<document>
<page>
<par>
<line>
www4.fsane*.com.br/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresin*, v. 13, n. 2, art. 1*, p. 214-225, mar./abr. 2016
</line>
<line>
I*S* I**resso: 1806-6356 IS*N *le*rônico: 2317-298*
</line>
<line>
http://dx.do*.org/10.*2819/2016.13.2.11
</line>
</par><par>
<line>
O Poder De Ser Cidadão: Uma B*eve Rel*ção Entre O Índio Douradense E A B*s*a Por
</line>
<line>
Trab*lh*
</line>
<line>
The Po**r Of Being A Cit**en: A Brief Re*ation Betwe*nthe *n*ian From D*urados And Th*
</line>
<line>
*eek F*r Work
</line>
</par><par>
<line>
Pau*o Ge*son Ro*r*gues St*fanello
</line>
<line>
Doutorado e* Li*guística pela U***ersidade *ederal de São Ca*los
</line>
<line>
Mestr* em Letras pe*a Universidade F*de*al da Grande Dou*ados
</line>
<line>
Cont*to: *grstefa**llo_@hot*ai*.com
</line>
</par><par>
</par>
<par>
</page><line>
A**l*ado pelo sistema Triple *eview: *e*k Review a)
</line>
<line>
**l* Edi*ora-Chef*; e b) Double B**nd Revie*
</line>
<line>
(avalia*ão cega po* dois *valiador*s da área).
</line>
<line>
*evisã*: Gramatic**, Normativ* e de Formataçã*.
</line>
</par><page>
<par>
<line>
O Po*e* De Ser Cidadão: Uma Br*v* Relaçã* Entre O **dio Do*radense E A Busca Por T*abalh*
</line>
<line>
*15
</line>
</par><par>
<line>
RESUMO
</line>
</par><par>
<line>
Esse artigo vis* discuti* algumas concepções acer*a da re*a*ão de trab*lho e pode* em
</line>
<line>
c*n*ext* indígena. Par* isso, foi selecionado *m texto pu*lic*d* no jor*al indígena AJIndo,
</line>
<line>
c*nstruído d*nt** da Rese*va Ind*gena d* D*urad*s/MS, a fim de aborda* a bu*ca dos índios
</line>
<line>
po* ofícios fora das *l**ia*. As contri*uições de Mi*hel *oucault emb*sarão a dis*ussão, de
</line>
</par><par>
<line>
modo a verificar
</line>
<line>
com* se *an*festa uma perspectiva de dom*nação *or m*io do trabalho na
</line>
</par><par>
<line>
sociedad* nacional.
</line>
<line>
P*lav*as-chave: D*minação. Foucault. Índios. Pode*.
</line>
<line>
ABSTRACT
</line>
</par><par>
<line>
**is paper aims to
</line>
<line>
discuss some a*p**ac*es of the **lat*on*h** of work an* power *n
</line>
</par><par>
<line>
indige*ous context. *o* this, it *as selected a text publis*e* i* the indigen*us periodical
</line>
<line>
n*m** A*I**o, elaborated *ithin the Indigen*us *eser*e of Dour*dos/MS, in o*der to d*scuss
</line>
<line>
the Indians seek for jobs outsid* *heir villages. T*e contributions of Miche* F*ucault w*ll base
</line>
<line>
th* d*s*ussion, so that it verifies how * prospec* o* domination through *ork in t*e *ational
</line>
<line>
society is manif*ste*.
</line>
<line>
Keywords: D*mi*ation. Fouc*ult. Indian*. power.
</line>
</par><par>
</page><line>
R*v. *SA, **res*n*, v. **, n. 2, art. 1*, p. 21*-2**, mar./*br. 2*1*
</line>
<line>
www4.*sane*.com.br/revi*t*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. G. R. Stef*nello
</line>
<line>
*16
</line>
</par><par>
<line>
1 INT**D*ÇÃO
</line>
</par><par>
<line>
Esse es*udo se inscreve na comuni*ade da Reserva Indígena Francisco *orta Barbosa,
</line>
<line>
no município d* Dourados, no Mato Grosso do Sul, reg*ão Cen*ro Oeste brasileira. A *eserva
</line>
<line>
ab*ang* uma ár*a *e 360* hectares destinados à **rad*a das famíl*as e à produçã* familiar e
</line>
<line>
comercial de alimento.
</line>
<line>
Vive* *a reserva aproxim*damente 14 mil índio* perte*centes às etnias G*arani-
</line>
</par><par>
<line>
Kaiowá, Guarani-Ñandeva * Terena,
</line>
<line>
* que
</line>
<line>
*situa como a reserva in*ígena c*ma maior
</line>
</par><par>
<line>
de*sidade pop*laci*nal d*
</line>
<line>
país (C*MI, 2013) e está geografi*amente localizada * ce*ca de
</line>
</par><par>
<line>
quatro q*ilômetros do centro *a cidade, e a m*nos de um quilô*etro das prime*ras moradias
</line>
</par><par>
<line>
de não **dios, o que gar*nte populaçã* indígena fácil acess* a*s bair*o*, onde podem à
</line>
<line>
vender os *limentos *ue produzem em seu *eko*á*, *edir mantiment*s e aju*as necess*rias.
</line>
<line>
A s*tuação da reserva indí*en* é *egr*dante; as c*ndições de vida a *ue *stão
</line>
<line>
*ubmetidos o* ín*ios c*rrespon*em * um estado de mis**ia; as áre** destinadas ao *l*ntio não
</line>
<line>
sã* suf*ci**tes, de acordo com * p*pulação local, para a gran*e quantidad* de pessoas qu* ali
</line>
</par><par>
<line>
vive. *s índices d* vi*lên*ia tam*ém são bastan*e elev*dos na região: assas*inat*s
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
*uic*dios, além de *ua próp*ia gr*v*dade, são ref*e*os *e *m com*lexo cená*io
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
difi*uldade* econômic*s, sociais e étnico-cult*rais enfre*tadas pe*os nativos.
