<document>
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<par>
<line> www4.fsane*.com.br/revista </line>
<line> Rev. FSA, Teresin*, v. 12, n. 5, art. 1*, p.173-195, set./out. 2015 </line>
<line> I*S* I**resso: 1806-6356 IS*N *le*rônico: 2317-298* </line>
<line> http://dx.do*.org/10.*2819/2015.12.5.10 </line>
</par>
<par>
<line> Gramática Sistêmico-Func*onal Co*o Ferramenta Teórico-Metodológ*c* Em </line>
<line> Linguí*ti*a Apli**da: O Caso Xuxa N* *ecord Em Tex*os Jornalís*icos </line>
<line> *y*temic Fun*tional Gramm** As Th*oretical-*eth*dolog*c*l Tool I* Applied </line>
<line> Language: Th* Ca*e Xuxa In Record ** *ournalis*ic Texts </line>
</par>
<par>
<line> Bruno G*mes Perei*a </line>
<line> Doutorand* em Ensino de Líng*a e *iteratura pela *niversid*de *ederal d* *ocanti*s </line>
<line> M*stre em Ensi*o ** Língua e *iteratura pela U*i*ersidade *ederal do To*antins </line>
<line> Professor *a Un*versidade Fe*era* do *ocan*ins </line>
<line> E-mail: *ru*o*omespere*ra_3*@hotmail.com </line>
</par>
<par>
<line> En*ereço: Bruno Gomes Pereira </line>
<line> Ende*eço: Universida*e *e*e*al *o Toc*nti** - Rua Paraguai, s/n, B*i*ro da *imba, CEP: 77*24-866, </line>
<line> Ar**u*ína/TO, Brasil. </line>
<line> . </line>
<line> Editora-ch*fe: Dra. *a*lene Araú** d* Car*alho/Fac*ldade Sant* *gostinh* </line>
<line> Artigo *ecebido e* 15/07/*015. Últim* versão r*cebid* em 03/08/20**. Aprovado *m 04/08/2015. </line>
<line> Ava*iad* p*lo sistema Triple Re*i*w: a) Desk *eview p**a Edit*ra-Chefe; e b) Double Bli*d </line>
<line> Revi** (avaliação cega por dois a*aliador*s da área). </line>
<line> Revisão: Gramati*al, Nor*a*iva e de Fo*matação. </line>
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<line> B. *. Per*i*a </line>
<line> 17* </line>
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<line> RESUMO </line>
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<line> Esse a*tigo tem como objetiv* analisar *s re*r*senta*ões (re) criadas em tor*o da figura </line>
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<line> *id**tica de *uxa Me*eghel *m *exto* jornalísticos re*ere*tes à sua primei*a aparição </line>
<line> na </line>
</par>
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<line> Red* R**or* de Televi*ão. Devido ao *ran*e destaque d*do pela míd*a à contratação </line>
<line> da </line>
</par>
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<line> apresenta*or*, es*e fato popularizou-se nas red*s soci*is c*mo o caso Xuxa na Record. </line>
<line> Est*mos inseri*os n*s estudos *a Linguística Aplicada (LA), mai* precisam**te no campo </line>
</par>
<par>
<line> que </line>
<line> preferimos den*m**ar *e indisc**lin*r, p*i* *creditam*s que a *ompreen*ão sobre os </line>
</par>
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<line> f*n*menos d* massa demanda questiona*e*t*s advindos d* diferentes áre*s ** c*n**cimento </line>
<line> huma*o. Elegemos a Gramá*ic* Sist*mico-Fun*ional (GSF), *m espec*al a Metafunção </line>
<line> Ideacional, como aport* *eórico-metodol*gico para microanálises *o* dados da *esquisa. E*s* </line>
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<line> i*vestigação é do tipo document*l, uma </line>
<line> vez *u* analisamos reporta*ens vei*u*adas nas </line>
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<line> principais mídi*s el*trônicas d* </line>
<line> pa*s, e de abord*gem qualit*tiva, po*s </line>
<line> *os **sea*o* n* </line>
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<line> *rincíp*o da *n**rpr*tab*l*dade. *s aná*ises apont*m **ra a man*tençã* de uma i**g*m </line>
<line> icônica d* apresentadora, já bastan*e difundida pela mídia durante déc*das, na tentativa de </line>
<line> perpetu*r uma Xuxa rainha da massa e dos mei*s de co*unicação do Brasil. </line>
<line> Pa*avras-cha*e: Te*tos Jo*n*líst*cos. Metafunção. Repres**taç*o. Xuxa Mene*hel. </line>
<line> ABSTRACT </line>
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<line> *his article </line>
<line> aims to analyze the repres**tations (re) create* around the media fig*re of X*xa </line>
</par>
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<line> Meneghel in jou*nalistic text sreferring to h*s first *ppe*rance in Rede Record of *V. Due to </line>
<line> *he great em*hasis plac*d by t*e med*a to th* hiring of a presenter, t*is fact became popu*ar </line>
<line> *n social netw*rks like the case Xux* in Record. We *perate in stud*es of Applied L*nguistics </line>
<line> (AL),more p**cisely in the *ield prefer t* call indisciplinary *e*ause w* b*lieve that the </line>
</par>
<par>
<line> unders*anding of *he mass phenomena *ema*d **estions coming </line>
<line> *rom di*ferent ar*as of </line>
</par>
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<line> hu*an knowledge. Elect the *ys*e*ic F*nctional *rammar (SFG), espec*al*y </line>
<line> met*function </line>
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<line> id*at*onal *s theore*ic*l and methodolo**cal supp**t for microana*y*is of resea*ch d*ta. **is </line>
<line> research is th* d*cument type, since we anal*zed article* published in *ajor ele*tronic med*a </line>
</par>
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<line> i* the *ountr*, and a </line>
<line> qualita*ive ap*roach because we re*ied o* th* pri*ciple of </line>
</par>
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<line> int*rpreta*ilit*. T*e analyzes p*i*t t* t*e mai*tenance o* an iconic *mage of *he presen*er, </line>
<line> already widespread *n the media *or decad*s in an attempt to perpe**ate a Xuxa Qu*en and </line>
<line> ma*s media in Brazil. </line>
<line> Keywords: Journali*tic Texts. M*tafun**io*; Representati*n. Xuxa M***ghel. </line>
</par>
<par>
<line> R*v. FSA, Ter*sina, v. 12, n. 5, art. 10, p.*73-19*, s*t./out. 20*5 </line>
<line> *ww*.fsa*et.co*.b*/revista </line>
</par>
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<line> Gramática Sistêmico-Fu*cional Como Fe**amenta Teórico-M*todológica *m Li*guíst**a *plicada 17* </line>
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<line> (...) Tem o tale*to e a fama de Mad*nn*. Tem o magnetismo de um anjo. </line>
<line> * em o </line>
</par>
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<line> *inheir* de um magnat*, os escânda**s de uma *uperest*ela, os *mores de uma Greta </line>
<line> Garbo, a menta*idade ** uma menina e *m corp* d* **a *u*erve*e*e. Imag*no que </line>
</par>
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<column>
<row> vocês *á sa*em ** 1 se trata, p*is somente ela, e ninguém mais qu* el*, re*ne quem </row>
<row> todos esses requisit*s . </row>
</column>
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<line> 1 INTRODUÇ*O </line>
</par>
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<line> Nos </line>
<line> estúdios, tudo pr*n*o p*ra r*cebê-la. Tap*te *erm*l**, assim como nas *a*s </line>
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<line> ilustres monarqui*s, e um batalhão de jor*al*s*as a pos*os p*ra fazer a **be*t*ra de um dia *u* </line>
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<line> marca história na *ele***** </line>
<line> brasil*ira, transmitido ao viv* em </line>
<line> cadeia nacional na TV aberta. </line>
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<line> No port**, se ouviam g**t*s apaix*nados, de*la*açõ*s ** amor e *m* </line>
<line> hister** poucas vez*s </line>
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<line> causada por uma pers*nalidade n**io*a*. Pes*oas de todas as ida*es se acot*vela* para tentar </line>
<line> **-la mesmo de l*nge, enquant* os mais euf*ric*s s*n*am *m ter um contato **i*r com ela. </line>
<line> No alt* d* *ortari*, deze*as d* cartaz*s, com **t*s, e uma faix* *uilom**rica, singularmente </line>
<line> *eita pa*a a *casião, on*e se lia "Agente n*nca vai des*stir de você". </line>
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<line> *o *or*zon*e, eis que *e apr*xima um carro. **u* *idros </line>
<line> e*curos dificultam * </line>
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<line> ident*fic*ção de quem *stá de*t*o d* *utom*vel. Mas mesmo assim, el*s a r*conhecem. Era </line>
