<document>
<page>
<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.fsanet.com.*r/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*i*a, *. *1, n. 6, art. 10, p. 182-197, *u*. 20*4
</line>
<line>
ISSN Impresso: *806-6356 I*SN Ele*rônico: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.12819/20*4.21.6.10
</line>
</par><par>
<line>
*oronelismo e Violência em: O Cava*o *antasma d* Es*rada d* *ngenho Barbal**, de Jayme
</line>
<line>
Gri*
</line>
<line>
Coronelism *nd Vi*l*nce in: The *host Horse of **trad* do Engenh* Bar*alho, b* J*yme Gri*
</line>
</par><par>
<line>
João Batista Pereir*
</line>
<line>
Do*tor em Teoria Li***ária pela *niversidade Fe*eral de Pe*nambuco
</line>
<line>
Pro*essor na Univers*da*e Federal Rural *e Pernamb*co
</line>
<line>
*-mail: jme**nudo@ho*ma*l.com
</line>
<line>
Bruno R*m** de Freit*s
</line>
<line>
Graduado em Let*a* na Univer*idade Feder*l Rural de Pernamb*co
</line>
<line>
E-*ail: rdefreit*sb@g*ai*.com
</line>
</par><par>
<line>
E*dereço: Jo*o B*t*sta Perei*a
</line>
<line>
Ed*tor-Chefe: Dr. To*ny Kerley de Alencar
</line>
</par><par>
<line>
Universid*de
</line>
<line>
Federal
</line>
<line>
Rura* d*
</line>
<line>
P*r*am*uco
</line>
<line>-</line>
<line>
R*a
</line>
<line>
Do*
</line>
<line>
*odrigues
</line>
</par><par>
<line>
Manuel
</line>
<line>
*e
</line>
<line>
*edei*os,
</line>
<line>
s/n,
</line>
<line>
Dois
</line>
<line>
I*mãos
</line>
<line>-</line>
<line>
Rec**e
</line>
<line>-</line>
</par><par>
<line>
*ernambuco - CEP: 52171-900. *rasil.
</line>
<line>
*r*igo
</line>
<line>
receb**o *m 24/*4/2024. Úl*ima
</line>
<line>
versão
</line>
</par><par>
<line>
**dereço: B*uno Ram*s de Freit*s
</line>
<line>
rec*bida em 13/*5/2024. Ap*ovado *m 14/05/202*.
</line>
</par><par>
<line>
*niversid*de
</line>
<line>
Federal
</line>
<line>
Rur*l de
</line>
<line>
*e*nambuco
</line>
<line>-</line>
<line>
Rua
</line>
<line>
Dom
</line>
</par><par>
<line>
Manu*l
</line>
<line>
*e
</line>
<line>
Medei*os,
</line>
<line>
s/n,
</line>
<line>
Do**
</line>
<line>
Irmão*
</line>
<line>-</line>
<line>
Recife
</line>
<line>-</line>
<line>
Avaliado pelo *istem* *riple Review: Desk Review *)
</line>
</par><par>
</page><line>
Pernamb*co - CEP: 52171-900. Brasil.
</line>
<line>
pe*o Edit*r-*hefe; e b) Do*ble Blind *evi*w
</line>
<line>
(*val*ação cega por *ois avaliadores da ár*a).
</line>
<line>
Revisão: *ram*t*cal, No*mativa e de Formataç*o
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Coroneli*mo * *iolênc*a em: O C*valo F*n*asma *a Estrada do Engen*o Ba*balho, de Jayme G*iz
</line>
<line>
183
</line>
</par><par>
<line>
RESUMO
</line>
</par><par>
<line>
Est* a**ig* objetiva *nalisar o co*to O *avalo fanta*ma da estra*a do Engenho Barbalho, de
</line>
</par><par>
<line>
Jaym* Gr*z,
</line>
<line>
a*oiado por pressupostos teór*cos de *urv*l Muniz de Albuquerque
</line>
<line>
(201*),
</line>
</par><par>
<line>
Rejane Car*alh* (1987) Andr* e
</line>
<line>
Luiz Galvão (2018). A partir de p*squisa bi**iográfica,
</line>
</par><par>
<line>
buscamos identifi*a*
</line>
<line>
* fe*ômeno do **ron*li*m* *o Nordest* e a vio*ência qu* lhe
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
subjac*n*e como c*tegorias analíticas, mar*a* s*ciais da Zon* da Mata Sul de Pe*n**b*c*,
</line>
<line>
*o século XIX. C*mo resultados, reg*st*os de *iolênci* no enredo *oram id*ntificados a partir
</line>
</par><par>
<line>
da escravidão, con**xtualizada na v*sita do Imperador D. Pedro *I *o Brasil, *o desalen*o *
</line>
</par><par>
<line>
e*presso por Zé Cambinda em suas *isitas a* m*racatu de Pai Inácio. *m
</line>
<line>
outro *e*orte,
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
universo da casa-gr*nde *emonstrou * vi*lência pre*ente nos di*logos e *o*po**ame*t* d*
</line>
</par><par>
<line>
*ucama T*res* b**
</line>
<line>
com*
</line>
<line>
na d*p*ndên*ia do* retirante* a* *enhor d* engen*o. Por fi*,
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
v*olência se *rmana ao coronelismo
</line>
<line>
nas *ções do Sr. Barbosa, que cerceia a lib*rdade as e
</line>
</par><par>
<line>
formas de vida da f*lha, cujo ato a leva à morte. Ao consi*erar o* vínculos entre liter*tura e
</line>
<line>
soc*eda*e, conc*u*mos q*e o coronelismo no cont* *riz*ano espelh* um tempo que n*o ficou
</line>
<line>
no passado, haja vista as novas f**mas de domínio e de *iolência exercidas *or lat*fundiários
</line>
<line>
na atu*lidade.
</line>
<line>
Palavras-Chave: Jayme G*iz. Coro*eli*mo. Violência. Escravid*o.
</line>
<line>
ABSTR*CT
</line>
<line>
This art*cle aims to *naly*e the *ale O c*valo fantasma da estra*a do Engenho Barbal*o, b*
</line>
</par><par>
<line>
Jayme Griz, su*ported by theoretic*l assumptio*s of Durval Mun*z de Albuquerq*e
</line>
<line>
(2013),
</line>
</par><par>
<line>
Rejane Carva**o (1987) and And*é Luiz Galvão (*018). From bibliograph*c *esear*h, *e seek
</line>
<line>
to identify the *henomeno* of coronelism in t*e No*t**ast and the viol*nce th*t is under*ying
</line>
<line>
it *s analytical categori*s, s*c*al m*rks of the *ona da Mata Sul of *er*ambu*o, in the 19th
</line>
<line>
*en*ury. A* results, *ec*rds of violence ** the plot **re identified *r*m slavery,
</line>
<line>
c*nte*tu**ized in the visit *f *mperor D. Pedro II to Brazi*, and in the de*olation expr*ssed
</line>
<line>
by Z* Cambinda o* hi* vis*ts to P*i Inácio\s mar*catu. I* another cut, the uni*erse *f t*e bi*
</line>
<line>
house demon*trated *he vi*l*nce present *n *he *i*logu*s and beha*ior of the *aid Ter*sa, as
</line>
<line>
well *s in the dependence of t*e migrants *n the mil* owner. Finally, violenc* *ecomes akin
</line>
<line>
*o corone*ism in the actions of Mr. Barbosa, who c*rtails the *reedo* *nd *ays of life of h*s
</line>
</par><par>
<line>
daugh***, whose *ct leads *er to death. When co*side*i*g the li*k* be*wee* lite*a*ure
</line>
<line>
and
</line>
</par><par>
<line>
society, we conclude that *oronelism in t** griziano tale mi*rors a time t*at d*d not r**a*n in
</line>
<line>
the pas*, given the *ew forms of domi*at*on and violence exercised *y la*downer* today.
</line>
<line>
Key-wo*ds. Jayme Gr**. Corone*ism. Viol*nce. Sl*very.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina PI, v. 21, n. 6, a*t. 10, p. 1**-197, jun. 2024
</line>
<line>
*ww4.fs*n**.*o*.b*/revi*t*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
J. B. Per*ira, B. R. Freit*s
</line>
<line>
18*
</line>
</par><par>
<line>
1 I**RODUÇÃO
</line>
</par><par>
<line>
A l*teratura é uma via para o homem e*pr*ss*r múltiplas visões de mundo, e* cujo
</line>
<line>
cerne r*side a linguagem, que i*s*it*i co*cepções e i*ei*s da *e**idade levadas * u* pretenso
</line>
<line>
leitor. Em a*guma medida, a constr*çã* i*aginár*a do *ordeste, c** os *e*s mitos, len*a* e
</line>
<line>
crendices, també* der*** * *oi ampl*ficada pelo que foi fab*lado em romances e engendrado
</line>
</par><par>
<line>
em poesi** e cancione**o* ao long*
</line>
<line>
do tempo, *eg*str*s **e, muit*s *ezes, es**beleceram
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
violência como marca *as formas d* *id* d*s ha*itantes dessa reg*ão. Sob ess* ótic*, pode ser
</line>
<line>
abs**vida a obra d* Jayme Griz, q*e tematiza *m en*ai*s, *oe*ias e narrativa* * s*brenatural
</line>
</par><par>
<line>
e o *t**s da Zon* da
</line>
<line>
Ma*a Su*, em fins *o séc**o *IX, quando s* *eu o oc**o do ciclo
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
cana-de-a*úcar em *er*ambuco, re*ime que express*va a riquez* dos senhore* d* en*enh* e,
</line>
<line>
ao mesm* temp*, a submissão d* *s**avizad*s e ex-escravizado* aos se*s me*os de produ*ão.
