<document>
<page>
<par>
<line>
www4.fsane*.com.br/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresin*, v. 12, n. 3, art. 9, *. 160-172, Mai./Jun. 2015
</line>
<line>
IS*N *m**esso: 1806-6356 ISS* E*et*ônico: 2317-2983
</line>
<line>
*ttp://dx.doi.*rg/10.1*819/2015.12.3.9
</line>
</par><par>
<line>
Jean Piaget E A Construção De *aquete*: Um Olhar Para A Educação Geográf*c*
</line>
<line>
Jean Piag*t A*d The C**struction Of M**els: A Look At *he Geograph*cal E*u*ation
</line>
</par><par>
<line>
Leo*ardo Pinto do* *anto*
</line>
<line>
Doutoran*o em *eogra*i* na Univ*rsidade Federal de S*nt* Maria
</line>
<line>
Mestre em ***grafia pe*a Universidade *ederal do *io Grande do *ul
</line>
<line>
Professor da U*iv*rsidade Estadu*l do Rio Gr*nd* do Sul
</line>
<line>
E-m**l: leona*do*fsm@hotmail.*o*
</line>
<line>
*ristina *ires Corso
</line>
<line>
Mestr* p*la Univer*idade Feder*l do Rio Grande do S*l
</line>
<line>
Pr*fessora do Co*égi* No*sa Se*hora da Gl*ri*
</line>
<line>
E-*ail: cpcor*o@te*ra.com.br
</line>
<line>
Rosel*ne Zordan Costella
</line>
<line>
Doutora pel* Universidade F*d*r*l *o R*o Gra*de d* *ul
</line>
<line>
Professora da *n*vers*dade Feder*l do Rio G**n*e do Sul
</line>
<line>
E-mail: ro.paulo@te*ra.com.*r
</line>
</par><par>
</page><line>
*ndereço: L**n*rdo *into dos *antos
</line>
<line>
Univ**sidade F*deral d* Rio Grand* do Su*. Avenida P*ulo Gama. *arrou*ilha, CEP- 9**40-060 - Por*o Alegre,
</line>
<line>
RS - Bra*il.
</line>
<line>
E*d*reço: Cristina Pires *o*so
</line>
<line>
Colé*io Noss* *enhor* da Glória. Av. Oscar Per*ira, 30**, Glória, CEP- 91710-000 - Port* Alegre, R* - Brasil.
</line>
<line>
Endereço: Roselan* Zorda* C*stella
</line>
<line>
Un*versidad* Fed*r*l do *io Grande do S*l, Faculdade de Educaç*o - Av. Bento *onç*l*es, 950*, Campus de
</line>
<line>
Agronomia, *EP: 91501-97* - Po**o Alegr*/RS, Bra*il.
</line>
<line>
Edi*o*a-che*e: Dra. Marlene Araú*o de *arvalho/Faculd*de Santo Agostin*o
</line>
<line>
**ti*o recebid* em 13/03/2015. *lti*a versão rec*bida em 14/0*/2015. Aprovado em 23/03/2015.
</line>
<line>
Av*li*do *elo sistema Triple Review: a) D*sk Rev*ew p*la Editora-Chefe; e b) Double *lind
</line>
<line>
Revie* (ava*iação ceg* por dois avaliadores da área).
</line>
<line>
R*visão: Gra**tical, Normativa e de Formataç*o.
</line>
</par><page>
<par>
<line>
**an *iaget E A **nst*uç*o ** Maquetes: *m Olha* Para A Ed*cação Geogr*f*ca
</line>
<line>
161
</line>
</par><par>
<line>
R*SUMO
</line>
</par><par>
<line>
O seguinte trabalho *e *a*ta em reflex*es sobre a poten*i**i*a** da construçã* de maquetes
</line>
<line>
para o *ns*no da *eografi*, tendo nes*e objet* o ponto de partida para possíveis dese**ilíbrios
</line>
<line>
menta*s por parte dos educandos. *t*lizamos *omo metod*l*g*a para sua confecção o estudo
</line>
</par><par>
<line>
d* Costell* (2*03)
</line>
<line>
que divide sua con*trução *m
</line>
<line>
*ito etapas distintas (con*ext*alização;
</line>
</par><par>
<line>
p*oj*to; constru*ão; croqui; l*genda; r*l*tó**o; co*c*u**o; expos*ção). *e**s ai*da e* J*an
</line>
</par><par>
<line>
Pi*get, a
</line>
<line>
*ase para qu* s** constr*ção se*a abali**d*
</line>
<line>
em um ambie*te pautado no diálogo
</line>
</par><par>
<line>
ent*e os estudantes. Pensamos neste ins*rumento metodológico como * ponto de início e meio
</line>
<line>
para o proce*so de c*nstrução do conhecim*nto e não o *ont* final *e*te pr*cesso. A maquete
</line>
</par><par>
<line>
se most** nes*e trabalho *omo um recurs* didático
</line>
<line>
que leva a compreensão de sab**es
</line>
</par><par>
<line>
geográficos, le*ando ao modelo tridi*ensio*al do espaço geogr*fico as distintas relações
</line>
<line>
so*iais qu* viv*mos como seres humanos *onvive*do no colet*vo.
</line>
<line>
Palavra*-chav*: Ensi*o de Ge*grafia. Geografia. Maqu*tes. Jean Piaget.