<line> e*a, *que*a que **bita o imag*nário ** pess**s de toda* a* id*d*s há três décadas. Aqu*la que </line>
<line> tem em seu n**e * capa*id*de d* pe*suadir mass*s, l*nç*r modi*mos * **vimenta* </line>
<line> multidões. *raj* uma roupa preta, que contrasta com sua pele alva * real*a seus olhos azuis. </line>
<line> Ao abaixar *s vidros da janela do c*rro, é cercada por uma a*lomeraç*o que grita"A Rainh* </line>
<line> vo**ou" (info*m*ção ve*bal). Pro*to! Eis qu* su*g* o *aior *enômeno *e ma*s* fabr*cado pela </line>
<line> mídia t*levisiva no Br*sil. </line>
<line> A**im fo* * r*cep**o que Xu*a *eneghe* teve em sua prime*ra *isi*a à *ede R*co*d </line>
<line> de Televisão, na Barra Funda, em S*o Pa**o, *m março deste an*. A *escrição **ima já faz </line>
</par>
<par>
<line> parte d* cotidiano d* apresentadora. **tretan*o, a </line>
<line> *e *e con*iderar *oi* p*ntos qu* tornam </line>
</par>
<par>
<line> essa cena i*usitad*: *) o fato d* *cont*cer na sede *a *missora *e maior riv*lidade co* </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> G*obo, empre*a que emp*egou *u*a *or 29 ano*, e b) a </line>
<line> cena no* leva * pensar em </line>
<line> um a </line>
</par>
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<line> situação parado*al: em um mund* pó*-mod*rno, *nde tudo a*ontec* com u*a rapidez </line>
</par>
<par>
<line> imensa, Xuxa ainda contin*a *endo a melhor *pção de </line>
<line> entreten*mento **ra mi*hões </line>
<line> de </line>
</par>
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<column>
<row> 1 </row>
</column>
<column>
<row> Cristi*a Sa*alegu* *m seu programa El S*ow d* Cristi**, transmitid* pela Univi*ion para o públ*c* hispânico </row>
</column>
</par>
<par>
<line> n*s Es*a**s Unidos, *restes a anunciar *uxa como a p*inci*al *onv*dada da atraç*o. A p**tic*pação de Xuxa no </line>
</par>
<par>
<line> *rogram* da jo*nalis*a **bana </line>
<line> foi ao ar em 14 de maio de 1992. Traduzimo* fala de Sa*alegui d* Espa*hol a </line>
</par>
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<line> para * P*rtu*uês. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FS*, Teresi*a, v. *2, n. 5, a**. 10, p.*73-195, set./ou*. 2015 </line>
<line> *ww*.*sanet.*o*.br/revist* </line>
</par>
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<line> B. G. *ereira </line>
<line> 176 </line>
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<line> "seguidores",( termo usado pela própr** a*resentad*r* para *esignar seus fãs ma*s </line>
<line> fervorosos). </line>
<line> *arad*x*s pa**c*m ser algo que se**re *otivou a c**s*ru*ã* mítica d* ima*e* de </line>
<line> X*xa. Pr*va disso *ão as p*lavras da epígrafe de*se artigo prof*ridas po* Cristina Sar*legui, </line>
</par>
<par>
<line> em 1*92, apres*ntador* * jornalista bas*ant* conhecida *os Estados Unido*. As palavras </line>
<line> *e </line>
</par>
<par>
<line> Sara**gui vão além </line>
<line> de uma simples descrição de Xuxa. São, na verd**e, </line>
<line> diz*res *rof*ticos </line>
</par>
<par>
<line> que, mesmo 23 </line>
<line> anos depoi*, conti*uam caracterizando os </line>
<line> discursos mi*iát*co* que *êm e* </line>
</par>
<par>
<line> Xuxa o pr*ncipal assunto. </line>
</par>
<par>
<line> O **jeti** *esse tr*balho é anali**r r*presentaçõ*s de Xuxa </line>
<line> em t*xtos jornalíst*cos </line>
</par>
<par>
<line> publicados *elos princ*pais *ites de entret*nimento, n* per*odo de 3 a 10 d* março de 20*5, </line>
<line> dias em que a im*rensa br*sil*ira acompanhou a con*rataçã* da **tr*la pela *ed* Record de </line>
<line> Tel*vis*o. </line>
<line> Estamos inserido* *o campo indisciplin*r d* Linguística Aplicada (L*). </line>
<line> Acred*tamos qu* a L* pode nos ajuda* a c*mpreender como os fenômenos de m*ssa po*em </line>
<line> i*f*uenc**r os at*r*s s*ciais, de man**ra a alterar o comport*me*to de diversas pessoa*. </line>
<line> N* tentativa de captarm**, g*a*aticalme**e, os di*cursos midiát*co* em torno *a </line>
</par>
<par>
<line> imagem </line>
<line> de *uxa, a*otamos Gramática Sistêmico-Funcional (GSF) como aporte *eó*ico- a </line>
</par>
<par>
<line> *etodo*ó*ico para *ic*oanálises dos dad*s. Do cam** social dos estud*s *istêm*co- </line>
<line> funcionai*, nos intere*sarmo* mais de p*rto pela metafunç*o id*a*io*al, pois, por m*i* do </line>
<line> Siste*a da Transitividade, c*ncebe a oração como elem*nt* de r*pr*sentação d* mundo. </line>
<line> Mui*o se t*m discutido a respeit* da i*fluência que Xuxa e*er*e no Brasi*. Co* sua </line>
<line> contratação pela Reco*d, pare*e-nos que os discursos que a cultuam *omo rainha sob*r*na *a </line>
</par>
<par>
<line> televisão foi r*vi*orado. A em*ss*ra dos bispos a*osta **s** resgate para promover </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> qua*idade da emisso*a e atrair anunciantes. Como dis*ur*o é manif*stação da linguagem, esse </line>
<line> objeto *e pesqu*sa n*s parec* *ont* de inter*s*antes a*ál*ses. </line>
<line> *lém dessa I*troduç*o, *as *ons*derações Finais * das Referência*, esse artigo é </line>
</par>
<par>
<line> constituído *e*as </line>
<line> p*incipa*s se*ões: C*ntribui*ões da Li*g*ística Aplicada Indisciplinar, * </line>
</par>
<par>
<line> Gr*m*tic* Sistêmico-Func*onal como Apo*te *e*ri*o-Me*odo**gi*o para Mic*oan*lises, </line>
</par>
<par>
<line> Afinal, por qu* tanta idolatria? Metodo**gia para G*ração do Corpu* Aná***es Sistê*ic*- e </line>
<line> Funcionais: Repre*entaçõ*s do Ator So*ial *uxa *m T*xtos Jo*nalí*ticos. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Tere*ina, v. 12, n. 5, art. 10, p.173-*95, set./o*t. 2015 </line>
<line> *ww4.fsanet.com.br/revi*ta </line>
</par>
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<line> Gramática Sistêmico-Func*onal Como *erramenta Teóric*-Metodológic* Em L*ngu*sti*a Aplicada **7 </line>
<line> 2 REFERENCIA* TEÓRICO </line>
<line> 2.1 CONTRIBUIÇÕ*S DE LINGUÍ**ICA *PLICADA *NDISCIPLI*AR </line>
<line> *ivemos *m uma so*iedade fluida, reple*a de questionam*ntos m*r**do* pel* </line>
<line> tran**ção de paradigma*. O Po**tivismo, aos poucos, cede lugar a uma vi*ão mais complexa </line>
<line> do* fenômenos s*ciais que v* na Teoria da C*m*lexidade (*f. MOR**, 2011) u*a *spéci* de </line>
<line> válvula de escape de u* m*n** **alis*a e dicotômico. </line>
<line> Essa *ocieda*e d* incerteza cobra do *omem *o*temporâneo uma visão mai* </line>
<line> or*ânica, pa*a q** sej* possível compreender o* mean*r*s sociológicos e psic*lógic*s de u* </line>
<line> mundo em con*t*nt* *econ*igu*ação. </line>
</par>
<par>
<line> Nesse contexto de relações fráge*s ent*e as pessoas (c*. BAUMA*, 2004), </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> populaç** mo*tra-se frágil à* influências do* canais midiáticos, sendo a t*levi**o o principal </line>
<line> deles. Essa frag*l*dad* dá lug*r à criação de fenômenos *e massa ca*azes de movimentar **a </line>
</par>
<par>
<line> legião de *essoas que passam </line>
<line> a reproduzir seu co*portamento. Inserimos aqu* Xuxa </line>
</par>
<par>
<line> Meneghel2, a qual ta*vez seja o maior fenôme*o de ma*sa já produzi*o *o ***sil (*f. </line>
<line> SI*PSON, 199*). </line>
<line> Dessa forma, é dificil separarmos linguagem e soc*ed*de. Como a sociedade est* em </line>
<line> *onstante transformação, a li**uagem t**** a*ompan*a* ess* evolução e, ta**ém, mostra-*e </line>
<line> como a*arelho *de*lógico e orgân*co. Por isso, escolhemos u*a abor*ag*m teórica, centra*a </line>
<line> nos pre*e*tos da *A indisciplina* (cf. MOITA LOPES, 2006; MIOTA LOPES, 2013), p*is </line>
</par>
<par>
<line> ac*edit*mos qu* </line>
<line> sua *atureza </line>
<line> soc*al nos aj*da * compreender as mani*estações discursivas </line>
</par>
<par>
<line> qu* car**terizam uma *ete*mina*a s*c*e*ade. </line>
<line> *o*preender os f*nômenos de ma**a é uma *nic**tiva que ext*avasam-se *ronteiras </line>
</par>
<par>
<line> pura*ente li*guíst*cas e encontra em razões con*e**uais elem*ntos b*silares *ara </line>
<line> u* a </line>
</par>
<par>
<line> *ompreensão mais legítima, um* ve* **e são manifestações *ue caracterizam uma *u*tura </line>
<line> esp*cífica. *oncor*a**s c*m Moita L*pes ao a*irmar que: </line>
<line> a ne*essi***e de rep*nsar outros modos d* teoriza* e fazer LA surge *o fato *e **e </line>
