilância. Certo di*, ao acompan*ar os *estejos do padroeiro da c*dade, *la </line>
<line> r*en*ontrou o rapaz de Recife, que a convidou par* fugir. </line>
</par>
<par>
<line> É n**se *ontexto que o com*onent* de violênc*a surg* n* conto sob outro olh*r, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> pa*tir da mu*ama T*res*, responsável p** inc*nt*var *lorin*a em s*u p*ano *e fug*, e dos </line>
<line> retirantes que v** perseguir e matar a fi*ha do c*rone*. O casal hav** combina*o um *i**l par* </line>
<line> o início d* f*g*: *uando *lori**a sa*u do *uarto pela janel*, no trajet* para o l*c*l do </line>
</par>
<par>
<line> enc*ntr*, ela cham*u * atenção do c**horro da c*s*-gr*nde. *eresa havia </line>
<line> esquecido </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> pre*d*-lo, * qu* a fez p*nsar no q*e su*ederia se o senho* de engen*o descob*isse que ela f*i </line>
</par>
<par>
<line> cúm*li*e na fuga </line>
<line> da filha. * medo da mucama, alé* *a su* condição de escravizada, te* </line>
</par>
<par>
<line> re**ção c*m o que é indicado por Andr* Luí* *alvão a propósito *os </line>
<line> desiguais vín*ulos </line>
</par>
<par>
<line> mantidos *ntre senho*es e se*vos, ao **ssaltar q*e </line>
</par>
<par>
<line> A obediência a* cor*nel [...] é sust*nta** por **ntimentos contra*itório*, mas *ue </line>
<line> const*nteme*t* se alte**** entre si, num mi*to de tem*r e ad*i*ação, ao **smo </line>
<line> te*po devoç*o e medo do grande chefe, representante das *lasses *ais *av**e*idas, </line>
<line> num contraste *l*grante com a pobreza do povo sertanejo (GALVÃO, 2018, p. 26). </line>
<line> Por ser um corone*, a que* d*v*a devoç**, p*lavra no *on*o f*c*l*ente subst*tuída por </line>
<line> submissão, a mucama Teresa temia a reaçã* de quem *r* responsável por dar-lhe *oradia, </line>
</par>
<par>
<line> alime*taç** e *andar </line>
<line> no lu*ar o*de vivia. Esse **ceio *e* origem no sentim**t* </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> Rev. F*A, Teresina PI, v. 21, n. *, art. 10, *. 182-197, jun. 20*4 </line>
<line> ww*4.fsanet.*om.br/re*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> J. B. Per*ira, B. R. F*eitas </line>
<line> 19* </line>
</par>
<par>
<line> desamparo e no pavor provocad* por s*ber como os se*h**es de e*genho tratavam o* </line>
<line> escravos que *ugiam das senzalas ou que *s tr*íam. Por isso, ela d*scu*pr*u o que ac*rdara </line>
</par>
<par>
<line> com Flora * começou a *ri*ar p*ra ela vol*ar *ar* casa: "D. Florinha! Não faç* </line>
<line> iss*, D. </line>
</par>
<par>
<line> Flo*inha! Vo*t* pra casa!" (GRIZ, 1956, p. 58). </line>
</par>
<par>
<line> Ness* univers* de*arca*o *ela violência, p*nderamos *ue a caracteri*ação *iccional </line>
<line> do Sr. Barbo*a endossa as re*lexões de Ma*ilena C*auí a propósito d* uso arb*trár*o da forç* </line>
</par>
<par>
<line> co*tra a *iberdade, a ju***ça e os direi*os dos </line>
<line> *scravo*, dos retira*tes e de sua filha, con*uta </line>
</par>
<par>
<line> q*e ref**ça a </line>
<line> persp*ctiv* de que a brutalidade é in*ren*e à sua vis*o *e mund*. Ao f*z*r a </line>
</par>
<par>
<line> *escri*ão do personagem, *e*ro Velho refere-se * ele co*o um "homem sisudo e de pou*as </line>
<line> p*lavras" (GR*Z, 1956, *. 56), este*eótipo que *raça a vio*ência sob *m ponto de vis*a </line>
<line> individual, mas que deve se* apreend*do *ob um plano ma*s amplo, visual*zando na imagem </line>
<line> do homem nordestino a resposta d* uma estrutura histórica q*e assim busca defini-lo. Ao </line>
<line> *arrar a origem da históri* dos fantasmas *o *avalo e do ca*a* * Zé Cambinda, Pedro Vel*o </line>
