<document>
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<par>
<line>
www4.fsane*.com.br/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresin*, v. 12, n. 5, art. 1*, p.173-195, set./out. 2015
</line>
<line>
I*S* I**resso: 1806-6356 IS*N *le*rônico: 2317-298*
</line>
<line>
http://dx.do*.org/10.*2819/2015.12.5.10
</line>
</par><par>
<line>
Gramática Sistêmico-Func*onal Co*o Ferramenta Teórico-Metodológ*c* Em
</line>
<line>
Linguí*ti*a Apli**da: O Caso Xuxa N* *ecord Em Tex*os Jornalís*icos
</line>
<line>
*y*temic Fun*tional Gramm** As Th*oretical-*eth*dolog*c*l Tool I* Applied
</line>
<line>
Language: Th* Ca*e Xuxa In Record ** *ournalis*ic Texts
</line>
</par><par>
<line>
Bruno G*mes Perei*a
</line>
<line>
Doutorand* em Ensino de Líng*a e *iteratura pela *niversid*de *ederal d* *ocanti*s
</line>
<line>
M*stre em Ensi*o ** Língua e *iteratura pela U*i*ersidade *ederal do To*antins
</line>
<line>
Professor *a Un*versidade Fe*era* do *ocan*ins
</line>
<line>
E-mail: *ru*o*omespere*ra_3*@hotmail.com
</line>
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</page><line>
En*ereço: Bruno Gomes Pereira
</line>
<line>
Ende*eço: Universida*e *e*e*al *o Toc*nti** - Rua Paraguai, s/n, B*i*ro da *imba, CEP: 77*24-866,
</line>
<line>
Ar**u*ína/TO, Brasil.
</line>
<line>
.
</line>
<line>
Editora-ch*fe: Dra. *a*lene Araú** d* Car*alho/Fac*ldade Sant* *gostinh*
</line>
<line>
Artigo *ecebido e* 15/07/*015. Últim* versão r*cebid* em 03/08/20**. Aprovado *m 04/08/2015.
</line>
<line>
Ava*iad* p*lo sistema Triple Re*i*w: a) Desk *eview p**a Edit*ra-Chefe; e b) Double Bli*d
</line>
<line>
Revi** (avaliação cega por dois a*aliador*s da área).
</line>
<line>
Revisão: Gramati*al, Nor*a*iva e de Fo*matação.
</line>
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<par>
<line>
B. *. Per*i*a
</line>
<line>
17*
</line>
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<line>
RESUMO
</line>
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<line>
Esse a*tigo tem como objetiv* analisar *s re*r*senta*ões (re) criadas em tor*o da figura
</line>
</par><par>
<line>
*id**tica de *uxa Me*eghel *m *exto* jornalísticos re*ere*tes à sua primei*a aparição
</line>
<line>
na
</line>
</par><par>
<line>
Red* R**or* de Televi*ão. Devido ao *ran*e destaque d*do pela míd*a à contratação
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
apresenta*or*, es*e fato popularizou-se nas red*s soci*is c*mo o caso Xuxa na Record.
</line>
<line>
Est*mos inseri*os n*s estudos *a Linguística Aplicada (LA), mai* precisam**te no campo
</line>
</par><par>
<line>
que
</line>
<line>
preferimos den*m**ar *e indisc**lin*r, p*i* *creditam*s que a *ompreen*ão sobre os
</line>
</par><par>
<line>
f*n*menos d* massa demanda questiona*e*t*s advindos d* diferentes áre*s ** c*n**cimento
</line>
<line>
huma*o. Elegemos a Gramá*ic* Sist*mico-Fun*ional (GSF), *m espec*al a Metafunção
</line>
<line>
Ideacional, como aport* *eórico-metodol*gico para microanálises *o* dados da *esquisa. E*s*
</line>
</par><par>
<line>
i*vestigação é do tipo document*l, uma
</line>
<line>
vez *u* analisamos reporta*ens vei*u*adas nas
</line>
</par><par>
<line>
principais mídi*s el*trônicas d*
</line>
<line>
pa*s, e de abord*gem qualit*tiva, po*s
</line>
<line>
*os **sea*o* n*
</line>
</par><par>
<line>
*rincíp*o da *n**rpr*tab*l*dade. *s aná*ises apont*m **ra a man*tençã* de uma i**g*m
</line>
<line>
icônica d* apresentadora, já bastan*e difundida pela mídia durante déc*das, na tentativa de
</line>
<line>
perpetu*r uma Xuxa rainha da massa e dos mei*s de co*unicação do Brasil.
</line>
<line>
Pa*avras-cha*e: Te*tos Jo*n*líst*cos. Metafunção. Repres**taç*o. Xuxa Mene*hel.
</line>
<line>
ABSTRACT
</line>
</par><par>
<line>
*his article
</line>
<line>
aims to analyze the repres**tations (re) create* around the media fig*re of X*xa
</line>
</par><par>
<line>
Meneghel in jou*nalistic text sreferring to h*s first *ppe*rance in Rede Record of *V. Due to
</line>
<line>
*he great em*hasis plac*d by t*e med*a to th* hiring of a presenter, t*is fact became popu*ar
</line>
<line>
*n social netw*rks like the case Xux* in Record. We *perate in stud*es of Applied L*nguistics
</line>
<line>
(AL),more p**cisely in the *ield prefer t* call indisciplinary *e*ause w* b*lieve that the
</line>
</par><par>
<line>
unders*anding of *he mass phenomena *ema*d **estions coming
</line>
<line>
*rom di*ferent ar*as of
</line>
</par><par>
<line>
hu*an knowledge. Elect the *ys*e*ic F*nctional *rammar (SFG), espec*al*y
</line>
<line>
met*function
</line>
</par><par>
<line>
id*at*onal *s theore*ic*l and methodolo**cal supp**t for microana*y*is of resea*ch d*ta. **is
</line>
<line>
research is th* d*cument type, since we anal*zed article* published in *ajor ele*tronic med*a
</line>
</par><par>
<line>
i* the *ountr*, and a
</line>
<line>
qualita*ive ap*roach because we re*ied o* th* pri*ciple of
</line>
</par><par>
<line>
int*rpreta*ilit*. T*e analyzes p*i*t t* t*e mai*tenance o* an iconic *mage of *he presen*er,
</line>
<line>
already widespread *n the media *or decad*s in an attempt to perpe**ate a Xuxa Qu*en and
</line>
<line>
ma*s media in Brazil.
</line>
<line>
Keywords: Journali*tic Texts. M*tafun**io*; Representati*n. Xuxa M***ghel.
</line>
</par><par>
</page><line>
R*v. FSA, Ter*sina, v. 12, n. 5, art. 10, p.*73-19*, s*t./out. 20*5
</line>
<line>
*ww*.fsa*et.co*.b*/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Gramática Sistêmico-Fu*cional Como Fe**amenta Teórico-M*todológica *m Li*guíst**a *plicada 17*
</line>
</par><par>
<line>
(...) Tem o tale*to e a fama de Mad*nn*. Tem o magnetismo de um anjo.
</line>
<line>
* em o
</line>
</par><par>
<line>
*inheir* de um magnat*, os escânda**s de uma *uperest*ela, os *mores de uma Greta
</line>
<line>
Garbo, a menta*idade ** uma menina e *m corp* d* **a *u*erve*e*e. Imag*no que
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
1 INTRODUÇ*O
</line>
</par><par>
<line>
Nos
</line>
<line>
estúdios, tudo pr*n*o p*ra r*cebê-la. Tap*te *erm*l**, assim como nas *a*s
</line>
</par><par>
<line>
ilustres monarqui*s, e um batalhão de jor*al*s*as a pos*os p*ra fazer a **be*t*ra de um dia *u*
</line>
</par><par>
<line>
marca história na *ele*****
</line>
<line>
brasil*ira, transmitido ao viv* em
</line>
<line>
cadeia nacional na TV aberta.
</line>
</par><par>
<line>
No port**, se ouviam g**t*s apaix*nados, de*la*açõ*s ** amor e *m*
</line>
<line>
hister** poucas vez*s
</line>
</par><par>
<line>
causada por uma pers*nalidade n**io*a*. Pes*oas de todas as ida*es se acot*vela* para tentar
</line>
<line>
**-la mesmo de l*nge, enquant* os mais euf*ric*s s*n*am *m ter um contato **i*r com ela.
</line>
<line>
No alt* d* *ortari*, deze*as d* cartaz*s, com **t*s, e uma faix* *uilom**rica, singularmente
</line>
<line>
*eita pa*a a *casião, on*e se lia "Agente n*nca vai des*stir de você".
</line>
</par><par>
<line>
*o *or*zon*e, eis que *e apr*xima um carro. **u* *idros
</line>
<line>
e*curos dificultam *
</line>
</par><par>
<line>
ident*fic*ção de quem *stá de*t*o d* *utom*vel. Mas mesmo assim, el*s a r*conhecem. Era
</line>
<line>
e*a, *que*a que **bita o imag*nário ** pess**s de toda* a* id*d*s há três décadas. Aqu*la que
</line>
<line>
tem em seu n**e * capa*id*de d* pe*suadir mass*s, l*nç*r modi*mos * **vimenta*
</line>
<line>
multidões. *raj* uma roupa preta, que contrasta com sua pele alva * real*a seus olhos azuis.
</line>
<line>
Ao abaixar *s vidros da janela do c*rro, é cercada por uma a*lomeraç*o que grita"A Rainh*
</line>
<line>
vo**ou" (info*m*ção ve*bal). Pro*to! Eis qu* su*g* o *aior *enômeno *e ma*s* fabr*cado pela
</line>
<line>
mídia t*levisiva no Br*sil.