<line> uma área de pesq*isa ap*i*ada, na qual a inv*stigaç*o é fundam*ntalmente centra*a </line>
<line> no contexto aplicado onde *s pessoas vivem e agem, deve c*nsiderar a comp*eensão </line>
<line> *as muda*ças *elacionadas à *ida s*c*ocultur*l, política e históric* q*e elas </line>
<line> e*peri*nc*am(MOITA LOPES, 20*6, p. 21). </line>
</par>
<par>
<column>
<row> 2 </row>
</column>
<column>
<row> É pertinente *sclar*cer que, n*st* abordagem, não estamos, *m nenhum *omen*o, *alando d* cidad* Mar*a da </row>
</column>
</par>
<par>
<line> Graça Xuxa Meneghe*. E*ta*os nos ref*rind* a Xuxa *nquanto personagem midi*ti*o recriado c*n*tant*mente </line>
<line> p*lo* veí*ulos de comunicaçã* do país e de forte a*elo popular. </line>
<line> Re*. FSA, Teresina, v. 12, *. 5, art. 10, p.173-19*, s*t./out. 2015 www4.f*anet.com.br/r*vis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> B. G. Pereir* </line>
<line> 178 </line>
</par>
<par>
<line> C**forme os dizeres de Moita *opes trans*ritos **ima, a *A pode nos ser ú*il no </line>
<line> processo *e complexificação de nosso objet* de investigaçã*, porque levam em conta </line>
</par>
<par>
<line> aspectos políticos, his**ric** e socioculturais dos e*vo**idos </line>
<line> *a teia discursiva. Sobre esse </line>
</par>
<par>
<line> aspecto, Simpson acrescenta que "a image* de *u*a é c*nstruída sobr* a *nsiedade *ult*ral, </line>
<line> sobre os papeis de sexos, sobre *aça, sobre a identidade do Bras*l" (SIMP*O*, 1*94, p. 54). </line>
<line> Entr*ta*to, é necessário esc*arecer que n** entende*o* a LA como di*cipl**a, mas </line>
<line> sim como uma pos*u*a diferenciada de se faze* pes*uisa no âmbito acadêmico, c*m vis*as a </line>
<line> ate*der a de*anda do paradigma emergente e, com isso, dar voz a grupos, ou questões, </line>
</par>
<par>
<line> mui*as vezes periferiz*das no â*bi*o das </line>
<line> p*s**is*s ci*ntíficas (cf. MOITA LOPES, 2006; </line>
</par>
<par>
<line> MOIT* LOPE*, 2013; KLEIM*N, 20*3; S*G*ORINI, 1998). </line>
<line> P or i s s o: </line>
<line> mais impo*tan*e *o q*e se p**oc*par com os lim*tes d* *ma área *e invest*ga*ão, é </line>
<line> te*tar operar dentro de um* v**ão de construção *e co*hecimento *ue tente </line>
<line> compreender a qu*st*o d* pesquisa na perspecti*a de vária* áreas do co*hecimento, </line>
<line> com a finalidade de i*tegr*-las (MO*TA L*PES, 2006, p. 98). </line>
</par>
<par>
<line> A **são de co*str*ção apresenta*a por Moita Lope* </line>
<line> parece-nos pe*tinent*, quando </line>
</par>
<par>
<line> n** referimo* aos fenômenos de mas*a. No c*so *e *uxa, s*o p*rceptíveis vária* reinve**ões </line>
<line> n* decorr** de sua carreira, *om * int*nç*o de a*equ*-la a*s novos te*pos. *sso é algo </line>
<line> comu* no m*io televisivo. *od*via, as reações c*usadas po* Xuxa extrapo*a* os limites da </line>
</par>
<par>
<line> t*levisão e causam si*uaçõe*, no mínimo, exóti*as, como as vistas em s** primei*a vis**a </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> Record. A *omoç*o ca*sada p*r Xuxa é sed*men*ada *m discursos diverso*, q*e re*ort** ao </line>
<line> qu* se *onv*ncionou ch*mar *e memó**a afet*va. Por isso, p*ra pro*or um* d**cussão sobre </line>
<line> ess* **sunt*, é necessá**o mobiliza* conhecimentos div*rsos, m*it*s *té de cu*h* *ognitivo. </line>
<line> *essa mane*ra, propomo* a figura abaixo como esquema *otiva*or para co**truçã* </line>
<line> de*se trabalho: </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, *eres*na, v. 1*, n. 5, art. 10, p.173-*95, *et./out. 2015 </line>
<line> www4.fs*net.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> **amática Sistêmico-*unciona* Como F*rramenta *eórico-Metodol*gica Em Linguís**ca Aplicada 17* </line>
</par>
<par>
<line> Figu*a * - *ela*ã* e**abe*eci** *ela Linguística *plicada </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: Autoria p**pria </line>
<line> Conforme a *igura 1, temos * LA indisc*plinar *m destaque n* cor rosa, como </line>
<line> postura mot*vadora de diá**gos com outras áreas do *onhecimento humano. Dess* man**ra, a </line>
<line> LA n*s serve como "uma espé*ie de interface que avan*a por zonas fron*eir*ças de d*ferentes </line>
<line> disci*l**as" (SIGNORIN*, 1998, p. 100). Nessas "zona* fronteiriças" É que tentamos nos </line>
<line> localizar. </line>
<line> Os Est*d*s Sociológicos *a Linguagem, e* *e*ta*ue na **gura pela cor verde, no* </line>
</par>
<par>
<line> of*recem subsídios </line>
<line> capazes d* nos o*ientar por m*andros *l*m </line>
<line> do linguístico. Assim, nos </line>
</par>
<par>
<line> aju*a c*mpreender qu*st*e* relacion*das ao compor**mento ** h*mem em socied*de (cf. a </line>
<line> BAUMAN, 2004). Também *j*da a *ntend** questões ligadas ao consumism* des*nfrea*o da </line>
<line> m*rca Xu**, b*m como a propagação de uma imagem de mul*e* soberana *m uma s*c*edade </line>
<line> ca*i*alista e n*oliberalis*a (cf. BAUMA*, 2008). </line>
<line> Aind* dos Estudos Sociológ*cos, *** *nteress*mos pela noçã* de a*or *ocial como </line>
<line> elemento c*necto* *e relações entre diversos po*os discursivos, construi**o o meio *ocial (c*. </line>
<line> *A*O*R, 2012). Assim, p*eferimo* denom*n*r X*x* não como **jeito, mas sim co*o a*or </line>
</par>
<par>
<line> socia*, pois a entendemos como uma es*éci* </line>
<line> de ele*e*to *e coesão entre di*e*sas mídias </line>
</par>
<par>
<line> *ontemporâne** que, ao f*zer essa* **sociações, co*s**ói u** tei* discursiva </line>
<line> capa* de </line>
</par>
<par>
<line> *emiotizar i*eologias e sen*ações </line>
<line> cognitivas (cf. LATOU*, *012). Des*a *orm*, so*os </line>
</par>
<par>
<line> coniventes com a ideia de q*e o homem é um ser social não apena* </line>
<line> p*rque vive *m </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Te*esina, v. 12, n. 5, ar*. 10, p.173-195, s**./out. 2015 </line>
<line> www4.fs*net.com.br/revist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> B. G. *erei*a </line>
<line> 180 </line>
</par>
<par>
<line> sociedade, mas, principal*e*te, pelo fato de o social ser construído * parti* de um conjunto *e </line>
<line> **sociações pro*ov*das po* *l*. </line>
</par>
<par>
<line> Como estr*tégia te*rico-metod*lógica, * *igu*a * nos apresent* a </line>
<line> GS*, po*s </line>
</par>
<par>
<line> acreditamos que a **são social dessa </line>
<line> á*ea dos estudos li*guísticos po*em nos a*ud*r </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> identifi*ar no* textos analisad*s a* pretensões discursivas que *onstro*m </line>
<line> as representações </line>
</par>
<par>
<line> sobre Xuxa. Conforme a GSF, *s m*ca*ismos gramaticais são pistas linguística* que ajudam </line>
</par>
<par>
<line> * signif**ar questões ligadas </line>
<line> às esf*ra* </line>
<line> discursivas m*i*res, q*e e*trapolam * plano </line>
</par>
<par>
<line> p*ramente ling*í*tico. Assi*, </line>
<line> * gram*tica é vist* como escol*a *otiva*a po* questões </line>
</par>
<par>
<line> contex*uais, servi*do, portanto, *omo *aterialização de </line>
<line> ideologias do meio soc*al (c*. </line>
</par>
<par>
<line> HALLIDAY, </line>
<line> 1994; HALLIDAY e MATHIESSEN, 2004; HA*LIDAY e MA*H*ESSEN, </line>
</par>
<par>
<line> 20*4; *GGINS, 20*4; THOMPSON, 20*4). </line>
</par>
<par>
<line> Na próxim* *eção, apr*s*ntam*s uma breve di*cussão a resp*ito </line>
<line> dos p*incipais </line>
</par>
<par>
<line> pontos defendido* pela GSF. </line>
</par>
<par>
<line> 3 METODOL*GIA </line>
</par>
<par>
<line> *.1 A *ramática Sistêmico-*uncion*l C*mo *po*te Teórico-Metodológico Par* </line>
<line> M*cr*análise* </line>
<line> Para Halliday e Hasan (1*89), a *íng*a * o único siste*a s*miótico *apaz de </line>
<line> **todescr*ç*o. Logo, ao mes*o tempo em que confere **ntido a algu*a manifestaçã* </line>
</par>
<par>
<line> discu*siv*, a língua dá ao homem </line>
<line> a possi*i*idade *e de*crevê-la, uma es*éci* de </line>
</par>
<par>
<line> metalingu*gem qu* *os a*u** * comp*een*e* os me*anismos gramatic*is que *struturam um </line>
<line> idioma. </line>
<line> Dessa maneira, Halliday * Math*es*en acreditam qu*: </line>
<line> um text* é o prod*to d* um* seleção em uma grand* rede d* sistemas - um sistema </line>
<line> de rede. A teoria sis*êmica recebe esse nome devido a* fato ** que a gramática de </line>