</line>
</par><par>
<line>
Em meio a ess* *ontexto, foi *riada a A*I - Ação de Jovens Indígenas,
</line>
<line>
um a
</line>
</par><par>
<line>
organ*zação indí*ena nã* *ov*rnamental, fun*ada em
</line>
<line>
2***, pela a*tropólo*a Maria
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
Lourdes *eldi *e *lcânta*a * po* jov*ns re*r*sentantes das três etnias, sendo, *oje, financiad*
</line>
<line>
*om capital de ori*em privada.
</line>
<line>
E*sa O*G é res**n*ável pela e*aboração * publicação de u* jo*nal, o AJIndo, que
</line>
</par><par>
<line>
aborda tem*tic*s diver*as as quais e*volvem, de a**uma man*ira, o púb*ico in*ígena
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
região. A
</line>
<line>
importância d* uma pu**icação como
</line>
<line>
*
</line>
<line>
jorna* é ***n*u*da, em *s*ecial *o
</line>
<line>
que s e
</line>
</par><par>
<line>
refe*e à e*po**ção da cult*ra indígena e de como ela se inst*ur* na *ociedade nacional a partir
</line>
</par><par>
<line>
d* uma perspec*iva interna, local,
</line>
<line>
vis*o *ue *ran*e parte dos *ex*os d*s**stos no jornal *
</line>
</par><par>
<line>
e*crita pelos indígen*s da comunidade.
</line>
<line>
Send* co*h*cedore* des*e context*, *is*u*iremos, na s*q*ência, a questão do *rab****
</line>
</par><par>
<line>
*ndígen* em Dourados sob a persp*ctiva do índio, de
</line>
<line>
acordo com um texto pu**icado em
</line>
</par><par>
<line>
20**, n* edição *e número *1, d* jor*a* *JIndo, *n*itulad* "*eslocamen*os e o mercado de
</line>
<line>
traba*ho". Os postu**do* f*uca*ltianos seram os a*icerçes p*ra ab*rdar as noçõ** de trabalho
</line>
<line>
* poder, e de qu* forma elas *tin*em *m *an*rama de dominaç**.
</line>
</par><par>
</page><line>
R*v. FSA, Teresina, *. 1*, *. 2, art. 11, *. 214-2*5, ma*./abr. 201*
</line>
<line>
www4.**a*et.com.br/re**sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
O P**er De Ser Cidadão: Uma *reve Re*aç*o Entre O Í*dio Douradense * A Busca Por *rabalho
</line>
<line>
217
</line>
</par><par>
<line>
* R*FE*ENC*AL TEÓRI*O
</line>
</par><par>
<line>
2.1 O *rabalho para * *n**o e para * não índio
</line>
</par><par>
<line>
Ao consi*erar o* pov*s indígena* como u* g*up* *tnic* minoritário na socie*ade
</line>
<line>
*acional, não ne*e*sar*amen** (mas também *ão ign**ando) **vido à qu*n*id*d* de índios
</line>
<line>
ainda exis*entes no Brasil, m**, s*mple*me*te, p*r s* tratar de um* cu*tu*a hist*ric***nte
</line>
</par><par>
<line>
esti*matizada c*mo i*ferior
</line>
<line>
ao homem branco, então majoritário e dom*nant*, é possível
</line>
</par><par>
<line>
perceber relaçõe* de preconceito exist*ntes, entre outros asp*ctos, no q*e diz respeito à id*ia
</line>
<line>
** trabal*o *ara o í*dio.
</line>
</par><par>
<line>
Em u* estudo d* 20*6, *u*no tr*ça algun* asp*c*os co*cernentes à iden*idade
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
índio * à ada**ação **l* qua* *em pass*n*o para c*nviver com o bran*o e *uas *de*logi*s, e
</line>
<line>
*onfirma um estereótipo que nos é *ast**t* sensível e que a*i*enta o pre**nceito existent* na
</line>
<line>
sociedad* multicultural, **bretud* ao *o*o de c*racter*za* o *ndio co*o um ser preguiços* e
</line>
<line>
incap** para o r**mo e a* condições *e *rabalho *m que estam*s inserid*s n*
</line>
<line>
contempo*aneidad*.
</line>
<line>
Esse *s*e*eótipo é *antido, em u* prim*iro momento, porque o branco, ad*itido
</line>
<line>
como d*mi*ant* na s*ciedade n*ciona*, deté* de um tipo de poder hierárquico que *e*ineia
</line>
<line>
as cult*ras minoritária* a part** das c*racterísticas *e su* própr** cultura. Assim, o ín*io n*o
</line>
<line>
pode d* *ma forma ger*l, ser melho* que o branco, ne* o *egro, nem qua*squ*r **tros gru*os
</line>
<line>
étnicos minori*ários que c*mpõe* a s*cie*ade brasilei*a.