</line>
<line>
A**im fo* * r*cep**o que Xu*a *eneghe* teve em sua prime*ra *isi*a à *ede R*co*d
</line>
<line>
de Televisão, na Barra Funda, em S*o Pa**o, *m março deste an*. A *escrição **ima já faz
</line>
</par><par>
<line>
parte d* cotidiano d* apresentadora. **tretan*o, a
</line>
<line>
*e *e con*iderar *oi* p*ntos qu* tornam
</line>
</par><par>
<line>
essa cena i*usitad*: *) o fato d* *cont*cer na sede *a *missora *e maior riv*lidade co*
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
G*obo, empre*a que emp*egou *u*a *or 29 ano*, e b) a
</line>
<line>
cena no* leva * pensar em
</line>
<line>
um a
</line>
</par><par>
<line>
situação parado*al: em um mund* pó*-mod*rno, *nde tudo a*ontec* com u*a rapidez
</line>
</par><par>
<line>
imensa, Xuxa ainda contin*a *endo a melhor *pção de
</line>
<line>
entreten*mento **ra mi*hões
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
n*s Es*a**s Unidos, *restes a anunciar *uxa como a p*inci*al *onv*dada da atraç*o. A p**tic*pação de Xuxa no
</line>
</par><par>
<line>
*rogram* da jo*nalis*a **bana
</line>
<line>
foi ao ar em 14 de maio de 1992. Traduzimo* fala de Sa*alegui d* Espa*hol a
</line>
</par><par>
<line>
para * P*rtu*uês.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FS*, Teresi*a, v. *2, n. 5, a**. 10, p.*73-195, set./ou*. 2015
</line>
<line>
*ww*.*sanet.*o*.br/revist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
B. G. *ereira
</line>
<line>
176
</line>
</par><par>
<line>
"seguidores",( termo usado pela própr** a*resentad*r* para *esignar seus fãs ma*s
</line>
<line>
fervorosos).
</line>
<line>
*arad*x*s pa**c*m ser algo que se**re *otivou a c**s*ru*ã* mítica d* ima*e* de
</line>
<line>
X*xa. Pr*va disso *ão as p*lavras da epígrafe de*se artigo prof*ridas po* Cristina Sar*legui,
</line>
</par><par>
<line>
em 1*92, apres*ntador* * jornalista bas*ant* conhecida *os Estados Unido*. As palavras
</line>
<line>
*e
</line>
</par><par>
<line>
Sara**gui vão além
</line>
<line>
de uma simples descrição de Xuxa. São, na verd**e,
</line>
<line>
diz*res *rof*ticos
</line>
</par><par>
<line>
que, mesmo 23
</line>
<line>
anos depoi*, conti*uam caracterizando os
</line>
<line>
discursos mi*iát*co* que *êm e*
</line>
</par><par>
<line>
Xuxa o pr*ncipal assunto.
</line>
</par><par>
<line>
O **jeti** *esse tr*balho é anali**r r*presentaçõ*s de Xuxa
</line>
<line>
em t*xtos jornalíst*cos
</line>
</par><par>
<line>
publicados *elos princ*pais *ites de entret*nimento, n* per*odo de 3 a 10 d* março de 20*5,
</line>
<line>
dias em que a im*rensa br*sil*ira acompanhou a con*rataçã* da **tr*la pela *ed* Record de
</line>
<line>
Tel*vis*o.
</line>
<line>
Estamos inserido* *o campo indisciplin*r d* Linguística Aplicada (L*).
</line>
<line>
Acred*tamos qu* a L* pode nos ajuda* a c*mpreender como os fenômenos de m*ssa po*em
</line>
<line>
i*f*uenc**r os at*r*s s*ciais, de man**ra a alterar o comport*me*to de diversas pessoa*.
</line>
<line>
N* tentativa de captarm**, g*a*aticalme**e, os di*cursos midiát*co* em torno *a
</line>
</par><par>
<line>
imagem
</line>
<line>
de *uxa, a*otamos Gramática Sistêmico-Funcional (GSF) como aporte *eó*ico- a
</line>
</par><par>
<line>
*etodo*ó*ico para *ic*oanálises dos dad*s. Do cam** social dos estud*s *istêm*co-
</line>
<line>
funcionai*, nos intere*sarmo* mais de p*rto pela metafunç*o id*a*io*al, pois, por m*i* do
</line>
<line>
Siste*a da Transitividade, c*ncebe a oração como elem*nt* de r*pr*sentação d* mundo.
</line>
<line>
Mui*o se t*m discutido a respeit* da i*fluência que Xuxa e*er*e no Brasi*. Co* sua
</line>
<line>
contratação pela Reco*d, pare*e-nos que os discursos que a cultuam *omo rainha sob*r*na *a
</line>
</par><par>
<line>
televisão foi r*vi*orado. A em*ss*ra dos bispos a*osta **s** resgate para promover
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
qua*idade da emisso*a e atrair anunciantes. Como dis*ur*o é manif*stação da linguagem, esse
</line>
<line>
objeto *e pesqu*sa n*s parec* *ont* de inter*s*antes a*ál*ses.
</line>
<line>
*lém dessa I*troduç*o, *as *ons*derações Finais * das Referência*, esse artigo é
</line>
</par><par>
<line>
constituído *e*as
</line>
<line>
p*incipa*s se*ões: C*ntribui*ões da Li*g*ística Aplicada Indisciplinar, *
</line>
</par><par>
<line>
Gr*m*tic* Sistêmico-Func*onal como Apo*te *e*ri*o-Me*odo**gi*o para Mic*oan*lises,
</line>
</par><par>
<line>
Afinal, por qu* tanta idolatria? Metodo**gia para G*ração do Corpu* Aná***es Sistê*ic*- e
</line>
<line>
Funcionais: Repre*entaçõ*s do Ator So*ial *uxa *m T*xtos Jo*nalí*ticos.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Tere*ina, v. 12, n. 5, art. 10, p.173-*95, set./o*t. 2015
</line>
<line>
*ww4.fsanet.com.br/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Gramática Sistêmico-Func*onal Como *erramenta Teóric*-Metodológic* Em L*ngu*sti*a Aplicada **7
</line>
<line>
2 REFERENCIA* TEÓRICO
</line>
<line>
2.1 CONTRIBUIÇÕ*S DE LINGUÍ**ICA *PLICADA *NDISCIPLI*AR
</line>
<line>
*ivemos *m uma so*iedade fluida, reple*a de questionam*ntos m*r**do* pel*
</line>
<line>
tran**ção de paradigma*. O Po**tivismo, aos poucos, cede lugar a uma vi*ão mais complexa
</line>
<line>
do* fenômenos s*ciais que v* na Teoria da C*m*lexidade (*f. MOR**, 2011) u*a *spéci* de
</line>
<line>
válvula de escape de u* m*n** **alis*a e dicotômico.
</line>
<line>
Essa *ocieda*e d* incerteza cobra do *omem *o*temporâneo uma visão mai*
</line>
<line>
or*ânica, pa*a q** sej* possível compreender o* mean*r*s sociológicos e psic*lógic*s de u*
</line>
<line>
mundo em con*t*nt* *econ*igu*ação.
</line>
</par><par>
<line>
Nesse contexto de relações fráge*s ent*e as pessoas (c*. BAUMA*, 2004),
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
populaç** mo*tra-se frágil à* influências do* canais midiáticos, sendo a t*levi**o o principal
</line>
<line>
deles. Essa frag*l*dad* dá lug*r à criação de fenômenos *e massa ca*azes de movimentar **a
</line>
</par><par>
<line>
legião de *essoas que passam
</line>
<line>
a reproduzir seu co*portamento. Inserimos aqu* Xuxa
</line>
</par><par>
<line>
Meneghel2, a qual ta*vez seja o maior fenôme*o de ma*sa já produzi*o *o ***sil (*f.
</line>
<line>
SI*PSON, 199*).
</line>
<line>
Dessa forma, é dificil separarmos linguagem e soc*ed*de. Como a sociedade est* em
</line>
<line>
*onstante transformação, a li**uagem t**** a*ompan*a* ess* evolução e, ta**ém, mostra-*e
</line>
<line>
como a*arelho *de*lógico e orgân*co. Por isso, escolhemos u*a abor*ag*m teórica, centra*a
</line>
<line>
nos pre*e*tos da *A indisciplina* (cf. MOITA LOPES, 2006; MIOTA LOPES, 2013), p*is
</line>
</par><par>
<line>
ac*edit*mos qu*
</line>
<line>
sua *atureza
</line>
<line>
soc*al nos aj*da * compreender as mani*estações discursivas
</line>
</par><par>
<line>
qu* car**terizam uma *ete*mina*a s*c*e*ade.
</line>
<line>
*o*preender os f*nômenos de ma**a é uma *nic**tiva que ext*avasam-se *ronteiras
</line>
</par><par>
<line>
pura*ente li*guíst*cas e encontra em razões con*e**uais elem*ntos b*silares *ara
</line>
<line>
u* a
</line>
</par><par>
<line>
*ompreensão mais legítima, um* ve* **e são manifestações *ue caracterizam uma *u*tura
</line>
<line>
esp*cífica. *oncor*a**s c*m Moita L*pes ao a*irmar que:
</line>
<line>
a ne*essi***e de rep*nsar outros modos d* teoriza* e fazer LA surge *o fato *e **e
</line>
<line>
uma área de pesq*isa ap*i*ada, na qual a inv*stigaç*o é fundam*ntalmente centra*a
</line>
<line>
no contexto aplicado onde *s pessoas vivem e agem, deve c*nsiderar a comp*eensão
</line>
<line>
*as muda*ças *elacionadas à *ida s*c*ocultur*l, política e históric* q*e elas
</line>
<line>
e*peri*nc*am(MOITA LOPES, 20*6, p. 21).
</line>
</par><par>
</par>
<par>
</page><line>
Graça Xuxa Meneghe*. E*ta*os nos ref*rind* a Xuxa *nquanto personagem midi*ti*o recriado c*n*tant*mente
</line>
<line>
p*lo* veí*ulos de comunicaçã* do país e de forte a*elo popular.
</line>
<line>
Re*. FSA, Teresina, v. 12, *. 5, art. 10, p.173-19*, s*t./out. 2015 www4.f*anet.com.br/r*vis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
B. G. Pereir*
</line>
<line>
178
</line>
</par><par>
<line>
C**forme os dizeres de Moita *opes trans*ritos **ima, a *A pode nos ser ú*il no
</line>
<line>
processo *e complexificação de nosso objet* de investigaçã*, porque levam em conta
</line>
</par><par>
<line>
aspectos políticos, his**ric** e socioculturais dos e*vo**idos
</line>
<line>
*a teia discursiva. Sobre esse
</line>
</par><par>
<line>
aspecto, Simpson acrescenta que "a image* de *u*a é c*nstruída sobr* a *nsiedade *ult*ral,
</line>
<line>
sobre os papeis de sexos, sobre *aça, sobre a identidade do Bras*l" (SIMP*O*, 1*94, p. 54).