</line>
<line>
ABS*RA*T
</line>
<line>
The followi*g work is guided refl*ctions on th* potential con*truction of mo*els for teaching
</line>
<line>
Ge**raphy, and thi* object the st*rting point for possi*l* menta* h*alth problems by the
</line>
</par><par>
<line>
s*udents. Us*d as a methodology *or m*k**g the study of Co*tella (*003)
</line>
<line>
di vi d* ng
</line>
<line>
its
</line>
</par><par>
<line>
c*nstruction in eight
</line>
<line>
di*ti*c* sta*es (contex*ualization; desi*n, c*nstr*ction, sketc*, le*end;
</line>
</par><par>
<line>
r*port; con*lu*ion; exposure). We
</line>
<line>
**ve
</line>
<line>
yet to **an Piaget, the b*s*s for its
</line>
<line>
co*str*ct**n is
</line>
</par><par>
<line>
authoritati*e *n a guided environment in *ialogue bet*een students. *e think t*is
</line>
<line>
methodo*og*cal *ool as *he starting p*int an* a half to the proces* of kn*wl*dge *onstructio*
</line>
<line>
and not *he en* p*int of this p*o*es*. T*e mod*l shown he*e as an edu*ationa* resource *hat
</line>
<line>
leads to understan*ing of geog*aphic kn*wledge, leading to the t**ee-dimensio*al model *f
</line>
<line>
the geographical space the differ*nt social r*latio** th*t we live as hum*n being* **ving i* the
</line>
<line>
coll*ctive.
</line>
<line>
Keywords: Ge*grap*y *eachin*. G*og*aph*. Mode*. J*an Piaget.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina, v. 12, n. 3, *rt. 9, p. 160-172, Ma*./*un. 2015
</line>
<line>
www4.fsan*t.com.br/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
L. *. dos Sa**o*, C. P. Corso, R. Z. *ostella
</line>
<line>
1*2
</line>
</par><par>
<line>
1 INTRODUÇÃO
</line>
</par><par>
<line>
N*ss* pensar sobre o ensino se ba*eia *a apren*izagem como *m processo ** que os
</line>
<line>
p*péis de q*em ens*na e de quem aprende são reversí*eis, e, q** a transmiss*o é alg* p***o
</line>
</par><par>
<line>
*e*undo *a*a o des*nvolviment* de u*a l**tura compe*ente do
</line>
<line>
espaço geográfico de
</line>
<line>
fo*ma
</line>
</par><par>
<line>
*el*cional.
</line>
</par><par>
<line>
Pensamos que a transm*ssão do conh*cimento só faz sentid* e* um *und* imutável,
</line>
<line>
o* se*a, im*e**ável para a rea*i*ade dos palcos escol*res atuais, onde os su*ei*o* conviv*m
</line>
<line>
em *m mundo de **pi*a* transform*ç*es.
</line>
<line>
Nesse caminho é *ue d*****amos no*sas reflexões a partir *a construção de maquetes,
</line>
</par><par>
<line>
que observam** se configu**r *omo obj*to didát*co *e gr*n** valia *a*a a cons**ução
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
con*ecimento geográfico.
</line>
</par><par>
<line>
*ara que se c**fi*u*e co*o uma real constru*ão de conh*cime*to, pautamos **ssas
</line>
<line>
reflex*es nos traba*hos de Piag*t (19*6; 1*9*) no *ue tange a suas r**l*xões sobre o tr*b**ho
</line>
<line>
em eq*ipes * tam*ém na me*odol**i* de Costell* (*003) re**rindo-se à confecção *as
</line>
<line>
maqu*te*.
</line>
<line>
Concorda*os com Simielli *t al. (1991, p.2*) que coloca q*e "*ão *ode*os encar*r a
</line>
<line>
ma*uete como um i**t**mento d* ensino que encerr* em si i*for*ações mas s*m como *m*
</line>
<line>
po**e ent*e os vários objetos de *stu*o geográfico".
</line>
<line>
P*n*ar s*bre a **quete se re*ere ex**amen** neste po*t*: te*d* ela como um início e
</line>
<line>
u* meio para nossos **s*ios e, *un*a um *im *ela mesmo.
</line>
<line>
Tr*ba*ha* com a c*nst***ão da maq*ete é traba*har *om uma leitura competente do
</line>
<line>
espaço geográfic*. A man*ira como pensamos este espaç* é de suma importância, *ois muda
</line>
<line>
nossa própri* compree*são do mundo, nossa* at**udes pa*a *om nos*os pare* e nossa f*rm*
</line>
<line>
d* v*r e at*ar dentr* de n*s*as vi*ências.
</line>
<line>
"O espaço é * dimensão do so*ial" (M**SEY, 2**3, *.15), a**im é nec*s*ário qu* nos
</line>
<line>
palcos escol*re*, nós, *om* educ*do*es, desenvolvamos reflexões sob*e qu* *s*aço é este em
</line>
</par><par>
<line>
que *i*emos e hab**amos e
</line>
<line>
as relaçõe* ali existen*es.Uma destas fo**as de se *en*a* que
</line>
</par><par>
<line>
e*paço ge*gr*f*co é est* e a organização só*io-espa**al exis**nte é * materiali*a*ão
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
mod*lo tridime*sional de*om*nado maqu*te.
</line>
</par><par>
<line>
Fazem*s nos*a* a* palavra* de Oliveir* (1999, *.95) "que é Geografia? É uma
</line>
<line>
discip*ina científ*ca *ue t*aba*ha com o es*aço, em *ermo* relativos e relacionais, de um
</line>
<line>
pont* d* vista horizo*tal, ambiental e s*cial".
</line>
</par><par>
</page><line>
R**. FSA, T*resina, v. 12, n. 3, ar*. 9, p. 1*0-172, M**./Jun. 2015
</line>
<line>
www4.fsan*t.co*.br/revi**a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Jean Piage* E A Constru*ão De Maquetes: *m *lhar Para A E*uca*ã* *eográfi*a
</line>
<line>
163
</line>
</par><par>
<line>
Pensar o espa*o geográfi*o de f*rm* rel*cional e não c*mo a**o ab*oluto que se
</line>
<line>
res*me nele *esmo * camin*a* *or uma forma mais atuante de se viver neste m*ndo
</line>
<line>
globa*izado e d* cons*ruir um sa*e* esc*lar críti*o e refl*xi*o.