<line> uma língua se* representada em forma de redes de sistemas, e não com* um </line>
<line> amontoado s*m3 nex* ent*e pal**ra* (HAL**DAY e MAT*HIESSEN, 2*04, p. 23, </line>
<line> tradução nossa) . </line>
<line> Tomando como incentivadoras as pal*vras de Halli**y e Ma*hiessen, é poss*vel dizer </line>
</par>
<par>
<line> que, </line>
<line> para a GSF, a língua é s*stêmi**, porque con*titu*da é </line>
<line> po* *ecan*smos estruturais q*e </line>
</par>
<par>
<column>
<row> 3 </row>
</column>
<column>
<row> No origina*: "a textistheproductofongoin***lection in a **rylarge network os system* - a *ystem *etwork. </row>
</column>
</par>
<par>
<line> S*st*mictheorygets its name*romthefactthatthegrammarof a l*nguageis*epre**nted in theform*f system </line>
<line> networks, not as aninven*oryofstru*tures" (HALLIDAY & MAT*HIESSEN, 2004, p. 2*). </line>
<line> Re*. *SA, Teresina, v. 1*, n. 5, art. 10, p.173-195, set./o*t. 2015 *ww4.f*anet.c*m.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Gramática S*s*êmico-Funcional Como *erramenta Teórico-Metodológ*ca *m Linguísti*a Aplic*da 181 </line>
<line> agem como um si*te** e corpori*ic*m um idioma, * é func*onal, porque os sistemas qu* a* </line>
<line> es*rutur*m d*pendem dire*amente de motivaç**s co*t*xtuais ori*nta*as por uma fu*ção </line>
<line> social específic*. Por *sso, dizemos q*e a GSF *a* parte de uma teoria so*ial *or excelência, </line>
</par>
<par>
<line> pois não consid*ra gr*má*ica como *onstrução a*tônoma, mas sim *om* mec*nismo de a </line>
<line> e*co*h* moti*ado por questões extralingu*st*cas. </line>
<line> * figu*a *baixo m*stra a estra*ificação *a língua *m *istemas me**res, que agem </line>
<line> co*comitantemente no *omento da i*ter**ão verbal. Trata-se de um es*uema enc**trado em </line>
</par>
<par>
<line> F*z*r e *abral (2*1*), ins*irado em outros *squemas já existentes em Halliday (199*) </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> Ma*tin e White (2005), por exe***o. </line>
</par>
<par>
<line> Fi*ura 2 - *stratos da líng*a *m G*amática Sistêmico-Funcional </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: Fuzer e Ca*r*l (2010). </line>
<line> A figura acima ilustr* a estratifi*ação *a lí*gua em 6 camadas. De dentro *ara fo*a, </line>
<line> tem*s: 1) Fonol*gia e G*afologia, 2) *éxi**-Gram*tica, 3) S*m*nt*c* e Prag*átic*, 4) </line>
<line> Reg*stro: Contexto de Situa**o, 5) Gên*r*: Contexto de C*ltura e 6) *iscurso: Ide*logia. </line>
</par>
<par>
<line> Essa *ógica </line>
<line> obedece a uma ordem c*escent* no q*e se refe*e à con*tr*ção do tex*o, que vai </line>
</par>
<par>
<line> desde o *lano de materializaç*o pel* escrit* e/ou pela fala at* o plano discursivo, onde o *exto </line>
<line> é i**regn*do p*r ideologias con**das no contexto de uso linguíst*co. </line>
<line> Rev. *S*, Teresina, v. 12, n. 5, art. 10, p.1**-195, set./out. 20*5 www4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> B. G. Pereira </line>
<line> 182 </line>
</par>
<par>
<line> E* GSF, a ideia ** contexto tem o*ig** nas inquietaçõe* do antropólog* </line>
</par>
<par>
<line> M*li*ow**i, q*e ten*ou t*aze* para a d*scus**o questõe* d* or*em cultural so*ia*. Tem*s, e </line>
<line> então, o que *s estudos sistêmico-func*onais chama* de Con*exto de Cult*r* e Conte*to de </line>
</par>
<par>
<line> Situação. Não * n*ssa intenção, nessa a*o*dagem, </line>
<line> a*resentar *ma discus*ão ex**sti*a </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> *esp*i** de contexto em GSF. *ara maiores infor*ações, consul*ar os tr*balhos de H**liday e </line>
</par>
<par>
<line> Hasan (1989), Thompso* (2014), *ouve*a (2009), *ó par* citar </line>
<line> alguns. Nessa *b*rdagem, </line>
</par>
<par>
<line> inter**samo-nos ma*s p*opriamente p*las *a*ian**s </line>
<line> de co*texto - </line>
<line> campo, relações e modo </line>
<line>-</line>
</par>
<par>
<line> que d*o origem ao qu* Halli*a* c*ama de metafunç*es. V**am*s um pouco mais na subseção </line>
<line> segui*te. </line>
<line> 3.2 Metafunçõe* Da Linguagem </line>
<line> Se**o de co*hecimento a* tr*s variáveis de *egis*ro, já me*cionadas na seçã* </line>
<line> an*erior, passamo*, agor*, * com*ntar bre*emente so*re as **taf*nções da lingua*em, que se </line>
<line> ligam ** variáveis *o momento da materialização d* regis*ro. </line>
<line> *baix* segue o Qua*ro 1, *o qual sinte*izamos a rel*ção entre variáve*s de cont*xto, </line>
</par>
<par>
<line> me*af**ção e os mecanism*s d* *eali*ação léxico-gr**atical. É um es*uema retirado </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> trab*lho de *arbara e *acedo (2009). </line>
</par>
<par>
<line> Q*adro 1 - Met*funções d* Linguagem </line>
</par>
<par>
<line> V*RIÁV*IS *E CON*EXTO </line>
<line> ME*AFU**ÕES </line>
<line> *E*LI*AÇÕES LÉX*CO- G*AMATICAIS </line>
</par>
<par>
<line> Ca*po </line>
<line> Ideacional </line>
<line> Transitividade </line>
</par>
<par>
<line> Relações </line>
<line> *nter*essoal </line>
<line> Modo e Modalidade </line>
</par>
<par>
<line> M odo </line>
<line> *ext*** </line>
<line> Tema e Rema </line>
</par>
<par>
<line> Fo*te: Barbara e Macedo (2009). </line>
</par>
<par>
<line> Conforme o quadro acima, temos a </line>
<line> vari*vel campo qu* se re*acio*a *om </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> metafunçãoid*acional, a </line>
<line> q*al con**be a or*ção co*o ele*ento de representação do m*ndo, </line>
</par>
<par>
<line> r*fletind*, *ois, a construção de ex*eriê*cias no mun*o. E*ta metafunção é reali*ada pelo </line>
<line> sist*ma d*tran*itividade. Falare*o* um pouco mais sobre es*e ass*nto na subse*ão seguinte. </line>
<line> A **riável relações dá origem * *eta*unção inte*pes*oal, send* esta a meta*unção </line>
</par>
<par>
<line> que se pr*o*upa com * or*ção como eleme*to d* tr*c* </line>
<line> en*re enuncia*ores. É rea*iz*da p*lo </line>
</par>
<par>
<line> mec*ni*m* gramatical de modo e modalidade. </line>
</par>
<par>
<line> Por f*m, a **riá*e* modo é semiotiza*a pela met*função *extual, que entende </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> oração como mensagem. De*sa forma, encaixam-s* aqui os procedime*tos de </line>
<line> coes*o </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> Rev. *S*, Teresina, v. 12, n. 5, **t. 10, *.17*-195, *et./out. 2015 ww*4.fs*net.com.**/revist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *r*mática Sistêmico-Funcional Como Ferramenta Teóric*-*etodológi*a Em L*nguíst*ca Aplicada 18* </line>
<line> coerênci* te*tua** que atri*uem text**a ao texto. O sistema de tema e r*ma é o mecanismo </line>
<line> gr*matical que materia*iza * m*tafunçã* textual. </line>
<line> Halliday e Mathiesse* *i*tetiz*m que: </line>
<line> ** três comp*nent*s funcionais do ***ni*icado i*ea*ional, *nterpessoal e *extu** são </line>
</par>
<par>
<line> real*zados em toda a *ram**ica *e *ma </line>
<line> l*ngua. Assim, na gramática, cada </line>
</par>
<par>
<line> comp*nen*e c*nt*ibui co* *m* *s*rutura mais 4ou m*nos completa (HAL*I*** & </line>
<line> M*T*HIESSE*, 2004, p. 3*9, tradução nossa) </line>
<line> As *rês metafunç*es *gem simultaneamente, sendo, pois, *nseparáveis. Entret*nto, </line>
<line> em trabalho* a*ad*micos, os pesq*isadores geralme*te optam por *alori*ar apenas **a delas, </line>
<line> por mot*v*s met*dol*gicos. Por o**r* lado, essa in*ciativa nã* anu*a *em *gnora o ca**ter </line>
<line> int*rdepend*nt* das metafunç*es nos pr*ced*men*os de sem*otização do contexto de s*tuação. </line>
<line> Na s*bseção segui*te, *presen*amos algumas n*ções a *ais so*re * me*afunç*o </line>
<line> ideaci**al. </line>
<line> 3.3 Met*função Idea*ional </line>
<line> Como consta no Qua*ro *, gramati*almen*e, a met*fun*ão ideaci*nal * realizada </line>
<line> *elo *iste*a *e tr*n**ti*idad*. A **eia *e transit**id*de na GSF extrapola a *o*cepção d* </line>
</par>
<par>
<line> *elaçã* puram**te </line>
<line> sintática entre p*ocesso e te*mo regido. C*nforme os estud*s si**êmico- </line>
</par>
<par>
<line> funcionais, a transitividade *ng**ba questões, sob*etudo, *emântic*s que são con*truídas pela </line>
<line> relação ent** t*dos os gru*os oracionai* que ajudam a co*por a e*trutura frasal. </line>
