<document>
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<par>
<line> www4.fsane*.com.br/revista </line>
<line> Rev. FSA, Teresin*, v. 13, n. 2, art. 1*, p. 214-225, mar./abr. 2016 </line>
<line> I*S* I**resso: 1806-6356 IS*N *le*rônico: 2317-298* </line>
<line> http://dx.do*.org/10.*2819/2016.13.2.11 </line>
</par>
<par>
<line> O Poder De Ser Cidadão: Uma B*eve Rel*ção Entre O Índio Douradense E A B*s*a Por </line>
<line> Trab*lh* </line>
<line> The Po**r Of Being A Cit**en: A Brief Re*ation Betwe*nthe *n*ian From D*urados And Th* </line>
<line> *eek F*r Work </line>
</par>
<par>
<line> Pau*o Ge*son Ro*r*gues St*fanello </line>
<line> Doutorado e* Li*guística pela U***ersidade *ederal de São Ca*los </line>
<line> Mestr* em Letras pe*a Universidade F*de*al da Grande Dou*ados </line>
<line> Cont*to: *grstefa**llo_@hot*ai*.com </line>
</par>
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<column>
<row> Endereç*: P**lo Gerso* Rodrigues Stefa*e*lo </row>
<row> Endere*o: Rodovia Wa*hington Luís, s/n - Ja*dim </row>
<row> *uanabara, São *arl*s - S*, 1356*-905 </row>
<row> Telef*ne: (*6) *351-8111 </row>
</column>
<column>
<row> E*ito* Científico: To*ny Kerley de Alencar Rodrigues </row>
<row> *rtigo recebido *m *4/*1/*01*. Últi*a ve**ão </row>
<row> recebida em 25/*1/*016. A*rovado em 2*/01/2016. </row>
</column>
</par>
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<line> A**l*ado pelo sistema Triple *eview: *e*k Review a) </line>
<line> **l* Edi*ora-Chef*; e b) Double B**nd Revie* </line>
<line> (avalia*ão cega po* dois *valiador*s da área). </line>
<line> *evisã*: Gramatic**, Normativ* e de Formataçã*. </line>
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<line> O Po*e* De Ser Cidadão: Uma Br*v* Relaçã* Entre O **dio Do*radense E A Busca Por T*abalh* </line>
<line> *15 </line>
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<line> RESUMO </line>
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<line> Esse artigo vis* discuti* algumas concepções acer*a da re*a*ão de trab*lho e pode* em </line>
<line> c*n*ext* indígena. Par* isso, foi selecionado *m texto pu*lic*d* no jor*al indígena AJIndo, </line>
<line> c*nstruído d*nt** da Rese*va Ind*gena d* D*urad*s/MS, a fim de aborda* a bu*ca dos índios </line>
<line> po* ofícios fora das *l**ia*. As contri*uições de Mi*hel *oucault emb*sarão a dis*ussão, de </line>
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<line> modo a verificar </line>
<line> com* se *an*festa uma perspectiva de dom*nação *or m*io do trabalho na </line>
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<line> sociedad* nacional. </line>
<line> P*lav*as-chave: D*minação. Foucault. Índios. Pode*. </line>
<line> ABSTRACT </line>
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<line> **is paper aims to </line>
<line> discuss some a*p**ac*es of the **lat*on*h** of work an* power *n </line>
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<line> indige*ous context. *o* this, it *as selected a text publis*e* i* the indigen*us periodical </line>
<line> n*m** A*I**o, elaborated *ithin the Indigen*us *eser*e of Dour*dos/MS, in o*der to d*scuss </line>
<line> the Indians seek for jobs outsid* *heir villages. T*e contributions of Miche* F*ucault w*ll base </line>
<line> th* d*s*ussion, so that it verifies how * prospec* o* domination through *ork in t*e *ational </line>
<line> society is manif*ste*. </line>
<line> Keywords: D*mi*ation. Fouc*ult. Indian*. power. </line>
</par>
<par>
<line> R*v. *SA, **res*n*, v. **, n. 2, art. 1*, p. 21*-2**, mar./*br. 2*1* </line>
<line> www4.*sane*.com.br/revi*t* </line>
</par>
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<line> *. G. R. Stef*nello </line>
<line> *16 </line>
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<line> 1 INT**D*ÇÃO </line>
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<line> Esse es*udo se inscreve na comuni*ade da Reserva Indígena Francisco *orta Barbosa, </line>
<line> no município d* Dourados, no Mato Grosso do Sul, reg*ão Cen*ro Oeste brasileira. A *eserva </line>
<line> ab*ang* uma ár*a *e 360* hectares destinados à **rad*a das famíl*as e à produçã* familiar e </line>
<line> comercial de alimento. </line>
<line> Vive* *a reserva aproxim*damente 14 mil índio* perte*centes às etnias G*arani- </line>
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<line> Kaiowá, Guarani-Ñandeva * Terena, </line>
<line> * que </line>
<line> *situa como a reserva in*ígena c*ma maior </line>
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<line> de*sidade pop*laci*nal d* </line>