</line>
<line>
Af**mar *ue o índio é preg*içoso e *ncap*z para * t**balho, entretanto, requer que
</line>
<line>
reconheçamos *ue a noção *e trabal*o par* o não índi* s*ste*ta a ideol*gia cap*ta*ista **
</line>
</par><par>
<line>
qua*s todos
</line>
<line>
faze*os pa*te, **s que n*o *nerente c*lt*ra do índio, e que,
</line>
</par><par>
<line>
é
</line>
<line>
à
</line>
<line>
assim sendo,
</line>
</par><par>
<line>
claramente pos**i *utra pers*e*tiva *obre a noção natura* de trabalho. P*ra el* (o
</line>
<line>
*ndi*),
</line>
</par><par>
<line>
*r*balho não era um* *sp*cie de obr**a*ão *o* que prec*sav* p*ssa*, visa*do prove*tos
</line>
<line>
qu*
</line>
</par><par>
<line>
satisfizessem as nec*ssidades de su*sistênc*a e de consumi*mo, determ*nado pel*s prece**os
</line>
<line>
capitalista*, mas *ra, sim, enca*ado pelo índio co*o uma ativid*de que **rantisse sua própria
</line>
<line>
subsistência e a de sua comunidad*, *ão re*aci*na-l* a um mecanismo paradoxal de p*oduçã*
</line>
<line>
e valor, pelo qual, quanto mais se prod*z, ma*s s* é va*ori*ado e mai* se pode consumir. **b
</line>
<line>
ess* **nto de v*sta, criou-se a **ei* de que o índi* produz pouc* dentro do siste*a capitalista,
</line>
</par><par>
<line>
r*cebendo, en*ão, ró*ulo de o
</line>
<line>
pregui*oso."A
</line>
<line>
empr*sa [c*pitalista] n*o se
</line>
<line>
preocu*a com as
</line>
</par><par>
</page><line>
necessi*ades da s*cie*ade; seu único fim é au*entar o* lu**os *o empre*ár*o"
</line>
<line>
(KROPOTKIN, 1*75, p. *8). Seguindo por pers**ctiva semelhante, Ma*x a*orda a questão do
</line>
<line>
Rev. FSA, *eresi*a, v. 13, n. 2, a*t. 1*, p. 214-225, mar./ab*. 20*6 www4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
P. G. R. S*efane*lo
</line>
<line>
2*8
</line>
</par><par>
<line>
*raba**o asso*i*do * produção
</line>
<line>
de **quezas, independente*en*e
</line>
<line>
da
</line>
<line>
profissão
</line>
<line>
exerci*a *elo
</line>
</par><par>
<line>
sujeito capitali**a, *l*gando
</line>
<line>
que "* *ssênc*a subjetiva da *ro*riedade *rivada, a pr*prie*ade
</line>
</par><par>
<line>
privada como atividade para si, como sujeito, como pe*so*, é o tr*balho". (*A*X, 1978, p.
</line>
<line>
3). * tr*balho do índio, por *utro la**, não visava lucro, *á *ue est*va inscrito n*m regime em
</line>
<line>
*ue a re*l preocu*ação era a própria *omu*i*ad*, e essa noção *e *onceber * compreender o
</line>
<line>
trabal*o é vista como uma caract*rí*tic* qu* desvalori*a cultura*ment* um povo.
</line>
<line>
Identificand* um a*pecto de marginali*aç*o que exis*e s*bre a cultura indígena,
</line>
<line>
ori*ndo, so*retudo, do descobrimento do Brasil * que perdura ac*n*ua*amente até os dia*
</line>
<line>
at*ais, viemo* pa*sando por proc*ssos **s**ricos, como é o caso da Consti*uição de 1988, qu*
</line>
<line>
classifica o povo indígena com* um *rupo que *e adequaria à sociedade naciona*. Com ess*
</line>
</par><par>
<line>
con*epção, s* *ncl*iu o dire*t* e os índ*os *ere* considera*os
</line>
<line>
como *a*te *a so*iedade (e
</line>
</par><par>
<line>
sempre f*ram, visto o
</line>
<line>
que n*sceram humanos sociais e n*o *ria*uras an*mal*scas, *omo
</line>
</par><par>
<line>
popu*armente *r*m vistos até não muitas décadas a*rá*) e *e in*luiu, ainda, a nec*ssidade da
</line>
<line>
ad*qu*ç*o à* nor*as v**en*es e aos co*tum*s sócios ideológic*s do homem branco, seu
</line>
<line>
dom**ante.
</line>
<line>
Toda *ssa adequação *om a ***l os índi*s p*ecisaram e precisa* consta*temente se
</line>
<line>
*nvo*ver *od* altera* sua c*ltura, seu modo de v*ver e de ser do índio, s*us hábi*os, o mo*o
</line>
<line>
de enxergar seu pape* social e, sobretudo, a sua iden*idade.
</line>
<line>
No t*xto do jovem indíg*na Kenedy Mor*is, e*con*ram*s o seguint* *xcerto:
</line>
<line>
Na Rese*va mesmo, as oportunidad*s de trabal** são *ínimas e * que resta a*s
</line>
</par><par>
<line>
h*mens é o *rabalh* no corte de cana da
</line>
<line>
re*ião. Segundo dad*s do Mi*i**ér*o
</line>
</par><par>
<line>
Pú*lico ** Trabalho, entre s*te e **to mil indígenas dependem deste serv*ço. Para as
</line>
<line>
mulheres, *m caminho mu*to comum é o *rabalho de em*r*gada domé*tica **s casa*
</line>
<line>
d* cidad*.
</line>
<line>
O trabalho dos homens in*í*e*** *, quas* sempre, braçal. A ati*idade d* co*te de cana
</line>
<line>
na região *e Dou*a*os (grande produtora de ca*a d* açúcar), i*pr**nad* de mão de obra
</line>
</par><par>
<line>
indígena, j* nos é *u*iciente
</line>
<line>
para
</line>
<line>
percebe* que no*ão de *rabalho, adv*n*a d* *ultu*a a
</line>
</par><par>
<line>
i*dígena, já está esmaecida. Sabendo que v*vem,
</line>
<line>
a*roximadamen*e, cato*ze mil índios n*
</line>
</par><par>
<line>
*eg*ão, e que metade *essa
</line>
<line>
população *epende dessa atividade, per*ebem** a
</line>
<line>
dimensão
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
adequação de co*t*mes * valor*s por que os índios vêm pa*sando. Par* se adaptarem
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
soci**ade nacion*l, o trabalho no tekohá passou a ser inv*ável.
