Facebook Ou “Angrybook”? Uma Análise Sobre O E-Won Negativo Na Rede Social / Facebook Or "Angrybook"? An Analysis Of The Negative And E-Won Social Network

Cintia Loos Pinto, Kelly Carvalho Vieira, Emeline de Abreu Pereira Pinto, Camila Silva Freguglia, Daniel Carvalho de Rezende

Resumo


RESUMO

 

As redes sociais vêm sendo utilizadas como canal de comunicação para os consumidores exporem sua satisfação e insatisfação com as empresas. O objetivo deste artigo é o de identificar as características dos consumidores que reclamam no Facebook. A amostra foi composta por 359 respondentes residentes em 4 cidades do estado de Minas Gerais. Os dados foram tabulados e processados por meio do software SPSS 17.0. Foram utilizadas técnicas de estatística descritiva (distribuição de frequência, média, desvio-padrão e tabulação cruzada) e testes não-paramétricos (Teste qui-quadrado e Correlação de Spearman). Verificou-se que a atitude do consumidor em expor a sua insatisfação no Facebook independe do sexo e da idade deste (hipóteses 1 e 2 refutadas), porém constatou-se que tanto a renda quanto a escolaridade desse usuário da rede social interfere na exposição ou não da insatisfação via internet (hipóteses 3 e 4 confirmadas). Indivíduos com ensino superior e pertencentes à classe C foram os que mais se mostraram adeptos da rede social como canal de comunicação para expor seu descontentamento com a qualidade de um produto ou da prestação de um serviço.

 

Palavras-Chave: E-won negativo. Consumidor Insatisfeito. Facebook.       

 

Abstract: Social networks are being used as a communication channel for consumers expose their satisfaction and dissatisfaction with the companies. The purpose of this article is to identify the characteristics of consumers who complain on Facebook. The sample consisted of 359 respondents living in four cities in the state of Minas Gerais. Data were tabulated and processed using SPSS 17.0 software. Techniques of descriptive statistics (frequency distribution, mean, standard deviation and cross tabulation) and non-parametric tests (Chi-square test and Spearman correlation) were used. It was found that the attitude of the consumers to expose their dissatisfaction on Facebook depend on the sex and age of this (hypotheses 1 and 2 refuted), but it was found that both the income and the education level of this social network user interference in the exhibition or not of dissatisfaction via internet (3:04 hypotheses confirmed). Individuals with higher and belonging to the class C school were the ones that showed supporters of social networking as a communication channel to expose their dissatisfaction with the quality of a product or providing a service.

 

Keywords: E-won negative. Dissatisfied consumer. Facebook.

 


Texto completo:

PDF RAR XML

Referências


ALMEIDA, T. N.V; RAMOS, S. M. R. Os Impactos das Reclamações On-line na Lealdade dos Consumidores: um Estudo Experimental. Revista de Administração Contemporânea. Rio de Janeiro, v. 16, n. 5, 664-683, 2012.

BEBER, S; ROSSI, C. Estudo da insatisfação do consumidor nos serviços prestados por assistências técnicas autorizadas de automóveis. Revista de Administração Contemporânea. Rio de Janeiro, vol.10, n.2, 2006.

BICKART, B. e SCHINDLER, R. M. Internet forums as influential sources of consumer information.Journal of Interactive Marketing. vol.15, n. 3, pp. 31–52, 2001.

BORTOLI, L. V. e CAMPOMAR, M. C. Da comunicação boca a boca para o marketing viral. In: XII SEMEAD – Seminários em Administração, 2009, São Paulo.

BOUGIE, R.; PIETERS, R. e ZEELENBERG, M. Angry customers don’t come back, they get back: The experience and behavioral implications of anger and dissatisfaction in services. Journal of the Academy of Marketing Sciences.vol.31, p. 377-391, 2003.

BOYD, D. M. e ELLISON, N. B. Social Network Sites: Definition, History and Scholarship. Journal of Computer-Mediated Communication.vol.13, p. 210-230, 2008.

BREAZEALE, M. Word of mouse. An assessment of electronic word-of-mouth research.International Journal of Market Research.vol.51, n. 3, p. 297-318, 2009.

CHU, S. e KIM, Y. Determinants of consumer engagement in electronic word‑of‑mouth (e-WOM) in social networking sites. International Journal of Advertising. vol.30, n. 1, pp. 47-75, 2011.

COOPER, D; SCHINDLER, R. Métodos de Pesquisa em Administração. 7ed. Porto Alegre: Bookman, 2003.

EDISON, S. W. e GEISSLER, G. L.An investigation of negative word-of-mouth communication among market mavens. Journal of Behavioral Studies in Business, pp.1-12, 2011.

FACEBOOK. Annual Report 2012. Fev. 2013. Disponível em: . Acesso em 20 abr. 2013.

FÁVERO, L. P.; BELFIORE, P; SILVA, F. L.; CHAN, B. L. Dados: Modelagem multivariada para tomada de decisões. Rio de janeiro: Elsevier, 2009.