<line> O sis*ema de t*a*sit*vidade é baseado na conf*gur*ção a*or + proce*so. Ne*se c*so, o </line>
<line> a*or é o participan*e responsável *ela e*ecução do pro*e*so, m*ntendo com es*e u*a relação </line>
<line> sintá*ico-se**n**ca (cf. HALLIDAY, 1994; *ALLIDAY e MATHIES*EN, 20*4; EGG*NS, </line>
<line> 2004; HALLIDAY e MATH*ESSE*, 2014; THOMPSON, 2014). </line>
<line> Os p*ocessos são clas*i*icados em 6 *ipo*, obede*end* a critér*os semânt*cos. No </line>
</par>
<par>
<line> quadro segu*nte é </line>
<line> possível </line>
<line> perceber *s sig*ificados consid*rados para classifi*ação dos </line>
</par>
<par>
<line> pro*e*sos, bem *omo o* partici*antes * eles relacio*ados. Tr*ta-se de u* esquema retirado *e </line>
<line> Cun*a e Sou*a (2006). </line>
</par>
<par>
<column>
<row> 4 </row>
</column>
<column>
<row> No origin*l: "thethreefun**ionalcomponents*fmeaning, ideational, i*terp*rso*aland textual, are </row>
</column>
</par>
<par>
<line> realizedthroughoutthe gramar of a language. Bu*wherea* in the gr*m*r oftheclauseeachcomp*ne*tcontr*butes </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> *ore or*e*s compl**e structure" (H*LLIDAY & MA*T*IESSEN, 2*04, p. 309). </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, *eresina, v. 12, n. 5, art. 10, p.1**-19*, se*./out. 2015 www4.f**net.com.br/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> B. G. Pe*eir* </line>
<line> 184 </line>
<line> Qua*ro 2 - Processos, Significa*os e *arti*i*ante* </line>
</par>
<par>
<line> P*OC*SSO </line>
<line> SIGNIFICAD* </line>
<line> PARTICIPANTES OBRIGATÓ**OS </line>
<line> *ARTICIPA*TES OP*ION*IS </line>
</par>
<par>
<line> Material </line>
<line> Fa*er, Aco*tecer </line>
<line> A*or </line>
<line> M*ta, Ex*ensão e Bene*ic*ário </line>
</par>
<par>
<line> Ment*l </line>
<line> S*ntir </line>
<line> Exp*riencia*or e Fe*ôme*o </line>
<line> -------- </line>
</par>
<par>
<line> Relaciona*: Atr*buti*o *dentificador </line>
<line> Ser, Classificar, *efinir </line>
<line> Portador e Atr*but* Característi*a e Valor </line>
<line> -------- </line>
</par>
<par>
<line> Verbal </line>
<line> Dizer </line>
<line> Dize*te * Verbiagem </line>
<line> Receptor </line>
</par>
<par>
<line> E*istencial </line>
<line> Existir </line>
<line> *xistente </line>
<line> -------- </line>
</par>
<par>
<line> Comport*m*ntal </line>
<line> Comport*r-s* </line>
<line> Comportante </line>
<line> *eh*viour </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: C*n*a e *ouz* (2**1). </line>
<line> D* acordo *om o q*adro acima, verifica-se a exist*nc*a de 6tipo* de *rocessos: </line>
<line> material, ***t**, rela*i*nal, ver*al, *xiste*cial * comportamen**l. A *SF **re*ita que todos </line>
<line> *sses *ro*essos *e misturam no moment* da produç*o do texto, ajud*ndo a caracterizá-*o. A </line>
<line> opção *elo *so d* um determinado tipo de processo causa *feitos de sentidos perceptívei* no </line>
</par>
<par>
<line> pl*n* discursivo *o texto. *credi*amos *ue os proce**os ajudam a construir * imagem </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> Xuxa, *o mesmo t*mpo em que implicit*m ideologias típicas do text* jornalí*t*c* e do meio </line>
<line> co*uni*acio*al onde são v*iculados. </line>
<line> *a *róxima seção, apre*entamos um pa*orama * respeito da tra*etóri* de *u*a, </line>
<line> p*ocu**n** problematizar *s efeitos de sen*idos ca*sados na* b**es sociais pela construç*o de </line>
<line> uma imagem lúdica da *prese*ta*ora, mas, ao mesmo tempo, de forte apelo popular. </line>
<line> 4 RESULTADOS * D*SCUSSÃO </line>
<line> 4.* Afi*al, p*r que t*n*a i*olatri*? </line>
<line> Xuxa iniciou sua vida pr*fis*iona* *omo modelo, *os 16 *nos. *ntr*tanto, o título *e </line>
</par>
<par>
<line> Rainha veio somen*e *epois, quando estreou o prog*ama infanti* Xou da Xu*a, </line>
<line> ** Rede </line>
</par>
<par>
<line> G*obo. O *urgimento do mito f*i imp**sionado *** uma socieda*e pó*-ditadura mi*itar, </line>
<line> que </line>
</par>
<par>
<line> demonstra*a grande anseio para usuf*uir de uma liberdad* d* expressão por anos abafa*a. </line>
</par>
<par>
<line> Tudo foi minim*ment* pen*ado. Des*e seus olhos azu*s e cabelos loiros à nave co* </line>
</par>
<par>
<line> *e *o*a *ue a levava </line>
<line> p*ra o p***o de s*a atraçã* matina*. O jeit* de me*ina-m*l*er, </line>
<line> q*e </line>
</par>
<par>
<line> os*ilava entre uma espécie de Peter Pa* * Marylin Monroe, atraia nã* *omente o público </line>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 12, n. 5, art. 10, p.173-195, set./o*t. *015 *ww4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Gram*tica Sistêm*co-Fu*ciona* Co** Ferram*nta Teór*co-M*tod*lógica Em L*ng*ística Aplica** 185 </line>
<line> infantil pa*a a frente da televisão. Em pouco t*mpo, surgi* o maior fenômeno de mas*a de </line>
<line> u*a *** pré-digital. </line>
<line> Simpso* acresce*ta que "a e*trela fun*io*a como um *gent* de transcendên*ia, que </line>
</par>
<par>
<line> realiza uma cura m*gica d* fissur*s d* cu*tura b*asil*ira, </line>
<line> ao *eforçar um grand* número de </line>
</par>
<par>
<line> v*s*es conflitantes da **ciedade, especialmente as que dizem r**pei*o a sexo e ra*a" </line>
<line> (S**PSON, 1994, p. 13). </line>
</par>
<par>
<line> *oje, qua** 30 anos depois, Xuxa contin*a **umulando *eclaraçõ*s de </line>
<line> amor </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> o*v*ndo gritos ensandecidos por onde pass*. A apresentadora se firma *omo c*so único </line>
<line> ** </line>
</par>
<par>
<line> *uces*o no Brasil, movimentando, alv*roçad*mente, todas as esferas midiáticas. </line>
</par>
<par>
<line> A *rajetória de Xuxa des*ertou cu**osidade de estudios*s de divers*s á*eas, que se </line>
</par>
<par>
<line> propuseram a refletir sobre </line>
<line> *s **nstruçõ*s discu*s**as q*e envolvem </line>
<line> * figu*a da </line>
</par>
<par>
<line> apresentadora. Na área da *ducação, *ui**s s*o as pe*quisas que problematizam a a*uação de </line>
<line> Xu** co*o vetor q*e direciona ao *onsum*sm* demasiad*. I*vestigaç*e* a*adêmicas t*ntam </line>
</par>
<par>
<line> dar conta do fenôm**o, an*lisando todo o emaranha*o </line>
<line> d* signos </line>
<line> lin**í*tic** q*e se </line>
</par>
<par>
<line> m*vim*ntam </line>
<line> e* t*rno dela. Discussões so*re raça, sex*ali*a*ão precoc*, infl*ência </line>
</par>
<par>
<line> pedag*gica e inc*usão por int*rm*dio da persuasão discursiv* se torna**m frequentes e* </line>
</par>
<par>
<line> p*squisas acadêmicas, de*envolvi**s por jornalist*s, pedagogos, linguistas, </line>
<line> linguista* </line>
</par>
<par>
<line> aplicado* e psic**ogos (cf. C*MPOS, 20*6; JÚN*O*, *000; PEREIRA, 2015; *ESSA </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> PER*IRA, *015; JESUS e Z*L*N-*ESZ, 2013; ZOLIN-VESZ, *013). </line>
</par>
<par>
<line> En**e*anto, o estudo pioneiro, e talvez o mais emblemático, f*i o livro Xu*a: </line>
</par>
<par>
<line> Me*amarketing do s*x*, da r**a e *a *odern*dade5, de Amélia Simpson, pr*fessora </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> Universidade </line>
<line> da Fló*ida, Es*ados Unid*s. ** l*vr*, p*b*icado no início dos anos **90, </line>
</par>
<par>
<line> S*mpson *present* </line>
<line> uma anális* sociol*gica s*bre o fenômeno *uxa </line>
<line> que, na ocasião, </line>
</par>
<par>
<line> despon*ava na su* carre*ra internacional. </line>
</par>
<par>
<line> *a visão de Sim*son, Xu*a * um típ*co f***meno de massa d* países </line>
<line> em </line>
</par>
<par>
<line> de*envolvime*to. Sociologicament*, agrega q*estões r*lacionadas à raça, *ênero e, devido a </line>
<line> sua popu*ari*ade, a linha de*arca*ória entr* a a*ti*ta * a pessoa torna-se bastante t*nue. </line>
<line> Sim*son acresc*nta, aind*, que a aprese*tadora "prov*ca infinito fascínio, à* vezes adoração, </line>
<line> * ocas*onalmente, *ostilidade. R*ramen*e é vi*ta com indi**rença. * presença d* estrela * tã* </line>
<line> *oderos* que algu*as pessoa* caem em prantos ** vê-la" (SIMPSON, 1994, p. 1*). </line>
<line> *os 15 primeiros anos do século XX*, a ima*em de Xu*a contin*a sendo *lv* *e </line>
<line> para*oxos, típicos *e *m f*nô**no de massa. Sua ida par* a R*de Recor* movimen*ou todos </line>
</par>
<par>
<column>
<row> 5 </row>
</column>
<column>