</line>
</par><par>
<line>
A es**la, d*finitivame*te, nã* é u* *ugar d* s*mplifica*õe*, pelo contrário, é
</line>
<line>
um
</line>
</par><par>
<line>
lugar para tornar o pensam**t* mais comp*e*o, mai* articulado e princ*palmente
</line>
<line>
pro*or a a*t*ria * *u*onomia sobre o q** se *prende. O c**t*úd* d*senvolv*do n*
</line>
<line>
e*col* não e*tá ancor*do no l*vro didático, que prop*e atalhos, amen*za propo*tas. O
</line>
<line>
conteúd* está comp*eendido *a sua ra**o epistêmica, no *eu s*gnificado *ncontrado
</line>
<line>
princ*palmente no* ensin**entos acadêmicos e na relação destes ensinamentos com
</line>
<line>
** univ*rso *e ex*eriências, que por sua vez tam*ém são *esponsáveis pela
</line>
<line>
existência deste *ont*úd* (SAN*OS; M*NEZES; CO*TELLA, 2014, p.171).
</line>
</par><par>
<line>
2 **FERE***AL TEÓR*CO
</line>
<line>
2.1 Jean Pia**t: c*operação e o *rabalho em g*upo
</line>
<line>
Piaget; Inhe*der (1993) fizera* experimen*os va*endo-se da maqu*te em sua o*ra "A
</line>
<line>
*epresentaç*o do espaço *a criança" (1993), o*de estes *bse*vam que a criança rep*esenta
</line>
<line>
*ma **al*dade vi*id* por meio da co*str*ção tridimensiona* * assimila por um proc*ss* de
</line>
<line>
assimilação e acomod*ção di*nte de um* da*a realidade, fa*en*o uso de jogos simbólicos.
</line>
<line>
Temos e* Piage* (199*) a *ase p**a um pe*s*r d*ntro da conf**ção da maquete,
</line>
<line>
pautad* pr*ncipalmente nos estu*o* ao que cinge trabalho ** g*u*o que "é ess**cialm*nte
</line>
<line>
ativo" (p.148) * o c*nceito d* cooperaçã* que "é *m método característico da sociedade que
</line>
</par><par>
<line>
se constrói
</line>
<line>
p*la
</line>
<line>
*ecip*ocida*e
</line>
<line>
*os traba*ha*ores e implica, ou s*ja, é pre**samente uma a
</line>
</par><par>
<line>
nor*a *acion*l e moral indi*pensável p*ra a fo*mação da* personalidades" (p.*41).
</line>
</par><par>
<line>
A* p*ns*r nos potenc*a*s
</line>
<line>
ganhos *dvindos
</line>
<line>
do coletivo, r*gulado na cooperação,
</line>
</par><par>
<line>
Sa*to* (201*c, p.*03) divaga q*e "sozinho*, fica*os livres, mas
</line>
<line>
não pode*os e*ercitar
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
nossa lib*rd*de. Com o gr*po, *ncontramos os meios de mul*iplic*r as forças individuais,
</line>
<line>
mediante a *rganização".
</line>
</par><par>
<line>
"O c*n*ec*mento
</line>
<line>
humano é es*en*ialmente
</line>
<line>
*ol*tivo e a vida so*ial c**s**tui um dos
</line>
</par><par>
<line>
fatores essencia*s da formação e d* crescimento
</line>
<line>
dos conhecimento* pr*-científ*cos
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
científicos" (PIAGET, 1993, p.1*).
</line>
</par><par>
</page><line>
Por o co*hec*mento h**ano *er algo e*s*ncialm*nt* col*tivo, é que p*nsamos *u* a
</line>
<line>
c*nst*ução da maquete d*ve ser centrada *o mesmo intuito, ou seja, bas*a*o na *onstru*ão
</line>
<line>
c*leti*a. Não aqu*le que ca*a *m faz uma parte, mas que a partir do *iá*o*o to*os os sujeitos
</line>
<line>
c*esçam.
</line>
<line>
Rev. FSA, *er*s*na, *. 12, n. *, art. *, *. 16*-172, Mai./Ju*. 201* www4.fsanet.com.br/r*vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
L. P. dos Santos, C. P. Co**o, R. Z. Coste*la
</line>
<line>
164
</line>
</par><par>
<line>
Talvez f*sse ***eressan*e d*senvolver a constr*ção den*ro dos mome*tos *e au*a, p*ra
</line>
<line>
que n*s com* professores poss*mos permanecer aten*os a est* traba*ho coletivo e ficar
</line>
<line>
se*pre como elemento questiona*or sobre a* situações postas *elos estudan*es.
</line>
<line>
P*ra i*so e *or causa di**o, organizamos *m pensar que de forma alg*ma é ciment**o
</line>
<line>
e i*utável, j* que o campo *e p*squisa *m sala d* aula sempre está nos *spantando de
</line>
<line>
di*ersas *o**as. *ssi*, perm**ecemos abertos a *oss**eis mudanças e sugestões sobre o
</line>
<line>
segu*nte trabalho, pensa*do sempre em *ormas de se *elhorar a con*t*ução do co*heci**nto.
</line>
<line>
Es*a *onstr*ção de novos saberes, est* d*s****lvim*nto cognitivo se po*encial*za *or
</line>
<line>
meio da cooperaç*o ent*e *s jovens, "el desarrollo ti*ne *ugar por *ed** de l* actividad
</line>
</par><par>
<line>
constructiv* del s*j*to" (DELVAL, 2008,
</line>
<line>
p.66). Ass*m para * cons*rução da maq*e*e,
</line>
<line>
e*
</line>
</par><par>
<line>
*odas *s su*s oito etapas, decidimos pela reunião e* grup*s, que através *a coop*ração e do
</line>
<line>
diál**o e*frentaram des*quilíbrios que *oram elevados pela partici*ação ** coletivo.
</line>
<line>
Pensamos e comprov*m*s qu* um amb*ente pautado na coopera*ão, obtém m*is
</line>
</par><par>
<line>
informações que
</line>
<line>
** único indi*íduo mergulhado em uma esquizofreni* solitária, pois cada
</line>
</par><par>
<line>
qual d*s seus membros traz expe*iências diversas. Dess* modo, s*o superadas
</line>
<line>
a* l*m***çõe*
</line>
</par><par>
<line>
de c*pacidad* de cada indivíduo.