</line>
<line>
As r*s*lt**tes d*s assimétricas relaç*es m*ntidas entre e*s*s do*s est**entos soci*is
</line>
</par><par>
<line>
são **rias, **incipal*e*te, *u* alude à brutalidade *omo meio para equ**i*nar q*er*las *
</line>
<line>
fa*iliares e pe*so*is *aquel* soc***ade.
</line>
</par><par>
<line>
À luz *esse conte*to,
</line>
<line>
p*opício à manutenção do status quo das classes d*mina*tes,
</line>
</par><par>
<line>
representando um univer*o agrário definido pe*o ilimitado poder de m*ndo de co*onéis sobre
</line>
<line>
traba*ha**res, ana*i*amos o *onto "O c*valo fan*as*a *a *stra*a do Enge*ho B*r*alho",
</line>
<line>
*resente na obra O *obishomem da p*rtei** velh* (*9*6), de **yme Gri*. N*le, não s*o
</line>
</par><par>
<line>
notados apenas *s a*ont*ci*ento*
</line>
<line>
qu* remetem a fenômenos e manifesta*ões
</line>
<line>
**s*litas:
</line>
</par><par>
<line>
consoant*
</line>
<line>
a
</line>
<line>
*erspecti** que antevê víncu*os entre tex*o
</line>
<line>
e contexto, ent** litera*ur*
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
*ocie*ade, é po*sí*e* identi*icar nessa narrat*va griz**na dois **rcad*res temáti*o* da época
</line>
</par><par>
<line>
*m que o enre*o se passa,
</line>
<line>
*s q*ais
</line>
<line>
baliz*m a análi*e fei*a *e*te artig*: o coroneli*mo e
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
*iolência. Não por acaso,
</line>
<line>
esses t*aços demarc*ra* mod* de v*da nordes*ino po* muit* o
</line>
</par><par>
<line>
tempo, ambos referenciados pelo d*m*nio de terras * de pessoas por me*o da fo**a bem *omo
</line>
<line>
pelos víncu*os d*s prop**etários de terra c*m as *orças p**íticas de tu*no.
</line>
<line>
Para res*onder à forma c*m* emergem ess*s du*s **racterí*ticas no conto de J*yme
</line>
</par><par>
<line>
Griz,
</line>
<line>
re*onhe*em*s
</line>
<line>
qu* a violência a*sum*
</line>
<line>
*ive*sas formas na su*
</line>
<line>
dieges*. Em um *lano
</line>
</par><par>
<line>
m*i* *mplo, ela surge inicialmente como uma condi*ão estrut*ral nas v*vênc*as dos
</line>
<line>
per*o*age*s, represe*tada po* ve*tígi** dei*ados pela es*ravi*ão ** Brasi*, v*são endos*ad*
</line>
<line>
pelas reflexões de Zé Cambinda quando está em **n*ato com ex*r*ssõe* culturais african*s.
</line>
</par><par>
<line>
Essa conota*ão vi*l*nta
</line>
<line>
**t*apassa a perspe**iv* simbólic* * a*ca*ç* materia*ida*e *a
</line>
</par><par>
<line>
di*âmic* exigida
</line>
<line>
*ara o
</line>
<line>
f*ncionamento da casa-g*ande, espaço on*e os dono* aterrorizam *
</line>
</par><par>
<line>
reiteram * seu pode* de mand*
</line>
<line>
*obre os trabalh*dor*s. Por fim, a b*utalidade alcan*a maior
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. F*A, Tere**na, v. 21, n. 6, art. 10, p. 182-197, jun. 2024
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/revis**
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Coro*eli*mo e *iolência em: O Cavalo Fantasm* da Est*ada do Engenho Barbalho, de Jayme Gri*
</line>
<line>
185
</line>
</par><par>
<line>
*ig*ifi*ado *or meio d* natureza violen** do Sr. ***bosa, cu*a ações autor**ár*as e arbitrá*ias
</line>
<line>
alcança* os retirantes, o* vigilantes e os *róprios fa*ilia*es.
</line>
</par><par>
<line>
A pertinênc*a dessa di*cus*ão
</line>
<line>
ganha rel*vância a pa*tir
</line>
<line>
dos nortes t*óricos a*ota*os
</line>
</par><par>
<line>
neste artigo, cred*nciado* pe**s i*eias de *ej*ne Carvalho, q*e pr*blematiza a atuali**de dos
</line>
</par><par>
<line>
conceitos de c*ro*elismo neocoronelismo, *lém do* seus vín*ul*s com a polític*; Du*val e
</line>
<line>
Muniz de Albuquerque Júnio*, que su*ere *o*os po**os de v*s*a s*bre a gênese ** história do
</line>
<line>
gênero ma*cu*ino no Nordeste; e, por f*m, *e André Luís Galvão cu**s *r*postas ap**tam
</line>
<line>
co*o a literatura *em *epresen*ado os espa*os de *oder ocupados pelo coronéis no Nordeste.
</line>
</par><par>
<line>
Em conjunto, es*es *stud*s perm*t*m compre*nd*r alguns fundamen*os
</line>
<line>
que
</line>
<line>
e**ruturaram
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
surg*m*nto e a *ermanência d* coronelis*o na Zo*a da Mata *ul, local onde a nar*ati*a *e
</line>
</par><par>
<line>
J*yme Griz se c*n*retiza
</line>
<line>
c*mo uma alegoria do tem*o em que as casas-grandes * o r*gim*
</line>
</par><par>
<line>
se*horial dos *ngenhos d* açúc*r mantinham a violênc*a co*o condição intríns*ca * atuação
</line>
<line>
d*s c*ronéis.
</line>
<line>
2 REFERENCIAL TEÓR*CO
</line>
<line>
2.1 N*tas sobre o coronelismo
</line>
<line>
Os vínculo* entre literat*r* e s*ciedade têm sido *xp*orados de *ar*adas formas, se*a
</line>
</par><par>
<line>
dem**s**ando o seu alcance sob um cam*o eminentement* estético, seja na sua
</line>
<line>
apreciaçã*
</line>
</par><par>
<line>
so* as persp*ctivas histórica, política ou id*ológic*. Sob
</line>
<line>
*ualque*
</line>
<line>
*ma d*ssas ver*e*tes,
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
lí*it* vis*umbrar com* o coron*l*sm* def*niu a vida no Nord*ste nos séculos *IX e
</line>
<line>
XX,
</line>
</par><par>
<line>
forma de exercício d* p*der *ue cons*sti* em do*ínio ter*itorial * d* pessoas, e de repressão
</line>
</par><par>
<line>
aos que am*aç*v*m os
</line>
<line>
*nteresses
</line>
<line>
dos p*derosos. Como *ra*o *om*m de*sa p**ti*a,
</line>
</par><par>
<line>
lembram*s qu* ela se dava em espaç*s sociais onde havia a au**ncia do es*ado, deixando
</line>
<line>
m*rge* **ra a atua*ão *e homens com poder p*lítico * econômico. *ssa * uma *as *eflexõ*s
</line>
<line>
que *ermeia o trabalho "*oronelismo e Neocor*nelism*: etern*zação do quadro de pol*tica do
</line>
<line>
Nordeste", de Rejane Ca*valho, no q*al são questionad*s os parâmetr*s ad*tad*s pe*a ciência
</line>
<line>
p**ítica para def*nir a vigência desse reg*me senhori**, ao a*ordar qu*stões como * co*trole
</line>
</par><par>
<line>
d* votos d*s que vivem na zona ru*al, as
</line>
<line>
novas form*laçõe* q** oc*rre*am no* *onceitos
</line>
</par><par>
<line>
dessa f*rma ** poder e como essa visão econômica est* presa a um clientel*smo polític*.
