A Escola Da Ponte E A Formação De Leitores / Escola Da Ponte And Readers’ Education

Patrícia Cesário Pereira Offial, Adair De Aguiar Neitzel

Resumo


RESUMO

Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa desenvolvida sobre a formação de leitores na Escola da Ponte, Portugal, com o objetivo de compreender a concepção de literatura que essa escola possui e sua ressignificação no cotidiano com os alunos. Os procedimentos metodológicos implicaram em observação da rotina da Escola da Ponte durante quinze dias e entrevista com gestores, professores e alunos. Os resultados apontam para várias ações que fazem parte do projeto pedagógico da escola e auxiliam os alunos a ter autorregulação da aprendizagem, alinhadas ao Programa Nacional de Leitura de Portugal, levando-os a tomar decisões quanto à escolha dos livros. As diferentes ações e projetos de leitura desenvolvidos demonstram a importância da leitura do literário no Projeto Pedagógico da escola, o que favorece a formação de leitores. 

 

Palavras-chave: Escola da Ponte. Formação de Leitores. Leitura.

 

ABSTRACT

This article presents the results of a research carried on readers’ education at Escola da Ponte, Portugal, with the aim of understanding the conception of literature that this school has and its resignification in everyday life with students. The methodological procedures involved the routine observation of Escola da Ponte for fifteen days and interviews with administrators, teachers and students. The results point out to several actions that are part of the education program of the school which assist students to have learning self-regulation, aligned with the Portugal National Reading Program, prompting them to make decisions regarding the choice of books. The various actions and reading projects developed demonstrate the importance of reading the literary text in the Pedagogical Project of the school, which favors the readers’ education. 

 

Keywords: Escola da Ponte. Reader’s education. Reading.


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DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2015.12.3.7

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