</line>
</par><par>
<line>
Ainda Piaget (1996, p.16):
</line>
</par><par>
<line>
Do mesmo m*do, * pelo atrito incessant* co* outrem, pela oposição das von**des e
</line>
</par><par>
<line>
da* ***n*ões, pe*a
</line>
<line>
*erm*ta de idéias e **la discus*ão,
</line>
<line>
pelo* confli*os * pela
</line>
</par><par>
<line>
compreen*ão mútua que todos
</line>
<line>
nós ap*endem*s a *os conhecer a nós *róprios. *
</line>
</par><par>
<line>
f*rmaçã* da personalida*e, no duplo sentido de uma tomada de con*ciên*ia do "*u"
</line>
<line>
e do e*for*o para situa* este "eu" n* co*junto das outras per*pectivas, é, pois, o
</line>
<line>
primeir* efe**o da coopera*ão.
</line>
<line>
É *esse *ol*t*v* que *o* valemos da me*odologia da c**struç*o da **quete com su*s
</line>
</par><par>
<line>
distint*s etapas, para re*letirm*s sobr* se trabalhar a
</line>
<line>
partir do col*t**o e não
</line>
<line>
do i*divid*al,
</line>
</par><par>
<line>
toman*o ess* d*cisão embasados pelos estud*s p***etianos (1996; 1998) qu* demonstram os
</line>
<line>
ganho* q*ando de u* trabal*o em gr*p* *as*ado pela *oopera*ão.
</line>
<line>
Não é somen*e na c***trução *aterial da maquete *ue o cole*ivo pode pairar.
</line>
<line>
*squad*i**amos que os nosso* estud*n*es partam das co*tribui*ões exist*ntes no grupo para
</line>
<line>
*ualificar os resultados ob*idos em todas as oito etapas *etodológicas.
</line>
<line>
A* Jean Pi*get tra*alh*r com o univers* de ex*e*iência e *om o desafio em suas
</line>
</par><par>
<line>
pe*q*isas, é q*e
</line>
<line>
obs*rv*mos
</line>
<line>
nas maquetes * meio para desafiar
</line>
<line>
*s jove*s com
</line>
</par><par>
<line>
que*ti*namentos sobre as repr*sentaçõ*s esp*c*ais por e*es tra*ido*.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina, v. 12, n. 3, *r*. 9, p. *60-172, Mai./*un. 20*5
</line>
<line>
www4.*sanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Jean *ia*et E A Constr*ç*o De M*quetes: *m O*har *ara A Educação Geog*áfica
</line>
<line>
165
</line>
</par><par>
<line>
"Pode-se p*rtanto dizer, a *osso ver, que a coo*eração é efeti*a*ente criadora, o*, o
</line>
</par><par>
<line>
que dá na me*ma, q*e ela
</line>
<line>
const*tui a **ndição indispensável pa*a a constit*ição p**na da
</line>
</par><par>
<line>
*azão" (PIAGET, 19*8, p.144), ainda me*mo autor o
</line>
<line>
coloca que "do ponto
</line>
<line>
de vi * t a da
</line>
</par><par>
<line>
educação i*telectual, a tomada de consciência do pensame**o pr**rio é estimulada pela
</line>
<line>
c*op**ação" (*IAGET, 1996, p.16).
</line>
<line>
Com o alicerce na teoria piagetiana, esperamos contri*ui* p*ra d*smistificaçã* d*
</line>
</par><par>
<line>
conteúdo*
</line>
<line>
geo*ráficos que parecem sem sentidos, *ara os nossos alunos,
</line>
<line>
simplesm*nte
</line>
</par><par>
<line>
"co*s*s *e professo*es *e Geografia".
</line>
<line>
Com o tr*balho em gru**, ao qual P*a*et (1996, p.15) *raz "o **todo do trabalho por
</line>
</par><par>
<line>
"*q*ipes"
</line>
<line>
aparece como fundad* sob*e os mecanismos essenciai* da
</line>
<line>
ps*cologi* da cria*ça",
</line>
</par><par>
<line>
tentamos elevar a hinterlândia da Geografia dentro do espaço esco*ar, e ter nela uma das *ases
</line>
<line>
pa*a a *eitur* c**pe*ent* deste espaço geográfico ao qual e*tamo* inseridos *omo *er*s
</line>
<line>
*ensantes e atuantes.
</line>
</par><par>
<line>
É isto qu* tem*s, *om* prof**so*es, tentar con*trui* *om noss*s
</line>
<line>
educan*os, *ma
</line>
</par><par>
<line>
lei*ura competente da real*d**e, para que nesse m*ndo *e derivaçõ*s que se acelera, possa-se
</line>
<line>
"l*r" e *om*reender o espaço geogr*fico que e*tá posto on*em, hoje e amanhã.
</line>
<line>
Os alunos e alun*s pre*isam p*rce*er o mundo e te**m consci*nci* da maneira com*
</line>
<line>
nele se movimen*ar.
</line>
</par><par>
<line>
A transfor*ação em *m ser
</line>
<line>
con**iente, lev* a um maior teor críti*o sob*e a* c*isas
</line>
</par><par>
<line>
*ue *stão
</line>
<line>
postas, surge* questi**amen*os: por q** isso é assim? A qu*m i*to f*vo*ece?
</line>
</par><par>
<line>
S*mpr* foi *ssim?
</line>
<line>
Como *em c*locado por Gal*ano (*014, p.367): "há que* ac*edite que o dest*no
</line>
</par><par>
<line>
descan*a
</line>
<line>
nos
</line>
<line>
joelhos *o*
</line>
<line>
deuses, mas a
</line>
<line>
ve*dade é que trabalha, *om um d*safio candente,
</line>
</par><par>
<line>
*obre as consciência* *os home*s".
</line>
<line>
Par* *ue nós educ*dore* pos*amos a*udir nesta *usc* pel* conscientização, ne*s*
</line>
<line>
exp*nsã* *o olh*r s*bre * mundo, se to*na n*cessá**o apre*nder quem é e*te alu*o e qu*i* *s
</line>
<line>
formas de ele le* **u cot*diano.
