A Escola Da Ponte E A Formação De Leitores / Escola Da Ponte And Readers’ Education
Abstract
RESUMO
Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa desenvolvida sobre a formação de leitores na Escola da Ponte, Portugal, com o objetivo de compreender a concepção de literatura que essa escola possui e sua ressignificação no cotidiano com os alunos. Os procedimentos metodológicos implicaram em observação da rotina da Escola da Ponte durante quinze dias e entrevista com gestores, professores e alunos. Os resultados apontam para várias ações que fazem parte do projeto pedagógico da escola e auxiliam os alunos a ter autorregulação da aprendizagem, alinhadas ao Programa Nacional de Leitura de Portugal, levando-os a tomar decisões quanto à escolha dos livros. As diferentes ações e projetos de leitura desenvolvidos demonstram a importância da leitura do literário no Projeto Pedagógico da escola, o que favorece a formação de leitores.
Palavras-chave: Escola da Ponte. Formação de Leitores. Leitura.
ABSTRACT
This article presents the results of a research carried on readers’ education at Escola da Ponte, Portugal, with the aim of understanding the conception of literature that this school has and its resignification in everyday life with students. The methodological procedures involved the routine observation of Escola da Ponte for fifteen days and interviews with administrators, teachers and students. The results point out to several actions that are part of the education program of the school which assist students to have learning self-regulation, aligned with the Portugal National Reading Program, prompting them to make decisions regarding the choice of books. The various actions and reading projects developed demonstrate the importance of reading the literary text in the Pedagogical Project of the school, which favors the readers’ education.
Keywords: Escola da Ponte. Reader’s education. Reading.
References
BALÇA, Â.; PIRES, M. da N. O ensino da leitura literária na escola, em Portugal: do discurso oficial às práticas. Nuances: estudos sobre Educação. Ano XVIII, v. 21, n. 22, p. 93-105, jan./abr. 2012.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edição 70, 2007.
BARTHES, R. O Prazer do Texto. Tradução J. Guinsburg. 5. ed. São Paulo: Perspectiva, 2010.
BRIDON, J. Entre um texto e outro, o leitor em formação. 2013. 159f. Dissertação. (Mestrado em Educação) - Universidade do Vale do Itajaí, UNIVALI, Itajaí, 2013.
CALVINO, Í. Se um viajante numa noite de inverno. Tradução Nilson Moulin. São Paulo: Companhia das letras, 2011.
ESCOLA DA PONTE. Fazer a ponte: Projecto Educativo. Maio de 2003. Disponível em: . Acesso em: 22 set. 2011.
LAJOLO, M. Do mundo da leitura para a leitura do mundo. 6. ed. 12 imp. São Paulo: Ática, 2007.
_____. Meus alunos não gostam de ler...O que eu faço? Campinas, SP: Cefiel/IEL/Unicamp, 2005-2010. Coleção Linguagem e Letramento em Foco.
MARIANA, F. B. Educação e Ecologia: práticas de autonomia social ou renovados discursos do poder do capital transnacional? 2008. 180f. Tese. (Doutorado em Educação) - Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação, São Paulo, 2008.
NEITZEL, A. de A.; CARVALHO, C. Convite à arte: a fruição como saber sensível essencial à humanização do homem. In: PINO, A.; SHLINDWEIN, L. M.; NEITZEL, A. de A. (Orgs.). Cultura, escola e educação criadora: formação estética do ser humano. Curitiba: CRV, 2010. p. 171-184.
NEITZEL, A. A.; PAREJA, C. J. M.; HOCHMANN, S. Práticas inovadoras de leitura na escola: o livro como objeto estético. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (online), Brasília, v. 94, n. 238, p. 770-794, set./dez. 2013.
OFFIAL, P. C.P. Formação de leitores do literário: uma experiência na Escola da Ponte.2012. 135f. Dissertação. (Mestrado em Educação) - Universidade do Vale do Itajaí, UNIVALI, Itajaí, 2012.
PACHECO, J. Escola da Ponte: Formação e Transformação da Educação. São Paulo, SP. Vozes, 2010.
_____. Para Alice, com amor. São Paulo, SP: Cortez, 2004.
_____. Sozinhos na escola. São Paulo: Didática Suplegraf, 2003.
PENNAC, D. Como um romance. Tradução de Leny Werneck. Porto Alegre, RS:
L&PM, 2008. (Coleção L&PM Pocket).
PETIT, M. Os jovens e a leitura: uma nova perspectiva. São Paulo: 34, 2008.
PERROTTI, E. O texto sedutor na literatura infantil. São Paulo: Ícone, 1986. (Coleção Educação Crítica).
PINTO, F. N. P. Por um ensino literário complexo. Leitura: Teoria & Prática. Campinas, v. 32, n. 6 2, p. 115-127, jun. 2014.
RAMOS, F. B.; PAIVA, A. P. M. A dimensão não verbal no livro literário para criança. Revista Contrapontos, Itajaí, v. 14, n. 3, p. 425-447, set./dez. 2014.
DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2015.12.3.7
Refbacks
- There are currently no refbacks.
ISSN 1806-6356 (Print) and 2317-2983 (Electronic)