</line>
<line>
Entr*ta*to, é necessário esc*arecer que n** entende*o* a LA como di*cipl**a, mas
</line>
<line>
sim como uma pos*u*a diferenciada de se faze* pes*uisa no âmbito acadêmico, c*m vis*as a
</line>
<line>
ate*der a de*anda do paradigma emergente e, com isso, dar voz a grupos, ou questões,
</line>
</par><par>
<line>
mui*as vezes periferiz*das no â*bi*o das
</line>
<line>
p*s**is*s ci*ntíficas (cf. MOITA LOPES, 2006;
</line>
</par><par>
<line>
MOIT* LOPE*, 2013; KLEIM*N, 20*3; S*G*ORINI, 1998).
</line>
<line>
P or i s s o:
</line>
<line>
mais impo*tan*e *o q*e se p**oc*par com os lim*tes d* *ma área *e invest*ga*ão, é
</line>
<line>
te*tar operar dentro de um* v**ão de construção *e co*hecimento *ue tente
</line>
<line>
compreender a qu*st*o d* pesquisa na perspecti*a de vária* áreas do co*hecimento,
</line>
<line>
com a finalidade de i*tegr*-las (MO*TA L*PES, 2006, p. 98).
</line>
</par><par>
<line>
A **são de co*str*ção apresenta*a por Moita Lope*
</line>
<line>
parece-nos pe*tinent*, quando
</line>
</par><par>
<line>
n** referimo* aos fenômenos de mas*a. No c*so *e *uxa, s*o p*rceptíveis vária* reinve**ões
</line>
<line>
n* decorr** de sua carreira, *om * int*nç*o de a*equ*-la a*s novos te*pos. *sso é algo
</line>
<line>
comu* no m*io televisivo. *od*via, as reações c*usadas po* Xuxa extrapo*a* os limites da
</line>
</par><par>
<line>
t*levisão e causam si*uaçõe*, no mínimo, exóti*as, como as vistas em s** primei*a vis**a
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
Record. A *omoç*o ca*sada p*r Xuxa é sed*men*ada *m discursos diverso*, q*e re*ort** ao
</line>
<line>
qu* se *onv*ncionou ch*mar *e memó**a afet*va. Por isso, p*ra pro*or um* d**cussão sobre
</line>
<line>
ess* **sunt*, é necessá**o mobiliza* conhecimentos div*rsos, m*it*s *té de cu*h* *ognitivo.
</line>
<line>
*essa mane*ra, propomo* a figura abaixo como esquema *otiva*or para co**truçã*
</line>
<line>
de*se trabalho:
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, *eres*na, v. 1*, n. 5, art. 10, p.173-*95, *et./out. 2015
</line>
<line>
www4.fs*net.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
**amática Sistêmico-*unciona* Como F*rramenta *eórico-Metodol*gica Em Linguís**ca Aplicada 17*
</line>
</par><par>
<line>
Figu*a * - *ela*ã* e**abe*eci** *ela Linguística *plicada
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: Autoria p**pria
</line>
<line>
Conforme a *igura 1, temos * LA indisc*plinar *m destaque n* cor rosa, como
</line>
<line>
postura mot*vadora de diá**gos com outras áreas do *onhecimento humano. Dess* man**ra, a
</line>
<line>
LA n*s serve como "uma espé*ie de interface que avan*a por zonas fron*eir*ças de d*ferentes
</line>
<line>
disci*l**as" (SIGNORIN*, 1998, p. 100). Nessas "zona* fronteiriças" É que tentamos nos
</line>
<line>
localizar.
</line>
<line>
Os Est*d*s Sociológicos *a Linguagem, e* *e*ta*ue na **gura pela cor verde, no*
</line>
</par><par>
<line>
of*recem subsídios
</line>
<line>
capazes d* nos o*ientar por m*andros *l*m
</line>
<line>
do linguístico. Assim, nos
</line>
</par><par>
<line>
aju*a c*mpreender qu*st*e* relacion*das ao compor**mento ** h*mem em socied*de (cf. a
</line>
<line>
BAUMAN, 2004). Também *j*da a *ntend** questões ligadas ao consumism* des*nfrea*o da
</line>
<line>
m*rca Xu**, b*m como a propagação de uma imagem de mul*e* soberana *m uma s*c*edade
</line>
<line>
ca*i*alista e n*oliberalis*a (cf. BAUMA*, 2008).
</line>
<line>
Aind* dos Estudos Sociológ*cos, *** *nteress*mos pela noçã* de a*or *ocial como
</line>
<line>
elemento c*necto* *e relações entre diversos po*os discursivos, construi**o o meio *ocial (c*.
</line>
<line>
*A*O*R, 2012). Assim, p*eferimo* denom*n*r X*x* não como **jeito, mas sim co*o a*or
</line>
</par><par>
<line>
socia*, pois a entendemos como uma es*éci*
</line>
<line>
de ele*e*to *e coesão entre di*e*sas mídias
</line>
</par><par>
<line>
*ontemporâne** que, ao f*zer essa* **sociações, co*s**ói u** tei* discursiva
</line>
<line>
capa* de
</line>
</par><par>
<line>
*emiotizar i*eologias e sen*ações
</line>
<line>
cognitivas (cf. LATOU*, *012). Des*a *orm*, so*os
</line>
</par><par>
<line>
coniventes com a ideia de q*e o homem é um ser social não apena*
</line>
<line>
p*rque vive *m
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Te*esina, v. 12, n. 5, ar*. 10, p.173-195, s**./out. 2015
</line>
<line>
www4.fs*net.com.br/revist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
B. G. *erei*a
</line>
<line>
180
</line>
</par><par>
<line>
sociedade, mas, principal*e*te, pelo fato de o social ser construído * parti* de um conjunto *e
</line>
<line>
**sociações pro*ov*das po* *l*.
</line>
</par><par>
<line>
Como estr*tégia te*rico-metod*lógica, * *igu*a * nos apresent* a
</line>
<line>
GS*, po*s
</line>
</par><par>
<line>
acreditamos que a **são social dessa
</line>
<line>
á*ea dos estudos li*guísticos po*em nos a*ud*r
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
identifi*ar no* textos analisad*s a* pretensões discursivas que *onstro*m
</line>
<line>
as representações
</line>
</par><par>
<line>
sobre Xuxa. Conforme a GSF, *s m*ca*ismos gramaticais são pistas linguística* que ajudam
</line>
</par><par>
<line>
* signif**ar questões ligadas
</line>
<line>
às esf*ra*
</line>
<line>
discursivas m*i*res, q*e e*trapolam * plano
</line>
</par><par>
<line>
p*ramente ling*í*tico. Assi*,
</line>
<line>
* gram*tica é vist* como escol*a *otiva*a po* questões
</line>
</par><par>
<line>
contex*uais, servi*do, portanto, *omo *aterialização de
</line>
<line>
ideologias do meio soc*al (c*.
</line>
</par><par>
<line>
HALLIDAY,
</line>
<line>
1994; HALLIDAY e MATHIESSEN, 2004; HA*LIDAY e MA*H*ESSEN,
</line>
</par><par>
<line>
20*4; *GGINS, 20*4; THOMPSON, 20*4).
</line>
</par><par>
<line>
Na próxim* *eção, apr*s*ntam*s uma breve di*cussão a resp*ito
</line>
<line>
dos p*incipais
</line>
</par><par>
<line>
pontos defendido* pela GSF.
</line>
</par><par>
<line>
3 METODOL*GIA
</line>
</par><par>
<line>
*.1 A *ramática Sistêmico-*uncion*l C*mo *po*te Teórico-Metodológico Par*
</line>
<line>
M*cr*análise*
</line>
<line>
Para Halliday e Hasan (1*89), a *íng*a * o único siste*a s*miótico *apaz de
</line>
<line>
**todescr*ç*o. Logo, ao mes*o tempo em que confere **ntido a algu*a manifestaçã*
</line>
</par><par>
<line>
discu*siv*, a língua dá ao homem
</line>
<line>
a possi*i*idade *e de*crevê-la, uma es*éci* de
</line>
</par><par>
<line>
metalingu*gem qu* *os a*u** * comp*een*e* os me*anismos gramatic*is que *struturam um
</line>
<line>
idioma.
</line>
<line>
Dessa maneira, Halliday * Math*es*en acreditam qu*:
</line>
<line>
um text* é o prod*to d* um* seleção em uma grand* rede d* sistemas - um sistema
</line>
<line>
de rede. A teoria sis*êmica recebe esse nome devido a* fato ** que a gramática de
</line>
<line>
uma língua se* representada em forma de redes de sistemas, e não com* um
</line>
<line>
amontoado s*m3 nex* ent*e pal**ra* (HAL**DAY e MAT*HIESSEN, 2*04, p. 23,
</line>
<line>
tradução nossa) .
</line>
<line>
Tomando como incentivadoras as pal*vras de Halli**y e Ma*hiessen, é poss*vel dizer
</line>
</par><par>
<line>
que,
</line>
<line>
para a GSF, a língua é s*stêmi**, porque con*titu*da é
</line>
<line>
po* *ecan*smos estruturais q*e
</line>
</par><par>
</par>
<par>
</page><line>
S*st*mictheorygets its name*romthefactthatthegrammarof a l*nguageis*epre**nted in theform*f system
</line>
<line>
networks, not as aninven*oryofstru*tures" (HALLIDAY & MAT*HIESSEN, 2004, p. 2*).
</line>
<line>
Re*. *SA, Teresina, v. 1*, n. 5, art. 10, p.173-195, set./o*t. 2015 *ww4.f*anet.c*m.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Gramática S*s*êmico-Funcional Como *erramenta Teórico-Metodológ*ca *m Linguísti*a Aplic*da 181
</line>
<line>
agem como um si*te** e corpori*ic*m um idioma, * é func*onal, porque os sistemas qu* a*
</line>
<line>
es*rutur*m d*pendem dire*amente de motivaç**s co*t*xtuais ori*nta*as por uma fu*ção
</line>
<line>
social específic*. Por *sso, dizemos q*e a GSF *a* parte de uma teoria so*ial *or excelência,
</line>
</par><par>
<line>
pois não consid*ra gr*má*ica como *onstrução a*tônoma, mas sim *om* mec*nismo de a
</line>
<line>
e*co*h* moti*ado por questões extralingu*st*cas.
</line>
<line>
* figu*a *baixo m*stra a estra*ificação *a língua *m *istemas me**res, que agem
</line>
<line>
co*comitantemente no *omento da i*ter**ão verbal. Trata-se de um es*uema enc**trado em
</line>
</par><par>
<line>
F*z*r e *abral (2*1*), ins*irado em outros *squemas já existentes em Halliday (199*)
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
Ma*tin e White (2005), por exe***o.