</line>
<line>
Em um exame *a literatura *r*sileira, a *utor* *iz que *ã* há um c*nceito totalmente
</line>
<line>
clar* d* q** * *oron*lismo. As divergênc*as sobr* su* definição, todavia, *ão sã* e*contradas
</line>
</par><par>
<line>
nas concepçõe* ma*s comuns *o t**mo,
</line>
<line>
n*s quais os coronéis têm u*a esp*c*e de pacto,
</line>
<line>
ou
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Te*esina *I, v. 21, *. 6, art. 10, p. 182-*9*, ju*. *024
</line>
<line>
w*w4.f*anet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
J. B. Pereira, B. R. Freit*s
</line>
<line>
186
</line>
</par><par>
<line>
*ompromisso c*m o pod*r local e com o m**do *rivado. Ela lem*ra, porém, que hou*e uma
</line>
<line>
"fase transitória", que "a* níve* *conômico e social marcaria a *r*nsi*ão de f*rmas de estado
</line>
</par><par>
<line>
tradicio*ais para
</line>
<line>
o
</line>
<line>
*stado capitalista **derno" (CARV*LHO, 1987,
</line>
<line>
p. 199). Foi nessa
</line>
</par><par>
<line>
transição que * coronelismo passou a ser v*sto como uma justaposiç*o entre velhas novas e
</line>
<line>
f*rmas d* estruturar a *c*n***a e a *olí*ica nord*stina, o que deixa as suas concepções mais
</line>
<line>
comuns, o *eu *lcance e limites de atu*çã* sob uma ambiguidade. Essas di**renças ****e* a
</line>
</par><par>
<line>
part*r *as i*terpretaçõe* *obre as ba*es do ch*mado "pa*to *oronelista", ha*a vista que
</line>
<line>
há
</line>
</par><par>
<line>
momentos e* que a i*ei* de coronelismo é *estrita, *o*s vist* como "a substitu*ção do é
</line>
</par><par>
<line>
estado
</line>
<line>
pelos coronéis no exer*ício *e fun*ões
</line>
<line>
pú*lic*s" (CARVALHO, 1*87,
</line>
<line>
p. 194), q*e
</line>
</par><par>
<line>
f*ndou com o fortaleci*ento do poder central no B*asi*, *uando as tom*das *e dec*sã* s*í*am
</line>
</par><par>
<line>
d* R*o de Janeiro p*ra outras fed**ações *o
</line>
<line>
pa**. Essa
</line>
<line>
descen*ralizaçã* levou a alguma
</line>
</par><par>
<line>
d*minuiç*o do po*er dos coronéis, mudança que *ã* *mpediu qu* suas p*oprieda*es vi*s*em
</line>
<line>
a funcionar como recurso, l*gí***o ou ilegítimo, para v*lidar decisões dos g*v*rnos.
</line>
<line>
Em c*nsonân*ia com *s** pe*samento, *arcel B*rsztyn, em O po*er do* **nos -
</line>
</par><par>
<line>
Pla*ejamento e cliente*ismo no N*rdeste, lembra q*e
</line>
<line>
uma d*s **rmas de compreen*er
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
em*r*ência do corone*ismo no *ordeste r*fere-se às mudança* que ocorreram nessa região *o
</line>
<line>
longo do tempo. Para o autor, *eve-se aceitar q*e "a cent*alizaç*o su*osta na \modern*zaçã*
</line>
</par><par>
<line>
c*nservad*ra\ da
</line>
<line>
agricultura
</line>
<line>
não
</line>
<line>
* i*compat*vel c*m o *ortalecimento d* poder local"
</line>
</par><par>
<line>
(BURSZT*N, 1987, *.
</line>
<line>
199). Não p*r a*aso, com a modernização *o campo, c*iou-s*
</line>
<line>
u* a
</line>
</par><par>
<line>
nova fo*ma de e*erc*cio do poder,
</line>
<line>
em que o est*d* of*rece recu*sos m*teria*s e simbólicos
</line>
</par><par>
<line>
para acent*ar *inda mais o p*t*rnal*smo e o c*ie*tel*smo, aumentando ain*a mais o domínio
</line>
<line>
re*ional dos coro*éis. Essa leitura *ode parecer um *a*adoxo em um prim*iro momento, *as
</line>
</par><par>
<line>
"é *le (Estado)
</line>
<line>
q*em va* *ncorporar em
</line>
<line>
suas prátic*s
</line>
<line>
os elemen*os cor**elis*as"
</line>
</par><par>
<line>
(CARVALHO, 19*7, p. 200): enquant* os velhos coronéis atuavam pela o*issão do govern*,
</line>
<line>
os novos coronéis passaram a ser vistos como o**eto* *e ação do próprio estad*. Pa** exis*ir,
</line>
<line>
eles precisaram manter, ainda que parcialmente, a estrutura agrár*a t*a*ici*nal: não sem raz*o,
</line>
<line>
*ssa é uma d*s fa*es da nominada "modernização cons*rvadora" do campo, movimento qu*
</line>
<line>
agrav*u *i*da mais a co*ce*tração de latifúnd*os no Nordes** e em outr*s *egiões do p*ís.
</line>
<line>
Co* *ssa transmutação, o c*r*nelismo tradicional aca*ou p*r adotar práticas dos
</line>
</par><par>
<line>
"dono* do po*er", como * client*lismo e paternalismo autoritário, quando o
</line>
<line>
ocorre
</line>
<line>
um a
</line>
</par><par>
<line>
redução do pape* dos coronéis, que ma*davam e *es*andav*m ** se*s do*ínios, para o de
</line>
<line>
grandes empresári*s, que *assaram a t*r a f*nç*o *e distribuir benesses aos ne*ess*t*do*. Tal
</line>
<line>
m**an*a ocorreu com * qued* *a "versã* ideológ*ca *o patr*o bom" (CARVALHO, 1987, p.
</line>
</par><par>
<line>
20*), d**orrente
</line>
<line>
de uma at*açã* profissio*al onde estado não se fazi* pr*se*te, como o
</line>
<line>
na
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Tere*ina, v. 21, n. 6, *rt. 10, p. 182-1*7, jun. 2024
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/rev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
C*ronel*smo * Violência em: * *avalo Fa*tas*a da Estrada do *ngenho Barbalh*, de Jayme Griz
</line>
<line>
*87
</line>
</par><par>
<line>
segu*ança das **rras e dos *amiliares dos coron*is, aç*es *n*es
</line>
<line>
fe*ta* por jagunços. Tais
</line>
</par><par>
<line>
*udança* *casi*naram a**erações nos ins*ru*ent*s d* repr*ssã*: a pr*ncipal de*as c*nsistia
</line>
<line>
na eli*ina*ão dos que amea*av*m o poder dos cor*néis de fo*ma direta, em d*s*utas por terra
</line>
<line>
*u por meio de conten*as que *inham origem fa*iliar. Uma nova inter**etação *ara a **rte
</line>
</par><par>
<line>
no imag*nári* des*es "nov*s
</line>
<line>
coronéis", *ort*nto, *azia-se necessária, n*o *pen*s pa**
</line>
</par><par>
<line>
domi*ar *ess*as ou
</line>
<line>
regiõ*s, ma* també* *ara "el*minar os opo*itore*, se nã* p**a morte
</line>
</par><par>
<line>
física pe** *orte *ocial" (CAR**LHO, 1987, p. 1*8). Sob essa nova estr*tura, n*o e*a *ais
</line>
</par><par>
<line>
nec*s**rio contr*lar a terr*; bastava es*ar dentro do
</line>
<line>
estado e ter aces*o aos c*fres públ**os,
</line>
</par><par>
<line>
con*ex*o que demonstra a ex*stên*ia de *ma relação ne*es*ária entre os "novo*" e os "velhos
</line>
<line>
coroné**": aqueles guardam de*tes algu*s traç*s, como a ne*essidade de ser*m carismáticos,
</line>
</par><par>
<line>
** mesmo tempo
</line>
<line>
em *ue sã* a**ori*á*i** e co*rup***. Ademais, eles ain*a guardam raízes
</line>
</par><par>
<line>
client**istas e
</line>
<line>
usam o es*ado para fins *aternali*tas, com * intuito de p*recerem "salvadores
</line>
</par><par>
<line>
da pá*ria" perante o* *obres.
</line>
<line>
Essas breves ref*exões sobre o coronelism* sin**izam pa*a questões que o sing*lariza
</line>
<line>
no Nordeste. Durv*l Muniz de Albuq*erq*e Júnio*, no livro Nordes*i**: invenção do \*alo\,
</line>
</par><par>
<line>
ressalta
</line>
<line>
a
</line>
<line>
cultur* que
</line>
<line>
embasou a sua existência: segundo ele, desde as *u*s origens, ele
</line>
</par><par>
<line>
de*orreu da luta *
</line>
<line>
*o *er*amam**to
</line>
<line>
de sangue, ações que *or*aram a construção do homem
</line>
</par><par>
<line>
*essa *egião, conhe*ida com* "u*a terra para quem não tinha med* de *orrer nem rem*rs*s
</line>
</par><par>
<line>
*e matar" (DU*VAL,
</line>
<line>
2013, p.
</line>
<line>
175). **m que s**a *bra do acaso, a
</line>
<line>
*riação
</line>
<line>
da família
</line>
</par><par>
<line>
nordes*i*a de*ivou d* *ncontro nada amistoso dos faze*dei*os com *aboc*as caç**a*, com o
</line>
</par><par>
<line>
papel decisivo da
</line>
<line>
casa-grande com*
</line>
<line>
p*larizado*, mante*d* em seu en*o*no distin*as classes
</line>
</par><par>
<line>
s*ciais.
</line>
</par><par>
<line>
Na l*ta contra *s indígenas, que visav* dom**** as terra* e ampliar sua* pro*ri*dades,
</line>
<line>
as famílias se d*fendi** com o uso de armas, período em q*e surgiu a necessidade de **mens
</line>
</par><par>
<line>
di*postos * *e*e*der os seus pa*rões. Par* mante* p*de*, a* família*, *epresentadas p*r o
</line>
</par><par>
<line>
*atriarc*s nomeados coronéis, aglutin*vam-*e em to*n*
</line>
<line>
de*sa figura para de*e*der suas
</line>
</par><par>
<line>
ri*uezas e ocupa* *argos n*s govern**. *ais situaçõe* r**pon**am, i*clusive, pelos
</line>
<line>
in*es*antes confl*tos entre famí*ias no Nordeste, que promov**m matan*a* des*nf*eadas, com
</line>
<line>
a contratação de pe*soas pobres e sem instrução para *o*narem-se m*tadores, ou *agunços, que
</line>
<line>
fa*iam esse tip* *e serviço.