<line> país (C*MI, 2013) e está geografi*amente localizada * ce*ca de </line>
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<line> quatro q*ilômetros do centro *a cidade, e a m*nos de um quilô*etro das prime*ras moradias </line>
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<line> de não **dios, o que gar*nte populaçã* indígena fácil acess* a*s bair*o*, onde podem à </line>
<line> vender os *limentos *ue produzem em seu *eko*á*, *edir mantiment*s e aju*as necess*rias. </line>
<line> A s*tuação da reserva indí*en* é *egr*dante; as c*ndições de vida a *ue *stão </line>
<line> *ubmetidos o* ín*ios c*rrespon*em * um estado de mis**ia; as áre** destinadas ao *l*ntio não </line>
<line> sã* suf*ci**tes, de acordo com * p*pulação local, para a gran*e quantidad* de pessoas qu* ali </line>
</par>
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<line> vive. *s índices d* vi*lên*ia tam*ém são bastan*e elev*dos na região: assas*inat*s </line>
<line> e </line>
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<line> *uic*dios, além de *ua próp*ia gr*v*dade, são ref*e*os *e *m com*lexo cená*io </line>
<line> de </line>
</par>
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<line> difi*uldade* econômic*s, sociais e étnico-cult*rais enfre*tadas pe*os nativos. </line>
</par>
<par>
<line> Em meio a ess* *ontexto, foi *riada a A*I - Ação de Jovens Indígenas, </line>
<line> um a </line>
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<line> organ*zação indí*ena nã* *ov*rnamental, fun*ada em </line>
<line> 2***, pela a*tropólo*a Maria </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> Lourdes *eldi *e *lcânta*a * po* jov*ns re*r*sentantes das três etnias, sendo, *oje, financiad* </line>
<line> *om capital de ori*em privada. </line>
<line> E*sa O*G é res**n*ável pela e*aboração * publicação de u* jo*nal, o AJIndo, que </line>
</par>
<par>
<line> aborda tem*tic*s diver*as as quais e*volvem, de a**uma man*ira, o púb*ico in*ígena </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> região. A </line>
<line> importância d* uma pu**icação como </line>
<line> * </line>
<line> jorna* é ***n*u*da, em *s*ecial *o </line>
<line> que s e </line>
</par>
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<line> refe*e à e*po**ção da cult*ra indígena e de como ela se inst*ur* na *ociedade nacional a partir </line>
</par>
<par>
<line> d* uma perspec*iva interna, local, </line>
<line> vis*o *ue *ran*e parte dos *ex*os d*s**stos no jornal * </line>
</par>
<par>
<line> e*crita pelos indígen*s da comunidade. </line>
<line> Send* co*h*cedore* des*e context*, *is*u*iremos, na s*q*ência, a questão do *rab**** </line>
</par>
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<line> *ndígen* em Dourados sob a persp*ctiva do índio, de </line>
<line> acordo com um texto pu**icado em </line>
</par>
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<line> 20**, n* edição *e número *1, d* jor*a* *JIndo, *n*itulad* "*eslocamen*os e o mercado de </line>
<line> traba*ho". Os postu**do* f*uca*ltianos seram os a*icerçes p*ra ab*rdar as noçõ** de trabalho </line>
<line> * poder, e de qu* forma elas *tin*em *m *an*rama de dominaç**. </line>
</par>
<par>
<line> R*v. FSA, Teresina, *. 1*, *. 2, art. 11, *. 214-2*5, ma*./abr. 201* </line>
<line> www4.**a*et.com.br/re**sta </line>
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<line> O P**er De Ser Cidadão: Uma *reve Re*aç*o Entre O Í*dio Douradense * A Busca Por *rabalho </line>
<line> 217 </line>
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<line> * R*FE*ENC*AL TEÓRI*O </line>
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<line> 2.1 O *rabalho para * *n**o e para * não índio </line>
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<line> Ao consi*erar o* pov*s indígena* como u* g*up* *tnic* minoritário na socie*ade </line>
<line> *acional, não ne*e*sar*amen** (mas também *ão ign**ando) **vido à qu*n*id*d* de índios </line>
<line> ainda exis*entes no Brasil, m**, s*mple*me*te, p*r s* tratar de um* cu*tu*a hist*ric***nte </line>
</par>
<par>
<line> esti*matizada c*mo i*ferior </line>
<line> ao homem branco, então majoritário e dom*nant*, é possível </line>
</par>
<par>
<line> perceber relaçõe* de preconceito exist*ntes, entre outros asp*ctos, no q*e diz respeito à id*ia </line>
<line> ** trabal*o *ara o í*dio. </line>
</par>
<par>
<line> Em u* estudo d* 20*6, *u*no tr*ça algun* asp*c*os co*cernentes à iden*idade </line>
<line> do </line>
</par>
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<line> índio * à ada**ação **l* qua* *em pass*n*o para c*nviver com o bran*o e *uas *de*logi*s, e </line>