</line>
</par><par>
<line>
Nesse outro excerto, r*tirado de uma entrevist* realizada pelo
</line>
<line>
autor d* texto *om
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
</page><line>
indígena *u*c***no, d* 45 a*os, encon*ramos outras fontes de renda: "De acordo com
</line>
<line>
Juscel*no, * construção civil é um s*to* que tem empregado muitos ind**enas, el* *** c*rca
</line>
<line>
Re*. F*A, Te*esina, v. 13, n. 2, a**. 11, p. 214-22*, mar./abr. *016 www*.fs*net.com.br/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
O Poder De Ser Cidadão: *ma Bre*e R*lação Entre O Índ*o Dourad*n*e E A Bu*ca Por Trabalho
</line>
<line>
*19
</line>
</par><par>
<line>
de dez colegas índios e diz que há mu*tos, t*mbém *m outr*s ob*as", o que lhes *arante u*
</line>
<line>
mí*imo necessário de co*dição financeira para se *nte**ar à socieda*e e s* sent*r a*s*m.
</line>
<line>
* pró*i*o fragmento n*s revela outr* *anora*a, qu* *ervirá de il*stração p*ra a
</line>
<line>
questão da d*minaçã* socia*, que discutiremos logo à fre*t*:
</line>
<line>
* cultivo d* terra * feito po* pouc*s *ndígenas da Reserva de Doura*os *, ** geral,
</line>
<line>
as pessoas pla*tam mais para subsis*ê*cia do qu* para ve*der. Al*u** tê* terra, ma*
</line>
<line>
não têm *ondições par* cult***r, então *rrendam a terceiro* para o pl*ntio de grãos,
</line>
<line>
o q*e gara*t* *lguma renda.
</line>
</par><par>
<line>
O fat* é que m*d*das de incentiv* à produ*ão, como a
</line>
<line>
l*beração de linhas *e
</line>
</par><par>
<line>
créditos e outros tipos de *inanciamentos destinados * agricultores n*o acont*ce para
</line>
<line>
*s pr*dutores indíg*nas, o* s*ja, não ex*ste uma ação do govern* p*ra
</line>
<line>
pote*cial*za*o que vem sendo pr*duzido em pequena e*cala.
</line>
<line>
A *opulaçã* Gu*rani (subgrupos Kaiowá * Ñandeva) *esid* n* região d* Doura*os
</line>
<line>
d*sde a época do Brasil co*ô*ia * vem acomp*nhan*o e par*icipando (sofrendo as mud*nç*s
</line>
<line>
que lhes sã* i*post*s) da reo*ga*iza*ão pela qual passa a *idade. Perdeu gran*e parte de suas
</line>
<line>
*erras e, com isso, f*i levada a perd*r *arte de sua cult*ra, passando * sen*ir necessi*ade d*
</line>
<line>
*ealizar mudanças em seus *ostumes.
</line>
<line>
Os *roble**s rel*cionados à ocu*ação e desapro*riação de terras tiveram início p*r
</line>
</par><par>
<line>
vol t a 1880,
</line>
<line>
épo*a em que o Governo Federal fez concessões agrá**as à **mpanhia Matte
</line>
</par><par>
<line>
Larange*ra*, *ermi*indo que ela ocupasse o território tradicionalmente indígena dess* re*i*o.
</line>
</par><par>
<line>
Tr*quez (2006) apon*a *ue, após
</line>
<line>
a i*sta*ação da Companhia Matte Larangei*a em uma
</line>
<line>
área
</line>
</par><par>
<line>
que passava de um m*lhão d* h*c*ares, trech*s a*eatórios de estrad* começaram a **r povoad*
</line>
<line>
p*r brancos e, *omo a **oca era favorável pa*a * desenvolvimento das ter*as a*ricultáveis, as
</line>
</par><par>
<line>
disputas e*tre í*dios e b*ancos f*cavam cada vez mais complexas. Com a
</line>
<line>
limitação mais
</line>
</par><par>
<line>
acentuada
</line>
<line>
das terr*s indígenas, em 1915 * Estado *ec*diu cr*a* *s p*lít*cas de reservas
</line>
</par><par>
<line>
indígenas, podend*, dess* forma, apro*ria* ao* c*lonos toda a área que não esta*ia d*l*mi*ada
</line>
<line>
à* *es*rvas.
</line>
<line>
Uma vez q*e os i**ígenas *ão teria* ma*s espa*o suficiente para vive* s**undo seu
</line>
</par><par>
<line>
m odo
</line>
<line>
de s*r tr*dicional, t*ansformaram-se em mão de o*ra, *sp*cialmente para trabal*ar na
</line>
</par><par>
<line>
área *estinada à *rodução de erva mate. Entre 1915 * 1928 *oram r*ser*adas oito áre** dentro
</line>
</par><par>
<line>
d*s li*ites do que hoj* é estado de Mato *rosso do Sul; a *eserva *e Dourad** foi o
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
seg*nda a ser criada, em 19*7, con*ud* a *omol*ga*ão definitiva da d*limita**o de s*u
</line>
<line>
espaç* *correu apenas e* 19*5, 48 *no* mais *ard* (WEN*ESLAU, 199*).
</line>
</par><par>
</par>
<par>
</page><line>
p*estados na Guerra d* Parag*ai. Atuou na expl*ração de erva-mate no **l do Mat* Gros**.
</line>
<line>
Rev. FSA, Ter*sina, *. 13, n. *, art. 11, *. 214-225, mar./*br. 2*16 w*w4.fsanet.com.br/revi*t*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
P. G. R. *tef**ello
</line>
<line>
*20
</line>
</par><par>
<line>
* des*propriaçã* de t*rras i**ígena* abrange car*cterí*tica* d* *gressão cultura*, **
</line>
</par><par>
<line>
uma f*rçada rea**ptação soc*al, política e ideol*gica, u*ic*m*nte par* s**uir com
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
s*brevivên*ia. No fragm*nto de texto anteriormente d*staca*o, confirm**os as m*rc*s dessa
</line>
<line>
readaptaçã* e do c*ntín*o processo de *om*nação por que pass* o índio, a ver, suas t**ras são
</line>
<line>
radicalmen*e reduzi*as, de m*do a força* o índio a perman*cer confinado (o* *eservado,
</line>
</par><par>
<line>
apro*eita*d* * sen*i*o **to d* ter**) * a buscar diferen*es opções
</line>
<line>
de trabalho e m**os
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
sobrevivê*cia. Ademais, a*nda que se*a ampar*do pela Cons*ituição,
</line>
<line>
no sentido de ser
</line>
</par><par>
<line>
*econhecido c**o cidadão, não é detento* dos mesmos direitos que a *oci**ade nac*onal,
</line>
<line>
conforme menci*nado por Kenedy Morais a* se referir aos f*nan*iament*s para agricult*r**
</line>
<line>
indígenas.