</line>
</par><par>
<line>
Nessa* bases foi constr*íd* a fig*ra do homem
</line>
<line>
nordestino: um home* v*lente, mas
</line>
</par><par>
<line>
violento; que possuía corage*, mas qu* tomava atitud*s **estionáveis. H*me*s que e**m
</line>
</par><par>
</page><line>
*apazes de *erder pr*pria vida p*ra não s**em d*s*nrados peran*e a s*ci*dade. Ter uma a
</line>
<line>
arma n** mãos era motivo pa*a demonstrar hon*a e poder e por*ar a gar*nt*a de liberda*e.
</line>
<line>
Rev. *SA, Teresina PI, v. 2*, n. 6, *rt. 10, p. 182-197, jun. 2024 www4.fs*net.com.*r/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
J. B. Pereira, B. R. Freitas
</line>
<line>
188
</line>
</par><par>
<line>
Esse quadr* ga*ha *mplitude quando visualizado um tipo da soc*edade nord*stina, q** se
</line>
<line>
cruza e se reflete na fig*ra *o coronel: os se*h*res d* en*enho, cuja* origen* têm a miséria *
</line>
</par><par>
<line>
a *scravidã* *omo
</line>
<line>
u*
</line>
<line>
referente *mportante *a*a
</line>
<line>
comp*een*er a sua estatura *os âmbitos
</line>
</par><par>
<line>
*istórico e f*cci*nal. Eles portavam a representação do atr*so e*onômico, da
</line>
<line>
prepotência
</line>
</par><par>
<line>
política e da dissol*ção moral, *e*endo ser *n*endidos *omo uma refer*ncia basil**
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
histó*i* e da c*vilização do *ordeste. Eram *oderoso* que possuíam semelhanças
</line>
<line>
c*m
</line>
</par><par>
<line>
patriarcas euro*eus * co*portavam-se como "ari*tocrat*s d*s t*óp*cos" (DURVAL, 2013, p.
</line>
<line>
206), eterniz*d*s n* oralida*e e em romances.
</line>
<line>
Nos disc*rso* lit*r*rio, sociológ*co * memoria*ístico **oduzido* a* longo do séc*lo
</line>
</par><par>
<line>
XX, houve uma legiti**ção dos valo*es
</line>
<line>
patriarcai* defen*ido* pelas formas
</line>
<line>
d e vi da
</line>
</par><par>
<line>
insti*u*das
</line>
<line>
pe*os s*nhores
</line>
<line>
de enge*ho. U* registro sig*ifica**vo s*b** *ssa t*mát*c* foi
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
Gilberto Freyre:
</line>
<line>
n* "Manif*sto Regionalista de 1926", havia a defesa de "um *egio*al*smo
</line>
</par><par>
<line>
criador, com* chamav* suas id*ias, *ev*a se inspirar no que e*te tip* social havia produzido
</line>
</par><par>
<line>
em várias áreas,
</line>
<line>
*ara desenvolver uma cultura qu* se mo**rnizasse sem perder, no entanto,
</line>
</par><par>
<line>
*eus valores e tradições" (DURVAL, 2013, p. 207). O alcance d*ssas
</line>
<line>
proposta* aludi*
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
es*étic* *as *asa*-*randes, a*s reis do c*ngo e maracatus de cabras e mulatas, às comidas de
</line>
</par><par>
<line>
coco e à ri*a
</line>
<line>
doçaria. A co**truç*o
</line>
<line>
dessa concep*ão freyreana olhava para a modern*dade,
</line>
</par><par>
<line>
e**retanto, ai*da ti*ha o pa**ado c*mo referência: em úl*ima instânci*, era para os
</line>
</par><par>
<line>
nordestinos adota*** esses exemp**s
</line>
<line>
para resgatarem valores *á *squec*dos do re*im*
</line>
</par><par>
<line>
senhorial açucareiro, t*agado
</line>
<line>
pela modernização do culti*o e
</line>
<line>
planta*ão da **na-de-açúcar,
</line>
</par><par>
<line>
com * substituição dos senhores de en*enho pelos *sineiros.
</line>
</par><par>
<line>
Como pode-*e notar, a menção *
</line>
<line>
co**trução viril d* homem nordestino pro*osta p*r
</line>
</par><par>
<line>
Dur*al Mun*z conserva uma estrutur* p*triarcal,
</line>
<line>
na qual a rep*esentação do senhor
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
engenh* é u* modelo que s* aproxi*a do que iria definir * co**nelismo n* sé*ulo XX. Andr*
</line>
</par><par>
<line>
Luís G*lvão, em O coronelismo na li*e*at*ra:
</line>
<line>
esp*ço* de poder, ana*isa como
</line>
<line>
essa
</line>
</par><par>
<line>
mime**zaç*o *e mundo gan*ou v*da na arte, pr*sente "através de um di*cur*o contínuo, qu*
</line>
</par><par>
<line>
const*t*i a imagem do coronel m*rca*a pela
</line>
<line>
violência e pelo client*lism* po*ítico"
</line>
</par><par>
<line>
(GA*VÃO,
</line>
<line>
2018, p. 23). * preciso
</line>
<line>
enten*er *ue o
</line>
<line>
*oronelism* pe*m*ava a *ociedade e
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
vida política do *aí*, sen*o pos*í*el anal*sar seus mec*nismos ta*bém por m*i* da literat**a.
</line>
</par><par>
<line>
Duas obras
</line>
<line>
il*stram essa
</line>
<line>
perspec*iva: em Terr*s do **m fim, de Jorge Amado, Horác*o
</line>
</par><par>
<line>
Silvei** é caracte*i*ad* como um *o*one*, romance que exp*e exemplos da omissão do estado
</line>
<line>
perant* a or*em do personagem para a ***ert*ção d* seu jagunço. Out*o *xe*plo que mostra
</line>
</par><par>
<line>
essa distorcida representaçã*
</line>
<line>
d* poder consta
</line>
<line>
em Fogo morto, d* José Lins do *ego, q*e
</line>
</par><par>
</page><line>
re*tera como os coronéis imp*nham o *eu po*er econô*ico e p*lítico par* ben**icia* aliado*.
</line>
<line>
R*v. F*A, *eresi*a, v. 21, *. 6, art. *0, p. 182-197, jun. 2024 www4.**anet.c*m.*r/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Cor*nelismo * Violência e*: O Cavalo Fa*tasma da Estrada do Engenh* Barbal*o, de *ayme Gri*
</line>
<line>
189
</line>
</par><par>
<line>
O q*e u*ifica o co*portamento des*es coronéis na ficção * na re*lidade * o poder
</line>
<line>
alcança*o pela riqueza e, não menos *mporta**e, a ob*diê*cia dos subalter**zados, construída
</line>
</par><par>
<line>
pelo carisma
</line>
<line>
* pelo m*d*, continuamente endossa** pela violênc*a perpetrada por jagunços.
</line>
</par><par>
<line>
Esse registro ga*ha importâ**ia, na medida em *ue ** constata que a ob*diência aos co*o*éi*
</line>
<line>
é s**te*tada *or d*is s*ntimen*os co**raditóri*s: * ad*iração, acompa*ha*a de *evoção, e o
</line>
</par><par>
<line>
med* (GALVÃO, 2018, p. 25-26). Soma-se, *inda, a esses *entim*ntos,
</line>
<line>
a pobre*a, *ma das
</line>
</par><par>
<line>
f*rmas mais cruéis d* s*bmissão, e o carisma, s*n*imento *undament*l para o ex*rcíc**
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
a*to*ida*e: ** unir virtudes her*icas ao poder conq*istado, como r*sultad* surgem o re**aldo
</line>
<line>
e o respeito da gente c*mand*da po* eles:
</line>
<line>
A *bedi*ncia ao coronel (...) é su*t*ntada por sen**mentos con*ra*itórios, mas q*e
</line>
<line>
co*s*ant**ente s* alternam entre si, num misto de te*or e admiraçã*, ao mes*o
</line>
<line>
*e*po devoção e med* do g**nd* chefe, representante das classe* menos
</line>
<line>
favorecid*s, num contraste **agran*e com a pobre*a d* povo sertanej* (Galv*o,
</line>
<line>
2 0 1 8 , p . * 6 ).
</line>
</par><par>
<line>
André Galvão (20*8) l*mbra que o coro*el só **nse*ue
</line>
<line>
poder *e mando po*que
</line>
</par><par>
<line>
d**ina * povo pela violê*cia e pela misé**a. Ainda que * ausência do estado e a falta
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
*nvest*me*tos c*ncorresse* par* a permanênc*a desse quad*o social, não deixa *e ser
</line>
<line>
que*tioná*el * *to de idealizá-lo*, pr**esso *onstruído his**rica, polític* e literariamente, que
</line>
</par><par>
<line>
*onsis*ia em afi*urá-lo pelo z*lo em rela*ão aos seu* aliados e ód*o aos *ni*igos. *om
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
ima*em d* *ome*s *ue *scraviza*am u*a legião de pe*soas através de ideias arcaicas
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
autori*ária*, convém reconhecer que a inven*ão d* **rdeste, como u*a região atrasada
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
dependente economicamente do Sul e do Su*este, foi um e*tere*tipo *a*ca*o em um mundo
</line>
<line>
re*l de excess*va des**ualda*e, refo*çado *o longo do tempo por romanc*s e po*sias.