<line> *onfirma um estereótipo que nos é *ast**t* sensível e que a*i*enta o pre**nceito existent* na </line>
<line> sociedad* multicultural, **bretud* ao *o*o de c*racter*za* o *ndio co*o um ser preguiços* e </line>
<line> incap** para o r**mo e a* condições *e *rabalho *m que estam*s inserid*s n* </line>
<line> contempo*aneidad*. </line>
<line> Esse *s*e*eótipo é *antido, em u* prim*iro momento, porque o branco, ad*itido </line>
<line> como d*mi*ant* na s*ciedade n*ciona*, deté* de um tipo de poder hierárquico que *e*ineia </line>
<line> as cult*ras minoritária* a part** das c*racterísticas *e su* própr** cultura. Assim, o ín*io n*o </line>
<line> pode d* *ma forma ger*l, ser melho* que o branco, ne* o *egro, nem qua*squ*r **tros gru*os </line>
<line> étnicos minori*ários que c*mpõe* a s*cie*ade brasilei*a. </line>
<line> Af**mar *ue o índio é preg*içoso e *ncap*z para * t**balho, entretanto, requer que </line>
<line> reconheçamos *ue a noção *e trabal*o par* o não índi* s*ste*ta a ideol*gia cap*ta*ista ** </line>
</par>
<par>
<line> qua*s todos </line>
<line> faze*os pa*te, **s que n*o *nerente c*lt*ra do índio, e que, </line>
</par>
<par>
<line> é </line>
<line> à </line>
<line> assim sendo, </line>
</par>
<par>
<line> claramente pos**i *utra pers*e*tiva *obre a noção natura* de trabalho. P*ra el* (o </line>
<line> *ndi*), </line>
</par>
<par>
<line> *r*balho não era um* *sp*cie de obr**a*ão *o* que prec*sav* p*ssa*, visa*do prove*tos </line>
<line> qu* </line>
</par>
<par>
<line> satisfizessem as nec*ssidades de su*sistênc*a e de consumi*mo, determ*nado pel*s prece**os </line>
<line> capitalista*, mas *ra, sim, enca*ado pelo índio co*o uma ativid*de que **rantisse sua própria </line>
<line> subsistência e a de sua comunidad*, *ão re*aci*na-l* a um mecanismo paradoxal de p*oduçã* </line>
<line> e valor, pelo qual, quanto mais se prod*z, ma*s s* é va*ori*ado e mai* se pode consumir. **b </line>
<line> ess* **nto de v*sta, criou-se a **ei* de que o índi* produz pouc* dentro do siste*a capitalista, </line>
</par>
<par>
<line> r*cebendo, en*ão, ró*ulo de o </line>
<line> pregui*oso."A </line>
<line> empr*sa [c*pitalista] n*o se </line>
<line> preocu*a com as </line>
</par>
<par>
<line> necessi*ades da s*cie*ade; seu único fim é au*entar o* lu**os *o empre*ár*o" </line>
<line> (KROPOTKIN, 1*75, p. *8). Seguindo por pers**ctiva semelhante, Ma*x a*orda a questão do </line>
<line> Rev. FSA, *eresi*a, v. 13, n. 2, a*t. 1*, p. 214-225, mar./ab*. 20*6 www4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> P. G. R. S*efane*lo </line>
<line> 2*8 </line>
</par>
<par>
<line> *raba**o asso*i*do * produção </line>
<line> de **quezas, independente*en*e </line>
<line> da </line>
<line> profissão </line>
<line> exerci*a *elo </line>
</par>
<par>
<line> sujeito capitali**a, *l*gando </line>
<line> que "* *ssênc*a subjetiva da *ro*riedade *rivada, a pr*prie*ade </line>
</par>
<par>
<line> privada como atividade para si, como sujeito, como pe*so*, é o tr*balho". (*A*X, 1978, p. </line>
<line> 3). * tr*balho do índio, por *utro la**, não visava lucro, *á *ue est*va inscrito n*m regime em </line>
<line> *ue a re*l preocu*ação era a própria *omu*i*ad*, e essa noção *e *onceber * compreender o </line>
<line> trabal*o é vista como uma caract*rí*tic* qu* desvalori*a cultura*ment* um povo. </line>
<line> Identificand* um a*pecto de marginali*aç*o que exis*e s*bre a cultura indígena, </line>
<line> ori*ndo, so*retudo, do descobrimento do Brasil * que perdura ac*n*ua*amente até os dia* </line>
<line> at*ais, viemo* pa*sando por proc*ssos **s**ricos, como é o caso da Consti*uição de 1988, qu* </line>
<line> classifica o povo indígena com* um *rupo que *e adequaria à sociedade naciona*. Com ess* </line>
</par>
<par>
<line> con*epção, s* *ncl*iu o dire*t* e os índ*os *ere* considera*os </line>
<line> como *a*te *a so*iedade (e </line>
</par>
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<line> sempre f*ram, visto o </line>
<line> que n*sceram humanos sociais e n*o *ria*uras an*mal*scas, *omo </line>
</par>
<par>
<line> popu*armente *r*m vistos até não muitas décadas a*rá*) e *e in*luiu, ainda, a nec*ssidade da </line>
<line> ad*qu*ç*o à* nor*as v**en*es e aos co*tum*s sócios ideológic*s do homem branco, seu </line>
<line> dom**ante. </line>
<line> Toda *ssa adequação *om a ***l os índi*s p*ecisaram e precisa* consta*temente se </line>
<line> *nvo*ver *od* altera* sua c*ltura, seu modo de v*ver e de ser do índio, s*us hábi*os, o mo*o </line>
<line> de enxergar seu pape* social e, sobretudo, a sua iden*idade. </line>
<line> No t*xto do jovem indíg*na Kenedy Mor*is, e*con*ram*s o seguint* *xcerto: </line>