FERNANDES, D. V. H.; SANTOS, C. P. As conseqüências comportamentais da insatisfação dos clientes. Revista de Administração Contemporânea.Curitiba, vol. 12, n. spe, 2008.

HAIR, J. F. J.; ANDERSON, R. E.; TATHAM, R. L.; BLACK, W. C. Análise multivariada de dados. 5ª. Ed. – Porto Alegre: Bookman, 2005.

HARTMAN, J. L., e McCAMBRIDGE, J. Optimizing millennials’communication styles. Business Communication Quarterly.vol.74, n. 1, p. 22-44, 2011.

HEDRICK, N.; BEVERLAND, M.; MINAHAN, S. An Exploration of Relational Customers Response to Service Failure.Management Research.vol.21, n. 1, p. 64-72, 2006.

HUNG, K. H.; LI, S. Y. The influence of eWOM on virtual consumer communities: social capital, consumer learning, and behavioral outcomes. Journal of AdvertisingResearch. vol. 47, n. 4, p. 485–495, 2007.

JARVENPAA, S. L.; KNOLL, K.; LEIDNER, D. E. Is anybody out there? Antecedents of trust in global virtual teams.Journal of Management Information Systems.vol.14, 1998.

KAPLAN, A.M. e HAENLEIN, M. Users of the world, unite! The challenges and opportunities of Social Media.BusinessHorizons.vol.53, p. 59-68, 2010.

KASAVANA, M. L.; NUSAIR, K.; TEODOSSIC, K. Online social networking: Redefining the human web. Journal of Hospitality and Tourism Technology. vol. 1, n. 1, p. 68-82, 2010.

LEE, S. J.; LEE, Z.An experimental study of online complaint management in the online feedback forum.Journal of Organizational Computing and Electronic Commerce.vol.16, n. 1, pp. 65-85, 2006.

LENHART, A.; PURCELL, D.; SMITH, A.; ZICKUHR, K. Social media and mobile internet use among teens and young adults. Millenials: A portrait of generation next: pew internet & American life project, pp. 1- 37, 2010.

MALHOTRA, N. K. Pesquisa de marketing: uma orientação aplicada (3a ed.). Porto Alegre: Bookman, 2001.

MANGOLD, W. G. e FAULDS, D. J. Social media: the new hybrid element of the promotion mix. Business Horizons. vol. 52, n. 4, pp. 357–365, 2009.

PALMER, A. e KOENIG-LEWIS, N. An experiential, social network-based approach to direct marketing. An International Journal. vol.3, p. 162-176, 2009.

PINTO, M.; MANSFIELD, P. Facebook as a Complaint Mechanism: An Investigation of Millennials. Journal of Behavioral Studies in Business.vol.41, n. 12, 2011.

SAMPAIO, A. R. S. P. Word-of-mouth eletrônico: As Motivações dos Consumidores no Facebook. Dissertação de Mestrado. Pós-Graduação em Marketing. Universidade Católica Portuguesa. Porto, 2012.

SANTOS, C. P.; FERNANDES, D. V. D. H. A construção de uma tipologia dos consumidores para respostas à insatisfação. BASE- Revista de Administração e Contabilidade da Unisinos. vol. 7, n. 1, p. 25-41, janeiro/março, 2010.

STAUSS, B. Global word of mouth. Marketing Management. vol.6, n.3, p. 28–30, 1997.

SULER, J. The online disinhibition effect.Cyber Psychology Behavior.New Jersey. vol. 7, n. 3, pp. 321-326, 2004.

SUN, T.; YOUN, S.; WU, G. KUNTARAPORN, M. Online Word-of- Mouth (or Mouse): An Exploration of Its Antecedents and Consequences. Journal of Computer-Mediated Communication.vol.11, 2006.

TUBENCHLAK, D. B. Fatores Motivacionais da Comunicação Boca-a-Boca Eletrônica Positiva Entre Consumidores no Facebook. 2013. 129 p. Dissertação (Mestrado em Administração) Fundação Getúlio Vargas. Rio de Janeiro. 2013.

VEJA. Facebook alcança 73 milhões de usuários no Brasil. 2013. Disponível em: . Acesso em: 15 de julho de 2013.

WARD, J. C.; OSTROM, A. L. Complaining to the masses: the role of protest framing in customer-created complaint web sites. Journal of Consumer Research, v. 33, p. 220-230, 2006.

ZEITHAML, V., BITNER, M. J., GREMLER, D. D. Services Marketing: Integrating Customer Focus Across the Firm. 78p. 4 th edition, New York: McGraw-Hill, 2006.




DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2015.12.3.1

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Ficheiro:Cc-by-nc-nd icon.svg

Atribuição (BY): Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Não Comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não-comerciais
Sem Derivações (ND): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar apenas cópias exatas da obra, não podendo criar derivações da mesma.

 


ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)