<line> reiter* o processo de val*d*ção **sse suje*to b*utal, dec*rrente de uma tradi*ão construíd* ao </line>
<line> *ong* *o te*p*: </line>
<line> O *o***stino, portan**, fruto *e *ma história e u*a socie*ade v*olenta, ter*a *om* </line>
<line> *m* de suas ma*s destaca*a* c*ract*ríst*ca* subje*ivas a v*lent**, a co*agem pessoal, </line>
<line> o des**m*r d**nte das mais *if*cei* *it**ções. A literatu*a de cordel e o*t*as </line>
</par>
<par>
<line> *anif*st*çõe* literárias da r*gião, * parti* d*s *no* </line>
<line> 20, não cansa* de decantar </line>
</par>
<par>
<line> homens valentes *ue c*nseguem resol*er as *ais difíceis situações por uma a*uação </line>
<line> *essoal e *nd*vidual. Coragem e um apu*ad* sentido de honra ser*am caracterí*ticas </line>
</par>
<par>
<line> constituintes </line>
<line> d*stes ho*e*s, que não levariam de*aforo para ca*a. *omen* que </line>
</par>
<par>
<line> preferiri*m morre* *utan*o. [] A *rópria po*se *a arm* e*a um* qu*stão de honra, </line>
<line> sí*b*lo **ximo de s** lib**dade pessoal, e *ó a morte *s f**ia entr*gar as *rmas </line>
<line> p*ra quem viesse tomá-las (Albuquerque Júnior, 2013, p. 176). </line>
<line> Essa vi*lê*cia ***a sali*ntada quando o Sr. Ba*b**a des*o*r* o enlac* amo*oso da </line>
</par>
<par>
<line> fi*ha com o caixeiro-viajant*, a*i*do </line>
<line> *om autorit*rismo e misoginia em r**açã* à *ida </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> Flor*: </line>
</par>
<par>
<line> A filha *oi pas*ar uns dias com o pai no enge*h*. Ali, com*çou e*a a receber *art*s </line>
<line> do *oço *o Recife. O vel*o d*sco*riu a corr*spondê*ci* da moça. Ralhou *uito, e </line>
<line> severame*te, com a filha, * *erminou tira*do D. Florinha do colégio do Recife. A </line>
<line> vigilância agor* *ra grande em torno da moça. El* entr*st*cia e se ac*brunhava com </line>
<line> aq*ela vigilân*ia do pai e com * prisão em que vivia. Não saía m*is sozin*a. Pou*o </line>
<line> vinha ao Cabo. E quando *inha, era acomp**hada do pa*. Não ** mais ao Rec**e. </line>
</par>
<par>
<line> Nem mesmo em compa*hia </line>
<line> do velho *arbo*a. E as*im vi*ia agora D. Flo*i*h* na </line>
</par>
<par>
<line> s*a so*idão do Barbal*o. (Griz, *956, p. 56-57) </line>
<line> A *onotação de m*ndo ext*rnada na relaçã* do pai **m a filha também se mostra e* </line>
<line> *el*ção à de*en*ência *os mais vulneráveis, d*stacada textualmente q*and* o Sr. B*rbosa </line>
</par>
<par>
<line> t*ma consciência de que ela *st*v* </line>
<line> l*e desobedecendo e em vias de fugir co* o moç* </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, T*resi*a, v. 21, n. 6, art. 10, p. 182-19*, jun. 202* </line>
<line> www4.fsanet.com.br/rev*s*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> C**onelism* e Violência e*: O Cavalo Fantasm* *a Estrada do Engen** B*rbalho, de Jayme Griz </line>
<line> 195 </line>
</par>
<par>
<line> Recife. Ao tent*r impedir t*l ato, ele foi ac*mpanhado do vig*a e "*e dois reti*antes </line>
<line> qu* </line>
</par>
<par>
<line> dormi*m ali bem *e**o, no *ngenho" (GRIZ, 1956, p. *8), mã* </line>
<line> de obra recorre**e dos </line>
</par>
<par>
<line> latifundiários, nunc* por ***ão, mas *o* necessidade de sob*evive* nos pe*íodos de seca e de </line>
</par>
<par>
<line> fome no sertão. A menção aos retirantes, além de reitera* *s vínculos depend*n*ia aos e </line>
</par>
<par>
<line> sen*ores de engenho, *an*a re*ev* no conto por *les prota*onizarem * trágico de*fech* </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> conto. Ao ouvi* a gritaria da mucama e os latidos do </line>