</line>
<line>
Com* *rremate ao que foi apr*sent*do, é lícito *ot*r que as variadas defi*ições sobre
</line>
</par><par>
<line>
o *ue é * como *e forjou o coronel*s*o e o neocoronelismo
</line>
<line>
n* Nord*ste têm múlt*plas
</line>
</par><par>
<line>
matizes, **ndo
</line>
<line>
possível entender ess* *enô*eno como
</line>
<line>
um* con*trução s*cial, no qua* uma
</line>
</par><par>
<line>
estrutura
</line>
<line>
*i*lenta a*ce*deu como um mei* par* do*i*ar *essoas, eli*inar adve*sá*ios
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
subme*er *o*ens e mulheres. Essas marcas
</line>
<line>
estão pre*en**s no *o*to "O cavalo fanta*ma da
</line>
</par><par>
<line>
estr*da do En*enho Barbalho", de Jayme Griz,
</line>
<line>
no qual o sobrena*ural, o protagonism*
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
cana-de-açúcar e * cultura af*i*ana *ã* onipresentes. P**ém, n*o s* pod* ignorar que u* dos
</line>
<line>
*rincip**s temas ** n*rrativa deriva de registro pautado pela violência, c**dicionada *elo
</line>
<line>
p*der dos *oronéis na Zon* da Mata Su* pe*nam**cana em f*ns do séc**o XIX.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina PI, v. 21, n. *, art. 10, p. 182-197, jun. *024
</line>
<line>
www4.fsanet.com.b*/rev*s*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
J. B. Pere*ra, B. R. Freitas
</line>
<line>
190
</line>
</par><par>
<line>
3 RESULTDOS E **S*USSÕE*
</line>
</par><par>
<line>
3.1A v**lência em * cava*o fantasma da es***da *o Engen*o B*rbalh*
</line>
</par><par>
<line>
Há um consenso *os es**dos soci*lógicos: as for*as a**umi*a* pel* violência
</line>
</par><par>
<line>
permitem variadas aná*ise*, al*an*ando qu**t**s *istóricas, econô*icas, políticas
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
*d***ó*i*as. Esse *ensame*to é referenciado p*r Marilena Ch*uí, *o conceituar a violência
</line>
<line>
como tu*o que atua usando a fo*ça para ir contr* a *at*reza de algum *er; todo ato de forç*
</line>
<line>
contra a esp*ntane*dade, a von**de e a liberdad* d* algu*m; a v*olação da n**u*eza de algué*
</line>
<line>
ou de algum* coi*a *al*rizada po**tivame*te por um* so*iedade; ou, ain*a, o ato de
</line>
<line>
*ran*gre*são cont*a aquelas coisas e ações q*e alguém ou *ma sociedade *ef*ne como *ustas e
</line>
</par><par>
<line>
como um *ireit*. Violê*ci*, po*tanto, *eria uma **ão de sev*cia, brutali*ade abuso físico e
</line>
</par><par>
<line>
e/ou ps*qu*co
</line>
<line>
contr* algué* e cara*ter*za relaçõ*s in*ersubjeti*as e *ocia*s
</line>
<line>
*efi*i**s p*la
</line>
</par><par>
<line>
op*e**ão, i*timidaçã*, *ed* e terror. (CHAUÍ, 2011, p. *). E* grande m**ida, es*es mat**es
</line>
<line>
ressoam no conto a*alisado ne*te artigo, O *avalo fantasma *a es**ada do Engenho Barbalho,
</line>
<line>
que ressalt* a v**a na Zona da Mata *ul per*ambucan* em meados do *éculo XIX. A partir
</line>
<line>
desse e**a*o geográf*co, Jayme Griz *onecta passad* e pres*nte e faz a represent*ção de u*
</line>
<line>
m*ndo *ue explicita relações b*sea*as no *mplo dom*nio d* sen*ores *e engenho sobre o*
</line>
<line>
menos favorec*dos.
</line>
<line>
O*iundo de Palm*r*s, os *ontos do auto* tr*nsfiguram hist*rias, c**n**ces, lendas e
</line>
<line>
mitos a*rários, além do sin*reti*mo re*igioso, a influência da *ultu*a africana na formação *a
</line>
<line>
sociedade nord*s*ina e expre*sõe* espir*tua*s própri*s da regiã*, ressaltando vivê*cias de
</line>
<line>
escravizados e e*-escr*vizados. Essas te*áticas estão presen*es nas poesi*s *m Rio Un*
</line>
<line>
(1951) * Acauã (19*9), em en*aios, intitul*dos Pal*ares, seu *ovo, suas tradiçõe* (1953),
</line>
<line>
*entes, *oisas e cantos do *ordeste (1954) e, **gros (1865), além dos *ontos coligidos em O
</line>
</par><par>
<line>
lo*isho*em d* porteira
</line>
<line>
velha (1956) e O cara de
</line>
<line>
fogo (1969). Em
</line>
<line>
um estilo que alude
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
ora*idade,
</line>
<line>
a* obras de *a*me Griz cultivam tradiç*o e, *o mesmo *empo, de*tacam *
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
*ostalg** de um tempo qu* ficou no p*s*ado. É
</line>
<line>
na c*dade do Cabo, on*e se passa o conto,
</line>
</par><par>
<line>
narra** so* o p*isma de Zé Camb**da, que o protag*nista t*az à *ume que*tões relacionadas à
</line>
</par><par>
<line>
escr*vid*o e ao *e*onhe*i*en*o do povo africa*o no Brasil. É ele que prese**ia
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
aconteci*ento q*e fu*da o enredo da h*stóri*: a apari*ão f*ntas*ática e a mor*e d* um cavalo
</line>
</par><par>
<line>
* de *m casal, r*corte te*ático *ecu*dado neste a*tig*, haja
</line>
<line>
*i*ta que apreendemos como
</line>
</par><par>
</page><line>
catego*ia analítica a forma c*mo s*o presentific*das a violência social e as *on*utas
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina, *. 21, n. 6, art. 10, p. 182-197, *un. 2024 www4.fsane*.c*m.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
C*ro*elismo e Viol*nc*a em: O Cavalo F*n*as*a da *s**ad* do Enge*ho Ba*balho, de Jayme Griz
</line>
<line>
191
</line>
</par><par>
<line>
autori*ár*as do senh*r d* engenho, nas quais a***n**m o pr*c*nceito *ac*al, a mi*ogin*a e o
</line>
<line>
machismo.
</line>
</par><par>
<line>
**mo *á f** ob*ervado neste *rtig*, sã* perce*tíveis as semelhanç*s entre a i*eia
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
violênc*a no Nordeste açuc*reiro e o *ue d*fin* o coronelismo: Durval Muniz diz que
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
id*ário do
</line>
<line>
homem nordestino foi cri*do a p*r*ir da necess*dade da *eafir*ação *e sua
</line>
</par><par>
<line>
mascu**nidade; André Galvão a*severa que a fi*ura do co*onel foi moldada pe*a violência
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
pelo clienteli*mo polít*c*; e *ejane Carv*lho *emon*tra que os co*onéis não *o*riam qualquer
</line>
<line>
tip* de punição, e c*m isso *icavam livres p*ra imp*r s*a* vo*tad** b**eados na força. E*se
</line>
<line>
componente v*olento * a certez* d* *mpunidade surgem no cont*xto em que Zé Cambinda
</line>
<line>
es*á inse*id*, um homem cuja existência Jayme Griz utiliza como metáfor* p*ra trazer * luz
</line>
</par><par>
<line>
*ues*ões re*a*io*adas es*ravidão e às formas de vi*a de *m pov* *etirado de *uas o*ige*s à
</line>
<line>
p*ra servir como *ão de obra nos engen*o*. Um significativo indício t*xtual denun*ia uma
</line>
</par><par>
<line>
fa*e **
</line>
<line>
violê*cia q*e vigia
</line>
<line>
nesse micro*osmo **cial des** *éculo XVII, n* mom*nto em o
</line>
</par><par>
<line>
que P*dro Velho explica p*ra Zé Cambinda as razões p*ra o evento sobrena*u*al visto por ele
</line>
<line>
na noite a*terior, a apariç*o fan*asm*tica do *avalo e do casal: *le tivera origem "no ano em
</line>
<line>
q** D. *e*r* II veio a Per*ambu**, * que a*ui andou *m visit* ao Mor*ado d* Cabo" (*r*z,
</line>
<line>
19*6, p. 5*).