</line>
<line>
E* outro parágrafo do te*to do jovem indígena, consta o seguinte:
</line>
</par><par>
<line>
A cada ano, a*m*nta o número de
</line>
<line>
i*dígenas que b**c*m f*rmaç** nas
</line>
</par><par>
<line>
universidades. De*oi* de formados, disputam espa*os na *ldeia e tamb*m na cid*d*.
</line>
<line>
"Nós jovens indígenas temos qu* es*ar super bem p*ep*r*dos, pois a*nda somos
</line>
</par><par>
<line>
des**iados **i*as vezes enfr*ntar preconceito. Estamo*
</line>
</par><par>
<line>
a
</line>
<line>
*
</line>
<line>
em u*a era e* *ue os
</line>
</par><par>
<line>
jovens indígenas precisa* não *oment* esta* prepa**d*s, mas estar preparados com
</line>
</par><par>
<line>
qualidade",r*f*rça Emers*n
</line>
<line>
Cabr*i*a, estuda*t* de Audiov*sual na Facu*dade
</line>
</par><par>
<line>
Anha*guera, que *prendeu filmar e a edi*ar v****s na ONG A*ão dos Jovens *
</line>
</par><par>
<line>
Ind*ge*as (AJI) e agora trabalh* para c**al de televisão "Boa Vida", tran*mitido o
</line>
<line>
pela Via Cabo TV d* *ourado*.
</line>
</par><par>
<line>
O proce**o *e *ducação form*l, que se e*tende
</line>
<line>
*o *a e*u*ação inf**til até o ensino
</line>
</par><par>
<line>
*up*rior, fun*iona como um indicador de con*ciê*cia da *e*es*idade de acompan*a* as
</line>
<line>
exigênc*as da socieda**, no toca*te ao mer***o de trabalho. * e**mpl* *e êx*to profissional
</line>
<line>
*pr*sentado no t*xto, entretant*, apesar de crescente com o p**sar do t*m*o, ai*da * escasso e
</line>
<line>
responsável por po*cas melhorias na qualidade de vi*a *a comunid*de indígen*. Contudo, a
</line>
<line>
conv*vência tão p**xima entre cult*ras historicame*te *ão di*tintas, promove um miscigenad*
</line>
<line>
e*pectro de integração étnica, compreen*ido de *aneira positi*a * *ociedade, mas p*rm*ado
</line>
<line>
de **e*onceitos.
</line>
<line>
*al integ*ação está e*basada **m am*l* conceito de d*min*çã*, o qual não nos
</line>
<line>
permi**rá liquidar neste *exto, mas que nos s*rvirá de ilus*ração n* co*texto da rea*apta*ão
</line>
<line>
indígena à soc*ed*de nacional.
</line>
<line>
3 RESULTADOS E DI*CUÇÕES
</line>
<line>
*.1 Algumas considerações acerca do exercício *e p*de* pelo trabalho
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina, v. 13, n. 2, art. 11, *. 214-225, mar./*br. 2016
</line>
<line>
**w4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
O P*de* De Ser Cidadão: *m* Brev* Re*ação Entr* O Índio *ouradense E A *u*ca Por Tra**lho
</line>
<line>
2*1
</line>
</par><par>
<line>
É de impor*ância, para *o*sa abo*dag*m, a percepção de q*e há relaçõ*s de poder em
</line>
<line>
*oda* as ramificações sociais, isto é, é inerent* às i*stituições a existência do poder, no âmbito
</line>
<line>
d* escola, da *e*ação ent*e *amiliar*s, do Estado, re*ponsável p** reger a s*c*edad*, e
</line>
<line>
quaisquer o*tras instânc*as da esf*ra social. Foucault afirma q*e
</line>
<line>
as relações de po*er e*is*em entre um homem e um* mulher, *nt*e a*ue*e que sabe e
</line>
</par><par>
<line>
aquele que não sab*,
</line>
<line>
e*tr* os pais e *s crianças, na
</line>
<line>
família. N* soc*eda*e, *á
</line>
</par><par>
<line>
milhares e m*lh*res de re*ações
</line>
<line>
d* *oder por *o*seguinte, re*ações de forças e, de
</line>
</par><par>
<line>
pe**enos enfren*amentos, micro *utas
</line>
<line>
d* alg*m modo. Se é verdade que
</line>
<line>
esta*
</line>
</par><par>
<line>
p*quena* rel*ções de poder s*o co* frequência c*manda**s, in*u***as do *lto *e*os
</line>
</par><par>
<line>
gr*ndes poderes de Es*ado ou *elas grandes dominações
</line>
<line>
de
</line>
<line>
classe, é preciso *inda
</line>
</par><par>
<line>
*iz*r que, em sentido *nverso, *ma domi*açã* de *lasse ou uma estrutu*a de Es*ado
</line>
</par><par>
<line>
só podem bem funcionar se
</line>
<line>
há, na base, e*sas pequenas relações de poder. *
</line>
<line>
que
</line>
</par><par>
<line>
s**ia poder de Estado, aquele que im*õe, por exemplo, o serviço militar, senão o
</line>
<line>
houvesse em *orno de cada in*ivídu* tod* um fe**e d* rel**ões de po*er que o li*a a
</line>
<line>
seus pais, a seu patrão, a seu professor - àquele que sabe, àq*ele que lhe en**ou na
</line>
<line>
*abeça tal e tal *deia? (FOUCAULT, 2003a, p. 231).