<row> *radução l*vre de Xuxa: The Mega-MarketingofGender, Ra*e, andMod**nity, em inglês. </row>
</column>
</par>
<par>
<line> Rev. *SA, *eresina, v. 1*, n. 5, art. 10, *.173-195, *et./ou*. 2015 </line>
<line> www4.fsane*.com.**/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> B. *. Pe*eira </line>
<line> **6 </line>
</par>
<par>
<line> os setores de jornal**mo no país. Os profissio*ais que </line>
<line> nã* simp**izam *om a </line>
<line> apr**ent*dora </line>
</par>
<par>
<line> alegam que sua saída d* *ede Globo é fruto *e um* car*eir* decadente. Entretanto, há de se </line>
</par>
<par>
<line> quest*onar sobre * *egitimidad* desse **es*up***o no que com*ete * uma questão: </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> relat*v*zação do conceito de **ces*o fre**e a uma *ocieda*e *ós-moderna. </line>
</par>
<par>
<line> A definição de su**sso *elevisivo, na atual conjuntura soc**l, é *lg* basta*te </line>
<line> qu*s*io**vel. Em uma *ra *m qu* o capi*al*smo proli*e*a epid*mica*ente através d* *iversas </line>
</par>
<par>
<line> m*dias </line>
<line> eletr*nicas, e o co*sumismo pass* a movim*ntar o pensame*to *o ho*em </line>
</par>
<par>
<line> (BAUMAN, </line>
<line> 2008), a televi*ão não </line>
<line> é mais * *nico meio de en***tenimento. </line>
<line> Isso afe*a </line>
</par>
<par>
<line> direta*ente os número* *e </line>
<line> audiênc*a *o* p*ograma* t*levisi*o*. Os cri*ério* de medição de </line>
</par>
<par>
<line> audi*nci* *oje nã* podem ser com*arados aos critérios adotado* há 20 anos, por exemplo. </line>
<line> A i*ei* de sucesso, na atuali*ade, dema**a out**s questões im*uídas no u*ive*so </line>
</par>
<par>
<line> tele*isivo, </line>
<line> como pr*stí*io ju**o * fortes </line>
<line> a*unc*ante* o peso da própr*a marca do artista. e </line>
</par>
<par>
<line> Nesse sen*ido, *uxa c*ntinua *endo imbatível. *alvez ten*a sido *sso a princ*pal motiva**o </line>
<line> p*r* sua c*ntrataçã* p*la R*de Re*ord. Tent*n*o resg*tar * imagem soberana, a emis*ora da </line>
</par>
<par>
<line> Ba*ra Funda aposta na c*edibilid*d* da marca Xuxa par* *onq*ist*r bons patr*cin*dores *, </line>
</par>
<par>
<line> com isso, gerar lu*ro, tal como exige a célebre lei d* oferta e da procur*. </line>
</par>
<par>
<line> Na próxima seção, apresentamos a metodologia par* gera*ão dos d*dos analisad*s. </line>
</par>
<par>
<line> 4.* Metodologia Para G*ração *o Corpus </line>
</par>
<par>
<line> O corpus de aná**se de*te artigo é cons*ituído por tex*o* jornal*sticos retirados *e 4 </line>
</par>
<par>
<line> s*tes de entretenim*nto do B*asil, publicados </line>
<line> no período de 3 a 10 *e março de </line>
<line> 201*. **is </line>
</par>
<par>
<line> textos *emi*tizam situa*ões discursivas </line>
<line> oco*r**as dura*te col**iva a </line>
<line> de i*prensa co*cedi** </line>
</par>
<par>
<line> por *uxa Meneg*el, ** Rede Record, quando as*inou *ontrato. </line>
</par>
<par>
<line> O quadro abai*o mostra * relaçã* dos *extos </line>
<line> jornalístico* *na*isados, </line>
<line> incluindo </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> título da reportagem, o site em que foram veicu*ados, a data da p*blicação do texto e o li*k </line>
</par>
<par>
<line> que facil*ta o acesso à mat*ria. *a p*imeira colu*a, </line>
<line> onde se lê "Código", por motivos </line>
</par>
<par>
<line> metodológicos, p*eferimos </line>
<line> usar a letra "R" para design** o termo </line>
<line> "report**em". O **me*o </line>
</par>
<par>
<line> que a s*gue faz referênc*a à *rdem ** es*olha dos te*tos. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. F**, Tere*ina, *. 1*, n. *, art. *0, p.*73-195, *et./*u*. 2015 </line>
<line> w*w4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<column>
<row> Gramátic* Sistêmico-F*nciona* Como Ferram*nta Teóri*o-Metodológica Em Linguísti*a A*licada 187 </row>
<row> Qua*ro 3 - *orp*s *er**o para an*li*e </row>
</column>
<par>
<line> CÓDIGO </line>
<line> T*TULO </line>
<line> S I* E </line>
<line> DATA </line>
<line> FO*TE </line>
</par>
<par>
<line> R1 </line>
<line> Xuxa Men*ghel faz *aler o pe*o *a idolatria n* ida para a Recor* </line>
<line> Colun* *a Telinha (U*L) </line>
<line> 08/ 03/ 2*15 </line>
<line> http://natelinha.ne10.uol. *o*.b*/coluna*/2015/03/ 08/*uxa-meneghel-faz- va**r-o-*eso-da- *do*a*ria-na-ida-para-a- r*co*d-8652*.*hp </line>
</par>
<par>
<line> R2 </line>
<line> *ux* é receb*da com tapet* ver**lho na Record </line>
<line> Diár*o Gaúcho </line>
<line> 05/ 03/ *015 </line>
<line> h*tp://d**riogaucho.c*icrb s.co*.b*/rs/*ntreten*me* t*/notici*/2015/03/x*xa- e-rec*bid*-com-tap*te- vermelho-na-record- 4 7 1 2 3 6 9 .h t m * </line>
</par>
<par>
<line> R3 </line>
<line> E* busca de ma*s lib*rd*d*, Xuxa fe*h* co* Reco*d </line>
<line> Agor* São Paulo </line>
<line> 06/ 03/ 2015 </line>
<line> http://www.agora.uol.co m.br/show/2015/03/1598 *8*-em-bus*a-de-mais- *iberdade-xu*a-fecha- c*m-record.shtml </line>
</par>
<par>
<line> R4 </line>
<line> O que é que a Xu** tem? </line>
<line> Blo* da Reda*ão </line>
<line> 06/ 03/ 201* </line>
<line> **t*://www.mei*emensag em.c*m.br/ho*e/meio_e _mensag*m/blog_red*ca o/2015/03/O-que-e-que- a-*uxa- tem.ht*l#*xzz3TiLvcHSE </line>
</par>
<column>
<row> Fonte: Auto*ia Própria </row>
<row> * sele*ão dos dados dessa pesqui*a obe*ece* a c*itérios semântico-discursivos </row>
</column>
</par>
<par>
<line> capazes d* nos ajud** no *omento das micro*nális*s, que são fe*tas de </line>
<line> *c*rdo com as </line>
</par>
<par>
<line> realizaç*es lé*ico-gram*tica*s co*stadas nos Qua**os 1 * 2 d*ste *rtigo, *ais p*ec*sam*nte n* </line>
<line> que compete às realiz**ões gramaticais da me*afunç*o ide*cional, mat**ializad*s pe*o **stem* </line>
<line> de transi*i*i**de. </line>
<line> Na p*óxim* *eçã*, apr*sentamos as micr*análise d*s dados *e*ados. </line>
<line> 4.3 *nál*ses Sist*m*co-Funciona**: Represen*a*õe* Do A*or Social Xuxa Em Textos </line>
<line> Jorn*l*st*co* </line>
<line> Para p*ssibili*ar a *nálise das repre*entaçõe* que alme*ávamos, desta*amos, *m </line>
</par>
<par>
<line> n*grito, os process*s que, de alguma man**ra, a*udam a caracterizar a image* </line>
<line> de **xa. </line>
</par>
<par>
<line> Po*teriormente, identifica*os o**rrência da palavr* Xuxa, bem como de q*aisquer outro* a </line>
<line> termos si*oními*os que **portasse* à apresentador*, ora *omo parti*ipa**e ob**gatório, ora </line>
</par>
<par>
<line> como p*rticip*nte *pcional. *credi*a*os que o **** de termos leva*o em cont* </line>
<line> grup*s </line>
</par>
<par>
<line> *ev. FSA, T**esina, *. 12, n. 5, art. *0, p.173-195, set./out. 2015 www4.fsanet.com.br/re*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> B. G. *ere*ra </line>
<line> **8 </line>
</par>
<par>
<line> *racionais sinônim*s *o termo Xuxa tenha sido uma iniciativa pertinente, pois hipônimos, </line>
<line> sinô*imos * o*t*os elem**t*s de refe*ên*ia *ã* b*stante car*cterísticos do gênero textual em </line>
</par>
<par>
<line> questão, princi*alment* q*ando o </line>
<line> assunto em pauta a*guma celebri*ade. **s*emos às é </line>
</par>
<par>
<line> mi*roa*álises. </line>
</par>
<par>
<line> O exce**o aci*a *oi retirado da co**n* e*etrô*ica Na Telinha, con*orme é *lustrado </line>
<line> no Q*adr* 3. Na ínte*ra do te*to, o jornal*sta apr*senta um* breve resenha sobre aos </line>
<line> princ*pais *omentos da ca*r**ra de X*xa, com destaque p*ra o nascimen*o da filha, que teve </line>
</par>
<par>
<line> seus pr*mei*os 10 minutos de v*da t*an*mitidos *elo Jornal Naci*nal, </line>
<line> na Red* Gl*bo. A*ém </line>
</par>
<par>
<line> disso, m*st*a-s* otimista com a saída </line>
<line> de *uxa *a emi*sora ca*i*ca e sua ida para a Rede </line>
</par>
<par>
<line> Reco*d. </line>
</par>
<par>
<line> Sobres*i-s* o pro*e*so relacional é, * qual tem c*mo termos regi*os o p*rtador Xuxa </line>
<line> Meneghe*e o atributo um* das poucas p*ssoas q*e são chamadas de "*ainha" s*m nen*uma </line>
<line> iron*a o* exag*ro. Do ponto de ***ta semântic*, essa o*ação re*acional co*fere a Xuxa a ideia </line>
<line> de *ober*nia r**a, já que ad*ite s*r um privilégio para pou*os. </line>
</par>
<par>
<line> N* plano dis*u*so da e*tra*i*ic*ção </line>
<line> da *íngua, é possível *n*erir que a reporta*em </line>
</par>