</line>
</par><par>
<line>
Fi*ura 2 - *stratos da líng*a *m G*amática Sistêmico-Funcional
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: Fuzer e Ca*r*l (2010).
</line>
<line>
A figura acima ilustr* a estratifi*ação *a lí*gua em 6 camadas. De dentro *ara fo*a,
</line>
<line>
tem*s: 1) Fonol*gia e G*afologia, 2) *éxi**-Gram*tica, 3) S*m*nt*c* e Prag*átic*, 4)
</line>
<line>
Reg*stro: Contexto de Situa**o, 5) Gên*r*: Contexto de C*ltura e 6) *iscurso: Ide*logia.
</line>
</par><par>
<line>
Essa *ógica
</line>
<line>
obedece a uma ordem c*escent* no q*e se refe*e à con*tr*ção do tex*o, que vai
</line>
</par><par>
</page><line>
desde o *lano de materializaç*o pel* escrit* e/ou pela fala at* o plano discursivo, onde o *exto
</line>
<line>
é i**regn*do p*r ideologias con**das no contexto de uso linguíst*co.
</line>
<line>
Rev. *S*, Teresina, v. 12, n. 5, art. 10, p.1**-195, set./out. 20*5 www4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
B. G. Pereira
</line>
<line>
182
</line>
</par><par>
<line>
E* GSF, a ideia ** contexto tem o*ig** nas inquietaçõe* do antropólog*
</line>
</par><par>
<line>
M*li*ow**i, q*e ten*ou t*aze* para a d*scus**o questõe* d* or*em cultural so*ia*. Tem*s, e
</line>
<line>
então, o que *s estudos sistêmico-func*onais chama* de Con*exto de Cult*r* e Conte*to de
</line>
</par><par>
<line>
Situação. Não * n*ssa intenção, nessa a*o*dagem,
</line>
<line>
a*resentar *ma discus*ão ex**sti*a
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
*esp*i** de contexto em GSF. *ara maiores infor*ações, consul*ar os tr*balhos de H**liday e
</line>
</par><par>
<line>
Hasan (1989), Thompso* (2014), *ouve*a (2009), *ó par* citar
</line>
<line>
alguns. Nessa *b*rdagem,
</line>
</par><par>
<line>
inter**samo-nos ma*s p*opriamente p*las *a*ian**s
</line>
<line>
de co*texto -
</line>
<line>
campo, relações e modo
</line>
<line>-</line>
</par><par>
<line>
que d*o origem ao qu* Halli*a* c*ama de metafunç*es. V**am*s um pouco mais na subseção
</line>
<line>
segui*te.
</line>
<line>
3.2 Metafunçõe* Da Linguagem
</line>
<line>
Se**o de co*hecimento a* tr*s variáveis de *egis*ro, já me*cionadas na seçã*
</line>
<line>
an*erior, passamo*, agor*, * com*ntar bre*emente so*re as **taf*nções da lingua*em, que se
</line>
<line>
ligam ** variáveis *o momento da materialização d* regis*ro.
</line>
<line>
*baix* segue o Qua*ro 1, *o qual sinte*izamos a rel*ção entre variáve*s de cont*xto,
</line>
</par><par>
<line>
me*af**ção e os mecanism*s d* *eali*ação léxico-gr**atical. É um es*uema retirado
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
trab*lho de *arbara e *acedo (2009).
</line>
</par><par>
<line>
Q*adro 1 - Met*funções d* Linguagem
</line>
</par><par>
<line>
V*RIÁV*IS *E CON*EXTO
</line>
<line>
ME*AFU**ÕES
</line>
<line>
*E*LI*AÇÕES LÉX*CO- G*AMATICAIS
</line>
</par><par>
<line>
Ca*po
</line>
<line>
Ideacional
</line>
<line>
Transitividade
</line>
</par><par>
<line>
Relações
</line>
<line>
*nter*essoal
</line>
<line>
Modo e Modalidade
</line>
</par><par>
<line>
M odo
</line>
<line>
*ext***
</line>
<line>
Tema e Rema
</line>
</par><par>
<line>
Fo*te: Barbara e Macedo (2009).
</line>
</par><par>
<line>
Conforme o quadro acima, temos a
</line>
<line>
vari*vel campo qu* se re*acio*a *om
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
metafunçãoid*acional, a
</line>
<line>
q*al con**be a or*ção co*o ele*ento de representação do m*ndo,
</line>
</par><par>
<line>
r*fletind*, *ois, a construção de ex*eriê*cias no mun*o. E*ta metafunção é reali*ada pelo
</line>
<line>
sist*ma d*tran*itividade. Falare*o* um pouco mais sobre es*e ass*nto na subse*ão seguinte.
</line>
<line>
A **riável relações dá origem * *eta*unção inte*pes*oal, send* esta a meta*unção
</line>
</par><par>
<line>
que se pr*o*upa com * or*ção como eleme*to d* tr*c*
</line>
<line>
en*re enuncia*ores. É rea*iz*da p*lo
</line>
</par><par>
<line>
mec*ni*m* gramatical de modo e modalidade.
</line>
</par><par>
<line>
Por f*m, a **riá*e* modo é semiotiza*a pela met*função *extual, que entende
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
oração como mensagem. De*sa forma, encaixam-s* aqui os procedime*tos de
</line>
<line>
coes*o
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. *S*, Teresina, v. 12, n. 5, **t. 10, *.17*-195, *et./out. 2015 ww*4.fs*net.com.**/revist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*r*mática Sistêmico-Funcional Como Ferramenta Teóric*-*etodológi*a Em L*nguíst*ca Aplicada 18*
</line>
<line>
coerênci* te*tua** que atri*uem text**a ao texto. O sistema de tema e r*ma é o mecanismo
</line>
<line>
gr*matical que materia*iza * m*tafunçã* textual.
</line>
<line>
Halliday e Mathiesse* *i*tetiz*m que:
</line>
<line>
** três comp*nent*s funcionais do ***ni*icado i*ea*ional, *nterpessoal e *extu** são
</line>
</par><par>
<line>
real*zados em toda a *ram**ica *e *ma
</line>
<line>
l*ngua. Assim, na gramática, cada
</line>
</par><par>
<line>
comp*nen*e c*nt*ibui co* *m* *s*rutura mais 4ou m*nos completa (HAL*I*** &
</line>
<line>
M*T*HIESSE*, 2004, p. 3*9, tradução nossa)
</line>
<line>
As *rês metafunç*es *gem simultaneamente, sendo, pois, *nseparáveis. Entret*nto,
</line>
<line>
em trabalho* a*ad*micos, os pesq*isadores geralme*te optam por *alori*ar apenas **a delas,
</line>
<line>
por mot*v*s met*dol*gicos. Por o**r* lado, essa in*ciativa nã* anu*a *em *gnora o ca**ter
</line>
<line>
int*rdepend*nt* das metafunç*es nos pr*ced*men*os de sem*otização do contexto de s*tuação.
</line>
<line>
Na s*bseção segui*te, *presen*amos algumas n*ções a *ais so*re * me*afunç*o
</line>
<line>
ideaci**al.
</line>
<line>
3.3 Met*função Idea*ional
</line>
<line>
Como consta no Qua*ro *, gramati*almen*e, a met*fun*ão ideaci*nal * realizada
</line>
<line>
*elo *iste*a *e tr*n**ti*idad*. A **eia *e transit**id*de na GSF extrapola a *o*cepção d*
</line>
</par><par>
<line>
*elaçã* puram**te
</line>
<line>
sintática entre p*ocesso e te*mo regido. C*nforme os estud*s si**êmico-
</line>
</par><par>
<line>
funcionais, a transitividade *ng**ba questões, sob*etudo, *emântic*s que são con*truídas pela
</line>
<line>
relação ent** t*dos os gru*os oracionai* que ajudam a co*por a e*trutura frasal.
</line>
<line>
O sis*ema de t*a*sit*vidade é baseado na conf*gur*ção a*or + proce*so. Ne*se c*so, o
</line>
<line>
a*or é o participan*e responsável *ela e*ecução do pro*e*so, m*ntendo com es*e u*a relação
</line>
<line>
sintá*ico-se**n**ca (cf. HALLIDAY, 1994; *ALLIDAY e MATHIES*EN, 20*4; EGG*NS,
</line>
<line>
2004; HALLIDAY e MATH*ESSE*, 2014; THOMPSON, 2014).
</line>
<line>
Os p*ocessos são clas*i*icados em 6 *ipo*, obede*end* a critér*os semânt*cos. No
</line>
</par><par>
<line>
quadro segu*nte é
</line>
<line>
possível
</line>
<line>
perceber *s sig*ificados consid*rados para classifi*ação dos
</line>
</par><par>
<line>
pro*e*sos, bem *omo o* partici*antes * eles relacio*ados. Tr*ta-se de u* esquema retirado *e
</line>
<line>
Cun*a e Sou*a (2006).
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
realizedthroughoutthe gramar of a language. Bu*wherea* in the gr*m*r oftheclauseeachcomp*ne*tcontr*butes
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
*ore or*e*s compl**e structure" (H*LLIDAY & MA*T*IESSEN, 2*04, p. 309).
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, *eresina, v. 12, n. 5, art. 10, p.1**-19*, se*./out. 2015 www4.f**net.com.br/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
B. G. Pe*eir*
</line>
<line>
184
</line>
<line>
Qua*ro 2 - Processos, Significa*os e *arti*i*ante*
</line>
</par><par>
<line>
P*OC*SSO
</line>
<line>
SIGNIFICAD*
</line>
<line>
PARTICIPANTES OBRIGATÓ**OS
</line>
<line>
*ARTICIPA*TES OP*ION*IS
</line>
</par><par>
<line>
Material
</line>
<line>
Fa*er, Aco*tecer
</line>
<line>
A*or
</line>
<line>
M*ta, Ex*ensão e Bene*ic*ário
</line>
</par><par>
<line>
Ment*l
</line>
<line>
S*ntir
</line>
<line>
Exp*riencia*or e Fe*ôme*o
</line>
<line>
--------
</line>
</par><par>
<line>
Relaciona*: Atr*buti*o *dentificador
</line>
<line>
Ser, Classificar, *efinir
</line>
<line>
Portador e Atr*but* Característi*a e Valor
</line>
<line>
--------
</line>
</par><par>
<line>
Verbal
</line>
<line>
Dizer
</line>
<line>
Dize*te * Verbiagem
</line>
<line>
Receptor
</line>
</par><par>
<line>
E*istencial
</line>
<line>
Existir
</line>
<line>
*xistente
</line>
<line>
--------
</line>
</par><par>
<line>
Comport*m*ntal
</line>
<line>
Comport*r-s*
</line>
<line>
Comportante
</line>
<line>
*eh*viour
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: C*n*a e *ouz* (2**1).