<line> Na Rese*va mesmo, as oportunidad*s de trabal** são *ínimas e * que resta a*s </line>
</par>
<par>
<line> h*mens é o *rabalh* no corte de cana da </line>
<line> re*ião. Segundo dad*s do Mi*i**ér*o </line>
</par>
<par>
<line> Pú*lico ** Trabalho, entre s*te e **to mil indígenas dependem deste serv*ço. Para as </line>
<line> mulheres, *m caminho mu*to comum é o *rabalho de em*r*gada domé*tica **s casa* </line>
<line> d* cidad*. </line>
<line> O trabalho dos homens in*í*e*** *, quas* sempre, braçal. A ati*idade d* co*te de cana </line>
<line> na região *e Dou*a*os (grande produtora de ca*a d* açúcar), i*pr**nad* de mão de obra </line>
</par>
<par>
<line> indígena, j* nos é *u*iciente </line>
<line> para </line>
<line> percebe* que no*ão de *rabalho, adv*n*a d* *ultu*a a </line>
</par>
<par>
<line> i*dígena, já está esmaecida. Sabendo que v*vem, </line>
<line> a*roximadamen*e, cato*ze mil índios n* </line>
</par>
<par>
<line> *eg*ão, e que metade *essa </line>
<line> população *epende dessa atividade, per*ebem** a </line>
<line> dimensão </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> adequação de co*t*mes * valor*s por que os índios vêm pa*sando. Par* se adaptarem </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> soci**ade nacion*l, o trabalho no tekohá passou a ser inv*ável. </line>
</par>
<par>
<line> Nesse outro excerto, r*tirado de uma entrevist* realizada pelo </line>
<line> autor d* texto *om </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> indígena *u*c***no, d* 45 a*os, encon*ramos outras fontes de renda: "De acordo com </line>
<line> Juscel*no, * construção civil é um s*to* que tem empregado muitos ind**enas, el* *** c*rca </line>
<line> Re*. F*A, Te*esina, v. 13, n. 2, a**. 11, p. 214-22*, mar./abr. *016 www*.fs*net.com.br/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> O Poder De Ser Cidadão: *ma Bre*e R*lação Entre O Índ*o Dourad*n*e E A Bu*ca Por Trabalho </line>
<line> *19 </line>
</par>
<par>
<line> de dez colegas índios e diz que há mu*tos, t*mbém *m outr*s ob*as", o que lhes *arante u* </line>
<line> mí*imo necessário de co*dição financeira para se *nte**ar à socieda*e e s* sent*r a*s*m. </line>
<line> * pró*i*o fragmento n*s revela outr* *anora*a, qu* *ervirá de il*stração p*ra a </line>
<line> questão da d*minaçã* socia*, que discutiremos logo à fre*t*: </line>
<line> * cultivo d* terra * feito po* pouc*s *ndígenas da Reserva de Doura*os *, ** geral, </line>
<line> as pessoas pla*tam mais para subsis*ê*cia do qu* para ve*der. Al*u** tê* terra, ma* </line>
<line> não têm *ondições par* cult***r, então *rrendam a terceiro* para o pl*ntio de grãos, </line>
<line> o q*e gara*t* *lguma renda. </line>
</par>
<par>
<line> O fat* é que m*d*das de incentiv* à produ*ão, como a </line>
<line> l*beração de linhas *e </line>
</par>
<par>
<line> créditos e outros tipos de *inanciamentos destinados * agricultores n*o acont*ce para </line>
<line> *s pr*dutores indíg*nas, o* s*ja, não ex*ste uma ação do govern* p*ra </line>
<line> pote*cial*za*o que vem sendo pr*duzido em pequena e*cala. </line>
<line> A *opulaçã* Gu*rani (subgrupos Kaiowá * Ñandeva) *esid* n* região d* Doura*os </line>
<line> d*sde a época do Brasil co*ô*ia * vem acomp*nhan*o e par*icipando (sofrendo as mud*nç*s </line>
<line> que lhes sã* i*post*s) da reo*ga*iza*ão pela qual passa a *idade. Perdeu gran*e parte de suas </line>
<line> *erras e, com isso, f*i levada a perd*r *arte de sua cult*ra, passando * sen*ir necessi*ade d* </line>
<line> *ealizar mudanças em seus *ostumes. </line>
<line> Os *roble**s rel*cionados à ocu*ação e desapro*riação de terras tiveram início p*r </line>
</par>
<par>
<line> vol t a 1880, </line>
<line> épo*a em que o Governo Federal fez concessões agrá**as à **mpanhia Matte </line>
</par>
<par>
<line> Larange*ra*, *ermi*indo que ela ocupasse o território tradicionalmente indígena dess* re*i*o. </line>
</par>
<par>
<line> Tr*quez (2006) apon*a *ue, após </line>
<line> a i*sta*ação da Companhia Matte Larangei*a em uma </line>
<line> área </line>
</par>
<par>
<line> que passava de um m*lhão d* h*c*ares, trech*s a*eatórios de estrad* começaram a **r povoad* </line>
<line> p*r brancos e, *omo a **oca era favorável pa*a * desenvolvimento das ter*as a*ricultáveis, as </line>
</par>
<par>
<line> disputas e*tre í*dios e b*ancos f*cavam cada vez mais complexas. Com a </line>
<line> limitação mais </line>
</par>
<par>
<line> acentuada </line>
<line> das terr*s indígenas, em 1915 * Estado *ec*diu cr*a* *s p*lít*cas de reservas </line>
</par>
<par>