</line>
<line>
Discuti*emos, e**ão, de que ma*eira *e mani**stam *elações de poder ex*lusivamente
</line>
<line>
* partir da noção de trabalho. Co***rme vimos, em **mento anterior, o índio com*r*ende o
</line>
</par><par>
<line>
*rabalho *e m*neira distinta àquela
</line>
<line>
q*e o não índio o faz e, uma vez que vive*os sob o
</line>
</par><par>
<line>
me*mo ma**o capitalista, c*nsidera-se que todo indivíduo é p*odutor, e da* a razão pela qual a
</line>
<line>
C*nstituição enx*rg* * índio como um i*divíduo que passará p*r adeq*açõe* impos*as pela
</line>
<line>
sociedade nacio*a*, para ser produtor não *a/para sua comunidade, exclusi*am*nte, mas para
</line>
<line>
* socied*de.
</line>
<line>
A respeito das rel*çõ** empregat*ci*s e da neces*idade *o trabalho subordinado pa*a *
</line>
</par><par>
<line>
in*ivídu*, Fo*cault (2003b) *hama
</line>
<line>
de poder disc**lin*r * tipo de rel*ção *e poder que s*
</line>
</par><par>
<line>
mantém na sociedade c*nte*porânea, advi*do, ent*o, *e uma sociedade disci*lin*r,
</line>
</par><par>
<line>
referindo-se, é claro, a uma dis*ipli*a
</line>
<line>
a*ordada,
</line>
<line>
c*ntratual, fu*damentada por *mp*siç*es
</line>
</par><par>
<line>
jurídic*s, q*e *aran*em e normatizam o vínculo, est*be*ece*do su*o*dinaçã*. Sobre
</line>
<line>
esse
</line>
</par><par>
<line>
a*pecto, Nas*imento (2*1*, p. 164) escla**ce:
</line>
</par><par>
<line>
Subordinaç*o e poder de direção *ão verso e r*ver** da mesma medalha.
</line>
</par><par>
<line>
Asubord*nação é a **tuação em *u* fi*a o empr*g*do. O *oder de direção *
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
faculdade mantida pelo empregador,
</line>
<line>
d* det*rminar o modo de execuç** *a
</line>
</par><par>
<line>
pr*staç*o do trabalho
</line>
<line>
pa*a *ue *ossa
</line>
<line>
satisfazer o seu interesse. Ambas se
</line>
</par><par>
<line>
comp*e*am. O empregado é
</line>
<line>
um subordin*do porque ao *e col*car *essa condição
</line>
</par><par>
<line>
consentiu *or con*rato *ue o seu t*abalh* seja dirig*do p** outr*m, o empr*g*do*.
</line>
<line>
F*ucaul* (2008, *. 75) po*iciona com bastante cl**eza a n*t*reza da norma *ara os
</line>
<line>
su*ordinados, a*irmando qu* o "fundamental e primeiro n* normal*zaç*o discip*inar n*o é *
</line>
<line>
normal e o *normal, é a norma", *e modo a deixar que o pr*prio *ndivíd*o escolha segui-*a ou
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina, v. 13, n. *, art. 11, p. **4-225, *ar./a*r. 2016
</line>
<line>
www4.fsane*.*om.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
P. G. R. Stefanello
</line>
<line>
22*
</line>
</par><par>
<line>
não, in*t*urar-se dentro da norma, o* *ransgredi-la, *stando sujeito à demarcação de normal e
</line>
<line>
ano*mal e a uma p**sível punição.
</line>
<line>
*-no* *laro que a subord*nação, por si só, *ã* é r*sp**sá*el po* uma *isã* comple*a
</line>
</par><par>
<line>
de e**stência d* p*de*, ela é componen*e d*
</line>
<line>
um â*bito mais amp*o, a saber, o Estado, que
</line>
</par><par>
<line>
nos p*rece ser aqu*le que *etém poder d* c*erção s*cial e a partir do q*a* vão surgindo micro
</line>
<line>
p*d*res cap*zes de se d*senvolve* isol**ame*te *o po*e* *statal.
</line>
</par><par>
<line>
Ao passo qu*, retomando o
</line>
<line>
texto *o indígena Ke*edy Mor*is, os índio* *oram
</line>
</par><par>
<line>
historicamente perd*ndo a
</line>
<line>
*ossi*ilida*e de t*abalhar nas terras *e *ua comunidad*, *evido,
</line>
</par><par>
<line>
prin*ip*lmente, a polí*ica*
</line>
<line>
d* dem**cação *ue favoreciam/favorecem aos não *ndios, que, e
</line>
</par><par>
<line>
em *onseq*ê*c*a, passaram a bus*ar, c** ce*to sucesso, ofícios fora da Reser*a, é possível
</line>
<line>
comp*eender esse per**rso co*o um exercíc*o d* poder do Estad* que c*nfere u* poder aos
</line>
<line>
índios, *ue *té então não ex*stia, * *ue v*i ao enco*tro do pro*osto **la C*nstituição de 1*88.
</line>
<line>
Pode-se comp**ender esse *oder conferido aos índios, no e*tanto, *om* não m*is que
</line>
<line>
um mé*odo *e dominação * de alienaçã*. É atribuir poder a *uem não t*m, para *ue ** torne
</line>
<line>
alguém e si*va * *ógic* do sistema cap**alista.
</line>
<line>
O pape* de trabalhador tem de*taque *ntre os p*péis sociai* contempo*âneos. Are*dt
</line>
</par><par>
<line>
(1981) apon*a o ho*o f*ber o*identa* e in**re q*e, *o t*ntar dize*
</line>
<line>
"que*
</line>
<line>
é", sujeito o
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
i*duzido pela própria linguagem, naturalm*nte, a *izer "o que alguém é", e isso é um re*lex*
</line>
<line>
**entitário. So* essa ótica, Krawulski (1998, p. 12) determina que "o homem passou a *er
</line>
<line>
visto com* um co*pone*t* de *ma força de tra*alho e se vi* trans**rmado *e indi*íduo *m
</line>
<line>
trabalhador: o trabalho p*ssou * signifi**r um instrumento do va*or e d* dignidade *um*na".