</line>
<line>
O qu* *os leva a ac*editar em ter nas ma*uetes *m d*s *eios pa*a **se entend*mento
</line>
<line>
dos *rocessos c*gnitivos desempenhados por *ossos *ducandos, **stas r*pr*sentações sociais
</line>
<line>
*ue os *osso* jovens const*oe* no próprio caminh*r de sua existênci*.
</line>
</par><par>
<line>
* ensinar a ciência g*ográfic* é muit* mais que e*ucidar caracte*ísticas do espa**,
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
</page><line>
fazer com que * alun* o **ja d* f*r** rel*cio***, refletindo sobr* a organização espacial **
</line>
<line>
lugar habitado * mesmo aquele* espaços d*stante* a sua vivênc*a cotidiana.
</line>
<line>
Rev. FSA, Teres*na, v. 12, n. 3, art. 9, *. *60-172, Mai./Jun. 2015 www4.*sanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
L. P. do* San**s, C. P. Cor*o, R. Z. Costella
</line>
<line>
166
</line>
</par><par>
<line>
Em n*sso pensar dentro do amb*ente escolar, te*tam*s sempr* mitigar a conce*ç**
</line>
</par><par>
<line>
cumulativa *
</line>
<line>
transmissiva da form* escolar tradicional, pensando nos processos e nã*
</line>
</par><par>
<line>
s*mente o conteúd*
</line>
<line>
pelo
</line>
<line>
conteúd*. *o*o b*m lem**am Barrelet; Perret-Cl*rm*nt ([19--],
</line>
</par><par>
<line>
p.362-363) "certamente,
</line>
<line>
a *ocie*ade pode tra*smitir *p*niões e crenças,
</line>
<line>
mas não pode
</line>
</par><par>
<line>
fo*ne*er ao sujeito * pr*p*ia compre*nsão".
</line>
<line>
Não há a p**sibil**a*e de deposita* no aluno uma leitura comp*t*nte * críti** de nossa
</line>
<line>
realidade, por isso ess* bus*a ince*sant* e nece**á*ia de se buscar meios teórico-
</line>
<line>
metodoló*i*os para po*encia*i*ar a cons*r*ção do con*ecimento po* nossa par*e como
</line>
<line>
pro*essores-pesquisador*s, co** ** parte qu* tange aos nos*os a*un*s e comunidade escola*.
</line>
<line>
Assim, **peramos caminhar juntos em d*reção de se fazer da Geogr**ia e do s*u
</line>
<line>
ensin* *m *n*trumento de r*flexão e *ção so*r* a r*a*idade da **ucação e da soci*da*e, tendo
</line>
</par><par>
<line>
u*a preocupação tanto dos cont*údo* geogr*f*co*, bem como, dos proc*s*os cogniti*os
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
nosso ed**ando qu* vai se co***ontar com tai* s**ere* *
</line>
<line>
del*s poderá assimil*r
</line>
</par><par>
<line>
c*nhecimento* válidos para s*a vida cotidiana.
</line>
</par><par>
<line>
Daí a impo**ância d* r*fle*ir*os sobre nossas práticas den*ro do
</line>
<line>
ambiente escolar
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
refleti* e* "velhas" pr*ticas, como * caso da constr*ção das maqu**es, mas que possu*m o
</line>
<line>
em sua essênci* um* gama *rande de possibilidades desd* q*e trabalhadas de forma reflexiva
</line>
<line>
por n*ssa pa*te.
</line>
<line>
3 METODOLOG*A
</line>
<line>
*.* As maquetes: a m*to*ologi* *m*regada
</line>
<line>
Co*o profes*ores-pesqu*sadore* *ece*s*tamos desemp*nha* um *apel ontológico de
</line>
</par><par>
<line>
**terrogar acerca d* realidade vivid*, o
</line>
<line>
que pensamo* alcanç*r c*m
</line>
<line>
a construç*o de
</line>
</par><par>
<line>
m*quetes;
</line>
</par><par>
</page><line>
Mas, para q*e i*so ocorra, não basta somente a *onstru*ão pela construção da
</line>
<line>
maquete, persiste a nece*si*ad* de objetivos claros e caminhos metodológi*os bem defi*idos,
</line>
<line>
po* *sso mesmo é que pautamos na *et*dologia de Cos*e*la (20*3) q*e se alice*ça em oi*o
</line>
<line>
etapas:
</line>
<line>
I. Con*e*tualizaç**;
</line>
<line>
II. Pr*jeto;
</line>
<line>
III. Co*strução;
</line>
<line>
IV. *r*qui;
</line>
<line>
V. L*gen*a;
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresin*, v. 12, n. 3, art. 9, *. 160-172, Mai./J*n. 20*5 www4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Jean Piaget E * Con*trução De Maquetes: Um Olhar Para A Educação G*ográfica
</line>
<line>
*6*
</line>
</par><par>
<line>
VI. Relat*r*o;
</line>
</par><par>
<line>
VII. Con*lusão;
</line>
</par><par>
<line>
VIII. Ex*osição;
</line>
</par><par>
<line>
Pen**mos
</line>
<line>
que e*s*s fas*s metodológi*as possuem em *eu cerne *lgumas
</line>
</par><par>
<line>
possibilidades de q*estionamento
</line>
<line>
sob*e o q*e e*tá sendo posto pelo j*vem com *ue*
</line>
</par><par>
<line>
di*lo*amos, o que permite mais que um *n*co *esequil*brio decorrido da tare*a de *ons*r*ir a
</line>
</par><par>
<line>
maquete, m*s s*m
</line>
<line>
uma gam* de nova* *eorgani*a*ões mentais *or parte
</line>
<line>
do discente q**
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
incentiva*o a pensar no se* ato cr*ado* em distintas fases e em dis*i*tas fo*mas.
</line>
<line>
*amos agora dis*eca* essas etapas *a meto**log*a ** *oste*la (2*0*) para *elhor
</line>
<line>
explicitar *ossos *nseios e clarificar a escolha por essa traje*ória *et*dológica.