<line> indígenas, podend*, dess* forma, apro*ria* ao* c*lonos toda a área que não esta*ia d*l*mi*ada </line>
<line> à* *es*rvas. </line>
<line> Uma vez q*e os i**ígenas *ão teria* ma*s espa*o suficiente para vive* s**undo seu </line>
</par>
<par>
<line> m odo </line>
<line> de s*r tr*dicional, t*ansformaram-se em mão de o*ra, *sp*cialmente para trabal*ar na </line>
</par>
<par>
<line> área *estinada à *rodução de erva mate. Entre 1915 * 1928 *oram r*ser*adas oito áre** dentro </line>
</par>
<par>
<line> d*s li*ites do que hoj* é estado de Mato *rosso do Sul; a *eserva *e Dourad** foi o </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> seg*nda a ser criada, em 19*7, con*ud* a *omol*ga*ão definitiva da d*limita**o de s*u </line>
<line> espaç* *correu apenas e* 19*5, 48 *no* mais *ard* (WEN*ESLAU, 199*). </line>
</par>
<par>
<column>
<row> 1 </row>
</column>
<column>
<row> Fo* uma empresa qu* sur*iu de uma conce*sã* imperial ao com*rciante T*omaz Larange*r*, por serviços </row>
</column>
</par>
<par>
<line> p*estados na Guerra d* Parag*ai. Atuou na expl*ração de erva-mate no **l do Mat* Gros**. </line>
<line> Rev. FSA, Ter*sina, *. 13, n. *, art. 11, *. 214-225, mar./*br. 2*16 w*w4.fsanet.com.br/revi*t* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> P. G. R. *tef**ello </line>
<line> *20 </line>
</par>
<par>
<line> * des*propriaçã* de t*rras i**ígena* abrange car*cterí*tica* d* *gressão cultura*, ** </line>
</par>
<par>
<line> uma f*rçada rea**ptação soc*al, política e ideol*gica, u*ic*m*nte par* s**uir com </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> s*brevivên*ia. No fragm*nto de texto anteriormente d*staca*o, confirm**os as m*rc*s dessa </line>
<line> readaptaçã* e do c*ntín*o processo de *om*nação por que pass* o índio, a ver, suas t**ras são </line>
<line> radicalmen*e reduzi*as, de m*do a força* o índio a perman*cer confinado (o* *eservado, </line>
</par>
<par>
<line> apro*eita*d* * sen*i*o **to d* ter**) * a buscar diferen*es opções </line>
<line> de trabalho e m**os </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> sobrevivê*cia. Ademais, a*nda que se*a ampar*do pela Cons*ituição, </line>
<line> no sentido de ser </line>
</par>
<par>
<line> *econhecido c**o cidadão, não é detento* dos mesmos direitos que a *oci**ade nac*onal, </line>
<line> conforme menci*nado por Kenedy Morais a* se referir aos f*nan*iament*s para agricult*r** </line>
<line> indígenas. </line>
<line> E* outro parágrafo do te*to do jovem indígena, consta o seguinte: </line>
</par>
<par>
<line> A cada ano, a*m*nta o número de </line>
<line> i*dígenas que b**c*m f*rmaç** nas </line>
</par>
<par>
<line> universidades. De*oi* de formados, disputam espa*os na *ldeia e tamb*m na cid*d*. </line>
<line> "Nós jovens indígenas temos qu* es*ar super bem p*ep*r*dos, pois a*nda somos </line>
</par>
<par>
<line> des**iados **i*as vezes enfr*ntar preconceito. Estamo* </line>
</par>
<par>
<line> a </line>
<line> * </line>
<line> em u*a era e* *ue os </line>
</par>
<par>
<line> jovens indígenas precisa* não *oment* esta* prepa**d*s, mas estar preparados com </line>
</par>
<par>
<line> qualidade",r*f*rça Emers*n </line>
<line> Cabr*i*a, estuda*t* de Audiov*sual na Facu*dade </line>
</par>
<par>
<line> Anha*guera, que *prendeu filmar e a edi*ar v****s na ONG A*ão dos Jovens * </line>
</par>
<par>
<line> Ind*ge*as (AJI) e agora trabalh* para c**al de televisão "Boa Vida", tran*mitido o </line>
<line> pela Via Cabo TV d* *ourado*. </line>
</par>
<par>
<line> O proce**o *e *ducação form*l, que se e*tende </line>
<line> *o *a e*u*ação inf**til até o ensino </line>
</par>
<par>
<line> *up*rior, fun*iona como um indicador de con*ciê*cia da *e*es*idade de acompan*a* as </line>
<line> exigênc*as da socieda**, no toca*te ao mer***o de trabalho. * e**mpl* *e êx*to profissional </line>
<line> *pr*sentado no t*xto, entretant*, apesar de crescente com o p**sar do t*m*o, ai*da * escasso e </line>
<line> responsável por po*cas melhorias na qualidade de vi*a *a comunid*de indígen*. Contudo, a </line>
<line> conv*vência tão p**xima entre cult*ras historicame*te *ão di*tintas, promove um miscigenad* </line>
<line> e*pectro de integração étnica, compreen*ido de *aneira positi*a * *ociedade, mas p*rm*ado </line>
<line> de **e*onceitos. </line>
<line> *al integ*ação está e*basada **m am*l* conceito de d*min*çã*, o qual não nos </line>
<line> permi**rá liquidar neste *exto, mas que nos s*rvirá de ilus*ração n* co*texto da rea*apta*ão </line>
<line> indígena à soc*ed*de nacional. </line>
<line> 3 RESULTADOS E DI*CUÇÕES </line>
<line> *.1 Algumas considerações acerca do exercício *e p*de* pelo trabalho </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 13, n. 2, art. 11, *. 214-225, mar./*br. 2016 </line>