<line> cachorr*, o c*sal *ugiu a </line>
<line> cavalo, </line>
</par>
<par>
<line> pers*gui**s </line>
<line> pe*o pai da moça, em *ireç*o ao Cabo. O Sr. Bar*osa pe*iu que seus homens </line>
</par>
<par>
<line> atira**em pa*a o ar, q*e de nada s*rviu, *ois os j*vens seguiram no seu tra**to </line>
<line> de f*ga. Na </line>
</par>
<par>
<line> perseguição, </line>
<line> el*s atira*am no *avalo e, *o escuro da noite, o vigia </line>
<line> da </line>
<line> casa-gr*nde </line>
<line> alveja </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> casal, que m*rre* na ho*a. </line>
<line> Essa hist*ria é p*rte de um processo soc*al que ultrapass* *s me***es às abusões e aos </line>
</par>
<par>
<line> fenômenos sobrena*urais </line>
<line> da narra*iva </line>
<line> de Jaym* Griz, *ero pano de fundo de *ossa lei*ura. </line>
</par>
<par>
<line> Ponder*m*s qu* a tra*a pode ser percebi*a c*mo uma *etáfora que sintetiz* a const*ução </line>
</par>
<par>
<line> d*s b*ses vi*lentas nas quai* s*rgira* os coron*is o se* banditismo di*nte daqu**es e </line>
<line> *ue </line>
</par>
<par>
<line> estavam submetido* aos seus domínio* e exigênc**s, sej* membro* *a fa*íli* ou os </line>
<line> qu e </line>
</par>
<par>
<line> ha**tavam s*as terra*. *o fim d* relat*, *s enamora*os são mortos * os </line>
<line> assass*nos n** </line>
<line> são </line>
</par>
<par>
<line> punidos. *o*o *ita R*jan* Carvalho, nesse ped*ço do Nordeste, o es*ado é substituí*o pelos </line>
</par>
<par>
<line> coronéis nas funções da polícia e na a*l*cação </line>
<line> de uma enganosa f*r*a de justiça </line>
</par>
<par>
<line> (CARVALHO, 1987, p. 194). Essa v*são e*u**oca*a *e *us*iç* le*a a mais </line>
<line> violência, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> ex*m*lo *a que *oi perpetrada contra a filha que desob*de*eu às ordens do pai, o que nos leva </line>
<line> a co*cluir qu* * forma como os **nflitos er*m *quacio*ados, até me*mo a*ueles do mun*o </line>
</par>
<par>
<line> íntimo * pess**l, desencad*avam s*mpre res*osta* br*tais *ontr* </line>
<line> quem confr*ntava </line>
<line> os </line>
</par>
<par>
<line> **deros*s e os donos d* poder. </line>
</par>
<par>
<line> * C*NSIDERAÇÕES FINAIS </line>
</par>
<par>
<line> * te*to lite*ário é *apaz de exter*a* variadas situaç**s d* m*ndo, neg*nd*, a*irmando </line>
<line> *u reafirmando marcas *a realidade, o qu* *e*ons**a * sua *tuali*ade com* *eio para </line>
</par>
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<line> entender a vida. *ob esse prism*, an*lisamos O cavalo fantasma *a </line>
<line> estrada </line>
<line> *o E*genho </line>
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<line> Barba*ho, *e Ja*me Griz, *onto c*jo enredo é situado em *m co*tex*o no qua* ocor*e o </line>
</par>
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<line> cerceam*nto d* *ireit*s por me*o da vi*lênc*a, *nstrumen*o u*ilizad* </line>
<line> para en*ossar valores </line>
</par>
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<line> defendidos por senho*e* de **g*nho </line>
<line> na *ona da M*ta Sul per*ambucana, em meados </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> século XIX. Como bu*camos repor*a* n*ste *rtigo, os r*ferenci**s teóricos que embasaram </line>
</par>
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<line> nossa* reflexõe* so*re a atuaç*o desses coronéis *o N*r*es*e foram cond*ci**a*os </line>
<line> aos </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Te*esina PI, v. *1, n. 6, art. 10, *. 182-197, jun. 2024 www*.f*anet.com.**/rev*sta </line>