</line>
<line>
O trab*lho com *aquete* se i*ic*a com a contextualiz*ção. O p*imordial desta etapa é
</line>
<line>
apresentar dent*o do grupo o espaço que será repr*sent**o pela maquete; aqui persiste o l*cus
</line>
</par><par>
<line>
perfeito para a cooperação dos sujeitos
</line>
<line>
constr*tores da maque*e e
</line>
<line>
tam*ém u* mome**o
</line>
</par><par>
<line>
e*sen**al para o *rofessor-*esquisador ficar atento às vozes e questionamentos advi*dos dos
</line>
<line>
educa**os.
</line>
<line>
A r*flexão dentro *o coletivo no ambiente escolar se*á semp** essencial *ão so*ente
</line>
<line>
p**a a co*fecção do material *roposto, mas n* própria construção do conhec***nto, uma vez
</line>
</par><par>
<line>
q**,
</line>
<line>
os desequilíbrios serão c*n*tante*, para que *e e*tre em consenso sobre o q*e e como
</line>
</par><par>
<line>
serão materializados os e*ementos a *erem **presentados na *aquete.
</line>
</par><par>
<line>
Talvez essa fase inicial *e configur* como principal den*ro da metodolog*a a
</line>
<line>
**
</line>
</par><par>
<line>
construção da *aquete, pois nesse mom*nto qu* os jo*ens, pe*o diálogo, interpretam, é
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
e*paço que habitam e ima*inam, a partir de seus olhares s*ng*lares e, mesm*, de seus *aberes
</line>
<line>
prévios cons*ru**os em sua c*mi*hada cogni*iva.
</line>
</par><par>
<line>
O p*squisador, como observado* a*en*o, pode, * pa*tir disto, re*lizar uma série
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
**est*o*amentos na *ent*tiva de dese*uilibrar o aluno fren*e ao *esafio
</line>
<line>
de tra*sform*r *s
</line>
</par><par>
<line>
informações proven*ent*s dos educandos em algo concre*o que *ep*esente c*mo seria aqu*le
</line>
<line>
espaço geog*áf*co q*e habitamo*.
</line>
</par><par>
<line>
Aq*i, *s pot*ncialidades
</line>
<line>
de atuação são m*it*s; po* exem*l*, se esti*ermos
</line>
</par><par>
<line>
traba*hando
</line>
<line>
com *studant*s *o
</line>
<line>
sexto ano ** ensino fundam*ntal, podemos parti* para
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
conf*cçã* *e maquetes da escola e
</line>
<line>
do s*u entorn*, *u mesmo da
</line>
<line>
*i*ad* onde a e*c*la e*tá
</line>
</par><par>
</page><line>
localizada. P*demos, com alunos do sétimo ano, constru*r ma*uetes das regiões bras***ira*,
</line>
<line>
por e*emplo: se pegarm*s * re*ião Centro-Oeste, podemos desenvolver um raci*c*nio como
</line>
<line>
representar as áre*s de cultivo *e soj* ou c*iação de gado.
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*ina, v. 1*, n. 3, ar*. 9, p. 160-17*, Mai./Ju*. 2015 www4.f*ane*.*om.br/*evista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. P. *os *a*tos, C. P. *orso, *. Z. Cos*ella
</line>
<line>
168
</line>
</par><par>
<line>
Com estudante* *o oita*o *no, podemos qu*stionar *obre como el*s imaginam * meio
</line>
<line>
rural e o meio urbano a*gentin* ou c*ileno, po* exemp*o. E*sa prátic* de imaginar e pr*jetar
</line>
<line>
espaços distan*es é u*a ótima *orma de observa* como nossos jovens proje*am ment**ment*
</line>
<line>
alg* que não lhes é cot**iano, mas que se encontra nos man*ais di*á*icos e listas curricula**s.
</line>
</par><par>
<line>
Espaço Ment*lmente Projetado é um termo utilizado pela *eoria que
</line>
<line>
c**preende
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
form* ou * *aneira como o alu*o, sujeito da an*l*se, *od* *nx*rgar *m es*aço *ue
</line>
</par><par>
<line>
está *m sua **nte, no seu *m*gé*ico, por meio de *çõ*s co*rdenações de *ções e
</line>
<line>
diante de conceito* que compree*dem um *spaço ausen*e *oncret*mente, mas
</line>
<line>
present* e* sua capacidade de pr*j*tar (COS*ELLA, 2008, *.38).
</line>
<line>
Após a e*colh* *o te*a a *er t*a**lhado na maquete, r*speitando os níve*s cognitivos
</line>
<line>
*os educ*ndos, fazem** a contextualização, sempr* part*ndo d* colet*vo da *urma ou
</line>
<line>
separando o* a*unos em grupo*, * estes, no gr*po *enor, irão con*ext*a*iza* * espaç* que se
</line>
<line>
está colocando para discu*são.
</line>
<line>
Nessa par*e, é imp*r*a*te que todos col*que* *a d*scussão os elementos que
</line>
<line>
deveri*m ser representa*os na hora em que **ssemo* construir a *aq*ete, para que, as*im,
</line>
<line>
ha*a debat*, principalmente *os *ontos onde o co*sens* *ão p*rsiste.
</line>
</par><par>
<line>
A*ós a conso*ânci* *o qu* será colocado n* maquete, que nã* * nada
</line>
<line>
mais
</line>
<line>
q*e
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
própria representação tri*imens*on*l do e*paço ausen*e, pa*timos para o *rojeto.
</line>
</par><par>
<line>
Para * fase do projeto, é i*portant* ofere*er **a folha de papel o*íc** onde *evem ser
</line>
<line>
expli**tos e, mais imp*rtante, justificados *elos i*divíduo*, todos os ele*entos e su*
</line>
<line>
respecti*a distribui*ão qu*nd* da ma*eriali*açã* *ost*r*or *a maquete.
</line>
<line>
* par*ir da context*alização e do planejamento de como trans*oria* os elementos que
</line>
<line>
imaginaram p*ra o ***creto, passam*s à terceira fase, que se configura como a própria
</line>
<line>
materializ*ção em forma *a maq*ete d* l*it*ra do espaço me*talmente p*ojeta**.