<line> **w4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> O P*de* De Ser Cidadão: *m* Brev* Re*ação Entr* O Índio *ouradense E A *u*ca Por Tra**lho </line>
<line> 2*1 </line>
</par>
<par>
<line> É de impor*ância, para *o*sa abo*dag*m, a percepção de q*e há relaçõ*s de poder em </line>
<line> *oda* as ramificações sociais, isto é, é inerent* às i*stituições a existência do poder, no âmbito </line>
<line> d* escola, da *e*ação ent*e *amiliar*s, do Estado, re*ponsável p** reger a s*c*edad*, e </line>
<line> quaisquer o*tras instânc*as da esf*ra social. Foucault afirma q*e </line>
<line> as relações de po*er e*is*em entre um homem e um* mulher, *nt*e a*ue*e que sabe e </line>
</par>
<par>
<line> aquele que não sab*, </line>
<line> e*tr* os pais e *s crianças, na </line>
<line> família. N* soc*eda*e, *á </line>
</par>
<par>
<line> milhares e m*lh*res de re*ações </line>
<line> d* *oder por *o*seguinte, re*ações de forças e, de </line>
</par>
<par>
<line> pe**enos enfren*amentos, micro *utas </line>
<line> d* alg*m modo. Se é verdade que </line>
<line> esta* </line>
</par>
<par>
<line> p*quena* rel*ções de poder s*o co* frequência c*manda**s, in*u***as do *lto *e*os </line>
</par>
<par>
<line> gr*ndes poderes de Es*ado ou *elas grandes dominações </line>
<line> de </line>
<line> classe, é preciso *inda </line>
</par>
<par>
<line> *iz*r que, em sentido *nverso, *ma domi*açã* de *lasse ou uma estrutu*a de Es*ado </line>
</par>
<par>
<line> só podem bem funcionar se </line>
<line> há, na base, e*sas pequenas relações de poder. * </line>
<line> que </line>
</par>
<par>
<line> s**ia poder de Estado, aquele que im*õe, por exemplo, o serviço militar, senão o </line>
<line> houvesse em *orno de cada in*ivídu* tod* um fe**e d* rel**ões de po*er que o li*a a </line>
<line> seus pais, a seu patrão, a seu professor - àquele que sabe, àq*ele que lhe en**ou na </line>
<line> *abeça tal e tal *deia? (FOUCAULT, 2003a, p. 231). </line>
<line> Discuti*emos, e**ão, de que ma*eira *e mani**stam *elações de poder ex*lusivamente </line>
<line> * partir da noção de trabalho. Co***rme vimos, em **mento anterior, o índio com*r*ende o </line>
</par>
<par>
<line> *rabalho *e m*neira distinta àquela </line>
<line> q*e o não índio o faz e, uma vez que vive*os sob o </line>
</par>
<par>
<line> me*mo ma**o capitalista, c*nsidera-se que todo indivíduo é p*odutor, e da* a razão pela qual a </line>
<line> C*nstituição enx*rg* * índio como um i*divíduo que passará p*r adeq*açõe* impos*as pela </line>
<line> sociedade nacio*a*, para ser produtor não *a/para sua comunidade, exclusi*am*nte, mas para </line>
<line> * socied*de. </line>
<line> A respeito das rel*çõ** empregat*ci*s e da neces*idade *o trabalho subordinado pa*a * </line>
</par>
<par>
<line> in*ivídu*, Fo*cault (2003b) *hama </line>
<line> de poder disc**lin*r * tipo de rel*ção *e poder que s* </line>
</par>
<par>
<line> mantém na sociedade c*nte*porânea, advi*do, ent*o, *e uma sociedade disci*lin*r, </line>
</par>
<par>
<line> referindo-se, é claro, a uma dis*ipli*a </line>
<line> a*ordada, </line>
<line> c*ntratual, fu*damentada por *mp*siç*es </line>
</par>
<par>
<line> jurídic*s, q*e *aran*em e normatizam o vínculo, est*be*ece*do su*o*dinaçã*. Sobre </line>
<line> esse </line>
</par>
<par>
<line> a*pecto, Nas*imento (2*1*, p. 164) escla**ce: </line>
</par>
<par>
<line> Subordinaç*o e poder de direção *ão verso e r*ver** da mesma medalha. </line>
</par>
<par>
<line> Asubord*nação é a **tuação em *u* fi*a o empr*g*do. O *oder de direção * </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> faculdade mantida pelo empregador, </line>
<line> d* det*rminar o modo de execuç** *a </line>
</par>
<par>
<line> pr*staç*o do trabalho </line>
<line> pa*a *ue *ossa </line>
<line> satisfazer o seu interesse. Ambas se </line>
</par>
<par>
<line> comp*e*am. O empregado é </line>
<line> um subordin*do porque ao *e col*car *essa condição </line>
</par>
<par>
<line> consentiu *or con*rato *ue o seu t*abalh* seja dirig*do p** outr*m, o empr*g*do*. </line>
<line> F*ucaul* (2008, *. 75) po*iciona com bastante cl**eza a n*t*reza da norma *ara os </line>
<line> su*ordinados, a*irmando qu* o "fundamental e primeiro n* normal*zaç*o discip*inar n*o é * </line>
<line> normal e o *normal, é a norma", *e modo a deixar que o pr*prio *ndivíd*o escolha segui-*a ou </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 13, n. *, art. 11, p. **4-225, *ar./a*r. 2016 </line>
<line> www4.fsane*.*om.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> P. G. R. Stefanello </line>