</line>
<line>
D* acordo *om o q*adro acima, verifica-se a exist*nc*a de 6tipo* de *rocessos:
</line>
<line>
material, ***t**, rela*i*nal, ver*al, *xiste*cial * comportamen**l. A *SF **re*ita que todos
</line>
<line>
*sses *ro*essos *e misturam no moment* da produç*o do texto, ajud*ndo a caracterizá-*o. A
</line>
<line>
opção *elo *so d* um determinado tipo de processo causa *feitos de sentidos perceptívei* no
</line>
</par><par>
<line>
pl*n* discursivo *o texto. *credi*amos *ue os proce**os ajudam a construir * imagem
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
Xuxa, *o mesmo t*mpo em que implicit*m ideologias típicas do text* jornalí*t*c* e do meio
</line>
<line>
co*uni*acio*al onde são v*iculados.
</line>
<line>
*a *róxima seção, apre*entamos um pa*orama * respeito da tra*etóri* de *u*a,
</line>
<line>
p*ocu**n** problematizar *s efeitos de sen*idos ca*sados na* b**es sociais pela construç*o de
</line>
<line>
uma imagem lúdica da *prese*ta*ora, mas, ao mesmo tempo, de forte apelo popular.
</line>
<line>
4 RESULTADOS * D*SCUSSÃO
</line>
<line>
4.* Afi*al, p*r que t*n*a i*olatri*?
</line>
<line>
Xuxa iniciou sua vida pr*fis*iona* *omo modelo, *os 16 *nos. *ntr*tanto, o título *e
</line>
</par><par>
<line>
Rainha veio somen*e *epois, quando estreou o prog*ama infanti* Xou da Xu*a,
</line>
<line>
** Rede
</line>
</par><par>
<line>
G*obo. O *urgimento do mito f*i imp**sionado *** uma socieda*e pó*-ditadura mi*itar,
</line>
<line>
que
</line>
</par><par>
<line>
demonstra*a grande anseio para usuf*uir de uma liberdad* d* expressão por anos abafa*a.
</line>
</par><par>
<line>
Tudo foi minim*ment* pen*ado. Des*e seus olhos azu*s e cabelos loiros à nave co*
</line>
</par><par>
<line>
*e *o*a *ue a levava
</line>
<line>
p*ra o p***o de s*a atraçã* matina*. O jeit* de me*ina-m*l*er,
</line>
<line>
q*e
</line>
</par><par>
</page><line>
os*ilava entre uma espécie de Peter Pa* * Marylin Monroe, atraia nã* *omente o público
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina, v. 12, n. 5, art. 10, p.173-195, set./o*t. *015 *ww4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Gram*tica Sistêm*co-Fu*ciona* Co** Ferram*nta Teór*co-M*tod*lógica Em L*ng*ística Aplica** 185
</line>
<line>
infantil pa*a a frente da televisão. Em pouco t*mpo, surgi* o maior fenômeno de mas*a de
</line>
<line>
u*a *** pré-digital.
</line>
<line>
Simpso* acresce*ta que "a e*trela fun*io*a como um *gent* de transcendên*ia, que
</line>
</par><par>
<line>
realiza uma cura m*gica d* fissur*s d* cu*tura b*asil*ira,
</line>
<line>
ao *eforçar um grand* número de
</line>
</par><par>
<line>
v*s*es conflitantes da **ciedade, especialmente as que dizem r**pei*o a sexo e ra*a"
</line>
<line>
(S**PSON, 1994, p. 13).
</line>
</par><par>
<line>
*oje, qua** 30 anos depois, Xuxa contin*a **umulando *eclaraçõ*s de
</line>
<line>
amor
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
o*v*ndo gritos ensandecidos por onde pass*. A apresentadora se firma *omo c*so único
</line>
<line>
**
</line>
</par><par>
<line>
*uces*o no Brasil, movimentando, alv*roçad*mente, todas as esferas midiáticas.
</line>
</par><par>
<line>
A *rajetória de Xuxa des*ertou cu**osidade de estudios*s de divers*s á*eas, que se
</line>
</par><par>
<line>
propuseram a refletir sobre
</line>
<line>
*s **nstruçõ*s discu*s**as q*e envolvem
</line>
<line>
* figu*a da
</line>
</par><par>
<line>
apresentadora. Na área da *ducação, *ui**s s*o as pe*quisas que problematizam a a*uação de
</line>
<line>
Xu** co*o vetor q*e direciona ao *onsum*sm* demasiad*. I*vestigaç*e* a*adêmicas t*ntam
</line>
</par><par>
<line>
dar conta do fenôm**o, an*lisando todo o emaranha*o
</line>
<line>
d* signos
</line>
<line>
lin**í*tic** q*e se
</line>
</par><par>
<line>
m*vim*ntam
</line>
<line>
e* t*rno dela. Discussões so*re raça, sex*ali*a*ão precoc*, infl*ência
</line>
</par><par>
<line>
pedag*gica e inc*usão por int*rm*dio da persuasão discursiv* se torna**m frequentes e*
</line>
</par><par>
<line>
p*squisas acadêmicas, de*envolvi**s por jornalist*s, pedagogos, linguistas,
</line>
<line>
linguista*
</line>
</par><par>
<line>
aplicado* e psic**ogos (cf. C*MPOS, 20*6; JÚN*O*, *000; PEREIRA, 2015; *ESSA
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
PER*IRA, *015; JESUS e Z*L*N-*ESZ, 2013; ZOLIN-VESZ, *013).
</line>
</par><par>
<line>
En**e*anto, o estudo pioneiro, e talvez o mais emblemático, f*i o livro Xu*a:
</line>
</par><par>
<line>
Me*amarketing do s*x*, da r**a e *a *odern*dade5, de Amélia Simpson, pr*fessora
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
Universidade
</line>
<line>
da Fló*ida, Es*ados Unid*s. ** l*vr*, p*b*icado no início dos anos **90,
</line>
</par><par>
<line>
S*mpson *present*
</line>
<line>
uma anális* sociol*gica s*bre o fenômeno *uxa
</line>
<line>
que, na ocasião,
</line>
</par><par>
<line>
despon*ava na su* carre*ra internacional.
</line>
</par><par>
<line>
*a visão de Sim*son, Xu*a * um típ*co f***meno de massa d* países
</line>
<line>
em
</line>
</par><par>
<line>
de*envolvime*to. Sociologicament*, agrega q*estões r*lacionadas à raça, *ênero e, devido a
</line>
<line>
sua popu*ari*ade, a linha de*arca*ória entr* a a*ti*ta * a pessoa torna-se bastante t*nue.
</line>
<line>
Sim*son acresc*nta, aind*, que a aprese*tadora "prov*ca infinito fascínio, à* vezes adoração,
</line>
<line>
* ocas*onalmente, *ostilidade. R*ramen*e é vi*ta com indi**rença. * presença d* estrela * tã*
</line>
<line>
*oderos* que algu*as pessoa* caem em prantos ** vê-la" (SIMPSON, 1994, p. 1*).
</line>
<line>
*os 15 primeiros anos do século XX*, a ima*em de Xu*a contin*a sendo *lv* *e
</line>
<line>
para*oxos, típicos *e *m f*nô**no de massa. Sua ida par* a R*de Recor* movimen*ou todos
</line>
</par><par>
</par>
<par>
</page><line>
Rev. *SA, *eresina, v. 1*, n. 5, art. 10, *.173-195, *et./ou*. 2015
</line>
<line>
www4.fsane*.com.**/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
B. *. Pe*eira
</line>
<line>
**6
</line>
</par><par>
<line>
os setores de jornal**mo no país. Os profissio*ais que
</line>
<line>
nã* simp**izam *om a
</line>
<line>
apr**ent*dora
</line>
</par><par>
<line>
alegam que sua saída d* *ede Globo é fruto *e um* car*eir* decadente. Entretanto, há de se
</line>
</par><par>
<line>
quest*onar sobre * *egitimidad* desse **es*up***o no que com*ete * uma questão:
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
relat*v*zação do conceito de **ces*o fre**e a uma *ocieda*e *ós-moderna.
</line>
</par><par>
<line>
A definição de su**sso *elevisivo, na atual conjuntura soc**l, é *lg* basta*te
</line>
<line>
qu*s*io**vel. Em uma *ra *m qu* o capi*al*smo proli*e*a epid*mica*ente através d* *iversas
</line>
</par><par>
<line>
m*dias
</line>
<line>
eletr*nicas, e o co*sumismo pass* a movim*ntar o pensame*to *o ho*em
</line>
</par><par>
<line>
(BAUMAN,
</line>
<line>
2008), a televi*ão não
</line>
<line>
é mais * *nico meio de en***tenimento.
</line>
<line>
Isso afe*a
</line>
</par><par>
<line>
direta*ente os número* *e
</line>
<line>
audiênc*a *o* p*ograma* t*levisi*o*. Os cri*ério* de medição de
</line>
</par><par>
<line>
audi*nci* *oje nã* podem ser com*arados aos critérios adotado* há 20 anos, por exemplo.
</line>
<line>
A i*ei* de sucesso, na atuali*ade, dema**a out**s questões im*uídas no u*ive*so
</line>
</par><par>
<line>
tele*isivo,
</line>
<line>
como pr*stí*io ju**o * fortes
</line>
<line>
a*unc*ante* o peso da própr*a marca do artista. e
</line>
</par><par>
<line>
Nesse sen*ido, *uxa c*ntinua *endo imbatível. *alvez ten*a sido *sso a princ*pal motiva**o
</line>
<line>
p*r* sua c*ntrataçã* p*la R*de Re*ord. Tent*n*o resg*tar * imagem soberana, a emis*ora da
</line>
</par><par>
<line>
Ba*ra Funda aposta na c*edibilid*d* da marca Xuxa par* *onq*ist*r bons patr*cin*dores *,
</line>
</par><par>
<line>
com isso, gerar lu*ro, tal como exige a célebre lei d* oferta e da procur*.
