Um Espectro Ronda A Geografia: O Espectro Da Memorização / A Specter Is Haunting Geography: The Spectrum Of Memory
Abstract
RESUMO
O presente artigo consiste em um recorte do primeiro capítulo da dissertação de mestrado, apresentada à Universidade Federal do Rio Grande do Sul, cujo título original é “A Geografia escolar tem tudo pra ser e não é. Por quê?”. Aqui procuramos apresentar a discussão introdutória da dissertação que objetiva colocar em evidência o descontentamento de alunos e professores quanto ao ensino de Geografia na Educação Básica (Ensino Fundamental e Médio).
Palavras-chave: Ensino de Geografia. Lacoste. Memorização. Permanências.
ABSTRACT
This article consists of a snip of the first chapter of the dissertation , presented to the Federal University of Rio Grande do Sul, whose original title is "School Geography has everything to be and is not. Because?". Here we try to introduce the introductory discussion of the dissertation which aims to highlight the dissatisfaction of students and teachers on the teaching of geography in basic education (primary and secondary schools).Key Words: Geography Teaching. Lacoste. Memorization. Stays.
References
BBRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB Lei nº 9394/96. Brasília: MEC/SEF, 1996.
_______. Ministério da Educação. Parâmetros curriculares nacionais (Ensino Médio). Brasília: MEC/SEF, 1997.
CALLAI, H. C. A Geografia no Ensino Médio, Terra Livre, São Paulo, n.14, jan.-jul. 1999.
CAVALCANTI, L. S. Geografia, escola e construção de conhecimentos. Campinas: Papirus, 2011.
KIMURA, S. Geografia no Ensino Básico. São Paulo: contexto, 2008.
LACOSTE, Y. A Geografia: isso serve em primeiro lugar, para fazer a guerra. Ed. 15ª. São Paulo: Papirus, 2009.
OLIVEIRA, A. U. Para onde vai o ensino de geografia? São Paulo: Contexto, 2008.
PEREIRA, D. Geografia escolar: Conteúdos e/ou objetivos? Caderno Prudentino de Geografia, Presidente Prudente, v.27, edição especial, dez. 2005.
VESENTINI, J. W. Para uma geografia crítica na escola. São Paulo: Editora do autor, 2008.
DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2015.12.6.7
Refbacks
- There are currently no refbacks.
ISSN 1806-6356 (Print) and 2317-2983 (Electronic)