</line>
<line>
Nesse *ontex*o, o pa*el do professor-pesquisad*r rev*stem-se d* *mportância ao ser o
</line>
<line>
el*ment* de expansã* do* desafios e questiona*entos. Além do *esa*io do* jovens dentro dos
</line>
</par><par>
<line>
*r*pos, de entrarem em com*m aco*do sobre com* será confecc**nado a maquete,
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
pesquisad** ent*a como elem*nto *esequil*brador.
</line>
</par><par>
<line>
Os d*safios a serem *r*postos *ão
</line>
<line>
*uitos, desde a q*est*o d* e*ca*a, do
</line>
<line>
porquê
</line>
<line>
*e
</line>
</par><par>
<line>
element*s c*m ta*anhos *ão *e*proporcionais, por exemplo, até pergu*ta* *ais *o*o: haveria
</line>
<line>
outras *ormas de o*ganiza* o meio urbano. E o meio rural? Não poderia ser tr*zido de outra
</line>
<line>
forma, *e sim, qual? E cemité*io, não exis*e *a ci*a*e? Por que da igre**, hos*it*l ou *scola
</line>
<line>
estare* em p*ntos ce**rais? E e**a* avenidas, cadê os carros? E se tem carros, onde estão as
</line>
</par><par>
</page><line>
R**. FSA, Teresi*a, v. 12, *. 3, art. 9, p. *60-172, Mai./Jun. 2*15
</line>
<line>
www4.fs*ne*.com.**/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*ean Piag** E A Construção De Maquetes: Um *lhar Para A Educaç*o Geográfica
</line>
<line>
169
</line>
</par><par>
<line>
vag*s de *s*acionam*nto tão necessárias para os ce**r*s de ma*or mo**mento? E as *aixa* de
</line>
<line>
pedestre? E as ***so*s?
</line>
<line>
Fica c*ar* assim * porquê que a ma*uete **o pode se *esumir como um* mer*
</line>
</par><par>
<line>
*rod*ç*o da *rópria maquete. Seus potenciais s*o in*me*os, * parte d*
</line>
<line>
*o**a *unção como
</line>
</par><par>
<line>
profe*sores, de explorá-*a, ** *o*t*ário de *ma conf*cção de maquete que *ara simplesm*nt*
</line>
<line>
na própria construção, sem maior*s reflexões, sem nenh*m tipo de questi*n*me*to e desafio
</line>
<line>
m*ior.
</line>
<line>
Castrogiovan*i (2012, p.33) no* auxil*a ao discu**i-se "as maquete*, m*pas, c*rta* e
</line>
</par><par>
<line>
plantas s** r*presentaçõ*s
</line>
<line>
sociais d* um d*t*rm*nado
</line>
<line>
espa** real e r*present*m u*a
</line>
</par><par>
<line>
organizaçã* dos
</line>
<line>
elem*nto* que *ompõem e*paço. São o
</line>
<line>
modelos de comu*icação que *e
</line>
</par><par>
<line>
utilizam de *ma *inguag*m cartográfic*".
</line>
<line>
Para c*ntinu*r a *xp*orar a* potenci**idades d*sta represe*tação social que reprod*z o
</line>
</par><par>
<line>
*ensar do* educa*dos, pa*tim*s
</line>
<line>
para a fa*e do *roqui. Essa *
</line>
<line>
out*a
</line>
<line>
par*e*a qu* n**
</line>
</par><par>
<line>
pr*porc*o** gan*os no camp*
</line>
<line>
*du*acional,
</line>
<line>
ao ofertar
</line>
<line>
n*d* mais do q**
</line>
<line>
uma fo*ha
</line>
<line>
de p**el
</line>
</par><par>
<line>
ofício; desafiamo* os nossos p*rceiros de *esquisa a olhar * maq**te agora construída
</line>
<line>
por
</line>
</par><par>
<line>
distintos â*gu**s e, a partir dess* momen*o, fazere* o desenho
</line>
<line>
do *bjeto pelo seu "olhar",
</line>
</par><par>
<line>
tran**o*do ao pape* os elementos *omo estão enxe*gando, *ndependentemente s*
</line>
<line>
estão
</line>
</par><par>
<line>
f*c*ndo *nálogos ou não ao objeto *onc*eto.
</line>
</par><par>
<line>
O *roqui é p*nto d* par*ida p*ra a próxima fase *etodológica, a *rodu*ão da legenda.
</line>
</par><par>
<line>
*s *ese*hos represen*ad*s no
</line>
<line>
croqui pass*m a ser **g**ficantes
</line>
<line>
de objeto* concretos, tendo
</line>
</par><par>
<line>
a*sim a *egen*a, que auxiliará
</line>
<line>
estes j*vens * perceberem como se
</line>
<line>
dá o *rocesso
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
repre*e*tação
</line>
<line>
de ob*eto*
</line>
<line>
por sí*bol*s, por exe*plo, em map*s e
</line>
<line>
cartas topográ*icas ou até
</line>
</par><par>
<line>
em mapas turí*tico*, placas informat*vas e outros element*s que conviv*m *otidia*amen*e
</line>
<line>
nos esp*ços ur*anos e rurais, *esmo qu* nós não o* percebamos. É só ol*ar pa*a os la*os que
</line>
<line>
eles estão *á, os mapas e "leg**das" estão por aí, so*os circundados por Geo*rafi* and* que
</line>
<line>
não queiramos!
</line>
<line>
Com o planejamento, execução e formas de signifi*ar o que *stá send* r*presentado, é
</line>
<line>
que partim*s p*ra a sex*a etapa *esta m*t*dologi* *ue estamos co*ocando pa*a *eflexão.