</line>
</par><par>
<line>
Na próxima seção, apresentamos a metodologia par* gera*ão dos d*dos analisad*s.
</line>
</par><par>
<line>
4.* Metodologia Para G*ração *o Corpus
</line>
</par><par>
<line>
O corpus de aná**se de*te artigo é cons*ituído por tex*o* jornal*sticos retirados *e 4
</line>
</par><par>
<line>
s*tes de entretenim*nto do B*asil, publicados
</line>
<line>
no período de 3 a 10 *e março de
</line>
<line>
201*. **is
</line>
</par><par>
<line>
textos *emi*tizam situa*ões discursivas
</line>
<line>
oco*r**as dura*te col**iva a
</line>
<line>
de i*prensa co*cedi**
</line>
</par><par>
<line>
por *uxa Meneg*el, ** Rede Record, quando as*inou *ontrato.
</line>
</par><par>
<line>
O quadro abai*o mostra * relaçã* dos *extos
</line>
<line>
jornalístico* *na*isados,
</line>
<line>
incluindo
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
título da reportagem, o site em que foram veicu*ados, a data da p*blicação do texto e o li*k
</line>
</par><par>
<line>
que facil*ta o acesso à mat*ria. *a p*imeira colu*a,
</line>
<line>
onde se lê "Código", por motivos
</line>
</par><par>
<line>
metodológicos, p*eferimos
</line>
<line>
usar a letra "R" para design** o termo
</line>
<line>
"report**em". O **me*o
</line>
</par><par>
<line>
que a s*gue faz referênc*a à *rdem ** es*olha dos te*tos.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. F**, Tere*ina, *. 1*, n. *, art. *0, p.*73-195, *et./*u*. 2015
</line>
<line>
w*w4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
</par>
<par>
<line>
capazes d* nos ajud** no *omento das micro*nális*s, que são fe*tas de
</line>
<line>
*c*rdo com as
</line>
</par><par>
<line>
realizaç*es lé*ico-gram*tica*s co*stadas nos Qua**os 1 * 2 d*ste *rtigo, *ais p*ec*sam*nte n*
</line>
<line>
que compete às realiz**ões gramaticais da me*afunç*o ide*cional, mat**ializad*s pe*o **stem*
</line>
<line>
de transi*i*i**de.
</line>
<line>
Na p*óxim* *eçã*, apr*sentamos as micr*análise d*s dados *e*ados.
</line>
<line>
4.3 *nál*ses Sist*m*co-Funciona**: Represen*a*õe* Do A*or Social Xuxa Em Textos
</line>
<line>
Jorn*l*st*co*
</line>
<line>
Para p*ssibili*ar a *nálise das repre*entaçõe* que alme*ávamos, desta*amos, *m
</line>
</par><par>
<line>
n*grito, os process*s que, de alguma man**ra, a*udam a caracterizar a image*
</line>
<line>
de **xa.
</line>
</par><par>
<line>
Po*teriormente, identifica*os o**rrência da palavr* Xuxa, bem como de q*aisquer outro* a
</line>
<line>
termos si*oními*os que **portasse* à apresentador*, ora *omo parti*ipa**e ob**gatório, ora
</line>
</par><par>
<line>
como p*rticip*nte *pcional. *credi*a*os que o **** de termos leva*o em cont*
</line>
<line>
grup*s
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. FSA, T**esina, *. 12, n. 5, art. *0, p.173-195, set./out. 2015 www4.fsanet.com.br/re*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
B. G. *ere*ra
</line>
<line>
**8
</line>
</par><par>
<line>
*racionais sinônim*s *o termo Xuxa tenha sido uma iniciativa pertinente, pois hipônimos,
</line>
<line>
sinô*imos * o*t*os elem**t*s de refe*ên*ia *ã* b*stante car*cterísticos do gênero textual em
</line>
</par><par>
<line>
questão, princi*alment* q*ando o
</line>
<line>
assunto em pauta a*guma celebri*ade. **s*emos às é
</line>
</par><par>
<line>
mi*roa*álises.
</line>
</par><par>
<line>
O exce**o aci*a *oi retirado da co**n* e*etrô*ica Na Telinha, con*orme é *lustrado
</line>
<line>
no Q*adr* 3. Na ínte*ra do te*to, o jornal*sta apr*senta um* breve resenha sobre aos
</line>
<line>
princ*pais *omentos da ca*r**ra de X*xa, com destaque p*ra o nascimen*o da filha, que teve
</line>
</par><par>
<line>
seus pr*mei*os 10 minutos de v*da t*an*mitidos *elo Jornal Naci*nal,
</line>
<line>
na Red* Gl*bo. A*ém
</line>
</par><par>
<line>
disso, m*st*a-s* otimista com a saída
</line>
<line>
de *uxa *a emi*sora ca*i*ca e sua ida para a Rede
</line>
</par><par>
<line>
Reco*d.
</line>
</par><par>
<line>
Sobres*i-s* o pro*e*so relacional é, * qual tem c*mo termos regi*os o p*rtador Xuxa
</line>
<line>
Meneghe*e o atributo um* das poucas p*ssoas q*e são chamadas de "*ainha" s*m nen*uma
</line>
<line>
iron*a o* exag*ro. Do ponto de ***ta semântic*, essa o*ação re*acional co*fere a Xuxa a ideia
</line>
<line>
de *ober*nia r**a, já que ad*ite s*r um privilégio para pou*os.
</line>
</par><par>
<line>
N* plano dis*u*so da e*tra*i*ic*ção
</line>
<line>
da *íngua, é possível *n*erir que a reporta*em
</line>
</par><par>
<line>
den*ta um olhar de aprovação * fig*ra mítica
</line>
<line>
*a apre*entado*a, expressa*do
</line>
<line>
uma pos*ura
</line>
</par><par>
<line>
EXCER*O 1
</line>
<line>
Xuxa Meneg*elé uma das poucas pessoas q*e são cha*ad*s de "rainha" se* nenhuma
</line>
<line>
ironi* ou exagero. É um título que, de fato, lhe compete. Est*ela desde a TV Manchete, foi
</line>
<line>
*estaquena Globo por três *as cinco décadas de histó*ia da emissora (*1).
</line>
<line>
*onsensual a* n** reportarmos à ideia l*dica que * público em geral *e*. Par* *impson, i*so
</line>
<line>
"é *m dos asp*ctos mais curiosos *o fenômeno" (19*4, p. *7).
</line>
</par><par>
<line>
Ma** adi*n*e, * j***alista
</line>
<line>
usa gr**o verb*l *oi destaque, o
</line>
<line>
d* alcanc* rela*ional,
</line>
</par><par>
<line>
acom*a*ha** p*lo atribu*o na Globo *o*
</line>
<line>
t*ês
</line>
<line>
da* cinc* dé*adas d* histór*a da e**sso*a.
</line>
</par><par>
<line>
Temos, nesse atri**t*, gr**os oraciona*s m*nor** qu* *ão ideia circun*tancial de lu*a*
</line>
<line>
(na
</line>
</par><par>
<line>
*lobo) * de *emp* (por três das cin*o déc*das da *m*s*or*). Xuxa aparec* nessa oração como
</line>
<line>
participa*te e*íptico, facilm*nte r*sgatado pelas relações sintáti*as dos *rupos or*ci*nais.
</line>
</par><par>
<line>
Nessa oração, o jor*al*sta procura identif*car elemento* que, por meio de
</line>
<line>
um
</line>
</par><par>
<line>
percu*so hist*r*co,
</line>
<line>
possam justifica*
</line>
<line>
o título de ra*n*a con*erido a Xuxa. As*im,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
cir**nstâ*ci*
</line>
<line>
de lugar n* Gl*bo se*v*,
</line>
<line>
de c*rt* maneira, como re*e*ên**a para o j**nal**ta
</line>
</par><par>
</page><line>
prever o pos*ível suc*ss* *e Xuxa n* emiss*ra con*orrente. Já a circunstância de tempo por
</line>
<line>
três das cinco décad*s d* emi***ra tem * poder de legitimar * c**ocaç*o *o *utor do *ext*,
</line>
<line>
tendo em *ista a longevidade do suc*s*o *a a*resentado*a enquanto figura púb**ca.
</line>
<line>
R*v. *SA, Te*esin*, v. 12, n. 5, a*t. 10, p.1*3-195, set./out. 2015 www4.fsan*t.*om.br/re*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*ramática S*stê*ico-*unc*onal Como Fer*am*nta *eórico-Me*odológ*ca *m Linguística *plicada 189
</line>
</par><par>
<line>
EXC*RTO 2
</line>
</par><par>
<line>
A Record **ganizou um gr*nde evento para anunciar a contratação
</line>
<line>
da apresent**ora
</line>
</par><par>
<line>
Xuxa,
</line>
<line>
nesta quinta-feira. * even*o, q*e acontec*u no teatro da Re*ord, em São Pa*lo,
</line>
</par><par>
<line>
contou com *apete vermelho para receber * Rainha d*s Bai*inhos(R2).
</line>
<line>
O Excerto 2 foi *etirado do sit* *iário Gaú*ho, c**forme apre**ntado na tabela 3. A
</line>
<line>
r*portagem, em *ua ín*egra, *raz u*a foto de Xuxa *e*u*and* o lo*otipo da Rede R*cord e,
</line>
<line>
*lém de apre*entar a descr*ção do e*ento, traz també* algum** falas da própria
</line>
<line>
apresent**or*, em form* de *ntrev*sta, ditas no decorrer *a coletiva de imprensa.
</line>
</par><par>
<line>
O *rim*iro p*nto que *os
</line>
<line>
chamou atenção nesse
</line>
<line>
e*ce*t* f*i o fato de que,
</line>
</par><par>
<line>
diferentemente
</line>
<line>
do fra*ment* a*terior, X*xa é c*locada sempre, seman*icamen*e, como
</line>
</par><par>
<line>
paciente das aç*e* ve**ais e
</line>
<line>
nun*a como agente, *u seja, sempre sof** a ação enunciada,
</line>
</par><par>
<line>
n**c* a pratica. Isso nos parece interessant* para enten*ermos os efeit*s de sentidos ca*sa*os
</line>
<line>
no plano *iscursi*o da es*ratific*ç** da l*ngua.
</line>
<line>
Gramaticalm*nte, *ogo no início, o g**po oracional A Record tem f*nçã* **ntáti*a *e
</line>
<line>
ator do processo m*teria* organ*zou, o qual é seguido pelo intensificador um grande evento.
