O Desenvolvimento de Competências Socioemocionais e suas Repercussões em um Acolhimento Institucional / The Development of Socio-Emotional Competencies and their Repercussions in Institutional Care

Valéria Estefany Queiroz Marques, Fábio Pinheiro Pacheco

Abstract


A adolescência perpassa por diferentes conceitos ao longo da história, sendo marcada por questões de ordem cultural, social e, em alguns casos, jurídicas. Durante esse período, as habilidades cognitivas e socioemocionais são desenvolvidas significativamente, contribuindo assim para a formação da personalidade desses sujeitos. Em Quixadá, determinada quantidade de adolescentes que se encontram em acolhimento institucional são pacientes dos atendimentos regulares individuais no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), não havendo ainda no dispositivo outras estratégias terapêuticas ofertadas para esse público. Diante disso, este artigo almeja apresentar as atividades realizadas com um grupo de adolescentes que se encontram em acolhimento institucional com o objetivo de potencializar suas competências socioemocionais. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, realizada com oito adolescentes em um acolhimento institucional, na cidade de Quixadá, Ceará. Para a construção do corpus, realizaram-se cinco encontros grupais, os quais foram registrados por meio da gravação de áudio, e analisados a partir da Análise de Conteúdo. Dentre os resultados, observou-se que o trabalho das competências socioemocionais se mostrou efetivo e trouxe consigo emergentes problemáticas que estão além do proposto, como, por exemplo, sexualidade e racismo. Considera-se que, ao final dos encontros, houve melhorias no que tange à identificação de sentimentos e comportamentos decorrentes deles, fomento do pensamento crítico e maior facilidade para identificação de formas que podem ser úteis para significar e expressar sentimentos.

 

Palavras-chave:  Adolescentes. Habilidades Socioemocionais. Acolhimento institucional.

 

ABSTRACT

Adolescence has gone through different concepts throughout history, being marked by cultural, social and, in some cases, legal issues. During this period, cognitive and socio-emotional skills are significantly developed, thus contributing to the formation of these individuals' personalities. In Quixadá, a certain number of adolescents who are in institutional care are patients of the regular individual care at the Psychosocial Care Center, and there are no other therapeutic strategies offered to this public. This article aims to present the activities carried out with a group of adolescents in institutional care with the aim of enhancing their socio-emotional competencies. This is a qualitative study carried out with eight adolescents in institutional care in the city of Quixadá, Ceará. To construct the corpus, five group meetings were held, which were audio-recorded and analyzed using content analysis. The results showed that the work on socio-emotional competencies was effective and brought up emerging issues that go beyond what was proposed, such as sexuality and racism. It is considered that, at the end of the meetings, improvements were seen in terms of identifying feelings and the behaviors that result from them, fostering critical thinking and making it easier to identify ways that can be useful to signify and express feelings.

 

Keywords: Adolescents. Socio-Emotional Competencies. Institutional Care.


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DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2025.22.7.9

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