<par>
<line> den*ta um olhar de aprovação * fig*ra mítica </line>
<line> *a apre*entado*a, expressa*do </line>
<line> uma pos*ura </line>
</par>
<par>
<line> EXCER*O 1 </line>
<line> Xuxa Meneg*elé uma das poucas pessoas q*e são cha*ad*s de "rainha" se* nenhuma </line>
<line> ironi* ou exagero. É um título que, de fato, lhe compete. Est*ela desde a TV Manchete, foi </line>
<line> *estaquena Globo por três *as cinco décadas de histó*ia da emissora (*1). </line>
<line> *onsensual a* n** reportarmos à ideia l*dica que * público em geral *e*. Par* *impson, i*so </line>
<line> "é *m dos asp*ctos mais curiosos *o fenômeno" (19*4, p. *7). </line>
</par>
<par>
<line> Ma** adi*n*e, * j***alista </line>
<line> usa gr**o verb*l *oi destaque, o </line>
<line> d* alcanc* rela*ional, </line>
</par>
<par>
<line> acom*a*ha** p*lo atribu*o na Globo *o* </line>
<line> t*ês </line>
<line> da* cinc* dé*adas d* histór*a da e**sso*a. </line>
</par>
<par>
<line> Temos, nesse atri**t*, gr**os oraciona*s m*nor** qu* *ão ideia circun*tancial de lu*a* </line>
<line> (na </line>
</par>
<par>
<line> *lobo) * de *emp* (por três das cin*o déc*das da *m*s*or*). Xuxa aparec* nessa oração como </line>
<line> participa*te e*íptico, facilm*nte r*sgatado pelas relações sintáti*as dos *rupos or*ci*nais. </line>
</par>
<par>
<line> Nessa oração, o jor*al*sta procura identif*car elemento* que, por meio de </line>
<line> um </line>
</par>
<par>
<line> percu*so hist*r*co, </line>
<line> possam justifica* </line>
<line> o título de ra*n*a con*erido a Xuxa. As*im, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> cir**nstâ*ci* </line>
<line> de lugar n* Gl*bo se*v*, </line>
<line> de c*rt* maneira, como re*e*ên**a para o j**nal**ta </line>
</par>
<par>
<line> prever o pos*ível suc*ss* *e Xuxa n* emiss*ra con*orrente. Já a circunstância de tempo por </line>
<line> três das cinco décad*s d* emi***ra tem * poder de legitimar * c**ocaç*o *o *utor do *ext*, </line>
<line> tendo em *ista a longevidade do suc*s*o *a a*resentado*a enquanto figura púb**ca. </line>
<line> R*v. *SA, Te*esin*, v. 12, n. 5, a*t. 10, p.1*3-195, set./out. 2015 www4.fsan*t.*om.br/re*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *ramática S*stê*ico-*unc*onal Como Fer*am*nta *eórico-Me*odológ*ca *m Linguística *plicada 189 </line>
</par>
<par>
<line> EXC*RTO 2 </line>
</par>
<par>
<line> A Record **ganizou um gr*nde evento para anunciar a contratação </line>
<line> da apresent**ora </line>
</par>
<par>
<line> Xuxa, </line>
<line> nesta quinta-feira. * even*o, q*e acontec*u no teatro da Re*ord, em São Pa*lo, </line>
</par>
<par>
<line> contou com *apete vermelho para receber * Rainha d*s Bai*inhos(R2). </line>
<line> O Excerto 2 foi *etirado do sit* *iário Gaú*ho, c**forme apre**ntado na tabela 3. A </line>
<line> r*portagem, em *ua ín*egra, *raz u*a foto de Xuxa *e*u*and* o lo*otipo da Rede R*cord e, </line>
<line> *lém de apre*entar a descr*ção do e*ento, traz també* algum** falas da própria </line>
<line> apresent**or*, em form* de *ntrev*sta, ditas no decorrer *a coletiva de imprensa. </line>
</par>
<par>
<line> O *rim*iro p*nto que *os </line>
<line> chamou atenção nesse </line>
<line> e*ce*t* f*i o fato de que, </line>
</par>
<par>
<line> diferentemente </line>
<line> do fra*ment* a*terior, X*xa é c*locada sempre, seman*icamen*e, como </line>
</par>
<par>
<line> paciente das aç*e* ve**ais e </line>
<line> nun*a como agente, *u seja, sempre sof** a ação enunciada, </line>
</par>
<par>
<line> n**c* a pratica. Isso nos parece interessant* para enten*ermos os efeit*s de sentidos ca*sa*os </line>
<line> no plano *iscursi*o da es*ratific*ç** da l*ngua. </line>
<line> Gramaticalm*nte, *ogo no início, o g**po oracional A Record tem f*nçã* **ntáti*a *e </line>
<line> ator do processo m*teria* organ*zou, o qual é seguido pelo intensificador um grande evento. </line>
</par>
<par>
<line> Essa descriç** </line>
<line> da coletiva de imp*e*sa serve co*o </line>
<line> recurso lingu*st*co c*pa* de reportar * </line>
</par>
<par>
<line> leitor ao *niverso g*andioso do *vent*. O termo Xuxa só a*arece mais adiante, para justificar </line>
</par>
<par>
<line> a </line>
<line> exist*nc*a da *omemoração, sinta*ica**nte *omo grupo nomi*al re*erente ao proce*so </line>
</par>
<par>
<line> ver*al anunciar. </line>
</par>
<par>
<line> Discursiva**nte, a *rdem d*s escolha* dos p*ocesso*, primeiro um material e d**ois </line>
<line> um *erbal, apontam para u*a narra*ão tí*ica de c*ntextos de realezas. É como se os sú*itos </line>
<line> tivessem prepara*o um* gran*e recepção (*or iss* o processo material) o*de sua rainha mai** </line>
<line> fal***a para a população de seu novo reino (da* a escolha do pr*cesso verb*l). Ess* leitura que </line>
<line> fizemo* dos proc*ssos é refo*ç*da p*lo pr*prio título da rep*rt*gem, a q*al traz o tapete </line>
</par>
<par>
<line> verme*ho, figu*a </line>
<line> típi*a n* recep*ão de reis </line>
<line> e rain*a*, como i*strumen*o semi*tico em </line>
</par>
<par>
<line> destaq*e. </line>
</par>
<par>
<line> Essa id**a é r*forçada pela escolha *os processos con*ou e receb**, ambo* de alca**e </line>
<line> ma*eri*l, sendo que **se últi*o tem com* *eta o t*rmo a R**nha dos Ba*xinhos. </line>
<line> EXCER*O 3 </line>
</par>
<par>
<line> A Rainh* dos B**xinhos terá *a*t* bran*a pa*a </line>
<line> fazer o </line>
<line> que quiser *a nova atração, </line>
</par>
<par>
<line> pro*ramada para est*ear em </line>
<line> dois ou três meses. (...) A loira recebeu da Re*o*d uma </line>
</par>
<par>
<line> apresentação gra*d*osa, que reuniu a imprensa e 150 membro* de se* f*-*lub* (R*). </line>
</par>
<par>
<line> R*v. F*A, T*re*ina, v. 12, n. 5, art. 10, p.173-1*5, *et./*ut. 20*5 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> B. G. Pereira </line>
<line> *90 </line>
</par>
<par>
<line> * Excerto 3 foi retirado de uma repor*agem pub**cada pelo sit* *gora São Pa*l*. Na </line>
<line> ínte*ra do texto, * jor*alista dest*ca a libe*dade **ra criar, qu* a Reco*d conced*u a Xu*a, </line>
<line> c*mo um *os gr*ndes incen*ivos par* *rocar *e emissora. </line>
<line> L*go no i*í*io do excerto, o termo * Ra*nha dos *aixin*os serve, sint*t*camente, </line>
<line> como ato* *o p*o*esso ma*er*a* terá que, *or sua vez, tem como met* o grupo oracion** c*rta </line>
<line> **a*ca. E*sas es*olhas l**ico-gramaticais, além de *emeter à imag*m d* realiza, apresenta o </line>
</par>
<par>
<line> acrés*imo de lib*rd*de dado à apr*se*tad*ra. Indi*etame*te, percebemos uma crí*ica </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> emi*sora an*erio* </line>
<line> em que Xuxa *raba**ava. Po* meio </line>
<line> de *ressu*osiç*e*, chegamos </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> co*clusão *e que, </line>
<line> se * Record dá à Xuxa carta branca, nos diz*r*s d* *r*pria r*portag*m, </line>
</par>
<par>
<line> imagina-*e que a Globo não fazia o mesmo. </line>
</par>
<par>
<line> Mais adian*e, o </line>
<line> termo sin*n*m*co A *oira serv* como ato* *o </line>
<line> processo material </line>
</par>
<par>
<line> recebeu, se*uido do gr*po *racional *a Record, parte con*ti*u*nt* da meta. Ness* ca**, </line>
</par>
<par>
<line> p*rcebemos </line>
<line> que Xu*a é repres*ntada com* ator social </line>
<line> pacien*e *e uma açã* *rat*cada pe*a </line>
</par>
<par>
<line> Reco*d q*e **dica * ela uma recepção grandio**. Mai* uma vez há o resgate d* i*ag*m de </line>
<line> Xuxa c*mo rainha, u* d*scurso que beirou a exaus*ão na oc*sião ora referida. </line>
<line> EXCERTO 4 </line>
<line> "Pelo je*to, ach* que quem vai chegar é o Ba*a*k Ob*ma", brincou um co*ega jornalista ao </line>
<line> *hegar à se*e da Rec**d, em São Paul*, e not*r t*da a movimentaç*o de seguranças, fãs * </line>
<line> d* impre*sa para a primeira apari*ão de Xuxa em *ua nova emissora (...).*u*t*s dos fãs </line>
<line> **e receberam * Xuxa com gritos de "mar*vilhosa", "rain*a" e b*ados de "*hupa, Red* </line>
</par>
<par>
<line> Globo!" </line>
<line> nos *stú*ios *a *ecord o*te* já eram be* crescidos qu*ndo * </line>
<line> loirainici*u s*a </line>
</par>
<par>
<line> carrei*a *a G*obo. Certam*nte, eles tê* a*esso à internet, possuem T* paga, v*o ao *inem* </line>
</par>
<par>
<line> e devem ter </line>