</line>
</par><par>
<line>
Essa descriç**
</line>
<line>
da coletiva de imp*e*sa serve co*o
</line>
<line>
recurso lingu*st*co c*pa* de reportar *
</line>
</par><par>
<line>
leitor ao *niverso g*andioso do *vent*. O termo Xuxa só a*arece mais adiante, para justificar
</line>
</par><par>
<line>
a
</line>
<line>
exist*nc*a da *omemoração, sinta*ica**nte *omo grupo nomi*al re*erente ao proce*so
</line>
</par><par>
<line>
ver*al anunciar.
</line>
</par><par>
<line>
Discursiva**nte, a *rdem d*s escolha* dos p*ocesso*, primeiro um material e d**ois
</line>
<line>
um *erbal, apontam para u*a narra*ão tí*ica de c*ntextos de realezas. É como se os sú*itos
</line>
<line>
tivessem prepara*o um* gran*e recepção (*or iss* o processo material) o*de sua rainha mai**
</line>
<line>
fal***a para a população de seu novo reino (da* a escolha do pr*cesso verb*l). Ess* leitura que
</line>
<line>
fizemo* dos proc*ssos é refo*ç*da p*lo pr*prio título da rep*rt*gem, a q*al traz o tapete
</line>
</par><par>
<line>
verme*ho, figu*a
</line>
<line>
típi*a n* recep*ão de reis
</line>
<line>
e rain*a*, como i*strumen*o semi*tico em
</line>
</par><par>
<line>
destaq*e.
</line>
</par><par>
<line>
Essa id**a é r*forçada pela escolha *os processos con*ou e receb**, ambo* de alca**e
</line>
<line>
ma*eri*l, sendo que **se últi*o tem com* *eta o t*rmo a R**nha dos Ba*xinhos.
</line>
<line>
EXCER*O 3
</line>
</par><par>
<line>
A Rainh* dos B**xinhos terá *a*t* bran*a pa*a
</line>
<line>
fazer o
</line>
<line>
que quiser *a nova atração,
</line>
</par><par>
<line>
pro*ramada para est*ear em
</line>
<line>
dois ou três meses. (...) A loira recebeu da Re*o*d uma
</line>
</par><par>
<line>
apresentação gra*d*osa, que reuniu a imprensa e 150 membro* de se* f*-*lub* (R*).
</line>
</par><par>
</page><line>
R*v. F*A, T*re*ina, v. 12, n. 5, art. 10, p.173-1*5, *et./*ut. 20*5
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
B. G. Pereira
</line>
<line>
*90
</line>
</par><par>
<line>
* Excerto 3 foi retirado de uma repor*agem pub**cada pelo sit* *gora São Pa*l*. Na
</line>
<line>
ínte*ra do texto, * jor*alista dest*ca a libe*dade **ra criar, qu* a Reco*d conced*u a Xu*a,
</line>
<line>
c*mo um *os gr*ndes incen*ivos par* *rocar *e emissora.
</line>
<line>
L*go no i*í*io do excerto, o termo * Ra*nha dos *aixin*os serve, sint*t*camente,
</line>
<line>
como ato* *o p*o*esso ma*er*a* terá que, *or sua vez, tem como met* o grupo oracion** c*rta
</line>
<line>
**a*ca. E*sas es*olhas l**ico-gramaticais, além de *emeter à imag*m d* realiza, apresenta o
</line>
</par><par>
<line>
acrés*imo de lib*rd*de dado à apr*se*tad*ra. Indi*etame*te, percebemos uma crí*ica
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
emi*sora an*erio*
</line>
<line>
em que Xuxa *raba**ava. Po* meio
</line>
<line>
de *ressu*osiç*e*, chegamos
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
co*clusão *e que,
</line>
<line>
se * Record dá à Xuxa carta branca, nos diz*r*s d* *r*pria r*portag*m,
</line>
</par><par>
<line>
imagina-*e que a Globo não fazia o mesmo.
</line>
</par><par>
<line>
Mais adian*e, o
</line>
<line>
termo sin*n*m*co A *oira serv* como ato* *o
</line>
<line>
processo material
</line>
</par><par>
<line>
recebeu, se*uido do gr*po *racional *a Record, parte con*ti*u*nt* da meta. Ness* ca**,
</line>
</par><par>
<line>
p*rcebemos
</line>
<line>
que Xu*a é repres*ntada com* ator social
</line>
<line>
pacien*e *e uma açã* *rat*cada pe*a
</line>
</par><par>
<line>
Reco*d q*e **dica * ela uma recepção grandio**. Mai* uma vez há o resgate d* i*ag*m de
</line>
<line>
Xuxa c*mo rainha, u* d*scurso que beirou a exaus*ão na oc*sião ora referida.
</line>
<line>
EXCERTO 4
</line>
<line>
"Pelo je*to, ach* que quem vai chegar é o Ba*a*k Ob*ma", brincou um co*ega jornalista ao
</line>
<line>
*hegar à se*e da Rec**d, em São Paul*, e not*r t*da a movimentaç*o de seguranças, fãs *
</line>
<line>
d* impre*sa para a primeira apari*ão de Xuxa em *ua nova emissora (...).*u*t*s dos fãs
</line>
<line>
**e receberam * Xuxa com gritos de "mar*vilhosa", "rain*a" e b*ados de "*hupa, Red*
</line>
</par><par>
<line>
Globo!"
</line>
<line>
nos *stú*ios *a *ecord o*te* já eram be* crescidos qu*ndo *
</line>
<line>
loirainici*u s*a
</line>
</par><par>
<line>
carrei*a *a G*obo. Certam*nte, eles tê* a*esso à internet, possuem T* paga, v*o ao *inem*
</line>
</par><par>
<line>
e devem ter
</line>
<line>
uma assinat**a *o Netflix para saber *u* a X*xa *
</line>
<line>
s ó um pont i nho num
</line>
</par><par>
<line>
un*ver*o gigante de entretenime*t*. Mas eles ainda a *d*latra* e a colocam acima de todas
</line>
<line>
as outras op*ões do c*ntr*le remoto. Por quê? Porqu*, *o* *lg*ma razão, a figura de Xux*
</line>
</par><par>
<line>
*eve re*gata* a memór*a afe*iva d* algo *om
</line>
<line>
(...) Antes d* encerrar a ent*evista coletiva,
</line>
</par><par>
<line>
Xuxaesco*h*u
</line>
<line>
um rapaz de seu fã-c*ube para passar uma m*nsagem *
</line>
<line>
ela. O j*vem d*ss*
</line>
</par><par>
<line>
que, com t*do * r*speito à Re*or*, e*es estava* a*i *omente por ela e a seguiriam po* onde
</line>
<line>
e** fosse. El*sorriu, emocionad*, *n*uanto os d**a*s f*s quase colocaram o est*di* aba*xo
</line>
</par><par>
<line>
em concord*n**a *om a
</line>
<line>
afirmaç** do rapa*. A*hei graça
</line>
<line>
pelo fanati*mo exagerado. Mas,
</line>
</par><par>
<line>
em se*ui*a, l*mbrei de *ut*a af*rmaçã* q*e ouvi do* prof*ssionais de agênc*a nesta s*ma*a:
</line>
<line>
"algumas pes*oa* são mai*res do que * mídia". X*xa deve *er u* desses casos. (R4).
</line>
</par><par>
<line>
O excert* acima
</line>
<line>
com*õe uma repor*agem publicada
</line>
<line>
n* site Bl*g ** Redaçã*.
</line>
</par><par>
<line>
Talvez, de tod** *s r*po*tagens analis*das *es*e artigo, essa seja a qu* mais descreve o
</line>
<line>
que
</line>
</par><par>
<line>
S*mpson chama de *ux* centrismo,* para a autora, *eria o
</line>
<line>
potenc*al *ue personagem *
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
*elevis** t*m em "inspirar devoção * culto" (SI*PSO*, 1**4, p. 54).
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina, v. 12, n. 5, ar*. 10, p.*73-*95, set./out. 2*15
</line>
<line>
www4.fsanet.com.b*/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Gramática *istêmico-Funcional Co*o Ferramenta Teórico-M*to*oló*ica Em Linguística Aplicad* 191
</line>
<line>
O fragmento é iniciado pe*a fala de um dos jo**alistas que est*** presente na
</line>
<line>
ocasião. Essa fala, por sua *ez, compara, mesmo que implicitamente, a *igura de Xuxa ao
</line>
<line>
p*esidente do* Es*ado* Unidos, Barac* Obama. Sabemos que Ob*ma é uma das fig**as mai*
</line>
<line>
i**luentes e pod**o*as ** mundo. Portanto, en*endemos que essa c*m*ara*ão f*n*iona *omo
</line>
<line>
um recurso semân*i*o-pra*má*ico *ara a exal*ação da figu*a da aprese*tadora.
</line>
</par><par>
<line>
O processo
</line>
<line>
r*ceb*ram tem alc*nce mat*rial, por isso * term* a *uxa funciona
</line>
</par><par>
<line>
si*tati*amente como meta, enquanto o *r*po oracional muit*s dos fãs tem funçã* de ator. *a
</line>
<line>
mesma f****, o t*rmo a l**ra se*ve como *tor do proce*so material ini*io* e, *esse c*so, os *ã*
</line>
<line>
passar*m a ser a *e*a do pro*esso, mes*o q*e imp*ic*tamente.
</line>
</par><par>
<line>
* constr*ção
</line>
<line>
gramati*al descrita **i*a nos *arece curiosa. *s e*c*lhas *éxico-
</line>
</par><par>
<line>
**amaticais *olocam X*xa * seus fãs em co*s*an*e *roca de *osiç*es *ue oscila* entre a ideia
</line>
<line>
** s***m paci*ntes e/ou *g***es. Em uma leitu*a mais atenta, pe*cebemos que, no *rime*ro
</line>
<line>
mom*nto, os f*s são agen*e*, p*is r*c*pcio**m seu ído*o e m*ntêm com ele um* *elação de
</line>
</par><par>
<line>
*feto. No segundo momento, Xuxa passa * ser agente do o
</line>
<line>
processo e os fãs *e *ornam
</line>
</par><par>
<line>
pacientes. Isso su*er* *m movimento d*
</line>
<line>
a*ternância semântica. Ou seja, a figura mitológica
</line>
</par><par>
<line>
de Xuxa é co*turada por s*n*ações que su**em na fr*ntei*a **tre os polos da dic*tomia r*inha
</line>
<line>
versus *e*va d* público. * se*imentação do dis*urs* r**e*a um* ***gem que se cons*r*i em
</line>
<line>
uma linha fro*teiriça capaz de *nd*usar u*a *essoa comum (a rai*ha) ou de human*za* *m
</line>
<line>
mito (a serva). Temo*, então, um fenô*eno de massa q*e se reconstrói *or meio de um
</line>
<line>
pens*mento bivale*te, o q*e * torna *inda mais d*fícil de ser expli*ado. Essa quest** pa*sa a
</line>
</par><par>
<line>
s*r algo cultural n* medida
</line>
<line>
em que (re) constr** atitude* sociai* e discu*sivas do indivíduo,
</line>
</par><par>
<line>
altera*do questõe* li*adas à identidad* (cf. MO*TA LOPES, 2006; KLEIMAN, 2013).