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<line> J. B. P*reira, *. R. F*e**as </line>
<line> 19* </line>
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<line> ideários de Rejane Carva**o, Du*val Muniz Albuquerq*e *ún*or e André </line>
<line> *alvão, cuja* </line>
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<line> p*oposições aludem a condi*ionant*s históricos que explicam a existê*cia e a *anutenção de </line>
<line> um regime s*n*ori*l moldado pelo c*ientelismo polít*co, pela im*unidad* * pela perman*nte </line>
<line> a*ir*ação da masculi*idade do homem sert*n*jo. </line>
<line> A pa*tir dessas concepções t*óricas, iden*ificamos na inco*p*e*nsão de Z* *ambinda </line>
<line> fre*te ao sobrenatural, um* janela para a*ree*der com* prática* autoritá*ias *efe*e*dam fac*s </line>
<line> d* violênci*s simbólica e *str*tural exerc*da* nas vivê*c*as *e escraviz*dos e ex-esc*a*izados </line>
<line> no Engenho Barbal*o. Nas t*ês s*tuaç*es enfocadas no artigo - * *e*emoração da escravi*ã*, </line>
<line> as *on*ernentes à estrutur* soc*al da casa-grande e as açõe* i*dividuais do Sr. *a*bosa - f*cou </line>
<line> patente quão necessário é o posic*onamen*o co*etivo frente às ações q** s**me*em homens e </line>
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<line> mulheres a s**uaçõe* disc*iminat*rias </line>
<line> *a soc*edad*. Não por ac*so, a violência *o Nordeste </line>
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<line> ganhou projeçã* e* nossa sociedade ao *ongo do tempo, condiç*o que pe*manec* atua*, um* </line>
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<line> vez que a *is*r*a, a pobreza * as *e*igualdad*s *o*iais deram margem para a assun*ão </line>
<line> de </line>
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<line> n**as forma* de coronelismo no **c*lo XXI. </line>
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<line> REF**Ê*CI*S </line>
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<line> *ARVALHO, R. *oronelismo * neocoronelismo: *terniz*ç** do quad*o de análise p***ti*a d* </line>
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<line> Freyre e Jayme Gr*z. Di*sertação (M*strado *m Letras) - Prog*ama d* P*s-Graduação em </line>
<line> L*tras, *niversidade Federal da Par*í*a - Campus I, João Pes*oa, 110 f., 2021. </line>
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<line> Como R*ferenc*ar este A****o, c*nform* *BNT: </line>
<line> P*REIRA, J. *; FREITAS, B. R. C*ronelismo e Vio*ên*i* em: O Ca*alo F*n*asma da *strada *o </line>
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<line> *o*trib*ição dos Autor*s </line>
<line> J. * . P*reir* </line>
<line> B. R. Fre**as </line>
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<line> 1) concep*ão e plan*ja*ento. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
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<line> 2) anál*s* e i*t*rpreta*ão do* da*os. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
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<line> 3) ela*oração do ras**n** *u na re*isão crí*i** *o conteúdo. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
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<line> 4) *articipação na *provação da ve*são f*nal do *anuscr*to. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
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<line> Rev. F*A, *e*esi*a *I, v. 21, *. *, art. 10, p. 1*2-19*, jun. 2024 </line>
<line> www4.f**net.com.br/*evista </line>
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