</line>
<line>
Sem que tenha se perdido nos escani**os da história, esse acont**imento reverbera no
</line>
<line>
conto: rememorado nos passeios cotidi*n*s do *ersonagem, ele lembra o nefast* significad*
</line>
</par><par>
<line>
da se*vidão *ue **gorava
</line>
<line>
*o Brasil *esd* che*ada dos por*ug*eses. É por meio ** uma a
</line>
</par><par>
<line>
expressão *ultural de origem africana, o mar*catu, que Z* Cambinda recupera o qu* foi
</line>
<line>
v*v*** por sua etnia no Bra*il:
</line>
</par><par>
<line>
Foi pa*ar no mar*catu de Zé *ná*io, onde e*teve, *té tarde da noit*, ouvindo
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
batuque e os ca*tos, or* dolent*s o* tr*stes, o*a que*tes ou *uidosos, dos mula*os e
</line>
<line>
negros *e *é Inácio. Muitos daq**les cantos Zé Cambinda não compreend**, mas
</line>
</par><par>
<line>
*ra sempre c*m g**nde emoção qu*
</line>
<line>
os ouvi*. *entro do seu eu de negro cri*u**,
</line>
</par><par>
<line>
ecoavam, n*queles mo*entos, voze* e *ritos estranhos que se casavam
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
entre*açavam, cá fora, com o batuq*e e os *antos gr***dos o* gemidos dos negros de
</line>
</par><par>
<line>
mestre *nácio.
</line>
<line>
*le sentia tudo isso, embora não compr*endesse nem pudesse
</line>
</par><par>
<line>
e*plicar n**a do que via e sentia d*ante daque*e e*petáculo. Eram vozes e ecos que
</line>
<line>
vinham d* l**ge. Cambi*da só se*t**, não *abia expli*ar na*a. Mas aquilo bolia
</line>
<line>
com ele lá p*r dentro, *gi**nd*-o por f*ra. E naqueles instantes, o que *ambinda
</line>
</par><par>
<line>
ou**a c* fora e na* profundezas
</line>
<line>
d* seu se*, ap*nas senti*d*, mas sem já
</line>
</par><par>
<line>
*o*p*eender, não *enão ecos, gritos e arro**os
</line>
<line>
d* uma raça em luta contra o *eu
</line>
</par><par>
<line>
*estino (GRI*, *9*6, p. 5*).
</line>
</par><par>
<line>
*a*me Gr*z ut*liza o* c*ntos e as danças do mara*atu para mo*tra* a *epressão *ue
</line>
</par><par>
<line>
ne*ros e negras
</line>
<line>
*assavam n* Brasil no sé*ul* XVIII, situação presente na *istória ** Zé
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Tere*i*a PI, v. 21, n. 6, art. 10, p. 182-19*, jun. 2024
</line>
<line>
**w4.fsanet.com.br/*evista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
J. B. Pereira, B. R. Freitas
</line>
<line>
192
</line>
</par><par>
<line>
Ca*binda, mas *ue ult**passa a r*minisc*ncia *i**nciada por ele. A p*rman*nci* des*e
</line>
<line>
sentiment* d* d*salento no protago*ista e**o*sa o que Pierre Bourdieu chama de violência
</line>
</par><par>
<line>
simbóli*a, um tipo in*isí*el, exercido de m*d* gen**no *t*avés d*
</line>
<line>
comunicação e
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
conhecim*nto e que produz uma forma de rel*ção de *ubmissão, *u* *e*a à *o*i*ação
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
sujeito envolvi**, tor*ando-o
</line>
<line>
*úmplice *essa domin*ção, gra*as a id*ias absorvida* como
</line>
</par><par>
<line>
naturais e que assim *he são ap*esent*das. Não é sem razão *ue esses arti*ícios *d*ológi*os s*
</line>
</par><par>
<line>
**rpetuam como
</line>
<line>
u*a danosa fac* da violênc*a simbólica
</line>
<line>
na narra*iva; por e*a ser
</line>
</par><par>
<line>
con*igurada, "invisíve* a suas próprias vítimas,
</line>
<line>
*ue s *
</line>
<line>
exerce
</line>
<line>
essen*ialm*nte pelas *ia*
</line>
</par><par>
<line>
pu*am*nte simbólicas
</line>
<line>
da comunica*ão e do c*nheciment*, ou, mais p*ecisamente,
</line>
<line>
*o
</line>
</par><par>
<line>
desconhec*mento, do reconhecimen*o ou, em última in*tânc*a,
</line>
<line>
do sentim*nto" (Bourdieu,
</line>
</par><par>
<line>
*003, p. 7-*). Essa *orma de dom**ação o*edece a nex*s causai*, ha** vista s*r sempre
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
reflexo d* uma construção **cial e histórica, fru** da desigualdade imposta pelas c*asse*
</line>
<line>
hegemô*icas às c*asses m*is **sfavo*ecidas, como o*o*re* ao **ngo da escravidão.
</line>
<line>
A fo*ça *a escrav*dão e as s*as conseq*ências na *ociedade, entretanto, trazem outra
</line>
</par><par>
<line>
camada *e violên**a perceptível no
</line>
<line>
c*nt*, observada
</line>
<line>
*o univer*o das ca*as-gr*ndes, cuja
</line>
</par><par>
<line>
dinâm*ca e **tame*tos *oc*ais r**ercutiam faces de uma **utalidade que não era t*o somente
</line>
<line>
*imbó**ca, ma*, princi**lme*te, estrutural. Como protót**o de todas as outr*s co*fig*raç*es
</line>
<line>
da violência, e por ser exercida na* ações ordi**rias de inst*tuiçõ** co*sa***das por sua
</line>
<line>
*rad*ção, na maioria das v*z*s, ela nem é contestad*. *ari* Cecí**a Mina*o afirm* q*e ela se
</line>
</par><par>
<line>
apresenta como uma "v**lên*ia gerada por
</line>
<line>
estruturas organiza**s e *ns*ituci*nali*a*as,
</line>
</par><par>
<line>
**turaliza*a e *cul*a em es*ru*uras soci*i*, que se *xpre*sa na injustiç* * na explor*ção e que
</line>
</par><par>
<line>
co*duz à
</line>
<line>
opres*ão dos indiví*uos" (Min*yo, 1994,
</line>
<line>
p. 8). Ness* se*tid*, a forma de
</line>
</par><par>
<line>
funcionamen*o das casas-g**ndes
</line>
<line>
nos engen***, estruturadas para *roteger
</line>
<line>
*eus donos
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
sub**ter os esc*a*i*a*os ao tr*b*lho inc*s*ante, i*ustr* outro prisma da vi*lên**a no
</line>
<line>
co*to.
</line>
</par><par>
<line>
Gilberto F*eyre observava que esse era um *ócus distintivo da poét*ca *e Jayme Griz, espaço
</line>
<line>
i*ealizad* *e um t**po situado no *assado, ao *ita* que ele *oi um "cantor d*s no*tes e **s
</line>
</par><par>
<line>
*ias
</line>
<line>
dos b*ngu*s, das *elodias do Una *atriarcal, das lembranças es*rav*s, era *a Casa-
</line>
</par><par>
</page><line>
g*ande, cuando flo*escian ta*tos de*potismos, d*ros aunque **bl*s, *alos *unque bel*o*..."
</line>
<line>
(FRE*RE, 19*9, p. 14).
</line>
<line>
É sa*i*o que, h*sto*icamente, após a promul*ação da L*i Áurea, em 1888, as re*ações
</line>
<line>
soc*a*s e suas repercus**es n* mun*o dos engen*os c*ntinu*ram, ainda que sob *utras bases,
</line>
<line>
centradas em forma* de poder que manti*ham modelos de servidão análogos à escravidão:
</line>
<line>
As *elaç*es de pr*priedade de t*rr* e emprego de capita* girav*m, além da
</line>
<line>
construção da **paci*ade de industri*lização açuca*e*ra, em to*no da quantidade d*
</line>
<line>
Rev. *SA, Teresina, v. 21, n. 6, *rt. 10, p. 1*2-197, jun. 2024 www4.fsanet.com.br/rev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Coroneli*** e Violênc*a em: * Cavalo Fant*sma da Estrada do Eng*n** Barbal*o, de Ja**e Griz
</line>
<line>
19*
</line>
</par><par>
<line>
escravos. *uand*, *m 18*8, oficial*za-** o fim da escravidão no *rasi*, assinada
</line>
<line>
pela Prince*a Isabel, * espera*ça d* liberdade alcança o **ti*iano escravocrata.
</line>
<line>
Apesar disso, a crise do açúcar posterior à abo*ição resultou *ais da falta de
</line>
<line>
mercado *xterno do q*e da libertação. * nov* le* instituída *rouxe apenas o direito
</line>
<line>
do negro de não ser propr*edade de um senhor, mas continuavam ** condições de
</line>
<line>
v**a pr**ár*a (SILVA, *021, p. 40).
