Interdisciplinaridade E Interculturalidade: Mestres E Mestras Dos Saberes No Ensino De História Na Escola Básica / Interdisciplinarity And Interculturality: The Masters And Teachers Of Knowledge In History Teaching In Schools
Abstract
Este artigo problematiza a inserção dos Mestres dos Saberes no ensino de História na Escola Básica. Para tanto, à luz de questões teórico-metodológicas elaboradas sobre interdisciplinaridade e interculturalidade, este texto discute a necessidade verificada no interior das práticas de ensino-aprendizagem em História na Escola Básica, desde o contexto da formação profissional até a atuação em salas de aula neste saber disciplinar, do reconhecimento, da valorização, da introdução, da ampliação e da intensificação dos diálogos entre os processos socioeducativos promovidos nas Unidades Escolares e as práticas culturais ao seu entorno, de modo que, tanto no Ensino Fundamental quanto no Ensino Médio o ensino-aprendizagem em História, possibilite aos estudantes aprender através de outras matrizes epistemológicas, por outras formas de pensar, sentir e existir no mundo.
Palavras-chave: Interdisciplinaridade. Interculturalidade. Ensino. História.
ABSTRACT:
This article discusses the insertion of the Masters and Teachers of Knowledge in history teaching in Primary School. Therefore, in the light of theoretical and methodological questions prepared on interdisciplinary and intercultural, this text discusses the need verified within the teaching-learning practices in History in Primary School, from the context of vocational training to the performance in classrooms this disciplinary knowledge, recognition, appreciation, introduction, the expansion and intensification of dialogue between the youth processes promoted in school units and cultural practices to its surroundings so that both the elementary school and in high school teaching and learning in history allows students to learn through other epistemological arrays, other ways of thinking, feeling and being in the world.
Keyword: Interdisciplinarity. Interculturality. Learning. History.
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DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2016.13.2.7
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ISSN 1806-6356 (Print) and 2317-2983 (Electronic)