</line>
</par><par>
<line>
Entender que o trab*lho permite a*suj*ito, o*icialmente, const*t*e-se como tal
</line>
<line>
na
</line>
</par><par>
<line>
socied*de, e q*e é por inter*édio do traba**o que o homem pode satisfaz** sua* necessida*es
</line>
<line>
d* consumo * alimentar *s anseios de pr*s*eridad* de*tro do sistema *api*al*s*a q*e nos rege,
</line>
</par><par>
<line>
t*rnacompr*en*íve* o fato *e q*e
</line>
<line>
*s
</line>
<line>
í ndi os
</line>
<line>
estejam, na atualidade, em bus*a d* *mpr*g*s
</line>
</par><par>
<line>
além das aldeia*.
</line>
</par><par>
<line>
Conforme * relato *e Kenedy há muitos indígenas
</line>
<line>
da
</line>
<line>
cidade de Dou*ados à
</line>
<line>
procura
</line>
</par><par>
<line>
dess*s
</line>
<line>
oportunidades e, *ara isso, ta*b*m bu*c*ndo preencher c**a
</line>
<line>
ve* ma*s va*as
</line>
<line>
nas
</line>
</par><par>
<line>
univer*ida*es, torn**do-se po**, i*egável importância dessas atitudes em favor da melh** a
</line>
<line>
qualidad* de vi*a. Esse p*rcurso atual p*lo qual pa*sa * com**idade in*ígena, na** mais é do
</line>
</par><par>
<line>
que o reconheciment* e/ou aceitação, nat*ralizados, do
</line>
<line>
poder a *la
</line>
<line>
d*d*. É reflex*
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
produção de saberes amplam**t* defen*ida
</line>
<line>
p** Foucault *m tod* sua obra. É recon***er-*e
</line>
</par><par>
</page><line>
como d*mi*ado, as*im como grande *arte ** socieda*e o é, mesmo que m*ita* *eze* n*o o
</line>
<line>
r*conheça.
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina, v. 13, n. 2, ar*. 11, p. *14-*25, *ar./abr. 2**6 **w*.fsanet.com.br/rev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
O Poder De Ser *i***ã*: U*a Breve *elação *ntre O Índio Dourad*nse E A Busca P*r T*abalho
</line>
<line>
223
</line>
</par><par>
<line>
Se o poder fosse somen*e repressivo, se não f*zesse outra coi*a * nã* ser dizer não,
</line>
</par><par>
<line>
*ocê acredita
</line>
<line>
que s*ria obedeci*o? O que *az com que * *oder se manten*a *
</line>
<line>
que
</line>
</par><par>
<line>
s*ja a*eito é simp**s*ente que ele *ão pesa só c*mo u*a *or*a que diz n**, mas que
</line>
</par><par>
<line>
*e fato el* pe*meia, produz c*isas, ind*z ao *raz*r,
</line>
<line>
forma s*ber, produz discurso.
</line>
</par><par>
<line>
Deve-*e consider*-lo como uma re*e p*odutiv* que atravessa *odo co*po soc*al *
</line>
</par><par>
<line>
mu*to mai*
</line>
<line>
do que um* *nstânci* negativa qu* tem por função reprimir
</line>
</par><par>
<line>
(*OU*AULT, 201*, p. 45).
</line>
<line>
A g*ande d*fer*nça, no cer*e de*sa discuss*o, in*crev*-s* na q*e**ão *ultu*a* * na
</line>
<line>
m*lticultu**li*ade social. O índio pa*e*e haver s**o elev*do de u* *tatus, até então igno*ado,
</line>
<line>
descon*ecido, para *m estado de serv*ço à **ciedade, assim, integrando-se nela, ao *on**ário
</line>
<line>
do não índi* que, hi*toricam*nte, já se con*tituía como sujeito soci**.
</line>
<line>
4 *ONSIDERA*ÕES FINAIS
</line>
<line>
Co* base nas abord*gens r*alizadas, é possível *ue perc*b*mos * exercício do poder
</line>
<line>
por p*rte *o Est*do, ao man*fest*r in*eres*e em incluir o índ*o na sociedade. *ontu*o, essa
</line>
<line>
inclus*o *ão r*pousa em algu*a i*genuidade, mas p*rmeia **a **eia de que todo home*
</line>
</par><par>
<line>
tem capacidade de
</line>
<line>
*rodu*ir pa*a a sociedade, de ser úti* à ide*logia
</line>
<line>
dominante, desej*sa de
</line>
</par><par>
<line>
produção de *i*uezas.
</line>
<line>
Vimo* que * poder *pre*enta uma *elação pa*adoxal: por um lado, *stá presente em
</line>
</par><par>
<line>
todas as *elaç*es sociais,
</line>
<line>
impre*nado em todas as inst*tuições soc*a*s e, dess* modo,
</line>
</par><par>
<line>
*esponsá*el por *ma organizaç*o que, di*icilmen*e,
</line>
<line>
existiria sem el*. Por o*tro, me*mo
</line>
</par><par>
<line>
presente em qu*isquer relaçõ** sociais, não é coer*nte apontar um detento* cent*ali*ado do
</line>
<line>
poder. Parece-nos ser o Estado essa entidade centralizada, to*avia, o a*stracio*i*mo que
</line>
<line>
acompanha a entid*de *statal *ificul*a o dir*c*onamen** desse poder.
</line>
<line>
A*reendemo*, a*nda, que o *ndígena, levad* a modificar seu modo de **da *m b*sca
</line>
</par><par>
<line>
de oportun**ades dentro da *idade,
</line>
<line>
q*e lh* foram n*gadas dentro
</line>
<line>
da aldeia, pa*ece *ceit*r
</line>
</par><par>
<line>
*ssa p*r*pe*tiva de dominaç*o, objetivando melhores c**di*ões de vid* e torn*r-se *embro
</line>
<line>
efetivo *a soci*dade na*ion*l, e te* sua voz ress*ad*, apesar de *od* preconc*ito para *om sua
</line>
</par><par>
<line>
*ult*ra, contra in*ens* rela*ã* de preconceito étnico, que segu* ocorrendo, uma vez que *
</line>
<line>
per*anecem, além de *ominados, minoritários.