</line>
<line>
Vivia-se, à *po*a, uma **cu*iar concep*ão de lib**dade: *s ne*r*s * neg*as, *ue
</line>
</par><par>
<line>
viv*am
</line>
<line>
*m *enzal*s e quilombos, com a Lei Áurea, ganha*am liberdad*, mas fic*ram
</line>
<line>
na
</line>
</par><par>
<line>
misér*a, sem pers*ectiva individual ou coleti*a d* sobreviver co* dig*ida*e. *qu**es que
</line>
<line>
an*es *stavam so* a tutel* de um sen*or de engenho, *ão tinha* mais ocu*a*ão ou lugar pa*a
</line>
<line>
viver. Essa con*ição é **tória na re*resent*ção da mucama Teresa, que te* p*r*icipaç*o
</line>
<line>
signifi*ativa no desenrola* *o c*nto, qu* na*r* em seu enredo o in*or*únio d* *lora, *st*dante
</line>
<line>
e* um colégio n* Rec**e. Em uma de suas ida* à capital, o se* pai, S*. Bar**sa, descobri*
</line>
</par><par>
<line>
que ela s* r*la*ionava c*m u* c*ixeiro-*iajante *e
</line>
<line>
um arm*zém *e fazen*as do
</line>
<line>
Largo do
</line>
</par><par>
<line>
Livramento. Ele não g*sto* do namoro e *ediu
</line>
<line>
*ar* e*a esque*e* o r*paz. F*ora
</line>
<line>
pr*meteu
</line>
</par><par>
<line>
acabar a história, porém, não findou o enlace. Passado al*u* tempo, *ua mãe mo*reu, o que a
</line>
</par><par>
<line>
ob*igou a vo*tar
</line>
<line>
para a cidade do Cabo. Porém, * *ai desc*bre que *la continu***
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
*elacio*amento e a pr*íbe de *air do engenho, *etira-lhe *a escola em Recife e a m*ntém sob
</line>
<line>
e*t*eita vigilância. Certo di*, ao acompan*ar os *estejos do padroeiro da c*dade, *la
</line>
<line>
r*en*ontrou o rapaz de Recife, que a convidou par* fugir.
</line>
</par><par>
<line>
É n**se *ontexto que o com*onent* de violênc*a surg* n* conto sob outro olh*r,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
pa*tir da mu*ama T*res*, responsável p** inc*nt*var *lorin*a em s*u p*ano *e fug*, e dos
</line>
<line>
retirantes que v** perseguir e matar a fi*ha do c*rone*. O casal hav** combina*o um *i**l par*
</line>
<line>
o início d* f*g*: *uando *lori**a sa*u do *uarto pela janel*, no trajet* para o l*c*l do
</line>
</par><par>
<line>
enc*ntr*, ela cham*u * atenção do c**horro da c*s*-gr*nde. *eresa havia
</line>
<line>
esquecido
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
pre*d*-lo, * qu* a fez p*nsar no q*e su*ederia se o senho* de engen*o descob*isse que ela f*i
</line>
</par><par>
<line>
cúm*li*e na fuga
</line>
<line>
da filha. * medo da mucama, alé* *a su* condição de escravizada, te*
</line>
</par><par>
<line>
re**ção c*m o que é indicado por Andr* Luí* *alvão a propósito *os
</line>
<line>
desiguais vín*ulos
</line>
</par><par>
<line>
mantidos *ntre senho*es e se*vos, ao **ssaltar q*e
</line>
</par><par>
<line>
A obediência a* cor*nel [...] é sust*nta** por **ntimentos contra*itório*, mas *ue
</line>
<line>
const*nteme*t* se alte**** entre si, num mi*to de tem*r e ad*i*ação, ao **smo
</line>
<line>
te*po devoç*o e medo do grande chefe, representante das *lasses *ais *av**e*idas,
</line>
<line>
num contraste *l*grante com a pobreza do povo sertanejo (GALVÃO, 2018, p. 26).
</line>
<line>
Por ser um corone*, a que* d*v*a devoç**, p*lavra no *on*o f*c*l*ente subst*tuída por
</line>
<line>
submissão, a mucama Teresa temia a reaçã* de quem *r* responsável por dar-lhe *oradia,
</line>
</par><par>
<line>
alime*taç** e *andar
</line>
<line>
no lu*ar o*de vivia. Esse **ceio *e* origem no sentim**t*
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. F*A, Teresina PI, v. 21, n. *, art. 10, *. 182-197, jun. 20*4
</line>
<line>
ww*4.fsanet.*om.br/re*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
J. B. Per*ira, B. R. F*eitas
</line>
<line>
19*
</line>
</par><par>
<line>
desamparo e no pavor provocad* por s*ber como os se*h**es de e*genho tratavam o*
</line>
<line>
escravos que *ugiam das senzalas ou que *s tr*íam. Por isso, ela d*scu*pr*u o que ac*rdara
</line>
</par><par>
<line>
com Flora * começou a *ri*ar p*ra ela vol*ar *ar* casa: "D. Florinha! Não faç*
</line>
<line>
iss*, D.
</line>
</par><par>
<line>
Flo*inha! Vo*t* pra casa!" (GRIZ, 1956, p. 58).
</line>
</par><par>
<line>
Ness* univers* de*arca*o *ela violência, p*nderamos *ue a caracteri*ação *iccional
</line>
<line>
do Sr. Barbo*a endossa as re*lexões de Ma*ilena C*auí a propósito d* uso arb*trár*o da forç*
</line>
</par><par>
<line>
co*tra a *iberdade, a ju***ça e os direi*os dos
</line>
<line>
*scravo*, dos retira*tes e de sua filha, con*uta
</line>
</par><par>
<line>
q*e ref**ça a
</line>
<line>
persp*ctiv* de que a brutalidade é in*ren*e à sua vis*o *e mund*. Ao f*z*r a
</line>
</par><par>
<line>
*escri*ão do personagem, *e*ro Velho refere-se * ele co*o um "homem sisudo e de pou*as
</line>
<line>
p*lavras" (GR*Z, 1956, *. 56), este*eótipo que *raça a vio*ência sob *m ponto de vis*a
</line>
<line>
individual, mas que deve se* apreend*do *ob um plano ma*s amplo, visual*zando na imagem
</line>
<line>
do homem nordestino a resposta d* uma estrutura histórica q*e assim busca defini-lo. Ao
</line>
<line>
*arrar a origem da históri* dos fantasmas *o *avalo e do ca*a* * Zé Cambinda, Pedro Vel*o
</line>
<line>
reiter* o processo de val*d*ção **sse suje*to b*utal, dec*rrente de uma tradi*ão construíd* ao
</line>
<line>
*ong* *o te*p*:
</line>
<line>
O *o***stino, portan**, fruto *e *ma história e u*a socie*ade v*olenta, ter*a *om*
</line>
<line>
*m* de suas ma*s destaca*a* c*ract*ríst*ca* subje*ivas a v*lent**, a co*agem pessoal,
</line>
<line>
o des**m*r d**nte das mais *if*cei* *it**ções. A literatu*a de cordel e o*t*as
</line>
</par><par>
<line>
*anif*st*çõe* literárias da r*gião, * parti* d*s *no*
</line>
<line>
20, não cansa* de decantar
</line>
</par><par>
<line>
homens valentes *ue c*nseguem resol*er as *ais difíceis situações por uma a*uação
</line>
<line>
*essoal e *nd*vidual. Coragem e um apu*ad* sentido de honra ser*am caracterí*ticas
</line>
</par><par>
<line>
constituintes
</line>
<line>
d*stes ho*e*s, que não levariam de*aforo para ca*a. *omen* que
</line>
</par><par>
<line>
preferiri*m morre* *utan*o. [] A *rópria po*se *a arm* e*a um* qu*stão de honra,
</line>
<line>
sí*b*lo **ximo de s** lib**dade pessoal, e *ó a morte *s f**ia entr*gar as *rmas
</line>
<line>
p*ra quem viesse tomá-las (Albuquerque Júnior, 2013, p. 176).
</line>
<line>
Essa vi*lê*cia ***a sali*ntada quando o Sr. Ba*b**a des*o*r* o enlac* amo*oso da
</line>
</par><par>
<line>
fi*ha com o caixeiro-viajant*, a*i*do
</line>
<line>
*om autorit*rismo e misoginia em r**açã* à *ida
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
Flor*:
</line>
</par><par>
<line>
A filha *oi pas*ar uns dias com o pai no enge*h*. Ali, com*çou e*a a receber *art*s
</line>
<line>
do *oço *o Recife. O vel*o d*sco*riu a corr*spondê*ci* da moça. Ralhou *uito, e
</line>
<line>
severame*te, com a filha, * *erminou tira*do D. Florinha do colégio do Recife. A
</line>
<line>
vigilância agor* *ra grande em torno da moça. El* entr*st*cia e se ac*brunhava com
</line>
<line>
aq*ela vigilân*ia do pai e com * prisão em que vivia. Não saía m*is sozin*a. Pou*o
</line>
<line>
vinha ao Cabo. E quando *inha, era acomp**hada do pa*. Não ** mais ao Rec**e.