</line>
<line>
*u*se ** *inal do *xcer*o, percebemos o term* Xu*a como ator d* p*ocesso material
</line>
<line>
escolheu,*eguido pe*a m**a u* r*paz de seu fã clu*e. *es*e *omento, percebemos um apelo
</line>
<line>
ao discu*so lúdico, r*curso ba**ante comum n*s ap*riçõe* públi*as de Xuxa. O rapaz de seu fã
</line>
<line>
c*ube pas*a a *er visto como um rep*esentante dos sú*itos que falaria aos dema*s plebeus.
</line>
<line>
O elemento referen*i*l ela funciona, sint*t*ca*ente, c*mo comportante do proces*o
</line>
</par><par>
<line>
sorriu. Dizemos
</line>
<line>
qu* e * t e
</line>
<line>
pr*c*sso tem alcanc*
</line>
<line>
comport*mental, *orque *x*ressa
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
compor*am*n*o de X*xa ao ouvir as de*lar*ções do fã. O g*sto da a*r*sentad*ra *er*e como
</line>
<line>
expr*s*ão de e*o*ã* ao ou*ir as *alavr*s do r*paz. No plano dis*ursi*o, po*emos inf*rir *ue
</line>
</par><par>
<line>
iss* atri*ui a **xa caracte*í*ticas angelicais, atuan*o
</line>
<line>
na manutenç** sentimen*alista que
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
en*olve. Para Simp*o* (1994), *uxa *raz em si um for*e apelo afe*i*o, o que * pro**ve, j*nto
</line>
</par><par>
<line>
ao público, a uma espéci* *e amiga
</line>
<line>
e/o* f*da *adrinha, e nã* uma simples
</line>
<line>
*el*b**dade
</line>
</par><par>
<line>
t*levi*iva.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Ter*sina, v. 12, n. 5, art. 10, p.173-195, se*./out. 2015
</line>
<line>
*ww4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
B. G. Perei*a
</line>
<line>
19*
</line>
</par><par>
<line>
5 CONSIDERAÇÕES F*NAIS
</line>
</par><par>
<line>
N**te a**igo, analisamos algumas repre*enta*ões construídas sobre *u*a durante
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
*olet*va *e impren*a *ue a mesma
</line>
<line>
c*nc*deu,
</line>
<line>
e* març* d* *015, na **al anunciava sua
</line>
</par><par>
<line>
con*rat*ção pela Rede Re*ord. Por meio de associ*ções entre algumas *reas do con*ecim*nto
</line>
</par><par>
<line>
*uman*, tentamo* compr*end*r co*o tais repres*ntaç**s car*cte*izam
</line>
<line>
uma s*cie**de pós-
</line>
</par><par>
<line>
moderna, em fase d* transição *ara*igmát*ca.
</line>
</par><par>
<line>
A* r*pr*sentações q*e diagnost*camos *ponta* para um plano discurs*vo m*ldado
</line>
<line>
pela mistura de sen*im*ntos *um*nos dit*s líqu*dos, *os **rmos de Bauman (2004). O
</line>
<line>
discu*so tel*v*s*vo, material*zado pelos textos j*rnalísti*os, não se ap*esent* *uito i*ovad*r
</line>
<line>
quando *os *eferimo* às con*tr***es repr*senta*ivas de Xuxa. *ermos como rainha, mit*,
</line>
<line>
estre*a, e tantos ou*ros não meno* exóticos, fazem parte do cotid*ano *a apresentadora *á 30
</line>
</par><par>
<line>
anos. En*retanto, no*sas análises *evelaram que X*xa é u* caso rar* de longevidade
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
fen*men* de massa *m plena uma era digital marcada pela e*emeridade dos produt**
</line>
<line>
mi*iá*icos.
</line>
<line>
* explicação, para compreendermo* essa co*t*adição, fog* a uma visão imediatista e
</line>
<line>
f*a*mentada. É necessário buscarmos *ons*ant* auxíli* em diverso* campos *ient**icos, para
</line>
</par><par>
<line>
problem*tizarm*s o compor*amento de *m* so**edade
</line>
<line>
p**-mo*erna *ue, mesmo *endo
</line>
</par><par>
<line>
estruturada por r*l*ções tã* rápidas
</line>
<line>
quanto à lu*, ainda dá à Xuxa status de causad*ra
</line>
<line>
*e
</line>
</par><par>
<line>
comoção nacional.
</line>
<line>
REFERÊNCI*S
</line>
</par><par>
<line>
BARBARA, L.; MAC*DO, C. M. M. Lingu*st*ca
</line>
<line>
sis*êmico-funcional para a anál*se
</line>
<line>
de
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*isc*rso: *m panorama i*trodutório. Cadernos de Linguage* e Soci*dade. B*asília:
</line>
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*N*/PPGL, *009. n. 10, v. 1, p. 89-107.
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*AUM**, Z. Am*r Líq*ido: sobre a f*ag*lid*de dos laços human*s. Rio de Janei*o: E*.
</line>
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Jorge Zahar, *004.
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*AUM*N, Z. Vida para Consumo: A tr*nsfor*ação
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da* p*ss*as em mercadoria. Rio de
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B*SSA, S. *. C.; PEREIRA, B. G. A M*sica como Ferramenta de En**no na E**ca*ão
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Inf*ntil: Uma análise da linguagem audiovis*al da e*té*ica Xuxa S* Para Baixinh*s. In.:
</line>
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PERE*RA, B. G.; LIM*, B. *.; FR*NC*, I. B. (orgs). Língua e *iterat**a: Interfac*s com
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* *nsino. Pará de Min*s/*G: Edit**a Virtual Book*, 2015. p. 121-1*5.
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<line>
Re*. FSA, Tere*ina, v. 12, n. 5, art. 10, p.173-195, set./out. *015 www4.fsanet.co*.br/re*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
**am*tica **st*mico-Funcional *omo Ferrament* Teóri*o-M*todológi** Em *inguí*t*ca *pli*ada 193
</line>
</par><par>
<line>
CAMPOS, V. P. M. Querer, Poder e Consegui*: O process* da soc*ali*ação p*ra
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
consumo: o cas* Xuxa. 200*. 152f. Dissertação (Me*trado em *omunicaç*o So*ial)
</line>
<line>-</line>
</par><par>
<line>
Ponti*íc*a Universidade Católi*a do Rio de Janeiro, Rio *e J*neiro, 200*.
</line>
</par><par>
<line>
CUNHA, M. A. F. da; SOUZA, M. M. de. T*ansi*ivida*e e se** contextos *e uso. Rio de
</line>
<line>
Janeiro: L*cerna, *007.
</line>
</par><par>
<line>
DIÁRIO GAÚCHO. Xu*a r**ebida com t*pete vermelh* na Record. 05. Ma*. *
</line>
<line>
2015.
</line>
</par><par>
<line>
Dis*onível em *http://diariogaucho.clicrbs.com.br/rs/e*treten*mento/noticia/2015/*3/xu*a-
</line>
</par><par>
<line>
e-receb*da-com-tapete-verm*lho-na-*ecord-471*369.html. *c*ssado
</line>
<line>
e * 1* de j u**o
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
2015, às 9h26min.
</line>
</par><par>
<line>
D*M*NGO ESPETACU*AR. Detalhes iné*ito* d* carr*ira de Xuxa e d* sua chegada *
</line>
</par><par>
<line>
Reco*d.
</line>
<line>
Exibido
</line>
<line>
em
</line>
<line>
0*.
</line>
<line>
Mar.
</line>
<line>
2*15.
</line>
<line>
Disp*nível
</line>
<line>
em
</line>
</par><par>
<line>
https://www.youtube.com/wa*c*?v=*awmznkV*UE. *c*s**do e* 20 d* *arço
</line>
<line>
*e
</line>
</par><par>
<line>
2015, às 2**31min.
</line>
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<line>
EGGINS, S. A*Intr*ductiontoSy*temicFunctionalLing*istics. 2ª ed. London: C*ntinuum,
</line>
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EL S*OW DE CRISTINA. Xuxa - parti*ip*ção n* p**grama C*is**na. *xibido em 14.
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Mai. 1992. D*sp*nível em h*tps://www.youtube.com/wat*h?*=*nJUt_Bm358*.
</line>
<line>
Ace*s*do em 03 de novemb*o de 2*14, às 2h*7min.
</line>
<line>
FÉL*X, L. Xuxa Mene*hel faz valer o p*s* d* *dol*t*ia na *da para a Re*ord. *a Tel*nha. 08.
</line>
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*ar. 2015. *i*ponív*l *m *http://*atelinha.ne10.uol.com.b*/colunas/2015/0*/08/xuxa-
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me*eghel-*az-va*er-o-peso-da-*dolatri*-na-***-para-a-reco*d-865*0.ph**. Acessado e* 1*
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*e junho de 2015, *s 10*28min.
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FUZER, C.; CAB*AL, S. R. S. Introdução à Gramática Sist*mico-Func***al *m Língua
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Po*tugue*a. Santa Maria: Un**ersidade *ederal d* Sa*ta Maria, *entr* de *r*es e Le**as,
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G*UVEIA, *. A. *. Texto e g*amá*ica: uma intro*uç*o linguístic* s*s*êmico-funcional. à
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*.
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*.An Introdu*tion
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to
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Func*ional
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*rammar.*o*der Ed*catio*, 2014.
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H*LLIDAY,
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M.
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MATT*IESSEN, *.
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M.
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I.
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M.An In*r*d*ction
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to
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F**c*ion*l
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*r**mar.**dder Education, 20**.
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*on*tru*ão **scursiva de Xuxa c*mo promotor*
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B. G. Pereira
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