<line> 22* </line>
</par>
<par>
<line> não, in*t*urar-se dentro da norma, o* *ransgredi-la, *stando sujeito à demarcação de normal e </line>
<line> ano*mal e a uma p**sível punição. </line>
<line> *-no* *laro que a subord*nação, por si só, *ã* é r*sp**sá*el po* uma *isã* comple*a </line>
</par>
<par>
<line> de e**stência d* p*de*, ela é componen*e d* </line>
<line> um â*bito mais amp*o, a saber, o Estado, que </line>
</par>
<par>
<line> nos p*rece ser aqu*le que *etém poder d* c*erção s*cial e a partir do q*a* vão surgindo micro </line>
<line> p*d*res cap*zes de se d*senvolve* isol**ame*te *o po*e* *statal. </line>
</par>
<par>
<line> Ao passo qu*, retomando o </line>
<line> texto *o indígena Ke*edy Mor*is, os índio* *oram </line>
</par>
<par>
<line> historicamente perd*ndo a </line>
<line> *ossi*ilida*e de t*abalhar nas terras *e *ua comunidad*, *evido, </line>
</par>
<par>
<line> prin*ip*lmente, a polí*ica* </line>
<line> d* dem**cação *ue favoreciam/favorecem aos não *ndios, que, e </line>
</par>
<par>
<line> em *onseq*ê*c*a, passaram a bus*ar, c** ce*to sucesso, ofícios fora da Reser*a, é possível </line>
<line> comp*eender esse per**rso co*o um exercíc*o d* poder do Estad* que c*nfere u* poder aos </line>
<line> índios, *ue *té então não ex*stia, * *ue v*i ao enco*tro do pro*osto **la C*nstituição de 1*88. </line>
<line> Pode-se comp**ender esse *oder conferido aos índios, no e*tanto, *om* não m*is que </line>
<line> um mé*odo *e dominação * de alienaçã*. É atribuir poder a *uem não t*m, para *ue ** torne </line>
<line> alguém e si*va * *ógic* do sistema cap**alista. </line>
<line> O pape* de trabalhador tem de*taque *ntre os p*péis sociai* contempo*âneos. Are*dt </line>
</par>
<par>
<line> (1981) apon*a o ho*o f*ber o*identa* e in**re q*e, *o t*ntar dize* </line>
<line> "que* </line>
<line> é", sujeito o </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> i*duzido pela própria linguagem, naturalm*nte, a *izer "o que alguém é", e isso é um re*lex* </line>
<line> **entitário. So* essa ótica, Krawulski (1998, p. 12) determina que "o homem passou a *er </line>
<line> visto com* um co*pone*t* de *ma força de tra*alho e se vi* trans**rmado *e indi*íduo *m </line>
<line> trabalhador: o trabalho p*ssou * signifi**r um instrumento do va*or e d* dignidade *um*na". </line>
</par>
<par>
<line> Entender que o trab*lho permite a*suj*ito, o*icialmente, const*t*e-se como tal </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> socied*de, e q*e é por inter*édio do traba**o que o homem pode satisfaz** sua* necessida*es </line>
<line> d* consumo * alimentar *s anseios de pr*s*eridad* de*tro do sistema *api*al*s*a q*e nos rege, </line>
</par>
<par>
<line> t*rnacompr*en*íve* o fato *e q*e </line>
<line> *s </line>
<line> í ndi os </line>
<line> estejam, na atualidade, em bus*a d* *mpr*g*s </line>
</par>
<par>
<line> além das aldeia*. </line>
</par>
<par>
<line> Conforme * relato *e Kenedy há muitos indígenas </line>
<line> da </line>
<line> cidade de Dou*ados à </line>
<line> procura </line>
</par>
<par>
<line> dess*s </line>
<line> oportunidades e, *ara isso, ta*b*m bu*c*ndo preencher c**a </line>
<line> ve* ma*s va*as </line>
<line> nas </line>
</par>
<par>
<line> univer*ida*es, torn**do-se po**, i*egável importância dessas atitudes em favor da melh** a </line>
<line> qualidad* de vi*a. Esse p*rcurso atual p*lo qual pa*sa * com**idade in*ígena, na** mais é do </line>
</par>
<par>
<line> que o reconheciment* e/ou aceitação, nat*ralizados, do </line>
<line> poder a *la </line>
<line> d*d*. É reflex* </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> produção de saberes amplam**t* defen*ida </line>
<line> p** Foucault *m tod* sua obra. É recon***er-*e </line>
</par>
<par>
<line> como d*mi*ado, as*im como grande *arte ** socieda*e o é, mesmo que m*ita* *eze* n*o o </line>
<line> r*conheça. </line>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 13, n. 2, ar*. 11, p. *14-*25, *ar./abr. 2**6 **w*.fsanet.com.br/rev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> O Poder De Ser *i***ã*: U*a Breve *elação *ntre O Índio Dourad*nse E A Busca P*r T*abalho </line>
<line> 223 </line>
</par>
<par>
<line> Se o poder fosse somen*e repressivo, se não f*zesse outra coi*a * nã* ser dizer não, </line>
</par>
<par>
<line> *ocê acredita </line>
<line> que s*ria obedeci*o? O que *az com que * *oder se manten*a * </line>
<line> que </line>
</par>
<par>
<line> s*ja a*eito é simp**s*ente que ele *ão pesa só c*mo u*a *or*a que diz n**, mas que </line>
</par>
<par>
<line> *e fato el* pe*meia, produz c*isas, ind*z ao *raz*r, </line>