</line>
<line>
Po* fi*, pode-se confirmar a fr*gilidade do índio c*mo grupo social mi*o*itário, ao
</line>
</par><par>
<line>
pon*o q*e necessitas*e s* adaptar
</line>
<line>
ao mo*o *e v*da d* n** ín*io para, *ó ent*o, ser
</line>
</par><par>
<line>
considerado sujeito soc*al, *omo se ant*s d*sse âmbito da busca *** t**balh*s *xterno* às
</line>
</par><par>
</page><line>
*ldeia*, não o *osse, não comp**es*e s**ie*ade, não fosse *idad*o, n*o foss*, sequer, a
</line>
<line>
humano.
</line>
<line>
Rev. F*A, Teresin*, v. 13, n. 2, art. 11, p. 2*4-225, mar./abr. 2016 w*w4.fsane*.com.*r/re*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
P. G. R. Stefanello
</line>
<line>
224
</line>
<line>
REFERÊNCIAS
</line>
</par><par>
<line>
A*ENDT, H. A condição humana. Rio de Ja*eiro: *o*ense, 1981.
</line>
</par><par>
<line>
BU*NO, A. M. In*olerâ*cia l*nguística
</line>
<line>
* *migração. São Paulo, 20*6.
</line>
<line>
Dissertação
</line>
</par><par>
<line>
(*estrado *m Semiótica e Lingu*stica Geral). Universidade de *ão Paulo.
</line>
<line>
*O*S*LHO INDIGE*IST* MISS*ONÁRIO - CIMI. *iolência *o*tra os Povos
</line>
<line>
Indíg*nas no Brasil - *ados d* 2012. Brasília: C*MI, 201*.
</line>
<line>
FO*C*UL*, M. Di**s * *scritos: estrat*gia, poder-saber. *raduçã* Vera Luc*a **elar
</line>
<line>
Ribeiro. Rio de Janei*o: Forense Universitári*, 2003a.
</line>
<line>
______.* ve*dade e as formas jurídicas. Rio de Janeiro: NAU Editora, 2003*.
</line>
<line>
______. M*crofísic* do p*der. *ão Pau*o: *di*ora Gra*l, 2012.
</line>
<line>
______. Segurança, territ*rio, *opul**ão. São Paul*: Mart*ns F*nte*, 2008.
</line>
</par><par>
<line>
KRAWULSK*, E. A orientação
</line>
<line>
prof*s*ional e o significado do tra*alho. Revist* da
</line>
</par><par>
<line>
Assoc*a**o Bras*leir* de Orientadores Pr*fiss**nais, Flo***nópolis, 2(1), 1*98, p. *-19.
</line>
<line>
KROPOTKI*, P. As Nossas Riqueza*. In: A Conquista do Pão. Lisb*a: Guimarães, 1975, p.
</line>
<line>
2*.
</line>
<line>
M*RX, K. T. M. In: Manuscritos Eco*ômico-Filosófi*os. 2ª *diç*o. SP: Abr*l Cultural,
</line>
<line>
1978.
</line>
<line>
*ORAIS, K. Deslocamentos e o m**c*d* d* trabalho. JO*NAL A***DO: Aç*o de Jove*s
</line>
</par><par>
<line>
Indíg*nas de *oura*os. Vi*l*nci*
</line>
<line>
con*ra as mulheres.
</line>
<line>
Dourados-MS, n.21, mai./j**. 2010,
</line>
</par><par>
<line>
p.
</line>
<line>
03.
</line>
<line>
Disponível
</line>
<line>
e m:
</line>
</par><par>
<line>
<ww*.*ovensindigenas.org.br/base/www/jovensindigenas.org.br/med*a/*tta*hments/7/7/512
</line>
<line>
22e80b7eb35dd4*f50511181b*5c71*334b0*56**9_ed-22.p*f> Acesso *m: 4 j*l. 20*4.
</line>
<line>
NASCIMEN*O, A. *. Iniciação ao d**eito do trabalh*. 36. ed. São Paulo: LTr, 2011.
</line>
<line>
TROQUEZ, M. *. C. Profess*res índios e transform*ções *o***culturais em um cen*rio
</line>
<line>
mult*étnico: a *eserva In*íg*na de Dou*ados (*960-2005). 2006. Di*sertação (Mestrado em
</line>
<line>
Hi*tória). *ourado*, MS, *FG*.
</line>
</par><par>
<line>
WENCE*LAU, M. *. O índi* Kayowá e a comuni*ade dos bra*c*s.
</line>
<line>
1990.
</line>
<line>
Dissertação
</line>
</par><par>
<line>
(**strado em História Social). São Paulo, S*, *FLC*/USP.
</line>
</par><par>
<line>
Como Re*er**ciar este Art*go, conf**me ABNT:
</line>
</par><par>
<line>
STEFANELLO, P. G. R. O Po*e* *e Ser Cida*ão: Uma Bre*e Relação E*t*e O Índio Douradense E
</line>
<line>
A Busca Por Traba*ho. Rev. FSA, Teresina, v.13, n.2, *rt.11, *. 214-225, m**./*br. 20*6.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina, v. 13, n. 2, art. 1*, p. 214-2*5, mar./abr. 2016
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/revi*ta
</line>
</par><page>
</document><par>
</par>
<par>
</page><line>
R*v. *SA, Teresin*, v. 13, n. 2, art. 11, p. 214-225, ma*./*br. 2*16
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/rev*st*
</line>
</par>Apontamentos
- Não há apontamentos.
Atribuição (BY): Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Não Comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não-comerciais
Sem Derivações (ND): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar apenas cópias exatas da obra, não podendo criar derivações da mesma.
ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)