</line>
<line>
*ensamos que, ao *os pautarmos nestas oi** et*pa* da metodologi* *e Costella (200*),
</line>
<line>
temos u*a fo*te de se *ombater o que Pontuschka; *aga*elli; *a*ete (2*0*, p.3*1) chamaram
</line>
<line>
de "an*lfabetismo em territori**id*de gráfic*", ou sej*, suj*itos que não co*segue*
</line>
</par><par>
<line>
repres*nta*,
</line>
<line>
de fo*ma gráfica, o* el*mentos de *os*a realid*de, além
</line>
<line>
d* terem *esa*as
</line>
</par><par>
</page><line>
dificuld*des *m loc*l*zar municípios, cidades ou até m*smo países.
</line>
<line>
Rev. FSA, Ter*sin*, v. 12, n. 3, art. 9, p. 16*-172, Mai./Jun. 2015 www4.fsane*.co*.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
L. P. dos Sant*s, C. P. Corso, R. Z. Costel*a
</line>
<line>
170
</line>
</par><par>
<line>
Concentra-se *n*ão no relatór*o t*da força ment*l d*s nossos disc*n*es. *gor* s**á
</line>
</par><par>
<line>
r*latado * que e*iste na maquete e as inter-rela*õe* ali exist*nt*s, que proporciona o
</line>
<line>
** *
</line>
</par><par>
<line>
o**aniz*ç*o menta* pa*a que o *isce*te reflita so**e o *ue * *om* representou * nos p*ss*, a
</line>
<line>
part*r de um texto, como fez *sso, desen*olvendo a habi*idade sempre impo*tante da *scr*ta, e,
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<line>
*ão somente isso, mas também pensando no *eu ato de escrever.
</line>
<line>
Destacando es*as po*e*cialidades *erivad*s da co*stru*ão da maque**, pegamos os
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dizeres de *astrogiovann*; Costell*
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(2012, p.32):
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<line>
"assim, refo*çamos a ideia de que
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a
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represe*tação do *s*a*o através d* maq*etes * os desafios *iante des*a *epresentação faz*m
</line>
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com que os al*nos co*preendam algum*s rela*õe* e*pa*iai* * p**sam interagir c*m o espaço
</line>
<line>
repre*entado".
</line>
<line>
* penúlti*a **rte desta metodologia é a *onclusão. Preconiza-se n*ssa pa*te * "olhar"
</line>
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sobre a dinamicidade das relações presentes no esp*ç*. Podemos a*ui d*alo*ar sob*e
</line>
<line>
*
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<line>
"ac*mulaçã* desigual de tempos" no es*aço (*ANTO*, *012a, p.256; S*NTOS, *012*,
</line>
<line>
p.09), *or exemplo.
</line>
<line>
Ven*ilando-se sobre a di*a*icidade deste espaço que se *onfigura a p*rtir de i*ú**ras
</line>
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<line>
re*açõe*
</line>
<line>
dentre tantos
</line>
<line>
dife*ente*
</line>
<line>
*lemento*, **mo
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<line>
bem corro*ora *antos (2012b, *.58) "o
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<line>
espaço não pode *er estudado como se os obj*tos materiais que f*r*am a paisagem
</line>
<line>
trouxessem *eles mesmos sua *rópr*a ex*licaçã*".
</line>
<line>
Então, torna se n*cessário que percebamos a* *n*e*a*ões entre os *leme***s exi*tentes,
</line>
<line>
e*emento* estes *epre*enta*o* pel*s no*sos estudantes, para que, assim, poss**os apreender o
</line>
<line>
próprio es**ço que se configura como lócus da nossa vivência, e não se tra*s*igu*a como um
</line>
<line>
espaço alienado para * homem.
</line>
<line>
Para f*nali*ar est* pe**urso me*odológi*o, ch*gam*s à exposiç*o d* maquete nas
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</par><par>
<line>
es**las. Nesse
</line>
<line>
ínter*m as maquetes podem ser postas fr*nte ao
</line>
<line>
gra*de grupo, ou mesmo,
</line>
</par><par>
<line>
frent* a tod* a ***ola em algum moment* do inter*alo das a*las ou no d*se*volver d* algu*a
</line>
<line>
atividade que *nvolva a escola como um t*do.
</line>
<line>
Pod*remos o*se*va* as rea*ões d*s próp*ios alunos que re*idem naque*e *spaço que
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<line>
está send* *epresentado pela maquete. Destacamo* *ue a *aquete pod* e d**e ser exposta
</line>
<line>
*om todo* *s elementos constituinte* d**a, ou seja, a*resentad* com os croq*i* arquitetados e
</line>
<line>
também com o relatório *escritivo.
</line>
<line>
Com essas fase*, busc*mos extr*** o máx*mo das potencialidades da ma*uete, q*e se
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<line>
torna uma "atividade indispensá*el para a percepção do *spaço" (CO**ELLA, 2003, p.137) e
</line>
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<line>
que s* configura *om* um real "laboratório geográfico" que
</line>
<line>
po*e **var ao de*pertar *e **
</line>
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<line>
rac*oc*nio geogr*f*co por par*e *o* sujeitos
</line>
<line>
q*e passam a ver de forma m**os a*rítica a
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<line>
realidade que o* de*ronta.
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</page><line>
O per**r*er d* *e*odol*gia *e Cost*l*a (2003) nos concede inúm*ros ganhos. *a
</line>
<line>
pr*p*ia confec*ão da *aquete, os jo*ens são de*afiados con*ta*temente em como organizar e
</line>
<line>
*o como co**truir esse mat*r*al didático, sendo nece*sárias d**ersas reorgani*ações, que são
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<line>
exponenciadas ainda *elo traba*ho em g**po.
</line>
<line>
Ao nos *autarm*s nas *i** etapas, podemos e*pand*r po* oit* essas reorg*n*z*ções
</line>
<line>
cognitivas! É i*so que **o*re, que para produzir a maquete, o aluno teve que organ*zar seu
</line>
<line>
pen*ame*to de uma forma, m*s *o fa**r u* p*ojeto * o croqui, por exemplo, dessa *onfecção,
</line>
<line>
ele precisará reorga*izar s*u pensame*t* *e *ut*a* f*rmas, e, assim, não temos ma** nad* do
</line>
<line>
que *m belo me*o de se cons*ruir o c*nheci*ento geográfi*o vezes oito!
</line>
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