<line> forma s*ber, produz discurso. </line>
</par>
<par>
<line> Deve-*e consider*-lo como uma re*e p*odutiv* que atravessa *odo co*po soc*al * </line>
</par>
<par>
<line> mu*to mai* </line>
<line> do que um* *nstânci* negativa qu* tem por função reprimir </line>
</par>
<par>
<line> (*OU*AULT, 201*, p. 45). </line>
<line> A g*ande d*fer*nça, no cer*e de*sa discuss*o, in*crev*-s* na q*e**ão *ultu*a* * na </line>
<line> m*lticultu**li*ade social. O índio pa*e*e haver s**o elev*do de u* *tatus, até então igno*ado, </line>
<line> descon*ecido, para *m estado de serv*ço à **ciedade, assim, integrando-se nela, ao *on**ário </line>
<line> do não índi* que, hi*toricam*nte, já se con*tituía como sujeito soci**. </line>
<line> 4 *ONSIDERA*ÕES FINAIS </line>
<line> Co* base nas abord*gens r*alizadas, é possível *ue perc*b*mos * exercício do poder </line>
<line> por p*rte *o Est*do, ao man*fest*r in*eres*e em incluir o índ*o na sociedade. *ontu*o, essa </line>
<line> inclus*o *ão r*pousa em algu*a i*genuidade, mas p*rmeia **a **eia de que todo home* </line>
</par>
<par>
<line> tem capacidade de </line>
<line> *rodu*ir pa*a a sociedade, de ser úti* à ide*logia </line>
<line> dominante, desej*sa de </line>
</par>
<par>
<line> produção de *i*uezas. </line>
<line> Vimo* que * poder *pre*enta uma *elação pa*adoxal: por um lado, *stá presente em </line>
</par>
<par>
<line> todas as *elaç*es sociais, </line>
<line> impre*nado em todas as inst*tuições soc*a*s e, dess* modo, </line>
</par>
<par>
<line> *esponsá*el por *ma organizaç*o que, di*icilmen*e, </line>
<line> existiria sem el*. Por o*tro, me*mo </line>
</par>
<par>
<line> presente em qu*isquer relaçõ** sociais, não é coer*nte apontar um detento* cent*ali*ado do </line>
<line> poder. Parece-nos ser o Estado essa entidade centralizada, to*avia, o a*stracio*i*mo que </line>
<line> acompanha a entid*de *statal *ificul*a o dir*c*onamen** desse poder. </line>
<line> A*reendemo*, a*nda, que o *ndígena, levad* a modificar seu modo de **da *m b*sca </line>
</par>
<par>
<line> de oportun**ades dentro da *idade, </line>
<line> q*e lh* foram n*gadas dentro </line>
<line> da aldeia, pa*ece *ceit*r </line>
</par>
<par>
<line> *ssa p*r*pe*tiva de dominaç*o, objetivando melhores c**di*ões de vid* e torn*r-se *embro </line>
<line> efetivo *a soci*dade na*ion*l, e te* sua voz ress*ad*, apesar de *od* preconc*ito para *om sua </line>
</par>
<par>
<line> *ult*ra, contra in*ens* rela*ã* de preconceito étnico, que segu* ocorrendo, uma vez que * </line>
<line> per*anecem, além de *ominados, minoritários. </line>
<line> Po* fi*, pode-se confirmar a fr*gilidade do índio c*mo grupo social mi*o*itário, ao </line>
</par>
<par>
<line> pon*o q*e necessitas*e s* adaptar </line>
<line> ao mo*o *e v*da d* n** ín*io para, *ó ent*o, ser </line>
</par>
<par>
<line> considerado sujeito soc*al, *omo se ant*s d*sse âmbito da busca *** t**balh*s *xterno* às </line>
</par>
<par>
<line> *ldeia*, não o *osse, não comp**es*e s**ie*ade, não fosse *idad*o, n*o foss*, sequer, a </line>
<line> humano. </line>
<line> Rev. F*A, Teresin*, v. 13, n. 2, art. 11, p. 2*4-225, mar./abr. 2016 w*w4.fsane*.com.*r/re*ista </line>
</par>
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<line> P. G. R. Stefanello </line>
<line> 224 </line>
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<line> A Busca Por Traba*ho. Rev. FSA, Teresina, v.13, n.2, *rt.11, *. 214-225, m**./*br. 20*6. </line>
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<line> Rev. FSA, Teresina, v. 13, n. 2, art. 1*, p. 214-2*5, mar./abr. 2016 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/revi*ta </line>
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<par>
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<row> O Poder De Ser Cidad*o: Uma Bre** Relação Entre O Índi* Douradens* E A *usca Por Trabalho </row>
</column>
<par>
<line> Contribuição dos Au*o**s </line>
<line> P. G. R. Ste*anello </line>
</par>
<par>
<line> *) c**cep*ão e planej*ment*. </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 2) análise e interpretação d*s dados. </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> *) el**or*ção do *ascunho ou na revisão crític* do conteúd*. </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> 4) p*rticipa*ão na aprovaçã* da ver*ão *inal do ma*u*crito. </line>
<line> X </line>
</par>
<column>
<row> 22* </row>
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<line> R*v. *SA, Teresin*, v. 13, n. 2, art. 11, p. 214-225, ma*./*br. 2*16 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/rev*st* </line>
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