<line> uma assinat**a *o Netflix para saber *u* a X*xa * </line>
<line> s ó um pont i nho num </line>
</par>
<par>
<line> un*ver*o gigante de entretenime*t*. Mas eles ainda a *d*latra* e a colocam acima de todas </line>
<line> as outras op*ões do c*ntr*le remoto. Por quê? Porqu*, *o* *lg*ma razão, a figura de Xux* </line>
</par>
<par>
<line> *eve re*gata* a memór*a afe*iva d* algo *om </line>
<line> (...) Antes d* encerrar a ent*evista coletiva, </line>
</par>
<par>
<line> Xuxaesco*h*u </line>
<line> um rapaz de seu fã-c*ube para passar uma m*nsagem * </line>
<line> ela. O j*vem d*ss* </line>
</par>
<par>
<line> que, com t*do * r*speito à Re*or*, e*es estava* a*i *omente por ela e a seguiriam po* onde </line>
<line> e** fosse. El*sorriu, emocionad*, *n*uanto os d**a*s f*s quase colocaram o est*di* aba*xo </line>
</par>
<par>
<line> em concord*n**a *om a </line>
<line> afirmaç** do rapa*. A*hei graça </line>
<line> pelo fanati*mo exagerado. Mas, </line>
</par>
<par>
<line> em se*ui*a, l*mbrei de *ut*a af*rmaçã* q*e ouvi do* prof*ssionais de agênc*a nesta s*ma*a: </line>
<line> "algumas pes*oa* são mai*res do que * mídia". X*xa deve *er u* desses casos. (R4). </line>
</par>
<par>
<line> O excert* acima </line>
<line> com*õe uma repor*agem publicada </line>
<line> n* site Bl*g ** Redaçã*. </line>
</par>
<par>
<line> Talvez, de tod** *s r*po*tagens analis*das *es*e artigo, essa seja a qu* mais descreve o </line>
<line> que </line>
</par>
<par>
<line> S*mpson chama de *ux* centrismo,* para a autora, *eria o </line>
<line> potenc*al *ue personagem * </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> *elevis** t*m em "inspirar devoção * culto" (SI*PSO*, 1**4, p. 54). </line>
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<line> Rev. FSA, Teresina, v. 12, n. 5, ar*. 10, p.*73-*95, set./out. 2*15 </line>
<line> www4.fsanet.com.b*/revista </line>
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<line> Gramática *istêmico-Funcional Co*o Ferramenta Teórico-M*to*oló*ica Em Linguística Aplicad* 191 </line>
<line> O fragmento é iniciado pe*a fala de um dos jo**alistas que est*** presente na </line>
<line> ocasião. Essa fala, por sua *ez, compara, mesmo que implicitamente, a *igura de Xuxa ao </line>
<line> p*esidente do* Es*ado* Unidos, Barac* Obama. Sabemos que Ob*ma é uma das fig**as mai* </line>
<line> i**luentes e pod**o*as ** mundo. Portanto, en*endemos que essa c*m*ara*ão f*n*iona *omo </line>
<line> um recurso semân*i*o-pra*má*ico *ara a exal*ação da figu*a da aprese*tadora. </line>
</par>
<par>
<line> O processo </line>
<line> r*ceb*ram tem alc*nce mat*rial, por isso * term* a *uxa funciona </line>
</par>
<par>
<line> si*tati*amente como meta, enquanto o *r*po oracional muit*s dos fãs tem funçã* de ator. *a </line>
<line> mesma f****, o t*rmo a l**ra se*ve como *tor do proce*so material ini*io* e, *esse c*so, os *ã* </line>
<line> passar*m a ser a *e*a do pro*esso, mes*o q*e imp*ic*tamente. </line>
</par>
<par>
<line> * constr*ção </line>
<line> gramati*al descrita **i*a nos *arece curiosa. *s e*c*lhas *éxico- </line>
</par>
<par>
<line> **amaticais *olocam X*xa * seus fãs em co*s*an*e *roca de *osiç*es *ue oscila* entre a ideia </line>
<line> ** s***m paci*ntes e/ou *g***es. Em uma leitu*a mais atenta, pe*cebemos que, no *rime*ro </line>
<line> mom*nto, os f*s são agen*e*, p*is r*c*pcio**m seu ído*o e m*ntêm com ele um* *elação de </line>
</par>
<par>
<line> *feto. No segundo momento, Xuxa passa * ser agente do o </line>
<line> processo e os fãs *e *ornam </line>
</par>
<par>
<line> pacientes. Isso su*er* *m movimento d* </line>
<line> a*ternância semântica. Ou seja, a figura mitológica </line>
</par>
<par>
<line> de Xuxa é co*turada por s*n*ações que su**em na fr*ntei*a **tre os polos da dic*tomia r*inha </line>
<line> versus *e*va d* público. * se*imentação do dis*urs* r**e*a um* ***gem que se cons*r*i em </line>
<line> uma linha fro*teiriça capaz de *nd*usar u*a *essoa comum (a rai*ha) ou de human*za* *m </line>
<line> mito (a serva). Temo*, então, um fenô*eno de massa q*e se reconstrói *or meio de um </line>
<line> pens*mento bivale*te, o q*e * torna *inda mais d*fícil de ser expli*ado. Essa quest** pa*sa a </line>
</par>
<par>
<line> s*r algo cultural n* medida </line>
<line> em que (re) constr** atitude* sociai* e discu*sivas do indivíduo, </line>
</par>
<par>
<line> altera*do questõe* li*adas à identidad* (cf. MO*TA LOPES, 2006; KLEIMAN, 2013). </line>
<line> *u*se ** *inal do *xcer*o, percebemos o term* Xu*a como ator d* p*ocesso material </line>
<line> escolheu,*eguido pe*a m**a u* r*paz de seu fã clu*e. *es*e *omento, percebemos um apelo </line>
<line> ao discu*so lúdico, r*curso ba**ante comum n*s ap*riçõe* públi*as de Xuxa. O rapaz de seu fã </line>
<line> c*ube pas*a a *er visto como um rep*esentante dos sú*itos que falaria aos dema*s plebeus. </line>
<line> O elemento referen*i*l ela funciona, sint*t*ca*ente, c*mo comportante do proces*o </line>
</par>
<par>
<line> sorriu. Dizemos </line>
<line> qu* e * t e </line>
<line> pr*c*sso tem alcanc* </line>
<line> comport*mental, *orque *x*ressa </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> compor*am*n*o de X*xa ao ouvir as de*lar*ções do fã. O g*sto da a*r*sentad*ra *er*e como </line>
<line> expr*s*ão de e*o*ã* ao ou*ir as *alavr*s do r*paz. No plano dis*ursi*o, po*emos inf*rir *ue </line>
</par>
<par>
<line> iss* atri*ui a **xa caracte*í*ticas angelicais, atuan*o </line>
<line> na manutenç** sentimen*alista que </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> en*olve. Para Simp*o* (1994), *uxa *raz em si um for*e apelo afe*i*o, o que * pro**ve, j*nto </line>
</par>
<par>
<line> ao público, a uma espéci* *e amiga </line>
<line> e/o* f*da *adrinha, e nã* uma simples </line>
<line> *el*b**dade </line>
</par>
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<line> t*levi*iva. </line>
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<line> Rev. FSA, Ter*sina, v. 12, n. 5, art. 10, p.173-195, se*./out. 2015 </line>
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<line> B. G. Perei*a </line>
<line> 19* </line>
</par>
<par>
<line> 5 CONSIDERAÇÕES F*NAIS </line>
</par>
<par>
<line> N**te a**igo, analisamos algumas repre*enta*ões construídas sobre *u*a durante </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> *olet*va *e impren*a *ue a mesma </line>
<line> c*nc*deu, </line>
<line> e* març* d* *015, na **al anunciava sua </line>
</par>
<par>
<line> con*rat*ção pela Rede Re*ord. Por meio de associ*ções entre algumas *reas do con*ecim*nto </line>
</par>
<par>
<line> *uman*, tentamo* compr*end*r co*o tais repres*ntaç**s car*cte*izam </line>
<line> uma s*cie**de pós- </line>
</par>
<par>
<line> moderna, em fase d* transição *ara*igmát*ca. </line>
</par>
<par>
<line> A* r*pr*sentações q*e diagnost*camos *ponta* para um plano discurs*vo m*ldado </line>
<line> pela mistura de sen*im*ntos *um*nos dit*s líqu*dos, *os **rmos de Bauman (2004). O </line>
<line> discu*so tel*v*s*vo, material*zado pelos textos j*rnalísti*os, não se ap*esent* *uito i*ovad*r </line>
<line> quando *os *eferimo* às con*tr***es repr*senta*ivas de Xuxa. *ermos como rainha, mit*, </line>
<line> estre*a, e tantos ou*ros não meno* exóticos, fazem parte do cotid*ano *a apresentadora *á 30 </line>
</par>
<par>
<line> anos. En*retanto, no*sas análises *evelaram que X*xa é u* caso rar* de longevidade </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> fen*men* de massa *m plena uma era digital marcada pela e*emeridade dos produt** </line>
<line> mi*iá*icos. </line>
<line> * explicação, para compreendermo* essa co*t*adição, fog* a uma visão imediatista e </line>
<line> f*a*mentada. É necessário buscarmos *ons*ant* auxíli* em diverso* campos *ient**icos, para </line>
</par>
<par>
<line> problem*tizarm*s o compor*amento de *m* so**edade </line>
<line> p**-mo*erna *ue, mesmo *endo </line>
</par>
<par>
<line> estruturada por r*l*ções tã* rápidas </line>
<line> quanto à lu*, ainda dá à Xuxa status de causad*ra </line>
<line> *e </line>
</par>
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<line> comoção nacional. </line>
<line> REFERÊNCI*S </line>
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<line> 2015, às 9h26min. </line>
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