</line>
</par><par>
<line>
Nem mesmo em compa*hia
</line>
<line>
do velho *arbo*a. E as*im vi*ia agora D. Flo*i*h* na
</line>
</par><par>
<line>
s*a so*idão do Barbal*o. (Griz, *956, p. 56-57)
</line>
<line>
A *onotação de m*ndo ext*rnada na relaçã* do pai **m a filha também se mostra e*
</line>
<line>
*el*ção à de*en*ência *os mais vulneráveis, d*stacada textualmente q*and* o Sr. B*rbosa
</line>
</par><par>
<line>
t*ma consciência de que ela *st*v*
</line>
<line>
l*e desobedecendo e em vias de fugir co* o moç*
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, T*resi*a, v. 21, n. 6, art. 10, p. 182-19*, jun. 202*
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/rev*s*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
C**onelism* e Violência e*: O Cavalo Fantasm* *a Estrada do Engen** B*rbalho, de Jayme Griz
</line>
<line>
195
</line>
</par><par>
<line>
Recife. Ao tent*r impedir t*l ato, ele foi ac*mpanhado do vig*a e "*e dois reti*antes
</line>
<line>
qu*
</line>
</par><par>
<line>
dormi*m ali bem *e**o, no *ngenho" (GRIZ, 1956, p. *8), mã*
</line>
<line>
de obra recorre**e dos
</line>
</par><par>
<line>
latifundiários, nunc* por ***ão, mas *o* necessidade de sob*evive* nos pe*íodos de seca e de
</line>
</par><par>
<line>
fome no sertão. A menção aos retirantes, além de reitera* *s vínculos depend*n*ia aos e
</line>
</par><par>
<line>
sen*ores de engenho, *an*a re*ev* no conto por *les prota*onizarem * trágico de*fech*
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
conto. Ao ouvi* a gritaria da mucama e os latidos do
</line>
<line>
cachorr*, o c*sal *ugiu a
</line>
<line>
cavalo,
</line>
</par><par>
<line>
pers*gui**s
</line>
<line>
pe*o pai da moça, em *ireç*o ao Cabo. O Sr. Bar*osa pe*iu que seus homens
</line>
</par><par>
<line>
atira**em pa*a o ar, q*e de nada s*rviu, *ois os j*vens seguiram no seu tra**to
</line>
<line>
de f*ga. Na
</line>
</par><par>
<line>
perseguição,
</line>
<line>
el*s atira*am no *avalo e, *o escuro da noite, o vigia
</line>
<line>
da
</line>
<line>
casa-gr*nde
</line>
<line>
alveja
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
casal, que m*rre* na ho*a.
</line>
<line>
Essa hist*ria é p*rte de um processo soc*al que ultrapass* *s me***es às abusões e aos
</line>
</par><par>
<line>
fenômenos sobrena*urais
</line>
<line>
da narra*iva
</line>
<line>
de Jaym* Griz, *ero pano de fundo de *ossa lei*ura.
</line>
</par><par>
<line>
Ponder*m*s qu* a tra*a pode ser percebi*a c*mo uma *etáfora que sintetiz* a const*ução
</line>
</par><par>
<line>
d*s b*ses vi*lentas nas quai* s*rgira* os coron*is o se* banditismo di*nte daqu**es e
</line>
<line>
*ue
</line>
</par><par>
<line>
estavam submetido* aos seus domínio* e exigênc**s, sej* membro* *a fa*íli* ou os
</line>
<line>
qu e
</line>
</par><par>
<line>
ha**tavam s*as terra*. *o fim d* relat*, *s enamora*os são mortos * os
</line>
<line>
assass*nos n**
</line>
<line>
são
</line>
</par><par>
<line>
punidos. *o*o *ita R*jan* Carvalho, nesse ped*ço do Nordeste, o es*ado é substituí*o pelos
</line>
</par><par>
<line>
coronéis nas funções da polícia e na a*l*cação
</line>
<line>
de uma enganosa f*r*a de justiça
</line>
</par><par>
<line>
(CARVALHO, 1987, p. 194). Essa v*são e*u**oca*a *e *us*iç* le*a a mais
</line>
<line>
violência,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
ex*m*lo *a que *oi perpetrada contra a filha que desob*de*eu às ordens do pai, o que nos leva
</line>
<line>
a co*cluir qu* * forma como os **nflitos er*m *quacio*ados, até me*mo a*ueles do mun*o
</line>
</par><par>
<line>
íntimo * pess**l, desencad*avam s*mpre res*osta* br*tais *ontr*
</line>
<line>
quem confr*ntava
</line>
<line>
os
</line>
</par><par>
<line>
**deros*s e os donos d* poder.
</line>
</par><par>
<line>
* C*NSIDERAÇÕES FINAIS
</line>
</par><par>
<line>
* te*to lite*ário é *apaz de exter*a* variadas situaç**s d* m*ndo, neg*nd*, a*irmando
</line>
<line>
*u reafirmando marcas *a realidade, o qu* *e*ons**a * sua *tuali*ade com* *eio para
</line>
</par><par>
<line>
entender a vida. *ob esse prism*, an*lisamos O cavalo fantasma *a
</line>
<line>
estrada
</line>
<line>
*o E*genho
</line>
</par><par>
<line>
Barba*ho, *e Ja*me Griz, *onto c*jo enredo é situado em *m co*tex*o no qua* ocor*e o
</line>
</par><par>
<line>
cerceam*nto d* *ireit*s por me*o da vi*lênc*a, *nstrumen*o u*ilizad*
</line>
<line>
para en*ossar valores
</line>
</par><par>
<line>
defendidos por senho*e* de **g*nho
</line>
<line>
na *ona da M*ta Sul per*ambucana, em meados
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
século XIX. Como bu*camos repor*a* n*ste *rtigo, os r*ferenci**s teóricos que embasaram
</line>
</par><par>
<line>
nossa* reflexõe* so*re a atuaç*o desses coronéis *o N*r*es*e foram cond*ci**a*os
</line>
<line>
aos
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Te*esina PI, v. *1, n. 6, art. 10, *. 182-197, jun. 2024 www*.f*anet.com.**/rev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
J. B. P*reira, *. R. F*e**as
</line>
<line>
19*
</line>
</par><par>
<line>
ideários de Rejane Carva**o, Du*val Muniz Albuquerq*e *ún*or e André
</line>
<line>
*alvão, cuja*
</line>
</par><par>
<line>
p*oposições aludem a condi*ionant*s históricos que explicam a existê*cia e a *anutenção de
</line>
<line>
um regime s*n*ori*l moldado pelo c*ientelismo polít*co, pela im*unidad* * pela perman*nte
</line>
<line>
a*ir*ação da masculi*idade do homem sert*n*jo.
</line>
<line>
A pa*tir dessas concepções t*óricas, iden*ificamos na inco*p*e*nsão de Z* *ambinda
</line>
<line>
fre*te ao sobrenatural, um* janela para a*ree*der com* prática* autoritá*ias *efe*e*dam fac*s
</line>
<line>
d* violênci*s simbólica e *str*tural exerc*da* nas vivê*c*as *e escraviz*dos e ex-esc*a*izados
</line>
<line>
no Engenho Barbal*o. Nas t*ês s*tuaç*es enfocadas no artigo - * *e*emoração da escravi*ã*,
</line>
<line>
as *on*ernentes à estrutur* soc*al da casa-grande e as açõe* i*dividuais do Sr. *a*bosa - f*cou
</line>
<line>
patente quão necessário é o posic*onamen*o co*etivo frente às ações q** s**me*em homens e
</line>
</par><par>
<line>
mulheres a s**uaçõe* disc*iminat*rias
</line>
<line>
*a soc*edad*. Não por ac*so, a violência *o Nordeste
</line>
</par><par>
<line>
ganhou projeçã* e* nossa sociedade ao *ongo do tempo, condiç*o que pe*manec* atua*, um*
</line>
</par><par>
<line>
vez que a *is*r*a, a pobreza * as *e*igualdad*s *o*iais deram margem para a assun*ão
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
n**as forma* de coronelismo no **c*lo XXI.
</line>
</par><par>
<line>
REF**Ê*CI*S
</line>
</par><par>
<line>
ALBUQUERQUE JÚNIOR, D. *. No*des*ino: invenção *o "**l*". Uma históri* *o gêner*
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*ar*mond, 2006.
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BOU*DI*U, P. A dom*nação mas*ulina. 3. *d. Rio de *ane*ro: Bertrand Brasil, 2003.
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<line>
CHAUÍ,
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M.
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*ontra a
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violên*ia,
</line>
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*007.
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Dispon*vel
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em:
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<http://fp*bramo.org.br/2*07/*4/03/contra-a-vi*le*cia/>. Ace**o *m: 27 mar. 2024.
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<line>
Corone**smo e V*o**ncia em: O Cava** F*nt**ma da Estrada do En*enho Barbalho, de J*y*e Gr*z
</line>
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19*
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S*LVA, I. *. Territórios do fant*s*ico e* Pe*nam*uco: o espa*o em narrati*as de Gilbe*to
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Freyre e Jayme Gr*z. Di*sertação (M*strado *m Letras) - Prog*ama d* P*s-Graduação em
</line>
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L*tras, *niversidade Federal da Par*í*a - Campus I, João Pes*oa, 110 f., 2021.
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<line>
Como R*ferenc*ar este A****o, c*nform* *BNT:
</line>
<line>
P*REIRA, J. *; FREITAS, B. R. C*ronelismo e Vio*ên*i* em: O Ca*alo F*n*asma da *strada *o
</line>
<line>
*ngenho *arbalho, *e J*yme G*iz. *ev. FSA, Te*esina, v. *1, n. 6, art. 10, p. 1*2-197, jun. 202*.
</line>
</par><par>
<line>
*o*trib*ição dos Autor*s
</line>
<line>
J. * . P*reir*
</line>
<line>
B. R. Fre**as
</line>
</par><par>
<line>
1) concep*ão e plan*ja*ento.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
2) anál*s* e i*t*rpreta*ão do* da*os.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
3) ela*oração do ras**n** *u na re*isão crí*i** *o conteúdo.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
4) *articipação na *provação da ve*são f*nal do *anuscr*to.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. F*A, *e*esi*a *I, v. 21, *. *, art. 10, p. 1*2-19*, jun. 2024
</line>
<line>
www4.f**net.com.br/*evista
</line>
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